Direito Penal. Crimes Contra a Administração Pública

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Direito Penal. Crimes Contra a Administração Pública"

Transcrição

1 Direito Penal Crimes Contra a Administração Pública

2 Crimes Contra a Adm. Pública Código Penal - Título XI Dos crimes contra a Administração Pública Capítulo I Dos crimes praticados por funcionário público contra a Administração em Geral Arts. 312 a 326 do CP + Art. 327 (func. público)

3 Crimes Contra a Adm. Pública Capítulo II Dos crimes praticados por particular contra a Administração em Geral Arts. 328 a 337-A do CP

4 Crimes Contra a Adm. Pública Usurpação de Função Pública - Art. 328 Resistência - Art. 329 Desobediência - Art. 330 Desacato - Art. 331 Tráfico de Influência - Art. 332 Corrupção Ativa - Art. 333 Contrabando ou Descaminho - Art. 334

5 Crimes Contra a Adm. Pública Impedimento, Perturbação ou Fraude de Concorrência - Art. 335 Inutilização de Edital ou de Sinal - Art. 336 Subtração ou Inutilização de Livro ou Documento - Art. 337 Sonegação de Contribuição Previdenciária - Art. 337-A

6 Art. 330 do CP - Desobediência Art. 330 Desobedecer a ordem legal de funcionário público: Pena - detenção, de quinze dias a seis meses, e multa. Ordem emanada de quem tenha competência para tanto.

7 Art. 330 do CP - Desobediência Objetividade jurídica: resguardar o cumprimento das ordens de func. públicos. Jurisprudência: Se há previsão de sanção civil ou administrativa para fato que poderia configurar desobediência não configura tipo penal.

8 Art. 330 do CP - Desobediência Jurisprudência: Desobediência X Lei Maria da Penha Sujeito ativo: qualquer particular Sujeito passivo: Estado e, de forma secundária, o funcionário que deu a ordem

9 Art. 330 do CP - Desobediência Consumação: No momento da ação ou omissão Tentativa: possível se na forma comissiva Art. 330 do CP X tipos específicos: Prefeitos, Lei da ACP, art. 329 do CP.

10 Art. 331 do CP - Desacato Art. 331 Desacatar funcionário público no exercício da função ou em razão dela: Pena - detenção, de seis meses a dois anos, ou multa Desrespeitar, desprestigiar, ofender por qualquer meio de execução (gestos, palavras, vias de fato)

11 Art. 331 do CP - Desacato Objetividade jurídica: Prestigiar e dar dignidade ao cargo público, não importando se o funcionário público se julgou ofendido ou não. Sujeito ativo: qualquer particular Sujeito passivo: Estado e, de forma secundária, o funcionário público.

12 Art. 331 do CP - Desacato Consumação: no momento da ofensa Tentativa: inadmissível (presença da vítima) Jurisprudência: STJ Quinta Turma X Terceira Seção (Resp X HC )

13 Art. 332 do CP Tráfico de Influência Art. 332 Solicitar, exigir, cobrar ou obter, para si ou para outrem, vantagem ou promessa de vantagem, a pretexto de influir em ato praticado por funcionário público no exercício da função: Pena - reclusão, de 2 (dois) a 5 (cinco) anos, e multa.

14 Art. 332 do CP Tráfico de Influência Art. 332 Parágrafo único A pena é aumentada da metade, se o agente alega ou insinua que a vantagem é também destinada ao funcionário. (causa de aumento de pena)

15 Art. 332 do CP Tráfico de Influência Objetividade jurídica: tutelar a confiança na Adm. Pública que é abalada quando o agente diz que irá influenciar funcionário público. Neste crime o particular mente, alardeia, dizendo que influenciará um funcionário público e, em troca disso, busca vantagem junto a um terceiro.

16 Art. 332 do CP Tráfico de Influência Se efetivamente houver a influência sobre o funcionário público pode haver a configuração de outros crimes! Sujeito ativo: qualquer pessoa Sujeito passivo: Estado e também o terceiro ludibriado.

17 Art. 332 do CP Tráfico de Influência Consumação: quando o agente solicita, cobra ou obtém a vantagem ou a promessa de vantagem. Crime formal ou material (verbo obter) Tentativa: possível. Ex: exigência feita por escrito que se extravia.

18 Art. 332 do CP Tráfico de Influência Se o agente visa vantagem a fim de influir em jurado, membro do MP, juiz, funcionário da justiça, tradutor, intérprete ou testemunha, configura o crime de exploração de prestígio, previsto no art. 357 do CP.

19 Art. 333 do CP Corrupção Ativa Art. 333 Oferecer ou prometer vantagem indevida a funcionário público, para determinálo a praticar, omitir ou retardar ato de ofício: Pena reclusão, de 2 (dois) a 12 (doze) anos, e multa.

20 Art. 333 do CP Corrupção Ativa Art. 333 Parágrafo único A pena é aumentada de um terço, se, em razão da vantagem ou promessa, o funcionário retarda ou omite ato de ofício, ou o pratica infringindo dever funcional.

21 Art. 333 do CP Corrupção Ativa Objetividade jurídica: proteger a moralidade da Adm. Pública e seu funcionamento regular. Pune-se o particular que toma a iniciativa de oferecer ou prometer alguma vantagem a funcionário público para se beneficiar de alguma omissão ou ação dele.

22 Art. 333 do CP Corrupção Ativa Sujeito ativo: qualquer pessoa. Sujeito passivo: O Estado Consumação: Quando a oferta ou promessa chegam ao funcionário, ainda que não aceite. Se efetivamente retardar, omitir ou praticar o ato, há causa de aumento de pena.

23 Art. 333 do CP Corrupção Ativa Tentativa: possível na forma escrita. Se houver corrupção ativa em transação internacional: crime do art. 337-B do CP. Se a corrupção for para obter voto: crime do art. 299 do CE. Se for corrupção de testemunhas, peritos, etc: crime do art. 343 do CP.

24 Crimes Contra a Adm. Pública Capítulo II-A Dos crimes praticados por particular contra a Administração Pública estrangeira Arts. 337-B a 337-D do CP

25 Crimes Contra a Adm. Pública Capítulo III Dos crimes praticados contra a Administração da Justiça Arts. 338 a 359 do CP

26 Art. 339 do CP Den. Caluniosa Art. 339 Dar causa à instauração de investigação policial, de processo judicial, instauração de investigação administrativa, inquérito civil ou ação de improbidade administrativa contra alguém, imputando-lhe crime de que o sabe inocente: Pena - reclusão, de dois a oito anos, e multa.

27 Art. 339 do CP Den. Caluniosa Art º A pena é aumentada de sexta parte, se o agente se serve de anonimato ou de nome suposto. 2º A pena é diminuída de metade, se a imputação é de prática de contravenção.

28 Art. 339 do CP Den. Caluniosa Objetividade jurídica: proteger a administração da justiça O crime pode ser praticado de qualquer modo, não precisa haver formalidade. O agente precisa saber que aquele a quem imputa a conduta é inocente.

