ORIENTAÇÕES PARA MATRÍCULA CURSO DE FARMÁCIA. Seguem algumas recomendações para facilitar o processo de matrícula dos discentes de Farmácia.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "ORIENTAÇÕES PARA MATRÍCULA 2011.2-CURSO DE FARMÁCIA. Seguem algumas recomendações para facilitar o processo de matrícula dos discentes de Farmácia."

Transcrição

1 ORIENTAÇÕES PARA MATRÍCULA CURSO DE FARMÁCIA Prezados(as) Seguem algumas recomendações para facilitar o processo de matrícula dos discentes de Farmácia. ORIENTAÇÕES GERAIS: Atividades Complementares Os alunos devem cumprir 100 horas de atividades complementares. Sugerimos orientarem os alunos acerca dessas atividades. Componentes Optativos: Na matriz atual o aluno deve cursar pelo menos 4 componentes curriculares optativos de 68 horas. Alguns componentes estão sendo ofertados nesse semestre: Gestão e Planejamento em Serviços de Saúde, Farmácia Hospitalar, Citologia Clínica, Farmacotécnica Homeopática e Cosmetologia. Recomendamos que esses componentes sejam cumpridos prioritariamente até o oitavo semestre, pois a partir do nono a carga horária de estágio supervisionado é bastante elevada. Cartão de Vacinas Os alunos que farão matrícula em Farmácia Hospitalar, Estágio Supervisionado em Farmácia e Estágio Supervisionado em Análises Clínicas devem ser orientados a regularizar o cartão de vacina, pois NÃO FARÁ PRÁTICAS NOS HOSPITAIS E UNIDADES DE SAÚDE QUEM NÃO ESTIVER COM AS VACINAS EM DIA. Os alunos também precisarão de crachá para acessar as dependências desses locais e deverão procurar o colegiado do curso antes da realização das práticas. Alteração na Oferta de Componentes Curriculares Não será ofertado o componente curricular Bioestatística (previsão de oferta para ). Haverá antecipação do componente curricular Hematologia (previsto anteriormente para ).

2 ORIENTAÇÕES ESPECÍFICAS: 2º Semestre Será oferecida uma turma extra de Bioquímica I para os alunos dos cursos de Farmácia, Nutrição, Biologia e Biotecnologia com 10 vagas para cada curso. Não haverá oferta nesse período de Bioestatística. Ao invés desse componente curricular, será ofertado o componente Políticas de Saúde. Bioestatística será ofertado apenas em º Semestre optativo Gestão e Planejamento em Serviços de Saúde. Como não há prérequisitos exigidos, alunos de outros semestres também poderão matricular-se no mesmo. 6º Semestre optativo Farmácia Hospitalar. Como não há pré-requisitos exigidos, alunos de outros semestres também poderão matricular-se no mesmo. Para os alunos desse semestre, haverá antecipação do componente curricular Hematologia (previsto anteriormente para ). 8º semestre Serão ofertados prioritariamente para essa turma os componentes curriculares optativos Citologia Clínica, Cosmetologia e Farmacotécnica Homeopática. Muitos alunos ainda não cumpriram o número mínimo de componentes optativos. Lembrá-los das dificuldades de cursar esses componentes nos semestres seguintes. Os alunos farão matrícula no Estágio Supervisionado em Análises Clínicas. Os horários cadastrados no sistema não correspondem aos horários em que os estágios acontecerão. Os alunos terão ocupados necessariamente um turno pela manhã e outro à tarde, além de 2h nas sextas-feiras. Esses horários serão combinados com os professores no primeiro dia de aulas, assim como será feita a distribuição dos alunos nos diversos campos de estágio. Serão disponibilizadas 12 vagas no componente curricular Tecnologia de Alimentos (turma de Nutrição) para alunos dessa turma. Muitos alunos cursarão no período das férias o componente curricular Farmacotécnica II. Como este é pré-requisito para os componentes Controle de Qualidade I, Tecnologia Farmacêutica I e Organização e Supervisão de

3 Produção, talvez haja necessidade de comparecer à matrícula presencial (dia 02/08). Orientar o aluno, caso seja esta a sua situação. 10º semestre Os alunos farão matrícula nos Estágios Supervisionados em Indústria Farmacêutica e em Alimentos. Os horários cadastrados no sistema não será feita a distribuição dos alunos nos diversos campos de estágio. Haverá oferta de turma extra de Estágio Supervisionado em Farmácia para aqueles alunos que ainda não o cumpriram. Os mesmos deverão receber a orientação de que não será possível escolher a sub-área (Farmácia Hospitalar, Farmácia de Manipulação, Farmácia Pública USF - e Farmácia Comercial), ficando sujeitos à disponibilidade existente no semestre. Isso será definido na primeira semana de aulas com o professor. 11º semestre Os alunos farão matrícula no Estágio Supervisionado Final (carga horária semanal de 20h). Os horários cadastrados no sistema não será feita a distribuição dos alunos nas diversas áreas de estágio. Os alunos desse semestre concluirão o curso ao final do ano. É necessário orientá-los acerca da organização do material comprobatório da carga horária complementar para entrega no NUPAC.

4 ORIENTAÇÕES PARA MATRÍCULA CURSO DE FARMÁCIA Prezados(as) Seguem algumas recomendações para facilitar o processo de matrícula dos discentes de Farmácia. ORIENTAÇÕES GERAIS: Atividades Complementares Os alunos devem cumprir 100 horas de atividades complementares. Sugerimos orientarem os alunos acerca dessas atividades. Componentes Optativos: Na matriz atual o aluno deve cursar pelo menos 4 componentes curriculares optativos de 68 horas. Alguns componentes estão sendo ofertados nesse semestre: Gestão e Planejamento em Serviços de Saúde, Farmácia Hospitalar, Citologia Clínica, Farmacotécnica Homeopática e Cosmetologia. Recomendamos que esses componentes sejam cumpridos prioritariamente até o oitavo semestre, pois a partir do nono a carga horária de estágio supervisionado é bastante elevada. Cartão de Vacinas Os alunos que farão matrícula em Farmácia Hospitalar, Estágio Supervisionado em Farmácia e Estágio Supervisionado em Análises Clínicas devem ser orientados a regularizar o cartão de vacina, pois NÃO FARÁ PRÁTICAS NOS HOSPITAIS E UNIDADES DE SAÚDE QUEM NÃO ESTIVER COM AS VACINAS EM DIA. Os alunos também precisarão de crachá para acessar as dependências desses locais e deverão procurar o colegiado do curso antes da realização das práticas. Alteração na Oferta de Componentes Curriculares Não será ofertado o componente curricular Bioestatística (previsão de oferta para ). Haverá antecipação do componente curricular Hematologia (previsto anteriormente para ).

5 ORIENTAÇÕES ESPECÍFICAS: 2º Semestre Será oferecida uma turma extra de Bioquímica I para os alunos dos cursos de Farmácia, Nutrição, Biologia e Biotecnologia com 10 vagas para cada curso. Não haverá oferta nesse período de Bioestatística. Ao invés desse componente curricular, será ofertado o componente Políticas de Saúde. Bioestatística será ofertado apenas em º Semestre optativo Gestão e Planejamento em Serviços de Saúde. Como não há prérequisitos exigidos, alunos de outros semestres também poderão matricular-se no mesmo. 6º Semestre optativo Farmácia Hospitalar. Como não há pré-requisitos exigidos, alunos de outros semestres também poderão matricular-se no mesmo. Para os alunos desse semestre, haverá antecipação do componente curricular Hematologia (previsto anteriormente para ). 8º semestre Serão ofertados prioritariamente para essa turma os componentes curriculares optativos Citologia Clínica, Cosmetologia e Farmacotécnica Homeopática. Muitos alunos ainda não cumpriram o número mínimo de componentes optativos. Lembrá-los das dificuldades de cursar esses componentes nos semestres seguintes. Os alunos farão matrícula no Estágio Supervisionado em Análises Clínicas. Os horários cadastrados no sistema não correspondem aos horários em que os estágios acontecerão. Os alunos terão ocupados necessariamente um turno pela manhã e outro à tarde, além de 2h nas sextas-feiras. Esses horários serão combinados com os professores no primeiro dia de aulas, assim como será feita a distribuição dos alunos nos diversos campos de estágio. Serão disponibilizadas 12 vagas no componente curricular Tecnologia de Alimentos (turma de Nutrição) para alunos dessa turma. Muitos alunos cursarão no período das férias o componente curricular Farmacotécnica II. Como este é pré-requisito para os componentes Controle de Qualidade I, Tecnologia Farmacêutica I e Organização e Supervisão de

6 Produção, talvez haja necessidade de comparecer à matrícula presencial (dia 02/08). Orientar o aluno, caso seja esta a sua situação. 10º semestre Os alunos farão matrícula nos Estágios Supervisionados em Indústria Farmacêutica e em Alimentos. Os horários cadastrados no sistema não será feita a distribuição dos alunos nos diversos campos de estágio. Haverá oferta de turma extra de Estágio Supervisionado em Farmácia para aqueles alunos que ainda não o cumpriram. Os mesmos deverão receber a orientação de que não será possível escolher a sub-área (Farmácia Hospitalar, Farmácia de Manipulação, Farmácia Pública USF - e Farmácia Comercial), ficando sujeitos à disponibilidade existente no semestre. Isso será definido na primeira semana de aulas com o professor. 11º semestre Os alunos farão matrícula no Estágio Supervisionado Final (carga horária semanal de 20h). Os horários cadastrados no sistema não será feita a distribuição dos alunos nas diversas áreas de estágio. Os alunos desse semestre concluirão o curso ao final do ano. É necessário orientá-los acerca da organização do material comprobatório da carga horária complementar para entrega no NUPAC.

7 ORIENTAÇÕES PARA MATRÍCULA CURSO DE FARMÁCIA Prezados(as) Seguem algumas recomendações para facilitar o processo de matrícula dos discentes de Farmácia. ORIENTAÇÕES GERAIS: Atividades Complementares Os alunos devem cumprir 100 horas de atividades complementares. Sugerimos orientarem os alunos acerca dessas atividades. Componentes Optativos: Na matriz atual o aluno deve cursar pelo menos 4 componentes curriculares optativos de 68 horas. Alguns componentes estão sendo ofertados nesse semestre: Gestão e Planejamento em Serviços de Saúde, Farmácia Hospitalar, Citologia Clínica, Farmacotécnica Homeopática e Cosmetologia. Recomendamos que esses componentes sejam cumpridos prioritariamente até o oitavo semestre, pois a partir do nono a carga horária de estágio supervisionado é bastante elevada. Cartão de Vacinas Os alunos que farão matrícula em Farmácia Hospitalar, Estágio Supervisionado em Farmácia e Estágio Supervisionado em Análises Clínicas devem ser orientados a regularizar o cartão de vacina, pois NÃO FARÁ PRÁTICAS NOS HOSPITAIS E UNIDADES DE SAÚDE QUEM NÃO ESTIVER COM AS VACINAS EM DIA. Os alunos também precisarão de crachá para acessar as dependências desses locais e deverão procurar o colegiado do curso antes da realização das práticas. Alteração na Oferta de Componentes Curriculares Não será ofertado o componente curricular Bioestatística (previsão de oferta para ). Haverá antecipação do componente curricular Hematologia (previsto anteriormente para ).

