Espécies do gênero "contratos da Administração"

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Espécies do gênero "contratos da Administração""

Transcrição

1 Espécies do gênero "contratos da Administração" o Contratos administrativos. - Ajustes celebrados pela administração pública, nessa qualidade, com objetivos de interesse público, segundo regime jurídico de direito público, derrogatório e exorbitante do direito comum. o Contratos de direito privado da Administração. - Ajustes em que a administração se despe de seus privilégios, submetendo-se a normas de direito prívado, embora ainda sofra a incidência de algumas normas de direito público. Características dos contratos administrativos o Presença do Poder Público agindo com suas prerrogativas. o Obediência à forma prescrita em lei. o Natureza intuito perso/1ae - Pois o contrato é firmado em razão das condições pessoais do contratado, veríficadas na licitação. o Natureza de contrato de adesão - O particular simplesmente adere ao contrato, sem poder intervir em seu conteúdo, que é determinado pela administração. o Presença de cláusulas exorbitantes - São cláusulas que não são encontradas, normalmente, nos contratos de direito privado, e que conferem certos privilégios à administração, em nome do interesse público, que se sobrepõe ao do contratado. Principais cláusulas exorbitantes o Poder de alterar unilateralmente o contrato. o Rescisão unilateral do contrato. o Fiscalização da execução do contrato. o Aplicação de penalidades em razão da inexecução total ou parcial do ajuste. o Exigência de garantia para os contratos. o Ocupação provisória - Em nome da continuidade de serviços públicos essenciais, a administração pode ocupar provisoriamente bens móveis, imóveis, pessoal e serviços vinculados ao objeto do contrato, nos termos do artigo 58 da Lei de Licitações. o Restrições à possibilidade de alegar a exceção do contrato não cumprido (exceptio 110/1adimpleti col1tractus) - No contrato administrativo não se admite a alegação da "exceção do contrato não cumprido", ou seja: o particular não pode deixar de cumprir sua parte no acordo mesmo que o Poder Público não tenha cumprido a sua, ressalvado o caso de ocorrer atraso superior a 90 dias dos pagamentos devidos pela administração decorrentes de obras, serviços ou fornecimento, ou parcelas destes, já recebidos ou executados, salvo em caso de calamidade pública, grave perturbação da ordem interna ou guerra (cf. art. 78, Xv, da Lei de Licitações). Equilíbrio econômico-financeiro do contrato - É a relação de igualdade formada entre as obrigações do contratante e a compensação econômica correspondente. Hipóteses de desequilíbrio econômico-financeiro o Fato do príncipe - Medida de ordem geral do Poder Público, não relacionada com o contrato, mas que nele reflete, alterando sua equação econômico-financeira. o Fato da Administração - Conduta ou comportamento da Administração que, como parte contratual, tome impossível a execução do contrato ou provoque seu desequilíbrio econômico-financeiro.

2 Teoria da imprevisão (ou álea econômica) - É o acontecimento externo ao contrato, alheio à vontade das partes, imprevisível e inevitável, que provoca grande desequilíbrio no ajuste, onerando excessivamente a sua execução para o contratado. Fatos imprevistos (ou "interferências imprevistas") - Ocorrências materiais que não tinham sido cogitadas pelas partes quando da celebração do contrato, mas que surpreendentemente surgem em sua execução, dificultando ou onerando extraordinariamente o prosseguimento e a conclusão dos trabalhos. Força maior e caso fortuito. Extinção do contrato administrativo - Extingue-se o contrato: pela conclusão de seu objeto; pelo término de seu prazo; em razão de força maior ou de caso fortuito; pela rescisão; pela anulação. Convênios e consórcios Convênios: - acordos firmados pela Administração Pública com outras entidades públicas ou com organizações particulares, tendo por objetivo a execução de programas, projetos ou eventos de interesse recíproco, em regime de mútua cooperação. Consórcios: - associações formadas por pessoas jurídicas políticas (União, Estados, Distrito Federal ou Municípios), com personalidade de direito público ou de direito privado, criadas por autorização legislativa, para a gestão associada de serviços públicos 1. Os contratos de direito privado da Administração não são puramente privados. Mesmo neles haverá incidência de normas de direito público, derrogando parcialmente as normas de direito privado. 2. São permitidos contratos administrativos verbais somente para pequenas compras de pronto pagamento (de valor não superior a 5% do limite estabelecido no artigo 23, li, "a", da Lei de Licitações e Contratos), feitas em regime de adiantamento. 3. Maria Sylvia Zanella di Pietro explica que o fato causado por ente diverso do contratante dá causa à teoria da imprevisão. Segundo a autora, se a situação que provocou desequilíbrio econômico-financeiro tiver sido causada pela própria entidade contratante, cairemos no fato do príncipe ou no fato da Administração. Se foi uma pessoa pública alheia ao contrato quem deu origem ao desequilíbrio, será aplicável a teoria da imprevisão. 4. A nulidade do contrato administrativo pode gerar indenização ao particular. A nulidade não exonera a Administração do dever de indenizar o contratado pelo que este houver executado até a data em que ela for declarada e por outros prejuízos regularmente comprovados, contanto que não lhe seja imputável, devendo ser promovida a responsabilidade de quem lhe deu causa.

3 EM RESUMO Conceito - Serviço público é a atividade material atribuída por lei ao Estado, exercida diretamente por ele ou por seus delegados, para satisfazer concretamente as necessidades coletivas, sob regime jurídico total ou parcialmente público. Critérios Critério subjetivo - Analisa o instituto pela ótica de quem o presta. Critério material- Baseia-se na atividade exercida. Critério formal - Entende que serviço público é o prestado sob regime jurídico de direito público. Classificação Serviços públicos propriamente ditos e serviços de utilidade pública - Serviços públicos propriamente ditos (ou indelegáveis) - São os prestados diretamente pelo Estado, diante de sua importância e essencialidade. - Serviços de utilidade pública (ou delegáveis) - São os não tão essenciais, mas sim úteis à sociedade, que podem ser prestados pela Administração Pública ou delegados a terceiros. Serviços uti singuli e serviços uti universi - Serviços uti singuli (ou individuais) - São os que têm usuários determinados e utilização particular e mensurável para cada destinatário. - Serviços uti universi (ou gerais) - São os prestados à coletividade, sem usuários determinados. Princípios Princípio da continuidade do serviço público - Tendo como finalidade o atendimento às necessidades da sociedade, os serviços públicos não podem ser interrompidos. Princípio da generalidade (ou da igualdade entre os usuários) - Os serviços públicos devem ser prestados com a maior amplitude possível e sem discriminação entre os beneficiários que possuam as mesmas condições para sua fruição.

