A Igreja de Nova Vida como base para a Teologia da Prosperidade no Brasil.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "A Igreja de Nova Vida como base para a Teologia da Prosperidade no Brasil."

Transcrição

1 II FÓRUM DISCENTE DO MESTRADO EM HISTÓRIA DO BRASIL DA UNIVERSO 340 A Igreja de Nova Vida como base para a Teologia da Prosperidade no Brasil. Ubirajara Sampaio Bragança INTRODUÇÃO A Igreja de Nova Vida surgiu aqui no Rio de Janeiro na década de 60 através da figura do bispo Robert McAlister 1, um missionário canadense que veio para o Brasil em uma campanha missionária no ano de 1958, realizada no Maracanãzinho, no Rio de Janeiro. Robert McAlister, nesta oportunidade, estava a convite do pastor Lester Summeral. 2 Ele mudou-se definitivamente para o Brasil no ano de 1959, quando passou a residir no bairro de Santa Tereza. Foi através do rádio que surgiu a igreja, primeiro na Rádio Copacabana, depois com passagens pela Mayrink Veiga e Rádio Relógio respectivamente. Do rádio a igreja passou a um escritório que ficava situado no Edifício Central, na avenida Rio Branco. Posteriormente Robert McAlister sentiu a necessidade de se reunir num local de maior comodidade, devido a uma grande procura por parte de pessoas que haviam ouvido a mensagem pelo rádio e sentiam então o desejo de participar junto com o missionário de suas preleções. O novo espaço foi na ABI 1 Nascido em 13 de agosto de 1931, na cidade de Ontário, Canadá. Seu pai era pastor e tinha tradição ligada ao movimento pentecostal. Robert McAlister converteu-se ao Evangelho no ano de 1948 aos 17 anos de idade, tornou-se missionário e pregador da palavra. Esteve pregando em vários países e chegou a ficar por dois anos nas Filipinas. Quando voltou passou por Hong Kong, onde fundou duas igrejas (não ligadas as igrejas do Brasil). No ano de 1959 veio para o Rio de Janeiro, onde deu início a cruzada de Nova Vida. Robert McAlister faleceu no ano de Evangelista e pastor pentecostal norte-americano, nascido em 15/02/1913 em New Orleans, Louisiana, EUA. Lester Summeral fez campanhas evangelísticas em vários países de diversos continentes. Foi o fundador da Associação Evangelística Sumrall e é considerado o pai da televisão cristã.lester Summeral Faleceu em 28/04/1996.Para maiores esclarecimentos a respeito de summeral, ver:< >; acesso em 15/03/2014.

2 II FÓRUM DISCENTE DO MESTRADO EM HISTÓRIA DO BRASIL DA UNIVERSO 341 (Associação Brasileira de Imprensa), local onde foi realizada a primeira reunião, em local fixo, da cruzada de Nova Vida. Era o dia 13 de Maio de A primeira Igreja de Nova Vida surgiu no bairro de Bonsucesso, no Rio de Janeiro, no ano de 1965 e passou a ser sediada em, Botafogo no ano de Fato curioso foi a alteração do nome: inicialmente chamava-se Igreja Pentecostal de Nova Vida, passando a Igreja de Nova Vida. Embora se diga que a mudança se deu por conta de uma revelação dada por Deus a Robert McAlister, acredito que a mudança aconteceu para desassociar o novo movimento iniciado por McAlister do pentecostalismo que o precedeu. Foi com o aparecimento da Igreja de Nova Vida no cenário evangélico de nosso país que ocorreu um novo corte histórico no pentecostalismo brasileiro. Esta igreja, provavelmente dirijida por McAlister, foi que lançou as bases para a formação de um novo modelo pentecostal até então não presenciado, pelo menos aqui no Brasil. O próprio termo neopentecostal já nos remete a ideia de um novo pentecostalismo. Fato digno de nota é que a Igreja de Nova Vida tornou-se aqui no Brasil uma árvore frutífera, de onde brotaram muitas outras igrejas. Como exemplos podemos citar: a Igreja Universal do Reino de Deus, dirigida pelo bispo Edir Macedo, a Igreja Internacional da Graça de Deus, R.R. Soares e a Igreja Cristo Vive do apóstolo Miguel Ângelo, assim como outras de menor porte que acabaram adotando métodos próprios - sem falar nas que foram geradas pelas que surgiram dela. Mas quais foram as mudanças ou as inovações promovidas pela Igreja de Nova Vida que tanto marcou o pentecostalismo brasileiro? Acredito que estas transformações podem ser detectadas se fizermos uma comparação com os grupos da chamada Segunda Onda 4 ou como preferem alguns pesqusadores, deuteropentecostalismo. Posiciono-me com Ricardo Mariano quando diz que: Já na Nova Vida encontramos de forma embrionária as principais características do neopentecostalismo: intenso combate ao diabo, valorização 3 Disponível em: < >; acesso em 15/03/ Denominações das décadas de 50 e 60, com ênfases em curas e exorcismos. Estas diferiam das denominações anteriores, ou seja, das pentecostais do início do século XX, classificadas como pentecostalismo clássico.

3 II FÓRUM DISCENTE DO MESTRADO EM HISTÓRIA DO BRASIL DA UNIVERSO 342 da prosperidade material mediante a contribuição financeira, ausência do legalismo em matéria comportamental. 5 (Itálicos meus) A Igreja de Nova Vida, assim como outras denominações deste período, cultivaram também algumas características daquelas que a precederam, mas algumas distinções são bem marcantes, como observamos no relato acima. Estou persuadido de que foi esta denominação que acabou inserindo no Brasil um novo movimento que ainda hoje continua presente nas igrejas de cunho pentecostal e - porque não dizer - em outras que se entitulam como denominações tradicionais ou históricas, mas que também absorveram a semente do neopentecostalismo. O bispo Robert McAlister e a Teologia da Prosperidade Uma das características mais marcantes da Igreja de Nova Vida é a valorização da prosperidade material. Um dos livros prediletos dos fiéis desta denominação é Dinheiro um assunto altamente espiritual de autoria de Robert McAlister. Algumas citações deste livro chegam a ser chocantes, principalmente para os cristãos mais antigos, ainda adeptos do pentecostalismo clássico. Separamos algumas para nossa breve reflexão: Quem vive cheio de medo não entende das promessas bíblicas que Jesus fez sobre a paz interior, herança que legou a seus filhos. Aquele que vive preso a uma constante luta financeira é vítima da ignorância sobre as promessas bíblicas dirigidas a quem está em sintonia com as leis divinas referentes a dinheiro. 6 (Itálicos meus) Neste caso, para McAlister a vida espiritual das pessoas estaria totalmente associada à sua vida financeira. O que não é negado por ele na citação abaixo: Como afirmei antes, a última coisa que o homem dá a Deus é a sua carteira. Muito mais fácil é entregar a Jesus o coração do que o dinheiro. Só 5 MARIANO, Ricardo. NEOPENTECOSTAIS: sociologia do novo pentecostalismo no Brasil. 2 ed. São Paulo. Edições Loyola, 2005,p McAlister, Robert. Dinheiro um assunto altamente espiritual. Rio de Janeiro, Rio de Janeiro :Anno Domini, 2010, p. 35.

