PROGRAMA DE UNIDADE CURRICULAR

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PROGRAMA DE UNIDADE CURRICULAR"

Transcrição

1 PROGRAMA DE UNIDADE CURRICULAR Curso: Educação Básica Ciclo: 1º Ramo: Ano: 2º Designação: Técnicas e Processos em Expressão Gráfica e Motora Créditos: 5 Departamento: CIÊNCIAS E TECNOLOGIAS/ARTES Tipo: S Área científica: Formação na Área da Docência Opção/Obrig Obrig. Ano lectivo Docentes: Responsável da UC: 2013/14 Ana Figueira e João Pires Teresa Figueiredo e Ana Figueira Total de Horas 135 Total de Horas de contacto: 60 Nº de horas de contacto: T ensino teórico 6 TP teórico-prático 13 PL prático e laboratorial 26 TC trabalho de campo 6 S seminário 5 E estágio OT orientação tutória 4 O outra Nº de Horas de trabalho autónomo Estágio Projeto 40 Trabalho no terreno. Estudo 30 Avaliação 5 1. Introdução A importância da atividade física no desenvolvimento do ser humano é indiscutível, assumindo um papel crucial, particularmente, durante a Infância. A vivência, através da prática, das atividades físicas e desportivas é uma componente de formação e de aquisição de competências, necessária para o futuro exercício profissional dos educadores/professores. O seu domínio, nas suas mais vastas possibilidades de intervenção, da educação para a saúde à educação motora, revela-se essencial. Esta Unidade Curricular visa o desenvolvimento de competências e saberes que possibilitem habilitar os estudantes, futuros professores/educadores, à intervenção adequada nas áreas curriculares de Expressão Plástica e de Educação Física. 2. Objetivos de aprendizagem - Manifestar capacidades e competências de gestão do currículo nas áreas de Expressão Plástica e de Educação Física no pré-escolar e no 1º Ciclo do Ensino Básico. - Manifestar um domínio conceptual, técnico e metodológico específico, apropriado e adequado para saber conceber, operacionalizar e avaliar o processo de intervenção pedagógica nas áreas de Expressão Plástica e de Educação Física. - Compreender a importância das atividades físicas no processo de desenvolvimento motor e na aquisição e manutenção de hábitos saudáveis na criança. - Conhecer os meios da educação física, com aplicabilidade ao nível do pré-escolar e do 1º Ciclo do Ensino Básico, perspetivando as orientações curriculares em vigor. - Manifestar competências de seleção de tarefas, materiais e formas de organização apropriadas à intervenção no pré-escolar e no 1º Ciclo do Ensino Básico.

2 3. Conteúdos programáticos 3.1. A atividade física, a saúde e o bem-estar: - Riscos e benefícios da atividade física; - Caraterização dos componentes da condição física; - Avaliação da condição física A Educação Física no Currículo Escolar: - Conceção e composição curricular do programa; - Progressões pedagógicas e estratégias facilitadoras da aprendizagem; - Intervenção docente; - Clima e disciplina; - A avaliação A preparação do ensino em Educação Física: - A planificação e os seus fatores condicionantes; - Instalações, Equipamentos e Materiais em Educação Física; - O plano da Sessão /aula. Estrutura da sessão; - Organização das atividades; - Objetivos e Seleção de atividades; - Seleção e disposição dos recursos materiais para a prática; - Condições de segurança e estratégias de optimização da prática As capacidades Motoras e Coordenativas: - Definições e aplicação. 3.6.Quadros de desenvolvimento da Expressão Gráfica na Infância e na Adolescência. - Abordagem aos Estádios de Desenvolvimento do Pensamento e da Expressão Artística nas Crianças segundo Jean Piaget e Viktor Lowenfeld: dos zero aos quinze anos de idade; - Estádios do Desenvolvimento da Expressão Gráfica segundo Judith Burton: Começo da Linguagem Artística, Os Primeiros Símbolos Visuais, Acontecimentos Visuais, Representação de Experiências de Imaginação e Memória, Representação de Experiências. - Ideias à procura de Formas Meios e materiais expressivos. - Desenvolvimento de conhecimentos teóricos e práticos relativamente a materiais e técnicas expressivas utilizadas no desenvolvimento dos conteúdos de natureza artística e plástica em contexto de sala de aula. Tomar conhecimento das possibilidades expressivas de diferentes materiais e aplicações práticas dos mesmos Adequação de Técnicas e Processos Expressivos. - Aquisição de competências na preparação de materiais de apoio ao desenvolvimento de atividades práticas, na área da expressão artística ou plástica, em contexto de sala de aula. Adaptação dos materiais, técnicas, processos e atividades às faixas etárias ou estádios de desenvolvimento para os quais se destinam. 4. Articulação dos conteúdos programáticos com os objetivos da unidade curricular A importância das atividades física e artística no desenvolvimento do ser humano é indiscutível, assumindo um papel crucial, particularmente, durante a infância. O conhecimento sobre aspetos relativos à intervenção pedagógica com crianças é também uma componente de formação fundamental numa perspetiva de melhoria da qualidade da mesma no contexto da educação e portanto, um contributo fundamental na formação em ensino básico. Esta unidade curricular assenta em temáticas relacionadas com um referencial concetual e aplicado que pretendem dar resposta às necessidades de todos os que entendem e valorizam o papel da educação motora e da educação plástica, como áreas de intervenção fundamental para o desenvolvimento global da criança.

3 5. Metodologias de ensino 5.1. Estratégias de gestão do programa As sessões serão de natureza teórico-prático e prático-laboratorial. O processo compreenderá: (a) Vivência prática de situações individuais ou em grupo, relacionadas com a aptidão física e com a educação física; (b) Análise documental; (c) Apresentação e discussão dos trabalhos; (d) Exposição de temáticas; (e) Elaboração e apresentação de trabalhos práticos. A plataforma de ensino à distância Moodle em servirá igualmente para ministrar conteúdos, possibilitar a realização de atividades teórico-práticas e permitir a interação entre docente-aluno e aluno-alunos sendo, por isso, uma ferramenta incluída na avaliação do discente. Será também utilizada a comunicação eletrónica via Acompanhamento tutorial Este acompanhamento visa orientar e acompanhar o percurso dos alunos, nomeadamente nos trabalhos a realizar e nos produtos de avaliação. O docente estará presente em reuniões, de pequeno ou grande grupo, quando estas forem solicitadas pelos alunos e/ou pelo docente, e através da plataforma de ensino à distância disponibilizada na instituição. 6. Articulação das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular Esta Unidade Curricular visa o desenvolvimento de competências e saberes que pretende habilitar os estudantes, futuros professores/educadores, para intervirem adequadamente nas áreas curriculares de Expressão Plástica e de Educação Física. A vivência, através da prática, de atividades no âmbito da educação física e da expressão plástica, revela-se como uma componente de formação e de aquisição de competências, necessária para o futuro exercício profissional dos educadores/professores. No final do trabalho as competências esperadas situam-se em torno dos seguintes domínios: (a) capacidade de organização e de gestão da informação, evidenciando a apropriação e a utilização de conceitos diferenciados; (b) capacidade de fundamentação e de inter-relação dos diferentes conceitos; (c) aplicação dos conhecimentos adquiridos em situações concretas de natureza comportamental; (d) Conhecimento de técnicas e procedimentos caraterísticos das áreas abordadas e a sua aplicabilidade em função do contexto e da população. 7. Avaliação e classificação A avaliação na sua globalidade contempla duas componentes, a verificar em ambas as áreas científicas (Anexo I): - PROCESSO (35%) Atitude participativa e empenhada nas diferentes tarefas desenvolvidas nas aulas e na capacidade de compreensão, análise e reflexão dos conteúdos programáticos (fichas, recensões, questionamento, resumos etc).

