Autos e CLASSE REGISTRO DE CANDIDATURA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Autos e CLASSE REGISTRO DE CANDIDATURA"

Transcrição

1 Autos e CLASSE REGISTRO DE CANDIDATURA Protocolos /2016 e /2016 Requerente: Coligação Mudança Com Segurança Candidatos: PERY TABORELLI DA SILVA FILHO e MIRIAM DE FATIMA NASCHEVENG PINHEIRO Impugnante(s): Coligação Pra Avançar e Melhorar e Democratas Noticiante: Cleber Jupiraci Navarro Vistos, etc. Trata-se de Requerimentos de Registros de Candidaturas ao cargo de Prefeito e Vice-Prefeita, neste município de Várzea Grande, proposto por PERY TABORELLI DA SILVA FILHO e MIRIAM DE FATIMA NASCHEVENG PINHEIRO, respectivamente. Passo ao julgamento individualizado de cada uma das candidaturas, nos termos do art. 49 da Resolução TSE /2016. I DO JULGAMENTO DO REQUERIMENTO DE PERY TABORELLI DA SILVA FILHO CANDIDATO A PREFEITO Juntou os documentos fls. 3/20. Após, complementou a documentação com os documentos de fls. 25/39. Procuração às fls. 24. Às fls. 41/162 foi proposta Ação de Impugnação de Registro de Candidatura pela Coligação Pra Avançar e Melhorar e pelo Democratas, alegando que o candidato foi condenado em duas ações de improbidade administrativa, em ofensa ao art. 1º, L da Lei Complementar 64/90.

2 Aduz, ainda, que o candidato não apresentou comprovante de escolaridade e plano de governo. Para comprovar o alegado, juntou os documentos de fls. 55/162. Procuração às fls. 52/53. Às fls. 164/167 foi apresentada Notícia de Inelegibilidade por Cleber Jupiraci Navarro, alegando, também, que o candidato requerente sofreu duas condenações por improbidade administrativa o que o tornaria inapto para concorrer a cargos eletivos. O Ministério Público Eleitoral foi cientificado da Notícia de Inelegibilidade, às fls Contestação às fls. 174/190, em que aduz, em preliminar, a ilegitimidade ativa do Democratas e; que não há irregularidades no acervo documental do candidato. No mérito, alega que ambas as condenações por improbidade administrativa do candidato não apresentam todos os requisitos autorizadores da imputação de inelegibilidade, seja pela ausência de declaração de enriquecimento ilícito e lesão ao erário, ou de suspensão de direitos políticos do candidato. Procurações às fls. 189/190. Instado a se manifestar, o Ministério Público Eleitoral pugnou pelo deferimento da candidatura do candidato, visto que as duas ações de improbidade não apresentam todos os requisitos exigidos pela Lei das Inelegibilidades, seja pela ausência de suspensão dos direitos políticos do candidato, ou pela condenação por ato de improbidade que não importaram enriquecimento ilícito ou dano ao erário. Juntou os documentos de fls. 198/247. A defesa ainda juntou petição, às fls. 249, reiterando, para a notícia de inelegibilidade, os argumentos expostos na contestação.

3 Finalmente, o Cartório Eleitoral informou, às fls. 254/255, os dados elencados no art. 36, II da Resolução TSE /2015. Relatei, decido: DO JULGAMENTO ANTECIPADO Não tendo as partes requerido produção de provas e em sendo a matéria, objeto dos autos, mormente de direito, julgo antecipadamente o mérito, nos termos do art. 355, I do Código de Processo Civil. DA PRELIMINAR DE ILEGITIMIDADE ATIVA DO DEMOCRATAS Alega, a defesa, que a impugnação da candidatura, aduzida pelo Democratas não deve prosperar, visto que, por ter se coligado, tanto na eleição majoritária, quanto na proporcional, não tem autonomia para demandar perante a Justiça Eleitoral. A Lei 9.504/1997 Lei das Eleições, ao estabelecer as regras que regem a formação de coligações, estabelece que o partido político coligado somente possui legitimidade para atuar de forma isolada no processo eleitoral quando questionar a validade da própria coligação (art. 6º, º). Com fundamento nisso, hei por bem em ACOLHER A PRELIMINAR DE ILEGITIMIDADE ATIVA, aduzida por Pery Taborelli da Silva Filho, para DETERMINAR a exclusão do Democratas do polo ativo da Ação de Impugnação de Registro de Candidatura, e, somente em relação a este, declarar extinto o processo, nos termos do art. 485, VI do Código de Processo Civil. Prossiga-se o feito apenas em relação à Coligação Pra Avançar e Melhorar. Ao Cartório Eleitoral, retifique-se a capa dos autos e proceda-se aos ajustes necessários no Sistema de Andamento de Documentos e Processos.

4 DOS REQUISITOS DE REGISTRABILIDADE O impugnante aduz que o candidato não apresentou o inteiro teor dos processos criminais que responde, tampouco seu comprovante de escolaridade e o plano de governo. Tais documentos são elementos essenciais, em se tratando de registro de candidatura a cargos eletivos, e constituem requisitos de registrabilidade. Analisando os autos, mormente a informação expedida pelo Cartório Eleitoral, percebo que os documentos, inicialmente ausentes quais sejam o comprovante de escolaridade (Carteira Nacional de Habilitação, proposta de governo e certidões de inteiro teor das ações criminais) foram apresentados pelo candidato, antes mesmo da realização de diligência (fls. 23/39). De mais a mais, o Cartório Eleitoral, ao informar o processo, após análise técnica da documentação acostada, não apontou qualquer outra irregularidade, pelo que, concluo que, em se tratando de requisitos de registrabilidade, não há qualquer empecilho à candidatura do requerente. DA INELEGIBILIDADE Alegam a impugnante e o noticiante que o candidato responde, a ações penais. No tocante a estas, é pacífico tanto na impugnação pela leitura dos documentos de fls. 55/84, quanto na notícia de inelegibilidade que ainda há recursos pendentes de julgamento pelo Tribunal de Justiça de Mato Grosso. Assim, sem trânsito em julgado ou decisão por órgão judicial colegiado, não há que se falar em suspensão de direitos políticos, nos termos do art. 1º, I, e da Lei Complementar 64/1990.

5 Dizem, ainda, a Coligação Pra Avançar e Melhorar, na AIRC, e Cleber Jupiraci Navarro, na Notícia de Inelegibilidade que Pery Taborelli da Silva Filho sofreu duas condenações no TJ/MT por improbidade administrativa, nos autos dos Processos /2014 e /2013. Que tais condenações impuseram à parte ré a sanção de suspensão dos direitos políticos, em perfeita ofensa ao art. 1º, inciso I, alínea L da Lei Complementar 64/1990. Todavia, como bem ressaltado pelo Ministério Público Eleitoral, o Acórdão /2016 (fls. 198/212) não condenou o candidato por ato de improbidade administrativa que importasse enriquecimento ilícito ou dano ao erário. Ao mesmo tempo, no Acórdão /2013, considerou-se que a aplicação da sanção de suspensão de direitos políticos seria incompatível com os princípios da razoabilidade e proporcionalidade (fls. 219/221). Em se tratando de inelegibilidade, decorrente da prática de improbidade administrativa, com regulamentação, também, na Lei Complementar 64/1990, no art. 1º, I, L, há que se considerar a ocorrência, simultânea, de (1) suspensão de direitos políticos; (2) decisão transitada em julgado ou proferida por órgão judicial colegiado e; (3) ato doloso que importe lesão ao patrimônio público e enriquecimento ilícito. A propósito, o Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso já decidiu nesse mesmo sentido: RECURSO CONTRA EXPEDIÇÃO DE DIPLOMA PREFEITO E VICE ELEIÇÕES 2012 PRELIMINARES DE INTEMPESTIVIDADE E ILEGITIMIDADE ATIVA E INÉPCIA DA INICIAL E PRECLUSÃO REJEIÇÃO MÉRITO PREFEITO DIPLOMADO CONDENAÇÃO NA JUSTIÇA COMUM AÇÃO CIVIL PÚBLICA ATO DOLOSO DE IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA QUE CARACTERIZOU OFENSA AOS PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA IMPOSIÇÃO APENAS DA SANÇÃO DE MULTA CIVIL INEXISTÊNCIA NA DECISÃO DA SANÇÃO

