Melhor caminho entre duas estações de metro

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Melhor caminho entre duas estações de metro"

Transcrição

1 Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto Mestrado Integrado em Engenharia Informática e Computação Melhor caminho entre duas estações de metro Relatório do Trabalho Prático de CPAL 2008/2009 João Carlos Figueiredo Rodrigues Prudêncio Seraphin Rodrigues Miranda Turma 6 14 de Maio de 2009

2 Melhor caminho entre duas estações de metro 1 Declaração de originalidade Os autores declaram que o relatório e código fonte submetido é da sua autoria, excepto nas partes explicitamente assinaladas com referência à respectiva fonte. A utilização de uma fonte não referenciada implica a anulação do trabalho.

3 Melhor caminho entre duas estações de metro 2 1 Introdução Este relatório descreve o trabalho realizado na disciplina de CPAL, o qual teve como objectivo o desenvolvimento de um programa em Java para determinar qual o melhor caminho entre duas estações de metro. Para a elaboração do trabalho acima descrito será necessário responder aos seguintes requisitos: A configuração das linhas de metro deverá ser definida num ficheiro de texto; Na escolha do melhor caminho entre duas estações deverá ter-se em conta, em primeiro lugar, a minimização das mudanças de linha de circulação e em segundo lugar a minimização do número de estações atravessadas. No caso de haver dois caminhos igualmente bons, por esses critérios acima descritos, o programa poderá escolher qualquer um desses caminhos. O programa deverá funcionar consoante os parâmetros de chamada. Necessariamente deverá ser passado como primeiro parâmetro, o nome do ficheiro com a configuração da rede. Para além do nome do ficheiro poderá, opcionalmente, ser passado a estação de origem, ou ainda, a estação de origem e a estação de destino. Consoante as entradas o programa deverá escrever no standard output a respectiva solução. o No caso de serem inseridos os três argumentos (nome do ficheiro de texto, estação de origem e estação de destino) o programa deverá escrever no standard output o melhor caminho entre as estações indicadas. o No caso de serem inseridos os dois argumentos (nome do ficheiro e a estação de origem) o programa deverá escrever no standard output os melhores caminhos entre a estação de origem e todas as outras estações. o No caso de ser inserido apenas o nome do ficheiro, o programa deverá escrever no standard output os melhores caminhos entre todos os pares de estações. Opcionalmente poderá ser desenvolvido uma interface gráfica, para o programa, de modo a facilitar a interacção do programa com o utilizador.

4 2 Desenvolvimento Melhor caminho entre duas estações de metro Algoritmos e estruturas de dados Para a elaboração deste projecto o conhecimento de alguns conceitos e algoritmos é essencial. Grafo é o objecto básico de estudo da teoria dos grafos. É representado como um conjunto de vértices ligados por arestas. Figura 1 Um grafo com 6 aresta e 7 vértices Os grafos são usados correntemente em muitos problemas da vida real. Uma dessas utilizações é encontrar o caminho mais curto entre dois locais ( dois vértices ). O algoritmo de Dijkstra, inventado pelo cientista da computação Edsger Dijkstra, resolve esse problema em tempo computacional O([m+n]log n) onde m é o número de arestas e n é o número de vértices. Algoritmo de Dijkstra o 1º passo: iniciar valores para todo v V[G] d[v] π[v] nulo d[s] 0 V[G] é o conjunto de vértices(v) que formam o Grafo G. d[v] é o vector de distâncias de s até cada v. π[v] identifica o vértice de onde se origina uma conexão até v de maneira a formar um caminho mínimo. o 2º passo: usam-se dois conjuntos: S, que representa todos os vértices v onde d[v] já contem o custo do menor caminho e Q que contem todos os outros vértices. o 3º passo: enquanto Q ø u extraia-mín(q)

5 Melhor caminho entre duas estações de metro 4 S S {u} para cada v adjacente a u se d[v] > d[u] + w(u, v) então d[v] d[u] + w(u, v) π[v] u w(u, v) é o peso(weight) da aresta que vai de u a v. u e v são vértices quaisquer e s é o vértice inicial. extrai-mín(q), pode ser um heap de mínimo ou uma lista ordenada de vértices onde obtém-se o menor elemento, ou qualquer estrutura do tipo. No final do algoritmo teremos o menor caminho entre s e qualquer outro vértice de G. Priority Queue O algoritmo para encontrar o caminho mais curto acima descrito, necessita de uma fila de prioridade. A API do java já disponibiliza uma mas que não é eficiente para este método, resolvemos portanto usar outra que foi leccionada numa das aulas práticas da disciplina. Esta estrutura está baseada num heap mínimo. Existem dois tipos de heaps: Os heaps de máximo (max heap), em que o valor de todos os nós são menores que os de seus respectivos pais; e os heaps de mínimo (min heap), em que o valor todos os nós são maiores que os de seus respectivos pais. Assim, em um heap máximo, o maior valor do conjunto está na raiz da árvore, enquanto no heap de mínimo a raiz armazena o menor valor existente. Irão existir um conjunto de métodos que vão alterando as prioridades do conjunto de elementos, garantindo sempre que na cabeça do heap se encontro o valor mínimo. Eficiência do algoritmo de Dijkstra: Tempo de execução é O( V + E + V log V + E log V ), ou simplesmente O( E log V ) se E > V. O( V log V ) - extracção e inserção na fila de prioridades. O número de extracções e inserções é V. Cada operação destas pode ser feita em tempo logarítmico no tamanho da fila, que no máximo é V. O( E log V ) decreasekey Feito no máximo E vezes (uma vez por cada aresta) Cada operação destas pode ser feita em tempo logarítmico no tamanho da fila, que no máximo é V.

