O PERCURSO COMPETITIVO DE TENISTAS TOP50 DO RANKING

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "O PERCURSO COMPETITIVO DE TENISTAS TOP50 DO RANKING"

Transcrição

1 810 O PERCURSO COMPETITIVO DE TENISTAS TOP50 DO RANKING PROFISSIONAL Gabriel Armondi Cavalin / UNISUAN Caio Corrêa Cortela / NP3 Esporte UFRGS Roberto Tierling Klering / NP3 Esporte UFRGS Gabriel Henrique Treter Gonçalves / NP3 Esporte UFRGS Carlos Adelar Abaide Balbinotti / NP3 Esporte UFRGS gabrielcavalin@yahoo.com.br RESUMO: A presente pesquisa aborda o percurso competitivo de tenistas bem sucedidos no ranking da Associação dos Tenistas Profissionais (ATP). O objetivo do estudo é descrever o percurso competitivo percorrido pelos tenistas profissionais de sucesso enquanto participantes do Circuito Júnior Internacional de Tênis (ITFJC), apresentando um panorama de desempenho e das competições internacionais que precedem a entrada no circuito profissional de tênis. Para tanto, fizeram parte do estudo os 50 melhores tenistas classificados no ranking de simples da ATP, conforme visualizado em 16 de junho de A idade média observada para a amostra foi de 28,9±3,2 anos de idade, tendo a idade mínima e máxima, respectivamente, de 23 e 36,2 anos. Os resultados mostram que: a) 48 tenistas do Top50 disputaram as competições do ITFJC; b) estes tenistas atingem seu melhor ranking no ITFJC, em média, aos 17,4±0,7 anos; c) disputam, em média, 19±13,7 torneios ao longo de, aproximadamente, 3,2±1 temporadas; d) disputam, em média, 62,5±45 partidas de simples e 39,4±31,2 partidas de duplas; e) atingem como melhor colocação, em média, a 91,4ª±139,4ª posição no ranking do ITFJC. Por fim, o estudo permite concluir que o ITFJC possui grande relevância como opção competitiva para os tenistas Top50 do ranking da ATP no momento de transição do tênis juvenil ao profissional. Palavras-chave: Tênis, Tenistas, Competição. INTRODUÇÃO: A organização dos principais torneios mundiais de tênis está sob a chancela de três entidades: a Associação dos Tenistas Profissionais (ATP), a Associação de Tênis Feminino (WTA) e a Federação Internacional de Tênis (ITF). Enquanto a ATP e a WTA gerenciam o ranking mundial do circuito masculino e feminino profissional, respectivamente, a ITF é a responsável pelo circuito júnior (ITFJC).

2 811 Para Vicario (2003) e Reid et al. (2007), as competições de tênis possuem um papel essencial na formação integral de tenistas de sucesso. Conforme McCraw (2011), o planejamento das competições deve adequar-se ao estágio de desenvolvimento dos tenistas. Neste caminho, observa-se que no período de transição entre o circuito juvenil e o profissional o planejamento do percurso competitivo deve levar em consideração o desenvolvimento técnico, tático, físico e mental destes jogadores, bem como fazer com que distribuam, conforme necessidade, as competições juvenis e profissionais. Com isso, este se torna um período bastante delicado e que requer muita atenção dos profissionais que auxiliam os jovens tenistas a tornarem-se tenistas de sucesso. Neste contexto, o objetivo do presente artigo é descrever o percurso competitivo percorrido por tenistas profissionais de sucesso enquanto participantes do ITFJC, apresentando um panorama de desempenho e das competições internacionais que precedem a entrada no circuito profissional de tênis. MÉTODO: O presente estudo caracteriza-se como uma pesquisa descritiva quantitativa. De acordo com Thomas, Nelson e Silverman (2012), esse tipo de pesquisa visa conhecer e interpretar a realidade sem nela interferir. Fizeram parte do estudo os 50 melhores tenistas classificados no ranking de simples da ATP, conforme visualizado em 16 de junho de A idade média observada para a amostra foi de 28,9±3,2 anos de idade, tendo a idade mínima e máxima, respectivamente, de 23 e 36,2 anos. Para a análise dos dados foi considerada como fase de transição o período de quatro temporadas. Esse critério de corte foi adotado tendo em vista que apenas cinco jogadores disputaram mais de quatro anos de competições no ITFJC. Assim, os sete torneios e os 12 jogos realizados por esses tenistas foram adicionados na primeira das quatro temporadas analisadas. Para a coleta das informações foi realizado o acesso ao site oficial da ITF ( O acesso ao perfil dos tenistas ocorreu por meio da inserção do sobrenome utilizado pelos mesmos no ranking da ATP. Após a extração dos dados, a análise descritiva foi realizada por meio do software SPSS versão 15.0.

3 812 Este estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Sul sob o número de protocolo RESULTADOS: Analisados os dados encontrados, verifica-se que o ITFJC apresentou-se como uma opção competitiva importante na transição para o circuito profissional, haja vista que 48 dos 50 tenistas observados participaram desse circuito em algum momento da carreira. Devido a sua relevância, diversos estudos (REID et al., 2007; REID; CRESPO; SANTILLI, 2009; CORTELA et al. 2010; REID; MORRIS, 2011; CORTELA et al. 2012; BROWERS; DE BOSSCHER; SOTIRIADOU, 2012) têm buscado estabelecer uma relação entre o sucesso no ITFJC (Top20) e as classificações obtidas posteriormente no circuito profissional da ATP. No presente estudo verificou-se que 77% dos tenistas estiveram entre os 93 melhores classificados do ITFJC, 50% estiveram entre os 21 melhores classificados, 38% estiveram entre os 8 melhores classificados e 10% dos tenistas lideraram o ranking do ITFJC. No entanto, os dados publicados até o momento na literatura reforçam a necessidade de haver cautela na interpretação dessas classificações, especialmente quando visam o estabelecimento de prognósticos com relação aos resultados futuros. Reid et al. (2007), e Reid, Crespo e Santilli (2009), apontam que estar classificado no Top20 do ITFJC permite prognosticar, de forma significativa, a entrada no ranking profissional. Porém, essa predição explica apenas cinco por cento das variações observadas nos rankings obtidos no circuito profissional (REID et al., 2007). Brouwers, De Bosscher e Sotiriadou (2012) ao examinarem o desempenho de mais de 4000 tenistas, concluíram que os resultados nas categorias sub-14 e sub-18 não são bons indicadores para predição das classificações atingidas no circuito profissional, em ambos os sexos. Nessa mesma direção, Cortela et. al. (2012), ao investigar os marcos esportivos de tenistas Top100, observou que a correlação entre a melhor classificação no ranking ITFJC e a melhor classificação no ranking da ATP é tênue (+0,07). Analisando a Tabela 1, observa-se que a melhor classificação no ranking ITFJC e a idade de ocorrência apresentam-se em concordância com os resultados dos trabalhos que investigaram o percurso esportivo de tenistas profissionais de sucesso (CORTELA, et. al., 2010; REID; MORRIS, 2011; CORTELA et. al., 2012).