6 DE SUSPENSÃO DOS DIREITOS POLÍTICOS INAPLICABILIDADE DO ARTIGO 1º, INCISO I, ALÍNEA L DA LC 64/90 IMPROCEDÊNCIA DO RCED. Para a incidência da causa de inelegibilidade prevista no art. 1º, inciso I, alínea l da LC 64/90, na redação dada pela Lei da Ficha Limpa, é indispensável que o candidato tenha sido expressamente condenado à suspensão dos direitos políticos por ato de improbidade administrativa que importe lesão ao patrimônio público e enriquecimento ilícito, simultaneamente. ( ) (Recurso Contra Expedição de Diploma nº 39583, Acórdão nº de 09/07/2013, Relator(a) PEDRO FRANCISCO DA SILVA, Publicação: DEJE Diário de Justiça Eletrônico, Tomo 1451, Data 18/07/2013, Página 2-6 ) (sem destaque no original). Assim, tenho que, em nenhuma das ações de improbidade administrativa, arroladas pelo impugnante, estão presentes todos os requisitos que autorizam a Justiça Eleitoral excluir do pleito o candidato impugnado. Nesse sentido, o Ministério Público Eleitoral foi enfático ao disparar que cumpre salientar que como um dos co-legitimados para impugnar o presente registro de candidatura, depois de uma análise minuciosa da situação desse candidato (Sr. Pery Taborelli da Silva Filho), o Ministério Público Eleitoral se convenceu que ele não está inelegível (fls. 194). Por todo o exposto, julgo IMPROCEDENTES a Ação de Impugnação de Registro de Candidatura, bem como a Notícia de Inelegibilidade, propostas nestes autos, nos termos do art. 1º, I, L da Lei Complementar 64/1990, para DEFERIR o Requerimento de Registro de Candidatura de PERY TABORELLI DA SILVA FILHO.

7 II DO JULGAMENTO DO REQUERIMENTO DE MIRIAM DE FATIMA NASCHEVENG PINHEIRO CANDIDATA A VICE-PREFEITA Juntou os documentos fls. 3/23. Às fls. 27/31 foi proposta Ação de Impugnação de Registro de Candidatura pela Coligação Pra Avançar e Melhorar e pelo Democratas, alegando que houve fraude na confecção da ata da convenção do PMB que deliberou pela aliança deste com a Coligação Mudança com Segurança. Para comprovar o alegado, juntou os documentos de fls. 37/80. Procuração às fls. 33/36. Contestação às fls. 174/190, em que aduz, preliminarmente, a inadequação da via eleita; ilegitimidade ativa do Democratas e; ilegitimidade da ativa da coligação impugnante. No mérito, alega que não houve fraude na elaboração da ata e que apenas a retificação da decisão partidária de abandonar a Coligação Várzea Grande Para Todos e aliar-se à Coligação Mudança Com Segurança, o que foi feita dentro do prazo das convenções partidárias. Procurações às fls. 93/94. Instado a se manifestar, o Ministério Público Eleitoral registrou que não vislumbra qualquer tipo de fraude na ata do PMB; que os impugnantes, inconformados com a mudança de postura do PMB, não teriam legitimidade para atacar a candidata, já que seus partidos nunca compuseram o mesmo círculo de aliança; que os próprios filiados do PMB não foram a juízo contestar a decisão da convenção e, por fim; que a preliminar de inadequação da via eleita pode prosperar. O Cartório Eleitoral informou, às fls. 125/126, os dados elencados no art. 36, II da Resolução TSE /2015.

8 Relatei, decido: DA PRELIMINAR DE INADEQUAÇÃO DA VIA ELEITA Os impugnantes atacaram a candidatura da requerente através de uma Ação de Impugnação de Registro de Candidatura, com a justificativa de que houve fraude na ata da convenção que sacramentou a aliança do PMB com a Coligação Mudança com Segurança e, ao mesmo tempo, abandonou a Coligação Várzea Grande Para Todos, à qual, incialmente, tinha se aliado. Em resposta, foi suscitada a preliminar de inadequação da via eleita, com espeque na alegação de que a validade de convenção é matéria a ser discutida nos autos do DRAP, e não nos requerimentos de candidatura (fls. 86). Com efeito, o Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso recentemente se posicionou no sentido de que a matéria referente à validade de convenção partidária deve ser discutida nos autos do DRAP, e não nos registros individuais de candidatura, notadamente porque o julgamento do primeiro processo é prejudicial em relação aos segundos (Acórdão nº de 05/08/2014, Rcand Registro de Candidatura nº Cuiabá/MT, Relator(a) AGAMENON ALCÂNTARA MORENO JÚNIOR) Ante o exposto, ACOLHO A PRELIMINAR DE INADEQUAÇÃO DA VIA ELEITA e DETERMINO a extinção da Ação de Impugnação de Registro de Candidatura, proposta em face de Miriam Fatima Nascheveng Pinheiro sem o julgamento do mérito, no termos do art. 485, IV do Código de Processo Civil. Em consequência, JULGO prejudicada a análise da perícia na ata requerida pelo impugnante. Nesse passo, registre-se que não foi especificado qual o tipo de perícia a ser feita. No mais, há que se ressaltar, somente para esclarecimento, que, ao contrário do que foi

9 alegado na impugnação, a segunda ata do PMB foi regularmente protocolada no Cartório da 20ª Zona Eleitoral em 08/08/2016, sob o n /2016. A propósito, essa segunda ata foi lavrada em livro aberto e rubricado pela Justiça Eleitoral, também em contraposição ao alegado na impugnação. Assim, não vislumbro qualquer fraude em sua elaboração. Nesse passo, ressalte-se ainda, que o DRAP da Coligação Mudança Com Segurança não sofreu qualquer tipo de impugnação, nem mesmo dos integrantes do PMB, o reforça a tese de que estão de acordo com a mudança de posição do partido. Por fim, não foi informado pelo Cartório Eleitoral qualquer tipo de óbice, no que tange aos requisitos de registrabilidade da candidata. Ante todo o exposto, DEFIRO o Requerimento de Registro de Candidatura de MIRIAM FATIMA NASCHEVENG PINHEIRO para concorrer ao cargo de vice-prefeita pela Coligação Mudança Com Segurança nas Eleições Municipais III DO JULGAMENTO DA CHAPA Considerando o deferimento das candidaturas de Pery Taborelli da Silva Filho e Miriam Fatima Nascheveng Pinheiro, DEFIRO A CHAPA MAJORITÁRIA DA COLIGAÇÃO MUDANÇA COM SEGURANÇA, declarando-a apta a concorrer aos cargos de prefeito e vice-prefeito nas Eleições Municipais 2016, neste município de Várzea Grande. Registre-se. Intime-se. Cumpra-se. Proceda-se aos ajustes necessários no Sistema de Candidaturas. Ciência ao MINISTÉRIO PÚBLICO ELEITORAL. Transitado em julgado, arquive-se os autos com as anotações de praxe.

