A DIFERENÇA DO GRAU DE FAIR PLAY ENTRE OS GÊNEROS NAS ESCOLAS PÚBLICAS DO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO E A INFLUÊNCIA DA MÍDIA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "A DIFERENÇA DO GRAU DE FAIR PLAY ENTRE OS GÊNEROS NAS ESCOLAS PÚBLICAS DO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO E A INFLUÊNCIA DA MÍDIA"

Transcrição

1 A DIFERENÇA DO GRAU DE FAIR PLAY ENTRE OS GÊNEROS NAS ESCOLAS PÚBLICAS DO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO E A INFLUÊNCIA DA MÍDIA João Luiz Rufino Paulo Henrique Batista Roberto Gueler Resumo: O presente estudo analisou a influência da mídia no fair play dos alunos(as) e professores(as) de educação física das escolas públicas do município do Rio de Janeiro. Foram aplicados 2 questionários em 25 escolas. O 1º avaliava a quantidade de exposição à mídia esportiva e o interesse dos alunos(as) e professores(as) por notícias com bons e com maus exemplos de fair play e o 2º questionário avaliava o comportamento em relação a situações de competição onde o jogar limpo estivesse envolvido. Os mesmos questionários foram aplicados a atletas e treinadores(as). Em seguida foram correlacionados os resultados para analisar a influência da mídia no fair play de alunos(as) e professores(as) da educação física, assim como a diferença do grau de fair play entre os gêneros. Palavras-chave: Fair play; Escola; Mídia. Introdução Conceito de fair play: Segundo Gonçalves (1988) o espírito esportivo, constitui uma noção difícil de definir. Não é contudo difícil reconhecer algumas dimensões da questão: lealdade, honestidade, aceitação das regras, respeito pelos outros e por si próprio, igualdade de oportunidades... tantos são os elementos associados a idéia de espírito desportivo. Exemplos de espírito desportivo: Em um mesmo evento esportivo podem ocorrer atitudes altamente antidesportivas e atitudes do mais grau de espírito esportivo. Por isso é importante que sejam ressaltados muitos exemplos de fair play para que a juventude mundial seja afetada por esses bons exemplos e passe a repetilos na sua prática diária. Tendo em vista a importância dos exemplos para os praticantes, torna-se relevante relatar alguns de verdadeira manifestação do Espírito Desportivo. Um exemplo ocorrido recentemente nas olimpíadas de Atenas foi o do maratonista brasileiro Vanderlei Cordeiro que estava liderando a maratona com larga vantagem sobre o segundo colocado e repentinamente foi colocado para fora do percurso por um religioso fanático irlandês, atitude esta que lhe tirou a possibilidade de ganhar a medalha de ouro, mas, apesar de tudo, o brasileiro terminou a corrida, conquistando a medalha de bronze, e numa atitude de puro fair play perdoou o fanático pelo ocorrido. Objetivo do estudo Este estudo tem como objetivos: - Analisar a influência da mídia no fair play dos professores(as) e alunos(as) das escolas públicas da 8ª CRE (Coordenadoria Regional de Educação) do município do Rio de Janeiro. Comparar, também, os resultados destes aos resultados de atletas e treinadores de clubes do município do Rio de Janeiro.

2 - Verificar a relação entre o grau de influência da mídia e o grau de fair play entre os grupos (escolar e competitivo) e entre os subgrupos (professores(as), alunos(as), técnicos(as) e atletas). E entre os participantes do sexo masculino e do sexo feminino. Método Este estudo assume, essencialmente, um caráter descritivo e comparativo, baseado numa pesquisa bibliográfica e na aplicação de questionários. Foram aplicados dois questionários, um referente à influência da mídia na vida de cada indivíduo e um outro referente ao grau de fair play de cada indivíduo. Todos (professores(as), alunos(as), treinadores(as) e atletas) responderam aos dois questionários, para que se tivesse um parâmetro de comparação. Antes que os mesmos respondessem aos questionários, foi realizada uma breve explanação acerca do espírito esportivo. Para assegurar um nível mínimo de conhecimento sobre o tema. -Amostra Trata-se de uma amostra sistemática, que é proveniente de 25 escolas da 8ª CRE no que se refere aos professores(as) de educação física. E em relação aos alunos(as) foram escolhidos 10 alunos (5 meninas e 5 meninos) de 10 escolas diferentes. Isto permitiu uma maior abrangência territorial da 8ª CRE. A amostra se constitui de: Professores(as) de educação física 70; 40 mulheres e 30 homens; Alunos(as) 100; 50 meninos e 50 meninas. De 5ª a 8ª séries. Das escolas públicas da 8ª CRE do município do Rio de Janeiro; Atletas 40; 20 meninos e 20 meninas. Da categoria Mirim de voleibol; Treinadores(as) 25; 20 homens e 5 mulheres. De clubes esportivos do município do Rio de Janeiro. A 8ª CRE se localiza na zona oeste da cidade do Rio de Janeiro, esta região é caracterizada pelo baixo poder aquisitivo da população em geral, que é classificada como classe média baixa. Foram visitadas 25 escolas da 8ª CRE. -Desenvolvimento do inquérito Foram aplicados dois questionários para que alunos(as) e professores(as) de escolas públicas da 8ª CRE do município do Rio de Janeiro respondessem. O primeiro questionário contendo 15 questões avaliava a quantidade de exposição à mídia em geral e de interesse dos alunos por notícias com bons exemplos e com maus exemplos de fair play e o segundo questionário contendo 12 situações, avaliava o comportamento ou atitudes dos mesmos alunos em relação a situações de competição onde o jogar limpo esteja envolvido, para medir o grau de fair play destes alunos. Os mesmos dois questionários foram aplicados aos atletas e treinadores(as) de equipes esportivas. No questionário sobre a influência da mídia constavam perguntas do tipo: Você acha que a mídia da maior ênfase a divulgação de atitudes antidesportivas, do que as atitudes de fair play (jogo limpo)?. Havia quatro respostas possíveis: Sempre Às vezes Raramente Nunca Nesse primeiro questionário o maior percentual de respostas sempre representa o quanto mais o individuo está exposto à mídia e é influenciado por ela.

3 No questionário sobre o grau de fair play haviam questões baseadas no questionário de Gonçalves (1996), com cinco opções de resposta na seguinte forma: Você foi classificado para a fase final da taça nacional de atletismo escolar na prova de 50 metros, que se realiza na pista de tartan do estádio nacional. Já na fase final do seu aquecimento para a prova você repara que um adversário de outra escola, favorito para ganhar, esta muito perturbado e triste, pois perdeu minutos antes o seu tênis de atletismo. Ele calça o mesmo número que você, e você tem um segundo par de tênis na tua mochila, perto de você. Você tem a escolha entre: a) Não fazer nada, ou b) Por o seu segundo par de tênis a disposição do outro concorrente. Nesta situação, colocaria o meu segundo par de tênis a disposição do meu adversário. Sim, com certeza Sim provavelmente Não sei o que faria Não provavelmente Não, com certeza Neste segundo questionário um maior percentual de repostas sim, com certeza representa um maior grau de fair play. Resultados e discussão Percebe-se que no geral os participantes do sexo masculino estão mais expostos a mídia esportiva (Figura 1), pois costumam ler mais jornais e principalmente o caderno de esportes, e também, costumam dedicar mais tempo a programação esportiva. É importante ressaltar nos grupos dos atletas e, principalmente, dos alunos que o baixo poder aquisitivo não permite que os mesmos tenham internet em casa, nem Tv a cabo, o que proporciona uma menor exposição total à mídia em geral e em especial a mídia esportiva, devido ao alto número de canais esportivos nas TVs a cabo. Influência da mídia 1- Professor(a) 2- Técnico(a) 3- Aluno(a) 4- Atleta 4 3 Feminino Masculino Respostas Sempre % Figura 1- Influência da mídia entre os gêneros Em relação ao grau de fair play dos participantes, percebemos que os professores(as) de educação física das escolas públicas obtiveram o mais alto grau, conseguindo o melhor percentual em 9 das 12 situações e só obtendo pior percentual em uma situação. Percebe-se uma grande