6 2.2 Estrutura de classes Melhor caminho entre duas estações de metro 5 Figura 2 Diagrama de classes em UML Principais bibliotecas utilizadas: o java.io.ioexception; o java.util.linkedlist; o java.io.bufferedinputstream; o java.io.datainputstream; o java.io.file; o java.io.fileinputstream; o java.io.ioexception; o java.io.serializable; o java.util.arraylist; o java.util.iterator;

7 Melhor caminho entre duas estações de metro 6 Estas bibliotecas foram importadas para o uso de contentores, para a leitura e escrita de dados em ficheiros de texto, para o uso de excepções. As classes necessárias para o desenvolvimento da aplicação foram: o Vértice; o Aresta; o Grafo; o MyPriorityQueue; As classes Vértice, Aresta e Grafo foram definidas com base nos slides de CPAL (grafos1a.pdf slide 11). A classe MyProirityQueue também foi retirado de uma das aulas de CPAL. No desenho do diagrama de classes verificou-se que não houve necessidade de usar o conceito de herança, também não tivemos a necessidade de usar polimorfismo. O uso do encapsulamento foi diminuto dado que para resolver o problema foram necessárias poucas classes. 2.3 Interface gráfica (opcional) 1. Opção para abrir o ficheiro que contém a configuração das linhas 2. Menu que permite escolher o ficheiro e a sua localização, só admite abertura de ficheiro com extensão.txt

8 Melhor caminho entre duas estações de metro 7 3. Escolha do caminho baseado nas escolhas e desenho do respectivo caminho em modo de texto e em modo gráfico 4. Permite guardar os resultados num ficheiro de texto para futura visualização 5. Consulta do menu de ajuda com explicação do funcionamento da aplicação Dada a simplicidade do interface gráfica pode resumir-se a sua elaboração através das seguintes principais componentes: o JPanel; o JButton; o jcombobox; o jfilechooser; o JMenuItem; O principal evento foi o MouseClicked dado que interface funciona a base de clicks. Na realização da interface gráfica, no desenho do grafo em modo gráfico, foi usado a toolkit PREFUSE obtida do site a qual adaptamos ao nosso projecto.

9 3 Utilização Melhor caminho entre duas estações de metro 8 Dado que criamos uma interface gráfica para a nossa aplicação tornamos esta aplicação fácil de manusear. A utilização da aplicação pode ser detalhada em poucas etapas: 1- Abrir o executável. 2- Opção File -> Open. 3- Escolher o ficheiro que contém as configurações das linhas. 4- Carregar no botão Abrir. 5- Escolher as linhas dos campos FROM e TO. a. No caso de não serem escolhidas estações dos campos FROM e TO serão calculados todos os melhores caminhos entre todas as estações. b. No caso de ser escolhidas apenas uma estação do campo FROM, a aplicação irá calcular todos os melhores caminhos entre a estação do campo FROM entre todas as restantes. c. No caso de serem escolhidas os dois campos será calculado o melhor caminho entre as duas estações. 6- Após as escolhas, deverá carregar no botão calcular que apresentará os resultados em modo texto e também em modo gráfico. 7- No fim terá a possibilidade de guardar o caminho calculado em modo texto num ficheiro de texto, usando a opção Save do menu File. 8- Poderá sair da aplicação recorrendo ao menu File -> opção Exit. O ficheiro de entrada deve seguir a seguinte estrutura: 6 A B C D E F > número de linhas A > linha A com a estação 1 que liga a estação 6, com estação 6 que liga a estação 5, com estação 5 que liga a estação 7 e com estação 7 que liga a estação 8. O mesmo acontece para as restantes linhas. A saída para o ficheiro seguirá a seguinte estrutura: 1 A 6 1 A 6 > caminho que passa pela estação 1 para a estação 6 através da linha A.

10 Melhor caminho entre duas estações de metro 9 4 Testes Foram elaborados um conjunto de testes ao nosso programa para assegurar que este cumpria os requisitos pretendidos. Para tal usamos a ferramenta JUnit que nos disponibiliza algumas funções úteis para testarmos o nosso programa. Inicialmente começamos por testar as funcionalidades básicas, tais como criar arestas, vértices e grafos. Posteriormente procedemos a testes relativos ao algoritmo para determinar o caminho mais curto. Usamos vários grafos de teste, variando a sua dimensão e complexidade para nos certificarmos se o algoritmo estava a funcionar correctamente. Após alguns testes consideramos razoável aceitar que o algoritmo não tinha falhas. Relativamente à complexidade temporal elaboramos também um teste ao tempo de execução do programa. Os resultados foram sempre valores residuais e que variavam consoante o computador que estivessemos a usar. Uma lista extensiva destes testes pode ser encontrada no ficheiro "testes.java". 5 Conclusões Métricas: - LOC: a) Total: cerca de 2500 linhas b) Original: 2400 linhas c) Reutilizado: 100 linhas - Horas gastas: a) João Prudêncio: 31 horas b) Seraphin Miranda: 31 horas Todas as especificações e requisitos foram cumpridos incluindo o desenvolvimento da interface gráfica opcional. Não foi encontrado até a data qualquer problema com a nossa aplicação. 6 Referências 3Acpal&cache=cache&media=teaching:0809:cpal:grafos2b.pdf - Algoritmo de Dijkstra. 3Acpal&cache=cache&media=teaching:0809:cpal:grafos1a.pdf - Definições base de Vértice, Aresta e Grafo. - toolkit para desenho gráfico da linhas e estações com a respectiva solução do problema.

Melhor caminho entre duas estações de metro

Melhor caminho entre duas estações de metro Melhor caminho entre duas estações de metro Concepção e Análise de Algoritmos Turma Nuno Machado Matos Tiago Daniel Sá Cunha Data: 11 de Junho de 2010 Introdução No âmbito da realização do projecto da

Leia mais

Melhor caminho entre duas estações de metro

Melhor caminho entre duas estações de metro [EIC0110] Concepção e Análise de algoritmos 2010-2011 Trabalho de Grupo 1: Tema 7 Melhor caminho entre duas estações de metro Turma 3 Grupo 13 Maio de 2011 Trabalho realizado por: Maria Antonieta Dias

Leia mais

Caminho mais curto e o algoritmo de Dijkstra

Caminho mais curto e o algoritmo de Dijkstra Caminho mais curto e o algoritmo de Dijkstra Márcia R. Cerioli Departamento de Ciência da Computação - IM e PESC - COPPE UFRJ Algoritmos e Grafos Dezembro de 05 Problema do Caminho mais Curto Problema

Leia mais

Tecnicas Essencias Greedy e Dynamic

Tecnicas Essencias Greedy e Dynamic Tecnicas Essencias Greedy e Dynamic Paul Crocker RELEASE - Reliable and Secure Computation Group Universidade da Beira Interior, Portugal October 2010 1 / 27 Outline 1 Introdução 2 Exemplo Greedy I : Interval

Leia mais

AULA 13 PROJETO E ANÁLISE DE ALGORITMOS. Problema do caminho mais curto de uma única origem em grafos Karina Valdivia Delgado