4 II FÓRUM DISCENTE DO MESTRADO EM HISTÓRIA DO BRASIL DA UNIVERSO 343 que é impossível separar as duas coisas. A salvação abrange todos os aspectos da vida, até mesmo a conta bancária. 7 (Itálicos meus) Este discurso é bem comum a uma igreja triunfalista e defensora da doutrina da prosperidade, ou seja, fazer essas afirmações e ao mesmo tempo evocar as Escrituras para legitimar seus ensinos. Inclusive neste mesmo livro citado, alguns hinos antigos, da Harpa cristã, são questionados, vistos por McAlister como um impedimento ao crente de enxergar uma vida financeira abundante. Observe a estrofe de um deles: Nesta terra tesouros não há: tudo é vão Que nos possam aqui segurar com ilusão Desejamos ir ao Céu, onde Cristo Já está; Ao lugar onde iremos descansar em Sião. 8 Alguns hinos criticados por McAlister apenas enaltecem a salvação como tesouro maior. Creio firmemente que o foco desses hinos é o céu da promessa. McAlister chega a dizer em seu livro que, se vivemos em constante luta financeira, somos ignorantes e não estamos em sintonia com as leis divinas. 9 Será que podemos então classificar como ignorantes tais autores? Se a resposta for positiva, então deve existir uma gama de pessoas ignorantes muito maior do que o bispo canadense imaginou, uma vez que acreditamos que nem seria preciso uma hermenêutica mais profunda para entender o que os autores estão dizendo. Existe hoje uma boa discussão a respeito da Teologia da Prosperidade e seu início aqui no Brasil. Teria esta teologia sido introduzida por McAlister ou não? Sobre este assunto tão polêmico o sociólogo Ricardo Mariano, em nota explicativa, diz que: Robert McAlister, fundador da Nova Vida, parece ter sido pioneiro no trato da questão da prosperidade financeira nos meios pentecostais, mas não da teologia da prosperidade propriamente dita. 10 Pois bem, se foi Mcalister ou não, e existem posicionamentos diferentes quanto a isto, uma coisa podemos estar afirmando com 7 Ibidem, p Ibidem, p Ibidem, p MARIANO, op. cit., pp.156,157.

5 II FÓRUM DISCENTE DO MESTRADO EM HISTÓRIA DO BRASIL DA UNIVERSO 344 maior segurança: foi a Igreja de Nova Vida que serviu de ponto de referência para o desencadeamento desta doutrina. A negação da teologia da prosperidade por parte da igreja de Nova Vida. Outro assunto que chama a atenção, com relação à Igreja de Nova Vida é que tanto membros como líderes da denominação negam com veemência a doutrina da prosperidade, o que é curioso, pois em minha pesquisa, presenciei inúmeras, incontáveis e cansativas pregações que enfatizavam tal doutrina. O maior opositor dessa associação da igreja de Nova Vida com a Teologia da Prosperidade é o filho de Robert McAlister, Walter McAlister. 11 Em seu livro sobre o neopentecostalismo, muitos leitores acabam ficando com a impressão que as declarações de Walter abarcam a Igreja de Nova Vida em sua totalidade. Em parte, isso é verdade, quanto remete a sua fala ao ministério do seu pai, mas entendo que de uma forma bem mais restrita quando está se referindo as igrejas da Aliança de Nova Vida, as quais ele mesmo lidera. Observe a seguinte declaração contida em se livro: A verdade é que meu pai se opunha e censurava práticas e desvios da fé como o caráter empresarial da igreja, o pragmatismo, o hábito de lançar mão de símbolos espíritas, a simonia, o lançamento de campanhas de arrecadação financeira mediante argumentos espúrios, além de outras ações que considero e ele já em sua época considerava- apócrifas. Isto sem falar da própria teologia da prosperidade a qual eu e a Igreja Cristã Nova Vida nos opomos firmemente. 12 (Itálicos meus) Entendo, portanto que ao fazer este tipo de declaração Walter McAlister tenha em mente as igrejas de seu conhecimento e não as iniciadas pelo seu pai, que até os dias de hoje o reverenciam como mentor de suas práticas e costumes. Na verdade, a igreja a qual Walter pertence não é a que conheci e da que outrora participei. Afinal de contas, a denominação Nova Vida teoricamente se divide entre as igrejas da Aliança (Walter McAlister) e as do Conselho (Tito Oscar). 13 Mesmo as que dizem pertencer a um dos 11 Filho do bispo Robert McAlister. Walter é bispo primaz da Aliança das igrejas cristãs de Nova Vida. 12 McALISTER, Walter. Neopentecostalismo- A História não Contada: Quem foi Robert McAlister, conhecido como o pai desse movimento. Rio de Janeiro: Anno Domini, p Fato curioso é que embora muitas igrejas de Nova Vida não tenha vínculo nenhum de obediência e fidelidade com Walter McAlister e Tito Oscar, fazem questão de afirmarem que

6 II FÓRUM DISCENTE DO MESTRADO EM HISTÓRIA DO BRASIL DA UNIVERSO 345 grupos citados acima também não conseguem manter uma uniformidade a ponto de se poder fazer uma generalização e dizer que nas igrejas de Nova Vida não existiam e atualmente não existem tais práticas. Segundo a fala do próprio Walter McAlister, hoje cada um está fazendo o que a seu modo, crê ser a vontade de Deus 14. Se por um lado existem divergências entre eles a respeito dos ensinamentos deixados por Robert McAlister, por outro lado são muito próximos. Em sua grande maioria os pastores da denominação Nova Vida (seja da Aliança ou do Conselho), são triunfalistas e adeptos da Teologia da Prosperidade e isto não vêm de agora. A sérias contradições nos argumentos de Walter McAlister, ao dizer que seu pai era contrário a este tipo de teologia. Robert McAlister chegou a afirmar em seu livro Dinheiro um assunto altamente espiritual que: Se você deseja garantir o seu futuro financeiro, pague seu dízimo. Dê também ao Senhor ofertas de amor. Mesmo estando em situação crítica, como a viúva de Sarepta, obedeça ao Senhor. 15 (grifo meu) Pode-se perguntar: Estaria esta declaração na boca de um opositor da Teologia da Prosperidade? Em relação às campanhas de arrecadação financeira com argumentos espúrios, e que também são negadas por Walter McAlister em seu livro, lembro que sempre presenciei tais campanhas (desde o início da década de noventa, quando me tornei participante dessa Igreja). Algumas delas são usadas para a construção de escolas, com a alegação de se construir um ambiente mais saudável para que os filhos dos membros da Igreja não venham a estudar em escolas seculares, ou seja, não cristãs. No entanto, posteriormente, esses ambientes tornam-se propriedades desconectadas da igreja, e com taxas tão exorbitantes que acabam por fechar as portas para a grande maioria de seus membros, empurrando-os para a rede pública, que não queriam frequentar. Além das já conhecidas campanhas de sete semanas de orações e jejuns, que são bem uniformes nas igrejas neopentecostais atuais, existem também outras que se destacam. Abaixo uma que se repete todos os anos nas igrejas de Nova Vida como um desafio ao crente: são pertencentes a Aliança ( Walter McAlister) ou ao Conselho (Tito Oscar). Talvez para manter o Status. 14 McALISTER, Walter. op. cit., p McALISTER, Robert, op. cit., p.79.

7 II FÓRUM DISCENTE DO MESTRADO EM HISTÓRIA DO BRASIL DA UNIVERSO 346 As recepcionistas ficavam na frente do púlpito em número de mais ou menos sete, de frente para a congregação. Cada uma com um valor colado no uniforme, que em minha época neste ministério variava de R$200,00 a R$5,00 e então começava o desafio. O engraçado era que alguns líderes sempre posicionados na primeira fileira sempre se levantavam em direção a recepcionista com o maior valor, como um incentivo ao restante da congregação, convocando então aquelas pessoas na sua grande maioria assalariadas a entregarem o seu tudo, como a viúva exemplificada por Jesus. 16 Fica evidente que não se trata de opor-se totalmente a campanhas de arrecadação financeira, com argumentos que estão longe de ser religiosos. 16 Se bem que o exemplo da viúva, sempre citado nessas campanhas, carece de uma melhor interpretação. Esta mulher na verdade estava rompendo com o sistema mercadológico, ou seja, estava dizendo um basta a um sistema de gestação de miséria, ela opta por confiar em Deus a partir daquele momento, se libertando das amarras e das determinações do dinheiro. Portanto ela não estava fazendo a manutenção do Templo como forçosamente querem alguns. Para aprofundamento. Ver: Economia no mundo bíblico. Enfoques sociais, históricos e teológicos. Ivoni Richter Reimer, organizadora. São Leopoldo: Sinodal, pp.158,177.

