CARTOGRAFIA GEOGRÁFICA Prof ª Gustavo Silva de Souza

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "CARTOGRAFIA GEOGRÁFICA Prof ª Gustavo Silva de Souza"

Transcrição

1 CARTOGRAFIA GEOGRÁFICA Prof ª Gustavo Silva de Souza

2 CONCEITO A cartografia é a ciência da representação gráfica da superfície terrestre, tendo como produto final o mapa. Ou seja, é a ciência que trata da concepção, produção, difusão, utilização e estudo dos mapas. Na cartografia, as representações de área podem ser acompanhadas de diversas informações, como símbolos, cores, entre outros elementos. A cartografia é essencial para o ensino da Geografia e tornou-se muito importante na educação contemporânea, tanto para as pessoas atenderem às necessidades do seu cotidiano quanto para estudarem o ambiente em que vivem.

3 ORIENTAÇÃO E LOCALIZAÇÃO NO ESPAÇO GEOGRÁFICO

4 COMEÇO DE CONVERSA Chegar a um lugar desconhecido utilizando um mapa requer uma série de conhecimentos que só são adquiridos num processo de alfabetização diferente. Ele não envolve letras, palavras e pontuação, mas linhas, cores e formas. É a aprendizagem da linguagem cartográfica utilizada na ciência geográfica.

5 REPRESENTAÇÕES DO ESPAÇO TERRESTRE GLOBO TERRESTRE MAPA

6

7 PRINCIPAIS ELEMENTOS DO MAPA TÍTULO ORIENTAÇÃO (ROSA DOS VENTOS) LEGENDA ESCALA COORDENADAS GEOGRÁFICAS CONVENÇÕES CARTOGRÁFICAS

8 TÍTULO - MAPA POLÍTICO MUNDIAL

9 ORIENTAÇÃO - (ROSA DOS VENTOS)

10

11 LEGENDA A importância e função da legenda dos mapas é facilitar a comunicação, ajudando um determinado mapa a atingir o seu objetivo, que é informar e fornecer dados acerca de acontecimentos ou elementos existentes no espaço geográfico. Por isso, faz-se necessário o entendimento dos diferentes tipos de símbolos ou signos cartográficos.

12 LEGENDA POPULAÇÃO TOTAL POR ESTADO

13 LEGENDA Os símbolos cartográficos são escolhidos a partir de critérios específicos, como a demarcação de áreas, a necessidade de pontuar elementos ou a busca por indicar caminhos ou localidades em geral. Por isso, existem três principais tipos de signos cartográficos: os lineares, os pontuais e os zonais.

14 Os símbolos lineares costumam ser utilizados para elementos naturais ou artificiais cuja feição mais importante é a extensão, e não a largura, a exemplo de ruas, estradas, ferrovias e pequenos e medianos cursos d'água.

15 Os símbolos pontuais são utilizados quando a área dos objetos é desimportante, sendo mais relevante a indicação mais ou menos precisa de sua localidade. São muito utilizados para indicar capitais em mapas de escala pequena, cidades, casas, endereços, entre outros. Podem ser utilizados pontos ou ícones específicos, a exemplo do símbolo de um avião para aeroportos, entre outros

16 Já os símbolos zonais são utilizados para a indicação de áreas ocupadas, quando a largura e a extensão são importantes. Eles podem indicar regiões, áreas ocupadas ou diferenciações naturais no relevo, na vegetação etc.

17

18 ESCALA CARTOGRÁFICA Indica a proporção entre o objeto real e sua representação cartográfica, ou seja, quantas vezes o tamanho real teve de ser reduzido para poder ser representado;

19 GEOGRAFIA, 1ª Série Projeções Cartográficas É a razão entre a distância no mapa e distância real. ESCALA GRÁFICA Imagem: Milhaus / Example of graphical scale / GNU Free Documentation License TIPOS DE ESCALA E x: Escala 1: Essa escala indica que 1 cm no mapa corresponde a de cm na realidade. Convertendo os centímetros em quilômetros, obtém-se: km hm dam m dm cm mm NUMÉRICA 1 cm = cms = 300 km. Ou seja, 1 cm no mapa corresponde a 300 km na realidade.

20 ESCALAS Gráfica Representado por um gráfico Numérica Representado por um número

21 Observe o mapa ao lado: ESCALAS Ele mostra que a cada 1 centímetro no mapa a realidade corresponde a 50 mil centímetros ou 500 metros (REAL/CAMPO).

22 ESCALAS Comparando os mapas A e B, observamos que há maior riqueza de detalhes no mapa B e sua escala é duas vezes maior do que no mapa A. Observe, então, que quanto menor for o denominador da escala, maior ela será e mais detalhes ela nos dará.

23 COORDENADAS GEOGRÁFICAS São linhas imaginárias traçadas sobre os mapas, essenciais para a localização de um ponto na superfície terrestre. Essa localização é o resultado do encontro de um paralelo e sua respectiva latitude (o afastamento, medido em graus, do paralelo em relação ao Equador) e de um meridiano e sua respectiva longitude (o afastamento, medido em graus, do meridiano em relação ao meridiano principal ou de Greenwich).

24 PLANISFÉRIO PARALELOS E MERIDIANOS

25 AS LINHAS IMAGINÁRIAS

26 PARALELOS Linhas imaginárias horizontais traçadas paralelamente a linha do Equador. Equador 0 : divide o planeta em dois hemisférios: Norte e Sul.

27 LINHA DO EQUADOR HEMISFÉRIO NORTE E HEMISFÉRIO SUL

28 MERIDIANOS Linhas imaginárias verticais traçadas de polo a polo. O único meridiano que tem denominação específica é o Meridiano de Greenwich (que separa a Terra em dois hemisférios oeste ou ocidente e leste ou oriente)

29 MERIDIANO DE GREENWICH HEMISFÉRIO OESTE E LESTE

30

31 REGIÃO TROPICAL OU INTERTROPICAL

32 MACAPÁ - BRASIL

33 MERIDIANO DE GREENWICH REINO UNIDO

34 MAPA DO REINO UNIDO BANDEIRA DO REINO UNIDO

35 COMO SE LOCALIZAR NA SUPERFÍCIE TERRESTRE? Para localizar com exatidão continentes, países, cidades, ilhas ou qualquer ponto sobre a face da Terra, o ser humano criou os paralelos e as latitudes, assim como os meridianos e as longitudes terrestres. Conhecendo a latitude e a longitude de um lugar é possível determinar suas coordenadas geográficas.

