Governança. e Melhores Práticas da TI. Master in Business Administration - MBA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Governança. e Melhores Práticas da TI. Master in Business Administration - MBA"

Transcrição

1 Governança e Melhores Práticas da TI Master in Business Administration - MBA

2 Tradição e Valores O Instituto Infnet é uma faculdade fundada em 1994 por professores que perceberam a necessidade de formação de profissionais de TI para o crescimento do país. Através da Escola Superior da Tecnologia da Informação, o Instituto forma profissionais de TI com uma visão abrangente, incluindo a importância do alinhamento da TI aos objetivos estratégicos das organizações. Ao longo do tempo, o Instituto tem construído uma reputação baseada em fortes valores: excelência no ensino, orientação ao mercado, ética e responsabilidade social. Esses valores fazem parte de cada ação do Infnet. O Infnet é uma organização de grande importância para o mercado educação em tecnologia no Rio de Janeiro. O MIT Governança demonstra o espírito antenado e inovador do Infnet pois proporciona capacitação em uma área de conhecimento nova, que o mercado começa a demandar e exigir, mas cuja oferta de formação ainda não existia reunida, de forma séria e comprometida, em um só lugar. Ainda bem que temos o Infnet no Rio de Janeiro! Glaucia R. Miranda, Gerente de TI do Banco Prosper. Credenciamento O Instituto Infnet fundou a Faculdade de Tecnologia Infnet Rio de Janeiro que recebeu parecer favorável ao credenciamento, de número 213/2006, da Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação, publicado no Diário Oficial do dia 8 de setembro de A comissão do MEC avaliou o Instituto excepcionalmente bem, conferindo nota máxima para sua infra-estrutura. Da mesma forma, os dois primeiros Cursos Superiores de Tecnologia, submetidos à autorização, receberam nota máxima para o seu corpo docente. "A maioria dos professores tem experiência profissional fora do magistério em áreas correlatas (...) foi possível perceber que o corpo docente trabalha de forma integrada e motivada. A expectativa desta comissão é que os professores tenham um ótimo desempenho em sala, enriquecendo as aulas com experiências práticas de seu dia-a-dia profissional, considerando as atividades que exercem no mercado de trabalho." Relatório de Avaliação da Comissão do MEC, 2006.

3 Governança e Melhores Práticas da TI Master in Business Administration - MBA A pós-graduação lato sensu MBA em Governança e Melhores Práticas da TI capacita o aluno a trabalhar na governança, gestão de processos e estratégia de TI das organizações. O MBA forma profissionais para a crescente demanda de mercado por: Maior alinhamento entre a área de TI e a estratégia de negócios das empresas; Gerenciamento de processos de TI cada vez mais focado em resultados, seguro e padronizado; Melhor gestão de projetos de TI, em termos de prazo, custo, resultados e qualidade dos serviços. Público-alvo: Gestores de TI; Profissionais de TI atuando em função de liderança; Consultores de TI, que aspirem chegar a funções de liderança e gestão; Profissionais de TI com pelo menos 5 anos de experiência profissional, que desejam crescer gerencialmente.

4 Inicialmente o que mais me atraiu no curso de Governança em TI foi a grade curricular. Com o passar das aulas, vi que o conteúdo programático é bem mais interessante, colocando-me atualizado com as tendências do mercado. Consigo agora conversar sobre temas que antes passavam despercebidos. Isaac Gall do Nascimento, Gerência de Tecnologia da Brasilveículos Cia. de Seguros. O objetivo do programa é formar profissionais que entendam os impactos estratégicos da TI nos negócios. As empresas precisam de gerentes que dominem referências como Cobit, COSO, SOX, ITIL, CMMi, MPSBR para garantir a melhor gestão e a correta governança na área de TI. O MBA prepara profissionais para assumir os desafios da liderança nessa área chave das organizações. Proposta O aluno aprende a lidar com aspectos fundamentais para o trabalho de um gerente de TI: alinhamento da estratégia da TI com a estratégia da empresa, melhores práticas e governança da infra-estrutura de TI, gestão e qualidade no desenvolvimento de software. Tudo isso trabalhando com as referências mais importantes do mercado, como Cobit, COSO, SOX, ITIL, CMMi, MPSBR, ISO 9001:2000, Modelo de Excelência da Gestão, FNQ. Além disso, há uma forte abordagem de gestão de projetos, baseada no PMBOK Guide do Project Management Institute (PMI) e acrescida de uma visão comportamental, na qual o aluno descobre como gerenciar os aspectos de comunicação, liderança e negociação em projetos. O MBA é ministrado em aulas interativas, ricas em estudos de caso e vivências. Apesar de abordar conceitualmente a arquitetura de soluções e diversos temas de TI, seu foco está no lado gerencial. Não é um curso de tecnologia, mas da aplicação da tecnologia em processos de negócios. É focado em preparar profissionais e gestores de TI para os desafios de utilizar corretamente seus recursos, atendendo às necessidades de negócios das empresas.

5 Perfil do Egresso O profissional formado está apto a discutir mudanças no modelo de governança de TI com o board executivo de sua organização, assim como a liderar a implantação de um novo modelo de governança da TI. Competências adquiridas: Planejamento e gestão do alinhamento da TI com a estratégia de negócios corporativa; Gestão da aderência da TI da organização aos padrões Cobit, ITIL, CMMi, MPSBR; Perfil dos alunos matriculados: Idade média dos alunos: 34 anos Experiência profissional: 57% - Gerentes e Líderes de Equipe 6% - Empreendedores e empresários 19% - Técnicos Sêniors 16% - Técnicos Plenos 2% - Auditores Algumas das organizações com profissionais matriculados: Aon Re Brasil, Atos Origin, Autotrac, Banco BBM, Banco Prosper, BCF Administradora de Bens, BNDES, Brasilveiculos, Caixa Economica Federal, CPMBraxis, Datasul, Datasus, Decatron, EBX, Eco Sistemas, Ediouro, EDS do Brasil, Eletronuclear, Enerbrasil, Fabrimar, Fundação Coppetec, Fundação Refer, Furnas, Grupo Caçula, H. Strattner & Cia, IDS Scheer, IMC América do Sul, Impsat, Informaker, Infratecnologia Brasil, isquare, Karyon, Laboratórios Bago, Libra Terminal Rio, Light, Mana Engenharia, Medlink, Metatron, PBTI Soluções, Petros, Probank Consultoria e Software SA, QSi Sistemas, Relacional Consultoria, SENAI, Sinaf Seguros, Softtek, Stefanini, TaskSistemas, Tauil, Chequer & Mello Advogados, Teledata, TIM, Tradeway, TRGroup, Visagio, Vision Group, Viva Rio, Wino Interativa e Xerox. Implementação e gestão da qualidade de processos de TI; Implementação e gestão da qualidade do desenvolvimento de software; Gerenciamento de projetos de TI; Gerenciamento de outros profissionais de TI; Elaboração, negociação e gestão de contratos de serviços de TI; Análise para tomada de decisão em relação à TI de uma corporação; Planejamento da gestão da disponibilidade e segurança de serviços de TI; Inclui o conteúdo para os exames das certificações COBIT Foundations, ITIL Foundations, e Project Management Professional (PMP).

