SKF é uma marca comercial registrada do Grupo SKF.

Save this PDF as:
 WORD  PNG  TXT  JPG

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "SKF é uma marca comercial registrada do Grupo SKF."

Transcrição

1 SKF é uma marca comercial registrada do Grupo SKF. SKF 2011 Os direitos autorais desta publicação pertencem ao editor e seu conteúdo não pode ser reproduzido (mesmo em parte) sem uma permissão por escrito. Todo cuidado foi tomado para assegurar a precisão das informações desta publicação, mas não nos responsabilizamos por perdas ou danos, sejam eles diretos, indiretos ou consequenciais, decorrentes do uso das informações aqui contidas. Publicação 6269 PT-BR Junho de 2011 Impresso no Brasil em papel ecológico.

2 Soluções de manutenção integrada SKF Colaboração de longo prazo para a melhoria sustentável do desempenho de ativos

3 Está investindo em um programa de gestão de ativos para toda a empresa? Compartilhe os riscos com a SKF. A alternativa para a manutenção interna ou terceirização total A base de um contrato IMS (Solução de manutenção integrada) SKF é uma parceria em que a SKF é responsável por criar e implementar sua estratégia de gestão de ativos com o objetivo final de aumentar a confiabilidade e a lucratividade de sua fábrica. Com o contrato IMS, a SKF torna-se parte integrante de sua equipe operacional. Fornecemos rolamentos, vedações e lubrificantes e gerenciamos a manutenção dos seus equipamentos. Colaboramos com você, combinando nossa profunda experiência e especialização na gestão de ativos e nosso conhecimento em equipamentos rotativos para reduzir o Custo total de propriedade de seus ativos. Gestão colaborativa de ativos A equipe local, constituída pelo seu pessoal e nossos especialistas, fornece os serviços e o apoio mais adequados para otimizar a eficácia dos ativos físicos de sua fábrica. Isso significa que você pode se concentrar naquilo que faz de melhor: atingir suas metas de produção. O prazo normal de um contrato IMS é de três a cinco anos, no entanto, como seus parceiros, prevemos um relacionamento contínuo. Geralmente, um IMS inclui uma estrutura de custos definida e medidas de desempenho estipuladas em contrato. Cada contrato é diferente, personalizado conforme suas metas específicas de negócios e necessidades e complementam os seus recursos internos. Todos os serviços são entregues mediante pagamento de uma taxa mensal de serviço, com um componente de desempenho se a SKF ultrapassar os objetivos estabelecidos. Se não conseguirmos ajudá-lo a atingir suas metas, abateremos uma parte de nossa taxa. Programa de compartilhamento dos riscos Dividimos os riscos e também uma parte da recompensa. Você recebe retorno financeiro e atualização tecnológica conforme acordados sem ter que vincular capital a estoques ou a tecnologias de gestão de ativos. Tendo a SKF como sua parceira,você atingirá suas metas de negócios com o menor risco financeiro.

4 Não somos gestores de custo, gerimos a confiabilidade; custos baixos serão uma consequência. Os resultados do esforço colaborativo são notáveis." Luis Piotto, gerente de engenharia de manutenção, Veracel Benefícios num piscar de olhos Aumentar confiabilidade e tempo de operação da máquina. Gerir o custo total de propriedade e controlar seus custos de manutenção. Atualizar manutenção, operações, confiabilidade e aptidões profissionais. Evitar despesas de capital com estoques e tecnologia. Assegurar fornecimento pontual e controlar seus custos de componentes destinados a manutenção, reparo e revisão. Aproveitar os recursos de engenharia da SKF. Um contrato de Solução de manutenção integrada SKF é personalizado para atender suas necessidades atuais e suficientemente flexível para adaptar-se às mudanças em seus negócios. Você pode escolher quais áreas deseja incluir, com base nos recursos internos e na situação atual do seu fornecedor. Idealmente, um IMS inclui todas as áreas de especialização oferecidas pela SKF, começando pela análise da estratégia de manutenção e estabelecendo um processo contínuo de melhoria da manutenção. Como parte do programa, as aptidões são transferidas ao pessoal de manutenção e de operações existente e as atualizações tecnológicas são fornecidas onde forem necessárias. Resultados quantificáveis Nós garantimos os resultados. O contrato de Solução de manutenção integrada SKF baseia-se em desempenho, portanto, as taxas pagas à SKF dependem, em parte, de resultados de negócios mutuamente acordados. A utilização eficiente de recursos produz resultados positivos que causam impacto nas finanças, na segurança dos funcionários e na preservação do meio ambiente.

5 Solução de manutenção integrada SKF: Um programa flexível para otimizar a eficiência e a eficácia dos ativos de fábrica. Um contrato de Solução de manutenção integrada SKF traz em sua essência competências em projeto de máquinas e engenharia de diagnóstico para aumentar a confiabilidade das máquinas e melhorar a lucratividade da fábrica. Os seguintes elementos são personalizados para criar um programa abrangente que permite atingir metas mensuráveis e de melhoria contínua. Avaliação O programa começa com uma avaliação detalhada das suas práticas atuais de manutenção e um mapeamento do seu consumo de componentes destinados a manutenção, reparo e revisão. Oportunidades importantes de melhoria são identificadas que, mais tarde, se tornarão base para estabelecer os indicadores principais de desempenho. Após chegar a um contrato sobre o plano, o pessoal da SKF é selecionado e designado para trabalhar no local, complementando e fortalecendo as aptidões existentes de manutenção e técnicas e proporcionando um vínculo com outros recursos técnicos da SKF. Suprimento livre de problemas Uma meta essencial de um contrato IMS é a de primeiramente controlar e depois reduzir os custos associados à gestão de compras, suprimento e estoques. Trabalhando em parceria estreita com seu Distribuidor Autorizado SKF, a SKF pode gerir essa função à medida em que for aplicada à manutenção dos equipamentos, garantindo a disponibilidade de peças quando forem necessárias sem vincular capital valioso aos estoques. Análise da estratégia de manutenção Para assegurar que os esforços apropriados de manutenção sejam enfocados, primeiramente precisamos compreender suas metas de negócios e avaliar as áreas críticas. A partir desses critérios, selecionamos conjuntamente as tarefas de manutenção planejada e preditiva adequadas e as inspeções do operador para mitigar os riscos financeiros, de segurança e ambientais. Utilizamos também os resultados da análise da estratégia para analisar os requisitos de gestão de peças de reposição e de estoques. Manutenção proativa para confiabilidade Por meio de um processo definido que inclui melhores práticas das atividades de manutenção preditiva, as causas raiz das falhas são sistematicamente diagnosticadas e etapas proativas são realizadas para eliminar sua repetição. Esse processo inclui estabelecer e utilizar indicadores chave de desempenho e revisões operacionais regulares para monitorar as melhorias em relação aos benchmarks do seu setor.

