DR. NEWTON RODRIGUES SALERNO CRM 1406

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "DR. NEWTON RODRIGUES SALERNO CRM 1406"

Transcrição

1 DR. NEWTON RODRIGUES SALERNO CRM 1406 FORMAÇÃO Graduação na Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, curso iniciado em 1966 e concluído em 1971, em Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil. Pós Graduação em nível de Especialização na Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais, iniciado em 1972 e concluído em 1974, em Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil. Aluno do curso e Pedagogia Médica, promovido pelo setor de Pós-Graduação em Educação, na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, em Belo Horizonte, de 01/09/1972 a 30/11/1972. EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL Oftalmologista Clínico e Cirurgião. Exerceu a função de monitor no Departamento de Oftalmologia da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul de 01/08/1971 a 31/12/1971. Professor no curso de residência médica do HOSAG. Professor Convidado no curso de graduação em Medicina da Universidade da Região de Joinville. Ministrante de Palestras em Congressos no Brasil e Exterior. Membro do Conselho de Administração do Centro Oftalmológico SAG desde a sua fundação. Membro do Conselho de Administração do Hospital de Olhos SAG desde a sua fundação.

2 Membro do Conselho de Administração da Laser Ocular e Responsável Técnico pela mesma desde a sua fundação. Membro da Mesa Diretora da Associação Pan-americana de Bancos de Olhos de 1988 a Coordenador do Serviço de Oftalmologia do Hospital Municipal São José de 1986 (Ofício 048/86) até Membro do Conselho de Administração da UNIMED de Joinville no biênio 1989/1990. Diretor do Conselho de Administração da UNIMED de Joinville em Supervisor de Ética do Banco de Olhos de Joinville a partir de Delegado junto ao Conselho Regional de Medicina representando a Sociedade Joinvillense de Medicina de 2008 a Membro do Centro de Estudos em Plástica Ocular em 07/12/1975. Membro da Sociedade Catarinense de Oftalmologia desde Membro do Conselho Latino-Americano de Estrabismo em outubro de Membro Efetivo da Associação Paranaense de Oftalmologia em 23/04/1977. Sócio fundador de Associação Brasileira de Bancos de Olhos em julho de 1979, em São Paulo (SP). Sócio Correspondente da Sociedad Paraguya de Oftalmologia em 03/12/1883. Sócio do Centro Brasileiro de Estrabismo em Presidente da Associação Brasileira de Bancos de Olhos no biênio Sócio da Sociedade Brasileira de Oftalmologia desde Fundador da Associação Pan-americana de Bancos de Olhos em Miami (USA) em Membro da entidade desde então. Certificado pelo Russian Centre of Plastic Ophthalmosurgery como cirurgião habilitado em cirurgias vaso-linfo-reconstrutivas.

3 Membro da Sociedade Brasileira de Lentes de Contato e Córnea em Membro da The International Society of Refactive Keratoplasty em Membro da American Academy of Ophthalmology desde Membro do Conselho da Associação Brasileira de Bancos de Olhos e Transplantes de Córnea desde Membro da Sociedade Brasileira de Catarata e Implantes Intra Oculares e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Refrativa desde Reciprocal International Member do Contact Lens Association of Ophthalmologists Membro da The Asociation For Research in Vision and Ophthalmology desde Membro da American Society of Cataract and Refractive Surgery desde Membro do The Cornea Society desde Membro da European Society of Cataract & Refractive Surgery desde Membro do Conselho Técnico do Banco de Olhos de Joinville desde a sua criação. SIMPÓSIOS QUE ORGANIZOU E COORDENOU Organizador e Coordenador do III Simpósio de Atualização em Patologia Corneana e Ceratoplastias da Associação Brasileira de Banco de Olhos, em outubro de 1982, em Joinville (SC). Organizador e Presidente do V Congresso Brasileiro de Bancos de Olhos, em março de 1989, em Florianópolis. Organizador do Simpósio Catarinense de Bancos de Olhos e Transplantes de Córnea, em dezembro de 2003, em Joinville (SC). Organizador e Coordenador do projeto Pequenos Olhares do Conselho Brasileiro de Oftalmologia, em junho de 2004, em Joinville (SC). Coordenador do I Curso de Transplantes de Córnea do HOSAG, em julho de 2013.

4 CURSOS Na área de Oftalmologia Curso de Neuro Anatomia em outubro de1966, Professor Orientador: Dr. Paolo Contu, em Porto Alegre (RS). Ciclo de Conferências, em novembro de 1967, Professor Orientador: Dr. Cleber B. da Silveira em Porto Alegre (RS). Curso de Fisiopatologia das Glândula Endócrinas, em setembro de 1968, Professor Orientador: Dr. Luiz Alberto Fagundes em Porto Alegre (RS). Curso de Cirurgias de Urgência, em julho de 1968, Professor Orientador: Dr. João Regis de Oliveira em Porto Alegre (RS). Curso de Atualização em Psiquiatria Infantil em junho de1969, Professor Orientador: Dr. Ronaldo Pagnocelli em Porto Alegre (RS). Curso de Noções Básicas de Traumatologia em junho de 1969, Professor Orientador Dr. Irajá Ungaretti em Porto Alegre (RS). Curso de Medicina, Cirurgia e Traumatologia de Urgência em setembro de 1969, Professor Orientador Dr. Mordko Meyer em Porto Alegre (RS). Curso de Introdução à Colpocitologia, em junho de 970, Professor Orientador Dr. Rubem Fontoura dos Santos em Porto Alegre (RS). Curso de Iatrogenia em setembro de 1970 no II Jornadas Médicas do Hospital Divina Providência, em Porto Alegre (RS). Curso de Metabolismo Eletrolítico e Equilíbio Ácido-Básico em novembro de 1970, Professor Orientador Dr Oly Lobato em Porto Alegre (RS). Curso de Aperfeiçoamento em Tocoginecologia em janeiro de 1971, na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, Professor Orientador Dr Bussamra Nehme, em São Paulo (SP). Curso de Pásticas Palpebrais em outubro de 1971, Pro0fessor Orientador Dr. José Maria Roveda, em Porto Alegre (RS). Curso de Estrabismo Funcional, Professor Orientador Dr Luiz Eurico Ferreira, em setembro de 1973, em Salvador, Bahia.

5 Curso de Anatomia Patológica em setembro de 1973, Professor Orientador Dr. Heitor Marback, em Salvador, Bahia. Curso de Atualização no Tratamento Cirúrgico do Descolamento da Retina em setembro de 1973, Bahia Professor Orientador Dr. Heitor Marback, em Salvador, Bahia. Curso de Dácrio-Cisto-Rinostomia em setembro de 1973 Professor Orientador Dr. Heitor Marback, em Salvador, Bahia. Curso de Cirurgia do Estrabismo, em dezembro de 1974, Professor Orientador Dr. Alberto Ciancia, no Rio de Janeiro (RJ). Curso de Atualização em Oftalmologia, em fevereiro de 1976, Professor Orientador Dr Paulo Galvão, em Belo Horizonte, (MG). Mesa Redonda sobre Glaucoma, em fevereiro de 1977, Professor Orientador Dr Júlio da Silva Cordeiro em Florianópolis (SC). Curso Jornada Estrabológica em julho de 1977, Professor Orientador Dr João F. C. Nóbrega em São Bernardo do Campo (SP). Curso de Atualização em Oftalmologia em agosto de 1978, Professor Orientador Dr. Cristiano Barsante, em Belo Horizonte (MG). Curso de Patologia Y Cirurgia de La Córnea em novembro de 1978, Professor Orientador Dr. Enrique Malbran, em Buenos Aires, Republica Argentina. Curso de Maculopatias, em setembro de 1979, Professor Orientador Dr Sergio Cunha, em São Paulo (SP). Curso de Diagnóstico Diferencial dos Edemas de Papila, Professor Orientador Dr. Paulo Mitsuru Imamura, em setembro de 1979 em São Paulo (SP). Curso de Ecografia em Oftalmologia, Professor Orientador Dr. Alberto Jorge Betinjane em setembro de 1979 em São Paulo (SP). Curso de Aplicação Clínica de Eletro-Oculografia no Estrabismo Professor Orientador Dr. Arthur L. Rosenbaum em setembro de 1979 em São Paulo (SP). Curso de Semiologia da Órbita, Professor Orientador Dr. João Orlando Ribeiro Gonçalves em setembro de 1979 em São Paulo (SP).

6 Curso de Paralisias Oculares Professor Orientador Dr. Paulo Horta Barbosa em setembro de 1979 em São Paulo (SP). Curso de Manifestações Oculares de Doenças Desmielinizantes Professor Orientador Dr. Fernando Palomar Petit em setembro de 1979 em São Paulo (SP). Curso de Eletrofisiologia Ocular Professor Orientador Dr.Leopoldo Pacini Neto em setembro de 1979 em São Paulo (SP). Curso de Diagnóstico Diferencal e Tratamento de Doenças de Córnea e Conjuntiva, Professsor Orientador Dr Newton Kara José, em fevereiro de 1980, em Joinville (SC). Curso de Estrabismo, Professor Orientador Dr. Arthur Jampolski, em julho de 1980, em São Paulo (SP). Curso de Oftalmologia Sistêmica, Professor Orientador Dr. David Newsome em julho de 1980, em São Paulo (SP). Curso de Neuro-Oftalmologia, Professor Orientador Dr. Adalmit Morterá Dantas, em julho de 1981, em Florianópolis (SC). Curso de Catarata, Professor Orientador Dr. Murilo Carvalho, em feveeiro de 1982, em Camboriú, (SC). Curso de Informática em medicina, Professor Orientador Dr. Afonso Fatorelli, em julho de 1985, no Rio de Janeiro (RJ). Curso Cirurgia Intra-Ocular, Professor Orientador Dr. Miguel Angelo Padilha, em julho de 1985, no Rio de Janeiro (RJ). Curso de Cirurgia Plástica Ocular, Professor Orientador Dr. Eduardo J. C. Soares, em outubro de 1986, em Porto Alegre (RS). Curso de Tratamento dos Desvios Verticais, Professor Orientador Dr. Paulo Horta Barbosa, em outubro de 1986, em Porto Alegre (RS). Curso de Histologia de Certas Enfermidades Parasitárias Oculares,Professor Orientador Dr. Francisco Contreras, em outubro de 1986, em Porto Alegre (RS). Curso de Uveítes em Crianças, Professor Orientador Dra. Mariza Toledo de Abreu, em outubro de 1986, em Porto Alegre (RS).