6 Programa BLOCO Governança de Infraestrutura da TI 125 horas/aula Segurança e Continuidade Gerenciamento de Continuidade do Negócio. Norma BS Plano de Continuidade de Negócio (PCN). Gerenciamento de risco. Business Impact Analisys (BIA). Segurança da Informação. Engenharia Social. Disaster Recovery Plan (DRP). Norma ISO/IEC Modalidades de Sourcing Processos de aquisição de Serviços de TI. RFI e RFP. Modos para contratação de sourcing e gestão de contratos com base em SLA. Sistema de Gestão da Qualidade Política de gestão de qualidade da infra-estrutura. Elaboração de SGQ para gestão da infra-estrutura. ISO 9001:2000. Auditoria interna da gestão da infra-estrutura. Gerenciamento de Serviços de TI Modelo do ITIL para Gerenciamento de Serviços. Benefícios estratégicos. Service Desk. Processos operacionais e táticos. Inclui todo o conteúdo da certificação ITIL Foundations. Projeto de Bloco Desenvolvimento de um projeto para implantação de um modelo de gestão de serviços da infra-estrutura de TI utilizando o modelo ITIL e ISO 9001:2000. BLOCO Governança de Desenvolvimento de Software 95 horas/aula Qualidade de Software Modelo CMMi. Modelo Melhoria de Processo do Software Brasileiro - MPSBR. Qualidade na Gestão do Desenvolvimento Fábrica de software. Ciclo de vida do software. Controle de códigos fontes e objetos. Engenharia de Software. Gestão de Processos Modelo de gestão de processos. BPM e SOA. Projeto de bloco Desenvolvimento de um projeto para implantação de um modelo de gestão de processos de desenvolvimento de software usando os modelos CMMi ou MPSBR. BLOCO Gerência de Projetos 110 horas/aula Gestão de Integração e Escopo Gerenciamento de integração e escopo de projetos com base no modelo do Project Management Institute. Gestão de Tempo, Custo e Qualidade Gerenciamento de tempo, custo e qualidade de projetos com base no modelo do Project Management Institute. Gestão de Comunicação, Aquisições e Riscos Gerenciamento de comunicação, aquisições e riscos de projetos com base no modelo do Project Management Institute. Gestão de RH e Aspectos Comportamentais Gerenciamento de recursos humanos de projetos com base no modelo do Project Management Institute. Ética e responsabilidade. Aspectos comportamentais para gerenciamento de projetos. Comunicação. Liderança. Negociação. Motivação e relacionamento entre pessoas. Projeto de bloco Desenvolvimento de um plano de gerenciamento de projeto com base nas práticas do Project Management Institute.

7 BLOCO TI e Negócios 90 horas/aula TI e Estratégia Gestão de desempenho de uma organização. Alinhamento da TI com a estratégia do negócio. Mapa estratégico e BSC. TI e vantagem competitiva. Governança e Controle em TI Modelo de Governança de TI. Relacionamento da Governança de TI com a Governança Corporativa. O modelo COBIT - domínios e processos. Objetivos de Negócio, Objetivos de TI e Processos do COBIT. COSO e VAL-IT. Inclui todo o conteúdo da certificação COBIT Foundations. Projeto de bloco Desenvolvimento de um projeto de alinhamento da estratégia de negócios com a estratégia de TI com base em um caso real. BLOCO Fechamento 20 horas/aula O Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo avaliar os conhecimentos teórico-práticos adquiridos durante a pós-graduação. Ele é desenvolvido individualmente e é constituído por um projeto prático, acompanhado de um relatório que o descreva e justifique os resultados alcançados. Observações: 1. Para o melhor aproveitamento do MBA e preparação para os exames oficiais, a Coordenação Pedagógica recomenda que o aluno dedique a mesma carga-horária semanal de aulas em estudos adicionais. 2. Em virtude do projeto pedagógico ser constantemente aperfeiçoado, eventualmente os nomes dos blocos, suas cargas-horárias e ementas sofrerão mudanças sem aviso prévio. Por favor, verifique as características detalhadas do curso no momento da sua matrícula. A ordem dos blocos, exceto o "Fechamento", não é pré-estabelecida no programa pedagógico do curso. O MBA em Governança e Melhores Práticas da TI do Instituto tem me ajudado muito a ampliar a visão de negócios na área de TI, apresentado o estado da arte do alinhamento da tecnologia com negócios. O network com docentes e alunos tem se mostrado muito eficiente, com troca de experiências e cases que enriquecem o nosso aprendizado. Tenho certeza que ao final estarei muito mais preparado para oferecer aos meus clientes produtos e serviços com mais qualidade e em conformidade com os padrões de mercado. Fábio Santos, Sócio-Diretor da Impulse Web.

8 O tema Governança em TI tem motivado o aparecimento de vários seminários e treinamentos direcionados para as certificações. Contudo, eu buscava uma opção mais focada para consolidar o conhecimento e orientada para a visão gerencial. Em 2006, encontrei esta proposta estruturada do Instituto que é uma visão integrada de negócio, processos e dos frameworks que cobrem todo o ciclo de Governança em TI. Silvio Roberto de Almeida Pereira, Gerente Sênior da Igaf Worldwide. Certificações Cobit Foundations COBIT significa Control Objectives for Information and Related Technology, e é um compêndio de boas práticas para dar suporte à governança de TI. Uma empresa que implementa corretamente o COBIT assegura que sua área de TI sustenta os objetivos e estratégias organizacionais, traçadas por suas lideranças. Ou seja, há alinhamento estratégico entre a área de TI e os negócios da organização. Governança ITIL Foundations A certificação ITIL Foundations atesta o conhecimento do profissional nos fundamentos do Gerenciamento de Serviços em TI segundo o framework do ITIL e familiaridade com sua terminologia e processos. Esse é o primeiro nível de certificação para profissionais que desejam buscar uma alta especialização na área. Project Management Professional (PMP) Certificação conferida pelo Project Management Institute (PMI) com base em um exame, visando o avanço da profissão de gerente de projetos e o reconhecimento das conquistas individuais nessa área. Essa certificação é a credencial profissional relacionada ao gerenciamento de projetos mais reconhecida e respeitada em termos mundiais. O Instituto Infnet é um Registered Education Provider do Project Management Institute.