4 Princípio da modicidade das tarifas - O custo do serviço público deve ser módico, adequado ao poder aquisitivo do particular, evitando a excessiva oneração daqueles que querem usufruí-lo. Princípio da atualidade - Os serviços públicos devem atender à condição de atualidade, que abrange a modernidade das técnicas, do equipamento e das instalações e sua conservação, assim como a melhoria e a expansão dos serviços. Formas de prestação De maneira centralizada - São realizados diretamente pelo ente estatal, permanecendo na Administração Direta. De maneira descentralizada - São repassados a autarquias, fundações, empresas estatais, empresas privadas ou particulares individualmente. A transferência do serviço pode dar-se por outorga (por meio de lei, a uma entidade criada pelo Estado) ou por delegação (por contrato ou ato unilateral, repassando apenas a execução do serviço). Direito dos usuários - Os usuários têm direito ao serviço adequado, que é o que satisfaz as condições de regularidade, continuidade, eficiência, segurança, atualidade, generalidade, cortesia em sua prestação e modicidade das tarifas. Política tarifllrhl - Pelo uso do serviço público concedido, os particulares pagam uma tariül, cujo valor é fixado pelo preço da proposta vencedora da licitação e preservado pelas regras de revisão previstas na lei, no cdital e no contrato. Excepcionalmente, poderá o poder concedente prever, em favor da concessionária, no edital de licitação, a possibilidade de outras fontes provenientes de receitas alternativas, complementares, acessórias ou de projetos associados, com ou sem exclusividade, com vista a favorecer a modicidade das tarifas. Concessão de serviço público - É a delegação da prestação do serviço público, feita pelo poder concedente, mediante licitação, na modalidade de concorrência, à pessoa jurídica ou ao consórcio de empresas que demonstre capacidade para seu desempenho, por sua conta e risco e por prazo determinado. A modalidade licitatória cabível é, em regra, a concorrência. Responsabilidade das concessionárias - A responsabi lidade das prestadoras de serviço público pelos danos causados a terceiros será objetiva, diante do disposto no artigo 37, 6., da Constituição Federal. No caso de insolvência das concessionárias, o poder concedente responderá subsidiariamente pelos danos por elas causados, mas desde que esses danos decorram da execução do serviço público. Extinção da concessão de serviço público - A concessão extingue-se por: advento do termo contratual; encampação (retomada do serviço pelo poder concedente durante o prazo da concessão, por motivo de interesse público, mediante lei autorizativa específica e após prévio pagamento da indenização); caducidade (decorrente da inexecução total ou parcial do contrato); rescisão (o contrato poderá ser rescindido por iniciativa da concessionária, no caso de descumprimento das normas contratuais pelo poder concedente, mediante ação judicial especialmente intentada para esse fim); anulação; falência ou extinção da empresa concessionária e falecimento ou incapacidade do titular, no caso de empresa individual; rescisão amigável (defendida pela doutrina). A extinção da concessão traz as seguintes conseqüências: Retomam ao poder concedente todos os bens reversíveis, direitos e privilégios transferidos à concessionária, conforme previsto no edital e estabelecido no contrato. O serviço será imediatamente assumido pelo poder concedente, procedendo-se aos levantamentos, avaliações e liquidações necessários. A assunção do serviço autoriza a ocupação das instalações e a utilização, pelo poder concedente, de todos os bens reversíveis. Permissão de serviço público - É a delegação, a título precano, mediante licitação, da prestação de serviços públicos, feita pelo poder concedente à pessoa física ou jurídica que demonstre capacidade para seu desempenho, por sua conta e risco. Aplicam-se às permissões as mesmas regras das concessões. Autorização - Há duas interpretações: medida de poder de polícia que libera ao particular uma conduta cujo exercício dependa de manifestação de concordância pela Administração, consistindo em um serviço não propriamente público, mas sim de interesse privado do particular; casos efetivamente relativos a serviços públicos, quando se tratar de resolver emergencialmente dada situação até a adoção do procedimento cabível para realizar a concessão ou a permissão. Parcerias público-privadas (PPPs) - Constituem nova maneira de realizar concessões de serviços públicos, trazendo como principal caracte-

5 rística a participação do Poder Público como parceiro-financiador da empresa concessionária. Não constitui parceria público-privada a concessão comum, assim entendida a concessão de serviços públicos ou de obras públicas de que trata a Lei 8.987/95, quando não envolver contraprestação pecuniária do parceiro público ao parceiro privado. Espécies - Concessão patrocinada - É a concessão de serviços públicos ou de obras públicas de que trata a Lei 8.987/95, quando envolver, adicionalmente à tarifa cobrada dos usuários, contraprestação pecuniária do parceiro público ao parceiro privado. - Concessão administrativa - É o contrato de prestação de serviços de que a Administração Pública seja a usuária direta ou indireta, ainda que envolva execução de obra ou fornecimento e instalação de bens. Possibilidade de aplicação - É vedada a celebração de contrato de parceria público-privada: - cujo valor do contrato seja inferior a 20 milhões de reais; - cujo período de prestação do serviço seja inferior a cinco anos; - que tenha como objeto único O fornecimento de mão-de-obra, o fornecimento e instalação de equipamentos ou a execução de obra pública. A Lei das PPPs prevê ainda a indelegabilidade das funções de regulação, jurisdicional, do exercício do poder de polícia e de outras atividades exclusivas do Estado. Características específicas - Previsão de penalidades aplicáveis à Administração Pública e ao parceiro privado em caso de inadimplemento contratuaj. - Repartição de riscos entre as partes, inclusive os referentes a caso fortuito, força maior, fato do príncipe e álea econômica extraordinária. - Necessidade de constituição de uma sociedade de propósito específico, incumbida de implantar e gerir o objeto da parceria, antes da celebração do contrato. - Existência de regras específicas de licitação, inclusive com a possibilidade de o edital prever a inversão da ordem das fases de habilitação e julgamento. - Previsão legal de que seu contrato possa trazer cláusulas com o emprego dos mecanismos privados de resolução de disputas, inclusive a arbitragem, para dirimir conflitos decorrentes ou relacionados ao contrato. PRESTE ATENÇÃO _F 1. A outorga distingue-se da delegação. A outorga é dada por lei, normalmente por tempo indeterminado, só podendo ser retirada ou modificada por outra lei. A delegação é concedida por ato administrativo (contrato ou ato unilateral) e costuma ter prazo certo, podendo ser revogada, modificada e anulada, como todo ato administrativo. Na outorga, pode ocorrer a transferência do serviço ou somente de sua execução. Na delegação, só a execução do serviço é transferida. 2. No caso de insolvência das concessionárias, o poder concedente responderá subsidiariamente pelos danos por elas causados a terceiros, mas desde que esses danos decorram da execução do serviço público. Isso quer dizer que os prejuízos causados pela concessionária em atividade que não esteja diretamente ligada à própria prestação do serviço públ ico não são suportados subsidiariamente pelo poder eoncedente no caso de insolvência da concessionária.