6 Atualizações de tecnologia Faz parte de cada contrato a utilização de novas tecnologias para melhorar o desempenho e a confiabilidade de máquinas. Isso pode incluir o reprojeto de suas máquinas com a tecnologia mais recente, melhores métodos e sistemas de lubrificação, uso das mais recentes ferramentas de monitoramento de condições periódico e on-line e de sistemas de apoio a decisões tudo isso com baixo ou nenhum investimento de capital. Manutenção de máquinas As tarefas precisas de manutenção são supervisionadas ou executadas por engenheiros experientes da SKF para otimizar os resultados. Os reparos de máquinas são executados utilizando técnicas comprovadas apoiadas por ferramentas sofisticadas da SKF, incluindo alinhamento de precisão a laser, balanceamento, instalação e desmontagem especializadas de rolamentos e sistemas avançados de lubrificação. Engenharia de manutenção Análise operacional Manutenção de máquinas Avaliação Estratégia de manutenção Manutenção preditiva Manutenção proativa para confiabilidade SKF Indicadores chave de desempenho Treinamento Processo de suprimento Prognóstico e análise da causa raiz Atualizações de tecnologia Treinamento Um contrato IMS mantém sua equipe atualizada com as melhores práticas mundiais. Os cursos de treinamento são personalizados conforme as necessidades específicas de sua equipe e são projetados para transferir o conhecimento necessário para sustentar as melhorias. O treinamento inclui aptidões para manutenção de precisão, cuidado de rolamentos, métodos de monitoramento de condições, práticas de lubrificação, análise das causas raiz das falhas, gestão da manutenção e mais.

7 Junte-se a um dos mais experientes especialistas do mundo em confiabilidade de máquinas: SKF Se quiser que algo dê certo, faça você mesmo. Correto? Bem, não necessariamente. Para muitas instalações, a Solução de manutenção integrada SKF é a melhor abordagem para implementar um programa de gestão de ativos para toda a empresa, pois lhes permite atingir os mesmos objetivos e, ao mesmo tempo, reduzem o risco e o desembolso de capital. A Solução de manutenção integrada SKF apoia-se em quase 100 anos de experiência e conhecimento em confiabilidade de máquinas rotativas sem igual no mundo. As parcerias estreitas de trabalho com nossos clientes nos têm proporcionado uma compreensão singular e íntima dos processos e desafios específicos de cada setor industrial importante, desde papel, energia e petróleo a metais, mineração e processamento de alimentos. E como somos um parceiro técnico dos fabricantes de equipamentos originais em todo o mundo, provavelmente temos tido algum papel no projeto dos equipamentos de sua fábrica. Com a SKF, sua Solução de manutenção integrada se beneficia do conhecimento de alguns dos especialistas em confiabilidade de máquinas mais experientes do mundo. Essas pessoas estão trabalhando diariamente nesse campo altamente especializado, eliminando a curva de aprendizagem que a equipe de sua fábrica teria que dominar. Preparação do caso de negócios para a gerência Para ajudá-lo a justificar as despesas com as atividades de confiabilidade, a SKF preparará um caso de negócios detalhado para um contrato IMS com base em seus objetivos e nos resultados que documentamos junto a outras empresas do seu setor. Pelo fato de compreendermos os seus negócios, o ajudaremos a identificar as áreas com maior chance de produzir um retorno financeiro, e a quantificar o seu retorno potencial do investimento. Com resultados comprovados mundialmente, a Solução de manutenção integrada SKF tem produzido retornos surpreendentes do investimento em muitos tipos de instalações industriais em todo o mundo. Esses contratos baseados no desempenho, com períodos de retorno do investimento documentados inferiores a um ano, estão sendo cada vez mais reconhecidos como uma alternativa viável para atingir rapidamente gestão efetiva de ativos. Algumas histórias de casos estão destacadas à direita.

8 Setor de papel e celulose Mais de 100 horas de tempo de parada não programada em um ano levaram uma grande fábrica integrada de papel a fechar um contrato IMS com a SKF. A fábrica concordou que a SKF deveria inicialmente realizar uma avaliação geral detalhada da fábrica para identificar oportunidades de otimizar a eficiência dos ativos, reduzir o tempo de parada mecânicas não programada e aumentar a produtividade geral. O contrato de cinco anos resultante baseado no desempenho incluiu: Fornecimento e instalação de sistema de monitoramento de condições em linha e fora de linha. Uma equipe de engenheiros de confiabilidade, engenheiros de lubrificação e técnicos de manutenção. Apoio especializado de diagnóstico de dois centros de apoio da SKF. Suporte de engenharia de aplicação. Assistência para alinhamento e balanceamento de precisão. Treinamento da equipe de manutenção. Fornecimento de rolamentos, lubrificantes e vedações e gestão de estoques. Resultados Em quatro anos, o contrato gerou resultados tangíveis para a fábrica. A produção incremental aumentou, graças à redução do tempo de parada não programada, em cerca de toneladas métricas, que se traduziu em aumento de lucro bruto de $ Além disso,evitou-se a despesa de $ em análise de óleo, treinamento, engenharia aplicada e novo lubrificante. O progresso adicional representado pelo cumprimento dos Indicadores chave de desempenho levou a uma ampliação do escopo do contrato na metade do contrato original de cinco anos. Setor de alimentação Um produtor de laticínios latino-americano com diversas fábricas quis implementar uma estratégia de manutenção proativa para aumentar a disponibilidade e melhorar as práticas. A companhia fazia manutenção programada e reativa, mas as paradas não programadas estavam custando milhares de dólares em perda de produção de leite e necessitava recursos adicionais de manutenção para que o trabalho extra fosse realizado. A gerência desejava que um único fornecedor fosse capaz de oferecer uma gama de soluções a todas as instalações. O contrato IMS SKF forneceu serviços de Manutenção de confiabilidade proativa; fornecimento de rolamentos, lubrificantes e vedações a todas as nove instalações; análise de vibração e de óleo e análise da causa raiz da falha. As soluções SKF para rolamentos, vedações e lubrificantes permitiu ao cliente aumentar a vida do rolamento e, ao mesmo tempo, exceder os requisitos rigorosos de limpeza. Para garantir a sustentabilidade da melhoria, a SKF forneceu mais de 180 horas de treinamento da equipe. Desde que as atividades com a SKF tiveram início, o aumento na confiabilidade e na disponibilidade ajudou a alcançar um aumento de 30 % na produção. Resultados Prolongamento de três vezes do Tempo médio entre falhas para uma aplicação crítica de rolamento. Redução de 18 % no consumo de óleo. Redução de 70 % nos ativos em alerta. A estratégia proativa foi estendida a outras fábricas. Eliminação de tarefas administrativas de compra de rolamentos, vedações e lubrificantes. Redução de 27 % nos estoques de rolamentos e vedações. Redução de 30 % no consumo de rolamentos e vedações em seis meses em uma das fábricas. Redução no tempo de parada não programada de equipamentos rotativos para zero horas no processo contínuo principal de leite em pó. Para obter mais informações sobre como um programa colaborativo poderia otimizar ativos de máquinas sem necessitar desembolso de capital, entre em contato com um representante SKF ou visite-nos no endereço:

Ferramentas de configuração: Exercícios

Ferramentas de configuração: Exercícios Ferramentas de configuração: Exercícios Unidade: Ferramentas de implementação Tópico: Assistente de configuração rápida Neste exercício, você criará uma nova empresa chamada Light & Music. Faça as configurações

Leia mais

Miraklon. Você conhece os CUSTOS INVISÍVEIS das atividades do seu NEGÓCIO? E seus CLIENTES? Imagine-se, agora, como um de seus clientes

