O que são computadores?

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "O que são computadores?"

Transcrição

1

2 Introdução A propósito do DR2 O computador em contexto profissional- foi-nos pedido que fizéssemos um trabalho sobre o computador como máquina, os seus usos em contexto profissional e as suas vantagens e desvantagens.

3 O que são computadores? Os computadores são máquinas que efetuam tarefas ou cálculo de acordo com um conjunto de instruções, ou programas. Os primeiros computadores totalmente eletrónicos, surgiram na década de 40, e eram máquinas de grandes dimensões que tinham de ser operadas por equipas de pessoas. Comparados com essas primeiras máquinas, os computadores atuais são fantásticos. Não apenas são milhares de vezes mais rápidos, como cabem na sua secretária, no seu colo ou até mesmo no seu bolso.

4 Como funcionam Os computadores funcionam através de uma interação de hardware e software.

5 Hardware Hardware são os componentes de um computador que pode ver e tocar, incluindo a caixa e tudo o que está dentro desta. A peça de hardware mais importante é um pequeno chip retangular, existente no interior do computador, chamado CPU (central processing unit) ou microprocessador. Este é o "cérebro" do computador, o componente que converte instruções e efetua cálculos. Outros itens de hardware, tais como o monitor, o teclado, a impressora e outros componentes, são frequentemente chamados dispositivos de hardware ou dispositivos.

6 Software Software refere-se às instruções ou programas que indicam ao hardware o que fazer. Um programa de processamento de texto, que pode utilizar para escrever cartas no computador, é um tipo de software. O sistema operativo (SO) é software que gere o computador e os dispositivos que estão ligados a este. O Windows é um sistema operativo bem conhecido.

7 ENIAC Apresentado em 1946, o ENIAC (Electronic Numerical Integrator and Computer) foi o primeiro computador electrónico de carácter genérico. Este computador foi criado para o exército dos Estados Unidos calcular o percurso dos projécteis de artilharia. Fisicamente falando, o ENIAC era enorme, pesando mais de quilogramas e enchendo uma sala de grandes dimensões. Para processar dados, o ENIAC utilizada cerca de tubos de vácuo, cada um do tamanho de uma lâmpada pequena. Estes tubos fundiam-se facilmente e tinham de ser constantemente substituídos.

8 Tipos de computadores O tamanho e a capacidade dos computadores variam bastante. Num dos lados da escala encontram-se os supercomputadores, computadores de grandes dimensões com milhares de processadores interligados que efetuam cálculos extremamente completos. Do outro lado estão os minúsculos computadores incorporados nos carros, televisores, sistemas estereofónicos, calculadoras e eletrodomésticos. Estes computadores são concebidos para efetuar um número limitado de tarefas.

9 Computador Pessoal O computador pessoal, ou PC, foi concebido para ser utilizado por uma pessoa de cada vez. Esta secção descreve os vários tipos de computadores pessoais: computadores de secretária, computadores portáteis, handheld PCs e Tablet PCs.

10 Computador de secretária Os computadores de secretária são concebidos para utilização numa secretária ou mesa. Estes computadores são normalmente maiores e mais potentes do que os outros tipos de computadores pessoais. Os computadores de secretária são constituídos por vários componentes. O componente principal, chamado unidade de sistema, é normalmente uma caixa retangular que fica posicionada em cima ou em baixo da secretária. Os outros componentes, tais como o monitor, o rato e o teclado, são ligados à unidade de sistema.

11 Utilização do computador a nível profissional A nível profissional o uso do computador esta cada vez mais implementado, sendo normal que uma pessoa que passe o dia sentada em frente de um computador. No entanto, o facto de hoje em dia grande parte da população possui um computador, faz com que muita gente prefira vir trabalhar para casa em vez de fazer horas no trabalho para terminar alguma coisa. O aparecimento do computador pessoal também permitiu que muita gente pudesse trabalhar a partir de casa (telecommuting).

12 Permitiu também o avanço da tecnologia, o que levou à invenção de vários métodos cirúrgicos, aulas à distância, acompanhamento de doentes que tenham que estar isolados o máximo possível, para além de poderem ser acompanhados por vários médicos onde quer que eles estejam.

13 Este avanço também permitiu através da criação de softwares reduzir o trabalho e torna-lo mais seguro, uma vez que permitiu a automatização de várias máquinas. Na indústria a aplicação do computador às máquinas a produção veio a aumentar, assim como a qualidade e perfeição dos produtos,tudo isto porque o computador é mais preciso e rigoroso que a mão humana. Embora este processo de informatização da indústria viesse diminuir o número de operadores e reduzir o número de postos de trabalho, criou também novos postos de trabalho.

14 Vantagens As vantagens destas novas tecnologias nos meios profissionais foram muitas, destacando-se algumas, como a de simplificar as formas de trabalhar e de resolver milhares de problemas, nomeadamente o atendimento dos funcionários públicos, das armazenagens de materiais e vendas dos mesmos, devido a programas como o Excel ou o Access e facilitar em muito a resolução de problemas como a procura de informação, pagamentos online como a água, luz e muitos outros.

15 Desvantagens Este uso tem também desvantagens como a corrupção via internet, os vírus informáticos, distração e utilização do aparelho informático, pobre performance, problemas de saúde devido às horas excessivas da sua utilização.