36 LINHAS IMAGINÁRIAS DA TERRA Objetivo das Linhas Imaginárias: Tem como função dar a localização exata de qualquer ponto no globo terrestre O PLANETA TERRA O Planeta Terra tem aproximadamente km² forma = geóide massa = 6,4 sextrilhões de toneladas

37 Sistema de Coordenadas Geográficas (Rede Geográfica) Pólo Norte Pólo Sul - A Terra possui um movimento de rotação que se processa em torno de um eixo imaginário. - Os pontos de interseção deste eixo de rotação com a superfície terrestre são os pólos geográficos.

38 Sistema de Coordenadas Geográficas (Rede Geográfica) Pólo Norte Equador Pólo Sul -Podemos traçar na Terra um círculo perpendicular ao eixo de rotação e que divide a Terra em duas metades iguais ou hemisférios. -Este círculo máximo é chamado de equador terrestre ou equador geográfico.

39 Sistema de Coordenadas Geográficas (Rede Geográfica) DETERMINANDO UM PONTO NA SUPERFÍCIE TERRESTRE

40 LATITUDE Medida angular em graus, minutos e segundos de qualquer ponto da superfície terrestre em relação à Linha do Equador. Varia de 0 a 90 para o norte ou para o sul.

41 LATITUDE A Lat 50 N B Lat 30 S C Lat 30 N D Lat 40 S

42 As linhas imaginárias (Latitude)

43 LONGITUDE É a medida angular em graus a partir de qualquer lugar da Terra em relação ao Meridiano de Greenwich. Varia de 0 a 180 para o leste ou para o oeste.

44 LONGITUDE A Long 60º O B Long 70 O C Long 10 L D Long 30 L

45 As linhas imaginárias (longitude)

46 COORDENADAS GEOGRÁFICAS Determinam a localização exata de qualquer ponto da superfície terrestre. São determinadas a partir do cruzamento da latitude com a longitude. A Lat 45 N Long 105 O - B Lat 30 S Long 60 O - C Lat 15 N Long 30 L - D Lat 60 N Long 90 L - E Lat 0 Long 135 L

47 Sistema de Coordenadas Geográficas (Rede Geográfica) Sistema de Coordenadas Geográficas Trata-se do sistema mais antigo de coordenadas. Nele, cada ponto da superfície terrestre é localizado na interseção de um meridiano com um paralelo. Suas coordenadas são a latitude e a longitude

48 Sistema de Coordenadas Geográficas (Rede Geográfica) Sistema de Coordenadas Geográficas Tendo-se os valores da latitude e da longitude de um local desejado, estarão determinadas as coordenadas geográficas do mesmo. Exemplo: Determinando um Ponto na Superfície terrestre - 0º de latitude Com - 0º de longitude

49 Sistema de Coordenadas Geográficas (Rede Geográfica) Sistema de Coordenadas Geográficas Tendo-se os valores da latitude e da longitude de um local desejado, estarão determinadas as coordenadas geográficas do mesmo. Exemplo: Determinando um Ponto na Superfície terrestre - 20º de latitude Norte Com - 60º de longitude Leste

50 Sistema de Coordenadas Geográficas (Rede Geográfica) Sistema de Coordenadas Geográficas Tendo-se os valores da latitude e da longitude de um local desejado, estarão determinadas as coordenadas geográficas do mesmo. Exemplo: Determinando um Ponto na Superfície terrestre - 100º de latitude SUL Com - 181º de longitude OESTE?

51 Sistema de Coordenadas Geográficas (Rede Geográfica) Sistema de Coordenadas Geográficas Tendo-se os valores da latitude e da longitude de um local desejado, estarão determinadas as coordenadas geográficas do mesmo. Exemplo: Determinando um Ponto na Superfície terrestre - 15º de latitude SUL Com - 45º de longitude OESTE BRASIL

52 Prática Analise a figura abaixo e assinale a opção que corresponde, respectivamente, às coordenadas geográficas dos pontos X e Z. a) 60 o de Latitude Sul 15 o de Longitude Oeste b) 15 o de Latitude Norte 60 o de Longitude Leste c) 60 o de Latitude Norte 15 o de Longitude Leste d) 15 o de Latitude Sul 60 o de Longitude Oeste X 30 o de Latitude Sul 90 o de Longitude Leste 90 o de Latitude Norte 30 o de Longitude Oeste 30 o de Latitude Norte 90 o de Longitude Oeste 90 o de Latitude Sul 30 o de Longitude Leste Z

CARTOGRAFIA GEOGRÁFICA Profº Gustavo Silva de Souza

CARTOGRAFIA GEOGRÁFICA Profº Gustavo Silva de Souza CARTOGRAFIA GEOGRÁFICA Profº Gustavo Silva de Souza ORIENTAÇÃO E LOCALIZAÇÃO NO ESPAÇO GEOGRÁFICO REPRESENTAÇÕES DO ESPAÇO TERRESTRE GLOBO TERRESTRE MAPA PRINCIPAIS ELEMENTOS DO MAPA TÍTULO ORIENTAÇÃO

Leia mais

Sistema de Coordenadas Geográficas (Rede Geográfica) LOCALIZAÇÃO. Professor R O C H A

Sistema de Coordenadas Geográficas (Rede Geográfica) LOCALIZAÇÃO. Professor R O C H A LOCALIZAÇÃO Professor R O C H A Pólo Norte Pólo Sul - A Terra possui um movimento de rotação que se processa em torno de um eixo imaginário. - Os pontos de interseção deste eixo de rotação com a superfície

Leia mais

INTRODUÇÃO À CARTOGRAFIA. Prof. Rogério da Mata

INTRODUÇÃO À CARTOGRAFIA. Prof. Rogério da Mata INTRODUÇÃO À CARTOGRAFIA A importância dos pontos de referência Pontos Cardeais: são pontos principais utilizados como padrão de localização ou pontos de referência. Através deles é possível localizar

Leia mais

Professores: Jaime, Clodoaldo

Professores: Jaime, Clodoaldo Professores: Jaime, Clodoaldo Ciência que abrange os fenômenos humanos e naturais, como condições ambientais(clima, vegetação, relevo, hidrografia) e as relações humanas Ela descreve e interpreta de maneira

Leia mais

Conceitos Básicos mapa

Conceitos Básicos mapa Cartografia Conceitos Básicos Entende-se por mapa a representação gráfica convencional, geralmente plana e em pequena escala, de áreas relativamente extensas, como acontece nos mapas dos atlas. Para tal,

Leia mais

REPRESENTAÇÕES GRÁFICAS E CARTOGRÁFICAS

REPRESENTAÇÕES GRÁFICAS E CARTOGRÁFICAS REPRESENTAÇÕES GRÁFICAS E CARTOGRÁFICAS 1 CONHECENDO A CARTOGRAFIA E OS MAPAS 2 CARTOGRAFIA SEGUNDO A ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS (ABNT), CARTOGRAFIA É DEFINIDA COMO: "A ARTE DO LEVANTAMENTO,

Leia mais

Fundamentos de Cartografia A Rede Geográfica

Fundamentos de Cartografia A Rede Geográfica UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA DEPARTAMENTO DE GEOCIÊNCIAS Disciplina: Leitura e Interpretação de Cartas Fundamentos de Cartografia A Rede Geográfica Prof. Dr.

