Registro do software do token: SafeNet MobilePASS+ para Apple ios

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Registro do software do token: SafeNet MobilePASS+ para Apple ios"

Transcrição

1 Registro do software do token: SafeNet MobilePASS+ para Apple ios Etapa 1: Abra o de autorregistro a. Abra o de autorregistro no seu dispositivo Apple ios. OBSERVAÇÃO: se estiver usando um telefone pessoal, abra o com OWA ( ou encaminhe a URL para seu dispositivo com segurança. b. Toque no link para acessar a página Web de registro da SafeNet. Etapa 2: Página Web de Registro de Token da SafeNet a. OBSERVAÇÃO: se o aplicativo MobilePASS+ já está instalado e em execução no seu telefone, pule para a Etapa 5. b. Para instalar o aplicativo a partir da Apple Store, toque no ícone MobilePASS+. c. Se solicitado, digite suas credenciais da Apple ID. Etapa 3: Baixe o aplicativo MobilePASS+ a. Toque no ícone de nuvem para iniciar o download. Etapa 4: Volte à página Web de registro a. Toque no link < Safari (canto superior esquerdo) quando o download estiver concluído. OBSERVAÇÃO: se o link não estiver presente, toque duas vezes no botão Home do seu telefone e selecione a página Web de registro da SafeNet. Etapa 5: Registre seu token do MobilePASS+ b. Toque na URL: Registre seu token do MobilePASS+ Etapa 6: Confirme o registro a. Toque no botão Abrir.

2 Etapa 7: Confirme as notificações de push a. Na janela de notificações de push, toque no botão OK. b. Na próxima tela, toque no botão Permitir. OBSERVAÇÃO: a UTC não habilitou notificações de push dentro do produto SafeNet. Etapa 8: Defina e confirme o PIN do servidor a. No campo PIN do servidor, digite um PIN que contenha de 4 a 16 digitos numéricos. b. No campo Confirmar PIN do servidor, digite novamente seu PIN. c. Toque no botão Enviar. Etapa 9: Confirme o nome do token a. Se desejado, edite o campo Nome do token. OBSERVAÇÃO: o nome do token padrão é sua ID de usuário da SafeNet e o número de série do token do MobilePASS. b. Toque no botão OK para salvar o nome do token. Cisco AnyConnect (VPN) TPAM Etapa 10: Selecione o token a. Na tela do MobilePASS+, toque no nome do token para gerar um código de acesso do token. OBSERVAÇÃO: o aplicativo MobilePASS+ permite que vários softwares de token sejam instalados, no entanto, a política da UTC é um token por usuário. Você pode tocar no Ícone de engrenagem para excluir softwares de token não desejados. Etapa 11: Veja o código de acesso atual a. O código de acesso de seis dígitos é exibido no campo. OBSERVAÇÃO: ignore o espaço entre o terceiro e o quarto digitos não é um caractere de espaço! b. Quando um código de acesso do token for utilizado para autenticação, ele não pode ser reutilizado. Toque no botão Próximo código de acesso para gerar um novo código de acesso. Etapa 12: Autenticação com tokens da SafeNet a. No campo Nome de usuário (ou ID de usuário), digite sua ID de usuário da SafeNet. OBSERVAÇÃO: sua ID de usuário da SafeNet pode ou não corresponder a sua ID de login do Windows. b. No campo Senha (ou Código de acesso), digite seu código de acesso (PIN + código do token). c. Toque no botão OK (ou Login). OBSERVAÇÃO: estas telas de login são do Cisco AnyConnect (VPN) e TPAM. Outros aplicativos que exigem autenticação SafeNet são semelhantes.

3 Registro do software do token: SafeNet MobilePASS+ para Android Etapa 1: Abra o de autorregistro a. Abra o de autorregistro no seu dispositivo Android. OBSERVAÇÃO: se estiver usando um telefone pessoal, abra o com OWA ( ou encaminhe a mensagem para seu dispositivo com segurança. b. Toque no link para acessar a página Web de registro da SafeNet. Etapa 2: Página Web de Registro de Token da SafeNet a. OBSERVAÇÃO: se o aplicativo MobilePASS+ já está instalado e em execução no seu telefone, pule para a Etapa 5. b. Para instalar o aplicativo a partir do Google Play, toque no ícone MobilePASS+. c. Se solicitado, digite suas credenciais do Google Play. Etapa 3: Instale e abra o aplicativo MobilePASS+ a. Toque no botão Instalar para iniciar o download. b. Após o download ser concluído, toque no botão Abrir. Etapa 4: Configure o MobilePASS+ a. Na janela Permitir que o MobilePASS+ faça e gerencie chamadas telefônicas?, toque no botão PERMITIR. OBSERVAÇÃO: esta etapa é necessária para atribuir ao MobilePASS+ as permissões de segurança apropriadas no seu telefone. b. Na tela Bem-vindo ao MobilePASS+, toque no botão Começar. Etapa 5: Confirme que o MobilePASS+ está sendo executado a. Nesta tela, o MobilePASS+ está instalado e em execução mas nenhum token foi registrado. b. Repita a Etapa 1 ou toque no botão voltar do seu telefone para selecionar a janela do navegador com a página Web de registro da SafeNet. Etapa 6: Registre seu token do MobilePASS+ a. Na página Web de registro da Safenet, toque no link: Registrar seu token do MobilePASS+. OBSERVAÇÃO: se o link não funcionar, siga as instruções de registro automático para copiar e colar a sequência de caracteres de registro.

4 Etapa 7: Defina e confirme o PIN do servidor a. No campo PIN do servidor, digite um PIN que contenha de 4 a 16 digitos numéricos. b. No campo Confirmar PIN do servidor, digite novamente seu PIN. c. Toque no botão Enviar. Etapa 8: Confirme o nome do token a. Se desejado, edite o campo Nome do token. OBSERVAÇÃO: o nome do token padrão é sua ID de usuário da SafeNet e o número de série do token do MobilePASS. b. Toque no botão OK para salvar o nome do token. Etapa 9: Permita notificações a. Na tela Ação Configurações de Notificação, toque no botão OK. b. Quando a configuração de acesso da notificação aparecer, mude para a posição LIGADO. c. Na tela Permitir MobilePASS+, toque em OK. Cisco AnyConnect (VPN) TPAM Etapa 10: Selecione o token a. Toque no botão voltar do seu telefone para selecionar o aplicativo MobilePASS+. b. Na tela do MobilePASS+, toque no nome do token para gerar um código de acesso do token. OBSERVAÇÃO: o aplicativo MobilePASS+ permite que vários softwares de token sejam instalados, no entanto, a política da UTC é um token por usuário. Você pode tocar no Ícone de engrenagem para excluir softwares de token não desejados. Etapa 11: Veja o código de acesso atual a. O código de acesso de seis dígitos é exibido no campo. OBSERVAÇÃO: ignore o espaço entre o terceiro e o quarto digitos não é um caractere de espaço! b. Quando um código de acesso do token for utilizado para autenticação, ele não pode ser reutilizado. Toque no botão Próximo código de acesso para gerar um novo código de acesso. Etapa 12: Autenticação com tokens da SafeNet a. No campo Nome de usuário (ou ID de usuário), digite sua ID de usuário da SafeNet. OBSERVAÇÃO: sua ID de usuário da SafeNet pode ou não corresponder a sua ID de login do Windows. b. No campo Senha (ou Código de acesso), digite seu código de acesso (PIN + código do token). c. Toque no botão OK (ou Login). OBSERVAÇÃO: estas telas de login são do Cisco AnyConnect (VPN) e TPAM. Outros aplicativos que exigem autenticação SafeNet são semelhantes.