29 Art. 339 do CP Den. Caluniosa Pode ocorrer quando o crime efetivamente ocorreu e o agente o imputa a alguém inocente ou quando se imputa a alguém infração penal que não existiu (não confundir com art. 340 do CP) A provocação da autoridade pode ser direta ou indireta

30 Art. 339 do CP Den. Caluniosa Sujeito ativo: pode ser qualquer pessoa. Sujeito passivo: Estado e a quem se atribuiu a infração penal. Consumação: com o início da investigação, inquérito civil ou ação (penal ou improbidade) Tentativa: possível.

31 Art. 340 do CP Comunicação Falsa Art. 340 Provocar a ação de autoridade, comunicando-lhe a ocorrência de crime ou de contravenção que sabe não se ter verificado: Pena - detenção, de um a seis meses, ou multa. Pena bem mais branda do que art. 339 porque aqui não há imputação a ninguém

32 Art. 340 do CP Comunicação Falsa Objetividade jurídica: proteger a administração da justiça O crime pode ser cometido por qualquer meio (escrito, oral, etc). Devendo a comunicação se dirigir à autoridade. O agente tem que ter plena ciência de que o fato criminoso não ocorreu.

33 Art. 340 do CP Comunicação Falsa Sujeito ativo: qualquer pessoa. Sujeito passivo: Estado. Consumação: com a realização de qualquer ato por parte da autoridade a partir da comunicação falsa, não basta comunicar. O verbo nuclear é provocar. Tentativa: é possível

34 Art. 342 do CP Falso Testemunho Art. 342 Fazer afirmação falsa, ou negar ou calar a verdade como testemunha, perito, contador, tradutor ou intérprete em processo judicial, ou administrativo, inquérito policial, ou em juízo arbitral: Pena - reclusão, de 2 (dois) a 4 (quatro) anos, e multa.

35 Art. 342 do CP Falso Testemunho Art º As penas aumentam-se de um sexto a um terço, se o crime é praticado mediante suborno ou se cometido com o fim de obter prova destinada a produzir efeito em processo penal, ou em processo civil em que for parte entidade da administração pública direta ou indireta. Quem deu, ofereceu dinheiro, responde pelo art. 343 do CP.

36 Art. 342 do CP Falso Testemunho Art º O fato deixa de ser punível se, antes da sentença no processo em que ocorreu o ilícito, o agente se retrata ou declara a verdade. A retratação tem que ser completa e antes da sentença de primeiro grau.

37 Art. 342 do CP Falso Testemunho Objetividade jurídica: Evitar que a prestação jurisdicional seja prejudicada Se o sujeito mentir para encobrir sua própria incriminação, não há crime. O depoimento não precisa influenciar na decisão. Mentira quanto à qualificação pessoal pode configurar o art. 307 do CP.

38 Art. 342 do CP Falso Testemunho Sujeito ativo: testemunha, tradutor, intérprete ou perito. É crime próprio. Sujeito passivo: Estado e a quem o falso possa prejudicar. Consumação: Quando se encerra o depoimento, quando a perícia é entregue. É crime formal.

39 Art. 344 do CP Coação no Processo Art. 344 Usar de violência ou grave ameaça, com o fim de favorecer interesse próprio ou alheio, contra autoridade, parte, ou qualquer outra pessoa que funciona ou é chamada a intervir em processo judicial, policial ou administrativo, ou em juízo arbitral: Pena - reclusão, de um a quatro anos, e multa, além da pena correspondente à violência.

40 Art. 344 do CP Coação no Processo Objetividade jurídica: normal funcionamento da justiça Sujeito ativo: a pessoa contra quem foi instaurado um processo, inquérito ou terceiro que queira benefício daquele Sujeito passivo: Estado e a pessoa sofre a coação.

41 Art. 344 do CP Coação no Processo Consumação: com o emprego da violência ou grave ameação. Crime formal. Tentativa: é possível. Concurso de crimes se houver violência: penas são somadas.

42 Crimes Contra a Adm. Pública Capítulo III Crimes contra a Administração da Justiça Capítulo IV Crimes contra as finanças públicas Arts. 359-A a 359-H

43 Direito Penal Crimes Contra a Administração Pública

CRIMES CONTRA A ADMINISTRAÇÃO DA JUSTIÇA

CRIMES CONTRA A ADMINISTRAÇÃO DA JUSTIÇA CRIMES CONTRA A ADMINISTRAÇÃO DA JUSTIÇA www.trilhante.com.br 1. CRIMES CONTRA A ADMINISTRAÇÃO DA JUSTIÇA Estudaremos as ações voltadas contra o poder judiciário, as investigações e o andamento do processo.

Leia mais

DOS CRIMES PRATICADOS POR PARTICULAR CONTRA A ADMINISTRAÇÃO EM GERAL

DOS CRIMES PRATICADOS POR PARTICULAR CONTRA A ADMINISTRAÇÃO EM GERAL DOS CRIMES PRATICADOS POR PARTICULAR CONTRA A ADMINISTRAÇÃO EM GERAL 1. Usurpação de função pública O crime é, em regra, praticado por particular (aquele que não exerce função pública), mas parte da doutrina

Leia mais

Crimes contra a administração pública CRIMES CONTRA A JUSTIÇA

Crimes contra a administração pública CRIMES CONTRA A JUSTIÇA LEGALE Crimes contra a administração pública CRIMES CONTRA A JUSTIÇA Crimes contra a administração pública - REINGRESSO DE ESTRANGEIRO EXPULSO Reingressar no território nacional o estrangeiro que dele

Leia mais

PREPARATÓRIO PARA OAB DISCIPLINA: DIREITO PENAL

PREPARATÓRIO PARA OAB DISCIPLINA: DIREITO PENAL PREPARATÓRIO PARA OAB DISCIPLINA: DIREITO PENAL Capítulo 11 - Aula 2 CRIMES CONTRA A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA Professor: Dr. Ivan Francisco Pereira Agostinho Coordenação: Dr. Ivan Francisco Pereira Agostinho

Leia mais

DOS CRIMES PRATICADOS POR PARTICULAR CONTRA A ADMINISTRAÇÃO GERAL

DOS CRIMES PRATICADOS POR PARTICULAR CONTRA A ADMINISTRAÇÃO GERAL DOS CRIMES PRATICADOS POR PARTICULAR CONTRA A ADMINISTRAÇÃO GERAL O objeto de proteção da norma é a regularidade e o normal funcionamento da máquina estatal. A ação penal é sempre pública incondicionada

Leia mais

Direito Penal. Código Penal Artigos 293 a 301 e 1º e 2º; 305; 311-A a 317 e 1º e 2º; 319 a 333; 337; 339 a 344; 347; 357 e 359

Direito Penal. Código Penal Artigos 293 a 301 e 1º e 2º; 305; 311-A a 317 e 1º e 2º; 319 a 333; 337; 339 a 344; 347; 357 e 359 Direito Penal Código Penal Artigos 293 a 301 e 1º e 2º; 305; 311-A a 317 e 1º e 2º; 319 a 333; 337; 339 a 344; 347; 357 e 359 Professor Joerberth Nunes www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Penal CÓDIGO