AULA 13 PROJETO E ANÁLISE DE ALGORITMOS. Problema do caminho mais curto de uma única origem em grafos Karina Valdivia Delgado AULA 13 PROJETO E ANÁLISE DE ALGORITMOS Problema do caminho mais curto de uma única origem em grafos Karina Valdivia Delgado Roteiro Motivação Relaxamento Algoritmo de Dijkstra Motivação Suponha que você

Leia mais

Oalgoritmo de Dijkstra

Oalgoritmo de Dijkstra Dijkstra Oalgoritmo de Dijkstra O algoritmo de Dijkstra, concebido pelo cientista da computação holandês Edsger Dijkstra em 1956 e publicado em 1959, soluciona o problema do caminho mais curto num grafo

Leia mais

Teoria dos Grafos Aula 8

Teoria dos Grafos Aula 8 Teoria dos Grafos Aula 8 Aula passada Grafos com pesos, caminhos e distâncias Ideia e implementação de alg. de Dijkstra Aula de hoje Corretude de Dijkstra Fila de prioridades e Heap Dijkstra eficiente

Leia mais

Teoria dos Grafos Aula 8

Teoria dos Grafos Aula 8 Teoria dos Grafos Aula 8 Aula passada Grafos com pesos, caminhos e distâncias Ideia e algoritmo de Dijkstra Dijkstra o próprio Aula de hoje Corretude de Dijkstra Fila de prioridades e Heap Dijkstra eficiente

Leia mais

Algoritmo de Dijkstra Wikipédia, a enciclopédia livre

Algoritmo de Dijkstra Wikipédia, a enciclopédia livre 1 de 8 26/08/2013 23:10 Algoritmo de Dijkstra Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre. O algoritmo de Dijkstra, concebido pelo cientista da computação holandês Edsger Dijkstra em 1956 e publicado em 19591

Leia mais

Algoritmo de Dijkstra Estudo e Implementação

Algoritmo de Dijkstra Estudo e Implementação Teoria dos Grafos 0/0 Algoritmo de Dijkstra Estudo e Implementação Professora: Claudia Boeres Alunos: José Alexandre Macedo Maycon Maia Vitali Problema do Caminho Mínimo Qual o caminho mínimo entre um

Leia mais

Busca em Largura. Adaptado de Humberto C. B. Oliveira

Busca em Largura. Adaptado de Humberto C. B. Oliveira Busca em Largura Adaptado de Humberto C. B. Oliveira Últimas aulas Introdução: História Aplicações Conceitos Básicos: Grafo simples Grafo completo/vazio Grafo não orientado: Arestas laço Arestas paralelas

Leia mais

ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA DE TOMAR DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA INFORMÁTICA 2002/ Valores

ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA DE TOMAR DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA INFORMÁTICA 2002/ Valores ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA DE TOMAR DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA INFORMÁTICA INTRODUÇÃO À PROGRAMAÇÃO (ENG. INFORMÁTICA) COMPUTADORES E PROGRAMAÇÃO I (ENG. ELECTROTÉCNICA) 2002/2003 TRABALHO PRÁTICO Nº

Leia mais

O estudo utilizando apenas este material não é suficiente para o entendimento do conteúdo. Recomendamos a leitura das referências no final deste

O estudo utilizando apenas este material não é suficiente para o entendimento do conteúdo. Recomendamos a leitura das referências no final deste O estudo utilizando apenas este material não é suficiente para o entendimento do conteúdo. Recomendamos a leitura das referências no final deste material e a resolução (por parte do aluno) de todos os

Leia mais

2º Trabalho Prático - Algoritmos em grafos

2º Trabalho Prático - Algoritmos em grafos Page of LEIC - AEDII - 00/003 - º Semestre º Trabalho Prático - Algoritmos em grafos Introdução Conteúdo do trabalho O segundo trabalho consiste no desenvolvimento de um programa em Java de aplicação de

Leia mais

1 - Ambiente de desenvolvimento

1 - Ambiente de desenvolvimento Neste documento começa-se por apresentar o ambiente de desenvolvimento integrado do Visual Basic (menu bar, toolbars, toolbox, project explorer window, properties window, form designer e code editor window).

Leia mais

ESTRUTURA DE DADOS. Arvore Binária Jose. Arvore Ternaria Direção

ESTRUTURA DE DADOS. Arvore Binária Jose. Arvore Ternaria Direção ESTRUTURA DE DADOS 1. Árvores: Uma das mais importantes classes de estruturas de dados em computação são as árvores. Aproveitando-se de sua organização hierárquica, muitas aplicações são realizadas usando-se

Leia mais

Otimização em Grafos

Otimização em Grafos Otimização em Grafos Luidi G. Simonetti PESC/COPPE 2017 Luidi Simonetti (PESC) EEL857 2017 1 / 33 Definição do Problema Dado: um grafo ponderado G = (V, E), orientado ou não, onde d : E R + define as distâncias

Leia mais

Eduardo Camponogara. DAS-9003: Introdução a Algoritmos

Eduardo Camponogara. DAS-9003: Introdução a Algoritmos Caminhos Mínimos Com Uma Fonte 1/74 Caminhos Mínimos Com Uma Fonte Eduardo Camponogara Departamento de Automação e Sistemas Universidade Federal de Santa Catarina DAS-9003: a Algoritmos Caminhos Mínimos

Leia mais

Árvore Geradora Mínima

Árvore Geradora Mínima GRAFOS ÁRVORE GERADORA MÍNIMA Prof. André Backes Árvore Geradora Mínima Definição Uma árvore geradora (do inglês, spanning tree) é um subgrafo que contenha todos os vértices do grafo original e um conjunto

Leia mais

Rui Carneiro, Rui Pereira, Tiago Orfão

Rui Carneiro, Rui Pereira, Tiago Orfão Geração de Gráficos SVG através de PHP Rui Carneiro, Rui Pereira, Tiago Orfão Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, R. Dr. Roberto Frias, 4200-465 Porto. {ei04073,ei04077,ei03102}@fe.up.pt

Leia mais

Caminho mais curto. 1 - Caminho não pesado

Caminho mais curto. 1 - Caminho não pesado Caminho mais curto Dado um grafo pesado G = (V, E) e um vértice s, obter o caminho pesado mais curto de s para cada um dos outros vértices em G Exemplo: rede de computadores, com custo de comunicação e

Leia mais

Algoritmos e Estruturas de Dados 2006/2007

Algoritmos e Estruturas de Dados 2006/2007 Filas de prioridade Algoritmos e Estruturas de Dados 2006/2007 Filas de prioridade Uma fila de prioridade permite, pelo menos, duas operações sobre um conjunto de valores comparáveis: inserção de um elemento

Leia mais

Algoritmos em Grafos: Caminho Mínimo

Algoritmos em Grafos: Caminho Mínimo Algoritmos em Grafos: Caminho Mínimo Letícia Rodrigues Bueno UFABC Problema 2: Menor caminho entre duas cidades Dado um mapa de cidades, contendo as distâncias entre cidades, qual o menor caminho entre

Leia mais

Teste do Programa Writer do OpenOffice

Teste do Programa Writer do OpenOffice Teste do Programa Writer do OpenOffice Patrícia Barrosa Filipe mei04013 Disciplina: Teste e Qualidade de Software Mestrado em Engenharia Informática - FEUP 1 Índice Introdução... 3 Oppenoffice Writer...