16

17

DR2-Contexto profissional O Computador

DR2-Contexto profissional O Computador DR2-Contexto profissional O Computador Área- Sociedade, Tecnologia e Ciência (STC) Coordenadora: Helena Oliveira Trabalho realizado por: Ana Fonseca nº3 Marta Dinis nº13 Introdução Índice Computador Definição

Leia mais

Arquitetura de computadores

Arquitetura de computadores Arquitetura de computadores Arquitetura de Microprocessadores Curso Profissional de Técnico de Gestão e Programação de Sistemas O Computador Hardware Unidades Funcionais de um Sistema Informático Dispositivos

Leia mais

Aula 02. Conceitos relacionados à informática. Prof.: Roitier Campos Gonçalves

Aula 02. Conceitos relacionados à informática. Prof.: Roitier Campos Gonçalves Aula 02 Conceitos relacionados à informática Prof.: Roitier Campos Gonçalves Dados e Informação Dados É um fato isolado que completa a informação. Uma vez processados (ordenados, somados,filtrados) constituem

Leia mais

INFORMÁTICA CONCEITOS DE HARDWARE E SOFTWARE. Prof. MSc. Glécio Rodrigues de Albuquerque

INFORMÁTICA CONCEITOS DE HARDWARE E SOFTWARE. Prof. MSc. Glécio Rodrigues de Albuquerque INFORMÁTICA CONCEITOS DE HARDWARE E SOFTWARE de Albuquerque Ementa Conceitos de Hardware e Software Dispositivos de Entrada e Saída Processadores e Memórias Componentes das janelas Paint e WordPad Arquivos

Leia mais

Unidade 1: Tecnologias da Informação e Comunicação Conceitos Introdutórios. Tecnologias da Informação e Comunicação

Unidade 1: Tecnologias da Informação e Comunicação Conceitos Introdutórios. Tecnologias da Informação e Comunicação Agrupamento Campo Aberto - Beiriz Tecnologias da Informação e Comunicação Unidade 1: Tecnologias da Informação e Comunicação Áreas de Aplicação das TIC n n n Computação l l Informática Burótica Comunicação

Leia mais

Informática Básica e Aplicativos de Escritório

Informática Básica e Aplicativos de Escritório Informática Básica e Aplicativos de Escritório Computadores: Ferramentas para a Era da Informação Professor: Charles Leite Forjando uma Sociedade Baseada em Computadores Bases tradicionais da economia:

Leia mais

Informática Básica e Aplicativos de Escritório

Informática Básica e Aplicativos de Escritório Informática Básica e Aplicativos de Escritório Computadores: Ferramentas para a Era da Informação Professor: Charles Leite Forjando uma Sociedade Baseada em Computadores Bases tradicionais da economia:

Leia mais

Informática Básica. 1.Introdução a Informática e Tecnologia

Informática Básica. 1.Introdução a Informática e Tecnologia Informática Básica Curso Técnico em Informática 1º Ano Tarde CEEP Ruy Leite Berger Filho Professora Evelyn Karinne Silva www.evelynkarinne.wordpress.com 1.Introdução a Informática e Tecnologia A Informáticae

Leia mais

Informática Instrumental

Informática Instrumental 1º PERÍODO.: GRADUAÇÃO EM REDES DE COMPUTADORES :. Madson Santos madsonsantos@gmail.com 2 Unidade I Unidade I 3 Fundamentos da informática o INFORMÁTICA: Informação automatizada; o INSTRUMENTAL: instrumentos,

Leia mais

itic 7/8 Conceitos básicos Informação 7 Unidade 1 A informação, o conhecimento e o mundo das tecnologias

itic 7/8 Conceitos básicos Informação 7 Unidade 1 A informação, o conhecimento e o mundo das tecnologias itic 7/8 Informação 7 Conceitos básicos Unidade 1 A informação, o conhecimento e o mundo das tecnologias Informática é o tratamento da informação por meios automáticos, utilizando o computador INFORMAÇÃO

Leia mais

História e Evolução dos Computadores

História e Evolução dos Computadores História e Evolução dos Computadores Nos dias de hoje, quando se ouve falar em processadores de 1 GHz até nos dá sono, de tão comuns que eles já se tornaram. Pouca gente já ouviu falar no 8088, que foi

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARÁ UEPA LISTA DE EXERCÍCIOS DE INTRODUÇÃO A COMPUTAÇÃO. 2. O que diferencia os computadores de 1ª geração dos da 2ª.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARÁ UEPA LISTA DE EXERCÍCIOS DE INTRODUÇÃO A COMPUTAÇÃO. 2. O que diferencia os computadores de 1ª geração dos da 2ª. UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARÁ UEPA LISTA DE EXERCÍCIOS DE INTRODUÇÃO A COMPUTAÇÃO 1. Cite alguns problemas que o uso de válvulas provocava nos computadores de 1ª geração. 2. O que diferencia os computadores

Leia mais

Ricardo Castro 10ºC nº30

Ricardo Castro 10ºC nº30 Agrupamento de Escolas Santa Bárbara Ricardo Castro 10ºC nº30 2013 Índice História e Evolução dos Computadores... 3 RESUMO DA EVOLUÇÃO DOS COMPUTADORES... 5 1951/1959 - Computadores de primeira geração:...

Leia mais

INFORMÁTICA BÁSICA AULA

INFORMÁTICA BÁSICA AULA INFORMÁTICA BÁSICA AULA 01 2014 1 História dos Computadores Antigamente os computadores eram grandes e difíceis de usar; Eram usados principalmente para fazer cálculos, ou seja, computar, por isso eram

Leia mais

*Prof. Leticia Machado*

*Prof. Leticia Machado* Como tudo começou... Breve histórico da informática ÁBACO (mais de 1500 anos atrás) *Prof. Leticia Machado* Em 1642 Pascal criou uma máquina para calcular (Pascaline) *Prof. Leticia Machado* Em 1801 Joseph-Marie

Leia mais

História dos Computadores

História dos Computadores História dos Computadores Tudo começou com o Sr. Charles Babbage no início do século XIX. Charles Babbage dedicou sua vida a construção de duas máquinas calculadoras. Ambas as tentativas foram fracassadas.