4 - PRODUTO (65%) Desempenho do estudante em produtos individuais e em grupo (testes/trabalhos), a realizar Expressão Plástica Os estudantes serão avaliados nas seguintes componentes: Processo- 35% a) Individual: participação na atividades práticas em contexto de sala de aula (realização de atividades práticas, participação e reflexão crítica oral em discussão de grande grupo sobre temas apresentados pelo docente) - 5% b) Individual: reflexão crítica escrita sobre o exposto em a) a entregar no Portefólio- 30% Produto- 65% a) Individual: Portefólio (estrutura exposta em anexo deste programa) a entregar na última aula, no Moodle- 35% b) Grupo: Dinamização de atividade em contexto de sala de aula, em data a definir - 30% 7.2. Expressão Motora Os estudantes serão avaliados nas seguintes componentes: Processo- 35% a) Avaliação do desempenho do aluno nas aulas, e dos trabalhos práticos desenvolvidos (Individual e em Grupo) 30% b) Assiduidade 5% Produto- 65% a) Avaliação Teórica - Teste Escrito Final (Individual) 40%; b) Planificação e apresentação/discussão de Planos de sessão (Grupo) 25% 7.3. Avaliação Final A avaliação final da uc será afixada no portal da ESE/IPS em data conforme calendário letivo, resultando da média da avaliação parcelar de cada área científica, atribuída numa escala de 0 a 20 valores. As avaliações parcelares serão divulgadas pelos docentes em espaço próprio do Moodle. Os estudantes devem obter, no final da avaliação contínua, uma avaliação igual ou superior a 7.5 valores em cada um dos módulos (EP, EF). Caso isto não se verifique serão remetidos para exame final. 8. Observações Os estudantes com estatuto especial e que não possam frequentar regularmente a uc poderão ser avaliados em regime de avaliação contínua, após negociação com os docentes da uc. Desta negociação pode resultar a definição de elementos e momentos de avaliação diferentes dos expostos neste programa. Os estudantes com estatuto normal que não frequentem um mínimo de 70% de aulas a cada área científica da uc ou reprovem na avaliação, serão avaliados por exame (Teste Escrito Final, sobre todos os conteúdos expostos neste programa), a ocorrer em data a definir pela Direção da ESE/IPS. 9. Bibliografia principal BRAGADA, J. (2002). Jogos Tradicionais e o Desenvolvimento das Capacidades Motoras na Escola. Lisboa: CEFD.

5 BURTON, J. (1982). Representing Objects from Memory and from Observation. Rio de Janeiro: Schools Arts. COTTINELI TELMO, I. (1992). Linguagem Gráfica Infantil. Setúbal: ESE. GONÇALVES, R. M.; FRÓIS, J. P.; MARQUES, E. (2013) - Primeiro Olhar: Programa Integrado de Artes Visuais. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian. KOHL, Mary e SOLGA, Kim (2003). Discovering great Artists. UK: Brilliant Publications. LOWENFELD, V. (1954). A criança e a sua Arte. São Paulo: Editora Mestre Jo. LOWENFELD, V.; BRITTAIN, L. (1982). Creative and Mental Growth. New York: Macmillan. ME CDSF DGEBS (1992). A Educação Física no 1º Ciclo do Ensino Básico. Lisboa: Ministério da Educação. ME DGEBS (1990). Ensino Básico: Programa do 1º Ciclo. Algueirão: Editorial do ME. MOTA, J.; SALLIS, J. (2002). Atividade Física e Saúde: fatores de influência da atividade física nas crianças e nos adolescentes. Porto: Campo de letras NETO, C. (2001). Motricidade e Jogo na infância. 3ª Edição. Rio de Janeiro: Sprint. PASTOR, V.; AGUADO, R.; BRUNICARDI, D. (2003). Buscando Alternativas a la Forma de Entender y Praticar la Educación Física Escolar. Barcelona: INDE PAZOS, J.; ARAGUNDE, J. (2000). Educación Postural. Barcelona: INDE PIAGET, J. (1926). La language et la pensée chez l enfant. Neûchatel, Paris: Delachaux et Niestle. PIAGET, J.; INHELDER, B. (1947). La Représentation de l Espace chez l Enfant. Paris: Presses Universitaires de France. PIÉRON, M. (1999). Para una enseñanza Eficaz de las Actividades Físico-Deportivas. Barcelona: INDE RAMIREZ, J. (2003). Planificar en Educación Física. Barcelona: INDE SÁNCHEZ, D. (2003). Evaluar en Educación Física. 8ª edição. Barcelona: INDE SÁNCHEZ, D. (2013). Diez competencias docentes para ser mejor profesor de EF: La gestion didactica de la clase. Barcelona: INDE VIADEL, R. (2003) Didática de la educación artística para primária. Madrid: Pearson Educación.

6 ANEXO I Elementos de avaliação- Expressão Plástica Entrega: todos os elementos solicitados deverão ser entregues através da plataforma Moodle, nos espaços definidos para o efeito, em formato PDF e identificado com nome do estudante e tipo de trabalho (1ºnome_últimonome_portefolio.pdf) Estrutura de Portefólio: 1- Introdução: até 2 páginas 2- Reflexão crítica sobre cada atividade realizada em sala de aula. 3- Ficha de Operações Técnicas (atividade dinamizada em sala de aula) a. FOT da atividade b. Ficha de professor c. Reflexão crítica 4- Conclusão: reflexão global sobre as atividades realizadas e o decorrer das aulas, sobre educação artística e sobre a expressão plástica no contexto educativo. O portefólio deve conter as reflexões exclusivamente das atividades realizadas em sala de aula. No caso de falta a uma atividade (justificada ou não), essa atividade não deve constar do portefólio. Em caso de faltas justificadas, a avaliação incidirá na totalidade das atividades apresentadas. Em caso de faltas injustificadas, a avaliação incidirá na totalidade das atividades previstas, resultando em que a avaliação das reflexões não apresentadas corresponderá a 0% na parcela respetiva. Elementos de avaliação- Expressão Motora Planos de sessão: deverão ser enviados por e entregues em papel, com três dias de antecedência, relativamente à sua aplicação em contexto de aula. Todos os materiais utilizados (jogos, músicas, etc), deverão também ser enviados, de forma a serem facultados a todos os estudantes no final do semestre. Estrutura do Plano de sessão: O Plano será apresentado de acordo com a temática proposta pelo docente. Nele deverão constar todas as atividades a desenvolver, bem como a sua organização, duração e os respetivos objetivos. Deverá ser indicada toda a bibliografia consultada. Todos os estudantes deverão realizar as atividades propostas pelos colegas. Caso isso não aconteça, por motivo devidamente justificado, deverão assistir às atividade e fazer um pequeno relatório das mesmas.

