CADERNO DE RESPOSTA RESPOSTAS ESPERADAS PELAS BANCAS ELABORADORAS 2ª FASE PROVA DISCURSIVA ESPECÍFICA CURSO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "CADERNO DE RESPOSTA RESPOSTAS ESPERADAS PELAS BANCAS ELABORADORAS 2ª FASE PROVA DISCURSIVA ESPECÍFICA CURSO"

Transcrição

1 PROCESSO SELETIVO UEG 2012/2 Domingo, 3 de junho de CADERNO DE RESPOSTA 2ª FASE PROVA DISCURSIVA ESPECÍFICA Grupo Ciências Sociais Aplicadas e outras - CSOA CURSO Arquitetura e Urbanismo RESPOSTAS ESPERADAS PELAS BANCAS ELABORADORAS

2 2 LÍNGUA PORTUGUESA Leia o texto para responder às questões 1 e 2. E se um asteroide... E se um asteroide fosse se chocar com a Terra, e não houvesse nada a fazer para evitar o nosso fim? Como nos comportaríamos? Nos convenceríamos, finalmente, de que somos uma única espécie frágil num planeta precário e viveríamos nossos últimos anos em fraternidade e paz, ou reverteríamos ao nosso cerne básico e calhorda, agora sem qualquer disfarce? Nos tribalizaríamos ainda mais ou descobriríamos nossa humanidade comum, e como eram ridículas as nossas diferenças? Como os cientistas nos diriam até o segundo exato do choque com o asteroide com alguns meses de antecedência, seríamos a primeira geração sobre a Terra a viver com a certeza universal e pré-medida do seu fim e a última, claro. Muitas seitas através da história e até hoje estabeleceram a hora e o modo de o mundo acabar e se prepararam para o evento. Nós seríamos os primeiros com evidência científica do fim, em vez de crença, o que nos levaria a tratar a ciência como hoje muitos tratam as crenças. Pois só a desmoralização total da ciência, só chamar o sistema métrico de ocultismo e termodinâmica de feitiçaria, nos daria a esperança de que os cálculos estivessem errados e o asteroide, afinal, passaria longe. Se existissem foguetes salvadores e bases na Lua e em Marte esperando os sobreviventes, estaríamos diante de outra situação Titanic. Quem vai nos foguetes? (Nada de mulheres e crianças intelectuais primeiro!) Tem que ser americano? Quanto custaria uma terceira classe? Aceitam cartão? Nós finalmente nos conheceríamos e seria tarde. VERÍSSIMO, Luis Fernando. O melhor das comédias da vida privada. Rio de Janeiro: Objetiva, p (Adaptado). QUESTÃO 1 O texto acima situa os fatos no terreno da conjectura, da suposição, usando para isso alguns mecanismos linguísticos. a) Indique dois desses mecanismos. (4 pontos) Deverão ser mencionados dois dos três mecanismos linguísticos abaixo, que servem para indicar situação hipotética: (1) Uso de orações subordinadas adverbiais condicionais (introduzidas pela conjunção condicional se ), juntamente com (2) formas verbais do pretérito perfeito do subjuntivo: -... se um asteroide fosse se chocar com a Terra... - se não houvesse nada a fazer - Se existissem foguetes salvadores (3) Uso de formas verbais do futuro do pretérito: comportaríamos, convenceríamos, viveríamos, tribalizaríamos etc. b) Reescreva o primeiro parágrafo, fazendo as adequações necessárias para que se passe do campo da suposição para o da certeza. (6 pontos) E quando um asteroide for se chocar com a Terra, e não houver nada a fazer para evitar o nosso fim? Como nos comportaremos?

3 QUESTÃO 2 O autor faz uma comparação entre o modo como as pessoas tratam a crença e o modo como elas tratam a ciência, sugerindo que crença e ciência seriam tratadas de modo diferente, caso a situação hipotética por ele criada se realizasse. a) Como, segundo o autor, as crenças e a ciência são tratadas atualmente? (4 pontos) Ao afirmar que nos levaria a tratar a ciência como hoje muitos tratam as crenças, o autor sugere que ATUALMENTE a crença defende a certeza de que haverá um fim de tudo (o fim do mundo defendido por várias religiões), e que ela, talvez por essa razão, é tratada por muitos como ocultismo, feitiçaria etc. Já a ciência, ATUALMENTE, goza de prestígio por utilizar métodos matemáticos/científicos em sua atividade. 3 b) Como ciência e crença seriam tratadas na situação hipotética criada pelo autor? (6 pontos) Ao afirmar que a desmoralização da ciência... nos daria a esperança de que os cálculos estivessem errados, o autor sugere que no FUTURO HIPOTÉTICO por ele criado, a certeza do fim provocaria o questionamento de certezas científicas em busca de esperança de salvação ante a iminência do fim (como acontece com a crença ATUALMENTE). HISTÓRIA QUESTÃO 3 Leia o texto a seguir. Relatos diários do jornal francês Le Moniteur Universel referentes à marcha de Napoleão Bonaparte de Elba até Paris. O antropófago saiu de seu esconderijo. O ogro da Córsega desembarcou no golfo Jean. O tigre chegou a Gap. O monstro dormiu em Grenoble. O tirano atravessou Lyon. O usurpador está a 60 léguas da capital. Bonaparte avança a passos colossais, mas jamais entrará em Paris. Napoleão chegará amanhã ao pé de nossas muralhas. Sua Majestade, o Imperador, chegou esta tarde em Fontainebleau. Sua Majestade Imperial entrou ontem no Palácio das Tulherias. Viva o imperador! Viva a França. RODRIGUE, Joelza Ester. História em documento: imagem e texto 7. São Paulo: FTD, p. 93. O texto refere-se ao período final da dominação napoleônica na França. Sobre esse episódio, responda: o que explica a mudança gradativa de tom do texto em relação a Napoleão Bonaparte? (10 pontos) A mudança de tom do jornal Le Monitor Universel é explicada pela aproximação vitoriosa de Napoleão Bonaparte de Paris. Após fugir da ilha de Elba, em março de 1815, Napoleão consegue a adesão do exército e marcha em direção a Paris, onde assume o poder no lugar de Luís XVIII. O jornal parisiense demonstra volatilidade em relação ao poder político, abandonando a postura crítica e adotando uma postura subserviente ao Imperador.