Leia mais

Sistemas Computacionais. helioesperidiao.com

Sistemas Computacionais. helioesperidiao.com Sistemas Computacionais PROF. ME. HÉLIO ESPERIDIÃO helioesperidiao.com O que é informática? Em 1957, o alemão Karl Steinbuch publicou um jornal chamado Informatik: Automatische Informationsverarbeitung

Leia mais

Instalação e Manutenção de Computadores Sandra Silva

Instalação e Manutenção de Computadores Sandra Silva Instalação e Manutenção de Computadores Sandra Silva 2010 Unicenter. Todos os direitos reservados Hardware vs software Hardware É a parte física do computador, ou seja, o conjunto de dispositivos responsáveis

Leia mais

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte Lista de Exercícios para a Terceira Unidade.

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte Lista de Exercícios para a Terceira Unidade. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte Lista de Exercícios para a Terceira Unidade Disciplina: Informática Básica Professor: Eberton da Silva Marinho e-mail: ebertonsm@gmail.com

Leia mais

PROPOSTA DE TRABALHO NR. 1

PROPOSTA DE TRABALHO NR. 1 PROPOSTA DE TRABALHO NR. 1 1- Elabore um pequeno trabalho sobre a evolução tecnológica dos computadores. RESUMO DA EVOLUÇÃO DOS COMPUTADORES 1951/1959 - Computadores de primeira geração: Circuitos electrónicos

Leia mais

Introdução à Informática

Introdução à Informática Grupo V Mestrado Informática Educacional Introdução à Informática Conceitos Fundamentais Dados conjuntos de informação em bruto que, através de determinados processos, se transformam em informação. Processamento

Leia mais

Informática Básica INFORMAÇÃO AUTOMATIZADA. 1.Introdução a Informática e Tecnologia. 1.Introdução a Informática e Tecnologia

Informática Básica INFORMAÇÃO AUTOMATIZADA. 1.Introdução a Informática e Tecnologia. 1.Introdução a Informática e Tecnologia 1.Introdução a Informática e Tecnologia Informática Básica Curso Técnico em Informática 1º Ano Tarde CEEP Ruy Leite Berger Filho Professora Evelyn Karinne Silva www.evelynkarinne.wordpress.com A Informática

Leia mais

UNIDADE 2 Ferramentas do Pacote Office

UNIDADE 2 Ferramentas do Pacote Office UNIDADE 2 Ferramentas do Pacote Office Olá! Aqui estamos nós outras vez! Agora para dar início à unidade 2. Hardware e Software Sabemos que a área de informática é uma das que mais vivencia mudanças na

Leia mais

Módulo 3 - Estrutura e configuração de Sistemas Operativos monoposto

Módulo 3 - Estrutura e configuração de Sistemas Operativos monoposto Módulo 3 - Estrutura e configuração de Sistemas Operativos monoposto 20-05-2009 - Aula nº 121,122 Funções de um Sistema Operativo Gestão do processador ao nível da sua planificação Gestão da Memória Gestão

Leia mais

Informática Aplicada. Aula 1 Conhecendo o Computador. Professora: Cintia Caetano

Informática Aplicada. Aula 1 Conhecendo o Computador. Professora: Cintia Caetano Informática Aplicada Aula 1 Conhecendo o Computador Professora: Cintia Caetano INTRODUÇÃO A informática é uma área que atualmente vem evoluindo muito rapidamente. A cada dia se torna mais importante ter

Leia mais

Hardware: Componentes Básicos. Sistema de Computador Pessoal. Anatomia de um Teclado. Estrutura do Computador. Arquitetura e Organização

Hardware: Componentes Básicos. Sistema de Computador Pessoal. Anatomia de um Teclado. Estrutura do Computador. Arquitetura e Organização Hardware: Componentes Básicos Arquitetura dos Computadores Dispositivos de Entrada Processamento Dispositivos de Saída Armazenamento Marco Antonio Montebello Júnior marco.antonio@aes.edu.br Sistema de

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS 01 INTRODUÇÃO À INFORMÁTICA

LISTA DE EXERCÍCIOS 01 INTRODUÇÃO À INFORMÁTICA Informática Aplicada 2009.2 Campus Angicos LISTA DE EXERCÍCIOS 01 Professor: Araken de Medeiros Santos INTRODUÇÃO À INFORMÁTICA 1. Cite alguns problemas que o uso de válvulas provocava nos computadores

Leia mais

Informática Básica. Conceitos Básicos

Informática Básica. Conceitos Básicos Informática Básica Conceitos Básicos SUMÁRIO Introdução e conceitos básicos Hardware Software 2 Transformação Social Comunicação E-mail, conversa on-line, vídeo conferência, redes sociais,... 3 Transformação

Leia mais

Introdução à Informática

Introdução à Informática Introdução à Informática Aula 3 http://www.ic.uff.br/~bianca/introinfo/ Aula 3-12/09/2007 1 Objetivo da disciplina O objetivo dessa disciplina é dar ao aluno noções básicas de computação. Serão apresentados