10 Várzea Grande/MT, 1º de setembro de 2016.

MINISTÉRIO PÚBLICO DA UNIÃO MINISTÉRIO PÚBLICO ELEITORAL PROCURADORIA REGIONAL ELEITORAL NO AMAZONAS

MINISTÉRIO PÚBLICO DA UNIÃO MINISTÉRIO PÚBLICO ELEITORAL PROCURADORIA REGIONAL ELEITORAL NO AMAZONAS MINISTÉRIO PÚBLICO DA UNIÃO EXCELENTÍSSIMO SENHOR JUIZ RELATOR DO EGRÉGIO TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DO ESTADO DO AMAZONAS Processo nº 0600309-25.6.04.0000 Requerente: Ministério Público Eleitoral Requerido:

Leia mais

DIREITO ELEITORAL. Prof. Rodrigo Cavalheiro Rodrigues

DIREITO ELEITORAL. Prof. Rodrigo Cavalheiro Rodrigues DIREITO ELEITORAL Ações Especiais Eleitorais Ação de Impugnação Ao Pedido De Registro De Candidatura AIRC. Ação de Investigação Judicial Eleitoral AIJE. Ação de Impugnação De Mandato Eletivo AIME. Parte

Leia mais

REGISTRO DE CANDIDATURA. Eduardo Rangel

REGISTRO DE CANDIDATURA. Eduardo Rangel REGISTRO DE CANDIDATURA Eduardo Rangel 1 Conceito: É a fase inicial do chamado microprocesso eleitoral na qual um partido político ou coligação requer, junto a Justiça Eleitoral, a inscrição de seus candidatos

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO DESPACHO

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO DESPACHO fls. 1 DESPACHO Agravo de Instrumento Processo nº 0000565-71.2017.8.26.0000 Relator(a): ANA LIARTE Órgão Julgador: 4ª CÂMARA DE DIREITO PÚBLICO Trata-se de pedido de reconsideração formulado pela Agravada

Leia mais

DIREITO ELEITORAL. Ações Especiais Eleitorais. Prof. Karina Jaques

DIREITO ELEITORAL. Ações Especiais Eleitorais. Prof. Karina Jaques DIREITO ELEITORAL Ações Especiais Eleitorais Prof. Karina Jaques Ações Especiais Eleitorais - Ação de Impugnação Ao Pedido De Registro De Candidatura - AIRC O objetivo da AIRC é impedir que determinado

Leia mais

Workshop Inelegibilidade e registro de candidatura

Workshop Inelegibilidade e registro de candidatura CASO 1 Suponha que, na forma e no tempo legalmente previstos, o partido político X requeira o registro de candidatura de Riobaldo e Sagarana a, respectivamente, Governador e Vice-Governador do Estado X

Leia mais

DIREITO ELEITORAL. Eleições Lei 9.504/97 Disposições Gerais e Coligações. Prof. Rodrigo Cavalheiro Rodrigues

DIREITO ELEITORAL. Eleições Lei 9.504/97 Disposições Gerais e Coligações. Prof. Rodrigo Cavalheiro Rodrigues DIREITO ELEITORAL Eleições Lei 9.504/97 Disposições Gerais e Coligações Prof. Rodrigo Cavalheiro Rodrigues Lei das Eleições (Lei 9.504/97) Disposições Gerais Disposições Gerais Lei das Eleições (Lei 9.504/97)

Leia mais

Procuradoria Regional Eleitoral do Tocantins

Procuradoria Regional Eleitoral do Tocantins TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DO ESTADO DO TOCANTINS PRE/TO nº /2018 Autos: Registro de Candidatura nº 0600086-33.2018.6.27.0000 Requerente: Coligação A verdadeira mudança Candidato: Carlos Enrique Franco

Leia mais

DIREITO ELEITORAL. Direitos Políticos Inelegibilidades: Lei Complementar 64/90. Prof. Rodrigo Cavalheiro Rodrigues

DIREITO ELEITORAL. Direitos Políticos Inelegibilidades: Lei Complementar 64/90. Prof. Rodrigo Cavalheiro Rodrigues DIREITO ELEITORAL Direitos Políticos Inelegibilidades: Prof. Rodrigo Cavalheiro Rodrigues Inelegibilidade 3º Condições de elegibilidade CF, art. 14 4º ao 8º Alguns casos de inelegibilidade 9º Lei complementar

Leia mais

DIREITO ELEITORAL. Infidelidade Partidária. Coligações Partidárias. Cláusula de Desempenho. 2ª Parte. Prof. Rodrigo Cavalheiro Rodrigues

DIREITO ELEITORAL. Infidelidade Partidária. Coligações Partidárias. Cláusula de Desempenho. 2ª Parte. Prof. Rodrigo Cavalheiro Rodrigues DIREITO ELEITORAL Infidelidade Partidária. Coligações Partidárias. Cláusula de Desempenho. 2ª Parte. Prof. Rodrigo Cavalheiro Rodrigues Lei das Eleições (Lei 9.504/97) Disposições Gerais As eleições ocorrem

Leia mais

ACÓRDÃO PUBLICADO EM SESSÃO NOS TERMOS DO ART. 57 3º DA RESOLUÇÃO TSE PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DO DISTRITO FEDERAL

ACÓRDÃO PUBLICADO EM SESSÃO NOS TERMOS DO ART. 57 3º DA RESOLUÇÃO TSE PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DO DISTRITO FEDERAL ACÓRDÃO PUBLICADO EM SESSÃO NOS TERMOS DO ART. 57 3º DA RESOLUÇÃO 23.405 TSE PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DO DISTRITO FEDERAL ACÓRDÃO Nº 6013 Classe : 38 REGISTRO DE CANDIDATURA Num. Processo

Leia mais

RECOMENDAÇÃO PRE-MG n.º 001/2014

RECOMENDAÇÃO PRE-MG n.º 001/2014 RECOMENDAÇÃO PRE-MG n.º 001/2014 Recomenda aos Órgãos de Direção Regionais dos Partidos Políticos condutas que devem ser adotadas no Requerimento de Registro de Candidatura. O PROCURADOR REGIONAL ELEITORAL

Leia mais

DIREITO ELEITORAL. Prof. Roberto Moreira de Almeida

DIREITO ELEITORAL. Prof. Roberto Moreira de Almeida DIREITO ELEITORAL Ações Especiais Eleitorais: Ação de Impugnação de Registro de Candidaturas (AIRC), Ação de Investigação Eleitoral (AIJE) e Ação de Impugnação de Mandato Eletivo (AIME) Prof. Roberto Moreira

Leia mais

DIREITO ELEITORAL. Partidos Políticos. Coligações Partidárias. Infidelidade Partidária. Prof. Karina Jaques

DIREITO ELEITORAL. Partidos Políticos. Coligações Partidárias. Infidelidade Partidária. Prof. Karina Jaques DIREITO ELEITORAL Partidos Políticos Coligações Partidárias. Infidelidade Partidária. Prof. Karina Jaques Coligação é o nome que se dá à união de dois ou mais partidos que apresentam conjuntamente seus

Leia mais

TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DE MATO GROSSO

TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DE MATO GROSSO TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DE MATO GROSSO CARTORIO DA 06 ZONA ELEITORAL - CACERES PUBLICAÇÃO EM MURAL ELETRÔNICO Nº 10860/2016 CONTEÚDO DA DECISÃO RCAND Nº 77-20.2016.6.11.0006 - Classe REGISTRO DE CANDIDATURA

Leia mais

ÍNDICE 1. CLASSIFICAÇÃO E AUTONOMIA FONTES DO DIREITO ELEITORAL INTERPRETAÇÃO DO DIREITO ELEITORAL... 27

ÍNDICE 1. CLASSIFICAÇÃO E AUTONOMIA FONTES DO DIREITO ELEITORAL INTERPRETAÇÃO DO DIREITO ELEITORAL... 27 DIREITO ELEITORAL 5ª Edição ÍNDICE 1. CLASSIFICAÇÃO E AUTONOMIA... 19 2. FONTES DO DIREITO ELEITORAL... 21 3. INTERPRETAÇÃO DO DIREITO ELEITORAL... 27 4. PRINCÍPIOS DE DIREITO ELEITORAL... 31 1. Princípio

Leia mais

Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais

Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais O documento a seguir foi juntado aos autos do processo de número 0602127-60.2018.6.13.0000 em 15/08/2018 18:18:47

