Projecto Descentralizado de Segurança Alimentar

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Projecto Descentralizado de Segurança Alimentar"

Transcrição

1 IMVF Rua de São Nicolau, , Lisboa, Portugal Rita Caetano/Gabinete de Comunicação Projecto Descentralizado de Segurança Alimentar São Tomé e Príncipe (2009/2011) Documento Explicativo do Projecto Descentralizado de Segurança Alimentar (PDSA-STP). Uma parceria entre o IMVF, a FONG Federação das ONG de São Tomé e Príncipe, Comissão Europeia e Cooperação Portuguesa.

2 Contexto Toda pessoa tem direito a um nível de vida adequado que lhe assegure, assim como à sua família, saúde e bem-estar, especialmente alimentação, vestuário, habitação, assistência médica e aos serviços sociais necessários ( ). Declaração Universal dos Direitos Humanos Artigo 25.º A alimentação é um requisito essencial à vida humana. Já em 1948 a Declaração Universal dos Direitos Humanos consagrava internacionalmente a alimentação como um direito humano fundamental. Uma alimentação adequada é consensualmente entendida como o factor mais importante para melhorar as condições de vida da população, e para alcançar níveis de desenvolvimento adequados. Ainda assim, em África a pobreza e a insegurança alimentar prevalecem como desafios sérios para o Continente. Apesar de rico em recursos naturais e humanos e alguns avanços em termos de desenvolvimento agrícola, uma média de 15 países africanos enfrentou crises de alimentos todos os anos no período entre 1993 e 2000, tendo esse número subido para aproximadamente 25 países desde São necessários recursos adicionais e politicas mais eficazes para aumentar o investimento e desenvolver políticas e programas mais eficazes. A preocupação com os problemas da fome e da pobreza tem mobilizado a comunidade internacional para a urgência da tomada de decisões que resolvam a situação actual. Há amplo consenso de que a agricultura africana possui um enorme potencial de crescimento devido à abundância de recursos naturais. O desafio consiste em encontrar formas de se conseguir desenhar e implementar modelos de produção sustentáveis que permitam ganhos de produtividade satisfatórios na agricultura. Entre outras condições para que tal aconteça, é importante mencionar o acesso e controlo estável dos recursos naturais pelos grupos mais desfavorecidos, em particular as mulheres e os jovens, a prioridade a investimentos em tecnologia e em infraestruturas que beneficiem os pequenos produtores, politicas de preços e de mercados

3 compatíveis com estes objectivos, bem como o fortalecimento das instituições de coordenação. Mais recentemente, vários actores tendem a voltar-se para o renascimento da agricultura africana, favorecendo e encorajando novos investimentos no sector. Estas iniciativas procuram focar a sua intervenção num pacote tecnológico contudo África é caracterizada por relações sociais complexas. Alguns autores argumentam, por isso, que o desenvolvimento de novas tecnologias para os pequenos agricultores africanos deve compreender o comportamento dos agregados familiares, o que muito raramente é feito. Além disso, a produção do pequeno agricultor africano é praticada na maior parte com a auto-exploração do seu trabalho e da sua família alargada, sendo assim uma fonte de emprego chave para mais de 60% da população rural. Nesse sentido, a intensificação da agricultura em África pode também ter impactos negativos na redução da pobreza, dadas as oportunidades de trabalho limitadas em sectores rurais e urbanos não agrícolas, incluindo o aparelho de Estado. A participação social nas políticas públicas tem sido incentivada. Argumenta-se que a sociedade civil tem um papel fundamental na gestão e controlo das políticas. Participar significa intervir a todos os níveis, desde a formulação da política, à implementação, monitorização e avaliação. A principal razão apontada para aumentar os níveis de participação social nas políticas públicas é a melhoria dos mecanismos democráticos, o que contribui de forma significativa para uma maior e melhor distribuição dos recursos públicos favorecendo os grupos mais pobres e mais vulneráveis. Para que exista uma participação social mais efectiva nas políticas é necessário garantir, pelo menos, dois aspectos fundamentais: uma sociedade civil fortalecida e com capacidade e qualidade para intervir nas políticas e mecanismos e espaços de participação. As redes da sociedade civil podem, por isso, desempenhar um papel relevante nestas matérias, articulando as reivindicações da maioria dos grupos vulneráveis e expondo, nos fóruns nacionais, regionais e internacionais, as preocupações daqueles que não têm voz.

4 São Tomé e Príncipe Apesar do potencial produtivo de São Tomé e Príncipe (fertilidade do solo, disponibilidade hídrica, clima favorável), o país tem vivido uma situação constante de decréscimo da produção interna e de insegurança alimentar. Neste momento integra o grupo dos países menos avançados e ocupa o 123º lugar na lista estabelecida segundo o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Antes da independência, a estrutura económica de São Tomé e Príncipe caracterizavase por uma agricultura orientada para a monocultura de exportação (sobretudo de cana de açúcar, café, cacau), baseada sobretudo na produção em grandes empresas, onde a produção de culturas alimentares e hortícolas eram muito pouco significativas. Actualmente assiste-se a uma nova realidade; ainda que o cacau continue a ser o principal produto de exportação, representando cerca de 95% do total das exportações, regista-se um ritmo crescente de introdução de novas culturas. Nas últimas décadas, as flutuações de preço do cacau no mercado mundial tiveram fortes impactos nas receitas e na economia do país, com reflexos nas condições de vida da população. O agravamento da crise alimentar mundial e o consequente agravamento da insegurança alimentar no país, motivaram a organização de um Seminário sobre Segurança Alimentar e Nutricional, Direito Humano à Alimentação Adequada e Soberania Alimentar em São Tomé e Príncipe em Outubro de 2008, com o objectivo de analisar a situação e propor uma estratégia de intervenção. A 16 de Outubro de 2008 foi constituída no seio da FONG a Rede da Sociedade Civil para Segurança Alimentar e Nutricional (RESCSAN), com o objectivo de promover, proporcionar, e advogar junto ao Governo, e parceiros de desenvolvimento, as questões ligadas a segurança alimentar e nutricional da população e o desenvolvimento do país.

5 Projecto PDSA-STP Numa altura em que a Estratégia Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional ainda não está finalizada, mas está já constituída a Rede Nacional da Sociedade Civil para a Segurança Alimentar, o Projecto Descentralizado de Segurança Alimentar em São Tomé e Príncipe pretende reforçar a capacidade de intervenção desta Rede através da constituição de uma unidade técnica de apoio à produção e transformação de produtos agrícolas, assistência técnica e formação. Pretende-se assim estimular o sector agrícola a nível nacional, apoiando decisivamente o país na resposta à dependência dos bens importados e às consequências resultantes da variação dos preços alimentares, promovendo a segurança alimentar e nutricional da população. De acordo com o observatório da pobreza este projecto vem de encontro a estratégia para a redução da pobreza em São Tomé e Príncipe inserindo assim em 3 eixos nomeadamente: Eixo I Enquadramento e reforço as ONGs; Eixo II- Desenvolvimento Agrícola Eixo III Oportunidade de rendimento para os pobres; Objectivos Os objectivos globais do projecto são: - Contribuir para a redução da pobreza e desenvolvimento socioeconómico em São Tomé e Príncipe; - Contribuir para o reforço das capacidades de intervenção da sociedade civil Santomense na área da segurança alimentar. O objectivo específico é: - Promover a Segurança Alimentar no país através do reforço das capacidades de produção, transformação e valorização de produtos agrícolas.

