RECENTES DECISÕES TRIBUTÁRIAS DE GRANDE IMPACTO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "RECENTES DECISÕES TRIBUTÁRIAS DE GRANDE IMPACTO"

Transcrição

1

2 RECENTES DECISÕES TRIBUTÁRIAS DE GRANDE IMPACTO

3 IPI REVENDA DE IMPORTADOS

4 IPI REVENDA DE IMPORTADOS Imposto sobre Produtos Industrializados - IPI Constituição Federal: Outorga à União a competência para instituir imposto sobre produtos industrializados (artigo 153, inciso IV) Decreto-Lei 7.212/2010: Regulamenta a incidência do IPI. Artigo 3º: Produto industrializado é o resultante de qualquer operação definida neste Regulamento como industrialização, mesmo incompleta, parcial ou intermediária. Por industrialização, entende-se: Transformação; Beneficiamento; Montagem; Acondicionamento (ou Reacondicionamento); e Renovação.

5 IPI REVENDA DE IMPORTADOS A exigibilidade do imposto se dá no momento em que ocorre: O desembaraço aduaneiro de produto de procedência estrangeira; ou A saída de produto do estabelecimento industrial, ou equiparado a industrial.

6 IPI REVENDA DE IMPORTADOS O contribuinte do Imposto sobre Produtos Industrializados será o: I - O importador; II - O industrial; III - O estabelecimento equiparado a industrial;

7 IPI REVENDA DE IMPORTADOS Em recente discussão levada ao Superior Tribunal de Justiça, colocou-se em pauta a exigibilidade do Imposto sobre Produtos Importados nas operações de Revenda de Produtos.

8 IPI REVENDA DE IMPORTADOS Nos Embargos de Divergência em Recurso Especial nº /SC, o Ministro Sérgio Kukina foi favorável ao contribuinte:

9 IPI REVENDA DE IMPORTADOS "O núcleo material é a industrialização. O importador é o sujeito passivo do IPI porque os limites da soberania não autorizam que se tribute o industrial estrangeiro. Ao revender o produto industrializado no mercado interno, o importador não promove, em regra, nenhuma modificação, aperfeiçoamento ou melhora na sua natureza. Se assim agir, atrairá a incidência do IPI. Todavia, se apenas dá início à circulação da mercadoria importada, como ocorre de forma ordinária, não se pode ter como ocorrido o fato gerador do tributo em tela." Voto do Ministro Sérgio Kukina

10 IPI REVENDA DE IMPORTADOS CONTROVÉRSIAS As empresas optarão por realizar a importação e revenda direta desses produtos, não incentivando a industrialização em solo nacional, resultando em uma diminuição de mão-de-obra. Não haverá operação para obtenção de créditos de IPI. Como a discussão não está pacificada pelo STF, por ora, o contribuinte poderá apenas discutir o assunto garantindo os valores do período atual para o futuro não sendo proveitosa a recuperação de operações passadas.

11 IPI REVENDA DE IMPORTADOS CONTROVÉRSIAS

12 ISS - EXPORTAÇÃO DE SERVIÇOS

13 ISS EXPORTAÇÃO DE SERVIÇOS Lei Complementar n.º 116/03 Art. 2º O imposto não incide sobre: I as exportações de serviços para o exterior do País; (...) Parágrafo único. Não se enquadram no disposto no inciso I os serviços desenvolvidos no Brasil, cujo resultado aqui se verifique, ainda que o pagamento seja feito por residente no exterior.

14 ISS EXPORTAÇÃO DE SERVIÇOS É praticamente impossível que a exportação de serviço prestado no Brasil tenha sua conclusão no exterior, como exige a lei em uma interpretação literal. Por isso, a interpretação correta da regra é que, quando o serviço é feito em território nacional e tem seus frutos no exterior, não há incidência do ISS. O entendimento é da 14ª Câmara de Direito Público do Tribunal de Justiça de São Paulo, que acolheu pedido de empresa química farmacêutica e determinou a isenção da cobrança de ISS na exportação. A decisão foi unânime. Participaram da turma julgadora os desembargadores Mônica Serrano e Geraldo Xavier. Apelação