4 diferença entre professores(as) e técnicos(as), ficando os últimos distantes do grau de fair play dos primeiros e os alunos(as) e atletas mais distantes ainda como demonstra a Figura 2. Isto mostra um forte espírito esportivo por parte dos professores de educação física participantes do estudo Professor técnico Aluno Atleta Seqüência1 Figura 2 Grau de Fair play obtido entre os diferentes grupos. No que se refere ao gênero, os participantes do sexo masculino obtiveram um menor grau de fair play entre os grupos de professores, técnicos e alunos só obtendo melhor resultado em relação as atletas que tiveram um grau relativamente menor nesse caso, portanto, os atletas homens conseguiram um grau pouco maior do que as atletas mulheres. Esta diferença entre os participantes do sexo masculino e do sexo feminino representa que os homens e meninos por estarem mais expostos a influência da mídia esportiva, demonstram um menor grau de fair play. Isto significa que a mídia tem influenciado negativamente o espírito esportivo dos indivíduos, valorizando as atitudes antiéticas e antidesportivas em detrimento das atitudes de jogo limpo. Considerações finais É preciso que a educação física compreenda melhor a influência dos meios de comunicação nos valores das crianças e adolescentes. Betti (1999) ressalta que a educação física na escola não pode ignorar a mídia e as práticas corporais que ela retrata, bem como o imaginário que ela ajuda a criar. Entendemos que uma das funções da educação física na escola é justamente integrar criticamente o aluno na esfera da cultura corporal. Então, caberá à disciplina educação física manter um permanente diálogo crítico com a mídia, trazendo, por exemplo, tais reflexões para o contexto escolar. Sugerimos que mais estudos nesse âmbito sejam realizados no intuito de orientar melhor o ensino da educação física escolar no que tange a questão da influência do meio, muitas vezes negativa, na ética da população em geral. Os autores, Prof. Roberto Gueler e Prof. João Luiz Rufino são professores da UFRJ Referencias bibliográficas Betti, M. A televisão e a guerra do Pacaembu: povão versus cidadãos. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Santa Catarina, v.17, n.3. p , maio Bertolo, S. COI e WADA exigem tolerância zero com doping. Jornal O GLOBO, Rio de Janeiro, 30 maio, Caderno de esportes, p.56. Biliatti, R. et al. Conhecimentos específicos: Educação física. Apostila, Secretaria de educação do estado, São Paulo, ed.apostilas lógicas.

5 CHAUÍ, M. Ideologia neoliberal e universidade. In: OLIVEIRA, Francisco & PAOLI, Maria C. Os sentidos da democracia: Políticas do dissenso e hegemonia global. Petrópolis, RJ: Vozes; Brasília: NEDIC, Comitê internacional pelo fair play. Fair play para todos. Munchen, Paris: Kidane, F. El dopaje y los países en vías de desarrollo. Revista olímpica. XXVI-22, p.5-7, Agostosetiembre Fernandes, H. et al. Valores no desporto: Estudo exploratório das atitudes desportivas e orientações motivacionais em alunos de Educação Física. Revista Digital, Buenos Aires, Año 9, N 67, Diciembre de Gebauer, Gunter e Wulf, Christoph. Mimesis: Cultura-Arte-Sociedade. Hamburg, Rowohlt, Gomes, M. C. solidariedade e honestidade: os fundamentos do fair play entre adolescentes escolares. In: Tavares, O. & DaCosta, L. P. Estudos olímpicos: programa de pós-graduação em educação física. Rio de Janeiro, ed. Gama filho: 1999, p Gonçalves, C. Costa, F. C. & Piéron, M. Valores no Desporto Jovem: Estudo Comparativo entre praticantes e não praticantes. In: Congresso AIESEP 98, 1998, New York. Universidade de Adelphi, Gonçalves, C. O desenvolvimento do jovem praticante. 2 ed. Oeiras: Câmara municipal de Oeiras, Gonçalves, C. O espírito desportivo é importante. 3 ed. Oeiras: Câmara municipal de Oeiras, Gonçalves, C. O espírito desportivo e os jovens praticantes desportivos. 2 ed. Oeiras: Câmara municipal de Oeiras, Gonçalves, C. Espírito Desportivo: Questão de ética, questão de educação. In J. Bento & A. Marques (Eds.), Desporto, Ética e Sociedade. Porto: FCDEF-UP Actas: 1990, p Gonçalves, C. O pensamento dos treinadores sobre o espírito desportivo na formação dos jovens praticantes. 2 ed. Oeiras: Câmara municipal de Oeiras, GRUPE, O. El Olimpismo y la idea olímpica en sus aspectos culturales, filosóficos y pedagógicos. In: Actas Congreso Científico Olímpico, Málaga: IAD, Ikhioya, O.S.A. Adopting effective control measures for some behavioural problens among athletes. ICHPER-SD journal, v.xxxii, n. 4, p.54-56, summer Kensk, V. M. O impacto da mídia e das novas tecnologias de comunicação na educação física. Motriz, Rio Claro, n. 2, v. 1, p , Lûdorf, S.M.A. Um olhar multicultural sobre o corpo. Revista Digital, Buenos Aires, Año 5, N 25, Setiembre de Disponível em: < Acesso em: 02/06/2004. Pirolo, A.L. O processo de comunicação e informação, sua influência no movimento do homem em movimento no mundo. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Santa Catarina, v.17, n.3. p , maio Schamasch, P. EPO y PFC. Revista olímpica. XXVI-22, p.8, Ago-set Sérgio, M. O espírito desportivo: uma questão de ética. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, São Paulo, v.11, n.3. p , Turini, M. Análise das atividades de fair play em olimpíada escolar como reforço no desenvolvimento do espírito desportivo. In: Turini, M. & DaCosta, L. P (editores). Coletânea de textos em estudos olímpicos. Rio de Janeiro, ed. Gama Filho: 2002, p Tubino, M. G. Dimensões sociais no esporte. São Paulo, Cortez: 1985.