Miraklon. Você conhece os CUSTOS INVISÍVEIS das atividades do seu NEGÓCIO? E seus CLIENTES? Imagine-se, agora, como um de seus clientes Miraklon Você conhece os CUSTOS INVISÍVEIS das atividades do seu NEGÓCIO? E seus CLIENTES? Imagine-se, agora, como um de seus clientes Quais são e onde estão, a cada instante, os custos invisíveis ou ocultos

Leia mais

Junta Comercial do Estado de Minas Gerais Certifico registro sob o nº em 08/05/2015 da Empresa UNIMED JUIZ DE FORA COOPERATIVA DE TRABALHO

Junta Comercial do Estado de Minas Gerais Certifico registro sob o nº em 08/05/2015 da Empresa UNIMED JUIZ DE FORA COOPERATIVA DE TRABALHO pág. 16/49 pág. 17/49 pág. 18/49 pág. 19/49 pág. 20/49 pág. 21/49 pág. 22/49 pág. 23/49 pág. 24/49 pág. 25/49 pág. 26/49 pág. 27/49 pág. 28/49 pág. 29/49 pág. 30/49 pág. 31/49 pág. 32/49 pág. 33/49 pág.

Leia mais

Junta Comercial do Estado de Minas Gerais Certifico registro sob o nº em 21/11/2014 da Empresa ANDRADE GUTIERREZ S/A, Nire e

Junta Comercial do Estado de Minas Gerais Certifico registro sob o nº em 21/11/2014 da Empresa ANDRADE GUTIERREZ S/A, Nire e pág. 1/46 pág. 2/46 pág. 3/46 pág. 4/46 pág. 5/46 pág. 6/46 pág. 7/46 pág. 8/46 pág. 9/46 pág. 10/46 pág. 11/46 pág. 12/46 pág. 13/46 pág. 14/46 pág. 15/46 pág. 16/46 pág. 17/46 pág. 18/46 pág. 19/46 pág.

Leia mais

Junta Comercial do Estado de Minas Gerais Certifico que este documento da empresa COOPERNOVA COOPERATIVA NOVALIMENSE DE TRANSPORTE DE CARGAS E

Junta Comercial do Estado de Minas Gerais Certifico que este documento da empresa COOPERNOVA COOPERATIVA NOVALIMENSE DE TRANSPORTE DE CARGAS E pág. 1/23 pág. 2/23 pág. 3/23 pág. 4/23 pág. 5/23 pág. 6/23 pág. 7/23 pág. 8/23 pág. 9/23 pág. 10/23 pág. 11/23 pág. 12/23 pág. 13/23 pág. 14/23 pág. 15/23 pág. 16/23 pág. 17/23 pág. 18/23 pág. 19/23 pág.

Leia mais

Certifico que este documento da empresa UNIMED MONTES CLAROS COOPERATIVA DE TRABALHO MEDICO, Nire: , foi deferido e arquivado na Junta

Certifico que este documento da empresa UNIMED MONTES CLAROS COOPERATIVA DE TRABALHO MEDICO, Nire: , foi deferido e arquivado na Junta pág. 1/34 pág. 2/34 pág. 3/34 pág. 4/34 pág. 5/34 pág. 6/34 pág. 7/34 pág. 8/34 pág. 9/34 pág. 10/34 pág. 11/34 pág. 12/34 pág. 13/34 pág. 14/34 pág. 15/34 pág. 16/34 pág. 17/34 pág. 18/34 pág. 19/34 pág.

Leia mais

Junta Comercial do Estado de Minas Gerais Certifico registro sob o nº em 19/10/2015 da Empresa COOPERATIVA DE CONSUMO DOS SERVIDORES DO

Junta Comercial do Estado de Minas Gerais Certifico registro sob o nº em 19/10/2015 da Empresa COOPERATIVA DE CONSUMO DOS SERVIDORES DO pág. 1/26 pág. 2/26 pág. 3/26 pág. 4/26 pág. 5/26 pág. 6/26 pág. 7/26 pág. 8/26 pág. 9/26 pág. 10/26 pág. 11/26 pág. 12/26 pág. 13/26 pág. 14/26 pág. 15/26 pág. 16/26 pág. 17/26 pág. 18/26 pág. 19/26 pág.

Leia mais

Junta Comercial do Estado de Minas Gerais Certifico registro sob o nº em 13/04/2016 da Empresa ALGAR TI CONSULTORIA S/A, Nire e

Junta Comercial do Estado de Minas Gerais Certifico registro sob o nº em 13/04/2016 da Empresa ALGAR TI CONSULTORIA S/A, Nire e pág. 1/71 pág. 2/71 pág. 3/71 pág. 4/71 pág. 5/71 pág. 6/71 pág. 7/71 pág. 8/71 pág. 9/71 pág. 10/71 pág. 11/71 pág. 12/71 pág. 13/71 pág. 14/71 pág. 15/71 pág. 16/71 pág. 17/71 pág. 18/71 pág. 19/71 pág.

Leia mais

Rolamentos Bipartidos de Rolos Cilíndricos

Rolamentos Bipartidos de Rolos Cilíndricos Rolamentos Bipartidos de Rolos Cilíndricos Soluções em desempenho Variedade de mancais Projetados para alto desempenho Suporte padrão com mancal e rolamento completos Mancal tipo flange Mancal esticador

Leia mais

MELHORIA DO DESEPENHO A PARTIR DA GESTÃO POR INDICADORES DE DESEMPENHO. Alexandre Fanfa Ribas Sócio

MELHORIA DO DESEPENHO A PARTIR DA GESTÃO POR INDICADORES DE DESEMPENHO. Alexandre Fanfa Ribas Sócio MELHORIA DO DESEPENHO A PARTIR DA GESTÃO POR INDICADORES DE DESEMPENHO Alexandre Fanfa Ribas Sócio alexandrefanfa@falconi.com Pensamento Sistêmico Indicadores de Desempenho Lacunas e Metas Planos de Ação

Leia mais

Programa da Manutenção Preventiva

Programa da Manutenção Preventiva Temos o prazer de lhe oferecer um programa de manutenção preventiva abrangente que inclui uma agenda de controle, um cronograma de troca de peças e um protocolo de manutenção preventiva. Programa da Manutenção

Leia mais

Mais controle. Maior rendimento

Mais controle. Maior rendimento Mais controle Maior rendimento REdUção de custos com FERRaMEntaS EM até 30% 60% MaiS RáPido na LocaLização de FERRaMEntaS MEnoR tempo PaRa SoLicitaR FERRaMEntaS MEnoR tempo de implantação do MERcado Atualmente

Leia mais

UNLOCK SISTEMAS Há 26 anos desenvolvendo soluções criativas.

UNLOCK SISTEMAS Há 26 anos desenvolvendo soluções criativas. UNLOCK SISTEMAS Há 26 anos desenvolvendo soluções criativas. GESTOR COMERCIAL Objetivos do Sistema O Gestor Comercial é a ferramenta de administração e controle de seu comercio. Registra todas as vendas

Leia mais

Plano de curso Tecnologia em Mini Escavadeira

Plano de curso Tecnologia em Mini Escavadeira PLANO DE CURSO MSOBRFDMEE08 PAG1 Plano de curso Tecnologia em Mini Escavadeira Justificativa do curso As minis escavadeiras fazem parte da família de equipamentos compactos dos fabricantes, são reconhecidas

Leia mais

1. Introdução II. Técnicas de Orçamento de Capital III. Estimativa dos Fluxos de Caixa

1. Introdução II. Técnicas de Orçamento de Capital III. Estimativa dos Fluxos de Caixa FEA - USP Graduação Ciências Contábeis EAC0511 Profa. Joanília Cia Tema 07 Decisões de Investimento e Orçamento de Capital 7. Decisões Estratégicas de Investimentos:Orçamento de Capital 1. Introdução II.