8 ORIENTAÇÕES ESPECÍFICAS: 2º Semestre Será oferecida uma turma extra de Bioquímica I para os alunos dos cursos de Farmácia, Nutrição, Biologia e Biotecnologia com 10 vagas para cada curso. Não haverá oferta nesse período de Bioestatística. Ao invés desse componente curricular, será ofertado o componente Políticas de Saúde. Bioestatística será ofertado apenas em º Semestre optativo Gestão e Planejamento em Serviços de Saúde. Como não há prérequisitos exigidos, alunos de outros semestres também poderão matricular-se no mesmo. 6º Semestre optativo Farmácia Hospitalar. Como não há pré-requisitos exigidos, alunos de outros semestres também poderão matricular-se no mesmo. Para os alunos desse semestre, haverá antecipação do componente curricular Hematologia (previsto anteriormente para ). 8º semestre Serão ofertados prioritariamente para essa turma os componentes curriculares optativos Citologia Clínica, Cosmetologia e Farmacotécnica Homeopática. Muitos alunos ainda não cumpriram o número mínimo de componentes optativos. Lembrá-los das dificuldades de cursar esses componentes nos semestres seguintes. Os alunos farão matrícula no Estágio Supervisionado em Análises Clínicas. Os horários cadastrados no sistema não correspondem aos horários em que os estágios acontecerão. Os alunos terão ocupados necessariamente um turno pela manhã e outro à tarde, além de 2h nas sextas-feiras. Esses horários serão combinados com os professores no primeiro dia de aulas, assim como será feita a distribuição dos alunos nos diversos campos de estágio. Serão disponibilizadas 12 vagas no componente curricular Tecnologia de Alimentos (turma de Nutrição) para alunos dessa turma. Muitos alunos cursarão no período das férias o componente curricular Farmacotécnica II. Como este é pré-requisito para os componentes Controle de Qualidade I, Tecnologia Farmacêutica I e Organização e Supervisão de

9 Produção, talvez haja necessidade de comparecer à matrícula presencial (dia 02/08). Orientar o aluno, caso seja esta a sua situação. 10º semestre Os alunos farão matrícula nos Estágios Supervisionados em Indústria Farmacêutica e em Alimentos. Os horários cadastrados no sistema não será feita a distribuição dos alunos nos diversos campos de estágio. Haverá oferta de turma extra de Estágio Supervisionado em Farmácia para aqueles alunos que ainda não o cumpriram. Os mesmos deverão receber a orientação de que não será possível escolher a sub-área (Farmácia Hospitalar, Farmácia de Manipulação, Farmácia Pública USF - e Farmácia Comercial), ficando sujeitos à disponibilidade existente no semestre. Isso será definido na primeira semana de aulas com o professor. 11º semestre Os alunos farão matrícula no Estágio Supervisionado Final (carga horária semanal de 20h). Os horários cadastrados no sistema não será feita a distribuição dos alunos nas diversas áreas de estágio. Os alunos desse semestre concluirão o curso ao final do ano. É necessário orientá-los acerca da organização do material comprobatório da carga horária complementar para entrega no NUPAC.

10 ORIENTAÇÕES PARA MATRÍCULA CURSO DE FARMÁCIA Prezados(as) Seguem algumas recomendações para facilitar o processo de matrícula dos discentes de Farmácia. ORIENTAÇÕES GERAIS: Atividades Complementares Os alunos devem cumprir 100 horas de atividades complementares. Sugerimos orientarem os alunos acerca dessas atividades. Componentes Optativos: Na matriz atual o aluno deve cursar pelo menos 4 componentes curriculares optativos de 68 horas. Alguns componentes estão sendo ofertados nesse semestre: Gestão e Planejamento em Serviços de Saúde, Farmácia Hospitalar, Citologia Clínica, Farmacotécnica Homeopática e Cosmetologia. Recomendamos que esses componentes sejam cumpridos prioritariamente até o oitavo semestre, pois a partir do nono a carga horária de estágio supervisionado é bastante elevada. Cartão de Vacinas Os alunos que farão matrícula em Farmácia Hospitalar, Estágio Supervisionado em Farmácia e Estágio Supervisionado em Análises Clínicas devem ser orientados a regularizar o cartão de vacina, pois NÃO FARÁ PRÁTICAS NOS HOSPITAIS E UNIDADES DE SAÚDE QUEM NÃO ESTIVER COM AS VACINAS EM DIA. Os alunos também precisarão de crachá para acessar as dependências desses locais e deverão procurar o colegiado do curso antes da realização das práticas. Alteração na Oferta de Componentes Curriculares Não será ofertado o componente curricular Bioestatística (previsão de oferta para ). Haverá antecipação do componente curricular Hematologia (previsto anteriormente para ).

11 ORIENTAÇÕES ESPECÍFICAS: 2º Semestre Será oferecida uma turma extra de Bioquímica I para os alunos dos cursos de Farmácia, Nutrição, Biologia e Biotecnologia com 10 vagas para cada curso. Não haverá oferta nesse período de Bioestatística. Ao invés desse componente curricular, será ofertado o componente Políticas de Saúde. Bioestatística será ofertado apenas em º Semestre optativo Gestão e Planejamento em Serviços de Saúde. Como não há prérequisitos exigidos, alunos de outros semestres também poderão matricular-se no mesmo. 6º Semestre optativo Farmácia Hospitalar. Como não há pré-requisitos exigidos, alunos de outros semestres também poderão matricular-se no mesmo. Para os alunos desse semestre, haverá antecipação do componente curricular Hematologia (previsto anteriormente para ). 8º semestre Serão ofertados prioritariamente para essa turma os componentes curriculares optativos Citologia Clínica, Cosmetologia e Farmacotécnica Homeopática. Muitos alunos ainda não cumpriram o número mínimo de componentes optativos. Lembrá-los das dificuldades de cursar esses componentes nos semestres seguintes. Os alunos farão matrícula no Estágio Supervisionado em Análises Clínicas. Os horários cadastrados no sistema não correspondem aos horários em que os estágios acontecerão. Os alunos terão ocupados necessariamente um turno pela manhã e outro à tarde, além de 2h nas sextas-feiras. Esses horários serão combinados com os professores no primeiro dia de aulas, assim como será feita a distribuição dos alunos nos diversos campos de estágio. Serão disponibilizadas 12 vagas no componente curricular Tecnologia de Alimentos (turma de Nutrição) para alunos dessa turma. Muitos alunos cursarão no período das férias o componente curricular Farmacotécnica II. Como este é pré-requisito para os componentes Controle de Qualidade I, Tecnologia Farmacêutica I e Organização e Supervisão de

12 Produção, talvez haja necessidade de comparecer à matrícula presencial (dia 02/08). Orientar o aluno, caso seja esta a sua situação. 10º semestre Os alunos farão matrícula nos Estágios Supervisionados em Indústria Farmacêutica e em Alimentos. Os horários cadastrados no sistema não será feita a distribuição dos alunos nos diversos campos de estágio. Haverá oferta de turma extra de Estágio Supervisionado em Farmácia para aqueles alunos que ainda não o cumpriram. Os mesmos deverão receber a orientação de que não será possível escolher a sub-área (Farmácia Hospitalar, Farmácia de Manipulação, Farmácia Pública USF - e Farmácia Comercial), ficando sujeitos à disponibilidade existente no semestre. Isso será definido na primeira semana de aulas com o professor. 11º semestre Os alunos farão matrícula no Estágio Supervisionado Final (carga horária semanal de 20h). Os horários cadastrados no sistema não será feita a distribuição dos alunos nas diversas áreas de estágio. Os alunos desse semestre concluirão o curso ao final do ano. É necessário orientá-los acerca da organização do material comprobatório da carga horária complementar para entrega no NUPAC.

13 ORIENTAÇÕES PARA MATRÍCULA CURSO DE FARMÁCIA Prezados(as) Seguem algumas recomendações para facilitar o processo de matrícula dos discentes de Farmácia. ORIENTAÇÕES GERAIS: Atividades Complementares Os alunos devem cumprir 100 horas de atividades complementares. Sugerimos orientarem os alunos acerca dessas atividades. Componentes Optativos: Na matriz atual o aluno deve cursar pelo menos 4 componentes curriculares optativos de 68 horas. Alguns componentes estão sendo ofertados nesse semestre: Gestão e Planejamento em Serviços de Saúde, Farmácia Hospitalar, Citologia Clínica, Farmacotécnica Homeopática e Cosmetologia. Recomendamos que esses componentes sejam cumpridos prioritariamente até o oitavo semestre, pois a partir do nono a carga horária de estágio supervisionado é bastante elevada. Cartão de Vacinas Os alunos que farão matrícula em Farmácia Hospitalar, Estágio Supervisionado em Farmácia e Estágio Supervisionado em Análises Clínicas devem ser orientados a regularizar o cartão de vacina, pois NÃO FARÁ PRÁTICAS NOS HOSPITAIS E UNIDADES DE SAÚDE QUEM NÃO ESTIVER COM AS VACINAS EM DIA. Os alunos também precisarão de crachá para acessar as dependências desses locais e deverão procurar o colegiado do curso antes da realização das práticas. Alteração na Oferta de Componentes Curriculares Não será ofertado o componente curricular Bioestatística (previsão de oferta para ). Haverá antecipação do componente curricular Hematologia (previsto anteriormente para ).

14 ORIENTAÇÕES ESPECÍFICAS: 2º Semestre Será oferecida uma turma extra de Bioquímica I para os alunos dos cursos de Farmácia, Nutrição, Biologia e Biotecnologia com 10 vagas para cada curso. Não haverá oferta nesse período de Bioestatística. Ao invés desse componente curricular, será ofertado o componente Políticas de Saúde. Bioestatística será ofertado apenas em º Semestre optativo Gestão e Planejamento em Serviços de Saúde. Como não há prérequisitos exigidos, alunos de outros semestres também poderão matricular-se no mesmo. 6º Semestre optativo Farmácia Hospitalar. Como não há pré-requisitos exigidos, alunos de outros semestres também poderão matricular-se no mesmo. Para os alunos desse semestre, haverá antecipação do componente curricular Hematologia (previsto anteriormente para ). 8º semestre Serão ofertados prioritariamente para essa turma os componentes curriculares optativos Citologia Clínica, Cosmetologia e Farmacotécnica Homeopática. Muitos alunos ainda não cumpriram o número mínimo de componentes optativos. Lembrá-los das dificuldades de cursar esses componentes nos semestres seguintes. Os alunos farão matrícula no Estágio Supervisionado em Análises Clínicas. Os horários cadastrados no sistema não correspondem aos horários em que os estágios acontecerão. Os alunos terão ocupados necessariamente um turno pela manhã e outro à tarde, além de 2h nas sextas-feiras. Esses horários serão combinados com os professores no primeiro dia de aulas, assim como será feita a distribuição dos alunos nos diversos campos de estágio. Serão disponibilizadas 12 vagas no componente curricular Tecnologia de Alimentos (turma de Nutrição) para alunos dessa turma. Muitos alunos cursarão no período das férias o componente curricular Farmacotécnica II. Como este é pré-requisito para os componentes Controle de Qualidade I, Tecnologia Farmacêutica I e Organização e Supervisão de

15 Produção, talvez haja necessidade de comparecer à matrícula presencial (dia 02/08). Orientar o aluno, caso seja esta a sua situação. 10º semestre Os alunos farão matrícula nos Estágios Supervisionados em Indústria Farmacêutica e em Alimentos. Os horários cadastrados no sistema não será feita a distribuição dos alunos nos diversos campos de estágio. Haverá oferta de turma extra de Estágio Supervisionado em Farmácia para aqueles alunos que ainda não o cumpriram. Os mesmos deverão receber a orientação de que não será possível escolher a sub-área (Farmácia Hospitalar, Farmácia de Manipulação, Farmácia Pública USF - e Farmácia Comercial), ficando sujeitos à disponibilidade existente no semestre. Isso será definido na primeira semana de aulas com o professor. 11º semestre Os alunos farão matrícula no Estágio Supervisionado Final (carga horária semanal de 20h). Os horários cadastrados no sistema não será feita a distribuição dos alunos nas diversas áreas de estágio. Os alunos desse semestre concluirão o curso ao final do ano. É necessário orientá-los acerca da organização do material comprobatório da carga horária complementar para entrega no NUPAC.

16 ORIENTAÇÕES PARA MATRÍCULA CURSO DE FARMÁCIA Prezados(as) Seguem algumas recomendações para facilitar o processo de matrícula dos discentes de Farmácia. ORIENTAÇÕES GERAIS: Atividades Complementares Os alunos devem cumprir 100 horas de atividades complementares. Sugerimos orientarem os alunos acerca dessas atividades. Componentes Optativos: Na matriz atual o aluno deve cursar pelo menos 4 componentes curriculares optativos de 68 horas. Alguns componentes estão sendo ofertados nesse semestre: Gestão e Planejamento em Serviços de Saúde, Farmácia Hospitalar, Citologia Clínica, Farmacotécnica Homeopática e Cosmetologia. Recomendamos que esses componentes sejam cumpridos prioritariamente até o oitavo semestre, pois a partir do nono a carga horária de estágio supervisionado é bastante elevada. Cartão de Vacinas Os alunos que farão matrícula em Farmácia Hospitalar, Estágio Supervisionado em Farmácia e Estágio Supervisionado em Análises Clínicas devem ser orientados a regularizar o cartão de vacina, pois NÃO FARÁ PRÁTICAS NOS HOSPITAIS E UNIDADES DE SAÚDE QUEM NÃO ESTIVER COM AS VACINAS EM DIA. Os alunos também precisarão de crachá para acessar as dependências desses locais e deverão procurar o colegiado do curso antes da realização das práticas. Alteração na Oferta de Componentes Curriculares Não será ofertado o componente curricular Bioestatística (previsão de oferta para ). Haverá antecipação do componente curricular Hematologia (previsto anteriormente para ).