7 Curso de Ceratoplastias e Cirurgias do Segmento Anterior, Professor Orientador Dr. Walton Nosé, em dezembro de 1987 em Florianópolis (SC). Curso de Computador em Oftalmologia, Professor Orientador Dr. Aldamir Morterá Dantas, em setembro de 1988, no Rio de Janeiro (RJ). Curso de Cirurgia Ambulatorial da Catarata, Professor Orientador Dr. Aldamir Morterá Dantas, em setembro de 1988, no Rio de Janeiro (RJ). Curso de Laboratório nas Doenças Externas, Professor Orientador Dr. Aldamir Morterá Dantas, em setembro de 1988, no Rio de Janeiro (RJ). Curso de Ceratoplastia e Epiceratofacia Professor Orientador Dr. Aldamir Morterá Dantas, em setembro de 1988, no Rio de Janeiro (RJ). Curso de Doenças Externa Oculares Professor Orientador Dr. Aldamir Morterá Dantas, em setembro de 1988, no Rio de Janeiro (RJ). Curso de Problem Solving in Refractive Corneal Surgery Profesor Orientador Leo Bores, PhD, em setembro de 1989, no Rio de Janeiro (RJ). Curso de Cataracts and IOLS, Professor Orientar Dr. Sinsky, em setembro de 1989, no Rio de Janeiro (RJ). Curso de Cirurgia da Catarata em Casos de Alto Risco, Professor Orientador Dr. Miguel Angelo Padilha, em setembro de 1989, no Rio de Janeiro (RJ). Curso de Bullous Keratopaty, Professor Orientador Dr. Sinsky, em setembro de 1989, no Rio de Janeiro (RJ). Curso de Queratoplastias, Professor Orientador Dr Newton Kara José, em setembro de 1989, no Rio de Janeiro (RJ). Curso de Alloplant Teórico e Prático, Professor Orientador Dr. Ernest Rifgatovitch Muldashev, em fevereiro de 1990, em Campinas (SP). Curso de Yag Laser, Professor Orientador Dr. Tadeu Cvintal, em abril de 1992, em São Paulo (SP). Curso de E.E.C. Através de incisão Pequena, sem Sutura e com Núcleo Fragmentado Professor Orientador Dr. Tadeu Cvintal, em abril de 1992, em São Paulo (SP).

8 Curso Avançado em Cirurgias do Vítreo, Professor Orientador Dr. João Alberto Holanda de Freitas, em outubro de 1992 em Campinas (SP). Curso de Faco-Emulsificação, Professor Orientador Dr. João Alberto Holanda de Freitas, em novembro de 1993, em Florianópolis (SC). Curso de Princípios Básicos da Faco, Professor Orientador Dr. João Alberto Holanda de Freitas, em abril de 1994 em São Paulo (SP). Curso Prático de Faco-Emulsificação, Professor Orientador Dr. João Alberto Holanda de Freitas, em abril de 1994 em São Paulo (SP). Curso Prático de Ceratotomia Radial e Astigmática, Professor Orientador Dr. Richad Lindstrom em abril de 1994 em São Paulo (SP). Curso de Foto-Documentação do Segmento Anterior Professor Orientador DR. Virgílio Centurion em abril de 1994 em São Paulo (SP). Curso de Patologia Ocular Externa, Professor Orientador Dr. Tadeu Cvintal, em maio de 1995, em São Paulo (SP). Curso de Clube do Excimer Professor Orientador Dr. Tadeu Cvintal, em maio de 1995, em São Paulo (SP). Curso de Ceratomileusis Lasik, Professor Orientador Dr Ricardo Guimarães, em abril de 1996, em Belo Horizonte, (MG). Curso de Astigmatismo, Professor Orientador Dr Ricardo Guimarães, em abril de 1996, em Belo Horizonte, (MG). Curso de LASIK, Professor Orientador Dr. Henrique Penha Filho, em outubro de 1997, em Porto Alegre (RS). Curso de Implante de Anel de Ferrara, Professor Orientador Dr. Paulo Ferrara, em outubro de 2000, em Belo Horizonte. Curso de Estrabismo: Cirurgia sob Anestesia Tópica, Professor Orientador Dr. Carlos Souza Dias, em setembro de 2001, em São Paulo (SP). Curso de Atualização em Estrabismo, Professor Orientador Dr. Carlos Souza Dias, em setembro de 2001, em São Paulo (SP).

9 Curso de Laboratório de Doenças Externas, Professor Orientador Dr. Newton Kara José, em setembro de 2001em São Paulo (SP). Curso de cirurgia Refrativa: LASIK, Professor Orientador Dr. Walton Nosé, em setembro de 2001, em São Paulo (SP). Curso de Planejamento de Cirurgias em Esrabismo, Professor Orientador Dr. Carlos Souza Dias, em setembro de 2001, em São Paulo (SP). Curso de Formação de Coordenadores Intra-Hospitalares de Transplantes/Ministério da Saúde, Professor Orientador Dr. Diogo Rios Mendes, em novembro de 2003, em Florianópolis (SC). Curso de Lentes de Artisan, Professor Orientador Dr. Carlos Heller Diniz, em março de 2005, em Maringá (PR). Curso de Implante de LIO Acrysoft Restor Professor orientador Dr. Hamilton Moreira, em abril de 2006, em Curitiba (PR). Curso de Conceitos Básicos para Entender melhor a Bioestatística, Professor Orientador Dr. José Bessa Jr. Em julho de 2008, em Joinville (SC). Curso de Paresia do IV Nervo Clínica e Cirurgia, Professor Orientador Dr. Carlos Souza Dias, em setembro de 2008, em Florianópolis (SC). Curso de Cornea and External Disease: Update and Controversies 2010, Professor Orientador Dra. Marguerite Mac Donald, em abril de 2010 em Boston, Massachusetts, USA. Curso de Fentosecond Laser, professor Orientador Dr. Theo Seiller, em abril de 2010 em Boston, Massachusetts, US. Curso Mantendo o Foco no Cliente, em agosto/ setembro de 2011, da Allergan Learning Academy, em Joinville. Curso Técnicas de Apresentação e Oratória em setembro de2011, em Joinville. Curso Gestão da Mudança em outubro / novembro de 2011, da Allergan Learning Academy, em Joinville. Curso Treinamento de Atualização Galilei em setembro de 2012, em Joinville.

10 Curso de DALK /DMEK em setembro de 2012, no Netherlands Institute for Innovative Ocular Surgery, em setembro de 2012, em Rotterdam, Holanda. Curso de Impantes de Lentes Fácicas durante o XXXI Congresso da European Society of Cataract & Refractive Surgery, em setembro, em Amsterdam, Holanda. CONGRESSOS Na área de Oftalmologia 2º Congresso Luso-Hispano-Brasileiro de Oftalmologia, no Rio de janeiro, de 08 a 13 de outubro de X Curso de Atualização em Oftalmologia daassociação dos Ex-Residentes e Estagiários do Hospital São Geraldo, em Belo Horizonte, em fevereiro de Secretário de Honra de Mesa Diretiva de Trabalhos durante o X Curso de Atualização em Oftalmologia daassociação dos Ex-Residentes e Estagiários do Hospital São Geraldo, em Belo Horizonte, em fevereiro de XVII Congresso Brasileiro de Oftalmologia em setembro de 1973, em Salvador, Bahia. V Congresso do Conselho Latino-Americano de Estrabismo, em outubro de 1976, em Guarujá (SP). Mesa Redonda sobre Glaucoma, na II Reunião de Verão, em Balneário Camboriú, em fevereiro de II Simpósio da Associação Paranaense de Oftalmologia em abril de 1977, em Curitiba (PR). XII Jornada Estrabológica do Centro Brasileiro de Estrabismo em julho de 1977, em São Bernardo do campo, (SP). XI Curso de Atualização em Oftalmologia da Associação dos Ex-Residentes e Estagiários do Hospital São Geraldo, em agosto de 1978 em Belo Horizonte. I Simpósio Catarinense de Lentes de Contato, em julho de 1978, em Joinville (SC). I Congresso Brasileiro de Bancos de Olhos, em julho de 1979, em São Paulo (SP). XX Congresso Brasileiro de Oftalmologia, em setembro de 1979, em São Paulo (SP). IV Reunião de Verão da Associação Catarinense de Oftalmologia, em feveriro de 1980, em Joinville.

11 VI Simpósio Moacyr Álvaro, em julho de 1980, em São Paulo. I Simpósio de Atualização em Transplantes de Córnea, em dezembro de 1981, em Piracicaba (SP). XIII Curso Nacional de Atualização em Oftalmologia, em março de 1982, em Belo Horizonte (MG). VIII Simpósio Moacyr Alvaro, em julho de 1982, em São Paulo (SP). II Congresso Paraguayo de Oftalmologia, em setembro de 1982, em Asunción, Paraguay. III Simpósio de Atualização em Patologia Corneana e Ceratoplastias da Associação Brasileira de Banco de Olhos, em outubro de 1982, em Joinville (SC). II Reunião Anual da Associação Médica do Instituto Hilton Rocha, em abrilde 1983, em Belo Horizonte. XXII Congresso Brasileiro de Oftalmologia, em junho de 1983, no Rio de Janeiro (RJ). VIII Simpósio da Associação Paranaense de Oftalmologia, em novembro de 1983, em Curitiba (PR). III Congresso Brasileiro de Bancos de Olhos, em maio de 1984, em São Paulo (SP). VII Congresso do Conselho Latino-Americano de Estrabismo, em outubro de 1984, em Montevideo, Uruguay. IX Simpósio da Associação Paranaense de Oftalmologia, em novembro de 1984, em Curitiba (PR). XIV Curso Nacional de Atualização em Oftalmologia, em março de 1985, em Belo Horizonte (MG). II Simpósio Internacional de Catarata e Implantes Intra-Oculares, em julho de 1985, no Rio de Janeiro. II Simpósio de Cirurgia Reconstrutiva e Estética Orbito-Palpebral, em março de 1986, em São Paulo (SP). XI Simpósio da Associação Paranaense de Oftalmologia, em agosto de 1986, em Curitiba (PR).