Leia mais

ROTEIRO DE ESTUDO DIREITO PENAL : PARTE ESPECIAL. Prof. Joerberth Pinto Nunes. Crimes contra a Administração Pública

ROTEIRO DE ESTUDO DIREITO PENAL : PARTE ESPECIAL. Prof. Joerberth Pinto Nunes. Crimes contra a Administração Pública ROTEIRO DE ESTUDO DIREITO PENAL : PARTE ESPECIAL Prof. Joerberth Pinto Nunes Crimes contra a Administração Pública 01) art. 312, CP -Espécies : caput : peculato-apropriação e peculato-desvio -Parágrafo

Leia mais

DOS CRIMES CONTRA A ADMINISTRAÇÃO DA JUSTIÇA

DOS CRIMES CONTRA A ADMINISTRAÇÃO DA JUSTIÇA DOS CRIMES CONTRA A ADMINISTRAÇÃO DA JUSTIÇA Reingresso de estrangeiro expulso Art. 338 - Reingressar no território nacional o estrangeiro que dele foi expulso: Pena - reclusão, de um a quatro anos, sem

Leia mais

Oficial de Justiça São Paulo

Oficial de Justiça São Paulo DIREITO PENAL Professora Maria Carolina Brassanini Centa PREVARICAÇÃO ARTIGO 319 DO CÓDIGO PENAL Prevaricação Art. 319 - Retardar ou deixar de praticar, indevidamente, ato de ofício, ou praticá-lo contra

Leia mais

Professor Sandro Caldeira Dos Crimes contra a Administração Pública

Professor Sandro Caldeira Dos Crimes contra a Administração Pública Professor Sandro Caldeira Dos Crimes contra a Administração Pública TÍTULO XI DOS CRIMES CONTRA A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA CAPÍTULO I DOS CRIMES PRATICADOS POR FUNCIONÁRIO PÚBLICO CONTRA A ADMINISTRAÇÃO EM

Leia mais

TJ - SP Direito Penal Dos Crimes Praticados Por Funcionários Públicos Emerson Castelo Branco

TJ - SP Direito Penal Dos Crimes Praticados Por Funcionários Públicos Emerson Castelo Branco TJ - SP Direito Penal Dos Crimes Praticados Por Funcionários Públicos Emerson Castelo Branco 2012 Copyright. Curso Agora eu Passo - Todos os direitos reservados ao autor. DOS CRIMES PRATICADOS POR FUNCIONÁRIO

Leia mais

Direito Penal Prof. Joerberth Nunes

Direito Penal Prof. Joerberth Nunes Técnico Judiciário Área Judiciária e Administrativa Direito Penal Prof. Joerberth Nunes Direito Penal Professor Joerberth Nunes www.acasadoconcurseiro.com.br Edital DIREITO PENAL: Código Penal: Dos crimes

Leia mais

Direito Penal. Crimes Contra a Administração Pública

Direito Penal. Crimes Contra a Administração Pública Direito Penal Crimes Contra a Administração Pública Crimes Contra a Adm. Pública Código Penal - Título XI Dos crimes contra a Administração Pública Capítulo I Dos crimes praticados por funcionário público

Leia mais

Crimes Contra a Administração Pública

Crimes Contra a Administração Pública LEGALE Crimes Contra a Administração Pública CONCEITO DE FUNCIONÁRIO PÚBLICO O conceito de funconário público vem assentado no art. 327 do Código Penal CONCEITO DE FUNCIONÁRIO PÚBLICO Para efeitos penais

Leia mais

Direito Penal Prof. Joerberth Nunes

Direito Penal Prof. Joerberth Nunes Oficial de Justiça Direito Penal Prof. Joerberth Nunes Direito Penal Professor Joerberth Nunes www.acasadoconcurseiro.com.br Edital DIREITO PENAL: Código Penal, dos crimes praticados por funcionários

Leia mais

Crimes Contra a Administração Pública

Crimes Contra a Administração Pública LEGALE Crimes Contra a Administração Pública CONCEITO DE FUNCIONÁRIO PÚBLICO O conceito de funconário público vem assentado no art. 327 do Código Penal CONCEITO DE FUNCIONÁRIO PÚBLICO Para efeitos penais

Leia mais

DOS CRIMES PRATICADOS POR PARTUCULARES CONTRA A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA USURPAÇÃO DE FUNÇÃO PÚBLICA

DOS CRIMES PRATICADOS POR PARTUCULARES CONTRA A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA USURPAÇÃO DE FUNÇÃO PÚBLICA DOS CRIMES PRATICADOS POR PARTUCULARES CONTRA A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA USURPAÇÃO DE FUNÇÃO PÚBLICA Art. 328, CP: Usurpar o exercício de função pública Pena: detenção, de três meses a dois anos, e multa.

Leia mais

DIREITO PENAL IV - CCJ0034

DIREITO PENAL IV - CCJ0034 Plano de Aula: Crimes contra a Administração Pública praticados por Particular. DIREITO PENAL IV - CCJ0034 Título Crimes contra a Administração Pública praticados por Particular. Número de Aulas por Semana

Leia mais

Prof. Fernando Antunes Soubhia

Prof. Fernando Antunes Soubhia CAPÍTULO III DOS CRIMES CONTRA A ADMINISTRAÇÃO DA JUSTIÇA Reingresso de estrangeiro expulso Art. 338 - Reingressar no território nacional o estrangeiro que dele foi expulso: Pena - reclusão, de um a quatro

Leia mais

DIREITO PENAL MILITAR

DIREITO PENAL MILITAR DIREITO PENAL MILITAR Crimes contra a Administração Militar Parte 2 Prof. Pablo Cruz Desvio Art. 307. Desviar, em proveito próprio ou de outrem, o que recebeu indevidamente, em razão do cargo ou função,

Leia mais

Direito Administrativo e Constitucional

Direito Administrativo e Constitucional Direito Administrativo e Constitucional Código Penal Artigos 312 a 32701 Professor Joerberth Nunes www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Administrativo e Constitucional CÓDIGO PENAL TÍTULO XI Dos Crimes

Leia mais

Direito Penal. Crimes Contra a Administração Pública. Professor Joerberth Nunes.

