PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA CONTEÚDO DA AULA. Extinção dos contratos Contrato de compra e venda Contrato de permuta

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA CONTEÚDO DA AULA. Extinção dos contratos Contrato de compra e venda Contrato de permuta"

Transcrição

1 CONTEÚDO DA AULA Extinção dos contratos Contrato de compra e venda Contrato de permuta

2 EXTINÇÃO DOS CONTRATOS Do distrato Artigos 472 e 473 do Código Civil

3 1. Conceito O distrato é o meio pelo qual os contraentes eliminam seus vínculos obrigacionais inseridos em um contrato.

4 ATENÇÃO O distrato ou resilição bilateral opera-se da mesma forma que foi constituído. Por exemplo, se por escritura pública, o distrato deve ser realizado também por meio de escritura pública.

5 A resilição unilateral pode operar-se mediante denúncia notificada à outra parte. Isso só será possível quando a lei expressa ou implicitamente permitir.

6 Exemplo: mandato Art. 682 do CC Cessa o mandato: I - pela revogação ou pela renúncia;

7 ATENÇÃO A resilição unilateral opera-se mediante denúncia notificada que não precisará ser justificada.

8 Os contratantes podem estabelecer expressamente cláusula resolutiva.

9 Isso significa que qualquer um dos contratantes que descumprir o contrato importará na rescisão contratual, sujeitando o culpado ao pagamento de perdas e danos.

10 Resolução contratual Resolução é o meio de dissolução do contrato em caso de inadimplemento culposo ou fortuito. Quando há descumprimento do contrato, ele deve ser tecnicamente resolvido.

11 Rescisão é uma palavra com plurissignificados, podendo inclusive ter o significado de resolução em caso de inadimplemento. Há também o sentido de ser a extinção do contrato em caso de nulidade (lesão ou estado de perigo).

12 Resolução de contrato de compra e venda, cumulada com o pagamento de multa e restituição dos valores pagos, mais reparação dos danos decorrentes

13 Resilição é o desfazimento de um contrato por simples manifestação de vontade, de uma ou de ambas as partes. Ressalte-se que não pode ser confundido com descumprimento ou inadimplemento, pois na resilição as partes apenas não querem mais prosseguir. A resilição pode ser bilateral (distrato, art. 472 do CC) ou unilateral (denúncia, art. 472 do CC)

14 AÇÃO DE RESCISÃO CONTRATUAL 1. A ação de rescisão contratual permite a extinção de um contrato previamente ajustado.

15 MOTIVOS PARA RESCISÕES CONTRATURAIS Inadimplemento Vício de produto Desequilíbrio contratual

16 RESCISÃO CONTRATUAL COM BASE EM ONEROSIDADE EXCESSIVA Artigo 478 do Código Civil

17 Art. 478 do CC Nos contratos de execução continuada ou diferida, se a prestação de uma das partes se tornar excessivamente onerosa, com extrema vantagem para a outra, em virtude de acontecimentos extraordinários e imprevisíveis, poderá o devedor pedir a resolução do contrato. Os efeitos da sentença que a decretar retroagirão à data da citação.

18 ATENÇÃO A onerosidade excessiva, oriunda de acontecimento extraordinário e imprevisível, que dificulta extremamente o adimplemento da obrigação de uma das partes é motivo legal de resolução contratual por se considerar subentendida a cláusula rebus sic stantibus, que corresponde à fórmula de que, nos contratos de trato sucessivo ou a termo, o vínculo obrigatório ficará subordinado, a todo tempo, ao estado de fato vigente à época de sua estipulação.

19 PROCEDIMENTO Procedimento comum artigos 318 a 512 do CPC

20 PETIÇÃO INICIAL Artigos 319 e 320 do CPC Cabe opção pela audiência de conciliação ou mediação (artigo 319, inciso VII, do CPC)

21 FORO COMPETENTE Os contraentes podem eleger o foro onde deve ser proposta a ação para dirimir eventuais conflitos. Na falta de previsão legal, a ação será distribuída no domicílio do réu.

22 PRAZO PRESCRICIONAL Artigo 250 do Código Civil Devolução de quantias pagas ou quantias pagas a maior.

23 VALOR DA CAUSA Na ação de rescisão contratual, o valor da causa deverá corresponder ao valor do contrato ou da parte controvertida.

24 DOCUMENTOS RG CPF Certidão de nascimento ou casamento (bens imóveis) O contrato que deve ser rescindido Comprovante de prévia notificação da outra parte, quando exigível. Laudo técnico (se possível), quando o pedido for de vício do produto Correspondência ( s) enviada pelas partes

25 COMPETÊNCIA Vara Cível - domicílio do réu

26 I DOS FATOS do pedido Narrativa jurídica = fato e fundamento jurídico Expor com toda clareza o que aconteceu.

27 II DO DIREITO Artigo 478 do CC Indicação doutrinária Indicação jurisprudencial

28 III DO PEDIDO Isto posto, requer a Vossa Excelência determinar a rescisão do contrato firmado entre autor e réu com base na onerosidade excessiva e na vantagem para o réu, resolvendo o contrato e determinando a devolução da quantia paga, acrescida de juros, correção monetária e honorários advocatícios, excluindo-se o valor da fruição devidamente provado pelo réu.

29 Nos termos do artigo 319, inciso VI, do Código de Processo Civil, o autor informa Vossa Excelência de que tem interesse na audiência de conciliação e julgamento, requerendo a citação da ré, nos termos do artigo 246, inciso I, do CPC, ou por meio do cadastro de sistemas de processos em autos eletrônicos, nos termos do artigo 246, 1º, do Código de Processo Civil.

30 Protesta provar o alegado por todos os meios de prova admitidos em direito. Dá-se à causa o valor de R$ para efeitos de alçada.

31 Termos em que pede deferimento. Local e data. Assinatura, nome e OAB.

32 COMPRA E VENDA Artigos 481 a 532 do Código Civil

33 1. Conceito O contrato de compra e venda é o contrato em que uma pessoa (vendedor) se obriga a transferir a outra (comprador) a propriedade de uma coisa corpórea ou incorpórea, mediante o pagamento de certo preço em dinheiro ou valor fiduciário correspondente.

34 2. ELEMENTOS ESSENCIAIS DO CONTRATO 2.1. A coisa deve existir deve ser individuada deve estar disponível ou estar in commercio deve ter possibilidade de ser transferida ao comprador

35 2.2. O preço deve constituir uma soma em dinheiro (art. 481 do CC) deve ser sério, real e verdadeiro deve ser certo

36 3. Consentimento dos contratantes Pessoa casada (art e do CC) outorga uxória ou marital (art. 73 do CPC)

37 A compra e venda entre marido e mulher é proibida (só será possível se for real, não prejudicar terceiro, de acordo com o regime do casamento artigos 499, e do CC)

38 Os ascendentes têm direito de, a qualquer tempo, alienar seus bens a quem quiserem, mas não podem vender ao descendente sem que os demais anuem (exceção regime de separação obrigatória art do CC)

39 Aqueles que têm dever de ofício ou por profissão de zelar pelo bens alheios estão proibidos de adquiri-los, mesmo que em leilão judicial, sob pena de nulidade (art. 497, Inc. I a IV do CC)

40 Pacto adjetivos à compra e venda: trata-se dos pactos acessórios à compra e venda que devem estar presentes de forma expressa no contrato principal.

