Manual de Normas de Identidade

Save this PDF as:
 WORD  PNG  TXT  JPG

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Manual de Normas de Identidade"

Transcrição

1 Manual de Normas de Identidade

2 ÍNDICE 2 1. A Essência da Identidade 2. Identidade 2.1 Versões oficiais da Marca A Cores (CMYK e RGB) Escala de Cinzas 1 Cor Pantone 2.2 Marca Oficial com Assinatura A Cores (CMYK e RGB) Escala de Cinzas 1 Cor Pantone 2.3 Cores 2.4 Redução mínima 2.5 Zona de proteção 2.6 Tipografia 2.7 Uso da identidade em fundos fotográficos e de cor 2.8 Usos incorretos da Marca 3. Arquitetura de Marca 3.1 Normas 4. Aplicações O estabelece um conjunto de regras e recomendações que assegura a correta aplicação e consistência da Identidade Conmebol. A correta aplicação deste conjunto de regras é essencial para criar e manter a identidade da Conmebol.

3 1. A Essência da Identidade É tempo de futuro. É tempo de reconstruir o significado da CONMEBAL na vida dos Sul Americanos e com isso alcançar o mundo. Não usar estas imagens, servem apenas para ilustrar este manual.

4 1. A Essência da Identidade É tempo de jogar pelo que mantém os fãs vivos. Emoções. Não usar estas imagens, servem apenas para ilustrar este manual.

5 1. A Essência da Identidade É tempo de ser a marca convergente que traz a união e cria relações significativas com os fãs e com as sociedades. Não usar estas imagens, servem apenas para ilustrar este manual.

6 1. A Essência da Identidade É hora de ir mais longe do que ser apenas uma referência do Futebol Sul Americano. É hora de fazer todo o mundo, Acreditar. Não usar estas imagens, servem apenas para ilustrar este manual.

7 1. A Essência da Identidade É tempo de parar com o sentimento de desilusão que faz com que os Sul Americanos desconfiem da sua capacidade de ir mais longe; ir mais fundo. Não usar estas imagens, servem apenas para ilustrar este manual.

8 1. A Essência da Identidade É tempo de Desafiar a tua alma. COMO? Não usar estas imagens, servem apenas para ilustrar este manual.

9 1. A Essência da Identidade Crê em grande. Não usar estas imagens, servem apenas para ilustrar este manual.

10 1. A Essência da Identidade A silhueta da bola com o escudo interior, reflecte a ousadia e a paixão representadas por todas as equipa envolvidas nas competições. Crê em Grande A impressão digital que é única e confere identidade e expressão ao continente Sul Americano, que unifica e engrandece todo o continente no mundo do futebol. Data da fundação da Conmebol, a mais antiga confederação de futebol do mundo. Personalização da tipografia* * O tipo de letra personalizado em maiúsculas sugere formalidade, sobriedade, retidão e transmite uma sensação de solidez.

11 2. Identidade MARCA OFICIAL Versão Principal Vertical A marca é composta pelo logótipo e pelo símbolo. A relação entre os elementos da identidade foi cuidadosamente estudada e não deve, sob nenhuma circunstância, ser alterada, sendo que as proporções devem ser mantidas independentemente do tamanho que a identidade assuma. Utilizar a versão principal sempre que possível.

12 2. Identidade MARCA OFICIAL Versão Secundária Horizontal Utilizar em formatos horizontais ou sempre que a versão principal não seja a mais indicada.

13 2. Identidade 2.1 VERSÕES OFICIAIS DA MARCA Versão a CORES (CMYK E RGB)_em fundo claro BRAND / 01_Official Logo / On Light Background 13 Estes comportamentos cromáticos garantem a leitura e reconhecimento corretos da identidade Conmebol como é suposto. A consistência da identidade Conmebol depende destes fatores. Estas versões devem ser usadas em processos e reproduções CMYK e RGB, em fundos claros, escuros e em quaisquer outros fundos considerados relevantes para a marca. Versão a CORES (CMYK E RGB)_en fundo escuro BRAND / 01_Official Logo / On Dark Background VERSÃO VERTICAL VERSÃO HORIZONTAL (Versão Secundária)

14 2. Identidade 2.1 VERSÕES OFICIAIS DA MARCA Versão em ESCALA DE CINZAS_em fundo claro BRAND / 01_Official Logo / On Light Background 14 Esta versão da identidade deve ser usada durante a reprodução sobre branco, preto e/ou cinza em sistemas que permitam redes de boa definição e sempre que não seja possível a utilização da marca em cmyk. Versão em ESCALA DE CINZAS_em fundo escuro BRAND / 01_Official Logo / On Dark Background VERSÃO VERTICAL VERSÃO HORIZONTAL (Versão Secundária)

15 2. Identidade 2.1 VERSÕES OFICIAIS DA MARCA Versão a 1 COR_em fundo claro BRAND / 01_Official Logo / On Light Background 15 Esta versão da marca é recomendada em situações específicas de limitação de reprodução ou em situações em que a utilização da cor não é aconselhável. É recomendável a utilização do logo a uma cor - preto sobre fundos brancos, ou branco sobre fundos pretos. Versão a 1 COR_em fundo escuro BRAND / 01_Official Logo / On Dark Background VERSÃO VERTICAL VERSÃO HORIZONTAL (Versão Secundária)

16 2. Identidade 2.1 VERSÕES OFICIAIS DA MARCA Versão a PANTONE_em fundo claro BRAND / 01_Official Logo / On Light Background 16 Esta versão da identidade deve ser usada em sistemas de produção que não permitam redes, tramas e escala de cinzas. Deve ser aplicada em Sistema de Impressão Pantone. VERSÃO VERTICAL VERSÃO HORIZONTAL (Versão Secundária)

17 2. Identidade 2.2 MARCA OFICIAL COM ASSINATURA Versão a CORES (CMYK E RGB)_em fundo claro BRAND / 02_Exceptional Logo_W Tagline / On Light Background 17 Estes comportamentos cromáticos garantem a leitura correta e reconhecimento da identidade Conmebol como é suposto. A consistência da identidade Conmebol depende destes fatores. Estas versões devem ser usadas em processos e reproduções CMYK e RGB, em fundos claros, escuros e em quaisquer outros fundos considerados relevantes para a marca. Versão a CORES (CMYK E RGB)_en fundo escuro BRAND / 02_Exceptional Logo_W Tagline / On Dark Background VERSÃO VERTICAL VERSÃO HORIZONTAL (Versão Secundária)