Direito Penal. Crimes Contra a Administração Pública. Professor Joerberth Nunes. Direito Penal Crimes Contra a Administração Pública Professor Joerberth Nunes www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Penal CRIMES CONTRA A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA TÍTULO XI Dos Crimes Contra a Administração

Leia mais

CRIMES - FUNCIONÁRIO PÚBLICO CONTRA ADMINISTRAÇÃO

CRIMES - FUNCIONÁRIO PÚBLICO CONTRA ADMINISTRAÇÃO CRIMES - FUNCIONÁRIO PÚBLICO CONTRA ADMINISTRAÇÃO www.trilhante.com.br 1 HABEAS DATA: CRIMES RESUMO PRATICADOS PRÁTICO POR FUNCIONÁRIO PÚBLICO CONTRA A ADMINISTRAÇÃO www.trilhante.com.br 1. Crimes praticados

Leia mais

Aula 10 ART. 341: AUTO-ACUSAÇÃO FALSA

Aula 10 ART. 341: AUTO-ACUSAÇÃO FALSA Turma e Ano: Tribcast 2016 Matéria / Aula: Crimes contra a Administração Pública Professor: Marcelo Uzeda Monitor: Mário Alexandre de Oliveira Ferreira Aula 10 ART. 341: AUTO-ACUSAÇÃO FALSA Art. 341 -

Leia mais

Comentários sobre a Prova de Direito Penal do MPU para o cargo de Analista Administrativo Autor: Dicler Forestieri Ferreira

Comentários sobre a Prova de Direito Penal do MPU para o cargo de Analista Administrativo Autor: Dicler Forestieri Ferreira Olá, amigos concurseiros. Com o objetivo de colaborar com os seus estudos, segue a resolução da prova de Direito Penal para o cargo Analista Administrativo do MPU, que foi aplicada pela Fundação Carlos

Leia mais

05/05/2017 PAULO IGOR DIREITO PENAL

05/05/2017 PAULO IGOR DIREITO PENAL PAULO IGOR DIREITO PENAL (VUNESP/ ASSISTENTE JURÍDICO PREFEITURA DE ANDRADINA SP/ 2017) A conduta de patrocinar indiretamente interesse privado perante a Administração Pública, valendo-se da sua qualidade

Leia mais

CRIMES CONTRA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA (PARTE II).

CRIMES CONTRA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA (PARTE II). Curso/Disciplina: Noções de Direito Penal Aula: Noções de Direito Penal - 27 Professor : Leonardo Galardo Monitor : Virgilio Frederich Aula 27 CRIMES CONTRA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA (PARTE II). 1. Crimes

Leia mais

Dos crimes contra a Administração Pública

Dos crimes contra a Administração Pública ENCONTRO 13 Dos crimes contra a Administração Pública Fala ai galera! Agora vamos deixar a parte geral do CP e avançar em direção à parte especial. O edital de vocês não cobra a parte especial toda, por

Leia mais

DIREITO ELEITORAL. Crimes Eleitorais Parte 2. Prof. Karina Jaques

DIREITO ELEITORAL. Crimes Eleitorais Parte 2. Prof. Karina Jaques DIREITO ELEITORAL Parte 2 Prof. Karina Jaques Impedimento ao alistamento (art. 293, CE) Perturbar ou impedir de qualquer forma o alistamento: Pena - Detenção de 15 dias a seis meses ou pagamento de 30

Leia mais

PARTE I DOS CRIMES CONTRA A FÉ PÚBLICA

PARTE I DOS CRIMES CONTRA A FÉ PÚBLICA SUMÁRIO Notas do autor... 35 O livro e sua atualização... 37 PARTE I DOS CRIMES CONTRA A FÉ PÚBLICA Considerações iniciais... 41 01 MOEDA FALSA 45 1.1. Moeda falsa... 45 1.1.1. Introdução... 45 1.1.2.

Leia mais

Direito Penal Material de Apoio Professor Antonio Pequeno.

Direito Penal Material de Apoio Professor Antonio Pequeno. CAPÍTULO V DOS CRIMES CONTRA A HONRA 1-BEM JURÍDICO TUTELADO - Honra objetiva e honra subjetiva. 2-ELEMENTO SUBJETIVO ESPECIAL- 3-CONSENTIMENTO DO OFENDIDO- 1 Art. 138 - Caluniar alguém, imputando-lhe

Leia mais

MEDICINA LEGAL MARIO JORGE TSUCHIYA

MEDICINA LEGAL MARIO JORGE TSUCHIYA MEDICINA LEGAL MARIO JORGE TSUCHIYA Botucatu - UNESP - 2008 Medicina Legal é a aplicação de conhecimentos médicos e biológicos na elaboração e execução das leis que deles carecem. MEDICINA CURATIVA MEDICINA

Leia mais

Prof. Fernando Antunes Soubhia

Prof. Fernando Antunes Soubhia CAPÍTULO II DOS CRIMES PRATICADOS POR PARTICULAR CONTRA A ADMINISTRAÇÃO EM GERAL Introdução As infrações penais deste capítulo atentam contra o bom funcionamento do aparato estatal. As infrações são comuns,

Leia mais

ATRIBUIÇÃO. Investiga no âmbito da Capital: A) Saúde do Trabalhador

ATRIBUIÇÃO. Investiga no âmbito da Capital: A) Saúde do Trabalhador DECRISA O DECRISA é uma Delegacia de Polícia que tem por atribuição operacionalizar as atividades inerentes à Polícia Judiciária na investigação de crimes praticados contra saúde pública e saúde do trabalhador.

Leia mais

CELULARES DO DR. DIÓGENES GOMES: e

CELULARES DO DR. DIÓGENES GOMES: e MANUAL PRÁTICO DO MILITAR 3ª EDIÇÃO 2017 DR. DIÓGENES GOMES VIEIRA CAPÍTULO 6 REPRESENTAÇÃO POR IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA: COMPETÊNCIA DA JUSTIÇA COMUM 6.5. COMO EFETIVAR UMA REPRESENTAÇÃO POR IMPROBIDADE

Leia mais

1. Crimes contra Administração Pública continuação:

1. Crimes contra Administração Pública continuação: 1 PONTO 1: Crimes contra administração pública continuação PONTO 2: Crimes praticados por particular contra a Administração em Geral PONTO 3: Crimes contra a Administração da Justiça 1. Crimes contra Administração

Leia mais

(D) extinguem a punibilidade. (E) excluem a tipicidade.

(D) extinguem a punibilidade. (E) excluem a tipicidade. Maratona Fiscal ISS Direito penal 1. A regra que veda a interpretação extensiva das normas penais incriminadoras decorre do princípio constitucional da (A) culpabilidade. (B) igualdade. (C) legalidade.

Leia mais

CEM. Direito Penal Crimes Tributários

CEM. Direito Penal Crimes Tributários CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER Crimes Tributários CERT 19ª Fase Período: 1) VUNESP - JE TJRJ/TJ RJ/2012 Assinale a alternativa que retrata o entendimento sumulado pelo Supremo Tribunal Federal. a) Não

Leia mais

CLASSIFICAÇÃO E ESPÉCIE DAS INFRAÇÕES PENAIS

CLASSIFICAÇÃO E ESPÉCIE DAS INFRAÇÕES PENAIS CLASSIFICAÇÃO E ESPÉCIE DAS INFRAÇÕES PENAIS ÍNDICE 1. CRIMES COMUNS, PRÓPRIOS E DE MÃO PRÓPRIA...5 Classificação de Crimes... 5 2. CRIMES MATERIAIS, FORMAIS E DE MERA CONDUTA...9 Crime Material... 9 Crimes

Leia mais

Direito Penal. Roubo e Extorsão

Direito Penal. Roubo e Extorsão Direito Penal Roubo e Extorsão Roubo Impróprio Art. 157, 1, do CP Na mesma pena (do caput - reclusão de 4 a 8 anos, e multa) incorre quem, logo depois de subtraída a coisa, emprega violência contra a pessoa