4 QUESTÃO 4 4 A partir da década de 1980, governos de diferentes países adotaram preceitos do neoliberalismo, incentivando as privatizações de empresas estatais e a redução dos gastos públicos com saúde, educação e previdência social. Em relação a esses governos, a) cite um exemplo de governo neoliberal na Europa e um nos Estados Unidos na década de (3 pontos) Na Europa, os mais representativos governos neoliberais, na década de 1980, foi o de Margareth Thatcher, na Inglaterra, e Helmut Kohl, na Alemanha. Nos Estados Unidos, o destaque é o governo de Ronald Reagan. b) Analise a influência do neoliberalismo na política brasileira na década de (7 pontos) Na década de 1990, ganhou força, nos meios políticos brasileiros, a defesa do Estado Mínimo e a crítica ao Estado Intervencionista. Essa política torna-se mais evidente nos governos de Fernando Collor ( ), Itamar Franco ( ) e Fernando Henrique ( ), quando se adotou a política de abertura da economia brasileira ao mercado internacional, de privatização das empresas públicas, de combate ao déficit público por meio do arrocho salarial. QUESTÃO 5 Durante o II Império Brasileiro, apesar da indiscutível liderança de Pedro II, várias personalidades secundárias destacaram-se em diversos campos. Em relação a essas personalidades, analise a importância estratégica de: a) Luiz Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias. (5 pontos) Luiz Alves de Lima e Silva teve uma atuação destacada na vida militar do Império. Ele participou da repressão aos movimentos separatistas do Período Regencial, combatendo a Balaiada e a Farroupilha. Combateu os distúrbios na fronteira brasileira, no Rio Grande do Sul, lutando contra os ditadores Rosa, da Argentina, e Oribe, do Uruguai. Em 1886, inicia a sua participação na Guerra do Paraguai, sendo vencedor de muitas batalhas importantes. Pelas suas vitórias militares, recebeu o título de Duque de Caxias, sendo o único brasileiro a receber tal honraria. b) Irineu Evangelista de Souza, o Visconde de Mauá. (5 pontos) O destaque de Irineu Evangelista de Souza, no II Império, foi fruto de sua atuação econômica em prol da industrialização brasileira. Fundou várias indústrias no Brasil, destacando-se a primeira indústria náutica brasileira. Associou-se ao governo não construção de várias estradas (ferrovias e rodovias) e instalou um cabo submarino que permitiu a comunicação direta entre o Brasil e a Europa. Foi também proprietário de bancos. Devido à falta de apoio governamental, não foi capaz de enfrentar a concorrência externa (principalmente dos ingleses), sendo obrigado a vender a maior parte de suas empresas. A sua atuação política e econômica lhe valeu o título de Visconde de Mauá.

5 5 MATEMÁTICA QUESTÃO 6 A tabela abaixo apresenta a relação entre vítimas fatais e condutores de veículos que ingeriram ou não álcool nos últimos 100 acidentes de trânsito registrado pelo departamento de estradas. Condutor Vítimas fatais Sim Não Ingeriu álcool Não ingeriu álcool Segundo os dados da tabela acima, qual é a probabilidade de ocorrer um acidente com vítima fatal, sabendo-se que o condutor do veículo ingeriu álcool? (10 pontos) Sejam A, B, C e D os seguintes eventos: A: Ocorreu um acidente com vítima fatal. B: Ocorreu um acidente sem vítima fatal. C: Condutor do veículo ingeriu álcool. D: Condutor do veículo não ingeriu álcool. Dessa forma, a probabilidade de ocorrer um acidente com vítima fatal, sabendo-se que o condutor do veículo ingeriu álcool, pode ser representada por P(A C). Utilizando-se a regra da probabilidade condicional tem-se que: ou 75% Ou ainda, Como tem-se 40 condutores que ingeriram álcool e, desses, 30 são vítimas fatais, tem-se que a probabilidade de ocorrer um acidente com vítima fatal, sabendo-se que o condutor do veículo ingeriu álcool, é dada por: QUESTÃO 7 Um agente secreto comunica-se com a sua base por meio de mensagens codificadas. Para isto, é associado para cada letra do alfabeto um número, da seguinte maneira: 1-A, 2-B, 3-C,..., 26-Z. Dessa forma, para a base enviar a mensagem HOJE para o agente secreto, ela utiliza a associação de letras e números acima, transformando a palavra HOJE na sequência e, em seguida, é construída a matriz A = * +. Utilizando a matriz codificadora C = * +, multiplica-se a matriz A pela C, obtendo a matriz M = * +. Assim, a base envia a mensagem para o agente secreto através da sequência O agente secreto acaba de receber a seguinte mensagem enviada pela base: Decifre-a e responda: qual é a palavra que o agente secreto recebeu? (10 pontos) Para a base enviar uma mensagem para o agente secreto, ela multiplica a matriz A pela C obtendo a matriz M, ou seja, A.C = M. O agente secreto recebeu a seguinte mensagem: , logo tem-se que M = * + e sabe-se que C = * +. Dessa forma, fazendo A = * +, pode-se encontrar a matriz A, por meio de: A.C = M * + * + * +

6 Logo, tem-se que 6 * + * + Assim, tem-se, e, Resolvendo os sistemas acima, são encontrados os valores, a = 6, b = 21, c = 10 e d = 1 Ou seja, A = * +, assim tem-se a sequência , que, associada ao alfabeto, fornece a palavra F U J A. QUESTÃO 8 Sobre o lado AB de um triângulo ABC, marca-se um ponto D e por ele traça-se uma paralela ao lado BC, que determina sobre o lado AC o ponto E. Sabendo-se que o lado AB mede 15 cm, que a razão entre os segmentos AD e DB é e que o segmento AE mede 8 cm, calcule o comprimento do segmento CE. (10 pontos) Tem-se que: { De (1), tem-se que, e de (2) tem-se que BD = 9. Logo, Daí, pelo teorema de Tales, segue que 6 CE = 72 CE = 12cm

7 7 QUESTÃO 9 A trajetória de um projétil lançado do solo é descrita pela função h(x) = ax x 2. Ao atingir a altura máxima de 16 m, uma tentativa de interceptá-lo e destruí-lo é frustrada, e ele retorna ao solo destruindo o alvo. Considerando essas informações, responda: a que distância do lançamento se encontrava o alvo? (10 pontos) h(x) = 0 = x x 2 x( x) = 0 { Tem-se que: h = 16 = 64 a = 8 m QUESTÃO 10 Um recipiente tem a forma de um cilindro circular reto, cujo raio da base mede 5 cm. Colocando-se líquido até 40% da sua altura, a quantidade de líquido despejada é de 100π cm 3. Com base nos dados apresentados, determine o volume do recipiente. (10 pontos) Seja V o volume, r o raio da base e h a altura do recipiente. Sabendo-se que V = πr 2, e que o líquido atinge 40% da altura do cilindro, ou seja, =, tem-se que 40% do volume é dado por V 40% = πr 2 100π = π = h h = 10 cm Logo, V = π = 250π cm 3 Outra maneira de resolver: Como a 40% da altura equivale 40% do volume, tem-se que: 40% do volume = V = 100π V = 250π cm 3

CADERNO DE RESPOSTA RESPOSTAS ESPERADAS PELAS BANCAS ELABORADORAS 2ª FASE PROVA DISCURSIVA ESPECÍFICA CURSOS

CADERNO DE RESPOSTA RESPOSTAS ESPERADAS PELAS BANCAS ELABORADORAS 2ª FASE PROVA DISCURSIVA ESPECÍFICA CURSOS PROCESSO SELETIVO UEG 2012/2 Domingo, 3 de junho de 2012. CADERNO DE RESPOSTA 2ª FASE PROVA DISCURSIVA ESPECÍFICA Grupo Ciências Exatas e da Terra, Engenharia e outros - CETE I CURSOS Engenharia Agrícola

Leia mais

CADERNO DE RESPOSTA RESPOSTAS ESPERADAS PELAS BANCAS ELABORADORAS 2ª FASE PROVA DISCURSIVA ESPECÍFICA CURSO. Grupo Ciências Humanas e outras - CHUM I

CADERNO DE RESPOSTA RESPOSTAS ESPERADAS PELAS BANCAS ELABORADORAS 2ª FASE PROVA DISCURSIVA ESPECÍFICA CURSO. Grupo Ciências Humanas e outras - CHUM I PROCESSO SELETIVO UEG 2012/2 Domingo, 3 de junho de 2012. CADERNO DE RESPOSTA 2ª FASE PROVA DISCURSIVA ESPECÍFICA Grupo Ciências Humanas e outras - CHUM I CURSO Pedagogia RESPOSTAS ESPERADAS PELAS BANCAS