41 Retrovenda: a retrovenda é o ajuste que o vendedor se reserva o direito de voltar a ser o dono da coisa vendida, depois de certo prazo, mediante restituição do preço mais as despesas feitas pelo comprador, inclusive os melhoramentos feitos no imóvel. (Cf. art. 505 do CC). Esta cláusula só vale para bens imóveis, não podendo seu exercício ultrapassar o prazo de três anos.

42 Venda a contento: a venda a contento é uma cláusula que, para existir, o contrato de compra e venda só se aperfeiçoa quando o comprador se declara satisfeito; antes que isso aconteça, a coisa fica em seu poder a título de empréstimo em comodato. Ao comprador, confere-se o direito de desfazer o negócio, a seu critério. Este tipo de cláusula é geralmente usado nos contratos referentes a coisas que se costumam provar, medir, pesar e experimentar antes de serem aceitas.

43 Venda mediante amostra: o vendedor assegura a mesma qualidade da amostra. Caso a mercadoria não corresponda ao da amostra, caracteriza-se o inadimplemento contratual.

44 Venda ad corpus e ad mensuram : fixa-se o preço com base na dimensão do imóvel, como, por exemplo, determinada quantia em reais por hectares, na venda ad mensuram. Na venda ad corpus, adquire-se o imóvel por suas confrontações. O preço não é fixado por suas dimensões.

45 Perempção ou preferência: a perempção ou preferência é uma cláusula em que o comprador se compromete a dar preferência ao vendedor, na hipótese de pretender vender a coisa a terceiros.

46 Pacto comissório: pelo comissório, o vendedor tem a faculdade de desfazer a venda se, dentro do prazo convencionado entre as partes, o comprador não pagar o preço estipulado, podendo, todavia, o vendedor exigir o preço.

47 Reserva de domínio: por esta cláusula, que é utilizada nos contratos e compra e venda a crédito, o comprador só adquire o domínio da coisa determinada no contrato depois de pagar integralmente o preço. O preço é pago em prestações e o comprador entra, desde logo, na posse da coisa. Na falta de pagamento de qualquer prestação, pode o vendedor pedir ao juiz a reintegração de posse da coisa vendida. Na hipótese do comprador haver pago mais de 40% (quarenta por cento) do preço, autoriza-lhe a lei requerer o prazo de até 30 (trinta) dias para o pagamento do débito. É utilizada geralmente para coisas móveis.

48 Troca ou permuta art. 533 do CC Trata-se de um contrato em que as partes se obrigam a dar uma coisa por outra, excluindo o dinheiro.

49 A lei prescreve que se apliquem à permuta as mesmas normas relativas à compra e venda (artigo 533 do CC). Assim, os permutantes terão os mesmos deveres do vendedor quanto à garantia da evicção e aos vícios redibitórios.

Direito Civil. Da Extinção do Contrato. Professora Tatiana Marcello.

Direito Civil. Da Extinção do Contrato. Professora Tatiana Marcello. Direito Civil Da Extinção do Contrato Professora Tatiana Marcello www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Aula Civil XX LEI Nº 10.406, DE 10 DE JANEIRO DE 2002 Institui o Código Civil. O PRESIDENTE DA REPÚBLICA

Leia mais

Direito Civil. Dos Contratos II. Prof. Marcio Pereira

Direito Civil. Dos Contratos II. Prof. Marcio Pereira Direito Civil Dos Contratos II Prof. Marcio Pereira Efeitos O contrato como típico instituto de direito pessoal gera efeitos interpartes, em regra, o que é consagração da máxima res interalios (coisa entre

Leia mais

CURSO DE EXTENSÃO EM DIREITO IMOBILIÁRIO.

CURSO DE EXTENSÃO EM DIREITO IMOBILIÁRIO. CURSO DE EXTENSÃO EM DIREITO IMOBILIÁRIO. Aula Ministrada pelo Prof. Durval Salge Junior 1-) Proposta e Aceitação: a) Proposta: Previsão está no art. 427 do C.C. Art. 427. A proposta de contrato obriga

Leia mais

Direito Civil IV Aula 22. Foed Saliba Smaka Jr. Curso de Direito ISEPE Guaratuba 2015/2

Direito Civil IV Aula 22. Foed Saliba Smaka Jr. Curso de Direito ISEPE Guaratuba 2015/2 Direito Civil IV Aula 22 Foed Saliba Smaka Jr. Curso de Direito ISEPE Guaratuba 2015/2 Aula 22 07/10/2015 Início 2º Bimestre. Atributos do Contrato: Existência, Validade e Eficácia complexidade nem todo

Leia mais

Prof. MARCELO JESUS PARTE GERAL DOS CONTRATOS CONTRATOS EM ESPÉCIE

Prof. MARCELO JESUS PARTE GERAL DOS CONTRATOS CONTRATOS EM ESPÉCIE Prof. MARCELO JESUS PARTE GERAL DOS CONTRATOS CONTRATOS EM ESPÉCIE PARTE GERAL DOS CONTRATOS CONCEITO: acordo de duas ou mais vontades, na conformidade da ordem jurídica, com o escopo de adquirir, modificar

Leia mais

FUTURO TENDÊNCIAS INOVAÇÃO PARA QUEM BUSCA SUCESSO NA CARREIRA JURÍDICA, PRATICAR É LEI. Uma instituição do grupo

FUTURO TENDÊNCIAS INOVAÇÃO PARA QUEM BUSCA SUCESSO NA CARREIRA JURÍDICA, PRATICAR É LEI. Uma instituição do grupo FUTURO TENDÊNCIAS INOVAÇÃO PARA QUEM BUSCA SUCESSO NA CARREIRA JURÍDICA, PRATICAR É LEI. Uma instituição do grupo PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CONTRATUAL OBJETIVOS: O curso aprofunda a discussão de conhecimentos

Leia mais

Conteúdos/ Matéria. Categorias/ Questões. Habilidades e Competências. Textos, filmes e outros materiais. Tipo de aula. Semana

Conteúdos/ Matéria. Categorias/ Questões. Habilidades e Competências. Textos, filmes e outros materiais. Tipo de aula. Semana PLANO DE CURSO DISCIPLINA: DIREITO CONTRATUAL (CÓD. ENEX 60119) ETAPA: 4ª TOTAL DE ENCONTROS: 15 SEMANAS Semana Conteúdos/ Matéria Categorias/ Questões Tipo de aula Habilidades e Competências Textos, filmes

Leia mais

Direito e legislação. Tópico III Direito das obrigações Contratos

Direito e legislação. Tópico III Direito das obrigações Contratos Direito e legislação Tópico III Direito das obrigações Contratos Direito das Obrigações Credor Devedor Espécies das Obrigações Obrigação de dar (certa e incerta) Coisa Certa é aquela em que o devedor se

Leia mais

SUMÁRIO. Parte I NOÇÕES GERAIS

SUMÁRIO. Parte I NOÇÕES GERAIS SUMÁRIO Parte I NOÇÕES GERAIS I Noção de contrato 25 2 Origens e evolução histórica do direito dos contratos 31 2 I Historicidade do contrato 32 22 O direito romano 33 23 O direito inglês medieval 34 3

Leia mais

Petição Inicial I. Professor Zulmar Duarte

Petição Inicial I. Professor Zulmar Duarte I Professor Zulmar Duarte Instaura a relação processual (linear) Apresenta a Demanda (causa de pedir e pedido) Litispendência (art. 312) Fixação da competência (art. 43) Requisitos Art. 319 Competência

Leia mais

AULA 23. Em que momento se tem a realização da compra e venda?

