Na última aula estávamos falando do direito das obrigações.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Na última aula estávamos falando do direito das obrigações."

Transcrição

1 Turma e Ano: Delegado Civil (2013) Matéria / Aula: Direito Civil / Aula 2 Professor: Rafael da Mota Mendonça Monitor: Marcelo Coimbra Na última aula estávamos falando do direito das obrigações. 1) Direito das Obrigações a. Adimplemento b. Inadimplemento: o inadimplemento obrigacional nada mais é do que a responsabilidade civil contratual. i. Espécies de Inadimplemento: O inadimplemento pode ser absoluto ou relativo. A diferença está no interesse que o credor ainda tem no cumprimento obrigacional. No inadimplemento absoluto o credor não tem mais interesse no cumprimento da obrigação o resultado prático convencionado não lhe interessa mais. Já no inadimplemento relativo, o cumprimento da obrigação ainda interessa ao credor o resultado prático convencionado ainda lhe interessa. Se no inadimplemento absoluto o credor não tem mais interesse no cumprimento da obrigação, resta a ele pedir as perdas e danos. Já no inadimplemento relativo, resta ao credor requerer a execução específica da obrigação mais as perdas e danos. O inadimplemento absoluto vai do Art. 389 ao 393 e relativo vai do Art. 394 ao 401. O nosso legislador chamou o inadimplemento relativo de MORA. Mora não é atraso no pagamento, mas sim o inadimplemento relativo. ii. Formas de garantir a execução específica da obrigação: temos a técnica mandamental (técnica de coerção) e uma técnica executiva (técnica de subrogação). Essas técnicas são exercidas todas no âmbito processual. A principal técnica mandamental que temos é a multa. Porém para as obrigações de fazer, não-fazer e dar, ela se chama astreinte. Outra técnica coercitiva é a prisão civil, que só é cabível no caso de alimentos. Na técnica de sub-rogação a decisão judicial substitui a vontade do devedor. Ex.: Penhora., Busca e Apreensão, Etc. c. Mora: i. Espécies de Mora:

2 1. Mora EX RE (Art. 397 caput): é aquela que foi previamente convencionada no momento da celebração do contrato. Aqui o credor não precisa constituir o devedor em mora: o simples vencimento o faz. Num contrato de comodato por exemplo, eu posso ajuizar diretamente após o vencimento a ação de reintegração na posse, porque o devedor já está em mora. 2. Mora EX PERSONA (Art. 397 p.u.): é aquela que não foi previamente convencionada. Na mora ex persona o credor precisa constituir o devedor em mora. Então se o credor ajuizar uma ação de reintegração de posse (como no caso acima) e o devedor não tiver sido notificado, o que ele poderá alegar? Falta de interesse de agir o interesse de agir se subdivide em adequação da via e necessidade da tutela, e nesse caso o credor não tem necessidade da tutela. ii. Purgação da Mora: purgar a mora e emendar a mora são sinônimos. Purgar a mora é cumprir as prestações vencidas mais os encargos da mora. d. Cláusula Penal: tanto no inadimplemento absoluto quanto no relativo as perdas e danos são cabíveis. Será que essas perdas e danos podem ser pré-fixadas no momento da celebração do contrato? Sim, e serão feitas por meio da cláusula penal. A clausula penal nada mais é do que a pré-fixação das perdas e danos. A clausula penal pode ser compensatória (decorre do inadimplemento absoluto - Art. 410) ou moratória (decorre do inadimplemento relativo - Art. 411). i. Natureza Jurídica da Cláusula Penal: a clausula penal compensatória tem natureza jurídica substitutiva, porque no inadimplemento absoluto a obrigação é substituída pelas perdas e danos. Já a clausula penal moratória tem natureza complementar, porque complementar a obrigação principal. ii. Limite da Cláusula Penal: o Art. 412 CC vai dizer para nos que o limite da clausula penal é o valor da obrigação principal. Temos duas exceções, entretanto: a primeira está no Art º, que fala do limite da clausula penal por inadimplemento de cotas condominiais (limite de 2% do valor da cota) e a segunda exceção está no Art. 52 1º do CDC: o limite da clausula penal em relação de consumo é de 2% da obrigação principal. iii. Diminuição do Valor da Cláusula Penal (Art. 413 CC): é possível que o magistrado diminua o valor da clausula penal. Questão: As partes no momento da celebração do contrato podem afastar a aplicação do Art. 413? Temos saber se essa norma é de ordem pública ou é uma norma dispositiva. Temos que saber quem são os destinatários da norma: se forem só os particulares, é uma norma dispositiva, mas se o destinatário for o estado, é uma norma cogente, norma de ordem pública. Aqui trata-se de uma norma de ordem publica e as partes não podem afastar sua aplicação.

3 Questão: mesmo com as partes convencionando clausula penal, é possível exigir indenização suplementar? R: temos que ver o Art. 416 parágrafo único. Diz o artigo que o credor não pode exigir indenização suplementar, essa é a regra. Só poderá exigir indenização suplementar se isso foi previamente acordado no contrato. e. Juros: Os Art. 389 e 395 falam basicamente a mesma coisa. Dizem que ocorrendo o inadimplemento a parte inadimplente tem que automaticamente arcar com perdas e danos + juros + correção monetária + honorários advocatícios. Mas que juros são esses? i. Tipos de Juros: 1. Juros Moratórios: decorrem do inadimplemento. São tratados como uma forma de coagir o devedor a pagar. Mas qual o limite dos juros moratórios? O limite está no Art. 406 CC: é o limite da taxa que estiver em vigor para a mora no pagamento de impostos devidos à fazenda nacional. Mas que taxa é essa? Temos duas correntes: uns dizem que é a taxa SELIC, e outros dizem que é de 1% ao mês (Art º CTN). Hoje o STJ já se posicionou pela taxa SELIC (Sistema Especial de Liquidação e Custódia). Obs.: a adoção da taxa SELIC nem é a majoritária na doutrina. O Enunciado 20 CJF adota a taxa de 1% ao mês. 2. Juros Compensatórios: são aqueles que visam compensar o tempo em que o credor ficou com a coisa indisponível. São aqueles que visam remunerar o credor, são os juros remuneratórios. Esses juros compensatórios não decorrem do inadimplemento, eles integram o valor da obrigação principal. Ex. peguei 10mil no Santander, e o mesmo me cobrou 50 parcelas de mil. Então estou devolvendo os 10 mil que peguei mais 40 mil de juros compensatórios. Os juros compensatórios estão disciplinados no Art. 591 CC, que trabalha com o contrato de mútuo feneratício (mútuo celebrado com fins econômicos). Qual é a característica do mutuo feneratício? A presunção da incidência de juros compensatórios. Questão: qual o limite dos juros compensatórios? O Art. 591 diz que o limite é a taxa do Art. 406 (SELIC ou 1% ao mês, dependendo da corrente). Porém a L. 4595/94 vai dizer que o limite de juros compensatórios não é aplicado para os entes que integram o sistema financeiro nacional (Instituição Financeiras e Operadoras de Cartão de Crédito). O STF e STJ concordam com isso (Sum 596 STF e 382

4 STJ). A única ressalva é feita pelo STJ, que diz que a instituição financeira na cobrança dos juros compensatórios tem que obedecer a uma taxa média praticada pelo mercado (essa taxa hoje está variando entre 80 e 90% da obrigação principal). Questão: o Código Civil admite a capitalização de juros? Posso cobrar juros sobre juros? O Art. 591 diz que é...permitida a capitalização anual.. Então é possível capitalizar juros compensatórios. O que é proibido é a capitalização dos juros de mora. Obs.: A regra é a capitalização anual, porém quando falamos em sistema financeiro, temos a Medida Provisória 2170, que no seu art. 5º permite que para a instituição financeira a capitalização seja mensal. Essa Medida Provisória vale até hoje pois tem caráter permanente em razão de ter sido editada antes da EC 32. f. Modalidades Obrigacionais: vamos trabalhar três modalidades obrigacionais. i. Obrigação de Dar: pode ser de dar coisa incerta ou coisa certa. Sabemos que a coisa é incerta quando ela apenas tem gênero e quantidade. A coisa é certa quando temos gênero, quantidade e qualidade. 1. Obrigação de Dar Coisa Certa: quatro coisas que temos que saber sempre: - Quem é o devedor em uma obrigação de dar? o devedor é sempre quem está na posse do bem. - Quem é o proprietário do bem? temos que saber se esse proprietário é o devedor ou é o credor. Quando o proprietário for o devedor, a obrigação de dar coisa certa se chamará Entrega (Art. 234, 235 e 236). Quando o credor é o proprietário do bem, a obrigação de dar coisa certa se chamará Restituição (Art. 238, 239 e 240). - Ocorreu a perda do Bem? A perda foi total ou parcial? A perda total de chama perecimento e a perda parcial se chama deterioração. - Ocorreu a culpa do devedor? a. Entrega da coisa: i. Perda total SEM culpa do devedor: O Art ª parte fala da perda total sem culpa do devedor Aqui fica resolvida a obrigação para ambas as partes. O termo resolução é a extinção do contrato pelo inadimplemento. A resolução produz efeitos retroativos, ex tunc, então o devedor tem que devolver o que lhe foi pago.