Leia mais

CADERNO DE RESPOSTA RESPOSTAS ESPERADAS PELAS BANCAS ELABORADORAS 2ª FASE PROVA DISCURSIVA ESPECÍFICA CURSOS

CADERNO DE RESPOSTA RESPOSTAS ESPERADAS PELAS BANCAS ELABORADORAS 2ª FASE PROVA DISCURSIVA ESPECÍFICA CURSOS PROCESSO SELETIVO UEG 2012/2 Domingo, 3 de junho de 2012. CADERNO DE RESPOSTA 2ª FASE PROVA DISCURSIVA ESPECÍFICA Grupo Ciências Exatas e da Terra, Engenharia e outros - CETE II CURSOS Química Química

Leia mais

CADERNO DE RESPOSTA RESPOSTAS ESPERADAS PELAS BANCAS ELABORADORAS 2ª FASE PROVA DISCURSIVA ESPECÍFICA CURSOS

CADERNO DE RESPOSTA RESPOSTAS ESPERADAS PELAS BANCAS ELABORADORAS 2ª FASE PROVA DISCURSIVA ESPECÍFICA CURSOS PROCESSO SELETIVO UEG 2012/2 Domingo, 3 de junho de 2012. CADERNO DE RESPOSTA 2ª FASE PROVA DISCURSIVA ESPECÍFICA Grupo Ciências Biológicas, Engenharias, Ciências da Saúde e outros - CBES CURSOS Agronomia

Leia mais

A ERA NAPOLEÔNICA

A ERA NAPOLEÔNICA A ERA NAPOLEÔNICA 1799-1815 O golpe de 18 Brumário teria representado o assassinato da revolução? Durante a década revolucionária, a maior parte dos grupos sociais que compunham o antigo Terceiro Estado

Leia mais

TIPO DE PROVA: A. Questão 1. Questão 2. Questão 3. Questão 4. alternativa A. alternativa B. alternativa D

TIPO DE PROVA: A. Questão 1. Questão 2. Questão 3. Questão 4. alternativa A. alternativa B. alternativa D TIPO DE PROVA: A Questão Se o dobro de um número inteiro é igual ao seu triplo menos 4, então a raiz quadrada desse número a) b) c) d) 4 e) 5 Sendo o número inteiro em questão, temos: 4 4 Logo a raiz quadrada

Leia mais

Lista de exercícios de fixação 9º ano

Lista de exercícios de fixação 9º ano 1) Nas figuras, a // b // c, calcule o valor de x. Lista de exercícios de fixação 9º ano a) b) c) d) 2) Determine x e y, sendo r, s, t e u retas paralelas. a) b) Atividade de Matemática / 9º Ano / 2º Bimestre

Leia mais

Colégio FAAT Ensino Fundamental e Médio

Colégio FAAT Ensino Fundamental e Médio Colégio FAAT Ensino Fundamental e Médio Recuperação do 4 Bimestre Matemática Prof. Leandro Conteúdo: Função Quadrática: Função e gráfico. Valor máximo e mínimo. Noções de probabilidade: Principio multiplicativo.

Leia mais

9º ano. Matemática. 01. Nas figuras, a // b // c, calcule o valor de x. a) b) c) d) e) e) f) g)

9º ano. Matemática. 01. Nas figuras, a // b // c, calcule o valor de x. a) b) c) d) e) e) f) g) 9º ano Matemática 01. Nas figuras, a // b // c, calcule o valor de x. a) b) c) d) e) e) f) g) Matemática Avaliação Produtiva 02. Determine x e y, sendo r, s, t e u retas paralelas. a) b) c) d) 03. Determine

Leia mais

PROVAS DA SEGUNDA ETAPA PS2007/UFG

PROVAS DA SEGUNDA ETAPA PS2007/UFG UFG-PS/7 PROVAS DA SEGUNDA ETAPA PS7/UFG Esta parte do relatório mostra o desempenho dos candidatos do grupo na prova de Matemática da ª etapa do PS7. Inicialmente, são apresentados os dados gerais dos

Leia mais

TIPO-A. Matemática. 03. Considere os números naturais a = 25, b = 2, c = 3, d = 4 e analise as afirmações seguintes:

TIPO-A. Matemática. 03. Considere os números naturais a = 25, b = 2, c = 3, d = 4 e analise as afirmações seguintes: 2 Matemática 01. Recorde que uma função f: R R diz-se par quando f( x) = f(x) para todo x real, e que f diz-se ímpar quando f( x) = f(x) para todo x real. Com base nessas definições, analise a veracidade

Leia mais

Atividades de Recuperação Paralela de Matemática

Atividades de Recuperação Paralela de Matemática Atividades de Recuperação Paralela de Matemática 1ª série Ensino Médio 2º Trimestre/2018 Leia as orientações de estudos antes de responder as questões Orientações de estudos O estudo da matemática começa

Leia mais

Trabalho 1º Bimestre - 9ºano

Trabalho 1º Bimestre - 9ºano Matéria: Matemática Data de entrega: 23/03/2017 Valor: 10 Trabalho 1º Bimestre - 9ºano TEMA: Problemas envolvendo números inteiros Desenvolvimento e Descrição: 1. Trabalho Individual manuscrito em folha

Leia mais

Disciplina: Matemática Data da entrega: 31/03/2015.

Disciplina: Matemática Data da entrega: 31/03/2015. Lista de Exercícios - 02 Aluno (a): Nº. Professor: Flávio Série: 9º ano. Disciplina: Matemática Data da entrega: 31/03/2015. Observação: A lista deverá apresentar capa, enunciados e as respectivas resoluções

Leia mais

TRABALHO DE RECUPERAÇÃO

TRABALHO DE RECUPERAÇÃO COLÉGIO SHALOM 65 Ensino Fundamental II 9º ANO Profº: Sâmia M. Corrêa Disciplina: Geometria Aluno (a):. No. TRABALHO DE RECUPERAÇÃO TRABALHO DE RECUPERAÇÃO 1) Descreva: NÚMERO DE OURO OU RAZÃO ÁUREA RETÂNGULO

Leia mais

Prova final de MATEMÁTICA - 3o ciclo a Fase

Prova final de MATEMÁTICA - 3o ciclo a Fase Prova final de MATEMÁTICA - 3o ciclo 015-1 a Fase Proposta de resolução Caderno 1 1. 1.1. Os alunos que têm uma altura inferior a 155 cm são os que medem 150 cm ou 15 cm. Assim, o número de alunos com

Leia mais

Matemática. 9º ano BD. Lista Extra Professor Luan Lista Extra 01 (Semelhança de triângulos)

Matemática. 9º ano BD. Lista Extra Professor Luan Lista Extra 01 (Semelhança de triângulos) 9º ano Matemática Lista Extra Professor Luan Lista Extra 01 (Semelhança de triângulos) 06. Considerando a figura abaixo, determine a medida x indicada. 01. Determine as medidas dos elementos indicados

Leia mais

Lista de exercícios 02 Aluno (a): Turma: 9º ano (Ensino fundamental) Professor: Flávio. Disciplina: Matemática

Lista de exercícios 02 Aluno (a): Turma: 9º ano (Ensino fundamental) Professor: Flávio. Disciplina: Matemática Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações: É fundamental a apresentação de uma lista legível, limpa e organizada. Rasuras podem invalidar a lista. Nas questões que

Leia mais

Matemática Prof. Evandro de Freitas Exercícios de Fixação Teorema de Tales

Matemática Prof. Evandro de Freitas Exercícios de Fixação Teorema de Tales Matemática Prof. Evandro de Freitas Exercícios de Fixação Teorema de Tales 1) Nas figuras, a // b // c, calcule o valor de x. Acesse professorevandro.net! a) Resp.: 6 b) Resp.: 7 c) Resp.: 10,5 d) Resp.:

Leia mais

Semelhança e Relações Métricas no Triângulo

Semelhança e Relações Métricas no Triângulo 1. Seja ABC um triângulo retângulo cujos catetos AB e BC medem 8 cm e 6 cm, respectivamente. Se D e um ponto sobre AB e o triângulo ADC e isósceles, calcule a medida do segmento AD, em cm: 2. No retângulo

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO FINAL - MATEMÁTICA - GEOMETRIA

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO FINAL - MATEMÁTICA - GEOMETRIA ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO FINAL - MATEMÁTICA - GEOMETRIA Nome: Nº 9º ano Data: / / Professores: Diego, Leandro, Milena e Yuri Nota: (Valor 2,0) 1. Apresentação: Prezado aluno, o roteiro de recuperação vai

Leia mais

CADERNO DE RESPOSTA RESPOSTAS ESPERADAS PELAS BANCAS ELABORADORAS 2ª FASE PROVA DISCURSIVA ESPECÍFICA CURSO

CADERNO DE RESPOSTA RESPOSTAS ESPERADAS PELAS BANCAS ELABORADORAS 2ª FASE PROVA DISCURSIVA ESPECÍFICA CURSO PROCESSO SELETIVO UEG 2013/1 Domingo, 25 de novembro de 2012. CADERNO DE RESPOSTA 2ª FASE PROVA DISCURSIVA ESPECÍFICA Grupo: Ciências Exatas e da Terra, Engenharia e outros - CETE II CURSO Física RESPOSTAS

Leia mais

01- Assunto: Equação do 2º grau. Se do quadrado de um número real positivo x subtrairmos 4 unidades, vamos obter o número 140. Qual é o número x?

01- Assunto: Equação do 2º grau. Se do quadrado de um número real positivo x subtrairmos 4 unidades, vamos obter o número 140. Qual é o número x? EXERCÍCIO COMPLEMENTARES - MATEMÁTICA - 9º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL - ª ETAPA ============================================================================================== 01- Assunto: Equação do º grau.

Leia mais

Resolução UFTM. Questão 65

Resolução UFTM. Questão 65 UFTM Questão 65 Sabe-se que a diferença entre as medidas do comprimento a e da largura b de um tapete retangular é igual a x, e que o seu perímetro é igual a 1x. A área desse tapete pode ser corretamente

Leia mais

MINISTÉRIO DA DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO ESCOLHA A ÚNICA ALTERNATIVA CERTA, ASSINALANDO-A COM X NOS PARÊNTESES

MINISTÉRIO DA DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO ESCOLHA A ÚNICA ALTERNATIVA CERTA, ASSINALANDO-A COM X NOS PARÊNTESES MINISTÉRIO DA DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx DEPA COLÉGIO MILITAR DO RIO DE JANEIRO (Casa de Thomaz Coelho/1889 9º Ano SubSeção de Matemática 1 a PARTE Múltipla Escolha Álgebra e Geometria ESCOLHA A

Leia mais

ATIVIDADE 2ª Unidade Letiva

ATIVIDADE 2ª Unidade Letiva ATIVIDADE 2ª Unidade Letiva NOME: TURMA: 9 A 1 DISCIPLINA: Geometria PROFESSOR(A): Jean Ricardo Instruções: ANTES DE RESOLVER A AT LEIA ATENTAMENTE O RESUMO DA MÁTERIA. Justifique todas as respostas usando

Leia mais

REVISÃO 9º ANO - MATEMÁTICA MATEMÁTICA - PROF: JOICE

REVISÃO 9º ANO - MATEMÁTICA MATEMÁTICA - PROF: JOICE MATEMÁTICA - PROF: JOICE 1- Resolva, em R, as equações do º grau: 7x 11x = 0. x² - 1 = 0 x² - 5x + 6 = 0 - A equação do º grau x² kx + 9 = 0, assume as seguintes condições de existência dependendo do valor

Leia mais

CEFET-MG. v ESTIbuLar. 2º SEMESTrE Transferência de curso de Graduação. Matemática. administração

CEFET-MG. v ESTIbuLar. 2º SEMESTrE Transferência de curso de Graduação. Matemática. administração CEFET-MG v ESTIbuLar 2º SEMESTrE 2014 Transferência de curso de Graduação administração Matemática nome do candidato Por favor, abra somente quando autorizado. O CEFET-MG é parceiro da Coleta Seletiva

Leia mais

Matemática 04/12/2011. Caderno de prova. Instruções. Informações gerais. Boa prova!

Matemática 04/12/2011. Caderno de prova. Instruções. Informações gerais. Boa prova! 04/12/2011 Matemática Caderno de prova Este caderno, com dezesseis páginas numeradas sequencialmente, contém dez questões de Matemática. Não abra o caderno antes de receber autorização. Instruções 1. Verifique

Leia mais

DATA: 18 / 12 / 2017 VALOR: 20,0 NOTA: TRABALHO DE RECUPERAÇÃO FINAL SÉRIE: 9 ANO TURMAS: A/B

DATA: 18 / 12 / 2017 VALOR: 20,0 NOTA: TRABALHO DE RECUPERAÇÃO FINAL SÉRIE: 9 ANO TURMAS: A/B DISCIPLINA: MATEMÁTICA PROFESSORAS: PATRICIA E ADRIANA DATA: 18 / 12 / 2017 VALOR: 20,0 NOTA: TRABALHO DE RECUPERAÇÃO FINAL SÉRIE: 9 ANO TURMAS: A/B ALUNO (A): Nº: 01. RELAÇÃO DO CONTEÚDO Equações de segundo

Leia mais

Aluno(a): Código: b) Determine após quanto tempo a pulga atinge a altura máxima.

Aluno(a): Código: b) Determine após quanto tempo a pulga atinge a altura máxima. Aluno(a): Código: Série: 3ª Turma: Data: / / 01. A altura acima do chão (em metros) de uma bola lançada verticalmente ao ar é dado por: H = 11t 16t onde t é o tempo em segundos. a) Determine o instante

Leia mais

Transferência de Curso de Graduação

Transferência de Curso de Graduação Transferência de Curso de Graduação Administração Matemática Nome do candidato Por favor, abra somente quando autorizado. O CEFET-MG é parceiro da Coleta Seletiva Solidária e encaminhará todo o papel deste

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Área de Disciplina: Ano: º Ensino Médio Professor: Elias Atividades para Estudos Autônomos Data: 8 / 3 / 019 Valor: xx,x pontos Aluno(a): Nº: Turma: QUEST 1 (UFG) Observe a figura: Nessa figura, o segmento

Leia mais

MINISTÉRIO DA DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO ESCOLA DE SARGENTOS DAS ARMAS (ESCOLA SARGENTO MAX WOLF FILHO)

MINISTÉRIO DA DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO ESCOLA DE SARGENTOS DAS ARMAS (ESCOLA SARGENTO MAX WOLF FILHO) MINISTÉRIO DA DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO ESCOLA DE SARGENTOS DAS ARMAS (ESCOLA SARGENTO MAX WOLF FILHO) EXAME INTELECTUAL AOS CURSOS DE FORMAÇÃO E GRADUAÇÃO DE SARGENTOS 2020-21 SOLUÇÃO DAS QUESTÕES DE

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Colégio Santa Dorotéia Área de Disciplina: Ano: º Ensino Médio Professor: Elias Bittar Atividade para Estudos Autônomos Data: 6 / 3 / 017 Valor: xxx pontos Aluno(a): Nº: Turma: QUESTÃO 1 (UFMG) Observe

Leia mais

Matemática. Ficha Extra - Temas do 2º Bim. 3 os anos Walter/Blaidi Nome: Nº: Turma:

Matemática. Ficha Extra - Temas do 2º Bim. 3 os anos Walter/Blaidi Nome: Nº: Turma: Matemática Ficha Extra - Temas do º Bim. 3 os anos Walter/Blaidi 01 Nome: Nº: Turma: 1. (PUCRS) A região plana limitada por uma semicircunferência e seu diâmetro faz uma rotação completa em torno desse

Leia mais

MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL. ENQ Gabarito. c1 + c 2 = 1 c 1 + 4c 2 = 3. a n = n. c 1 = 1 2c 1 + 2c

MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL. ENQ Gabarito. c1 + c 2 = 1 c 1 + 4c 2 = 3. a n = n. c 1 = 1 2c 1 + 2c MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL ENQ 2019.1 Gabarito Questão 01 [ 1,25 ::: (a)=0,50; (b)=0,75 ] Resolva as seguintes recorrências: (a) a n+2 5a n+1 + 4a n = 0, a 0 = 1, a 1 = 3. (b)

Leia mais

Matemática em vestibulares recentes Prof. Rui

Matemática em vestibulares recentes Prof. Rui Matemática em vestibulares recentes Prof. Rui Questões por assunto 1)Trigonometria(3,8,9,1,15,1,18) )Porcentagem(1) 3)Funções (4,5,6,,13,16,19,0) 4)Lei de cossenos (,14) 5)Triângulos(10,) 6)Fatoração(11)

Leia mais

Prova final de MATEMÁTICA - 3o ciclo a Fase

Prova final de MATEMÁTICA - 3o ciclo a Fase Prova final de MATEMÁTICA - o ciclo 015 - a Fase Proposta de resolução Caderno 1 1. Calculando o valor médio das temperaturas registadas, temos Resposta: Opção B 19 + 0 + + + 5 7 0 = 5 0 =,6..1. O triângulo

Leia mais

01) Julgue os itens abaixo em Certos (C) ou Errados (E), corrigindo os errados: 35 a) 50. b) 2 = 12. m = é igual a

01) Julgue os itens abaixo em Certos (C) ou Errados (E), corrigindo os errados: 35 a) 50. b) 2 = 12. m = é igual a Estudante: Educador: Patrícia Passos 9º Ano/Turma: C. Curricular: Matemática 01) Julgue os itens abaixo em Certos (C) ou Errados (E), corrigindo os errados: 5 a) 50 10 7 b) 6. 9 é igual a. c) 4 5 m = 1

Leia mais

CONCURSO VESTIBULAR UNIFICADO 2008

CONCURSO VESTIBULAR UNIFICADO 2008 QUESTÃO: 12 12. Um ônibus de 40 lugares foi fretado para uma excursão. A empresa exigiu de cada passageiro R$ 20,00 mais R$ 2,00 por lugar vago. Sobre esse contexto, analise as afirmações a se seguir:

Leia mais

QUESTÕES OBJETIVAS. ) é uma Progressão Aritmética (P.A.) de razão 2 e com a 1 Considere uma função f : dada por f ( x) = ax+ b.

QUESTÕES OBJETIVAS. ) é uma Progressão Aritmética (P.A.) de razão 2 e com a 1 Considere uma função f : dada por f ( x) = ax+ b. QUESTÕES OBJETIVAS Questão 9: Se y x= π, pode-se afirmar que: a) sen y sen x= 0 b) sen ( y π ) = 2.sen x c) cos y = cos x d) cos cos sen 2 2 y = x x e) cos 2x = cos y Questão : A seqüência ( a1, a2,...,

Leia mais

PROCESSO SELETIVO 2006 QUESTÕES OBJETIVAS

PROCESSO SELETIVO 2006 QUESTÕES OBJETIVAS 3 PROCESSO SELETIVO 006 QUESTÕES OBJETIVAS MATEMÁTICA 01 - O serviço de atendimento ao consumidor de uma concessionária de veículos recebe as reclamações dos clientes via telefone. Tendo em vista a melhoria

Leia mais

20/12/2017 ATIVIDADE DE AVALIAÇÃO FINAL

20/12/2017 ATIVIDADE DE AVALIAÇÃO FINAL Geometria Gilberto Gualberto 9º 0/1/017 ATIVIDADE DE AVALIAÇÃO FINAL 1. A figura abaixo apresenta duas circunferências concêntricas, uma de raio m e outra de raio 4 m. Calcule a área da parte hachurada

Leia mais

DO ENSINO MÉDIO. ELABORAÇÃO: PROFESSOR OCTAMAR MARQUES. RESOLUÇÃO: PROFESSORA MARIA ANTÔNIA GOUVEIA.

DO ENSINO MÉDIO. ELABORAÇÃO: PROFESSOR OCTAMAR MARQUES. RESOLUÇÃO: PROFESSORA MARIA ANTÔNIA GOUVEIA. RESOLUÇÃO DA AVALIAÇÃO FINAL DE MATEMÁTICA APLICADA EM 008 NO COLÉGIO ANCHIETA-BA, AOS ALUNOS DA a SÉRIE DO ENSINO MÉDIO. ELABORAÇÃO: PROFESSOR OCTAMAR MARQUES. PROFESSORA MARIA ANTÔNIA GOUVEIA. 0. D C

Leia mais

Aluno: N. Data: / /2011 Série: 9º EF. Disciplina: Matemática Exercícios Trigonometria no triângulo retângulo.

Aluno: N. Data: / /2011 Série: 9º EF. Disciplina: Matemática Exercícios Trigonometria no triângulo retângulo. Aluno: N Data: / /2011 Série: 9º EF COLÉGIO MIRANDA SISTEMA ANGLO DE ENSINO Prof.: Disciplina: Matemática Exercícios Trigonometria no triângulo retângulo. 1ª bateria: 2ª bateria: 3ª bateria: 1. Um terreno

Leia mais

MATEMÁTICA SÓ ABRA QUANDO AUTORIZADO. FAÇA LETRA LEGÍVEL. Duração desta prova: TRÊS HORAS. UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS COLE AQUI A ETIQUETA

MATEMÁTICA SÓ ABRA QUANDO AUTORIZADO. FAÇA LETRA LEGÍVEL. Duração desta prova: TRÊS HORAS. UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS COLE AQUI A ETIQUETA MATEMÁTICA SÓ ABRA QUANDO AUTORIZADO. Leia atentamente as instruções que se seguem. 1 - Este caderno contém oito questões, constituídas de itens e subitens, abrangendo um total de oito páginas, numeradas

Leia mais

MATEMÁTICA 3 ( ) A. 17. Sejam f(x) = sen(x) e g(x) = x/2. Associe cada função abaixo ao gráfico que. 2 e g.f 3. O número pedido é = 75

MATEMÁTICA 3 ( ) A. 17. Sejam f(x) = sen(x) e g(x) = x/2. Associe cada função abaixo ao gráfico que. 2 e g.f 3. O número pedido é = 75 MATEMÁTICA 3 17. Sejam f() sen() e g() /2. Associe cada função abaio ao gráfico que melhor a representa. Para cada associação feita, calcule i k, onde i é o número entre parênteses à direita da função,

Leia mais

CPV conquista 93% das vagas do ibmec

CPV conquista 93% das vagas do ibmec conquista 9% das vagas do ibmec (junho/008) Prova REsolvida IBMEC 09/Novembro /008 (tarde) ANÁLISE QUANTITATIVA E LÓGICA DISCURSIVA 0. Renato decidiu aplicar R$ 00.000,00 em um fundo de previdência privada.