5 Registro do software do token: SafeNet MobilePASS para Windows Phone Etapa 1: Abra o de autorregistro a. Abra o de autorregistro no seu Windows Phone. OBSERVAÇÃO: se estiver usando um telefone pessoal, abra o com OWA ( ou encaminhe a mensagem para seu dispositivo com segurança. b. Toque no link para acessar a página Web de registro da SafeNet. Etapa 2: Página Web de Registro de Token da SafeNet a. NOTE: Se o aplicativo MobilePASS já está instalado e em execução no seu telefone, pule para a Etapa 4. b. Para instalar o aplicativo a partir da Microsoft Store, toque no ícone MobilePASS. OBSERVAÇÃO: se o ícone não for exibido, vire seu telefone para o lado. c. Se solicitado, digite as credenciais da sua Conta Microsoft. Etapa 3: Instale o aplicativo MobilePASS a. Toque no botão Instalar para iniciar o download. b. Após a instalação ser concluída, toque e segure o botão voltar para retornar à página Web de registro do Token da SafeNet no Explorer. Etapa 4: Registre seu token do MobilePASS a. Na página Web de registro da Safenet, toque no link: Registrar seu token do MobilePASS. OBSERVAÇÃO: se o link não funcionar, siga as instruções de registro automático para copiar e colar a sequência de caracteres de registro. Etapa 5: Confirme o nome do token a. Se desejado, edite o campo Novo nome do token. OBSERVAÇÃO: o nome do token padrão é sua ID de usuário da SafeNet. b. Toque no botão Ativar para salvar o nome do token. Etapa 6: Defina o PIN do servidor a. No campo OTP PIN, digite um PIN que contenha de 4 a 16 caracteres alfanuméricos. b. Toque no botão Continuar.

6 Cisco AnyConnect (VPN) TPAM Etapa 7: Confirme o PIN do servidor a. No campo Digitar novamente OTP PIN, digite novamente seu PIN. b. Toque no botão Continuar. Etapa 8: Veja o código de acesso atual a. O código de acesso de seis dígitos é exibido no campo. b. Quando um código de acesso do token for utilizado para autenticação, ele não pode ser reutilizado. Toque no botão Gerar código de acesso para criar um novo código de acesso. Etapa 9: Autenticação com tokens da SafeNet a. No campo Nome de usuário (ou ID de usuário), digite sua ID de usuário da SafeNet. OBSERVAÇÃO: sua ID de usuário da SafeNet pode ou não corresponder a sua ID de login do Windows. b. No campo Senha (ou Código de acesso), digite seu código de acesso (PIN + código do token). c. Toque no botão OK (ou Login). OBSERVAÇÃO: estas telas de login são do Cisco AnyConnect (VPN) e TPAM. Outros aplicativos que exigem autenticação SafeNet são semelhantes.

7 Regras de uso da conta e token da SafeNet A segurança do Serviço de Autenticação SafeNet é baseada na combinação do que você sabe (seu PIN) com o que você tem (seu token). Para este esquema de segurança funcionar, é fundamental que sua conta e seu token sejam mantidos em segurança e protegidos em todos os momentos. Sua conta e token da SafeNet são apenas para seu uso. Nunca compartilhe sua conta com ninguém por motivo algum. Todas as atividades de rede são monitoradas em todos os momentos e, ao usar sua conta e seu token da SafeNet, seu consentimento para ser monitorado está implícito. Memorize seu PIN e não grave-o em lugar nenhum. Nunca divulgue seu PIN a ninguém, incluindo colegas de trabalho, equipe de suporte ou outros que podem alegar ser da equipe de suporte. Se você suspeitar que seu PIN foi comprometido, ligue para a Central de Atendimento ou acesse o Portal de Autoatendimento para mudá-lo imediatamente. Mude o seu PIN regularmente. Como regra geral, 90 dias é um intervalo de mudança que manterá sua conta segura. Se o hardware do token ou telefone com software do token (fornecido pela empresa ou de propriedade pessoal) for perdido ou roubado, entre em contato com a Central de Atendimento imediatamente para desabilitar a sua conta da SafeNet. Se você tiver perdido seu token ou esquecido em casa, entre em contato com a Central de Atendimento para receber uma senha temporária. Mantenha o hardware do token longe das mãos (e bocas) de crianças. Não pressione o botão no seu etoken por qualquer motivo, exceto quando gerar um código de token. Nunca instale o software do token MobilePASS em um dispositivo desprotegido ou que não esteja configurado de forma segura. Se estiver usando um smartphone pessoal, configure-o para exigir uma senha alfanumérica ou biométrica antes de usá-lo. Certifique-se de que o sistema operacional do seu dispositivo e o aplicativo MobilePASS sejam atualizados para a versão mais recente. Ao atualizar para um novo smartphone, desinstale o MobilePASS e certifique-se de que a configuração do dispositivo seja apagada antes de reciclá-lo. Nunca tente exportar, transferir, descompilar ou fazer engenharia reversa do aplicativo MobilePASS ou software do token. Ao restaurar um smartphone a partir de um backup, você deve entrar em contato com a Central de Atendimento para receber um novo software do token. Se a sua conta da SafeNet não for mais necessária, entre em contato com sua unidade de negócios para excluí-la. As contas inativas sem qualquer atividade de login por um período de 12 meses serão excluídas. Descarte do hardware do token Para descartar adequadamente o hardware do token que expirou, siga os procedimentos locais para descarte de lixo eletrônico. Recursos de suporte Portal de Autoatendimento da SafeNet: Documentação adicional: Para relatar um problema: CSC Entre em contato com sua equipe de TI local ou ligue para a Central de Atendimento

Para usar com Impressoras multifuncionais (MFPs) ativadas para a Tecnologia Xerox ConnectKey

Para usar com Impressoras multifuncionais (MFPs) ativadas para a Tecnologia Xerox ConnectKey Aplicativo Xerox App Gallery Guia de Utilização Rápida 702P03997 Para usar com Impressoras multifuncionais (MFPs) ativadas para a Tecnologia Xerox ConnectKey Use o Aplicativo Xerox App Gallery para localizar

Leia mais

Usando o email e a Internet

Usando o email e a Internet Usando o email e a Internet Novo no Windows 7? Mesmo que ele tenha muito em comum com a versão do Windows que você usava antes, você ainda pode precisar de uma ajuda para fazer tudo direitinho. Este guia