18 2. Identidade 2.2 MARCA OFICIAL COM ASSINATURA Versão em ESCALA DE CINZAS_em fundo claro BRAND / 02_Exceptional Logo_W Tagline / On Light Background 18 Esta versão da identidade deve ser usada durante a reprodução sobre branco, preto e/ou cinza em sistemas que permitam redes de boa definição e sempre que não seja possível a utilização da marca em cmyk. Versão em ESCALA DE CINZAS_em fundo escuro BRAND / 02_Exceptional Logo_W Tagline / On Dark Background VERSÃO VERTICAL VERSÃO HORIZONTAL (Versão Secundária)

19 2. Identidade 2.2 MARCA OFICIAL COM ASSINATURA Versão a 1 COR_em fundo claro BRAND / 02_Exceptional Logo_W Tagline / On Light Background 19 Esta versão da marca é recomendada em situações específicas de limitação de reprodução ou em situações em que a utilização da cor não é aconselhável. É recomendável a utilização do logo a uma cor - preto sobre fundos brancos, ou branco sobre fundos pretos. Versão a 1 COR_em fundo escuro BRAND / 02_Exceptional Logo_W Tagline / On Dark Background VERSÃO VERTICAL VERSÃO HORIZONTAL (Versão Secundária)

20 2. Identidade 2.2 MARCA OFICIAL COM ASSINATURA Versão a PANTONE_em fundo claro BRAND / 02_Exceptional Logo_W Tagline / On Light Background 20 Esta versão da identidade deve ser usada em sistemas de produção que não permitam redes, tramas e escala de cinzas. Deve ser aplicada em Sistema de Impressão Pantone. VERSÃO VERTICAL VERSÃO HORIZONTAL (Versão Secundária)

21 2. Identidade CORES Versão a CORES Nesta página demonstra-se a aplicação do logo e das cores de fundo oficiais da marca Conmebol. Os fundos oficiais são o branco e o azul monocromáticos. CMYK: 0/0/0/0 RGB: 255/255/255 WEB: #fffff CMYK: 100/65/0/40 RGB: 26/62/114 WEB: #1a3e72

22 2. Identidade CORES Versão a PANTONE Nesta página demonstra-se a aplicação do logo e das cores de fundo oficiais da marca Conmebol. Os fundos oficiais são o branco e o azul no Sistema Pantone Print. White RAL: 9003 VINIL: B** Pantone 2935 C RAL: 5005 VINIL: * * 3M Light Management Films Series 3635 * 3M Scotchcal Translucent Films Series 3630

23 2. Identidade REDUÇÃO MÍNIMA DA MARCA As dimensões mínimas definidas neste manual asseguram a integridade e leitura da identidade Conmebol e devem sempre ser respeitadas. Não há limite máximo de aumento. 18 mm 40 mm 2.5 ÁREA DE PROTEÇÃO DA MARCA Não podem ser colocados elementos no espaço em branco que rodeia o Logo.

24 2. Identidade 2.6 TIPOGRAFIA: OFICIAL A Branding é um tipo de letra moderno especialmente projetada para responder às necessidades estéticas e funcionais, é a interpretação de um tipo de letra moderno a partir da perspetiva do próprio designer. Este tipo de letra consolida uma ampla gama de nuances e combina aparentemente, elementos opostos como tecnologia e formas redondas. Adicionalmente, os caracteres alternativos tornam a Branding uma ferramenta ideal para designers gráficos e directores de arte. A Branding é um tipo de letra sans-serif com altura média-alta, ligeiramente mais larga no que toca a proporções horizontais, curvas corretas e terminações convexas. Esta fonte assenta na perfeição em logótipos, textos curtos e outros. Branding Light ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ abcdefghijklmnopqrstuvwxyz ?!#$ Branding Light Italic ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ abcdefghijklmnopqrstuvwxyz ?!#$ Branding Medium ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ abcdefghijklmnopqrstuvwxyz ?!#$ Branding Bold ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ abcdefghijklmnopqrstuvwxyz ?!#$ Designer: Alfonso García Foundry: Latinotype Shop: Branding Medium Italic ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ abcdefghijklmnopqrstuvwxyz ?!#$ Branding Bold Italic ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ abcdefghijklmnopqrstuvwxyz ?!#$ 24

25 2. Identidade 2.6 TIPOGRAFIA: SUPORTES DIGITAIS Ubuntu Light ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ abcdefghijklmnopqrstuvwxyz ?!#$ 25 Ubuntu Light Italic ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ abcdefghijklmnopqrstuvwxyz ?!#$ Designer: Dalton Maag Foundry: Dalton Maag/ Google Shop: Ubuntu Medium ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ abcdefghijklmnopqrstuvwxyz ?!#$ Ubuntu Medium Italic ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ abcdefghijklmnopqrstuvwxyz ?!#$ Ubuntu Bold ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ abcdefghijklmnopqrstuvwxyz ?!#$ Ubuntu Bold Italic ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ abcdefghijklmnopqrstuvwxyz ?!#$

26 2. Identidade 2.6 TIPOGRAFIA: FONTE DE SISTEMA Arial ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ abcdefghijklmnopqrstuvwxyz ?!#$ 26 Arial Italic ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ abcdefghijklmnopqrstuvwxyz ?!#$ Arial Bold ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ abcdefghijklmnopqrstuvwxyz ?!#$ Arial Bold Italic ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ abcdefghijklmnopqrstuvwxyz ?!#$ Arial Black ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ abcdefghijklmnopqrstuvwxyz ?!#$

27 2. Identidade APLICAÇÃO EM FUNDOS: FOTOGRÁFICOS A versão da Marca Oficial quando aplicada sobre fundos fotográficos deve respeitar o contraste entre estas. Não usar estas imagens, servem apenas para ilustrar este manual.

28 2. Identidade BRAND / 03_Gradient Background FUNDOS DE COR: OFICIAIS Cmyk Gradiente e Cmyk Sólido Estes são os dois fundos de cor para utilização da marca a cores. Gradiente CMYK: 100/65/0/40 RGB: 26/62/114 WEB: #1a3e72

29 2. Identidade FUNDO DE COR: OFICIAL Pantone Este versão de fundo é para ser usada com a marca a uma cor. Pantone 2935 C RAL: 5005 VINIL: * * 3M Scotchcal Translucent Films Series 3630

30 2. Identidade APLICAÇÃO EM FUNDOS: DE CORES ALEATÓRIAS A versão da Marca Oficial quando aplicada sobre fundos de várias cores deve respeitar o contraste entre estas.