PROGRAMA DE UNIDADE CURRICULAR

PROGRAMA DE UNIDADE CURRICULAR PROGRAMA DE UNIDADE CURRICULAR Curso: Pós Graduação em Ensino de Música Ciclo: 2º Ramo: Ano: 1º Designação: Psicologia da Aprendizagem Créditos: 6 Departamento: Ciências Sociais e Pedagogia Tipo: S Área

Leia mais

PROGRAMA DE UNIDADE CURRICULAR

PROGRAMA DE UNIDADE CURRICULAR PROGRAMA DE UNIDADE CURRICULAR Curso: Desporto Ciclo: 1º Ramo: Licenciatura em Desporto Ano: 3º Designação: ECONOMIA E MARKETING DO DESPORTO Créditos: 6 Departamento: Ciências e Tecnologias Tipo: Área

Leia mais

FICHA DE UNIDADE CURRICULAR (UC)

FICHA DE UNIDADE CURRICULAR (UC) FICHA DE UNIDADE CURRICULAR (UC) Ano letivo 2018-2019 Ano/Semestre curricular 2º Semestre Curso Unidade Curricular [designação e tipo/se é do tipo obrigatório ou optativo] (máx100 caracteres) Língua de

Leia mais

PROGRAMA DE UNIDADE CURRICULAR

PROGRAMA DE UNIDADE CURRICULAR PROGRAMA DE UNIDADE CURRICULAR Curso: Licenciatura em língua Gestual portuguesa Ciclo: 1º Ciclo Ramo: Ano: 1º Ano Designação: DESPORTO E RECREAÇÃO Créditos: 5 Departamento: Ciências da Comunicação e da

Leia mais

PROGRAMA DE UNIDADE CURRICULAR

PROGRAMA DE UNIDADE CURRICULAR PROGRAMA DE UNIDADE CURRICULAR Curso: AIS Ciclo: 1º Ramo: Ano: 2º Designação: Pedagogia e Educação ao longo da Vida Créditos: 5 Departamento: Ciências Sociais e Pedagogia Tipo: Área científica: Pedagogia

Leia mais

PROGRAMA DE UNIDADE CURRICULAR

PROGRAMA DE UNIDADE CURRICULAR Curso: PROGRAMADEUNIDADECURRICULAR MestradoemEducaçãoPré EscolareEnsinodo1º ciclodoensinobásico Ciclo: 2º Ramo Ano 1º Designação DidáticasEspecíficasdo1ºCicloII Créditos 5 Departamento (Interdepartamental)

Leia mais

GUIA DE FUNCIONAMENTO DA UNIDADE CURRICULAR

GUIA DE FUNCIONAMENTO DA UNIDADE CURRICULAR Curso Unidade Curricular Regime Mestrado Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º ciclo do ensino básico Expressões (plástica, musical, dramática físico-motora) Obrigatório Ano letivo 2015/2016 ECTS 75 Ano

Leia mais

GUIA DE FUNCIONAMENTO DA UNIDADE CURRICULAR

GUIA DE FUNCIONAMENTO DA UNIDADE CURRICULAR Curso Mestrado em Ciências do Desporto Ano letivo 2015-2016 Unidade Curricular Intervenção Pedagógica ECTS 5 Regime Obrigatório Ano 1 Semestre 1º Semestre Horas de trabalho globais Docente(s) Coordenador

Leia mais

GUIA DE FUNCIONAMENTO DA UNIDADE CURRICULAR

GUIA DE FUNCIONAMENTO DA UNIDADE CURRICULAR Curso Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ano letivo 2015/2016 Ensino do 1.º ciclo do Ensino Básico Unidade Curricular Didática das Expressões ECTS 7 Regime Obrigatório Ano 1.º Semestre 2º semestre Horas

Leia mais

FICHA DE UNIDADE CURRICULAR (UC) 1º Ano / 1º semestre Mestrado em Educação Pré-escolar Contextos e processos em educação de infância.

FICHA DE UNIDADE CURRICULAR (UC) 1º Ano / 1º semestre Mestrado em Educação Pré-escolar Contextos e processos em educação de infância. Ano/Semestre curricular FICHA DE UNIDADE CURRICULAR (UC) Ano letivo 2014/2015 Curso Unidade Curricular [designação e tipo/se é do tipo obrigatório ou optativo] Língua de ensino 1º Ano / 1º semestre Mestrado

Leia mais

Licenciatura em Educação Básica Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico

Licenciatura em Educação Básica Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico Curso: Licenciatura em Educação Básica Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico Ciclo: 1º Ramo: ------- Ano: 3º Designação: Teoria e Gestão do Currículo Créditos: 4 Departamento: Ciências

Leia mais

Escola Superior de Educação João de Deus. Relatório de Autoavaliação às Unidades Curriculares

Escola Superior de Educação João de Deus. Relatório de Autoavaliação às Unidades Curriculares Relatório de Autoavaliação às Unidades Curriculares MESTRADO EM EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR 2016-2017 1. Introdução A avaliação está intimamente ligada ao processo de qualidade, de desenvolvimento e de aperfeiçoamento

Leia mais

Mestrado em Educação Pré-escolar (Dom 1) Mestrado em Educação Pré-escolar e em Ensino Ciclo: 2º do 1º Ciclo do Ensino Básico (Dom 3) Ramo: Ano: 1º

Mestrado em Educação Pré-escolar (Dom 1) Mestrado em Educação Pré-escolar e em Ensino Ciclo: 2º do 1º Ciclo do Ensino Básico (Dom 3) Ramo: Ano: 1º Curso: Mestrado em Educação Pré-escolar (Dom 1) Mestrado em Educação Pré-escolar e em Ensino Ciclo: 2º do 1º Ciclo do Ensino Básico (Dom 3) Ramo: Ano: 1º Designação: Modelos Pedagógicos e Desenvolvimento

Leia mais

Ano lectivo Docentes: Docente Responsável: 2012/2013. Ângela Lemos Sofia Figueira

Ano lectivo Docentes: Docente Responsável: 2012/2013. Ângela Lemos Sofia Figueira Curso: Licenciatura em Educação Básica Ciclo: 1º Ramo: ------- Ano: 3º Designação: Teoria e Gestão do Currículo Créditos: 4 Departamento: Ciências Sociais e Pedagogia Tipo: S Área científica: Didáticas

Leia mais

Ficha de Unidade Curricular

Ficha de Unidade Curricular Ficha de Unidade Curricular Unidade Curricular Designação Forma e Design (prática laboratorial) Área Científica: Design de Produto Ciclo de Estudos: Licenciatura Carácter: Obrigatória Semestre: 1º ECTS:

Leia mais

PROGRAMA DE UNIDADE CURRICULAR

PROGRAMA DE UNIDADE CURRICULAR PROGRAMA DE UNIDADE CURRICULAR Curso: Mestrado em Educação Pré-escolar Ciclo: 2º Ramo: Educação Ano: 1º Designação: Seminários de Investigação e de Projecto Créditos: 5 Departamento: Ciências Sociais e

Leia mais

REGULAMENTO DE FREQUÊNCIA AVALIAÇÃO

REGULAMENTO DE FREQUÊNCIA AVALIAÇÃO REGULAMENTO DE FREQUÊNCIA AVALIAÇÃO Capítulo I Calendário e carga horária 1. O ano letivo tem início em setembro e termina em julho. 2. O regime normal dos cursos supõe a divisão do ano letivo em dois

Leia mais

Escola Superior de Educação João de Deus

Escola Superior de Educação João de Deus Relatório de Autoavaliação às Unidades Curriculares MESTRADO EM EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR E ENSINO DO 1.º CICLO DO ENSINO BÁSICO- 2016/2017 1. Introdução A avaliação está intimamente ligada ao processo de qualidade,