JOGOS OLÍMPICOS DA JUVENTUDE: UM NOVO MEGAEVENTO ESPORTIVO DE SENTIDO EDUCACIONAL FOCADO EM VALORES

JOGOS OLÍMPICOS DA JUVENTUDE: UM NOVO MEGAEVENTO ESPORTIVO DE SENTIDO EDUCACIONAL FOCADO EM VALORES JOGOS OLÍMPICOS DA JUVENTUDE: UM NOVO MEGAEVENTO ESPORTIVO DE SENTIDO EDUCACIONAL FOCADO EM VALORES Marcio Turini, Marta Gomes, Ana Miragaya e Lamartine DaCosta YOUTH OLYMPIC GAMES JOGOS OLÍMPICOS DA

Leia mais

A MULHER OLÍMPICA: tradição versus inovação na busca pela inclusão. Prof. Ana Miragaya,, M.A, M.S. Universidade Gama Filho, RJ

A MULHER OLÍMPICA: tradição versus inovação na busca pela inclusão. Prof. Ana Miragaya,, M.A, M.S. Universidade Gama Filho, RJ A MULHER OLÍMPICA: tradição versus inovação na busca pela inclusão Prof. Ana Miragaya,, M.A, M.S. Universidade Gama Filho, RJ JOGOS OLÍMPICOS DE 1896 COI 1894 Baron Pierre de Coubertin 6 de abril de 1896

Leia mais

PLANO COMERCIAL PÉ DE VENTO 2013 À 2016

PLANO COMERCIAL PÉ DE VENTO 2013 À 2016 PLANO COMERCIAL PÉ DE VENTO 2013 À 2016 APRESENTAÇÃO APRESENTAÇÃO A Pé de Vento foi fundada em junho de 1983, pelo treinador e médico da equipe, o doutor em medicina ortomolecular, Henrique Vianna. Ao

Leia mais

A T L E T I S M O P R O J E T O A T L E T I S M O

A T L E T I S M O P R O J E T O A T L E T I S M O A T L E T I S M O P R O J E T O A T L E T I S M O 2 0 1 9 APRESENTAÇÃO A Pé de Vento foi fundada em junho de 1983, pelo treinador e médico da equipe, o doutor em medicina Henrique Vianna. Ao longo de sua

Leia mais

Competição. As competições infanto-juvenis fazem parte da nossa sociedade

Competição. As competições infanto-juvenis fazem parte da nossa sociedade Competição As competições infanto-juvenis fazem parte da nossa sociedade Elas costumam introduzir, incutir, exacerbar e/ou fortalecer valores e símbolos de nossa cultura, de modo explícito e implícito.

Leia mais

Jogos Olímpicos Vôlei. Jelena Bozovic, Ana Carolina Russo, Fernanda Verde, Carolina Bellato, Noemi da Silva, Rafaela Murbach

Jogos Olímpicos Vôlei. Jelena Bozovic, Ana Carolina Russo, Fernanda Verde, Carolina Bellato, Noemi da Silva, Rafaela Murbach Jogos Olímpicos Vôlei Jelena Bozovic, Ana Carolina Russo, Fernanda Verde, Carolina Bellato, Noemi da Silva, Rafaela Murbach O que são os Jogos Olímpicos? Jogos Olímpicos é o nome dado a um evento que reúne

Leia mais

Ouro olímpico: credibilidade no futebol feminino supera a do masculino em Londres

Ouro olímpico: credibilidade no futebol feminino supera a do masculino em Londres Ouro olímpico: credibilidade no futebol feminino supera a do masculino em Londres Lucas Almeida As Olimpíadas, uma das competições mais tradicionais da história, tiveram início na Grécia Antiga em 776

Leia mais

Regulamento de prova Corta-Mato 14

Regulamento de prova Corta-Mato 14 Regulamento de prova Corta-Mato 14 INTRODUÇÃO O corta-mato é uma atividade anual de escola, dinamizada pelo grupo disciplinar de educação física. Esta prova de atletismo faz parte das atividades previstas

Leia mais

Treinamento Esportivo

Treinamento Esportivo Treinamento Esportivo Introdução Fundamentos Aplicação dos conteúdos e foco Conceitos Atletas Não Atletas Treinamento Treinamento Esportivo Significado Esporte Composição Alto Rendimento Coordenação e

Leia mais

Regulamento de prova Corta-Mato 16

Regulamento de prova Corta-Mato 16 Regulamento de prova Corta-Mato 16 Introdução O corta-mato é uma atividade anual de escola, dinamizada pelo grupo disciplinar de educação física. Esta prova de atletismo faz parte das atividades previstas

Leia mais

Regulamento de prova Corta-Mato 15

Regulamento de prova Corta-Mato 15 Regulamento de prova Corta-Mato 15 SALESIANOS LISBOA Introdução O corta-mato é uma atividade anual de escola, dinamizada pelo grupo disciplinar de educação física. Esta prova de atletismo faz parte das

Leia mais

Regulamento de prova Corta-Mato 17

Regulamento de prova Corta-Mato 17 Regulamento de prova Corta-Mato 17 Introdução O corta-mato é uma atividade anual de escola, dinamizada pelo grupo disciplinar de educação física. Esta prova de atletismo faz parte das atividades previstas

Leia mais

A PRÁTICA DO ATLETISMO ESCOLAR COMO PROPOSTA DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA RESUMO

A PRÁTICA DO ATLETISMO ESCOLAR COMO PROPOSTA DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA RESUMO A PRÁTICA DO ATLETISMO ESCOLAR COMO PROPOSTA DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA BARETTA, Elisabeth; GRIGOLLO, Leoberto Ricardo. RESUMO O desenvolvimento de atividades de extensão por meio do I Festival Unoesc de

Leia mais

II Jogos Abertos 2008

II Jogos Abertos 2008 II Jogos Abertos 2008 CRONOGRAMA 14/07 Início das Inscrições 15/08 Término das Inscrições 20/08 Definição da forma de disputa, Grupos e Tabelas 23/08 Cerimônia de Abertura e Caminhada da Solidariedade

Leia mais

Rua Capitão Antonio Francisco Magalhães Número 122Bingen Petrópolis RJ CEP Site

Rua Capitão Antonio Francisco Magalhães Número 122Bingen Petrópolis RJ CEP Site À Caixa. RELATÓRIO DE MÍDIA 2016 Referente ao Projeto de Atletismo Pé de Vento Caixa. A equipe Pé de Vento vem justificar a Caixa Econômica o patrocínio, referente o ano de 2016 informando que foi a maior

Leia mais

Regulamento I Torneio Carnaval de Faro Andebol 5

Regulamento I Torneio Carnaval de Faro Andebol 5 Regulamento I Torneio Carnaval de Faro Andebol 5 I Enquadramento 1. O Torneio Carnaval de Faro enquadra-se na estratégia da Associação de Andebol do Algarve e do Município de Faro que pretende dinamizar

Leia mais

ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA 20 DE DEZEMBRO 2014

ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA 20 DE DEZEMBRO 2014 ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA 20 DE DEZEMBRO 2014 FPTM tem 70 anos de idade 17 Associações Distritais, Territoriais ou de Ilha 181 Clubes 3352 atletas filiados 232 Treinadores 112 Árbitros; 17 Internacionais;

Leia mais

ASSUNTO: Indicação de Eventos de Modalidades que compõem os Programas Olímpico e Paraolímpico ao Programa Bolsa-Atleta.

ASSUNTO: Indicação de Eventos de Modalidades que compõem os Programas Olímpico e Paraolímpico ao Programa Bolsa-Atleta. MINISTÉRIO DO ESPORTE SECRETARIA NACIONAL DE ESPORTE DE ALTO RENDIMENTO SAN Qd. 0 Bl A 1º andar sala 191 Ed. Núcleo dos Transportes - DNIT 7000-90 Brasília-DF Fone: (1) 9-8 Fax 9-910 Ofício Circular nº

Leia mais

JOGOS OLÍMPICOS DA JUVENTUDE: UM NOVO MEGAEVENTO ESPORTIVO DE SENTIDO EDUCACIONAL FOCADO EM VALORES

JOGOS OLÍMPICOS DA JUVENTUDE: UM NOVO MEGAEVENTO ESPORTIVO DE SENTIDO EDUCACIONAL FOCADO EM VALORES JOGOS OLÍMPICOS DA JUVENTUDE: UM NOVO MEGAEVENTO ESPORTIVO DE SENTIDO EDUCACIONAL FOCADO EM VALORES YOUTH OLYMPIC GAMES: A NEW SPORTS MEGA-EVENT FOCUSED ON VALUES Marcio Turini 1, Marta Gomes 2, Ana Miragaya

Leia mais

COTAS - PATROCÍNIO

COTAS - PATROCÍNIO COTAS - PATROCÍNIO - 2018 APRESENTAÇÃO A Pé de Vento foi fundada em junho de 1983, pelo treinador e médico da equipe, o doutor em medicina Henrique Vianna. Ao longo de sua existência a Pé de Vento conquistou

Leia mais

Olá alunos do 4ºano!!