8 II FÓRUM DISCENTE DO MESTRADO EM HISTÓRIA DO BRASIL DA UNIVERSO 347 BIBLIOGRAFIA ALVES A, Alves. Religião e Repressão. São Paulo, Edições Loyola e Teológica, MARIANO, Ricardo. Neopentecostais: sociologia do novo pentecostalismo no Brasil. 2 ed. São Paulo. Edições Loyola, McAlister, Robert. Dinheiro um assunto altamente espiritual. Rio de Janeiro, RJ:Anno Domini, McALISTER, Walter. Neopentecostalismo- A História não Contada: Quem foi Robert McAlister, conhecido como o pai desse movimento. Rio de Janeiro: Anno Domini, FONTES CONSULTADAS: BLEDSOE, David Allen. Movimento neopentecostal Brasileiro: IURD: um estudo de caso. São Paulo: Hagnos, 2012.

9 II FÓRUM DISCENTE DO MESTRADO EM HISTÓRIA DO BRASIL DA UNIVERSO 348 COELHO FILHO, Isaltino Gomes. Neopentecostalismo: Uma avaliação pastoral. Campinas.SP. Autor, CAMPOS, Leonildo Silveira. Teatro, templo e mercado: organização e marketing de um empreendimento neopentecostal. Petrópolis, RJ: Vozes; São Paulo: Simpósio Editora e Universidade Metodisda de São Paulo, LA BOÉTIE, Etiene de. Discurso da servidão voluntária. Tradução: Casemiro Linarth. São Paulo. Martin Claret, SITES CONSULTADOS:

Igreja Universal do Reino de Deus

Igreja Universal do Reino de Deus 89 No entanto, a grande concentração de igrejas no bairro impede que existam quarteirões apenas com a presença da IPDA. A maior concentração de membros da IPDA está nas áreas mais pobres do bairro. Das

Leia mais

Colossenses: 1: 1-12

Colossenses: 1: 1-12 Colossenses: 1: 1-12 16/setembro/2018 Por que estudar Colossenses? 1. Ela nos motiva a crer na suficiência da pessoa e obra de Jesus Cristo. Ele é o preeminente, o único e Todo- Suficiente Salvador. 2.

Leia mais

Evangelho Quadrangular SEEC PARANÁ

Evangelho Quadrangular SEEC PARANÁ Evangelho Quadrangular SEEC PARANÁ A Igreja Internacional do Evangelho Quadrangular foi fundada pela evangelista Aimee Semple Mcpherson em 1 de janeiro de 1923 em Los Angeles. 3 BIOGRAFIA Aimee Semple

Leia mais

História do. Pentecostalismo

História do. Pentecostalismo História do Pentecostalismo Introdução e Considerações Gerais Pentecoste = quinquagésimo dia. Festa judaica também chamada de festa das sete semanas por ser comemorada sete semanas depois da páscoa. Essa

Leia mais

A oferta na Bíblia e na Igreja:

A oferta na Bíblia e na Igreja: PNV 303 A oferta na Bíblia e na Igreja: uma proposta libertadora Robson Luís Neu São Leopoldo/RS 2013 Centro de Estudos Bíblicos Rua João Batista de Freitas, 558 B. Scharlau Caixa Postal 1051 93121-970

Leia mais

CATECISMO do Século XXI

CATECISMO do Século XXI CATECISMO do Século XXI IGREJA ANGLICANA REFORMADA DO BRASIL IGREJA ANGLICANA REFORMADA DO BRASIL Sumário Introdução 1 Prefácio 3 A Chamada de Deus 7 A Fé Cristã 11 A Obediência Cristã 17 O Crescimento

Leia mais

Propedêutica Bíblica. 13 de Janeiro de 2014 Bíblia na Vida da Igreja

Propedêutica Bíblica. 13 de Janeiro de 2014 Bíblia na Vida da Igreja Propedêutica Bíblica 13 de Janeiro de 2014 Bíblia na Vida da Igreja ORAÇÃO Lucas 4, 16-30 Impelido pelo Espírito Santo, Jesus veio a Nazaré, onde se tinha criado. Segundo o seu costume, entrou em dia de

Leia mais

Propedêutica Bíblica. 15 de Maio de 2013 Bíblia na Vida da Igreja

Propedêutica Bíblica. 15 de Maio de 2013 Bíblia na Vida da Igreja Propedêutica Bíblica 15 de Maio de 2013 Bíblia na Vida da Igreja ORAÇÃO Lucas 4, 16-30 Impelido pelo Espírito Santo, Jesus veio a Nazaré, onde se tinha criado. Segundo o seu costume, entrou em dia de sábado

Leia mais

Escola Bíblica Dominical. Lição 01. Introdução à carta. Pb. Rodrigo da Silva Gomes 22/03/2015

Escola Bíblica Dominical. Lição 01. Introdução à carta. Pb. Rodrigo da Silva Gomes 22/03/2015 Escola Bíblica Dominical Lição 01 Introdução à carta Pb. Rodrigo da Silva Gomes 22/03/2015 Roteiro da Aula Introdução; O autor Local e data; Os destinatários; Propósitos; Roteiro da Aula Características

Leia mais

LIÇÃO 13 UM CHAMADO PARA EVANGELIZAR. Prof. Lucas Neto

LIÇÃO 13 UM CHAMADO PARA EVANGELIZAR. Prof. Lucas Neto LIÇÃO 13 UM CHAMADO PARA EVANGELIZAR Prof. Lucas Neto A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO A MISSÃO DE EVANGELIZAR O discípulo de Cristo tem a nobre missão de evangelizar o mundo proclamando a Palavra de Deus

Leia mais

O pastorado pensado e praticado. Encontro da Fé Reformada IPB Rio Preto 29/08/2013 Rev. Misael Nascimento

O pastorado pensado e praticado. Encontro da Fé Reformada IPB Rio Preto 29/08/2013 Rev. Misael Nascimento O pastorado pensado e praticado Encontro da Fé Reformada IPB Rio Preto 29/08/2013 Rev. Misael Nascimento misaelbn@me.com 1Timóteo Instruções a Timóteo concernentes ao seu trabalho na igreja em Éfeso O

Leia mais

TRANS FORMADOS. pelo evangelho

TRANS FORMADOS. pelo evangelho TRANS FORMADOS pelo evangelho o poder transformador do evangelho Colossenses 1.1-14 Paulo, apóstolo de Cristo Jesus pela vontade de Deus, e o irmão Timóteo, aos santos e fiéis irmãos em Cristo que estão

Leia mais

TEOLOGIA CRISTÃ: UMA INTRODUÇÃO À SISTEMATIZAÇÃO DAS DOUTRINAS

TEOLOGIA CRISTÃ: UMA INTRODUÇÃO À SISTEMATIZAÇÃO DAS DOUTRINAS TEOLOGIA CRISTÃ: UMA INTRODUÇÃO À SISTEMATIZAÇÃO DAS DOUTRINAS FERREIRA, Franklin. Teologia cristã: uma introdução à sistematização das doutrinas. São Paulo: Edições Vida Nova, 2011. Natan da Costa Fernandes

Leia mais

Evangelhos e atos. Observações

Evangelhos e atos. Observações NOVO TESTAMENTO Muitas vezes e de diversos modos outrora falou Deus aos nossos pais pelos profetas. Ultimamente nos falou por seu Filho (Hebreus 1,1-2) EVANGELHOS E ATOS Evangelhos e atos Os melhores recursos

Leia mais

Tem como respossável todos esses homens.