AULA 23. Em que momento se tem a realização da compra e venda? Turma e Ano: Regular/2015 Matéria / Aula: Direito Empresarial Professora: Carolina Lima Monitor: André Manso AULA 23 Da compra e venda empresarial Elementos da compra e venda: Consentimento; Objeto; Preço.

Leia mais

Pedro, na qualidade de locatário, contratou com Antônio, locador, menor púbere, assistido por seu genitor, Fernando, a locação do imóvel residencial

Pedro, na qualidade de locatário, contratou com Antônio, locador, menor púbere, assistido por seu genitor, Fernando, a locação do imóvel residencial Pedro, na qualidade de locatário, contratou com Antônio, locador, menor púbere, assistido por seu genitor, Fernando, a locação do imóvel residencial de sua propriedade, unidade autônoma e integrante do

Leia mais

Aula 17 11) EXTINÇÃO DOS CONTRATOS ANULAÇÃO RESCISÃO RESILIÇÃO RESOLUÇÃO

Aula 17 11) EXTINÇÃO DOS CONTRATOS ANULAÇÃO RESCISÃO RESILIÇÃO RESOLUÇÃO Turma e Ano: CAM MASTER B 2015 Matéria / Aula: Direito Civil Obrigações e Contratos Aula 17 Professor: Rafael da Mota Mendonça Monitor: Mário Alexandre de Oliveira Ferreira Aula 17 Continuação de Modalidades

Leia mais

Formatos de Contratos

Formatos de Contratos Formatos de Contratos 1 Da Formação dos Contratos A proposta de contrato obriga o proponente, se o contrário não resultar dos termos dela, da natureza do negócio, ou das circunstâncias do caso. Deixa de

Leia mais

PLANO DE ENSINO E APRENDIZAGEM

PLANO DE ENSINO E APRENDIZAGEM SUPERINTENDÊNCIA ACADÊMICA DIRETORIA DE GRADUAÇÃO Área de Ciências Humanas, Sociais e Aplicadas DISCIPLINA: Dos Contratos CÓDIGO CRÉDITOS CARGA HORÁRIA H119749 04 80 PLANO DE ENSINO E APRENDIZAGEM EMENTA

Leia mais

Prof. Anderson Nogueira

Prof. Anderson Nogueira OUTRAS FORMAS DE PAGAMENTO PREVISTAS NO CÓDIGO CIVIL DE 2002 REGRAS SOBRE ESPÉCIE PREVISÃO OBSERVAÇÕES AS PARTES Unilateral Pagamento em Consignação LEGAL Art. 334, 335 do C.C., e 890 do C.P.C. Depósito

Leia mais

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA... VARA CÍVEL DO FORO...

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA... VARA CÍVEL DO FORO... EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA... VARA CÍVEL DO FORO...... (nome completo),... (nacionalidade),... (profissão), portador da cédula de identidade RG nº..., inscrito no CPF/MF sob nº...,

Leia mais

PROCEDIMENTOS ESPECIAIS

PROCEDIMENTOS ESPECIAIS PROCEDIMENTOS ESPECIAIS AÇÃO MONITÓRIA DA AÇÃO MONITÓRIA Art. 700. A ação monitória pode ser proposta por aquele que afirmar, com base em prova escrita sem eficácia de título executivo, ter direito de

Leia mais

Sumário. Parte 1 Direito das Obrigações

Sumário. Parte 1 Direito das Obrigações Sumário Parte 1 Direito das Obrigações Capítulo 1 Obrigações em Geral...3 1. Conceito e elementos da obrigação... 3 1.1. Obrigação sem responsabilidade e responsabilidade sem obrigação... 6 1.2. Fontes

Leia mais

Ações judiciais na locação de imóveis urbanos

Ações judiciais na locação de imóveis urbanos Ações judiciais na locação de imóveis urbanos Ação revisional de aluguel Ação de consignação de aluguel e acessórios da locação Prof. Denis Donoso Denis Donoso blogspot.denisdonoso.com.br Apresentação

Leia mais

CLASSIFICAÇÃO DOS CONTRATOS*

CLASSIFICAÇÃO DOS CONTRATOS* CLASSIFICAÇÃO DOS CONTRATOS* SILVIA HELENA PANISSET SÁ RÊoo** 1. Conceito; 2. Função; J. Princípios fundamentais; 4. Elementos e requisitos do contrato; 5. Formação do contrato; 6. Classificação dos contratos

Leia mais

TRIBUNAL DE JUSTIÇA PORTARIA Nº 1250-D.M

TRIBUNAL DE JUSTIÇA PORTARIA Nº 1250-D.M TRIBUNAL DE JUSTIÇA PORTARIA Nº 1250-D.M O PRESIDENTE DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO PARANÁ, no uso das atribuições que lhe são conferidas por lei e tendo em vista o contido no protocolado sob nº

Leia mais

AULA 10 PONTOS: 10/11 VÍCIOS REDIBITÓRIOS CONCEITO

AULA 10 PONTOS: 10/11 VÍCIOS REDIBITÓRIOS CONCEITO AULA 10 PONTOS: 10/11 Objetivo da aula: Teoria geral dos contratos. Teoria geral dos contratos. Perfil e princípios. Formação defeito e extinção. Classificação e interpretação. Garantias legais específicas.