Leia mais

Escola Superior de Educação João de Deus. Relatório de Autoavaliação 2.º semestre de 2012/2013

Escola Superior de Educação João de Deus. Relatório de Autoavaliação 2.º semestre de 2012/2013 Relatório de Autoavaliação 2.º semestre de 2012/2013 1. Introdução A avaliação está intimamente ligada ao processo de qualidade, de desenvolvimento e de aperfeiçoamento organizacional. Entendemos que a

Leia mais

Escola Superior de Educação João de Deus. Relatório de Autoavaliação às Unidades Curriculares MESTRADO EM EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR

Escola Superior de Educação João de Deus. Relatório de Autoavaliação às Unidades Curriculares MESTRADO EM EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR Relatório de Autoavaliação às Unidades Curriculares MESTRADO EM EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR 2016-2017 2.º Semestre 1. Introdução A avaliação está intimamente ligada ao processo de qualidade, de desenvolvimento

Leia mais

CURSO DE LICENCIATURA EM SERVIÇO SOCIAL NORMAS DE FUNCIONAMENTO DA UNIDADE CURRICULAR SEMINÁRIO DE PROJETO

CURSO DE LICENCIATURA EM SERVIÇO SOCIAL NORMAS DE FUNCIONAMENTO DA UNIDADE CURRICULAR SEMINÁRIO DE PROJETO CURSO DE LICENCIATURA EM SERVIÇO SOCIAL NORMAS DE FUNCIONAMENTO DA UNIDADE CURRICULAR SEMINÁRIO DE PROJETO Artigo 1.º - Natureza e objetivos do Seminário de Projeto 1. O Seminário de Projeto é uma unidade

Leia mais

Escola Superior de Educação João de Deus. Relatório de Autoavaliação às Unidades Curriculares º semestre

Escola Superior de Educação João de Deus. Relatório de Autoavaliação às Unidades Curriculares º semestre Relatório de Autoavaliação às Unidades Curriculares 2018-2019 1.º semestre Mestrado em EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR Mestrado em EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR E ENSINO DO 1.º CICLO DO ENSINO BÁSICO Dados estruturantes

Leia mais

PROGRAMA DE UNIDADE CURRICULAR. Animação e Intervenção Sociocultural Promoção Artística e Património. Ciclo: 1º Ramo: Ano: 2º/3º

PROGRAMA DE UNIDADE CURRICULAR. Animação e Intervenção Sociocultural Promoção Artística e Património. Ciclo: 1º Ramo: Ano: 2º/3º PROGRAMA DE UNIDADE CURRICULAR Curso: Animação e Intervenção Sociocultural Promoção Artística e Património Ciclo: 1º Ramo: Ano: 2º/3º Designação: Animação, Promoção e Património Cultural Créditos: 5 Departamento:

Leia mais

GUIA DE FUNCIONAMENTO DA UNIDADE CURRICULAR

GUIA DE FUNCIONAMENTO DA UNIDADE CURRICULAR Curso Desporto Ano letivo 2015/2016 Unidade Curricular Teoria e Metodologia do Treino ECTS 6 Regime Obrigatório Ano 2º Semestre 1º Sem Horas de trabalho globais Docente (s) Natalina Casanova, Teresa Fonseca

Leia mais

ESCOLA SUPERIOR DE GESTÃO DE TOMAR

ESCOLA SUPERIOR DE GESTÃO DE TOMAR INSTITUTO POLITÉCNICO DE TOMAR ESCOLA SUPERIOR DE GESTÃO DE TOMAR CURSO «LICENCIATURA DE GESTÃO TURÍSTICA E CULTURAL» ANO LECTIVO 2008/2009 FICHA DA UNIDADE CURRICULAR Unidade Curricular Área Científica

Leia mais

FICHA DE UNIDADE CURRICULAR. Orientação Tutorial Carla Rocha

FICHA DE UNIDADE CURRICULAR. Orientação Tutorial Carla Rocha FICHA DE UNIDADE CURRICULAR Natação Código Área Científica 1 Ano Letivo 2013/2014 1 Sigla de área científica disciplinar em que a unidade curricular se insere Ano Curricular 1, 2, 3 Semestral ü Opção ü

Leia mais

FICHA DE UNIDADE CURRICULAR Designação Seminário de Estágio Secção de Psicologia dos Recursos Humanos, do Trabalho e das Organizações

FICHA DE UNIDADE CURRICULAR Designação Seminário de Estágio Secção de Psicologia dos Recursos Humanos, do Trabalho e das Organizações FICHA DE UNIDADE CURRICULAR 2017-2018 Designação Seminário de Estágio Secção de Psicologia dos Recursos Humanos, do Trabalho e das Organizações Docente (s) Rosário Lima (Responsável) Manuel Rafael Vânia

Leia mais

Escola Superior de Educação João de Deus

Escola Superior de Educação João de Deus Relatório de Autoavaliação às Unidades Curriculares MESTRADO EM EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR e ENSINO DE 1.º CICLO DO ENSINO BÁSICO - Ano letivo de 2016-2017 2.º e 3.º Semestres 1. Introdução A avaliação está

Leia mais

GUIA DE FUNCIONAMENTO DA UNIDADE CURRICULAR

GUIA DE FUNCIONAMENTO DA UNIDADE CURRICULAR Curso Licenciatura em Desporto Ano letivo 2015/2016 Unidade Curricular Organização e Gestão do Desporto ECTS 4 Regime Obrigatório Ano 3ºAno Semestre 1º Horas de trabalho globais Docente(s) António Albino

Leia mais

PROGRAMA DE UNIDADE CURRICULAR. Licenciatura em Comunicação Social/Licenciatura em Língua Gestual Ciclo: 1º

PROGRAMA DE UNIDADE CURRICULAR. Licenciatura em Comunicação Social/Licenciatura em Língua Gestual Ciclo: 1º PROGRAMA DE UNIDADE CURRICULAR Curso: Licenciatura em Comunicação Social/Licenciatura em Língua Gestual Ciclo: 1º Portuguesa Ramo: Ano: 2/3 Designação: Evolução das Ideias em Ciência Créditos: 5 Departamento:

Leia mais

Escola Superior de Educação João de Deus. Relatório de Autoavaliação às Unidades Curriculares º semestre

Escola Superior de Educação João de Deus. Relatório de Autoavaliação às Unidades Curriculares º semestre Relatório de Autoavaliação às Unidades Curriculares 2018-2019 1.º semestre Mestrado em ENSINO DO 1.º CICLO DO ENSINO BÁSICO E DE MATEMÁTICA E CIÊNCIAS NATURAIS NO 2.º CICLO DO ENSINO BÁSICO Mestreado em

Leia mais

ACEF/1314/12287 Decisão de apresentação de pronúncia

ACEF/1314/12287 Decisão de apresentação de pronúncia ACEF/1314/12287 Decisão de apresentação de pronúncia ACEF/1314/12287 Decisão de apresentação de pronúncia Decisão de Apresentação de Pronúncia ao Relatório da Comissão de Avaliação Externa 1. Tendo recebido

Leia mais

Escola Superior de Educação João de Deus

Escola Superior de Educação João de Deus Relatório de Autoavaliação às Unidades Curriculares EDUCAÇÃO BÁSICA (Licenciatura) - 2016/2017 1.º Semestre 1. Introdução A avaliação está intimamente ligada ao processo de qualidade, de desenvolvimento