31 2. Identidade USOS INCORRECTOS DA MARCA Estes são alguns exemplos do que não é permitido fazer com a Marca Conmebol. A Marca só deve ser usada segundos as formas anteriormente referidas neste manual. Não alterar cores da Marca Não deformar a Marca Não aplicar texturas ou efeitos na Marca Não trocar a ordem dos elementos da Marca Não rodar a Marca Não alterar cores da Marca

32 3. Arquitetura de Marca NORMAS Estas são as regras de endosso para as competições existentes. As mesmas devem ser aplicadas para as competições existentes e futuras. 70% of % of 2 1 Exemplo com Sponsor 70% of % of 2 1 2

33 3. Arquitetura de Marca NORMAS Exemplo com Localização (Localização da Cidade ou do País) 70% of % of 2 1 PLACE 2

34 4. Aplicações 34 Placas de estádio - Placa de 1 x 12 m - Placa de 1 x 6 m

35 4. Aplicações 35 Bandeiras

36 4. Aplicações 36 Bandeiras

37 4. Aplicações 37 Estacionário

38 4. Aplicações 38 A B Estacionário A B C D Papel de carta A4 Bloco A5 Cartão de visita Caneta / Pin C D

39 4. Aplicações 39 Estacionário A Envelopes e Capa A4 A

40 4. Aplicações 40 Estacionário A Capa A4 A

41 4. Aplicações 41 Sacos de papel plastificados

42 4. Aplicações 42 Sacos de lona para merchandising

43

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL SUMÁRIO Usos corretos e incorretos 3 Fundos corretos e incorretos 6 Cores institucionais 8 Tipografias institucionais 11 Arejamento & Redução mínima 14 Aplicações da marca 17

Leia mais

MANUAL DA MARCA Julho 2011

MANUAL DA MARCA Julho 2011 MANUAL DA MARCA Julho 2011 INTRODUÇÃO Esta é a nossa marca. É por meio dela que nos relacionamos com colaboradores, fornecedores, parceiros, consumidores e o mercado. O objetivo deste manual é oferecer

Leia mais

MANUAL DE NORMAS GRÁFICAS MOD02_PR02_V01

MANUAL DE NORMAS GRÁFICAS MOD02_PR02_V01 MANUAL DE NORMAS GRÁFICAS 1 MOD02_PR02_V01 DATA: Novembro 2015 ELABORADO: Laura Santos APROVADO: Manuel Serejo ASSUNTO: Normas para apresentação de documentos Normas e apresentação dos documentos (word,

Leia mais

Manual de Identidade Visual. da Universidade Estadual do Paraná UNESPAR. Universidade Estadual do Paraná

Manual de Identidade Visual. da Universidade Estadual do Paraná UNESPAR. Universidade Estadual do Paraná Manual de Identidade Visual da SUMÁRIO O LOGOTIPO VERSÃO PRINCIPAL O logotipo da (Unespar) foi escolhido por meio da realização de um concurso com a participação da comunidade acadêmica: agentes universitários,

Leia mais

Manual de Identidade Visual. 1º Caderno - Características da logomarca e regras gerais de aplicação.

Manual de Identidade Visual. 1º Caderno - Características da logomarca e regras gerais de aplicação. Manual de Identidade Visual 1º Caderno - Características da logomarca e regras gerais de aplicação. Introdução Este manual apresenta, documenta e normatiza a utilização da identidade visual da Agência

Leia mais

MANUAL DE MARCAS. 11.02.2015 GEM - Gestão Estratégica de Marcas

MANUAL DE MARCAS. 11.02.2015 GEM - Gestão Estratégica de Marcas MANUAL DE MARCAS 11.02.2015 GEM - Gestão Estratégica de Marcas INTRODUÇÃO Na construção de uma marca forte é essencial sermos consistentes na forma de comunicar em todas as áreas de negócio onde atuamos.

Leia mais

MANUAL NORMAS GRÁFICAS. Não há outro assim

MANUAL NORMAS GRÁFICAS. Não há outro assim MARCA COMERCIAL UM COPO O conjunto de elementos remete para a figura de um copo, pelo simbolismo que acarreta este elemento. Um ícone que deixa claro o sector onde a marca se vai destacar. UM CENÁRIO VINHO+MAR+TERRA+MONTES+GÁS

Leia mais

Manual de Identidade Corporativa

Manual de Identidade Corporativa Manual de Identidade Corporativa Marca Universo Aplicações 1 Marca 3 2 Universo 24 3 Aplicações 36 Marca 1 Marca A marca 4 O uso do símbolo 6 Versões da marca 7 Proporções da marca 8 Arejamento 9 Tamanho

Leia mais

Versão 0 Aveiro 20 MAI 2015. normas da marca INCUBADORA DE EMPRESAS DA REGIÃO DE AVEIRO

Versão 0 Aveiro 20 MAI 2015. normas da marca INCUBADORA DE EMPRESAS DA REGIÃO DE AVEIRO Versão 0 Aveiro 20 MAI 2015 normas da marca normas da marca / / Génese Forma elementar Forma revestida Repetição das formas normas da marca / / Arquitetura Sobreposição Simplificação Elemento nuclear Sistema

Leia mais

1 Assinatura 2 Cores 3 Tipografia 4 Estacionário

1 Assinatura 2 Cores 3 Tipografia 4 Estacionário 1 Assinatura 2 Cores 3 Tipografia 4 Estacionário 1 Assinatura A imagem corporativa/imagem global de todos os materias que têm a imagem da empresa registam uma primeira impressão sobre a empresa, quer perante

Leia mais

janeiro. 2015 Manual de normas Marca Transportes de Lisboa

janeiro. 2015 Manual de normas Marca Transportes de Lisboa janeiro. 2015 Manual de normas Marca Transportes de Lisboa Marca Transportes de Lisboa Símbolo/logotipo símbolo logotipo Composto pelo nome transportes de no tipo Metrolis Regular e Lisboa no tipo Metrolis

Leia mais

Manual UnivFumec.qxd 29/10/2004 16:49 Page 1

Manual UnivFumec.qxd 29/10/2004 16:49 Page 1 Manual UnivFumec.qxd 29/10/2004 16:49 Page 1 1 Manual UnivFumec.qxd 29/10/2004 16:49 Page 2 MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL UNIVERSIDADE F U M E C 2 Manual UnivFumec.qxd 29/10/2004 16:49 Page 3 O maior patrimônio

Leia mais

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL INTRODUÇÃO O Manual de Identidade Visual pretende ser o documento básico de referência para criação das mensagens visuais da empresa, como pastas, cartões de visita, papéis

Leia mais

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri 3 MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri Diretoria de Comunicação Social

Leia mais

Manual de Identidade Visual

Manual de Identidade Visual Manual de Identidade Visual APRESENTAÇÃO Este Manual tem como objetivo estabelecer e consolidar a identidade visual da Secretaria do Tesouro Nacional, garantindo a unicidade no processo comunicativo em