15 ICMS REDUÇÃO DE BASE DE CÁLCULO EQUIVALENTE À ISENÇÃO PARCIAL

16 ICMS - REDUÇÃO DE BASE DE CÁLCULOS O Plenário do STF reafirmou posição segundo a qual a redução da base de cálculo equivale a uma isenção parcial, para fins de utilização de créditos do ICMS. A decisão foi proferida no julgamento do Recurso Extraordinário (RE) , com repercussão geral reconhecida, no qual uma empresa do setor agrícola discute ação do fisco do Rio Grande do Sul que não reconheceu na integralidade créditos obtidos na comercialização de feijão.

17 ICMS - REDUÇÃO DE BASE DE CÁLCULOS Segundo a empresa, as únicas hipóteses em que o fisco poderia deixar de reconhecer seus créditos acumulados na aquisição de insumos seria na não incidência ou na isenção, como determinado pela Constituição Federal Já o Estado defendeu que a Lei estadual que reduziu a base de cálculo dos bens da cesta básica, determina a anulação proporcional dos créditos do ICMS, não existindo nenhum impedimento legal à norma.

18 IPI DESCONTOS INCONDICIONAIS

19 IPI DESCONTOS INCONDICIONAIS São considerados como descontos incondicionais, as parcelas redutoras do preço de venda de um determinado produto e que não dependem, para sua concessão, de evento posterior à emissão da nota fiscal de venda ou da fatura de serviços. Característica essa que o distingue dos demais descontos.

20 IPI DESCONTOS INCONDICIONAIS Supremo Tribunal Federal nos autos do Recurso Extraordinário /SC decidiu no sentido de declarar da inconstitucionalidade do 2º do artigo 14 da Lei n.º 4.502, de 1964, com redação dada pelo artigo 15 da Lei 7.798, de 1989.

21 IPI DESCONTOS INCONDICIONAIS O fundamento balizador foi a violação ao artigo 146, III da Constituição Federal: Art Cabe à lei complementar: III - estabelecer normas gerais em matéria de legislação tributária, especialmente sobre: a) definição de tributos e de suas espécies, bem como, em relação aos impostos discriminados nesta Constituição, a dos respectivos fatos geradores, bases de cálculo e contribuintes;

22 IPI DESCONTOS INCONDICIONAIS O Recurso Extraordinário teve repercussão geral reconhecida pelo Plenário Virtual e a solução afetará casos semelhantes que estão sobrestados na Justiça Federal.

23 ICMS NÃO INCIDÊNCIA NA IMPORTAÇÃO NA MODALIDADE DE LEASING

24 ICMS NÃO INCIDÊNCIA NA IMPORTAÇÃO NA MODALIDADE DE LEASING Em recente julgamento do Recurso Extraordinário nº , o Supremo Tribunal Federal (STF) reconheceu a não Incidência do ICMS nas Operações de Importação por Leasing, pacificando as decisões proferidas pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ) e pelos Tribunais de Justiças dos Estados. Pacifica-se o entendimento de que nos Contratos de Leasing, onde não há a transmissão da propriedade, não pode incidir o ICMS. Segundo o presidente da Corte, ministro Ricardo Lewandowski, o julgamento significa a solução de, pelo menos, 406 processos que estavam sobrestados nas demais instâncias, em virtude do instituto da repercussão geral.

25 ICMS VENDA VIRTUAL

26 ICMS VENDA VIRTUAL Em razão da edição em 2011 do chamado Protocolo 21, o ICMS tornou-se também exigível no Estado de destino da mercadoria comprada: Cláusula segunda Nas operações interestaduais entre as unidades federadas signatárias deste protocolo o estabelecimento remetente, na condição de substituto tributário, será responsável pela retenção e recolhimento do ICMS, em favor da unidade federada de destino, relativo à parcela de que trata a cláusula primeira.

27 ICMS VENDA VIRTUAL Ao julgar uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin), os ministros do Supremo entenderam que o Protocolo viola a Constituição, pois não poderia alterar o modo de cobrança do imposto. Havendo, ainda, bitributação sobre a operação, uma vez que ambos os Estados, de origem e de destino, recolheriam o ICMS supostamente devido. A decisão do STF será repetida em todas as ações sobre o tema que chegaram ao tribunal depois da liminar concedida pelo relator. Processos sobre a cobrança de ICMS em comércio eletrônico ajuizados antes da liminar de Fux serão analisados caso a caso pelos ministros do STF.