Leia mais

Disciplina de Arquitetura e Manutenção de Computadores

Disciplina de Arquitetura e Manutenção de Computadores Disciplina de Arquitetura e Manutenção de Computadores Ensino Médio Integrado Técnico em Informática 2013 Professor Eduardo Alberto Felippsen Definição de computador: Dicionário Michelis com.pu.ta.dor

Leia mais

Fundamentos da Informática Aula 01 - Computadores: Ferramentas para a era da informação Exercícios - RESPOSTAS Professor: Danilo Giacobo

Fundamentos da Informática Aula 01 - Computadores: Ferramentas para a era da informação Exercícios - RESPOSTAS Professor: Danilo Giacobo Fundamentos da Informática Aula 01 - Computadores: Ferramentas para a era da informação Exercícios - RESPOSTAS Professor: Danilo Giacobo Múltipla escolha 1. A unidade central de processamento é um exemplo

Leia mais

Micr c o r co c ntr t o r lad a or o es

Micr c o r co c ntr t o r lad a or o es Microcontroladores O que é um computador? O computador é basicamente uma máquina, eletrônica automática. tica. Lê dados,, efetua cálculos e fornece resultados. Máquina que recebe dados, compara valores,

Leia mais

Tecnologias. de Informação e Comunicação. 7ºAno. 1.º Período. Aula 5, 6. 1 Magda Lopes

Tecnologias. de Informação e Comunicação. 7ºAno. 1.º Período. Aula 5, 6. 1 Magda Lopes Tecnologias de Informação e Comunicação 7ºAno 1.º Período Aula 5, 6 1 - Introdução às Tecnologias da Informação e Comunicação. 1.3 Introdução à estrutura e funcionamento de um sistema informático. informático

Leia mais

I N T R O D U Ç Ã O A O S S I S T E M A S C O M P U T A C I O N A I S P R O F. M E. H É L I O E S P E R I D I Ã O

I N T R O D U Ç Ã O A O S S I S T E M A S C O M P U T A C I O N A I S P R O F. M E. H É L I O E S P E R I D I Ã O I N T R O D U Ç Ã O A O S S I S T E M A S C O M P U T A C I O N A I S P R O F. M E. H É L I O E S P E R I D I Ã O O QUE É INFORMÁTICA? Em 1957, o alemão Karl Steinbuch publicou um jornal chamado Informatik:

Leia mais

HARDWARE COMPONENTES DO COMPUTADOR

HARDWARE COMPONENTES DO COMPUTADOR 2009 HARDWARE COMPONENTES DO COMPUTADOR Breve descrição dos componentes físicos do computador. Sónia Rodrigues 07 09 2009 HARDWARE 2 ÍNDICE 1. HARDWARE... 3 2. MOTHERBOARD... 4 3. PROCESSADOR... 5 4. MEMÓRIAS...

Leia mais

INFORMÁTICA E CONTABILIDADE. Prof. Me. Fábio Assunção CMP 1128 Parte 01

INFORMÁTICA E CONTABILIDADE. Prof. Me. Fábio Assunção CMP 1128 Parte 01 INFORMÁTICA E CONTABILIDADE Prof. Me. Fábio Assunção CMP 1128 Parte 01 INFORMAÇÃO Informação significa fatos. Expressada verbalmente, visualmente, por ondas, etc. Primórdios do processamento da informação:

Leia mais

FTC Faculdade de Tecnologia e Ciências Engenharia Civil 1º Semestre. Conceitos Básicos. Rafael Barbosa Neiva

FTC Faculdade de Tecnologia e Ciências Engenharia Civil 1º Semestre. Conceitos Básicos. Rafael Barbosa Neiva FTC Faculdade de Tecnologia e Ciências Engenharia Civil 1º Semestre Conceitos Básicos Rafael Barbosa Neiva rafael@prodados.inf.br SUMÁRIO Introdução e conceitos básicos Hardware Software 2 Tecnologia da

Leia mais

1.Introdução capaz de executar uma sequência de instruções definidas pelo homem gerar um determinado resultado

1.Introdução capaz de executar uma sequência de instruções definidas pelo homem gerar um determinado resultado 1.Introdução O computador ou dispositivo é capaz de executar uma sequência de instruções definidas pelo homem para gerar um determinado resultado, o qual atenda a uma necessidade específica (ex.: realizar

Leia mais

Nome: N.º Ano: Turma: Turno: Responde às seguintes questões 1. Quais as vantagens da utilização de transístores face às válvulas de vácuo?

Nome: N.º Ano: Turma: Turno: Responde às seguintes questões 1. Quais as vantagens da utilização de transístores face às válvulas de vácuo? ANO LETIVO 2018/2019 FICHA DE AVALIAÇÃO DE ARQUITETURA DE COMPUTADORES Módulo Nº: 4 Data: 14/03/20189 Tipo de Prova: Teórica Classificação: O Docente: (Rafael Henriques) Nome: N.º Ano: Turma: Turno: Leia

Leia mais

Arquitetura de Microprocessadores

Arquitetura de Microprocessadores Arquitetura de Computadores UNIDADE 4 Arquitetura de Microprocessadores Aula nº 3 e 4 1º Período Ano letivo 2017/2018 Lição nº 5 e 6 09-10-2017 Sumário Resumo histórico Evolução dos microprocessadores

Leia mais

Introdução à Informática

Introdução à Informática Introdução à Informática Aula 10 http://www.ic.uff.br/~bianca/introinfo/ Aula 10-05/10/2007 1 Ementa Conceitos Básicos de Computação (Hardware, Software e Internet) Softwares Aplicativos Tutorial: Word