17 ORIENTAÇÕES ESPECÍFICAS: 2º Semestre Será oferecida uma turma extra de Bioquímica I para os alunos dos cursos de Farmácia, Nutrição, Biologia e Biotecnologia com 10 vagas para cada curso. Não haverá oferta nesse período de Bioestatística. Ao invés desse componente curricular, será ofertado o componente Políticas de Saúde. Bioestatística será ofertado apenas em º Semestre optativo Gestão e Planejamento em Serviços de Saúde. Como não há prérequisitos exigidos, alunos de outros semestres também poderão matricular-se no mesmo. 6º Semestre optativo Farmácia Hospitalar. Como não há pré-requisitos exigidos, alunos de outros semestres também poderão matricular-se no mesmo. Para os alunos desse semestre, haverá antecipação do componente curricular Hematologia (previsto anteriormente para ). 8º semestre Serão ofertados prioritariamente para essa turma os componentes curriculares optativos Citologia Clínica, Cosmetologia e Farmacotécnica Homeopática. Muitos alunos ainda não cumpriram o número mínimo de componentes optativos. Lembrá-los das dificuldades de cursar esses componentes nos semestres seguintes. Os alunos farão matrícula no Estágio Supervisionado em Análises Clínicas. Os horários cadastrados no sistema não correspondem aos horários em que os estágios acontecerão. Os alunos terão ocupados necessariamente um turno pela manhã e outro à tarde, além de 2h nas sextas-feiras. Esses horários serão combinados com os professores no primeiro dia de aulas, assim como será feita a distribuição dos alunos nos diversos campos de estágio. Serão disponibilizadas 12 vagas no componente curricular Tecnologia de Alimentos (turma de Nutrição) para alunos dessa turma. Muitos alunos cursarão no período das férias o componente curricular Farmacotécnica II. Como este é pré-requisito para os componentes Controle de Qualidade I, Tecnologia Farmacêutica I e Organização e Supervisão de

18 Produção, talvez haja necessidade de comparecer à matrícula presencial (dia 02/08). Orientar o aluno, caso seja esta a sua situação. 10º semestre Os alunos farão matrícula nos Estágios Supervisionados em Indústria Farmacêutica e em Alimentos. Os horários cadastrados no sistema não será feita a distribuição dos alunos nos diversos campos de estágio. Haverá oferta de turma extra de Estágio Supervisionado em Farmácia para aqueles alunos que ainda não o cumpriram. Os mesmos deverão receber a orientação de que não será possível escolher a sub-área (Farmácia Hospitalar, Farmácia de Manipulação, Farmácia Pública USF - e Farmácia Comercial), ficando sujeitos à disponibilidade existente no semestre. Isso será definido na primeira semana de aulas com o professor. 11º semestre Os alunos farão matrícula no Estágio Supervisionado Final (carga horária semanal de 20h). Os horários cadastrados no sistema não será feita a distribuição dos alunos nas diversas áreas de estágio. Os alunos desse semestre concluirão o curso ao final do ano. É necessário orientá-los acerca da organização do material comprobatório da carga horária complementar para entrega no NUPAC.

19 ORIENTAÇÕES PARA MATRÍCULA CURSO DE FARMÁCIA Prezados(as) Seguem algumas recomendações para facilitar o processo de matrícula dos discentes de Farmácia. ORIENTAÇÕES GERAIS: Atividades Complementares Os alunos devem cumprir 100 horas de atividades complementares. Sugerimos orientarem os alunos acerca dessas atividades. Componentes Optativos: Na matriz atual o aluno deve cursar pelo menos 4 componentes curriculares optativos de 68 horas. Alguns componentes estão sendo ofertados nesse semestre: Gestão e Planejamento em Serviços de Saúde, Farmácia Hospitalar, Citologia Clínica, Farmacotécnica Homeopática e Cosmetologia. Recomendamos que esses componentes sejam cumpridos prioritariamente até o oitavo semestre, pois a partir do nono a carga horária de estágio supervisionado é bastante elevada. Cartão de Vacinas Os alunos que farão matrícula em Farmácia Hospitalar, Estágio Supervisionado em Farmácia e Estágio Supervisionado em Análises Clínicas devem ser orientados a regularizar o cartão de vacina, pois NÃO FARÁ PRÁTICAS NOS HOSPITAIS E UNIDADES DE SAÚDE QUEM NÃO ESTIVER COM AS VACINAS EM DIA. Os alunos também precisarão de crachá para acessar as dependências desses locais e deverão procurar o colegiado do curso antes da realização das práticas. Alteração na Oferta de Componentes Curriculares Não será ofertado o componente curricular Bioestatística (previsão de oferta para ). Haverá antecipação do componente curricular Hematologia (previsto anteriormente para ).

20 ORIENTAÇÕES ESPECÍFICAS: 2º Semestre Será oferecida uma turma extra de Bioquímica I para os alunos dos cursos de Farmácia, Nutrição, Biologia e Biotecnologia com 10 vagas para cada curso. Não haverá oferta nesse período de Bioestatística. Ao invés desse componente curricular, será ofertado o componente Políticas de Saúde. Bioestatística será ofertado apenas em º Semestre optativo Gestão e Planejamento em Serviços de Saúde. Como não há prérequisitos exigidos, alunos de outros semestres também poderão matricular-se no mesmo. 6º Semestre optativo Farmácia Hospitalar. Como não há pré-requisitos exigidos, alunos de outros semestres também poderão matricular-se no mesmo. Para os alunos desse semestre, haverá antecipação do componente curricular Hematologia (previsto anteriormente para ). 8º semestre Serão ofertados prioritariamente para essa turma os componentes curriculares optativos Citologia Clínica, Cosmetologia e Farmacotécnica Homeopática. Muitos alunos ainda não cumpriram o número mínimo de componentes optativos. Lembrá-los das dificuldades de cursar esses componentes nos semestres seguintes. Os alunos farão matrícula no Estágio Supervisionado em Análises Clínicas. Os horários cadastrados no sistema não correspondem aos horários em que os estágios acontecerão. Os alunos terão ocupados necessariamente um turno pela manhã e outro à tarde, além de 2h nas sextas-feiras. Esses horários serão combinados com os professores no primeiro dia de aulas, assim como será feita a distribuição dos alunos nos diversos campos de estágio. Serão disponibilizadas 12 vagas no componente curricular Tecnologia de Alimentos (turma de Nutrição) para alunos dessa turma. Muitos alunos cursarão no período das férias o componente curricular Farmacotécnica II. Como este é pré-requisito para os componentes Controle de Qualidade I, Tecnologia Farmacêutica I e Organização e Supervisão de

21 Produção, talvez haja necessidade de comparecer à matrícula presencial (dia 02/08). Orientar o aluno, caso seja esta a sua situação. 10º semestre Os alunos farão matrícula nos Estágios Supervisionados em Indústria Farmacêutica e em Alimentos. Os horários cadastrados no sistema não será feita a distribuição dos alunos nos diversos campos de estágio. Haverá oferta de turma extra de Estágio Supervisionado em Farmácia para aqueles alunos que ainda não o cumpriram. Os mesmos deverão receber a orientação de que não será possível escolher a sub-área (Farmácia Hospitalar, Farmácia de Manipulação, Farmácia Pública USF - e Farmácia Comercial), ficando sujeitos à disponibilidade existente no semestre. Isso será definido na primeira semana de aulas com o professor. 11º semestre Os alunos farão matrícula no Estágio Supervisionado Final (carga horária semanal de 20h). Os horários cadastrados no sistema não será feita a distribuição dos alunos nas diversas áreas de estágio. Os alunos desse semestre concluirão o curso ao final do ano. É necessário orientá-los acerca da organização do material comprobatório da carga horária complementar para entrega no NUPAC.

22 ORIENTAÇÕES PARA MATRÍCULA CURSO DE FARMÁCIA Prezados(as) Seguem algumas recomendações para facilitar o processo de matrícula dos discentes de Farmácia. ORIENTAÇÕES GERAIS: Atividades Complementares Os alunos devem cumprir 100 horas de atividades complementares. Sugerimos orientarem os alunos acerca dessas atividades. Componentes Optativos: Na matriz atual o aluno deve cursar pelo menos 4 componentes curriculares optativos de 68 horas. Alguns componentes estão sendo ofertados nesse semestre: Gestão e Planejamento em Serviços de Saúde, Farmácia Hospitalar, Citologia Clínica, Farmacotécnica Homeopática e Cosmetologia. Recomendamos que esses componentes sejam cumpridos prioritariamente até o oitavo semestre, pois a partir do nono a carga horária de estágio supervisionado é bastante elevada. Cartão de Vacinas Os alunos que farão matrícula em Farmácia Hospitalar, Estágio Supervisionado em Farmácia e Estágio Supervisionado em Análises Clínicas devem ser orientados a regularizar o cartão de vacina, pois NÃO FARÁ PRÁTICAS NOS HOSPITAIS E UNIDADES DE SAÚDE QUEM NÃO ESTIVER COM AS VACINAS EM DIA. Os alunos também precisarão de crachá para acessar as dependências desses locais e deverão procurar o colegiado do curso antes da realização das práticas. Alteração na Oferta de Componentes Curriculares Não será ofertado o componente curricular Bioestatística (previsão de oferta para ). Haverá antecipação do componente curricular Hematologia (previsto anteriormente para ).

23 ORIENTAÇÕES ESPECÍFICAS: 2º Semestre Será oferecida uma turma extra de Bioquímica I para os alunos dos cursos de Farmácia, Nutrição, Biologia e Biotecnologia com 10 vagas para cada curso. Não haverá oferta nesse período de Bioestatística. Ao invés desse componente curricular, será ofertado o componente Políticas de Saúde. Bioestatística será ofertado apenas em º Semestre optativo Gestão e Planejamento em Serviços de Saúde. Como não há prérequisitos exigidos, alunos de outros semestres também poderão matricular-se no mesmo. 6º Semestre optativo Farmácia Hospitalar. Como não há pré-requisitos exigidos, alunos de outros semestres também poderão matricular-se no mesmo. Para os alunos desse semestre, haverá antecipação do componente curricular Hematologia (previsto anteriormente para ). 8º semestre Serão ofertados prioritariamente para essa turma os componentes curriculares optativos Citologia Clínica, Cosmetologia e Farmacotécnica Homeopática. Muitos alunos ainda não cumpriram o número mínimo de componentes optativos. Lembrá-los das dificuldades de cursar esses componentes nos semestres seguintes. Os alunos farão matrícula no Estágio Supervisionado em Análises Clínicas. Os horários cadastrados no sistema não correspondem aos horários em que os estágios acontecerão. Os alunos terão ocupados necessariamente um turno pela manhã e outro à tarde, além de 2h nas sextas-feiras. Esses horários serão combinados com os professores no primeiro dia de aulas, assim como será feita a distribuição dos alunos nos diversos campos de estágio. Serão disponibilizadas 12 vagas no componente curricular Tecnologia de Alimentos (turma de Nutrição) para alunos dessa turma. Muitos alunos cursarão no período das férias o componente curricular Farmacotécnica II. Como este é pré-requisito para os componentes Controle de Qualidade I, Tecnologia Farmacêutica I e Organização e Supervisão de

24 Produção, talvez haja necessidade de comparecer à matrícula presencial (dia 02/08). Orientar o aluno, caso seja esta a sua situação. 10º semestre Os alunos farão matrícula nos Estágios Supervisionados em Indústria Farmacêutica e em Alimentos. Os horários cadastrados no sistema não será feita a distribuição dos alunos nos diversos campos de estágio. Haverá oferta de turma extra de Estágio Supervisionado em Farmácia para aqueles alunos que ainda não o cumpriram. Os mesmos deverão receber a orientação de que não será possível escolher a sub-área (Farmácia Hospitalar, Farmácia de Manipulação, Farmácia Pública USF - e Farmácia Comercial), ficando sujeitos à disponibilidade existente no semestre. Isso será definido na primeira semana de aulas com o professor. 11º semestre Os alunos farão matrícula no Estágio Supervisionado Final (carga horária semanal de 20h). Os horários cadastrados no sistema não será feita a distribuição dos alunos nas diversas áreas de estágio. Os alunos desse semestre concluirão o curso ao final do ano. É necessário orientá-los acerca da organização do material comprobatório da carga horária complementar para entrega no NUPAC.