Conceitos Sentidos subjetivo e objetivo. Serviços Públicos. Classificação Individuais (uti singuli) Classificação Gerais (uti universi)

Conceitos Sentidos subjetivo e objetivo. Serviços Públicos. Classificação Individuais (uti singuli) Classificação Gerais (uti universi) Serviços Públicos Direito Administrativo Prof. Armando Mercadante Nov/2009 Sentidos subjetivo e objetivo 1) Sentido subjetivo serviço público é aquele prestado pelo Estado; 2) Sentido objetivo o serviço

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO

DIREITO ADMINISTRATIVO DIREITO ADMINISTRATIVO Serviços Públicos Prof. Gladstone Felippo As concessões especiais, ou simplesmente Parcerias Público- Privadas (PPP s), previstas na Lei n. 11.079/04, são contratos de prestação

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo Delegação e Serviços Públicos Professor Cristiano de Souza www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Administrativo SERVIÇOS PÚBLICOS Conceito muito amplo: os serviços públicos corresponde

Leia mais

Serviços Públicos. Concessão Permissão Parceria Púbico-Privada. RAD Profa. Dra. Emanuele Seicenti de Brito

Serviços Públicos. Concessão Permissão Parceria Púbico-Privada. RAD Profa. Dra. Emanuele Seicenti de Brito Serviços Públicos Concessão Permissão Parceria Púbico-Privada RAD 2601 - Profa. Dra. Emanuele Seicenti de Brito 1. Introdução Serviço Público: aquele prestado o pela administração OU quem lhe faça as vezes

Leia mais

SERVIÇOS PÚBLICOS. 1) princípio da adaptabilidade atualização e modernização. 3) princípio da impessoalidade veda discriminações entre os usuários

SERVIÇOS PÚBLICOS. 1) princípio da adaptabilidade atualização e modernização. 3) princípio da impessoalidade veda discriminações entre os usuários SERVIÇOS PÚBLICOS 1. CONCEITO - é toda atividade de oferecimento de utilidade e comodidade material destinada à satisfação da coletividade em geral, mas fruível singularmente pelos administrados, que o

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO LEI 8.666/93. Prof. Luís Gustavo. Fanpage: Luís Gustavo Bezerra de Menezes

DIREITO ADMINISTRATIVO LEI 8.666/93. Prof. Luís Gustavo. Fanpage: Luís Gustavo Bezerra de Menezes DIREITO ADMINISTRATIVO LEI 8.666/93 Prof. Luís Gustavo Fanpage: Luís Gustavo Bezerra de Menezes Periscope: @ProfLuisGustavo Serviços Públicos (Lei 8.987/95) 1) Conceito: Segundo Hely Lopes Meirelles serviço

Leia mais

Concessão, Permissão e Autorização de Serviço Público. Diana Pinto e Pinheiro da Silva

Concessão, Permissão e Autorização de Serviço Público. Diana Pinto e Pinheiro da Silva Concessão, Permissão e Autorização de Serviço Público Diana Pinto e Pinheiro da Silva 1. Execução de Serviço Público Execução de serviço público Dificuldade de definição [...] o conceito de serviço público

Leia mais

Organização da Aula. Direito Administrativo Aula n. 5. Contextualização. Instrumentalização. Contratos Administrativos

Organização da Aula. Direito Administrativo Aula n. 5. Contextualização. Instrumentalização. Contratos Administrativos Organização da Aula Direito Administrativo Aula n. 5 Contratos Administrativos Professor: Silvano Alves Alcantara Contextualização TST mantém fato do príncipe em desapropriação do Incra A Quarta Turma

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo Serviços Públicos Professora Tatiana Marcello www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Administrativo SERVIÇOS PÚBLICOS Disposições Preliminares CF Art. 175. Incumbe ao Poder Público,

Leia mais

Contratos administrativos

Contratos administrativos Direito Administrativo Contratos administrativos Contratos administrativos - Conceito: Ajuste realizado entre a administração pública e um particular (ou até com outro ente da administração) Submissão

Leia mais

Direito Administrativo Promotor de Justiça 4ª fase

Direito Administrativo Promotor de Justiça 4ª fase CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER Direito Administrativo Promotor de Justiça 4ª fase Período 2010 2015 1) CESPE - PJ - MPE TO (2012) Com relação à administração pública, a licitações e contratos administrativos,

Leia mais

PARCERIAS NA OFERTA DE SERVIÇOS PÚBLICOS. Roteiro de aula Curso: Parcerias na Administração Pública DES0417 Noturno 2014

PARCERIAS NA OFERTA DE SERVIÇOS PÚBLICOS. Roteiro de aula Curso: Parcerias na Administração Pública DES0417 Noturno 2014 PARCERIAS NA OFERTA DE SERVIÇOS PÚBLICOS Roteiro de aula Curso: Parcerias na Administração Pública DES0417 Noturno 2014 Concessões Oferta de SERVIÇOS PÚBLICOS Parcerias público-privadas Autorizações Caso

Leia mais

Direito. Administrativo. Serviços públicos

Direito. Administrativo. Serviços públicos Direito Administrativo Serviços públicos Serviços Públicos - Constituição Federal Art. 175. Incumbe ao Poder Público, na forma da lei, diretamente ou sob regime de concessão ou permissão, sempre através

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO

DIREITO ADMINISTRATIVO DIREITO ADMINISTRATIVO Serviços Públicos Prof.ª Tatiana Marcello Conceito José dos Santos Carvalho Filho toda atividade prestada pelo Estado ou por seus delegados, basicamente sob regime jurídico de direito

Leia mais

I - O ESTADO, A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA, O DIREITO ADMINISTRATIVO E O REGIME JURÍDICO- ADMINISTRATIVO

I - O ESTADO, A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA, O DIREITO ADMINISTRATIVO E O REGIME JURÍDICO- ADMINISTRATIVO Direito Administrativo Sumário Capítulo I - O ESTADO, A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA, O DIREITO ADMINISTRATIVO E O REGIME JURÍDICO- ADMINISTRATIVO 1. Estado: conceito, evolução e transformações... 17 2. Administração

Leia mais

Direito Administrativo Prof. Aloísio Zimmer

Direito Administrativo Prof. Aloísio Zimmer SERVIÇOS PÚBLICOS (CONTINUAÇÃO) Concessão Comum: tem como referência a lei n. 8987/1995, ou seja, contratos que abrangem a realização de obra e serviço público, mas o prazo do vínculo depende de leis específicas

Leia mais

SYLVIA ZANELLA DI PIETRO. OP. CIT., P.102.)

SYLVIA ZANELLA DI PIETRO. OP. CIT., P.102.) Professor APRESENTAÇÃO DO PROFESSOR-CURSO Paulo Henrique de Oliveira E-mail: phdoliveira@yahoo.com.br Facebook: https://www.facebook.com/professorpaulohenriquedeoliveira Instagram:@profpholiveira Twitter:

Leia mais

Nesta aula vamos finalizar o estudo da lei nº 8.987/95, fechando com as colocações sobre. rescisão.

Nesta aula vamos finalizar o estudo da lei nº 8.987/95, fechando com as colocações sobre. rescisão. Curso/Disciplina: Direito Administrativo / 2017 Aula: Rescisão da Concessão/ Extinção da Permissão/ Parceria Público Privada PPP/ Aula 21 Professor: Luiz Jungstedt Monitora: Kelly Silva Aula 21 rescisão.