Leia mais

Processo Civil Prof. Darlan Barroso Aula de Respostas do Réu 2ª Fase Civil XXIII Exame de Ordem

Processo Civil Prof. Darlan Barroso Aula de Respostas do Réu 2ª Fase Civil XXIII Exame de Ordem Enunciado aula de defesa Processo Civil Lupicínio, em 2000, realizou doação de um de seus imóveis ao sobrinho Ticio com a finalidade de permitir que ele pudesse realizar casamento com Aurélia, constando

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA AÇÃO ESTIMATÓRIA OU QUANTI MINORIS COM MODELO DE PETIÇÃO INICIAL E A TEORIA DA COMUNICAÇÃO JURÍDICA

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA AÇÃO ESTIMATÓRIA OU QUANTI MINORIS COM MODELO DE PETIÇÃO INICIAL E A TEORIA DA COMUNICAÇÃO JURÍDICA AÇÃO ESTIMATÓRIA OU QUANTI MINORIS COM MODELO DE PETIÇÃO INICIAL E A TEORIA DA COMUNICAÇÃO JURÍDICA Sabemos que o vício redibitório é o defeito oculto da coisa que pode torná-la imprópria para o fim a

Leia mais

Institutos de Direito Aula - Garantias

Institutos de Direito Aula - Garantias Institutos de Direito Aula - Garantias CAMILA VILLARD DURAN CAMILADURAN@USP.BR Garantias! Conceito e classificação! Garantias reais e pessoais 1% Garantias! Conceito! Direitos e obrigações acessórios (em

Leia mais

1. AÇÃO ALVARÁ JUDICIAL 2. AÇÃO CONTRA EMPRESA DE TELEFONIA - não cumpre a promoção oferecida 3. AÇÃO DANOS MORAIS CONTRA BANCO 4.

1. AÇÃO ALVARÁ JUDICIAL 2. AÇÃO CONTRA EMPRESA DE TELEFONIA - não cumpre a promoção oferecida 3. AÇÃO DANOS MORAIS CONTRA BANCO 4. 1. AÇÃO ALVARÁ JUDICIAL 2. AÇÃO CONTRA EMPRESA DE TELEFONIA - não cumpre a promoção oferecida 3. AÇÃO DANOS MORAIS CONTRA BANCO 4. AÇÃO DANOS MORAIS CONTRA EMPRESA AÉREA POR ATRASO DE VOO 5. AÇÃO DE ADOÇÃO

Leia mais

DECRETO Nº , DE 10 DE MARÇO DE 2016.

DECRETO Nº , DE 10 DE MARÇO DE 2016. DECRETO Nº 19.332, DE 10 DE MARÇO DE 2016. Regulamenta a Lei nº 12.005, de 11 de fevereiro de 2016, que permite às instituições conveniadas com o Município ou mantidas pelo Estado e cadastradas como beneficiárias

Leia mais

Ana Flávia Penido 2. Penido, Ana Flávia. P411e Extinção do contrato / Ana Flávia Penido. Varginha, f.

Ana Flávia Penido 2. Penido, Ana Flávia. P411e Extinção do contrato / Ana Flávia Penido. Varginha, f. 1 Penido, Ana Flávia. P411e Extinção do contrato /. Varginha, 2015. 9 f. Sistema requerido: Adobe Acrobat Reader Modo de Acesso: World Wide Web 1. Contrato Rescisão. 2. Direito. I. Título. II. Fundação

Leia mais

Aula 15. Na denunciação à lide, o evicto pode exigir do alienante todas as hipóteses do art. 450, CC. In verbis:

Aula 15. Na denunciação à lide, o evicto pode exigir do alienante todas as hipóteses do art. 450, CC. In verbis: Turma e Ano: CAM MASTER B 2015 Matéria / Aula: Direito Civil Obrigações e Contratos Aula 15 Professor: Rafael da Mota Mendonça Monitor: Mário Alexandre de Oliveira Ferreira Aula 15 Exemplo: A e B celebram

Leia mais

Direito Processual Civil III

Direito Processual Civil III Direito Processual Civil III»Aula 8 Petição Inicial Pedido parte 2 Petição Inicial Pedido Alteração da Petição Inicial e estabilização do processo VI Petição inicial Pedido 5 Pedido cominatório -dois meios

Leia mais

CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS. Contrato de prestação de serviços técnicos de profissional autônomo, que entre si fazem:

CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS. Contrato de prestação de serviços técnicos de profissional autônomo, que entre si fazem: CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS Contrato de prestação de serviços técnicos de profissional autônomo, que entre si fazem: CONTRATADA: INGRID BERGAMO ME, pessoa jurídica de direito privado

Leia mais

SENTENÇA. Afirmam que adquiriram imóvel na planta junto à requerida em 8 de novembro de 2013.

SENTENÇA. Afirmam que adquiriram imóvel na planta junto à requerida em 8 de novembro de 2013. fls. 144 SENTENÇA Processo Digital nº: 1004129-65.2016.8.26.0068 Classe - Assunto Procedimento Comum - Rescisão do contrato e devolução do dinheiro Requerente: Paulo Roberto Mazurega e outro Requerido:

Leia mais

PONTO 1: FORMAÇÃO DE CONTRATOS. PONTO 3: b)vício REDIBITÓRIO. Ambos institutos acima tem responsabilidade civil aquiliana.

PONTO 1: FORMAÇÃO DE CONTRATOS. PONTO 3: b)vício REDIBITÓRIO. Ambos institutos acima tem responsabilidade civil aquiliana. 1 CONTRATOS PONTO 1: FORMAÇÃO DE CONTRATOS PONTO 2: a) FORMAÇÃO E CLASSIFICAÇÃO PONTO 3: b)vício REDIBITÓRIO FORMAÇÃO TRATATIVAS -Proposta individual: Art. 427 CC 1 obriga o proponente. O descumprimento

Leia mais

Sumário. Lei do Inquilinato Anotada

Sumário. Lei do Inquilinato Anotada Sumário I II Lei do Inquilinato Anotada Questões Teóricas e Práticas do Direito Locatício 1 Quais são os princípios fundamentais do direito contratual que também se aplicam ao contrato de locação? 2 Resumidamente,

Leia mais

Em várias situações a legislação consagra da junção das jurisdições civil e criminal.

Em várias situações a legislação consagra da junção das jurisdições civil e criminal. Ação civil ex delicto Objetivo: Propiciar a reparação do dano causado pelo delito. Sentença penal condenatória e reparação do dano Art. 91, I, CP: Obrigação de indenizar o dano Art. 63, CPP e 475-N, II,

Leia mais

Março/2011. Prof a. Mestre Helisia Góes

Março/2011. Prof a. Mestre Helisia Góes DIREITO CIVIL III - CONTRATOS TEORIA GERAL DOS CONTRATOS Extinção dos Contratos (Desfazimento da Relação Contratual) Março/2011 Prof a. Mestre Helisia Góes TRANSITORIEDADE CONTRATO EXTINÇÃO como toda obrigação,

Leia mais

Arras. arras probatórias ou confirmatórias. 2 espécies. arras penitenciais

Arras. arras probatórias ou confirmatórias. 2 espécies. arras penitenciais Arras 2 espécies arras probatórias ou confirmatórias arras penitenciais Arras Probatórias 3 funções confirmar o contrato antecipar pagamento Fixar, previamente, perdas e danos são o sinal dado para provar

Leia mais

TEMPOS DE CRISE: CONTROVÉRSIAS ENVOLVENDO A EXTINÇÃO DO COMPROMISSO DE VENDA E COMPRA DE IMÓVEIS

TEMPOS DE CRISE: CONTROVÉRSIAS ENVOLVENDO A EXTINÇÃO DO COMPROMISSO DE VENDA E COMPRA DE IMÓVEIS TEMPOS DE CRISE: CONTROVÉRSIAS ENVOLVENDO A EXTINÇÃO DO COMPROMISSO DE VENDA E COMPRA DE IMÓVEIS Alexandre Junqueira Gomide Especialista e Mestre em Ciências Jurídicas pela Faculdade de Direito da Universidade

Leia mais

QUESTÕES CAPÍTULO I... 41

QUESTÕES CAPÍTULO I... 41 S CAPÍTULO I OBJETO E FINALIDADE DA TEORIA GERAL DO DIREITO CIVIL... 25 1. Conceito e Divisão do Direito... 25 1.1. Conceito de direito... 25 1.2. Fontes jurídicas... 26 1.3. Direito positivo e direito

Leia mais

TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO COMARCA DE SÃO PAULO 2ª VARA CÍVEL

TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO COMARCA DE SÃO PAULO 2ª VARA CÍVEL fls. 180 Processo: Requerente: Requerido: CONCLUSÃO Em 19 de novembro de 2015, faço estes autos conclusos à MMª Juíza de Direito da 2ª Vara Cível do Foro Regional de Pinheiros, Dra. ANDREA FERRAZ MUSA.