25 ORIENTAÇÕES PARA MATRÍCULA CURSO DE FARMÁCIA Prezados(as) Seguem algumas recomendações para facilitar o processo de matrícula dos discentes de Farmácia. ORIENTAÇÕES GERAIS: Atividades Complementares Os alunos devem cumprir 100 horas de atividades complementares. Sugerimos orientarem os alunos acerca dessas atividades. Componentes Optativos: Na matriz atual o aluno deve cursar pelo menos 4 componentes curriculares optativos de 68 horas. Alguns componentes estão sendo ofertados nesse semestre: Gestão e Planejamento em Serviços de Saúde, Farmácia Hospitalar, Citologia Clínica, Farmacotécnica Homeopática e Cosmetologia. Recomendamos que esses componentes sejam cumpridos prioritariamente até o oitavo semestre, pois a partir do nono a carga horária de estágio supervisionado é bastante elevada. Cartão de Vacinas Os alunos que farão matrícula em Farmácia Hospitalar, Estágio Supervisionado em Farmácia e Estágio Supervisionado em Análises Clínicas devem ser orientados a regularizar o cartão de vacina, pois NÃO FARÁ PRÁTICAS NOS HOSPITAIS E UNIDADES DE SAÚDE QUEM NÃO ESTIVER COM AS VACINAS EM DIA. Os alunos também precisarão de crachá para acessar as dependências desses locais e deverão procurar o colegiado do curso antes da realização das práticas. Alteração na Oferta de Componentes Curriculares Não será ofertado o componente curricular Bioestatística (previsão de oferta para ). Haverá antecipação do componente curricular Hematologia (previsto anteriormente para ).

26 ORIENTAÇÕES ESPECÍFICAS: 2º Semestre Será oferecida uma turma extra de Bioquímica I para os alunos dos cursos de Farmácia, Nutrição, Biologia e Biotecnologia com 10 vagas para cada curso. Não haverá oferta nesse período de Bioestatística. Ao invés desse componente curricular, será ofertado o componente Políticas de Saúde. Bioestatística será ofertado apenas em º Semestre optativo Gestão e Planejamento em Serviços de Saúde. Como não há prérequisitos exigidos, alunos de outros semestres também poderão matricular-se no mesmo. 6º Semestre optativo Farmácia Hospitalar. Como não há pré-requisitos exigidos, alunos de outros semestres também poderão matricular-se no mesmo. Para os alunos desse semestre, haverá antecipação do componente curricular Hematologia (previsto anteriormente para ). 8º semestre Serão ofertados prioritariamente para essa turma os componentes curriculares optativos Citologia Clínica, Cosmetologia e Farmacotécnica Homeopática. Muitos alunos ainda não cumpriram o número mínimo de componentes optativos. Lembrá-los das dificuldades de cursar esses componentes nos semestres seguintes. Os alunos farão matrícula no Estágio Supervisionado em Análises Clínicas. Os horários cadastrados no sistema não correspondem aos horários em que os estágios acontecerão. Os alunos terão ocupados necessariamente um turno pela manhã e outro à tarde, além de 2h nas sextas-feiras. Esses horários serão combinados com os professores no primeiro dia de aulas, assim como será feita a distribuição dos alunos nos diversos campos de estágio. Serão disponibilizadas 12 vagas no componente curricular Tecnologia de Alimentos (turma de Nutrição) para alunos dessa turma. Muitos alunos cursarão no período das férias o componente curricular Farmacotécnica II. Como este é pré-requisito para os componentes Controle de Qualidade I, Tecnologia Farmacêutica I e Organização e Supervisão de

27 Produção, talvez haja necessidade de comparecer à matrícula presencial (dia 02/08). Orientar o aluno, caso seja esta a sua situação. 10º semestre Os alunos farão matrícula nos Estágios Supervisionados em Indústria Farmacêutica e em Alimentos. Os horários cadastrados no sistema não será feita a distribuição dos alunos nos diversos campos de estágio. Haverá oferta de turma extra de Estágio Supervisionado em Farmácia para aqueles alunos que ainda não o cumpriram. Os mesmos deverão receber a orientação de que não será possível escolher a sub-área (Farmácia Hospitalar, Farmácia de Manipulação, Farmácia Pública USF - e Farmácia Comercial), ficando sujeitos à disponibilidade existente no semestre. Isso será definido na primeira semana de aulas com o professor. 11º semestre Os alunos farão matrícula no Estágio Supervisionado Final (carga horária semanal de 20h). Os horários cadastrados no sistema não será feita a distribuição dos alunos nas diversas áreas de estágio. Os alunos desse semestre concluirão o curso ao final do ano. É necessário orientá-los acerca da organização do material comprobatório da carga horária complementar para entrega no NUPAC.

28 ORIENTAÇÕES PARA MATRÍCULA CURSO DE FARMÁCIA Prezados(as) Seguem algumas recomendações para facilitar o processo de matrícula dos discentes de Farmácia. ORIENTAÇÕES GERAIS: Atividades Complementares Os alunos devem cumprir 100 horas de atividades complementares. Sugerimos orientarem os alunos acerca dessas atividades. Componentes Optativos: Na matriz atual o aluno deve cursar pelo menos 4 componentes curriculares optativos de 68 horas. Alguns componentes estão sendo ofertados nesse semestre: Gestão e Planejamento em Serviços de Saúde, Farmácia Hospitalar, Citologia Clínica, Farmacotécnica Homeopática e Cosmetologia. Recomendamos que esses componentes sejam cumpridos prioritariamente até o oitavo semestre, pois a partir do nono a carga horária de estágio supervisionado é bastante elevada. Cartão de Vacinas Os alunos que farão matrícula em Farmácia Hospitalar, Estágio Supervisionado em Farmácia e Estágio Supervisionado em Análises Clínicas devem ser orientados a regularizar o cartão de vacina, pois NÃO FARÁ PRÁTICAS NOS HOSPITAIS E UNIDADES DE SAÚDE QUEM NÃO ESTIVER COM AS VACINAS EM DIA. Os alunos também precisarão de crachá para acessar as dependências desses locais e deverão procurar o colegiado do curso antes da realização das práticas. Alteração na Oferta de Componentes Curriculares Não será ofertado o componente curricular Bioestatística (previsão de oferta para ). Haverá antecipação do componente curricular Hematologia (previsto anteriormente para ).

29 ORIENTAÇÕES ESPECÍFICAS: 2º Semestre Será oferecida uma turma extra de Bioquímica I para os alunos dos cursos de Farmácia, Nutrição, Biologia e Biotecnologia com 10 vagas para cada curso. Não haverá oferta nesse período de Bioestatística. Ao invés desse componente curricular, será ofertado o componente Políticas de Saúde. Bioestatística será ofertado apenas em º Semestre optativo Gestão e Planejamento em Serviços de Saúde. Como não há prérequisitos exigidos, alunos de outros semestres também poderão matricular-se no mesmo. 6º Semestre optativo Farmácia Hospitalar. Como não há pré-requisitos exigidos, alunos de outros semestres também poderão matricular-se no mesmo. Para os alunos desse semestre, haverá antecipação do componente curricular Hematologia (previsto anteriormente para ). 8º semestre Serão ofertados prioritariamente para essa turma os componentes curriculares optativos Citologia Clínica, Cosmetologia e Farmacotécnica Homeopática. Muitos alunos ainda não cumpriram o número mínimo de componentes optativos. Lembrá-los das dificuldades de cursar esses componentes nos semestres seguintes. Os alunos farão matrícula no Estágio Supervisionado em Análises Clínicas. Os horários cadastrados no sistema não correspondem aos horários em que os estágios acontecerão. Os alunos terão ocupados necessariamente um turno pela manhã e outro à tarde, além de 2h nas sextas-feiras. Esses horários serão combinados com os professores no primeiro dia de aulas, assim como será feita a distribuição dos alunos nos diversos campos de estágio. Serão disponibilizadas 12 vagas no componente curricular Tecnologia de Alimentos (turma de Nutrição) para alunos dessa turma. Muitos alunos cursarão no período das férias o componente curricular Farmacotécnica II. Como este é pré-requisito para os componentes Controle de Qualidade I, Tecnologia Farmacêutica I e Organização e Supervisão de

30 Produção, talvez haja necessidade de comparecer à matrícula presencial (dia 02/08). Orientar o aluno, caso seja esta a sua situação. 10º semestre Os alunos farão matrícula nos Estágios Supervisionados em Indústria Farmacêutica e em Alimentos. Os horários cadastrados no sistema não será feita a distribuição dos alunos nos diversos campos de estágio. Haverá oferta de turma extra de Estágio Supervisionado em Farmácia para aqueles alunos que ainda não o cumpriram. Os mesmos deverão receber a orientação de que não será possível escolher a sub-área (Farmácia Hospitalar, Farmácia de Manipulação, Farmácia Pública USF - e Farmácia Comercial), ficando sujeitos à disponibilidade existente no semestre. Isso será definido na primeira semana de aulas com o professor. 11º semestre Os alunos farão matrícula no Estágio Supervisionado Final (carga horária semanal de 20h). Os horários cadastrados no sistema não será feita a distribuição dos alunos nas diversas áreas de estágio. Os alunos desse semestre concluirão o curso ao final do ano. É necessário orientá-los acerca da organização do material comprobatório da carga horária complementar para entrega no NUPAC.

31 ORIENTAÇÕES PARA MATRÍCULA CURSO DE FARMÁCIA Prezados(as) Seguem algumas recomendações para facilitar o processo de matrícula dos discentes de Farmácia. ORIENTAÇÕES GERAIS: Atividades Complementares Os alunos devem cumprir 100 horas de atividades complementares. Sugerimos orientarem os alunos acerca dessas atividades. Componentes Optativos: Na matriz atual o aluno deve cursar pelo menos 4 componentes curriculares optativos de 68 horas. Alguns componentes estão sendo ofertados nesse semestre: Gestão e Planejamento em Serviços de Saúde, Farmácia Hospitalar, Citologia Clínica, Farmacotécnica Homeopática e Cosmetologia. Recomendamos que esses componentes sejam cumpridos prioritariamente até o oitavo semestre, pois a partir do nono a carga horária de estágio supervisionado é bastante elevada. Cartão de Vacinas Os alunos que farão matrícula em Farmácia Hospitalar, Estágio Supervisionado em Farmácia e Estágio Supervisionado em Análises Clínicas devem ser orientados a regularizar o cartão de vacina, pois NÃO FARÁ PRÁTICAS NOS HOSPITAIS E UNIDADES DE SAÚDE QUEM NÃO ESTIVER COM AS VACINAS EM DIA. Os alunos também precisarão de crachá para acessar as dependências desses locais e deverão procurar o colegiado do curso antes da realização das práticas. Alteração na Oferta de Componentes Curriculares Não será ofertado o componente curricular Bioestatística (previsão de oferta para ). Haverá antecipação do componente curricular Hematologia (previsto anteriormente para ).