Leia mais

GUIA DE FUNCIONAMENTO DA UNIDADE CURRICULAR

GUIA DE FUNCIONAMENTO DA UNIDADE CURRICULAR Curso Desporto Ano letivo 2015-2016 Unidade Curricular Regime Psicologia do Desporto e do Exercício Físico Obrigatório ECTS 5 Ano 2º Semestre 2º sem Horas de trabalho globais Docente Teresa Fonseca Total

Leia mais

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL Ano Lectivo 2017/2018

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL Ano Lectivo 2017/2018 Programa da Unidade Curricular COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL Ano Lectivo 2017/2018 1. Unidade Orgânica Ciências da Economia e da Empresa (1º Ciclo) 2. Curso Gestão das Organizações Desportivas 3. Ciclo

Leia mais

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular ORGANIZAÇÕES POLÍTICAS INTERNACIONAIS Ano Lectivo 2013/2014

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular ORGANIZAÇÕES POLÍTICAS INTERNACIONAIS Ano Lectivo 2013/2014 Programa da Unidade Curricular ORGANIZAÇÕES POLÍTICAS INTERNACIONAIS Ano Lectivo 2013/2014 1. Unidade Orgânica Ciências Humanas e Sociais (1º Ciclo) 2. Curso Relações Internacionais 3. Ciclo de Estudos

Leia mais

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular ESTÁGIO Ano Lectivo 2016/2017

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular ESTÁGIO Ano Lectivo 2016/2017 Programa da Unidade Curricular ESTÁGIO Ano Lectivo 2016/2017 1. Unidade Orgânica Serviço Social (1º Ciclo) 2. Curso Serviço Social 3. Ciclo de Estudos 1º 4. Unidade Curricular ESTÁGIO (L4425) 5. Área Científica

Leia mais

Normas Regulamentares da Licenciatura em Educação Básica

Normas Regulamentares da Licenciatura em Educação Básica Normas Regulamentares da Licenciatura em Educação Básica Artigo 1.º Condições específicas de ingresso 1. O Conselho Técnico-científico pronuncia-se sobre o regime de ingresso no curso, ouvido o Conselho

Leia mais

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular HISTÓRIA SOCIAL E DO SERVIÇO SOCIAL Ano Lectivo 2018/2019

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular HISTÓRIA SOCIAL E DO SERVIÇO SOCIAL Ano Lectivo 2018/2019 Programa da Unidade Curricular HISTÓRIA SOCIAL E DO SERVIÇO SOCIAL Ano Lectivo 2018/2019 1. Unidade Orgânica Instituto Superior de Serviço Social (1º Ciclo) 2. Curso Serviço Social 3. Ciclo de Estudos

Leia mais

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular BIOMECÂNICA DO MOVIMENTO HUMANO I Ano Lectivo 2013/2014

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular BIOMECÂNICA DO MOVIMENTO HUMANO I Ano Lectivo 2013/2014 Programa da Unidade Curricular BIOMECÂNICA DO MOVIMENTO HUMANO I Ano Lectivo 2013/2014 1. Unidade Orgânica Ciências Humanas e Sociais (1º Ciclo) 2. Curso Motricidade Humana 3. Ciclo de Estudos 1º 4. Unidade

Leia mais

Plano de Ação Estratégica

Plano de Ação Estratégica Plano de Ação Estratégica Maio/Junho - 2016 Formadora: Maria de Lurdes Freitas Costa Formandos: Artur Manuel Freire Abreu Carlos Jorge Mamede Carvalheira Almeida Fernanda Paula Magalhães Vale Marques Isabel

Leia mais

1.º Ciclo de Estudos

1.º Ciclo de Estudos ESCOLA SUPERIOR DE EDUCAÇÃO JOÃO DE DEUS INICIAÇÃO À PRÁTICA PROFISSIONAL 1.º Ciclo de Estudos REGULAMENTO ANO LETIVO 2013/2014 ESCOLA SUPERIOR DE EDUCAÇÃO JOÃO DE DEUS REGULAMENTO Iniciação à Prática

Leia mais

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular EXPRESSÃO CORPORAL E ARTÍSTICA Ano Lectivo 2014/2015

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular EXPRESSÃO CORPORAL E ARTÍSTICA Ano Lectivo 2014/2015 Programa da Unidade Curricular EXPRESSÃO CORPORAL E ARTÍSTICA Ano Lectivo 2014/2015 1. Unidade Orgânica Ciências Humanas e Sociais (1º Ciclo) 2. Curso Motricidade Humana 3. Ciclo de Estudos 1º 4. Unidade

Leia mais

Psicologia Cognitiva I

Psicologia Cognitiva I 1 Psicologia Cognitiva I 1. Resumo descritivo 1.1. Elementos básicos Curso Unidade Curricular Área Científica Ano / Semestre ECTS Horas de Contacto Professores responsáveis Docentes 1.2. Síntese descritiva

Leia mais

Plano da Unidade Curricular (PUC) (corrigido!)

Plano da Unidade Curricular (PUC) (corrigido!) Plano da Unidade Curricular (PUC) (corrigido!) Documento com o PUC desta unidade curricular. Sítio: Elearning UAb Unidade curricular: Matemática Preparatória 2015 01 Livro: Plano da Unidade Curricular

Leia mais

NCE/14/00596 Relatório final da CAE - Novo ciclo de estudos

NCE/14/00596 Relatório final da CAE - Novo ciclo de estudos NCE/14/00596 Relatório final da CAE - Novo ciclo de estudos Caracterização do pedido Perguntas A.1 a A.10 A.1. Instituição de Ensino Superior / Entidade Instituidora: Instituto Politécnico De Bragança

Leia mais

Faculdade de Ciências Sociais Departamento de Ciências da Educação. Programa. Unidade Curricular: Prática Pedagógica II Ano letivo: 2016/2017

Faculdade de Ciências Sociais Departamento de Ciências da Educação. Programa. Unidade Curricular: Prática Pedagógica II Ano letivo: 2016/2017 Faculdade de Ciências Sociais Departamento de Ciências da Educação Programa Unidade Curricular: Prática Pedagógica II Ano letivo: 2016/2017 Curso do 2º Ciclo Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do

Leia mais

Escola Superior de Educação João de Deus. Relatório de Autovaliação às Unidades Curriculares

Escola Superior de Educação João de Deus. Relatório de Autovaliação às Unidades Curriculares Relatório de Autovaliação às Unidades Curriculares Promoção de Atividades Educativas, Socias e Culturais (CTeSP) 2017/2018-2.º Semestre Dados estruturantes da análise Período de avaliação: ANO 2017/2018

Leia mais

NCE/14/00881 Relatório preliminar da CAE - Novo ciclo de estudos

NCE/14/00881 Relatório preliminar da CAE - Novo ciclo de estudos NCE/14/00881 Relatório preliminar da CAE - Novo ciclo de estudos Caracterização do pedido Perguntas A.1 a A.10 A.1. Instituição de Ensino Superior / Entidade Instituidora: Universidade Do Minho A.1.a.