Leia mais

Contratos Administrativos

Contratos Administrativos Contratos Administrativos Principais Características do Contrato Administrativo Cláusulas Exorbitantes Duração dos Contratos Extinção do Contrato Rescisão e Anulação RAD 2601 Direito Administrativo Professora

Leia mais

LEI Nº 4.211, DE 13 DE SETEMBRO DE 2013 CAPÍTULO I DO OBJETO E DO ÂMBITO DE APLICAÇÃO

LEI Nº 4.211, DE 13 DE SETEMBRO DE 2013 CAPÍTULO I DO OBJETO E DO ÂMBITO DE APLICAÇÃO LEI Nº 4.211, DE 13 DE SETEMBRO DE 2013 Dispõe sobre Programa Municipal de Parceria Público-Privada e dá outras providências. seguinte lei: A Câmara Municipal de Ituiutaba decreta e eu sanciono a CAPÍTULO

Leia mais

CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER. Direito Administrativo Licitações e Parceria Público-Privada. Período

CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER. Direito Administrativo Licitações e Parceria Público-Privada. Período CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER Licitações e Parceria Público-Privada Magistratura Federal Período 2008 2016 1) CESPE - JUIZ FEDERAL - TRF 2 (2013) Mediante lei sancionada em 2004, o Brasil adotou a PPP

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo facebook.com/professoratatianamarcello facebook.com/tatiana.marcello.7 @tatianamarcello DIREITO ADMINISTRATIVO Serviços Públicos Prof.ª Tatiana Marcello Conceito José dos Santos

Leia mais

} CONCEITO: } C.A.B.M: é um tipo de avença entre a administração e. } H.L.M: é o ajuste que a administração pública, agindo

} CONCEITO: } C.A.B.M: é um tipo de avença entre a administração e. } H.L.M: é o ajuste que a administração pública, agindo Prof. Marcia Alves } CONCEITO: } C.A.B.M: é um tipo de avença entre a administração e terceiros na qual, por força da lei, de cláusulas pactuadas ou do tipo de objeto, a permanência do vínculo e das condições

Leia mais

PPPs PARCERIAS PÚBLICO-PRIVADAS. DARCI FERNANDES PIMENTEL Advogada, Especialista em Direito Público

PPPs PARCERIAS PÚBLICO-PRIVADAS. DARCI FERNANDES PIMENTEL Advogada, Especialista em Direito Público PPPs PARCERIAS PÚBLICO-PRIVADAS DARCI FERNANDES PIMENTEL Advogada, Especialista em Direito Público 1 PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS PÚBLICOS, DIRETA E INDIRETA: CONCESSÕES E PERMISSÕES 1.1 FUNDAMENTO CONSTITUCIONAL:

Leia mais

PONTO 1: Distinção entre Concessão e Permissão PONTO 2: Formas de Extinção da Concessão e Permissão 1. DISTINÇÃO ENTRE CONCESSÃO E PERMISSÃO

PONTO 1: Distinção entre Concessão e Permissão PONTO 2: Formas de Extinção da Concessão e Permissão 1. DISTINÇÃO ENTRE CONCESSÃO E PERMISSÃO 1 DIREITO ADMINISTRATIVO PONTO 1: Distinção entre Concessão e Permissão PONTO 2: Formas de Extinção da Concessão e Permissão 1. DISTINÇÃO ENTRE CONCESSÃO E PERMISSÃO 1.1 CONCESSÃO A concessão é um contrato

Leia mais

PROJETO DE LEI CAPÍTULO I DO OBJETO E ÂMBITO DE APLICAÇÃO

PROJETO DE LEI CAPÍTULO I DO OBJETO E ÂMBITO DE APLICAÇÃO VERS ÃO FINAL ENVIADA AO CONGRESSO NACIONAL PROJETO DE LEI Institui normas gerais para licitação e contratação de parceria públicoprivada, no âmbito da administração pública. O CONGRESSO NACIONAL decreta:

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO

DIREITO ADMINISTRATIVO DIREITO ADMINISTRATIVO Contratos administrativos Parte 1 Prof. Denis França Duração e prorrogação dos contratos administrativos (art. 57): toda despesa pública deve estar prevista no orçamento, que é anual,

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo Conceito, Espécie e Características Professor Cristiano de Souza www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Administrativo CONTRATOS ADMINISTRATIVOS Noções Gerais CONTRATOS DA ADMINISTRAÇÃO

Leia mais

LEGISLAÇÃO APLICADA ÀS PPPS E CONCESSÕES Prof a Fernanda Meirelles

LEGISLAÇÃO APLICADA ÀS PPPS E CONCESSÕES Prof a Fernanda Meirelles LEGISLAÇÃO APLICADA ÀS PPPS E CONCESSÕES Prof a Fernanda Meirelles O CONCEITO JURÍDICO DAS CONCESSÕES E PARCERIAS PÚBLICO-PRIVADAS PARTE II CONTEXTO HISTÓRICO Estado Nacional Desenvolvimentista: - controle

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO LEI 8.666/93. Prof. Luís Gustavo. Fanpage: Luís Gustavo Bezerra de Menezes

DIREITO ADMINISTRATIVO LEI 8.666/93. Prof. Luís Gustavo. Fanpage: Luís Gustavo Bezerra de Menezes DIREITO ADMINISTRATIVO LEI 8.666/93 Prof. Luís Gustavo Fanpage: Luís Gustavo Bezerra de Menezes Periscope: @ProfLuisGustavo Licitações & Contratos Administrativos CONTRATOS ADMINISTRATIVOS 1) Contrato

Leia mais

Curso/Disciplina: Direito Administrativo / 2017 Aula: Tipos de PPP / Aula 22 Professor: Luiz Jungstedt Monitora: Kelly Silva Aula 22

Curso/Disciplina: Direito Administrativo / 2017 Aula: Tipos de PPP / Aula 22 Professor: Luiz Jungstedt Monitora: Kelly Silva Aula 22 Curso/Disciplina: Direito Administrativo / 2017 Aula: Tipos de PPP / Aula 22 Professor: Luiz Jungstedt Monitora: Kelly Silva Aula 22 Nesta aula vamos trabalhar em separada a PPP concessão patrocinada e

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo Da Inexecução, da Rescisão do Contrato e da Prorrogação do Contrato Professor Leandro Roitman www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Administrativo DA INEXECUÇÃO, DA RESCISÃO DO

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO

DIREITO ADMINISTRATIVO DIREITO ADMINISTRATIVO AULA 4/4 LICITAÇÃO CONTRATOS ADMINISTRATIVOS LICITAÇÃO Licitação - Leis nº 8.666 de 21 de junho de 1993 e nº 10.520, de 17 de julho de 2002. 1. Conceito 2. Princípios 3. Objetivo

Leia mais

Regulação dos contratos de concessão e de PPP: teoria regulatória e a experiência da Agência Reguladora ARES-PCJ

Regulação dos contratos de concessão e de PPP: teoria regulatória e a experiência da Agência Reguladora ARES-PCJ Regulação dos contratos de concessão e de PPP: teoria regulatória e a experiência da Agência Reguladora ARES-PCJ CURSO DE INTRODUÇÃO À REGULAÇÃO Americana/SP, 28 de junho de 2018 Carlos Roberto de Oliveira