9 Corpo Perfil do Egresso Docente O profissional formado Governança está apto a discutir é uma mudanças das no modelo de governança questões de TI com mais o importantes board executivo de sua organização, para o gestor assim como de TI a de liderar hoje. a implantação de um novo Além modelo disso, de conhecimentos governança da TI. em estratégia, projetos e Competências adquiridas: processos são fundamentais Planejamento e para gestão que do a alinhamento área de da TI com a estratégia tecnologia de negócios seja corporativa; administrada de maneira eficiente. O MBA Renato Jesus é Gerente de Projetos de André Antunes é diretor Gestão de TI (CIO) da aderência da TI da organização aos Governança da TI na Caixa Econômica do Instituto Infnet. Lidera projetos e é uma resposta aos principais padrões Cobit, ITIL, CMMi, MPSBR; Federal, pela consultoria DBA, e processos de ERP, CRM e Sistemas de dilemas enfrentados pelos Coordenador Informação Corporativos há mais de 15 Implementação gerentes e gestão e da diretores qualidade de de TI. Ele do "Local Interest Group" do ITSMF-BR. anos, principalmente em pequenas e Tem larga experiência em cargos médias empresas. Ele é Engenheiro processos de de TI; reúne em seu corpo docente Perfil executivos dos nas alunos áreas de matriculados: Finanças e TI. Computação pela PUC-Rio, tendo profissionais renomados, Ele é graduado em Matemática, com estudado o mestrado em Implementação e gestão da qualidade do Idade média dos alunos: 34 anos com ampla experiência de pós-graduações em Análise de matemática/computação desenvolvimento gráfica no de software; Sistemas Experiência pelo IBAM, profissional: Comércio e IMPA, o MBA na FGV e estratégia de mercado e sólida formação Finanças 57% Internacionais - Gerentes e Líderes pela FGV, de Equipe MBAs negócios na Harvard Business Gerenciamento School. acadêmica. de projetos O de conteúdo TI; do Executivo 6% - em Empreendedores Finanças e Marketing e empresários 19% - Técnicos Sêniors curso é alinhado com os pelo IBMEC, e aperfeiçoamento em Gerenciamento de outros profissionais de TI; BSC 16% pela - PUC-Rio. Técnicos É Plenos membro do ISACA principais frameworks de e tem 2% as certificações - Auditores COBIT Elaboração, negociação gestão de e TI, gestão tornando-se de contratos um Foundation, ITIL Foundation e ITIL Algumas das organizações com de serviços de TI; Practitioner SLM. importante diferencial no profissionais matriculados: Análise para tomada currículo de decisão dos egressos. em relação É à Aon Re Brasil, Atos Origin, Autotrac, de uma corporação; também uma excelente Banco BBM, Banco Prosper, BCF Aline Costa, diretora de TI da Tools Administradora de Bens, BNDES, - uma franquia do grupo TOTVS. oportunidade de Planejamento da gestão da disponibilidade e Brasilveiculos, Caixa Economica Federal, Possui mais de 14 anos de networking. CPMBraxis, Datasul, Datasus, Decatron, experiência no gerenciamento segurança de de serviços de TI; EBX, Eco Sistemas, Ediouro, EDS do Brasil, grandes projetos. É professora do Eletronuclear, Augusto Azeredo, Enerbrasil, 14 anos Fabrimar, de Instituto Infnet. Mestre em Inclui gestão o conteúdo para os exames das Fundação experiência Coppetec, na área da Fundação Tecnologia Refer, da empresarial e certificada como certificações COBIT Foundations, Furnas, Informação Grupo atuando Caçula, como H. Strattner gerente & em Cia, Project Management Professional Paulo Tostes IDS empresas Scheer, de IMC grande América porte do tais Sul, como Impsat, (PMP), do Project Management ITIL Foundations Coordenador, e Project Pedagógico Management Informaker, CVRD, Embratel, Infratecnologia Intelig, Claro, Brasil, CTBC e Institute (PMI). Professional (PMP) Possui. mais de 15 anos de experiência isquare, Shell. Profissional Karyon, Laboratórios certificado PMP Bago, e Libra em gestão e tecnologia em empresas Terminal ITIL. Bacharel Rio, Light, em Informática Mana Engenharia, e multinacionais. Professor e coordenador Medlink, pós-graduado Metatron, em Administração PBTI Soluções, de Petros, da Escola de Negócios do Instituto Probank Sistemas Consultoria de Informação e Software pela SA, QSi Infnet, especialista em gerenciamento Sistemas, Universidade Relacional Federal Consultoria, Fluminense. SENAI, de projetos e mestre em administração Sinaf Seguros, Softtek, Stefanini, pela PUC-Rio. TaskSistemas, Tauil, Chequer & Mello Advogados, O corpo docente Teledata, pós-graduação TIM, MBA Tradeway, em Governança e Melhores Práticas da TI do Instituto Infnet é formado pelos TRGroup, professores acima Visagio, e por outros Vision professores Group, igualmente Viva Rio, qualificados. Os professores sempre têm sólida formação Wino acadêmica Interativa e experiência e profissional Xerox. relevante nos assuntos dos módulos que ministram. Além disso, a experiência didática também é uma característica marcante do corpo docente. Todos os professores são gerentes seniores e diretores de TI ou de empresas de consultoria de TI.

10 Tradição e Valores O Instituto Infnet é uma faculdade fundada em 1994 por professores que perceberam a necessidade de formação de profissionais de TI para o crescimento do país. Através da Escola Superior da Tecnologia da Informação, o Instituto forma profissionais de TI com uma visão abrangente, incluindo a importância do alinhamento da TI aos objetivos estratégicos das organizações. Ao longo do tempo, o Instituto tem construído uma reputação baseada em fortes valores: excelência no ensino, orientação ao mercado, ética e responsabilidade social. Esses valores fazem parte de cada ação do Infnet. O Infnet é uma organização de grande importância para o mercado educação em tecnologia no Rio de Janeiro. O MIT Governança demonstra o espírito antenado e inovador do Infnet pois proporciona capacitação em uma área de conhecimento nova, que o mercado começa a demandar e exigir, mas cuja oferta de formação ainda não existia reunida, de forma séria e comprometida, em um só lugar. Ainda bem que temos o Infnet no Rio de Janeiro! Glaucia R. Miranda, Gerente de TI do Banco Prosper. Credenciamento O Instituto Infnet fundou a Faculdade de Tecnologia Infnet Rio de Janeiro que recebeu parecer favorável ao credenciamento, de número 213/2006, da Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação, publicado no Diário Oficial do dia 8 de setembro de A comissão do MEC avaliou o Instituto excepcionalmente bem, conferindo nota máxima para sua infra-estrutura. Da mesma forma, os dois primeiros Cursos Superiores de Tecnologia, submetidos à autorização, receberam nota máxima para o seu corpo docente. "A maioria dos professores tem experiência profissional fora do magistério em áreas correlatas (...) foi possível perceber que o corpo docente trabalha de forma integrada e motivada. A expectativa desta comissão é que os professores tenham um ótimo desempenho em sala, enriquecendo as aulas com experiências práticas de seu dia-a-dia profissional, considerando as atividades que exercem no mercado de trabalho." Relatório de Avaliação da Comissão do MEC, 2006.

11 ESCOLA SUPERIOR DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO RUA SÃO JOSÉ 90-2º ANDAR ESQUINA COM AVENIDA RIO BRANCO RIO DE JANEIRO - RJ CEP pos.rj@infnet.edu.br TEL: " 2012 Project Management Institute, Inc. Todos os direitos reservados. "PMI", a logo PMI, "Making project management indispensable for business results", "PMI Today, "PM Network", "Project Management Journal", "PMBOK", "CAPM", Certified Associate in Project Management (CAPM), "PMP", Project Management Professional (PMP), a logo PMP, PgMP, "Program Management Professional (PgMP)", "PMI-SP", PMI Scheduling Professional (PMI-SP), PMI-RMP, PMI Risk Management Professional (PMI-RMP) e "OPM3" são marcas registradas do Project Management Institute, Inc."

12

Programa do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Engenharia de Software Orientada a Serviços (SOA)

Programa do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Engenharia de Software Orientada a Serviços (SOA) Programa do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Engenharia de Software Orientada a Serviços (SOA) Apresentação O programa de Pós-graduação Lato Sensu em Engenharia de Software Orientada a Serviços

Leia mais

Curso preparatório para a certificação COBIT 4.1 Fundation

Curso preparatório para a certificação COBIT 4.1 Fundation Curso preparatório para a certificação COBIT 4.1 Fundation Dentro do enfoque geral em conhecer e discutir os fundamentos, conceitos e as definições de Governança de TI - tecnologia da informação, bem como

Leia mais

Programa do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Gestão de Projetos

Programa do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Gestão de Projetos Programa do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Gestão de Projetos Apresentação O programa de Pós-graduação Lato Sensu em Gestão de Projetos tem por fornecer conhecimento teórico instrumental que

Leia mais

Uma visão prática e aplicada em Tecnologia da Informação

Uma visão prática e aplicada em Tecnologia da Informação Uma visão prática e aplicada em Tecnologia da Informação MBA Executivo Internacional pela Ohio State University/United States (OSU), MBA Gerenciamento de Projetos pela Fundação Getulio Vargas (FGV), Pós-graduação

Leia mais

Apresentação do Treinamento

Apresentação do Treinamento Apresentação do Treinamento COBIT 5 Foundation 1 O COBIT 5 fornece um framework completo que ajuda as organizações a alcançar seus objetivos para a Governança e Gestão da TI Empresarial. Em outras palavras,

Leia mais

CBA. Gestão de Negócios PÚBLICO-ALVO COMPLEMENTAÇÃO ACADÊMICA MATERIAL DIDÁTICO. Gestão de Negócios