5 ii. Perda total COM culpa do devedor: O Art ª Parte diz que responderá pelo equivalente + as perdas e danos. iii. Deterioração (perda parcial) sem culpa (Art. 235): poderá o credor resolver a obrigação ou aceitar a coisa, abatido o preço. iv. Deterioração COM culpa (Art. 236): poderá o credor exigir o equivalente ou aceitar a coisa no estado em que se acha + perdas e danos. Obs.: O Art. 237 é o oposto da regra res perit domino (a coisa perece para o dono). Diz o artigo que até a tradição a coisa pertence ao devedor a coisa com melhoramentos e acrescidos, então ele pode exigir um aumento no preço, e caso o credor não aceite, pode resolver a obrigação. b. Restituição da Coisa: i. Perecimento SEM culpa do devedor: sofrerá o credor a perda a obrigação se resolverá. ii. Perecimento COM culpa do devedor: o devedor responderá pelo equivalente + perdas e danos. iii. Deterioração SEM culpa do devedor: o credor receberá a coisa no estado em que se acha. Obs.: O Art. 233 CC vai falar do princípio da gravitação universal (coisa principal e acessórios). Outra observação é o Art. 313 CC que traz o princípio da identidade da coisa devida o credor não é obrigado a aceitar coisa diversa, mesmo que mais valiosa. 2. Obrigação de Dar Coisa Incerta: antes da escolha da qualidade temos a expressão famosa de que O gênero não perece (Art. 246). Para cumprir a obrigação de dar coisa incerta, tem que se escolher a qualidade (Concentração do Débito). Em regra é ao devedor que escolherá a qualidade. Questão: em até quanto tempo antes do vencimento o devedor tem que concentrar o débito? Vamos utilizar por analogia um artigo do CPC que trata da execução de obrigações alternativas, que é o Art. 571 CPC. Esse artigo vai dizer para nos que o devedor tem que concentrar o débito em até 10 dias antes do vencimento, sob pena da concentração do débito passar para o credor. g. Obrigação Divisível e Indivisível:

6 A obrigação divisível é aquela que pode ser fracionada. É o que acontece quando á uma pluralidade de partes. Ex.: Devedor tem que entregar 30 mil. Pagar 30 mil é uma obrigação divisível, pode-se fracionar. Se há três credores, temos três obrigações autônomas. A essa lógica é chamada de concursu partis fiunt (as partes se satisfazem pelo concurso). Já a indivisibilidade da obrigação pode decorrer da natureza do bem, da vontade das partes ou da lei. i. Pluralidade de Credores: Qual a consequência de termos uma obrigação indivisível com pluralidade de credores? Está no Art. 260: cada credor pode exigir o todo. Digamos que o credor 1 exija o carro. O que ele tem que fazer? Repassar a quota-parte para os outros credores. Mas se o devedor entrega o carro para um dos credores, ele se exonera da obrigação? O Artigo 260 diz que o devedor só vai estar exonerado se entregar o carro a todos ou se entregar a um deles e este der uma calção de ratificação pelos demais credores. Quando um dos credores perdoa a dívida, pelo fato de a obrigação ser indivisível, ela está extinta perante os demais credores? Claro que não, a obrigação se mantém. Mas quanto os demais credores podem exigir do devedor? Art. 262: os credores remanescentes só poderão exigir do devedor, a prestação descontada a parte que foi perdoada. Mas se a obrigação for indivisível, não dá para descontar a parte que foi perdoada. Então qual a solução que a doutrina nos dá? O devedor da obrigação vai se tornar credor dos credores com relação à parte que lhe foi perdoada. ii. Pluralidade de Devedores: Qual a consequência de termos uma obrigação indivisível com uma pluralidade de devedores? O credor poderá exigir o todo de qualquer um dos devedores. Digamos que ele exige o todo do devedor 3: se o devedor 3 entrega o veículo, ocorre o fenômeno da sub-rogação, de acordo com o Art.

7 259 p.u.. Mas quanto o devedor que se sub-rogou pode exigir dos demais? No caso, poderá exigir 1/3 de cada um. Digamos que devedor 1, antes de entregar o veículo, dirigindo embriagado, dá perda total, com culpa no veículo. O credor poderá exigir o equivalente mais as perdas e danos. Essa obrigação que era de dar coisa certa se converteu em perdas e danos. Quando uma obrigação indivisível se converte em perdas e danos, ela perde o caráter da indivisibilidade? Sim, claro. Isso está no Art. 263 CC. Agora, passamos a ter três obrigações autônomas. Então o credor pode exigir quanto de cada devedor? Poderá exigir 1/3 de cada um, mas as perdas e danos ele só poderá exigir do devedor culpado. h. Obrigação Solidária: i. Pressupostos da Obrigação Solidária: 1. Pluralidade de Partes (pluralidade de credores solidariedade ativa; pluralidade de devedores solidariedade passiva). 2. Multiplicidade de Vínculos ocorre entre as parte de mesma classe (vinculo interno) e entre os de uma classe e outra (vinculo externo), sejam credores ou devedores. Por isso que o Art. 265 vai dizer que a solidariedade não se presume, vai decorrer da lei do contrato ou de uma decisão judicial. Qual ii. Solidariedade ativa: Na solidariedade ativa, qual a consequência de os credores estarem internamente vinculados? A consequência é que qualquer um deles pode exigir o todo (e repassar a quota-parte aos outros). Obs. 1: Vamos imaginar que o credor 3 morreu, e deixou dois filhos. Quanto que o filho 1 pode exigir do devedor? A solidariedade se transfere na herança? A resposta está no Art. 270 do CC: esses herdeiros só poderão exigir o correspondente ao seu quinhão hereditário, salvo se a obrigação for indivisível. Obs. 2: Vamos imaginar que temos uma obrigação solidária e indivisível e por culpa do devedor a coisa se perde e a obrigação se converte em perdas e danos. A conversão em perdas e danos extingue a solidariedade? Não, olhe o que diz o Art a conversão em perdas e danos extingue a indivisibilidade, mas não a solidariedade. Obs. 3: Digamos que o devedor tenha uma exceção pessoal contra um dos credores (Exceção pessoal é qualquer direito de natureza personalíssima que o devedor pode opor em face do credor Ex.: Compensação). O devedor tem uma compensação em face do credor

8 1, ele poderá opor essa exceção contra o credor 3? Não, veja o Art. 273: não pode o devedor opor as exceções pessoais oponíveis aos outros. Obs. 4: Imaginemos uma situação: o credor 1, realizou um protesto cambial (interrompendo o prazo prescricional) quando um dos credores solidários interrompe a prescrição, o prazo volta a contar do zero só para ele ou para os outros também? Vejamos o Art. 204 caput, 1ª Parte: atenção porque esse artigo não está falando de credores solidários, mas de cocredores. Porém o 1º diz que a interrupção por um dos credores solidários aproveita aos outros, então interrompe o prazo para todos. iii. Solidariedade Passiva (Utilizaremos como exemplo 1 credor e 3 devedores) Qual é a consequência de termos uma solidariedade passiva? O credor poderá exigir o todo de qualquer um dos devedores. Digamos que o credor exija o todo do devedor 1? Haverá a subrogação nos direitos do credor frente aos demais devedores. Mas esses demais devedores continuam internamente vinculados? Não. A sub-rogação extingue a solidariedade. O devedor que se sub-rogou pode exigir 1/3 de cada um dos demais devedores. Obs. 1: o devedor 3 morreu e deixou dois filhos: quanto o credor poderá exigir de cada filho? Veja o Art. 276: - Se a obrigação for divisível poderá exigir o correspondente ao quinhão hereditário de cada um (1/6 + 1/6) - Se a obrigação for indivisível poderá exigir o todo de cada um - Se o devedor 1 entregou o todo, se sub-roga e cobra do devedor 2 e dos dois filhos do devedor 3. Nesse caso especificamente o Art. 276 institui a solidariedade entre os herdeiros. Obs. 2: Imagine que temos um bem indivisível, e que houve a perda por culpa de um dos devedores, ocorrendo a conversão em perdas e danos. Isso não extinguirá a solidariedade, mas as perdas e danos só poderão ser cobradas do devedor culpado. Obs. 3: o devedor 1 tem uma exceção pessoal em face do credor. Será que pelo fato de os devedores estarem internamente