Leia mais

TEMA: Aumento das Penas e Crime Hediondo para Corrupção de Altos Valores (arts. 5º, 3º e 7º do PL) MEDIDA 3 (Versão 05/11/16 às 10:40)

TEMA: Aumento das Penas e Crime Hediondo para Corrupção de Altos Valores (arts. 5º, 3º e 7º do PL) MEDIDA 3 (Versão 05/11/16 às 10:40) CÂMARA DOS DEPUTADOS CONSULTORIA LEGISLATIVA ÁREA XXII - DIREITO PENAL, PROCESSUAL PENAL E PROCEDIMENTOS INVESTIGATÓRIOS PARLAMENTARES COMISSÃO ESPECIAL PL 4.850/16 10 MEDIDAS CONTRA A CORRUPÇÃO MEDIDA

Leia mais

07/09/2012 DIREITO PENAL IV. Direito penal IV

07/09/2012 DIREITO PENAL IV. Direito penal IV DIREITO PENAL IV LEGISLAÇÃO ESPECIAL 10ª -Parte Professor: Rubens Correia Junior 1 Direito penal IV 2 1 EXTORSÃO MEDIANTE SEQUESTRO Art. 159 - Seqüestrar pessoa com o fim de obter, para si ou para outrem,

Leia mais

Aula 28 CRIMES CONTRA O PATRIMÔNIO (PARTE I).

Aula 28 CRIMES CONTRA O PATRIMÔNIO (PARTE I). Curso/Disciplina: Noções de Direito Penal Aula: Noções de Direito Penal - 28 Professor : Leonardo Galardo Monitor : Virgilio Frederich Aula 28 CRIMES CONTRA O PATRIMÔNIO (PARTE I). 1. Crimes de furto e

Leia mais

CRIMES CONTRA A HONRA. (continuação)

CRIMES CONTRA A HONRA. (continuação) LEGALE CRIMES CONTRA A HONRA (continuação) Difamação Difamar alguém, imputando-lhe fato ofensivo à sua reputação Atenção: difamar é imputar a prática de um fato Pena: detenção (de 3 meses a 1 ano, e multa)

Leia mais

XVIII Jornada Catarinense de Saúde Ocupacional Dias 30 de abril, 01 e 02 de maio de 2015 Blumenau Santa Catarina - Brasil

XVIII Jornada Catarinense de Saúde Ocupacional Dias 30 de abril, 01 e 02 de maio de 2015 Blumenau Santa Catarina - Brasil XVIII Jornada Catarinense de Saúde Ocupacional Dias 30 de abril, 01 e 02 de maio de 2015 Blumenau Santa Catarina - Brasil TEMA: Aspectos éticos, técnicos e legais dos atestados médicos e sua validação

Leia mais

Rixa. Rixa Participar de rixa, salvo para separar os contendores

Rixa. Rixa Participar de rixa, salvo para separar os contendores LEGALE Rixa Rixa Rixa Participar de rixa, salvo para separar os contendores Rixa Trata-se de uma briga generalizada, uma contenda entre três ou mais pessoas com vias de fato recíprocas Foi criada para

Leia mais

Coleção Sinopses para Concursos Guia de leitura da Coleção... 35

Coleção Sinopses para Concursos Guia de leitura da Coleção... 35 Sumário Coleção Sinopses para Concursos... 33 Guia de leitura da Coleção... 35 Capítulo I DOS CRIMES CONTRA A INCOLUMIDADE PÚBLICA... 37 1. DOS CRIMES DE PERIGO COMUM... 40 1.1. INCÊNDIO... 40 1. Bem jurídico...

Leia mais

Sumário. Coleção Sinopses para Concursos Guia de leitura da Coleção... 35

Sumário. Coleção Sinopses para Concursos Guia de leitura da Coleção... 35 Sumário Coleção Sinopses para Concursos... 33 Guia de leitura da Coleção... 35 Capítulo I DOS CRIMES CONTRA A INCOLUMIDADE PÚBLICA... 37 1. DOS CRIMES DE PERIGO COMUM... 40 1.1. INCÊNDIO... 40 1. Bem jurídico...

Leia mais

ÍNDICE. Sobre o autor... Abreviaturas... Título VI DOS CRIMES CONTRA A LIBERDADE SEXUAL

ÍNDICE. Sobre o autor... Abreviaturas... Título VI DOS CRIMES CONTRA A LIBERDADE SEXUAL ÍNDICE Sobre o autor.................... Abreviaturas................................... 5 7 Título VI DOS CRIMES CONTRA A DIGNIDADE SEXUAL DOS CRIMES CONTRA A LIBERDADE SEXUAL Art. 213 - Estupro............

Leia mais

CRIMES CONTRA A ADMINISTRAÇÃO MILITAR (arts. 299 a 318)

CRIMES CONTRA A ADMINISTRAÇÃO MILITAR (arts. 299 a 318) DIREITO PENAL MILITAR CFSD superior CRIMES CONTRA A ADMINISTRAÇÃO MILITAR (arts. 299 a 318) Prof. Rogério DESACATO A MILITAR Art. 299. Desacatar militar no exercício de função de natureza militar ou em

Leia mais

Direito Penal. Crimes Contra a Dignidade Sexual III

Direito Penal. Crimes Contra a Dignidade Sexual III Direito Penal Crimes Contra a Dignidade Sexual III Estupro de Vulnerável Art. 217-A do CP: Ter conjunção carnal ou praticar outro ato libidinoso com menor de 14 anos: Pena reclusão, de oito a quinze anos.

Leia mais

AULA 06 CRIMES CONTRA A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA PARTE II

AULA 06 CRIMES CONTRA A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA PARTE II AULA 06 CRIMES CONTRA A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA PARTE II Olá, Pessoal! Hoje daremos continuidade aos crimes contra a Administração Pública e, diferentemente da aula passada em que falamos de delitos cometidos

Leia mais

AULA 05 CRIMES CONTRA A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA PARTE II

AULA 05 CRIMES CONTRA A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA PARTE II AULA 05 CRIMES CONTRA A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA PARTE II Olá, Pessoal! Hoje daremos continuidade aos crimes contra a Administração Pública e, diferentemente da aula passada em que falamos de delitos cometidos

Leia mais

Direito Penal. Penas privativas de liberdade. Dosimetria da pena privativa de liberdade Noções gerais. Prof.ª Maria Cristina

Direito Penal. Penas privativas de liberdade. Dosimetria da pena privativa de liberdade Noções gerais. Prof.ª Maria Cristina Direito Penal Penas privativas de liberdade. Prof.ª Maria Cristina Cálculo da pena Art. 68 A pena-base será fixada atendendo-se ao critério do art. 59 deste Código, em seguida serão consideradas as circunstâncias

Leia mais

CRIMES CONTRA A PESSOA

CRIMES CONTRA A PESSOA LEGALE CRIMES CONTRA A PESSOA Honra (continuação) Honra Injúria Injuriar alguém, ofendendo-lhe a dignidade ou o decoro Atenção: Injuriar não é imputar a prática de um fato Honra Pena: detenção (de 1 a