Leia mais

Engenharia de Software

Engenharia de Software Sumário Engenharia de Software Modelos de desenvolvimento de software Fases de desenvolvimento Programação modular Abordagem top-down e bottom-up Linguagens de programação: Compilação / Interpretação Aplicação

Leia mais

Prof. Marco Antonio M. Carvalho

Prof. Marco Antonio M. Carvalho Prof. Marco Antonio M. Carvalho Lembretes Lista de discussão Endereço: programaacao@googlegroups.com Solicitem acesso: http://groups.google.com/group/programaacao Página com material dos treinamentos http://www.decom.ufop.br/marco/extensao/obi/

Leia mais

MultiBoot Manual do utilizador

MultiBoot Manual do utilizador MultiBoot Manual do utilizador Copyright 2006, 2007 Hewlett-Packard Development Company, L.P. As informações aqui contidas estão sujeitas a alterações sem aviso prévio. As únicas garantias que cobrem os

Leia mais

Departamento de Matemática da Universidade de Coimbra 2011/2012 Programação Orientada para os Objectos Projecto 2

Departamento de Matemática da Universidade de Coimbra 2011/2012 Programação Orientada para os Objectos Projecto 2 Departamento de Matemática da Universidade de Coimbra 2011/2012 Programação Orientada para os Objectos Projecto 2 Simulador de um Sistema de Filas de Espera Descrição Sumária: Uma empresa proprietária

Leia mais

Árvores de Suporte de Custo Mínimo

Árvores de Suporte de Custo Mínimo Árvores de Suporte de Custo Mínimo Pedro Ribeiro DCC/FCUP 2016/2017 Pedro Ribeiro (DCC/FCUP) Árvores de Suporte de Custo Mínimo 2016/2017 1 / 28 Árvore de Suporte Uma árvore de suporte ou árvore de extensão

Leia mais

Elementos de Matemática Discreta

Elementos de Matemática Discreta Duração: 55m Instituto Superior Técnico - Departamento de Matemática Licenciatura em Engenharia de Telecomunicações e Informática Elementos de Matemática Discreta - 2015-2016 Teste 3 - teste tipo Cotação

Leia mais

Análise e Síntese de Algoritmos

Análise e Síntese de Algoritmos Análise e Síntese de Algoritmos Caminhos Mais Curtos com Fonte Única [CLRS, Cap. 24] 2014/2015 Contexto Revisão [CLRS, Cap.1-13] Fundamentos; notação; exemplos Algoritmos em Grafos [CLRS, Cap.21-26] Algoritmos

Leia mais

PARADIGMAS DA PROGRAMAÇÃO IV

PARADIGMAS DA PROGRAMAÇÃO IV PARADIGMAS DA PROGRAMAÇÃO IV TRABALHO PRÁTICO 2006/2007 2º ANO LESI Entrega Electrónica: 2 de Julho Entregas Presenciais: semana de 9/7 a 13/7 SISTEMA DE GESTÃO DE UM PORTO MARÍTIMO PORTUS INTRODUÇÃO Apresenta-se

Leia mais

8. Árvores. Fernando Silva DCC-FCUP. Estruturas de Dados. Fernando Silva (DCC-FCUP) 8. Árvores Estruturas de Dados 1 / 38

8. Árvores. Fernando Silva DCC-FCUP. Estruturas de Dados. Fernando Silva (DCC-FCUP) 8. Árvores Estruturas de Dados 1 / 38 8. Árvores Fernando Silva DCC-FCUP Estruturas de Dados Fernando Silva (DCC-FCUP) 8. Árvores Estruturas de Dados 1 / 38 Árvores - estruturas não lineares (1) Uma lista é um exemplo de uma estrutura de dados

Leia mais

8. Árvores. Fernando Silva. Estruturas de Dados DCC-FCUP. Fernando Silva (DCC-FCUP) 8. Árvores Estruturas de Dados 1 / 38

8. Árvores. Fernando Silva. Estruturas de Dados DCC-FCUP. Fernando Silva (DCC-FCUP) 8. Árvores Estruturas de Dados 1 / 38 8. Árvores Fernando Silva DCC-FCUP Estruturas de Dados Fernando Silva (DCC-FCUP) 8. Árvores Estruturas de Dados 1 / 38 Árvores - estruturas não lineares (1) Uma lista é um exemplo de uma estrutura de dados

Leia mais

Caminho mais curto a partir de um nó Algoritmos de Dijkstra e Bellman-Ford. O problema tem subestrutura óptima

Caminho mais curto a partir de um nó Algoritmos de Dijkstra e Bellman-Ford. O problema tem subestrutura óptima Caminho mais curto a partir de um nó Caminho mais curto a partir de um nó Algoritmos de Dijkstra e Bellman-Ford Fernando Lobo Algoritmos e Estrutura de Dados II Input: Um grafo com pesos nos arcos G =

Leia mais

Prova Didática Grafos: Árvores Geradoras e Caminhos Mínimos, Análise de Complexidade

Prova Didática Grafos: Árvores Geradoras e Caminhos Mínimos, Análise de Complexidade Prova Didática Grafos: Árvores Geradoras e Caminhos Mínimos, Análise de Complexidade Gustavo E.A.P.A. Batista 25 de janeiro de 2005 1 Contextualização 2 Caminhos Mínimos Caminhos Mínimos de uma Origem

Leia mais

Caminho mais curto a partir de um nó Algoritmos de Dijkstra e Bellman-Ford

Caminho mais curto a partir de um nó Algoritmos de Dijkstra e Bellman-Ford Caminho mais curto a partir de um nó Algoritmos de Dijkstra e Bellman-Ford Fernando Lobo Algoritmos e Estrutura de Dados II 1 / 28 Caminho mais curto a partir de um nó Input: Um grafo com pesos nos arcos