Leia mais

Monitoramento Online de Máquinas e Equipamentos Tel. +55 (15)

Monitoramento Online de Máquinas e Equipamentos  Tel. +55 (15) Tel. +55 (15)997741518 +55 (15)30139316 Nossos Clientes : O conceito de Manutenção Preditiva é talvez o mais mal compreendido e mal utilizado de todos os programas que visam melhorias de sistemas existentes

Leia mais

PORTFÓLIO. Alimentos

PORTFÓLIO. Alimentos Alimentos QUEM SOMOS? Entidade privada que promove a competitividade e o desenvolvimento sustentável dos empreendimentos de micro e pequeno porte aqueles com faturamento bruto anual de até R$ 3,6 milhões.

Leia mais

Para um mundo em movimento. Lubrificantes especiais Produtos de manutenção

Para um mundo em movimento. Lubrificantes especiais Produtos de manutenção Para um mundo em movimento Lubrificantes especiais Produtos de manutenção OKS o seu parceiro profissional para lubrificantes especiais A marca OKS é sinónimo de produtos de alto desempenho na redução de

Leia mais

GESTÃO DA PRODUÇÃO E LOGÍSTICA. Aula 5 Projeto da Rede de Suprimentos

GESTÃO DA PRODUÇÃO E LOGÍSTICA. Aula 5 Projeto da Rede de Suprimentos GESTÃO DA PRODUÇÃO E LOGÍSTICA Aula 5 Projeto da Rede de Suprimentos Modelo Geral da Gestão de Operações RECURSOS A SEREM TRANSFORMADOS MATERIAIS INFORMAÇÕES CONSUMIDORES AMBIENTE ESTRATÉGIA DE PRODUÇÃO

Leia mais

Bem-vindo ao tópico sobre solicitações de compra e ofertas de compra.

Bem-vindo ao tópico sobre solicitações de compra e ofertas de compra. Bem-vindo ao tópico sobre solicitações de compra e ofertas de compra. Nesta sessão, vamos explorar a criação e o trabalho com solicitações de compra e ofertas de compra. Utilizaremos o assistente de criação

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO da FORÇA de VENDAS. Prof. José Maria Maio / 2011

ADMINISTRAÇÃO da FORÇA de VENDAS. Prof. José Maria Maio / 2011 ADMINISTRAÇÃO da FORÇA de VENDAS Prof. José Maria Maio / 2011 Entrevistado: Fábio Ferraz Gerente Comercial e de Marketing Oxipira Graduado em Administração de Empresas pelo Mackenzie Pós-graduado em Propaganda

Leia mais

O planejamento da empresa está na palma da sua mão. E o SEBRAE-SP dá a dica sobre como organizar essas etapas. grandes. elementos 5 da boa gestão 5

O planejamento da empresa está na palma da sua mão. E o SEBRAE-SP dá a dica sobre como organizar essas etapas. grandes. elementos 5 da boa gestão 5 RESULTADO ESPERADO QUANTIDADE O QUE SE QUER ALCANÇAR PRAZO AÇÃO O planejamento da empresa está na palma da sua mão. E o SEBRAE-SP dá a dica sobre como organizar essas etapas. 5 5 grandes querer fazer e

Leia mais

Gestão de Custo x Faturamento e seus impactos na Distribuição de Insumos

Gestão de Custo x Faturamento e seus impactos na Distribuição de Insumos Gestão de Custo x Faturamento e seus impactos na Distribuição de Insumos Matheus Kfouri Marino matheus@unibusiness.org Uni.Business Estratégia Rua Girassol, 34, sala 32 05433-000, São Paulo-SP Tel.: (11)

Leia mais

Relatório final da safra 2013/2014. Região Centro-Sul

Relatório final da safra 2013/2014. Região Centro-Sul Relatório final da safra 2013/2014 Região Centro-Sul Tabela 1. Balanço final da safra 2013/2014 na região Centro-Sul Comparativo com a safra 2012/2013 Produtos Safra 2012/2013 2013/2014 Var. (%) Cana-de-açúcar

Leia mais

COMPRAS POR GRUPO DE PRODUTOS

COMPRAS POR GRUPO DE PRODUTOS COMPRAS POR GRUPO DE PRODUTOS Compras Por Grupo de Produtos Escopo do projeto Realizar a divisão de compra de grupo de produtos entre os compradores Alinhamento estratégico Tema: Suprimentos. Objetivo

Leia mais

Como realizar um Business Case de RFID. O Estudo de Caso da RFID no contexto do Retorno do Investimento (ROI)

Como realizar um Business Case de RFID. O Estudo de Caso da RFID no contexto do Retorno do Investimento (ROI) Como realizar um Business Case de RFID O Estudo de Caso da RFID no contexto do Retorno do Investimento (ROI) Ciclo Aberto X Ciclo Fechado Soluções para Ciclos Abertos Aplicações abrangem várias organizações

Leia mais

PARA EQUIPAMENTOS QUE NÃO PODEM PARAR

PARA EQUIPAMENTOS QUE NÃO PODEM PARAR PARA EQUIPAMENTOS QUE NÃO PODEM PARAR ELIMINA VIBRAÇÕES NÃO NECESSITA GRAXA MAIOR VIDA ÚTIL AO EQUIPAMENTO MENOR RELAÇÃO CUSTO/BENEFÍCIO MENOR TEMPO DE MÁQUINA PARADA O AÇO FORJADO GARANTE MAIOR RESISTÊNCIA

Leia mais

EXERCÍCIOS DE EPR 002 Profª Gleicilene Siqueira de Mello

EXERCÍCIOS DE EPR 002 Profª Gleicilene Siqueira de Mello EXERCÍCIOS DE EPR 002 Profª Gleicilene Siqueira de Mello 1) Questão: João é proprietário de uma empresa geradora e distribuidora de energia termoelétrico em sua pequena cidade natal. João vende seu produto

Leia mais

Sistemas de Informação na Empresa

Sistemas de Informação na Empresa Universidade Federal do Vale do São Francisco Curso de Administração Tecnologia e Sistemas de Informação - 04 Prof. Jorge Cavalcanti jorge.cavalcanti@univasf.edu.br www.univasf.edu.br/~jorge.cavalcanti

Leia mais

COMO CONVERTER DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS BRASILEIRAS PARA A MOEDA AMERICANA (FAS 52) - CASO PRÁTICO

COMO CONVERTER DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS BRASILEIRAS PARA A MOEDA AMERICANA (FAS 52) - CASO PRÁTICO COMO CONVERTER DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS BRASILEIRAS PARA A MOEDA AMERICANA (FAS 52) - CASO PRÁTICO! Caso prático de conversão de um demonstrativo contábil para moeda estrangeira.! Planilha para conversão

Leia mais

ÓTICA, ONDAS E ELETROMAGNETISMO CIÊNCIAS E TECNOLOGIA DOS MATERIAIS

ÓTICA, ONDAS E ELETROMAGNETISMO CIÊNCIAS E TECNOLOGIA DOS MATERIAIS ÓTICA, ONDAS E ELETROMAGNETISMO CIÊNCIAS E TECNOLOGIA DOS MATERIAIS ESTATISTICA E PROBABILIDADE CALCULO DE DUAS VARIAVEIS CONTEÚDO ANEXO 01 (Conteúdo do EXIN 2016.1 Arquitetura - Campus Mossoró) 3ª série

Leia mais

Administração Financeira

Administração Financeira Administração Financeira MÓDULO 15: Avaliação de empresas: diagnóstico empresarial Este trecho de nossa análise focaliza uma série de situações típicas que envolvem as organizações nos seus aspectos econômico-financeiros.