28 ICMS GUERRA FISCAL

29 ICMS GUERRA FISCAL Plenário julga inconstitucional concessão de benefícios fiscais no Paraná Ação Direta de Inconstitucionalidade ADI 4481 Inconstitucionalidade de parte de lei paranaense (14.985/06) que previa a concessão de benefícios fiscais para importações realizadas pelos portos e aeroportos de Paranaguá e Antonina, no Paraná. Modulação - Decidiu-se pela modulação dos efeitos da decisão, que passará a valer a partir da data do julgamento da ADI

30 DEMAREST ADVOGADOS DOUGLAS MOTA +55 (11) OBRIGADO! Este material tem por finalidade exclusivamente de suportar a apresentação do Evento realizado em 18/03/2015, não devendo ser utilizado isoladamente para a tomada de decisões. Aconselhamento legal específico poderá ser prestado por um de nossos advogados. Direitos autorais são reservados a Demarest Advogados.

31

Tributação Brasileira do Comércio Exterior e Competitividade do Brasil

Tributação Brasileira do Comércio Exterior e Competitividade do Brasil V SIMPÓSIO DE DIREITO ADUANEIRO Tributação Brasileira do Comércio Exterior e Competitividade do Brasil Dra. Liziane Angelotti Meira Doutora em Direito (PUC/SP) Mestre (Harvard Law School) Auditora Fiscal

Leia mais

DIREITO TRIBUTÁRIO. Tributos Federais IPI Parte 2. Prof. Marcello Leal. Prof. Marcello Leal

DIREITO TRIBUTÁRIO. Tributos Federais IPI Parte 2. Prof. Marcello Leal. Prof. Marcello Leal DIREITO TRIBUTÁRIO Tributos Federais IPI Parte 2 Será que o STF manteve o entendimento do STJ? "Conforme bem esclarecido por Marco Aurélio Greco (.) a fabricação das embalagens é "evento que se encontra

Leia mais

DIREITO TRIBUTÁRIO. Tributos Estaduais ICMS Parte VI. Prof. Marcello Leal. Prof. Marcello Leal

DIREITO TRIBUTÁRIO. Tributos Estaduais ICMS Parte VI. Prof. Marcello Leal. Prof. Marcello Leal DIREITO TRIBUTÁRIO Tributos Estaduais ICMS Parte VI Não-cumulatividade manutenção do crédito nas entradas não oneradas RE 174478 SP TRIBUTO. Imposto sobre Circulação de Mercadorias. ICMS. Créditos relativos

Leia mais

1) APLICAÇÃO Para quais OPERAÇÕES, MERCADORIAS e BENS e será utilizada a alíquota de 4%?

1) APLICAÇÃO Para quais OPERAÇÕES, MERCADORIAS e BENS e será utilizada a alíquota de 4%? Perguntas frequentes sobre a Resolução 13/2013 do Senado Federal: 1) APLICAÇÃO Para quais OPERAÇÕES, MERCADORIAS e BENS e será utilizada a alíquota de 4%? A alíquota de 4%, conforme definida pela Resolução

Leia mais

TRIBUTÁRIO. Boletim Nº 03 MAIO/JUNHO 2019 TRIBUTÁRIO PREVIDÊNCIA SOCIAL COMÉRCIO INTERNACIONAL E ADUANEIRO

TRIBUTÁRIO. Boletim Nº 03 MAIO/JUNHO 2019 TRIBUTÁRIO PREVIDÊNCIA SOCIAL COMÉRCIO INTERNACIONAL E ADUANEIRO Nº 03 MAIO/JUNHO 2019 O Eletrônico de Tributário traz informações sobre os casos com matéria tributária em análise pelos tribunais, especialmente pelas Cortes Superiores do Poder Judiciário e pelo Conselho