Leia mais

FICHA DE UNIDADE CURRICULAR (UC)

FICHA DE UNIDADE CURRICULAR (UC) FICHA DE UNIDADE CURRICULAR (UC) Ano letivo 2015-2016 Ano/Semestre curricular 1º Semestre Curso Unidade Curricular [designação e tipo/se é do tipo obrigatório ou optativo] (máx100 caracteres) Língua de

Leia mais

Escola Superior de Educação João de Deus. Escola Superior de Educação João de Deus. Relatório de Autoavaliação às Unidades Curriculares

Escola Superior de Educação João de Deus. Escola Superior de Educação João de Deus. Relatório de Autoavaliação às Unidades Curriculares Escola Superior de Educação João de Deus Relatório de Autoavaliação às Unidades Curriculares LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO BÁSICA 2017/2018 1.º Semestre Ano letivo: 2017/2018 1.º Semestre 1 1. Introdução A

Leia mais

FICHA DE UNIDADE CURRICULAR (UC)

FICHA DE UNIDADE CURRICULAR (UC) Ano letivo 2014/2015 Ano/Semestre curricular 1ºAno/2ºSemestre Unidade Curricular [designação e tipo/se é do tipo obrigatório ou optativo] FICHA DE UNIDADE CURRICULAR (UC) Curso Equinicultura Ano letivo

Leia mais

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular MUSICOTERAPIA DIDÁTICA Ano Lectivo 2018/2019

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular MUSICOTERAPIA DIDÁTICA Ano Lectivo 2018/2019 Programa da Unidade Curricular MUSICOTERAPIA DIDÁTICA Ano Lectivo 2018/2019 1. Unidade Orgânica Instituto de Psicologia e Ciências da Educação (2º Ciclo) 2. Curso Mestrado em Musicoterapia 3. Ciclo de

Leia mais

REGULAMENTO DE FREQUÊNCIA E AVALIAÇÃO DOS CURSOS DE 2º CICLO

REGULAMENTO DE FREQUÊNCIA E AVALIAÇÃO DOS CURSOS DE 2º CICLO REGULAMENTO DE FREQUÊNCIA E AVALIAÇÃO DOS CURSOS DE 2º CICLO Aprovado em reunião do Conselho Pedagógico, de 23 de novembro de 2016 Aprovado em reunião da Comissão Técnico-Científica da ESA-IPVC, de 14

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Curso: Pedagogia

PLANO DE ENSINO. Curso: Pedagogia PLANO DE ENSINO 2016 Curso: Pedagogia Disciplina: Estágio Supervisionado: Educação Infantil 4 e 5 anos Educação de Jovens e Adultos (EJA) Ensino Fundamental Educação Especial (Ensino Fundamental) APAE

Leia mais

Plano de Formação 2018/2021

Plano de Formação 2018/2021 Plano de Formação 2018/2021 Curso n.º 10_PROForma_18/21 A escrita no Contexto do Programa e Metas Curriculares de Português do Ensino Básico (DREAçores/AAFCM/055/2015) Cronograma /Caracterização N.º de

Leia mais

PROGRAMA DE UNIDADE CURRICULAR. Mestrado em Ensino do 1º e 2ºciclos do Ensino Básico. Ciclo: 2º Ramo: Ano: 2º Designação:

PROGRAMA DE UNIDADE CURRICULAR. Mestrado em Ensino do 1º e 2ºciclos do Ensino Básico. Ciclo: 2º Ramo: Ano: 2º Designação: PROGRAMA DE UNIDADE CURRICULAR Curso: Mestrado em Ensino do 1º e 2ºciclos do Ensino Básico Ciclo: 2º Ramo: Ano: 2º Designação: DIDÁCTICAS DAS EXPRESSÕES Créditos: 2 Departamento: Artes Tipo: Área científica:

Leia mais

CRITÉRIOS GERAIS de AVALIAÇÃO na EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR

CRITÉRIOS GERAIS de AVALIAÇÃO na EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR CRITÉRIOS GERAIS de AVALIAÇÃO na EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR Introdução A avaliação é um elemento integrante e regulador da prática educativa em cada nível de educação e de ensino e implica princípios e procedimentos

Leia mais

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular PSICOLOGIA DA ARTE E EXPRESSIVIDADE Ano Lectivo 2017/2018

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular PSICOLOGIA DA ARTE E EXPRESSIVIDADE Ano Lectivo 2017/2018 Programa da Unidade Curricular PSICOLOGIA DA ARTE E EXPRESSIVIDADE Ano Lectivo 2017/2018 1. Unidade Orgânica Ciências Humanas e Sociais (1º Ciclo) 2. Curso Jazz e Música Moderna 3. Ciclo de Estudos 1º

Leia mais

Critérios Específicos de Avaliação

Critérios Específicos de Avaliação DEPARTAMENTO Matemática e Ciências Experimentais DISCIPLINA Ciências Naturais ANO 5.º, 6.º, 7.º, 8.º e 9.º Conhecimentos e Fichas e Exercícios de avaliação Registos de desempenho na aula Aquisição e compreensão

Leia mais

FICHA DE UNIDADE CURRICULAR (UC)

FICHA DE UNIDADE CURRICULAR (UC) FICHA DE UNIDADE CURRICULAR (UC) Ano/Semestre curricular Ano letivo 2016/17 Curso Unidade Curricular [designação e tipo/se é do tipo obrigatório ou optativo] (máx100 caracteres) Língua de ensino ECTS -

Leia mais

CRITÉRIOS GERAIS de AVALIAÇÃO na EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR

CRITÉRIOS GERAIS de AVALIAÇÃO na EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR CRITÉRIOS GERAIS de AVALIAÇÃO na EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR Introdução A avaliação é um elemento integrante e regulador da prática educativa em cada nível de educação e de ensino e implica princípios e procedimentos

Leia mais

ANEXO II RELATÓRIO DE AUTO AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DOS DOCENTES DO IPS

ANEXO II RELATÓRIO DE AUTO AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DOS DOCENTES DO IPS ANEXO II RELATÓRIO DE AUTO AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DOS DOCENTES DO IPS Identificação do avaliado Nome Categoria profissional actual Anos de serviço no ensino superior Anos de serviço na Unidade Orgânica

Leia mais

ES C O L A S U PERI O R A G RÁ RI A

ES C O L A S U PERI O R A G RÁ RI A Licenciatura em Ecoturismo Ref.ª : 1821002 Ano lectivo: 2012-13 DESCRITOR DA UNIDADE CURRICULAR CIÊNCIAS SOCIAIS SOCIAL SCIENCES 1. Unidade Curricular: 1.1 Área científica: 31 - Ciências Sociais e do Comportamento

Leia mais

GUIA DE FUNCIONAMENTO DA UNIDADE CURRICULAR

GUIA DE FUNCIONAMENTO DA UNIDADE CURRICULAR Curso Licenciatura em Desporto Ano letivo 2015/2016 Unidade Curricular Práticas do Desporto I Voleibol I ECTS 2 Regime Obrigatório Ano 1ºAno Semestre 1ºSemestre Horas de trabalho globais Docente(s) António

Leia mais

GUIA DE FUNCIONAMENTO DA UNIDADE CURRICULAR

GUIA DE FUNCIONAMENTO DA UNIDADE CURRICULAR Curso Desporto Ano letivo 2015/2016 Unidade Curricular Prática dos Desportos III - Andebol ECTS 3 Regime Obrigatório Ano 2º Semestre 1º Semestre Horas de trabalho globais Docente (s) Teresa Fonseca Total

Leia mais

PROGRAMA DE UNIDADE CURRICULAR

PROGRAMA DE UNIDADE CURRICULAR PROGRAMA DE UNIDADE CURRICULAR Curso: COMUNICAÇÃO SOCIAL Ciclo: 1º Ramo: JORNALISMO Ano: 2º Designação: GÉNEROS JORNALÍSTICOS Créditos: 5 Departamento: COMUNICAÇÃO Tipo: S Área científica: JORNALISMO Opção/Obrig