12 VII Congresso brasileiro de Prevenção da Cegueira, em outubro de 1986, em Porto Alegre (RS). IV Congresso Brasileiro de Bancos de Olhos, em fevereiro de 1987, em Belo Horizonte (MG). Coordenador da Sessão de Temas Livres do IV Congresso Brasileiro de Bancos de Olhos, em fevereiro de 1987, em Belo Horizonte (MG). I Simpósio da Sociedade Catarinense de Oftalmologia, em março de 1987, em Florianópolis (SC). IX Congresso do Conselho Latino-Americano de Estrabismo, em maio de 1987, em Porto Alegre (RS). Simpósio da Associação Brasileira de Bancos de Olhos, em junho de 1987, no Rio de Janeiro. III Simpósio Internacional e Catarata e Implantes Intra-Oculares e I Simpósio Internacional de Cirurgia Refrativa, em juho de 1987, no Rio de Janeiro. XXIV Congresso Brasileiro de Oftalmologia, em setembro de 1987, em Curitiba. VIII Congresso Brasileiro de Prevenção da Cegueira, em setembro de 1988, no Rio de Janeiro. Simpósio Internacional Lentes Intra-Oculares, Catarata e Glaucoma da FCM-UNICAMP, em março de 1988, em Campinas (SP). III Congresso Oftalmológico, II Seminário Sobre Deficiência Visual, IV Simpósio Internacional da Sociedade Brasileira de Vítreo e Retina e IV Curso Anual da Sociedade Brasileira de Cirurgia Refrativa, em maio de 1988, em Curitiba. I Congresso Sul-Brasileiro de Oftalmologia, em abril de 1988, em Gramado (RS). XIII Simpósio da Associação Paranaense de Oftalmologia e II Congresso Internacional de Lentes de Contato e Córnea, em outubro de 1988, em Curitiba. Presidente da Conferência Internacional Programa de Doações de Córnea proferida pelo Dr. Emile J. Farge, no XIII Simpósio da Associação Paranaense de Oftalmologia e II Congresso Internacional de Lentes de Contato e Córnea, em outubro de 1988, em Curitiba.

13 III Simpósio da Sociedade Catarinense de Oftalmologia, II Congresso Sul Brasileiro de Oftalmologia e V Congresso Brasileiro de Bancos de Olhos, em março de 1989, em Florianópolis. I Congresso Pan-Americano de Bancos de Olhos, em 1989, em Miami (USA). XXV Congresso Brasileiro de Oftalmologia e XVII Congresso Pan-Americano de oftalmologia, em setembro de 1989, no Rio de Janeiro. Curso de Atualização em Oftalmologia do Centro de Estudos da Oftalmoclínica de Curitiba, em setembro de 1990, em Curitiba. IX Congresso Brasileiro de Prevenção da Cegueira, em setembro de 1990, em Salvador (BA). V Congresso da Associação Brasileira de Bancos de Olhos e III Simpósio do Banco de Olhos de Curitiba, em julho de 1990, em Curitiba (PR). V Simpósio Catarinense de Oftalmologia, em março de 1991, em Florianópolis (SC). Presidente de Mesa no V Simpósio Catarinense de Oftalmologia, em março de 1991, em Florianópolis (SC). XVI Simpósio da Associação Paranaense de Ofalmologia, em junho de 1991, em Curitiba. Moderador no XVI Simpósio da Associação Paranaense de Ofalmologia, em junho de 1991, em Curitiba. X Congresso Catarinense de Medicina, em agosto de 1991, em Joinville (SC). XXVI Congresso Brasileiro de Oftalmologia em setembro de 1991, em Belo Horizonte (MG). VI Congresso da Associação Brasileira de Bancos de Olhos e IV Simpósio do banco de Olhos de Curitiba, em novembro de 1991, em Curitiba (PR). Simpósio Internacional de Oftalmologia Pediátrica em fevereiro de 1992, em São Paulo (SP). V Simpósio Internacional de Catarata e Implantes Intra-Oculares e III Simpósio Internacional de Cirurgia Refrativa, em abril de 1992, em São Paulo (SP). I Jornada do Banco de Olhos Sul Catarinense, em agosto de 1992, em Termas do Gravatal (SC).

14 Jornada de Atualização 92, em Campinas (SP). VII Simpósio Catarinense de Oftalmologia, em março de 1993, em Florianópolis (SC). Coordenador da palestra Cirurgia Refrativa no VII Simpósio Catarinense de Oftalmologia, em março de 1993, em Florianópolis (SC). I Simpósio Sul Brasileiro de Cirurgia Plástica Ocular, em junho de 1991, em Joinville (SC). Simpósio Internacional de Lentes de Contato e Córnea, em junho de 1993, em Joinville (SC). XIX Congresso Pan-Americano de Oftalmologia, em julho de 1993, em Caracas, Venezuela. XXVII Congresso Brasileiro de Oftalmologia, em setembro de 1993, em Porto Alegre (RS). II Simpósio Sul Brasileiro da Sociedade Brasileira de Catarata e Implantes Intra-Oculares e I Simpósio Sul Brasileiro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Refrativa, em novembro de 1993, em Florianópolis (SC). Curso de Atualidades em Oftalmologia, em março de 1994, em Curitiba (PR). II Congresso Internacional de Catarata, Implantes Intra-Oculares e Cirurgia Refrativa, em abril de 1994, em São Paulo (SP). VI Congresso Sul Brasileiro de Oftalmologia, em maio d 1994, em Curitiba (PR). XI Congresso Brasileiro de Prevenção da Cegueira, em setembro de 1994, em Brasília (DF). VIII Congresso Internacional de Bancos de Olhos e Transplante de Córnea, em maio de 1995, em São Paulo. Coordenador de Sessão Científica no VIII Congresso Internacional de Bancos de Olhos e Transplante de Córnea, em maio de 1995, em São Paulo. XVIII Congresso Brasileiro de Oftalmologia, em setembro de 1995, em Salvador (BA). III Simpósio Sul Brasileiro da Sociedade Brasileira de Catarata e Implantes Intra-Oculares e II Simpósio Sul Brasileiro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Refrativa, em dezembro de 1995, em Itapema (SC). Simpósio Oftalmológico Interativo Via satélite, em março de 1996, em São Paulo (SP).

15 III Congresso Internacional de Catarata e Cirurgia Refrativa, em abril de 1996, em Belo Horizonte (MG). Moderador do Simpósio Correção do Astigmatismo na Cirurgia da catarata no III Congresso Internacional de Catarata e Cirurgia Refrativa, em abril de 1996, em Belo Horizonte (MG). XII Congresso do Conselho Latino-Americano de Estrabismo, em maio de 1996, em Buenos Aires, Argentina. I Seminário Integrado de Oftalmologia Pediátrica, em agosto de 1996, em Joinville (SC). Seminário de Desenvolvimento Empresarial e Treinamento para Novas Lideranças, em agosto de 1996, em Joinville (SC). XII Congresso Brasileiro de Prevenção da Cegueira e I Congresso Pan-Americano de Prevenção da Cegueira, em setembro de 1996, em São Paulo (SP). Curso Internacional de Estrabismo e IV Encontro dos Discípulos de Ciancia em abril de 1997, em Porto Alegre (RS). IX Congresso Internacional da Associação Brasileira de Bancos de Olhos e Transplantes de Córnea e III Jornada Internacional do C.E.O.Pedro Moacyrde Aguiar, em abril de 1997, no Rio de Janeiro. VIII Congresso Sul Brasileiro de Oftalmologia e IX Simpósio Catarinense de Oftalmologia, em maio de 1997, em Florianópolis (SC). XXIX Congresso Brasileiro de Oftalmologia em setembro de 1997, em Goiânia (GO). IV Congresso Sul Brasileiro de Cirurgias de Catarata e Implantes de Lentes Intra Oculares, em novembro de 1997, em Balneário Camburiú (SC). IV Congresso Internacional de Catarata e Cirurgia Refrativa, em maio de 1998, no Rio de Janeiro (RJ). XIII Congresso Brasileiro de Prevenção da Cegueira e Reabilitação Visual, em setembro de 1998, no Rio de Janeiro (RJ). X Congresso Internacional da Associação Brasileira de Bancos de Olhos e Transplantes de Córnea, em março de 1999, no Rio de Janeiro (RJ).

16 I Congresso Brasileiro de Neuro Oftalmologia em julho de 1999, em Belo Horizonte (MG). Annual Meeting da American Asociatin of Oftalmology, em outubro de 1999, em Orlando (USA). Simpósio Latino Americano de Bancos de Olhos e Transplante de Córnea e III Simpósio da Associação Pan-Americana de Bancos de Olhos em novembro de 1999, em São Paulo (SP). VI Congresso Internacional de Catarata e Cirurgia Refrativa, em abril de 2000, no Rio de Janeiro (RJ). XI Congresso da Sociedade Brasileira de Oftalmologia, em junho de 2000, no Rio de Janeiro (RJ). Encontro Regional da Associação Brasileira de Bancos de Olhos, em setembro de 2000, em Joinville (SC). XIV Congresso Brasileiro de Prevenção da Cegueira e Reabilitação Visual, em setembro de 2000, em Natal (RN). Annual Meeting da American Asociatin of Oftalmology, em outubro de 2000, em Dallas (USA). III Curso Itinerante de Estrabismo, em dezembro de 2000, em Florianópolis (SC). VII Congresso Sul Brasileiro de Oftalmologia e XI Simpósio Catarinense de Oftalmologia, em março de 2001, em Florianópolis (SC). XIII Reunion Anual de La Asociacion Panamericana de Bancos de Ojos APABO, em julho de 2000, em Buenos Aires, Republica Argentina. XXXI Congresso Brasileiro de Oftalmologia em setembro de 2001, em São Paulo (SP). Simpósio Regional da Associação Brasileira de Bancos de Olhos Região Sul, em dezembro de 2001, em Porto Alegre (RS). Sessão de Apresentação de Casos Clínicos da Sociedade Catarinense de Oftalmologia, em fevereiro de 2002, em Florianópolis (SC). Mesa Redonda na Faculdade de Medicina da Universidade da Região de Joinville em abril de 2002, em Joinville (SC).

17 XV Congresso Brasileiro de Prevenção da Cegueira e Reabilitação Visual, em setembro de 2002, em Curitiba (PR). Annual Meeting da American Asociatin of Oftalmology, em outubro de 2002, em Orlando (USA). XII Simpósio de Atualização em Oftalmologia, em março de 2003, em Blumenau (SC). I Congresso Brasileiro de Estrabismo, Oftalmologia Pediátricae Visão Subnormal, em abril de 2003, em Belo Horizonte (MG). XXXII Congresso Brasileiro de Oftalmologia em setembro de 2003, em Salvador (BA). Jornada de Oftalmologia co-patrocinada pela da Sociedade Catarinense de Oftalmologia, em novembro de 2003, em Itapema (SC). Simpósio Catarinense de Bancos de Olhos e Transplantes de Córnea, em dezembro de 2003, em Joinville (SC). Jornada Científica da Sociedade Catarinense de Oftalmologia, em março de 2004, em Florianópolis. XVI Congresso Brasileiro de Prevenção da Cegueira e Reabilitação Visual, em setembro de 2004, no Rio de Janeiro (RJ). Annual Meeting da American Asociatin of Oftalmology, em outubro de 2004, em New Orleans (USA). IX Simpósio Internacional de Atualização em Oftalmologia de Maringá, em março de 2005, em Maringá (PR). XIII Simpósio de Atualização em Oftalmologia, em abril de 2005, em Florianópolis (SC). Secretário do Curso Trannsplante de Córnea no XIII Simpósio de Atualização em Oftalmologia, em abril de 2005, em Florianópolis (SC). Programa Varilux-Soblec de Educação Médica Continuada em Refração, em maio de 2005, em Joinville (SC). Presidente de Mesa no Programa Varilux-Soblec de Educação Médica Continuada em Refração, em maio de 2005, em Joinville (SC).