Leia mais

Grafos: caminhos mínimos em Listas de Adjacência. Profa. Graça Nunes

Grafos: caminhos mínimos em Listas de Adjacência. Profa. Graça Nunes Grafos: caminhos mínimos em Listas de Adjacência Profa. Graça Nunes Caminhos mínimos O problema do caminho mínimo consiste em determinar um menor caminho entre um vértice de origem e um vértice de destino

Leia mais

CURSO PROFISSIONAL Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos

CURSO PROFISSIONAL Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos ENSINO SECUNDÁRIO Agrupamento de Escolas Nº 1 de Abrantes CURSO PROFISSIONAL Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos ESCOLA: Dr Solano de Abreu DISCIPLINA: Programação e Sistemas de Informação

Leia mais

Algoritmo de Dijkstra (um para todos ; arestas de peso não negativo ; guloso)

Algoritmo de Dijkstra (um para todos ; arestas de peso não negativo ; guloso) Algoritmo de Dijkstra (um para todos ; arestas de peso não negativo ; guloso) 1º passo: iniciam-se os valores: para todo v V[G] d[v] π[v] -1 d[s] 0 V[G] é o conjunto de vértices(v) que formam o Grafo G.

Leia mais

Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto ANÁLISE DE IMAGENS PARA EXTRACÇÃO DE CONTORNOS. Relatório

Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto ANÁLISE DE IMAGENS PARA EXTRACÇÃO DE CONTORNOS. Relatório Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto Licenciatura em Engenharia Electrotécnica e de Computadores Televisão Digital, 2004/2005 ANÁLISE DE IMAGENS PARA EXTRACÇÃO DE CONTORNOS Relatório Alexandre

Leia mais

Projecto de Algoritmos e Estruturas de Dados

Projecto de Algoritmos e Estruturas de Dados Projecto de Algoritmos e Estruturas de Dados Licenciatura em Engenharia Electrotécnica e de Computadores Licenciatura em Engenharia Electrónica 1 o ano, 2 o Semestre, 2005/2006 Instituto Superior Técnico

Leia mais

Algoritmo de Dijkstra em LISP

Algoritmo de Dijkstra em LISP Algoritmo de Dijkstra em LISP Léo Willian Kölln 10 de Agosto de 2006 Curso de Ciências da Computação Programação Funcional - INE5363 INE - Departamento de Informática e Estatística CTC - Centro Tecnológico

Leia mais

06 Grafos: Caminhos Mínimos SCC0503 Algoritmos e Estruturas de Dados II

06 Grafos: Caminhos Mínimos SCC0503 Algoritmos e Estruturas de Dados II 06 Grafos: Caminhos Mínimos SCC050 Algoritmos e Estruturas de Dados II Paulo H. R. Gabriel Moacir Ponti Jr. www.icmc.usp.br/~moacir Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação USP 011/1 Paulo H.

Leia mais

Sistema Revolucionário de Gestão de Ficheiros

Sistema Revolucionário de Gestão de Ficheiros Licenciatura em Engenharia Informática e Computação Laboratório de Bases de Dados Sistema Revolucionário de Gestão de Ficheiros Grupo LBD09 Relatório de Especificação de Base de Dados Versão 1.0 Fernando

Leia mais

Filas de prioridade. Algoritmos e Estruturas de Dados AED 2005/2006 AEDA 2009/2010

Filas de prioridade. Algoritmos e Estruturas de Dados AED 2005/2006 AEDA 2009/2010 Filas de prioridade Algoritmos e Estruturas de Dados AED 2005/2006 AEDA 2009/2010 Qual a Utilidade das Filas de Prioridade? Trabalhos maiores devem ser executados no fim (mesmo que não tenha sido o último

Leia mais

Teoria dos Grafos Aula 14

Teoria dos Grafos Aula 14 Teoria dos Grafos Aula 14 Aula passada MST Aula de hoje Construção de algoritmos Paradigma guloso Escalonando tarefas no tempo (interval scheduling) Projetando Algoritmos Dado um problema P, como projetar

Leia mais

Concepção e Fabrico Assistido por Computador

Concepção e Fabrico Assistido por Computador Concepção e Fabrico Assistido por Computador João Pedro Amorim Lobato: gei00017@fe.up.pt Turma: LGEI Trabalho sobre Regressões em Visual Basic Licenciatura em Gestão e Engenharia Industrial

Leia mais

IV.4 Análise de Dados da Avaliação

IV.4 Análise de Dados da Avaliação Melhor e Pior? IV - Avaliação IV.4 Análise de Dados da Avaliação Interactive System Design, Cap. 10, William Newman 2 Melhor e Pior? Resumo Aula Anterior! Avaliação com utilizadores!local (Laboratório,

Leia mais

Instituto Superior Técnico

Instituto Superior Técnico Introdução à Arquitectura de Computadores Instituto Superior Técnico Lisboa, Setembro de 2013 O Simulador Lógico Logisim 1 Introdução... 2 2 Exemplo de projecto... 3 2.1 Especificação do sistema... 3 2.2

Leia mais

Fluxo Máximo a Custo Mínimo

Fluxo Máximo a Custo Mínimo Universidade Federal de Campina Grande Centro de Engenharia Elétrica e Informática Departamento de Sistemas e Computação Programa de Educação Tutorial (PET) Demontiê Junior (demontie@dsc.ufcg.edu.br) Fluxo

Leia mais

Grafos Caminhos mais Curtos

Grafos Caminhos mais Curtos ALGORITMOS E ESTRUTURAS DE DADOS II Grafos Caminhos mais Curtos Profa. Elaine Parros Machado de Sousa adaptações: Cris.na Dutra de Aguiar Ciferri Material baseado em aulas dos professores: Gustavo Basta,

Leia mais

Ana Paula Rocha José Magalhães Cruz Rui Camacho. 26 de Fevereiro de 2009

Ana Paula Rocha José Magalhães Cruz Rui Camacho. 26 de Fevereiro de 2009 Programação 2 Mestrado Integrado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores Ana Paula Rocha José Magalhães Cruz Rui Camacho {arocha,jmcruz,rcamacho}@fe.up.pt FEUP Universidade do Porto 26 de Fevereiro

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO INSTITUTO DE CIÊNCIAS MATEMÁTICAS E DE COMPUTAÇÃO Departamento de Ciências de Computação