Leia mais

Introdução ao Hardware Informática Básica e Aplicada PROFESSOR: DANIEL BRANDÃO

Introdução ao Hardware Informática Básica e Aplicada PROFESSOR: DANIEL BRANDÃO Introdução ao Hardware Informática Básica e Aplicada PROFESSOR: DANIEL BRANDÃO 1 Quem sou eu? Daniel Brandão Graduado em Sistemas para Internet Especialista em Tecnologia Para Aplicações Web Desenvolvedor

Leia mais

Agrupamento de Escolas Miradouro de Alfazina (171839) Tecnologias da Informação e Comunicação AULA 1 2

Agrupamento de Escolas Miradouro de Alfazina (171839) Tecnologias da Informação e Comunicação AULA 1 2 AULA 1 2 Os dispositivos eletrónicos que fazem o tratamento, armazenamento e a comunicação da informação. Responsáveis pela execução de cálculos e tarefas complexas em curto espaço de tempo. Uma maneira

Leia mais

Informática I. Aula /09/2006 1

Informática I. Aula /09/2006 1 Informática I Aula 3 http://www.ic.uff.br/~bianca/informatica1/ 06/09/2006 1 Ementa Histórico dos Computadores Noções de Hardware e Software Microprocessadores Sistemas Numéricos e Representação de Dados

Leia mais

Conceitos computacionais

Conceitos computacionais Conceitos computacionais Conceitos computacionais Informática Médica Prof. Jean D. H. M. Andreazza Fatec - Bauru Computador é uma máquina capaz de variados tipos de tratamento automático de informações

Leia mais

13/08/15. Informática Alguns Conceitos. Informática Alguns Conceitos. Definição de Informática. Computadores

13/08/15. Informática Alguns Conceitos. Informática Alguns Conceitos. Definição de Informática. Computadores AULA 2 AUTOMAÇÃO DA PRODUÇÃO (NOÇÕES DE COMPUTADORES E CONCEITOS DA ROBÓTICA) Prof. Fabricia A HISTÓRIA DOS COMPUTADORES Informática Alguns Conceitos Informática Alguns Conceitos Definição de informática;

Leia mais

Concentrar esforços de aprendizagem sobre o funcionamento dos S.O. Resumo e Revisão do conceito de Sistema Operativo INSTRUÇÃO

Concentrar esforços de aprendizagem sobre o funcionamento dos S.O. Resumo e Revisão do conceito de Sistema Operativo INSTRUÇÃO FICHA TÉCNICA Soluções Exercício nº 1 Data de Aplicação 17 11 2009 NOME DO EXERCÍCIO DESTINATÁRIOS Duração Pré Requisitos Recursos / Equipamentos Orientações Pedagógicas OBJECTIVOS Descrição e Classificação

Leia mais

Informática básica. Professor: Francisco Ary

Informática básica. Professor: Francisco Ary Informática básica Professor: Francisco Ary A era da computação; Informática, ou ainda, automação da informação. Uma das mais importantes ferramentas de trabalho nos dias atuais; Uso para trabalho e pessoal;

Leia mais

Informática Aplicada. Introdução

Informática Aplicada. Introdução Informática Aplicada Introdução Breve histórico da computação moderna Principais eventos 1000ac - Ábaco 1614 - Logaritmos (John Napier) 1623 - Sistema Binário (Francis Bacon) 1642 - Máquina de Turing 1946

Leia mais

Agrupamento de Escolas Miradouro de Alfazina (171839) Tecnologias da Informação e Comunicação AULA 3 4

Agrupamento de Escolas Miradouro de Alfazina (171839) Tecnologias da Informação e Comunicação AULA 3 4 AULA 3 4 Sumário Identificar os componentes elementares de hardware e de software de um computador e/ou dispositivos eletrónicos similares, explorando o seu funcionamento; Reconhecer a necessidade de manter

Leia mais

INFORMÁTICA. Professor: Venicio Paulo Mourão Saldanha Site:

INFORMÁTICA. Professor: Venicio Paulo Mourão Saldanha Site: INFORMÁTICA Professor: Venicio Paulo Mourão Saldanha Site: www.veniciopaulo.com Graduado em Análises e Desenvolvimento de Sistemas Analista de Sistemas (Seplag) Instrutor(Egp-Ce) Professor(CEPEP) CONCEITOS

Leia mais

7º ano Ano letivo 2015/2016. Artur Ramísio

7º ano Ano letivo 2015/2016. Artur Ramísio 7º ano Ano letivo 2015/2016 Artur Ramísio Componentes básicos do computador: hardware e software; unidade de sistema; dispositivos de entrada e saída de dados e informação. Realização de ficha de trabalho

Leia mais

Introdução à Ciência da Computação

Introdução à Ciência da Computação 1 Universidade Federal Fluminense Campus de Rio das Ostras Curso de Ciência da Computação Introdução à Ciência da Computação Professor: Leandro Soares de Sousa e-mail: leandro.uff.puro@gmail.com site:

Leia mais

UFCD SISTEMA OPERATIVO INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO

UFCD SISTEMA OPERATIVO INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO ÍNDICE 1 ÍNDICE 3. FUNÇÕES DE UM SISTEMA OPERATIVO... 3 A Gestão dos programas... 3 A.1) Monotarefa... 3 A.2) Multitarefa... 4 B Controlo dos recursos de hardware... 5 B.1) GESTÃO DO MICROPROCESSADOR...