18 XXX Simpósio da Associação Paranaense de Oftalmologia e I Encontro Sul Brasileiro com Conselho Argentino de Oftalmologia, em junho de 2005, em Curitiba. XXXIII Congresso Brasileiro de Oftalmologia em setembro de 2005, em Fortaleza (CE). Wold Ophthalmology Congress, em fevereiro de 2006, em São Paulo (SP). 10th International Strabismological Association Meeting and Latin American Council of Strabismus, em fevereiro de 2006, em São Paulo (SP). Simpósio Comemorativo aos 10 anos do Centro Oftalmológico Atualização em Facoemulsificação, em agosto de 2006, em Florianópolis (SC). 56ª Jornada do Centro Brasileiro de Estrabismo, em outubro de 2006, em Florianópolis (SC). Annual Meeting da The Asociation for Research in Vision and Ophthalmology, de 2007, em Fort Lauderdale (USA). em março Moderador do Encontro Científico de março de 2007 do Hospital de Olhos Sadalla Amin Ghanem, em Joinville. XIV Simpósio de Atualização em Oftalmologia, em março de 2007, em Florianópolis (SC). Moderador da Mesa Refrativa no XIV Simpósio de Atualização em Oftalmologia, em março de 2007, em Florianópolis (SC). XXX Simpósio de Oftalmologia da UNIFESP Escola Paulista de Medicina, em março de 2007, em São Paulo (SP). Encontro Científico de julho de 2007 do Hospital de Olhos Sadalla Amin Ghanem, em Joinville. Encontro Científico de agosto de 2007 do Hospital de Olhos Sadalla Amin Ghanem, em Joinville. XXXIV Congresso Brasileiro de Oftalmologia em setembro de 2007, em Brasília (DF). 2º Encontro Regional Planalto Serrano da Sociedade Catarinense de Oftalmologia, em Lages (SC). Encontro Científico de outubro de 2007 do Hospital de Olhos Sadalla Amin Ghanem, em Joinville.

19 Simpósio Internacional do Banco de Olhos de Sorocaba, em outubro de 2007, em Sorocaba (SP). Congresso Hospital de Olhos Sadalla Amin Ghanem, em março de 2008, em Joinville (SC). Coordenador do Simpósio Técnicas de bancos de Olhos e Preservação da Córnea no Congresso Hospital de Olhos Sadalla Amin Ghanem, em março de 2008, em Joinville (SC). 4º Encontro Regional da Sociedade Catarinense de Oftalmologia, em maio de 2008, em Blumenau (SC). Encontro Científico de agosto de 2008 do Hospital de Olhos Sadalla Amin Ghanem, em Joinville. XVIII Congresso Brasileiro de Prevenção da Cegueira e Reabilitação Visual, em setembro de 2008, em Florianópolis (SC). Encontro Científico de agosto de 2008 do Hospital de Olhos Sadalla Amin Ghanem, em Joinville (SC) Encontro Científico de setembro de 2008 do Hospital de Olhos Sadalla Amin Ghanem, em Joinville (SC). IX Congresso Sul Brasileiro de Oftalmologia e XV Simpósio de Atualização em Oftalmologia em Abril de 2009, em Bombinhas (SC). Encontros Científicos de março a junho de 2009 do Hospital de Olhos Sadalla Amin Ghanem, em Joinville (SC). Encontro Científico Especial de julho de 2009 do Hospital de Olhos Sadalla Amin Ghanem, em Joinville (SC). II Curso de Cirurgia Refrativa e Cross-Linking do Hospital de Olhos Sadalla Amin Ghanem, em outubro de2009, em Joinville (SC). Encontros Científicos de agosto a novembro de 2009 do Hospital de Olhos Sadalla Amin Ghanem, em Joinville (SC). Simposium on Cataract, IOL and Refracttive Surgery da American Socity Of Cataract and Refractive Surgery, em abrl de 2010, em Boston (USA).

20 World Cornea Congress, em abril de 2010, em Boston (USA). I Reunião Científica de Ortóptica da Regional Sul do CBOrt, em Julho de 2010, em Joinville (SC). Curso SOBLEC de Educação, em agosto de 2010, em Florianópolis (SC). World Keratoconus Meeting, em agosto de 2010, em Ouro Preto (MG). XIX Congresso Brasileiro de Prevenção da Cegueira e Reabilitação Visual em setembro de 2010, em Salvador (Bahia). Encontros Científicos mensais do HOSAG, em Joinville, em ARVO 2011 Annual Meeting, em maio de 2011, em Fort Lauderdale, Florida (USA). VI Congresso Brasileiro de Catarata e Cirurgia Refrativa e IV Congresso Brasileiro de Administração em Oftalmologia, em junho 2011, em Porto de Galinhas (PE). Encontros Científicos do HOSAG em Joinville, mensais, em ASCRS-ASOA Symposium and Congress em Chicago IL, USA, em abril de XI Congresso Sul-Brasileiro de Oftalmologia, março de 2013, em Florianópolis. Encontros Científicos do HOSAG, mensais, em ASCRS-ASOA Symposium and Congress em San Francisco CA USA, em abril de I Curso de Transplantes de Córnea do HOSAG, em julho de 2013, em Joinville. XXXI Congerss of the European Society of Cataract & Refractive Surgery, em setembro de 2013, em Amsterdam, Holanda. TRABALHOS CIENTÍFICOS Na área de Oftalmologia Cirurgia Reconstrutora da Avulsão Palpebral no XVII Congresso Brasileiro de Oftalmologia em setembro de 1973, em Salvador, Bahia. Banco de Olhos de Joinville no I Congresso Brasileiro de Bancos de Olhos, em julho de 1979, em São Paulo (SP).

DRA. PAOLA GRECHI CRM 16594 RQE 8487

DRA. PAOLA GRECHI CRM 16594 RQE 8487 DRA. PAOLA GRECHI CRM 16594 RQE 8487 APRESENTAÇÃO PROFISSIONAL Graduação em Medicina - Universidade Estadual de Campinas UNICAMP (1998 2003). Prêmio de Melhor Aluna de Oftalmologia e Prêmio de Melhor Aluna

Leia mais

DR. PAOLA GRECHI ROMERO CASTRO CRM 16594 RQE 8487

DR. PAOLA GRECHI ROMERO CASTRO CRM 16594 RQE 8487 DR. PAOLA GRECHI ROMERO CASTRO CRM 16594 RQE 8487 APRESENTAÇÃO PROFISSIONAL Graduação em Medicina - Universidade Estadual de Campinas UNICAMP (1998 2003). Prêmio de Melhor Aluna de Oftalmologia e Prêmio

Leia mais

DR. PAOLA GRECHI ROMERO CASTRO CRM 16594

DR. PAOLA GRECHI ROMERO CASTRO CRM 16594 DR. PAOLA GRECHI ROMERO CASTRO CRM 16594 FORMAÇÃO Graduação em Medicina - Universidade Estadual de Campinas UNICAMP (1998 2003). Prêmio de Melhor Aluna de Oftalmologia e Prêmio de Melhor Aluna de Pediatria.

Leia mais

DRA. CLEUSA CORAL-GHANEM CRM 1234

DRA. CLEUSA CORAL-GHANEM CRM 1234 DRA. CLEUSA CORAL-GHANEM CRM 1234 FORMAÇÃO Curso Médico na Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Santa Catarina (1967-1972). Estágio no serviço de lentes de contato e glaucoma, como visitante,

Leia mais

DR. EMIR AMIN GHANEM CRM 1076 RQE 793

DR. EMIR AMIN GHANEM CRM 1076 RQE 793 DR. EMIR AMIN GHANEM CRM 1076 RQE 793 APRESENTAÇÃO PROFISSIONAL Fez o curso primário no Grupo escolar Rui Barbosa, em Joinville, de 1952 a 1955. Fez seu curso colegial, 1º ciclo no Colégio e Internato

Leia mais

DRA. CLEUSA CORAL-GHANEM CRM 1234 RQE 1975

DRA. CLEUSA CORAL-GHANEM CRM 1234 RQE 1975 DRA. CLEUSA CORAL-GHANEM CRM 1234 RQE 1975 APRESENTAÇÃO PROFISSIONAL Curso Médico na Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Santa Catarina (1967-1972). Estágio no serviço de lentes de contato

Leia mais

DRA. CLEUSA CORAL-GHANEM CRM: 1234. Curso Médico na Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Santa Catarina.

DRA. CLEUSA CORAL-GHANEM CRM: 1234. Curso Médico na Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Santa Catarina. DRA. CLEUSA CORAL-GHANEM CRM: 1234 FORMAÇÃO Curso Médico na Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Santa Catarina. Especialista em Oftalmologia - Título concedido pelo Conselho Brasileiro de

Leia mais

DRA. CLEUSA CORAL-GHANEM CRM 1234 RQE 1975

DRA. CLEUSA CORAL-GHANEM CRM 1234 RQE 1975 APRESENTAÇÃO PROFISSIONAL DRA. CLEUSA CORAL-GHANEM CRM 1234 RQE 1975 Curso Médico na Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Santa Catarina (1967-1972). Estágio no serviço de lentes de contato

Leia mais

DR. EMIR AMIN GHANEM CRM: 1076

DR. EMIR AMIN GHANEM CRM: 1076 DR. EMIR AMIN GHANEM CRM: 1076 FORMAÇÃO Fez o curso primário no Grupo escolar Rui Barbosa, em Joinville, de 1952 a 1955. Fez seu curso colegial, 1º ciclo no Colégio e Internato Paranaense, em Curitiba,

Leia mais

DR. EMIR AMIN GHANEM CRM 1076

DR. EMIR AMIN GHANEM CRM 1076 DR. EMIR AMIN GHANEM CRM 1076 FORMAÇÃO Fez o curso primário no Grupo escolar Rui Barbosa, em Joinville, de 1952 a 1955. Fez seu curso colegial, 1º ciclo no Colégio e Internato Paranaense, em Curitiba,

Leia mais

DR. FERNANDO TRENCH DE OLIVEIRA KOMATSU CRM 19688

DR. FERNANDO TRENCH DE OLIVEIRA KOMATSU CRM 19688 DR. FERNANDO TRENCH DE OLIVEIRA KOMATSU CRM 19688 FORMAÇÃO Fellow Córnea, Lentes de Contato, Doenças Externas e Cirurgia RefrativanoWillsEyeHospial, Filadélfia, EEUU (2003-2004). Estágio Cirurgia Refrativa

Leia mais

DR. FERNANDO TRENCH DE OLIVEIRA KOMATSU CRM 19688 RQE 11219

DR. FERNANDO TRENCH DE OLIVEIRA KOMATSU CRM 19688 RQE 11219 DR. FERNANDO TRENCH DE OLIVEIRA KOMATSU CRM 19688 RQE 11219 APRESENTAÇÃO PROFISSIONAL Fellow Córnea, Lentes de Contato, Doenças Externas e Cirurgia RefrativanoWillsEyeHospial, Filadélfia, EEUU (2003-2004).