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO INSTITUTO DE CIÊNCIAS MATEMÁTICAS E DE COMPUTAÇÃO Departamento de Ciências de Computação UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO INSTITUTO DE CIÊNCIAS MATEMÁTICAS E DE COMPUTAÇÃO Departamento de Ciências de Computação SCC-203 ALGORITMOS E ESTRUTURAS DE DADOS II Prova - Gabarito Nome: Nro. USP ) O matemático

Leia mais

SUMÁRIO. Fundamentos Árvores Binárias Árvores Binárias de Busca

SUMÁRIO. Fundamentos Árvores Binárias Árvores Binárias de Busca ÁRVORES SUMÁRIO Fundamentos Árvores Binárias Árvores Binárias de Busca 2 ÁRVORES Utilizadas em muitas aplicações Modelam uma hierarquia entre elementos árvore genealógica Diagrama hierárquico de uma organização

Leia mais

Projecto # 4: HangMan

Projecto # 4: HangMan Projecto # 4: HangMan Entrega: 17 de Junho as 23:59 Para este problema sua missão é escrever um programa que implementa o jogo Hangman. Deve-se ter em conta dois objectivos. Primeiro, o programa é desenhado

Leia mais

Problemas de Fluxo em Redes

Problemas de Fluxo em Redes CAPÍTULO 7 1. Conceitos fundamentais de grafos Em muitos problemas que nos surgem, a forma mais simples de o descrever, é representá-lo em forma de grafo, uma vez que um grafo oferece uma representação

Leia mais

Sub-grafo. Árvore Geradora Mínima

Sub-grafo. Árvore Geradora Mínima Comentários da aula anterior Componentes Fortemente Conectados (algoritmo) 1. Chama BuscaEmProfundidade (G) para obter os tempos de término (t[u], ou f[u]) para todos os vértices de G, isto é, enquanto

Leia mais

Ferramentas Web, Web 2.0 e Software Livre em EVT

Ferramentas Web, Web 2.0 e Software Livre em EVT E s t u d o s o b r e a i n t e g r a ç ã o d e f e r r a m e n t a s d i g i t a i s n o c u r r í c u l o d a d i s c i p l i n a d e E d u c a ç ã o V i s u a l e T e c n o l ó g i c a Twiddla M a n

Leia mais

Projeto e Análise de Algoritmos

Projeto e Análise de Algoritmos Projeto e Análise de Algoritmos Aula 06 Busca em Profundidade e Busca em Largura Edirlei Soares de Lima Grafos (Revisão) G = (V, A) G: grafo; V: conjunto de vértices; A: conjunto

Leia mais

Ferramentas Web, Web 2.0 e Software Livre em EVT

Ferramentas Web, Web 2.0 e Software Livre em EVT E s t u d o s o b r e a i n t e g r a ç ã o d e f e r r a m e n t a s d i g i t a i s n o c u r r í c u l o d a d i s c i p l i n a d e E d u c a ç ã o V i s u a l e T e c n o l ó g i c a FluxTime Studio

Leia mais

Algoritmos e Estruturas de Dados. Grupo 1

Algoritmos e Estruturas de Dados. Grupo 1 Licenciatura em Engenharia Electrotécnica e de Computadores Algoritmos e Estruturas de Dados Trabalho prático P1B 2003/04 2 o semestre Efectue as tarefas de programação descritas abaixo, usando a linguagem

Leia mais

ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA DE TOMAR DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA INFORMÁTICA 2006/2007

ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA DE TOMAR DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA INFORMÁTICA 2006/2007 ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA DE TOMAR DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA INFORMÁTICA INTRODUÇÃO À PROGRAMAÇÃO (ENG. INFORMÁTICA) COMPUTADORES E PROGRAMAÇÃO I (ENG. ELECTROTÉCNICA) 2006/2007 TRABALHO PRÁTICO Nº

Leia mais

Grafos - Representação

Grafos - Representação Grafos - Representação É importante salientar outra diferença relevante entre a representação de matriz de adjacência e a representação ligada de grafos. Na representação de matriz está implícita a possibilidade

Leia mais

INSTITUTO SUPERIOR TÉCNICO Introdução aos Algoritmos e Estruturas de Dados

INSTITUTO SUPERIOR TÉCNICO Introdução aos Algoritmos e Estruturas de Dados INSTITUTO SUPERIOR TÉCNICO Introdução aos Algoritmos e Estruturas de Dados Ano Lectivo de 2006/2007 2 o Semestre 2 o Teste A - 2 de Julho de 2007 Duração: 2h - O teste é sem consulta. - Para cada questão

Leia mais

MATEMÁTICA DISCRETA PARA ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO

MATEMÁTICA DISCRETA PARA ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO MATEMÁTICA DISCRETA PARA ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO Profa. Kathya Collazos Linares *As aulas baseiam-se no material do Professor Antonio Alfredo Ferreira Loureiro; Jorge Figueiredo e Judith Gersting Árvore

Leia mais

Introdução. Introdução. Introdução. Distância euclidiana. Superfícies de custo

Introdução. Introdução. Introdução. Distância euclidiana. Superfícies de custo Introdução aos Sistemas de Informação Geográfica ula Superfícies de custo lexandre Gonçalves DECivil - IST alexandre.goncalves@tecnico.ulisboa.pt Superfícies de custo. Introdução. Matrizes de distâncias,

Leia mais

Grafos: caminhos mínimos

Grafos: caminhos mínimos Grafos: caminhos mínimos SCE-8 Algoritmos e Estruturas de Dados Thiago A. S. Pardo Maria Cristina Gustavo Batista O problema do menor caminho Um motorista deseja encontrar o caminho mais curto possível

Leia mais

Projeto e Análise de Algoritmos. Método Guloso

Projeto e Análise de Algoritmos. Método Guloso Projeto e Análise de Algoritmos Método Guloso Altigran Soares da Silva Universidade Federal do Amazonas Departamento de Ciência da Computação Árvore Geradora Um árvore geradora de um grafo G é um subgrafo

Leia mais

Grafos - Introdução. Pedro Ribeiro 2014/2015 DCC/FCUP. Pedro Ribeiro (DCC/FCUP) Grafos - Introdução 2014/ / 32

Grafos - Introdução. Pedro Ribeiro 2014/2015 DCC/FCUP. Pedro Ribeiro (DCC/FCUP) Grafos - Introdução 2014/ / 32 Grafos - Introdução Pedro Ribeiro DCC/FCUP 2014/2015 Pedro Ribeiro (DCC/FCUP) Grafos - Introdução 2014/2015 1 / 32 Conceito Definição de Grafo Formalmente, um grafo é: Um conjunto de nós/vértices (V).