6 Grupos-Alvo Deste Projecto beneficiam directamente Agricultores em todo o país agrupados em Associações Camponesas e Pequenas Unidades de Transformação. Os beneficiários finais são ONG com intervenção na área da segurança alimentar e habitantes das regiões abrangidas pelo projecto. Resultados Esperados e Actividades Resultado Esperado: Unidade de Gestão do Programa /Assistência Técnica criada - Constituição da Unidade de Gestão do Programa / Assistência Técnica, em articulação com a Rede da Sociedade Civil para a Segurança Alimentar e com o MAPDR; - Diagnóstico de necessidades e prioridades de intervenção a nível Distrital; - Aquisição de materiais e equipamentos para as actividades de extensão rural, transformação e conservação. Resultado Esperado: Capacidade Produtiva Aumentada e Diversificada - Apoio a iniciativas das ONG da RSCSA nas áreas de apoio à produção de culturas alimentares (milho, feijão seco, mandioca, matabala e banana pão), apoio à produção de culturas hortícolas e frutícolas, reabilitação de infra-estruturas de apoio à produção e desenvolvimento de técnicas agrícolas melhoradas. Resultado Esperado: Capacidades locais de transformação e valorização de produtos locais reforçadas - Apoio à criação e fortalecimento de pequenas unidades de transformação (mandioca, matabala, banana-pão, óleo de palma e milho); - Disseminação de tecnologias inovadoras; - Apoio à conservação de produtos hortícolas e frutícolas.

7 Resultado Esperado: Organizações locais de produtores fortalecidas - Acompanhamento técnico permanente às acções a desenvolver a nível distrital; - Acções de formação técnicas e métodos de produção agrícola, transformação e conservação; - Realização de Seminários sobre Segurança Alimentar. Perfil de intervenção do IMVF O IMVF - Instituto Marquês de Valle Flôr é uma Organização Não Governamental para o Desenvolvimento que tem por missão a promoção do desenvolvimento socioeconómico e cultural nos países de língua portuguesa. Membro honorário da ordem de mérito, intervém em Cooperação e Educação para o Desenvolvimento contando hoje com quase 60 anos de actividade e cerca de 40 projectos em curso em todos os PALOP. Actua em parceria com entidades governamentais, ONG e outras organizações da sociedade civil e agências de desenvolvimento nacionais e internacionais trabalhando em estreita colaboração com os seus parceiros e com os próprios beneficiários dos Projectos, partilhando recursos e responsabilidades. O IMVF está presente em São Tomé e Príncipe desde 1989, com projectos na área da Saúde e do Abastecimento de Água e Saneamento. Mais recentemente intervém também nas áreas da Educação e da Segurança Alimentar através dos Projectos Escola+ e PDSA-STP. Lisboa, 20 de Setembro de 2010 Este documento contém informação disponibilizada pelo IMVF para uso exclusivo dos profissionais da Comunicação Social como matéria informativa referente ao projecto PDSA-STP (2009/2011). Pela sua natureza contém apenas informação descritiva sintética do projecto em curso podendo qualquer informação adicional ser obtida junto da Sede do IMVF em Lisboa. Contactos para esclarecimentos e questões adicionais: Rita Caetano/ Gabinete de Comunicação Tel.: / comunicacao@imvf.org / comunicacao@imvf.org

Apresentação de Angola na XII Reunião dos Ministros do Trabalho e dos Assuntos Sociais Os Desafios na Protecção Social para alcançar a Segurança

Apresentação de Angola na XII Reunião dos Ministros do Trabalho e dos Assuntos Sociais Os Desafios na Protecção Social para alcançar a Segurança Apresentação de Angola na XII Reunião dos Ministros do Trabalho e dos Assuntos Sociais Os Desafios na Protecção Social para alcançar a Segurança Alimentar e Nutricional Maputo, 25 de Abril de 2013 Constituição

Leia mais

PROJECTO. UROK OSHENI! conservação, desenvolvimento e soberania nas ilhas Urok

PROJECTO. UROK OSHENI! conservação, desenvolvimento e soberania nas ilhas Urok PROJECTO UROK OSHENI! conservação, desenvolvimento e soberania nas ilhas Urok introdução O Projecto Urok Osheni! Conservação, Desenvolvimento e Soberania nas Ilhas Urok, com uma duração de 3 anos, é executado

Leia mais

REDES PARA O DESENVOLVIMENTO: DA GEMINAÇÃO A UMA COOPERAÇÃO MAIS EFICIENTE

REDES PARA O DESENVOLVIMENTO: DA GEMINAÇÃO A UMA COOPERAÇÃO MAIS EFICIENTE REDES PARA O DESENVOLVIMENTO: DA GEMINAÇÃO A UMA COOPERAÇÃO MAIS EFICIENTE 2 AS MAIS-VALIAS DA COOPERAÇÃO DESCENTRALIZADA O despontar de novos intervenientes trouxe novas dinâmicas à política de Cooperação

Leia mais

UBERABA, 13 A 15 DE FEVEREIRO DE 2017

UBERABA, 13 A 15 DE FEVEREIRO DE 2017 DISCURSO DE S.E. NELSON COSME, EMBAIXADOR DE ANGOLA NO BRASIL NA CONFERÊNCIA INTERNACIONAL DA CPLP, SOBRE DESENVOLVIMENTO ECONÓMICO E ERRADICAÇÃO DA POBREZA POR MEIO DA AGRICULTURA UBERABA, 13 A 15 DE

Leia mais

FRAFA. Workshop de Apresentação. Sumário da Apresentação

FRAFA. Workshop de Apresentação. Sumário da Apresentação FRAFA Workshop de Apresentação Lubango, 20 de Novembro de 2014 1 Sumário da Apresentação 1. Procedimentos FED para Identificação, Aprovação e implementação de projectos 2. PIN de Angola 3. Projecto FRAFA:

Leia mais

BAFATÁ MISTI IAGU ABASTECIMENTO E GESTÃO DE ÁGUA À CIDADE DE BAFATÁ. Miguel Silva Andreia Gonçalves

BAFATÁ MISTI IAGU ABASTECIMENTO E GESTÃO DE ÁGUA À CIDADE DE BAFATÁ. Miguel Silva Andreia Gonçalves BAFATÁ MISTI IAGU ABASTECIMENTO E GESTÃO DE ÁGUA À CIDADE DE BAFATÁ Miguel Silva Andreia Gonçalves Lisboa, 06 de Junho de 2013 2 COMO ACTUA A TESE? INVESTIGAÇÃO Desenvolvemos estudos e trabalhos de investigação,

Leia mais

Programa de Doutoramento em Gestão, Liderança e Políticas no Sector Agroalimentar

Programa de Doutoramento em Gestão, Liderança e Políticas no Sector Agroalimentar Programa de Doutoramento em Gestão, Liderança e Políticas no Sector Agroalimentar Workshop Colaboração entre Moçambique e Portugal nos Sectores Agrícola, Alimentar e Florestal, Maputo, 2 de Junho 2015

Leia mais

O PACTO PARA O DESENVOLVIMENTO DO SECTOR AGRÁRIO DE MOÇAMBIQUE PEDSA. Impacto esperado com a implementação do PEDSA através do CAADP

O PACTO PARA O DESENVOLVIMENTO DO SECTOR AGRÁRIO DE MOÇAMBIQUE PEDSA. Impacto esperado com a implementação do PEDSA através do CAADP O PACTO PARA O DESENVOLVIMENTO DO SECTOR AGRÁRIO DE MOÇAMBIQUE A SER IMPLEMENTADO ATRAVÉS DO PEDSA O PACTO A SER IMPLEMENTADO PELO PEDSA: PRIORIDADES Impacto esperado com a implementação do PEDSA através

Leia mais

Compromisso de Sharm El Sheikh para a Aceleração da Realização dos Objectivos sobre a Água e o Saneamento em África

Compromisso de Sharm El Sheikh para a Aceleração da Realização dos Objectivos sobre a Água e o Saneamento em África Assembly/AU/Decl.1 (XI) Pág. 1 Assembly/AU/Decl. 1 (XI) Compromisso de Sharm El Sheikh para a Aceleração da Realização dos Objectivos sobre a Água e o Saneamento em África Assembly/AU/Decl.1 (XI) Pág.