Olá alunos do 4ºano!! Aluno(a): Nº TRABALHO INTERDISCIPLINAR DO 3º BIMESTRE Disciplina: Interdisciplinar Professoras: Margarete e Priscila Data: Turma: 4º anos A B C SEJAM BEM-VINDOS AO 3º BIMESTRE! Olá alunos do 4ºano!! Um

Leia mais

esforço próprio Luta contra a dopagem Ação Inteligência Jogo Limpo Valor do bom exemplo Justiça saúde Prevenção Normatização

esforço próprio Luta contra a dopagem Ação Inteligência Jogo Limpo Valor do bom exemplo Justiça saúde Prevenção Normatização Informação Justiça Inteligência Jogo Limpo esforço próprio saúde Respeito aos princípios éticos fundamentais Educação Normatização Valor do bom exemplo Luta contra a dopagem Ação Global Coach House Jogos

Leia mais

COPA FERA DE VOLEIBOL MASTER 2018

COPA FERA DE VOLEIBOL MASTER 2018 COPA FERA DE VOLEIBOL MASTER 2018 INFORMAÇÕES Ronaldo Nascimento Maciel (22) 998374394 rnmvolei@hotmailcom José Henrique Ferrari (22) 999832336 Josehenriqueferrari33@hotmail.com www.feraae.com.br REGULAMENTO

Leia mais

QUEM SOMOS. Objetivos:

QUEM SOMOS. Objetivos: QUEM SOMOS A Associação Atlética Pé de Vento é uma organização não governamental. Considerada hoje uma das maiores equipes de corrida de longa distância da América Latina. Objetivos: Descobrir novos talentos

Leia mais

LERIANE BRAGANHOLO DA SILVA

LERIANE BRAGANHOLO DA SILVA 1 LERIANE BRAGANHOLO DA SILVA COMPARAÇÃO DO PERFIL ANTROPOMÉTRICO DE ADOLESCENTES PRATICANTES DE VOLEIBOL, DOS ANOS 1997 E 2009, PARTICIPANTES DO PROGRAMA ESPORTE CIDADÃO UNILEVER Artigo apresentado como

Leia mais

ASSOCIAÇÃO AGATHA VOLEI DE PRAIA - AAVP PROJETO AGATHA DE ESPORTES DE AREIA

ASSOCIAÇÃO AGATHA VOLEI DE PRAIA - AAVP PROJETO AGATHA DE ESPORTES DE AREIA ASSOCIAÇÃO AGATHA VOLEI DE PRAIA - AAVP PROJETO AGATHA DE ESPORTES DE AREIA IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO Nome do Projeto: Agatha Esportes de Areia Proponente: Associação Agatha Vôlei de Praia AAVP Lei Federal

Leia mais

Treinamento Esportivo

Treinamento Esportivo Treinamento Esportivo Introdução Fundamentos Aplicação dos conteúdos e foco Conceitos Atletas Não Atletas Treinamento Treinamento Esportivo Significado Esporte Composição Alto Rendimento Coordenação e

Leia mais

JOGOS NACIONAIS DA MAGISTRATURA REGULAMENTO GERAL

JOGOS NACIONAIS DA MAGISTRATURA REGULAMENTO GERAL JOGOS NACIONAIS DA MAGISTRATURA REGULAMENTO GERAL 1 DA FINALIDADE Art. 1º - Os JOGOS NACIONAIS DA MAGISTRATURA, competição oficial da ASSOCIAÇÃO DOS MAGISTRADOS BRASILEIROS (AMB), têm como objetivo a integração

Leia mais

Destino Rio 2016 UMA DESPEDIDA OLÍMPICA EM CASA. Marílson Gomes Dos Santos

Destino Rio 2016 UMA DESPEDIDA OLÍMPICA EM CASA. Marílson Gomes Dos Santos Destino Rio 2016 UMA DESPEDIDA OLÍMPICA EM CASA Marílson Gomes Falta cada vez menos para que comecem os Jogos Olímpicos do Rio 2016, o ano entra em sua reta final e a tocha já aparece no horizonte. Destino

Leia mais

Projeto Social: B a s e A t l e t i s m o

Projeto Social: B a s e A t l e t i s m o Projeto Social: B a s e A t l e t i s m o Acreditamos no poder da transformação VAMOS JUNTOS na pratica do atletismo Todos os anos a Pé de Vento tem uma demanda espontânea de adolescentes que nos procuram

Leia mais

APRESENTAÇÃO DO VI TORNEIO NACIONAL MINIBASQUETE 2016

APRESENTAÇÃO DO VI TORNEIO NACIONAL MINIBASQUETE 2016 APRESENTAÇÃO DO VI TORNEIO NACIONAL MINIBASQUETE 2016 PONTA DELGADA 1 Introdução O Torneio Nacional de Minibasquete vai para a sexta edição, num sistema de rotação entre as quatro associações dos Açores.

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E DESPORTOS DEPARTAMENTO DE DESPORTOS PROGRAMA DE ENSINO 2016/1

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E DESPORTOS DEPARTAMENTO DE DESPORTOS PROGRAMA DE ENSINO 2016/1 CAMPUS: Goiabeiras - CEFD CURSO: Educação Física PROGRAMA DE ENSINO 2016/1 HABILITAÇÃO: Licenciatura, de graduação plena, de formação de professores da Educação Básica em nível superior DEPARTAMENTO RESPONSÁVEL:

Leia mais

Muito além do futebol Estudo sobre esportes no Brasil

Muito além do futebol Estudo sobre esportes no Brasil Muito além do futebol Estudo sobre esportes no Brasil Setembro de 2011 Agenda Contexto e metodologia da pesquisa Perfil dos respondentes Principais conclusões Panorama dos esportes no Brasil Percepções

Leia mais

O MonteCristo é uma organização sem fins lucrativos que tem o objetivo de fomentar e massificar o voleibol no estado de Goiás.