Leia mais

Legal Letter. Destaques. STF julga inconstitucional norma sobre PIS. Supremo dispensa apresentação de. Justiça definirá legitimidade para

Legal Letter. Destaques. STF julga inconstitucional norma sobre PIS. Supremo dispensa apresentação de. Justiça definirá legitimidade para Legal Letter Berlim Destaques STF julga inconstitucional norma sobre PIS e Cofins em importações Supremo dispensa apresentação de certidão trabalhista Justiça definirá legitimidade para exigência do ICMS

Leia mais

Supremo Tribunal Federal

Supremo Tribunal Federal MEDIDA CAUTELAR NA AÇÃO CAUTELAR 4.129 SANTA CATARINA RELATOR AUTOR(A/S)(ES) ADV.(A/S) RÉU(É)(S) PROC.(A/S)(ES) : MIN. MARCO AURÉLIO :POLIVIDROS COMERCIAL LTDA : DEAN JAISON ECCHER E OUTRO(A/S) :UNIÃO

Leia mais

MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL PROCURADORIA-GERAL DA REPÚBLICA

MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL PROCURADORIA-GERAL DA REPÚBLICA MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL PROCURADORIA-GERAL DA REPÚBLICA Nº 2545/2014 - PGGB RECURSO EXTRAORDINÁRIO COM AGRAVO Nº 795763/SC AGRTE : SOLO PER TE IMPORTACAO E EXPORTACAO LTDA. AGRDO : UNIÃO ADVOGADO: CELSO

Leia mais

Legal Letter. Destaques. STF põe fim à discussão acerca da. Ajuste Sinief n.º 20, de 07 de novembro. Resolução Camex dispõe sobre lista

Legal Letter. Destaques. STF põe fim à discussão acerca da. Ajuste Sinief n.º 20, de 07 de novembro. Resolução Camex dispõe sobre lista Legal Letter Destaques STF põe fim à discussão acerca da incidência de contribuição previdenciária Ajuste Sinief n.º 20, de 07 de novembro regulamenta Resolução n.º 13 Resolução Camex dispõe sobre lista

Leia mais

DIREITO TRIBUTÁRIO. Tributos Estaduais ICMS Parte IV. Prof. Marcello Leal. Prof. Marcello Leal

DIREITO TRIBUTÁRIO. Tributos Estaduais ICMS Parte IV. Prof. Marcello Leal. Prof. Marcello Leal DIREITO TRIBUTÁRIO Tributos Estaduais ICMS Parte IV Aspecto Material importação de bens CRFB, Art. 155, IX - incidirá também: a)sobre a entrada de bem ou mercadoria importados do exterior por pessoa física

Leia mais

SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL DECIDE SOBRE A NÃO-INCIDÊNCIA DE ICMS NAS IMPORTAÇÕES AMPARADAS EM CONTRATOS DE ARRENDAMENTO MERCANTIL (LEASING)

SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL DECIDE SOBRE A NÃO-INCIDÊNCIA DE ICMS NAS IMPORTAÇÕES AMPARADAS EM CONTRATOS DE ARRENDAMENTO MERCANTIL (LEASING) Autor: Roberto de Siqueira Campos SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL DECIDE SOBRE A NÃO-INCIDÊNCIA DE ICMS NAS IMPORTAÇÕES AMPARADAS EM CONTRATOS DE ARRENDAMENTO MERCANTIL (LEASING) Importante decisão foi proferida

Leia mais

Legal Letter Julho/2009

Legal Letter Julho/2009 33 Legal Letter Julho/2009 Informe Jurídico - www.oliveiracardoso.com.br Destaques Vitória Espírito Santo Tributário Adesão ao REFIS da crise começa dia 17 de agosto Julgamento sobre elevação da alíquota

Leia mais

O Importador não precisará mais recolher IPI na revenda de suas mercadorias

O Importador não precisará mais recolher IPI na revenda de suas mercadorias São Paulo, 25 de Junho de 2014. O Importador não precisará mais recolher IPI na revenda de suas mercadorias Em julgamento recente, o STJ pôs fim à divergência: a cobrança do IPI na revenda das mercadorias