9 vinculados, os demais podem opor a exceção em face do credor? Não podem, porque a exceção pessoal é personalíssima. Obs. 4: Digamos que o credor faz o protesto e o prazo interrompe. Esse prazo será interrompido só contra o devedor 1 ou contra todos os devedores? Veja o Art. 204 caput, 2ª parte: atenção porque nesse artigo está falando somente de codevedores (sem solidariedade). Mas veja o 1º: o prazo será interrompido contra todos os devedores solidários (e seus herdeiros). Mas quando o credor realiza o protesto em relação a um herdeiro de um dos devedores solidários? O º do Art. 204 diz que a interrupção contra um dos herdeiros, não prejudica os outros herdeiros ou devedores o prazo volta a contar do zero somente contra o herdeiro do devedor solidário. 2) Teoria Geral dos Contratos: a. Natureza Jurídica do Contrato: o contrato é um negócio jurídico bilateral. Não esqueçam que o o negócio jurídico pode ser unilateral ou bilateral. O negocio jurídico unilateral é aquele que se aperfeiçoa com a manifestação de apenas uma vontade (ex.: Testamento, Promessa de Recompensa). Os negócios jurídicos unilaterais estão nos Art. 854 a 878. O negocio jurídico bilateral se aperfeiçoa com o encontro de pelo menos duas vontades (Ex.: Contrato). Mas o contrato ainda pode ser unilateral ou bilateral. O contrato unilateral é aquele que gera obrigações para apenas uma das partes. Já o contrato bilateral gera obrigações para ambas as partes. Exemplo de contrato unilateral: Doação onde temos a figura do doador e do donatário. Gerará obrigações para apenas o doador. Para que o contrato de doação seja perfeito é necessária aceitação do donatário? Sim é um contrato unilateral, mas por ser um contrato, necessita da aceitação de ambas as partes. b. Princípios Contratuais: i. Princípio da Obrigatoriedade: é a obrigação do cumprimento dos contratos é a pacta sunt servanda (o contrato deve ser cumprido faz lei entre as partes), rebus sic stantibus (desde que as condições iniciais permaneçam as mesmas). ii. Princípio da Autonomia da Vontade: a parte é livre para contratar. Ela é tão livre para contratar, que ela pode formar inclusive contratos atípicos. A regra no Código Civil é o informalismo e a atipicidade dos contratos Art iii. Princípio da Relatividade: em regra os contratos produzem efeitos apenas entre os contratantes. iv. Princípio do Consensualismo: os contratos se aperfeiçoam pelo encontro de vontades. Porém temos contratos que vão se aperfeiçoar não pelo encontro

10 de vontades mas pela tradição do bem: Ex.: Mutuo, Comodato, Depósito e Contrato Estimatório (contrato de consignação). v. Princípio da Boa-Fé Objetiva: temos três acepções do termo boa-fé objetiva : 1. Boa-Fé Interpretativa Art. 113: os negócios jurídicos devem ser interpretados de acordo com a boa-fé. As partes tem que interpretar as cláusulas de forma que o contrato satisfaça todos os envolvidos. 2. Boa-Fé Restritiva de Direito Art. 187: Esse artigo traz para nos a figura do abuso de direito. O Art. 184 diz que o direito tem que ser exercido no limite do seu fim social, econômico, dos bons costumes e da boa-fé objetiva. Se você rompe com qualquer um desses fins, age em abuso de direito ato ilícito gerando dever de indenizar. Mas quando alguém está rompendo o limite da boa-fé objetiva? Temos diversas teorias com relação a isso, mas não será estudado agora. 3. Boa-Fé como Dever Jurídico Art. 422: a boa-fé como dever jurídico impõe deveres jurídicos anexos a toda relação contratual, consubstanciados em clausulas gerais cujo não cumprimento gera o inadimplemento do contrato. Como chamamos o não cumprimento desses deveres anexos? É a Violação Positiva do Contrato. São deveres anexos: transparência, informação cooperação, lealdade, probidade, etc. vi. Princípio da Função Social do Contrato: fundamenta a chamada tutela externa do credito. A função social do contrato, disciplinada no Art. 421 CC mitiga o princípio da relatividade contratual, obrigando que terceiros estranhos à relação contratual tenham que concorrer para o seu adimplemento. Temos um belo exemplo de função social do contrato no Art. 608 CC: se um terceiro aliciar o prestador de serviço a descumprir o contrato, e se esse prestador de serviço cede, a parte prejudicada proporá ação em face do aliciador. c. Fases da Relação Contratual: i. Fase das Tratativas ii. Fase da Proposta/Oferta iii. Fase da Formação do Contrato iv. Fase do Contrato Preliminar v. Fase de Cumprimento do Contrato vi. Fase Pós-Contratual

Conteúdo: IV - Modalidades de Obrigação. 2. Não fazer. 3. Dar Coisa Certa e Incerta. 4. Divisível. 5 - Indivisível

Conteúdo: IV - Modalidades de Obrigação. 2. Não fazer. 3. Dar Coisa Certa e Incerta. 4. Divisível. 5 - Indivisível Turma e Ano: Flex B (2013) Matéria / Aula: Direito Civil - Obrigações / Aula 09 Professor: Rafael da Mota Mendonça Conteúdo: IV - Modalidades de Obrigação. 2. Não fazer. 3. Dar Coisa Certa e Incerta. 4.

Leia mais

a) Liberatória (art. 299 CC) o devedor originário está exonerado do vínculo obrigacional.

a) Liberatória (art. 299 CC) o devedor originário está exonerado do vínculo obrigacional. Turma e Ano: Flex B (2013) Matéria / Aula: Direito Civil / Aula 12 Professor: Rafael da Mota Mendonça Conteúdo: Obrigações: V - Transmissão das Obrigações: 2. Assunção de Dívida. Contratos: Teoria Geral

Leia mais

RESUMO. Um problema que esse enfrenta nesta modalidade de obrigação é a escolha do objeto.

RESUMO. Um problema que esse enfrenta nesta modalidade de obrigação é a escolha do objeto. RESUMO I - Obrigações Alternativas São aquelas que têm objeto múltiplo, de maneira que o devedor se exonera cumprindo apenas uma delas. Nasce com objeto múltiplo. Ex.: A se obriga a pagar a B objeto X

Leia mais

Contrato Unilateral - gera obrigações para apenas uma das partes. Contrato Bilateral - gera obrigações para ambas as partes.

Contrato Unilateral - gera obrigações para apenas uma das partes. Contrato Bilateral - gera obrigações para ambas as partes. Turma e Ano: Flex B (2013) Matéria / Aula: Civil (Contratos) / Aula 13 Professor: Rafael da Motta Mendonça Conteúdo: Teoria Geral dos Contratos: 3- Classificação; 4 - Princípios. 3. Classificação: 3.1

Leia mais

Em regra, todos os créditos podem ser cedidos (art. 286 CC) a) Créditos de natureza personalíssima;

Em regra, todos os créditos podem ser cedidos (art. 286 CC) a) Créditos de natureza personalíssima; Turma e Ano: Flex B (2013) Matéria / Aula: Direito Civil / Aula 11 Professor: Rafael da Mota Mendonça Conteúdo: V- Transmissão das Obrigações: 1. Cessão de Crédito. V - Transmissão das Obrigações: 1. CESSÃO

Leia mais

Direito das Obrigações (8.ª Aula)

Direito das Obrigações (8.ª Aula) Direito das Obrigações (8.ª Aula) 1) Classificação das Obrigações V: Obrigações Solidárias Ao lado das obrigações divisíveis e indivisíveis, o Código Civil regulamenta também as chamadas obrigações solidárias,

Leia mais

FAN - Faculdade Nobre. Modalidades de Obrigações II

FAN - Faculdade Nobre. Modalidades de Obrigações II FAN - Faculdade Nobre Modalidades de Obrigações II Obrigações Solidárias 1. Conceito: I. Solidariedade Ativa: (art. 267, CC). II. Solidariedade Passiva: (art. 275, CC). III. Solidariedade Mista: vontade

Leia mais

Abuso de Direito (art. 187 CC) Limites ao exercício de um direito: Fins econômicos, fins sociais, costumes e boa fé.