Leia mais

JUSTIÇA ELEITORAL 076ª ZONA ELEITORAL DO RIO GRANDE DO SUL S E N T E N Ç A

JUSTIÇA ELEITORAL 076ª ZONA ELEITORAL DO RIO GRANDE DO SUL S E N T E N Ç A 076ª ZONA ELEITORAL DO RIO GRANDE DO SUL Processo: RCAND - 25826 - DIREITO ELEITORAL - Eleições - Candidatos - Registro de Candidatura - Impugnação ao Registro de Candidatura - Cargo - Prefeito Juíza Eleitoral:

Leia mais

ÍNDICE 1. CLASSIFICAÇÃO E AUTONOMIA FONTES DO DIREITO ELEITORAL INTERPRETAÇÃO DO DIREITO ELEITORAL... 29

ÍNDICE 1. CLASSIFICAÇÃO E AUTONOMIA FONTES DO DIREITO ELEITORAL INTERPRETAÇÃO DO DIREITO ELEITORAL... 29 DIREITO ELEITORAL 6ª Edição ÍNDICE 1. CLASSIFICAÇÃO E AUTONOMIA... 19 2. FONTES DO DIREITO ELEITORAL... 21 3. INTERPRETAÇÃO DO DIREITO ELEITORAL... 29 4. PRINCÍPIOS DE DIREITO ELEITORAL... 33 1. Princípio

Leia mais

Curso/Disciplina: Direito Eleitoral Aula: Direito Eleitoral 12 Professor (a): Bruno Gaspar Monitor (a): Lucas Bressani.

Curso/Disciplina: Direito Eleitoral Aula: Direito Eleitoral 12 Professor (a): Bruno Gaspar Monitor (a): Lucas Bressani. Página1 Curso/Disciplina: Direito Eleitoral Aula: Direito Eleitoral 12 Professor (a): Bruno Gaspar Monitor (a): Lucas Bressani Nº da aula: 12 Causas de inelegibilidade infraconstitucionais (ou legais)

Leia mais

MINISTÉRIO PÚBLICO ELEITORAL 137ª Zona Eleitoral/PE

MINISTÉRIO PÚBLICO ELEITORAL 137ª Zona Eleitoral/PE RECOMENDAÇÃO Nº 01/2016 PJE/137ªZE O Ministério Público Eleitoral, no exercício de suas atribuições constitucionais e legais conferidas pelos artigos 127, caput, e 129, IX, da Constituição Federal e nos

Leia mais

SENTENÇA C O N C L U S Ã O

SENTENÇA C O N C L U S Ã O fls. 1 SENTENÇA C O N C L U S Ã O Processo nº: Requerente: Requerido: Em 30 de abril de 2013, faço estes autos conclusos ao MM. Juiz de Direito da 4ª Vara Cível do Foro Regional de Pinheiros, Dr. Paulo

Leia mais

INELEGIBILIDADE SUPERVENIENTE E POSSIBILIDADE DE IMPUGNAÇÃO A REGISTRO DE CANDIDATURA

INELEGIBILIDADE SUPERVENIENTE E POSSIBILIDADE DE IMPUGNAÇÃO A REGISTRO DE CANDIDATURA INELEGIBILIDADE SUPERVENIENTE E POSSIBILIDADE DE IMPUGNAÇÃO A REGISTRO DE CANDIDATURA Nos últimos dias a população do Distrito Federal tem discutido acerca do registro de candidatura do ex-governador José

Leia mais

1. Nos autos nº de Registro de Candidatura de REGINA MASSARETTO BRONZEL DUBAY, publicado o edital, não houve impugnação.

1. Nos autos nº de Registro de Candidatura de REGINA MASSARETTO BRONZEL DUBAY, publicado o edital, não houve impugnação. VISTOS E EXAMINADOS os presentes autos de requerimento de Registro de Candidatura (RRC) - Prefeito registrado sob nº 259-87.2016.8.16.0031, em que é requerente a COLIGAÇÃO CAMPO MOURÃO PRONTA PARA O FUTURO

Leia mais

sumário Capítulo 2 Conceito e regras gerais De interpretação...5

sumário Capítulo 2 Conceito e regras gerais De interpretação...5 sumário Capítulo 1 O DIreito eleitoral no brasil...1 Capítulo 2 Conceito e regras gerais De interpretação...5 2.1. Conceito... 5 2.2. Poder normativo... 5 2.3. Interpretação da legislação eleitoral...

Leia mais

Prof. Renato Ribeiro de Almeida

Prof. Renato Ribeiro de Almeida AULA 1: LEI DA FICHA LIMPA, INELEGIBILIDADES E AÇÃO DE IMPUGNAÇÃO AO REGISTRO DE CANDIDATURA Prof. Renato Ribeiro de Almeida Professor de Direito Constitucional e Direito Eleitoral da Universidade Anhembi

Leia mais

2.3. Tribunais Regionais Eleitorais Dos Juízes Eleitorais Juntas eleitorais Resumo didático... 64

2.3. Tribunais Regionais Eleitorais Dos Juízes Eleitorais Juntas eleitorais Resumo didático... 64 SUMÁRIO CAPÍTULO 1 INTRODUÇÃO AO DIREITO ELEITORAL... 19 1.1. Da soberania popular... 19 1.2. Direitos políticos... 19 1.2.1. Do voto... 22 1.2.1.1. Características do voto... 22 1.2.2. Princípio da vedação

Leia mais

DIREITO ELEITORAL PROCESSUAL ELEITORAL PENAL ELEITORAL

DIREITO ELEITORAL PROCESSUAL ELEITORAL PENAL ELEITORAL Autor Marcus Vinicius Furtado Coêlho DIREITO ELEITORAL PROCESSUAL ELEITORAL PENAL ELEITORAL A presente obra traz, de forma completa, as diretrizes do direito eleitoral, do processo eleitoral e do direito

Leia mais

Advogados: Nelson Canedo Motta OAB: 2721/RO e outros. Advogados: Marilda de Paula Silveira OAB: 33954/DF e outros

Advogados: Nelson Canedo Motta OAB: 2721/RO e outros. Advogados: Marilda de Paula Silveira OAB: 33954/DF e outros Recorrente: Coligação Pra Fazer a Diferença Advogados: Nelson Canedo Motta OAB: 2721/RO e outros Recorrido: Darci Agostinho Cerutti Advogados: Marilda de Paula Silveira OAB: 33954/DF e outros Recorrida:

Leia mais

DIREITO ELEITORAL: NOÇÕES INTRODUTÓRIAS...

DIREITO ELEITORAL: NOÇÕES INTRODUTÓRIAS... Sumário CAPÍTULO 1 DIREITO ELEITORAL: NOÇÕES INTRODUTÓRIAS... 21 1. Conceito, objeto e objetivos do Direito Eleitoral... 21 2. A democracia como condição basilar para a existência do Direito Eleitoral...

Leia mais

DIREITO ELEITORAL. Partidos Políticos Coligações Partidárias. Infidelidade Partidária Parte 2. Prof. Roberto Moreira de Almeida

DIREITO ELEITORAL. Partidos Políticos Coligações Partidárias. Infidelidade Partidária Parte 2. Prof. Roberto Moreira de Almeida DIREITO ELEITORAL Partidos Políticos Coligações Partidárias. Infidelidade Partidária Parte 2 Prof. Roberto Moreira de Almeida Previsão legal (Lei n.º 9.504/97, art. 6.º) Art. 6º É facultado aos partidos

Leia mais

DIREITO ELEITORAL. Prof. Roberto Moreira de Almeida

DIREITO ELEITORAL. Prof. Roberto Moreira de Almeida DIREITO ELEITORAL Ações Especiais Eleitorais: Ação de Impugnação de Registro de Candidaturas (AIRC), Ação de Investigação Eleitoral (AIJE) e Ação de Impugnação de Mandato Eletivo (AIME) - Parte 2 Prof.