4 813 Tabela 1: Estatística descritiva das variáveis relacionadas ao percurso competitivo no ITFJC. Variáveis do percurso competitivo Tendência Central e Dispersão Amplitude X DP Mediana Moda Minimal Melhor ranking 91,4 139,4 22, Idade melhor ranking 17,4 0,74 17,4 17,5 15,1 18,6 Número total de torneios 19 13, Número total de jogos de simples 62, Número total de jogos de duplas 39,4 31, Número total de temporadas 3,2 1 3, Maximal A idade do melhor ranking ITFJC encontrada demonstra que essa classificação foi alcançada no penúltimo ano em que os tenistas poderiam participar do ITFJC. De acordo com Cortela et. al. (2010), isso ocorre porque no último ano do ITFJC muitos tenistas priorizam o calendário profissional, jogando apenas as grandes competições do ITFJC. Outro fator que corrobora para esse cenário é a qualidade dos jogadores pertencentes à amostra, que possibilitou a obtenção de resultados expressivos em idades relativamente mais baixas. De acordo com Cortela et. al. (2012), os tenistas que atingem a melhor classificação no ITFJC em idades mais baixas tendem a alcançar os demais marcos da carreira esportiva mais cedo do que os seus pares. Nessa mesma direção, Brouwers, De Bosscher e Sotiriadou (2012), relatam que os tenistas que alcançaram o Top20 do ITFJC até os 16 anos demonstraram maior propensão para atingir os Tops200, 100 e 20 do ranking profissional da ATP. No que diz respeito à participação em torneios no ITFJC, observa-se que 64% dos tenistas analisados participaram de 12 ou mais eventos. Nessa mesma direção, verifica-se que mais da metade dos jogadores, 52% e 51%, respectivamente, disputaram mais de 63 partidas em simples, e mais de 33 em duplas. Quanto ao âmbito de competição, observa-se a preferência pelos torneios com maiores pontuações no ITFJC (GA, G1 e G2). No momento de transição do juvenil para o profissional, verificou-se que muitos tenistas priorizam a disputa somente dos maiores eventos do ITFJC, dividindo, assim, essas competições com as de nível profissional. Por fim, verificou-se que os eventos em quadras de saibro ou duras, respectivamente, são os que recebem maior atenção por parte dos jogadores. Esses resultados reforçam a

5 814 importância da superfície de jogo no desenvolvimento dos tenistas. De acordo com Reid et. al. (2007), os tenistas que se desenvolvem em quadras de saibro ou em combinação entre saibro e quadras duras, apresentam melhores classificações no ranking profissional da ATP. CONCLUSÃO: O presente estudo investigou o percurso competitivo traçado por tenistas Top50 da ATP durante a etapa juvenil. Buscou abranger todo o período de transição competitiva realizado pelos tenistas no intuito de identificar a importância do ITFJC na trajetória de tenistas bem sucedidos. Os resultados encontrados apontam que o ITFJC apresenta-se como uma opção competitiva importante para os tenistas em fase de transição, verificando-se que 96% dos atletas Top50 da ATP participaram desse circuito. Os dados apresentados corroboram com os de outros estudos que investigaram o percurso competitivo de tenistas profissionais de sucesso internacional. Dessa forma, ressalta-se a importância do ITFJC como opção competitiva na fase de transição. No entanto, os resultados obtidos nesse circuito devem ser analisados com cautela quando se tem como objetivo prognosticar os resultados no ranking profissional da ATP. REFERÊNCIAS BROUWERS, J; DE BOSSCHER, V; SOTIRIADOU, P. An examination of the importance of performances in youth and junior competition as an indicator of later success in tennis. Sport Management Review, v. 15, n. 4, p , CORTELA, C. C et al. Tenistas top 100- um estudo sobre as idades de passagens pelos diferentes marcos da carreira desportiva; Pensar prática, v. 13, n. 3, CORTELA, C. C et al. Resultados esportivos no escalão junior e desempenhos obtidos na etapa de rendimentos máximos. Uma análise sobre a carreira dos tenistas top 100. Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte, v. 11, n. 1, MCCRAW, P. D. Making the Top 100: ITF Top 10 junior transition to Top 100 ATP tour ( ). ITF Coaching and Sport Science Review. v. 19, n. 55, p , 2011.

6 815 REID, M. et al. The importance of the International Tennis Federation s junior boys circuit in the development of professional tennis players. Journal of Sports Sciences, Londres, v. 25, n. 6, p , 2007 REID, M., CRESPO, M., SANTILLI, L. (2009). Importance of the ITF Junior Girls' Circuit in the development of women professional tennis players. Journal of sports sciences, 27(13), REID, M; MORRIS, C. Ranking benchmarks of top 100 players in men's professional tennis. European journal of sport science, v. 13, n. 4, p , THOMAS, J R., NELSON J. K.; SILVERMAN S. J. Métodos de pesquisa em atividade física. Artmed, VICARIO, E. S. High level tennis in Spain: The Sanchez Casal Academy. In: CRESPO, M.; REID, M.; MILEY, D. Applied sport science for high performance tennis. Londres: ITF ltd, p

NORMAS PARA A SUBMISSÃO DE TRABALHOS

NORMAS PARA A SUBMISSÃO DE TRABALHOS NORMAS PARA A SUBMISSÃO DE TRABALHOS 1. Os trabalhos submetidos deverão estar correlacionados com o tênis, dentro das seguintes orientações temáticas do evento: a) Preparação Física; b) Técnica e Biomecânica;

Leia mais

O PERCURSO COMPETITIVO DE TENISTAS DE SUCESSO DURANTE O PROCESSO DE TRANSIÇÃO PARA O CIRCUITO PROFISSIONAL

O PERCURSO COMPETITIVO DE TENISTAS DE SUCESSO DURANTE O PROCESSO DE TRANSIÇÃO PARA O CIRCUITO PROFISSIONAL O PERCURSO COMPETITIVO DE TENISTAS DE SUCESSO DURANTE O PROCESSO DE TRANSIÇÃO PARA O CIRCUITO PROFISSIONAL Gabriel Armondi Cavalin ESTÁCIO Sandro Conceição de Souza UNIVERSO Celso Ricardo de Santana GEPEDAM

Leia mais

Tenistas brasileiros e as idades de passagens pelos diferentes marcos da carreira esportiva

Tenistas brasileiros e as idades de passagens pelos diferentes marcos da carreira esportiva Tenistas brasileiros e as idades de passagens pelos diferentes marcos da carreira esportiva Caio Correa Cortela Federação Paranaense de Tênis FPT Curitiba Brasil caio.tenis@yahoo.com.br Juan Pedro Fuentes

Leia mais

A MOTIVAÇÃO PARA A PRÁTICA DE TÊNIS: UM ESTUDO COM TENISTAS PARANAENSES DE CLASSES

A MOTIVAÇÃO PARA A PRÁTICA DE TÊNIS: UM ESTUDO COM TENISTAS PARANAENSES DE CLASSES A MOTIVAÇÃO PARA A PRÁTICA DE TÊNIS: UM ESTUDO COM TENISTAS PARANAENSES DE CLASSES Walter Carlos Galli Junior ESTÁCIO Caio Corrêa Cortela FPT/UFRGS Gabriel Henrique Treter Gonçalves PPGCMH/UFRGS Roberto

Leia mais

Comportamentos observados em tenistas com diferentes níveis de desempenho máximo em competições amadoras

Comportamentos observados em tenistas com diferentes níveis de desempenho máximo em competições amadoras Grupo de Pesquisa em Avaliação da qualidade de vida e qualidade de vida no trabalho Ponta Grossa PR Brasil v. 02, n. 01, jan./jun. 2017, p. 37-41 DOI: 10.24222/2525-3395.2017v2n1p037 REVISTA STRICTO SENSU

Leia mais

Regulamento da categoria Profissional

Regulamento da categoria Profissional SUMÁRIO 1. PARTICIPAÇÃO... 1 2. FAIXA ETÁRIA... 1 3. FORMA DE DISPUTA... 1 4. REGRAS... 1 5. PISO DA QUADRA E TIPO DE BOLAS... 1 6. WO... 2 7. CLASSES DE TORNEIOS... 2 8. CHAVES... 2 8.1. Número de participantes

Leia mais

CARACTERÍSTICAS ANTROPOMÉTRICAS E DE APTIDÃO FÍSICA DE ATLETAS DE FUTSAL FEMININO DA CIDADE DE MANAUS

CARACTERÍSTICAS ANTROPOMÉTRICAS E DE APTIDÃO FÍSICA DE ATLETAS DE FUTSAL FEMININO DA CIDADE DE MANAUS CARACTERÍSTICAS ANTROPOMÉTRICAS E DE APTIDÃO FÍSICA DE ATLETAS DE FUTSAL FEMININO DA CIDADE DE MANAUS INTRODUÇÃO RONÉLIA OLIVEIRA MELO VIANA, AGNELO WEBER DE OLIVEIRA ROCHA, UFAM UNIVERSIDADE FEDERAL DO.