Leia mais

SISTEMA OPERACIONAL - ANDROID

SISTEMA OPERACIONAL - ANDROID Manual do Usuário SISTEMA OPERACIONAL - ANDROID 1 1 Índice 1 Índice... 2 2 Introdução Protegido... 3 3 Instalação do APLICATIVO DOS PAIS... 4 3.1 Local de instalação do Filho Protegido... 5 3.2 Tela de

Leia mais

Universidade Federal do Oeste da Bahia Pró-Reitoria de Tecnologia da Informação e Comunicação. Iracema Santos Veloso Reitora Pro Tempore

Universidade Federal do Oeste da Bahia Pró-Reitoria de Tecnologia da Informação e Comunicação. Iracema Santos Veloso Reitora Pro Tempore Iracema Santos Veloso Reitora Pro Tempore Jacques Antonio de Miranda Vice-Reitor Pro Tempore David Dutkievicz Pró-Reitor de Tecnologia da Informação de Comunicação Fábio Ossamu Hasegawa Coordenador de

Leia mais

1.0 Informações de hardware

1.0 Informações de hardware 1.0 Informações de hardware 1.1 Botões e ligações 6 1 7 2 8 3 9 4 5 6 10 1 Ligar / Desligar 2 Conetor Micro USB 3 Botão Voltar 4 Conetor Mini HDMI 5 Microfone 6 Webcam 7 Entrada para fone de ouvido 8 Botão

Leia mais

e-volution Tutorial de utilização Sistema Einstein Integrado de Bibliotecas / SEIB 2016

e-volution Tutorial de utilização Sistema Einstein Integrado de Bibliotecas / SEIB 2016 e-volution Tutorial de utilização Sistema Einstein Integrado de Bibliotecas / SEIB 2016 Sobre a e-volution Biblioteca virtual com conteúdo atualizado, multimídia e interativo Acervo customizado de acordo

Leia mais

Manual do Usúario Vivo Sync. Manual do Usuário. Versão 1.3.1. Copyright Vivo 2014. http://vivosync.com.br

Manual do Usúario Vivo Sync. Manual do Usuário. Versão 1.3.1. Copyright Vivo 2014. http://vivosync.com.br Manual do Usuário Versão 1.3.1 Copyright Vivo 2014 http://vivosync.com.br 1 Vivo Sync... 3 2 Instalação do Vivo Sync... 4 3 Configurações... 7 3.1 Geral... 9 3.2 Fotos... 11 3.2.1 UpLoad:... 11 3.2.2 Download:...

Leia mais

OI CLOUD SEJA BEM-VINDO!

OI CLOUD SEJA BEM-VINDO! OI CLOUD SEJA BEM-VINDO! O QUE É O OI CLOUD? O Oi Cloud é um serviço de armazenamento, compartilhamento e sincronização de arquivos. Esses arquivos ficarão acessíveis a partir de qualquer dispositivo,

Leia mais

Configuração para Uso do Tablet no GigaChef e Outros Dispositivos

Configuração para Uso do Tablet no GigaChef e Outros Dispositivos Configuração para Uso do Tablet no GigaChef e Outros Dispositivos Birigui SP Setembro - 2013 1. Configurando o Ambiente. Este documento mostra como configurar o ambiente do GigaChef para usar o Tablet

Leia mais

Manual de instalação do Microsoft SQL Server 2008 R2 Express no Windows 10

Manual de instalação do Microsoft SQL Server 2008 R2 Express no Windows 10 Manual de instalação do Microsoft SQL Server 2008 R2 Express no Windows 10 1-Antes de iniciar a instalação do SQL é necessário liberar as permissões do usuário para evitar erro, para realizar esse procedimento

Leia mais

TUTORIAL WINDOWS 7. Curso Técnico em Informática. Aluno: Ricardo B. Magalhães Período: Noturno Profª: Patrícia Pagliuca

TUTORIAL WINDOWS 7. Curso Técnico em Informática. Aluno: Ricardo B. Magalhães Período: Noturno Profª: Patrícia Pagliuca GOVERNO DO ESTADO DE MATO GROSSO SECRETARIA DE ESTADO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA SECITEC ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA UNIDADE DE LUCAS DO RIO VERDE Curso Técnico em Informática

Leia mais

MANUAL DE INSTALAÇÃO DO CERTIFICADO DIGITAL A1

MANUAL DE INSTALAÇÃO DO CERTIFICADO DIGITAL A1 MANUAL DE INSTALAÇÃO DO CERTIFICADO DIGITAL A1 A instalação do certificado A1 somente poderá ser feita uma única vez em sistema operacional Windows (conforme pré-requisitos), utilizando navegador Internet

Leia mais

Para ser usado com aplicativos ativados para scanner/leitor de Código QR

Para ser usado com aplicativos ativados para scanner/leitor de Código QR Xerox QR Code App Guia de Utilização Rápida 702P03999 Para ser usado com aplicativos ativados para scanner/leitor de Código QR Use o QR (Quick Response) Code App com os seguintes aplicativos: Aplicativos

Leia mais

Instalando sua Multifuncional na sua rede pela primeira vez

Instalando sua Multifuncional na sua rede pela primeira vez Instalando sua Multifuncional na sua rede pela primeira vez PIXMA MX531 Sistema Operacional Windows 1 Preparando para Conectar a Multifuncional na Rede Requisitos da Rede Antes de conectar sua multifuncional

Leia mais

Índice. Manual De instalação ProjectNet Manager http:// www.projectnet.com.br

Índice. Manual De instalação ProjectNet Manager http:// www.projectnet.com.br Índice Instalação ProjectNet Manager... Página 2 Configuração Inicial ProjectNet Manager... Página 8 Instalação do Microsoft SQL Server Express... Página 10 Apontando um Banco de Dados já existente...

Leia mais

Neste manual você terá o exemplo de acesso 3G pelo programa ASEE, existem 02 tipos, o segundo é o MEYE. No cd existe o manual do MEYE.

Neste manual você terá o exemplo de acesso 3G pelo programa ASEE, existem 02 tipos, o segundo é o MEYE. No cd existe o manual do MEYE. Neste manual você terá o exemplo de acesso 3G pelo programa ASEE, existem 02 tipos, o segundo é o MEYE. No cd existe o manual do MEYE. Introdução Os modelos de DVR Stand Alone H.264 da Luxseg são todos

Leia mais

Passo 1 Ligue Câmeras DIN para o Sistema * Conecte câmeras para extensão cabos alinhando as setas.