Leia mais

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA 4ª VARA CIVEL DO FORO REGIONAL DE PINHEIROS

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA 4ª VARA CIVEL DO FORO REGIONAL DE PINHEIROS EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA 4ª VARA CIVEL DO FORO REGIONAL DE PINHEIROS Processo nº 1003336-40.2015.8.26.0011 VIP GESTÃO E LOGÍSTICA LTDA., por sua advogada infraassinada, nos autos

Leia mais

Contratos em Espécie. Compra e Venda. Doação. Empréstimo (Comodato e Mútuo) Prestação de Serviços. Empreitada. Mandato. Fiança.

Contratos em Espécie. Compra e Venda. Doação. Empréstimo (Comodato e Mútuo) Prestação de Serviços. Empreitada. Mandato. Fiança. Contratos em Espécie Compra e Venda Doação Empréstimo (Comodato e Mútuo) Prestação de Serviços Empreitada Mandato Fiança Depósito Contrato de Compra e Venda evolução do comércio fase primitiva da civilização

Leia mais

DISTRATOS. Panorama Jurídico RICARDO CAMPELO. Curitiba, 17 de novembro de 2015

DISTRATOS. Panorama Jurídico RICARDO CAMPELO. Curitiba, 17 de novembro de 2015 DISTRATOS Panorama Jurídico Curitiba, 17 de novembro de 2015 RICARDO CAMPELO - DISTRATO - RESCISÃO UNILATERAL - RESILIÇÃO CDC - Art. 53. Nos contratos de compra e venda de móveis ou imóveis mediante pagamento

Leia mais

ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM DIREITO TRIBUTÁRIO

ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM DIREITO TRIBUTÁRIO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM DIREITO TRIBUTÁRIO AÇÃO DE REPETIÇÃO DE INDÉBITO Prof. Thiago Gomes 1. CONSIDERAÇÕES INICIAIS A ação empregada para o contribuinte recuperar valor já pago indevidamente ou a maior.

Leia mais

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA... VARA CÍVEL DO FORO DA COMARCA DE EMBU GUAÇU ESTADO DE SÃO PAULO

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA... VARA CÍVEL DO FORO DA COMARCA DE EMBU GUAÇU ESTADO DE SÃO PAULO QUESTÃO Na data de 11 de agosto de 2013, Ana Isabel Figueira, residente e domiciliada na Rua Solavanco, 111, Vila Esmeralda, Embu Guaçu, recebeu uma correspondência de cobrança da Loja Borboleta Azul LTDA,

Leia mais

PLANO DE ENSINO EMENTA

PLANO DE ENSINO EMENTA PLANO DE ENSINO FACULDADE: Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais CURSO: DIREITO Período: 4º DEPARTAMENTO: DIREITO PRIVADO Ano: 2016 DISCIPLINA: DIREITO CIVIL (Obrigações II) CARGA HORÁRIA: 80 PRÉ-REQUISITO:

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL CIVIL. Execução I. Prof. Luiz Dellore

DIREITO PROCESSUAL CIVIL. Execução I. Prof. Luiz Dellore DIREITO PROCESSUAL CIVIL Execução I Prof. Luiz Dellore Inadimplemento + título executivo extrajudicial: Processo de execução. PARTE ESPECIAL LIVRO II DO PROCESSO DE EXECUÇÃO Sempre? Art. 785. A existência

Leia mais

TERMO DE ADESÃO INSTRUMENTO PARTICULAR DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS. Razão Social: CNPJ: Endereço Comercial: Representante(s) legal(is): RG: CPF: RG: CPF:

TERMO DE ADESÃO INSTRUMENTO PARTICULAR DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS. Razão Social: CNPJ: Endereço Comercial: Representante(s) legal(is): RG: CPF: RG: CPF: TERMO DE ADESÃO INSTRUMENTO PARTICULAR DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS CONTRATANTE Razão Social: CNPJ: Endereço Comercial: Representante(s) legal(is): RG: CPF: RG: CPF: CONTRATADA EBAE EMPRESA BRASILEIRA DE AVALIAÇÕES

Leia mais

Direito Civil. Extinção das Obrigações II. Prof. Marcio Pereira

Direito Civil. Extinção das Obrigações II. Prof. Marcio Pereira Direito Civil Extinção das Obrigações II Prof. Marcio Pereira Consignação em pagamento É o depósito judicial ou em estabelecimento bancário da dívida. Tal depósito é feito ou porque há dúvida com relação

Leia mais

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA VARA CÍVEL DA COMARCA DE

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA VARA CÍVEL DA COMARCA DE EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA VARA CÍVEL DA COMARCA DE (10 cm) ULPIANO DE SOUSA, brasileiro, casado [convivente em regime de união estável], comerciante, portador da Cédula de Identidade

Leia mais

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DO TRABALHO DA MM... ª VARA DO TRABALHO DE...

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DO TRABALHO DA MM... ª VARA DO TRABALHO DE... EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DO TRABALHO DA MM.... ª VARA DO TRABALHO DE...... (nome completo),... (nacionalidade),... (estado civil),... (profissão), nascido em... (dia, mês, ano), portador

Leia mais

PRÁTICA JURÍDICA TRIBUTÁRIA. Denis Domingues Hermida

PRÁTICA JURÍDICA TRIBUTÁRIA. Denis Domingues Hermida PRÁTICA JURÍDICA TRIBUTÁRIA Denis Domingues Hermida - Locadora Carro Bom Ltda. foi autuada pela Receita Federal por ter deixado de recolher a Contribuição para Financiamento da Seguridade Social (COFINS)

Leia mais

I - TEORIA GERAL DOS CONTRATOS. Art A liberdade de contratar será exercida em razão e nos limites da função social do contrato.