Leia mais

Previsão da Demanda e Efeito Chicote nas Cadeias de Suprimento

Previsão da Demanda e Efeito Chicote nas Cadeias de Suprimento Logística Integrada Previsão da Demanda e Efeito Chicote nas Cadeias de Suprimento Prof. Luciel Henrique de Oliveira luciel@uol.com.br Processo de Previsão da Demanda 2 O processo de previsão é muito importante

Leia mais

Plano de curso Tecnologia em Manipulador Telescópico

Plano de curso Tecnologia em Manipulador Telescópico PLANO DE CURSO MSOBRFDMTE08 PAG1 Plano de curso Tecnologia em Manipulador Telescópico Justificativa do Curso Em vários segmentos da indústria o manipulador telescópico desempenha um papel muito importante,

Leia mais

Dersa Desenvolvimento Rodoviário S.A. Balanços patrimoniais

Dersa Desenvolvimento Rodoviário S.A. Balanços patrimoniais Balanços patrimoniais em 31 de dezembro de 2014 e 2013 Ativo Nota 2014 2013 Passivo Nota 2014 2013 (Ajustado) (Ajustado) Circulante Circulante Caixa e equivalentes de caixa 5 48.650 835 Fornecedores 10

Leia mais

AVON. Programas de suporte e manutenção preventiva para peças mantêm sistemas de esteira transportadora essenciais funcionando em níveis de pico.

AVON. Programas de suporte e manutenção preventiva para peças mantêm sistemas de esteira transportadora essenciais funcionando em níveis de pico. AVON Programas de suporte e manutenção preventiva para peças mantêm sistemas de esteira transportadora essenciais funcionando em níveis de pico. automação que traz resultados Programas de suporte e manutenção

Leia mais

CONTABILIDADE DE CUSTOS E GERENCIAL. Aula 2- Unidade 01. Prof.: Marcelo Valverde

CONTABILIDADE DE CUSTOS E GERENCIAL. Aula 2- Unidade 01. Prof.: Marcelo Valverde E GERENCIAL Aula 2- Unidade 01 Prof.: Marcelo Valverde Plano de Ensino UNIDADE 1 CONTEXTUALIZAÇÃO DA CONTABILIDADE DE CUSTOS À CONTABILIDADE GERENCIAL 1.1 Contabilidade de Custos x Contabilidade Gerencial

Leia mais

1. DADOS DA EMPRESA. Nome do contato: do contato: Telefone do contato: Nome da Empresa: Endereço: Cidade: CEP:

1. DADOS DA EMPRESA. Nome do contato:  do contato: Telefone do contato: Nome da Empresa: Endereço: Cidade: CEP: PANORAMA DO TREINAMENTO NO BRASIL - 2015 Dados, informações, fatos, análises. Este questionário em PDF é para auxiliar na coleta de dados. As perguntas devem ser respondidas no link: www.cmpesquisa.com.br/t&d

Leia mais

Manual Básico: As Contrapartidas do BGD

Manual Básico: As Contrapartidas do BGD Manual Básico: As Contrapartidas do BGD Sobre os Projetos Setoriais Os Projetos Setoriais fazem parte das ações da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) que visam

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO, ATUÁRIA, CONTABILIDADE E SECRETARIADO DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO, ATUÁRIA, CONTABILIDADE E SECRETARIADO DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO, ATUÁRIA, CONTABILIDADE E SECRETARIADO DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO Análise de Investimentos Copyright Pereira, F. I. Prof. Isidro MINI

Leia mais

Lean e a Gestão Integrada da Cadeia de Suprimentos

Lean e a Gestão Integrada da Cadeia de Suprimentos O problema da gestão descentralizada na cadeia de valor SISTEMAS MÚLTIPLOS ESTÁGIOS ANALOGIA HIDRÁULICA Processamento e Transporte Processo de Fabricação e Transporte JOGO DA CERVEJA Experimento 1: Soluções

Leia mais

AULA 2/4 ASSUNTOS ABORDADOS: Gestão da cadeia de suprimentos. Gestão de estoques. 04/05/ :30 12:00

AULA 2/4 ASSUNTOS ABORDADOS: Gestão da cadeia de suprimentos. Gestão de estoques. 04/05/ :30 12:00 AULA 2/4 ASSUNTOS ABORDADOS: Gestão da cadeia de suprimentos. Gestão de estoques. 04/05/2013 10:30 12:00 Assunto: Gestão da cadeia de suprimentos. Consiste em gerenciar estrategicamente diferentes fluxos

Leia mais

PLANTADEIRA EASY RISER 2200

PLANTADEIRA EASY RISER 2200 PLANTADEIRA EASY RISER 2200 A Case IH desenvolveu para o mercado brasileiro uma nova família de plantadeiras, a Easy Riser 2200. Seguindo o conceito mundial Agronomic Design, da Case IH, a nova plantadeira

Leia mais

Balanço Patrimonial. Circulante Compreende obrigações exigíveis que serão liquidadas até o final do próximo exercício social.

Balanço Patrimonial. Circulante Compreende obrigações exigíveis que serão liquidadas até o final do próximo exercício social. Demonstrações Financeiras Demonstrações Financeiras Professor: Roberto César Balanço Patrimonial ATIVO Circulante Compreende contas que estão constantemente em giro - em movimento, sua conversão em dinheiro

Leia mais

Cianove Automação para Elevadores de Obra

Cianove Automação para Elevadores de Obra Florianópolis, 15 de abril de 2016 Cianove Automação para Elevadores de Obra A Cianove desenvolve e fabrica sistemas de automação para elevadores de obra com foco em aumentar a segurança e produtividade,

Leia mais

Sistemas ERP (Enterprise Resource Planning)

Sistemas ERP (Enterprise Resource Planning) Sistemas ERP (Enterprise Resource Planning) O que significa ERP? ERP - Enterprise Resource Planning (Planejamento de Recursos Empresariais) são sistemas de informações que integram todos os dados e processos

Leia mais

EXERCICIOS SOBRE DFC. As demonstrações contábeis da Empresa Cosmos, sociedade anônima de capital aberto, em X2, eram os seguintes:

EXERCICIOS SOBRE DFC. As demonstrações contábeis da Empresa Cosmos, sociedade anônima de capital aberto, em X2, eram os seguintes: EXERCICIOS SOBRE DFC As demonstrações contábeis da Empresa Cosmos, sociedade anônima de capital aberto, em 31.12.X2, eram os seguintes: ATIVO X1 X2 PASSIVO X1 X2 Disponível 3.000 1.500 Fornecedores 54.000