Leia mais

AULA 06 CRIMES CONTRA A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA PARTE II

AULA 06 CRIMES CONTRA A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA PARTE II AULA 06 CRIMES CONTRA A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA PARTE II Olá, Pessoal! Hoje daremos continuidade aos crimes contra a Administração Pública e, diferentemente da aula passada em que falamos de delitos cometidos

Leia mais

Direito Penal. Extorsão e Extorsão Mediante Sequestro

Direito Penal. Extorsão e Extorsão Mediante Sequestro Direito Penal Extorsão e Extorsão Mediante Sequestro Sequestro Relâmpago Art. 158, 3, CP: Se o crime é cometido mediante a restrição da liberdade da vítima, e essa condição é necessária para a obtenção

Leia mais

XXII EXAME DE ORDEM DIREITO PENAL PROF. ALEXANDRE SALIM

XXII EXAME DE ORDEM DIREITO PENAL PROF. ALEXANDRE SALIM XXII EXAME DE ORDEM DIREITO PENAL PROF. ALEXANDRE SALIM Atualização legislativa (Lei 13.344/2016) TRÁFICO DE PESSOAS Revogação dos arts. 231 e 231-A do CP Criação do art. 149-A do CP Alteração do art.

Leia mais

Sumário. 1. CRIMES DE PERIGO COMUM INCÊNDIO Bem jurídico Sujeitos... 47

Sumário. 1. CRIMES DE PERIGO COMUM INCÊNDIO Bem jurídico Sujeitos... 47 Sumário Capítulo I CRIMES CONTRA A INCOLUMIDADE PÚBLICA... 33 1. CRIMES DE PERIGO COMUM... 33 1.1. INCÊNDIO... 33 1. Bem jurídico... 34 2. Sujeitos... 34 3. Tipo objetivo... 34 4. Tipo subjetivo... 35

Leia mais

DIREITO PENAL E PROCESSUAL PENAL

DIREITO PENAL E PROCESSUAL PENAL DIREITO PENAL E PROCESSUAL PENAL PRINCÍPIOS Legalidade: Somente a lei, elaborada na forma que a Constituição permite, pode determinar o que é crime e indicar a pena cabível. Taxatividade: As leis que definem

Leia mais

CRIMES AMBIENTAIS. Conduta omissiva (deixar de impedir); Conduta comissiva (poderia agir para impedir).

CRIMES AMBIENTAIS. Conduta omissiva (deixar de impedir); Conduta comissiva (poderia agir para impedir). Prof. Durval Salge Junior TURMAS 14 e 04 (on-line) 04/12/2018 CRIMES AMBIENTAIS. Concurso de agentes: o crime ambiental poderá ser praticado em autoria, coautoria e participação, de modo mono subjetivo

Leia mais

SEMANA ESPECIAL TJ-SP DIREITO PENAL

SEMANA ESPECIAL TJ-SP DIREITO PENAL SEMANA ESPECIAL TJ-SP DIREITO PENAL Crimes contra a fé pública (VUNESP 2015 TJ-SP ESCREVENTE JUDICIÁRIO) O crime de falsidade ideológica (CP, art. 299) tem pena aumentada de sexta parte se (A) cometido

Leia mais

Aula 68. Crimes Contra a Administração Pública

Aula 68. Crimes Contra a Administração Pública Página1 Curso/Disciplina: Direito Penal Parte Especial Aula: 335 Impedimento, Perturbação ou Fraude de Concorrência (Revogado pela Lei nº 8666/93). 336 Inutilização de Edital ou de Sinal. 337 Subtração

Leia mais

PARTE I DOS CRIMES CONTRA A FAMÍLIA

PARTE I DOS CRIMES CONTRA A FAMÍLIA Sumário PARTE I DOS CRIMES CONTRA A FAMÍLIA 1 Dos crimes contra o casamento 1.1 Bigamia 1.1.1 Generalidades 1.1.2 Conceito 1.1.3 Objetividade jurídica 1.1.4 Sujeito ativo 1.1.5 Sujeito passivo 1.1.6 Tipo

Leia mais

CURSO ESCOLA DE DEFENSORIA PÚBLICA Nº 15

CURSO ESCOLA DE DEFENSORIA PÚBLICA Nº 15 CURSO ESCOLA DE DEFENSORIA PÚBLICA Nº 15 DATA 21/08/15 DISCIPLINA DIREITO PENAL (NOITE) PROFESSOR CHRISTIANO GONZAGA MONITORA JAMILA SALOMÃO AULA 03/08 Ementa: Na aula de hoje serão abordados os seguintes

Leia mais

Atuando em favor da vítima. Prof. Rodrigo Capobianco Legale

Atuando em favor da vítima. Prof. Rodrigo Capobianco Legale Atuando em favor da vítima Prof. Rodrigo Capobianco Legale Atuando em favor da vítima O advogado criminalista na maioria das vezes atua em favor do réu... Atuando em favor da vítima Porém, há muitos casos

Leia mais

Direito Penal. Art. 130 e Seguintes II

Direito Penal. Art. 130 e Seguintes II Direito Penal Art. 130 e Seguintes II Constrangimento Ilegal Art. 146 do CP: Constranger alguém, mediante violência ou grave ameaça, ou depois de lhe haver reduzido, por qualquer outro meio, a capacidade

Leia mais

DA FALSIDADE DE TÍTULOS E OUTROS PAPEIS PÚBLICOS. SUJEITO ATIVO: trata-se de CRIME COMUM, podendo ser praticado por qualquer pessoa.

DA FALSIDADE DE TÍTULOS E OUTROS PAPEIS PÚBLICOS. SUJEITO ATIVO: trata-se de CRIME COMUM, podendo ser praticado por qualquer pessoa. DA FALSIDADE DE TÍTULOS E OUTROS PAPEIS PÚBLICOS 1. Falsificação de papeis públicos SUJEITO ATIVO: trata-se de CRIME COMUM, podendo ser praticado por qualquer pessoa. ATENÇÃO: haverá causa de aumento de

Leia mais

CRIMES E INFRAÇÕES ADMINISTRATIVAS

CRIMES E INFRAÇÕES ADMINISTRATIVAS CRIMES E INFRAÇÕES ADMINISTRATIVAS Em um concurso em que a banca dispõe no edital apenas a Lei n. 8.069/1990 e alterações, é possível que seja cobrada a parte penal, a parte processual penal, a parte do

Leia mais

07/09/2012 DIREITO PENAL III. Direito penal III

07/09/2012 DIREITO PENAL III. Direito penal III DIREITO PENAL III LEGISLAÇÃO ESPECIAL 11ª - Parte Professor: Rubens Correia Junior 1 Direito penal III 2 1 Art 129 Ofender a integridade corporal ou a saúde de outrem: Pena - detenção, de três meses a

Leia mais

16 Semanas Teórica: ( X ) Prática: ( ) Número de Créditos: 04

16 Semanas Teórica: ( X ) Prática: ( ) Número de Créditos: 04 Universidade Federal do Ceará Pró-Reitoria de Graduação Coordenadoria de Pesquisa e Acompanhamento Docente CPAD Divisão de Pesquisa e Desenvolvimento Curricular FORMULÁRIO PARA CRIAÇÃO DE DISCIPLINAS 1.