Leia mais

CARTOGRAFIA: ELEMENTOS E TÉCNICAS MÓDULO 01 GEOGRAFIA 01

CARTOGRAFIA: ELEMENTOS E TÉCNICAS MÓDULO 01 GEOGRAFIA 01 CARTOGRAFIA: ELEMENTOS E TÉCNICAS MÓDULO 01 GEOGRAFIA 01 Cartografia ciência responsável pela elaboração de representações da superfície da Terra. Com a ajuda da matemática, evoluiu e aprimorou mapas e

Leia mais

Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser

Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser 2017 1ª PROVA SUBSTITUTIVA DE GEOGRAFIA Aluno(a): Nº Ano: 8º Turma: Data: 11/05/2017 Nota: Professor: Edvaldo de Oliveira Valor da Prova: 40 pontos Orientações

Leia mais

Geografia para Técnico do IBGE Aula Demonstrativa Gratuita. Professor Leandro Signori

Geografia para Técnico do IBGE Aula Demonstrativa Gratuita. Professor Leandro Signori Geografia para Técnico do IBGE Aula Demonstrativa Gratuita Professor Leandro Signori Conteúdos constantes no edital Noções básicas de cartografia: Orientação: pontos cardeais; Localização: coordenadas

Leia mais

Coordenadas Geográficas

Coordenadas Geográficas Coordenadas Geográficas Coordenadas Geográficas É a posição exata no globo terrestre Intersecção entre latitude e longitude Paralelos Linhas paralelas a Linha do Equador Trópico de Capricórnio Hemisfério

Leia mais

PROF. NETO CARTOGRAFIA

PROF. NETO CARTOGRAFIA PROF. NETO CARTOGRAFIA Norte ou setentrional ou boreal ou das terras A Rosa dos Ventos ou Rosa dos Rumos Sul ou meridional ou austral ou das águas. LINHAS IMAGINÁRIAS Objetivo das Linhas Imaginárias:

Leia mais

Geografia Prof. Davi Cartografia

Geografia Prof. Davi Cartografia Geografia Prof. Davi Cartografia EXERCÍCIOS 4. (Fuvest 2012) Observe os seguintes mapas do Brasil: 1. (UNIFEI) Em um mapa no qual a escala é de 1: 100 000, a distância em linha reta entre duas cidades

Leia mais

PROVA: Testes. APOSTILA Nº 1 MÓDULOS 1 e 2

PROVA: Testes. APOSTILA Nº 1 MÓDULOS 1 e 2 DISCIPLINA: Geografia do Brasil SÉRIE 3ª e Med PROFESSOR: Márcio PROVA: Testes DIA: ASSUNTO: Noções Espaciais e Cartografia APOSTILA Nº 1 MÓDULOS 1 e 2 OBSERVAÇÕES: 1. (UNICAMP 2012. Adaptada) Abaixo é

Leia mais

Paulo Tumasz Junior. Cartografia Geral

Paulo Tumasz Junior. Cartografia Geral Paulo Tumasz Junior Cartografia Geral APRESENTAÇÕES Slides - A cartografia é a ciência da representação gráfica da superfície terrestre, tendo como produto final o mapa, ciência que trata da concepção,

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS SOBRE CARTOGRAFIA GERAL. 1) Sobre o sistema de coordenadas de localização, julgue os itens a seguir:

LISTA DE EXERCÍCIOS SOBRE CARTOGRAFIA GERAL. 1) Sobre o sistema de coordenadas de localização, julgue os itens a seguir: LISTA DE EXERCÍCIOS SOBRE CARTOGRAFIA GERAL 1) Sobre o sistema de coordenadas de localização, julgue os itens a seguir: I. ( ) A Linha do Equador não exerce função sobre os sistemas de localização, sendo

Leia mais

Geografia Professor Alessandro 1. (FEI) 2. (UFAM)

Geografia Professor Alessandro 1. (FEI) 2. (UFAM) Geografia Professor Alessandro 1. (FEI) As cidades Ottawa no Canadá, Washington D.C. nos EUA, Kingston na Jamaica, Bogotá na Colômbia e Lima no Peru: (A) possuem o mesmo clima. (B) estão na mesma faixa

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS SOBRE CARTOGRAFIA GERAL. 1) Sobre o sistema de coordenadas de localização, julgue os itens a seguir:

LISTA DE EXERCÍCIOS SOBRE CARTOGRAFIA GERAL. 1) Sobre o sistema de coordenadas de localização, julgue os itens a seguir: LISTA DE EXERCÍCIOS SOBRE CARTOGRAFIA GERAL 1) Sobre o sistema de coordenadas de localização, julgue os itens a seguir: I. ( ) A Linha do Equador não exerce função sobre os sistemas de localização, sendo

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Colégio Santa Dorotéia Área de Ciências Humanas Disciplina: Geografia Ano: 6 o - Ensino Fundamental Professor: Carlos Afonso Geografia Atividades para Estudos Autônomos Data: 8 / 5 / 2018 Aluno(a): N o

Leia mais

COLÉGIO MONJOLO QUIZ N / 1 BIMESTRE SILVANA GEOGRAFIA

COLÉGIO MONJOLO QUIZ N / 1 BIMESTRE SILVANA GEOGRAFIA COLÉGIO MONJOLO QUIZ N 01 2017 / 1 BIMESTRE SILVANA GEOGRAFIA Data da entrega: 28/04/2017. Aluno(a): 6º Ano 1-1-De acordo com desenho acima, Escreva qual é o Paralelo? e qual é o Meridiano? 2- Com base

Leia mais

A planta possui linhas horizontais (letras) e verticais (números) que facilitam a localização de ruas, praças e logradouros.