32 ORIENTAÇÕES ESPECÍFICAS: 2º Semestre Será oferecida uma turma extra de Bioquímica I para os alunos dos cursos de Farmácia, Nutrição, Biologia e Biotecnologia com 10 vagas para cada curso. Não haverá oferta nesse período de Bioestatística. Ao invés desse componente curricular, será ofertado o componente Políticas de Saúde. Bioestatística será ofertado apenas em º Semestre optativo Gestão e Planejamento em Serviços de Saúde. Como não há prérequisitos exigidos, alunos de outros semestres também poderão matricular-se no mesmo. 6º Semestre optativo Farmácia Hospitalar. Como não há pré-requisitos exigidos, alunos de outros semestres também poderão matricular-se no mesmo. Para os alunos desse semestre, haverá antecipação do componente curricular Hematologia (previsto anteriormente para ). 8º semestre Serão ofertados prioritariamente para essa turma os componentes curriculares optativos Citologia Clínica, Cosmetologia e Farmacotécnica Homeopática. Muitos alunos ainda não cumpriram o número mínimo de componentes optativos. Lembrá-los das dificuldades de cursar esses componentes nos semestres seguintes. Os alunos farão matrícula no Estágio Supervisionado em Análises Clínicas. Os horários cadastrados no sistema não correspondem aos horários em que os estágios acontecerão. Os alunos terão ocupados necessariamente um turno pela manhã e outro à tarde, além de 2h nas sextas-feiras. Esses horários serão combinados com os professores no primeiro dia de aulas, assim como será feita a distribuição dos alunos nos diversos campos de estágio. Serão disponibilizadas 12 vagas no componente curricular Tecnologia de Alimentos (turma de Nutrição) para alunos dessa turma. Muitos alunos cursarão no período das férias o componente curricular Farmacotécnica II. Como este é pré-requisito para os componentes Controle de Qualidade I, Tecnologia Farmacêutica I e Organização e Supervisão de

33 Produção, talvez haja necessidade de comparecer à matrícula presencial (dia 02/08). Orientar o aluno, caso seja esta a sua situação. 10º semestre Os alunos farão matrícula nos Estágios Supervisionados em Indústria Farmacêutica e em Alimentos. Os horários cadastrados no sistema não será feita a distribuição dos alunos nos diversos campos de estágio. Haverá oferta de turma extra de Estágio Supervisionado em Farmácia para aqueles alunos que ainda não o cumpriram. Os mesmos deverão receber a orientação de que não será possível escolher a sub-área (Farmácia Hospitalar, Farmácia de Manipulação, Farmácia Pública USF - e Farmácia Comercial), ficando sujeitos à disponibilidade existente no semestre. Isso será definido na primeira semana de aulas com o professor. 11º semestre Os alunos farão matrícula no Estágio Supervisionado Final (carga horária semanal de 20h). Os horários cadastrados no sistema não será feita a distribuição dos alunos nas diversas áreas de estágio. Os alunos desse semestre concluirão o curso ao final do ano. É necessário orientá-los acerca da organização do material comprobatório da carga horária complementar para entrega no NUPAC.

MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM FARMÁCIA 30-30 02

MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM FARMÁCIA 30-30 02 MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM FARMÁCIA 1º SEMESTRE 1. Anatomia Humana 30 30 60 04-2. Bioestatística Geral 30-30 02-3. Bioética 30-30 02-4. Biofísica 60-60 04-5. Citologia, Histologia e Embriologia

Leia mais

CURSO DE BACHARELADO EM FARMÁCIA-FORMAÇÃO FARMACÊUTICO GENERALISTA

CURSO DE BACHARELADO EM FARMÁCIA-FORMAÇÃO FARMACÊUTICO GENERALISTA CURSO DE BACHARELADO EM FARMÁCIA-FORMAÇÃO FARMACÊUTICO GENERALISTA Coordenaçăo: Profª. MS. Érika Guimarães Costa E-mail: farmacia@immes.com.br Telefone (96)3223-4244 ramal: 217 O Curso forma o profissional

Leia mais

FFARM Faculdade de Farmácia

FFARM Faculdade de Farmácia FFARM Faculdade de Farmácia Secretaria: Prédio12 - Bloco A Fone: 3320-3512 E-mail: farmácia@pucrs.br www.pucrs.br/farmacia Departamentos: Análises Clínicas e Toxicológicas n.º 351 Desenvolvimento e Produção

Leia mais

Matriz Curricular Bacharelado em Farmácia

Matriz Curricular Bacharelado em Farmácia Matriz Curricular Bacharelado em Farmácia Semestre 1 01 Introdução às Ciências Farmacêuticas 30 30-2 - 02 Anatomia 75 30 45 5-03 Biologia Celular e Molecular 60 30 30 4-04 Química Geral e Inorgânica 75

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DEPARTAMENTO DE FARMÁCIA COE COMISSÃO DE ORIENTAÇÃO DE ESTÁGIOS

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DEPARTAMENTO DE FARMÁCIA COE COMISSÃO DE ORIENTAÇÃO DE ESTÁGIOS À Comunidade Acadêmica do Curso de Farmácia da UFPR. A Comissão Orientadora de Estágios (COE) do curso de Farmácia elaborou este documento com o objetivo de esclarecer as dúvidas referentes aos estágios

Leia mais

EDITAL COMPLEMENTAR AO EDITAL GR Nº 737/2015 DE OFERTA DE CURSOS E VAGAS - HISTÓRICO ESCOLAR

EDITAL COMPLEMENTAR AO EDITAL GR Nº 737/2015 DE OFERTA DE CURSOS E VAGAS - HISTÓRICO ESCOLAR EDITAL COMPLEMENTAR AO EDITAL GR Nº 737/ DE OFERTA DE S E - HISTÓRICO ESCOLAR Edital complementar referente ao Edital de Oferta GR Nº 737/ - Histórico Escolar em Cursos de Graduação Presenciais da Unisul

Leia mais

Regulamento de Matrícula

Regulamento de Matrícula Regulamento de Matrícula A Coordenadora do Curso de Direito da Faculdade Processus, juntamente com a Diretora do Curso, no exercício de suas atribuições, com o intuito de normatizar a efetividade e dinâmica

Leia mais

R E S O L U Ç Ã O. Esta Resolução entra em vigor nesta data, alterando a Resolução CONSEPE 3/2007 e revogando as disposições contrárias.

R E S O L U Ç Ã O. Esta Resolução entra em vigor nesta data, alterando a Resolução CONSEPE 3/2007 e revogando as disposições contrárias. RESOLUÇÃO CONSEACC/CP 05/2012 ALTERA O REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE FARMÁCIA DO CAMPUS CAMPINAS DA UNIVERSIDADE SÃO FRANCISCO USF. A Presidente do Conselho Acadêmico de Campus CONSEACC

Leia mais

ANEXO I QUADRO DE CURSOS E VAGAS

ANEXO I QUADRO DE CURSOS E VAGAS ANEXO I QUADRO DE CURSOS E VAGAS Universidade Regional de Blumenau FURB Campus I ADMINISTRAÇÃO Matutino 30 ADMINISTRAÇÃO Noturno 30 ARQUITETURA E URBANISMO Matutino 30 BIOMEDICINA Noturno 24 CIÊNCIA DA

Leia mais

DELIBERAÇÃO CONSEP Nº 272/2014

DELIBERAÇÃO CONSEP Nº 272/2014 DELIBERAÇÃO CONSEP Nº 272/2014 Dispõe sobre o Currículo do Curso de Enfermagem, regime seriado semestral. O CONSELHO DE ENSINO E PESQUISA, na conformidade do Processo nº ENF- 065/2012, aprovou e eu promulgo

Leia mais

Matriz Curricular do curso de FARMÁCIA da Faculdade Santa Rita - FaSaR

Matriz Curricular do curso de FARMÁCIA da Faculdade Santa Rita - FaSaR 1º Período SEMANAL Introdução às Ciências Farmacêuticas 02-02 40 Anatomia Humana I 02 02 04 80 Citologia e Histologia 02 02 04 80 Química Geral e Inorgânica 02 02 04 80 Física Aplicada à Farmácia 02-02

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS REGULAMENTO DOS ESTÁGIOS CURRICULARES SUPERVISIONADOS Capítulo I DISPOSIÇÕES GERAIS Artigo 1º.Os estágios que compõem a estrutura curricular do curso do curso de graduação em Farmácia da Faculdade de Ciências

Leia mais

1. DAS CONDIÇÕES DE INGRESSO NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO ESPECÍFICO:

1. DAS CONDIÇÕES DE INGRESSO NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO ESPECÍFICO: EDITAL DE SELEÇÃO DE CANDIDATOS PARA OS ESTÁGIOS ESPECÍFICOS DO SERVIÇO DE PSICOLOGIA APLICADA Cumprindo seu objetivo de coordenar os estágios supervisionados específicos do Curso de Psicologia, o Serviço

Leia mais

FEFUC - FOLDER EXPLICATIVO DE FUNCIONAMENTO DE CURSOS CURSO DE FARMÁCIA 1ª LINHA CONCEITUAL: CARACTERIZAÇÃO DO PROFISSIONAL DE FARMÁCIA

FEFUC - FOLDER EXPLICATIVO DE FUNCIONAMENTO DE CURSOS CURSO DE FARMÁCIA 1ª LINHA CONCEITUAL: CARACTERIZAÇÃO DO PROFISSIONAL DE FARMÁCIA 1 FEFUC - FOLDER EXPLICATIVO DE FUNCIONAMENTO DE CURSOS CURSO DE FARMÁCIA 1ª LINHA CONCEITUAL: CARACTERIZAÇÃO DO PROFISSIONAL DE FARMÁCIA O PROFISSIONAL FARMACÊUTICO O Farmacêutico é um profissional da

Leia mais

Altera os procedimentos acadêmicos e administrativos que regem a distribuição de carga horária para docentes que atuam nos CURSOS DE GRADUAÇÃO.

Altera os procedimentos acadêmicos e administrativos que regem a distribuição de carga horária para docentes que atuam nos CURSOS DE GRADUAÇÃO. RESOLUÇÃO HOMOLOGADA pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão - ConEPE da Universidade Potiguar, na reunião realizada no dia 24 de junho de 2010, conforme registro na respectiva Ata. Conselho de Ensino,

Leia mais

Especialização Multidisciplinar em Hemoterapia e Hematologia - NOVO

Especialização Multidisciplinar em Hemoterapia e Hematologia - NOVO Especialização Multidisciplinar em Hemoterapia e Hematologia - NOVO Apresentação Previsão de Início - Agosto Inscrições em Breve - Turma 01 - Campus Stiep A Pós-Graduação multidisciplinar em Hemoterapia

Leia mais

a) ÁREA DE CONHECIMENTO BÁSICO: História do Pensamento Econômico/História Econômica.

a) ÁREA DE CONHECIMENTO BÁSICO: História do Pensamento Econômico/História Econômica. Campus Governador Valadares Concurso 106: Departamento de Economia Proc. nº 23071.009825/2013-25 Vaga(s): 01(uma) Classe A: Professor Assistente A a) ÁREA DE CONHECIMENTO BÁSICO: Econometria. DAS PROVAS:

Leia mais

CURSO DE BACHARELADO EM NUTRIÇÃO-FORMAÇÃO NUTRICIONISTA

CURSO DE BACHARELADO EM NUTRIÇÃO-FORMAÇÃO NUTRICIONISTA CURSO DE BACHARELADO EM NUTRIÇÃO-FORMAÇÃO NUTRICIONISTA Coordenaçăo: Profª. MS. Mara Rosana dos Santos E-mail: nutricao@immes.com.br Telefone (96)3223-4244 ramal: 211 Ser Nutricionista É atuar em todas

Leia mais

BACHARELADO EM BIOTECNOLOGIA INGEB / UFU ESTÁGIO PROFISSIONAL SUPERVISIONADO

BACHARELADO EM BIOTECNOLOGIA INGEB / UFU ESTÁGIO PROFISSIONAL SUPERVISIONADO 1 BACHARELADO EM BIOTECNOLOGIA INGEB / UFU ESTÁGIO PROFISSIONAL SUPERVISIONADO O Estágio Profissional Supervisionado no Curso de BIOTECNOLOGIA INGEB-UFU tem como objetivo iniciar os discentes na prática

Leia mais

FACULDADE DE ENGENHARIA, ARQUITETURA E URBANISMO REGIMENTO DO ESTÁGIO CURRICULAR

FACULDADE DE ENGENHARIA, ARQUITETURA E URBANISMO REGIMENTO DO ESTÁGIO CURRICULAR FACULDADE DE ENGENHARIA, ARQUITETURA E URBANISMO REGIMENTO DO ESTÁGIO CURRICULAR CAPÍTULO I DO ESTÁGIO CURRICULAR Art. 1º O presente Regimento trata do Estágio Curricular dos cursos de graduação da Faculdade

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CONSELHO UNIVERSITÁRIO CÂMARA SUPERIOR DE ENSINO

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CONSELHO UNIVERSITÁRIO CÂMARA SUPERIOR DE ENSINO RESOLUÇÃO Nº 02/2011 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CONSELHO UNIVERSITÁRIO CÂMARA SUPERIOR DE ENSINO Aprova a estrutura curricular do Curso de Nutrição, na modalidade bacharelado,