Leia mais

SERVIÇOS PÚBLICOS: A busca pela Qualidade, Universalização e Transparência

SERVIÇOS PÚBLICOS: A busca pela Qualidade, Universalização e Transparência SERVIÇOS PÚBLICOS: A busca pela Qualidade, Universalização e Transparência Gustavo Eugenio Maciel Rocha AZEVEDO SETTE ADVOGADOS Brasil Digital Telebrasil 2007 51º Painel Telebrasil Ordenamento normativo

Leia mais

Sumário. Nota à décima primeira edição... 17

Sumário. Nota à décima primeira edição... 17 Nota à décima primeira edição... 17 Capítulo I O Direito Administrativo, a Administração Pública e o regime jurídico-administrativo... 19 1. O direito administrativo... 19 1. Origem e desenvolvimento do

Leia mais

Elementos de Controle na Licitação e Execução de Contratos

Elementos de Controle na Licitação e Execução de Contratos Elementos de Controle na Licitação e Execução de Contratos Folha de São Paulo 25.07.2016 Plano Normativo de Referência Lei nº 11.079/2004 - PPP Lei Complementar nº 101/2000 - LRF Instrução Normativa

Leia mais

Apresentação da Disciplina

Apresentação da Disciplina II: APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA, SISTEMAS DE AVALIAÇÃO, REGRAS E INTRODUÇÃO AO II Prof. Thiago Gomes Apresentação da Disciplina 1. IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA Direito Administrativo II 2. PROFESSOR Me.

Leia mais

IMPLEMENTAÇÃO DE PROJETOS DE INFRAESTRUTURA. Prof. Lucas Navarro Prado

IMPLEMENTAÇÃO DE PROJETOS DE INFRAESTRUTURA. Prof. Lucas Navarro Prado IMPLEMENTAÇÃO DE PROJETOS DE INFRAESTRUTURA Prof. Lucas Navarro Prado CONTEXTUALIZAÇÃO: DO MODELO DE OBRA PÚBLICA À UTILIZAÇÃO DAS CONCESSÕES/PPP NA IMPLEMENTAÇÃO DE PROJETOS DE INFRAESTRUTURA PAPEL DO

Leia mais

SUMÁRIO. 9 1-ESTADO, ADMINlSTRAÇÃO PÚBLICA E DIREITO ADMINISTRATIVO..

SUMÁRIO. 9 1-ESTADO, ADMINlSTRAÇÃO PÚBLICA E DIREITO ADMINISTRATIVO.. SUMÁRIO Prefácio à primeira edição -LuIz FLAvIO GOMES 9 1-ESTADO, ADMINlSTRAÇÃO PÚBLICA E DIREITO ADMINISTRATIVO 1. Da contextualização da Administração Pública no Estado de Direito contemporâneo 21 2.

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo SERVIÇOS PÚBLIVOS (CONTINUAÇÃO) Formas de extinção dos contratos de Concessão e Permissão: Concessão (artigo 35 da lei n. 8987/1995) 1 : o rol do referido artigo vale para qualquer tipo de concessão (administrativa,

Leia mais

AULA 08 ª TARIFA PÚBLICA. G Quem fixa o valor da tarifa? Dispõe o art.9º, caput, da Lei 8987\95:

AULA 08 ª TARIFA PÚBLICA. G Quem fixa o valor da tarifa? Dispõe o art.9º, caput, da Lei 8987\95: Turma e Ano: Flex A (2014) Matéria / Aula: Direito Administrativo / Aula 08 Professora: Luiz Oliveira Castro Jungstedt Monitora: Mariana Simas de Oliveira AULA 08 CONTEÚDO DA AULA: 2 setor do Estado Gerencial.

Leia mais

REVISÃO FCC Direito Administrativo Elisa Faria REVISÃO FCC

REVISÃO FCC Direito Administrativo Elisa Faria REVISÃO FCC ORGANIZAÇÃO ADMINISTRATIVA PRINCÍPIOS AGENTES PÚBLICOS LEI 8112 IMPROBIDADE PROCESSO ADMINISTRATIVO ATOS ADMINISTRATIVOS PODERES ADMINISTRATIVOS RESPONSABILIDADE CIVIL DO ESTADO

Leia mais

Turma e Ano: Turma Regular Master A. Matéria / Aula: Direito Administrativo 08. Professor: Luiz Oliveira Carlos Jungested

Turma e Ano: Turma Regular Master A. Matéria / Aula: Direito Administrativo 08. Professor: Luiz Oliveira Carlos Jungested Turma e Ano: Turma Regular Master A Matéria / Aula: Direito Administrativo 08 Professor: Luiz Oliveira Carlos Jungested Monitora: Beatriz Moreira Souza Segundo Setor da Administração Pública: Caracteriza-se

Leia mais

Lei Federal nº 8.987/95

Lei Federal nº 8.987/95 Lei Federal nº 8.987/95 (Atualizada pela Lei Federal nº 9.648/98, de 28 de maio de 1998) SUMÁRIO CAPÍTULO I Das Disposições Preliminares... 03 CAPÍTULO II Do Serviço Adequado... 04 CAPÍTULO III Dos Direitos

Leia mais

LEI Nº 8.987, DE 13 DE FEVEREIRO DE

LEI Nº 8.987, DE 13 DE FEVEREIRO DE Lei 8.987 - Concessão LEI Nº 8.987, DE 13 DE FEVEREIRO DE 1995. Dispõe sobre o regime de concessão e permissão da prestação de serviços públicos previsto no art. 175 da Constituição Federal, e dá outras

Leia mais

Sumário NOTA À DÉCIMA QUARTA EDIÇÃO... 17

Sumário NOTA À DÉCIMA QUARTA EDIÇÃO... 17 NOTA À DÉCIMA QUARTA EDIÇÃO... 17 Capítulo I O DIREITO ADMINISTRATIVO, A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA E O REGIME JURÍDICO-ADMINISTRATIVO... 19 1. O Direito Administrativo... 19 1.1. Origem e desenvolvimento do

Leia mais

SERVIÇOS PÚBLICOS CONCEITO

SERVIÇOS PÚBLICOS CONCEITO SERVIÇOS PÚBLICOS CONCEITO A CONSTITUIÇÃO FEDERAL DISPÕE EXPRESSAMENTE QUE INCUMBE AO PODER PÚBLICO A PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS PÚBLICOS. DESTARTE, NÃO É TAREFA FÁCIL DEFINIR O SERVIÇO PÚBLICO, POIS SUA NOÇÃO

Leia mais

AULA 10: CONTRATOS ADMINISTRATIVOS

AULA 10: CONTRATOS ADMINISTRATIVOS AULA 10: CONTRATOS ADMINISTRATIVOS Professor Thiago Gomes 1. NOS CAPÍTULOS ANTERIORES... 2. CONTEXTUALIZAÇÃO O QUE VEM NA MENTE QUANDO OUVIMOS A PALAVRA CONTRATOS ADMINISTRATIVOS? 1 1. CONCEITO - CONTRATOS