O MonteCristo é uma organização sem fins lucrativos que tem o objetivo de fomentar e massificar o voleibol no estado de Goiás. O MonteCristo é uma organização sem fins lucrativos que tem o objetivo de fomentar e massificar o voleibol no estado de Goiás. Educação Valores Esporte Violência Drogas Vulnerabilidade Desde 2008 nosso

Leia mais

RELATÓRIO DE ATIVIDADES ESPORTE COMPETITIVO JANEIRO 2018

RELATÓRIO DE ATIVIDADES ESPORTE COMPETITIVO JANEIRO 2018 RELATÓRIO DE ATIVIDADES ESPORTE COMPETITIVO JANEIRO 2018 Esportes competitivos Atletismo Judô Bolão Basquete Tênis Futebol 7 Esgrima Tênis de Mesa Punhobol Ginástica Artística Voleibol Ginástica Rítmica

Leia mais

Dossier Liga Escolhas 2014/15

Dossier Liga Escolhas 2014/15 A Liga Escolhas é uma atividade desenvolvida no âmbito do Projeto Espaço Jovem de Quinta do Lavrado E5G da Fundação de Solidariedade Social Aragão Pinto, promovido pelo Programa Escolhas E5G e apoiado

Leia mais

OPapeldoesportenaescola; Porque somente os Esportes Coletivos são trabalhados na escola; Como trabalhar os esportes individuais na escola;

OPapeldoesportenaescola; Porque somente os Esportes Coletivos são trabalhados na escola; Como trabalhar os esportes individuais na escola; OPapeldoesportenaescola; Porque somente os Esportes Coletivos são trabalhados na escola; Como trabalhar os esportes individuais na escola; Introdução ao Atletismo; 1 PCN Parâmetro Curricular Nacional A

Leia mais

11ª EDIÇÃO ESTÁDIO NACIONAL - JAMOR N U C L E O E I R A S 2015

11ª EDIÇÃO ESTÁDIO NACIONAL - JAMOR N U C L E O E I R A S 2015 11ª EDIÇÃO ESTÁDIO NACIONAL - JAMOR ------------------------------------------------------------------ N U C L E O E I R A S 2015 QUARTA FEIRA, 10 JUNHO - 9.30 ------------------------------------------------------------------

Leia mais

REGULAMENTO Grande Prémio de Atletismo do Juventude União Vila Fria. 33º Troféu Câmara Municipal de Oeiras Corrida das Localidades

REGULAMENTO Grande Prémio de Atletismo do Juventude União Vila Fria. 33º Troféu Câmara Municipal de Oeiras Corrida das Localidades 33º Troféu Câmara Municipal de Oeiras Corrida das Localidades REGULAMENTO Grande Prémio de Atletismo de Vila Fria 1 ORGANIZAÇÃO O Grande Prémio de Atletismo de Vila Fria (GPAVF) é uma prova de corrida

Leia mais

SINTRA GALA DOS CAMPEÕES 2015/16. Departamento de Cultura, Juventude e Desporto Divisão de Desporto e Juventude. Documento Orientador

SINTRA GALA DOS CAMPEÕES 2015/16. Departamento de Cultura, Juventude e Desporto Divisão de Desporto e Juventude. Documento Orientador SINTRA GALA DOS CAMPEÕES 2015/16 Documento Orientador Departamento de Cultura, Juventude e Desporto Divisão de Desporto e Juventude Índice 1. Introdução... 2. Destinatários 3. Processo de candidatura.....

Leia mais

SINTRA GALA DOS CAMPEÕES 2016/17. Documento Orientador. Departamento de Cultura, Juventude e Desporto Divisão de Desporto e Juventude

SINTRA GALA DOS CAMPEÕES 2016/17. Documento Orientador. Departamento de Cultura, Juventude e Desporto Divisão de Desporto e Juventude SINTRA GALA DOS CAMPEÕES 2016/17 Documento Orientador Departamento de Cultura, Juventude e Desporto Divisão de Desporto e Juventude Gala dos Campeões Época desportiva 2016/2017 Índice 1. Introdução...2

Leia mais

Atitudes e Valores. Introdução

Atitudes e Valores. Introdução Atitudes e Valores Introdução A prática desportiva das crianças e jovens é fomentada e incentivada devido às suas virtudes formativas. Assistimos nas últimas décadas a um vertiginoso aumento da oferta

Leia mais

P A R C E R I A S. Participação :

P A R C E R I A S. Participação : Participação : Englobado no REGULAMENTO GERAL A Desportiva NucleOeiras ADNO, em parceria e apoio do Complexo Desportivo do Jamor, Câmara Municipal de Oeiras Divisão do Desporto, e de várias entidades associadas

Leia mais

30º- ENCONTRO & 12ª OLIMPÍADA DAS JUVENTUDES RURAIS AREJUR/2016. LOCAL- PARQUE DE EXPOSIÇÕES PREFEITO MARCI LUIZ NARDI (FEJÃO)SOBRADINHO- RS-BRASIL

30º- ENCONTRO & 12ª OLIMPÍADA DAS JUVENTUDES RURAIS AREJUR/2016. LOCAL- PARQUE DE EXPOSIÇÕES PREFEITO MARCI LUIZ NARDI (FEJÃO)SOBRADINHO- RS-BRASIL 30º- ENCONTRO & 12ª OLIMPÍADA DAS JUVENTUDES RURAIS AREJUR/2016. LOCAL- PARQUE DE EXPOSIÇÕES PREFEITO MARCI LUIZ NARDI (FEJÃO)SOBRADINHO- RS-BRASIL REALIZAÇÃO: AJURS-EMATER-PREFEITURA MUNNICIPAL DE SOBRADINHO

Leia mais

MINUTA DO REGULAMENTO GERAL

MINUTA DO REGULAMENTO GERAL CLUBE ATLÉTICO ARAMAÇAN Festival Esportivo de Verão 2017 MINUTA DO REGULAMENTO GERAL 1 - Das disposições preliminares Art. 1 - Este Regulamento é o conjunto das disposições que regem FESTIVAL ESPORTIVO

Leia mais

REGULAMENTO DA CORRIDA DE RUA 5 KM VII Circuito de Qualidade de Vida da UFRN

REGULAMENTO DA CORRIDA DE RUA 5 KM VII Circuito de Qualidade de Vida da UFRN REGULAMENTO DA CORRIDA DE RUA 5 KM VII Circuito de Qualidade de Vida da UFRN A Corrida de Rua do Circuito de Qualidade de Vida da UFRN é evento esportivo comemorativo ao dia do Servidor Publico Federal,

Leia mais

ATLETISMO Nº 01 11/11/2015

ATLETISMO Nº 01 11/11/2015 ATLETISMO Nº 01 11/11/2015 ATLETISMO Local: Estádio Willie Davids Endereço: Av. Prudente de Morais, s/n - Maringá Data: 12/11/2015 Horário: 14h00 Local: Hotel Deville - Maringá LOCAL DE COMPETIÇÃO REUNIÃO

Leia mais

VIII JOGOS NACIONAIS DA MAGISTRATURA

VIII JOGOS NACIONAIS DA MAGISTRATURA VIII JOGOS NACIONAIS DA MAGISTRATURA REGULAMENTO GERAL 1 DA FINALIDADE Art. 1º - Os VIII JOGOS NACIONAIS DA MAGISTRATURA, competição oficial da ASSOCIAÇÃO DOS MAGISTRADOS BRASILEIROS (AMB), têm como objetivo

Leia mais

DESCRIÇÃO Com foco em esportes olímpicos tais como a corrida, a natação e a ginástica, este

DESCRIÇÃO Com foco em esportes olímpicos tais como a corrida, a natação e a ginástica, este TÍTULO: O GRANDE ATLETA DURAÇÃO: 50 GRAU: 6-8, 9-12 MATÉRIAS: EDUCAÇÃO FÍSICA, PSICOLOGIA E SOCIOLOGIA DESCRIÇÃO Com foco em esportes olímpicos tais como a corrida, a natação e a ginástica, este programa

Leia mais

VI JOGOS NACIONAIS DA MAGISTRATURA REGULAMENTO GERAL

VI JOGOS NACIONAIS DA MAGISTRATURA REGULAMENTO GERAL VI JOGOS NACIONAIS DA MAGISTRATURA DE 17 A 20 DE ABRIL DE 2013 São Paulo - SP REGULAMENTO GERAL 1 DA FINALIDADE Art. 1º - Os JOGOS NACIONAIS DA MAGISTRATURA, competição oficial da ASSOCIAÇÃO DOS MAGISTRADOS