A planta possui linhas horizontais (letras) e verticais (números) que facilitam a localização de ruas, praças e logradouros. A planta possui linhas horizontais (letras) e verticais (números) que facilitam a localização de ruas, praças e logradouros. Qualquer região da superfície terrestre pode ser dividida por linhas horizontais

Leia mais

Interbits SuperPro Web

Interbits SuperPro Web 1. (Ufrn 2013) Um estudante australiano, ao realizar pesquisas sobre o Brasil, considerou importante saber a localização exata de sua capital, a cidade de Brasília. Para isso, consultou o mapa a seguir:

Leia mais

UFGD FCA PROF. OMAR DANIEL BLOCO 1.1 NOÇÕES DE CARTOGRAFIA

UFGD FCA PROF. OMAR DANIEL BLOCO 1.1 NOÇÕES DE CARTOGRAFIA UFGD FCA PROF. OMAR DANIEL BLOCO 1.1 NOÇÕES DE CARTOGRAFIA (Copyright 1991-2006 SPRING - DPI/INPE) 1 (Para uso no SPRING) 1 - Sistemas de Coordenadas Um objeto geográfico qualquer, como uma cidade, a foz

Leia mais

COLÉGIO XIX DE MARÇO Educação do jeito que deve ser 2ª PROVA PARCIAL DE GEOGRAFIA

COLÉGIO XIX DE MARÇO Educação do jeito que deve ser 2ª PROVA PARCIAL DE GEOGRAFIA 2016 2ª PROVA PARCIAL DE GEOGRAFIA Aluno(a): Nº Ano: 6º Turma: Data: 23/06/16 Nota: Professor(a): Élida e Edvaldo Valor da Prova: 40 Pontos Orientações gerais: 1) Número de questões desta prova: 15 2)

Leia mais

TOPOGRAFIA E ELEMENTOS DA GEODÉSIA AULA 1

TOPOGRAFIA E ELEMENTOS DA GEODÉSIA AULA 1 E ELEMENTOS DA GEODÉSIA AULA 1 IDENTIFICAÇÃO Disciplina: Topografia Semestre: 3º Créditos: 2.0.0.2.0 Carga Horária: 60 h Período Letivo: 2015/2 Docente Responsável: VINICIUS MELO NOGUEIRA SILVA Contato:

Leia mais

LISTA EXERCÍCIOS 11 CARTOGRAFIA 2

LISTA EXERCÍCIOS 11 CARTOGRAFIA 2 LISTA EXERCÍCIOS 11 CARTOGRAFIA 2 1) Criada em 1884, essa linha imaginária foi fruto de uma convenção para designar a hora inicial, o ponto a partir do qual se medem os fusos horários e as coordenadas

Leia mais

Material de apoio para o aluno

Material de apoio para o aluno Material de apoio para o aluno SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 6: ORIENTAÇÃO RELATIVA A ROSA DOS VENTOS SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 7: AS COORDENADAS GEOGRÁFICAS Habilidades: Compreender o sistema de coordenadas

Leia mais

Prof. Rodolfo Visentin 1

Prof. Rodolfo Visentin 1 EXERCÍCIOS GEOGRAFIA - Noções básicas de Cartografia (orientação: pontos cardeais; localização: coordenadas geográficas, latitude, longitude e altitude; representação: leitura, escala, legendas e convenções)

Leia mais

NOÇÕES DE CARTOGRAFIA

NOÇÕES DE CARTOGRAFIA NOÇÕES DE CARTOGRAFIA 1. Localização e Orientação Localizar-se e orientar-se no espaço geográfico foi uma das preocupações iniciais do ser humano, devido a várias necessidades: encontrar recursos naturais

Leia mais

ENTREGAR EM: 24/05/2018

ENTREGAR EM: 24/05/2018 Assunto: Roteiro de recuperação da I etapa de GEOGRAFIA Tipo: U Data:25/05/2018 Ensino Médio Ano/Série: 1º Turma: TA Valor: 5,0 Nome: Nº Nota: Professor: Gilson Pinheiro Lima Ass. do Responsável: Querido(a)

Leia mais

Sistemas de Coordenadas

Sistemas de Coordenadas Projeção cartográfica Quanto as propriedades espaciais Conformes os ângulos são mantidos idênticos (na esfera e no plano) e as áreas são deformadas. Sistemas de Coordenadas Equivalentes quando as áreas

Leia mais

01. Observe o esquema abaixo para responder a esta questão:

01. Observe o esquema abaixo para responder a esta questão: Roteiro de estudos 1 EM 01. Observe o esquema abaixo para responder a esta questão: A) A frente do supermercado está voltada para o leste. B) A Rua Ipê está traçada no sentido leste-oeste. C) A Rua Brasil

Leia mais

SIG PROF. IVAIRTON M. SANTOS 2015/2 AULA 2 INTRODUÇÃO A SIG E CARTOGRAFIA

SIG PROF. IVAIRTON M. SANTOS 2015/2 AULA 2 INTRODUÇÃO A SIG E CARTOGRAFIA Universidade Federal de Mato Grosso UFMT Campus Universitário do Araguaia CUA Curso de Bacharelado em Ciência da Computação SIG PROF. IVAIRTON M. SANTOS 2015/2 AULA 2 INTRODUÇÃO A SIG E CARTOGRAFIA Introdução

Leia mais

Que formas conheces de representação da Terra?