Tem como respossável todos esses homens. Revista Adoração Missões A obra de missões é considerada uma das mais importantes na Assembleia de Deus da Paraíba e do Brasil, uma vez que, esta obra é o cumprimento de um mandado do Nosso Senhor e Salvador

Leia mais

Conferência Doutrinária, Pastoral e Teológica 20º Concílio Geral. Palavra do Bispo Roberto Alves de Souza Bispo da 4ª Região Eclesiástica

Conferência Doutrinária, Pastoral e Teológica 20º Concílio Geral. Palavra do Bispo Roberto Alves de Souza Bispo da 4ª Região Eclesiástica Conferência Doutrinária, Pastoral e Teológica 20º Concílio Geral Palavra do Bispo Roberto Alves de Souza Bispo da 4ª Região Eclesiástica julho de 2016 Teresópolis RJ Bispo Roberto: Bom dia Bispo Adonias

Leia mais

MARIANO, Ricardo. Neopentecostais: sociologia do novo pentecostalismo no Brasil. 2 ed. São Paulo: Edições Loyola, p. Valdinei Ramos Gandra 1

MARIANO, Ricardo. Neopentecostais: sociologia do novo pentecostalismo no Brasil. 2 ed. São Paulo: Edições Loyola, p. Valdinei Ramos Gandra 1 MARIANO, Ricardo. Neopentecostais: sociologia do novo pentecostalismo no Brasil. 2 ed. São Paulo: Edições Loyola, 2005. 241p. Valdinei Ramos Gandra 1 Ricardo Mariano é doutor em sociologia pela Universidade

Leia mais

Itinerários e catequese Itinerário de conversão e de crescimento

Itinerários e catequese Itinerário de conversão e de crescimento Itinerários e catequese Itinerário de conversão e de crescimento Imersão progressiva na onda do Espírito, acompanhada por testemunhas feita de escuta, encontros e experiências no coração do REINO/COMUNIDADE

Leia mais

A fé que uma vez nos foi dada

A fé que uma vez nos foi dada A fé que uma vez nos foi dada Em crer em Cristo não há mérito, pois não há vanglória em obedecer, ou jactância em se fazer servo. Crer em Cristo é o mandamento de Deus, e o amor de Deus é que obedeçamos

Leia mais

COPYRIGHT TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - SABER E FÉ

COPYRIGHT TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - SABER E FÉ Aviso importante! Esta disciplina é uma propriedade intelectual de uso exclusivo e particular do aluno da Saber e Fé, sendo proibida a reprodução total ou parcial deste conteúdo, exceto em breves citações

Leia mais

Introdução Traduções e Referências Bíblicas Lição Conceitos Básicos. Lição Criação. Lição 3...

Introdução Traduções e Referências Bíblicas Lição Conceitos Básicos. Lição Criação. Lição 3... SUMÁRIO Introdução... 7 Traduções e Referências Bíblicas... 8 Lição 1... 10 Conceitos Básicos Lição 2... 12 Criação Lição 3... 14 Queda Lição 4... 16 A Promessa do Senhor Lição 5... 18 A Chegada do Salvador

Leia mais

PROVA FINAL DA DISCIPLINA DE INTRODUÇÃO À TEOLOGIA BÍBLICA

PROVA FINAL DA DISCIPLINA DE INTRODUÇÃO À TEOLOGIA BÍBLICA INSTITUTO EDUCACIONAL DE TEOLOGIA EVANGÉLICA PROVA FINAL DA DISCIPLINA DE INTRODUÇÃO À TEOLOGIA BÍBLICA CURSO: BÁSICO EM TEOLOGIA PASTORAL ALUNO (A): MAT: 002/2015 MATÉRIA: INTRODUÇÃO À TEOLOGIA BÍBLICA

Leia mais

Resenha do Livro Decepcionados com a Graça

Resenha do Livro Decepcionados com a Graça Resenha do Livro Decepcionados com a Graça O título do livro, Decepcionados com a Graça Esperanças e frustrações no Brasil Neopentecostal (São Paulo : Mundo Cristão, 2005), mostra claramente o interesse

Leia mais

PROVA FINAL DA DISCIPLINA DE INTRODUÇÃO À TEOLOGIA BÍBLICA

PROVA FINAL DA DISCIPLINA DE INTRODUÇÃO À TEOLOGIA BÍBLICA INSTITUTO EDUCACIONAL DE TEOLOGIA EVANGÉLICA[1] PROVA FINAL DA DISCIPLINA DE INTRODUÇÃO À TEOLOGIA BÍBLICA SISTEMA EAD DE NATUREZA JURÍDICA LIVRE ALUNO (A): MAT: 000/2014 MATÉRIA: INTRODUÇÃO À TEOLOGIA

Leia mais

História da Igreja. Prof. Dener I Aula 1 I 19/03/2017

História da Igreja. Prof. Dener I Aula 1 I 19/03/2017 História da Igreja Prof. Dener I Aula 1 I 19/03/2017 1. O que é a Igreja? É um edifício construído com pedras vivas. Também vós mesmos, como pedras que vivem, sois edificados casa espiritual para serdes

Leia mais

A finalidade pastoral do Código de Direito Canônico. Tiago Nascimento Nigro. Pe. Luiz Henrique Bugnolo

A finalidade pastoral do Código de Direito Canônico. Tiago Nascimento Nigro. Pe. Luiz Henrique Bugnolo 1 A finalidade pastoral do Código de Direito Canônico Tiago Nascimento Nigro Pe. Luiz Henrique Bugnolo Faculdade Católica de Filosofia e Teologia de Ribeirão Preto. Durante o período de elaboração do novo

Leia mais

Cheios do Espírito. (Diferente de todos os outros homens, Jesus foi gerado de Deus na condição de homem espiritual e espirito vivificante.

Cheios do Espírito. (Diferente de todos os outros homens, Jesus foi gerado de Deus na condição de homem espiritual e espirito vivificante. Cheios do Espírito A palavra cheio é mal compreendida quando se refere ao Espírito. Ela indica plenitude e não uma gradação, como muitos pensam. Muitos entendem que ser cheio do Espírito é gradativo, como

Leia mais

LIÇÃO 13 A EVANGELIZAÇÃO INTEGRAL NESTA ÚLTIMA HORA

LIÇÃO 13 A EVANGELIZAÇÃO INTEGRAL NESTA ÚLTIMA HORA INTRODUÇÃO - Concluindo o estudo deste trimestre sobre evangelização, estudaremos a necessária integralidade desta atividade mais importante, da razão de ser da igreja. - A evangelização tem de ser integral.

Leia mais

O Evangelho de Deus. A Dinâmica da Espiritualidade Cristã de A a Z

O Evangelho de Deus. A Dinâmica da Espiritualidade Cristã de A a Z O Evangelho de Deus A Dinâmica da Espiritualidade Cristã de A a Z O que é o Evangelho? Não se trata do ABC da vida cristã que nos introduz aos cursos mais avançados de D a Z. O que é o Evangelho? O Evangelho

Leia mais

LIÇÃO 2 PARA OUVIR E ANUNCIAR A PALAVRA DE DEUS. Prof. Lucas Neto

LIÇÃO 2 PARA OUVIR E ANUNCIAR A PALAVRA DE DEUS. Prof. Lucas Neto LIÇÃO 2 PARA OUVIR E ANUNCIAR A PALAVRA DE DEUS Prof. Lucas Neto A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO ANUNCIANDO A PALAVRA DE DEUS Os discípulos de Cristo formam a igreja e imperativamente segundo a ordenança

Leia mais

Nesta Cruzada, o Pastor Juanribe Pagliarin levará a Palavra de Salvação ao coração dos moradores do país.