Leia mais

ATRIBUIÇÃO DE APOIOS ÀS ASSOCIAÇÕES DESPORTIVAS DE GUIMARÃES

ATRIBUIÇÃO DE APOIOS ÀS ASSOCIAÇÕES DESPORTIVAS DE GUIMARÃES VITÓRIA SPORT CLUBE ATRIBUIÇÃO DE APOIOS ÀS ASSOCIAÇÕES DESPORTIVAS DE GUIMARÃES Preâmbulo A Secção de Atletismo do Vitória Sport Clube tem vindo a investir, ao longo dos últimos anos, na formação e competitividade

Leia mais

ALMANAQUE OLIMPÍADAS Leticia/Bruna 9A

ALMANAQUE OLIMPÍADAS Leticia/Bruna 9A ALMANAQUE OLIMPÍADAS Leticia/Bruna 9A BOXE Introdução Na antiguidade, antes mesmo das civilizações grega e romana, há indícios arqueológicos que indicam que o homem praticava lutas usando as mãos, desferindo

Leia mais

10ª EDIÇÃO CORRIDA DA LIBERDADE 2018 REGULAMENTO TÉCNICO

10ª EDIÇÃO CORRIDA DA LIBERDADE 2018 REGULAMENTO TÉCNICO 10ª EDIÇÃO CORRIDA DA LIBERDADE 2018 REGULAMENTO TÉCNICO A Corrida da Liberdade foi criada pela Camara Municipal da Praia e é realizada tradicionalmente no dia 13 de Janeiro, tendo-se assumido logo na

Leia mais

REGULAMENTO E PROGRAMA

REGULAMENTO E PROGRAMA TORNEIO OLÍMPICO JOVEM 35ª Edição 2017 Regulamento e Programa FINAL NACIONAL BRAGA 03.04 Junho 2017 35º TORNEIO OLÍMPICO JOVEM 2017 REGULAMENTO E PROGRAMA O Torneio Olímpico Jovem de terá a Final Nacional

Leia mais

Conclusões Finais V CONCLUSÕES FINAIS. Universidade da Beira Interior 78

Conclusões Finais V CONCLUSÕES FINAIS. Universidade da Beira Interior 78 V CONCLUSÕES FINAIS Universidade da Beira Interior 78 5 Conclusões Finais A auto-estima e consequentemente o auto-conceito são alguns dos aspectos mais relevantes e condicionantes da personalidade das

Leia mais

CONSIDERAÇÕES DO TEMA OLIMPISMO SOB A ÓTICA DE ALUNOS DO SEGUNDO ANO DO ENSINO MÉDIO DA CIDADE DE CAXIAS DO SUL, RS

CONSIDERAÇÕES DO TEMA OLIMPISMO SOB A ÓTICA DE ALUNOS DO SEGUNDO ANO DO ENSINO MÉDIO DA CIDADE DE CAXIAS DO SUL, RS CONSIDERAÇÕES DO TEMA OLIMPISMO SOB A ÓTICA DE ALUNOS DO SEGUNDO ANO DO ENSINO MÉDIO DA CIDADE DE CAXIAS DO SUL, RS INTRODUÇÃO GABRIEL CITTON ISABEL SPIES UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL, CAXIAS DO SUL,

Leia mais

CERGS. Handebol. Vice-campeão 12 a 14 anos. 3º Colocação Masculino 12 a 14 anos 3º Colocação Feminino 12 a 14 anos Voleibol

CERGS. Handebol. Vice-campeão 12 a 14 anos. 3º Colocação Masculino 12 a 14 anos 3º Colocação Feminino 12 a 14 anos Voleibol DESTAQUES CERGS Handebol 3º Colocação Masculino 12 a 14 anos 3º Colocação Feminino 12 a 14 anos Voleibol Vice-campeão 12 a 14 anos CERGS Vôlei de praia Vice-campeão masculino 15 a 17 anos 3º lugar masculino

Leia mais

CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE DESPORTOS AQUÁTICOS

CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE DESPORTOS AQUÁTICOS CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE DESPORTOS AQUÁTICOS TROFÉU BRASIL - MARIA LENK - NATAÇÃO - 2018 P R E S S K I T 2 0 1 8 W W W. C B D A. O R G. B R ( 2 1 ) 2 5 0 7-3 1 4 3 A V E N I D A P R E S I D E N T E V

Leia mais

A vinda de uma atleta olímpica à nossa escola

A vinda de uma atleta olímpica à nossa escola A vinda de uma atleta olímpica à nossa escola Foi no dia 15 de dezembro que tivemos na nossa escola a presença de uma atleta olímpica, da nossa terra: CLARISSE CRUZ Clarisse Cruz é uma atleta que corre

Leia mais

Corrida do 25 de Abril

Corrida do 25 de Abril Corrida do 25 de Abril Regulamento 1-Organização Autorizado a: 22 /04 /2013 A Corrida do 25 de Abril é uma organização de Nuno Carvalho, aluno do Curso Tecnológico de Desporto da Escola Secundária Carlos

Leia mais

AGRADECIMENTOS INDISPENSÁVEIS, SAUDADE ETERNA

AGRADECIMENTOS INDISPENSÁVEIS, SAUDADE ETERNA AGRADECIMENTOS INDISPENSÁVEIS, SAUDADE ETERNA HENRIQUE NICOLINI OTTO WEY NETTO BRASIL MICROCOSMO GLOBAL DA MULHER E ESPORTE Uso da lógica econômica como muleta para o não questionamento da lógica social

Leia mais

Profissional-Atleta:

Profissional-Atleta: OLIMPÍADAS NACIONAIS DA JUSTIÇA DO TRABALHO - ONJT Profissional-Atleta: MAIO/2013 O que são as ONJT? ONJT significa Olimpíadas Nacional da Justiça do Trabalho. Realizada todos os anos em diferentes cidades

Leia mais

INFORMAÇÕES GERAIS ATLETISMO 2018

INFORMAÇÕES GERAIS ATLETISMO 2018 INFORMAÇÕES GERAIS ATLETISMO 2018 III ETAPA CIRCUITO PAULISTA DE ATLETISMO PARA DEFICIENTES VISUAIS COPA SÃO PAULO DE ATLETISMO PARA DEFICIENTES VISUAIS ABERTO SÃO PAULO DE ATLETISMO PARA DEFICIENTES FISICOS

Leia mais

REGULAMENTO DE PROVA OFICIAL

REGULAMENTO DE PROVA OFICIAL REGULAMENTO DE PROVA OFICIAL Época 2010/11 Voleibol Feminino e Masculino Página 1 de 8 ÍNDICE I. DISPOSIÇÕES INICIAIS Artigo 1º - Âmbito II. ORGANIZAÇÃO DE PROVAS Artigo 2º - Modelo Competitivo Artigo

Leia mais

E de 11 a 29 de agosto, pessoas do mundo inteiro acompanham, em sua. dos seus países na disputa pelo o ouro olímpico em 28 modalidades esportivas.

E de 11 a 29 de agosto, pessoas do mundo inteiro acompanham, em sua. dos seus países na disputa pelo o ouro olímpico em 28 modalidades esportivas. OLIMPÍADAS 2004 Em Atenas... Os primeiros Jogos Olímpicos do século XXI e do terceiro milênio são uma ligação entre o passado e o futuro. Com o retorno para a Grécia, os Jogos Olímpicos de 2004 em Atenas

Leia mais

I Corrida dos Campeões Paulo Guerra e Manuel Damião Regulamento

I Corrida dos Campeões Paulo Guerra e Manuel Damião Regulamento I Corrida dos Campeões Paulo Guerra e Manuel Damião Regulamento Artigo 1º Organização A é uma autarquia local com sede em Barrancos, e que promove a prova I Corrida dos Campeões Paulo Guerra e Manuel Damião

Leia mais

I TORNEIO LIGA DO FUTURO SINEPE/PI 2012.