Leia mais

RESULTADOS ESPORTIVOS NO ESCALÃO JÚNIOR E DESEMPENHOS OBTIDOS NA ETAPA DE RENDIMENTOS MÁXIMOS: UMA ANÁLISE SOBRE A CARREIRA DOS TENISTAS TOP 100

RESULTADOS ESPORTIVOS NO ESCALÃO JÚNIOR E DESEMPENHOS OBTIDOS NA ETAPA DE RENDIMENTOS MÁXIMOS: UMA ANÁLISE SOBRE A CARREIRA DOS TENISTAS TOP 100 , p. 125-133 RESULTADOS ESPORTIVOS NO ESCALÃO JÚNIOR E DESEMPENHOS OBTIDOS NA ETAPA DE RENDIMENTOS MÁXIMOS: UMA ANÁLISE SOBRE A CARREIRA DOS TENISTAS TOP 100 Caio Correa Cortela Federação Paranaense de

Leia mais

Regulamento da categoria Infanto-Juvenil

Regulamento da categoria Infanto-Juvenil SUMÁRIO 1. PARTICIPAÇÃO... 1 2. FAIXA ETÁRIA... 1 3. FORMA DE DISPUTA... 2 4. REGRAS PARA DISPUTA... 2 5. PISO DA QUADRA E TIPO DE BOLAS... 2 6. WO... 2 7. CLASSES DE TORNEIOS... 2 8. CHAVES... 3 8.1.

Leia mais

O ANO DE NASCIMENTO DETERMINA A ESCOLHA DO ESTATUTO POSICIONAL EM JOGADORES DE FUTEBOL NAS CATEGORIAS DE BASE?

O ANO DE NASCIMENTO DETERMINA A ESCOLHA DO ESTATUTO POSICIONAL EM JOGADORES DE FUTEBOL NAS CATEGORIAS DE BASE? 980 O ANO DE NASCIMENTO DETERMINA A ESCOLHA DO ESTATUTO POSICIONAL EM JOGADORES DE FUTEBOL NAS CATEGORIAS DE BASE? Felipe Ruy Dambroz - NUPEF/UFV João Vítor de Assis - NUPEF/UFV Israel Teoldo da Costa

Leia mais

DEPARTAMENTO DE ESPORTE - EEFEUSP - ESCOLA DE EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTE DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

DEPARTAMENTO DE ESPORTE - EEFEUSP - ESCOLA DE EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTE DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO GEPETIJ GRUPO DE ESTUDO E PESQUISA EM ESPORTE E TREINAMENTO INFANTO-JUVENIL GEPAE GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISA EM GESTÃO DO ESPORTE DEPARTAMENTO DE ESPORTE - EEFEUSP - ESCOLA DE EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTE

Leia mais

Conheça as medidas oficiais da quadra e as regras do Beach Tennis

Conheça as medidas oficiais da quadra e as regras do Beach Tennis Para começar a jogar Conheça as medidas oficiais da quadra e as regras do Beach Tennis Por Marcela Evangelista HÁ MAIS DE 30 ANOS, quando o Beach Tennis surgiu nas areias da Itália, tratava-se de uma atividade

Leia mais

CAMPEONATO BRASILEIRO INFANTO-JUVENIL CIRCUITO NACIONAL ETAPA UBERLÂNDIA

CAMPEONATO BRASILEIRO INFANTO-JUVENIL CIRCUITO NACIONAL ETAPA UBERLÂNDIA CAMPEONATO BRASILEIRO INFANTO-JUVENIL CIRCUITO NACIONAL ETAPA UBERLÂNDIA REGULAMENTO GERAL PARA 2018 1. DO CAMPEONATO O Campeonato será realizado no mês de Julho, regendo-se pelo presente regulamento,

Leia mais

Relatório de Atividades 2017

Relatório de Atividades 2017 Equipa Técnica Nacional Relatório de Atividades 2017 Programa Nacional de Deteção de Talentos Participações Internacionais Nelson Ribeiro Hugo Pinto Luís Barroso ÍNDICE 1. Mensagem do Presidente da Federação

Leia mais

REGULAMENTO ESPECÍFICO DE TÉNIS

REGULAMENTO ESPECÍFICO DE TÉNIS REGULAMENTO ESPECÍFICO DE TÉNIS 2009/2013 ÍNDICE Capítulo I Regulamentação Geral 3 1. Condições Gerais de Organização 3 2. Condições Gerais de Participação 4 3. Escalões Etários 4 Capítulo II Regulamentação

Leia mais

CARACTERIZAÇÃO DO COMPORTAMENTO TÁTICO DE JOGADORES DE FUTEBOL, FUTSAL E FUTEBOL DE 7.

CARACTERIZAÇÃO DO COMPORTAMENTO TÁTICO DE JOGADORES DE FUTEBOL, FUTSAL E FUTEBOL DE 7. 482 CARACTERIZAÇÃO DO COMPORTAMENTO TÁTICO DE JOGADORES DE FUTEBOL, FUTSAL E FUTEBOL DE 7. Pedro Emílio Drumond Moreira-UFMG Gibson Moreira Praça-UFVJM Pablo Juan Greco-UFMG pedrodrumondmoreira@hotmail.com

Leia mais

NÍVEL DE MOTIVAÇÃO PARA A PRÁTICA ESPORTIVA DE ESCOLARES DA REDE PÚBLICA DE ENSINO

NÍVEL DE MOTIVAÇÃO PARA A PRÁTICA ESPORTIVA DE ESCOLARES DA REDE PÚBLICA DE ENSINO NÍVEL DE MOTIVAÇÃO PARA A PRÁTICA ESPORTIVA DE ESCOLARES DA REDE PÚBLICA DE ENSINO Área Temática: Saúde Schelyne Ribas da Silva (Coordenadora da Ação de Extensão) Palavras-chave: motivação, esporte, escolares.

Leia mais

CAMPEONATO BRASILEIRO INFANTO-JUVENIL CIRCUITO NACIONAL - BRASILEIRÃO

CAMPEONATO BRASILEIRO INFANTO-JUVENIL CIRCUITO NACIONAL - BRASILEIRÃO CAMPEONATO BRASILEIRO INFANTO-JUVENIL CIRCUITO NACIONAL - BRASILEIRÃO REGULAMENTO GERAL PARA 2019 1. DO CAMPEONATO O Campeonato será realizado regendo-se pelo presente regulamento, de acordo com as regras

Leia mais

WORKSHOP CBT TENNIS 10 FORMANDO A NOVA GERAÇÃO DE TENISTAS BRASILEIROS

WORKSHOP CBT TENNIS 10 FORMANDO A NOVA GERAÇÃO DE TENISTAS BRASILEIROS WORKSHOP CBT TENNIS 10 FORMANDO A NOVA GERAÇÃO DE TENISTAS BRASILEIROS Local: Clube Esperia Av. Santos Dumont, 1313 - Santana, São Paulo - SP, 02012-010 Data: 1 e 2 de Setembro de 2018 Público alvo: Professores,

Leia mais

PLANO TÉCNICO Em 2014, a Associação de Ténis de Lisboa, através do seu Departamento Técnico, desenvolveu as seguintes atividades:

PLANO TÉCNICO Em 2014, a Associação de Ténis de Lisboa, através do seu Departamento Técnico, desenvolveu as seguintes atividades: PLANO TÉCNICO 2015 1. SÍNTESE DA ÉPOCA DE 2014: Em 2014, a Associação de Ténis de Lisboa, através do seu Departamento Técnico, desenvolveu as seguintes atividades: Organização da Fase Regional do Campeonato

Leia mais

Anais do Congresso Brasileiro de Tênis

Anais do Congresso Brasileiro de Tênis Anais do Congresso Brasileiro de Tênis Caio Corrêa Cortela Silvio Souza Luiz Gustavo Nascimento Haas Daniel Vila Hreczuck Roberto Tierling Klering Gabriel Henrique Treter Gonçalves Paulo Cesar de Souza