Leia mais

Sumário Capítulo I Das Disposições Gerais

Sumário Capítulo I Das Disposições Gerais Sumário Capítulo I Das Disposições Gerais 1 Improbidade administrativa 1.1 Conceito e regramento constitucional 1.2 Lei de Improbidade Administrativa (LIA) 2 Das disposições gerais (arts. 1º a 8º) 2.1

Leia mais

Aula nº. 62 USURPAÇÃO DE FUNÇÃO PÚBLICA (PARTE II) (...) Art Usurpar o exercício de função pública:

Aula nº. 62 USURPAÇÃO DE FUNÇÃO PÚBLICA (PARTE II) (...) Art Usurpar o exercício de função pública: Página1 Curso/Disciplina: Direito Penal - Parte Especial Aula: 62 - Usurpação de Função Pública (Parte II) e Resistência. Professor(a): Marcelo Uzêda Monitor(a): Leonardo Lima Aula nº. 62 USURPAÇÃO DE

Leia mais

Direito Penal. Art. 130 e Seguintes

Direito Penal. Art. 130 e Seguintes Direito Penal Art. 130 e Seguintes Artigos 130 e 131 Perigo de Contágio Venéreo (Art. 130) e Perigo de Contágio de Moléstia Grave (Art. 131) - Crimes de perigo individual (e não de perigo comum); - A consumação

Leia mais

REPRESENTAÇÃO CRIMINAL

REPRESENTAÇÃO CRIMINAL EXCELENTÍSSIMA SENHORA DOUTORA PROCURADORA-GERAL DO MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL. MD. RAQUEL DODGE PAULO ROBERTO SEVERO PIMENTA, brasileiro, casado, jornalista, (...) atualmente no exercício do mandato de

Leia mais

DIREITO PENAL IV TÍTULO VI - CAPÍTULO II DOS CRIMES SEXUAIS CONTRA O VULNERÁVEL. Prof. Hélio Ramos

DIREITO PENAL IV TÍTULO VI - CAPÍTULO II DOS CRIMES SEXUAIS CONTRA O VULNERÁVEL. Prof. Hélio Ramos DIREITO PENAL IV TÍTULO VI - CAPÍTULO II DOS CRIMES SEXUAIS CONTRA O VULNERÁVEL Prof. Hélio Ramos DOS CRIMES SEXUAIS CONTRA VULNERÁVEL Sedução - Art. 217: REVOGADO lei 11.106/2005. Estupro de vulnerável

Leia mais

VIOLÊNCIA SEXUAL E TIPOS PENAIS QUADRO-RESUMO ABUSO SEXUAL NO CÓDIGO PENAL - CP

VIOLÊNCIA SEXUAL E TIPOS PENAIS QUADRO-RESUMO ABUSO SEXUAL NO CÓDIGO PENAL - CP VIOLÊNCIA SEXUAL E TIPOS PENAIS QUADRO-RESUMO Artigo Tipo Penal Descrição ABUSO SEXUAL NO CÓDIGO PENAL - CP 213 Estupro Constranger alguém, mediante violência ou grave ameaça, a ter conjunção carnal ou

Leia mais

Legislação Penal Especial Lei de Tortura Liana Ximenes

Legislação Penal Especial Lei de Tortura Liana Ximenes Lei de Tortura Liana Ximenes 2014 Copyright. Curso Agora eu Passo - Todos os direitos reservados ao autor. Lei de Tortura -A Lei não define o que é Tortura, mas explicita o que constitui tortura. -Equiparação

Leia mais

DIREITO ELEITORAL. Crimes Eleitorais. Prof. Karina Jaques

DIREITO ELEITORAL. Crimes Eleitorais. Prof. Karina Jaques DIREITO ELEITORAL Prof. Karina Jaques São condutas que ofendem os princípios resguardados pela legislação eleitoral e, em especial, os bens jurídicos protegidos pela lei penal eleitoral, precisam estar

Leia mais

CRIMINALIZAÇÃO DO TERCEIRO SETOR. 23 de junho de 2016 Por: Mariana Nogueira Michelotto - OAB/PR

CRIMINALIZAÇÃO DO TERCEIRO SETOR. 23 de junho de 2016 Por: Mariana Nogueira Michelotto - OAB/PR CRIMINALIZAÇÃO DO TERCEIRO SETOR 23 de junho de 2016 Por: Mariana Nogueira Michelotto - OAB/PR 65.829 APROPRIAÇÃO INDÉBITA PREVIDENCIÁRIA Art. 168-A. Deixar de repassar à previdência social as contribuições

Leia mais

Pós Penal e Processo Penal. Legale

Pós Penal e Processo Penal. Legale Pós Penal e Processo Penal Legale LEI MARIA DA PENHA (continuação) LEI MARIA DA PENHA São medidas destinadas à ofendida: - encaminhamento a ofendida e seus dependentes a programa oficial ou comunitário

Leia mais

DOS CRIMES CONTRA A INCOLUMIDADE PÚBLICA...

DOS CRIMES CONTRA A INCOLUMIDADE PÚBLICA... Capítulo I DOS CRIMES CONTRA A INCOLUMIDADE PÚBLICA... 37 1. DOS CRIMES DE PERIGO COMUM... 37 1.1. INCÊNDIO... 37 1. Bem jurídico... 38 2. Sujeitos... 38 3. Tipo objetivo... 38 4. Tipo subjetivo... 39

Leia mais

Direito Penal. Furto e Roubo

Direito Penal. Furto e Roubo Direito Penal Furto e Roubo Furto Art. 155 do CP Subtrair, para si ou para outrem, coisa alheia móvel. Pena reclusão, de 1 (um) a 4 (quatro) anos, e multa. Furto Objetividade Jurídica: Patrimônio. Sujeito

Leia mais

Direito Penal. Introdução aos Crimes Contra a Dignidade Sexual e Delito de Estupro

Direito Penal. Introdução aos Crimes Contra a Dignidade Sexual e Delito de Estupro Direito Penal Introdução aos Crimes Contra a Dignidade Sexual e Delito de Estupro Crimes Contra a Dignidade Sexual Nomenclatura Título VI do Código Penal: antes Crimes Contra os Costumes, atualmente Crimes

Leia mais

Crimes contra a Administração Pública. São crimes contra a Administração Pública, praticadas. Universidade Federal do Rio Grande FURG

Crimes contra a Administração Pública. São crimes contra a Administração Pública, praticadas. Universidade Federal do Rio Grande FURG Universidade Federal do Rio Grande FURG FURG Dir. Administrativo = 35 Crimes contra a Administração Pública Título XI, arts. 312 a 360 do Decreto-Lei 2.848/40 (Código Penal Brasileiro com as respectivas