Leia mais

Descrição Competências Organizacionais

Descrição Competências Organizacionais Descrição Competências Organizacionais Orientação para Resultados Sustentáveis Disciplina Operacional Competência Técnica Adaptabilidade e Flexibilidade Relacionamento e Colaboração Realiza tarefas dentro

Leia mais

Apresentação de Serviço

Apresentação de Serviço Apresentação de Serviço Índice Apresentação de Serviço...2 Funcionalidades...3 Tarifário...5 Suporte Técnico à Instalação...5 Suporte Geral...6 1 APRESENTAÇÃO DE SERVIÇO O seu escritório na nuvem - esteja

Leia mais

UNEMAT SISTEMA DE INFORMAÇÃO (SI) Professora: Priscila Pelegrini

UNEMAT SISTEMA DE INFORMAÇÃO (SI) Professora: Priscila Pelegrini UNEMAT SISTEMA DE INFORMAÇÃO (SI) Professora: Priscila Pelegrini priscila_pelegrini@unemat-net.br SINOP MT 2015-2 Dados, informação e conhecimento Os dados podem ser considerados os fatos brutos, o fluxo

Leia mais

8.000 ATIVO CIRCULANTE

8.000 ATIVO CIRCULANTE BALANÇO PATRIMONIAL DEMONSTRAÇÃO DO RESULTADO Ativo X0 X1 Receita de Vendas 8.000 ATIVO CIRCULANTE 500 2.150 (-) CPV -5.000 Caixa 100 1.000 Lucro Bruto 3.000 Bancos 200 100 (-) Despesas financeiras -1.500

Leia mais

Prof. Luiz A. Nascimento

Prof. Luiz A. Nascimento Prof. Luiz A. Nascimento Qual a importância da Engenharia de Software? O desenvolvimento de um software envolve processos muitos complexos. A engenharia de software estabelece um modelo para se construir

Leia mais

ISO Compras sustentáveis

ISO Compras sustentáveis ISO 20400 Compras sustentáveis ISO 20400 compras sustentáveis As decisões de compra de uma organização não só afetam a própria organização, mas também a economia, o meio ambiente e a sociedade. Então,

Leia mais

São Paulo, 19 de setembro de Agosto 2012

São Paulo, 19 de setembro de Agosto 2012 São Paulo, 19 de setembro de 2012 Agosto 2012 Superávit comercial com a China mantém trajetória decrescente: O superávit da balança comercial brasileira com o parceiro asiático recuou pelo terceiro mês

Leia mais

PRESENTES, REFEIÇÕES, ENTRETENIMENTO, VIAGENS PATROCINADAS, E OUTRAS CORTESIAS DE NEGÓCIOS

PRESENTES, REFEIÇÕES, ENTRETENIMENTO, VIAGENS PATROCINADAS, E OUTRAS CORTESIAS DE NEGÓCIOS PRESENTES, REFEIÇÕES, ENTRETENIMENTO, VIAGENS PATROCINADAS, E OUTRAS CORTESIAS DE NEGÓCIOS Estas diretrizes se aplicam a todos os gestores, diretores, funcionários em regime de período integral e meio

Leia mais

GESTÃO DE FLUXO DE CAIXA E AVALIAÇÃO DE RESULTADOS E INDICADORES FINANCEIROS

GESTÃO DE FLUXO DE CAIXA E AVALIAÇÃO DE RESULTADOS E INDICADORES FINANCEIROS GESTÃO DE FLUXO DE CAIXA E AVALIAÇÃO DE RESULTADOS E INDICADORES FINANCEIROS Wagner Viana SL 01 SL 02 SL 03 Oficina Objetivos Distinguir gestão do Fluxo de Caixa da apuração e análise de resultados; Apresentar

Leia mais

PRESS RELEASE 3º Trimestre de 2011

PRESS RELEASE 3º Trimestre de 2011 PRESS RELEASE 3º Trimestre de 2011 BOMBRIL DIVULGA RESULTADO DO TERCEIRO TRIMESTE DE 2011 A Bombril S/A (Bovespa: BOBR4), com 63 anos de atividade, atuando no segmento de indústria de higiene e limpeza,

Leia mais

LIDERANÇA SISTEMA DE GESTÃO DA PECUÁRIA DE LEITE GESTÃO DE EMPRESAS PRODUTORAS DE LEITE LIDERANÇA MÉTODO CONHECIMENTO

LIDERANÇA SISTEMA DE GESTÃO DA PECUÁRIA DE LEITE GESTÃO DE EMPRESAS PRODUTORAS DE LEITE LIDERANÇA MÉTODO CONHECIMENTO CLINICA DO LEITE DEPARTAMENTO DE ZOOTECNIA ESCOLA SUPERIOR DE AGRICULTURA LUIZ DE QUEIROZ UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO SISTEMA DE GESTÃO DA PECUÁRIA DE LEITE Universidade de São Paulo Escola Superior de Agricultura

Leia mais

GEOGRAFIA 9 ANO ENSINO FUNDAMENTAL PROF.ª ANDREZA XAVIER PROF. WALACE VINENTE

GEOGRAFIA 9 ANO ENSINO FUNDAMENTAL PROF.ª ANDREZA XAVIER PROF. WALACE VINENTE GEOGRAFIA 9 ANO ENSINO FUNDAMENTAL PROF.ª ANDREZA XAVIER PROF. WALACE VINENTE CONTEÚDOS E HABILIDADES Unidade II Comunicação e tecnologia. 2 CONTEÚDOS E HABILIDADES Aula 7.2 Conteúdos A presença da economia

Leia mais

Exercício I Calcule a depreciação anual em cada situação abaixo.

Exercício I Calcule a depreciação anual em cada situação abaixo. Exercício I Calcule a depreciação anual em cada situação abaixo. a. Máquina adquirida por $18.000, com vida útil estimada de 15 anos e valor residual $3.000. b. Veículo adquirido por $30.000, com vida

Leia mais

UMA REVOLUÇÃO EM AUTOCOMPENSADORES

UMA REVOLUÇÃO EM AUTOCOMPENSADORES UMA REVOLUÇÃO EM AUTOCOMPENSADORES CRIANDO UMA OPERAÇÃO MAIS SUAVE PARA VOCÊ A Timken é a primeira a oferecer uma revolução em rolamentos autocompensadores com um portfólio completo, consistência global

Leia mais

Gestão de Calibrações

Gestão de Calibrações Gestão de Calibrações OTIMIZA O ATENDIMENTO ÀS NORMAS ISO, ONA, OHSAS, TS, AS, PBQP-h, ABNT, NR, ANVISA, entre outras, além de se adaptar aos requisitos internos da empresa. TREINAMENTO E SUPORTE ON-LINE

Leia mais

Desafios da educação profissional. Otávio Celidonio

Desafios da educação profissional. Otávio Celidonio Desafios da educação profissional Otávio Celidonio O FUTURO DO AGRO BILHÕES DE PESSOAS 9,73 De 2016 a 2050 estima-se que a população mundial crescerá 31%. 6,34 3,21 MUNDIAL URBANA RURA L Fonte: FAO O FUTURO