Leia mais

Beach Tennis herdou elementos do badminton, vôlei, frescobol e tênis

Beach Tennis herdou elementos do badminton, vôlei, frescobol e tênis Beach Tênis de areia? Frescobol com rede? Não, o jogo é Beach Tennis Como nasceu e quais as entidades que regem o tênis jogado na areia Por Marcela Evangelista DESDE 2008, QUANDO FOI TRAZIDO PARA O BRASIL,

Leia mais

ASSOCIAÇÃO DE FUTEBOL DA HORTA Juvenis/ Iniciados (Futsal) Época Organização Competitiva e Regulamento Específico

ASSOCIAÇÃO DE FUTEBOL DA HORTA Juvenis/ Iniciados (Futsal) Época Organização Competitiva e Regulamento Específico DE Juvenis/ (Futsal) Época 2015-2016 Organização Competitiva e Regulamento Específico CLUBES PARTICIPANTES ILHA DO CORVO CLUBE DESPORTIVO ESCOLAR DO CORVO ILHA DO FAIAL CLUBE FLAMENGOS ILHA DAS FLORES

Leia mais

11º Congreso Argentino y 6º Latinoamericano de Educación Física y Ciencias CAPACIDADE DE SPRINTS DE FUTEBOLISTAS NA PRÉ-TEMPORADA

11º Congreso Argentino y 6º Latinoamericano de Educación Física y Ciencias CAPACIDADE DE SPRINTS DE FUTEBOLISTAS NA PRÉ-TEMPORADA 11º Congreso Argentino y 6º Latinoamericano de Educación Física y Ciencias CAPACIDADE DE SPRINTS DE FUTEBOLISTAS NA PRÉ-TEMPORADA André de Mello Azevedo- Universidade Federal de Santa Mariaazvdo_andre@hotmail.com

Leia mais

MUNICÍPIOS DA REGIÃO DE SETÚBAL, ASSOCIAÇÕES e ESCOLAS JOGOS DO FUTURO DA REGIÃO DE SETÚBAL 2017 TÉNIS DE MESA REGULAMENTO

MUNICÍPIOS DA REGIÃO DE SETÚBAL, ASSOCIAÇÕES e ESCOLAS JOGOS DO FUTURO DA REGIÃO DE SETÚBAL 2017 TÉNIS DE MESA REGULAMENTO JOGOS DO FUTURO DA REGIÃO DE SETÚBAL 2017 TÉNIS DE MESA REGULAMENTO 1. Organização A organização da modalidade de Ténis de Mesa nos Jogos do Futuro da Região de Setúbal 2017 é da responsabilidade da, da

Leia mais

REGULAMENTO DO CIRCUITO ABERTO DE TÊNIS DO ASSIS TÊNIS CLUBE 2017

REGULAMENTO DO CIRCUITO ABERTO DE TÊNIS DO ASSIS TÊNIS CLUBE 2017 REGULAMENTO DO CIRCUITO ABERTO DE TÊNIS DO ASSIS TÊNIS CLUBE 2017 1. DOS TORNEIOS 1.1 O Circuito Aberto de Tênis do Assis Tênis Clube 2017 será composto de 3 Torneios Abertos e 1 Torneio Finals, conforme

Leia mais

REGULAMENTO CAMPEONATO PARANAENSE INTEREQUIPES 2017

REGULAMENTO CAMPEONATO PARANAENSE INTEREQUIPES 2017 REGULAMENTO CAMPEONATO PARANAENSE INTEREQUIPES 2017 1. DO TORNEIO O Campeonato Paranaense Interequipes será disputado no formato Copa Davis, onde as equipes serão formadas por no mínimo dois tenistas e

Leia mais

RELAÇÃO ENTRE O SETOR DA QUADRA E O DESFECHO DO CONTRA-ATAQUE NO FUTSAL FEMININO DE ALTO RENDIMENTO

RELAÇÃO ENTRE O SETOR DA QUADRA E O DESFECHO DO CONTRA-ATAQUE NO FUTSAL FEMININO DE ALTO RENDIMENTO RELAÇÃO ENTRE O SETOR DA QUADRA E O DESFECHO DO CONTRA-ATAQUE NO FUTSAL FEMININO DE ALTO RENDIMENTO Loani Landin Istchuk / UEL Wilton Carlos de Santana / UEL Hélcio Rossi Gonçalves / UEL loaniistchuk@hotmail.com

Leia mais

ASSOCIAÇÃO DE FUTEBOL DA HORTA Juvenis/ Iniciados (Futsal) Época Organização Competitiva e Regulamento Específico

ASSOCIAÇÃO DE FUTEBOL DA HORTA Juvenis/ Iniciados (Futsal) Época Organização Competitiva e Regulamento Específico DE (Futsal) Época 2016-2017 Organização Competitiva e Regulamento Específico CLUBES PARTICIPANTES ILHA DO CORVO CLUBE DESPORTIVO ESCOLAR DO CORVO ILHA DAS FLORES GRUPO DESPORTIVO FAZENDENSE (A e B) GRUPO

Leia mais

REGULAMENTO DE JANEIRO: REUNIÃO GERAL DE LANÇAMENTO DA TEMPORADA 2019.

REGULAMENTO DE JANEIRO: REUNIÃO GERAL DE LANÇAMENTO DA TEMPORADA 2019. REGULAMENTO 2019 1. MISSÃO Criar um ambiente adequado para a pratica esportiva, onde a competição entre equipes escolares se desenvolva de forma positiva, propiciando vivencias práticas de valores como

Leia mais

ATMISM ASSOCIAÇÃO DE TÉNIS DE MESA DA ILHA DE SÃO MIGUEL

ATMISM ASSOCIAÇÃO DE TÉNIS DE MESA DA ILHA DE SÃO MIGUEL REGULAMENTO DE PROVAS * 1 Qualificação de Clubes e Atletas a. Apenas os Clubes e Entidades da ATMISM - Associação de Ténis de Mesa de Ilha de São Miguel, filiados na FPTM Federação Portuguesa de Ténis

Leia mais

1. SÍNTESE DA ÉPOCA DE

1. SÍNTESE DA ÉPOCA DE PLANO TÉCNICO 2016 1. SÍNTESE DA ÉPOCA DE 2015: Em 2015, a Associação de Ténis de Lisboa, através do seu Departamento Técnico, desenvolveu as seguintes atividades: Organização da Fase Regional do Campeonato

Leia mais

REGULAMENTO PARA PROMOÇÃO DE CLASSE

REGULAMENTO PARA PROMOÇÃO DE CLASSE Sumário 1. CONDIÇÕES PARA ALTERAÇÃO DE CLASSE... 2 2. PROMOÇÃO AUTOMÁTICA PARA AS CATEGORIAS PRINCIPIANTES... 2 3. PROMOÇÃO PARA AS CATEGORIAS ESTREANTES... 2 4. O QUE É JOGO PONTUADO... 3 5. DERROTA POR

Leia mais

AGRESSIVIDADE COMPETITIVA EM LUTADORES Carlos José Ferreira Lopes 1, Nelimar Ribeiro de Castro 2. Introdução

AGRESSIVIDADE COMPETITIVA EM LUTADORES Carlos José Ferreira Lopes 1, Nelimar Ribeiro de Castro 2. Introdução AGRESSIVIDADE COMPETITIVA EM LUTADORES Carlos José Ferreira Lopes 1, Nelimar Ribeiro de Castro 2 Resumo: A Escala de Agressividade Competitiva avalia a agressividade no contexto da competição esportiva.

Leia mais

PROGRAMA FEDERAL BOLSA-ATLETA E O VOLEIBOL DE QUADRA E PRAIA NO PERÍODO

PROGRAMA FEDERAL BOLSA-ATLETA E O VOLEIBOL DE QUADRA E PRAIA NO PERÍODO PROGRAMA FEDERAL BOLSA-ATLETA E O VOLEIBOL DE QUADRA E PRAIA NO PERÍODO 2005-2015 OLIVEIRA, Aleph Marchtein (Educação Física/UFPR) BARBOSA, Rafael de Assis (Educação Física/UFPR) LUZ, Wallinson Ramos Sant

Leia mais

As técnicas avançadas na formação multilateral de tenistas: um estudo sobre os conteúdos do treino de tenistas infantojuvenis de 11 a 14 anos

As técnicas avançadas na formação multilateral de tenistas: um estudo sobre os conteúdos do treino de tenistas infantojuvenis de 11 a 14 anos Artigo Original KLERING et al. 100 As técnicas avançadas na formação multilateral de tenistas: um estudo sobre os conteúdos do treino de tenistas infantojuvenis de 11 a 14 anos The advanced techniques

Leia mais

CAPÍTULO III METODOLOGIA

CAPÍTULO III METODOLOGIA CAPÍTULO III METODOLOGIA 3.1. Selecção Inicial da Amostra A selecção inicial da amostra foi efectuada com base na tabela classificativa da Federação Portuguesa de Rugby (FPR), relativa ao ano de 2004/2005.