Passo 1 Ligue Câmeras DIN para o Sistema * Conecte câmeras para extensão cabos alinhando as setas. Configuração basica so sistema: Passo 1 Ligue Câmeras DIN para o Sistema * Conecte câmeras para extensão cabos alinhando as setas. NOTA: A seta na parte superior da o lado chato da câmera e conectores

Leia mais

Backup e Recuperação Guia do Usuário

Backup e Recuperação Guia do Usuário Backup e Recuperação Guia do Usuário Copyright 2008 Hewlett-Packard Development Company, L.P. Windows é uma marca registrada da Microsoft Corporation nos Estados Unidos. As informações contidas neste documento

Leia mais

TUTORIAL PROCESSOS DE INSTALAÇÃO DO MYMIX MOBILE

TUTORIAL PROCESSOS DE INSTALAÇÃO DO MYMIX MOBILE Sumário Apresentação... 1 1. Procedimentos iniciais... 2 2. Configurar computador para o IIS... 3 3. Configurar o serviço do IIS (Servidor Web)... 5 4. Instalar mymix Mobile no Coletor... 7 5. Configurar

Leia mais

4.0 SP2 (4.0.2.0) maio 2015 708P90904. Xerox FreeFlow Core Guia de Instalação: Windows 7 SP1

4.0 SP2 (4.0.2.0) maio 2015 708P90904. Xerox FreeFlow Core Guia de Instalação: Windows 7 SP1 4.0 SP2 (4.0.2.0) maio 2015 708P90904 2015 Xerox Corporation. Todos os direitos reservados. Xerox, Xerox com a marca figurativa e FreeFlow são marcas da Xerox Corporation nos Estados Unidos e/ou em outros

Leia mais

APLICATIVO IMATION LINK MANUAL PARA DISPOSITIVO ios

APLICATIVO IMATION LINK MANUAL PARA DISPOSITIVO ios APLICATIVO IMATION LINK MANUAL PARA DISPOSITIVO ios ÍNDICE SISTEMAS OPERACIONAIS SUPORTADOS...3 RECURSOS...3 INSTALAÇÃO DO APLICATIVO IMATION LINK...3 MIGRAÇÃO DO APLICATIVO IMATION POWER DRIVE LT...3

Leia mais

Guia de início rápido do Bomgar B200

Guia de início rápido do Bomgar B200 Guia de início rápido do Bomgar B200 Este guia o orientará pela configuração inicial de seu Bomgar Box. Caso tenha dúvidas, entre em contato pelo número +01.601.519.0123 ou support@bomgar.com. Pré-requisitos

Leia mais

MANUAL DO SEU TABLET DO CONGRESSO

MANUAL DO SEU TABLET DO CONGRESSO MANUAL DO SEU TABLET DO CONGRESSO Como posso ligar o tablet: O botão power está localizado na borda do tablet, o botão está identificado por este símbolo Pressione e segure o botão power até que a tela

Leia mais

Guia do Usuário do CentreWare DP

Guia do Usuário do CentreWare DP Guia do Usuário do CentreWare DP "O seu piloto automático para o gerenciamento produtivo da impressora" Versão 4.0. GUIA DO USUÁRIO DO CENTREWARE DP 998, 999 pela Xerox Corporation. Todos os direitos reservados.

Leia mais

MANUAL DO CLIENTE FINAL ALTERAÇÕES BÁSICAS NO PRODUTO SITE ACESSANDO O PAINEL _ 1 EDITANDO TEXTOS _ 2 TROCANDO IMAGENS 4 INSERINDO VIDEOS 7

MANUAL DO CLIENTE FINAL ALTERAÇÕES BÁSICAS NO PRODUTO SITE ACESSANDO O PAINEL _ 1 EDITANDO TEXTOS _ 2 TROCANDO IMAGENS 4 INSERINDO VIDEOS 7 MANUAL DO CLIENTE FINAL ALTERAÇÕES BÁSICAS NO PRODUTO SITE SUMÁRIO ACESSANDO O PAINEL _ 1 EDITANDO TEXTOS _ 2 TROCANDO IMAGENS 4 INSERINDO VIDEOS 7 EDITANDO O BANNER 9 ADICIONANDO UM MAPA DE LOCALIZAÇÃO

Leia mais

Área Microinformática. Método 1 de 12: Usando o Windows Vista, 7, ou 8

Área Microinformática. Método 1 de 12: Usando o Windows Vista, 7, ou 8 Assunto Endereço MAC Área Microinformática Autor Abelad Manual para usuários Revisão 1 Data alteração 10/12/2014 Método 1 de 12: Usando o Windows Vista, 7, ou 8 1. 1- Conecte-se a uma rede. Este método

Leia mais

Instalando sua Multifuncional na sua rede pela primeira vez

Instalando sua Multifuncional na sua rede pela primeira vez Instalando sua Multifuncional na sua rede pela primeira vez PIXMA MG3510 Mac OS 1 Instalando sua Multifuncional na sua rede pela primeira vez PIXMA MG3510 Mac OS Preparando para Conectar Minha Multifuncional

Leia mais

Manual do KLinkStatus. Paulo Moura Guedes Tradução: Marcus Gama

Manual do KLinkStatus. Paulo Moura Guedes Tradução: Marcus Gama Paulo Moura Guedes Tradução: Marcus Gama 2 Conteúdo 1 Introdução 5 2 Usando o KLinkStatus 6 3 Configurando o KLinkStatus 8 4 Créditos e Licença 11 5 Instalação e compilação 12 Resumo KLinkStatus é um verificador

Leia mais

SONY ERICSSON MD300 MOBILE BROADBAND USB MODEM

SONY ERICSSON MD300 MOBILE BROADBAND USB MODEM Você pode ler as recomendações contidas no guia do usuário, no guia de técnico ou no guia de instalação para SONY ERICSSON MD300 MOBILE BROADBAND USB MODEM. Você vai encontrar as respostas a todas suas

Leia mais

Backup Exec 2012. Guia de Instalação Rápida

Backup Exec 2012. Guia de Instalação Rápida Backup Exec 2012 Guia de Instalação Rápida Instalação Este documento contém os seguintes tópicos: Requisitos do sistema Lista de verificação de pré-instalação do Backup Exec Instalação típica do Backup

Leia mais

Rede VPN UFBA Procedimento para configuração

Rede VPN UFBA Procedimento para configuração UFBA Universidade Federal da Bahia STI Superintendência de Tecnologia da Informação Rede VPN UFBA Procedimento para configuração 2015 Índice Introdução... 2 Windows 8... 3 Windows 7... 11 Windows VISTA...

Leia mais

Gerenciamento da impressora

Gerenciamento da impressora Impressora a laser Phaser 4400 Gerenciamento da impressora Visão geral Siga os procedimentos abaixo para iniciar o programa de instalação Xerox no seu sistema operacional. As seguintes seções também contêm

Leia mais

MARINHA DO BRASIL COMANDO DO CONTROLE NAVAL DO TRÁFEGO MARÍTIMO GUIA RÁPIDO PARA MANUSEIO DO SISTEMA CRIPTOGRÁFICO ÁTRIA

MARINHA DO BRASIL COMANDO DO CONTROLE NAVAL DO TRÁFEGO MARÍTIMO GUIA RÁPIDO PARA MANUSEIO DO SISTEMA CRIPTOGRÁFICO ÁTRIA - 1 - MARINHA DO BRASIL COMANDO DO CONTROLE NAVAL DO TRÁFEGO MARÍTIMO GUIA RÁPIDO PARA MANUSEIO DO SISTEMA CRIPTOGRÁFICO ÁTRIA Nesse passo a passo, abordaremos apenas os usos básicos do sistema, a saber:

Leia mais

Caso tenha alguma dificuldade nesta etapa, procure um técnico de informática para auxiliá-lo.