I TORNEIO LIGA DO FUTURO SINEPE/PI 2012. I TORNEIO LIGA DO FUTURO SINEPE/PI 2012. REGULAMENTO GERAL TÍTULO I DAS FINALIDADES Art. 1º. O I Torneio Liga do Futuro SINEPE/PI, tem como finalidade promover a integração social e desportiva entre educandos,

Leia mais

TAÇA SESC FAIÇALVILLE

TAÇA SESC FAIÇALVILLE TAÇA SESC FAIÇALVILLE Regulamento Natação 1 Sesc Goiás 2017 DOS PRINCÍPIOS ÉTICA NA COMPETIÇÃO A busca da vitória, o desafio, a disputa, o confronto, são características inerentes ao esporte, podendo adquirir

Leia mais

27ª Corrida de São Silvestre Olivais

27ª Corrida de São Silvestre Olivais 27ª Corrida de São Silvestre Olivais 30 de dezembro 2015 21h00 PRESS KIT Patrono da Competição: Carlos Patrício 51 Anos Participou nos Jogos Olímpicos de 1996 em Atlanta (10 000 m) Vencedor da Maratona

Leia mais

REGULAMENTO 2017 CONCURSOS FESTIVAIS CAMPEONATOS - TROFÉU FBDA

REGULAMENTO 2017 CONCURSOS FESTIVAIS CAMPEONATOS - TROFÉU FBDA REGULAMENTO 2017 CONCURSOS FESTIVAIS CAMPEONATOS - TROFÉU FBDA REGULAMENTOS CAPÍTULO I DAS COMPETIÇÕES Art. 1º - Regulamentos condensados das diversas competições realizadas pela Federação Baiana de Desportos

Leia mais

CRITÉRIOS DE CONVOCAÇÃO PARA INTEGRANTES DE SELEÇÕES BRASILEIRAS DE ATLETISMO PERÍODO 2011 A 2016

CRITÉRIOS DE CONVOCAÇÃO PARA INTEGRANTES DE SELEÇÕES BRASILEIRAS DE ATLETISMO PERÍODO 2011 A 2016 CRITÉRIOS DE CONVOCAÇÃO PARA INTEGRANTES DE SELEÇÕES BRASILEIRAS DE ATLETISMO PERÍODO 2011 A Aprovados pelo IV Forum Atletismo do Brasil em 11.12.2009 Aprovados pela Assembléia Geral da CBAt em 13.12.2009

Leia mais

Gala do Desporto 2012

Gala do Desporto 2012 Gala do Desporto 2012 Reunião de Câmara 05-Nov-2012 Índice 1. Introdução... 3 2. Destinatários... 3 3. Processo e prazo de candidatura... 3 4. Processo de seleção... 3 5. Critérios de seleção... 4 7. Exceções...

Leia mais

OBJETÍADAS (OLIMPÍADAS DO COLÉGIO OBJETIVO)

OBJETÍADAS (OLIMPÍADAS DO COLÉGIO OBJETIVO) OBJETÍADAS (OLIMPÍADAS DO COLÉGIO OBJETIVO) REGULAMENTO GERAL - 2016 1 - Do Objetivo 1.1 As OBJETÍADAS visam aproximar os alunos, promover interação dentro e fora da sala de aula, fortalecer a convivência,

Leia mais

Sul-Americano de Remo Júnior e Sub 23 & Regata de Qualificação Olímpica

Sul-Americano de Remo Júnior e Sub 23 & Regata de Qualificação Olímpica Confederação Brasileira de Remo 30/04/2018 Sul-Americano de Remo Júnior e Sub 23 & Regata de Qualificação Olímpica Temporada 2018 Relatório do Evento DATA: 17/04 a 22/04 LOCAL: Valparaíso, Chile PARTICIPANTES:

Leia mais

PARA O SEU NEGÓCIO MARY KAY

PARA O SEU NEGÓCIO MARY KAY AS LIÇÕES DAS OLIMPÍADAS PARA O SEU NEGÓCIO MARY KAY LIÇÕES VALIOSAS DO ESPORTE E ESPÍRITO OLÍMPICO QUE PODEM SER APLICADAS NA SUA CARREIRA As Olimpíadas Rio 2016 começaram emocionando com sua abertura,

Leia mais

REGULAMENTO JOGOS UNIVERSITÁRIOS FAGOC FACULDADE GOVERNADOR OZANAM COELHO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA JOGOS UNIVERSITÁRIOS FAGOC

REGULAMENTO JOGOS UNIVERSITÁRIOS FAGOC FACULDADE GOVERNADOR OZANAM COELHO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA JOGOS UNIVERSITÁRIOS FAGOC FACULDADE GOVERNADOR OZANAM COELHO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA JOGOS UNIVERSITÁRIOS FAGOC - 2018 REGULAMENTO OFICIAL Ubá, março de 2018 Os Jogos Universitários FAGOC - 2018 é uma competição promovida pelo

Leia mais

Regulamento Técnico Jogos Estudantis para Todos 2012 Secretaria Municipal de Educação e Desporto Novo Hamburgo

Regulamento Técnico Jogos Estudantis para Todos 2012 Secretaria Municipal de Educação e Desporto Novo Hamburgo Regulamento Técnico Jogos Estudantis para Todos 2012 Secretaria Municipal de Educação e Desporto Novo Hamburgo CAPÍTULO I Das Disposições Gerais Art. 1º - Este regulamento é o conjunto das disposições

Leia mais

RESUMOS APROVADOS PARA EXPOSIÇÃO NO FORMATO DE PÔSTER

RESUMOS APROVADOS PARA EXPOSIÇÃO NO FORMATO DE PÔSTER RESUMOS APROVADOS PARA EXPOSIÇÃO NO FORMATO DE PÔSTER NORMAS: O pôster deve ter a dimensão de 1,00m (altura) x 0,90cm (largura), podendo conter gráficos, tabelas e ou ilustrações. Os mesmos serão expostos

Leia mais

NÍVEL DE MOTIVAÇÃO PARA A PRÁTICA ESPORTIVA DE ESCOLARES DA REDE PÚBLICA DE ENSINO

NÍVEL DE MOTIVAÇÃO PARA A PRÁTICA ESPORTIVA DE ESCOLARES DA REDE PÚBLICA DE ENSINO NÍVEL DE MOTIVAÇÃO PARA A PRÁTICA ESPORTIVA DE ESCOLARES DA REDE PÚBLICA DE ENSINO Área Temática: Saúde Schelyne Ribas da Silva (Coordenadora da Ação de Extensão) Palavras-chave: motivação, esporte, escolares.