Leia mais

Lista de Exercícios Programação Inteira. x 2 0 e inteiros.

Lista de Exercícios Programação Inteira. x 2 0 e inteiros. Lista de Exercícios Programação Inteira ) Resolva os problemas a seguir usando o método B&B a) Max z = 5 x + 2 y s.a x + y 2 x + y 5 x, y 0, x e y inteiros b) Max z = 2 x + y s.a x + 2y 0 x + y 25 x, y

Leia mais

ANÁLISE DE COMPLEXIDADE DOS ALGORITMOS

ANÁLISE DE COMPLEXIDADE DOS ALGORITMOS 1/18 ANÁLISE DE COMPLEXIDADE DOS ALGORITMOS Algoritmos 2/18 Algoritmos Algoritmo - sequência de instruções necessárias para a resolução de um problema bem formulado (passíveis de implementação em computador)

Leia mais

apenas os caminhos que passam só por vértices em C, exceto, talvez, o próprio v A Figura 1 a seguir ilustra o significado do conjunto C edovalordist.

apenas os caminhos que passam só por vértices em C, exceto, talvez, o próprio v A Figura 1 a seguir ilustra o significado do conjunto C edovalordist. CAMINHO DE CUSTO MÍNIMO Dados dois pontos A e B, em muitos problemas práticos fazemos 2 perguntas: 1. existe um caminho de A para B? ou 2. se existe mais de um caminho de A para B, qual deles é o mais

Leia mais

TGR BCC Representação Computacional de Grafos. Prof. Ricardo José Pfitscher

TGR BCC Representação Computacional de Grafos. Prof. Ricardo José Pfitscher TGR BCC Representação Computacional de Grafos Prof. Ricardo José Pfitscher Cronograma Representação Matriz de djacências Lista de djacências Matriz de Incidências Representação Como podemos representar

Leia mais

Árvores: Conceitos Básicos e Árvore Geradora

Árvores: Conceitos Básicos e Árvore Geradora Árvores: Conceitos Básicos e Árvore Geradora Grafos e Algoritmos Computacionais Prof. Flávio Humberto Cabral Nunes fhcnunes@yahoo.com.br 1 Introdução No dia a dia aparecem muitos problemas envolvendo árvores:

Leia mais

Algoritmos e Estruturas de Dados 2005/2006

Algoritmos e Estruturas de Dados 2005/2006 Filas de prioridade Algoritmos e Estruturas de Dados 2005/2006 Filas de prioridade Uma fila de prioridade permite, pelo menos, duas operações sobre um conjunto de valores comparáveis: inserção de um elemento

Leia mais

Objetivos. Sistema Operativo em Ambiente Gráfico. Introdução às Tecnologias de Informação e Comunicação

Objetivos. Sistema Operativo em Ambiente Gráfico. Introdução às Tecnologias de Informação e Comunicação Objetivos Definir o conceito de Sistema Operativo Caracterizar os diferentes elementos do Ambiente de trabalho Explicar a finalidade da barra de tarefas Trabalhar ao mesmo tempo com várias janelas Definir

Leia mais

Lista de Exercícios Programação Inteira. x 2 0 e inteiros.

Lista de Exercícios Programação Inteira. x 2 0 e inteiros. Lista de Exercícios Programação Inteira ) Resolva os problemas a seguir usando o método B&B a) Max z = 5 x + y s.a x + y x + y 5 b) Max z = x + y s.a x + y 0 x + y 5 c) Max z = x + y s.a x + 9y 6 8 x +

Leia mais

GRAFOS BUSCAS E MENOR CAMINHO. Prof. André Backes

GRAFOS BUSCAS E MENOR CAMINHO. Prof. André Backes 8//6 GRAFOS BUSCAS E MENOR CAMINHO Prof. André Backes Busca em grafos Definição Consiste em explorar o grafo de uma maneira bem específica. Trata-se de um processo sistemático de como caminhar por seus

Leia mais

Teoria dos Grafos Aula 3

Teoria dos Grafos Aula 3 Teoria dos Grafos Aula 3 Aula passada Exemplo (mapas) Definições Algumas propriedades Aula de hoje Representando grafos Matriz e lista Comparando tempos de acesso Grafo G=(V, E) Grafo V = conjunto de vértices

Leia mais

ESTRUTURAS DISCRETAS (INF 1631) GRAFOS. 1. O que é um grafo? Defina um grafo orientado. Defina um grafo não-orientado.

ESTRUTURAS DISCRETAS (INF 1631) GRAFOS. 1. O que é um grafo? Defina um grafo orientado. Defina um grafo não-orientado. PUC-Rio Departamento de Informática Profs. Marcus Vinicius S. Poggi de Aragão Período: 0. Horário: as-feiras e as-feiras de - horas de maio de 0 ESTRUTURAS DISCRETAS (INF 6) a Lista de Exercícios Procure

Leia mais

MATEMÁTICA DISCRETA. Patrícia Ribeiro 2018/2019. Departamento de Matemática, ESTSetúbal 1 / 47

MATEMÁTICA DISCRETA. Patrícia Ribeiro 2018/2019. Departamento de Matemática, ESTSetúbal 1 / 47 1 / 47 MATEMÁTICA DISCRETA Patrícia Ribeiro Departamento de Matemática, ESTSetúbal 2018/2019 2 / 47 1 Combinatória 2 Aritmética Racional 3 3 / 47 Capítulo 3 4 / 47 não orientados Um grafo não orientado

Leia mais

Programação em VB.Net 4.0 com Mobile Apps

Programação em VB.Net 4.0 com Mobile Apps Programação em VB.Net 4.0 com Mobile Apps Programação Formato: Mentored - Presencial Preço: 415 ( Os valores apresentados não incluem IVA. Oferta de IVA a particulares e estudantes. ) Horário: Flexível

Leia mais

Algoritmos e Tipos Abstractos de Informação

Algoritmos e Tipos Abstractos de Informação Curso de Engenharia Informática Algoritmos e Tipos Abstractos de Informação Relatório do Projecto Final: Processador de Texto: WordEST Ano Lectivo: 2003/04 Elaborado por: Gustavo Graça Patrício Nº 4757