Caso tenha alguma dificuldade nesta etapa, procure um técnico de informática para auxiliá-lo. Preenchimento da SEFIP para gerar a GFIP e imprimir as guias do INSS e FGTS Você, Microempreendedor Individual que possui empregado, precisa preencher a SEFIP, gerar a GFIP e pagar a guia do FGTS até o

Leia mais

ÁREA DO PROFESSOR (TUTOR)

ÁREA DO PROFESSOR (TUTOR) ÁREA DO PROFESSOR (TUTOR) O MOODLE (Modular Object Oriented Dynamic Learning Environment) é um Ambiente Virtual de Ensino-Aprendizagem (AVEA) de código aberto, livre e gratuito que se mantém em desenvolvimento

Leia mais

Manual do Usuário- Software CMS. Manual do Usuário. Software CMS. Suporte Técnico: +55 11 3230-1935

Manual do Usuário- Software CMS. Manual do Usuário. Software CMS. Suporte Técnico: +55 11 3230-1935 Manual do Usuário- Manual do Usuário 1 Manual do Usuário- Manual: - Como instalar o ( Cliente)? Execute o instalador do programa: Clique em Next : 2 Manual do Usuário- Clique em Next : Clique em Next :

Leia mais

Procedimento para solucionar erro na instalação do certificado digital

Procedimento para solucionar erro na instalação do certificado digital Rio de Janeiro, 15 de fevereiro de 2012. Procedimento para solucionar erro na instalação do certificado digital Por favor, leia este documento atentamente. Em alguns casos, o certificado digital não está

Leia mais

Instalando o Microsoft Office 2012-09-13 Versão 2.1

Instalando o Microsoft Office 2012-09-13 Versão 2.1 Instalando o Microsoft Office 2012-09-13 Versão 2.1 SUMÁRIO Instalando o Microsoft Office... 2 Informações de pré-instalação... 2 Instalando o Microsoft Office... 3 Introdução... 7 Precisa de mais ajuda?...

Leia mais

SOFTWARE VIAWEB. Como instalar o Software VIAWEB

SOFTWARE VIAWEB. Como instalar o Software VIAWEB SOFTWARE VIAWEB Como instalar o Software VIAWEB O Software VIAWEB é na verdade um receptor de eventos. A única diferença é que os eventos são recebidos via INTERNET. Portanto, a empresa de monitoramento

Leia mais

NOVA VERSÃO SAFE DOC MANUAL

NOVA VERSÃO SAFE DOC MANUAL NOVA VERSÃO SAFE DOC MANUAL COMO ACESSAR O APLICATIVO SAFE DOC CAPTURE Acesse o aplicativo SAFE-DOC CAPTURE clicando no ícone na sua área de trabalho: SAFE-DOC Capture Digite o endereço do portal que é

Leia mais

TUTORIAL PARA O GESTOR MUNICIPAL

TUTORIAL PARA O GESTOR MUNICIPAL PROGRAMA DE VALORIZAÇÃO DO PROFISSIONAL DA ATENÇÃO BÁSICA TUTORIAL PARA O GESTOR MUNICIPAL 3º CICLO DA AVALIAÇÃO PELO GESTOR MUNICIPAL PROVAB 2014 Brasília/DF, 30 de dezembro de 2014. 1 APRESENTAÇÃO Senhor(a)

Leia mais

Guia - Novo sistema de e-mail corporativo

Guia - Novo sistema de e-mail corporativo Guia - Novo sistema de e-mail corporativo - Acessando o novo cliente E-mail Microsoft Exchange. 1º Passo: Você receberá um e-mail da SEGPLAN, contendo uma senha para o primeiro acesso na conta de e-mail

Leia mais

Especificar. Simplificando o extraordinário. Como jogar

Especificar. Simplificando o extraordinário. Como jogar PENSE ANTES DE IMPRIMIR Especificar Como jogar O jogo Especificar ajuda os alunos a formular e fazer perguntas sobre diversos assuntos. Também promove o pensamento analítico dos alunos da pré-escola. O

Leia mais

Como Atualizar o SolidWorks Enterprise PDM. Atualização do Servidor

Como Atualizar o SolidWorks Enterprise PDM. Atualização do Servidor Como Atualizar o SolidWorks Enterprise PDM Atualização do Servidor Este tutorial tem como finalidade a explicação passo-a-passo de como realizar a atualização do SolidWorks enterprise PDM, seja ela para

Leia mais

Manual de Utilização. Ao acessar o endereço www.fob.net.br chegaremos a seguinte página de entrada: Tela de Abertura do Sistema

Manual de Utilização. Ao acessar o endereço www.fob.net.br chegaremos a seguinte página de entrada: Tela de Abertura do Sistema Abaixo explicamos a utilização do sistema e qualquer dúvida ou sugestões relacionadas a operação do mesmo nos colocamos a disposição a qualquer horário através do email: informatica@fob.org.br, MSN: informatica@fob.org.br

Leia mais

MANUAL DE INSTALAÇÃO DO MILLENNIUM BASIC

MANUAL DE INSTALAÇÃO DO MILLENNIUM BASIC MANUAL DE INSTALAÇÃO DO MILLENNIUM BASIC O primeiro passo para fazer a instalação do Millennium Basic é fazer o download dos programas executáveis para a máquina do usuário. Acesse o portal de conteúdo

Leia mais

Telefone AVAYA 9620 / 9640

Telefone AVAYA 9620 / 9640 Visão Geral A tabela a seguir apresenta descrições de botão/recurso dos aparelhos telefônicos Avaya. Nome Indicador de mensagem em espera Indicador de chamadas perdidas Linha de prompt Apresentações de

Leia mais

Guia de Conexão à Web

Guia de Conexão à Web Guia de Conexão à Web Antes de usar o equipamento Brother Modelos aplicáveis Definições das observações Marcas comerciais Observação importante Modelos aplicáveis Este Guia do Usuário aplica-se aos seguintes

Leia mais

Manual SOFIA (Software Inteligente ARPEN-SP) versão 0.1

Manual SOFIA (Software Inteligente ARPEN-SP) versão 0.1 Manual SOFIA (Software Inteligente ARPEN-SP) versão 0.1 Normatização: Provimento nº 22/2014 Corregedoria Geral de São Paulo Segue o link com a íntegra do provimento, publicado no site da ARPEN-SP, em 18/09/2014:

Leia mais

Portal de Sistemas Integrados. Manual do Usuário. Versão: 1.0

Portal de Sistemas Integrados. Manual do Usuário. Versão: 1.0 Portal de Sistemas Integrados Manual do Usuário Versão: 1.0 Página: 1/33 Índice 1. Apresentação... 3 2. Descrição do Sistema... 3 3. Orientações Gerais ao Usuário...4 3.1. Senhas de Acesso... 4 4. Funcionalidades