Leia mais

ESTADO DE MATO GROSSO PODER JUDICIÁRIO JUÍZO DA 50ª ZONA ELEITORAL

ESTADO DE MATO GROSSO PODER JUDICIÁRIO JUÍZO DA 50ª ZONA ELEITORAL PROCESSO Nº : 69-47.2012.611.0050 PROTOCOLO Nº : 35.753/2012 ESPÉCIE : Registro de Candidatura RRC - Candidato REQUERENTE : Silda Kochemborger COLIGAÇÃO : Retorno ao Progresso (PP/PR/PSDB/PSD) Vistos,

Leia mais

LEI DE I INELE IBILIDADE COMENTA A

LEI DE I INELE IBILIDADE COMENTA A MARINO PAZZAGLINI FILHO LEI DE I INELE IBILIDADE COMENTA A Legislação e jurisprudência atualizadas Leis da Ficha Limpa e da Minirreforma Eleitoral SÃO PAULO EDITORA ATLAS S.A. - 2014 --------~,~----- 2013

Leia mais

Direito Eleitoral. De Registro dos Candidatos. Professor Pedro Kuhn.

Direito Eleitoral. De Registro dos Candidatos. Professor Pedro Kuhn. Direito Eleitoral De Registro dos Candidatos Professor Pedro Kuhn www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Eleitoral DE REGISTRO DOS CANDIDATOS CAPÍTULO I DO REGISTRO DOS CANDIDATOS Art. 87. Somente podem

Leia mais

DIREITO ELEITORAL João Paulo Oliveira

DIREITO ELEITORAL João Paulo Oliveira SUMÁRIO CAPÍTULO 1 INTRODUÇÃO AO DIREITO ELEITORAL... 23 1.1. Da soberania popular... 23 1.2. Direitos políticos... 23 1.2.1. Do voto... 26 1.2.1.1. Características do voto... 26 1.3. Direito Eleitoral...

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA PRIMEIRA REGIÃO SEÇÃO JUDICIÁRIA DO ESTADO DO MARANHÃO

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA PRIMEIRA REGIÃO SEÇÃO JUDICIÁRIA DO ESTADO DO MARANHÃO AÇÃO CIVIL PÚBLICA DE IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA Requerente: MINISTERIO PUBLICO FEDERAL Requeridas: MARIA DEUSDETE LIMA, MARIA IRENE DE ARAUJO SOUSA, RAIMUNDA DAMIANA PEREIRA DECISÃO Trata-se de Ação Civil

Leia mais

Sumário. Coleção Sinopses para Concursos Guia de leitura da Coleção... 19

Sumário. Coleção Sinopses para Concursos Guia de leitura da Coleção... 19 Sumário Coleção Sinopses para Concursos... 17 Guia de leitura da Coleção... 19 CAPÍTULO I DIREITO ELEITORAL: NOÇÕES INTRODUTÓRIAS... 21 1. Conceito, objeto e objetivos do Direito Eleitoral... 21 2. A democracia

Leia mais

Sumário COLEÇÃO SINOPSES PARA CONCURSOS GUIA DE LEITURA DA COLEÇÃO... 19

Sumário COLEÇÃO SINOPSES PARA CONCURSOS GUIA DE LEITURA DA COLEÇÃO... 19 COLEÇÃO SINOPSES PARA CONCURSOS... 17 GUIA DE LEITURA DA COLEÇÃO... 19 CAPÍTULO I DIREITO ELEITORAL: NOÇÕES INTRODUTÓRIAS... 21 1. Conceito, objeto e objetivos do Direito Eleitoral... 21 2. A democracia

Leia mais

COMENTÁRIOS LEI FICHA LIMPA LC 64/90 Art. 1º

COMENTÁRIOS LEI FICHA LIMPA LC 64/90 Art. 1º COMENTÁRIOS À LEI DA FICHA LIMPA Autor: Luiz Gustavo Arruda Camargo Luz, advogado especialista em direito eleitoral, membro da Comissão de Direito Político e Partidário da Ordem dos Advogados do Brasil,

Leia mais

Sumário. 1 Um pouco de história 1.1 Justiça Eleitoral: surgimento e evolução 1.2 O período do regime militar 1.3 A redemocratização do país

Sumário. 1 Um pouco de história 1.1 Justiça Eleitoral: surgimento e evolução 1.2 O período do regime militar 1.3 A redemocratização do país Sumário 1 Um pouco de história 1.1 Justiça Eleitoral: surgimento e evolução 1.2 O período do regime militar 1.3 A redemocratização do país 2 A Justiça Eleitoral na Constituição de 1988 2.1 O papel contramajoritário

Leia mais

Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins

Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins Tribunal Tribunal O documento a seguir foi juntado aos autos do processo de número 0600615-52.2018.6.27.0000 em 17/08/2018 17:14:55 por ALVARO LOTUFO MANZANO Documento assinado por: - ALVARO LOTUFO MANZANO

Leia mais

Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins

Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins Tribunal Tribunal O documento a seguir foi juntado aos autos do processo de número 0600731-58.2018.6.27.0000 em 19/08/2018 18:18:56 por ALVARO LOTUFO MANZANO Documento assinado por: - ALVARO LOTUFO MANZANO

Leia mais

S u m á r i o. Capítulo 1 O Direito Eleitoral no Brasil Capítulo 2 Conceito e Regras Gerais de Interpretação... 5

S u m á r i o. Capítulo 1 O Direito Eleitoral no Brasil Capítulo 2 Conceito e Regras Gerais de Interpretação... 5 S u m á r i o Capítulo 1 O Direito Eleitoral no Brasil... 1 Capítulo 2 Conceito e Regras Gerais de Interpretação... 5 2.1. Conceito... 5 2.2. Poder Normativo... 5 2.3. Interpretação da Legislação Eleitoral...

Leia mais

REPRESENTAÇÃO POR CAPTAÇÃO ILÍCITA DE SUFRÁGIO

REPRESENTAÇÃO POR CAPTAÇÃO ILÍCITA DE SUFRÁGIO Página1 Curso/Disciplina: Direito Eleitoral Aula: Representação por Captação Ilícita de Sufrágio Professor: Bruno Gaspar Monitora: Gabriela Paula Aula 33 REPRESENTAÇÃO POR CAPTAÇÃO ILÍCITA DE SUFRÁGIO

Leia mais

DIREITO ELEITORAL: NOÇÕES INTRODUTÓRIAS...

DIREITO ELEITORAL: NOÇÕES INTRODUTÓRIAS... Sumário CAPÍTULO 1 DIREITO ELEITORAL: NOÇÕES INTRODUTÓRIAS... 21 1. Conceito, objeto e objetivos do Direito Eleitoral... 21 2. A democracia como condição basilar para a existência do Direito Eleitoral...

Leia mais

MINISTÉRIO PÚBLICO ELEITORAL Promotoria de Justiça da 1ª Zona Eleitoral/MS. RECOMENDAÇÃO Nº 03/2016 PJE/1ª Zona Eleitoral

MINISTÉRIO PÚBLICO ELEITORAL Promotoria de Justiça da 1ª Zona Eleitoral/MS. RECOMENDAÇÃO Nº 03/2016 PJE/1ª Zona Eleitoral RECOMENDAÇÃO Nº 03/2016 PJE/1ª Zona Eleitoral O MINISTÉRIO PÚBLICO ELEITORAL, no exercício de suas atribuições constitucionais e legais, na esfera eleitoral, conferidas pelos artigos 127, caput, e 129,

Leia mais

Agravo Regimental em Recurso Eleitoral nº (Registro de Candidatura)

Agravo Regimental em Recurso Eleitoral nº (Registro de Candidatura) Agravo Regimental em Recurso Eleitoral nº 374-30.2012.6.13.0097 (Registro de Candidatura) Procedência: Antônio Dias - MG (97ª Zona Eleitoral - Coronel Fabriciano) Agravante: Adair Lima Agravado: Carlos

Leia mais

I. DOCUMENTOS INDIVIDUAIS A SEREM ENTREGUES PELOS INTEGRANTES DA CHAPA

I. DOCUMENTOS INDIVIDUAIS A SEREM ENTREGUES PELOS INTEGRANTES DA CHAPA INSTRUÇÕES GERAIS E FORMULÁRIOS PARA INSCRIÇÃO DE CHAPA PARA ELEIÇÃO DO TRIÊNIO 2017-2020 DO CRN-5 A Resolução CFN nº 564/2015 determina os procedimentos necessários para efetivar o registro de chapas.