Abuso de Direito (art. 187 CC) Limites ao exercício de um direito: Fins econômicos, fins sociais, costumes e boa fé. Turma e Ano: Flex B (2013) Matéria / Aula: Civil (Contratos) / Aula 15 Professor: Rafael da Motta Mendonça Conteúdo: Teoria Geral dos Contratos: Princípios: Boa fé Objetiva; Fases do Contrato: Formação

Leia mais

Teoria Geral das Obrigações. Profª. MSc. Maria Bernadete Miranda

Teoria Geral das Obrigações. Profª. MSc. Maria Bernadete Miranda Teoria Geral das Obrigações Objetivos A presente aula tem por objetivo apresentar a teoria geral das obrigações iniciando-se com um breve relato sobre o Direito das Obrigações, seguindo-se para os elementos

Leia mais

- Espécies. Há três espécies de novação:

- Espécies. Há três espécies de novação: REMISSÃO DE DÍVIDAS - Conceito de remissão: é o perdão da dívida. Consiste na liberalidade do credor em dispensar o devedor do cumprimento da obrigação, renunciando o seu direito ao crédito. Traz como

Leia mais

Novély Vilanova da Silva Reis. Juiz Federal em Brasília. novely@df.trf1.gov.br

Novély Vilanova da Silva Reis. Juiz Federal em Brasília. novely@df.trf1.gov.br JUROS E CORREÇÃO MONETÁRIA DECORRENTES DE SENTENÇA Novély Vilanova da Silva Reis. Juiz Federal em Brasília. novely@df.trf1.gov.br Qualquer débito decorrente de decisão judicial, incide juros ainda que

Leia mais

Vamos lá... *** a) Artigo 168: No caso de interrupção de pagamento de débito parcelado, o saldo proporcional

Vamos lá... *** a) Artigo 168: No caso de interrupção de pagamento de débito parcelado, o saldo proporcional Olá pessoal, tudo bem? Muitos estudos? Espero que sim. Vou começar a trabalhar com vocês alguns aspectos importantes da Legislação do ICMS RJ que podem ser cobrados no próximo concurso para Auditor Fiscal

Leia mais

Art. 538. Considera-se doação o contrato em que uma pessoa, por liberalidade, transfere do seu patrimônio bens ou vantagens para o de outra.

Art. 538. Considera-se doação o contrato em que uma pessoa, por liberalidade, transfere do seu patrimônio bens ou vantagens para o de outra. Lição 14. Doação Art. 538. Considera-se doação o contrato em que uma pessoa, por liberalidade, transfere do seu patrimônio bens ou vantagens para o de outra. Na doação deve haver, como em qualquer outro

Leia mais

CONTRATO DE EMPRÉSTIMO: MÚTUO E COMODATO

CONTRATO DE EMPRÉSTIMO: MÚTUO E COMODATO CONTRATO DE EMPRÉSTIMO: MÚTUO E COMODATO Autor: Graciel Marques Tarão 1. Conceito Contrato de empréstimo é o contrato pelo qual uma das partes entrega um bem à outra, para ser devolvido em espécie ou gênero.

Leia mais

É aquela em que há multiplicidade de devedores, sendo que cada devedor responde pela dívida toda como se fosse devedor único.

É aquela em que há multiplicidade de devedores, sendo que cada devedor responde pela dívida toda como se fosse devedor único. SOLIDARIEDADE PASSIVA É aquela em que há multiplicidade de devedores, sendo que cada devedor responde pela dívida toda como se fosse devedor único. Decorre da lei (art.154, 828,II) ou da vontade das partes.

Leia mais

PRINCIPAIS CLASSIFICAÇÕES DOS ALIMENTOS

PRINCIPAIS CLASSIFICAÇÕES DOS ALIMENTOS PRINCIPAIS CLASSIFICAÇÕES DOS ALIMENTOS 1. Quanto à fonte: a) Alimentos legais: fixados pela lei, fundamentados no direito de família, decorrentes do casamento, ou união estável ou da relação de parentesco

Leia mais

Matéria/Aula : Direito Civil ( Contratos, Consumidor e Obrigações) / aula 04. E-mail: rafaeldamota@gmail.com / facebook: Rafael da Mota Mendonça

Matéria/Aula : Direito Civil ( Contratos, Consumidor e Obrigações) / aula 04. E-mail: rafaeldamota@gmail.com / facebook: Rafael da Mota Mendonça Turma e Ano: Flex B ( 2014 ) Matéria/Aula : Direito Civil ( Contratos, Consumidor e Obrigações) / aula 04 Professor: Rafael da Mota Mendonça E-mail: rafaeldamota@gmail.com / facebook: Rafael da Mota Mendonça

Leia mais

DIREITO CIVIL OBRIGAÇÕES PROF. FLÁVIO MONTEIRO DE BARROS

DIREITO CIVIL OBRIGAÇÕES PROF. FLÁVIO MONTEIRO DE BARROS DIREITO CIVIL OBRIGAÇÕES PROF. FLÁVIO MONTEIRO DE BARROS MÓDULO I Direito das obrigações; Introdução; Divisão patrimonial; Distinção entre os direitos reais e pessoais; Direitos mistos; Obrigações propter

Leia mais

E) R$ 40.000,00 de André e R$ 40.000,00 de Carlos.

E) R$ 40.000,00 de André e R$ 40.000,00 de Carlos. 01. André, Bolívar, Carlos e Dario tornaram-se devedores solidários (cláusula de solidariedade expressa no instrumento contratual) de Zenóbio pela quantia de R$ 120.000,00 (cento e vinte mil reais). Antes

Leia mais

RESPONSABILIDADE CIVIL DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

RESPONSABILIDADE CIVIL DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA RESPONSABILIDADE CIVIL DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA 1 Suponha se que Maria estivesse conduzindo o seu veículo quando sofreu um acidente de trânsito causado por um ônibus da concessionária do serviço público

Leia mais

Caderno de apoio Master MASTER /// JURIS

Caderno de apoio Master MASTER /// JURIS Turma e Ano: Flex B ( 2014 ) Matéria/Aula : Direito Empresarial - Títulos de crédito em espécie e falência / aula 07 Professor: Wagner Moreira. Conteúdo: Ações Cambiais / Monitoria / Cédulas e Notas de

Leia mais

go to http://www.speculumscriptum.com

go to http://www.speculumscriptum.com go to http://www.speculumscriptum.com CONTRATO DE EMPREITADA - Conceito: Empreitada é o contrato em que uma das partes (empreiteiro) se obriga, sem subordinação ou dependência, a realizar certo trabalho

Leia mais

Provas escritas individuais ou provas escritas individuais e trabalho(s)

Provas escritas individuais ou provas escritas individuais e trabalho(s) Programa de DIREITO CIVIL II 3º período: 80h/a Aula: Teórica EMENTA Direito das obrigações. Obrigação. Obrigações de dar. Obrigações de fazer. Obrigações de não fazer. Obrigações alternativas. Obrigações

Leia mais

BuscaLegis.ccj.ufsc.br

BuscaLegis.ccj.ufsc.br BuscaLegis.ccj.ufsc.br Compra e venda com reserva de domínio Raquel Abdo El Assad * Através da compra e venda com reserva de domínio, não se transfere a plena propriedade da coisa ao comprador, pois ao

Leia mais

EMPRÉSTIMO. 1. Referência legal do assunto. Arts. 579 a 592 do CC. 2. Conceito de empréstimo

EMPRÉSTIMO. 1. Referência legal do assunto. Arts. 579 a 592 do CC. 2. Conceito de empréstimo 1. Referência legal do assunto Arts. 579 a 592 do CC. 2. Conceito de empréstimo EMPRÉSTIMO Negócio jurídico pelo qual uma pessoa entrega uma coisa a outra, de forma gratuita, obrigando-se esta a devolver

Leia mais

EXERCÍCIOS PROF. SÉRGIO ALTENFELDER

EXERCÍCIOS PROF. SÉRGIO ALTENFELDER 1- Uma dívida no valor de R$ 60.020,54 deve ser paga em sete prestações postecipadas de R$ 10.000,00, a uma determinada taxa de juros. Considerando esta mesma taxa de juros, calcule o saldo devedor imediatamente

Leia mais

ÍNDICE SISTEMÁTICO OBRAS DO AUTOR ABREVIATURAS E SIGLAS USADAS NOTA DO AUTOR

ÍNDICE SISTEMÁTICO OBRAS DO AUTOR ABREVIATURAS E SIGLAS USADAS NOTA DO AUTOR ÍNDICE SISTEMÁTICO OBRAS DO AUTOR ABREVIATURAS E SIGLAS USADAS NOTA DO AUTOR Capítulo I OBRIGAÇÕES 1.1. Caracterização 1.2. Sentido vernacular de obrigação 1.3. Sentido jurídico de obrigação 1.4. Obrigação

Leia mais

Escola de Ciências Jurídicas-ECJ

Escola de Ciências Jurídicas-ECJ Execuções para entrega de coisa, das obrigações de fazer e insolvência civil Sumário Execução para entrega de coisa, características, modalidades e fundamentação legal Execução para entrega de coisa certa:

Leia mais

Termos e Condições Gerais de Vendas

Termos e Condições Gerais de Vendas Termos e Condições Gerais de Vendas 1º Escopo da aplicação (1) As condições a seguir são aplicáveis a todos os fornecimentos e serviços (por exemplo, instalações, projetos) da BrasALPLA. Estas condições

Leia mais

Abrangência: Esse programa abrange:

Abrangência: Esse programa abrange: Condições a serem observadas para adesão ao programa de recuperação fiscal que concede condições especiais para o pagamento à vista e o parcelamento de débitos de qualquer natureza (Portaria Conjunta PGFN/RFB

Leia mais

Provimentos derivados de reingresso Art. 41, 2º e 3º, CF reintegração, recondução e aproveitamento.