Leia mais

DEFINEM O ENTENDIMENTO E APLICAÇÃO DA CONTABILIDADE DE CUSTOS Custos Gasto Despesas Perda Desperdício Desembolso Investimento GASTOS Conceito extremam

DEFINEM O ENTENDIMENTO E APLICAÇÃO DA CONTABILIDADE DE CUSTOS Custos Gasto Despesas Perda Desperdício Desembolso Investimento GASTOS Conceito extremam 10/06/2016 DEFINEM O ENTENDIMENTO E APLICAÇÃO DA CONTABILIDADE DE CUSTOS Despesas com matéria prima ou custo com matéria prima? Despesa administrativa ou custo administrativo? Gastos com mão de obra ou

Leia mais

1 D: Compra de Mercadorias ,00 D: ICMS a recuperar 6.300,00 C: Banco S/A ,00. 2 D: Salários a pagar 9.000,00 C: Caixa 9.

1 D: Compra de Mercadorias ,00 D: ICMS a recuperar 6.300,00 C: Banco S/A ,00. 2 D: Salários a pagar 9.000,00 C: Caixa 9. Curso de Ciências Contábeis Disciplina: Contabilidade Comercial I 3ª Fase Professora: Lyss Paula de Oliveira ESTADO DE MATO GROSSO Resolução de Atividades Extra: Lançamentos no Diário: 1 D: Compra de Mercadorias

Leia mais

EXPOPOSTOS & CONVENIÊNCIA

EXPOPOSTOS & CONVENIÊNCIA EXPOPOSTOS & CONVENIÊNCIA O evento oficial dos setores de distribuição e revenda de derivados de petróleo, equipamentos, lojas de conveniência e food service do Brasil. É o grande momento de atualização

Leia mais

Athena. Sistema para Gestão de Comércio de Materiais de Contrução. José Victor Cavalcante Pereira

Athena. Sistema para Gestão de Comércio de Materiais de Contrução. José Victor Cavalcante Pereira Curso Técnico Integrado de Informática 3 Ano Projeto Integrador de Formação Profissional Athena Sistema para Gestão de Comércio de Materiais de Contrução José Victor Cavalcante Pereira 1460129 1 Introdução

Leia mais

Antecipar o Problema

Antecipar o Problema INDICADORES Antecipar o Problema Mudar o Comportamento Informação Fidedigna Entendimento do Resultado Manter a Rotina de Controle Vendas da Farmácia Ticket Médio Lucro Despesas fixas Mercado Ticket Médio

Leia mais

A Importância estratégica dos estoques

A Importância estratégica dos estoques A Importância estratégica dos estoques Maria Aparecida Cavalcanti Netto Virgílio José Martins Ferreira Filho Coppe/UFRJ 3/5/2010 Aspectos financeiros da política de estoques Os estoques representam uma

Leia mais

Bem-vindo ao tópico sobre importação de cadastros de parceiros de negócios usando o Data Transfer Workbench.

Bem-vindo ao tópico sobre importação de cadastros de parceiros de negócios usando o Data Transfer Workbench. Bem-vindo ao tópico sobre importação de cadastros de parceiros de negócios usando o Data Transfer Workbench. 1 Neste tópico, você verá como importar cadastros de parceiros de negócios usando o Data Transfer

Leia mais

Noções básicas do SAP Business One Tópico: Guia de introdução

Noções básicas do SAP Business One Tópico: Guia de introdução -Soluções Unidade: Noções básicas do SAP Business One Tópico: Guia de introdução Ao concluir este exercício, você estará apto a: Efetuar logon no SAP Business One Definir parâmetros de exibição Configurar

Leia mais

Custos de Produção. Introdução Custos de Curto Prazo Custos de Longo Prazo Maximização do Lucro Total

Custos de Produção. Introdução Custos de Curto Prazo Custos de Longo Prazo Maximização do Lucro Total Custos de Produção Introdução Custos de Curto Prazo Custos de Longo Prazo Maximização do Lucro Total 1 Introdução Oferta Teoria da Firma Teoria da Produção (relações entre a quantidade produzida e as quantidades

Leia mais

1. DADOS DA EMPRESA. Nome do contato: do contato: Telefone do contato: Nome da Empresa: Endereço: Cidade: Estado: CEP:

1. DADOS DA EMPRESA. Nome do contato:  do contato: Telefone do contato: Nome da Empresa: Endereço: Cidade: Estado: CEP: PANORAMA DO TREINAMENTO NO BRASIL - 2016 Dados, informações, fatos, análises. Este questionário em PDF é para auxiliar na coleta de dados. As perguntas devem ser respondidas no link: www.cmpesquisa.com.br/t&d

Leia mais

Contabilidade Avançada Prof. João Domiraci Paccez Exercício Nº 17

Contabilidade Avançada Prof. João Domiraci Paccez Exercício Nº 17 Exercício Nº 17 1 Elaboração do Balanço Patrimonial de em moeda de ATIVO Valores Históricos Valores ajustados Quant. de Valores na moeda de Ativo circulante 350.000 105.132,3249 416.324 Caixa 80.000 80.000

Leia mais

CONTABILIDADE DE CUSTOS. Aula 1- Contextualização. Prof.: Marcelo Valverde

CONTABILIDADE DE CUSTOS. Aula 1- Contextualização. Prof.: Marcelo Valverde Aula 1- Contextualização Prof.: Marcelo Valverde Plano de ensino: Contabilidade de Custo e Gerencial UNIDADE 1 CONTEXTUALIZAÇÃO DA CONTABILIDADE DE CUSTOS À CONTABILIDADE GERENCIAL 1.1 Contabilidade de

Leia mais

Modelagem e Reprojeto de Processo de Negócio BR Transportes. Equipe: Hum-Rum

Modelagem e Reprojeto de Processo de Negócio BR Transportes. Equipe: Hum-Rum Modelagem e Reprojeto de Processo de Negócio BR Transportes Equipe: Hum-Rum Processo escolhido Logística de transporte e carregamento do caminhão A empresa recebe o carregamento dos fornecedores e o gerente

Leia mais

Sistemas de Informação

Sistemas de Informação Capítulo 6: Os Sistemas de Informação para as Operações das Empresas e o Comércio Eletrônico 6-1 Sistemas de Informação e as decisões gerenciais na era da Internet James A. O'Brien Saraiva S/A Livreiros

Leia mais

7. Análise da Viabilidade Econômica de. Projetos

7. Análise da Viabilidade Econômica de. Projetos 7. Análise da Viabilidade Econômica de Projetos 7. Análise da Viabilidade Econômica de Terminologia em Custos: Gasto Investimento Custo Despesa Perda Desembolso 1 7. Análise da Viabilidade Econômica de

Leia mais

Plano de franquia WebMais. Mais rapido, Mais seguro, Mais completo.