Leia mais

Atividades de Recuperação Paralela de Matemática

Atividades de Recuperação Paralela de Matemática Atividades de Recuperação Paralela de Matemática 9º ANO Ensino Fundamental II 1º Trimestre Leia as orientações de estudos antes de responder as questões Conteúdos para estudos: ÁLGEBRA Noções elementares

Leia mais

PROMILITARES 08/08/2018 MATEMÁTICA. Professor Rodrigo Menezes

PROMILITARES 08/08/2018 MATEMÁTICA. Professor Rodrigo Menezes MATEMÁTICA Professor Rodrigo Menezes Colégio Naval 2012/2013 QUESTÃO 1 Sejam P = 1 + 1 3 1 + 1 5 1 + 1 7 1 + 1 9 1 + 1 11 e Q = 1 1 5 1 1 7 1 1 9 1 1 11 Qual é o valor de P Q? a) 2 b) 2 c) 5 d) 3 e) 5

Leia mais

UNICAMP Você na elite das universidades! MATEMÁTICA ELITE SEGUNDA FASE

UNICAMP Você na elite das universidades! MATEMÁTICA ELITE SEGUNDA FASE www.elitecampinas.com.br Fone: (19) -71 O ELITE RESOLVE IME 004 PORTUGUÊS/INGLÊS Você na elite das universidades! UNICAMP 004 SEGUNDA FASE MATEMÁTICA www.elitecampinas.com.br Fone: (19) 51-101 O ELITE

Leia mais

Prova final de MATEMÁTICA - 3o ciclo Época especial

Prova final de MATEMÁTICA - 3o ciclo Época especial Prova final de MATEMÁTICA - 3o ciclo 017 - Época especial Proposta de resolução Caderno 1 1. Como 3π 9,7 então vem que 9, < 3π < 9,3, pelo que, de entre as opções apresentadas, o número 9,3 é a única aproximação

Leia mais

CONCURSO DE ADMISSÃO AO COLÉGIO MILITAR DO RECIFE - 99 / 00 PROVA DE CIÊNCIAS EXATAS DA. 1 a é equivalente a a

CONCURSO DE ADMISSÃO AO COLÉGIO MILITAR DO RECIFE - 99 / 00 PROVA DE CIÊNCIAS EXATAS DA. 1 a é equivalente a a 13 1 a PARTE - MATEMÁTICA MÚLTIPLA ESCOLHA ESCOLHA A ÚNICA RESPOSTA CERTA, ASSINALANDO-A COM X NOS PARÊNTESES À ESQUERDA Item 01. Se a R e a 0, a expressão: 1 a é equivalente a a a.( ) 1 b.( ) c.( ) a

Leia mais

( ) y = 180 y = 118

( ) y = 180 y = 118 Questões de Geometria Plana º Bimestre de 018 1. (G1 utfpr 016) A medida do ângulo y na figura é: a) 6. b) 7. c) 108. d) 118. e) 154. Resposta da questão 1: 3x 16 = x + 10 x = 6 ( ) y + x + 10 = 180 y

Leia mais

EXERCICIOS DE APROFUNDAMENTO - MATEMÁTICA - RETA

EXERCICIOS DE APROFUNDAMENTO - MATEMÁTICA - RETA EXERCICIOS DE APROFUNDAMENTO - MATEMÁTICA - RETA - 015 1. (Unicamp 015) Seja r a reta de equação cartesiana x y 4. Para cada número real t tal que 0 t 4, considere o triângulo T de vértices em (0, 0),

Leia mais

3. Dois topógrafos, ao medirem a largura de um rio, obtiveram as medidas mostradas no desenho abaixo. Determine a largura do rio.

3. Dois topógrafos, ao medirem a largura de um rio, obtiveram as medidas mostradas no desenho abaixo. Determine a largura do rio. Lista de Exercícios - 02 Pré Universitário Uni-Anhanguera Aluno (a): Nº. Professor: Flávio Série: Disciplina: Matemática Data da entrega: 25/03/2014 Observação: A lista deverá apresentar capa e enunciados.

Leia mais

EPUFABC Geometria I Profa. Natália Rodrigues. Lista 3 Aulas 7, 8, 9, 10.

EPUFABC Geometria I Profa. Natália Rodrigues. Lista 3 Aulas 7, 8, 9, 10. EPUFABC Geometria I Profa. Natália Rodrigues Lista 3 Aulas 7, 8, 9, 10. 1) Sabendo que a, b e c são paralelas, resolva: A. B. C D a b 2) No desenho Ao lado, as frentes para a rua A dos quarteirões I e

Leia mais

Componente Curricular: Professor(a): PAULO CEZAR Turno: Data: Matemática Matutino / /2015 Aluno(a): Nº do Aluno: Série: Turma: 9º Ano

Componente Curricular: Professor(a): PAULO CEZAR Turno: Data: Matemática Matutino / /2015 Aluno(a): Nº do Aluno: Série: Turma: 9º Ano Componente Curricular: Professor(a): PAULO CEZAR Turno: Data: Matemática Matutino / /015 Aluno(a): Nº do Aluno: Série: Turma: 9º Ano Esta lista de exercícios possui pontuação extra e portanto é facultativa

Leia mais

Lista de Exercícios sobre relações métricas na circunferência, comprimento da circunferência e razões trigonométricas.

Lista de Exercícios sobre relações métricas na circunferência, comprimento da circunferência e razões trigonométricas. Lista de Exercícios sobre relações métricas na circunferência, comprimento da circunferência e razões trigonométricas. 1) Determine o valor de x nas seguintes figuras: 2) Determine o valor de x nas seguintes

Leia mais

Gabarito: 1 3r 4r 5r 6 r. 2. 3r 4r ,5 m. 45 EG m, constituem uma. AA' AP 8km. Resposta da questão 1: [C]

Gabarito: 1 3r 4r 5r 6 r. 2. 3r 4r ,5 m. 45 EG m, constituem uma. AA' AP 8km. Resposta da questão 1: [C] Gabarito: Resposta da questão 1: [C] Sejam x, x r e x r as medidas, em metros, dos lados do triângulo, com x, r 0. Aplicando o Teorema de Pitágoras, encontramos x r. Logo, os lados do triângulo medem r,

Leia mais

UFBA / UFRB a Fase Matemática RESOLUÇÃO: Professora Maria Antônia Gouveia. QUESTÕES de 01 a 08

UFBA / UFRB a Fase Matemática RESOLUÇÃO: Professora Maria Antônia Gouveia. QUESTÕES de 01 a 08 UFBA / UFRB 008 1a Fase Matemática Professora Maria Antônia Gouveia QUESTÕES de 01 a 08 INSTRUÇÃO: Assinale as proposições verdadeiras, some os números a elas associados e marque o resultado na Folha de

Leia mais

RESOLUÇÃO MATEMÁTICA 2ª FASE

RESOLUÇÃO MATEMÁTICA 2ª FASE RESOLUÇÃO MATEMÁTICA ª FASE UFPR 01. Encontre o conjunto solução em IR das seguintes inequações: a) 5 x x. 5 x x x 3 (-1) 3 x 3 S x R / x b) 3x 1 3. 3x 1 3 3 3x 1 3 3x 1 3 e 3x 1 3 3x 4 3x 4 x x 3 3 4

Leia mais

Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser

Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser Aluno(a): Nº Ano: 9º Turma: Data: 19/08/2017 Nota: Professor(a): Cláudia e Gustavo Valor da Prova: 40 pontos Orientações gerais: 1) Número de questões desta prova: 15 2) Valor das questões: Abertas (5):

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO TRIMESTRAL DE GEOMETRIA

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO TRIMESTRAL DE GEOMETRIA ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO TRIMESTRAL DE GEOMETRIA Professor da Disciplina: VAGNER ANTIQUEIRA 2017 Aluno (a): Nº Ano: 9º ANO Ensino Fundamental II Período: Matutino 2º TRIMESTRE O estudo da matemática começa

Leia mais

INSTRUÇÕES PARA REALIZAÇÃO DA PROVA

INSTRUÇÕES PARA REALIZAÇÃO DA PROVA PROVA MINISTÉRIO DA DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx - DEPA (Casa de Thomaz Coelho/1889) CONCURSO DE ADMISSÃO AO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO 2012/2013 11 DE NOVEMBRO DE 2012 INSTRUÇÕES PARA REALIZAÇÃO DA PROVA

Leia mais

O golpe nada mais foi que a antecipação da maioridade de D. Pedro II, que contava então com um pouco mais de 14 anos.