CBA. Gestão de Negócios PÚBLICO-ALVO COMPLEMENTAÇÃO ACADÊMICA MATERIAL DIDÁTICO. Gestão de Negócios CBA Gestão de Negócios Gestão de Negócios O curso desenvolve a capacidade de compreender, de forma ampla e sistêmica, a interação entre as diversas áreas funcionais de uma empresa, além dos aspectos externos

Leia mais

Especialização em Qualidade e Governança de TI

Especialização em Qualidade e Governança de TI Especialização em Qualidade e Governança de TI Apresentação CAMPUS STIEP Inscrições em Breve Turma 06 --> A demanda por implantação de melhores práticas de gestão na área de TI tem se ampliado de forma

Leia mais

Pós-graduação MBA em Administração e Marketing

Pós-graduação MBA em Administração e Marketing 1 Ascensão Acadêmica Pós-Graduação alavanca sucesso na carreira profissional Pesquisa coordenada pelo Centro de Políticas Sociais da Fundação Getúlio Vargas (FGV), em 2010, indica que as pessoas que não

Leia mais

Governança de TI. Renato Jesus

Governança de TI. Renato Jesus TI Governança Governança de TI Informações sobre o instrutor Formado em Matemática pela FAHUPE Pós-Graduado em Análise de Sistemas pelo IBAM MBA Executivo em Finanças pelo IBMEC Pós-Graduado em Comércio

Leia mais

GERENCIAMENTO DE PROJETOS E CERTIFICAÇÕES PMI. Hedson Rodrigues Lima, CTFL, PMP

GERENCIAMENTO DE PROJETOS E CERTIFICAÇÕES PMI. Hedson Rodrigues Lima, CTFL, PMP GERENCIAMENTO DE PROJETOS E CERTIFICAÇÕES PMI Hedson Rodrigues Lima, CTFL, PMP Sobre o Palestrante Hedson Rodrigues Lima, CTFL, PMP Atua como: Gerente de Projetos Na Empresa: Gestao TI E também como: Instrutor

Leia mais

MBA. Controladoria PÚBLICO-ALVO COMPLEMENTAÇÃO ACADÊMICA MATERIAL DIDÁTICO. Controladoria

MBA. Controladoria PÚBLICO-ALVO COMPLEMENTAÇÃO ACADÊMICA MATERIAL DIDÁTICO. Controladoria MBA Controladoria Controladoria O MBA Controladoria une a tradição do Ibmec em pesquisas avançadas em Administração, Economia e Finanças com a Controladoria. Com este embasamento, propõe-se desenvolver

Leia mais

As Certificações do PMI 2015. Mauro Sotille, PMP

As Certificações do PMI 2015. Mauro Sotille, PMP As Certificações do PMI 2015 Mauro Sotille, PMP Quem somos A PM Tech é uma empresa de consultoria e treinamento que tem por missão prover desenvolvimento técnico e humano para organizações e pessoas por

Leia mais

Governança de TI Prof. Carlos Henrique Santos da Silva, MSc

Governança de TI Prof. Carlos Henrique Santos da Silva, MSc Prof. Carlos Henrique Santos da Silva, MSc PMP, PMI-RMP, PMI-ACP, CSM, ITIL & CobiT Certified Carlos Henrique Santos da Silva, MSc, PMP Especializações Certificações Mestre em Informática na área de Sistemas

Leia mais

Este programa tem como objetivo consolidar conhecimentos sobre as melhores práticas de Governança em TI com base nos modelos propostos pela

Este programa tem como objetivo consolidar conhecimentos sobre as melhores práticas de Governança em TI com base nos modelos propostos pela GOVERNANÇA EM TI Controles do COBIT v4.1 integrados às boas práticas da ITIL v3. Requisitos das principais Normas de TI (ISO 20000 e ISO 27000) no contexto da Governança. Frameworks para outsourcing (escm-cl

Leia mais

Atividade: COBIT : Entendendo seus principais fundamentos

Atividade: COBIT : Entendendo seus principais fundamentos SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DO PIAUÍ CAMPUS FLORIANO EIXO TECNOLÓGICO: INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO CURSO: TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS PERÍODO

Leia mais

Curso Fundamentos de Gerenciamento de Serviços de TI baseado no ITIL V3

Curso Fundamentos de Gerenciamento de Serviços de TI baseado no ITIL V3 Curso Fundamentos de Gerenciamento de Serviços de TI baseado no ITIL V3 Todos nossos cursos são preparados por profissionais certificados e reconhecidos no mercado de Gerenciamento de Serviços de TI. Os

Leia mais

Pesquisa realizada com os participantes do 12º Seminário Nacional de Gestão de Projetos. Apresentação

Pesquisa realizada com os participantes do 12º Seminário Nacional de Gestão de Projetos. Apresentação Pesquisa realizada com os participantes do de Apresentação O perfil do profissional de Projetos Pesquisa realizada durante o 12 Seminário Nacional de, ocorrido em 2009, traça um importante perfil do profissional

Leia mais

CURSO DE GRADUAÇÃO PRESENCIAL SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

CURSO DE GRADUAÇÃO PRESENCIAL SISTEMAS DE INFORMAÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO TOCANTINS CURSO DE GRADUAÇÃO PRESENCIAL SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Identificação do Curso Nome do Curso: Sistemas de Informação Titulação: Bacharelado Modalidade de ensino: Presencial

Leia mais

Proposta ITIL V3 HAND S ON. Apresentação Executiva. ITIL V3 Hand s ON

Proposta ITIL V3 HAND S ON. Apresentação Executiva. ITIL V3 Hand s ON ITIL V3 HAND S ON Apresentação Executiva 1 Os treinamentos de ITIL Hand s On, abordam os processos da gestão de serviços de TI do ITIL v3 e são recomendados e necessários, para quem quer ser tornar um

Leia mais

Programa do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Gestão de Tecnologia da Informação

Programa do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Gestão de Tecnologia da Informação Programa do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Gestão de Tecnologia da Informação Apresentação O programa de Pós-graduação Lato Sensu em Gestão de Tecnologia da Informação tem por fornecer conhecimento

Leia mais

Certificações em Gerenciamento de Projetos. Daniel Tadeu Martínez Castello Branco, PMP MBA

Certificações em Gerenciamento de Projetos. Daniel Tadeu Martínez Castello Branco, PMP MBA Certificações em Gerenciamento de Projetos Daniel Tadeu Martínez Castello Branco, PMP MBA Dúvida Quantos aqui atuam como Gerentes de Projeto? Quantos tem investido na carreira de Gerente de Projeto? Tempo

Leia mais

Proposta. Consultores de Alta Performance. Apresentação Executiva. Consultores de Alta Performance

Proposta. Consultores de Alta Performance. Apresentação Executiva. Consultores de Alta Performance Apresentação Executiva 1 O treinamento de tem como premissa capacitar os participantes para desenvolverem suas carreiras como consultores, com as melhores práticas e os requisitos que devem ser dominados

Leia mais

Governança de TI Prof. Carlos Henrique Santos da Silva, MSc

Governança de TI Prof. Carlos Henrique Santos da Silva, MSc Governança de TI Prof. Carlos Henrique Santos da Silva, MSc PMP, PMI-RMP, PMI-ACP, CSM, ITIL & CobiT Certified Carlos Henrique Santos da Silva, MSc, PMP Especializações Certificações Mestre em Informática

Leia mais

Governança de TI Prof. Carlos Henrique Santos da Silva, MSc

Governança de TI Prof. Carlos Henrique Santos da Silva, MSc Governança de TI Prof. Carlos Henrique Santos da Silva, MSc PMP, PMI-RMP, PMI-ACP, CSM, CSPO, ITIL & CobiT Certified Carlos Henrique Santos da Silva, MSc, PMP Especializações Certificações Mestre em Informática