I - TEORIA GERAL DOS CONTRATOS. Art A liberdade de contratar será exercida em razão e nos limites da função social do contrato. I - TEORIA GERAL DOS CONTRATOS 1. Princípios Contratuais Art. 421. A liberdade de contratar será exercida em razão e nos limites da função social do contrato. Art. 422. Os contratantes são obrigados a

Leia mais

Organização e Técnica Comercial

Organização e Técnica Comercial Organização e Técnica Comercial Têisi Colares teisi@intoconsultoria.com.br 51-82058935 Escola de Educação Profissional Inteligência Educacional Locação Imobiliária Não é obrigatório contrato. O CONTRATO

Leia mais

SENTENÇA. A petição inicial foi instruída com os documentos de fls. 15/81.

SENTENÇA. A petição inicial foi instruída com os documentos de fls. 15/81. fls. 184 C O N C L U S Ã O Aos 27 de janeiro de 2017, faço estes autos conclusos à MM. Juíza de Direito da 37ª Vara Cível Central da Comarca de São Paulo, Dra. Adriana Cardoso dos Reis. Eu, Juliana Araki

Leia mais

Pratica Civil I 7º Semestre. AULA 07 Ação de Consignação em pagamento

Pratica Civil I 7º Semestre. AULA 07 Ação de Consignação em pagamento AULA 07 Ação de Consignação em pagamento TEXTO LEGAL COMPARADO TÍTULO III- DOS PROCEDIMENTOS ESPECIAIS- CAPÍTULO I DA AÇÃO DE CONSIGNAÇÃO EM PAGAMENTO Art. 539 Nos casos previstos em lei, poderá o devedor

Leia mais

CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS ADVOCATÍCIOS

CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS ADVOCATÍCIOS CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS ADVOCATÍCIOS Pelo presente instrumento particular de contrato de prestação de serviços advocatícios, de um lado o Escritório (...)Brasília/DF, doravante denominado CONTRATADO

Leia mais

Direito Empresarial. Aula 20. Os direitos desta obra foram cedidos à Universidade Nove de Julho

Direito Empresarial. Aula 20. Os direitos desta obra foram cedidos à Universidade Nove de Julho Direito Empresarial Aula 20 Os direitos desta obra foram cedidos à Universidade Nove de Julho Este material é parte integrante da disciplina oferecida pela UNINOVE. O acesso às atividades, conteúdos multimídia

Leia mais

Certificados de Crédito Cooperativo (CCC)

Certificados de Crédito Cooperativo (CCC) Certificados de Crédito Cooperativo (CCC) Conceito: título de crédito nominativo, transferível e de livre negociação, que representa promessa de pagamento em dinheiro e constitui título executivo extrajudicial.

Leia mais

Ação Monitória. Mattos, Raquel Monteiro Calanzani de. Ação monitória / Raquel Monteiro Calanzani de Mattos. Varginha, slides.

Ação Monitória. Mattos, Raquel Monteiro Calanzani de. Ação monitória / Raquel Monteiro Calanzani de Mattos. Varginha, slides. Ação Monitória M435a Mattos, Raquel Monteiro Calanzani de. Ação monitória / Raquel Monteiro Calanzani de Mattos. Varginha, 2015. 24 slides. Sistema requerido: Adobe Acrobat Reader Modo de Acesso: World

Leia mais

CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS PARA LEILÃO JUDICIAL

CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS PARA LEILÃO JUDICIAL CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS PARA LEILÃO JUDICIAL Pelo presente contrato de prestação de serviços de Leilão Online, que entre si fazem (dados do credor), neste ato representado por seu advogado (dados

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA A NOVA PETIÇÃO INICIAL DO NOVO CPC

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA A NOVA PETIÇÃO INICIAL DO NOVO CPC A NOVA PETIÇÃO INICIAL DO NOVO CPC 1. Conceito Art. 319 do CPC A petição inicial é o ato formal do autor que dá início à causa. É um requerimento que contém a exposição do fato e dos fundamentos jurídicos

Leia mais

Objetivo da aula: Negócios jurídicos. ELEMENTOS ESSENCIAS NATURAIS DO NEGÓCIO JURÍDICO

Objetivo da aula: Negócios jurídicos. ELEMENTOS ESSENCIAS NATURAIS DO NEGÓCIO JURÍDICO AULA 04 PONTO: 04 Objetivo da aula: Negócios jurídicos. Tópico do plano de Ensino: Elementos dos negócios jurídicos. Classificação. Elementos essenciais naturais: Vícios redibitórios e evicção. Roteiro

Leia mais

EXERCÍCIO 1. EXERCÍCIO 1 Continuação

EXERCÍCIO 1. EXERCÍCIO 1 Continuação Direito Civil Contratos Aula 1 Exercícios Professora Consuelo Huebra EXERCÍCIO 1 Assinale a opção correta com relação aos contratos. a) O contrato preliminar gera uma obrigação de fazer, no entanto não

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO ACÓRDÃO

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO ACÓRDÃO fls. 326 ACÓRDÃO Registro: 2017.0000166041 Vistos, relatados e discutidos estes autos de Apelação nº 1041904-52.2015.8.26.0100, da Comarca de São Paulo, em que é apelante GRANADA INVESTIMENTOS IMOBILIÁRIOS

Leia mais

Dano. Perda de uma chance

Dano. Perda de uma chance DANO 1. Conceito - Há responsabilidade sem culpa? > e sem dano? - O que é o dano? Dano Patrimonial Moral Estético Novos danos Emergente Lucro cessante Perda de uma chance 2. Dano patrimonial 2.1. Dano

Leia mais

RESOLUÇÃO EXTRAJUDICIAL DE PROMESSA DE COMPRA E VENDA IMOBILIÁRIA POR INADIMPLEMENTO ABSOLUTO DO QUESTÕES ATUAIS E OUTRAS NEM TÃO ATUAIS...

RESOLUÇÃO EXTRAJUDICIAL DE PROMESSA DE COMPRA E VENDA IMOBILIÁRIA POR INADIMPLEMENTO ABSOLUTO DO QUESTÕES ATUAIS E OUTRAS NEM TÃO ATUAIS... RESOLUÇÃO EXTRAJUDICIAL DE PROMESSA DE COMPRA E VENDA IMOBILIÁRIA POR INADIMPLEMENTO ABSOLUTO DO COMPRADOR QUESTÕES ATUAIS E OUTRAS NEM TÃO ATUAIS... Rubens Leonardo Marin SECOVI / SP 11/05/2015 O problema:

Leia mais

Direito Civil. Da Transmissão e Extinção das Obrigações I. Prof. Marcio Pereira

Direito Civil. Da Transmissão e Extinção das Obrigações I. Prof. Marcio Pereira Direito Civil Da Transmissão e Extinção das Obrigações I Prof. Marcio Pereira Da Transmissão das Obrigações A transmissão das obrigações é o género que comporta duas espécies: cessão de crédito e assunção

Leia mais

Cartório Fácil - Sistema de informação e apoio ao cidadão

Cartório Fácil - Sistema de informação e apoio ao cidadão Página 1 de 5. O Cartório de Registro de Imóveis realiza serviços importantes, que garantem o direito à propriedade das pessoas, bem como outros direitos referentes a imóveis. Somente quem registra uma