Provimentos derivados de reingresso Art. 41, 2º e 3º, CF reintegração, recondução e aproveitamento. Turma e Ano: Direito Público I (2013) Matéria / Aula: Direito Administrativo / Aula 23 Professor: Luiz Jungstedt Monitora: Carolina Meireles (continuação) Provimentos derivados de reingresso Art. 41, 2º

Leia mais

Prescrição e decadência

Prescrição e decadência DIREITO CIVIL Professor Dicler A prescrição representa a perda da ação e da exceção (defesa) em razão do decurso de tempo. Tem como fundamento a paz social e a segurança jurídica que ficariam comprometidos

Leia mais

PARCELAMENTO TRIBUTÁRIO

PARCELAMENTO TRIBUTÁRIO PARCELAMENTO TRIBUTÁRIO Depósitos Judiciais (REsp. 1.251.513/PR) e a conversão do depósito pela Fazenda Pública José Umberto Braccini Bastos umberto.bastos@bvc.com.br CTN ART. 151 o depósito é uma das

Leia mais

Contrato de Prestação de Serviços. Profª. MSc. Maria Bernadete Miranda

Contrato de Prestação de Serviços. Profª. MSc. Maria Bernadete Miranda Contrato de Prestação de Serviços Contrato de Prestação de Serviços Visão Geral dos Contratos: Formação dos Contratos;e Inadimplemento Contratual. Formação dos Contratos Validade do Negócio Jurídico: Agente

Leia mais

DESCONSIDERAÇÃO DA PERSONALIDADE JURÍDICA E BAIXA DE SOCIEDADE

DESCONSIDERAÇÃO DA PERSONALIDADE JURÍDICA E BAIXA DE SOCIEDADE DESCONSIDERAÇÃO DA PERSONALIDADE JURÍDICA E BAIXA DE SOCIEDADE É sabido - e isso está a dispensar considerações complementares - que a pessoa jurídica tem vida distinta da dos seus sócios e administradores.

Leia mais

RESOLUÇÃO AGE Nº 279, DE 6 DE OUTUBRO DE 2011. (Texto Consolidado)

RESOLUÇÃO AGE Nº 279, DE 6 DE OUTUBRO DE 2011. (Texto Consolidado) RESOLUÇÃO AGE Nº 279, DE 6 DE OUTUBRO DE 2011. (Texto Consolidado) Regulamenta o oferecimento e a aceitação de seguro garantia e da carta de fiança no âmbito da Advocacia Geral do Estado - AGE. O ADVOGADO-GERAL

Leia mais

REGULAMENTO DE EMPRÉSTIMO A PARTICIPANTE DO PLANO DE BENEFICIO CEBPREV.

REGULAMENTO DE EMPRÉSTIMO A PARTICIPANTE DO PLANO DE BENEFICIO CEBPREV. REGULAMENTO DE EMPRÉSTIMO A PARTICIPANTE DO PLANO DE BENEFICIO CEBPREV. Sumário Capítulo I Da finalidade...1 Capítulo II - Dos contratantes...1 Capítulo III - Dos limites individuais...2 Capítulo IV -

Leia mais

REGULAMENTO DE EMPRÉSTIMO

REGULAMENTO DE EMPRÉSTIMO REGULAMENTO DE EMPRÉSTIMO Art. 1º Este documento, doravante denominado Regulamento de Empréstimo, estabelece os direitos e as obrigações da Boticário Prev, dos Participantes e Assistidos, para a concessão

Leia mais

Efeitos da sucessão no Direito Tributário. Os efeitos da sucessão estão regulados no art. 133 do CTN nos seguintes termos:

Efeitos da sucessão no Direito Tributário. Os efeitos da sucessão estão regulados no art. 133 do CTN nos seguintes termos: Efeitos da sucessão no Direito Tributário Kiyoshi Harada Os efeitos da sucessão estão regulados no art. 133 do CTN nos seguintes termos: Art. 133. A pessoa natural ou jurídica de direito privado que adquirir

Leia mais

INSTITUTO Caetano Andrade Rio de Janeiro. São Paulo EXMO. SR. DR. JUIZ DE DIREITO DA 2ª VARA CÍVEL DA REGIONAL DE MADUREIRA/RJ

INSTITUTO Caetano Andrade Rio de Janeiro. São Paulo EXMO. SR. DR. JUIZ DE DIREITO DA 2ª VARA CÍVEL DA REGIONAL DE MADUREIRA/RJ 1 EXMO. SR. DR. JUIZ DE DIREITO DA 2ª VARA CÍVEL DA REGIONAL DE MADUREIRA/RJ PROCESSO n : 2006.202.000000-0 AÇÃO AUTORA RÉU : DECLATÓRIA : JOCE DASILVA : BANCO DO POVO CAETANO ANTONIO DE ANDRADE, perito

Leia mais

Direito Empresarial II. Foed Saliba Smaka Jr. Curso de Direito ISEPE Guaratuba 2015/2

Direito Empresarial II. Foed Saliba Smaka Jr. Curso de Direito ISEPE Guaratuba 2015/2 Direito Empresarial II Foed Saliba Smaka Jr. Curso de Direito ISEPE Guaratuba 2015/2 Contratos Aula 18 Contratos: Teoria Geral; Classificação; Requisitos; Objetos; Elementos; Contratos em Espécie: Compra

Leia mais

Direito das Obrigações I 2.º ano A 6 de Janeiro de 2015 2 horas (Correção)

Direito das Obrigações I 2.º ano A 6 de Janeiro de 2015 2 horas (Correção) I Bento e Carlos celebraram um contrato-promessa de compra e venda de um imóvel. De acordo com o disposto no art. 410.º, n.º 2, o contrato-promessa deve ser celebrado sob a forma escrita, uma vez que o

Leia mais

Obs. Havendo recusa, deverá o devedor indenizar o credor (247) - tornando-se impossível o adimplemento da obrigação: - SEM - COM

Obs. Havendo recusa, deverá o devedor indenizar o credor (247) - tornando-se impossível o adimplemento da obrigação: - SEM - COM Obrigações Constituem elementos que regem as relações patrimoniais existentes entre pessoas, figurando de um lado o credor (sujeito ativo), que detém o direito de exigir o cumprimento da obrigação e de

Leia mais

O que é desconto? O que é factoring? Cessão de crédito Quando um banco precisa transferir créditos e débitos? Quando um banco cede créditos? Empréstimos sindicalizados Securitizações Quando clientes cedem

Leia mais

6. Tópicos Especiais em Obrigações. Tópicos Especiais em Direito Civil

6. Tópicos Especiais em Obrigações. Tópicos Especiais em Direito Civil 6. Tópicos Especiais em Obrigações Tópicos Especiais em Direito Civil Obrigações O professor Álvaro Villaça define a obrigação como a relação jurídica de caráter transitório que vai ser garantida pelo

Leia mais

OAB 1ª Fase Direito Civil Responsabilidade Civil Duarte Júnior

OAB 1ª Fase Direito Civil Responsabilidade Civil Duarte Júnior OAB 1ª Fase Direito Civil Responsabilidade Civil Duarte Júnior 2012 Copyright. Curso Agora eu Passo - Todos os direitos reservados ao autor. RESPONSABILIDADE CIVIL É A OBRIGAÇÃO QUE INCUMBE A ALGUÉM DE

Leia mais

INSTRUMENTO PARTICULAR DE FIANÇA CURSO DE MEDICINA BACHARELADO FAMINAS-ME

INSTRUMENTO PARTICULAR DE FIANÇA CURSO DE MEDICINA BACHARELADO FAMINAS-ME INSTRUMENTO PARTICULAR DE FIANÇA CURSO DE MEDICINA BACHARELADO FAMINAS-ME 1. (FIADOR), naturalidade:, estado civil:, profissão:, data de nascimento: / /, residente e domiciliado na cidade de:, estado:,cep:

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO

DIREITO ADMINISTRATIVO DIREITO ADMINISTRATIVO RESPONSABILIDADE CIVIL DO ESTADO Atualizado até 13/10/2015 RESPONSABILIDADE CIVIL DO ESTADO NOÇÕES INTRODUTÓRIAS Quando se fala em responsabilidade, quer-se dizer que alguém deverá

Leia mais

Art. 243. A coisa incerta será indicada, ao menos, pelo gênero e pela quantidade.