Leia mais

COMENTÁRIO DAS QUESTÕES DA PROVA PARA AFRE RS BANCA FUNDATEC

COMENTÁRIO DAS QUESTÕES DA PROVA PARA AFRE RS BANCA FUNDATEC COMENTÁRIO DAS QUESTÕES DA PROVA PARA AFRE RS BANCA FUNDATEC DIREITO ADMINISTRATIVO QUESTÃO 32 Os atos administrativos estão sujeitos a um regime jurídico especial, que se traduz pela conjugação de certos

Leia mais

Direito Administrativo. Serviços Públicos. Professor Leandro Velloso

Direito Administrativo. Serviços Públicos. Professor Leandro Velloso Direito Administrativo Professor Leandro Velloso www.leandrovelloso.com.br www.colecaooab.com.br leovelloso@hotmail.com Conceituação Serviços Públicos Prestação estatal direta ou indireta dirigida à coletividade

Leia mais

Aula nº. 26 CARACTERÍSTICAS CONTRATUAIS E CLÁUSULAS EXORBITANTES.

Aula nº. 26 CARACTERÍSTICAS CONTRATUAIS E CLÁUSULAS EXORBITANTES. Curso/Disciplina: Direito Administrativo Objetivo Aula: Características Contratuais e Cláusulas Exorbitantes. - 26 Professor(a): Luís Eduardo Monitor(a): Bruna Paixão Aula nº. 26 CARACTERÍSTICAS CONTRATUAIS

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO

DIREITO ADMINISTRATIVO DIREITO ADMINISTRATIVO 01. De acordo com a Constituição Federal, constituem princípios aplicáveis à Administração Pública os da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência. Tais princípios

Leia mais

BLOCO 11 CONTRATOS ADMINISTRATIVOS PARTE I

BLOCO 11 CONTRATOS ADMINISTRATIVOS PARTE I BLOCO 11 CONTRATOS ADMINISTRATIVOS PARTE I Conceito: é a convenção estabelecida entre duas ou mais pessoas para constituir, regular ou extinguir entre elas uma relação jurídica patrimonial, tendo sempre

Leia mais

Concessões Públicas - Consolidação - LEI LEI Nº 8.987, DE 13 DE FEVEREIRO DE 1995 (DOU , republicação consolidada DOU

Concessões Públicas - Consolidação - LEI LEI Nº 8.987, DE 13 DE FEVEREIRO DE 1995 (DOU , republicação consolidada DOU Concessões Públicas - Consolidação - LEI 8987-95 LEI Nº 8.987, DE 13 DE FEVEREIRO DE 1995 (DOU 14.02.1995, republicação consolidada DOU 28.09.1998) Dispõe sobre o regime de concessão e permissão da prestação

Leia mais

MARIA SYLVIA ZANELLA DI PIETRO

MARIA SYLVIA ZANELLA DI PIETRO Embora não seja fácil conceituar o serviço público, dada a variedade de aspectos que podem ser levados em consideração, a doutrina mais moderna aponta algumas definições, que serão abaixo apresentadas:

Leia mais

Concessão de Serviço Público e Parceria Público-Privada

Concessão de Serviço Público e Parceria Público-Privada Concessão de Serviço Público e Parceria Público-Privada Câmara de Transporte e Logística FIESC Florianópolis/SC 26 de julho de 2012 Histórico O Reino Unido foi o pioneiro na institucionalização financeira,

Leia mais

SUMÁRIO 4. ATOS ADMINISTRATIVOS

SUMÁRIO 4. ATOS ADMINISTRATIVOS SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO 1.1 Direito administrativo histórico 1.2 Contextualização histórica 1.3 Conceito 1.4 Órgãos e funções 1.4.1 Distribuição das funções entre os poderes do Estado, nos termos da CF/1988

Leia mais

LEI Nº 8.987, DE 13 DE FEVEREIRO DE 1995 (*) O PRESIDENTE DA REPÚBLICA Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte lei:

LEI Nº 8.987, DE 13 DE FEVEREIRO DE 1995 (*) O PRESIDENTE DA REPÚBLICA Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte lei: (*) Vide alterações e inclusões no final do texto. LEI Nº 8.987, DE 13 DE FEVEREIRO DE 1995 (*) O PRESIDENTE DA REPÚBLICA Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte lei: CAPÍTULO

Leia mais

Aula 18 PRINCÍPIOS QUE NORTEIAM A DELEGAÇÃO DE SERVIÇO PÚBLICO:

Aula 18 PRINCÍPIOS QUE NORTEIAM A DELEGAÇÃO DE SERVIÇO PÚBLICO: Curso/Disciplina: Direito Administrativo / 2017 Aula: Princípios do Serviço Público / Aula 18 Professor: Luiz Jungstedt Monitora: Kelly Silva Aula 18 PRINCÍPIOS QUE NORTEIAM A DELEGAÇÃO DE SERVIÇO PÚBLICO:

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo Vigência Contratos Administrativos Professor Leandro Roitman www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Administrativo VIGÊNCIA CONTRATOS ADMINISTRATIVOS CAPÍTULO III DOS CONTRATOS Seção

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO

DIREITO ADMINISTRATIVO ACOMPANHAMENTO PLENUS -------------------------------------------------------------- DIREITO ADMINISTRATIVO SEMANA 6 CADERNO ESTRATÉGICO DE AÇÃO #SouPlenus #TôChegandoDefensoria #TôDentro Olá, amigos e

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA

PROGRAMA DE DISCIPLINA Faculdade Anísio Teixeira de Feira de Santana Autorizada pela Portaria Ministerial nº 552 de 22 de março de 2001 e publicada no Diário Oficial da União de 26 de março de 2001. Endereço: Rua Juracy Magalhães,

Leia mais

SUMÁRIO ABREVIATURAS E SIGLAS

SUMÁRIO ABREVIATURAS E SIGLAS SUMÁRIO ABREVIATURAS E SIGLAS 1. REGIME JURÍDICO DA ADMINISTRAÇÃO 1.1 Função administrativa definição 1.2 Direitos e deveres da Administração 1.3 Questões correlatas 2. PRINCÍPIOS CONSTITUCIONAIS DA ADMINISTRAÇÃO

Leia mais

CONTRATAÇÃO DOS SERVIÇOS DE SANEAMENTO BÁSICO

CONTRATAÇÃO DOS SERVIÇOS DE SANEAMENTO BÁSICO NOTA TÉCNICA Nº 001/2011 Brasília, 16 de março de 2011. ÁREA: Saneamento Área de Desenvolvimento Urbano TÍTULO: Contratação dos serviços de saneamento básico REFERÊNCIA(S): Lei nº 11.445/2010, Decreto

Leia mais

Prefeitura Municipal de Porto Alegre. LEI Nº 9.875, de 08 de dezembro de Capítulo I DO OBJETO E DO ÂMBITO DE APLICAÇÃO

Prefeitura Municipal de Porto Alegre. LEI Nº 9.875, de 08 de dezembro de Capítulo I DO OBJETO E DO ÂMBITO DE APLICAÇÃO Prefeitura Municipal de Porto Alegre LEI Nº 9.875, de 08 de dezembro de 2005. Dispõe sobre o Programa Municipal de Parcerias Público-Privadas, cria o Comitê Gestor de Parcerias Público-Privadas do Município

Leia mais

NOTA À DÉCIMA QUINTA EDIÇÃO...