Leia mais

Aprovado no CONGRAD: 14.02.06 Vigência: ingressos a partir de 2006/2 CÓD. 1548 CURSO DE MEDICINA

Aprovado no CONGRAD: 14.02.06 Vigência: ingressos a partir de 2006/2 CÓD. 1548 CURSO DE MEDICINA Aprovado no CONGRAD: 14..06 Vigência: ingressos a partir de 2006/2 CÓD. 48 CURSO DE MEDICINA EIXOS TRANSVERSAIS E ÁREAS DO CONHECIMENTO DO CURRÍCULO PLENO ACADÊMI COS I FUNDAMENTOS CONCEITUAIS DO CURSO

Leia mais

DR. FERNANDO JOSÉ DE NOVELLI CRM 12289

DR. FERNANDO JOSÉ DE NOVELLI CRM 12289 DR. FERNANDO JOSÉ DE NOVELLI CRM 12289 FORMAÇÃO Graduado em Medicina pela Universidade de São Paulo (USP) (1990-1995). Residência médica no Hospital das Clínicas de São Paulo pela Universidade de São Paulo

Leia mais

DRª. VERALUCIA ROSA FERREIRA OLIVEIRA CRM 4160. Graduação pela Universidade Federal de Medicina do Triângulo Mineiro, Uberaba / MG.

DRª. VERALUCIA ROSA FERREIRA OLIVEIRA CRM 4160. Graduação pela Universidade Federal de Medicina do Triângulo Mineiro, Uberaba / MG. DRª. VERALUCIA ROSA FERREIRA OLIVEIRA CRM 4160 FORMAÇÃO Graduação pela Universidade Federal de Medicina do Triângulo Mineiro, Uberaba / MG. Especialização em Oftalmologia e Fellow em Plástica Ocular e

Leia mais

DRA. VERALUCIA ROSA FERREIRA OLIVEIRA CRM 4160

DRA. VERALUCIA ROSA FERREIRA OLIVEIRA CRM 4160 DRA. VERALUCIA ROSA FERREIRA OLIVEIRA CRM 4160 FORMAÇÃO Graduação em Medicina pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro Curso de Medicina Uberaba / MG. Especialização em Oftalmologia e Fellow em Plástica

Leia mais

DRA. VERALUCIA ROSA FERREIRA OLIVEIRA CRM 4160

DRA. VERALUCIA ROSA FERREIRA OLIVEIRA CRM 4160 DRA. VERALUCIA ROSA FERREIRA OLIVEIRA CRM 4160 FORMAÇÃO Graduação em Medicina pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro Curso de Medicina Uberaba / MG. Especialização em Oftalmologia e Fellow em Plástica

Leia mais

Dr. Evandro Luís Rosa CRM-SC 5957

Dr. Evandro Luís Rosa CRM-SC 5957 Dr. Evandro Luís Rosa CRM-SC 5957 Graduado em Medicina pela Universidade Federal de Santa Catarina 1992. Especializado em Oftalmologia no Hospital de Olhos Sadalla Amin Ghanem. Oftalmologista pelo Conselho

Leia mais

DR. FERNANDO JOSÉ DE NOVELLI CRM 12289 RQE 6098

DR. FERNANDO JOSÉ DE NOVELLI CRM 12289 RQE 6098 DR. FERNANDO JOSÉ DE NOVELLI CRM 12289 RQE 6098 APRESENTAÇÃO PROFISSIONAL Graduado em Medicina pela Universidade de São Paulo (USP) (1990-1995). Residência médica no Hospital das Clínicas de São Paulo

Leia mais

DEPARTAMENTO DE OFTALMOLOGIA DA SANTA CASA DE SÃO PAULO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO MÉDICA CONTINUADA 2013

DEPARTAMENTO DE OFTALMOLOGIA DA SANTA CASA DE SÃO PAULO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO MÉDICA CONTINUADA 2013 Organização: Departamento de Oftalmologia e Centro de Estudos Jacques Tupinambá Objetivo: Atualização continuada em oftalmologia clínica e cirúrgica. Obrigatória para residentes, especializandos, fellows

Leia mais

Erika Meinicke Nascimento Registro Profissional CRM-MG 29.215-T

Erika Meinicke Nascimento Registro Profissional CRM-MG 29.215-T Erika Meinicke Nascimento Registro Profissional CRM-MG 29.215-T Qualificação Médica com especialização em Anatomia Patológica. FORMAÇÃO ACADÊMICA. Graduação em Medicina - Pontifícia Universidade Católica

Leia mais

DRA. CLEUSA CORAL-GHANEM CRM:

DRA. CLEUSA CORAL-GHANEM CRM: DRA. CLEUSA CORAL-GHANEM CRM: 1234 Responsável pelo Departamento de Lentes de Contato do Hospital de Olhos Sadalla Amin Ghanem - Joinville - Santa Catarina. Doutora em Ciências - área de concentração Oftalmologia

Leia mais

Graduação pela Universidade Federal de Medicina do Triângulo Mineiro,

Graduação pela Universidade Federal de Medicina do Triângulo Mineiro, Dr. Veralucia Rosa Ferreira Oliveira CRM 4160 Graduação pela Universidade Federal de Medicina do Triângulo Mineiro, - Especialização em Oftalmologia e Fellow em Plástica Ocular e Vias Lacrimais pela Universidade

Leia mais

Eventos da área da Saúde no Brasil no ano de 2012

Eventos da área da Saúde no Brasil no ano de 2012 Eventos da área da Saúde no Brasil no ano de 2012 Evento Data Local Congresso Latino Americano de 29 a Hotelaria Hospitalar 31/03/12 Seminário Avaliação da Lesão Crônica e Indicação de Curativo 30/03/2012

Leia mais

Dra. Christine Graf Guimarães CRM 16538

Dra. Christine Graf Guimarães CRM 16538 Dra. Christine Graf Guimarães CRM 16538 Médica graduada pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) em dezembro de 1998. Fez residência médica em Dermatologia no Hospital de Clínicas de Curitiba (UFPR)

Leia mais

16 XVIII CONGRESSO BRASILEIRO DE PREVENÇÃO DA CEGUEIRA E REABILITAÇÃO VISUAL Florianópolis 03 a 06 de setembro de 2008

16 XVIII CONGRESSO BRASILEIRO DE PREVENÇÃO DA CEGUEIRA E REABILITAÇÃO VISUAL Florianópolis 03 a 06 de setembro de 2008 16 XVIII CONGRESSO BRASILEIRO DE PREVENÇÃO DA CEGUEIRA E REABILITAÇÃO VISUAL Florianópolis 03 a 06 de setembro de 2008 17 revenção dos Anos de Vida com Cegueira P O Congresso de setembro, em Florianópolis,

Leia mais

CURRICULUM VITAE. Paulo Antonio Carneiro Larocca

CURRICULUM VITAE. Paulo Antonio Carneiro Larocca CURRICULUM VITAE Paulo Antonio Carneiro Larocca 1 1 - DADOS PESSOAIS: 1.1 Nome: Paulo Antônio Carneiro Larocca 1.2 Profissão: Médico 1.3 Filiação: Paulo Antônio Theodoro Larocca Maria José Carneiro Larocca

Leia mais

CURRICULUM VITAE FORMAÇÃO ACADÊMICA. Residência Ortopedia e Traumatologia IOT Instituto de Ortopedia e Traumatologia Passo Fundo RS 1992 a 1995

CURRICULUM VITAE FORMAÇÃO ACADÊMICA. Residência Ortopedia e Traumatologia IOT Instituto de Ortopedia e Traumatologia Passo Fundo RS 1992 a 1995 CURRICULUM VITAE Luiz Henrique Penteado da Silva CRM: 19805 Quadril Pelve Trauma IOT Instituto de Ortopedia e Traumatologia - www.iotrs.com.br Rua Uruguai, 2050 CEP: 99010-112 Passo Fundo RS quadril@iotrs.com.br

Leia mais

PRINCIPAIS EVENTOS REALIZADOS até 21/09/2015

PRINCIPAIS EVENTOS REALIZADOS até 21/09/2015 PRINCIPAIS EVENTOS REALIZADOS até 21/09/2015 VIII Congresso Brasileiro e V Congresso Internacional de Terapia Comunitária Integrativa Centro de Artes e Convenções da UFOP - Ouro Preto, 16 a 19 de setembro

Leia mais

Lista de Eventos 2009

Lista de Eventos 2009 Lista de Eventos 2009 VI SIMINCO (Simpósio Internacional de Cirurgia Minimamente Invasiva da Coluna do Hospital Abreu Sodré - AACD Data: 27 a 28 de Março de 2009 HOSPITAL ABREU SODRÉ - AACD - Cirurgias

Leia mais

Portaria nº 339 de 08 de Maio de 2002.