Leia mais

REGULAMENTO. A etapa Superpraia é uma competição que reunirá as 14 melhores duplas ranqueadas da temporada 2017/2018 e mais 02 Wilds Cards.

REGULAMENTO. A etapa Superpraia é uma competição que reunirá as 14 melhores duplas ranqueadas da temporada 2017/2018 e mais 02 Wilds Cards. REGULAMENTO SUPERPRAIA CAPÍTULO 5 DO CBVP OPEN 5.1 DENOMINAÇÃO A etapa Superpraia é uma competição que reunirá as 14 melhores duplas ranqueadas da temporada 2017/2018 e mais 02 Wilds Cards. 5.2 SUPERPRAIA

Leia mais

RELAÇÕES ENTRE O PROGRAMA FEDERAL BOLSA-ATLETA E A NATAÇÃO: UMA ANÁLISE DE 2005 A 2015

RELAÇÕES ENTRE O PROGRAMA FEDERAL BOLSA-ATLETA E A NATAÇÃO: UMA ANÁLISE DE 2005 A 2015 RELAÇÕES ENTRE O PROGRAMA FEDERAL BOLSA-ATLETA E A NATAÇÃO: UMA ANÁLISE DE 2005 A 2015 ORDONHES, Mayara Torres (Educação Física/UFPR) LUZ, Wallinson Ramos Sant ana da (Educação Física/UFPR) CAVICHIOLLI,

Leia mais

WTS BERMUDA Hamilton, Bermudas 28 ABR 2018

WTS BERMUDA Hamilton, Bermudas 28 ABR 2018 WTS BERMUDA Hamilton, Bermudas 28 ABR 2018 FORMULÁRIO NO. 5 - RELATÓRIO TÉCNICO DE PARTICIPAÇÃO OU ORGANIZAÇÃO EM EVENTO 5. Aspecto Técnico da Competição 5.1 Análise técnica de atletas ou equipes brasileiras

Leia mais

REGULAMENTO Tênis de Mesa

REGULAMENTO Tênis de Mesa REGULAMENTO 2017 - Tênis de Mesa 1. MISSÃO Criar um ambiente adequado para a prática esportiva, onde a competição entre equipes escolares se desenvolva de forma positiva, propiciando vivências práticas

Leia mais

REGULAMENTO ESPECÍFICO DE TÉNIS

REGULAMENTO ESPECÍFICO DE TÉNIS REGULAMENTO ESPECÍFICO DE TÉNIS 2018-2019 INDICE Introdução 3 Regulamentação Geral 4 1. Condições Gerais de Participação 4 2. Escalões Etários 4 Participação / Organização 5 3. Tipologia das Provas 5 4.

Leia mais

IX CIRCUITO BRASILEIRO DE HANDEBOL DE AREIA 2014/2015

IX CIRCUITO BRASILEIRO DE HANDEBOL DE AREIA 2014/2015 IX CIRCUITO BRASILEIRO DE HANDEBOL DE AREIA 2014/2015 REGULAMENTO ESPECÍFICO CAPÍTULO I - Das Finalidades Art. 1º Com a realização do CIRCUITO BRASILEIRO DE HANDEBOL DE AREIA, a Confederação Brasileira

Leia mais

REGULAMENTO CAMPEONATO BRASILEIRO INTERCLUBES DE TÊNIS EM CADEIRA DE RODAS 2018

REGULAMENTO CAMPEONATO BRASILEIRO INTERCLUBES DE TÊNIS EM CADEIRA DE RODAS 2018 REGULAMENTO CAMPEONATO BRASILEIRO INTERCLUBES DE TÊNIS EM CADEIRA DE RODAS 2018 DA COMPETIÇÃO O Campeonato Brasileiro Interclubes de Tênis em Cadeira de Rodas é formado por torneios independentes, que

Leia mais

Os atletas deverão se inscrever em um ou duas das categorias relacionadas abaixo de acordo com seus respectivos níveis técnicos de jogo.

Os atletas deverão se inscrever em um ou duas das categorias relacionadas abaixo de acordo com seus respectivos níveis técnicos de jogo. REGULAMENTO DO TORNEIO INTERNO AABB-BH 1. CATEGORIAS: Os atletas deverão se inscrever em um ou duas das categorias relacionadas abaixo de acordo com seus respectivos níveis técnicos de jogo. INFANTO JUVENIL:

Leia mais

SINTOMAS DE ESTRESSE EM ATLETAS DE VÔLEI DE PRAIA DE ALTO RENDIMENTO

SINTOMAS DE ESTRESSE EM ATLETAS DE VÔLEI DE PRAIA DE ALTO RENDIMENTO SINTOMAS DE ESTRESSE EM ATLETAS DE VÔLEI DE PRAIA DE ALTO RENDIMENTO Ellen Fernanda da Silva Ferreira / UFMT Diego Augusto Nunes Rezende / UFMT Raissa Sporl Boeck / UFMT Paulo Ricardo Martins Nunez / UFMT

Leia mais

CETC NEWSLETTER MAIO Desporto Escolar. Benjamim Ténis Tour. Atualização das classificações juvenis. Notícias 2

CETC NEWSLETTER MAIO Desporto Escolar. Benjamim Ténis Tour. Atualização das classificações juvenis. Notícias 2 CETC NEWSLETTER MAIO 2016 Pontos de interesse especiais: Desporto Escolar Benjamim Ténis Tour Atualização das classificações juvenis Nesta edição: Notícias 2 Desporto Escolar: Campeonato Regional 3 Classificações

Leia mais

CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE SQUASH Fundada em 21 de Junho de 1991 Filiada à WSF World Squash Federation Membro do COB Comitê Olímpico Brasileiro

CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE SQUASH Fundada em 21 de Junho de 1991 Filiada à WSF World Squash Federation Membro do COB Comitê Olímpico Brasileiro REGULAMENTO Circuito Brasileiro de Squash Juvenil - 2016 ORGANIZAÇÃO O Circuito Brasileiro de Squash Juvenil 2016 terá suas etapas organizadas pela CBS ou por promotores credenciados à CBS e supervisionadas

Leia mais

2.9 TORNEIO PRINCIPAL SUB 19/SUB 21

2.9 TORNEIO PRINCIPAL SUB 19/SUB 21 2.9 TORNEIO PRINCIPAL SUB 19/SUB 21 a. Uma fase posterior ao Torneio Qualifying (fase classificatória), denominada Torneio Principal, será realizada com datas divulgadas no site da CBV. b. A CBV poderá

Leia mais

MUNICÍPIOS DA REGIÃO DE SETÚBAL, ASSOCIAÇÕES e ESCOLAS JOGOS DO FUTURO DA REGIÃO DE SETÚBAL 2016 TÉNIS DE MESA REGULAMENTO

MUNICÍPIOS DA REGIÃO DE SETÚBAL, ASSOCIAÇÕES e ESCOLAS JOGOS DO FUTURO DA REGIÃO DE SETÚBAL 2016 TÉNIS DE MESA REGULAMENTO JOGOS DO FUTURO DA REGIÃO DE SETÚBAL 2016 TÉNIS DE MESA REGULAMENTO 1. Organização A organização da modalidade de Ténis de Mesa nos Jogos do Futuro da Região de Setúbal 2016 é da responsabilidade da, da