Nesta Cruzada, o Pastor Juanribe Pagliarin levará a Palavra de Salvação ao coração dos moradores do país. O Presidente e Fundador da Comunidade Cristã Paz e Vida, Pastor Juanribe Pagliarin, lançou no fim de 2015, o projeto evangelístico especial A África Precisa de Jesus. Este projeto visa levar para Gana,

Leia mais

As Bases da Fé Cristã

As Bases da Fé Cristã As Bases da Fé Cristã Romanos 14.1 15.13 Cristãos entre si: Brigas, divisões e julgamentos? Jörg Garbers Ms. de Teologia Resultados anteriores Sendo pecadores não podemos nos salvar Deus age: ele justifica

Leia mais

Os Outros Seis Dias. Aula 02/08/2015 Prof. Lucas Rogério Caetano Ferreira

Os Outros Seis Dias. Aula 02/08/2015 Prof. Lucas Rogério Caetano Ferreira Os Outros Seis Dias Aula 02/08/2015 Prof. Lucas Rogério Caetano Ferreira S Vivendo Teologicamente S O que a teologia tem a ver com a vida diária? S A teologia geralmente é considerada como algo abstrato.

Leia mais

SUMÁRIO. Apresentação: Para uma igreja verdadeira e pura Introdução... 13

SUMÁRIO. Apresentação: Para uma igreja verdadeira e pura Introdução... 13 SUMÁRIO Apresentação: Para uma igreja verdadeira e pura... 11 Introdução... 13 Capítulo 1: Nós estamos em guerra... 15 O contexto de Efésios 6.10-20... 17 A convocação para o combate... 20 Os motivos para

Leia mais

Resenhas. Vox Scripturae Revista Teológica Internacional São Bento do Sul/SC vol. XXIII n. 1 jan-jun p

Resenhas. Vox Scripturae Revista Teológica Internacional São Bento do Sul/SC vol. XXIII n. 1 jan-jun p Resenhas 157 Resenhas Vox Scripturae Revista Teológica Internacional São Bento do Sul/SC vol. XXIII n. 1 jan-jun 2015 - p. 159-162 158 Vox Scripturae - Revista Teológica Internacional Vox Scripturae Revista

Leia mais

HISTÓRIA DA IGREJA. Prof. GUILHERME WOOD. APOSTILA NO SITE:

HISTÓRIA DA IGREJA. Prof. GUILHERME WOOD. APOSTILA NO SITE: HISTÓRIA DA IGREJA Prof. GUILHERME WOOD APOSTILA NO SITE: http://www.ibcu.org.br/apostilas/historiaigreja.pdf Primitiva Imperial Medieval Escolastic Reforma Moderna Contemporânea Linha do Tempo: História

Leia mais

Valores de uma Igreja RELACIONAL

Valores de uma Igreja RELACIONAL Valores de uma Igreja RELACIONAL O que já aprendemos... A Igreja deve valorizar e incentivar os relacionamentos Os que criam mantinham-se unidos e tinham tudo em comum... Da multidão dos que creram, uma

Leia mais

O Evangelismo é a força que move a Igreja! O Discipulado, Consolida. Pág. 1

O Evangelismo é a força que move a Igreja! O Discipulado, Consolida. Pág. 1 O Evangelismo é a força que move a Igreja! O Discipulado, Consolida. Pág. 1 LIÇÃO 11 IGREJA Ponto de partida: A Igreja ocupa um lugar fundamental no plano de Deus. Quando falamos de Igreja, não estamos

Leia mais

Estamos felizes que você tenha se decidido tornar-se membro da nossa Igreja.

Estamos felizes que você tenha se decidido tornar-se membro da nossa Igreja. Querido Irmão (a), Estamos felizes que você tenha se decidido tornar-se membro da nossa Igreja. Queremos conhecê-lo melhor para poder ajudá-lo na sua caminhada cristã e também para que você nos ajude a

Leia mais

O que é a Escatologia Bíblica?

O que é a Escatologia Bíblica? O que é Bíblica? a Escatologia O que é a Escatologia Bíblica? Por Daniel Conegero Escatologia é a divisão da Teologia Sistemática que estuda as profecias bíblicas sobre o futuro. É por isso que a escatologia

Leia mais

Solenidade de Santa Maria, Mãe de Deus

Solenidade de Santa Maria, Mãe de Deus Paróquia de Barco Solenidade de Santa Maria, Mãe de Deus Missa com crianças Entrada: Linda noite, Linda noite Linda noite de Natal (bis) Introdução A imagem de Maria está aqui ao lado, porque hoje celebramos

Leia mais

Título: CHAPTER A DAY (COLOSSESSES) Autor: NORMAN BERRY. Literaturas em formato digital:

Título: CHAPTER A DAY (COLOSSESSES) Autor: NORMAN BERRY. Literaturas em formato digital: Título: CHAPTER A DAY (COLOSSESSES) Autor: NORMAN BERRY Literaturas em formato digital: www.acervodigitalcristao.com.br Literaturas em formato Impresso: www.verdadesvivas.com.br Evangelho em 03 Minutos:

Leia mais

TEXTO DO DIA. "Portanto, irmãos, procurai, com zelo, profetizar e não proibais falar línguas." (1 Co 14.39)

TEXTO DO DIA. Portanto, irmãos, procurai, com zelo, profetizar e não proibais falar línguas. (1 Co 14.39) TEXTO DO DIA "Portanto, irmãos, procurai, com zelo, profetizar e não proibais falar línguas." (1 Co 14.39) SÍNTESE Os dons espirituais são presentes dados por Deus à sua Igreja para edificação do Corpo

Leia mais

Propriedades essenciais da Igreja: a unidade, a catolicidade, a santidade e a apostolicidade

Propriedades essenciais da Igreja: a unidade, a catolicidade, a santidade e a apostolicidade O Instituto de Educação a Distância, IEAD RCCBRASIL, oferece aos carismáticos a oportunidade de se aprofundarem na História da Igreja. O curso tem o objetivo de estudar os modelos eclesiológicos e missionários,

Leia mais

Propedêutica Bíblica. 20 de Janeiro de 2014 Bíblia e Magistério

Propedêutica Bíblica. 20 de Janeiro de 2014 Bíblia e Magistério Propedêutica Bíblica 20 de Janeiro de 2014 Bíblia e Magistério ORAÇÃO Hebreus 1 Muitas vezes e de muitos modos, falou Deus aos nossos pais, nos tempos antigos, por meio dos profetas. 2 Nestes dias, que

Leia mais

O Poder das Boas Notícias

O Poder das Boas Notícias O Poder das Boas Notícias Como são belos nos montes os pés daqueles que anunciam boas novas, que proclamam a paz, que trazem boas notícias, que proclamam salvação, que dizem a Sião: O seu Deus reina. (Isaías

Leia mais

O Deus de Abraão e de Jesus Cristo - 1

O Deus de Abraão e de Jesus Cristo - 1 O Deus de Abraão e de Jesus Cristo - 1 Deus em questão CREIO EM UM SÓ DEUS A Fé dirige-se a Deus, tem Deus por objecto. Deus é actualmente posto em questão. Deus em questão A hipótese de Deus parece desnecessária

Leia mais

LISTA DE E-LIVROS DO PASTOR DEIVINSON BIGNON

LISTA DE E-LIVROS DO PASTOR DEIVINSON BIGNON Página 1 LISTA DE E-LIVROS DO PASTOR DEIVINSON BIGNON Página 2 VOLTANDO PARA A BÍBLIA O que fazer para alcançar mais conteúdo bíblico em sua vida? O cristão verdadeiro deve fazer uma contínua análise de

Leia mais

Quem somos e no que cremos?