Que formas conheces de representação da Terra? Que formas conheces de representação da Terra? Desde sempre o Homem sentiu necessidade de representar os lugares que ia conhecendo e tudo aquilo que contribuía para a sua sobrevivência. Dessa necessidade

Leia mais

LUCIANO TEIXEIRA IBGE

LUCIANO TEIXEIRA IBGE LUCIANO TEIXEIRA IBGE EDITAL IBGE Noções básicas de cartografia: Orientação: pontos cardeais; Localização: coordenadas geográficas (latitude, longitude e altitude); Representação: leitura, escala, legendas

Leia mais

COORDENADAS GEOGRÁFICAS. PROFESSOR: Benjamim Pereira Vilela

COORDENADAS GEOGRÁFICAS. PROFESSOR: Benjamim Pereira Vilela COORDENADAS GEOGRÁFICAS PROFESSOR: Benjamim Pereira Vilela OBJETIVO COMPREENDER COORDENADAS GEOGRÁFICAS SUMÁRIO I INTRODUÇÃO II DESENVOLVIMENTO 1) Paralelos 2) Meridianos 3) Rede Geográfica 4) Paralelos

Leia mais

SIMULADO DE GEOGRAFIA CURSINHO UECEVEST (ORIENTAÇÃO, FUSOS HORÁRIOS E CARTOGRAFIA) PROFESSOR RAONI VICTOR./DATA: 29/08/15

SIMULADO DE GEOGRAFIA CURSINHO UECEVEST (ORIENTAÇÃO, FUSOS HORÁRIOS E CARTOGRAFIA) PROFESSOR RAONI VICTOR./DATA: 29/08/15 SIMULADO DE GEOGRAFIA CURSINHO UECEVEST (ORIENTAÇÃO, FUSOS HORÁRIOS E CARTOGRAFIA) PROFESSOR RAONI VICTOR./DATA: 29/08/15 1. A distribuição de energia solar, ou insolação, depende dos movimentos de rotação

Leia mais

Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser

Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser 2018 2ª PROVA PARCIAL DE GEOGRAFIA Aluno(a): Nº Ano: 6º Turma: Data: 23/06/2018 Nota: Professor(a): Élida e Edvaldo Valor da Prova: 40 pontos Orientações

Leia mais

Cartografia Esferas celeste e terrestre e seus elementos astronômicos e cartográficos

Cartografia Esferas celeste e terrestre e seus elementos astronômicos e cartográficos Cartografia Esferas celeste e terrestre e seus elementos astronômicos e cartográficos Prof. João Fernando Custodio da Silva Departamento de Cartografia www2.fct.unesp.br/docentes/carto/joaofernando Conteúdo

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE DISCIPLINA: GEOGRAFIA

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE DISCIPLINA: GEOGRAFIA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE DISCIPLINA: GEOGRAFIA DOCENTE: JORDANA MEDEIROS COSTA 1. Sistemas de Localização Qual a importância da localização no nosso cotidiano?

Leia mais

Bolsistas: Amélio e Diego. Escola: Escola Estadual Jerônimo Gueiros Turma: 7º B Professor (a) Supervisor (a): Ary Pereira

Bolsistas: Amélio e Diego. Escola: Escola Estadual Jerônimo Gueiros Turma: 7º B Professor (a) Supervisor (a): Ary Pereira AULA 01 Bolsistas: Amélio e Diego. Escola: Escola Estadual Jerônimo Gueiros Turma: 7º B Professor (a) Supervisor (a): Ary Pereira Orientação e localização na superfície terrestre. Para chegar a um determinado

Leia mais

Lista de Carnaval

Lista de Carnaval SECRETARIA DE SEGURANÇA PÚBLICA/SECRETARIA DE EDUCAÇÃO POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE GOIÁS COMANDO DE ENSINO POLICIAL MILITAR COLÉGIO DA POLÍCIA MILITAR SARGENTO NADER ALVES DOS SANTOS SÉRIE/ANO: 7ª TURMA(S):

Leia mais

Coordenadas Geográficas e Projeção UTM. Cartografia Prof. Dr. Raoni W. D. Bosquilia

Coordenadas Geográficas e Projeção UTM. Cartografia Prof. Dr. Raoni W. D. Bosquilia Coordenadas Geográficas e Projeção UTM Cartografia Prof. Dr. Raoni W. D. Bosquilia Introdução Com o intuito de determinar a localização precisa de pontos na superfície terrestre e ultrapassar as limitações

Leia mais

Navegação Aérea. Rafael Scantamburlo

Navegação Aérea. Rafael Scantamburlo Navegação Aérea Rafael Scantamburlo ? Onde eu estou? Pra onde eu vou? NAVEGAÇÃO AÉREA É a arte ou ciência de situar e dirigir uma aeronave com SEGURANÇA sobre a superfície da terra. NAVIS - embarcação

Leia mais

O local de cruzamento de um meridiano e de um paralelo é chamado de intersecção, é a coordenada.

O local de cruzamento de um meridiano e de um paralelo é chamado de intersecção, é a coordenada. O local de cruzamento de um meridiano e de um paralelo é chamado de intersecção, é a coordenada. Na antiguidade os navegadores precisavam dominar bem a cartografia. Abaixo temos algumas notações: Considerando

Leia mais

Geografia. Cartografia. Professor Tiago Trombetta.

Geografia. Cartografia. Professor Tiago Trombetta. Geografia Cartografia Professor Tiago Trombetta www.acasadoconcurseiro.com.br Geografia CARTOGRAFIA Conjunto dos estudos e operações científicas, técnicas e artísticas que intervêm na elaboração dos mapas

Leia mais

Colégio Militar de Brasília - CMB

Colégio Militar de Brasília - CMB Colégio Militar de Brasília - CMB Ciências Humanas e suas Tecnologias Geografia Professor Vinícius Vanir Venturini professor.venturini@gmail.com Orientação, Rosa dos Ventos 4319 km Boreal Setentrional

Leia mais

Apostila de Geografia 10 Cartografia

Apostila de Geografia 10 Cartografia Apostila de Geografia 10 Cartografia 1.0 Definições Cartografia Ciência que estuda a representação total ou parcial da Terra. Produto final: mapas ou globos terrestres. Mapas Superfícies planas onde a

Leia mais

Cartografia GEOGRAFIA DAVI PAULINO

Cartografia GEOGRAFIA DAVI PAULINO Cartografia GEOGRAFIA DAVI PAULINO Curvas de Nível Mapas temáticos Representação de fenômenos e suas diversidades: Qualitativas: Representa os diferentes elementos cartográficos Ex: Rios, cidades, industrias,

Leia mais

GEOPROCESSAMENTO APLICADO À AGRONOMIA AULA 2

GEOPROCESSAMENTO APLICADO À AGRONOMIA AULA 2 GEOPROCESSAMENTO APLICADO À AGRONOMIA AULA 2 1. IDENTIFICAÇÃO Disciplina: Geoprocessamento Aplicado Semestre: 5º Créditos: 2.0.2.0 Carga Horária: 60h Período Letivo: 2015/1 Docente Responsável: Vinicius

Leia mais

Coordenadas Geográficas

Coordenadas Geográficas GEOGRAFIA SÉRIE: 1º ano Coordenadas Geográficas Profº Luiz Gustavo Silveira Unidade I A linguagem geográfica e a leitura no mundo Livro: parte I Capítulo 4 Nós estamos aqui Tópicos do capítulo Terra no