Leia mais

CONFIGURAÇÃO PARA ACESSO AOS E-MAILS EM DISPOSITIVOS MÓVEIS

CONFIGURAÇÃO PARA ACESSO AOS E-MAILS EM DISPOSITIVOS MÓVEIS CONFIGURAÇÃO PARA ACESSO AOS E-MAILS EM DISPOSITIVOS MÓVEIS SUMÁRIO CONFIGURANDO ACESSO AOS E-MAILS EM UM DISPOSITIVO MÓVEL... 3 ADICIONAR UMA CONTA DE E-MAIL NO ANDROID... 4 ADICIONAR UMA CONTA DE E-MAIL

Leia mais

Instruções para download e instalação da atualização de Mapa GPS

Instruções para download e instalação da atualização de Mapa GPS Instruções para download e instalação da atualização de Mapa GPS Antes de iniciar o processo, você precisará um pen drive USB com uma capacidade de 2 GB ou maior. Em seu computador: 1. Finalize o processo

Leia mais

ROTEIRO DE EMISSÃO DE CERTIFICADO DIGITAL A3

ROTEIRO DE EMISSÃO DE CERTIFICADO DIGITAL A3 ROTEIRO DE EMISSÃO DE CERTIFICADO DIGITAL A3 1º PASSO VERIFIQUE OS REQUISITOS DO SEU EQUIPAMENTO: Sistema operacional: Windows 7 (64 bits), Windows 8 ou Windows 10; Navegador Internet Explorer Versão 8

Leia mais

ipads Embarque da plataforma de gestão Mosyle Informações complementares

ipads Embarque da plataforma de gestão Mosyle Informações complementares ipads Embarque da plataforma de gestão Mosyle Informações complementares Prezadas Famílias, É chegada a hora de embarcarmos a plataforma de gestão Mosyle nos ipads que serão utilizados pelos estudantes

Leia mais

PROCEDIMENTO INSTALAÇÃO SINAI ALUGUEL

PROCEDIMENTO INSTALAÇÃO SINAI ALUGUEL 1º Passo: Baixar o arquivo http://www.sinaisistemaimobiliario.com.br/instalar/instalador_aluguel.rar. 2º Passo: No SERVIDOR ao qual o sistema deverá ser instalado: a) Criar uma pasta, preferencialmente

Leia mais

NITGEN iaccess GUIA RÁPIDO DE USUÁRIO. www.fingertech.com.br - Fingertech Imp. e Com. de Produtos Tecnológicos LTDA.

NITGEN iaccess GUIA RÁPIDO DE USUÁRIO. www.fingertech.com.br - Fingertech Imp. e Com. de Produtos Tecnológicos LTDA. NITGEN iaccess GUIA RÁPIDO DE USUÁRIO 1 Sumário 1. Descrição do Software... 3 1.1 Visão Geral do Software... 3 1.2 Principais Características... 3 1.3 Especificação mínima e recomendada... 3 2. Instalação

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO UNIVASF SECRETARIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO STI DEPARTAMENTO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÕES

UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO UNIVASF SECRETARIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO STI DEPARTAMENTO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÕES UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO UNIVASF SECRETARIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO STI DEPARTAMENTO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÕES MANUAL DO USUÁRIO SISTEMA DE TRAMITAÇÃO DE DOCUMENTOS Versão 3.0

Leia mais

Assessoria Técnica de Tecnologia da Informação - ATTI. Projeto de Informatização da. Secretaria Municipal de Saúde do. Município de São Paulo

Assessoria Técnica de Tecnologia da Informação - ATTI. Projeto de Informatização da. Secretaria Municipal de Saúde do. Município de São Paulo Assessoria Técnica de Tecnologia da Informação - ATTI Projeto de Informatização da Secretaria Municipal de Saúde do Município de São Paulo Programa Bolsa Família Manual de Operação Conteúdo Sumário...

Leia mais

MicroWork TOUCH CHECKLIST

MicroWork TOUCH CHECKLIST Considerações Gerais O possibilita a execução diferenciada do CheckList de serviços do Veículo, com mobilidade e segurança através da captura de fotos, integradas automaticamente para o sistema MicroWork

Leia mais

Módulo Odontologia. Sumário. Odontologia

Módulo Odontologia. Sumário. Odontologia Módulo Odontologia Sumário Odontologia Este módulo contêm as informações referentes como lançar os dados do atendimento odontológico dos pacientes, bem como a(s) receita(s) a ele fornecidas e o(s) exame(s)

Leia mais

Usando o painel do operador

Usando o painel do operador Esta seção contém informações sobre o painel do operador, sobre a alteração das definições da impressora e sobre os menus do painel do operador. 1 É possível mudar a maioria das definições da impressora

Leia mais

COMO BAIXAR, INSTALAR E UTILIZAR O NAVEGADOR MOZILLA FIREFOX

COMO BAIXAR, INSTALAR E UTILIZAR O NAVEGADOR MOZILLA FIREFOX COMO BAIXAR, INSTALAR E UTILIZAR O NAVEGADOR MOZILLA FIREFOX Para começar, você sabe o que é um NAVEGADOR DE INTERNET ou BROWSER? Um navegador, também conhecido pelos termos ingleses web browser ou simplesmente

Leia mais

Network Camera. Guia do SNC easy IP setup Versão de software 1.0 Antes de operar o aparelho, leia todo este manual e guarde-o para referência futura.

Network Camera. Guia do SNC easy IP setup Versão de software 1.0 Antes de operar o aparelho, leia todo este manual e guarde-o para referência futura. 4-441-095-71 (1) Network Camera Guia do SNC easy IP setup Versão de software 1.0 Antes de operar o aparelho, leia todo este manual e guarde-o para referência futura. 2012 Sony Corporation Índice Salvar

Leia mais

MANUAL DE EMISSÃO DO CERTIFICADO TIPO A3 ENVIADO POR E-MAIL ENVIADO POR E-MAIL VERSÃO 10. Atualizado em 30/12/2015 Página 1 de 19

MANUAL DE EMISSÃO DO CERTIFICADO TIPO A3 ENVIADO POR E-MAIL ENVIADO POR E-MAIL VERSÃO 10. Atualizado em 30/12/2015 Página 1 de 19 MANUAL DE EMISSÃO DO CERTIFICADO TIPO A3 VERSÃO 10 Atualizado em 30/12/2015 Página 1 de 19 A renovação online do certificado somente poderá ser feita uma única vez (e-cpf) e em sistema operacional Windows

Leia mais

Guia de Instalação. Driver Gráfico de Impressão for WINDOWS

Guia de Instalação. Driver Gráfico de Impressão for WINDOWS Guia de Instalação Driver Gráfico de Impressão for WINDOWS Índice Apresentação...5 Documento...5 Modelos de Driver...5 Compatibilidade com Windows...5 Instalação...6 Configuração...12 Configuração da

Leia mais

(4) Não efetuamos alterações nem adaptações de qualquer natureza no software visando adaptar ao uso específico dos usuários.