Art. 243. A coisa incerta será indicada, ao menos, pelo gênero e pela quantidade. Código Civil Parte Especial - Arts. 233 a 303 PARTE ESPECIAL LIVRO I DO DIREITO DAS OBRIGAÇÕES TÍTULO I DAS MODALIDADES DAS OBRIGAÇÕES CAPÍTULO I DAS OBRIGAÇÕES DE DAR Seção I Das Obrigações de Dar Coisa

Leia mais

MENSALIDADES ESCOLARES

MENSALIDADES ESCOLARES MENSALIDADES ESCOLARES O aumento das mensalidades escolares deve obedecer a algum parâmetro legal? O assunto mensalidades escolares é regulado pela Lei 9870, de 23 de novembro de 1999. Esta Lei, dentre

Leia mais

Na prática, não há distinção entre objeção substancial e processual.

Na prática, não há distinção entre objeção substancial e processual. Turma e Ano: Direito Público I (2013) Matéria / Aula: Processo Civil / Aula 22 Professor: Edward Carlyle Monitora: Carolina Meireles (continuação) Exceções No Direito Romano, exceção era no sentido amplo

Leia mais

Art. 27 - rol de legitimados. Partilha Provisória dos bens do ausente. Com procurador - 3 anos contados do desaparecimento

Art. 27 - rol de legitimados. Partilha Provisória dos bens do ausente. Com procurador - 3 anos contados do desaparecimento Turma e Ano: Flex A (2014) Matéria / Aula: Direito Civil (Parte Geral) / Aula 05 Professor: Rafael da Motta Mendonça Conteúdo: II) Ausência: Sucessão Definitiva. III)Capacidade: Espécies de Capacidade

Leia mais

Perguntas e Respostas Alteração no rendimento da caderneta de poupança. 1) Por que o governo decidiu mudar as regras da caderneta de poupança?

Perguntas e Respostas Alteração no rendimento da caderneta de poupança. 1) Por que o governo decidiu mudar as regras da caderneta de poupança? Perguntas e Respostas Alteração no rendimento da caderneta de poupança Novas regras 1) Por que o governo decidiu mudar as regras da caderneta de poupança? Por ter parte de sua remuneração (chamada de adicional)

Leia mais

CAIXA ECONOMICA FEDERAL

CAIXA ECONOMICA FEDERAL JUROS SIMPLES Juros Simples comercial é uma modalidade de juro calculado em relação ao capital inicial, neste modelo de capitalização, os juros de todos os períodos serão sempre iguais, pois eles serão

Leia mais

TABELA DE RESPOSTA DAS QUESTÕES OBJETIVAS (questões 1 a 5) Respostas. a b c d e

TABELA DE RESPOSTA DAS QUESTÕES OBJETIVAS (questões 1 a 5) Respostas. a b c d e CURSO: Direito DISCIPLINA: Execução Trabalhista e Procedimentos Especiais DATA: 29/05/2013 PROF.: Marcelo Gerard AVALIAÇÃO - NP2 Constam desta avaliação 6 (seis) questões, no valor de um ponto cada. As

Leia mais

PONTO 1: Prescrição e Decadência 1. PRESCRIÇÃO E DECADÊNCIA 1.1 PRESCRIÇÃO. CONCEITO DE PRESCRIÇÃO: Duas correntes:

PONTO 1: Prescrição e Decadência 1. PRESCRIÇÃO E DECADÊNCIA 1.1 PRESCRIÇÃO. CONCEITO DE PRESCRIÇÃO: Duas correntes: 1 PROCESSO DO TRABALHO PONTO 1: Prescrição e Decadência 1. PRESCRIÇÃO E DECADÊNCIA 1.1 PRESCRIÇÃO A prescrição foi inserida na legislação brasileira no código comercial de 1950. Hoje não há mais distinção

Leia mais

PETIÇÃO INICIAL (CPC 282)

PETIÇÃO INICIAL (CPC 282) 1 PETIÇÃO INICIAL (CPC 282) 1. Requisitos do 282 do CPC 1.1. Endereçamento (inciso I): Ligado a competência, ou seja, é imprescindível que se conheça as normas constitucionais de distribuição de competência,

Leia mais

COOPERATIVA DE CRÉDITO MÚTUO DOS INTEGRANTES DEFENSORIA PÚBLICA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO.

COOPERATIVA DE CRÉDITO MÚTUO DOS INTEGRANTES DEFENSORIA PÚBLICA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO. 1 COOPERATIVA DE CRÉDITO MÚTUO DOS INTEGRANTES DEFENSORIA PÚBLICA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO. REGULAMENTO DA CARTEIRA DE EMPRÉSTIMO Art. 1º - Este Regulamento estabelece as modalidades de empréstimos,

Leia mais

11/11/2010 (Direito Empresarial) Sociedades não-personificadas. Da sociedade em comum

11/11/2010 (Direito Empresarial) Sociedades não-personificadas. Da sociedade em comum 11/11/2010 (Direito Empresarial) Sociedades não-personificadas As sociedades não-personificadas são sociedades que não tem personalidade jurídica própria, classificada em: sociedade em comum e sociedade

Leia mais

Direito Civil Dr. Márcio André Lopes Cavalcante Juiz Federal

Direito Civil Dr. Márcio André Lopes Cavalcante Juiz Federal Direito Civil Dr. Márcio André Lopes Cavalcante Juiz Federal Escola Brasileira de Ensino Jurídico na Internet (EBEJI). Todos os direitos reservados. 1 Principais julgados do 1 o Semestre de 2013 Julgados

Leia mais

FAN - Faculdade Nobre. Modalidades de Obrigações II

FAN - Faculdade Nobre. Modalidades de Obrigações II FAN - Faculdade Nobre Modalidades de Obrigações II Classificação quanto ao Elemento I. Obrigações Alternativas (arts. 252 a 256, CC.) 1. Conceito: As obrigações alternativas ou disjuntivas são aquelas

Leia mais

Fiscal Online Disciplina: Direito Tributário Prof. Eduardo Sabbag Data: 13.07.2012 MATERIAL DE APOIO MONITORIA. Índice 1.

Fiscal Online Disciplina: Direito Tributário Prof. Eduardo Sabbag Data: 13.07.2012 MATERIAL DE APOIO MONITORIA. Índice 1. Fiscal Online Disciplina: Direito Tributário Prof. Eduardo Sabbag Data: 13.07.2012 MATERIAL DE APOIO MONITORIA Índice 1. Anotações de Aula 1. ANOTAÇÕES DE AULA DIREITO TRIBUTARIO NO CTN Art. 155-A CTN.

Leia mais

Suspensão da Exigibilidade do Crédito Tributário

Suspensão da Exigibilidade do Crédito Tributário Faculdades Integradas IPEP Campinas/SP Disciplina: Legislação Tributária Administração de Empresas Apostila 02 Professor: Rodrigo Tomas Dal Fabbro Suspensão da Exigibilidade do Crédito Tributário Muitas

Leia mais

EXERCÍCIO 1. EXERCÍCIO 1 Continuação

EXERCÍCIO 1. EXERCÍCIO 1 Continuação Direito Civil Contratos Aula 1 Exercícios Professora Consuelo Huebra EXERCÍCIO 1 Assinale a opção correta com relação aos contratos. a) O contrato preliminar gera uma obrigação de fazer, no entanto não

Leia mais

Murillo Lo Visco 1 Editora Ferreira

Murillo Lo Visco 1 Editora Ferreira Olá pessoal! Sabemos que se aproxima a prova do concurso destinado a selecionar candidatos para provimento de vagas no cargo de Fiscal de Rendas de 3ª Categoria, do quadro da Secretaria de Estado de Fazenda

Leia mais

ROTEIRO DE ESTUDOS DIREITO DO TRABALHO SUJEITOS DA RELAÇÃO DE EMPREGO

ROTEIRO DE ESTUDOS DIREITO DO TRABALHO SUJEITOS DA RELAÇÃO DE EMPREGO ROTEIRO DE ESTUDOS DIREITO DO TRABALHO SUJEITOS DA RELAÇÃO DE EMPREGO I. EMPREGADOR 1. Conceito A definição celetista de empregador é a seguinte: CLT, art. 2º - Considera-se empregador a empresa, individual

Leia mais

PONTO 1: Litisconsórcio na Seara Laboral PONTO 2: Sucessão Trabalhista PONTO 3: Terceirização 1. LITISCONSÓRCIO NA SEARA LABORAL

PONTO 1: Litisconsórcio na Seara Laboral PONTO 2: Sucessão Trabalhista PONTO 3: Terceirização 1. LITISCONSÓRCIO NA SEARA LABORAL 1 DIREITO DO TRABALHO PONTO 1: Litisconsórcio na Seara Laboral PONTO 2: Sucessão Trabalhista PONTO 3: Terceirização 1. LITISCONSÓRCIO NA SEARA LABORAL 1.1 FORMAÇÃO DE LITISCONSÓRCIO PASSIVO FACULTATIVO

Leia mais

ESTADO DE SERGIPE PREFEITURA MUNICIPAL DE ARACAJU Secretaria Municipal de Governo LEI COMPLEMENTAR N.º 64/2003 DE 23 DE DEZEMBRO DE 2003

ESTADO DE SERGIPE PREFEITURA MUNICIPAL DE ARACAJU Secretaria Municipal de Governo LEI COMPLEMENTAR N.º 64/2003 DE 23 DE DEZEMBRO DE 2003 Institui a Segunda Etapa do Programa de Recuperação de Créditos Fiscais do Município REFIS II e dá outras providências. O PREFEITO MUNICIPAL DE ARACAJU. Faço saber que a Câmara Municipal de Aracaju aprovou

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA DP N.º 002/2013

INSTRUÇÃO NORMATIVA DP N.º 002/2013 INSTRUÇÃO NORMATIVA DP N.º 002/2013 Estabelece normas para o pagamento de semestralidade, mensalidades, taxas e outros emolumentos estabelecidos em portaria pelos serviços prestados pela FACCREI/FACED.