Leia mais

4.2 Instruções Específicas de Matrícula no Curso

4.2 Instruções Específicas de Matrícula no Curso 4 - Seu Curso 4.1 - Informações Específicas sobre o Curso 4.1.1 - Objetivos O Curso de Psicologia da Universidade Federal de Uberlândia foi criado em 1975 e, desde então, visa formar profissionais qualificados

Leia mais

ESCALONAMENTO DE MATRÍCULAS 2015.2 DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO/EAUFBA

ESCALONAMENTO DE MATRÍCULAS 2015.2 DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO/EAUFBA Serviço Público Federal Universidade Federal da Bahia Escola de Administração Colegiado do Curso de Administração Endereço: Av. Reitor Miguel Calmon, S/N Vale do Canela - CEP 40110-100 - Salvador / Bahia

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA FLUXO CURRICULAR DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM NUTRIÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA FLUXO CURRICULAR DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM NUTRIÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA FLUXO CURRICULAR DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM NUTRIÇÃO Módulos Carga Horária Teórica Prática Total Eixo Categoria Pré-requisito de execução Das moléculas aos tecidos 150

Leia mais

Anexo Res. CONSU Nº 40/2011. REGULAMENTO DO LABORATÓRIO DE CIÊNCIAS MORFOLÓGICAS E MULTIDISCIPLINAR CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

Anexo Res. CONSU Nº 40/2011. REGULAMENTO DO LABORATÓRIO DE CIÊNCIAS MORFOLÓGICAS E MULTIDISCIPLINAR CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS Anexo Res. CONSU Nº 40/2011. REGULAMENTO DO LABORATÓRIO DE CIÊNCIAS MORFOLÓGICAS E MULTIDISCIPLINAR CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS Art. 1º. Este Regulamento dispõe sobre a estruturação, utilização e

Leia mais

FURB Campus II Blumenau Informações gerais dos cursos a serem oferecidos. FURB Campus III Blumenau Informações gerais dos cursos a serem oferecidos

FURB Campus II Blumenau Informações gerais dos cursos a serem oferecidos. FURB Campus III Blumenau Informações gerais dos cursos a serem oferecidos ANEXO I QUADRO DE CURSOS E VAGAS FURB Universidade Regional de Blumenau FURB Campus I Blumenau ADMINISTRAÇÃO Comércio Exterior Noturno 35 ADMINISTRAÇÃO Gestão Empresarial Noturno 70 ADMINISTRAÇÃO Gestão

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR BACHARELADO EM NUTRIÇÃO

MATRIZ CURRICULAR BACHARELADO EM NUTRIÇÃO MATRIZ CURRICULAR BACHARELADO EM PRIMEIRO PERÍODO / 1 O ANO CIÊNCIAS SOCIAIS, HUMANAS E CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE Sociologia, Antropologia e Filosofia 2-40 Iniciação à Pesquisa em Nutrição 2-40 Leitura

Leia mais

Missão. - Estimular a capacidade de análise dos problemas que se apresentam no campo da Saúde Pública e Privada;

Missão. - Estimular a capacidade de análise dos problemas que se apresentam no campo da Saúde Pública e Privada; CURSO: Farmácia Missão O curso tem como missão formar profissionais farmacêuticos capazes de exercer atividades referentes aos fármacos e aos medicamentos, às análises clínicas e toxicológicas, ao controle,

Leia mais

TOTAL DE VAGAS FURB 957

TOTAL DE VAGAS FURB 957 ANEXO I QUADRO DE CURSOS E VAGAS Universidade Regional de Blumenau - FURB FURB Campus Blumenau ADMINISTRAÇÃO Noturno 60 ARQUITETURA E URBANISMO Matutino 30 BIOMEDICINA Noturno 25 CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO

Leia mais

Manual do Estagiário

Manual do Estagiário CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA PAULA SOUZA FACULDADE DE TECNOLOGIA NILO DE STÉFANI - JABOTICABAL Manual do Estagiário CURSO DE TECNOLOGIA EM BIOCOMBUSTÍVEIS 2º Semestre de 2014 Sumário 1 Informações

Leia mais

DISCIPLINAS CHP CHS CHST CHSP

DISCIPLINAS CHP CHS CHST CHSP MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE MEDICINA VETERINÁRIA (Bacharelado) Aplicada aos Ingressantes a partir de 2011/1 Turnos Integral Matutino/Vespertino e Integral Vespertino/Noturno 1 o Período BIOLOGIA CELULAR

Leia mais

Matrículas 1º semestre letivo de 2014

Matrículas 1º semestre letivo de 2014 EDITAL 17/2013 PRÓ-REITORIA ACADÊMICA Matrículas 1º semestre letivo de 2014 O UDF - Centro Universitário torna público o Edital de Matrícula dos Cursos de Graduação para o 1º semestre letivo de 2014, a

Leia mais

Trancamento de matrícula

Trancamento de matrícula Matrícula * O aluno deverá observar as datas fixadas no calendário escolar para efetuar sua matrícula. Deverá observar a seqüência das disciplinas do currículo padrão do seu curso, os pré-requisitos, e

Leia mais

SÚMULA DA 137ª REUNIÃO DA CÂMARA DE GRADUAÇÃO, REALIZADA EM 11.11.2010. INÍCIO: 9h10 - ENCERRAMENTO: 10h40 CÂMARA DE GRADUAÇÃO

SÚMULA DA 137ª REUNIÃO DA CÂMARA DE GRADUAÇÃO, REALIZADA EM 11.11.2010. INÍCIO: 9h10 - ENCERRAMENTO: 10h40 CÂMARA DE GRADUAÇÃO SÚMULA DA 137ª REUNIÃO DA CÂMARA DE GRADUAÇÃO, REALIZADA EM 11.11.2010 INÍCIO: 9h10 - ENCERRAMENTO: 10h40 CÂMARA DE GRADUAÇÃO 01) Processo n o 05/2010 Unidade: Centro de Ciências Humanas e Sócias Aplicadas

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA UFBA FACULDADE DE MEDICINA DA BAHIA FMB LIGA ACADÊMICA DE CIRURGIA CARDIOVASCULAR LACCV DIRETORIA TEÓRICO-PRÁTICA

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA UFBA FACULDADE DE MEDICINA DA BAHIA FMB LIGA ACADÊMICA DE CIRURGIA CARDIOVASCULAR LACCV DIRETORIA TEÓRICO-PRÁTICA UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA UFBA FACULDADE DE MEDICINA DA BAHIA FMB LIGA ACADÊMICA DE CIRURGIA CARDIOVASCULAR LACCV DIRETORIA TEÓRICO-PRÁTICA EDITAL DA 2ª SELEÇÃO DE NOVOS MEMBROS SALVADOR 2014 LIGA

Leia mais

CURSO DE BACHARELADO EM FISIOTERAPIA-FORMAÇÃO FISIOTERAPEUTA

CURSO DE BACHARELADO EM FISIOTERAPIA-FORMAÇÃO FISIOTERAPEUTA CURSO DE BACHARELADO EM FISIOTERAPIA-FORMAÇÃO FISIOTERAPEUTA Coordenaçăo: Profª. Esp. Lidiane Alves Dias E-mail: fisioterapia@immes.com.br Telefone (96)3223-4244 ramal: 219 Conceito É uma ciência da Saúde

Leia mais

DELIBERAÇÃO CONSEP Nº 242/2014

DELIBERAÇÃO CONSEP Nº 242/2014 DELIBERAÇÃO CONSEP Nº 242/2014 Altera a Deliberação CONSEP Nº 107/2012, que Dispõe sobre o Currículo Pleno do Curso de Pedagogia - Licenciatura, regime seriado semestral. O CONSELHO DE ENSINO E PESQUISA,

Leia mais

NOVA GRADE CURRICULAR DO CURSO DE BACHARELADO EM DIREITO DA UNIBRASIL Aprovada na Reunião do Colegiado de Curso de 09/11/05

NOVA GRADE CURRICULAR DO CURSO DE BACHARELADO EM DIREITO DA UNIBRASIL Aprovada na Reunião do Colegiado de Curso de 09/11/05 NOVA GRADE CURRICULAR DO CURSO DE BACHARELADO EM DIREITO DA UNIBRASIL Aprovada na Reunião do Colegiado de Curso de 09/11/05 ADAPTAÇÃO PARA O ATUAL QUARTO PERÍODO QUINTO PERÍODO NO PRIMEIRO SEMESTRE DE

Leia mais

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO REGULAMENTO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO REGULAMENTO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES REGULAMENTO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES SÃO CARLOS 2014 REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES 2015 Artigo 1 o : As Atividades Complementares (AC) do Curso de Graduação em Administração da Faculdade

Leia mais

REMATRÍCULA 2013.2 exclusivamente

REMATRÍCULA 2013.2 exclusivamente REMATRÍCULA 2013.2 Fazer a sua rematrícula para o próximo semestre é mais fácil e rápido do que você imagina. Antes de viajar, faça a sua e curta as férias numa boa. A rematrícula é feita exclusivamente

Leia mais

Edital de Monitoria do Curso de Nutrição

Edital de Monitoria do Curso de Nutrição Edital de Monitoria do Curso de Nutrição 2014.1 REGULAMENTO DA MONITORIA A prática de monitoria consiste na atuação docente de alunos que auxiliam outros alunos no processo de ensino-aprendizagem. O Curso

Leia mais

FACULDADE PROJEÇÃO DE SOBRADINHO EDITAL DE PROCESSO SELETIVO INOVE CONSULTORIA JÚNIOR DA ESCOLA DE NEGÓCIOS SEGUNDO SEMESTRE DE 2014

FACULDADE PROJEÇÃO DE SOBRADINHO EDITAL DE PROCESSO SELETIVO INOVE CONSULTORIA JÚNIOR DA ESCOLA DE NEGÓCIOS SEGUNDO SEMESTRE DE 2014 FACULDADE PROJEÇÃO DE SOBRADINHO EDITAL DE PROCESSO SELETIVO INOVE CONSULTORIA JÚNIOR DA ESCOLA DE NEGÓCIOS SEGUNDO SEMESTRE DE 2014 A Direção da Escola de Negócios da Faculdade Projeção de Sobradinho,

Leia mais

REGULAMENTO DO PROCESSO DE ORIENTAÇÃO E APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) DA DEFINIÇÃO, OBJETIVOS E GESTÃO

REGULAMENTO DO PROCESSO DE ORIENTAÇÃO E APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) DA DEFINIÇÃO, OBJETIVOS E GESTÃO REGULAMENTO DO PROCESSO DE ORIENTAÇÃO E APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) DA DEFINIÇÃO, OBJETIVOS E GESTÃO Art. 1º O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é uma disciplina dos cursos

Leia mais

NORMATIZAÇÃO DE ESTÁGIO PARA OS CURSOS TÉCNICOS E SUPERIORES DO IFSULDEMINAS

NORMATIZAÇÃO DE ESTÁGIO PARA OS CURSOS TÉCNICOS E SUPERIORES DO IFSULDEMINAS MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUL DE MINAS GERAIS NORMATIZAÇÃO DE ESTÁGIO PARA OS CURSOS TÉCNICOS E SUPERIORES

Leia mais

LISTAGEM DAS UNIDADES DE ENSINO OFERTADAS PARA OS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM 2015/1 * EM REGIME DE DEPENDÊNCIA/ADAPTAÇÃO

LISTAGEM DAS UNIDADES DE ENSINO OFERTADAS PARA OS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM 2015/1 * EM REGIME DE DEPENDÊNCIA/ADAPTAÇÃO Administração da Enfermagem na Atenção Primária a Saúde Enfermagem Administração de Produção Administração Administração de Produção II Administração Administração de Sistemas de Informação Administração/

Leia mais

FACULDADE PROJEÇÃO DO GUARÁ EDITAL DE SELEÇÃO Nº 01 DA ESCOLA DE FORMAÇAO DE PROFESSORES ANO/SEMESTRE: 2014/01.