Leia mais

INTRODUÇÃO AOS SISTEMAS LÓGICOS INTRODUÇÃO

INTRODUÇÃO AOS SISTEMAS LÓGICOS INTRODUÇÃO 1 INTRODUÇÃO AOS SISTEMAS LÓGICOS INTRODUÇÃO 2 O COMPUTADOR 3 O COMPUTADOR 4 O COMPUTADOR Blocos funcionais 5 TIPOS DE COMPUTADOR Você conhece os diferentes tipos de computador? 6 TIPOS DE COMPUTADOR PC

Leia mais

ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES

ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES TECNOLOGIAS EM REDES DE COMPUTADORES Semestre 2015.2 Prof. Dsc. Jean Galdino Arquitetura de Computadores Aula 03 Organização de computadores DEFINIÇÕES BÁSICAS e PARTES DE UM

Leia mais

Objetivos da disciplina. Alguns pontos importantes: Introdução à Computação 29/02/2016. Apresentação:

Objetivos da disciplina. Alguns pontos importantes: Introdução à Computação 29/02/2016. Apresentação: Introdução à Computação Bacharel Rosélio Marcos Santana roseliomarcos@yahoo.com.br Apresentação: Bacharel em Sistemas de Informação pela FAMINAS- Faculdade de Minas em Muriaé MG. Especializado em Matemática

Leia mais

Universidade Lusíada de Angola. Ensino Privado Faculdade de Ciência e Tecnologia

Universidade Lusíada de Angola. Ensino Privado Faculdade de Ciência e Tecnologia Universidade Lusíada de Angola Ensino Privado Faculdade de Ciência e Tecnologia Luanda,2015 Universidade Lusíada de Angola Ensino Privado Faculdade de Ciência e Tecnologia Cássio Danilo da Cruz Narciso

Leia mais

INTRODUÇÃO À INFORMÁTICA

INTRODUÇÃO À INFORMÁTICA INTRODUÇÃO À INFORMÁTICA 1 Conteúdo 1. Tipos de computadores 2. Representação da informação 3. Hardware Hardware (componentes de um computador) Gabinete Placa-mãe Unidade Central de Processamento 2 1)

Leia mais

Introdução à Informática UFRPE - UAST

Introdução à Informática UFRPE - UAST Objetivos Introdução à Informática UFRPE - UAST Um pouco da História Descrever as três características fundamentais dos computadores. Identificar os componentes básicos de um sistema de computador: entrada,

Leia mais

Dicionário de informática

Dicionário de informática Dicionário de informática TGEI IMEI DANIEL SOUSA 10H Nº 8 ATX: é um padrão criado para organizar as conexões de entrada e saídas da placa-mãe. Browser: é um programa utilizado para navegar na internet,

Leia mais

SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS AULA 06 UFPR. Prof.ª Nicolle Sotsek Ramos

SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS AULA 06 UFPR. Prof.ª Nicolle Sotsek Ramos SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS AULA 06 UFPR Prof.ª Nicolle Sotsek Ramos SISTEMAS DE COMPUTADORES «Todos os computadores são sistemas de componentes para entrada, processamento, saída, armazenamento

Leia mais

Tecnologias da Informação e da Comunicação

Tecnologias da Informação e da Comunicação Tecnologias da Informação e da Comunicação Escola Básica de Mourão Ano lectivo 2012/2013 Professora: Ana Chalaça Hardware e Software Os Sistemas informáticos são constituídos por: Hardware Software Hardware

Leia mais

Princípios de Sistemas de Informação. Infraestrutura de TI: Hardware e Software

Princípios de Sistemas de Informação. Infraestrutura de TI: Hardware e Software Princípios de Sistemas de Informação Infraestrutura de TI: Hardware e Software Identificar e descrever os componentes da infraestrutura de TI Identificar e descrever os principais tipos de tecnologia de

Leia mais

Computação L. Apresentação da Disciplina e Conceitos Básicos de Computadores

Computação L. Apresentação da Disciplina e Conceitos Básicos de Computadores Computação L Apresentação da Disciplina e Conceitos Básicos de Computadores Tópicos da Aula Conceitos básicos de computação Componentes de um computador Como os diferentes componentes interagem Representação

Leia mais

Dr. Joaquim de Carvalho Figueira da Foz

Dr. Joaquim de Carvalho Figueira da Foz Planificação Anual 2018/2019 Curso Profissional de Técnico de Gestão de Equipamentos Informáticos Sistemas Digitais e Arquitetura de Computadores (SDAC) 12º ano MÓDULO 7: Arquitetura de Computadores 45

Leia mais

Histórico da evolução dos. Ermeson Andrade

Histórico da evolução dos. Ermeson Andrade Histórico da evolução dos computadores Ermeson Andrade Histórico A evolução dos computadores tem sido caracterizada pelo: Aumento da velocidade dos Processadores Diminuição do Tamanho dos Componentes Aumento

Leia mais

Informática básica. Professor: Francisco Ary

Informática básica. Professor: Francisco Ary Informática básica Professor: Francisco Ary O que vimos na ultima aula: O que é informática? O que é um computador? Evolução; Computadores eletrônicos: Válvulas; Transistor; Circuito integrado;e Microprocessador;

Leia mais

FACULDADE PITÁGORAS PRONATEC

FACULDADE PITÁGORAS PRONATEC FACULDADE PITÁGORAS PRONATEC DISCIPLINA: ARQUITETURA DE COMPUTADORES Prof. Ms. Carlos José Giudice dos Santos carlos@oficinadapesquisa.com.br www.oficinadapesquisa.com.br Objetivos Ao final desta apostila,

Leia mais

Revisão FUI. Tiago Alves de Oliveira

Revisão FUI. Tiago Alves de Oliveira Revisão FUI Tiago Alves de Oliveira Definição de Informática O que é informática? Onde é usado a informática nos dias atuais? Definição de Informática Informática é um termo usado para descrever o conjunto

Leia mais

O que é um microprocessador?