Leia mais

PARTE ESPECIAL crimes contra a pessoa integridade corporal

PARTE ESPECIAL crimes contra a pessoa integridade corporal LEGALE Lesões corporais as lesões corporais não atacam a vida da pessoa e sim a sua integridade corporal. É por isso que as lesões corporais seguidas de morte não são julgadas pelo Júri. As lesões podem

Leia mais

PÁGINA ONDE SE LÊ LEIA-SE 1506 (...) (CP, ART. 121) FEMINICÍDIO (INCLUÍDO PELA LEI Nº , DE 2015) VI - CONTRA A MULHER POR RAZÕES DA CONDIÇÃO DE

PÁGINA ONDE SE LÊ LEIA-SE 1506 (...) (CP, ART. 121) FEMINICÍDIO (INCLUÍDO PELA LEI Nº , DE 2015) VI - CONTRA A MULHER POR RAZÕES DA CONDIÇÃO DE PÁGINA ONDE SE LÊ LEIA-SE 1506 (...) (CP, ART. 121) FEMINICÍDIO (INCLUÍDO PELA LEI Nº 13.104, DE 2015) VI - CONTRA A MULHER POR RAZÕES DA CONDIÇÃO DE SEXO FEMININO: (...) PENA - RECLUSÃO, DE DOZE A TRINTA

Leia mais

EU NÃO SONHEI COM O SUCESSO EU TRABALHEI PARA ELE

EU NÃO SONHEI COM O SUCESSO EU TRABALHEI PARA ELE EU NÃO SONHEI COM O SUCESSO EU TRABALHEI PARA ELE São Paulo, novembro de 2017 1) CRIME NAO CONSUMADO: TENTATIVA, DESISTENCIA VOLUNTÁRIA, ARREPENDIMENTO EFICAZ, CRIME IMPOSSIVEL, ARREPENDIMENTO POSTERIOR

Leia mais

CÂMARA DOS DEPUTADOS

CÂMARA DOS DEPUTADOS CÂMARA DOS DEPUTADOS No ano de 2016 houve intenso debate na Casa sobre combate à Corrupção. Foram apresentados projetos pelo Ministério Público Federal que se convencionou chamar 10 Medidas Contra a Corrupção

Leia mais

Direito Penal. Concurso de Crimes. Professor Joerberth Nunes.

Direito Penal. Concurso de Crimes. Professor Joerberth Nunes. Direito Penal Concurso de Crimes Professor Joerberth Nunes www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Penal CONCURSO MATERIAL Conceito: É uma das formas do concurso de crimes. Pode ser concurso material homogêneo

Leia mais

Altera dispositivos do Decreto-Lei nº 2.848, de 7 de dezembro de 1940 Código Penal, em especial do seu Título VI. O Congresso Nacional decreta:

Altera dispositivos do Decreto-Lei nº 2.848, de 7 de dezembro de 1940 Código Penal, em especial do seu Título VI. O Congresso Nacional decreta: Altera dispositivos do Decreto-Lei nº 2.848, de 7 de dezembro de 1940 Código Penal, em especial do seu Título VI. O Congresso Nacional decreta: Art. 1º O Decreto-Lei nº 2.848, de 7 de dezembro de 1940,

Leia mais

CRIMES CONTRA O PATRIMÔNIO

CRIMES CONTRA O PATRIMÔNIO LEGALE CRIMES CONTRA O PATRIMÔNIO Crimes contra o Patrimônio A partir do art. 155, o Código Penal traz os crimes contra o patrimônio FURTO Crimes contra o Patrimônio - Furto Furto Subtrair para si ou para

Leia mais

DOS CRIMES CONTRA A ADMINISTRAÇÃO MILITAR #AQUIÉMONSTER. pág. 1

DOS CRIMES CONTRA A ADMINISTRAÇÃO MILITAR #AQUIÉMONSTER.   pág. 1 DOS CRIMES CONTRA A ADMINISTRAÇÃO MILITAR #AQUIÉMONSTER www.monsterconcursos.com.br pág. 1 DO DESACATO E DA DESOBEDIÊNCIA Desacato a superior Art. 298. Desacatar superior, ofendendo-lhe a dignidade ou

Leia mais

LENOCÍNIO E TRÁFICO DE PESSOAS

LENOCÍNIO E TRÁFICO DE PESSOAS LENOCÍNIO E TRÁFICO DE PESSOAS DIREITO PENAL IV Prof. Hélio Ramos DO LENOCÍNIO E DO TRÁFICO DE PESSOAS (Derrogado pelo Art. 3º da Lei n. 11.106/05) LENOCÍNIO PRINCIPAL Mediação para servir a lascívia de

Leia mais

LEI Nº , DE 7 DE AGOSTO DE 2009

LEI Nº , DE 7 DE AGOSTO DE 2009 LEI Nº 12.015, DE 7 DE AGOSTO DE 2009 Altera o Título VI da Parte Especial do Decreto-Lei nº 2.848, de 7 de dezembro de 1940 - Código Penal, e o art. 1º da Lei nº 8.072, de 25 de julho de 1990, que dispõe

Leia mais

DIREITO PENAL MILITAR

DIREITO PENAL MILITAR DIREITO PENAL MILITAR Crimes contra a Administração Militar Parte 1 Prof. Pablo Cruz Desacato a superior Art. 298. Desacatar superior, ofendendo-lhe a dignidade ou o decoro, ou procurando deprimir-lhe

Leia mais

REINALDO ROSSANO DIREITO PENAL

REINALDO ROSSANO DIREITO PENAL REINALDO ROSSANO DIREITO PENAL Prova Objetiva (Extraído do Edital) 8.3 A prova objetiva será composta de 60 (sessenta) questões distribuídas por áreas de conhecimento. Cada questão da prova objetiva terá

Leia mais

Contravenção Penal (Decreto nº 3.688/41) Crime anão Delito liliputiano Crime vagabundo

Contravenção Penal (Decreto nº 3.688/41) Crime anão Delito liliputiano Crime vagabundo Contravenção Penal (Decreto nº 3.688/41) Crime anão Delito liliputiano Crime vagabundo Extraterritorialidade Art. 2º. A lei brasileira só é aplicável à contravenção praticada no território nacional. Tentativa

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos 1 de 6 17/11/2010 16:05 Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos LEI Nº 12.015, DE 7 DE AGOSTO DE 2009. Mensagem de veto Altera o Título VI da Parte Especial do Decreto-Lei

Leia mais

DOS CRIMES CONTRA O ERÁRIO CONSIDERAÇÕES GERAIS TÍTULO I CAPÍTULO I DOS CRIMES CONTRA A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

DOS CRIMES CONTRA O ERÁRIO CONSIDERAÇÕES GERAIS TÍTULO I CAPÍTULO I DOS CRIMES CONTRA A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA SUMÁRIO DOS CRIMES CONTRA O ERÁRIO CONSIDERAÇÕES GERAIS... 35 1. Crimes contra o Erário... 35 2. Atos de improbidade administrativa... 39 2.1. Regramento constitucional... 44 3. Ação penal e de improbidade

Leia mais