Leia mais

REGULAMENTO 27ª CORRIDA E CAMINHADA DE CONFRATERNIZAÇÃO PELA RECONSTRUÇÃO DO ESTÁDIO DE ATLETISMO CÉLIO DE BARROS

REGULAMENTO 27ª CORRIDA E CAMINHADA DE CONFRATERNIZAÇÃO PELA RECONSTRUÇÃO DO ESTÁDIO DE ATLETISMO CÉLIO DE BARROS REGULAMENTO 27ª CORRIDA E CAMINHADA DE CONFRATERNIZAÇÃO PELA RECONSTRUÇÃO DO ESTÁDIO DE ATLETISMO CÉLIO DE BARROS 1 - O EVENTO 1.1 CORRIDA E CAMINHADA DO CÉLIO DE BARROS será realizada no Maracanã/Rua

Leia mais

REGULAMENTO E PROGRAMA

REGULAMENTO E PROGRAMA TORNEIO NACIONAL OLÍMPICO JOVEM 36ª Edição 2018 Regulamento e Programa FINAL NACIONAL BRAGA 09.10 Junho 2018 36º TORNEIO OLÍMPICO JOVEM 2018 REGULAMENTO E PROGRAMA 1. O Torneio Olímpico Jovem de 2018,

Leia mais

PROGRAMA DE TREINAMENTO DE VOLEIBOL DESTINADO À COMUNIDADE UNIVERSITÁRIA

PROGRAMA DE TREINAMENTO DE VOLEIBOL DESTINADO À COMUNIDADE UNIVERSITÁRIA PROGRAMA DE TREINAMENTO DE VOLEIBOL DESTINADO À COMUNIDADE UNIVERSITÁRIA Vitor Hugo Fernando de Oliveira, Flávio da Rosa Júnior, Fábio Santos Mello Acadêmicos do Curso de Educação Física da UFSC Juarez

Leia mais

REGULAMENTO GERAL DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

REGULAMENTO GERAL DISPOSIÇÕES PRELIMINARES REGULAMENTO GERAL DISPOSIÇÕES PRELIMINARES ART. 1º A competição será para alunos devidamente matriculados na Instituição de Ensino - Univale. ART. 2º As pessoas físicas que participarem do evento consideradas

Leia mais

º Troféu Grande Prémio C.M. Oeiras Bairro dos Naveegadores 06 De Abril Corrida das As 09h30. Localidades Parceiros:

º Troféu Grande Prémio C.M. Oeiras Bairro dos Naveegadores 06 De Abril Corrida das As 09h30. Localidades Parceiros: 2014 Grande Prémio Bairro dos Navegadores 06 De Abril As 09h30. 32º Troféu C.M. Oeiras Corrida das Localidades Parceiros: Grupo Cultural Atletismo Navegadores de Porto Salvo Fundado em 19 de Junho de 2009

Leia mais

REGULAMENTO MISSÃO 2. OBJETIVOS 3. ORGANIZAÇÃO 4. CALENDÁRIO INSCRIÇÕES 5.1 ATLETA

REGULAMENTO MISSÃO 2. OBJETIVOS 3. ORGANIZAÇÃO 4. CALENDÁRIO INSCRIÇÕES 5.1 ATLETA REGULAMENTO 2019 1. MISSÃO Criar um ambiente adequado para a pratica esportiva, onde a competição entre equipes escolares se desenvolva de forma positiva, propiciando vivencias práticas de valores como

Leia mais

ATLETISMO Nº 03 12/09/2017

ATLETISMO Nº 03 12/09/2017 ATLETISMO Nº 03 12/09/2017 ATLETISMO LOCAL DE COMPETIÇÃO Local: Universidade Federal do Paraná Centro de Educação Física e Desportos End.: Centro de Educação Física e Desportos /Centro Politécnico - UFPR

Leia mais

Regulamento da Taça Escola

Regulamento da Taça Escola Secção de Educação Física e de Desporto Regulamento da Taça Escola 2016-17 1.- A Taça Escola é uma competição desportiva que é disputada entre as turmas de cada escalão e que decorre ao longo de todo o

Leia mais

PROVAS A Performance B Participação 1) ATLETISMO Caminhada 25 metros - B Corrida 100 metros A

PROVAS A Performance B Participação 1) ATLETISMO Caminhada 25 metros - B Corrida 100 metros A PROVAS 1) Atletismo 2) Futsal 3) Voleibol Especial 4) Natação 5) Cabo de Guerra 6) Provas de Habilidade 7) Tênis de Mesa A Performance B Participação 1) ATLETISMO Caminhada 25 metros - B - Nesta prova

Leia mais

REGULAMENTO GERAL SUPER LIGA ESCOLAR 2018

REGULAMENTO GERAL SUPER LIGA ESCOLAR 2018 REGULAMENTO GERAL SUPER LIGA ESCOLAR 2018 CAP. I - DA FINALIDADE Art. 1º - A Super Liga Escolar tem como objetivo de fomentar, estimular e promover o esporte escolar, bem como, a participação de maior

Leia mais

O PAPEL DOS JOGOS COOPERATIVOS E COMPETITIVOS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA COMO MEIO DE FORMAÇÃO DO INDIVÍDUO INTEGRAL ROBERTO CARDÔZO MELCHIOR

O PAPEL DOS JOGOS COOPERATIVOS E COMPETITIVOS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA COMO MEIO DE FORMAÇÃO DO INDIVÍDUO INTEGRAL ROBERTO CARDÔZO MELCHIOR O PAPEL DOS JOGOS COOPERATIVOS E COMPETITIVOS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA COMO MEIO DE FORMAÇÃO DO INDIVÍDUO INTEGRAL ROBERTO CARDÔZO MELCHIOR RESUMO O objetivo do presente estudo foi analisar e discutir

Leia mais

REGULAMENTO Vôlei

REGULAMENTO Vôlei REGULAMENTO 2017 - Vôlei 1. MISSÃO Criar um ambiente adequado para a prática esportiva, onde a competição entre equipes escolares se desenvolva de forma positiva, propiciando vivências práticas de valores

Leia mais

CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE DESPORTOS AQUÁTICOS

CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE DESPORTOS AQUÁTICOS CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE DESPORTOS AQUÁTICOS TROFÉU BRASIL - MARIA LENK - 2018 P R E S S K I T 2 0 1 8 W W W. C B D A. O R G. B R ( 2 1 ) 2 5 0 7-3 1 4 3 A V E N I D A P R E S I D E N T E V A R G A S,

Leia mais

CARACTERÍSTICAS ANTROPOMÉTRICAS E DE APTIDÃO FÍSICA DE ATLETAS DE FUTSAL FEMININO DA CIDADE DE MANAUS

CARACTERÍSTICAS ANTROPOMÉTRICAS E DE APTIDÃO FÍSICA DE ATLETAS DE FUTSAL FEMININO DA CIDADE DE MANAUS CARACTERÍSTICAS ANTROPOMÉTRICAS E DE APTIDÃO FÍSICA DE ATLETAS DE FUTSAL FEMININO DA CIDADE DE MANAUS INTRODUÇÃO RONÉLIA OLIVEIRA MELO VIANA, AGNELO WEBER DE OLIVEIRA ROCHA, UFAM UNIVERSIDADE FEDERAL DO.

Leia mais

MUNICÍPIOS DA REGIÃO DE SETÚBAL, ASSOCIAÇÕES e ESCOLAS JOGOS DO FUTURO DA REGIÃO DE SETÚBAL 2017 ATLETISMO REGULAMENTO

MUNICÍPIOS DA REGIÃO DE SETÚBAL, ASSOCIAÇÕES e ESCOLAS JOGOS DO FUTURO DA REGIÃO DE SETÚBAL 2017 ATLETISMO REGULAMENTO JOGOS DO FUTURO DA REGIÃO DE SETÚBAL 2017 ATLETISMO REGULAMENTO 1. Organização A organização da competição de Atletismo dos Jogos do Futuro da Região de Setúbal 2017 é da responsabilidade da, em colaboração

Leia mais