Leia mais

1. O PLANETA TERRA. a) Qual é a forma do planeta Terra visto do espaço?

1. O PLANETA TERRA. a) Qual é a forma do planeta Terra visto do espaço? 1. O PLANETA TERRA 1. Leia o texto e observe a imagem. Depois, responda às questões propostas. GEOGRAFIA Visto do Universo, o planeta parece uma esfera perfeita, pois o achatamento nos polos é muito pequeno

Leia mais

Coordenadas geográficas. Porto Alegre 2015

Coordenadas geográficas. Porto Alegre 2015 Coordenadas geográficas Porto Alegre 2015 Localização no espaço geográfico O conceito mais apropriado de orientação é direção. Usamos em nosso dia-a-dia uma localização básica fundamentada em Direita,

Leia mais

Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser

Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser 2018 2ª PROVA SUBSTITUTIVA DE GEOGRAFIA Aluno(a): Nº Ano: 6º Turma: Data: 12/09/2018 Nota: Professor(a): Élida e Edvaldo Valor da Prova: 40 pontos Orientações

Leia mais

Revisado. Professor Vinícius Vanir Venturini TC Jean Cid (coord. de disciplina)

Revisado. Professor Vinícius Vanir Venturini TC Jean Cid (coord. de disciplina) Nome: Nº Nota Turma: Data: /04/2019 O presente instrumento de avaliação apresenta 12 escores. Orientação, localização e coordenadas geográficas Observação: No quadro a seguir, estão indicadas as coordenadas

Leia mais

A T I V I D A D E S. Seção de Recursos Didáticos - Mecanografia DATA: _18_ / _02_ / SÉRIE/ANO: 7ª TURMA(S): A, B, C e D DISCIPLINA: Geografia

A T I V I D A D E S. Seção de Recursos Didáticos - Mecanografia DATA: _18_ / _02_ / SÉRIE/ANO: 7ª TURMA(S): A, B, C e D DISCIPLINA: Geografia SECRETARIA DE SEGURANÇA PÚBLICA/SECRETARIA DE EDUCAÇÃO POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE GOIÁS COMANDO DE ENSINO POLICIAL MILITAR COLÉGIO DA POLÍCIA MILITAR SARGENTO NADER ALVES DOS SANTOS SÉRIE/ANO: 7ª TURMA(S):

Leia mais

Orientação, Coordenadas Geográficas Projeção UTM Universal transversa de Mercator

Orientação, Coordenadas Geográficas Projeção UTM Universal transversa de Mercator Prof. Dra. Mariana Soares Domingues Orientação, Coordenadas Geográficas Projeção UTM Universal transversa de Mercator ACH1056 Fundamentos de Cartografia O verbo orientar está relacionado com a busca do

Leia mais

Lista Extra - 3. Resumo dos objetivos: Coordenadas Geográficas e Fusos Horários

Lista Extra - 3. Resumo dos objetivos: Coordenadas Geográficas e Fusos Horários Lista Extra - 3 Resumo dos objetivos: Coordenadas Geográficas e Fusos Horários 1. (Uel) Para responder a esta questão, considere os mapas a seguir. Os mapas 1, 2 e 3 representam, respectivamente, a) mapa

Leia mais

Professor Thiago Espindula - Geografia. Cartografia

Professor Thiago Espindula - Geografia. Cartografia Cartografia A Cartografia é a ciência que se presta à análise ou à criação de representações da Terra. A origem da palavra vem do fato das grandes representações do planeta serem feitas por cartas (mapas).

Leia mais

Orientação e escala. Cartografia Prof. Dr. Raoni W. D. Bosquilia

Orientação e escala. Cartografia Prof. Dr. Raoni W. D. Bosquilia Orientação e escala Cartografia Prof. Dr. Raoni W. D. Bosquilia Conceituação Orientação é uma ação de determinar o lugar onde se encontra a direção dos pontos cardeais e colaterais. O primeiro passo para

Leia mais

Onde estamos na Terra: os pontos de orientação

Onde estamos na Terra: os pontos de orientação MEIOS DE ORIENTAÇÃO ORIENTAÇÃO NO ESPAÇO GEOGRÁFICO Onde estamos na Terra: os pontos de orientação Ao nos deslocarmos no espaço, sentimos a necessidade de uma referência que oriente o nosso movimento.

Leia mais

COLÉGIO 7 DE SETEMBRO DISICIPLINA DE GEOGRAFIA PROF. RONALDO LOURENÇO 1º ANO CAPÍTULO 01 PLANETA TERRA: COORDENADAS, MOVIMENTOS E FUSOS HORÁRIOS

COLÉGIO 7 DE SETEMBRO DISICIPLINA DE GEOGRAFIA PROF. RONALDO LOURENÇO 1º ANO CAPÍTULO 01 PLANETA TERRA: COORDENADAS, MOVIMENTOS E FUSOS HORÁRIOS COLÉGIO 7 DE SETEMBRO DISICIPLINA DE GEOGRAFIA PROF. RONALDO LOURENÇO 1º ANO CAPÍTULO 01 PLANETA TERRA: COORDENADAS, MOVIMENTOS E FUSOS HORÁRIOS IMPORTÂNCIA O homem não existe sem a geografia O princípio

Leia mais

LISTA DE EXERCICIOS I TOPOGRAFIA I

LISTA DE EXERCICIOS I TOPOGRAFIA I LISTA DE EXERCICIOS I TOPOGRAFIA I 1-Em um mapa cuja escala é 1:2.500.000, duas cidades estão separadas, em linha reta, por 5 centímetros. A distância real (no terreno) entre essas duas cidades é a) 50

Leia mais

COLÉGIO MONS. JOVINIANO BARRETO

COLÉGIO MONS. JOVINIANO BARRETO PROFESSOR: DIVERSOS ALUNO(a) GABARITO: AV. PARCIAL 1ª ETAPA DISCIPLINA: FIS./GEO. COLÉGIO MONS. JOVINIANO BARRETO 53 ANOS DE HISTÓRIA ENSINO E DISCIPLINA Rua Frei Vidal, 1621 São João do Tauape/ Fone/Fax:

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Colégio Santa Dorotéia Área de Ciências Humanas Disciplina: Geografia Ano: 6 o - Ensino Fundamental Professor: Carlos Afonso Geografia Atividades para Estudos Autônomos Data: 6 / 3 / 2018 Aluno(a): N o