Leia mais

Exposição fotográfica: cinco anos de cooperação por um mundo sem fome

Exposição fotográfica: cinco anos de cooperação por um mundo sem fome Exposição fotográfica: cinco anos de cooperação por um mundo sem fome - 06-23-2016 Exposição fotográfica: cinco anos de cooperação por um mundo sem fome por Por Dentro da África - quinta-feira, junho 23,

Leia mais

'EDUCAÇÃO' São Tomé e Príncipe DOCUMENTO INFORMATIVO

'EDUCAÇÃO' São Tomé e Príncipe DOCUMENTO INFORMATIVO 'EDUCAÇÃO' São Tomé e Príncipe DOCUMENTO INFORMATIVO 2009-2018 O Instituto Marquês de Valle Flôr (IMVF) colabora desde 2009 no reforço da qualidade do setor da Educação em São Tomé e Príncipe. Com financiamento

Leia mais

Protecção Social Baseada em Trabalhos Públicos

Protecção Social Baseada em Trabalhos Públicos Protecção Social Baseada em Trabalhos Públicos Luís Soares, Nuno Cunha e Philippe Marcadent, Projecto STEP/Portugal Organização Internacional do Trabalho Maputo, 12 de Maio de 2010 O Paper pretende...

Leia mais

UNIÃO AFRICANA: PLANO DE ACTIVIDADES PARA IMPLEMENTAÇÃO DO CAADP DECLARAÇÃO DE MALABO ( )

UNIÃO AFRICANA: PLANO DE ACTIVIDADES PARA IMPLEMENTAÇÃO DO CAADP DECLARAÇÃO DE MALABO ( ) RE20432-47/47/34/12 VOLUME 1: TEXTO PRINCIPAL UNIÃO AFRICANA: PLANO DE ACTIVIDADES PARA IMPLEMENTAÇÃO DO CAADP DECLARAÇÃO DE MALABO (2017 2021) (Projecto Actualizado a 23 de Fevereiro de 2017) Pág.1 Resumo

Leia mais

República de Angola MINISTÉRIO DA AGRICULTURA. FÓRUM ECONÓMICO E DE NEGÓCIOS ANGOLA-ITÁLIA, Turim, 08 de Abril de 2014

República de Angola MINISTÉRIO DA AGRICULTURA. FÓRUM ECONÓMICO E DE NEGÓCIOS ANGOLA-ITÁLIA, Turim, 08 de Abril de 2014 República de Angola MINISTÉRIO DA AGRICULTURA FÓRUM ECONÓMICO E DE NEGÓCIOS ANGOLA-ITÁLIA, Turim, 08 de Abril de 2014 1 SUMÁRIO 1. ANGOLA, POTENCIALIDADES NATURAIS DO SECTOR AGRÁRIO 2. SITUAÇÃO DE ANGOLA-EVOLUÇÃO

Leia mais

VI Reunião da Rede Regional para a Segurança Alimentar e Nutricional na CPLP

VI Reunião da Rede Regional para a Segurança Alimentar e Nutricional na CPLP Rede Regional da Sociedade Civil para a Segurança Alimentar e Nutricional na CPLP VI Reunião da Rede Regional para a Segurança Alimentar e Nutricional na CPLP Lisboa, 14 18 de Outubro de 2013 PROPOSTA

Leia mais

Estratégia Continental de Agronegócios Impulsionando o crescimento da África

Estratégia Continental de Agronegócios Impulsionando o crescimento da África Pág.1 AFRICAN UNION UNION AFRICAINE UNIÃO AFRICANA P. O. Box 3243, Addis Ababa, ETHIOPIA Tel.: Tel: +251-115- 517 700 Fax: +251-115- 517844 / 5182523 Website: www.au.int Antecedentes e objectivos Estratégia

Leia mais

RECRUTAMENTO & SELECÇÃO: NUTRICIONISTA PARA PROGRAMA FRESAN (M/F) - PERFIL PROFISSIONAL -

RECRUTAMENTO & SELECÇÃO: NUTRICIONISTA PARA PROGRAMA FRESAN (M/F) - PERFIL PROFISSIONAL - RECRUTAMENTO & SELECÇÃO: NUTRICIONISTA PARA PROGRAMA FRESAN (M/F) - PERFIL PROFISSIONAL - País Angola Referência da posição FRESAN_Nutricionista Duração da Missão 45 meses Descrição do Projeto O Programa

Leia mais

Novo modelo de financiamento e apoio ao movimento associativo Apresentação das linhas gerais

Novo modelo de financiamento e apoio ao movimento associativo Apresentação das linhas gerais Novo modelo de financiamento e apoio ao movimento associativo Apresentação das linhas gerais Lisboa, 25 de Janeiro de 2007 1 Objectivo da sessão: Apresentar os princípios do novo modelo de financiamento

Leia mais

PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO RURAL PDR 2020

PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO RURAL PDR 2020 PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO RURAL ÍNDICE A. Enquadramento Portugal 2020 1. Âmbito 2. Objetivos estratégicos 3. Dotação Orçamental 4. Áreas de intervenção B. Áreas de Intervenção 1. Inovação e Conhecimento

Leia mais

SAÚDE PARA TODOS Mudando o paradigma de prestação dos Cuidados de Saúde em São Tomé e Príncipe IMVF

SAÚDE PARA TODOS Mudando o paradigma de prestação dos Cuidados de Saúde em São Tomé e Príncipe IMVF SAÚDE PARA TODOS Mudando o paradigma de prestação dos Cuidados de Saúde em São Tomé e Príncipe IMVF 1988-2011 CLÁUDIA COSTA; RITA SANTOS; ADRIANA LOUREIRO; PAULA SANTANA Intervenção do IMVF Perfil Instituto

Leia mais

- Relatório - Junho de 2010

- Relatório - Junho de 2010 III REUNIÃO DA REDE REGIONAL DA SOCIEDADE CIVIL PARA A SEGURANÇA ALIMENTAR NOS PALOP Coimbra, Portugal, 5 e 6 de Junho de 2010 - Relatório - ACTUAR Associação para a Cooperação e o Desenvolvimento (PORTUGAL)

Leia mais

PROPOSTA DE PILARES PARA O PRÓXIMO PROGRAMA DE APOIO AS POLÍTICAS (PSI) APRESENTAÇÃO AO SEMINÁRIO DE AVALIAÇÃO DOS PROGRAMAS DO FMI E PERSPECTIVAS

PROPOSTA DE PILARES PARA O PRÓXIMO PROGRAMA DE APOIO AS POLÍTICAS (PSI) APRESENTAÇÃO AO SEMINÁRIO DE AVALIAÇÃO DOS PROGRAMAS DO FMI E PERSPECTIVAS PROPOSTA DE PILARES PARA O PRÓXIMO PROGRAMA DE APOIO AS POLÍTICAS (PSI) APRESENTAÇÃO AO SEMINÁRIO DE AVALIAÇÃO DOS PROGRAMAS DO FMI E PERSPECTIVAS MAPUTO, 11 DE MARÇO DE 2013 ESTRUTURA DA APRESENTAÇÃO