O que é um microprocessador? MICROPROCESSADORES O que é um microprocessador? É um circuito integrado com milhares, ou mesmo milhões, de transistores, que estão interligados por superfinos traços de alumínio. Os transistores trabalham

Leia mais

INTRODUÇÃO À MICROINFORMÁTICA

INTRODUÇÃO À MICROINFORMÁTICA INTRODUÇÃO À MICROINFORMÁTICA PROF.: EDSON WANDERLEY E-MAIL: EDSON@EDSONWANDERLEY.COM.BR SITE: WWW.EDSONWANDERLEY.COM.BR WHATSAPP: (81) 9 9743-3576 MINHA FORMAÇÃO Bacharel em Ciência da Computação Técnico

Leia mais

i TIC 7/8 Funcionamento de um computador Informação 7 Unidade 1 A informação, o conhecimento e o mundo das tecnologias

i TIC 7/8 Funcionamento de um computador Informação 7 Unidade 1 A informação, o conhecimento e o mundo das tecnologias i TIC 7/8 Informação 7 Funcionamento de um computador Unidade 1 A informação, o conhecimento e o mundo das tecnologias BIT Unidades de Informação BI NARY BIT DIG IT A unidade mínima de informação, com

Leia mais

Tecnologias de Informação e Comunicação. Conceitos Básicos

Tecnologias de Informação e Comunicação. Conceitos Básicos Tecnologias de Informação e Comunicação Conceitos Básicos Un1 Conceitos Básicos INFORMÁTICA Informação Automática Un1 Conceitos Básicos INFORMÁTICA Tratamento ou processamento da informação utilizando

Leia mais

Introdução a Tecnologia da Informação

Introdução a Tecnologia da Informação Introdução a Tecnologia da Informação Arquitetura de Computadores Aula 03 Prof. Msc Ubirajara Junior biraifba@gmail.com www.ucljunior.com.br Características do computador sistema eletrônico é rápido e

Leia mais

Introdução Computador Hardware Histórico e Evolução Linguagem de Programação Princípios Básicos

Introdução Computador Hardware Histórico e Evolução Linguagem de Programação Princípios Básicos Introdução Computador Hardware Histórico e Evolução Linguagem de Programação Princípios Básicos Introdução Computador Máquina destinada a realizar cálculos complexos. Matéria Prima Série de atividades

Leia mais

Estrutura e Funcionamento do Computador

Estrutura e Funcionamento do Computador Estrutura e Funcionamento do Computador Um computador funciona com dois tipos de componentes essenciais: Hardware Software 2 Hardware São todos os componentes físicos (pode ser visto e tocado) de um computador.

Leia mais

Introdução à Programação. Apresentação da Disciplina e Conceitos Básicos de Computadores

Introdução à Programação. Apresentação da Disciplina e Conceitos Básicos de Computadores Introdução à Programação Apresentação da Disciplina e Conceitos Básicos de Computadores Objetivos Aprender técnicas de programação que aumentem a qualidade de software e a produtividade no desenvolvimento

Leia mais

I TR T ODUÇÃO O À I N I FO F RMÁ M TI T C I A OBJETIVO

I TR T ODUÇÃO O À I N I FO F RMÁ M TI T C I A OBJETIVO 17/02/2017 6 INTRODUÇÃO À INFORMÁTICA OBJETIVO Capacitar o aluno a trabalhar com o computador, realizando tarefas básicas essenciais, e mostrar os principais conceitos em informática e processamento de

Leia mais

Tecnologias da Informação e Comunicação

Tecnologias da Informação e Comunicação Escola E.B. 2,3 D. Nuno Álvares Pereira Unidade 1 Tecnologias da Informação e Comunicação Docente: Ana Henriques 1 TIC Conceitos Introdutórios 17-10-2011 Prof. Ana Henriques 2 1.1 INFORMAÇÃO E INFORMÁTICA

Leia mais

Grupo I Resumo Histórico

Grupo I Resumo Histórico ARQUITETURA DE COMPUTADORES FICHA DE TRABALHO Nº 2 REVISÕES - CORREÇÃO Mod 4 Arquitetura de Microprocessadores Vamos lá Nome: Número: Turma: Leia atentamente as questões que se seguem e responda de acordo

Leia mais

Informática básica. Professor: Francisco Ary

Informática básica. Professor: Francisco Ary Informática básica Professor: Francisco Ary Informática, ou ainda, automação da informação. Sem dúvida, se não a maior, uma das mais importantes ferramentas de trabalho nos dias atuais; Presente em todos

Leia mais

Lista de Exercícios sobre Conceitos de Informática. Exercício 1: Correspondência

Lista de Exercícios sobre Conceitos de Informática. Exercício 1: Correspondência Lista de Exercícios sobre Conceitos de Informática Exercício 1: Correspondência Relacione os termos da tabela 1 abaixo com as definições da tabela 2. Para facilitar, os termos da tabela 1 estão colocados

Leia mais

INFORMÁTICA: Informação automática

INFORMÁTICA: Informação automática INTRODUÇÃO INFORMÁTICA: Informação automática Definição: é a ciência que estuda o tratamento automático e racional da informação (encarregada pelo estudo e desenvolvimento de máquinas e métodos para processar