(4) Não efetuamos alterações nem adaptações de qualquer natureza no software visando adaptar ao uso específico dos usuários. LEIA COM ATENÇÃO: (1) Os TERMOS DE USO dos SOFTWARES disponibilizados no SITE, são regidos pelo CONTRATO DE ADESÃO DE LICENÇA DE USO DE SOFTWARE, exibido abaixo. Caso não aceite os termos de uso, não utilize

Leia mais

Manual do Usuário CMS WordPress MU Versão atual: 2.8

Manual do Usuário CMS WordPress MU Versão atual: 2.8 Manual do Usuário CMS WordPress MU Versão atual: 2.8 1 - Introdução O Centro de Gestão do Conhecimento Organizacional, CGCO, criou, há um ano, uma equipe para atender à demanda de criação de novos sites

Leia mais

1. IDENTIFICAÇÃO FUNDAÇÃO FIAT SAÚDE E BEM ESTAR

1. IDENTIFICAÇÃO FUNDAÇÃO FIAT SAÚDE E BEM ESTAR 1 1 2 1. IDENTIFICAÇÃO FUNDAÇÃO FIAT SAÚDE E BEM ESTAR Razão Social: FUNDAÇÃO FIAT SAÚDE E BEM ESTAR CNPJ: 12.838.821/0001-80 Registro ANS: 41828-5 Inscrição Municipal: 130973/001-6 Inscrição Estadual:

Leia mais

Manual do usuário Certificado Digital

Manual do usuário Certificado Digital Manual do usuário Certificado Digital Parabéns Ao ter em mãos este manual, significa que você adquiriu um Certificado Digital DOCCLOUD Índice Importante 03 O que é um Certificado Digital? 04 Instalação

Leia mais

Certificado Digital Modelo e-conecte. Manual do Usuário

Certificado Digital Modelo e-conecte. Manual do Usuário Certificado Digital Modelo e-conecte Manual do Usuário Parabéns! Você acaba de adquirir o seu Certificado Digital Serasa Experian. Este manual é composto por informações importantes para que você possa

Leia mais

Sistema NetConta I - Guia de Referência Rápida

Sistema NetConta I - Guia de Referência Rápida Sistema NetConta I - Guia de Referência Rápida Dúvidas ou Sugestões: netconta@polimed.com.br Índice Como entrar no sistema NetConta 1?... 3 1. TRABALHANDO COM UMA REMESSA... 3 1.1.Como criar uma nova remessa?...

Leia mais

Guia de Referência Mobile. SIGEduc Mobile. Elaborado por: SIG Software e Consultoria em Tecnologia da Informação

Guia de Referência Mobile. SIGEduc Mobile. Elaborado por: SIG Software e Consultoria em Tecnologia da Informação Guia de Referência Mobile SIGEduc Mobile Elaborado por: SIG Software e Consultoria em Tecnologia da Informação www.sigsoftware.com.br 1. Introdução O SIGEduc Mobile é uma ferramenta para auxiliar o professor

Leia mais

Quick Installation Guide. Central Management Software

Quick Installation Guide. Central Management Software Quick Installation Guide English 繁 中 簡 中 日 本 語 Français Español Deutsch Português Italiano Türkçe Polski Русский Česky Svenska Central Management Software Verifique o conteúdo da embalagem Índice CD do

Leia mais

LEUCOTRON EQUIPAMENTOS LTDA ROTEIRO DE INTERLIGAÇÃO SIP ACTIVE IP COM REGISTRO

LEUCOTRON EQUIPAMENTOS LTDA ROTEIRO DE INTERLIGAÇÃO SIP ACTIVE IP COM REGISTRO LEUCOTRON EQUIPAMENTOS LTDA PÓS-VENDAS LEUCOTRON ROTEIRO DE INTERLIGAÇÃO SIP ACTIVE IP COM REGISTRO SANTA RITA DO SAPUCAÍ MINAS GERAIS 2012 PÓS VENDAS LEUCOTRON ROTEIRO DE INTERLIGAÇÃO SIP ACTIVE IP COM

Leia mais

Software em inglês com revisor de textos em português. Guia de instalação

Software em inglês com revisor de textos em português. Guia de instalação Software em inglês com revisor de textos em português. Guia de instalação INSTRUÇÕES DE INÍCIO RÁPIDO 1. Verifique se o Mac atende aos requisitos mínimos do sistema. 2. Remova o Microsoft Office 2008

Leia mais

Acesso Remoto. Tutorial de Utilização para Android. Sistema Einstein Integrado de Bibliotecas / SEIB 2016

Acesso Remoto. Tutorial de Utilização para Android. Sistema Einstein Integrado de Bibliotecas / SEIB 2016 Acesso Remoto Tutorial de Utilização para Android Sistema Einstein Integrado de Bibliotecas / SEIB 2016 Neste Módulo Você Verá: Apresentação do Acesso Remoto Procedimentos de acesso para dispositivos com

Leia mais

Atualização de Software Guia do Usuário

Atualização de Software Guia do Usuário Atualização de Software Guia do Usuário Copyright 2009 Hewlett-Packard Development Company, L.P. Windows é uma marca registrada da Microsoft Corporation nos Estados Unidos. As informações contidas neste

Leia mais

SISTEMA QUADRO DE ESTOQUE ON-LINE MANUAL DE OPERAÇÃO

SISTEMA QUADRO DE ESTOQUE ON-LINE MANUAL DE OPERAÇÃO MANUAL DE OPERAÇÃO Digitador do Quadro de Estoque Última atualização: 22/02/2010 ACESSO AO SISTEMA O acesso ao sistema deve ser feito por meio do endereço de internet: http://estoquedse.edunet.sp.gov.br

Leia mais

,QVWDODomR. Dê um duplo clique para abrir o Meu Computador. Dê um duplo clique para abrir o Painel de Controle. Para Adicionar ou Remover programas

,QVWDODomR. Dê um duplo clique para abrir o Meu Computador. Dê um duplo clique para abrir o Painel de Controle. Para Adicionar ou Remover programas ,QVWDODomR 5HTXLVLWRV0tQLPRV Para a instalação do software 0RQLWXV, é necessário: - Processador 333 MHz ou superior (700 MHz Recomendado); - 128 MB ou mais de Memória RAM; - 150 MB de espaço disponível

Leia mais

Como remover vírus do celular

Como remover vírus do celular Como remover vírus do celular Os usuários já estão acostumados a encontrar malwares no computador, mas na hora de perceber como remover vírus do celular, se complicam. E na medida em que se tornam mais

Leia mais

Atualização Firmware Tablet AOC Breeze MW0922BR

Atualização Firmware Tablet AOC Breeze MW0922BR Modelos: Sintoma: Solução: Somente para o modelo: MW0922BR. Não inicializa o Android ; Trava / Não responde Comandos ; Problemas para instalar Aplicativos (Compatíveis) ; Interferência na imagem. Realizar

Leia mais

GPS NEXTEL. GUIA DE UTILIZAÇÃO É NAVEGAÇÃO 3D. É GPS. É NEXTEL.