Leia mais

Documento Conjunto da Sociedade Civil com comentários e sugestões dirigidas ao Secretário Executivo da CPLP relativas à:

Documento Conjunto da Sociedade Civil com comentários e sugestões dirigidas ao Secretário Executivo da CPLP relativas à: Documento Conjunto da Sociedade Civil com comentários e sugestões dirigidas ao Secretário Executivo da CPLP relativas à: Declaração sobre Segurança Alimentar e Nutricional da IV Reunião de Ministros da

Leia mais

VETERINÁRIOS SEM FRONTEIRAS PORTUGAL PLANO DE ACTIVIDADES 2018

VETERINÁRIOS SEM FRONTEIRAS PORTUGAL PLANO DE ACTIVIDADES 2018 1 VETERINÁRIOS SEM FRONTEIRAS PORTUGAL PLANO DE ACTIVIDADES 2018 O Plano de Atividades para 2018 que a Direcção propõe para os VSF Portugal tem por objetivo viabilizar a ação externa de apoio e para isso

Leia mais

DESTAQUE RURAL Nº3 - Março de 2014 PRODUÇÃO ALIMENTAR: UM PROBLEMA CENTRAL POR RESOLVER João Mosca

DESTAQUE RURAL Nº3 - Março de 2014 PRODUÇÃO ALIMENTAR: UM PROBLEMA CENTRAL POR RESOLVER João Mosca DESTAQUE RURAL Nº3 - Março de 214 PRODUÇÃO ALIMENTAR: UM PROBLEMA CENTRAL POR RESOLVER João Mosca 1. INTRODUÇÃO A produção alimentar é a base do combate à pobreza. O défice de alimentos ao nível das famílias

Leia mais

I. Introdução e Ligações do PARPA com Outros Documentos de Planificação

I. Introdução e Ligações do PARPA com Outros Documentos de Planificação I. Introdução e Ligações do PARPA com Outros Documentos de Planificação 1. O Plano de Acção para a Redução da Pobreza Absoluta para 2006-2009 (PARPA II) do Governo de Moçambique tem em vista alcançar o

Leia mais

TICO ANE & AL EM MOÇAMBIQUE

TICO ANE & AL EM MOÇAMBIQUE O PROGRAMA TEMÁTICO TICO ANE & AL EM MOÇAMBIQUE Identificação das prioridades - Convite para apresentação de propostas 2011 SÍNTESE DOS INSTRUMENTOS FINANCEIROS DA UE até 2013 Instrumento Europeu para

Leia mais

Decreto Presidencial n.º 216/11, de 8 de Agosto

Decreto Presidencial n.º 216/11, de 8 de Agosto Decreto Presidencial n.º 216/11, de 8 de Agosto Página 1 de 10 Considerando que o acesso à terra é fundamental para o processo de reconstrução, construção e desenvolvimento económico e social do País e

Leia mais

Medida de apoio à inovação

Medida de apoio à inovação Medida de apoio à inovação Programa de Desenvolvimento Rural 2014-2020 Maria Pedro Silva Organização: Apoio Institucional: Grupos Crescimento Valor Acrescentado Rentabilidade Económica Inovação Capacitação

Leia mais

CAPITULO I BREVE DESCRIÇÃO DO PAÍS

CAPITULO I BREVE DESCRIÇÃO DO PAÍS Workshop de validação do Relatório Nacional de Ponto de Situação das Energias Renováveis em São Tomé e Príncipe CAPITULO I BREVE DESCRIÇÃO DO PAÍS ««CENTRO DE FORMAÇÃO BRASIL- SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE Junho

Leia mais

De acordo com Mosca, o aumento da produção que tem sido registado, e merece rasgados

De acordo com Mosca, o aumento da produção que tem sido registado, e merece rasgados A maior parte do Orçamento do Estado para a agricultura é gasto em áreas que não têm efeitos sobre a p A situação da agricultura em Moçambique a curto prazo é grave, se projectares para daqui a 50 100

Leia mais

UNIÃO AFRICANA IE21442 PARCERIA ENERGÉTICA ÁFRICA-UE (AEEP) DOCUMENTO DE REFLEXÃO PARA A 4 A FASE

UNIÃO AFRICANA IE21442 PARCERIA ENERGÉTICA ÁFRICA-UE (AEEP) DOCUMENTO DE REFLEXÃO PARA A 4 A FASE AFRICAN UNION UNION AFRICAINE UNIÃO AFRICANA IE21442 PARCERIA ENERGÉTICA ÁFRICA-UE (AEEP) DOCUMENTO DE REFLEXÃO PARA A 4 A FASE Visão e Objectivo da AEEP: Desde a sua criação em 2007, a Parceria Energética

Leia mais

Programa de Internacionalização Agronegócios CPLP 2017/18

Programa de Internacionalização Agronegócios CPLP 2017/18 financiamento financiamento geoestratégia geoestratégia geoestratégia qualificação recursos recursos recursos relações relações sector sector seguros governação governação governação governação agronegócio

Leia mais

PARCERIAS INTERNACIONAIS PELA ÁGUA : MADALENA B. NEVES EMBAIXADORA DE CV EM PORTUGAL

PARCERIAS INTERNACIONAIS PELA ÁGUA : MADALENA B. NEVES EMBAIXADORA DE CV EM PORTUGAL PARCERIAS INTERNACIONAIS PELA ÁGUA : MADALENA B. NEVES EMBAIXADORA DE CV EM PORTUGAL 1 . ÁGUA- UM DIREITO 2 NAÇÕES UNIDAS :. DIREITO HUMANO À ÁGUA- CONDIÇÃO PRÉVIA PARA A REALIZAÇÃO DOS OUTROS DIREITOS

Leia mais

O SECTOR AGROPECUÁRIO EM CABO VERDE Caracterização da população agrícola cabo-verdiana Caracterização Da Pecuária Em Cabo Verde...

O SECTOR AGROPECUÁRIO EM CABO VERDE Caracterização da população agrícola cabo-verdiana Caracterização Da Pecuária Em Cabo Verde... Sumário O SECTOR AGROPECUÁRIO EM CABO VERDE... 3 Caracterização da população agrícola cabo-verdiana... 3 Caracterização Da Pecuária Em Cabo Verde... 3 PRODUÇÃO AGRÍCOLA EM 2016... 4 PRODUÇÃO PECUÁRIA EM

Leia mais

Apoio Internacional ao Plano Nacional de Investimento do Sector Agrário (PNISA) e Nutrição. Junho de Matthew Brooke, Delegação da UE, Moçambique

Apoio Internacional ao Plano Nacional de Investimento do Sector Agrário (PNISA) e Nutrição. Junho de Matthew Brooke, Delegação da UE, Moçambique Apoio Internacional ao Plano Nacional de Investimento do Sector Agrário (PNISA) e Nutrição Junho de 2013 Matthew Brooke, Delegação da UE, Moçambique 1 Breve Historial Mais de 70%vivem da agricultura Pequenos

Leia mais

PACTO PARA O DESENVOLVIMENTO DO SECTOR AGRÁRIO NO CONTEXTO DO CAADP

PACTO PARA O DESENVOLVIMENTO DO SECTOR AGRÁRIO NO CONTEXTO DO CAADP República de Moçambique Ministério da Agricultura PACTO PARA O DESENVOLVIMENTO DO SECTOR AGRÁRIO NO CONTEXTO DO CAADP O PACTO DO CAADP Apresentação aos Parceiros 01 de Dezembro de 2011 1 CONTEÚDO DA APRESENTAÇÃO