Portaria nº 339 de 08 de Maio de 2002. Portaria nº 339 de 08 de Maio de 2002. O Secretário de Assistência à Saúde, no uso de suas atribuições legais, Considerando a Portaria GM/MS nº 866, de 09 de maio de 2002, que cria os mecanismos para organização

Leia mais

CURRÍCULO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM MEDICINA DA UFSC. Atualizado para 2015.2

CURRÍCULO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM MEDICINA DA UFSC. Atualizado para 2015.2 CURRÍCULO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM MEDICINA DA UFSC Atualizado para 2015.2 1ª Fase I: MED 7001 INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA MEDICINA I Anatomia 48 (+12 Integr.) Fisiologia 68 (+12 Integr.) Bioquímica 62 Histologia

Leia mais

DRA. CHRISTINE GRAF GUIMARÃES - CRM 16538

DRA. CHRISTINE GRAF GUIMARÃES - CRM 16538 DRA. CHRISTINE GRAF GUIMARÃES - CRM 16538 TRABALHOS APRESENTADOS EM CONGRESSOS Technical Aspects for Optimizing the Results of Donor Area Scars ISHRS 21st Annual Scientific Meeting Hyatt Regency San Francisco

Leia mais

CARTILHA DE ORIENTAÇÕES PARA PREENCHIMENTO DE GUIAS DE REFERÊNCIA EM OFTALMOLOGIA. Área de abrangência do DRS XIII

CARTILHA DE ORIENTAÇÕES PARA PREENCHIMENTO DE GUIAS DE REFERÊNCIA EM OFTALMOLOGIA. Área de abrangência do DRS XIII CARTILHA DE ORIENTAÇÕES PARA PREENCHIMENTO DE GUIAS DE REFERÊNCIA EM OFTALMOLOGIA Área de abrangência do DRS XIII HOSPITAL DAS CLINICAS DA FACULDADE DE MEDICINA DE RIBEIRÃO PRETO UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

Leia mais

DEPARTAMENTO DE OFTALMOLOGIA DA SANTA CASA DE SÃO PAULO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO MÉDICA CONTINUADA 2014

DEPARTAMENTO DE OFTALMOLOGIA DA SANTA CASA DE SÃO PAULO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO MÉDICA CONTINUADA 2014 Organização: Departamento de Oftalmologia e Centro de Estudos Jacques Tupinambá Objetivo: Atualização continuada em oftalmologia clínica e cirúrgica. Obrigatória para residentes, especializandos, fellows

Leia mais

DR. LINEU OTO SHIROMA CRM 12348

DR. LINEU OTO SHIROMA CRM 12348 DR. LINEU OTO SHIROMA CRM 12348 FORMAÇÃO Um ano de Glaucoma Research Fellowship com Dr. Mark Brian Sherwood Universidade da Florida EUA (2005). Um ano de Estágio em Glaucoma com Dr. Vital Paulino Costa

Leia mais

DESENHO PRISMÁTICO KERARING SEGMENTOS DE ARCOS E ESPESSURAS VARIÁVEIS EXCLUSIVO

DESENHO PRISMÁTICO KERARING SEGMENTOS DE ARCOS E ESPESSURAS VARIÁVEIS EXCLUSIVO KERARING, segmento de anel corneano intraestromal, é um dispositivo de precisão implantado para correção de irregularidades da superfície corneana e redução de erros refracionais associados ao Ceratocone

Leia mais

Local de trabalho: Hospital de Olhos Sadalla Amin Ghanem, Joinville-SC

Local de trabalho: Hospital de Olhos Sadalla Amin Ghanem, Joinville-SC Lineu Oto Shiroma CRM 12348 1- Informacoes pessoais Nome completo: Lineu Oto Shiroma Local de trabalho: Hospital de Olhos Sadalla Amin Ghanem, Joinville-SC Fone: 55 47-3481-5333 E-mail: lineu@sadalla.com.br

Leia mais

Programa de Especialização em Ortopedia e Traumatologia Pediátrica (R4)

Programa de Especialização em Ortopedia e Traumatologia Pediátrica (R4) SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE HOSPITAL INFANTIL JOANA DE GUSMÃO Florianópolis SERVIÇO DE ORTOPEDIA E TRAUMATOLOGIA Programa de Especialização em Ortopedia e Traumatologia Pediátrica (R4) Florianópolis,

Leia mais

DR. NEWTON RODRIGUES SALERNO CRM 1406 RQE 798

DR. NEWTON RODRIGUES SALERNO CRM 1406 RQE 798 DR. NEWTON RODRIGUES SALERNO CRM 1406 RQE 798 APRESENTAÇÃO PROFISSIONAL Graduação na Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, curso iniciado em 1966 e concluído em 1971, em Porto

Leia mais

CURRICULUM VITAE. Dados Pessoais. Nome Cintia Mendonça de Abreu

CURRICULUM VITAE. Dados Pessoais. Nome Cintia Mendonça de Abreu CURRICULUM VITAE Dados Pessoais Nome Cintia Mendonça de Abreu Formação Universitária Graduação Instituição Faculdade de Medicina - Universidade Federal de Goiás Conclusão 17/11/1995 Pós-Graduação Residência

Leia mais

Curriculum Vitae. Graduação Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Paraná 1976.

Curriculum Vitae. Graduação Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Paraná 1976. Curriculum Vitae Identificação Nome: Sérgio do Carmo Jorge Nascimento: 12. Abril. 1952 Filiação: Armando Jorge e Altina Mazucco Jorge Naturalidade: São Manuel SP Nacionalidade: Brasileiro RG: 5.272.833

Leia mais

Atividades Realizadas em nome do Projeto Drogazero:

Atividades Realizadas em nome do Projeto Drogazero: Atividades Realizadas em nome do Projeto Drogazero: Participação na XIII INTERDISTRITAL DE A. A. NO PARANÁ; 07 de Março de 2004 ; proferindo a Palestra: Ação da Irmandade de Alcoólicos Anônimos Palestra

Leia mais

1.1 NOME 1.2 DADOS DE IDENTIFICAÇÃO JULIO ALBERTO SONCINI. Filiação: Alberto Oswaldo Soncini e Maria Jenny D. Soncini

1.1 NOME 1.2 DADOS DE IDENTIFICAÇÃO JULIO ALBERTO SONCINI. Filiação: Alberto Oswaldo Soncini e Maria Jenny D. Soncini 1.1 NOME JULIO ALBERTO SONCINI Filiação: Alberto Oswaldo Soncini e Maria Jenny D. Soncini Data de nascimento: 18 de outubro de 1957. Naturalidade : São Paulo- SP Nacionalidade: Brasileira. 1.2 DADOS DE

Leia mais

Ariadne Basseti Soares Hilel

Ariadne Basseti Soares Hilel Ariadne Basseti Soares Hilel I IDENTIFICAÇÃO Nome: Ariadne Bassetti Soares Hilel Nasc: 23/03/1961 Sta. Tereza ES Graduação: Universidade Federal do Esp. Santo Vitória Setembro/1985 CRM: 3463 ES Identidade:

Leia mais

DR. LINEU OTO SHIROMA CRM 12348

DR. LINEU OTO SHIROMA CRM 12348 DR. LINEU OTO SHIROMA CRM 12348 APRESENTAÇÃO PROFISSIONAL 2006-atual: Médico oftalmologista do Hospital de Olhos Sadalla Amin Ghanem Setor de Glaucoma. 2005: Um ano de Glaucoma Research Fellowship com

Leia mais

DR. EVANDRO LUÍS ROSA CRM-SC 5957 RQE 2245

DR. EVANDRO LUÍS ROSA CRM-SC 5957 RQE 2245 DR. EVANDRO LUÍS ROSA CRM-SC 5957 RQE 2245 APRESENTAÇÃO PROFISSIONAL Graduado em Medicina pela Universidade Federal de Santa Catarina 1992. Especializado em Oftalmologia no Hospital de Olhos Sadalla Amin

Leia mais

CRESEMS, CISCOPAR e 20ª. Regional de Saúde Toledo PR PROTOCOLOS CLÍNICOS ESPECIALIZADOS

CRESEMS, CISCOPAR e 20ª. Regional de Saúde Toledo PR PROTOCOLOS CLÍNICOS ESPECIALIZADOS CRESEMS, CISCOPAR e 20ª. Regional de Saúde PROTOCOLOS CLÍNICOS ESPECIALIZADOS OFTALMOLOGIA Pré-requisitos: História clínica detalhada; Exame físico completo; Exames complementares essenciais conforme o

Leia mais

Hotelaria Hospitalar. Comunicação e Treinamentos Histórico da Empresa e Sua Sócia Fundadora

Hotelaria Hospitalar. Comunicação e Treinamentos Histórico da Empresa e Sua Sócia Fundadora Hotelaria Hospitalar Comunicação e Treinamentos Histórico da Empresa e Sua Sócia Fundadora Hotelaria Hospitalar Comunicação e Treinamentos Histórico da Empresa Data da Fundação e Público Alvo; Missão,

Leia mais

A consulta foi analisada pela Câmara Técnica de Oftalmologia do CFM, que emitiu seu parecer, o qual adoto na íntegra:

A consulta foi analisada pela Câmara Técnica de Oftalmologia do CFM, que emitiu seu parecer, o qual adoto na íntegra: PROCESSO-CONSULTA CFM nº 24/13 PARECER CFM nº 17/13 INTERESSADO: Dr. F.J.M.C ASSUNTO: Cirurgia bilateral no mesmo ato cirúrgico RELATOR: Cons. José Fernando Maia Vinagre EMENTA: Não há elementos definitivos

Leia mais

Protocolos para exames complementares em oftalmologia

Protocolos para exames complementares em oftalmologia Protocolos para exames complementares em oftalmologia Regulamentar as indicações absolutas para a requisição dos 31 exames complementares oftalmológicos. É necessário entender que cada profissional poderá

Leia mais

FORMAÇÃO ACADÊMICA E OUTRAS PARTICIPAÇÕES PROFISSIONAIS

FORMAÇÃO ACADÊMICA E OUTRAS PARTICIPAÇÕES PROFISSIONAIS Dr. Vinícius Coral Ghanem, PhD - CRM 9479/SC FORMAÇÃO ACADÊMICA E OUTRAS PARTICIPAÇÕES PROFISSIONAIS Graduação em Medicina pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Especialista em Oftalmologia com Residência

Leia mais

8:00h. INSCRIÇÕES E ENTREGA DE MATERIAL. COORDENADORES: Ubirajara Moulin De Moraes (ES) Fabio Braga Soares (ES)

8:00h. INSCRIÇÕES E ENTREGA DE MATERIAL. COORDENADORES: Ubirajara Moulin De Moraes (ES) Fabio Braga Soares (ES) 8:00h. INSCRIÇÕES E ENTREGA DE MATERIAL. Ubirajara Moulin De Moraes (ES) Fabio Braga Soares (ES) 8:40-8:50h. ABERTURA Dr. Fabio Braga Soares (ES) MODULO 1: DEBATEDORES : Dr. Ari De Souza Pena (RJ) Dra.