Leia mais

Sumário CAPÍTULO 1 - DEMOCRACIA Democracia: conceito e história

Sumário CAPÍTULO 1 - DEMOCRACIA Democracia: conceito e história Sumário CAPÍTULO 1 - DEMOCRACIA 1.1. Democracia: conceito e história 1.2. Atributos da democracia: soberania popular, legitimação do poder pela expressão livre da maioria, pluralismo, proteção de minorias,

Leia mais

LOURIVAL SEREJO DIREITO ELEITORAL ATUALIZADO. Lei nº /2015 Código de Processo Civil Jurisprudência eleitoral

LOURIVAL SEREJO DIREITO ELEITORAL ATUALIZADO. Lei nº /2015 Código de Processo Civil Jurisprudência eleitoral LOURIVAL SEREJO DIREITO ELEITORAL ATUALIZADO Lei nº 13.165/2015 Código de Processo Civil Jurisprudência eleitoral Belo Horizonte 2016 3 Sumário INTRODUÇÃO... 15 I DIREITO ELEITORAL... 17 1 O Direito Eleitoral

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DO AMAZONAS

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DO AMAZONAS SwetkiaUC.U3 TRE-AM Acórdão n. 591044 Processo n. 50-38.2016.04.004 - Classe 30 (04a Zona - Parintins) Recurso Eleitoral - SADP n 20.139/2016 Recorrente: RAIMUNDO TEIXEIRA CARDOSO FILHO Advogado: Dr. Daniel

Leia mais

DIREITO ELEITORAL. Direitos Políticos Inelegibilidades: Lei Complementar 64/90. Prof. Rodrigo Cavalheiro Rodrigues

DIREITO ELEITORAL. Direitos Políticos Inelegibilidades: Lei Complementar 64/90. Prof. Rodrigo Cavalheiro Rodrigues DIREITO ELEITORAL Direitos Políticos Inelegibilidades: Lei Complementar 64/90 Prof. Rodrigo Cavalheiro Rodrigues Inelegibilidade 3º Condições de elegibilidade CF, art. 14 4º ao 8º Alguns casos de inelegibilidade

Leia mais

Número:

Número: Tribunal Superior Eleitoral PJe - Processo Judicial Eletrônico 31/10/2018 Número: 0600337-90.2018.6.04.0000 Classe: RECURSO ORDINÁRIO Órgão julgador colegiado: Colegiado do Tribunal Superior Eleitoral

Leia mais

I. DOCUMENTOS INDIVIDUAIS A SEREM ENTREGUES PELOS INTEGRANTES DA CHAPA

I. DOCUMENTOS INDIVIDUAIS A SEREM ENTREGUES PELOS INTEGRANTES DA CHAPA INSCRIÇÃO DE CHAPAS A Resolução CFN 564/2015 determina os procedimentos necessários para efetivar o registro de chapas. Com o intuito de facilitar a interpretação dos dispositivos legais pertinentes, a

Leia mais

EXCELENTÍSSIMO(A) SENHOR(A) JUIZ(A) ELEITORAL RELATOR(A), EGRÉGIO TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DO RIO GRANDE DO SUL PARECER

EXCELENTÍSSIMO(A) SENHOR(A) JUIZ(A) ELEITORAL RELATOR(A), EGRÉGIO TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DO RIO GRANDE DO SUL PARECER EXCELENTÍSSIMO(A) SENHOR(A) JUIZ(A) ELEITORAL RELATOR(A), EGRÉGIO TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DO RIO GRANDE DO SUL Recurso Eleitoral n. 211-97.2016.6.21.0061 Procedência: Farroupilha RS (61ª Zona Eleitoral

Leia mais

PROJETO FICHA LIMPA. Kiyoshi Harada

PROJETO FICHA LIMPA. Kiyoshi Harada PROJETO FICHA LIMPA Kiyoshi Harada PROJETO FICHA LIMPA Kiyoshi Harada Jurista, professor e especialista em Direito Financeiro e Tributário pela USP. O Projeto de Lei Complementar n 518/2009, que altera

Leia mais

Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina

Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina ACÓRDÃO N.27252 CANDIDATURA - 69 2 ZONA ELEITORAL - CAMPO ERÊ Relator: Juiz Marcelo Ramos Peregrino Ferreira Recorrente: Coligação Juntos Fazendo Mais Por Campo Erê Recorrido: Gilberto Alves do Amaral

Leia mais

TRIBUNAL DE JUSTIÇA PODER JUDICIÁRIO São Paulo

TRIBUNAL DE JUSTIÇA PODER JUDICIÁRIO São Paulo Registro: 2018.0000287847 ACÓRDÃO Vistos, relatados e discutidos estes autos de Apelação nº 0002668-04.2015.8.26.0297, da Comarca de Jales, em que é apelante MARCOS DONIZETI BASILIO, é apelado MINISTÉRIO

Leia mais

Aula 03. Como dito na aula passada, as hipóteses de inelegibilidade estão dispostas tanto na Constituição Federal como na Lei Complementar 64/90.

Aula 03. Como dito na aula passada, as hipóteses de inelegibilidade estão dispostas tanto na Constituição Federal como na Lei Complementar 64/90. Turma e Ano: 2016 (Master B) Matéria / Aula: Direito Eleitoral - 03 Professor: André Marinho Monitor: Paula Ferreira Aula 03 3.3. Inelegibilidade na LC 64/90 Como dito na aula passada, as hipóteses de

Leia mais

DIREITO ELEITORAL. Prof. Roberto Moreira de Almeida

DIREITO ELEITORAL. Prof. Roberto Moreira de Almeida DIREITO ELEITORAL Ações Especiais Eleitorais: Ação Rescisória Eleitoral (ARE), Recurso contra Diplomação (RCD) e Representação ou Reclamação por Infringência à Lei das Eleições (Lei n.º 9.504/97) Prof.

Leia mais

TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DE SÃO PAULO ACÓRDÃO

TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DE SÃO PAULO ACÓRDÃO PUBLICADO EM SESSÃO TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DE SÃO PAULO ACÓRDÃO RECURSO ELEITORAL N 2 49-32.2016.6.26.0104 RECORRENTE(S): MARCELO DE SOUZA PÉCCHIO RECORRIDO(S): ANTÔNIO FIAIS; MINISTÉRIO PÚBLICO ELEITORAL

Leia mais

Recurso Eleitoral. Requerimento de Registro de Candidatura. Vereador. Eleições 2012 Indeferimento do requerimento de registro

Recurso Eleitoral. Requerimento de Registro de Candidatura. Vereador. Eleições 2012 Indeferimento do requerimento de registro Recurso Eleitoral nº 490-63.2012.6.13.0282 (Registro de Candidatura) Procedência: Cajuri-MG (282ª Zona Eleitoral - Viçosa) Recorrente: Maria do Carmo Cardoso Araújo Recorrido: Ministério Público Eleitoral

Leia mais

Número:

Número: Justiça Federal da 3ª Região PJe - Processo Judicial Eletrônico 04/05/2018 Número: 5010104-47.2018.4.03.6100 Classe: PROCEDIMENTO COMUM Órgão julgador: 2ª Vara Cível Federal de São Paulo Última distribuição

Leia mais

Número:

Número: Tribunal Regional Eleitoral do Pará PJe - Processo Judicial Eletrônico 23/08/2018 Número: 0600294-77.2018.6.14.0000 Classe: REGISTRO DE CANDIDATURA Órgão julgador colegiado: Colegiado do Tribunal Regional

Leia mais

: MA NIOMAR DE SOUSA NOGUEIRA E M E N T A

: MA NIOMAR DE SOUSA NOGUEIRA E M E N T A RELATOR : DESEMBARGADOR FEDERAL DANIEL PAES RIBEIRO RELATORA CONVOCADA : JUÍZA FEDERAL HIND GHASSAN KAYATH AGRAVANTE : JOAO MESSIAS FREITAS MELO ADVOGADO : PI00003559 - CARLOS YURY ARAUJO DE MORAIS ADVOGADO

Leia mais

ACÓRDÃO PUBLICADO EM SESSÃO NOS TERMOS DO ART. 57 3º DA RESOLUÇÃO TSE PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DO DISTRITO FEDERAL

ACÓRDÃO PUBLICADO EM SESSÃO NOS TERMOS DO ART. 57 3º DA RESOLUÇÃO TSE PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DO DISTRITO FEDERAL ACÓRDÃO PUBLICADO EM SESSÃO NOS TERMOS DO ART. 57 3º DA RESOLUÇÃO 23.405 TSE PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DO DISTRITO FEDERAL ACÓRDÃO Nº 5891 Classe : 38 REGISTRO DE CANDIDATURA Num. Processo

Leia mais

Preparo efetuado. 1. Data e assinatura.

Preparo efetuado. 1. Data e assinatura. 1. RECEBIMENTO DE PETIÇÃO INICIAL (Rito ordinário) Autos n. Comarca de Preparo efetuado. 1 282). Recebo a petição inicial, por ser a mesma apta (CPC, art. Cite-se o requerido para que, caso queira, apresente

Leia mais

SÚMULAS DO TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL SÚMULA Nº 01

SÚMULAS DO TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL SÚMULA Nº 01 SÚMULAS DO TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL SÚMULA Nº 01 Proposta a ação para desconstituir a decisão que rejeitou as contas, anteriormente à impugnação, fica suspensa a inelegibilidade (Lei Complementar nº

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO DA UNIÃO

PODER JUDICIÁRIO DA UNIÃO Processo: 159-30.2016.6.09.0031 Candidato a Prefeito: GILDA ALVES DE OLIVEIRA NAVES Processo: 160-15.2016.6.09.0031 (Apenso) Candidato a Vice-Prefeito: ALBA STEFÂNIA SILVA Requerente: Coligação Unidos

Leia mais

Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão

Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão O documento a seguir foi juntado aos autos do processo de número 0600643-91.2018.6.10.0000 em 20/08/2018 20:38:29 por GUTEMBERG

Leia mais

Recurso Eleitoral Zona Eleitoral: Recorrente: Recorrido: Relator: Recurso não provido. RELATÓRIO procedentes indeferiu

Recurso Eleitoral Zona Eleitoral: Recorrente: Recorrido: Relator: Recurso não provido. RELATÓRIO procedentes indeferiu Recurso Eleitoral 173-58.2012.6.13.0155 Zona Eleitoral: 155ª, de Juiz de Fora Recorrente: José Portes da Silva Júnior Recorrido: Coligação O Progresso Continua Relator: Juiz Maurício Soares Ementa: Recurso

Leia mais

DECISÃO C O N C L U S Ã 0. Em 23 de maio de 2018, faço este autos conclusos à Mma. Juíza de Direito, Dra. CYNTHIA THOMÉ.

DECISÃO C O N C L U S Ã 0. Em 23 de maio de 2018, faço este autos conclusos à Mma. Juíza de Direito, Dra. CYNTHIA THOMÉ. fls. 453 DECISÃO C O N C L U S Ã 0 Em 23 de maio de 2018, faço este autos conclusos à Mma. Juíza de Direito, Dra. CYNTHIA THOMÉ. Processo nº: 1012844-73.2018.8.26.0053 Classe Assunto: Ação Civil de Improbidade

Leia mais

Sumário ABREVIATURAS...

Sumário ABREVIATURAS... Sumário ABREVIATURAS... XVII CAPÍTULO 1 INTRODUÇÃO AO DIREITO ELEITORAL 1.1 Política e direitos políticos 1.1.1 Noção de política 1.1.2 Direitos políticos e cidadania 1.1.3 Fundamento dos direitos políticos

Leia mais

LEI DAS INELEGIBILIDADES (Lei Complementar 64/90)

LEI DAS INELEGIBILIDADES (Lei Complementar 64/90) INELEGIBILIDADE - Impedimento de ser votado ou forma de sanção. -Podemser: constitucionais (art.14 da CF); infraconstitucionais( 1º da LC 64/90). I - Inelegibilidades absolutas: para qualquer cargo (os

Leia mais

Direitos Eleitoral - Parte 1

Direitos Eleitoral - Parte 1 Direitos Eleitoral - Parte 1 Com base no Código Eleitoral- Lei 4737/65, Lei n. 9.096/95, Lei 13165/2015, entre outras fontes do direito eleitoral e em questões de provas anteriores do Qconcursos.com. 1.

Leia mais

Número:

Número: Tribunal Superior Eleitoral PJe - Processo Judicial Eletrônico 16/09/2018 Número: 0601251-68.2018.6.00.0000 Classe: AÇÃO CAUTELAR Órgão julgador colegiado: Colegiado do Tribunal Superior Eleitoral Órgão

Leia mais

Exercícios de Direito Eleitoral. Analista

Exercícios de Direito Eleitoral. Analista Exercícios de Direito Eleitoral Analista 16. Ano: 2016 Banca: VUNESP Órgão: Prefeitura de Alumínio SP Prova: Procurador Jurídico É proibido ao agente público a) nos três meses que antecedem a eleição e

Leia mais

ACÓRDÃO PUBLICADO EM SESSÃO NOS TERMOS DO ART. 57 3º DA RESOLUÇÃO TSE PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DO DISTRITO FEDERAL

ACÓRDÃO PUBLICADO EM SESSÃO NOS TERMOS DO ART. 57 3º DA RESOLUÇÃO TSE PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DO DISTRITO FEDERAL ACÓRDÃO PUBLICADO EM SESSÃO NOS TERMOS DO ART. 57 3º DA RESOLUÇÃO 23.405 TSE PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DO DISTRITO FEDERAL ACÓRDÃO Nº 6026 Classe : 38 REGISTRO DE CANDIDATURA Num. Processo

Leia mais

DECISÃO DA COMISSÃO ELEITORAL CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE CICLISMO ELEIÇÃO /01/2013

DECISÃO DA COMISSÃO ELEITORAL CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE CICLISMO ELEIÇÃO /01/2013 DECISÃO DA COMISSÃO ELEITORAL CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE CICLISMO ELEIÇÃO 2013 19/01/2013 A Comissão Eleitoral, abaixo firmada, reunida na presente data para analisar o pedido de impugnação da registro

Leia mais

Poder Judiciário Federal Justiça do Trabalho Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região

Poder Judiciário Federal Justiça do Trabalho Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região Poder Judiciário Federal Justiça do Trabalho Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região 40ª Vara do Trabalho - São Paulo - Capital Processo Nº 00881200904002003 TERMO DE AUDIÊNCIA Processo nº 00881-2009-040-02-00-3

Leia mais

Ação civil pública com pedido de liminar (anulação

Ação civil pública com pedido de liminar (anulação Ação civil pública com pedido de liminar (anulação do ato de nomeação da Procuradora Geral do Estado) Autos: 053.01.023568-2 9ª Vara da Fazenda Pública do Estado de São Paulo Autor: SINDIPROESP Réus: Fazenda