Leia mais

MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL

MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL PARECER N.º 13.316/2015-C-JFMA/STJ-e (2014/0034746-0) EMBARGOS DIVERGENTES em RECURSO ESPECIAL N.º 1403532/SC EMBARGANTE : ATHLETIC INDÚSTRIA DE EQUIPAMENTOS DE FISIOTERAPIA

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça

Superior Tribunal de Justiça AgRg no RECURSO ESPECIAL Nº 1.459.072 - SP (2014/0130356-4) RELATOR : MINISTRO BENEDITO GONÇALVES AGRAVANTE : USINA GOIANESIA S/A AGRAVADO : FAZENDA NACIONAL ADVOGADO : PROCURADORIA-GERAL DA FAZENDA NACIONAL

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça

Superior Tribunal de Justiça EDcl no AgRg no RECURSO ESPECIAL Nº 1.450.054 - RS (2014/0093109-3) RELATOR : MINISTRO NAPOLEÃO NUNES MAIA FILHO EMBARGANTE : FAZENDA NACIONAL ADVOGADO : PROCURADORIA-GERAL DA FAZENDA NACIONAL - PR000000O

Leia mais

@ (PROCESSO ELETRÔNICO) IM Nº (Nº CNJ: ) 2018/CÍVEL

@ (PROCESSO ELETRÔNICO) IM Nº (Nº CNJ: ) 2018/CÍVEL APELAÇÃO CÍVEL E REMESSA NECESSÁRIA. MANDADO DE SEGURANÇA. ICMS. CONVÊNIO Nº 41/2008. PRODUTOS AUTOMOTIVOS E PRODUTOS NÁUTICOS. SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA. 1. A Cláusula 1ª e 1º do CV-ICMS nº 41/2008 institui

Leia mais

- Sócio do Escritório Gaia, Silva, Gaede& Associados - Diretor da ABDF - Vice-Presidente do IBEF Rio TRIBUTAÇÃO DE ÓLEO E GÁS POLÍTICAS PÚBLICAS

- Sócio do Escritório Gaia, Silva, Gaede& Associados - Diretor da ABDF - Vice-Presidente do IBEF Rio TRIBUTAÇÃO DE ÓLEO E GÁS POLÍTICAS PÚBLICAS Gustavo Noronha - Sócio do Escritório Gaia, Silva, Gaede& Associados - Diretor da ABDF - Vice-Presidente do IBEF Rio POLÍTICAS PÚBLICAS - UPSTREAM Incentivos com limitações constitucionais. Limites para

Leia mais

ABIHPEC. Secretaria da Fazenda - SP ICMS - RESOLUÇÃO SENADO FEDERAL Nº 13/ /12/2012. Coordenadoria da Administração Tributária DEAT -COMEX

ABIHPEC. Secretaria da Fazenda - SP ICMS - RESOLUÇÃO SENADO FEDERAL Nº 13/ /12/2012. Coordenadoria da Administração Tributária DEAT -COMEX ICMS - RESOLUÇÃO SENADO FEDERAL Nº 13/2012 ABIHPEC 05/12/2012 Secretaria da Fazenda - SP Coordenadoria da Administração Tributária DEAT -COMEX RODAPÉ RESOLUÇÃO DO SENADO 13/2012 ABRANGÊNCIA Será de 4%

Leia mais

Competência Normas Gerais = LC nº 87/96 Características: Fiscal, Extrafiscal (quando dotado de seletividade), Indireto e Real PROF.

Competência Normas Gerais = LC nº 87/96 Características: Fiscal, Extrafiscal (quando dotado de seletividade), Indireto e Real PROF. ICMS IMPOSTO SOBRE OPERAÇÕES RELATIVAS À CIRCULAÇÃO DE MERCADORIAS E À PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE TRANSPORTE INTERESTADUAL E INTERMUNICIPAL E DE COMUNICAÇÃO Competência Normas Gerais = LC nº 87/96 Características:

Leia mais

Revisão de casos práticos

Revisão de casos práticos Revisão de casos práticos RUBENS KINDLMANN Em janeiro de 2018, a pessoa jurídica Decoramais Ltda., com sede no Município de São Paulo, prestou serviço de decoração e jardinagem no Município Diadema e não