Leia mais

Linha de Crédito Construção Habitação de Interesse Social

Linha de Crédito Construção Habitação de Interesse Social Linha de Crédito 200.000.000 Caixa Geral Depósitos - Republica de Cabo Verde Construção Habitação de Interesse Social Praia, 25 Fevereiro 2010 Enquadramento O Governo de Cabo Verde elegeu o ano de 2009

Leia mais

Assembly/AU/Decl.2 (XVIII) Pág. 1

Assembly/AU/Decl.2 (XVIII) Pág. 1 Pág. 1 DECLARAÇÃO SOBRE O PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO DE INFRA-ESTRUTURAS EM ÁFRICA (PIDA) Doc: EX.CL/702(XX) Nós, os Chefes de Estado e de Governo da União Africana, reunidos na nossa Décima Oitava Sessão

Leia mais

Referencial Estratégico para Monitorização do Desenvolvimento Social de Lisboa

Referencial Estratégico para Monitorização do Desenvolvimento Social de Lisboa EAPN Portugal / Rede Europeia Anti Pobreza Observatório de Luta Contra a Pobreza na Cidade de Lisboa Referencial Estratégico para Monitorização do Desenvolvimento Social de Lisboa Documento realizado para

Leia mais

Programa de Desenvolvimento Rural

Programa de Desenvolvimento Rural SEMINÁRIO INOVAÇÃO NA AGRICULTURA, AGRO-INDÚSTRIA E FLORESTA Políticas e medidas de apoio à investigação e inovação nos sectores agrícola, agroindustrial e florestal Programa de Desenvolvimento Rural 2014-2020

Leia mais

Associação Portuguesa de Agricultura Biológica

Associação Portuguesa de Agricultura Biológica Associação Portuguesa de Agricultura Biológica agricultura familiar é um meio de organização das produções agrícola, florestal, pesqueira, p a pastoril e aquícola geridas e operadas por uma família, predominantemente

Leia mais

PT Unida na diversidade PT B8-0360/1. Alteração. Paolo De Castro, Ulrike Rodust, Isabelle Thomas em nome do Grupo S&D

PT Unida na diversidade PT B8-0360/1. Alteração. Paolo De Castro, Ulrike Rodust, Isabelle Thomas em nome do Grupo S&D 27.4.2015 B8-0360/1 1 Considerando C-A (novo) C-A. Considerando que os temas da Expo Milão 2015, que incidem principalmente na alimentação, incluem também a pesca, que, como a agricultura, está ligada

Leia mais

Termos de Referência Consultoria em Planeamento de Desenvolvimento Regional Agrícola

Termos de Referência Consultoria em Planeamento de Desenvolvimento Regional Agrícola Termos de Referência Consultoria em Planeamento de Desenvolvimento Regional Agrícola PROJETO: UE - ACTIVA Eixo de Governação Territorial :: REGIÕES: Bissau, Bafatá, Quinara e Tombali POSIÇÃO: Consultoria

Leia mais

Termos de Referência Elaboração de Planos de Agronegócio

Termos de Referência Elaboração de Planos de Agronegócio Termos de Referência Elaboração de Planos de Agronegócio PROJETO: UE - ACTIVA Eixo 1 - Governação Territorial: FED/2015/358-417 REGIÕES: Bafatá, Quinara e Tombali POSIÇÃO: Consultoria DATA DE INÍCIO (previsão):

Leia mais

Comunicado de Imprensa

Comunicado de Imprensa Fórum Sociedade Civil, Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional Bissau 11 e 12 de Setembro 2013 Comunicado de Imprensa Entre 11 e 12 de Setembro de 2013 foi organizado, em Bissau, pela Rede da Sociedade

Leia mais

INTERVENÇÃO. António Serrano. Ministro da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas

INTERVENÇÃO. António Serrano. Ministro da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas INTERVENÇÃO António Serrano Ministro da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas 47ª Feira Nacional de Agricultura, Santarém, 11 de Junho de 2010 Senhor Comissário, Senhoras e Senhores Eurodeputados,

Leia mais

NOTAS PARA A INTERVENCÃO NO ENCERRAMENTO DA CONFERÊNCIA DO MOZEFO NO DIA 4 DE DEZEMBRO 2015, MAPUTO, MOCAMBIQUE

NOTAS PARA A INTERVENCÃO NO ENCERRAMENTO DA CONFERÊNCIA DO MOZEFO NO DIA 4 DE DEZEMBRO 2015, MAPUTO, MOCAMBIQUE NOTAS PARA A INTERVENCÃO NO ENCERRAMENTO DA CONFERÊNCIA DO MOZEFO Finn Tarp NO DIA 4 DE DEZEMBRO 2015, MAPUTO, MOCAMBIQUE 1. Introdução Vossas excelências, caros colegas e amigos de Moçambique. É uma grande

Leia mais

Prestação de Serviços Recursos humanos da saúde. Informação. Produtos medicinais, vacinas e tecnologias. Liderança e governação.

Prestação de Serviços Recursos humanos da saúde. Informação. Produtos medicinais, vacinas e tecnologias. Liderança e governação. 4.0 3.5 3.0 2.5 2.0 1.5 1.0 0.5 0.0 Prestação de Serviços Recursos humanos da saúde Informação A OMS apoia os países na construção de sistemas de saúde resilientes e com capacidade de resposta centrada

Leia mais

A ALER E O SEU PAPEL NO APOIO À REGULAÇÃO DE ENERGIAS RENOVÁVEIS

A ALER E O SEU PAPEL NO APOIO À REGULAÇÃO DE ENERGIAS RENOVÁVEIS A ALER E O SEU PAPEL NO APOIO À REGULAÇÃO DE ENERGIAS RENOVÁVEIS IX Conferência RELOP 5 de Dezembro de 2016 O QUE É E PARA QUE SERVE A ALER PROMOTORA A ALER é uma associação sem fins lucrativos que tem

Leia mais

A agricultura portuguesa e o futuro da PAC pós 2013

A agricultura portuguesa e o futuro da PAC pós 2013 A agricultura portuguesa e o futuro da PAC pós 2013 Apresentação pública do Documento elaborado pelo Grupo de Peritos criado pelo Despacho n.º 7164/2010 do Ministro da Agricultura, do Desenvolvimento Rural

Leia mais

PROGRAMA NACIONAL DE REFORMAS 20 20

PROGRAMA NACIONAL DE REFORMAS 20 20 1 PROGRAMA NACIONAL DE REFORMAS 20 20 Contributo da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo Março de 2011 2 A implementação da Estratégia EUROPA 2020 prevê a preparação, pelos Estados

Leia mais

DECISÃO SOBRE A IMPLEMENTAÇÃO DA NOVA PARCERIA PARA O DESENVOLVIMENTO DE ÁFRICA (NEPAD)

DECISÃO SOBRE A IMPLEMENTAÇÃO DA NOVA PARCERIA PARA O DESENVOLVIMENTO DE ÁFRICA (NEPAD) DECISÃO SOBRE A IMPLEMENTAÇÃO DA NOVA PARCERIA PARA O DESENVOLVIMENTO DE ÁFRICA (NEPAD) 1. NÓS, Chefes de Estado e de Governo dos países membros da União Africana, reunidos na 3ª Sessão Ordinária da nossa