Leia mais

Tribunal Regional Eleitoral de Goias

Tribunal Regional Eleitoral de Goias FLS. THE-GO GBJ-2 Tribunal Regional Eleitoral de Goias REGISTRO DE CANDIDATURA N. 37362220106090000 - CLASSE 38 - PROTOCOLO N. 279592010 - GOIANIA. RELATOR: JUIZ MARCO ANTONIO CALDAS REQUERENTE: COLIGACAO

Leia mais

INSTITUIÇÕES DE DIREITO ELEITORAL

INSTITUIÇÕES DE DIREITO ELEITORAL Adriano Soares da Costa criada pela Academia Catarinense de Direito Eleitoral (ACADE): O Mestre Adriano Soares da Costa é uma voz de luz e resistência em uma terra árida, seca, sem solo propício para profundas

Leia mais

DIREITO ELEITORAL. Convenção Partidária. Prof. Karina Jaques

DIREITO ELEITORAL. Convenção Partidária. Prof. Karina Jaques DIREITO ELEITORAL Convenção Partidária Prof. Karina Jaques Convenções partidárias são reuniões de filiados a um partido político para julgamento de assuntos de interesse do grupo ou para escolha de candidatos

Leia mais

Aula 14. REE Regra de Prevenção

Aula 14. REE Regra de Prevenção Turma e Ano: 2016 (Master B) Matéria / Aula: Direito Eleitoral - 14 Professor: André Marinho Monitor: Paula Ferreira Aula 14 REE 136-46 Regra de Prevenção No Recurso Especial eleitoral n. 136-46 oriundo

Leia mais

1º Representação n

1º Representação n 1º Representação n. 154-92.2012.6.17.0041 S E N T E N Ç A (Extinção do processo com resolução de mérito) I - RELATÓRIO A Coligação "Caruaru em Boas Mãos" ingressou com representação em desfavor do candidato

Leia mais

AÇÃO DE IMPUGNAÇÃO AO REGISTRO DE CANDIDATURA NAS ELEIÇÕES MUNICIPAIS

AÇÃO DE IMPUGNAÇÃO AO REGISTRO DE CANDIDATURA NAS ELEIÇÕES MUNICIPAIS 1 AÇÃO DE IMPUGNAÇÃO AO REGISTRO DE CANDIDATURA NAS ELEIÇÕES MUNICIPAIS MILANIN, A. S. Resumo: A Justiça Eleitoral é uma justiça especializada e destaca-se pela celeridade nas ações eleitorais. Dentre

Leia mais

ESPORTE CLUBE BAHIA REGULAMENTO DAS ELEIÇÕES PARA CARGOS DA DIRETORIA EXECUTIVA E DO CONSELHO DELIBERATIVO

ESPORTE CLUBE BAHIA REGULAMENTO DAS ELEIÇÕES PARA CARGOS DA DIRETORIA EXECUTIVA E DO CONSELHO DELIBERATIVO ESPORTE CLUBE BAHIA REGULAMENTO DAS ELEIÇÕES PARA CARGOS DA DIRETORIA EXECUTIVA E DO CONSELHO DELIBERATIVO I. DAS ELEIÇÕES PARA A DIRETORIA EXECUTIVA E O CONSELHO DELIBERATIVO 1) O processo eleitoral para

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça

Superior Tribunal de Justiça SUSPENSÃO DE LIMINAR E DE SENTENÇA Nº 1.899 - BA (2014/0143542-0) RELATOR REQUERENTE ADVOGADO REQUERIDO : MINISTRO PRESIDENTE DO STJ : EDNALDO DOS SANTOS BARROS : THIANCLE ARAÚJO : ESTADO DA BAHIA DECISÃO

Leia mais

Eleições Ação de Impugnação de Registro de Candidatura AIRC

Eleições Ação de Impugnação de Registro de Candidatura AIRC Eleições 2014 Ação de Impugnação de Registro de Candidatura AIRC * Conceito A Ação de Impugnação de Registro de Candidatura AIRC é uma ação eleitoral utilizada para atacar pedidos de registro de candidatos

Leia mais

MINISTÉRIO PÚBLICO ELEITORAL Procuradoria Regional Eleitoral do Estado do Piauí

MINISTÉRIO PÚBLICO ELEITORAL Procuradoria Regional Eleitoral do Estado do Piauí Recurso Contra Expedição de Diploma nº 54-31.2013.6.18.0000- Classe 29 Procedência: Simões/PI (56ª Zona Eleitoral Simões) Assunto: Recurso contra a expedição de diploma Eleição Suplementar Eleição Suplementar-

Leia mais

Autos nº Prestação de contas de campanha Eleições/2016 SENTENÇA

Autos nº Prestação de contas de campanha Eleições/2016 SENTENÇA Autos nº. 351-58.2016.6.09.0064 Prestação de contas de campanha Eleições/2016 SENTENÇA Trata-se de prestação de Contas, relativa às Eleições Municipais/2016, apresentadas pelo candidata: RUBENS BERTELI

Leia mais

AÇÃO ORDINÁRIA PROCESSO : REQTE : SINDICATO NACIONAL DOS AUDITORES FISCAIS DO TRABALHO - SINAIT REQDO : UNIÃO SENTENÇA.

AÇÃO ORDINÁRIA PROCESSO : REQTE : SINDICATO NACIONAL DOS AUDITORES FISCAIS DO TRABALHO - SINAIT REQDO : UNIÃO SENTENÇA. AÇÃO ORDINÁRIA PROCESSO : 26076-90.2014.4.01.3400 REQTE : SINDICATO NACIONAL DOS AUDITORES FISCAIS DO TRABALHO - SINAIT REQDO : UNIÃO SENTENÇA Tipo A 1. RELATÓRIO Trata-se de ação ordinária ajuizada pelo

Leia mais

Procuradoria Regional Eleitoral do Tocantins

Procuradoria Regional Eleitoral do Tocantins TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DO ESTADO DO TOCANTINS Autos: Registro de Candidatura nº 0600542-80.2018.6.27.0000 Requerente: Requerido: César Hanna Halum O MINISTÉRIO PÚBLICO ELEITORAL, pelo Procurador Eleitoral

Leia mais

Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais

Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais Registro de Candidatura Nº 875-13.2014.6.13.0000 Impugnante(S): COLIGAÇÃO MINAS PRA VOCÊ Impugnado(S): COLIGAÇÃO A VEZ DE MINAS (DEM / PSDB / PP / PR / PSD /

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DO AMAZONAS. RECURSO ELEITORAL N CLASSE 30 6 a ZONA ELEITORAL - MANACAPURU

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DO AMAZONAS. RECURSO ELEITORAL N CLASSE 30 6 a ZONA ELEITORAL - MANACAPURU ACÓRDÃO N. /2015 RECURSO ELEITORAL N. 92-86.2013.6.04.0006 CLASSE 30 6 a ZONA ELEITORAL - MANACAPURU Autos: Recurso Eleitoral Doação acima do Limite Legal Pessoa Física. Recorrente: Ministério Público

Leia mais

DIREITO ELEITORAL. Prof. Roberto Moreira de Almeida

DIREITO ELEITORAL. Prof. Roberto Moreira de Almeida DIREITO ELEITORAL Ações Especiais Eleitorais: Ação Rescisória Eleitoral (ARE), Recurso contra Diplomação (RCD) e Representação ou Reclamação por Infringência à Lei das Eleições (Lei n.º 9.504/97) Parte

Leia mais

DECISÃO. Processo Físico nº: Classe - Assunto Procedimento Ordinário - Defeito, nulidade ou anulação

DECISÃO. Processo Físico nº: Classe - Assunto Procedimento Ordinário - Defeito, nulidade ou anulação fls. 1 DECISÃO Processo Físico nº: 0027619-08.2014.8.26.0100 Classe - Assunto Procedimento Ordinário - Defeito, nulidade ou anulação Requerente: Luiz de Moura Pereira Requerido: Comissão Executiva Estadual

Leia mais