Leia mais

ESCALAS. Uma carta ou mapa, só estará completa se trouxer seus elementos devidamente representados. Esta representação gera dois problemas:

ESCALAS. Uma carta ou mapa, só estará completa se trouxer seus elementos devidamente representados. Esta representação gera dois problemas: ESCALAS Uma carta ou mapa, só estará completa se trouxer seus elementos devidamente representados. Esta representação gera dois problemas: 1. A necessidade de reduzir as proporções dos acidentes à representar,

Leia mais

CARTOGRAFIA CURSINHO TRIU- MARÇO 2016

CARTOGRAFIA CURSINHO TRIU- MARÇO 2016 CARTOGRAFIA CURSINHO TRIU- MARÇO 2016 NAVEGAR É PRECISO 2500 A.C. uma das primeiras representações de mapa, produzido na região da mesopotâmia. NAVEGAR É PRECISO Mapa do Salmo (1260) e Mappe-Monde (1707),

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Colégio Santa Dorotéia Área de Ciências Humanas Disciplina: Geografia Série: 6 a - Ensino Fundamental Professora: Cristiane Mattar Geografia Atividades para Estudos Autônomos Data: 25 / 4 / 2016 Aluno(a):

Leia mais

Cartografia: projeções cartograficas

Cartografia: projeções cartograficas Cartografia: projeções cartograficas Projeção cartográfica é a representação de uma superfície esférica num plano (o mapa) ou, ainda, um sistema plano de paralelos e meridianos sobre os quais pode-se desenhar

Leia mais

1) Em se tratando de questões de natureza cartográfica, assinale o correto.

1) Em se tratando de questões de natureza cartográfica, assinale o correto. 1) Em se tratando de questões de natureza cartográfica, assinale o correto. a) A realização de mapeamentos temáticos muito detalhados requer a utilização de produtos de sensoriamento remoto de alta resolução

Leia mais

Orientação. Polos Hemisférios Equador Montanhas Rios. Norte Sul Leste Oeste Sudeste

Orientação. Polos Hemisférios Equador Montanhas Rios. Norte Sul Leste Oeste Sudeste Orientação Conhecer o espaço onde se vive e saber que caminho tomar para chegar a determinado lugar constitui um aspecto de importância vital para os seres humanos. Um dos primeiros passos para nos orientar

Leia mais

Disciplina: Cartografia Profa. Dra. MARIA ISABEL CASTREGHINI DE FREITAS Aluno: 2) Qual a diferença entre projeções verdadeiras e redes convencionais?

Disciplina: Cartografia Profa. Dra. MARIA ISABEL CASTREGHINI DE FREITAS Aluno: 2) Qual a diferença entre projeções verdadeiras e redes convencionais? Câmpus de Rio Claro/SP Disciplina: Cartografia Profa. Dra. MARIA ISABEL CASTREGHINI DE FREITAS Aluno: PROJEÇÕES CARTOGRÁFICAS 1) O que você entende sobre projeção cartográfica? 2) Qual a diferença entre

Leia mais

GEOGRAFIA. Cartografia. coordenadas geográficas. Prof. João Felipe

GEOGRAFIA. Cartografia. coordenadas geográficas. Prof. João Felipe GEOGRAFIA Cartografia coordenadas geográficas Prof. João Felipe O que é cartografia? Cartografia é a ciência da produção e estudo dos mapas. A cartografia nos permite a localização e a orientação de todos

Leia mais

Cartografia CAIO CARDOZO GEOGRAFIA EM

Cartografia CAIO CARDOZO GEOGRAFIA EM Cartografia CAIO CARDOZO GEOGRAFIA EM Noções básicas Mapa História da Cartografia Elementos do Mapa Hemisférios Rosa dos ventos Coordenadas Geográficas Paralelos e Meridianos Latitude e Longitude Movimentos

Leia mais

LABORATÓRIO DE GEOPROCESSAMENTO DIDÁTICO. Professora: Selma Regina Aranha Ribeiro

LABORATÓRIO DE GEOPROCESSAMENTO DIDÁTICO. Professora: Selma Regina Aranha Ribeiro LABORATÓRIO DE GEOPROCESSAMENTO DIDÁTICO Professora: Selma Regina Aranha Ribeiro Estagiários: Ricardo Kwiatkowski Silva / Carlos André Batista de Mello ESCALAS - AULA 3 Precisão Gráfica É a menor grandeza

Leia mais

Associação Catarinense das Fundações Educacionais ACAFE PARECER DOS RECURSOS

Associação Catarinense das Fundações Educacionais ACAFE PARECER DOS RECURSOS 11) Sobre a globalização, assinale a alternativa correta. A Incorporou todos os continentes, na mes-ma proporção, independente do desenvolvimen-to econômico e social. B É um fenômeno setorizado que atinge

Leia mais

ORIENTAÇÃO E LOCALIZALIZAÇÃO NA TERRA MÓDULO 06

ORIENTAÇÃO E LOCALIZALIZAÇÃO NA TERRA MÓDULO 06 ORIENTAÇÃO E LOCALIZALIZAÇÃO NA TERRA MÓDULO 06 AS FORMAS DE ORIENTAÇÃO Diariamente, nos locomovemos para vários lugares, utilizando nosso senso de orientação para realizar nossas tarefas. Quando não conhecemos

Leia mais

A GEOMETRIA DO GLOBO TERRESTRE

A GEOMETRIA DO GLOBO TERRESTRE Sumário A GEOMETRIA DO GLOBO TERRESTRE Grupo de Pesquisa em Matemática para o Ensino Médio GPMatEM Prof Luciana Martino: lulismartino@gmail.com Prof Marcos: profmarcosjose@gmail.com Prof Maria Helena:

Leia mais

PROJEÇÕES. Prof. Dr. Elódio Sebem Curso Superior de Tecnologia em Geoprocessamento Colégio Politécnico - Universidade Federal de Santa Maria

PROJEÇÕES. Prof. Dr. Elódio Sebem Curso Superior de Tecnologia em Geoprocessamento Colégio Politécnico - Universidade Federal de Santa Maria PROJEÇÕES Prof. Dr. Elódio Sebem Curso Superior de Tecnologia em Geoprocessamento Colégio Politécnico - Universidade Federal de Santa Maria Todos os mapas são representações aproximadas da superfície terrestre.