Leia mais

UERJ Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Direito do Entretenimento Aula Contratos Musicais: edição musical e produção fonográfica

UERJ Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Direito do Entretenimento Aula Contratos Musicais: edição musical e produção fonográfica UERJ Universidade do Estado do Rio de Janeiro Direito do Entretenimento Aula Contratos Musicais: edição musical e produção fonográfica Industria Musical Edição Musical = direitos autorais Produção Fonográfica

Leia mais

Vistos. Regularmente citada, a ré deixou de contestar a ação no prazo legal. R E L A T A D O S. D E C I D O

Vistos. Regularmente citada, a ré deixou de contestar a ação no prazo legal. R E L A T A D O S. D E C I D O fls. 74 SENTENÇA Processo Digital nº: 1007365-29.2016.8.26.0002 Classe - Assunto Procedimento Comum - Rescisão do contrato e devolução do dinheiro Requerente: Elcio Felix Cardoso e outro Requerido: Jetirana

Leia mais

A CELEBRAÇÃO E A EXTINÇAÕ DE CONTRATOS

A CELEBRAÇÃO E A EXTINÇAÕ DE CONTRATOS A CELEBRAÇÃO E A EXTINÇAÕ DE CONTRATOS Renata Medina DUARTE 1 RESUMO: O presente artigo procura demonstrar a importância das relações jurídicas diante de um contrato, o dever de cumprimento que consta

Leia mais

CURSO DE FORMAÇÃO DE TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO

CURSO DE FORMAÇÃO DE TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO CURSO DE FORMAÇÃO DE TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO MÓDULO DE LEGISLAÇÃO AULA 1 NOÇÕES BÁSICAS Profa.: Ivna Cavalcanti Feliciano Oficiala de Justiça do Tribunal de Justiça do Estado de Pernambuco TJPE. Mestranda

Leia mais

Foi instituída no ordenamento jurídico brasileiro a partir da Lei. 9079/95, que incluiu os arts A, 1102-B e 1102-C no CPC/73.

Foi instituída no ordenamento jurídico brasileiro a partir da Lei. 9079/95, que incluiu os arts A, 1102-B e 1102-C no CPC/73. AÇÃO MONITÓRIA Observações iniciais Foi instituída no ordenamento jurídico brasileiro a partir da Lei. 9079/95, que incluiu os arts. 1102-A, 1102-B e 1102-C no CPC/73. No NCPC tal matéria é tratada nos

Leia mais

PLANO DE ENSINO OBJETIVOS

PLANO DE ENSINO OBJETIVOS PLANO DE ENSINO FACULDADE: Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais CURSO: DIREITO Período: 5º DEPARTAMENTO: DIREITO PRIVADO Ano: 2016 DISCIPLINA: DIREITO CIVIL (CONTRATOS I) CARGA HORÁRIA: 80 horas PRÉ-REQUISITO:

Leia mais

Ação civil ex delicto

Ação civil ex delicto Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo Ação civil ex delicto Gustavo Badaró aula de 02.08.2016 1. Noções Gerais PLANO DA AULA 2. Formas de satisfação do dano causado pelo crime 3. Sistemas de

Leia mais

Novo CPC Petição Inicial Modelo

Novo CPC Petição Inicial Modelo Novo CPC Petição Inicial Modelo Novo CPC Petição Inicial Modelo Novo CPC Petição Inicial Modelo EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA VARA (Ex. CIVIL, ou DE FAMÍLIA, ETC) DA COMARCA.. / UF (Conforme

Leia mais

DE QUANTIAS PAGAS ajuizada por DEHONES ALVES DOS SANTOS LIMA em face de EZLI EMPREENDIMENTO IMOBILIÁRIO LTDA.

DE QUANTIAS PAGAS ajuizada por DEHONES ALVES DOS SANTOS LIMA em face de EZLI EMPREENDIMENTO IMOBILIÁRIO LTDA. fls. 255 DECISÃO Processo Digital nº: 1073444-21.2015.8.26.0100 Classe - Assunto Procedimento Comum - Rescisão do contrato e devolução do dinheiro Requerente: Dehones Alves dos Santos Lima Requerido: E.Z.L.I.

Leia mais

Direito das Obrigações Aula V 17/03/17 Inadimplemento Inadimplemento fortuito é quando o inadimplemento se dá sem culpa do devedor.

Direito das Obrigações Aula V 17/03/17 Inadimplemento Inadimplemento fortuito é quando o inadimplemento se dá sem culpa do devedor. Direito das Obrigações Aula V 17/03/17 Inadimplemento Inadimplemento fortuito é quando o inadimplemento se dá sem culpa do devedor. Ocorre quando o pagamento não puder ser feito por motivo de força maior

Leia mais

Escrito por Pr Ronaldo Franco Sex, 27 de Abril de :09 - Última atualização Sex, 27 de Abril de :25

Escrito por Pr Ronaldo Franco Sex, 27 de Abril de :09 - Última atualização Sex, 27 de Abril de :25 CONTRATO PARTICULAR DE UNIÃO ESTÁVEL [Nome completo dele], brasileiro, nascido em / /, filho de [Nome completo do pai dele] e de [Nome completo da mãe dele], [profissão], [estado civil - se desquitando

Leia mais

Aula 3 Obrigação de dar coisa certa: Por Marcelo Câmara

Aula 3 Obrigação de dar coisa certa: Por Marcelo Câmara Por Marcelo Câmara texto Sumário: 1-Obrigação texto de dar coisa certa 1.1-Conceito: 1.2-Distinção entre entregar e restituir: 1.3-Reflexos jurídicos: 2. Obrigações pecuniárias: 2.1-Conceito: 2.2-Princípios:

Leia mais

29/03/2017. Tradição: 1) Obrigações de dar (entregar e restituir): 1) Obrigações de dar (entregar e restituir):

29/03/2017. Tradição: 1) Obrigações de dar (entregar e restituir): 1) Obrigações de dar (entregar e restituir): 1) Obrigações de dar (entregar e restituir): Conceito: obrigações positivas cujo objeto mediato consiste em uma coisa corpórea certa ou incerta. Espécies: 1.1. Obrigações de dar propriamente ditas (ad

Leia mais

EXECUÇÃO PARA A ENTREGA DE COISA CERTA E INCERTA (Art. 621 ao 631, CPC):

EXECUÇÃO PARA A ENTREGA DE COISA CERTA E INCERTA (Art. 621 ao 631, CPC): - A petição inicial do processo de execução, além dos requisitos do art. 282, CPC, deve obedecer aos requisitos dos arts. 614 e 615, CPC: - I conter pedido expresso de citação do devedor; - II ser instruída

Leia mais

Modalidades de obrigação

Modalidades de obrigação 1 Direito Civil Sala 207 UNIP Professor: Glauco Bauab Boschi Modalidades de obrigação Meio - eu não prometo o resultado. É aquela em que o devedor se compromete a executar algo utilizando todos os seus

Leia mais

SUMÁRIO PARTE I INFORMAÇÕES NECESSÁRIAS PARA UMA APROPRIADA POSTULAÇÃO EM JUÍZO 1 INTRODUÇÃO

SUMÁRIO PARTE I INFORMAÇÕES NECESSÁRIAS PARA UMA APROPRIADA POSTULAÇÃO EM JUÍZO 1 INTRODUÇÃO SUMÁRIO PARTE I INFORMAÇÕES NECESSÁRIAS PARA UMA APROPRIADA POSTULAÇÃO EM JUÍZO 1 INTRODUÇÃO 2 SOLUÇÃO DE LITÍGIOS PERANTE O PODER JUDICIÁRIO 2.1 Estrutura jurisdicional brasileira 2.2 Lide, processo e

Leia mais

I. CONTRATOS EM GERAL

I. CONTRATOS EM GERAL S UMÁRIO I. CONTRATOS EM GERAL 1. INTRODUÇÃO AO DIREITO DAS OBRIGAÇÕES... 25 1.1. Conceitos de obrigação... 28 1.2. Obrigação de dar (coisa certa ou incerta)... 28 1.2.1. Obrigação de dar coisa certa...