Leia mais

REGULAMENTO. III Grande Torneio Aberto de Ténis de Mesa. Condeixa-a-Nova / 31.Maio.2014

REGULAMENTO. III Grande Torneio Aberto de Ténis de Mesa. Condeixa-a-Nova / 31.Maio.2014 REGULAMENTO NOTA JUSTIFICATIVA A promoção e generalização da prática desportiva junto da população é um fator essencial de melhoria da qualidade de vida e de formação pessoal, social e desportiva. Neste

Leia mais

James Newman, ITF Participation Officer. Dave Miley, Diretor Executivo da ITF

James Newman, ITF Participation Officer. Dave Miley, Diretor Executivo da ITF 2013-2014 A competição para crianças não se centra na vitória a todo o custo, agressividade ou rivalidades. Deve incidir no desafio de jogar partidas e colocando as habilidades (skills) e perícias em prática

Leia mais

REGULAMENTO DO RANKING DO CIRCUITO DE TÊNIS 2016 O DIÁRIO

REGULAMENTO DO RANKING DO CIRCUITO DE TÊNIS 2016 O DIÁRIO REGULAMENTO DO RANKING DO CIRCUITO DE TÊNIS 2016 O DIÁRIO OBJETIVO Promover e organizar um Circuito Regional Oficial de Tênis, proporcionando a integração de tenistas da Região do Alto Tietê, com uma competição

Leia mais

REGULAMENTO INFANTO JUVENIL FMT 2010

REGULAMENTO INFANTO JUVENIL FMT 2010 REGULAMENTO INFANTO JUVENIL FMT 2010 Considerando: 1. A necessidade de redefinir os critérios para pontuação dos grupos dos torneios; 2. A necessidade de redução do tamanho das chaves para os torneios

Leia mais

FEDERAÇÃO BRASILIENSE DE TÊNIS FILIADA À CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE TÊNIS FUNDADA EM 02 DE JUNHO DE FONES: (61) Fax: (61)

FEDERAÇÃO BRASILIENSE DE TÊNIS FILIADA À CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE TÊNIS FUNDADA EM 02 DE JUNHO DE FONES: (61) Fax: (61) CRITÉRIOS PARA INDICAÇÃO BOLSA ATLETA 1 - O atleta da Modalidade Tênis somente poderá ser indicado para o programa Bolsa Atleta da Secretaria de Estado de Esportes do Distrito Federal, quando preencher

Leia mais

francisco cabral 19 anos // 08 Jan ,93m. Porto. Base de treino: Porto//Miami//Buenos Aires.

francisco cabral 19 anos // 08 Jan ,93m. Porto. Base de treino: Porto//Miami//Buenos Aires. francisco cabral francisco cabral 19 anos // 08 Jan 1997. 1,93m. Porto. Base de treino: Porto//Miami//Buenos Aires. SUB 12 7º SUB 14 SUB 16 SUB 18 SENIORES 2º 1º 1º 2º Campeão Nacional de pares sub18

Leia mais

PRO TOUR PORTO - itsf 08 DE MARÇO DE 2014 ACADEMIA SCORPION SPORT PRO TOUR PORTO ACADEMIA SCORPION SPORT 08 DE MARÇO DE 2014

PRO TOUR PORTO - itsf 08 DE MARÇO DE 2014 ACADEMIA SCORPION SPORT PRO TOUR PORTO ACADEMIA SCORPION SPORT 08 DE MARÇO DE 2014 PRO TOUR PORTO - itsf 08 DE MARÇO DE 2014 ACADEMIA SCORPION SPORT PRO TOUR PORTO ACADEMIA SCORPION SPORT 08 DE MARÇO DE 2014 PÁG3. PRO TOUR PÁG4. MESA OFICIAL DE JOGO PÁG5. INFORMAÇÃO GERAL PÁG5. REGISTO

Leia mais

ANÁLISE DOS PADRÕES DE RECUPERAÇÃO DA POSSE DE BOLA DA SELEÇÃO BRASILEIRA DE FUTEBOL NA COPA DO MUNDO FIFA 2014

ANÁLISE DOS PADRÕES DE RECUPERAÇÃO DA POSSE DE BOLA DA SELEÇÃO BRASILEIRA DE FUTEBOL NA COPA DO MUNDO FIFA 2014 ANÁLISE DOS PADRÕES DE RECUPERAÇÃO DA POSSE DE BOLA DA SELEÇÃO BRASILEIRA DE FUTEBOL NA COPA DO MUNDO FIFA 2014 Fernando Silva / NUPEF UFV Henrique Américo / NUPEF UFV Rodrigo Santos / NUPEF UFV Israel

Leia mais

São Paulo, 16 de maio de 2018 Boletim Oficial Circuito NDU de Tênis Etapa 09, 10, 23 e 24 de Junho

São Paulo, 16 de maio de 2018 Boletim Oficial Circuito NDU de Tênis Etapa 09, 10, 23 e 24 de Junho São Paulo, 16 de maio de 2018 Boletim Oficial Circuito NDU de Tênis Etapa 09, 10, 23 e 24 de Junho Circuito NDU de Tênis 2ª Etapa 2ª Etapa: 18,19, 25 e 26 de agosto de 2018 Local da competição: Sport Club

Leia mais

PERÍODO DE 30 DE ABRIL A 05 DE NOVEMBRO. Disponibilização de ginásio/quadra aceita pela FBDF isenta taxa de inscrição

PERÍODO DE 30 DE ABRIL A 05 DE NOVEMBRO. Disponibilização de ginásio/quadra aceita pela FBDF isenta taxa de inscrição Informações PERÍODO DE 30 DE ABRIL A 05 DE NOVEMBRO TORNEIOS COM 04 OU 06 TIMES Copas maio, junho e agosto (1 mês cada rodada) Supercopas (Ouro e Prata) setembro a novembro CATEGORIAS Sub-14 (feminino

Leia mais

Ranking Nacional da Base CBJ Sub18 e Sub21

Ranking Nacional da Base CBJ Sub18 e Sub21 2016 Ranking Nacional da Base CBJ Sub18 e Sub21 1 TABELA DE PONTOS... 2 LEGENDA... 2 OBSERVAÇÕES GERAIS... 2 SISTEMA DE RANKING COM BAIXO NÚMERO DE ATLETAS NA CATEGORIA... 3 COMPOSIÇÃO DA SELEÇÃO BRASILEIRA

Leia mais

CAMPEONATO MINEIRO DE EQUIPES FMC 2017

CAMPEONATO MINEIRO DE EQUIPES FMC 2017 CAMPEONATO MINEIRO DE EQUIPES FMC 2017 Atualização: 23/01/2017 1. Regulamentação e administração 1.1. Haverá disputa entre equipes ao longo das provas homologadas pela Federação Mineira de Ciclismo (FMC)

Leia mais

ESPECIFICIDADE TÉCNICA NO BASQUETEBOL: CLUBES X SELEÇÕES

ESPECIFICIDADE TÉCNICA NO BASQUETEBOL: CLUBES X SELEÇÕES ESPECIFICIDADE TÉCNICA NO BASQUETEBOL: CLUBES X SELEÇÕES Victor H.A. Okazaki; Fábio H.A. Okazaki; Birgit Keller; Jeffer E. Sasaki Centro de Estudos do Movimento Humano - CEMOVH RESUMO O presente estudo

Leia mais

23.º TROFÉU "LOURES - ATLETA JOVEM" Quadro Normativo

23.º TROFÉU LOURES - ATLETA JOVEM Quadro Normativo 23.º TROFÉU "LOURES - ATLETA JOVEM" Quadro Normativo UMA INICIATIVA DA DIVISÃO DE DESPORTO 2018 23.º TROFÉU "LOURES ATLETA JOVEM" Quadro Normativo 1 Organização A Divisão de Desporto da Câmara Municipal

Leia mais

CALENDÁRIO DESPORTIVO 2012 SPORTS CALENDAR 2012

CALENDÁRIO DESPORTIVO 2012 SPORTS CALENDAR 2012 FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE MATRAQUILHOS RUA RODRIGUES ALVES, 98 4440-696 VALONGO TLF. 22 422 87 58 geral@fpm.pt www.fpm.pt CALENDÁRIO DESPORTIVO 2012 SPORTS CALENDAR 2012 Patrocinador Oficial da FPM 0 JANEIRO

Leia mais

GERAIS. O calendário 2018 já tem algumas etapas confirmadas (consultar o site da CAASP para maiores informações)

GERAIS. O calendário 2018 já tem algumas etapas confirmadas (consultar o site da CAASP para maiores informações) GERAIS Os Abertos de Tênis OAB/CAASP são torneios exclusivos para advogados e tem a duração estimada de (2) dias, sempre aos finais de semana, e contam pontos para o ranking anual. O calendário 2018 já

Leia mais

Circular FEPACAN 0001/2017 Foz do Iguaçu, 03 de Maio de 2017.