Leia mais

CARTOGRAFIA LINHA DE APOIO

CARTOGRAFIA LINHA DE APOIO COMEÇO DE CONVERSA PROF. Wagner Atallah CARTOGRAFIA LINHA DE APOIO Chegar a um lugar desconhecido utilizando um mapa requer uma série de conhecimentos que só são adquiridos num processo de alfabetização

Leia mais

Colégio XIX de Março

Colégio XIX de Março Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser 2018 1ª PROVA SUBSTITUTIVA DE GEOGRAFIA Aluno(a): Nº Ano: 8º Turma: Data: 09/05/2018 Nota: Professor: Edvaldo de Oliveira Valor da Prova: 40 pontos Orientações

Leia mais

Professora: Jordana Costa

Professora: Jordana Costa Professora: Jordana Costa Cartografia Cartografia, segundo a ABNT é definida como: A arte de levantamento, construção e edição de mapas e cartas de qualquer natureza. Função principal: Representar a realidade

Leia mais

Posição, Direção e Distância

Posição, Direção e Distância Posição, Direção e Distância Posição na Superfície terrestre: O primeiro passo de um navegador é localizar numa carta aeronáutica a posição dos aeródromos de decolagem, destino e alternativa, bem como

Leia mais

Cartografia e Orientação

Cartografia e Orientação Cartografia e Orientação 1. (FUVEST) Observe estes mapas: a) Identifique duas diferenças significativas entre os mapas, quanto à forma de representação cartográfica. b) Qual era o principal objetivo de

Leia mais

SISTEMA DE INFORMAÇÕES GEORREFERENCIADAS EXA 519. Prof. Dr. Ardemirio de Barros Silva

SISTEMA DE INFORMAÇÕES GEORREFERENCIADAS EXA 519. Prof. Dr. Ardemirio de Barros Silva SISTEMA DE INFORMAÇÕES GEORREFERENCIADAS EXA 519 Prof. Dr. Ardemirio de Barros Silva abarros@uefs.br barros@ige.unicamp.br A CARTOGRAFIA É CONSIDERADA COMO A CIÊNCIA E A ARTE DE EXPRESSAR, POR MEIO DE

Leia mais

Energia Solar Térmica. Prof. Ramón Eduardo Pereira Silva Engenharia de Energia Universidade Federal da Grande Dourados Dourados MS 2014

Energia Solar Térmica. Prof. Ramón Eduardo Pereira Silva Engenharia de Energia Universidade Federal da Grande Dourados Dourados MS 2014 Energia Solar Térmica Prof. Ramón Eduardo Pereira Silva Engenharia de Energia Universidade Federal da Grande Dourados Dourados MS 2014 O Sol Energia Solar Térmica - 2014 Prof. Ramón Eduardo Pereira Silva

Leia mais

Questões de concursos

Questões de concursos Questões de concursos 2 O Brasil adota um sistema de projeção baseado na Carta Internacional do Mundo ao Milionésimo (CIM), que é constituído por fusos. Quantos fusos existem e a partir de que meridiano

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia INSTRUÇÕES Área de Ciências Humanas Disciplina: Geografia Ano: 6º - Ensino Fundamental Professor: Carlos Afonso VERIFIQUE A PUBLICAÇÃO DO GABARITO. O professor estará disponível para esclarecer suas dúvidas

Leia mais

Cartografia CAIO CARDOZO GEOGRAFIA EM

Cartografia CAIO CARDOZO GEOGRAFIA EM Cartografia CAIO CARDOZO GEOGRAFIA EM Noções básicas Mapa História da Cartografia Elementos do Mapa Hemisférios Rosa dos ventos Coordenadas Geográficas Paralelos e Meridianos Latitude e Longitude Movimentos

Leia mais

Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser

Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser Aluno(a): Nº Ano: 6º Turma: Data: 15/09/2017 Nota: Professor(a): Élida e Edvaldo Valor da Prova: 40 pontos Orientações gerais: 1) Número de questões desta prova: 15 2) Valor das questões: Abertas (5):

Leia mais

ORIENTAÇÃO TÉCNICA DE GEOGRAFIA

ORIENTAÇÃO TÉCNICA DE GEOGRAFIA DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO DE CARAPICUÍBA ORIENTAÇÃO TÉCNICA DE GEOGRAFIA Rua Bom Jesus do Amparo nº02- COAHB V- Carapicuíba-SP Brasil Contato: 4185-8241 michellaaguiar@prof.educacao.sp.gov.br DIRETORIA

Leia mais

html. Acesso em: 1 jun [Adaptado] Marque V para as afirmações verdadeiras e F para as afirmações falsas.

html. Acesso em: 1 jun [Adaptado] Marque V para as afirmações verdadeiras e F para as afirmações falsas. EXERCÍCIOS DE CARTOGRAFIA (GABARITO NO FINAL) 1. A escala é um dos atributos fundamentais de um mapa, pois estabelece a correspondência entre as distâncias representadas e as distâncias reais da superfície

Leia mais

A REPRESENTAÇÃO DO ESPAÇO. A Geografia Levada a Sério

A REPRESENTAÇÃO DO ESPAÇO.  A Geografia Levada a Sério 1 Mapa É a representação dos elementos de um determinado espaço na superfície plana, tornando-se um importante instrumento de orientação e de localização; O mapa de Ga-Sur é o mapa mais antigo que se tem

Leia mais

A Representação do Espaço

A Representação do Espaço CARTOGRAFIA A Representação do Espaço A Cartografia É o ramo da Geografia que tem como objetivo a representação da Terra ou parte dela É a linguagem responsável pela representação visual das informações

Leia mais

CARTOGRAFIA. (do grego chartis = mapa e graphein = escrita) é a ciência que trata da concepção, produção, difusão, utilização e estudo dos mapas.

CARTOGRAFIA. (do grego chartis = mapa e graphein = escrita) é a ciência que trata da concepção, produção, difusão, utilização e estudo dos mapas. CARTOGRAFIA (do grego chartis = mapa e graphein = escrita) é a ciência que trata da concepção, produção, difusão, utilização e estudo dos mapas. ELEMENTOS DE UM MAPA. Escala: é a proporção entre o tamanho

Leia mais

GEOGRAFIA. Prof. Daniel San.

GEOGRAFIA. Prof. Daniel San. GEOGRAFIA Prof. Daniel San daniel.san@lasalle.org.br ESCALAS O mapa é a forma de representação da superfície terrestre, de milhares de quilômetros em apenas alguns centímetros em um plano ou globo. Para

Leia mais