Leia mais

PLANO ANALÍTICO DA DISCIPLINA DE ESTRUTURA DE DADOS E ALGORÍTMOS

PLANO ANALÍTICO DA DISCIPLINA DE ESTRUTURA DE DADOS E ALGORÍTMOS O Regente PLANO ANALÍTICO DA DISCIPLINA DE ESTRUTURA DE DADOS E ALGORÍTMOS Curso: Licenciatura em Informtica Ano: 2º Semestre: 3º Docente: Arlete Ferrão/Calisto Comé Monitor: Edson Pessane Ano Lectivo:

Leia mais

PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETOS. Aula 1- Interfaces Gráficas com Swing

PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETOS. Aula 1- Interfaces Gráficas com Swing Aula 1- Interfaces Gráficas com Swing Conteúdo Programático desta aula Explorar o pacote Swing para desenvolver Interfaces em Java Utilização de Interfaces gráficas para interagir com objetos previamente

Leia mais

PROGRAMAÇÃO DE MICROPROCESSADORES 2007 / 2008

PROGRAMAÇÃO DE MICROPROCESSADORES 2007 / 2008 Departamento de Engenharia Electrotécnica PROGRAMAÇÃO DE MICROPROCESSADORES 2007 / 2008 Mestrado Integrado em Engenharia Electrotécnica e Computadores 1º ano 1º semestre Funções e Vectores http://tele1.dee.fct.unl.pt

Leia mais

Grafos. Exemplo de árvore geradora mínima. Notas. Notas. Notas. Notas. Árvores espalhadas mínimas. Como construir uma árvore geradora miníma

Grafos. Exemplo de árvore geradora mínima. Notas. Notas. Notas. Notas. Árvores espalhadas mínimas. Como construir uma árvore geradora miníma Grafos Árvores espalhadas mínimas Conteúdo Introdução Como construir uma árvore geradora miníma Algoritmos Referências Introdução Dado um grafo conectado não orientado G = (V, E) e uma função peso w :

Leia mais

Prova Escrita de MATEMÁTICA A - 12o Ano Época especial

Prova Escrita de MATEMÁTICA A - 12o Ano Época especial Prova Escrita de MATEMÁTICA A - 1o Ano 010 - Época especial Proposta de resolução GRUPO I 1. O grupo dos 3 livros de Matemática pode ser arrumado de 3 A 3 = P 3 = 3! formas diferentes. Como a prateleira

Leia mais

MANUAL DE INSTALAÇÃO

MANUAL DE INSTALAÇÃO MANUAL DE INSTALAÇÃO V4.5.0 AVAplayer Índice Requisito Mínimos...2 Computador de emissão...2 Computadores de produção postos de trabalho...2 Instalação...3 Instalar o AVAplayer a partir do CD-ROM fornecido...3

Leia mais

Algoritmos e Estruturas de Dados II Grafos conceitos gerais. Thiago A. S. Pardo Profa. M. Cristina Material de aula da Profa. Josiane M.

Algoritmos e Estruturas de Dados II Grafos conceitos gerais. Thiago A. S. Pardo Profa. M. Cristina Material de aula da Profa. Josiane M. Algoritmos e Estruturas de Dados II Grafos conceitos gerais Thiago A. S. Pardo Profa. M. Cristina Material de aula da Profa. Josiane M. Bueno - Motivação Grafos: conceito introduzido por Euler, em 1736

Leia mais

Algoritmos em Grafos

Algoritmos em Grafos Algoritmos em Grafos Baseado em: The Algorithm Design Manual Steven S. Skiena IF64C Estruturas de Dados 2 Engenharia da Computação Prof. João Alberto Fabro - Slide 1/42 Introdução (1) Um grafo G=(V,E)

Leia mais

Engenharia Informática Introdução a Ciência dos Computadores 1º Ano

Engenharia Informática Introdução a Ciência dos Computadores 1º Ano Engenharia Informática Introdução a Ciência dos Computadores 1º Ano Data :7-1-008 Parte Teórica 1º Ano - 1º Semestre Teste Tipo Duração : 60 Minutos Prof. : Jorge Mota Numero : Nome : Pergunta 1 ( valor)

Leia mais

4.6. UML Diagramas de componentes

4.6. UML Diagramas de componentes Engenharia de Software 4.6. UML Diagramas de componentes Nuno Miguel Gil Fonseca nuno.fonseca@estgoh.ipc.pt Componentes são partes, executáveis e substituíveis, (idealmente reutilizáveis) de um sistema

Leia mais

SECUNDÁRIA DE CAMARATE Área de informação para encarregados de educação e alunos

SECUNDÁRIA DE CAMARATE Área de informação para encarregados de educação e alunos SECUNDÁRIA DE CAMARATE DIGIT@L Área de informação para encarregados de educação e alunos Escola Secundária de Camarate Equipa PTE Conteúdo Introdução... 2 Como aceder... 2 Informações disponíveis... 3

Leia mais

Inteligência Artificial Projecto 2

Inteligência Artificial Projecto 2 Bantumi ESPECIFICAÇÕES O projecto destina-se a resolver um conjunto de problemas do jogo Bantumi utilizando métodos de procura em espaço de estados. Bantumi é um jogo derivado do jogo Mancala de origem

Leia mais

Teoria da Computação. 2006/2007 Trabalho prático nº 2. Trabalho realizado por: Pedro Oliveira ( ) Rui Costa ( ) Turma: TP1

Teoria da Computação. 2006/2007 Trabalho prático nº 2. Trabalho realizado por: Pedro Oliveira ( ) Rui Costa ( ) Turma: TP1 2006/2007 Trabalho prático nº 2 Trabalho realizado por: Pedro Oliveira (501062444) Rui Costa (501062452) Turma: TP1 1 - Introdução O objectivo deste trabalho foi desenvolver um Simplificador de Gramáticas

Leia mais

5COP096 TeoriadaComputação

5COP096 TeoriadaComputação Sylvio 1 Barbon Jr barbon@uel.br 5COP096 TeoriadaComputação Aula 13 Prof. Dr. Sylvio Barbon Junior Sumário - Problemas NP-Completo Algoritmos Não-deterministas; Classes NP-Completo e NP-Dificil; Teorema

Leia mais

elaboração da aplicação, estamos dependentes do software usado pelo Helpdesk. Por exemplo, como usam activamente o sistema operativo Linux,

elaboração da aplicação, estamos dependentes do software usado pelo Helpdesk. Por exemplo, como usam activamente o sistema operativo Linux, Este documento contém os requisitos do projecto #FF0000. Esta secção descreve de forma resumida em que consiste o projecto e o que pode ser encontrado neste documento. 1.1 Objectivo Este documento fornece

Leia mais