Leia mais

MANUAL DE IDENTIDADE GRÁFICA

MANUAL DE IDENTIDADE GRÁFICA MANUAL DE IDENTIDADE GRÁFICA MANUAL DE IDENTIDADE GRÁFICA Este manual destina-se a orientar a utilização e aplicação dos elementos básicos da identidade, de forma a que seja salvaguardada a sua personalidade

Leia mais

ÍNDICE. 1. Marca 1.1 Valores 1.2 Conceito visual

ÍNDICE. 1. Marca 1.1 Valores 1.2 Conceito visual 09.05.2013 ÍNDICE 1. Marca 1.1 Valores 1.2 Conceito visual 2. Elementos Visuais 2.1 Construção 2.2 Área de protecção 2.3 Dimensão mínima 2.4 Tipografia 2.5 Cores 2.6 Marca Registada 3. Assinatura 3.1 Conceito

Leia mais

Manual de Identidade Normas Básicas

Manual de Identidade Normas Básicas Manual de Identidade Normas Básicas Este manual contém as normas base para a correcta aplicação e utilização da nossa identidade. As ferramentas principais são a Marca, o Símbolo e a Tipografia, que constituem

Leia mais

manual de identidade visual

manual de identidade visual manual de identidade visual manual-perpart2.indd 1 índice 02 03 Apresentação A Marca 20 Papelaria Institucional Cartão de Visita I 04 A Marca 21 Cartão de Visita II 05 Logotipo 22 Envelope Ofício 06 Símbolo

Leia mais

MANUAL DA MARCA 11.01.2013

MANUAL DA MARCA 11.01.2013 MANUAL DA MARCA 11.01.2013 ÍNDICE 1. APRESENTAÇÃO O mundo MEO. 1.1 A visão 4 1.2 A nossa missão 5 1.3 A promessa 6 1.4 Os valores 7 1.5 A personalidade 8 3. ESTILO DA MARCA O estilo MEO. 3.1 Género e forma

Leia mais

Manual de Identidade Visual Fiat Manual de Identidade Visual Fiat

Manual de Identidade Visual Fiat Manual de Identidade Visual Fiat Manual de Identidade Visual Fiat Manual de Identidade Visual Fiat De modo geral, a versão de logo preferida para uso é a versão fotográfica com sombra e brilho. Onde não for possível utilizar esta versão,

Leia mais

MANUAL DE IDENTIDADE. inside office

MANUAL DE IDENTIDADE. inside office ÍNDICE APRESENTAÇÃO 3 CORES 4 FAMÍLIA TIPOGRÁFICA 5 APLICAÇÕES DA MARCA 6 USOS INCORRETOS 0 REDUÇÃO DA MARCA AREJAMENTO DA MARCA VERSÕES MONOCROMÁTICAS MARCA EM NEGATIVO 1 4 2 3 APRESENTAÇÃO Esta é a marca

Leia mais

Sumário. Apresentação. 1. Assinaturas. 1.1. Completa. 1.2. Completa em português. 1.3. Completa sem endosso. 1.4. Simples. 1.5. Simples com descritivo

Sumário. Apresentação. 1. Assinaturas. 1.1. Completa. 1.2. Completa em português. 1.3. Completa sem endosso. 1.4. Simples. 1.5. Simples com descritivo Manual de aplicação Sumário Apresentação 1. Assinaturas 1.1. Completa 1.2. Completa em português 1.3. Completa sem endosso 1.4. Simples 1.5. Simples com descritivo 1.6. Produto 1.7. Produto mínima 1.8.

Leia mais

BRAND BOOK. Locamerica 2011 TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

BRAND BOOK. Locamerica 2011 TODOS OS DIREITOS RESERVADOS BRAND BOOK Locamerica 2011 TODOS OS DIREITOS RESERVADOS BRAND BOOK Este BRAND BOOK foi criado para orientar a expressão da marca Locamerica em todos os momentos de contato com seus públicos. Seu objetivo

Leia mais

seguros IASA manual de identidade visual

seguros IASA manual de identidade visual manual de identidade visual Sumário A marca Sobre a Marca... 03 Assinaturas da Marca... 04 Versões da Marca... 05 Padrão Cromático... 06 Mallha Construtiva... 07 Limite de Redução... 08 Área de Proteção...

Leia mais

APRESENTAÇÃO. A identidade visual da Virada da Saúde foi desenvolvida para expressar o conceito do evento.

APRESENTAÇÃO. A identidade visual da Virada da Saúde foi desenvolvida para expressar o conceito do evento. APRESENTAÇÃO A identidade visual da Virada da foi desenvolvida para expressar o conceito do evento. urbanidade e saúde qualidade de vida do homem sustentabilidade como promoção de saúde protagonismo pertencimento

Leia mais

Manual de Identidade Visual. FACEPE Manual de Identidade Visual 1

Manual de Identidade Visual. FACEPE Manual de Identidade Visual 1 Manual de Identidade Visual FACEPE Manual de Identidade Visual 1 1. MARCA Apresentação Aplicação Cores Institucionais Família Tipográfica Reprodução da Marca Usos Incorretos Redução Área de Respiro Aplicação

Leia mais

MANUAL DE USO E APLICAÇÃO DA MARCA

MANUAL DE USO E APLICAÇÃO DA MARCA MANUAL DE USO E APLICAÇÃO DA MARCA ÍNDICE 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 APRESENTAÇÃO DEFESA DA MARCA FAMÍLIA TIPOGRÁFICA PADRÃO CROMÁTICO APLICAÇÕES E VERSÕES LIMITES DE REDUÇÃO

Leia mais

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL 1 MENSAGEM DA PRESIDÊNCIA O conjunto marca/logotipo é o elemento gráfico e visual pelo qual somos reconhecidos nos diversos meios em que atuamos. As suas formas foram concebidas

Leia mais

Manual de Marca Fundação Espaço ECO. Versão 03. Janeiro, 2015.