Leia mais

Curso Governança de TI - Visão Executiva

Curso Governança de TI - Visão Executiva Curso Governança de TI - Visão Executiva Todos nossos cursos são preparados por profissionais certificados e com larga experiência em Governança de TI. Os cursos são ministrados em português, sendo o material

Leia mais

GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO APRESENTAÇÃO E GRADE CURRICULAR DOS CURSOS

GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO APRESENTAÇÃO E GRADE CURRICULAR DOS CURSOS GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO APRESENTAÇÃO E GRADE CURRICULAR DOS CURSOS Graduação PROCESSOS GERENCIAIS 1.675 HORAS Prepara os estudantes para o empreendedorismo e para a gestão empresarial. Com foco nas tendências

Leia mais

Proposta. ITIL V3 2011 Fundamentos. Apresentação Executiva. ITIL V3 2011 - Fundamentos

Proposta. ITIL V3 2011 Fundamentos. Apresentação Executiva. ITIL V3 2011 - Fundamentos ITIL V3 2011 Fundamentos Apresentação Executiva 1 O treinamento de ITIL V3 Foundations, tem como premissa capacitar o aluno a entender a aplicação da metodologia do ITIL e contato com as suas principais

Leia mais

INSTITUTO NACIONAL DE TELECOMUNICAÇÕES. Inatel Competence Center. Business School. Gestão de Projetos

INSTITUTO NACIONAL DE TELECOMUNICAÇÕES. Inatel Competence Center. Business School. Gestão de Projetos INSTITUTO NACIONAL DE TELECOMUNICAÇÕES Inatel Competence Center Business School Gestão de Projetos Projeto Pedagógico de Curso de Extensão Curricular Aprovado no dia 15/05/2013 Pró diretoria de Desenvolvimento

Leia mais

CBA. Comércio Internacional PÚBLICO-ALVO COMPLEMENTAÇÃO ACADÊMICA MATERIAL DIDÁTICO. Internacional. Comércio

CBA. Comércio Internacional PÚBLICO-ALVO COMPLEMENTAÇÃO ACADÊMICA MATERIAL DIDÁTICO. Internacional. Comércio CBA Comércio Internacional Comércio Internacional A intensidade das relações comerciais e produtivas das empresas no atual contexto econômico tem exigido das empresas um melhor entendimento da complexidade

Leia mais

INFORMAÇÕES ADICIONAIS

INFORMAÇÕES ADICIONAIS APRENDA SOBRE GOVERNANÇA DE TI Programa de Qualificação COBIT 5 Presencial ou EAD O COBIT 5 define as necessidades das partes interessadas da empresa como ponto de partida das atividades de governança

Leia mais

WWW.RJN.COM.BR/SIMULADOPMP

WWW.RJN.COM.BR/SIMULADOPMP EMENTA DO TREINAMENTO Apresentar metodologia de estudo dos fundamentos de gerenciamento de projetos, das áreas de conhecimento (integração, escopo, tempo, custo, qualidade, recursos humanos, comunicação,

Leia mais

Pós-Graduação em GESTÃO DO AGRONEGÓCIO

Pós-Graduação em GESTÃO DO AGRONEGÓCIO Pós-Graduação em GESTÃO DO AGRONEGÓCIO Ingresso agosto de 2016 Informações: (51) 3218-1355 ernani.neto@espm.br O Curso tem por objetivo capacitar os participantes na utilização de práticas contemporâneas

Leia mais

BPM Uma abordagem prática para o sucesso em Gestão de Processos

BPM Uma abordagem prática para o sucesso em Gestão de Processos BPM Uma abordagem prática para o sucesso em Gestão de Processos Este curso é ideal para quem está buscando sólidos conhecimentos em como desenvolver com sucesso um projeto de BPM. Maurício Affonso dos

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO MBA em Gestão Estratégica de Esportes

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO MBA em Gestão Estratégica de Esportes CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO MBA em Gestão Estratégica de Esportes Coordenação Acadêmica: Ana Ligia Nunes Finamor CÓDIGO: 1 OBJETIVO Desenvolver visão estratégica, possibilitando ao

Leia mais

MBA em Gestão de Proc. de Negócios, Qualidade e Certificações

MBA em Gestão de Proc. de Negócios, Qualidade e Certificações MBA em Gestão de Proc. de Negócios, Qualidade e Certificações Apresentação CAMPUS STIEP Inscrições em Breve Turma 14 --> *Alunos matriculados após o início das aulas poderão cursar as disciplinas já realizadas

Leia mais

ROSALDO DE JESUS NOCÊRA PMP, PMI-SP, PMI-RMP, MCTS

ROSALDO DE JESUS NOCÊRA PMP, PMI-SP, PMI-RMP, MCTS ROSALDO DE JESUS NOCÊRA PMP, PMI-SP, PMI-RMP, MCTS Project Management Professional do PMI - Project Management Institute De acordo com a 5ª edição (2013) do PMBOK Guide GUIA DEFINITIVO 2ª edição Inclui:

Leia mais

Governança de TI Prof. Carlos Henrique Santos da Silva, MSc

Governança de TI Prof. Carlos Henrique Santos da Silva, MSc Governança de TI Prof. Carlos Henrique Santos da Silva, MSc PMP, PMI-RMP, PMI-ACP, CSM, ITIL & CobiT Certified Carlos Henrique Santos da Silva, MSc Mestre em Informática na área de Sistemas de Informação

Leia mais

GESTÃO DE SERVIÇOS DE TI: OTIMIZAÇÃO DE RECURSOS E PROCESSOS. Realização:

GESTÃO DE SERVIÇOS DE TI: OTIMIZAÇÃO DE RECURSOS E PROCESSOS. Realização: GESTÃO DE SERVIÇOS DE TI: OTIMIZAÇÃO DE RECURSOS E PROCESSOS Realização: Ademar Luccio Albertin Mais de 10 anos de experiência em Governança e Gestão de TI, atuando em projetos nacionais e internacionais

Leia mais

Palestra Gratuita sobre Certificação PMP - 5ª Edição Prof. André Ricardi, PMP

Palestra Gratuita sobre Certificação PMP - 5ª Edição Prof. André Ricardi, PMP Palestra Gratuita sobre Certificação PMP - 5ª Edição Prof. André Ricardi, PMP 17 -agosto-2013 Agenda Apresentação Institucional Certificação PMP Mudanças na Certificação PMP Preparação para o Exame de

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO CAIRU O QUE VOCÊ PRECISA SABER: Por que fazer uma pós-graduação?

PÓS-GRADUAÇÃO CAIRU O QUE VOCÊ PRECISA SABER: Por que fazer uma pós-graduação? PÓS-GRADUAÇÃO CAIRU O QUE VOCÊ PRECISA SABER: Por que fazer uma pós-graduação? O mercado do trabalho está cada vez mais exigente. Hoje em dia, um certificado de pós-graduação é imprescindível para garantia

Leia mais

PMO (Project Management Office) - Implantação de Escritório de Projetos

PMO (Project Management Office) - Implantação de Escritório de Projetos PMO (Project Management Office) - Implantação de Escritório de Projetos Orientações para o Projeto, Implantação, Gerenciamento e Avaliação de Maturidade do Escritório de Projetos Objetivo O estudo da teoria

Leia mais

Gestão Estratégica de Projetos Porque Educação Executiva Insper Cursos de Curta e Média Duração Educação Executiva

Gestão Estratégica de Projetos Porque Educação Executiva Insper Cursos de Curta e Média Duração Educação Executiva 1 Porque Educação Executiva Insper A dinâmica do mundo corporativo exige profissionais multidisciplinares, capazes de interagir e formar conexões com diferentes áreas da empresa e entender e se adaptar

Leia mais

Curso Especialização em Gerenciamento Operacional de Serviços de TI Baseado no ITIL V3 e Cobit 4.1

Curso Especialização em Gerenciamento Operacional de Serviços de TI Baseado no ITIL V3 e Cobit 4.1 Curso Especialização em Gerenciamento Operacional de Serviços de TI Baseado no ITIL V3 e Cobit 4.1 Todos nossos cursos são preparados por profissionais certificados e com larga experiência em Governança

Leia mais

FACULDADE ANHANGUERA DE INDAIATUBA Rua Claudio Dal Canton, 89 - Cidade Nova II - Indaiatuba -SP - CEP 13334-390 (19) 3885-6700 www.portalpos.com.