Leia mais

prazo para você denunciar o contrato é de 90 dias a partir do registro da averbação da extinção do usufruto.

prazo para você denunciar o contrato é de 90 dias a partir do registro da averbação da extinção do usufruto. 18.)Fiz um contrato de locação de um imóvel residencial e quando me mudei para a casa constatei que há sérios problemas de esgoto que precisarão de reparos, o que resultará na quebra do piso do banheiro

Leia mais

CIRCULAR SUSEP 477/2013

CIRCULAR SUSEP 477/2013 CIRCULAR SUSEP 477/2013 Alterações e seus impactos sobre os agentes do mercado Roque Jr. de Holanda Melo Diretor de Sinistro e Jurídico AGENDA I. O QUE MUDOU? 1.1. Cobertura de Multas 1.2. Endosso Obrigatório

Leia mais

PARECER Nº, DE 2011. RELATOR: Senador LUIZ HENRIQUE

PARECER Nº, DE 2011. RELATOR: Senador LUIZ HENRIQUE PARECER Nº, DE 2011 Da COMISSÃO DE ASSUNTOS ECONÔMICOS, sobre o Projeto de Lei do Senado nº 244, de 2011, do Senador Armando Monteiro, que acrescenta os arts. 15-A, 15-B e 15-C à Lei nº 6.830, de 22 de

Leia mais

REGULAMENTO DE EMPRÉSTIMO PESSOAL GERDAU PREVIDÊNCIA

REGULAMENTO DE EMPRÉSTIMO PESSOAL GERDAU PREVIDÊNCIA REGULAMENTO DE EMPRÉSTIMO PESSOAL GERDAU PREVIDÊNCIA Capítulo I Da Finalidade Artigo 1 - O presente Regulamento de Empréstimo Pessoal, doravante denominado Regulamento, tem por finalidade definir normas

Leia mais

1. QUAL O VALOR MÁXIMO DE MULTA A SER COBRADO NO PAGAMENTO DE CONTAS EM ATRASO?

1. QUAL O VALOR MÁXIMO DE MULTA A SER COBRADO NO PAGAMENTO DE CONTAS EM ATRASO? 1. QUAL O VALOR MÁXIMO DE MULTA A SER COBRADO NO PAGAMENTO DE CONTAS EM ATRASO? Depende de cada caso. De acordo com o art. 52, 1, do CDC - Código de Defesa do Consumidor, quando o fornecimento de produtos

Leia mais

Análise e Resolução da prova de Auditor Fiscal da Fazenda Estadual do Piauí Disciplina: Matemática Financeira Professor: Custódio Nascimento

Análise e Resolução da prova de Auditor Fiscal da Fazenda Estadual do Piauí Disciplina: Matemática Financeira Professor: Custódio Nascimento Análise e Resolução da prova de Auditor Fiscal da Fazenda Estadual do Piauí Disciplina: Professor: Custódio Nascimento 1- Análise da prova Neste artigo, faremos a análise das questões de cobradas na prova

Leia mais

REGIUS SOCIEDADE CIVIL DE PREVIDÊNCIA PRIVADA. Regulamento de Empréstimos Plano CV- 03

REGIUS SOCIEDADE CIVIL DE PREVIDÊNCIA PRIVADA. Regulamento de Empréstimos Plano CV- 03 1/6 TÍTULO: CLASSIFICAÇÃO: REFERENCIAL NORMATIVO: ASSUNTO: GESTOR: ELABORADOR: APROVAÇÃO: Documento Executivo Resolução CMN nº 3456/2007 PO-GEREL-002_Solicitação de Empréstimo Estabelece as regras para

Leia mais

Lição 5. Formação dos Contratos

Lição 5. Formação dos Contratos Lição 5. Formação dos Contratos Seção II Da Formação dos Contratos Art. 427. A proposta de contrato obriga o proponente, se o contrário não resultar dos termos dela, da natureza do negócio, ou das circunstâncias

Leia mais

CONDIÇÕES GERAIS SEGURO GARANTIA CIRCULAR SUSEP 232/03. Processo SUSEP nº 10.003.017/01-08

CONDIÇÕES GERAIS SEGURO GARANTIA CIRCULAR SUSEP 232/03. Processo SUSEP nº 10.003.017/01-08 CONDIÇÕES GERAIS SEGURO GARANTIA CIRCULAR SUSEP 232/03 Processo SUSEP nº 10.003.017/01-08 Cláusula 1ª - OBJETO Este seguro garante o fiel cumprimento das obrigações assumidas pelo Tomador no contrato principal,

Leia mais

Relato de Casos: Comissão Técnica Riscos Pessoais

Relato de Casos: Comissão Técnica Riscos Pessoais Relato de Casos: Comissão Técnica Riscos Pessoais Convidado para Diretor Sem Fronteiras Dr. Lodi Maurino Sodré Comissão indicou para os Grupos de Trabalhos e demais Comissões. A questão está na aplicação

Leia mais

UMA SUSCINTA ANÁLISE DA EFICÁCIA DA AÇÃO DE CONSIGNAÇÃO EM PAGAMENTO

UMA SUSCINTA ANÁLISE DA EFICÁCIA DA AÇÃO DE CONSIGNAÇÃO EM PAGAMENTO UMA SUSCINTA ANÁLISE DA EFICÁCIA DA AÇÃO DE CONSIGNAÇÃO EM PAGAMENTO Anne Karoline ÁVILA 1 RESUMO: A autora visa no presente trabalho analisar o instituto da consignação em pagamento e sua eficácia. Desta

Leia mais

1 Geli de Moraes Santos M. Araújo

1 Geli de Moraes Santos M. Araújo 1 Contrato de Fiança. 1 Geli de Moraes Santos M. Araújo Sumário: Resumo. 1. Introdução. 2. Natureza jurídica da fiança. 3. Espécies de fiança. 4. Requisitos subjetivos e objetivos. 5. Efeitos da fiança.

Leia mais

PDF created with pdffactory trial version www.pdffactory.com

PDF created with pdffactory trial version www.pdffactory.com REGULAMENTO DE UTILIZAÇÃO DOS PLANOS DE ASSISTÊNCIA MÉDICO-HOSPITALAR E DE ASSISTÊNCIA ODONTOLÓGICA CONTRATADOS PELA ASTCERJ A utilização dos Planos de Assistência Médico-Hospitalar e de Assistência Odontológica

Leia mais

DECRETO Nº 36.777 DE 15 DE FEVEREIRO DE 2013 (D.O. RIO DE 18/02/2013) O Prefeito da Cidade do Rio de Janeiro, no uso de suas atribuições legais,

DECRETO Nº 36.777 DE 15 DE FEVEREIRO DE 2013 (D.O. RIO DE 18/02/2013) O Prefeito da Cidade do Rio de Janeiro, no uso de suas atribuições legais, DECRETO Nº 36.777 DE 15 DE FEVEREIRO DE 2013 (D.O. RIO DE 18/02/2013) Regulamenta os arts. 5º a 9º e 23, da Lei nº 5.546, de 27 de dezembro de 2012, que instituem remissão, anistia e parcelamento estendido,

Leia mais

UARDO SA PIUIS =gsndevrl Relator

UARDO SA PIUIS =gsndevrl Relator TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SAO PAULO 28 a Câmara SEÇÃO DE DIREITO PRIVADO AGRAVO DE INSTRUMENTO N 1138257-0/0 J Comarca de SANTOS Processo 30647/97 8.V.CÍVEL TRIBUNAL DE JUSTIÇA DE SÃO PAULO ACÓRDÃO/DECISÃO

Leia mais

REGULAMENTO A CONCESSÃO E MANUTENÇÃO DE EMPRÉSTIMO SIMPLES AOS PARTICIPANTES E ASSISTIDOS DO PLANO BENEFÍCIO PREV-RENDA.