Manual de Marca Fundação Espaço ECO. Versão 03. Janeiro, 2015. Ω Manual de Marca Fundação Espaço ECO Versão 03. Janeiro, 2015. Ω CADERNO AZUL 02 01. Introdução 03 01.1 Apresentação 04 01.2 A marca Fundação Espaço ECO 06 02. Diretrizes da marca 07 02.1 Formatos da

Leia mais

Manual de Identidade Visual da Marca Fiat

Manual de Identidade Visual da Marca Fiat Manual de Identidade Visual da Marca Fiat Conceito A construção de um logo...é Em última instância o reflexo da integração da empresa que simboliza. Seu efeito depende consideravelmente da sua exposição

Leia mais

caderno de normas da marca inegi

caderno de normas da marca inegi caderno de normas da marca inegi identidade As pessoas reconhecem uma instituição pela sua identidade, o que significa que a identidade corporativa é como a face de uma pessoa. Pode ser amigável, interessante,

Leia mais

Manual de Normas Gráficas. COMPETE - Programa Operacional Factores de Competitividade

Manual de Normas Gráficas. COMPETE - Programa Operacional Factores de Competitividade Manual de Normas Gráficas COMPETE - Programa Operacional Factores de Competitividade > Índice A Marca 05 Identidade 06. Logótipo 08. Versões 09. Margem de Segurança 10. Dimensão Mínima 11. A Cor 12 Suportes

Leia mais

Manual de Identidade Visual

Manual de Identidade Visual rede de atenção À urgência Manual de Identidade Visual Versão 1.0 / Abr. 2012 As marcas do sus Introdução O Ministério da Saúde, por meio do SUS (Sistema Único de Saúde), presta inúmeros serviços à população

Leia mais

A marca. Versão beta 28 / 04/ 2010

A marca. Versão beta 28 / 04/ 2010 A marca O símbolo transmite brasilidade e a fluidez da Eletrobras, além de representar a evolução constante e o movimento contínuo e dinâmico da empresa rumo ao futuro. Em suas cores, temos o azul, representando

Leia mais

MANUAL DE MARCA. SECÇÃO 1.1. Manual de Elementos Básicos

MANUAL DE MARCA. SECÇÃO 1.1. Manual de Elementos Básicos MANUAL DE MARCA SECÇÃO 1.1. Manual de Elementos Básicos 2 Bem-vindo. Este manual define um conjunto de regras e recomendações que garantem uma aplicação correta dos elementos básicos da identidade CRITICAL

Leia mais

Aplicações da Logomarca Logomarca Preferencial - Assinatura Horizontal - Secretaria Logomarca Preferencial - Assinatura Vertical - Secretaria

Aplicações da Logomarca Logomarca Preferencial - Assinatura Horizontal - Secretaria Logomarca Preferencial - Assinatura Vertical - Secretaria Índice 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 Apresentação A logomarca da Prefeitura de Palmas Proporções e medições Zona de exclusão Redução mínima Variantes de cor Cores

Leia mais

sumário assinaturas histórico redesign área de proteção padrões cromáticos redução mínima considerações finais

sumário assinaturas histórico redesign área de proteção padrões cromáticos redução mínima considerações finais sumário 04 05 06 07 08 09 10 11 12 histórico redesign assinaturas área de proteção redução mínima padrões cromáticos versões [grayscale e P&B] aplicações [fundos e imagens] considerações finais A LS carregou

Leia mais

MANUAL DE MARCA. SECÇÃO 1.1. Manual de Elementos Básicos

MANUAL DE MARCA. SECÇÃO 1.1. Manual de Elementos Básicos MANUAL DE MARCA SECÇÃO 1.1. Manual de Elementos Básicos 2 Bem-vindo. Este manual define um conjunto de regras e recomendações que garantem uma aplicação correta dos elementos básicos da identidade CRITICAL

Leia mais

Diretrizes para gestão da marca

Diretrizes para gestão da marca Diretrizes para gestão da marca O símbolo transmite brasilidade e fluidez, além de representar a evolução constante da Eletrobras, um movimento contínuo e dinâmico. O azul representa a água, que se renova

Leia mais

Este é o Manual de Identidade Visual da Fundação CERTI. Ele serve para você conhecer melhor a nossa marca.

Este é o Manual de Identidade Visual da Fundação CERTI. Ele serve para você conhecer melhor a nossa marca. Manual de Para que serve este Manual Este é o Manual de Identidade Visual da Fundação CERTI. Ele serve para você conhecer melhor a nossa marca. Pag. 03 Pag. 04 Pag. 05 Pag. 06 Pag. 08 Pag. 12 Pag. 22 Pag.

Leia mais

Guia de Uso DAMARCA V1.0 - Maio. 2011

Guia de Uso DAMARCA V1.0 - Maio. 2011 Guia de Uso DAMARCA V1.0 - Maio. 2011 Apresentação 3 Elementos da marca 4 Versões de uso preferencial 5 Cores 6 Aplicação em substrato metalizado 7 Versão degradê 8 Versões em P&B 9 Área de não interferência

Leia mais

KIT NORMAS BÁSICAS DE IDENTIDADE

KIT NORMAS BÁSICAS DE IDENTIDADE A celebração do Centenário do Instituto Superior Técnico, em 2011, assinalou um marco histórico numa instituição que mantém as suas tradições e valores intactos, projetando-os no futuro de um mundo globalizado

Leia mais

Índice. Porto Business School

Índice. Porto Business School NORMAS GRÁFICAS Índice O presente manual de normas constitui um guia de consulta com um papel fundamental na aplicação da identidade visual da Porto Business School. Apresenta os elementos básicos que

Leia mais

Brandbook Manual de Identidade Corporativo Ensino Soluções Educacionais Tecnologia Gráfica Cultura e Entretenimento Anexos

Brandbook Manual de Identidade Corporativo Ensino Soluções Educacionais Tecnologia Gráfica Cultura e Entretenimento Anexos Brandbook 1. 4 Estratégias da Marca 1.1 Posicionamentos de Marca Missão e Visão Missão Trabalhar para a formação de um ser humano melhor, capaz de construir um mundo melhor. Atingir esse ideal pela educação

Leia mais

2. MARCA COM ASSINATURA. 2.4 Tamanho mínimo para logotipo com assinatura. Tamanho mínimo: y = 5 cm

2. MARCA COM ASSINATURA. 2.4 Tamanho mínimo para logotipo com assinatura. Tamanho mínimo: y = 5 cm 2.4 Tamanho mínimo para logotipo com assinatura Tamanho mínimo: y = 5 cm largura (y) > 5 cm O tamanho mínimo para o logotipo com assinatura é de 5 cm de largura. Essa regra é a mesma tanto para o logotipo

Leia mais

Enap. Manual de uso da marca

Enap. Manual de uso da marca Manual de uso da marca O símbolo transmite seriedade, objetividade e contemporaneidade compatíveis com a instituição e também continuidade em relação ao sinal de identificação anteriormente usado. O desenho

Leia mais

Manual de Identidade Visual

Manual de Identidade Visual rede de atenção básica Manual de Identidade Visual As marcas do sus Introdução O Ministério da Saúde, por meio do SUS (Sistema Único de Saúde), presta inúmeros serviços à população e suas novas redes foram