NOTA À DÉCIMA QUINTA EDIÇÃO... SUMÁRIO NOTA À DÉCIMA QUINTA EDIÇÃO... 5 Capítulo I O DIREITO ADMINISTRATIVO, A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA E O REGIME JURÍDICO-ADMINISTRATIVO... 21 1. O direito administrativo... 21 1.1. Origem e desenvolvimento

Leia mais

BLOCO 11 E BLOCO 12 CONTRATOS ADMINISTRATIVOS

BLOCO 11 E BLOCO 12 CONTRATOS ADMINISTRATIVOS BLOCO 11 E BLOCO 12 CONTRATOS ADMINISTRATIVOS Conceito: é a convenção estabelecida entre duas ou mais pessoas para constituir, regular ou extinguir entre elas uma relação jurídica patrimonial, tendo sempre

Leia mais

SEMINÁRIO AMBIENTE DE NEGÓCIOS:

SEMINÁRIO AMBIENTE DE NEGÓCIOS: SEMINÁRIO AMBIENTE DE NEGÓCIOS: SEGURANÇA JURÍDICA, TRANSPARÊNCIA E SIMPLICIDADE Sérgio Guerra Mudanças institucionais nas contratações públicas 23 de setembro de 2016 REGIMES DE CONTRATAÇÕES 1993 Licitações

Leia mais

SUMÁRIO. CAPÍTULO IV ÓRGÃOS E AGENTES PÚBLICOS 1. Órgãos públicos

SUMÁRIO. CAPÍTULO IV ÓRGÃOS E AGENTES PÚBLICOS 1. Órgãos públicos SUMÁRIO CAPÍTULO I NOÇÕES INTRODUTÓRIAS 1. Funções estatais 2. Conceito e objeto do direito administrativo 3. Codificação e fontes do direito administrativo 4. Sistemas administrativos: sistema inglês

Leia mais

AULA 09. Do parágrafo único observa-se a força do princípio da continuidade do serviço

AULA 09. Do parágrafo único observa-se a força do princípio da continuidade do serviço Turma e Ano: Flex A (2014) Matéria / Aula: Direito Administrativo / Aula 09 Professora: Luiz Oliveira Castro Jungstedt Monitora: Mariana Simas de Oliveira AULA 09 CONTEÚDO DA AULA: Extinção da Concessão.

Leia mais

LICITAÇÕES: NOÇÕES GERAIS (AULA 2)

LICITAÇÕES: NOÇÕES GERAIS (AULA 2) LICITAÇÕES: NOÇÕES GERAIS (AULA 2) 1. Conceito A administração para prestar serviço aos seus administrados necessita contratar bens e serviços. Ocorre que essa contratação, em decorrência do princípio

Leia mais

ESTADO DA BAHIA PREFEITURA MUNICIPAL DE MIRANGABA

ESTADO DA BAHIA PREFEITURA MUNICIPAL DE MIRANGABA LEI Nº 323, DE 19 DE MARÇO DE 2019 INSTITUI O PROGRAMA MUNICIPAL DE PARCERIAS PÚBLICO-PRIVADAS, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS. O PREFEITO DO MUNICÍPIO DE MIRANGABA BA, no uso das prerrogativas que lhe são estabelecidas

Leia mais

SUMÁRIO CAPÍTULO I NOÇÕES INTRODUTÓRIAS

SUMÁRIO CAPÍTULO I NOÇÕES INTRODUTÓRIAS SUMÁRIO CAPÍTULO I NOÇÕES INTRODUTÓRIAS 1. Funções estatais 2. Conceito e objeto do direito administrativo 3. Codificação e fontes do direito administrativo 4. Sistemas administrativos: sistema inglês

Leia mais

SUMÁRIO. Primeira parte A ORGANIZAÇÃO ADMINISTRATIVA E O ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO

SUMÁRIO. Primeira parte A ORGANIZAÇÃO ADMINISTRATIVA E O ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO SUMÁRIO ABREVIATURAS INTRODUÇÃO Primeira parte A ORGANIZAÇÃO ADMINISTRATIVA E O ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO Capítulo I AS TRANSFORMAÇÕES DO ESTADO E A ORGANIZAÇÃO ADMINISTRATIVA MODERNA 1.1. Estado Liberal,

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER Direito Administrativo Delegado da Polícia Federal Período: 2004-2016 Sumário Direito Administrativo... 3 Princípios Administrativo... 3 Ato Administrativo... 3 Organização

Leia mais

A DESCENTRALIZAÇÃO NA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS PÚBLICOS

A DESCENTRALIZAÇÃO NA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS PÚBLICOS INTRODUÇÃO 1 DA PRIVATIZAÇÃO 1.1 Noção 1.2 Fundamentos 1.2.1 Crescimento desmesurado do Estado: o Estado Social de Direito 1.2.2 Consequências negativas da instauração do Estado Social de Direito 1.2.3

Leia mais

ANEXO X GLOSSÁRIO. Página 1 de 8

ANEXO X GLOSSÁRIO. Página 1 de 8 ANEXO X GLOSSÁRIO Página 1 de 8 1. Para os fins do disposto neste EDITAL, entende-se por: ACESSIBILIDADE: condição para utilização, por qualquer pessoa (seja ela portadora ou não de deficiência ou com

Leia mais

CAPÍTULO 1 PRINCÍPIOS...

CAPÍTULO 1 PRINCÍPIOS... Sumário CAPÍTULO 1 PRINCÍPIOS... 15 1. Princípios básicos... 15 1.1. Princípio da Supremacia do Interesse Público sobre o privado... 15 1.2. Princípio da Indisponibilidade do Interesse Público... 15 2.

Leia mais

comum natural contraprestação

comum natural contraprestação CONCESSÕES E PPP NO FINANCIAMENTO DOS TRANSPORTES 2 1. O Projeto BR 116/423 1. Minuta do edital 2. Estudo de Viabilidade da PPP 3. Concessão patrocinada 4. Concessão administrativa 2. A escolha da concessão

Leia mais

Direito Administrativo Procurador Legislativo 2ª fase

Direito Administrativo Procurador Legislativo 2ª fase CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER Direito Administrativo Procurador Legislativo 2ª fase PPP Parceria Público Privada 1) FCC - Proc (MP TCE-SP)/TCE-SP/2011 Em relação aos contratos de parcerias público-privadas

Leia mais

PONTO 7: Serviços Públicos. O conceito de serviço público abrange três aspectos.