Plano de franquia WebMais. Mais rapido, Mais seguro, Mais completo. Plano de franquia WebMais Mais rapido, Mais seguro, Mais completo. Quem somos? A Webmais Sistemas é uma empresa de base nacional, no mercado desde de Novembro de 2005, especializada no desenvolvimento

Leia mais

Introdução. Sistemas de Informação

Introdução. Sistemas de Informação FATEC SENAC Introdução à Sistemas de Informação Rodrigo W. Fonseca Sumário Conceitos de Informação Conceitos de Sistemas e Modelagem Sistemas de Informação Empresariais O Que é Um Sistema de Informação

Leia mais

MANAGED DEVICE SERVICES

MANAGED DEVICE SERVICES 01 MDS CTIS MANAGED DEVICE SERVICES case mds ctis 01 IMPRESSÃO DEPARTAMENTAL papel, toner, manutenção técnica e gestão. SETOR DE ATUAÇÃO CLIENTE Educação VIGÊNCIA 48 meses, prorrogáveis até 60 meses. ABRANGÊNCIA

Leia mais

PROCEDIMENTO GERENCIAL

PROCEDIMENTO GERENCIAL PÁGINA: 1/5 1. OBJETIVO Descrever o procedimento para tratamento dos registros de não conformidades reais e potenciais ocorridas no sistema de gestão da Qualidade do INTS, contemplando o estudo das causas,

Leia mais

Questionário. Uma rede de cooperativas: 1) é composta por organizações que operam como uma única instituição econômica; 2) não

Questionário. Uma rede de cooperativas: 1) é composta por organizações que operam como uma única instituição econômica; 2) não Parte 1. Dados gerais 1. Contato responsável pelo questionário: Telefone Sobrenome E-mail 2. Os dados a serem inseridos dizem respeito a: Cooperativa Uma associação autônoma composta principalmente por

Leia mais

UNIVERSIDADE EDUCAR DPASCHOAL

UNIVERSIDADE EDUCAR DPASCHOAL UNIVERSIDADE EDUCAR DPASCHOAL O Grupo DPaschoal Comércio de Pneus, Peças e Serviços Automotivos Distribuidora de Auto-Peças Acessórios Automotivos via Internet Café Gourmet com selos ecológicos (exportação)

Leia mais

Administração e Finanças. E-commerce Empresa-Empresa. E-commerce Empresa-Empresa. E-commerce Empresa-Empresa. Markeplace e Marketspace.

Administração e Finanças. E-commerce Empresa-Empresa. E-commerce Empresa-Empresa. E-commerce Empresa-Empresa. Markeplace e Marketspace. Administração e Finanças [7] Uniban Notas de Aula Aplicações de Comércio Eletrônico (e-commerce applications) Prof. Amorim Material adicional às aulas presenciais: Complemente com as anotações manuscritas

Leia mais

08/08/2013. Plano de Ensino e Aprendizagem (PEA) Atividades Práticas Supervisionadas (ATPS) Apresentação do professor. Apresentação da Disciplina

08/08/2013. Plano de Ensino e Aprendizagem (PEA) Atividades Práticas Supervisionadas (ATPS) Apresentação do professor. Apresentação da Disciplina Apresentação do professor Nome: André Luís Belini de Oliveira Formação: Bacharel em Sistemas de Informação MBA em Gestão Estratégica de Negócios Especialista em Didática e Metodologia do Ensino Superior

Leia mais

RESPOSTAS DO EXERCÍCIO Nº 1.1

RESPOSTAS DO EXERCÍCIO Nº 1.1 RESPOSTAS DO EXERCÍCIO Nº 1.1 1. Alternativa correta: D 2. Alternativa correta: C 3. Alternativa correta: B 4. Alternativa correta: C 5. Alternativa correta: C RESPOSTAS DO EXERCÍCIO Nº 1.2 1. Alternativa

Leia mais

Módulos de relés de segurança multifuncionais PROTECT SRB-E

Módulos de relés de segurança multifuncionais PROTECT SRB-E Módulos de relés de segurança multifuncionais PROTECT SRB-E PROTECT SRB-E Configuráveis Amigável para o usuário interruptores de segurança convencionais de proteção com lacre caso necessário e tempos de

Leia mais

(A) (B) (C) (D) (E)

(A) (B) (C) (D) (E) 01 FCC 2014 Um lote de mercadorias para revenda foi adquirido pelo valor total de R$ 200.000. Neste valor estavam inclusos tributos recuperáveis de R$ 30.000. A empresa ficou responsável pela retirada

Leia mais

1. Elaborar a Demonstração dos Fluxos de Caixa (Método Direto e Indireto). BALANÇO PATRIMONIAL Ativo X1 X2 Variação ATIVO CIRCULANTE

1. Elaborar a Demonstração dos Fluxos de Caixa (Método Direto e Indireto). BALANÇO PATRIMONIAL Ativo X1 X2 Variação ATIVO CIRCULANTE 1. Elaborar a Demonstração dos Fluxos de Caixa (Método Direto e Indireto). C I A. E X E M P L O BALANÇO PATRIMONIAL Ativo X1 X2 Variação ATIVO CIRCULANTE Caixa 2.500 18.400 15.900 Clientes 15.600 13.400

Leia mais

COMO ESCOLHER O TREINAMENTO CERTO PARA DESENVOLVER PESSOAS E EXPANDIR NEGÓCIOS?

COMO ESCOLHER O TREINAMENTO CERTO PARA DESENVOLVER PESSOAS E EXPANDIR NEGÓCIOS? COMO ESCOLHER O TREINAMENTO CERTO PARA DESENVOLVER PESSOAS E EXPANDIR NEGÓCIOS? Mais de 70 cursos em todas as áreas da empresa Gestão, Estratégia, Inovação, Qualidade, Sustentabilidade, Segurança e muito

Leia mais

SAFETY Tecnologia de Safety Passivo

SAFETY Tecnologia de Safety Passivo SAFETY Tecnologia de Safety Passivo Fiação SAFETY MVK Metálico Cube67 MASI67 / MASI68 02 O MÓDULO SAFETY Combinados de forma inteligente, módulos de rede de campo e saídas seguras de acordo com as exigências

Leia mais

ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS em IFRS

ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS em IFRS ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS em 27/06/2013 LUCIANO PERRONE Introdução Enquadramento conforme as Novas Normas Contábeis. SOCIEDADES ANÔNIMAS DE CAPITAL ABERTO SOCIEDADES DE GRANDE PORTE INTEGRAL

Leia mais

Plano de Curso Material Rodante e FPS

Plano de Curso Material Rodante e FPS PLANO DE CURSO MSOBRFDMRFPS08 PAG1 Plano de Curso Material Rodante e FPS Justificativa do curso O material rodante causa impactos de propriedade e operação profundos no orçamento de uma empresa, seja ela

Leia mais

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA. COMPRESSOR DE AR TIPO PALETAS 40 Cv

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA. COMPRESSOR DE AR TIPO PALETAS 40 Cv ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA COMPRESSOR DE AR TIPO PALETAS 40 Cv 1. ESCOPO DO FORNECIMENTO Compreende o fornecimento de 01 (um) conjunto compressor tipo paletas com potência não inferior a 40 Cv (micro processado),

Leia mais

Exercício Nº 18. As receitas e as despesas ocorridas em X5, e os valores conhecidos do dólar são:

Exercício Nº 18. As receitas e as despesas ocorridas em X5, e os valores conhecidos do dólar são: Exercício Nº 18 Os Balanços Patrimoniais, em 31/12/X4 e 31/12/X5, e a Demonstração do Resultado do ano de X5 da Empresa Internacional S.A., em Reais, são os seguintes: Empresa Internacional S.A. - Balanços

Leia mais