Leia mais

MANUAL DE CONTROLES INTERNOS PARTE II IDENTIDADE VISUAL

MANUAL DE CONTROLES INTERNOS PARTE II IDENTIDADE VISUAL ÍNDICE 6. IDENTIDADE VISUAL...2 6.1. MARCA... 2 6.1.1 Apresentação... 2 6.1.2 Cores Institucionais... 3 6.1.3 Família Tipográfica... 4 6.1.4 Reprodução da Marca... 5 6.1.5 Usos Incorretos... 6 6.1.6 Redução

Leia mais

Conceito Visual. Manual de aplicação de Marca

Conceito Visual. Manual de aplicação de Marca Conceito Visual Conceito Visual Qualidade e Durabilidade Principal característica a ser transmitida na comunicação, os produtos são feitos com alto padrão de qualidade e durabilidade, é o ponto mais forte

Leia mais

Manual de Padronização

Manual de Padronização Manual de Padronização das Marcas EBC e seus veículos Novembro de 2013 1. Marca da EBC 4 1.1 Reduções mínimas 5 1.2 Aplicações da marca 6 1.3 Tipografia 7 1.4 Cor da marca 8 1.5 Usos Indevidos 9 2. Marca

Leia mais

Manual de APLICAÇÃO DE LOGOMARCA

Manual de APLICAÇÃO DE LOGOMARCA Manual de APLICAÇÃO DE LOGOMARCA ÍNDICE Apresentação... 3 Logomarca... 4 Versões em Positivo e Negativo... 5 Especificações de Cores... 6 Normas de Uso... 7 Tamanho Mínimo... 8 Aplicações sobre Fundos...

Leia mais

A Identidade Visual de uma empresa é um de seus principais patrimônios.

A Identidade Visual de uma empresa é um de seus principais patrimônios. Apresentação A Identidade Visual de uma empresa é um de seus principais patrimônios. É por meio dela que uma instituição apresenta, seus valores, sua filosofia, sua postura profis-sional, torna-se visível

Leia mais

Manual de Identidade Visual

Manual de Identidade Visual Manual de Identidade Visual ÍNDICE 1. Marca 1.1 Apresentação 1.2 Versões de assinatura 1.2.1 Recomendações 1.3 Negativo e positivo 1.4 Escala de cinza 1.5 Versão não cromia 1.6 Área de proteção 1.7 Redução

Leia mais

ANEXO II MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL

ANEXO II MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL ANEXO II MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL 1.1. Símbolo O símbolo Infraero é um importante elemento da identidade visual da empresa, contribuindo para transmitir os atributos de sua imagem. O deseno do símbolo

Leia mais

Manual de Identidade Corporativa

Manual de Identidade Corporativa Manual de Identidade Corporativa LOGOMARCA VERSÕES 03 COMPOSIÇÃO 04 CONSTRUÇÃO BÁSICA 05 TIPOS DE LETRA 08 CORES INSTITUCIONAIS 09 COR PB FUNDOS 10 DIMENSÕES MÍNIMAS 13 ÁREA DE SEGURANÇA 14 VERSÕES INTERDITAS

Leia mais

MANUAL DE IDENTIDADE CORPORATIVA Da APA, S.A.

MANUAL DE IDENTIDADE CORPORATIVA Da APA, S.A. MANUAL DE IDENTIDADE CORPORATIVA Da APA, S.A. Manual de Identidade Corporativa da APA, S.A. Versão Controlada 0 Página 1 de 26 1. NORMAS BÁSICAS 1.1. Logotipo DESCRIÇÂO O Logotipo da Administração do Porto

Leia mais

Manual de Normas Gráficas

Manual de Normas Gráficas Manual de Normas Gráficas Este manual estabelece as normas básicas de utilização da marca Observatório do QREN nas situações mais comuns. O cumprimento destas normas fortalece a marca e evita a incorrência

Leia mais

Manual de identidade visual

Manual de identidade visual Manual de identidade visual A Logomarca padrão A logomarca padrão do de Santa Catarina é composta pela sua marca (bandeira) e pelo logotipo de Santa Catarina, representados de forma característica. A logomarca

Leia mais

Universidade do Estado de Mato Grosso MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL & APLICAÇÃO DE MARCA

Universidade do Estado de Mato Grosso MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL & APLICAÇÃO DE MARCA MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL & APLICAÇÃO DE MARCA índice 1. Apresentação 01 8. Área de proteção 07 2. Conceito 02 9. Grade de construção 08 3. Assinatura 03 10. Redução mínima 09 5. Tipologia 04 11. Aplicações

Leia mais

Manual de uso da marca do Governo Federal

Manual de uso da marca do Governo Federal Manual de uso da marca do Governo Federal SECOM / PR - 2011 Manual de uso da marca do Governo Federal 1.1 Introdução 03 1.2 Logomarca do Governo Federal 04 1.3 Proporções e medições 05 1.4 Zona de eclusão

Leia mais

Identidade Visual. 4Normas para a construção da Marca 4Utilizações corretas 4Aplicações em material Promocional

Identidade Visual. 4Normas para a construção da Marca 4Utilizações corretas 4Aplicações em material Promocional Identidade Visual 4Normas para a construção da Marca 4Utilizações corretas 4Aplicações em material Promocional ÍNDICE Introdução A Marca A Tipografia Um pouco da História... 03 Diagrama da Estrutura 04

Leia mais

Caio Macedo. Manual de Uso da Marca

Caio Macedo. Manual de Uso da Marca Caio Macedo Manual de Uso da Marca INTRODUCAO O objetivo deste Manual é definir um padrão para a marca, tanto para futuras edições quanto para qualquer trabalho ou press release futuro; e para qualquer

Leia mais

Manual de Identidade Visual Diretrizes de uso e gestão da marca

Manual de Identidade Visual Diretrizes de uso e gestão da marca Manual de Identidade Visual Diretrizes de uso e gestão da marca Manual de Identidade Visual - 1 Um projeto de identidade visual tem o propósito de desenvolver a marca e os elementos gráficos que constituem

Leia mais

Manual de Identidade Visual LabTrans Laboratório de Transportes e Logística. Florianópolis, 01 de junho de 2011.