FACULDADE PROJEÇÃO DO GUARÁ EDITAL DE SELEÇÃO Nº 01 DA ESCOLA DE FORMAÇAO DE PROFESSORES ANO/SEMESTRE: 2014/01. FACULDADE PROJEÇÃO DO GUARÁ EDITAL DE SELEÇÃO Nº 01 DA ESCOLA DE FORMAÇAO DE PROFESSORES ANO/SEMESTRE: 2014/01. O Diretor da Escola de Formação de Professores, Professor José Sérgio de Jesus, estabelece

Leia mais

Perguntas Frequentes

Perguntas Frequentes MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira Diretoria de Avaliação da Educação Superior CAPACITAÇÃO DOS AVALIADORES NO NOVO INSTRUMENTO AVALIAÇÃO DOS CURSOS

Leia mais

Currículos dos Cursos UFV ENFERMAGEM. COORDENADOR Pedro Paulo do Prado Júnior pedro.prado@ufv.br

Currículos dos Cursos UFV ENFERMAGEM. COORDENADOR Pedro Paulo do Prado Júnior pedro.prado@ufv.br 114 ENFERMAGEM COORDENADOR Pedro Paulo do Prado Júnior pedro.prado@ufv.br UFV Catálogo de Graduação 2013 115 Currículo do Curso de Bacharelado ATUAÇÃO O Curso de Graduação em da UFV apresenta como perfil

Leia mais

FURB Universidade Regional de Blumenau. FURB Campus Blumenau Informações gerais dos cursos a serem oferecidos

FURB Universidade Regional de Blumenau. FURB Campus Blumenau Informações gerais dos cursos a serem oferecidos FURB Universidade Regional de Blumenau FURB Campus Blumenau ADMINISTRAÇÃO Gestão Empresarial Matutino 25 ADMINISTRAÇÃO Gestão Empresarial Noturno 50 ARQUITETURA E URBANISMO Matutino 25 CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO

Leia mais

FACULDADE PROJEÇÃO DE CEILÂNDIA EDITAL DE PROCESSO SELETIVO INOVE CONSULTORIA JÚNIOR DA ESCOLA DE NEGÓCIOS PRIMEIRO SEMESTRE DE 2014

FACULDADE PROJEÇÃO DE CEILÂNDIA EDITAL DE PROCESSO SELETIVO INOVE CONSULTORIA JÚNIOR DA ESCOLA DE NEGÓCIOS PRIMEIRO SEMESTRE DE 2014 FACULDADE PROJEÇÃO DE CEILÂNDIA EDITAL DE PROCESSO SELETIVO INOVE CONSULTORIA JÚNIOR DA ESCOLA DE NEGÓCIOS PRIMEIRO SEMESTRE DE 2014 A Direção da Escola de Negócios da Faculdade Projeção de Ceilândia,

Leia mais

2 LOCAIS/ ÁREA/ VAGAS/ PERÍODO/ REQUISITOS/ ATIVIDADES

2 LOCAIS/ ÁREA/ VAGAS/ PERÍODO/ REQUISITOS/ ATIVIDADES EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES PARA PRESTAÇÃO DE SERVIÇO VOLUNTÁRIO NO ÂMBITO DA UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL, NOS SEGUINTES LOCAIS: HOSPITAL GERAL (HG), AMBULATÓRIO CENTRAL (AMCE), INSTITUTO DE MEDICINA

Leia mais

Matriz Curricular Atual

Matriz Curricular Atual Faculdades INTA Centro de Ciências da Saúde Curso de Nutrição Matriz Curricular Atual (Em vigor desde Janeiro de 2012) NIVELAMENTO Nº 0 Português Instrumental 45-45 03-1º SEMESTRE 1. Anatomia Humana I

Leia mais

FARMÁCIA. Nome IES: UNIVERSIDADE DE CUIABÁ - UNIC

FARMÁCIA. Nome IES: UNIVERSIDADE DE CUIABÁ - UNIC FARMÁCIA Nome IES: UNIVERSIDADE DE CUIABÁ - UNIC 1 CURSO: FARMÁCIA Dados de identificação da Universidade de Cuiabá - UNIC Dirigente da Mantenedora Presidente: Ed. Rodrigo Calvo Galindo Base legal da Mantenedora

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 19/04-CEPE

RESOLUÇÃO Nº 19/04-CEPE RESOLUÇÃO Nº 19/04-CEPE Fixa o Currículo Pleno do Curso de Farmácia, do Setor de Ciências da Saúde. O, órgão normativo, consultivo e deliberativo da Administração Superior, no uso de suas atribuições conferidas

Leia mais

CURSO DE PSICOLOGIA. EDITAL PARA ESTÁGIOS BÁSICOS I, II e III 2015.2. I, II e III.

CURSO DE PSICOLOGIA. EDITAL PARA ESTÁGIOS BÁSICOS I, II e III 2015.2. I, II e III. CURSO DE PSICOLOGIA EDITAL PARA ESTÁGIOS BÁSICOS I, II e III 2015.2. PROCESSO SELETIVO DE HORÁRIOS DE PRECEPTORIA DE ESTÁGIOS BÁSICOS I, II e III. A coordenação de estágio do curso de psicologia da Faculdade

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DE GRADUAÇÃO CURSO DE TECNOLOGIA EM GESTÃO AMBIENTAL O Colegiado do Curso de Tecnologia em Gestão Ambiental, no uso de suas atribuições, resolve aprovar, com registro

Leia mais

POLÍTICA DE ESTÁGIOS TRABALHOS ACADÊMICOS

POLÍTICA DE ESTÁGIOS TRABALHOS ACADÊMICOS POLÍTICA DE ESTÁGIOS E TRABALHOS ACADÊMICOS SUMÁRIO: 1. Objetivo 1.1. Períodos da realização dos estágios 1.2. Instituição de Ensino conveniada com o HCI 2. Responsabilidade da instituição de ensino conveniada

Leia mais

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES CURSO DE FISIOTERAPIA Junho/2011 REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES As atividades complementares são prática acadêmicas

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO UNIVERSITÁRIO NORTE DO ESPÍRITO SANTO Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO UNIVERSITÁRIO NORTE DO ESPÍRITO SANTO Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas ORGANIZAÇÃO DO CURSO O curso de Licenciatura em Ciências Biológicas será desenvolvido por meio do ensino presencial, com as seguintes características: Regime escolar: Tempo de Duração: Turno de Funcionamento:

Leia mais

Perguntas frequentes:

Perguntas frequentes: Perguntas frequentes: 1. Enade 1.1. Qual a legislação pertinente ao Enade? Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004: Criação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) Portaria Normativa

Leia mais

Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004: Criação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes)

Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004: Criação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) Perguntas frequentes 1. ENADE 1.1. Qual a legislação pertinente ao ENADE? Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004: Criação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) Portaria Normativa

Leia mais

O que é Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade)?

O que é Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade)? O que é Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade)? O Enade é componente curricular obrigatório aos cursos de graduação, conforme determina a Lei nº. 10.861, de 14 de abril de 2004. É aplicado

Leia mais

1 DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

1 DAS DISPOSIÇÕES GERAIS EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES PARA PRESTAÇÃO DE SERVIÇO VOLUNTÁRIO NO HOSPITAL GERAL (HG), NO INSTITUTO DE MEDICINA DO ESPORTE (IME) E NA CLÍNICA DE FISIOTERAPIA (CLIFI) NA UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO

Leia mais

QUALIDATA Soluções em Informática. Módulo CIEE com convênio empresas

QUALIDATA Soluções em Informática. Módulo CIEE com convênio empresas FM-0 1/21 ÍNDICE 1. MÓDULO DESKTOP(SISTEMA INSTALADO NO CIEE)... 2 Cadastro de Ofertas de Empregos:... 2 Cadastro de Eventos:... 3 Cadastro de Instituições do Curriculum:... 5 Cadastro de Cursos do Curriculum:...

Leia mais

Núcleo de Laboratórios da Área da Saúde NULAB-SAÚDE Edital de Seleção para Monitoria 1 semestre de 2008

Núcleo de Laboratórios da Área da Saúde NULAB-SAÚDE Edital de Seleção para Monitoria 1 semestre de 2008 Núcleo de Laboratórios da Área da Saúde NULAB-SAÚDE Edital de Seleção para Monitoria 1 semestre de 2008 Art. 1º - O Pró-Reitor Acadêmico do Centro Universitário do Leste de Minas Geraís - UnilesteMG, no

Leia mais

Você poderá acompanhar o status da solicitação, facilitando seu acesso aos documentos e serviços oferecidos pela Instituição.

Você poderá acompanhar o status da solicitação, facilitando seu acesso aos documentos e serviços oferecidos pela Instituição. Vitória-ES, 17 de julho de 2014. Prezado(a) Aluno(a), Para inovar e levar praticidade para seus alunos, a Faculdade Multivix-Vitória está disponibilizando a solicitação de alguns documentos e serviços

Leia mais

EDITAL N 02 / 2014 DISCIPLINA CURSO BLOCO N DE VAGAS CARGA HORARIA OBSERVAÇÃO/ Direito Constitucional II

EDITAL N 02 / 2014 DISCIPLINA CURSO BLOCO N DE VAGAS CARGA HORARIA OBSERVAÇÃO/ Direito Constitucional II EDITAL DE INSCRIÇÃO DO PROCESSO DE SELEÇÃO INTERNA DE PROFESSORES PARA O PERÍODO 2014/1 PARA DISCIPLINAS NOS CURSOS DE BIOMEDICINA, DIREITO, ENFERMAGEM, SERVIÇO SOCIAL E FARMÁCIA DA FACULDADE DE TECNOLOGIA

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS REGIONAL GOIÂNIA ESCOLA DE VETERINÁRIA E ZOOTECNIA

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS REGIONAL GOIÂNIA ESCOLA DE VETERINÁRIA E ZOOTECNIA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS REGIONAL GOIÂNIA ESCOLA DE VETERINÁRIA E ZOOTECNIA Regulamento Específico do Curso de Especialização em Homeopatia Veterinária CAPÍTULO I DAS FINALIDADES

Leia mais

CURSO: LICENCIATURA DA MATEMÁTICA DISCIPLINA: PRÁTICA DE ENSINO 4

CURSO: LICENCIATURA DA MATEMÁTICA DISCIPLINA: PRÁTICA DE ENSINO 4 CAMPUS CARAGUATUBA CURSO: LICENCIATURA DA MATEMÁTICA DISCIPLINA: PRÁTICA DE ENSINO 4 PROFESSOR: ANDRESSA MATTOS SALGADO-SAMPAIO ORIENTAÇÕES PEDAGÓGICAS PARA A PRÁTICA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO CURSO

Leia mais

A Câmara Superior de Ensino da Universidade Federal de Campina Grande, no uso de suas atribuições,

A Câmara Superior de Ensino da Universidade Federal de Campina Grande, no uso de suas atribuições, SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE COLEGIADO PLENO DO CONSELHO UNIVERSITÁRIO CÂMARA SUPERIOR DE ENSINO RESOLUÇÃO Nº 02/2012 Aprova a estrutura curricular contida no Projeto

Leia mais

EDITAL CERTIFICADO MESTRE CERVEJEIRO 2014

EDITAL CERTIFICADO MESTRE CERVEJEIRO 2014 EDITAL CERTIFICADO MESTRE CERVEJEIRO 2014 Descrição: Com programa desenvolvido em parceria com a VLB (Versuchsund Lehranstalt für Brauerei in Berlin), instituição de Pesquisa e Ensino para Cervejaria de

Leia mais

$$$%&% Centro de Computação Diretoria! "#

$$$%&% Centro de Computação Diretoria! # $$$%&% Centro de Computação Diretoria! "# ' ( ) & - Inexistência de um programa específico para atender às necessidades de capacitação dos Técnicos e Analistas de TI. - Ocorrência de ações na infraestrutura

Leia mais

NOVA GRADE CURRICULAR DO CURSO DE BACHARELADO EM DIREITO DA UNIBRASIL Aprovada na Reunião do Colegiado de Curso de 09/11/05

NOVA GRADE CURRICULAR DO CURSO DE BACHARELADO EM DIREITO DA UNIBRASIL Aprovada na Reunião do Colegiado de Curso de 09/11/05 NOVA GRADE CURRICULAR DO CURSO DE BACHARELADO EM DIREITO DA UNIBRASIL Aprovada na Reunião do Colegiado de Curso de 09/11/05 ADAPTAÇÃO PARA O ATUAL OITAVO PERÍODO NONO PERÍODO NO PRIMEIRO SEMESTRE DE 2006