Quem somos e no que cremos? Vivendo e compartindo o caminho de Jesús Quem somos e no que cremos? Igreja Evangélica Paseo de Extremadura 179 Tel: 91 813 67 05; 626 468 629 http://www.comuniondelagracia.es E-mail: iduespana@yahoo.es

Leia mais

LIÇÃO 3 - O CRESCIMENTO DO REINO DE DEUS PROF. LUCAS NETO

LIÇÃO 3 - O CRESCIMENTO DO REINO DE DEUS PROF. LUCAS NETO LIÇÃO 3 - O CRESCIMENTO DO REINO DE DEUS PROF. LUCAS NETO A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO O REINO DE DEUS É TEMA CENTRAL DA BÍBLIA 86 VERSÍCULOS REGISTRADOS SOBRE REINO DE DEUS LUCAS (32) MATEUS

Leia mais

Novo Templo! Tempo Novo! Marcos 1.15

Novo Templo! Tempo Novo! Marcos 1.15 Novo Templo! Tempo Novo! Marcos 1.15 Este texto de Marcos 1.15 apresenta quatro frases com significados relevantes para a Igreja, em especial para nós, a PIB em Penápolis. Pr. Fernando Fernandes PIB em

Leia mais

Ser e estar na igreja

Ser e estar na igreja Ser e estar na igreja Segundo a Revista Época de 25 de maio de 2009 estima-se que em 2020 50% da população brasileira poderá ser evangélica. E se a previsão se cumprir, o aumento no número de fiéis ajudará

Leia mais

COM DEUS APRENDI A PERDER PARA GANHAR

COM DEUS APRENDI A PERDER PARA GANHAR COM DEUS APRENDI A PERDER PARA GANHAR Marcos 8:35 Na semana passada aprendemos um pouco mais sobre Salvação, que nada mais é que a própria pessoa de Jesus Cristo agindo em nosso interior, transformando

Leia mais

2º Encontro da Pastoral Diocesana do Dízimo em 2019

2º Encontro da Pastoral Diocesana do Dízimo em 2019 2º Encontro da Pastoral Diocesana do Dízimo em 2019 a- Oração inicial b- Momento Formativo: Como ser um bom coordenador(a) da Pastoral do Dízimo c- Revisão dos critérios para organização e funcionamento

Leia mais

IGREJA. Sua Natureza

IGREJA. Sua Natureza IGREJA Sua Natureza A igreja é a comunidade de todos os cristãos de todos os tempos. Wayne Grudem A igreja é o novo Israel de Deus que revela nesse tempo Sua glória Thiessen A igreja é a a assembléia dos

Leia mais

HOMILÉTICA. Roney Ricardo. Site Teologia & Discernimento

HOMILÉTICA. Roney Ricardo. Site Teologia & Discernimento HOMILÉTICA Roney Ricardo roneyricardoteologia@gmail.com REFLEXÃO O Deus Todo-Poderoso tinha apenas um Filho, e este tornou-se pregador Anônimo DEFINIÇÃO O termo Homilética vem do grego e significa homiletike,

Leia mais

O Evangelismo é a força que move a Igreja! O Discipulado, Consolida. Pág. 1

O Evangelismo é a força que move a Igreja! O Discipulado, Consolida. Pág. 1 O Evangelismo é a força que move a Igreja! O Discipulado, Consolida. Pág. 1 LIÇÃO 8 ARREPENDIMENTO Ponto de partida: O Arrependimento é uma das chamadas Doutrinas da Salvação. É essencial ao evangelho

Leia mais

VENCENDO AS RESISTÊNCIAS

VENCENDO AS RESISTÊNCIAS VENCENDO AS RESISTÊNCIAS 2 Coríntios 10.3-6 Porque, andando na carne, não militamos segundo a carne. Porque as armas da nossa milícia não são carnais, mas sim poderosas em Deus para destruição das fortalezas;

Leia mais

Como Transicionar para a Visão Celular. Introdução

Como Transicionar para a Visão Celular. Introdução Como Transicionar para a Visão Celular Introdução Introdução Olá Graça e Paz, seja bem vindo a mais um treinamento promovido pelo Portal GOYE, neste treinamento você vai aprender passo a passo como transitar

Leia mais

O SALVO E SEU RELACIONAMENTO COM A IGREJA

O SALVO E SEU RELACIONAMENTO COM A IGREJA ESTUDO 20 O SALVO E SEU RELACIONAMENTO COM A IGREJA INTRODUÇÃO Para se compreender um pouco o relacionamento do salvo com a igreja, consideremos ligeiramente o conceito de Igreja de acordo com o Novo Testamento.

Leia mais

Quem nunca passou por alguma coisa tenha acontecido e depois disse a si mesmo: Só pode ser a mão de Deus que fez isso. Ele tem realmente muito poder.

Quem nunca passou por alguma coisa tenha acontecido e depois disse a si mesmo: Só pode ser a mão de Deus que fez isso. Ele tem realmente muito poder. TITULO: BUSCANDO VITÓRIAS EM 2013. (Evandro Dentee) INTRODUÇÃO: Primeiro culto do ano e nós começando mais um ano, com novas, expectativas, novas metas, inclusive escrevemos muitas coisas que queremos

Leia mais

PREPARAÇÃO DA MISSA DE S. NUNO HISTÓRIA DO COLÉGIO ADVENTO E NATAL

PREPARAÇÃO DA MISSA DE S. NUNO HISTÓRIA DO COLÉGIO ADVENTO E NATAL P L A N I F I C A Ç Ã O A N U A L 2016-17 DEPARTAMENTO CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS GRUPO DISCIPLINAR DE EMR 10º Ano 1.º Período APRESENTAÇÃO O programa da disciplina, a Pastoral, a Companhia de Jesus e

Leia mais

Escolhida. para o. Altar UM MANUAL PARA A FUTURA ESPOSA DE PASTOR. Tania Rubim

Escolhida. para o. Altar UM MANUAL PARA A FUTURA ESPOSA DE PASTOR. Tania Rubim Escolhida para o Altar UM MANUAL PARA A FUTURA ESPOSA DE PASTOR Tania Rubim Agradecimentos Em primeiro lugar quero agradecer ao meu soberano Deus por me dar esta oportunidade de escrever sobre um assunto

Leia mais

O que é arrependimento

O que é arrependimento 1 O que é arrependimento É muito importante entendermos bem o que é arrependimento. Nós estamos rodeados de conceitos do mundo e de conceitos religiosos que não definem exatamente nosso problema com Deus.

Leia mais

FÍSICA FILOSOFIA. Resumex JáEntendi 1. A FILOSOFIA NA IDADE MÉDIA. Características Fundamentais da Idade Média

FÍSICA FILOSOFIA. Resumex JáEntendi 1. A FILOSOFIA NA IDADE MÉDIA. Características Fundamentais da Idade Média FILOSOFIA FÍSICA Resumex JáEntendi 1. A FILOSOFIA NA IDADE MÉDIA O período histórico comumente chamado de Idade Média inicia- se no século V e termina no século XV. Portanto, ele representa mil anos de

Leia mais

"A igreja que eu quero é "

A igreja que eu quero é É comum os crentes mudarem de igreja com facilidade, sempre à procura de uma igreja que os agrade mais "A igreja que eu quero é " Melhor seria buscar a igreja que agrada a Deus e ao Senhor Jesus, o Cabeça

Leia mais

ESTUDO 01: A VOLTA DE JESUS

ESTUDO 01: A VOLTA DE JESUS ESTUDO 01: A VOLTA DE JESUS QUEBRA-GELO: Qual é a sua expectativa em relação a volta de Jesus? Você vive essa expectativa ou seus dias são como se Ele não fosse voltar? TEXTO: João 14:1-3 Jesus prometeu

Leia mais

ORIENTAÇÕES PARA A PASTORAL DO DÍZIMO

ORIENTAÇÕES PARA A PASTORAL DO DÍZIMO ORIENTAÇÕES PARA A PASTORAL DO DÍZIMO Sumário Introdução 1. A compreensão do dízimo 1.1 Os fundamentos do dízimo 1.2 O que é o dízimo? 1.3 As dimensões do dízimo 1.4 As finalidades do dízimo 2. Orientações

Leia mais

Prefácio aos alunos...7 APRESENTAÇÃO À IGREJA...9. Lição 25 A identidade da Igreja Lição 28 As celebrações da Igreja Batismo nas Águas...