Manual de Identidade Visual LabTrans Laboratório de Transportes e Logística. Florianópolis, 01 de junho de 2011. Manual de Identidade Visual LabTrans Layout da marca 2 12 Memorial Descritivo 3 12 LabTrans Símbolo Logotipo Símbolo + Logotipo = Marca Com foco voltado à realização de estudos e projetos nas áreas de

Leia mais

MANUAL DE IDENTIDADE

MANUAL DE IDENTIDADE MANUAL DE IDENTIDADE COMUNICAÇÃO 1 Assinatura Oficial - 3 O Valor de Uma Marca - 4 Marcas Institucionais - 7 Elementos da Identidade - 9 Não Conformes - 10 Fontes Padrões - 12 Cores Institucionais - 13

Leia mais

Manual de uso da marca do Governo Federal

Manual de uso da marca do Governo Federal Manual de uso da marca do Governo Federal SECOM / PR - 2011 Manual de uso da marca do Governo Federal 1.1 2.2 Introdução Logomarca Governo Federal 2.1.1 Reduções Mínimas 2.1.2 Variantes do Logo 2.1.3 Cores

Leia mais

manual de identidade visual instituto fonte

manual de identidade visual instituto fonte manual de identidade visual instituto fonte por quê um manual de identidade visual é importante para o instituto fonte? Por uma razão de sentido. Faz sentido para nós conseguir comunicar, em um conjunto

Leia mais

Manual de Identidade Visual

Manual de Identidade Visual Manual de Identidade Visual 02 ÍNDICE Introdução Elementos Básicos Logotipo 2. Slogan 3. Logomarca 4. Aplicações 5. Aplicações não aceitáveis 6. Versão Horizontal 7. Limites 8. Redução 9. Alfabeto Padrão

Leia mais

S.Salvador junta de freguesia de Ílhavo

S.Salvador junta de freguesia de Ílhavo versão: 1.0/2014 IMPRESSÃO IMPRESSÃO NORMAS Formatos de papel (norma DIN) Envelopes DL Envelopes Cartão da visita NORMAS DE UTILIZAÇÃO DA MARCA Zona de proteção e redução mínima COMUNICAÇÃO Utilização

Leia mais

Manual de Uso da Marca do Governo Federal. SECOM / PR Novembro de 2011

Manual de Uso da Marca do Governo Federal. SECOM / PR Novembro de 2011 SECOM / PR 1.1 Introdução 3 1.2 Logomarca do Governo Federal 4 1.3 Proporções e medições 5 1.4 Zona de eclusão 6 1.5 Reduções mínimas 7 1.6 Variantes de cor 8 1.7 Cores da logomarca 9 1.8 Aplicação sobre

Leia mais

Manual de Identidade Visual. Uso e aplicação do logotipo

Manual de Identidade Visual. Uso e aplicação do logotipo Manual de Identidade Visual Uso e aplicação do logotipo 2 Apresentação O Manual de Identidade Visual da Fundação de Apoio à Universidade Federal de São Paulo, FapUnifesp, é um documento técnico, elaborado

Leia mais

Manual de Identidade Visual RIO +20

Manual de Identidade Visual RIO +20 Manual de Identidade Visual RIO +20 ÍNDICE Introdução 1. O selo 2. Aplicação principal 2.1. Construção 2.2. Aplicação em cores sólidas 2.3. Tons de cinza 2.4. Versões monocromáticas 2.5. Redução máxima

Leia mais

Manual da marca 2014

Manual da marca 2014 Manual da marca 2014 Índice 1. Marca 2. Elementos, versões e proporções 3. Área de reserva e redução 4. As cores da marca 4.1. Uso preferencial e versão PB 4.2. Cor complementar 5. Variação de fundos 6.

Leia mais

MINISTÉRIO DA SAÚDE MANUAL DE APLICAÇÕES GRÁFICAS DA LOGOMARCA DO PROGRAMA BRASIL SORRIDENTE

MINISTÉRIO DA SAÚDE MANUAL DE APLICAÇÕES GRÁFICAS DA LOGOMARCA DO PROGRAMA BRASIL SORRIDENTE MINISTÉRIO DA SAÚDE MANUAL DE APLICAÇÕES GRÁFICAS DA LOGOMARCA DO PROGRAMA BRASIL SORRIDENTE Introdução 01 Logotipo / Modulação 1.1 Slogan 1.2 Redução 1.3 Versão 3D 1.4 Construção Modular 1.5 Logotipo

Leia mais

MANUAL MANUAL DE USO DA MARCA SELO SOLAR

MANUAL MANUAL DE USO DA MARCA SELO SOLAR MANUAL MANUAL DE USO DA MARCA SELO SOLAR ÍNDICE 01. Uso do Manual 02. Construção da marca 03. Área de proteção 04. Dimensão minima 05. Especificações Cromáticas 06. Uso em monocromia 07. Tipografia 08.

Leia mais

Manual de uso da marca do Governo Federal. SECOM / PR Janeiro de 2015

Manual de uso da marca do Governo Federal. SECOM / PR Janeiro de 2015 Manual de uso da marca do Governo Federal SECOM / PR Manual de uso da marca do Governo Federal 1.1 Introdução 3 1.2 Logomarca do Governo Federal 4 1.3 Proporções e medições 5 1.4 Zona de eclusão 6 1.5

Leia mais

MANUAL DE APLICAÇÃO DA MARCA FAPERJ

MANUAL DE APLICAÇÃO DA MARCA FAPERJ MANUAL DE APLICAÇÃO DA MARCA FAPERJ ÍNDICE A marca FAPERJ 01 Malha de construção geométrica 02 Cor institucional 03 Cores monocromáticas 04 Versão preto e branco/negativo 05 Fonte tipográfica padrão 06

Leia mais

CENTRO DE HISTÓRIA DA ARTE E INVESTIGAÇÃO ARTÍSTICA MANUAL DE NORMAS GRÁFICAS

CENTRO DE HISTÓRIA DA ARTE E INVESTIGAÇÃO ARTÍSTICA MANUAL DE NORMAS GRÁFICAS MANUAL DE NORMAS GRÁFICAS CYMK (coated euro) PANTONE (solid mate) RGB C 0% M 0% Y 0% K 10 0% C 0% M 0% Y 0% K 50% Pantone Black M 100% Pantone Black M 50% R 0% G 0% B 0% R 156% G 156 % B 156% UNIVERSO

Leia mais

Manual de identidade LINHA PROFISSIONAL

Manual de identidade LINHA PROFISSIONAL Índice Proporções do logotipo Manual de identidade LINHA PROFISSIONAL A Black & Decker desenvolveu este guia para manter o padrão visual na comunicação da LINHA PROFISSIONAL. Nela você encontrará os elementos

Leia mais

Manual de Identidade Visual

Manual de Identidade Visual Manual de Identidade Visual Índice Introdução... A Marca... Grid de Construção... Campo de Proteção... Reduções Máximas... Aplicação com Marcas Adjuntas... Aplicação com Slogan Institucional... Grid de