Leia mais

Guia do IPI: Não incidência: Revenda de produtos por estabelecimentos industriais

Guia do IPI: Não incidência: Revenda de produtos por estabelecimentos industriais Guia do IPI: Não incidência: Revenda de produtos por estabelecimentos industriais Resumo: Analisaremos no presente Roteiro de Procedimentos as hipóteses em que não haverá incidência do Imposto sobre Produtos

Leia mais

PRIMEIRA PARTE PROCESSO JUDICIAL TRIBUTÁRIO

PRIMEIRA PARTE PROCESSO JUDICIAL TRIBUTÁRIO Sumário INTRODUÇÃO A LEI 13.105/15: CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL E O DIREITO TRIBUTÁRIO PRIMEIRA PARTE PROCESSO JUDICIAL TRIBUTÁRIO INTRODUÇÃO 1. DISPOSIÇÕES GERAIS APLICÁVEIS AO PROCESSO JUDICIAL TRIBUTÁRIO

Leia mais

Legal Letter. Tribunais Superiores afastam. Justiça barra IPI sobre produto. Funrural: produtores rurais não

Legal Letter. Tribunais Superiores afastam. Justiça barra IPI sobre produto. Funrural: produtores rurais não Legal Letter STF, DF. Fotografia gentilmente cedida pelo STF - Autor: Gervásio Baptista Destaques Tribunais Superiores afastam Contribuições Previdenciárias sobre verbas indenizatórias Justiça barra IPI

Leia mais

Legal Letter. Destaques. Receita de variação cambial de exportação. Cobrança do FUNRURAL de pessoas. Proposta que reduz multas

Legal Letter. Destaques. Receita de variação cambial de exportação. Cobrança do FUNRURAL de pessoas. Proposta que reduz multas Legal Letter Rio de Janeiro Destaques Receita de variação cambial de exportação é imune a PIS e Cofins, diz STF Cobrança do FUNRURAL de pessoas jurídicas será julgada definitivamente Proposta que reduz

Leia mais

Nº 17339/2017 ASJCIV/SAJ/PGR

Nº 17339/2017 ASJCIV/SAJ/PGR Nº 17339/2017 ASJCIV/SAJ/PGR Relator: Ministro Marco Aurélio Recorrente: Polividros Comercial Ltda. Recorrida: União Interessada: Federação das Indústrias do Estado de São Paulo FIESP RECURSO EXTRAORDINÁRIO.

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça

Superior Tribunal de Justiça RECURSO ESPECIAL Nº 760.087 - DF (2005/0099885-5) RELATOR : MINISTRO OLINDO MENEZES (DESEMBARGADOR CONVOCADO DO TRF 1ª REGIÃO) RECORRENTE : COMERCIAL DE ALIMENTOS PONTE ALTA LTDA ADVOGADO : ANISIO BATISTA

Leia mais

superior a 40% (quarenta por cento). Não se aplica a alíquota de 4% (quatro por cento) nas operações interestaduais

superior a 40% (quarenta por cento). Não se aplica a alíquota de 4% (quatro por cento) nas operações interestaduais 1 COMPARATIVO ENTRE AS CLÁUSULAS DO AJUSTE SINIEF 19/12 E DO CONVÊNIO ICMS 38/13 Cláusula Ajuste SINIEF 19/12 Convênio ICMS 38/13 Primeira A tributação do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e sobre

Leia mais

A EXCLUSÃO DE ICMS, ISS, PIS E COFINS DA BASE DE CÁLCULO DA CONTRIBUIÇÃO PREVIDENCIÁRIA SOBRE A RECEITA BRUTA. Rafael Bello Zimath OAB/SC 18.