FACULDADE ANHANGUERA DE INDAIATUBA Rua Claudio Dal Canton, 89 - Cidade Nova II - Indaiatuba -SP - CEP 13334-390 (19) 3885-6700 www.portalpos.com. A pós-graduação é fundamental para manter-se bem colocado no mercado de trabalho e para aperfeiçoar competências profissionais. Além de enriquecer o currículo, este tipo de especialização ajuda a melhorar

Leia mais

A escolha é sempre sua. O conhecimento é a nossa contribuição.

A escolha é sempre sua. O conhecimento é a nossa contribuição. A escolha é sempre sua. O conhecimento é a nossa contribuição. TURMA 3 Master in Business Administration Especialização Lato-Sensu GESTÃO ESTRATÉGICA DA PRODUÇÃO E QUALIDADE GESTÃO FARMACEUTICA EMPRESARIAL

Leia mais

Pesquisa realizada com os participantes do 16º Seminário Nacional de Gestão de Projetos APRESENTAÇÃO

Pesquisa realizada com os participantes do 16º Seminário Nacional de Gestão de Projetos APRESENTAÇÃO Pesquisa realizada com os participantes do de APRESENTAÇÃO O perfil do profissional de projetos Pesquisa realizada durante o 16 Seminário Nacional de, ocorrido em Belo Horizonte em Junho de, apresenta

Leia mais

GRADUAÇÃO APRESENTAÇÃO E GRADE CURRICULAR DOS CURSOS PROCESSOS GERENCIAIS 1.675 HORAS

GRADUAÇÃO APRESENTAÇÃO E GRADE CURRICULAR DOS CURSOS PROCESSOS GERENCIAIS 1.675 HORAS GRADUAÇÃO APRESENTAÇÃO E GRADE CURRICULAR DOS CURSOS PROCESSOS GERENCIAIS 1.675 HORAS Apresentação: Prepara os estudantes para o empreendedorismo e para a gestão empresarial. Com foco nas tendências de

Leia mais

Programa do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Business Intelligence (BI)

Programa do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Business Intelligence (BI) Programa do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Business Intelligence (BI) Apresentação O programa de Pós-graduação Lato Sensu em Business Intelligence Inteligência Competitiva tem por fornecer conhecimento

Leia mais

Curso PMO Como ter sucesso na gestão de múltiplos empreendimentos

Curso PMO Como ter sucesso na gestão de múltiplos empreendimentos Curso PMO Como ter sucesso na gestão de múltiplos empreendimentos Conhecimento essencial para gestores de projetos Depois de sucessivas crises econômicas, os investidores pressionam cada vez mais pela

Leia mais

Proposta. ISO 20.000 / 2011 Fundamentos. Apresentação Executiva. ISO 20.000 / 2011 - Fundamentos

Proposta. ISO 20.000 / 2011 Fundamentos. Apresentação Executiva. ISO 20.000 / 2011 - Fundamentos ISO 20.000 / 2011 Fundamentos Apresentação Executiva 1 O treinamento de ISO 20.000 Foundation tem como premissa fornecer uma visão geral da publicação da norma ISO/IEC 20000 capacitando o aluno a entender

Leia mais

MBA Executivo Internacional

MBA Executivo Internacional MBA Executivo Internacional Informações* Dias e horários das aulas: Quinzenalmente. Sextas e sábados. Das 08h30 às 17h30. Carga horária: 612 Horas *As informações podem sofrer alterações sem aviso prévio.

Leia mais

Programa do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu. MBA em Estratégia e Liderança Empresarial

Programa do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu. MBA em Estratégia e Liderança Empresarial Programa do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Estratégia e Liderança Empresarial Apresentação O programa de MBA em Estratégia e Liderança Empresarial tem por objetivo preparar profissionais para

Leia mais

CBA. Comércio Internacional PÚBLICO-ALVO COMPLEMENTAÇÃO ACADÊMICA MATERIAL DIDÁTICO. Internacional. Comércio

CBA. Comércio Internacional PÚBLICO-ALVO COMPLEMENTAÇÃO ACADÊMICA MATERIAL DIDÁTICO. Internacional. Comércio CBA Comércio Internacional Comércio Internacional A intensidade das relações comerciais e produtivas das empresas no atual contexto econômico tem exigido das empresas um melhor entendimento da complexidade

Leia mais

ale PÓS-GRADUAÇÃO EM LIDERANÇA E GESTÃO ESTRATÉGICA DE NEGÓCIOS MANUAL DO CANDIDATO

ale PÓS-GRADUAÇÃO EM LIDERANÇA E GESTÃO ESTRATÉGICA DE NEGÓCIOS MANUAL DO CANDIDATO ale PÓS-GRADUAÇÃO EM LIDERANÇA E GESTÃO ESTRATÉGICA DE NEGÓCIOS MANUAL DO CANDIDATO Ingresso Março 2016 1 Pós-Graduação em Liderança e Gestão Estratégica de Negócios Objetivos do Curso O Programa de Pós-Graduação

Leia mais

Governança AMIGA. Para baixar o modelo de como fazer PDTI: www.microsoft.com/brasil/setorpublico/governanca/pdti

Governança AMIGA. Para baixar o modelo de como fazer PDTI: www.microsoft.com/brasil/setorpublico/governanca/pdti e d a id 4 m IN r fo a n m Co co M a n ua l Governança AMIGA Para baixar o modelo de como fazer PDTI: www.microsoft.com/brasil/setorpublico/governanca/pdti Um dos grandes desafios atuais da administração

Leia mais

Sárgom Ceranto Marketing e Soluções Corporativas comercial@trecsson.com.br

Sárgom Ceranto Marketing e Soluções Corporativas comercial@trecsson.com.br PREZADO (A) SENHOR (A) Agradecemos seu interesse em nossos programas de ensino e lhe cumprimentamos pela iniciativa de buscar o seu aperfeiçoamento profissional. Você está recebendo o programa do curso

Leia mais

Gestão de Departamentos Jurídicos Porque Educação Executiva Insper Cursos de Curta e Média Duração

Gestão de Departamentos Jurídicos Porque Educação Executiva Insper Cursos de Curta e Média Duração 1 Porque Educação Executiva Insper A dinâmica do mundo corporativo atual exige profissionais multidisciplinares, capazes de interagir e formar conexões com diferentes áreas da empresa e entender e se adaptar

Leia mais

MS Project para Gerenciamento de Projetos

MS Project para Gerenciamento de Projetos MS Project para Gerenciamento de Projetos Sumário 03. A Voitto 05. MS Project para Gerenciamento de Projetos 06. Conteúdo Programático 11. Principais Instrutores 12. Visão dos Participantes 13. Vídeo Nossa

Leia mais

Devo fazer uma certificação em Gerenciamento de Projetos? CAPM PMP PgMP PMI-ACP SM PMI-RMP PMI-SP. http://brasil.pmi.org

Devo fazer uma certificação em Gerenciamento de Projetos? CAPM PMP PgMP PMI-ACP SM PMI-RMP PMI-SP. http://brasil.pmi.org Devo fazer uma certificação em Gerenciamento de Projetos? CAPM PMP PgMP PMI-ACP SM PMI-RMP PMI-SP http://brasil.pmi.org Em todo o mundo há uma grande demanda por gerentes de projetos qualificados. Uma