Leia mais

Guia de Uso e Montagem marca CDL Jovem

Guia de Uso e Montagem marca CDL Jovem Guia de Uso e Montagem marca Nossa Marca A Nau Fenícia estilizada, representa visualmente o Movimento Lojista Brasileiro e por conseguinte, todas as suas entidades filiadas, em âmbito local as s e, estadual

Leia mais

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL INTRODUÇÃO A marca de uma empresa é seu símbolo mais importante. Através dela o público reconhece a presença da empresa, suas conquistas, sua tradição e seus ideais. Ela nos

Leia mais

MANUAL DE NORMAS GRÁFICAS

MANUAL DE NORMAS GRÁFICAS ESCOLA SUPERIOR DE COMUNICAÇÃO SOCIAL MANUAL DE NORMAS GRÁFICAS VERSÃO 1.0 > INTRODUÇÃO ESTE MANUAL APRESENTA AS REGRAS BÁSICAS DE UTILIZAÇÃO DA NOVA IDENTIDADE VISUAL DA ESCOLA SUPERIOR DE COMUNICAÇÃO

Leia mais

Manual de Identidade Visual

Manual de Identidade Visual Manual de Identidade Visual Normas e padrões de utilização Versão 1.3 Alterada em 13/11/2014 Alteração: inclusão do elemento de marca registrada, após a concessão do registro da marca pelo INPI. Sumário

Leia mais

Manual de identidade visual

Manual de identidade visual Manual de identidade visual apresentação....................................3 Versões horizontal e vertical........................4 grid de construção................................5 Cores institucionais...............................6

Leia mais

I ntrodução. Todas as versões e aplicações que não estiverem aqui contempladas devem ser submetidos à aprovação prévia.

I ntrodução. Todas as versões e aplicações que não estiverem aqui contempladas devem ser submetidos à aprovação prévia. I ntrodução O símbolo-logotipo do LNEG é a face visível da sua identidade. Este manual tem como objectivo definir um conjunto de regras e recomendações que garantam uma aplicação correcta dessa marca.

Leia mais

embria Manual de identidade visual Normas e padrões de utilização

embria Manual de identidade visual Normas e padrões de utilização emia Manual de identidade visual Normas e padrões de utilização Índice 01 Navegue: Pag. 2 - A marca Pag. 3 - Utilizações incorretas da marca Pag. 4 - Reserva de integridade Pag. 5 - Versão quadricromia,

Leia mais

M a n ua l de I de n t i da de V i s ua l

M a n ua l de I de n t i da de V i s ua l M a n ua l de I de n t i da de V i s ua l Marca Institucional Versão Horizontal A versão horizontal se refere a versão onde o símbolo fica no lado direito do logotipo. Nas áreas onde o espaço para aplicação

Leia mais

MANUAL DE NORMAS REPRESENTAÇÃO GRÁFICA

MANUAL DE NORMAS REPRESENTAÇÃO GRÁFICA MANUAL DE NORMAS REPRESENTAÇÃO GRÁFICA QUALIDADE E INOVAÇÃO Regras de identificação visual Este manual estabelece regras gráficas da iniciativa QI PME - Norte com vista a uma uniformização das peças gráficas

Leia mais

Manual de Identidade Visual

Manual de Identidade Visual Manual de Identidade Visual ÍNDICE 1. MARCA Apresentação... 04 Cores Institucionais... 05 Família Tipográfi ca... 06 Construção... 07 Versões... 08 Fantasia... 09 Grayscale... 10 Uma Cor... 11 Assinaturas...

Leia mais

Manual de Identidade Corporativa Versão 1.0 Out. 2012

Manual de Identidade Corporativa Versão 1.0 Out. 2012 Manual de Identidade Corporativa Versão 1.0 Out. 2012 O manual da marca Orto Preventiva Prof. Omar Gabriel S. Filho tem a função de orientar na padronização da identidade visual da empresa, ou seja, para

Leia mais

Resumo MANUAL DE MARCA. neodent.com.br/identidade-corporativa

Resumo MANUAL DE MARCA. neodent.com.br/identidade-corporativa neodent.com.br/identidade-corporativa MANUAL Resumo DE MARCA 01 a Componentes da marca Cores da marca As cores podem incitar uma emoção e evocar uma associação com a marca. A importância da cor não está

Leia mais

Manual de Identidade Visual

Manual de Identidade Visual Manual de Identidade Visual Sumário 1. Introdução 1.1. Apresentação...4 1.2. Ficha Técnica...4 2.1.1. Logotipo Padrão...5 2.1.1.1. Versão Comercial e Institucional, com e sem slogan...6 2.1.1.2. Versão

Leia mais

MANUAL DE NORMAS GRÁFICAS

MANUAL DE NORMAS GRÁFICAS MANUAL DE NORMAS GRÁFICAS CONTEÚDOS 01 RENOVAÇÃO DA MARCA 02 CONSTRUÇÃO DA MARCA 03 DIMENSÕES MÍNIMAS MARGEM MÍNIMA DE SEGURANÇA 04 05 06 CORES COMPORTAMENTOS SOBRE FUNDOS TIPOGRAFIA E RESPETIVOS ESTILOS

Leia mais

Manual da Identidade Visual Engenharia de Produção - UFSM

Manual da Identidade Visual Engenharia de Produção - UFSM Manual da Identidade Visual Engenharia de Produção - UFSM Apresentação Este é um manual da identidade visual do redesenho da marca do curso de Engenharia de Produção da UFSM. O redesenho da marca foi solicitado

Leia mais

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA ADMINISTRAÇÃO MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA ADMINISTRAÇÃO MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL Sumário Identificação... Justificativa... Padrão Cromático... Malha Construtiva... Redução Máxima e Área de Proteção... Tipografia... Uso da Marca... Aplicações em Fundo Colorido...

Leia mais

Manual de Identidade Visual

Manual de Identidade Visual Manual de Identidade Visual 5 Apresentação da Marca A marca completa, com slogan, deve ser a versão utilizada preferencialmente. Já a versão marca simplificada, sem o slogan, só será utilizada quando não

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DA MARCA

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DA MARCA MANUAL DE UTILIZAÇÃO DA MARCA APRESENTAÇÃO E JUSTIFICATIVA A identidade visual é um importante instrumento para a construção e consolidação da imagem de uma instituição perante o público. É através dela

Leia mais

MANUAL DE APLICAÇÃO DA MARCA

MANUAL DE APLICAÇÃO DA MARCA MANUAL DE APLICAÇÃO DA MARCA 1. APRESENTAÇÃO Este manual apresenta, documenta e normatiza a utilização da identidade visual do Circo Crescer e Viver e de seu selo comemorativo de 10 anos. É fundamental

Leia mais