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA BAHIA CAMPUS IRECÊ DEPARTAMENTO DE ENSINO COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA BAHIA CAMPUS IRECÊ DEPARTAMENTO DE ENSINO COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA BAHIA CAMPUS IRECÊ DEPARTAMENTO DE ENSINO COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA PROGRAMA DE MONITORIA DOS CURSOS INTEGRADOS, SUBSEQUENTES

Leia mais

EDITAL/SEE/CEL Nº 01/2015

EDITAL/SEE/CEL Nº 01/2015 EDITAL/SEE/CEL Nº 01/2015 O Centro de Estudo de Línguas - CEL, referência no ensino gratuito de idiomas para alunos da rede pública, representado pela Coordenadora Geral Nagila Maria Dourado de Carvalho,

Leia mais

EDITAL N.º057/2015 INSCRIÇÕES E MATRICULAS PARA OS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU 1º SEMESTRE DE 2016 REPUBLICADO

EDITAL N.º057/2015 INSCRIÇÕES E MATRICULAS PARA OS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU 1º SEMESTRE DE 2016 REPUBLICADO EDITAL N.º057/2015 INSCRIÇÕES E MATRICULAS PARA OS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU 1º SEMESTRE DE 2016 REPUBLICADO Prof. Me. João Batista Gomes de Lima, Magnífico Reitor do Centro Universitário São

Leia mais

EDUCAÇÃO FÍSICA 2015

EDUCAÇÃO FÍSICA 2015 1ª SÉRIE 1º SEMESTRE MANHÃ 07h30min Psicomotricidade Aplicada a Educação Física Metodologia do handebol Metodologia do Atletismo Pista 08h20min Psicomotricidade Aplicada a Educação Física História e Teoria

Leia mais

FACULDADE TRÊS PONTAS - FATEPS MANTIDA PELA FUNDAÇÃO DE ENSINO E PESQUISA DO SUL DE MINAS FEPESMIG CRIADA PELA LEI ESTADUAL Nº 8.

FACULDADE TRÊS PONTAS - FATEPS MANTIDA PELA FUNDAÇÃO DE ENSINO E PESQUISA DO SUL DE MINAS FEPESMIG CRIADA PELA LEI ESTADUAL Nº 8. MONITORIA PROCESSO SELETIVO Nº. 01/2014-01, de 27 de fevereiro de 2014, monitoramento de alunos promovido pela Faculdade Três Pontas-FATEPS. A Direção da Faculdade Três Pontas - FATEPS, esta mantida pela

Leia mais

Aprovado no CONGRAD: 14.02.06 Vigência: ingressos a partir de 2006/2 CÓD. 1548 CURSO DE MEDICINA

Aprovado no CONGRAD: 14.02.06 Vigência: ingressos a partir de 2006/2 CÓD. 1548 CURSO DE MEDICINA Aprovado no CONGRAD: 14..06 Vigência: ingressos a partir de 2006/2 CÓD. 48 CURSO DE MEDICINA EIXOS TRANSVERSAIS E ÁREAS DO CONHECIMENTO DO CURRÍCULO PLENO ACADÊMI COS I FUNDAMENTOS CONCEITUAIS DO CURSO

Leia mais

Regulamento dos Laboratórios do Departamento de Ciências Agrárias

Regulamento dos Laboratórios do Departamento de Ciências Agrárias Regulamento dos Laboratórios do Departamento de Ciências Agrárias Laboratório de Bromatologia e Nutrição Animal- ( LABNA ) Laboratório Multidisciplinar de Biologia- ( LAMUBI ) Laboratório de Análises Microbiológicas

Leia mais

MANUAL DE REMATRÍCULA 2015/2 MANUAL DE REMATRÍCULA GRADUAÇÃO 2015/2 Para aperfeiçoar o processo de rematrícula, estamos disponibilizando este documento com informações de ordem prática que subsidiarão

Leia mais

XIII CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM MANIPULAÇÃO FARMACÊUTICA PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU DA FACULDADE DE FARMÁCIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO

XIII CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM MANIPULAÇÃO FARMACÊUTICA PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU DA FACULDADE DE FARMÁCIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO XIII CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM MANIPULAÇÃO FARMACÊUTICA PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU DA FACULDADE DE FARMÁCIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO 2010-2011 A manipulação farmacêutica tem crescido muito

Leia mais

PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO

PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO ORDEM DE SERVIÇO nº 01/2014-PROGRAD DATA: 23 de outubro de 2014. SÚMULA: Determina a normatização do processo de matrícula on-line no ano letivo de 2015, para acadêmicos veteranos,

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 002/2011, DE 11 DE AGOSTO DE 2011.

RESOLUÇÃO Nº 002/2011, DE 11 DE AGOSTO DE 2011. RESOLUÇÃO Nº 002/2011, DE 11 DE AGOSTO DE 2011. Aprova o Manual de Procedimentos para o Projeto de Conclusão do Curso Técnico em Mecânica, na modalidade subsequente, do Instituto Federal de Educação, Ciência

Leia mais

Banco do Brasil. Instruções do Programa Refazendo o Caminho

Banco do Brasil. Instruções do Programa Refazendo o Caminho Banco do Brasil Instruções do Programa Refazendo o Caminho Rio de Janeiro, 27 de março de 2008 Banco do Brasil 2 PROGRAMA REFAZENDO O CAMINHO Objetivo Visando aproveitar as s cursadas, o foi planejado

Leia mais

NORMAS COMPLEMENTARES DO INTERNATO DA FAMED

NORMAS COMPLEMENTARES DO INTERNATO DA FAMED NORMAS COMPLEMENTARES DO INTERNATO DA FAMED Modelo implantado a partir das mudanças determinadas com a aprovação das Diretrizes Curriculares do Curso Medico do MEC em 2001. COLEGIADO DE CURSO DE GRADUAÇÃO

Leia mais

MANUAL DE ORIENTAÇÃO PARA ATIVIDADES ACADÊMICAS, CIENTÍFICAS E CULTURAIS DO CURSO DE LOGÍSTICA AEROPORTUÁRIA

MANUAL DE ORIENTAÇÃO PARA ATIVIDADES ACADÊMICAS, CIENTÍFICAS E CULTURAIS DO CURSO DE LOGÍSTICA AEROPORTUÁRIA MANUAL DE ORIENTAÇÃO PARA ATIVIDADES ACADÊMICAS, CIENTÍFICAS E CULTURAIS DO CURSO DE LOGÍSTICA AEROPORTUÁRIA Agosto 2010 I. APRESENTAÇÃO As atividades acadêmico-científico-culturais têm por finalidade

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CONSELHO UNIVERSITÁRIO CÂMARA SUPERIOR DE ENSINO

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CONSELHO UNIVERSITÁRIO CÂMARA SUPERIOR DE ENSINO 1 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CONSELHO UNIVERSITÁRIO CÂMARA SUPERIOR DE ENSINO RESOLUÇÃO Nº 08/2011 Aprova a estrutura curricular do Curso de Enfermagem, modalidade bacharelado,

Leia mais

REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM PUBLICIDADE E PROPAGANDA

REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM PUBLICIDADE E PROPAGANDA REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM PUBLICIDADE E PROPAGANDA CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º O presente regulamento normatiza as atividades do Estágio Supervisionado em Publicidade e Propaganda

Leia mais

REGULAMENTO DA PRÁTICA JURÍDICA. Estabelece normas gerais atinentes à Prática Jurídica.

REGULAMENTO DA PRÁTICA JURÍDICA. Estabelece normas gerais atinentes à Prática Jurídica. REGULAMENTO DA PRÁTICA JURÍDICA Estabelece normas gerais atinentes à Prática Jurídica. A Coordenação de Prática Jurídica, no exercício de suas atribuições, regulamenta as Disciplinas de Prática Jurídica.

Leia mais

Carga horária: 504 horas Unidade Curricular Carga Horária (h) Carga Horária Semanal (h)

Carga horária: 504 horas Unidade Curricular Carga Horária (h) Carga Horária Semanal (h) ORGANIZAÇÃO CURRICULAR A estrutura curricular do Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas da FESC, tem sua essência referenciada na pesquisa de mercado identificando a demanda

Leia mais

Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul ANEXO I MANUAL DE ALTERAÇÃO DE PPCs DE CURSOS SUPERIORES

Leia mais

TURMAS ESPECIAIS (DEPENDÊNCIAS/ADAPTAÇÕES)

TURMAS ESPECIAIS (DEPENDÊNCIAS/ADAPTAÇÕES) FACULDADE DE CIÊNCIAS BIOMÉDICAS DE CACOAL DIREÇÃO ACADÊMICA REGULAMENTO INSTITUCIONAL DE TURMAS ESPECIAIS (DEPENDÊNCIAS/ADAPTAÇÕES) CACOAL 2014 CAPÍTULO I DOS CONCEITOS E DEFINIÇÕES Art. 1º - O presente

Leia mais

ANEXO III CONDIÇÕES DE OFERTA E DE CADASTRO DO CURSO PARA A DICON

ANEXO III CONDIÇÕES DE OFERTA E DE CADASTRO DO CURSO PARA A DICON ANEO III CONDIÇÕES DE OFERTA E DE CADASTRO DO CURSO PARA A DICON (para cursos em regime de progressão em ciclos, deve ser preenchido um formulário para o 1º ciclo e uma para cada 2º ciclo) Nome do curso:

Leia mais

FUNDAÇÃO FACULDADES INTEGRADAS DE ENSINO SUPERIOR DO MUNICÍPIO DE LINHARES - FACELI CURSO DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO

FUNDAÇÃO FACULDADES INTEGRADAS DE ENSINO SUPERIOR DO MUNICÍPIO DE LINHARES - FACELI CURSO DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO 1 FUNDAÇÃO FACULDADES INTEGRADAS DE ENSINO SUPERIOR DO MUNICÍPIO DE LINHARES - FACELI CURSO DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO LINHARES ES 2014

Leia mais

Faculdade de Ciências Humanas e Sociais

Faculdade de Ciências Humanas e Sociais EDITAL Nº 001//2015 O Colegiado de Engenharia Civil torna público o edital para o Programa de Monitoria nas áreas de química, física, cálculo e desenho técnico. A monitoria foi criada com o intuito de

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRASÍLIA EDITAL SIMPLIFICADO VESTIBULAR UniCEUB DE 2016 1º PROCESSO SELETIVO

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRASÍLIA EDITAL SIMPLIFICADO VESTIBULAR UniCEUB DE 2016 1º PROCESSO SELETIVO CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRASÍLIA EDITAL SIMPLIFICADO VESTIBULAR UniCEUB DE 2016 1º PROCESSO SELETIVO O reitor do Centro Universitário de Brasília - UniCEUB - faz saber mediante o presente edital que estarão

Leia mais

FACULDADE DE CIENCIAS BIOMÉDICAS DE CACOAL COORDENAÇÃO DO CURSO DE MEDICINA COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA

FACULDADE DE CIENCIAS BIOMÉDICAS DE CACOAL COORDENAÇÃO DO CURSO DE MEDICINA COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA FACULDADE DE CIENCIAS BIOMÉDICAS DE CACOAL COORDENAÇÃO DO CURSO DE MEDICINA COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE MEDICINA CACOAL 2012 1 ATIVIDADES COMLEMENTARES.

Leia mais

Universidade Regional de Blumenau - FURB

Universidade Regional de Blumenau - FURB Universidade Regional de Blumenau - FURB FURB Campus Blumenau ADMINISTRAÇÃO Matutino 25 ADMINISTRAÇÃO Noturno 50 ARQUITETURA E URBANISMO Matutino 25 BIOMEDICINA Noturno 30 CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO Noturno

Leia mais

PERGUNTAS MAIS FREQÜENTES FEITAS PELO ALUNO. 1. O que são as Atividades Complementares de Ensino do NED-ED?

PERGUNTAS MAIS FREQÜENTES FEITAS PELO ALUNO. 1. O que são as Atividades Complementares de Ensino do NED-ED? PERGUNTAS MAIS FREQÜENTES FEITAS PELO ALUNO 1. O que são as Atividades Complementares de Ensino do NED-ED? O Centro Universitário de Goiás (Uni-Anhangüera) estabeleceu no início letivo de 2006 que todo

Leia mais