Leia mais

RECRUTAMENTO & SELECÇÃO: COORDENADOR/A ADJUNTO/A PARA PROGRAMA FRESAN (M/F) - PERFIL PROFISSIONAL - Termos de Referência

RECRUTAMENTO & SELECÇÃO: COORDENADOR/A ADJUNTO/A PARA PROGRAMA FRESAN (M/F) - PERFIL PROFISSIONAL - Termos de Referência RECRUTAMENTO & SELECÇÃO: COORDENADOR/A ADJUNTO/A PARA PROGRAMA FRESAN (M/F) - PERFIL PROFISSIONAL - Termos de Referência Coordenadores/as Adjuntos/as Projeto FRESAN País Angola Referência da posição FRESAN_CA

Leia mais

Eixo Prioritário II Valorização Económica de Recursos Específicos. Valorização da Cultura e da Criatividade Grandes Eventos

Eixo Prioritário II Valorização Económica de Recursos Específicos. Valorização da Cultura e da Criatividade Grandes Eventos Eixo Prioritário II Valorização Económica de Recursos Específicos Valorização da Cultura e da Criatividade Grandes Eventos Referencial Standard dos Critérios de Avaliação do Mérito do Programa de Referencial

Leia mais

Projetos de pequena escala para fins produtivos: No Arruz No Labur

Projetos de pequena escala para fins produtivos: No Arruz No Labur Projetos de pequena escala para fins produtivos: No Arruz No Labur Small scale projects for prductive energy uses: No Arruz No Labur Georgios Xenakis Responsável Setorial Energia/Coordenador de Projeto

Leia mais

Fórum para a Cooperação Económica e Comercial entre a China e os Países de Língua Portuguesa (Macau)

Fórum para a Cooperação Económica e Comercial entre a China e os Países de Língua Portuguesa (Macau) Fórum para a Cooperação Económica e Comercial entre a China e os Países de Língua Portuguesa (Macau) Plano de Acção para a Cooperação Económica e Comercial 1ª Conferência Ministerial 13 de Outubro de 2003

Leia mais

Objectivos e hipótese Produção alimentar Recursos para a agricultura Modelo de política agrária A província daa Zambézia Políticas públicas

Objectivos e hipótese Produção alimentar Recursos para a agricultura Modelo de política agrária A província daa Zambézia Políticas públicas Apresentação: Objectivos e hipótese Produção alimentar Recursos para a agricultura Modelo de política agrária A província daa Zambézia Políticas públicas Objectivo: Qual a razão da Zambézia, com grande

Leia mais

Agricultura Urbana e Segurança Alimentar

Agricultura Urbana e Segurança Alimentar Seminário Internacional em Agricultura Urbana e Segurança Alimentar Lubango, 22 de Abril de 2010 Agricultura Urbana e Segurança Alimentar Miguel Malta Grupo de Apoio ao Desenvolvimento da Agricultura Urbana

Leia mais

Identificação da empresa

Identificação da empresa Identificação da empresa Missão Instituto Português de Oncologia de Lisboa Francisco Gentil, E.P.E. O IPOL é um centro oncológico multidisciplinar de referência para a prestação de serviços de saúde no

Leia mais

O contributo do Cluster Habitat Sustentável

O contributo do Cluster Habitat Sustentável O contributo do Cluster Habitat Sustentável Victor Ferreira congresso LiderA, Lisboa 25/05/2011 Plataforma para a Construção Sustentável Visão e Missão OClusterHabitat? agregador em rede de actividades

Leia mais

Roteiro da UE para um compromisso com a sociedade civil na Guiné-Bissau

Roteiro da UE para um compromisso com a sociedade civil na Guiné-Bissau Roteiro da UE para um compromisso com a sociedade civil na Guiné-Bissau 2016-2020 Sessão de lançamento do projeto EU-PAANE Fase di kambansa 17 de Novembro de 2016, Centro Cultural Francês, Bissau Inês

Leia mais

O Compacto de Financiamento para o Desenvolvimento dos Países Africanos de Língua Portuguesa Apresentação ALER

O Compacto de Financiamento para o Desenvolvimento dos Países Africanos de Língua Portuguesa Apresentação ALER O Compacto de Financiamento para o Desenvolvimento dos Países Africanos de Língua Portuguesa Apresentação ALER 27 de maio de 2019 Índice 1. Grupo do Banco Africano de Desenvolvimento (BAfD) 2. Instrumentos

Leia mais

REPÚBLICA DE ANGOLA MINISTÉRIO DA AGRICULTURA. PLANO NACIONAL DIRECTOR DE IRRIGAÇÃO 1 Lisboa, Outubro de 2011

REPÚBLICA DE ANGOLA MINISTÉRIO DA AGRICULTURA. PLANO NACIONAL DIRECTOR DE IRRIGAÇÃO 1 Lisboa, Outubro de 2011 REPÚBLICA DE ANGOLA MINISTÉRIO DA AGRICULTURA PLANO NACIONAL DIRECTOR DE IRRIGAÇÃO 1 Lisboa, Outubro de 2011 OBJECTIVOS - Contribuir para o desenvolvimento económico e social de Angola - Garantir a sustentabilidade

Leia mais

Programa da CUA sobre o Quadro Regulamentar Continental Harmonizado do Sector de Energia em África: O Caso do Sector de Electricidade

Programa da CUA sobre o Quadro Regulamentar Continental Harmonizado do Sector de Energia em África: O Caso do Sector de Electricidade IE18995 47/22/12 AFRICAN UNION UNION AFRICAINE UNIÃO AFRICANA Addis Ababa, Ethiopia P. O. Box 3243 Telephone: +251 11 551 7700 / Fax: +251 11 5 517 844 website: www.au.int Primeira Sessao Ordinária do

Leia mais

Produção e segurança alimentar: uma prioridade necessária

Produção e segurança alimentar: uma prioridade necessária Produção e segurança alimentar: uma prioridade necessária João Mosca Conferência ECONOMIA E GOVERNAÇÃO: DESAFIOS E PROPOSTAS Maputo 31 de Março de 2015 Apresentação: Breve evolução da agricultura, com

Leia mais

Anexo Único. Estrutura e modelo de funcionamento de Co- Governação para os Gabinetes de Apoio aos Bairros de Intervenção Prioritária

Anexo Único. Estrutura e modelo de funcionamento de Co- Governação para os Gabinetes de Apoio aos Bairros de Intervenção Prioritária Anexo Único Estrutura e modelo de funcionamento de Co- Governação para os Gabinetes de Apoio aos Bairros de Intervenção Prioritária Artigo 1º - Definição Um GABIP é uma estrutura de iniciativa municipal,

Leia mais

Instituto da Biodiversidade e das Áreas Protegidas

Instituto da Biodiversidade e das Áreas Protegidas Termo de Referência Posto: Assistente Técnico Principal do Projeto: Áreas Protegidas e Resiliência às Mudanças Climáticas Contexto As alterações climáticas são consideradas hoje como sendo uma das maiores

Leia mais

DOCUMENTO CONCEPTUAL: AVALIAÇÃO FORMATIVA INDEPENDENTE DA ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE

DOCUMENTO CONCEPTUAL: AVALIAÇÃO FORMATIVA INDEPENDENTE DA ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE 22 de Junho de 2011 COMITÉ REGIONAL AFRICANO ORIGINAL: INGLÊS Sexagésima primeira sessão Yamoussoukro, Côte d Ivoire, 29 de Agosto 2 de Setembro de 2011 Ponto 10.2 da ordem do dia provisória DOCUMENTO