Leia mais

Teresa de Jesus Costa Fonseca. GFUC previsto

Teresa de Jesus Costa Fonseca. GFUC previsto Curso DESPORTO Ano letivo 2015/2016 Unidade Curricular Prática dos Desportos II Ginástica ECTS 2 Regime OBRIGATÓRIO Ano 1º Semestre 2ºSEM Horas de trabalho globais Docente (s) Jorge dos Santos Casanova

Leia mais

NCE/11/01256 Relatório preliminar da CAE - Novo ciclo de estudos

NCE/11/01256 Relatório preliminar da CAE - Novo ciclo de estudos NCE/11/01256 Relatório preliminar da CAE - Novo ciclo de estudos Caracterização do pedido Perguntas A.1 a A.10 A.1. Instituição de ensino superior / Entidade instituidora: CVP + UNL A.1.a. Identificação

Leia mais

1 Objectivo e âmbito. 2 Acrónimos e definições. 3 Documentos de referência

1 Objectivo e âmbito. 2 Acrónimos e definições. 3 Documentos de referência 1 Objectivo e âmbito Aplica-se aos ciclos de estudos da ESSEM, estabelecendo a metodologia e responsabilidades para a realização das actividades de leccionação, de avaliação da aprendizagem e acompanhamento

Leia mais

Escola Superior de Educação João de Deus. Licenciatura Ensino Básico Relatório de Autoavaliação 2.º semestre de 2013/2014

Escola Superior de Educação João de Deus. Licenciatura Ensino Básico Relatório de Autoavaliação 2.º semestre de 2013/2014 Licenciatura Ensino Básico Relatório de Autoavaliação 2.º semestre de 2013/2014 1. Introdução A avaliação está intimamente ligada ao processo de qualidade, de desenvolvimento e de aperfeiçoamento organizacional.

Leia mais

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO ENSINOS BÁSICO E SECUNDÁRIO (Despacho Normativo Nº 13/2014 de 15 de setembro) A avaliação dos alunos do ensino básico e secundário incide sobre as aprendizagens e competências definidas

Leia mais

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular ANIMAÇÃO TURÍSTICA Ano Lectivo 2016/2017

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular ANIMAÇÃO TURÍSTICA Ano Lectivo 2016/2017 Programa da Unidade Curricular ANIMAÇÃO TURÍSTICA Ano Lectivo 2016/2017 1. Unidade Orgânica Ciências da Economia e da Empresa (1º Ciclo) 2. Curso Turismo 3. Ciclo de Estudos 1º 4. Unidade Curricular ANIMAÇÃO

Leia mais

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular OPÇÃO 1 - PSICOPATOLOGIA DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE Ano Lectivo 2010/2011

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular OPÇÃO 1 - PSICOPATOLOGIA DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE Ano Lectivo 2010/2011 Programa da Unidade Curricular OPÇÃO 1 - PSICOPATOLOGIA DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE Ano Lectivo 2010/2011 1. Unidade Orgânica Ciências Humanas e Sociais (1º Ciclo) 2. Curso Psicologia 3. Ciclo de Estudos

Leia mais

PROGRAMA DE UNIDADE CURRICULAR

PROGRAMA DE UNIDADE CURRICULAR PROGRAMA DE UNIDADE CURRICULAR Curso: Licenciatura em Educação Básica Ciclo: 1º Ramo: Ano: 2º Designação: Contextos Educativos e Prática Pedagógica Créditos: 4 Departamento: Ciências Sociais e Pedagogia

Leia mais

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular ANIMAÇÃO TURÍSTICA Ano Lectivo 2019/2020

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular ANIMAÇÃO TURÍSTICA Ano Lectivo 2019/2020 Programa da Unidade Curricular ANIMAÇÃO TURÍSTICA Ano Lectivo 2019/2020 1. Unidade Orgânica Faculdade de Ciências da Economia e da Empresa (1º Ciclo) 2. Curso Turismo 3. Ciclo de Estudos 1º 4. Unidade

Leia mais

Efeitos a produzir: Mudança de práticas, procedimentos ou materiais didáticos OBJETIVOS GERAIS:

Efeitos a produzir: Mudança de práticas, procedimentos ou materiais didáticos OBJETIVOS GERAIS: Ficha da Ação Designação Articulação e supervisão pedagógica Região de Educação Área de Formação A B C D Classificação Formação Contínua Modalidade Oficina de Formação Duração Nº Total de horas presenciais

Leia mais

GUIA DE FUNCIONAMENTO DA UNIDADE CURRICULAR

GUIA DE FUNCIONAMENTO DA UNIDADE CURRICULAR Curso Licenciatura em Desporto Ano letivo 2015/2016 Unidade Curricular Práticas do Desporto III - Rugby ECTS 3 Regime Opção Ano 3ºAno Semestre 1ºSemestre Horas de trabalho globais Docente(s) António Albino

Leia mais

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular METODOLOGIAS DAS ATIVIDADES FÍSICAS IV Ano Lectivo 2016/2017

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular METODOLOGIAS DAS ATIVIDADES FÍSICAS IV Ano Lectivo 2016/2017 Programa da Unidade Curricular METODOLOGIAS DAS ATIVIDADES FÍSICAS IV Ano Lectivo 2016/2017 1. Unidade Orgânica Ciências Humanas e Sociais (1º Ciclo) 2. Curso Motricidade Humana 3. Ciclo de Estudos 1º

Leia mais

GUIA DE FUNCIONAMENTO DA UNIDADE CURRICULAR

GUIA DE FUNCIONAMENTO DA UNIDADE CURRICULAR Curso Engenharia Topográfica Ano letivo 2018/19 Unidade Curricular Topografia II ECTS 7 Regime Obrigatório Ano Ano do curso: 2º Semestre 1º Semestre Horas de trabalho globais Docente (s) Elisabete dos

Leia mais

CAPÍTULO I Disposições Gerais

CAPÍTULO I Disposições Gerais PROJETO REGULAMENTO DA UNIDADE CURRICULAR DISSERTAÇÃO/PROJETO/ESTÁGIO DOS CURSOS DE MESTRADO DO INSTITUTO SUPERIOR DE CONTABILIDADE E ADMINISTRAÇÃO DA UNIVERSIDADE DE AVEIRO Ao abrigo da autonomia científica,

Leia mais

Campus Universitário de Almada. Despacho n.º 14446/2012

Campus Universitário de Almada. Despacho n.º 14446/2012 Campus Universitário de Almada Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares (ISEIT) / Almada Despacho n.º 14446/2012 REGULAMENTO DE ESTÁGIO NAS ACTIVIDADES DE ENRIQUECIMENTO CURRICULAR

Leia mais

Escola Superior de Educação João de Deus. Relatório de Autoavaliação às Unidades Curriculares

Escola Superior de Educação João de Deus. Relatório de Autoavaliação às Unidades Curriculares Relatório de Autoavaliação às Unidades Curriculares Promoção de Atividades Educativas, Socias e Culturais (CTeSP) 2016-2017 2.º Semestre 1. Introdução A avaliação está intimamente ligada ao processo de