Leia mais

C u r r i c u l u m V i t a e

C u r r i c u l u m V i t a e C u r r i c u l u m V i t a e 1. DADOS PESSOAIS: - Nome: Flávio Buonaduce Borges - Data de Nascimento: 19 de abril de 1965 - Local de Nascimento: Goiânia - Go - Nacionalidade: Brasileiro - Filiação: Marcos

Leia mais

Acompanhe a agenda de eventos da FBG em 2015

Acompanhe a agenda de eventos da FBG em 2015 Acompanhe a agenda de eventos da FBG em 2015 EVENTOS NACIONAIS Abril 9 a 15 de Abril XXV Jornada de Gastroenterologia do Rio de Janeiro Local: Centro de Convenções do Colégio Brasileiro de Cirurgiões,

Leia mais

Agenda do Farmacêutico

Agenda do Farmacêutico ESPECIALIZAÇÃO EM Realização: Universidade Federal de Alfenas (Unifal) Local: Alfenas (MG) pelo e-mail lumarques@unifal-mg.edu.br FORMAÇÃO EM FARMÁCIA CLÍNICA Local: Belo Horizonte setembro / 2011 pelo

Leia mais

Agenda do Farmacêutico

Agenda do Farmacêutico ANÁLISES CLÍNICAS ESPECIALIZAÇÃO EM DIAGNÓSTICO LABORATORIAL Realização: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) Local: Prédio 15, Campus, Av. Ipiranga, 6681 Porto Alegre (RS) pelos

Leia mais

PADRÃO DE RESPOSTA. Resposta: Diagnóstico 1. Coriorretinopatia Serosa Central. Exames 1. Angiografia fluoresceínica 2. Tomografia de coerência óptica

PADRÃO DE RESPOSTA. Resposta: Diagnóstico 1. Coriorretinopatia Serosa Central. Exames 1. Angiografia fluoresceínica 2. Tomografia de coerência óptica PADRÃO DE RESPOSTA Questão 1: Paciente feminino de 35 anos com queixa súbita de baixa visual no OD. Sem comorbidades sistêmicas. Ao exame a acuidade visual era sem correção OD 20/60 com metamorfopsia e

Leia mais

Milton Ruiz Alves e Suzana Matayoshi são os novos Professores Associados do Departamento de Oftalmologia e Otorrinolaringologia da FMUSP

Milton Ruiz Alves e Suzana Matayoshi são os novos Professores Associados do Departamento de Oftalmologia e Otorrinolaringologia da FMUSP 30 Milton Ruiz Alves e Suzana Matayoshi são os novos Professores Associados do Departamento de Oftalmologia e Otorrinolaringologia da FMUSP Milton Ruiz Alves e Suzana Matayoshi são os novos Professores

Leia mais

NOVA ZONA ÓPTICA VARIÁVEL LÍDER MUNDIAL NO TRATAMENTO DO CERATOCONE

NOVA ZONA ÓPTICA VARIÁVEL LÍDER MUNDIAL NO TRATAMENTO DO CERATOCONE NOVA ZONA ÓPTICA VARIÁVEL LÍDER MUNDIAL NO TRATAMENTO DO CERATOCONE O mais completo e versátil sistema para remodelamento corneano existente no mercado mundial. Keraring, segmento de anel corneano intraestromal,

Leia mais

Zilda Arns sendo homenageada no XV Congresso Brasileiro de Prevenção da Cegueira e Reabilitação Visual, em 2002

Zilda Arns sendo homenageada no XV Congresso Brasileiro de Prevenção da Cegueira e Reabilitação Visual, em 2002 47 Zilda Arns sendo homenageada no XV Congresso Brasileiro de Prevenção da Cegueira e Reabilitação Visual, em 2002 O Conselho Brasileiro de Oftalmologia fez publicar o anúncio ao lado na edição de 14 de

Leia mais

CURRICULUM DADOS PESSOAIS NOME LILIAN SERRASQUEIRO BALLINI CAETANO. PROFISSÃO Médica FORMAÇÃO SUPERIOR

CURRICULUM DADOS PESSOAIS NOME LILIAN SERRASQUEIRO BALLINI CAETANO. PROFISSÃO Médica FORMAÇÃO SUPERIOR CURRICULUM DADOS PESSOAIS NOME LILIAN SERRASQUEIRO BALLINI CAETANO PROFISSÃO Médica FORMAÇÃO SUPERIOR GRADUAÇÃO FACULDADE DE CIÊNCIAS MÉDICAS DE SANTOS (FCMS) início 1981 - término 1986 INTERNATO HOSPITAL

Leia mais

1 - DADOS PESSOAIS. Responsável: Celso Quintanilha Telefones: (061) 315-4821 (Trabalho), 349-4899 (Residência), 9603-7079 (celular) 2 ESCOLARIDADE

1 - DADOS PESSOAIS. Responsável: Celso Quintanilha Telefones: (061) 315-4821 (Trabalho), 349-4899 (Residência), 9603-7079 (celular) 2 ESCOLARIDADE 1 - DADOS PESSOAIS Tenista: Lívia Azzi Quintanilha Data do Nascimento: 18/12/82 Registro na CBT: 06427-DF Endereço: SQN 206 Bloco G aptº 402 70.844-070 Brasília, DF Telefone: 61-9961-1628 Responsável:

Leia mais

CURRICULUM V I T A E DANIELA OLIVEIRA TEIXEIRA SANTA MARIA RS.

CURRICULUM V I T A E DANIELA OLIVEIRA TEIXEIRA SANTA MARIA RS. CURRICULUM V I T A E DANIELA OLIVEIRA TEIXEIRA SANTA MARIA RS. 2 Í N D I C E APRESENTAÇÃO... 1. DOCUMENTOS DE IDENTIFICAÇÃO PESSOAL... 2. FORMAÇÃO ACADÊMICA... 3 3 4 2.1. Formação no Ensino Fundamental

Leia mais

FORMAÇÃO ACADÊMICA E OUTRAS PARTICIPAÇÕES PROFISSIONAIS

FORMAÇÃO ACADÊMICA E OUTRAS PARTICIPAÇÕES PROFISSIONAIS DR. VINÍCIUS CORAL GHANEM FORMAÇÃO ACADÊMICA E OUTRAS PARTICIPAÇÕES PROFISSIONAIS Graduação em Medicina pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Especialista em Oftalmologia com Residência na UNICAMP

Leia mais

MINISTÉRIO DA SAÚDE GABINETE DO MINISTRO PORTARIA INTERMINISTERIAL Nº 1.352, DE 13 DE JUNHO DE 2011

MINISTÉRIO DA SAÚDE GABINETE DO MINISTRO PORTARIA INTERMINISTERIAL Nº 1.352, DE 13 DE JUNHO DE 2011 MINISTÉRIO DA SAÚDE GABINETE DO MINISTRO PORTARIA INTERMINISTERIAL Nº 1.352, DE 13 DE JUNHO DE 2011 Alterar, para 31 de outubro de 2011, o prazo fixado para validade da Certificação como Hospital de Ensino

Leia mais

FACULDADES UNIDAS DO NORTE DE MINAS FUNORTE

FACULDADES UNIDAS DO NORTE DE MINAS FUNORTE 1º PERÍODO MODULOS TEÓRICA PRATICA TOTAL TOTAL Módulo 0:Introdução ao Curso Médico 80 h 08 h - 88 h Módulo I: Atenção à Família e a Comunidade Módulo II: Concepção e Embriogênese Módulo III: Nutrição e

Leia mais

EVENTOS 2012 JANEIRO FEVEREIRO DATA EVENTO LOCAL. 17 Qua. ISET- International Symposium of Endovascular Therapy www.iset.org. 18 Qui. 15 Seg.

EVENTOS 2012 JANEIRO FEVEREIRO DATA EVENTO LOCAL. 17 Qua. ISET- International Symposium of Endovascular Therapy www.iset.org. 18 Qui. 15 Seg. EVENTOS DATA EVENTO LOCAL JANEIRO ISET- International Symposium of Endovascular Therapy www.iset.org Fontainebleau Miami Beach / Florida CACVS Controversies an Updates in Vascular Surgery www.cacvs.org

Leia mais

PROGRAMAÇÃO CIENTÍFICA PRELIMINAR

PROGRAMAÇÃO CIENTÍFICA PRELIMINAR PROGRAMAÇÃO CIENTÍFICA PRELIMINAR 07/07/2016 09:00-10:30 h Mesa Redonda CATARATA O papel das novas tecnologias na cirurgia de catarata (I) SALA 1 (QUELUZ 2 E 5) 09:00-09:10 Recursos diagnósticos (UBM,

Leia mais

OFTALMOLOGIA DO HOSPITAL SÃO RAFAEL

OFTALMOLOGIA DO HOSPITAL SÃO RAFAEL II JORNADA DE OFTALMOLOGIA DO HOSPITAL SÃO RAFAEL Foto do Hospital São Rafael, Salvador - Brasil Foto do Hospital San Raffaele, Milão - Itália Salvador-BA, 4 e 5 de junho de 2010 Hospital São Rafael CFM

Leia mais

CURSO BÁSICO DE CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM DE FARMÁCIAS COM FOCO EM RESULTADOS ESPECIALIZAÇÃO EM ATENÇÃO ESPECIALIZAÇÃO EM

CURSO BÁSICO DE CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM DE FARMÁCIAS COM FOCO EM RESULTADOS ESPECIALIZAÇÃO EM ATENÇÃO ESPECIALIZAÇÃO EM ATENÇÃO FARMACÊUTICA CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM Assistência Farmacêutica COM Ênfase em Atenção Farmacêutica 5ª turma Início: março de 2008 ATENÇÃO FARMACÊUTICA Alfenas (Unifal) Alfenas (MG) Informações:

Leia mais

Regulamento dos Estágios Curriculares Supervisionados

Regulamento dos Estágios Curriculares Supervisionados Regulamento dos Estágios Curriculares Supervisionados Fixa normas dos Estágios Curriculares Supervisionados do Curso de Odontologia do Centro Universitário de Anápolis UniEVANGÉLICA. TÍTULO I DO ESTÁGIO

Leia mais

Curriculum Vitae. Graduação: Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais (FCMMG) Ano: 1993 a 1998

Curriculum Vitae. Graduação: Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais (FCMMG) Ano: 1993 a 1998 Curriculum Vitae Bárbara Pace Silva de Assis Carvalho 1.Formação : Graduação: Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais (FCMMG) Ano: 1993 a 1998 Residência Médica: Ginecologia e Obstetrícia Local:

Leia mais

TÍTULO: RELATO DE CASO - OCT de segmento anterior na avaliação de edema de córnea

TÍTULO: RELATO DE CASO - OCT de segmento anterior na avaliação de edema de córnea NÚMERO: 18 TÍTULO: RELATO DE CASO - OCT de segmento anterior na avaliação de edema de córnea AUTORES: Nayara Nakamura Hirota¹, Eduardo Buzolin Barbosa¹, Renata Tiemi Kashiwabuchi² 1 Residente do terceiro

Leia mais

Autoria: Conselho Brasileiro de Oftalmologia, Associação Médica Brasileira e Associação Brasileira de Catarata e Cirurgia Refrativa (ABCCR).