Leia mais

O MBA CONTROLLER foi lançado em 1994 e é o mais tradicional MBA do mercado brasileiro

O MBA CONTROLLER foi lançado em 1994 e é o mais tradicional MBA do mercado brasileiro MBA Controller Ao cursar o MBA CONTROLLER FIPECAFI/ANEFAC, o aluno convive com pessoas de diferentes perfis entre os mais diversos segmentos de mercado e com a experiência profissional exigida para que

Leia mais

Treinamentos EMENTA. Fundamentos de Gererenciamento de Riscos em Projetos. 14 Horas

Treinamentos EMENTA. Fundamentos de Gererenciamento de Riscos em Projetos. 14 Horas EMENTA Fundamentos de Gererenciamento de Riscos em Projetos 14 Horas OBJETIVO O treinamento tem como objetivo capacitar os participantes a planejar o gerenciamento de riscos, a identificar e avaliar os

Leia mais

Especialização em Gestão de Negócios

Especialização em Gestão de Negócios Especialização em Gestão de Negócios e Projetos Rio de Janeiro Presença nacional, reconhecimento mundial. Conheça a Fundação Dom Cabral Uma das melhores escolas de negócios do mundo, pelo ranking de educação

Leia mais

Programa do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Gestão Estratégica de Marketing

Programa do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Gestão Estratégica de Marketing Programa do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Gestão Estratégica de Marketing Apresentação Em uma economia globalizada e extremamente competitiva, torna-se cada vez mais imprescindível a visão estratégica

Leia mais

TECNOLOGIA EM BANCO DE DADOS

TECNOLOGIA EM BANCO DE DADOS TECNOLOGIA EM BANCO DE DADOS SOBRE O CURSO O tecnológico em Banco de Dados, também conhecido como Database Administrator (DBA), desempenha papel estratégico nas empresas, pois gerencia um dos maiores bens

Leia mais

www.pmbasis.com.br CONHEÇA TODAS AS SOLUÇÕES EM NEGÓCIOS, PROJETOS E FORMAÇÃO QUE A PMBASIS TEM PARA SUA EMPRESA OU INSTITUIÇÃO.

www.pmbasis.com.br CONHEÇA TODAS AS SOLUÇÕES EM NEGÓCIOS, PROJETOS E FORMAÇÃO QUE A PMBASIS TEM PARA SUA EMPRESA OU INSTITUIÇÃO. www.pmbasis.com.br CONHEÇA TODAS AS SOLUÇÕES EM NEGÓCIOS, PROJETOS E FORMAÇÃO QUE A PMBASIS TEM PARA SUA EMPRESA OU INSTITUIÇÃO. Crescer, Desenvolver, Multiplicar-se. Nossos melhores sonhos começam assim.

Leia mais

Bom dia TI Trino Polo

Bom dia TI Trino Polo Bom dia TI Trino Polo O Alto Custo do Baixo Desempenho André Voltolini Presidente - PMI-RS Atendimento e Relacionamento TOTVS RS 01/08/2014 1 Atividades Voluntárias Atividades Profissionais Histórico Profissional

Leia mais

Gestão de Projeto de Tecnologia da Informação

Gestão de Projeto de Tecnologia da Informação Gestão de Projeto de Tecnologia da Informação Gerenciamento de Projetos Mauro Lopes Carvalho Silva Professor EBTT DAI Departamento de Informática Campus Monte Castelo Instituto Federal de Educação Ciência

Leia mais

Sárgom Ceranto Marketing e Soluções Corporativas comercial@trecsson.com.br

Sárgom Ceranto Marketing e Soluções Corporativas comercial@trecsson.com.br PREZADO (A) SENHOR (A) Agradecemos seu interesse em nossos programas de ensino e lhe cumprimentamos pela iniciativa de buscar o seu aperfeiçoamento profissional. Você está recebendo o programa do curso

Leia mais

Curso COBIT 4.1 Foundation

Curso COBIT 4.1 Foundation Curso COBIT 4.1 Foundation Dentro do enfoque geral em conhecer e discutir os fundamentos, conceitos e as definições de Governança de TI - tecnologia da informação, bem como das principais Frameworks, normas

Leia mais

Marcus Gregório Serrano

Marcus Gregório Serrano Marcus Gregório Serrano Presidente marcus.gregorio@pmies.org.br presidencia@pmies.org.br Consultor e professor. Graduado em Sistemas de Informação, é especialista em Gerenciamento de Projetos e certificado

Leia mais

MBA Marketing de Serviços

MBA Marketing de Serviços MBA Marketing de Serviços Informações - Turma de Agosto 2014 Início das Aulas: 04/08/2014 Dias e horários das aulas: Segunda a sexta-feira das 19h00 às 22h50 (apenas na 1º semana) Quartas e quintas das

Leia mais

Governança de TI. Governanca de TI. Objetivos. Governanca de TI - ESR - Confluence. 1 de 5 12/04/2010 11:15

Governança de TI. Governanca de TI. Objetivos. Governanca de TI - ESR - Confluence. 1 de 5 12/04/2010 11:15 1 de 5 12/04/2010 11:15 Dashboard > ESR >... > Elaboracao de cursos > Governanca de TI ESR Governanca de TI View Edit Attachments (4) Info Welcome Leandro N. Ciuffo History Preferences Log Out Browse Space

Leia mais

Porque Educação Executiva Insper

Porque Educação Executiva Insper 1 Porque Educação Executiva Insper A dinâmica do mundo corporativo atual exige profissionais multidisciplinares, capazes de interagir e formar conexões com diferentes áreas da empresa e entender e se adaptar

Leia mais

Treinamento BPM e BPMN Apresentação Executiva

Treinamento BPM e BPMN Apresentação Executiva Apresentação Executiva 1 O treinamento de BPM e BPMN tem como premissa capacitar o aluno a captar as atividades relativas a determinado processo da empresa, organizá-las, gerando um fluxograma de atividades/processos,

Leia mais

Proposta. COBIT Fundamentos. Apresentação Executiva. COBIT - Fundamentos

Proposta. COBIT Fundamentos. Apresentação Executiva. COBIT - Fundamentos COBIT Fundamentos Apresentação Executiva 1 O treinamento de Cobit Fundamentos tem como premissa capacitar o participante a compreender e controlar os riscos associados, mantendo o equilíbrio entre os investimentos

Leia mais

Governança de TI Prof. Carlos Henrique Santos da Silva, MSc

Governança de TI Prof. Carlos Henrique Santos da Silva, MSc Governança de TI Prof. Carlos Henrique Santos da Silva, MSc PMP, PMI-RMP, PMI-ACP, CSM, CSPO, ITIL & CobiT Certified Carlos Henrique Santos da Silva, MSc, PMP Especializações Certificações Mestre em Informática

Leia mais

MODELOS DE MELHORES GOVERNANÇA DE T.I. PRÁTICAS DA. Prof. Angelo Augusto Frozza, M.Sc. http://about.me/tilfrozza

MODELOS DE MELHORES GOVERNANÇA DE T.I. PRÁTICAS DA. Prof. Angelo Augusto Frozza, M.Sc. http://about.me/tilfrozza MODELOS DE MELHORES PRÁTICAS DA GOVERNANÇA DE T.I. Prof. Angelo Augusto Frozza, M.Sc. http://about.me/tilfrozza MELHORES PRÁTICAS PARA T.I. MODELO DE MELHORES PRÁTICAS COBIT Control Objectives for Information

Leia mais

PMO (Project Management Office) - Implantação de Escritório de Projetos

PMO (Project Management Office) - Implantação de Escritório de Projetos PMO (Project Management Office) - Implantação de Escritório de Projetos Orientações para o Projeto, Implantação, Gerenciamento e Avaliação de Maturidade do Escritório de Projetos Objetivo O que leva as