PONTO 7: Serviços Públicos. O conceito de serviço público abrange três aspectos. PONTO 7: Serviços Públicos 7.1 CONTINUAÇÃO... O conceito de serviço público abrange três aspectos. a) ASPECTO MATERIAL: para que algo seja considerado serviço público deve proporcionar uma ventagem ao

Leia mais

O contrato administrativo mescla, portanto, características do contrato privado e do regime jurídico de direito público.

O contrato administrativo mescla, portanto, características do contrato privado e do regime jurídico de direito público. A noção de contrato administrativo deriva da ideia de contrato do direito privado. Assim, iniciando o estudo pelas características de um contrato de direito privado, temos algumas de suas características

Leia mais

AULA 07 2º SETOR DO ESTADO GERENCIAL BRASILEIRO. O art.175 da CRFB\88 é a grande referência para o segundo setor:

AULA 07 2º SETOR DO ESTADO GERENCIAL BRASILEIRO. O art.175 da CRFB\88 é a grande referência para o segundo setor: Turma e Ano: Flex A (2014) Matéria / Aula: Direito Administrativo / Aula 07 Professora: Luiz Oliveira Castro Jungstedt Monitora: Mariana Simas de Oliveira AULA 07 CONTEÚDO DA AULA: 2 setor do Estado Gerencial.

Leia mais

SERVIÇOS PÚBLICOS. Visão do contexto constitucional da prestação de serviços públicos:

SERVIÇOS PÚBLICOS. Visão do contexto constitucional da prestação de serviços públicos: SERVIÇOS PÚBLICOS 1 - Titularidade dos serviços públicos: Sempre do poder público (Abordagem constitucional art. 175): Incumbe ao Poder Público, na forma da lei, diretamente ou sob regime de concessão

Leia mais

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 30/360

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 30/360 1 DEMAIS SIMULADOS NO LINK ABAIXO CLIQUE AQUI REDE SOCIAL SIMULADO 30/360 ADMINISTRATIVO INSTRUÇÕES TEMPO: 30 MINUTOS MODALIDADE: CERTO OU ERRADO 30 QUESTÕES CURTA NOSSA PÁGINA MATERIAL LIVRE Este material

Leia mais

Para refletir: Concurso Público: a dor é temporária; o cargo é para sempre. William Douglas

Para refletir: Concurso Público: a dor é temporária; o cargo é para sempre. William Douglas Ola!! Prezados Alunos. E ai? Estão gostando dos simulados? Estão sendo produtivos? A finalidade maior é não deixar você descuidar de revisões. Para refletir: Concurso Público: a dor é temporária; o cargo

Leia mais

O DIREITO ADMINISTRATIVO, A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA E O REGIME JURÍDI- CO-ADMINISTRATIVO...

O DIREITO ADMINISTRATIVO, A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA E O REGIME JURÍDI- CO-ADMINISTRATIVO... Sumário Capítulo I O DIREITO ADMINISTRATIVO, A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA E O REGIME JURÍDI- CO-ADMINISTRATIVO... 19 1. O DIREITO ADMINISTRATIVO... 19 1.1. Origem e Desenvolvimento do Direito Administrativo...

Leia mais

ACOMPANHAMENTO PLENUS PROCURADORIAS DIREITO ADMINISTRATIVO SEMANA 6 SINOPSE DE ESTUDO

ACOMPANHAMENTO PLENUS PROCURADORIAS DIREITO ADMINISTRATIVO SEMANA 6 SINOPSE DE ESTUDO ACOMPANHAMENTO PLENUS PROCURADORIAS DIREITO ADMINISTRATIVO SEMANA 6 SINOPSE DE ESTUDO SUMÁRIO Capítulo 1 SERVIÇOS PÚBLICOS... 3 1.1 CONCEITO... 3 1.2 PRINCÍPIOS... 3 1.3 CLASSIFICAÇÃO... 9 1.4 FORMAS DE

Leia mais

Aula nº. 36. Art. 3o O consórcio público será constituído por contrato cuja celebração dependerá da prévia subscrição de protocolo de intenções.

Aula nº. 36. Art. 3o O consórcio público será constituído por contrato cuja celebração dependerá da prévia subscrição de protocolo de intenções. Curso/Disciplina: Noções de Direito Administrativo Aula: Consórcio 36 Professor(a): Leandro Velloso Monitor(a): Nairim Machado Palma Aula nº. 36 CONSÓRCIOS PÚBLICOS LEI 11.107/05 Conceito: o consórcio

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos LEI Nº 8.987, DE 13 DE FEVEREIRO DE 1995. Dispõe sobre o regime de concessão e permissão da prestação de serviços públicos previsto

Leia mais

Responsabilidade Civil do Estado:

Responsabilidade Civil do Estado: Responsabilidade Civil do Estado: Tema: A RCE nas Concessões de Serviços Públicos e nas PPPs PROF. DR. GUSTAVO JUSTINO DE OLIVEIRA Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP) São Paulo (SP),

Leia mais

Material Complementar Direito Administrativo Prof. Luís Gustavo

Material Complementar Direito Administrativo Prof. Luís Gustavo Analista Material Complementar Direito Administrativo Prof. Luís Gustavo Direito Administrativo Aula XX SERVIÇOS PÚBLICOS Serviços Públicos (Lei nº 8.987/95) 1. BASE CONSTITUCIONAL E REGULAMENTAÇÃO LEGAL:

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA SCL SISTEMA DE COMPRAS, LICITAÇÕES E CONTRATOS Nº 005/2015.

INSTRUÇÃO NORMATIVA SCL SISTEMA DE COMPRAS, LICITAÇÕES E CONTRATOS Nº 005/2015. INSTRUÇÃO NORMATIVA SCL SISTEMA DE COMPRAS, LICITAÇÕES E CONTRATOS Nº 005/2015. DISPÕE SOBRE ORIENTAÇÃOES PARA DISCIPLINAR E PADRONIZAR O PROCEDIMENTO DE ELABORAÇÃO DO PROJETO DE LEI DE CONCESSÃO E PERMISSÃO

Leia mais

Regulação dos Serviços de Limpeza Urbana e de Manejo de Resíduos Sólidos

Regulação dos Serviços de Limpeza Urbana e de Manejo de Resíduos Sólidos ABES-MG Belo Horizonte Junho de 2013 Regulação dos Serviços de Limpeza Urbana e de Manejo de Resíduos Sólidos Eng. Marcos Helano Fernandes Montenegro Legislação relevante Lei nº 8.666, de de 21 de junho

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO 2013

DIREITO ADMINISTRATIVO 2013 DIREITO ADMINISTRATIVO 2013 31. Dentre as características passíveis de serem atribuídas aos contratos de concessão de serviço público regidos pela Lei no 8.987/95, pode-se afirmar corretamente que há (a)

Leia mais

DIREITO AMBIENTAL. Proteção do meio ambiente em normas infraconstitucionais

DIREITO AMBIENTAL. Proteção do meio ambiente em normas infraconstitucionais DIREITO AMBIENTAL Proteção do meio ambiente em normas infraconstitucionais Diretrizes Nacionais de Saneamento Básico Lei nº 11.445/2007- Parte 3 Prof. Rodrigo Mesquita Art. 241. A União, os Estados, o

Leia mais