Leia mais

Introdução à Informática

Introdução à Informática Introdução à Informática Alexandre Meslin (meslin@nce.ufrj.br) Objetivo do Curso Apresentar os conceitos básicos de informática, de software e de hardware. Introduzir os conceitos relativos à representação

Leia mais

Aula 1: A Evolução dos Sistemas Computacionais

Aula 1: A Evolução dos Sistemas Computacionais Aula 1: A Evolução dos Sistemas Computacionais O primeiro computador digital foi projetado pelo matemático Charles Babbage (1792-1871). Embora Babbage tenha dispendido muito de sua vida e de sua fortuna

Leia mais

Arquitetura de Sistemas Operativos

Arquitetura de Sistemas Operativos Arquitetura de Sistemas Operativos Sistemas Operativos 2011/2012 1 Introdução Gestão de Programas Introdução Os sistemas operativos gerem um conjunto de funções básicas que têm evoluído ao longo dos tempos.

Leia mais

Aula 05. Fundamentos de Hardware e Software. Prof. Dr. Dilermando Piva Jr.

Aula 05. Fundamentos de Hardware e Software. Prof. Dr. Dilermando Piva Jr. 05 Aula 05 Fundamentos de Hardware e Software Prof. Dr. Dilermando Piva Jr. Site Disciplina: http://fundti.blogspot.com.br/ Fundamentos de Hardware Sistemas de Computação Sistemas de Computação Computador

Leia mais

Sistemas Digitais e Arquitectura de Computadores (SDAC) 12º ano

Sistemas Digitais e Arquitectura de Computadores (SDAC) 12º ano Planificação Anual 2017/2018 Curso Profissional de Técnico de Gestão de Equipamentos Informáticos Sistemas Digitais e Arquitectura de Computadores (SDAC) 12º ano 1 MÓDULO 7: Arquitectura de Computadores

Leia mais

1. O que significa a sigla TIC? A sigla TIC significa Tecnologias de Informação e Comunicação.

1. O que significa a sigla TIC? A sigla TIC significa Tecnologias de Informação e Comunicação. 1. O que significa a sigla TIC? A sigla TIC significa Tecnologias de Informação e Comunicação. 2. Distingue informação de dados. Informação é a mensagem que se obtém quando se processam / organizam os

Leia mais

HARDWARE Componentes do Computador

HARDWARE Componentes do Computador 2009 HARDWARE 1 HARDWARE Componentes do Computador Breve descrição dos componentes físicos do computador Maria João Bastos 07-09-2009 HARDWARE 2 ÍNDICE 1. INTRODUÇÃO-HARDUARE... 3 2. MOTHERBOARDS ou PLACA

Leia mais

PROCESSADORES Unidade de Controle Unidade Aritmética e Lógica efetua memória de alta velocidade registradores Program Counter Instruction Register

PROCESSADORES Unidade de Controle Unidade Aritmética e Lógica efetua memória de alta velocidade registradores Program Counter Instruction Register PROCESSADORES Um computador digital consiste em um sistema interconectado de processadores, memória e dispositivos de entrada e saída. A CPU é o cérebro do computador. Sua função é executar programas armazenados

Leia mais

Arquitetura de Computadores. Infraestrutura de TI: Hardware

Arquitetura de Computadores. Infraestrutura de TI: Hardware Arquitetura de Computadores Infraestrutura de TI: Hardware Computação Informação + Automação Tratamento dos dados em informação por meios automáticos Dispositivos eletrônicos Aplicados em Computadores,

Leia mais

Informática Básica. Conceitos Básicos

Informática Básica. Conceitos Básicos Informática Básica Conceitos Básicos SUMÁRIO Introdução e conceitos básicos Hardware Software 2 Transformação Social Comunicação E-mail, conversa on-line, vídeo conferência, redes sociais,... Entretenimento

Leia mais

Apresentação da Disciplina

Apresentação da Disciplina Apresentação da Disciplina Laboratório de Sistemas Operacionais Prof. Fernando Nakayama de Queiroz fernando.queiroz@ifpr.edu.br Sobre o professor... Fernando Nakayama de Queiroz fernando.queiroz@ifpr.edu.br

Leia mais

Arquitetura de Computadores. Alberto Felipe Friderichs Barros

Arquitetura de Computadores. Alberto Felipe Friderichs Barros Arquitetura de Computadores Alberto Felipe Friderichs Barros Computação Ato ou efeito de computar: Cômputo, cálculo, contagem; Operação matemática ou lógica; Informática Do francês informatique, que por

Leia mais

Informática Instrumental. Prof. Ana Paula Domingos

Informática Instrumental. Prof. Ana Paula Domingos Informática Instrumental Prof. Ana Paula Domingos 2 3 Hardware Parte Física do computador. Exemplos: Monitor, teclado, mouse, caixas de som, gabinete. 4 Software São os programas do computador, parte lógica.

Leia mais

Informática Instrumental

Informática Instrumental 2 Informática Instrumental Prof. Ana Paula Domingos 3 Hardware 4 Software Parte Física do computador. Exemplos: Monitor, teclado, mouse, caixas de som, gabinete. São os programas do computador, parte lógica.

Leia mais

Escola Secundária de Emídio Navarro

Escola Secundária de Emídio Navarro Escola Secundária de Emídio Navarro Curso Secundário de Carácter Geral (Agrupamento 4) Introdução às Tecnologias de Informação Bloco I 11.º Ano Ficha de avaliação sumativa n.º 1 Duração: 50 min. + 50 min.

Leia mais