O golpe nada mais foi que a antecipação da maioridade de D. Pedro II, que contava então com um pouco mais de 14 anos. GOLPE DA MAIORIDADE Desde 1838, estava claro tanto para os LIBERAIS, quanto para os CONSERVADORES que somente a monarquia plena poderia levar o país a superar a sua instabilidade política. O golpe nada

Leia mais

Relações Trigonométricas na Circunferência

Relações Trigonométricas na Circunferência Relações Trigonométricas na Circunferência Introdução Uma das invenções mais importantes da história da humanidade foi a roda, por volta de 3000 a.c. Figura 1 Talvez essa ideia tenha surgido da observação

Leia mais

Exercícios de Aprofundamento Mat Geom Espacial

Exercícios de Aprofundamento Mat Geom Espacial 1. (Fuvest 015) No cubo ABCDEFGH, representado na figura abaixo, cada aresta tem medida 1. Seja M um ponto na semirreta de origem A que passa por E. Denote por θ o ângulo BMH e por x a medida do segmento

Leia mais

PROVA DE MATEMÁTICA QUESTÃO 31 QUESTÃO 32. Sejam a, b e c números reais e positivos tais que. c. Então, é CORRETO afirmar que. A) a 2 = b 2 + c 2

PROVA DE MATEMÁTICA QUESTÃO 31 QUESTÃO 32. Sejam a, b e c números reais e positivos tais que. c. Então, é CORRETO afirmar que. A) a 2 = b 2 + c 2 PROVA DE MATEMÁTICA QUESTÃO 3 Sejam a, b e c números reais e positivos tais que. c Então, é CORRETO afirmar que A) a 2 = b 2 + c 2 B) b = a + c C) b 2 = a 2 + c 2 D) a = b + c QUESTÃO 32 Um carro, que

Leia mais

REVISÃO UNIOESTE 2016 MATEMÁTICA GUSTAVO

REVISÃO UNIOESTE 2016 MATEMÁTICA GUSTAVO REVISÃO UNIOESTE 01 MATEMÁTICA GUSTAVO 1 Considere a figura: Uma empresa produz tampas circulares de alumínio para tanques cilíndricos a partir de chapas quadradas de metros de lado, conforme a figura

Leia mais

Lista de exercícios 01. Aluno (a): Turma: 9º ano (Ensino fundamental) Professor: Flávio. Disciplina: Matemática

Lista de exercícios 01. Aluno (a): Turma: 9º ano (Ensino fundamental) Professor: Flávio. Disciplina: Matemática Lista de exercícios 01 Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações: Aluno (a): Turma: 9º ano (Ensino fundamental) Professor: Flávio É fundamental a apresentação de

Leia mais

Trigonometria no triângulo retângulo

Trigonometria no triângulo retângulo COLÉGIO PEDRO II CAMPUS REALENGO II LISTA DE APROFUNDAMENTO - ENEM MATEMÁTICA PROFESSOR: ANTÔNIO ANDRADE COORDENADOR: DIEGO VIUG Trigonometria no triângulo retângulo Questão 01 A figura a seguir é um prisma

Leia mais

TEOREMA DE TALES. Um feixe de paralelas determina sobre duas transversais segmentos proporcionais.

TEOREMA DE TALES. Um feixe de paralelas determina sobre duas transversais segmentos proporcionais. TEOREMA DE TALES O teorema de tales foi desenvolvido por Tales de Mileto, que foi um filósofo, astrónomo e matemático grego muito importante, que viveu antes de Cristo, no século VI. É conhecido como o

Leia mais

Lista de exercícios Gravitação

Lista de exercícios Gravitação Lista de exercícios Gravitação Aron Maciel Problema 1 (Curso de Física Básica 1 Mecânica - Nussenzveig) Em 1968, a nave espacial Apollo 8 foi colocada numa orbita circular em torno da Lua, a uma altitude

Leia mais

Prova final de MATEMÁTICA - 3o ciclo a Fase

Prova final de MATEMÁTICA - 3o ciclo a Fase Prova final de MATEMÁTICA - 3o ciclo 2016-2 a Fase Proposta de resolução Caderno 1 1. Calculando a diferença entre 3 1 e cada uma das opções apresentadas, arredondada às centésimas, temos que: 3 1 2,2

Leia mais

Trabalho de Recuperação

Trabalho de Recuperação Trabalho de Recuperação Matemática II 1 ANO ALUNO: Observação: É importante fazer os exercícios, pois é uma oportunidade de sanar dúvidas e aprimorar os seus conhecimentos para obter resultado satisfatório

Leia mais

COLÉGIO RESSURREIÇÃO NOSSA SENHORA Data: 23/02/2016 Disciplina: Matemática Teorema de Tales

COLÉGIO RESSURREIÇÃO NOSSA SENHORA Data: 23/02/2016 Disciplina: Matemática Teorema de Tales COLÉGIO RESSURREIÇÃO NOSSA SENHORA Data: 23/02/2016 Disciplina: Matemática Teorema de Tales Período: 1 o Bimestre Série/Turma: 1 a série EM Professor(a): Cleubim Valor: Nota: Aluno(a): Razão e Proporção

Leia mais

ITA18 - Revisão. LMAT10A-1 - ITA 2017 (objetivas) Questão 1

ITA18 - Revisão. LMAT10A-1 - ITA 2017 (objetivas) Questão 1 ITA18 - Revisão LMAT10A-1 - ITA 2017 (objetivas) Questão 1 Sejam X e Y dois conjuntos finitos com X Y e X Y. Considere as seguintes afirmações: 1. Existe uma bijeção f : X Y. 2. Existe uma função injetora

Leia mais

MINISTÉRIO DA DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO DEP

MINISTÉRIO DA DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO DEP MINISTÉRIO DA DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO DEP - DEPA (Casa de Thomaz Coelho/889) CONCURSO DE ADMISSÃO Á ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO PROVA DE MATEMÁTICA 00/004 GABARITO QUESTÃO ALTERNATIVA B D C 4 A 5 C 6 C

Leia mais

PREPARATÓRIO PROFMAT/ AULA 8 Geometria

PREPARATÓRIO PROFMAT/ AULA 8 Geometria PREPARATÓRIO PROFMAT/ AULA 8 Geometria QUESTÕES DISCURSIVAS Questão 1. (PROFMAT-2012) As figuras a seguir mostram duas circunferências distintas, com centros C 1 e C 2 que se intersectam nos pontos A e

Leia mais

Prova Vestibular ITA 2000

Prova Vestibular ITA 2000 Prova Vestibular ITA Versão. ITA - (ITA ) Sejam f, g : R R definidas por f ( ) = e g cos 5 ( ) =. Podemos afirmar que: f é injetora e par e g é ímpar. g é sobrejetora e f é bijetora e g é par e f é ímpar

Leia mais

Instruções para a realização da Prova Leia com muita atenção. Prova da segunda fase