Circular FEPACAN 0001/2017 Foz do Iguaçu, 03 de Maio de 2017. Circular FEPACAN 0001/2017 Foz do Iguaçu, 03 de Maio de 2017. Às Associações Filiadas Referente: Programa TALENTO OLÍMPICO DO PARANÁ - 6ª EDIÇÃO Prezados Filiados, A Federação Paranaense de Canoagem, neste

Leia mais

REQUISITOS MÍNIMOS PARA ORGANIZAÇÃO DE TORNEIOS NACIONAIS INFANTO-JUVENIS EM 2016 Vigente para torneios realizados a partir de 1 de Janeiro de 2016

REQUISITOS MÍNIMOS PARA ORGANIZAÇÃO DE TORNEIOS NACIONAIS INFANTO-JUVENIS EM 2016 Vigente para torneios realizados a partir de 1 de Janeiro de 2016 REQUISITOS MÍNIMOS PARA ORGANIZAÇÃO DE TORNEIOS NACIONAIS INFANTO-JUVENIS EM 2016 Vigente para torneios realizados a partir de 1 de Janeiro de 2016 Dando continuidade na atualização do material disponibilizado

Leia mais

FEDERAÇÃO DE DESPORTOS AQUÁTICOS DO DISTRITO FEDERAL FDA/DF

FEDERAÇÃO DE DESPORTOS AQUÁTICOS DO DISTRITO FEDERAL FDA/DF Critérios indicativos à Bolsa Atleta de Natação conforme Reunião da Diretoria da FDA/DF e técnicos filiados, realizada no dia 03 de fevereiro de 2016. I BOLSA ATLETA OLÍMPICA 1.1- O atleta de natação só

Leia mais

TORNEIO DE ABERTURA 2016 PRESS RELEASE

TORNEIO DE ABERTURA 2016 PRESS RELEASE 30 e 31 de janeiro de 2016 TORNEIO DE ABERTURA 2016 PRESS RELEASE No fim de semana de 30 e 31 de janeiro, o Clube Escola de Ténis de Cantanhede organizou o Torneio de Abertura 2016, prova inscrita no calendário

Leia mais

XVIII DA MODALIDADE DE BADMINTON

XVIII DA MODALIDADE DE BADMINTON XVIII DA MODALIDADE DE BADMINTON Artigo 51 O munícipio pode inscrever uma equipe masculina e uma equipe feminina, disputando ambas na mesma categoria ou categorias diferentes. Parágrafo Primeiro As categorias

Leia mais

REGULAMENTO DOS TORNEIOS E ELABORAÇÃO DO RANKING DE TÊNIS EM CADEIRA DE RODAS 2018

REGULAMENTO DOS TORNEIOS E ELABORAÇÃO DO RANKING DE TÊNIS EM CADEIRA DE RODAS 2018 REGULAMENTO DOS TORNEIOS E ELABORAÇÃO DO RANKING DE TÊNIS EM CADEIRA DE RODAS 2018 A Confederação Brasileira de Tênis resolve elaborar este Regulamento, o qual disciplinará o Circuito Brasileiro de Tênis

Leia mais

PROGRAMA DE TREINAMENTO DE VOLEIBOL DESTINADO À COMUNIDADE UNIVERSITÁRIA

PROGRAMA DE TREINAMENTO DE VOLEIBOL DESTINADO À COMUNIDADE UNIVERSITÁRIA PROGRAMA DE TREINAMENTO DE VOLEIBOL DESTINADO À COMUNIDADE UNIVERSITÁRIA Vitor Hugo Fernando de Oliveira, Flávio da Rosa Júnior, Fábio Santos Mello Acadêmicos do Curso de Educação Física da UFSC Juarez

Leia mais

REGULAMENTO FPT BEACH TENNIS 2016

REGULAMENTO FPT BEACH TENNIS 2016 REGULAMENTO FPT BEACH TENNIS 2016 DA COMPETIÇÃO Este regulamento deverá ser seguido em todas as etapas dos eventos de Beach Tennis que serão realizadas em todo o Estado do Paraná. Art. 1 Qualquer clube

Leia mais

X CIRCUITO BRASILEIRO DE HANDEBOL DE AREIA 2015/2016

X CIRCUITO BRASILEIRO DE HANDEBOL DE AREIA 2015/2016 X CIRCUITO BRASILEIRO DE HANDEBOL DE AREIA 2015/2016 REGULAMENTO ESPECÍFICO CAPÍTULO I - Das Finalidades Art. 1º Com a realização do CIRCUITO BRASILEIRO DE HANDEBOL DE AREIA, a Confederação Brasileira

Leia mais

REGULAMENTO DE JANEIRO: REUNIÃO GERAL DE LANÇAMENTO DA TEMPORADA 2019.

REGULAMENTO DE JANEIRO: REUNIÃO GERAL DE LANÇAMENTO DA TEMPORADA 2019. REGULAMENTO 2019 1. MISSÃO Criar um ambiente adequado para a pratica esportiva, onde a competição entre equipes escolares se desenvolva de forma positiva, propiciando vivencias práticas de valores como

Leia mais

COMPARAÇÃO ENTRE O COMPORTAMENTO TÁTICO DE JOGADORES DE FUTEBOL DAS CATEGORIAS SUB-11 E SUB-13

COMPARAÇÃO ENTRE O COMPORTAMENTO TÁTICO DE JOGADORES DE FUTEBOL DAS CATEGORIAS SUB-11 E SUB-13 COMPARAÇÃO ENTRE O COMPORTAMENTO TÁTICO DE JOGADORES DE FUTEBOL DAS CATEGORIAS SUB-11 E SUB-13 Guilherme Figueiredo Machado - NUPEF/UFV Eder Gonçalves - NUPEF/UFV Israel Teoldo da Costa - NUPEF/UFV guilherme.machado19@hotmail.com.br

Leia mais

INVESTIMENTOS PÚBLICOS FEDERAIS PARA AS CATEGORIAS DE BASE DO NADO SINCRONIZADO BRASILEIRO: UMA ANÁLISE DO PERÍODO

INVESTIMENTOS PÚBLICOS FEDERAIS PARA AS CATEGORIAS DE BASE DO NADO SINCRONIZADO BRASILEIRO: UMA ANÁLISE DO PERÍODO INVESTIMENTOS PÚBLICOS FEDERAIS PARA AS CATEGORIAS DE BASE DO NADO SINCRONIZADO BRASILEIRO: UMA ANÁLISE DO PERÍODO 2013-2014 LUZ, Wallinson Ramos Sant ana da (Educação Física/UFPR) ORDONHES, Mayara Torres

Leia mais

REGULAMENTO INTERCLUBES INFANTOJUVENIL 2017

REGULAMENTO INTERCLUBES INFANTOJUVENIL 2017 REGULAMENTO INTERCLUBES INFANTOJUVENIL 2017 1. DO CAMPEONATO Poderá participar do Interclubes Infantojuvenil toda agremiação que estiver devidamente cadastrada na FPT e com suas obrigações financeiras

Leia mais

NEWSLETTER CETC AGOSTO Editorial

NEWSLETTER CETC AGOSTO Editorial NEWSLETTER CETC E M D E S T A Q U E : Open Juvenil de Braga AGOSTO 2014 Torneios sub14 V O L U M E I I, N º 7 N E W S L E T T E R C E T C @ G M A I L. C O M Festa do Ténis no CETC! Inscrições para a nova