REGULAMENTO A CONCESSÃO E MANUTENÇÃO DE EMPRÉSTIMO SIMPLES AOS PARTICIPANTES E ASSISTIDOS DO PLANO BENEFÍCIO PREV-RENDA. REGULAMENTO A CONCESSÃO E MANUTENÇÃO DE EMPRÉSTIMO SIMPLES AOS PARTICIPANTES E ASSISTIDOS DO PLANO BENEFÍCIO PREV-RENDA. Índice Capítulo I Da Carteira de Empréstimo Simples... 3 Capítulo II Dos Recursos

Leia mais

2ª Fase Direito Civil

2ª Fase Direito Civil 2ª Fase Direito Civil Professor Fabio Alves fabio@ferreiraecamposadv.com CONTRATOS E CDC PRINCÍPIOS AUTONOMIA DA VONTADE PACTA SUNT SERVANDA BOA-FÉ OBJETIVA 1 Formação dos contratos Proposta e Aceitação

Leia mais

Simulado Super Receita 2013 Direito Tributário Simulado Rafael Saldanha

Simulado Super Receita 2013 Direito Tributário Simulado Rafael Saldanha Simulado Super Receita 2013 Direito Tributário Simulado Rafael Saldanha 2013 Copyright. Curso Agora eu Passo - Todos os direitos reservados ao autor. 01 - (ESAF/2012) Analise as proposições a seguir e

Leia mais

CONTRATO DE TRABALHO. Empregado Preso

CONTRATO DE TRABALHO. Empregado Preso CONTRATO DE TRABALHO Empregado Preso Muitas dúvidas surgem quando o empregador toma conhecimento que seu empregado encontra-se preso. As dúvidas mais comuns são no sentido de como ficará o contrato de

Leia mais

CONTRATO DE COMODATO DE IMÓVEL

CONTRATO DE COMODATO DE IMÓVEL 1/5 CONTRATO DE COMODATO DE IMÓVEL Pelo presente instrumento particular de contrato, que tem de um lado FUNDAÇÃO FACULDADE DE MEDICINA, pessoa jurídica de direito privado, de fins não lucrativos, reconhecida

Leia mais

DIREITO FINANCEIRO E TRIBUTÁRIO

DIREITO FINANCEIRO E TRIBUTÁRIO DIREITO FINANCEIRO E TRIBUTÁRIO EXCLUSÃO DO CRÉDITO TRIBUTÁRIO Art. 175 ao Art. 182 CTN Centro de Ensino Superior do Amapá Direito Financeiro e Tributário II Professora: Ilza Facundes Macapá-AP, 2013.1

Leia mais

Validade, Vigência, Eficácia e Vigor. 38. Validade, vigência, eficácia, vigor

Validade, Vigência, Eficácia e Vigor. 38. Validade, vigência, eficácia, vigor Validade, Vigência, Eficácia e Vigor 38. Validade, vigência, eficácia, vigor Validade Sob o ponto de vista dogmático, a validade de uma norma significa que ela está integrada ao ordenamento jurídico Ela

Leia mais

1. REGISTRO RESTRIÇÕES PARA ATUAR COMO EMPRESÁRIO INDIVIDUAL. Falido:... Estrangeiro:... Médico:... Advogado:... Membros do legislativo:...

1. REGISTRO RESTRIÇÕES PARA ATUAR COMO EMPRESÁRIO INDIVIDUAL. Falido:... Estrangeiro:... Médico:... Advogado:... Membros do legislativo:... 1 DIREITO EMPRESARIAL PONTO 1: Registro PONTO 2: Incapacidade Superveniente PONTO 3: Sociedade Empresária 1. REGISTRO Para fazer o registro, a pessoa deve estar livre de qualquer impedimento ou proibição.

Leia mais

DO DEPÓSITO. O depósito, no direito brasileiro, tem por objeto coisa móvel, não se admitindo o depósito de imóveis. VOLUNTÁRIO NECESSÁRIO

DO DEPÓSITO. O depósito, no direito brasileiro, tem por objeto coisa móvel, não se admitindo o depósito de imóveis. VOLUNTÁRIO NECESSÁRIO DAS VÁRIAS ESPÉCIES DE CONTRATO DO DEPÓSITO O depósito é o contrato pelo qual uma pessoa - depositário - recebe, para guardar, um objeto móvel alheio, com a obrigação de restituí-lo quando o depositante

Leia mais

Unidade I CONTABILIDADE EMPRESARIAL. Prof. Amaury Aranha

Unidade I CONTABILIDADE EMPRESARIAL. Prof. Amaury Aranha Unidade I CONTABILIDADE EMPRESARIAL Prof. Amaury Aranha Sumário Unidade I Unidade I Provisão para devedores duvidosos Operações financeiras (duplicatas) Unidade II Empréstimos (pré e pós) Aplicações financeiras

Leia mais

Conteúdo: Fatos Jurídicos: Negócio Jurídico - Classificação; Interpretação; Preservação. - FATOS JURÍDICOS -

Conteúdo: Fatos Jurídicos: Negócio Jurídico - Classificação; Interpretação; Preservação. - FATOS JURÍDICOS - Turma e Ano: Flex A (2014) Matéria / Aula: Civil (Parte Geral) / Aula 11 Professor: Rafael da Motta Mendonça Conteúdo: Fatos Jurídicos: Negócio Jurídico - Classificação; Interpretação; Preservação. - FATOS

Leia mais

TÍTULO DE CAPITALIZAÇÃO - APLUBCAP TRADICIONAL 16 MODALIDADE TRADICIONAL - PAGAMENTO ÚNICO

TÍTULO DE CAPITALIZAÇÃO - APLUBCAP TRADICIONAL 16 MODALIDADE TRADICIONAL - PAGAMENTO ÚNICO TÍTULO DE CAPITALIZAÇÃO - APLUBCAP TRADICIONAL 16 MODALIDADE TRADICIONAL - PAGAMENTO ÚNICO CONDIÇÕES GERAIS I INFORMAÇÕES INICIAIS SOCIEDADE DE CAPITALIZAÇÃO: APLUB CAPITALIZAÇÃO S/A CNPJ: 88.076.302/0001-94

Leia mais

RELATÓRIO DA PESQUISA DE TAXA DE JUROS NAS MODALIDADES: CRÉDITO PESSOAL, CONSIGNADO E CHEQUE ESPECIAL NA CIDADE DE GOIÂNIA

RELATÓRIO DA PESQUISA DE TAXA DE JUROS NAS MODALIDADES: CRÉDITO PESSOAL, CONSIGNADO E CHEQUE ESPECIAL NA CIDADE DE GOIÂNIA RELATÓRIO DA PESQUISA DE TAXA DE JUROS NAS MODALIDADES: CRÉDITO PESSOAL, CONSIGNADO E CHEQUE ESPECIAL NA CIDADE DE GOIÂNIA Pesquisa realizada pelos técnicos do Procon Goiás, entre os dias 4 e 9 de setembro

Leia mais

*ESTE CONTRATO ESTÁ REGISTRADO NO 9O. OFICIAL DE REGISTRO DE TÍTULOS E DOCUMENTOS DE SÃO PAULO SOBRE O NÚMERO 793973.

*ESTE CONTRATO ESTÁ REGISTRADO NO 9O. OFICIAL DE REGISTRO DE TÍTULOS E DOCUMENTOS DE SÃO PAULO SOBRE O NÚMERO 793973. *ESTE CONTRATO ESTÁ REGISTRADO NO 9O. OFICIAL DE REGISTRO DE TÍTULOS E DOCUMENTOS DE SÃO PAULO SOBRE O NÚMERO 793973. CONTRATO DE LOCAÇÃO INSTRUMENTO PARTICULAR DE CONTRATO DE LOCAÇÃO DE BEM MÓVEL Contrato

Leia mais

CRÉDITO PESSOAL. (ao abrigo do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 133/2009, de 2 de Junho) Praça D. João I, 28 4000-295 Porto

CRÉDITO PESSOAL. (ao abrigo do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 133/2009, de 2 de Junho) Praça D. João I, 28 4000-295 Porto CRÉDITO PESSOAL FICHA DE INFORMAÇÃO NORMALIZADA GERAL INFORMAÇÃO PRÉ-CONTRATUAL (ao abrigo do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 133/2009, de 2 de Junho) A. ELEMENTOS DE IDENTIFICAÇÃO 1. Identificação da instituição

Leia mais

CONDOMÍNIO. Msc. Diogo de Calasans www.diogocalasans.com

CONDOMÍNIO. Msc. Diogo de Calasans www.diogocalasans.com CONDOMÍNIO Msc. Diogo de Calasans www.diogocalasans.com CONDOMÍNIO Conceito: é a sujeição de uma coisa, divisível ou indivisível, à propriedade simultânea e concorrente de mais de uma pessoa. No condomínio

Leia mais