Instruções para a realização da Prova Leia com muita atenção. Prova da segunda fase Nível 3 Instruções para a realização da Prova Leia com muita atenção Prova da segunda fase Caro Aluno, Parabéns pela sua participação na décima primeira edição da Olimpíada de Matemática de São José do

Leia mais

b Considerando os valores log 2 = 0,30 e log 3 = 0,48, o valor de x que satisfaz a equação 36 x = 24, é: 49

b Considerando os valores log 2 = 0,30 e log 3 = 0,48, o valor de x que satisfaz a equação 36 x = 24, é: 49 MATEMÁTICA 1 e O Sr. Paiva é proprietário de duas papelarias, A e B. Em 2002 o faturamento da unidade A foi 50% superior ao da unidade B. Em 2003, o faturamento de A aumentou 20% em relação ao seu faturamento

Leia mais

Exercícios de Aprofundamento Matemática Geometria Analítica

Exercícios de Aprofundamento Matemática Geometria Analítica 1. (Unicamp 015) Seja r a reta de equação cartesiana x y 4. Para cada número real t tal que 0 t 4, considere o triângulo T de vértices em (0, 0), (t, 0) e no ponto P de abscissa x t pertencente à reta

Leia mais

Lista 13: Gravitação NOME:

Lista 13: Gravitação NOME: Lista 13: Gravitação NOME: Turma: Prof. : Matrícula: Importante: i. Nas cinco páginas seguintes contém problemas para se resolver e entregar. ii. Ler os enunciados com atenção. iii. Responder a questão

Leia mais

MATEMÁTICA E 1. no qual (A B C ) está sombreado. cobra R$ 3,00 por quilômetro rodado e não cobra bandeirada. O gráfico que representa as duas A)

MATEMÁTICA E 1. no qual (A B C ) está sombreado. cobra R$ 3,00 por quilômetro rodado e não cobra bandeirada. O gráfico que representa as duas A) MATEMÁTICA 16) As figuras abaixo representam diagramas de 17) Em uma determinada localidade, a empresa Venn de dois conjuntos arbitrários A e B. Assinale de táxi cobra,00 a bandeirada e mais a alternativa

Leia mais

1) Em cada Prisma representado a seguir, calcule a área da base (A b ), a área lateral (A L ), a área total (A T ) e o volume (V):

1) Em cada Prisma representado a seguir, calcule a área da base (A b ), a área lateral (A L ), a área total (A T ) e o volume (V): EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO GEOMETRIA SÓLIDA ÁREAS E VOLUMES DE PRISMAS, CILINDROS E CONES 2 a SÉRIE ENSINO MÉDIO 2011 ==========================================================================================

Leia mais

Exercícios Extras-Relações Métricas no Triângulo Retângulo-Lei dos Cossenos e Senos- 1 s anos-2015

Exercícios Extras-Relações Métricas no Triângulo Retângulo-Lei dos Cossenos e Senos- 1 s anos-2015 Exercícios Extras-Relações Métricas no Triângulo Retângulo-Lei dos Cossenos e Senos- 1 s anos-015 1. (Ufsj 013) Um triângulo isósceles inscrito em um círculo de raio igual a 8 cm possui um lado que mede

Leia mais

Exercícios de fixação - Geometria - Prof. Rui

Exercícios de fixação - Geometria - Prof. Rui NOME: ANO: TURMA: DATA: Exercícios de fixação - Geometria - Prof. Rui Para preparar-se para a prova é necessário o esforço de ler com atenção e dedicação no desenvolvimento de cada um dos exercícios. 1)

Leia mais

Exercícios de Revisão

Exercícios de Revisão Exercícios de Revisão Lista de Exercícios 14.05.015 1. A cerâmica constitui-se em um artefato bastante presente na história da humanidade. Uma de suas várias propriedades é a retração (contração), que

Leia mais

2ª. Lista de Revisão Geometria Plana Prof. Kátia Curso SER - Poliedro

2ª. Lista de Revisão Geometria Plana Prof. Kátia Curso SER - Poliedro ª. Lista de Revisão Geometria Plana Prof. Kátia Curso SER - Poliedro 1. (G1 - cps 016) A erosão é o processo de desgaste, transporte e sedimentação das rochas e, principalmente, dos solos. Ela pode ocorrer

Leia mais

PROVAS DA SEGUNDA ETAPA PS2007/UFG

PROVAS DA SEGUNDA ETAPA PS2007/UFG UFG-PS/7 PROVS D SEGUND ETP PS7/UFG Esta parte do relatório mostra o desempenho dos candidatos do grupo na prova de Matemática da ª etapa do PS7. Inicialmente, são apresentados os dados gerais dos candidatos

Leia mais

2ª. Lista de Revisão Geometria Plana Prof. Kátia Curso SER - Poliedro

2ª. Lista de Revisão Geometria Plana Prof. Kátia Curso SER - Poliedro ª. Lista de Revisão Geometria Plana Prof. Kátia Curso SER - Poliedro 1. (G1 - cps 016) A erosão é o processo de desgaste, transporte e sedimentação das rochas e, principalmente, dos solos. Ela pode ocorrer

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO Lista de Exercícios / Cálculo Numérico 1ª Unidade

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO Lista de Exercícios / Cálculo Numérico 1ª Unidade 1) Analise as alternativas abaixo e marque V para verdadeiro e F para falso. No segundo caso, explique como as tornaria verdadeiras: ( ) O método das secantes é utilizado para solucionar um problema de

Leia mais

Assine e coloque seu número de inscrição no quadro abaixo. Preencha, com traços firmes, o espaço reservado a cada opção na folha de resposta.

Assine e coloque seu número de inscrição no quadro abaixo. Preencha, com traços firmes, o espaço reservado a cada opção na folha de resposta. Prezado(a) candidato(a): Assine e coloque seu número de inscrição no quadro abaixo. Preencha, com traços firmes, o espaço reservado a cada opção na folha de resposta. Nº de Inscrição Nome PROVA DE MATEMÁTICA

Leia mais

LISTA DE RECUPERAÇÃO GEOMETRIA 3 ANO 3º TRIMESTRE

LISTA DE RECUPERAÇÃO GEOMETRIA 3 ANO 3º TRIMESTRE LISTA DE RECUPERAÇÃO GEOMETRIA 3 ANO 3º TRIMESTRE 1) Na figura, a circunferência de centro O está inscrita no triângulo ABC. A medida do ângulo inscrito x é: A) 126º B) 63º C) 62º D) 54º E) 108º 2) O triângulo

Leia mais

Expressões Algébricas

Expressões Algébricas META: Resolver geometricamente problemas algébricos. AULA 11 OBJETIVOS: Introduzir a 4 a proporcional. Construir segmentos que resolvem uma equação algébrica. PRÉ-REQUISITOS O aluno deverá ter compreendido

Leia mais

COLÉGIO ANCHIETA-BA. ELABORAÇÃO: PROF. ADRIANO CARIBÉ e WALTER PORTO. RESOLUÇÃO: PROFA. MARIA ANTÔNIA C. GOUVEIA

COLÉGIO ANCHIETA-BA. ELABORAÇÃO: PROF. ADRIANO CARIBÉ e WALTER PORTO. RESOLUÇÃO: PROFA. MARIA ANTÔNIA C. GOUVEIA A AVALIAÇÃO UNIDADE II -5 COLÉGIO ANCHIETA-BA ELABORAÇÃO: PROF. ADRIANO CARIBÉ e WALTER PORTO. PROFA. MARIA ANTÔNIA C. GOUVEIA - (MACK) Em uma das provas de uma gincana, cada um dos 4 membros de cada equipe

Leia mais