Leia mais

III Gala do Desporto do IPLeiria

III Gala do Desporto do IPLeiria III Gala do Desporto do IPLeiria - 2006 O Instituto Politécnico de Leiria (IPLeiria) realizou, no dia 7 de Junho, a 3.ª edição da Gala do Desporto que teve como objetivo distinguir os alunos/atletas e

Leia mais

1º TORNEIO TAÇA DAVIS - TÊNIS DE CAMPO/MASCULINO (2016)

1º TORNEIO TAÇA DAVIS - TÊNIS DE CAMPO/MASCULINO (2016) ASSOCIAÇÃO ESPORTIVA SÃO JOSÉ 1º TORNEIO TAÇA DAVIS - TÊNIS DE CAMPO/MASCULINO (2016) REGULAMENTO 1. OBJETIVO Incentivar à integração entre os tenistas; Estimular a competição SAUDÁVEL entre tenistas;

Leia mais

ASSOCIAÇÃO DE TÉNIS DE MESA DA MADEIRA

ASSOCIAÇÃO DE TÉNIS DE MESA DA MADEIRA REGULAMENTO DE COMPETIÇÕES ÉPOCA 2018/2019 ÍNDICE 1 - CAMPEONATOS REGIONAIS DE EQUIPAS SENIORES 1.2 - Campeonato Regional da 1ª Divisão Masculina 1.3 - Campeonato Regional da 1ª Divisão Feminina 1.4 -

Leia mais

ASSUNTO: Indicação de Eventos de Modalidades que compõem os Programas Olímpico e Paraolímpico ao Programa Bolsa-Atleta.

ASSUNTO: Indicação de Eventos de Modalidades que compõem os Programas Olímpico e Paraolímpico ao Programa Bolsa-Atleta. MINISTÉRIO DO ESPORTE SECRETARIA NACIONAL DE ESPORTE DE ALTO RENDIMENTO SAN Qd. 0 Bl A 1º andar sala 191 Ed. Núcleo dos Transportes - DNIT 7000-90 Brasília-DF Fone: (1) 9-8 Fax 9-910 Ofício Circular nº

Leia mais

TÊNIS DE CAMPO COMPETIÇÃO INFANTO-JUVENIL. Profa.Ms. Cláudia Perrella Teixeira

TÊNIS DE CAMPO COMPETIÇÃO INFANTO-JUVENIL. Profa.Ms. Cláudia Perrella Teixeira TÊNIS DE CAMPO COMPETIÇÃO INFANTO-JUVENIL Profa.Ms. Cláudia Perrella Teixeira jeu de paume - tênis de campo - séc. XI - passatempo da nobreza - idade média - competições estudantis séc. XIX - profissionalismo

Leia mais

11ª EDIÇÃO ESTÁDIO NACIONAL - JAMOR N U C L E O E I R A S 2015

11ª EDIÇÃO ESTÁDIO NACIONAL - JAMOR N U C L E O E I R A S 2015 11ª EDIÇÃO ESTÁDIO NACIONAL - JAMOR ------------------------------------------------------------------ N U C L E O E I R A S 2015 QUARTA FEIRA, 10 JUNHO - 9.30 ------------------------------------------------------------------

Leia mais

ORIENTAÇÃO TÉCNICA FINALIDADE Regular a Orientação Técnica de 2010 às Federações filiadas à CBPM.

ORIENTAÇÃO TÉCNICA FINALIDADE Regular a Orientação Técnica de 2010 às Federações filiadas à CBPM. 1 ORIENTAÇÃO TÉCNICA 2010 1. FINALIDADE Regular a Orientação Técnica de 2010 às Federações filiadas à CBPM. 2. REFERÊNCIAS - Estatuto da CBPM; - Regulamento Técnico da CBPM; - Calendário Desportivo da

Leia mais

PATINAGEM DE VELOCIDADE ÉPOCA 2015 PROTOCOLO. Balneários, casas de banho. Ano de Nascimento Idade (anos) Categoria

PATINAGEM DE VELOCIDADE ÉPOCA 2015 PROTOCOLO. Balneários, casas de banho. Ano de Nascimento Idade (anos) Categoria PATINAGEM DE VELOCIDADE ÉPOCA 2015 PROTOCOLO O Comité de Patinagem de Velocidade desta Associação vai levar a efeito a realização do IV Torneio Neves Carvalho, pelo que informamos: Local: Alverca Data:

Leia mais

CAMPEONATOS REGIONAIS DE EQUIPAS

CAMPEONATOS REGIONAIS DE EQUIPAS CAMPEONATOS REGIONAIS DE EQUIPAS 2016-2017 Pressupostos básicos - Poderão participar nestes Campeonatos todos os atletas filiados na ATMM, independentemente do seu escalão. - Para poder participar num

Leia mais

REGULAMENTO ESPECÍFICO DE TÉNIS

REGULAMENTO ESPECÍFICO DE TÉNIS REGULAMENTO ESPECÍFICO DE TÉNIS 2017-2018 INDICE Introdução 3 Regulamentação Geral 4 1. Condições Gerais de Participação 4 2. Escalões Etários 4 Participação / Organização 5 3. Tipologia das Provas 5 4.

Leia mais

P A R C E R I A S. Participação :

P A R C E R I A S. Participação : Participação : Englobado no REGULAMENTO GERAL A Desportiva NucleOeiras ADNO, em parceria e apoio do Complexo Desportivo do Jamor, Câmara Municipal de Oeiras Divisão do Desporto, e de várias entidades associadas

Leia mais

Tennis route projeto alto rendimento 2017

Tennis route projeto alto rendimento 2017 Tennis route projeto alto rendimento 2017 institucional Fundada em Dezembro de 2008 a Tennis Route é formada pela Academia Tennis Route e pelo Instituto Tennis Route. A Academia tem a coordenação técnica

Leia mais

REGULAMENTO INTERCLUBES INFANTO JUVENIL 2012

REGULAMENTO INTERCLUBES INFANTO JUVENIL 2012 REGULAMENTO INTERCLUBES INFANTO JUVENIL 2012 1. DO CAMPEONATO Poderá participar do Interclubes Infanto Juvenil toda agremiação que estiver devidamente cadastrada na FPT e com suas obrigações financeiras

Leia mais

REGULAMENTO INTERCLUBES INFANTOJUVENIL 2014

REGULAMENTO INTERCLUBES INFANTOJUVENIL 2014 REGULAMENTO INTERCLUBES INFANTOJUVENIL 2014 1. DO CAMPEONATO Poderá participar do Interclubes Infantojuvenil toda agremiação que estiver devidamente cadastrada na FPT e com suas obrigações financeiras

Leia mais

Regulamento do Circuito das Estações para o 7º Open de Beach Tennis ASBT primavera e 11 de setembro

Regulamento do Circuito das Estações para o 7º Open de Beach Tennis ASBT primavera e 11 de setembro Regulamento do Circuito das Estações para o 7º Open de Beach Tennis ASBT primavera 2016 10 e 11 de setembro As inscrições para o 7º OPEN DE BEACH TENNIS ASBT PRIMAVERA 2016 deverão ser feitas através do

Leia mais

RUGBY FEMININO 2009/11. Reunião Técnica Rugby Feminino Época 2010/11

RUGBY FEMININO 2009/11. Reunião Técnica Rugby Feminino Época 2010/11 RUGBY FEMININO 2009/11 Reunião Técnica Rugby Feminino Época 2010/11 Considerações Gerais: (i) O Rugby feminino em Portugal tem tido nos últimos anos uma evolução gradual ao nível do número de equipas e

Leia mais

FEDERAÇÃO PAULISTA DE GOLFE

FEDERAÇÃO PAULISTA DE GOLFE 1 CATEGORIA JUVENIL MASCULINA E FEMININA 1. PARTICIPAÇÃO Poderão participar do RANKING PAULISTA SCRATCH JUVENIL todos(as) os(as) jogadores/as (até 18 anos) filiados à Federação Paulista de Golfe que estejam

Leia mais