Leia mais

GUIA DE FUNCIONAMENTO DA UNIDADE CURRICULAR

GUIA DE FUNCIONAMENTO DA UNIDADE CURRICULAR Curso Unidade Curricular Regime Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino 1º Ciclo Ensino Básico Didática do Estudo do Meio na Pré Escola e no 1º CEB Obrigatório Ano letivo 2015/2016 ECTS 7 Ano 1º Semestre

Leia mais

INSTITUTO POLITÉCNICO DE SANTARÉM ANEXO II AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DO PESSOAL DOCENTE RELATÓRIO DE AUTO AVALIAÇÃO. Identificação do avaliado

INSTITUTO POLITÉCNICO DE SANTARÉM ANEXO II AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DO PESSOAL DOCENTE RELATÓRIO DE AUTO AVALIAÇÃO. Identificação do avaliado ANEXO II AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DO PESSOAL DOCENTE RELATÓRIO DE AUTO AVALIAÇÃO Identificação do avaliado Nome Categoria profissional actual Anos de serviço no ensino superior Anos de serviço na Unidade

Leia mais

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular PEDAGOGIA DO DESPORTO Ano Lectivo 2014/2015

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular PEDAGOGIA DO DESPORTO Ano Lectivo 2014/2015 Programa da Unidade Curricular PEDAGOGIA DO DESPORTO Ano Lectivo 2014/2015 1. Unidade Orgânica Ciências Humanas e Sociais (1º Ciclo) 2. Curso Motricidade Humana 3. Ciclo de Estudos 1º 4. Unidade Curricular

Leia mais

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular GEOMETRIA PROJECTIVA Ano Lectivo 2018/2019

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular GEOMETRIA PROJECTIVA Ano Lectivo 2018/2019 Programa da Unidade Curricular GEOMETRIA PROJECTIVA Ano Lectivo 2018/2019 1. Unidade Orgânica Faculdade de Arquitectura e Artes (1º Ciclo) 2. Curso Arquitectura 3. Ciclo de Estudos 1º 4. Unidade Curricular

Leia mais

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular OPÇÃO I - EMPREENDEDORISMO SOCIAL Ano Lectivo 2017/2018

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular OPÇÃO I - EMPREENDEDORISMO SOCIAL Ano Lectivo 2017/2018 Programa da Unidade Curricular OPÇÃO I EMPREENDEDORISMO SOCIAL Ano Lectivo 2017/2018 1. Unidade Orgânica Serviço Social (1º Ciclo) 2. Curso Serviço Social 3. Ciclo de Estudos 1º 4. Unidade Curricular OPÇÃO

Leia mais

DESIGNAÇÃO DA ACÇÃO DE FORMAÇÃO A Aprendizagem da Matemática através da Resolução de Problemas Acção 28 / 2009

DESIGNAÇÃO DA ACÇÃO DE FORMAÇÃO A Aprendizagem da Matemática através da Resolução de Problemas Acção 28 / 2009 1 DESIGNAÇÃO DA ACÇÃO DE FORMAÇÃO A Aprendizagem da Matemática através da Resolução de Problemas Acção 28 / 2009 N.º Acreditação: CCPFC/ACC-53051/08 Modalidade: Oficina de Formação Total de horas conjuntas:

Leia mais

Plano de Formação 2018/2021

Plano de Formação 2018/2021 Plano de Formação 2018/2021 Curso n.º 05_proforma_18/21 Expressão Musical no Pré-Escolar e no 1º Ciclo do Ensino Básico: Contributos para o Desenvolvimento das Competências nas Diferentes Áreas Curriculares

Leia mais

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular PSICOLOGIA DA ARTE E EXPRESSIVIDADE Ano Lectivo 2015/2016

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular PSICOLOGIA DA ARTE E EXPRESSIVIDADE Ano Lectivo 2015/2016 Programa da Unidade Curricular PSICOLOGIA DA ARTE E EXPRESSIVIDADE Ano Lectivo 2015/2016 1. Unidade Orgânica Ciências Humanas e Sociais (1º Ciclo) 2. Curso Comunicação e Multimédia 3. Ciclo de Estudos

Leia mais

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular Seminário de Reflexão e Análise de Práticas Profissionais Ano Lectivo 2013/2014

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular Seminário de Reflexão e Análise de Práticas Profissionais Ano Lectivo 2013/2014 Programa da Unidade Curricular Seminário de Reflexão e Análise de Práticas Profissionais Ano Lectivo 2013/2014 1. Unidade Orgânica Serviço Social (1º Ciclo) 2. Curso Serviço Social 3. Ciclo de Estudos

Leia mais

Ficha de Unidade Curricular

Ficha de Unidade Curricular Ficha de Unidade Curricular Unidade Curricular Designação: Semiótica Área Científica: CSH Som e Imagem Ciclo de Estudos: 1º Ciclo - Licenciatura Carácter: Obrigatória Semestre: 2º ECTS: 3 Tempo de Trabalho:

Leia mais

NCE/14/00876 Relatório preliminar da CAE - Novo ciclo de estudos

NCE/14/00876 Relatório preliminar da CAE - Novo ciclo de estudos NCE/14/00876 Relatório preliminar da CAE - Novo ciclo de estudos Caracterização do pedido Perguntas A.1 a A.10 A.1. Instituição de Ensino Superior / Entidade Instituidora: Universidade Do Minho A.1.a.

Leia mais

PROGRAMA DE UNIDADE CURRICULAR

PROGRAMA DE UNIDADE CURRICULAR PROGRAMA DE UNIDADE CURRICULAR Curso: Licenciatura em AIS, CS, PAP Ciclo: 1.º Ramo: Ano: 1.º Designação: TECNOLOGIAS E COMUNICAÇÃO Créditos: 5 Departamento: Ciências e Tecnologias Tipo: S Área científica:

Leia mais

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular História Social e do Serviço Social Ano Lectivo 2013/2014

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular História Social e do Serviço Social Ano Lectivo 2013/2014 Programa da Unidade Curricular História Social e do Serviço Social Ano Lectivo 2013/2014 1. Unidade Orgânica Serviço Social (1º Ciclo) 2. Curso Serviço Social 3. Ciclo de Estudos 1º 4. Unidade Curricular

Leia mais

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular BIOMECÂNICA I Ano Lectivo 2014/2015

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular BIOMECÂNICA I Ano Lectivo 2014/2015 Programa da Unidade Curricular BIOMECÂNICA I Ano Lectivo 2014/2015 1. Unidade Orgânica Ciências Humanas e Sociais (1º Ciclo) 2. Curso Motricidade Humana 3. Ciclo de Estudos 1º 4. Unidade Curricular BIOMECÂNICA

Leia mais

1 Objetivo e âmbito. 2 Acrónimos e definições. 3 Documentos de referência

1 Objetivo e âmbito. 2 Acrónimos e definições. 3 Documentos de referência 1 Objetivo e âmbito Aplica-se a todos os ciclos de estudos da ESSEM, estabelecendo a metodologia e responsabilidades para a realização das atividades de lecionação, de avaliação da aprendizagem e acompanhamento

Leia mais

FICHA DE UNIDADE CURRICULAR (UC)

FICHA DE UNIDADE CURRICULAR (UC) FICHA DE UNIDADE CURRICULAR (UC) Ano letivo 2016-2017 Ano/Semestre curricular 1º/1º Curso Unidade Curricular [designação e tipo/se é do tipo obrigatório ou optativo] (máx100 caracteres) Licenciatura em

Leia mais