Prefácio aos alunos...7 APRESENTAÇÃO À IGREJA...9. Lição 25 A identidade da Igreja Lição 28 As celebrações da Igreja Batismo nas Águas... SUMÁRIO Prefácio aos alunos...7 APRESENTAÇÃO À IGREJA...9 Lição 25 A identidade da Igreja... 10 Lição 26 As marcas da Igreja... 15 Lição 27 Os ministérios da Igreja...19 Lição 28 As celebrações da Igreja

Leia mais

REMEMORANDO A REFORMA: REFLEXÃO BÍBLICA Alderi Souza de Matos

REMEMORANDO A REFORMA: REFLEXÃO BÍBLICA Alderi Souza de Matos 1 REMEMORANDO A REFORMA: REFLEXÃO BÍBLICA Alderi Souza de Matos Introdução Dentro de alguns anos, será comemorado o 500º aniversário da Reforma do Século XVI. Com tantas mudanças que o mundo experimentou

Leia mais

A Parábola do Grão de Mostarda - Mateus 13: Marcos 4: Lucas 13:18-19

A Parábola do Grão de Mostarda - Mateus 13: Marcos 4: Lucas 13:18-19 Â A Parábola do Grão de Mostarda - Mateus 13:31-32 - Marcos 4:30-32 - Lucas 13:18-19 A Parábola do Fermento - Mateus 13:33-35 - Lucas 13:21 Na relação que eu fiz das parábolas proferidas por Jesus, essas

Leia mais

A 2 3:18 PNEUMATOLOGIA

A 2 3:18 PNEUMATOLOGIA VASOS DE OURO Antes crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo. A ele seja dada a glória, assim agora, como no dia da eternidade. Amém. 2 Pe. 3:18 PNEUMATOLOGIA OS DONS DO

Leia mais

SEICHO-NO-IE TRABALHO DE HUMANISMO E CULTURA RELIGIOSA COMPONENTES: GABRIEL CASSALES, JULIAN RODRIGUES, KARINA GASPARY, MAISA DRUM, TIAGO PACHECO

SEICHO-NO-IE TRABALHO DE HUMANISMO E CULTURA RELIGIOSA COMPONENTES: GABRIEL CASSALES, JULIAN RODRIGUES, KARINA GASPARY, MAISA DRUM, TIAGO PACHECO TRABALHO DE HUMANISMO E CULTURA RELIGIOSA COMPONENTES: GABRIEL CASSALES, JULIAN RODRIGUES, KARINA GASPARY, MAISA DRUM, TIAGO PACHECO DATA: 06/11/2014 SEICHO-NO-IE PROFESSOR: ÉDISON HUTTNER Quem foi Masaharu

Leia mais

EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES DE FREI CARLOS MESTERS,, O. CARM REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM

EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES DE FREI CARLOS MESTERS,, O. CARM REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES DE FREI CARLOS MESTERS,, O. CARM REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM 1) Oração Quinta-feira da 29ª Semana do Tempo Comum Deus

Leia mais

Sé Primacial do Brasil Província Anglicana Sagrado Coração

Sé Primacial do Brasil Província Anglicana Sagrado Coração FICHA DE ADESÃO E INACARDINAÇÃO DE MEMBROS Inscrição para: MEMBRO VISITANTE MEMBRO EFETIVO MEMBRO CLERO Nós somos uma Igreja Católica Independente. Separada da Comunhão com o Vaticano e o Papa. Você está

Leia mais

Série IGREJA QUE AGRADA A DEUS. Tem ESPERANÇA AMOR

Série IGREJA QUE AGRADA A DEUS. Tem ESPERANÇA AMOR Série A IGREJA QUE AGRADA A DEUS Tem FÉ ESPERANÇA AMOR I Co 13.13 O QUE É UMA IGREJA? Três coisas, na verdade, permanecerão: fé esperança e amor e a maior delas é o amor O amor é a evidência maior de maturidade

Leia mais

Apêndice 2. A Atuação do Homem na Conversão

Apêndice 2. A Atuação do Homem na Conversão 191 Apêndice 2 A Atuação do Homem na Conversão Todos concordam que é necessária uma resposta por parte do homem para que ele receba a graça de Deus. Alguns discordam de que seja necessária uma reposta.

Leia mais

Interpretação Bíblica

Interpretação Bíblica IGREJA ALIANÇA EVANGÉLICA MISSIONÁRIA Interpretação Bíblica Disciplina 17/03/2011 Este material didático, é de grande importância para o estudo em seminário, visando a formação dos futuros líderes e obreiros

Leia mais

FORMAÇÃO DE PREGADORES

FORMAÇÃO DE PREGADORES FORMAÇÃO DE PREGADORES Aarão = é o melhor pregador da Bíblia; O melhor pregador é aquele que sabe ouvir; A pregação é a arte de ouvir; O que todo pregador e animador deve ter (e procurar) é o DOM da PALAVRA

Leia mais

Quais são os mandamentos de Cristo? Jesus especificou qual o comportamento daqueles que o amam?

Quais são os mandamentos de Cristo? Jesus especificou qual o comportamento daqueles que o amam? A Obediência Hoje, são muitas as mensagens que dizem que o cristão deve servir e obedecer a Cristo dando-lhe o primeiro lugar em suas vidas. Para uns, servir a Cristo é ter uma religião; outros entendem

Leia mais

A 2 3:18 PNEUMATOLOGIA

A 2 3:18 PNEUMATOLOGIA VASOS DE OURO Antes crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo. A ele seja dada a glória, assim agora, como no dia da eternidade. Amém. 2 Pe. 3:18 PNEUMATOLOGIA OS DONS DO

Leia mais

Teologia Bíblica de Missões SEFO 2013

Teologia Bíblica de Missões SEFO 2013 Teologia Bíblica de Missões SEFO 2013 2 ª Aula Fabio Codo Fábio Codo - http://teologiaaservicoevangelho.wordpress.com Igreja Evangélica Assembleia de Deus Ministério Madureira Campo de Mogi das Cruzes

Leia mais

CATÁLOGO Knox. Publicações

CATÁLOGO Knox. Publicações CATÁLOGO 2013 Knox Publicações LANÇAMENTOS KNOX PUBLICAÇÕES SOLI DEO GLORIA O SER E OBRAS DE DEUS SOLA SCRIPTURA A DOUTRINA REFORMADA DAS ESCRITURAS IMAGO DEI ANTROPOLOGIA BÍBLICA Trilogia de estudos em

Leia mais

Obs.: Negrito uma oitava acima. 2) O Senhor é o Bom Pastor. Sublinhado segurar a nota. 1) Poderá Cantar

Obs.: Negrito uma oitava acima. 2) O Senhor é o Bom Pastor. Sublinhado segurar a nota. 1) Poderá Cantar Flauta Doce 2013 Obs.: Negrito uma oitava acima Sublinhado segurar a nota 1) Poderá Cantar Introdução: FA# FA# LA FA# RE MI FA# SOL SOL SI SOL FA# SOL MI Poderá cantar quem na Rocha estiver, Poderá cantar,

Leia mais

A alegria do Evangelho para uma Igreja em saída

A alegria do Evangelho para uma Igreja em saída Campanha Missionária 2017 A alegria do Evangelho para uma Igreja em saída Juntos na missão permanente Mês das Missões O mês de outubro é, para a Igreja, o período no qual são intensificadas as iniciativas

Leia mais

DOS FIÉIS LEIGOS E LEIGAS

DOS FIÉIS LEIGOS E LEIGAS Roteiros para as missas do Mês Vocacional Agosto de 2013 4ª semana: VOCAÇÃO DOS FIÉIS LEIGOS E LEIGAS Arquidiocese de Florianópolis(SC) MOTIVAÇÃO INICIAL AGOSTO: MÊS VOCACIONAL Ide e fazei discípulos entre

Leia mais

O uso de nossos bens nos mostra o que realmente somos. Você está dando a Deus o que é devido, ou o que lhe resta?