GPS NEXTEL. GUIA DE UTILIZAÇÃO É NAVEGAÇÃO 3D. É GPS. É NEXTEL. GPS NEXTEL. É NAVEGAÇÃO 3D. É GPS. É NEXTEL. Com o serviço* oferecido pela Nextel, você dispõe de um avançado sistema GPS de navegação, com rotas e mapas 3D, orientação por voz, localização de pontos de

Leia mais

IBRX Sistemas Eletrônicos. Manual técnico. Configuração: IBRX Módulo portão Rev 020216 2. O IBRX Portão funciona em 4 tipos de conexão:

IBRX Sistemas Eletrônicos. Manual técnico. Configuração: IBRX Módulo portão Rev 020216 2. O IBRX Portão funciona em 4 tipos de conexão: IBRX Portão IBRX Módulo portão Rev 020216 2 Manual técnico O IBRX Portão funciona em 4 tipos de conexão: Servidor Cliente Online DHCP Cliente Online Cliente Offline Modo Servidor: Neste modo o módulo cria

Leia mais

GUIA DO USUÁRIO PARECERISTA GECi Gerenciador de Eventos Científicos

GUIA DO USUÁRIO PARECERISTA GECi Gerenciador de Eventos Científicos IBILCE UNESP 2014 GUIA DO USUÁRIO PARECERISTA GECi Gerenciador de Eventos Científicos Coordenação: Prof. Dr. Carlos Roberto Valêncio Controle do Documento Alteração Feita Responsável Data Atualização do

Leia mais

Manual de Operações do Painel Administrativo do site www.jornalrotadomar.com.br

Manual de Operações do Painel Administrativo do site www.jornalrotadomar.com.br Manual de Operações do Painel Administrativo do site www.jornalrotadomar.com.br 2015 DMW DESIGN - AGÊNCIA DIGITAL contato@dmwdesign.com.br www.dmwdesign.com.br Login Para efetuar o Login no Painel Administrativo

Leia mais

Procedimento para Adequações às Mudanças Tecnológicas do Módulo Autorizador v4

Procedimento para Adequações às Mudanças Tecnológicas do Módulo Autorizador v4 Procedimento para Adequações às Mudanças Tecnológicas do Módulo Autorizador v4 Página 1 Índice Introdução... 3 Novo Portal da Farmácia... 4 Padronização do Cupom Vinculado... 5 Módulo de segurança... 6

Leia mais

testo Saveris Web Access Software Manual de instruções

testo Saveris Web Access Software Manual de instruções testo Saveris Web Access Software Manual de instruções 2 1 Índice 1 Índice 1 Índice... 3 2 Especificações... 4 2.1. Utilização... 4 2.2. Requisitos do sistema... 4 3 Instalação... 5 3.1. Instalação de

Leia mais

TCI Sistemas Integrados

TCI Sistemas Integrados TCI Sistemas Integrados Manual Gera arquivo Prefeitura 1 Índice 1 - Cadastros obrigatórios para Gerar Arquivo para Prefeitura...3 2 Gerar Arquivo...8 3 Retorno Arquivo Prefeitura...19 2 1 Cadastros obrigatórios

Leia mais

Criar e formatar relatórios

Criar e formatar relatórios Treinamento Criar e formatar relatórios EXERCÍCIO 1: CRIAR UM RELATÓRIO COM A FERRAMENTA RELATÓRIO Ao ser executada, a ferramenta Relatório usa automaticamente todos os campos da fonte de dados. Além disso,

Leia mais

COMANDO DA AERONÁUTICA

COMANDO DA AERONÁUTICA COMANDO DA AERONÁUTICA COMANDO GERAL DE APOIO CENTRO DE COMPUTAÇÃO DA AERONÁUTICA DO RIO DE JANEIRO Manual de Utilização do E-mail Corporativo da Força Aérea Brasileira SUMÁRIO INTRODUÇÃO...3 WEBMAIL...3

Leia mais

VPN do TCE para WINDOWS 1. Instalação. 3. Na janela Choose Setup Type, clique no botão VPN Only e então clique em Next.

VPN do TCE para WINDOWS 1. Instalação. 3. Na janela Choose Setup Type, clique no botão VPN Only e então clique em Next. VPN do TCE para WINDOWS 1 Instalação 3. Na janela Choose Setup Type, clique no botão VPN Only e então clique em Next. 1. Baixe em seu computador a versão do programa compatível com o sistema operacional

Leia mais

APOSTILA DE INFORMÁTICA INTERNET E E-MAIL

APOSTILA DE INFORMÁTICA INTERNET E E-MAIL APOSTILA DE INFORMÁTICA INTERNET E E-MAIL Profa Responsável Fabiana P. Masson Caravieri Colaboração Empresa Júnior da Fatec Jales Monitora: Ângela Lopes Manente SUMÁRIO 1. INTERNET... 3 2. ACESSANDO A

Leia mais

Prefeitura de Araxá sábado, 11 de setembro de 2015

Prefeitura de Araxá sábado, 11 de setembro de 2015 sábado, 11 de setembro de 2015 ÍNDICE Desbloquear PopUps SIAT ONLINE Considerações Gerais Benefícios Pessoas Físicas. Benefícios Pessoas Jurídicas. Tela Inicial anônimos Acesso Restrito Direcionado a Empresas

Leia mais

Manual aplicativo webprint.apk

Manual aplicativo webprint.apk Manual aplicativo webprint.apk SÃO PAULO JULHO /2010 Sumário Instalando a aplicação no Cartão de memória:... 3 COMO CONECTAR O APLICATIVO MOTOROLA WEB PRINT E IMPRESSORA PENTAX POCKET JET 3.... 7 Aprendendo

Leia mais

CRIAÇÃO DE TABELAS NO ACCESS. Criação de Tabelas no Access

CRIAÇÃO DE TABELAS NO ACCESS. Criação de Tabelas no Access CRIAÇÃO DE TABELAS NO ACCESS Criação de Tabelas no Access Sumário Conceitos / Autores chave... 3 1. Introdução... 4 2. Criação de um Banco de Dados... 4 3. Criação de Tabelas... 6 4. Vinculação de tabelas...

Leia mais

PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE PORTO VELHO SECRETARIA MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO SEMAD DEPARTAMENTO DE RECURSOS DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO DRTI

PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE PORTO VELHO SECRETARIA MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO SEMAD DEPARTAMENTO DE RECURSOS DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO DRTI PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE PORTO VELHO SECRETARIA MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO SEMAD DEPARTAMENTO DE RECURSOS DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO DRTI GUIA DO USUÁRIO COMUNICADOR SPARK INÍCIO O comunicador SPARK

Leia mais

Número de Peça: 92P1921

Número de Peça: 92P1921 Número de Peça: 92P1921 Obrigado por adquirir o computador IBM ThinkPad X Series. Compare os itens desta lista com os itens da caixa. Se algum item estiver faltando ou estiver danificado, entre em contato

Leia mais

Como usar a opção de Folha de roteamento

Como usar a opção de Folha de roteamento Como usar a opção de Folha de roteamento Uma Folha de roteamento é uma página especial com um código de barras que contém instruções de distribuição para seu documento. Quando a opção Folha de roteamento

Leia mais