Leia mais

MBA IBMEC 30 anos. No Ibmec, proporcionamos a nossos alunos uma experiência singular de aprendizado. Aqui você encontra:

MBA IBMEC 30 anos. No Ibmec, proporcionamos a nossos alunos uma experiência singular de aprendizado. Aqui você encontra: MBA Pós - Graduação QUEM SOMOS Para pessoas que têm como objetivo de vida atuar local e globalmente, ser empreendedoras, conectadas e bem posicionadas no mercado, proporcionamos uma formação de excelência,

Leia mais

SGSI um desafio. SGSI um desafio ARTIGO. Artigo Sistema de gestão, Segurança da informação, Slides, Desafios. Artigo 1

SGSI um desafio. SGSI um desafio ARTIGO. Artigo Sistema de gestão, Segurança da informação, Slides, Desafios. Artigo 1 ARTIGO SGSI um desafio Artigo Sistema de gestão, Segurança da informação, Slides, Desafios Artigo 1 SGSI UM DESAFIO Grandes mudanças e grandes atividades devem ser motivadas por alguns elementos que podem

Leia mais

Graduação Pitágoras. Gestão da Infraestrutura e Serviços de TI Gestão de Sistemas de Informação. Unidades CST Centro Superior de Tecnologia

Graduação Pitágoras. Gestão da Infraestrutura e Serviços de TI Gestão de Sistemas de Informação. Unidades CST Centro Superior de Tecnologia Núcleo de Pós Graduação Pitágoras Unidades CST Centro Superior de Tecnologia Apresentação dos cursos de Pós Graduação -TI: Gestão da Infraestrutura e Serviços de TI Gestão de Sistemas de Informação Coordenador:

Leia mais

PMONow! Serviço de Implantação de um Escritório de Projetos

PMONow! Serviço de Implantação de um Escritório de Projetos PMONow! Serviço de Implantação de um Escritório de Projetos PMONow! Serviço de Implantação de um Escritório de Projetos As organizações em torno do mundo estão implantando processos e disciplinas formais

Leia mais

Project Management Institute. Project Management: Indispensable For Business Results

Project Management Institute. Project Management: Indispensable For Business Results Project Management Institute Project Management: Indispensable For Business Results! (#, #Ferdinand $%& '(#)*+' " &#-./- &&0&1&2 #- 343. 56& (18 3 37! " #$! #, #% &!&'(! (18 A economia mundial poderá chegar

Leia mais

METODOLOGIA MASTER MIND 3C

METODOLOGIA MASTER MIND 3C APRESENTAÇÃO Coaching Consultoria METODOLOGIA MASTER MIND 3C Competência Master Pro Finanças Negócios Marketing Pessoas Master Mind 3C Coaching Consultoria Competência Master Profissional DIFERENCIAIS

Leia mais

MBA Gestão Integrada de Resíduos Sólidos

MBA Gestão Integrada de Resíduos Sólidos ESCOLA POLITÉCNICA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO LASSU - LABORATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE MBA Gestão Integrada de Resíduos Sólidos Por que fazer um MBA LASSU USP? Grande parte do mercado e da sociedade ainda

Leia mais

PROFILE RESUMIDO LIDERANÇA DAS EQUIPES

PROFILE RESUMIDO LIDERANÇA DAS EQUIPES PROFILE RESUMIDO LIDERANÇA DAS EQUIPES A Prima Consultoria A Prima Consultoria é uma empresa regional de consultoria em gestão, fundamentada no princípio de entregar produtos de valor para empresas, governo

Leia mais

Preparatório Certificação PMP

Preparatório Certificação PMP Preparatório Certificação PMP Apresentação Executiva 1 O curso Preparatório para Certificação PMP tem como premissa preparar o participante para o Exame PMP do Project Management Institute (PMI ) e oferecer

Leia mais

Governança de TI Prof. Carlos Henrique Santos da Silva, MSc

Governança de TI Prof. Carlos Henrique Santos da Silva, MSc Governança de TI Prof. Carlos Henrique Santos da Silva, MSc PMP, PMI-RMP, PMI-ACP, CSM, CSPO, ITIL & CobiT Certified Carlos Henrique Santos da Silva, MSc, PMP Especializações Certificações Mestre em Informática

Leia mais

Governança de TI. Aguinaldo Aragon Fernandes, Dsc. Vladimir Ferraz de Abreu

Governança de TI. Aguinaldo Aragon Fernandes, Dsc. Vladimir Ferraz de Abreu Governança de TI Aguinaldo Aragon Fernandes, Dsc. Vladimir Ferraz de Abreu Palestrantes Professor Doutor Aguinaldo Aragon Fernandes. Bacharel em Administração pela UFRGS Mestre em Ciências em Administração

Leia mais

CONTEÚDO O NEGÓCIO DE PAGAMENTOS E A IMPORTÂNCIA DA

CONTEÚDO O NEGÓCIO DE PAGAMENTOS E A IMPORTÂNCIA DA EMV PARA EXECUTIVOS A Argotechno traz ao mercado brasileiro o melhor da educação profissional para o conhecimento e aplicação da norma EMV. São cursos e workshops sobre as abordagens mais utilizadas em

Leia mais

1. COORDENAÇÃO ACADÊMICA. Prof. RONALDO RANGEL Doutor - UNICAMP Mestre PUC 2. APRESENTAÇÃO DO PROGRAMA PÓS-MBA

1. COORDENAÇÃO ACADÊMICA. Prof. RONALDO RANGEL Doutor - UNICAMP Mestre PUC 2. APRESENTAÇÃO DO PROGRAMA PÓS-MBA 1. COORDENAÇÃO ACADÊMICA SIGA: PMBAIE*08/00 Prof. RONALDO RANGEL Doutor - UNICAMP Mestre PUC 2. APRESENTAÇÃO DO PROGRAMA PÓS-MBA As grandes questões emergentes que permeiam o cenário organizacional exigem

Leia mais

A Credencial de Gerenciamento de Riscos PMI-RMP

A Credencial de Gerenciamento de Riscos PMI-RMP A Credencial de Gerenciamento de Riscos PMI-RMP PMI e PMI-RMP são marcas registradas do Project Management Institute Pág. 1 Carlos Henrique, MSc, PMI-ACP, PMI-RMP, PMP Especializações Mestre em Informática

Leia mais

Programa de Excelência em Atendimento aos Clientes

Programa de Excelência em Atendimento aos Clientes Programa de Excelência em Atendimento aos Clientes PROPOSTA TÉCNICA COMERCIAL Versão 2.0 Setembro de 2014 Agosto de 2008 Índice ÍNDICE...2 1. CONTEXTO...3 2. VISÃO, ESCOPO E ATIVIDADES DESTE PROJETO...5

Leia mais

Oficina de Gestão de Portifólio

Oficina de Gestão de Portifólio Oficina de Gestão de Portifólio Alinhando ESTRATÉGIAS com PROJETOS através da GESTÃO DE PORTFÓLIO Gestão de portfólio de projetos pode ser definida como a arte e a ciência de aplicar um conjunto de conhecimentos,

Leia mais

Inscrições Abertas. Dia e horário das aula: Sexta-Feira 18h30 às 22h30 Quinzenal Sábado 08h30 às 17h30 Quinzenal

Inscrições Abertas. Dia e horário das aula: Sexta-Feira 18h30 às 22h30 Quinzenal Sábado 08h30 às 17h30 Quinzenal MBA Recursos Humanos Inscrições Abertas Dia e horário das aula: Sexta-Feira 18h30 às 22h30 Quinzenal Sábado 08h30 às 17h30 Quinzenal Carga horária: 600 Horas Duração: 24 meses *As informações podem sofrer

Leia mais