O uso de nossos bens nos mostra o que realmente somos. Você está dando a Deus o que é devido, ou o que lhe resta? Não sabeis vós que os que prestam serviços sagrados do próprio templo se alimentam? E quem serve ao altar do altar tira o seu sustento? Assim ordenou também o Senhor aos que pregam o evangelho que vivam

Leia mais

Pe. José Weber, SVD. Cantos do Evangelho. Anos A, B e C & Solenidades e Festas

Pe. José Weber, SVD. Cantos do Evangelho. Anos A, B e C & Solenidades e Festas Cantos do Evangelho Pe. José Weber, SVD Cantos do Evangelho Anos A, B e C & Solenidades e Festas Direção editorial Claudiano Avelino dos Santos Autor de todas as melodias Pe. José Weber, SVD Organização

Leia mais

TEMA DA SESSÃO. Patriarcado de Lisboa JUAN AMBROSIO / PAULO PAIVA 2º SEMESTRE ANO LETIVO INTRODUÇÃO 2. REVELAÇÃO E RELIGIÃO

TEMA DA SESSÃO. Patriarcado de Lisboa JUAN AMBROSIO / PAULO PAIVA 2º SEMESTRE ANO LETIVO INTRODUÇÃO 2. REVELAÇÃO E RELIGIÃO TEMA DA SESSÃO 1. INTRODUÇÃO 2. REVELAÇÃO E RELIGIÃO 3. REVELAÇÃO E PALAVRA 4. CONSEQUÊNCIAS 5. INTERROGAÇÕES 6. TPC www.teologiafundamental.weebly.com JUAN AMBROSIO / PAULO PAIVA 2º SEMESTRE ANO LETIVO

Leia mais

3 FERMENTOS QUE INFLUENCIAM NOSSA MENTE

3 FERMENTOS QUE INFLUENCIAM NOSSA MENTE 3 FERMENTOS QUE INFLUENCIAM NOSSA MENTE ANY QUESTIONS? PARA QUE SERVE O FERMENTO? FERMENTO Fermento é aquilo que, mesmo aplicado em pequena quantidade, pela sua influência, impregna totalmente outra coisa,

Leia mais

IGREJA ASSEMBLÉIA DE DEUS DE CÓRREGO DO OURO 1980 a RESUMO

IGREJA ASSEMBLÉIA DE DEUS DE CÓRREGO DO OURO 1980 a RESUMO IGREJA ASSEMBLÉIA DE DEUS DE CÓRREGO DO OURO 1980 a 2006. Rozália Alves de Oliveira 1 ; Ordália Cristina Gonçalves Aráujo 2 1 Bolsista PBIC/UEG, graduada do curso de História, UnU Jussara - UEG. 2 Orientadora,

Leia mais

A atualidade da lei.... a Lei é santa, e o mandamento, santo, justo e bom. (Rm 7:12)

A atualidade da lei.... a Lei é santa, e o mandamento, santo, justo e bom. (Rm 7:12) A atualidade da lei... a Lei é santa, e o mandamento, santo, justo e bom. (Rm 7:12) OBJETIVO Mostrar ao estudante da Escritura que a lei de Deus é atual, pois é baseada em Deus, e, portanto, é eterna e

Leia mais

IGREJA CRISTÃ MARANATA PRESBITÉRIO ESPÍRITO SANTENSE

IGREJA CRISTÃ MARANATA PRESBITÉRIO ESPÍRITO SANTENSE ESCOLA BÍBLICA PARA JOVENS E OBREIROS 20-JUN-2015 - TEMA: A FÉ ASSUNTO: INTERFERÊNCIAS NO PROCESSO DA SALVAÇÃO TEXTO FUNDAMENTAL: JOÃO CAP. 5:1-15 EM EFÉSIOS 2.8 A PALAVRA VINCULA A SALVAÇÃO À FÉ QUE VEM

Leia mais

Duas verdades básicas acerca da igreja

Duas verdades básicas acerca da igreja Igreja Povo de Deus Duas verdades básicas acerca da igreja A igreja é o povo de Deus. Ele precisa da igreja para proclamar sua mensagem ao mundo A igreja é a nossa família maior. Nós precisamos da igreja

Leia mais

Pr. Jaziel Rodrigues,

Pr. Jaziel Rodrigues, www.ierueti.ch Pr. Jaziel Rodrigues, 13.03.2016 Introdução 1: A palavra «Apocalipse» quer dizer Revelação. Por isso este livro é conhecido também como: «A Revelação de Deus ao apóstolo João» (1.1) Foi

Leia mais

- A principal tarefa da Igreja é a evangelização, ou seja, a pregação do Evangelho a judeus e a gentios.

- A principal tarefa da Igreja é a evangelização, ou seja, a pregação do Evangelho a judeus e a gentios. INTRODUÇÃO LIÇÃO 3 IGREJA, AGÊNCIA EVANGELIZADORA - A principal tarefa da Igreja é a evangelização, ou seja, a pregação do Evangelho a judeus e a gentios. - A igreja existe para dizer ao mundo que Jesus

Leia mais

Lição 5 ATOS 1. Atos destinado a Teófilo período 63 d.c apóstolo Pedro apóstolo Paulo Atos do Espírito Santo que Jesus operou por meio da igreja

Lição 5 ATOS 1. Atos destinado a Teófilo período 63 d.c apóstolo Pedro apóstolo Paulo Atos do Espírito Santo que Jesus operou por meio da igreja Lição 5 ATOS 1. Atos O livro de Atos foi o segundo escrito por Lucas, também destinado a Teófilo. Acredita-se que originalmente não tivesse título, sendo inserido Atos ou Atos dos Apóstolos nos manuscritos

Leia mais

INTRODUÇÃO - O ganhador de almas tem de preencher alguns requisitos para realizar seu trabalho de evangelização.

INTRODUÇÃO - O ganhador de almas tem de preencher alguns requisitos para realizar seu trabalho de evangelização. INTRODUÇÃO - O ganhador de almas tem de preencher alguns requisitos para realizar seu trabalho de evangelização. - O trabalho de ganhar almas é de iniciativa divina e somente quem tem comunhão com o Senhor

Leia mais

HAMARTIOLOGIA: DOUTRINA DO PECADO

HAMARTIOLOGIA: DOUTRINA DO PECADO HAMARTIOLOGIA: DOUTRINA DO PECADO I - A ORIGEM DO PECADO 1. Em relação a Deus. Em Seu plano permitiu que suas criaturas (anjos e homens) tivessem a liberdade (livre arbítrio) de viver em amor e obediência

Leia mais

A Igreja. Ellen White

A Igreja. Ellen White A igreja é um instrumento apontado por Deus para a salvação de homens. Foi organizada para servir e sua missão é levar o evangelho ao mundo... Maravilhosa é a obra que o Senhor se propõe a realizar por

Leia mais