Leia mais

BOLETIM INFORMATIVO Nº 6

BOLETIM INFORMATIVO Nº 6 BOLETIM INFORMATIVO Nº 6 FICHA TÉCNICA COORDENAÇÃO E EQUIPA TÉCNICA: ÁREA DE MONITORIZAÇÃO E AVALIAÇÃO AUTORIDADE DE GESTÃO DO PDR2020 RUA DE SÃO JULIÃO, 63 1149-030 LISBOA O PDR2020 encerrou o ano de

Leia mais

territórios com futuro e oportunidades para a Europa» «As montanhas são

territórios com futuro e oportunidades para a Europa» «As montanhas são «As montanhas são territórios com futuro e oportunidades para a Europa» Afirmamos que as montanhas são áreas excepcionais da Europa, devido à sua altitude, encostas, densidade populacional, desafios e

Leia mais

MECANISMO DE ACOMPANHAMENTO PARA IMPLEMENTAÇÃO, MONITORIA E AVALIAÇÃO

MECANISMO DE ACOMPANHAMENTO PARA IMPLEMENTAÇÃO, MONITORIA E AVALIAÇÃO AFRICAN UNION UNION AFRICAINE UNIÃO AFRICANA Addis Ababa, ETHIOPIA P. O. Box 3243 Telephone 517 700 Cables: OAU, ADDIS ABAB TERCEIRA SESSÃO EXTRAORDINÁRIA DA CONFERÊNCIA DOS CHEFES DE ESTADO E DE GOVERNO

Leia mais

Benchmarking Internacional de Transferência de Tecnologia: União Europeia. Divanildo Monteiro

Benchmarking Internacional de Transferência de Tecnologia: União Europeia. Divanildo Monteiro Benchmarking Internacional de Transferência de Tecnologia: União Europeia Divanildo Monteiro (divanildo@utad.pt) A competição global que as empresas enfrentam obriga à adopção de novas tecnologias e ao

Leia mais

O PAPEL DA REDE RURAL NACIONAL

O PAPEL DA REDE RURAL NACIONAL O PAPEL DA REDE RURAL NACIONAL Jornadas Locais sobre Sustentabilidade Pinhal Novo, 21 de abril de 2017 REDE RURAL NACIONAL REDE QUE PROMOVE A LIGAÇÃO ENTRE ENTIDADES PÚBLICAS E PRIVADAS Aumentar a participação

Leia mais

COMUNIDADE DOS PAÍSES DE LINGUA OFICIAL PRTUGUESA. Declaração da CPLP à Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável RIO+20

COMUNIDADE DOS PAÍSES DE LINGUA OFICIAL PRTUGUESA. Declaração da CPLP à Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável RIO+20 V REUNIÃO DE MINISTROS DO AMBIENTE DA CPLP ILHA DO SAL MAIO DE 2012 Declaração da CPLP à Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável RIO+20 Reunidos no dia 4 de Maio de 2012, na Ilha

Leia mais

Importância do CAADP para Moçambique

Importância do CAADP para Moçambique Breve Reflexão Apresentada na Revisão Técnica Anual do MINAG/ PROAGRI de 2010 Importância do CAADP para Moçambique Hélder Gêmo (Maputo, 14.04.2010) Agricultura é importante, em especial nos 7 países de

Leia mais

Plataforma Nacional de Diálogo e Promoção do uso de Fertilizantes. IIAM, 15 de Setembro de 2014

Plataforma Nacional de Diálogo e Promoção do uso de Fertilizantes. IIAM, 15 de Setembro de 2014 Plataforma Nacional de Diálogo e Promoção do uso de Fertilizantes IIAM, 15 de Setembro de 2014 1. Antecedentes O MINAG desenvolveu o Programa Nacional e o Regulamento de Gestão de Fertilizantes Aprovados

Leia mais

Sustentabilidade Ambiental e Trabalho Digno na Agricultura. Mariangels Fortuny Sectoral Policies Department ILO, Geneva

Sustentabilidade Ambiental e Trabalho Digno na Agricultura. Mariangels Fortuny Sectoral Policies Department ILO, Geneva Sustentabilidade Ambiental e Trabalho Digno na Agricultura Mariangels Fortuny Sectoral Policies Department ILO, Geneva Agricultura Importante fonte de emprego A Agricultura emprega metade da população

Leia mais

RECOMENDAÇÕES INTERNACIONAIS SOBRE PRINCÍPIOS DAS ESTATÍSTICAS OFICIAIS

RECOMENDAÇÕES INTERNACIONAIS SOBRE PRINCÍPIOS DAS ESTATÍSTICAS OFICIAIS RECOMENDAÇÕES INTERNACIONAIS SOBRE PRINCÍPIOS DAS ESTATÍSTICAS OFICIAIS Adrião Simões Ferreira da Cunha * Pelo seu interesse como quadro de referência para a engenharia dos Sistemas Estatísticos Nacionais,

Leia mais

A SITUAÇÃO DA PROTECÇÃO SOCIAL EM MOÇAMBIQUE

A SITUAÇÃO DA PROTECÇÃO SOCIAL EM MOÇAMBIQUE República de Moçambique REUNIÃO NACIONAL DE CONSULTA A SITUAÇÃO DA PROTECÇÃO SOCIAL EM MOÇAMBIQUE Março de 2006 a Março de 2008 1 CONTEUDO Introdução Antecedentes Progressos realizados por Moçambique Conclusões

Leia mais

AGRICULTURA E SEGURANCA ALIMENTAR (Reuniao da ASSECA-PLP) Castro Camarada

AGRICULTURA E SEGURANCA ALIMENTAR (Reuniao da ASSECA-PLP) Castro Camarada AGRICULTURA E SEGURANCA ALIMENTAR (Reuniao da ASSECA-PLP) Castro Camarada 23-11-2014 CONTEUDO Dimensoes da Seguranca Alimentar Seguranca Alimentar em Africa e na CPLP O papel Fundamental da Agricultura

Leia mais

COMISSÃO EUROPEIA ORÇAMENTO GERAL DA UNIÃO EUROPEIA PARA O EXERCÍCIO DE Síntese numérica

COMISSÃO EUROPEIA ORÇAMENTO GERAL DA UNIÃO EUROPEIA PARA O EXERCÍCIO DE Síntese numérica COMISSÃO EUROPEIA ORÇAMENTO GERAL DA UNIÃO EUROPEIA PARA O EXERCÍCIO DE 2007 Síntese numérica JANEIRO DE 2007 1. INTRODUÇÃO O orçamento de 2007 é o primeiro ao abrigo do novo quadro financeiro plurianual,

Leia mais

Termos de Referência Tutoria em Gestão de Ciclo de Projeto

Termos de Referência Tutoria em Gestão de Ciclo de Projeto Termos de Referência Tutoria em Gestão de Ciclo de Projeto PROJETO: UE - ACTIVA Eixo de Governação Territorial: REGIÕES: Bafatá, Quinara e Tombali POSIÇÃO: Consultoria Externa DATA DE INÍCIO (previsão):

Leia mais

FarmPath Transições na Agricultura: Trajectórias para a Sustentabilidade Regional da Agricultura na Europa

FarmPath Transições na Agricultura: Trajectórias para a Sustentabilidade Regional da Agricultura na Europa FarmPath Transições na Agricultura: Trajectórias para a Sustentabilidade Regional da Agricultura na Europa DRAPAL, 8 Abril 2014 Teresa Pinto Correia (mtpc@uevora.pt) Cecília Fonseca (ceciliaf@uevora.pt)

Leia mais

Investimento público na agricultura: o caso dos regadios de Búzi, Nhamatanda, Sussundenga e Vanduzi