Leia mais

Prof. Ms. Guilherme Martins Teixeira Borges FACE: Guilherme Martins INSTA: Professor Guilherme Martins

Prof. Ms. Guilherme Martins Teixeira Borges FACE: Guilherme Martins INSTA: Professor Guilherme Martins Prof. Ms. Guilherme Martins Teixeira Borges FACE: Guilherme Martins Periscope: @ProfGuilherm INSTA: Professor Guilherme Martins E-mail: g.martins.borges@hotmail.com Ação de Cobrança Ação de Obrigação de

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA PROCESSO DE EXECUÇÃO DO NOVO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA PROCESSO DE EXECUÇÃO DO NOVO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL PROCESSO DE EXECUÇÃO DO NOVO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL Programa do curso 1. Cumprimento da sentença na execução por quantia certa 2. Cumprimento de sentença na execução por quantia certa na ação de alimentos

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL CIVIL. Cumprimento de sentença. Prof. Luiz Dellore

DIREITO PROCESSUAL CIVIL. Cumprimento de sentença. Prof. Luiz Dellore DIREITO PROCESSUAL CIVIL Cumprimento de sentença Prof. Luiz Dellore 1. Finalidades dos processos 1.1 Processo de conhecimento: crise de incerteza 1.2 Processo de execução: crise de inadimplemento 2. Requisitos

Leia mais

Indice. Introdução... 1 PARTE I

Indice. Introdução... 1 PARTE I .. Indice Introdução... 1 PARTE I Capítulo I - Incorporação imobiliária - Caracterização geral LI. Incorporação: conceito e definição legal... 9 1.2. Incorporador: caracterização... 14 1.3. A dinâmica

Leia mais

Contrato de Mediação de Exportação

Contrato de Mediação de Exportação Contrato de Mediação de Exportação IDENTIFICAÇÃO DAS PARTES CONTRATANTES CONTRATANTE: (Nome da Contratante), com sede em (xxx), na Rua (xxx), nº (xxx), bairro (xxx), Cep (xxx), no Estado (xxx), inscrita

Leia mais

Considerando que há interesse do LOCATÁRIO na locação desses equipamentos de propriedade da LOCADORA,

Considerando que há interesse do LOCATÁRIO na locação desses equipamentos de propriedade da LOCADORA, CONTRATO DE LOCAÇÃO DE EQUIPAMENTOS PARA SERVIÇOS DE TELECOMUNICAÇÕES Pelo presente instrumento particular, as partes a seguir designadas: VELOMAX TENCNOLOGIA EIRELI., sociedade empresária com sede na

Leia mais

N o 8.949, DE 26 DE AGOSTO DE D E C R E T A: Seção I Das Disposições Gerais

N o 8.949, DE 26 DE AGOSTO DE D E C R E T A: Seção I Das Disposições Gerais D E C R E T O N o 8.949, DE 26 DE AGOSTO DE 2013 DISCIPLINA O PARCELAMENTO DOS CRÉDITOS TRIBUTÁRIOS E NÃO TRIBUTÁRIOS, INSCRITOS OU NÃO EM DÍVIDA ATIVA, DO MUNICÍPIO DE ANGRA DOS REIS, DE SUAS AUTARQUIAS

Leia mais

Sumário RECURSOS CÍVEIS

Sumário RECURSOS CÍVEIS Sumário RECURSOS CÍVEIS 1. Conceito de recurso......................... 25 2. Recurso adesivo (art. 500 do CPC).......... 29 3. Recurso adesivo (art. 500 do CPC)- (Modelo 2)................. 32 4. Desistência

Leia mais

DECRETO Nº. 922 DE 07DE MAIO DE A PREFEITA DO MUNICÍPIO DE SAQUAREMA, no uso de suas atribuições legais, nos termos da Lei, e

DECRETO Nº. 922 DE 07DE MAIO DE A PREFEITA DO MUNICÍPIO DE SAQUAREMA, no uso de suas atribuições legais, nos termos da Lei, e DECRETO Nº. 922 DE 07DE MAIO DE 2010. Dispõe sobre os critérios para o parcelamento dos créditos tributários ou não, inscritos ou não em Dívida Ativa, e dá outras providências. A PREFEITA DO MUNICÍPIO

Leia mais

Pratica Especial Civil 10 sem

Pratica Especial Civil 10 sem AULA 04 Contestação ESTRUTURA BÁSICA DA CONTESTAÇÃO Competência Partes Hipóteses de cabimento Fundamento legal Fatos Fundamentação jurídica Pedido Provas Valor da causa Juiz da causa (art. 297, CPC). Tratamento:

Leia mais

SUMÁRIO. Direito do Trabalho Direito Processual Civil Direito Processual do Trabalho

SUMÁRIO. Direito do Trabalho Direito Processual Civil Direito Processual do Trabalho SUMÁRIO Direito do Trabalho... 05 Direito Processual Civil... 139 Direito Processual do Trabalho... 195 DIREITO DO TRABALHO ÍNDICE CAPÍTULO 01... 7 Fontes e Princípios de Direito do Trabalho... 7 Surgimento

Leia mais

DISSOLUÇÃO PARCIAL DE SOCIEDADE Causas e Procedimento. Paulo Sérgio Restiffe

DISSOLUÇÃO PARCIAL DE SOCIEDADE Causas e Procedimento. Paulo Sérgio Restiffe DISSOLUÇÃO PARCIAL DE SOCIEDADE Causas e Procedimento Paulo Sérgio Restiffe NOÇÕES GERAIS Relações Internas : Esgarçamento A legislação deve definir: as causas e as conseqüências Princípios Função Social

Leia mais

Cumprimento de Sentença e Execução. Ricardo de Carvalho Aprigliano

Cumprimento de Sentença e Execução. Ricardo de Carvalho Aprigliano Cumprimento de Sentença e Execução Ricardo de Carvalho Aprigliano Considerações iniciais Antes da execução Cumprimento de sentença Intimação do devedor pelo DJE na pessoa do seu advogado (art. 513, 2º,I).

Leia mais