Autoria: Conselho Brasileiro de Oftalmologia, Associação Médica Brasileira e Associação Brasileira de Catarata e Cirurgia Refrativa (ABCCR). Diretriz de tratamento da Catarata Autoria: Conselho Brasileiro de Oftalmologia, Associação Médica Brasileira e Associação Brasileira de Catarata e Cirurgia Refrativa (ABCCR). Participantes: Dr. Armando

Leia mais

ANEXO II ATRIBUIÇÕES DOS INTEGRANTES DO PROGRAMA DE SAÚDE DA FAMÍLIA

ANEXO II ATRIBUIÇÕES DOS INTEGRANTES DO PROGRAMA DE SAÚDE DA FAMÍLIA ANEXO II ATRIBUIÇÕES DOS INTEGRANTES DO PROGRAMA DE SAÚDE DA FAMÍLIA ATRIBUIÇÕES DO MÉDICO I- Realizar consultas clínicas aos usuários de sua área adstrita; II- Participar das atividades de grupos de controle

Leia mais

Wanderley Sena Nuvem

Wanderley Sena Nuvem Wanderley Sena Nuvem Fone: (31) 34362208/ 99557253 Bhte MG wsn.analiseprocessual@yahoo.com.br contato@wsnpericia.com.br www.wsnpericia.com.br Formação Acadêmica Bacharel em Direito Pós Graduado em trânsito

Leia mais

ARQUITETO JOÃO CARLOS BROSS Rio de Janeiro, 23/06/1934

ARQUITETO JOÃO CARLOS BROSS Rio de Janeiro, 23/06/1934 ARQUITETO JOÃO CARLOS BROSS Rio de Janeiro, 23/06/1934 Formação Arquiteto pela Faculdade de Arquitetura da atual Universidade Presbiteriana Mackenzie. Ano de 1956. A partir de 2000 - Professor do Departamento

Leia mais

Licenciatura em Medicina Dentária, pelo Instituto Superior de Ciências da Saúde Sul em 24 de Julho de 1995, com a média final de 14 valores.

Licenciatura em Medicina Dentária, pelo Instituto Superior de Ciências da Saúde Sul em 24 de Julho de 1995, com a média final de 14 valores. Resumo de Curriculum Vitae Nome: Ana Isabel Concha Bernardo Morada: Rua de S. José, nº 5 1º Dtº, 2620 077 Póvoa de Stº Adrião Telefone: 219384062/967098727 Telemóvel: 967098727 Fax: 219382005 Cédula Profissional:

Leia mais

Eventos. Observação 17 a 22 mar. 1947

Eventos. Observação 17 a 22 mar. 1947 s 1º Congresso eiro de Enfermagem São Paulo Elaborar em conjunto, um programa eficiente de enfermagem, visando o desenvolvimento da profissão num plano elevado Zaira Cintra Vidal (2º Gestão) 1947 17 a

Leia mais

www.saudedireta.com.br

www.saudedireta.com.br H00-H59 CAPÍTULO VII : Doenças do olho e anexos H00-H06 Transtornos da pálpebra, do aparelho lacrimal e da órbita H10-H13 Transtornos da conjuntiva H15-H19 Transtornos da esclera e da córnea H20-H22 Transtornos

Leia mais

Dra. Juliana Vendramini Rossi CRM 94.310

Dra. Juliana Vendramini Rossi CRM 94.310 Dra. Juliana Vendramini Rossi CRM 94.310 FORMAÇÃO ACADÊMICA 2006-2009 DOUTORADO EM MEDICINA (OFTALMOLOGIA). Universidade Federal de São Paulo- UNIFESP, UNIFESP, Brasil Título: Aplicação Seletiva de Beta-radiação

Leia mais

EDUARDO ERNESTO CHINAGLIA PRESIDENTE

EDUARDO ERNESTO CHINAGLIA PRESIDENTE EDUARDO ERNESTO CHINAGLIA PRESIDENTE MÉDICO CRM 27962 Graduação em Medicina no ano de 1976 Faculdade de Medicina de Itajubá Itajubá MG Cargos Administrativos: Diretor Presidente da Unimed Leste Paulista

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO COMISSÃO DE EXAMES DE RESIDÊNCIA MÉDICA. Nome do Candidato Caderno de Prova 25, PROVA DISSERTATIVA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO COMISSÃO DE EXAMES DE RESIDÊNCIA MÉDICA. Nome do Candidato Caderno de Prova 25, PROVA DISSERTATIVA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO COMISSÃO DE EXAMES DE RESIDÊNCIA MÉDICA Novembro/2010 Processo Seletivo para Residência Médica - 2011 25 - Ano Opcional em Oftalmologia Nome do Candidato Caderno de Prova

Leia mais

PROGRAMAÇÃO CIENTÍFICA REFRAÇÃO. Sexta, dia 05 de novembro Das 08h00 às 12h00 Sala 02

PROGRAMAÇÃO CIENTÍFICA REFRAÇÃO. Sexta, dia 05 de novembro Das 08h00 às 12h00 Sala 02 PROGRAMAÇÃO CIENTÍFICA REFRAÇÃO Sexta, dia 05 de novembro Das 08h00 às 11h30 Sala 01 Casos clínicos desafiadores Apresentações de casos clínicos de 10 minutos e 20 minutos de discussão com a platéia. 08h00

Leia mais

CEGUEIRA E CATARATA. Perguntas e respostas

CEGUEIRA E CATARATA. Perguntas e respostas CEGUEIRA E CATARATA Perguntas e respostas Texto de apoio ao curso de Especialização Atividade física adaptada e saúde Prof. Dr. Luzimar Teixeira 14. O que torna a pessoa cega? Somado aos acidentes e defeitos

Leia mais

EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL

EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL Taciana de Figueiredo Soares Consultora Associada à Luis Borges Assessoria em Gestão Ltda. taciana.figueiredo@gmail.com tacianafigueiredo@luisborges.com.br Tel: (31) 8464-2927 FORMAÇÃO ACADÊMICA 2005 -

Leia mais

O descolamento de retina pode começar em uma pequena área, mas, quando não tratado, pode ocorrer descolamento de toda a retina.

O descolamento de retina pode começar em uma pequena área, mas, quando não tratado, pode ocorrer descolamento de toda a retina. PRINCIPAIS DOENÇAS OCULARES DESCOLAMENTO DE RETINA Definição O descolamento de retina é a separação da retina da parte subjacente que a sustenta. A malha de nervos que constitui a parte sensível à luz

Leia mais

Deficiência visual como causa de aposentadoria na região de Botucatu - São Paulo

Deficiência visual como causa de aposentadoria na região de Botucatu - São Paulo Deficiência de aposentadoria Paulo Erika Hoyama 1 Silvana Artioli Schellini 2 Maria Rosa Bet de Moraes-Silva 3 Carlos Roberto Padovani 4 Recebido em 26/10/00 Aprovado em 24/4/01 1- Pós-Graduanda da UNESP

Leia mais

SITUAÇÃO ATÉ 10/04/2015 CONTRATAÇÕES AUTORIZADAS (2) VAGAS OFERTADAS (1)

SITUAÇÃO ATÉ 10/04/2015 CONTRATAÇÕES AUTORIZADAS (2) VAGAS OFERTADAS (1) SERVIÇO FEDERAL DE PROCESSAMENTO DE DADOS (SERPRO) CONCURSO PÚBLICO PARA PREENCHIMENTO DE E FORMAÇÃO DE CADASTRO DE RESERVA PARA OS CARGOS DE ANALISTA E DE TÉCNICO EDITAL Nº 1 SERPRO, DE 26 DE FEVEREIRO

Leia mais

ENSINO MÉDIO Instituição de ensino: Colégio Geo Guararapes. ENSINO SUPERIOR Instituição de ensino: Universidade Federal de Pernambuco

ENSINO MÉDIO Instituição de ensino: Colégio Geo Guararapes. ENSINO SUPERIOR Instituição de ensino: Universidade Federal de Pernambuco NOME Sérgio Fernando Dantas de Azevedo ENSINO FUNDAMENTAL Instituição de ensino: Escola Bem-Me-Quer Instituição de ensino: Colégio Boa Viagem ENSINO MÉDIO Instituição de ensino: Colégio Geo Guararapes

Leia mais

PROGRAMAÇÃO CIENTÍFICA I CONGRESSO DA REGIONAL NORDESTE DO CAPITULO BRASILEIRO DA IHPBA

PROGRAMAÇÃO CIENTÍFICA I CONGRESSO DA REGIONAL NORDESTE DO CAPITULO BRASILEIRO DA IHPBA PROGRAMAÇÃO CIENTÍFICA I CONGRESSO DA REGIONAL NORDESTE DO CAPITULO BRASILEIRO DA IHPBA SALA C 21/10/10 Quinta-feira 08:00-09:15 Mesa-Redonda: Fígado I Moderador: Dr. José Huygens Garcia (CE) Secretário:

Leia mais

Saúde Ocular do Idoso

Saúde Ocular do Idoso Saúde Ocular do Idoso Norma Helen Medina Centro de Oftalmologia Sanitária CVE CCD/SES SP dvoftal@saude.sp.gov.br Classificação de deficiência visual Organização Mundial da Saúde CID 10 Cegueira Acuidade

Leia mais

CONCURSO PÚBLICO 01/2014 DA FUNDAÇÃO HOSPITALAR GETÚLIO VARGAS. Justificativas Para Manutenção/Alteração das Notas de Títulos

CONCURSO PÚBLICO 01/2014 DA FUNDAÇÃO HOSPITALAR GETÚLIO VARGAS. Justificativas Para Manutenção/Alteração das Notas de Títulos CONCURSO PÚBLICO 01/2014 DA FUNDAÇÃO HOSPITALAR GETÚLIO VARGAS Justificativas Para Manutenção/Alteração das Notas de Títulos JUSTIFICATIVAS PARA MANUTENÇÃO OU PARA ALTERAÇÃO DE NOTAS PRELIMINARES DA PROVA

Leia mais

Oftalmologi. Oftalmologia. em notícias

Oftalmologi. Oftalmologia. em notícias 60 Oftalmologi Oftalmologia em notícias Márcio Bittar Nehemy é o novo Professor Titular do Departamento de Oftalmologia e Otorrinolaringologia da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas

Leia mais