Investimento público na agricultura: o caso dos regadios de Búzi, Nhamatanda, Sussundenga e Vanduzi Conferência: Políticas Públicas para o Agronegócio Investimento público na agricultura: o caso dos regadios de Búzi, Nhamatanda, Sussundenga e Vanduzi Yasser Arafat Dadá, Yara Nova, Cerina Mussá e Rabia

Leia mais

Quadro Comum de Acompanhamento e Avaliação - questões comuns de avaliação relação com os domínios Folha 5

Quadro Comum de Acompanhamento e Avaliação - questões comuns de avaliação relação com os domínios Folha 5 Quadro Comum de Acompanhamento e Avaliação - questões comuns de avaliação relação com os domínios Folha 5 P1 Fomentar a transferência de conhecimentos e a inovação nos setores agrícola e florestal e nas

Leia mais

CAP. 5- ENQUADRAMENTO ECONÓMICO E FINANCEIRO DA ENERGIA RENOVAVEL EM STP CENTRO DE FORMAÇÃO BRASIL- SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE

CAP. 5- ENQUADRAMENTO ECONÓMICO E FINANCEIRO DA ENERGIA RENOVAVEL EM STP CENTRO DE FORMAÇÃO BRASIL- SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE CAP. 5- ENQUADRAMENTO ECONÓMICO E FINANCEIRO DA ENERGIA RENOVAVEL EM STP CENTRO DE FORMAÇÃO BRASIL- SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE Junho 2018 Dr. Sleid Costa SUMÁRIO 1-MERCADO DE ENERGIA RENOVÁVEL EM STP 2-INSTITUIÇÕES

Leia mais

O PAPEL ESTRATÉGICO DA AGRICULTURA BIOLÓGICA Jaime Ferreira Lisboa, 19 Abril 2013

O PAPEL ESTRATÉGICO DA AGRICULTURA BIOLÓGICA Jaime Ferreira Lisboa, 19 Abril 2013 O PAPEL ESTRATÉGICO DA AGRICULTURA BIOLÓGICA Jaime Ferreira Lisboa, 19 Abril 2013 1. Situação de referência A agricultura é produção de alimentos Contribuir para a preservação da biodiversidade e recursos

Leia mais

A realização do Direito Humano à Alimentação Adequada. DESAFIO 2030 UMA AGENDA PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL Setúbal 19 de setembro de 2018

A realização do Direito Humano à Alimentação Adequada. DESAFIO 2030 UMA AGENDA PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL Setúbal 19 de setembro de 2018 A realização do Direito Humano à Alimentação Adequada DESAFIO 2030 UMA AGENDA PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL Setúbal 19 de setembro de 2018 Segurança Alimentar e Nutricional (food security safety)

Leia mais

mar 2020: Fazer acontecer o MAR

mar 2020: Fazer acontecer o MAR Onde a terra se acaba e o mar começa (in Os Lusíadas, Canto III) Portugal sempre foi mar. Mas agora, mais do que nunca, o mar pode ser uma infinidade de oportunidades para todos os portugueses. A extensão

Leia mais

do Centro Hospitalar de São Tomé (3/2000)

do Centro Hospitalar de São Tomé (3/2000) (3/2000) Sumário de Avaliação :: Enquadramento > O presente documento contém o sumário executivo da avaliação do Projecto de Cooperação do Centro Hospitalar S. Tomé (CHST) que o Instituto da Cooperação

Leia mais

PLANO DE ACTIVIDADES FEDERAÇÃO DE DOENÇAS RARAS DE PORTUGAL

PLANO DE ACTIVIDADES FEDERAÇÃO DE DOENÇAS RARAS DE PORTUGAL PLANO DE ACTIVIDADES 2017 FEDERAÇÃO DE DOENÇAS RARAS DE PORTUGAL INTRODUÇÃO Na base da elaboração deste plano de actividades, está a intenção desta Direcção de implementar uma estratégia de acção baseada

Leia mais

Ver será sempre a melhor metáfora de conhecer. Fernando Pessoa

Ver será sempre a melhor metáfora de conhecer. Fernando Pessoa 2007-2013 Ver será sempre a melhor metáfora de conhecer Fernando Pessoa O O B S E RVATÓ R I O D O Q R E N : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : O Observatório

Leia mais

Propostas de Alteração à Lei da Saúde Ocupacional

Propostas de Alteração à Lei da Saúde Ocupacional CATEGORIA AUTORIA JUNHO 16 Comentários Técnicos Gabinete de Estudos e Contributos OPP Técnicos Propostas de Alteração à Lei da Saúde Ocupacional Sugestão de Citação Ordem dos Psicólogos Portugueses (2016).

Leia mais

REUNIÃO DE PLANIFICAÇÃO DA REDE EPIDEMIOLÓGICA E CONSULTA CONTINENTAL PARA OS PONTOS FOCAIS SOBRE REDUÇÃO DA DEMANDA DE DROGAS.

REUNIÃO DE PLANIFICAÇÃO DA REDE EPIDEMIOLÓGICA E CONSULTA CONTINENTAL PARA OS PONTOS FOCAIS SOBRE REDUÇÃO DA DEMANDA DE DROGAS. AFRICAN UNION UNION AFRICAINE UNIÃO AFRICANA Addis Ababa, ETHIOPIA P. O. Box 3243 Telephone : 011-551 7700 Fax : 011-551 7844 website : www. africa-union.org SA17289 47/47/22/10 REUNIÃO CONTINENTAL DE

Leia mais

Eficiência Hídrica em Edifícios e Espaços Públicos - Um caso de estudo na Região de Aveiro - M. Couto, C. Ferreira, A. Silva-Afonso, V.M.

Eficiência Hídrica em Edifícios e Espaços Públicos - Um caso de estudo na Região de Aveiro - M. Couto, C. Ferreira, A. Silva-Afonso, V.M. Eficiência Hídrica em Edifícios e Espaços Públicos - Um caso de estudo na Região de Aveiro - M. Couto, C. Ferreira, A. Silva-Afonso, V.M. Ferreira POVT-09-142-FEDER-000022 O Desafio Em Portugal, a necessidade

Leia mais

IDENTIFICAÇÃO DE ACTIVIDADES DE APOIO À GESTÃO FLORESTAL SUSTENTÁVEL COMO PARTE DO PLANO DE ACÇÃO FLEGT

IDENTIFICAÇÃO DE ACTIVIDADES DE APOIO À GESTÃO FLORESTAL SUSTENTÁVEL COMO PARTE DO PLANO DE ACÇÃO FLEGT Programa União Europeia/Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) FLEGT (GCP/GLO/395/EC) IDENTIFICAÇÃO DE ACTIVIDADES DE APOIO À GESTÃO FLORESTAL SUSTENTÁVEL COMO PARTE DO

Leia mais

Estratégia Pan-Africana de Controlo e Erradicação da Peste dos Pequenos Ruminantes

Estratégia Pan-Africana de Controlo e Erradicação da Peste dos Pequenos Ruminantes UNIÃO AFRICANA GABINETE INTER-AFRICANO PARA OS RECURSOS ANIMAIS Estratégia Pan-Africana de Controlo e Erradicação da Peste dos Pequenos Ruminantes SUMÁRIO EXECUTIVO Estratégia Pan-Africana de Controlo

Leia mais

Comunicação da proposta decisão relativa ao reconhecimento formal do Cluster

Comunicação da proposta decisão relativa ao reconhecimento formal do Cluster Exmo. Senhor Pedro Miguel Felix Animaforum Associação para o Desenvolvimento da Agro-indústria Parque Exposições NERSANT Várzea de Mesiões Ap. 177 2354-909 Torres Novas Sua referência Data Nossa referência

Leia mais