A EXCLUSÃO DE ICMS, ISS, PIS E COFINS DA BASE DE CÁLCULO DA CONTRIBUIÇÃO PREVIDENCIÁRIA SOBRE A RECEITA BRUTA. Rafael Bello Zimath OAB/SC 18. A EXCLUSÃO DE ICMS, ISS, PIS E COFINS DA BASE DE CÁLCULO DA CONTRIBUIÇÃO PREVIDENCIÁRIA SOBRE A Rafael Bello Zimath OAB/SC 18.311 2. Elementos Essenciais da Contribuição Previdenciária sobre a Receita

Leia mais

MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL PROCURADORIA-GERAL DA REPÚBLICA

MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL PROCURADORIA-GERAL DA REPÚBLICA N.º 960/2018 AJC/SGJ/PGR Sistema Único n.º 313094/2018 RECURSO EXTRAORDINÁRIO 979.626/SC RECORRENTE: W Sul Logística em Duas Rodas Ltda. RECORRIDA: União RELATOR: Ministro Marco Aurélio CONSTITUCIONAL.

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça

Superior Tribunal de Justiça AgInt no RECURSO ESPECIAL Nº 1.402.242 - SC (2013/0298465-0) RELATOR AGRAVANTE AGRAVADO : MINISTRO HUMBERTO MARTINS EMENTA TRIBUTÁRIO. INCIDÊNCIA DO IPI SOBRE VEÍCULO AUTOMOTOR IMPORTADO PARA USO PRÓPRIO.

Leia mais

CONVÊNIO ICMS 70 COMEÇO DO FIM DA GUERRA FISCAL?

CONVÊNIO ICMS 70 COMEÇO DO FIM DA GUERRA FISCAL? COMEÇO DO FIM DA GUERRA FISCAL? Especialmente preparado para Copyright TozziniFreire Advogados, 2014. Reprodução permitida, desde que citada a fonte Jerry Levers de Abreu jabreu@tozzinifreire.com.br Agosto,

Leia mais

Legal Letter. Destaques. Supremo afasta IPI sobre importações. Justiça exclui ICMS da nova base de. Teto para lucro presumido passa de

Legal Letter. Destaques. Supremo afasta IPI sobre importações. Justiça exclui ICMS da nova base de. Teto para lucro presumido passa de Legal Letter Vila Velha - ES Destaques Supremo afasta IPI sobre importações feitas por não contribuintes Justiça exclui ICMS da nova base de contribuições previdenciárias Teto para lucro presumido passa

Leia mais

Boletim Tributário JUNHO/2016

Boletim Tributário JUNHO/2016 Prezados, O Boletim Tributário foi elaborado com o objetivo de levar ao conhecimento de clientes e demais interessados as principais alterações e inovações na legislação, bem como o entendimento dos Tribunais

Leia mais

Legal Letter. Destaques. Projeto de lei prevê reabertura de. Justiça invalida alteração da. Ministério do Trabalho esclarece

Legal Letter. Destaques. Projeto de lei prevê reabertura de. Justiça invalida alteração da. Ministério do Trabalho esclarece Legal Letter Destaques Projeto de lei prevê reabertura de prazo para o Refis da crise Justiça invalida alteração da contribuição de Riscos Ambientais do Trabalho (RAT) Ministério do Trabalho esclarece

Leia mais

ICMS. TRIBUTAÇÃO DE BENS DIGITAIS. CONVÊNIO ICMS 106 DE

ICMS. TRIBUTAÇÃO DE BENS DIGITAIS. CONVÊNIO ICMS 106 DE ICMS. TRIBUTAÇÃO DE BENS DIGITAIS. CONVÊNIO ICMS 106 DE 29.09.2017. José Eduardo Soares de Melo Doutor e Livre Docente em Direito Faculdade de Direito GV Mestrado Profissional São Paulo - 13.04.2018 I.

Leia mais

Simone Costa Barreto Mestre e doutora PUC/SP

Simone Costa Barreto Mestre e doutora PUC/SP Conflitos entre ISS e ICMS nas operações de industrialização por encomenda Simone Costa Barreto Mestre e doutora PUC/SP Problemática do tema Incentivo à verticalização das operações Tributação cumulativa

Leia mais

INFLUÊNCIA DA JURISPRUDÊNCIA DO SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA E DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL NAS DECISÕES DO TIT. José Eduardo Soares de Melo

INFLUÊNCIA DA JURISPRUDÊNCIA DO SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA E DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL NAS DECISÕES DO TIT. José Eduardo Soares de Melo INFLUÊNCIA DA JURISPRUDÊNCIA DO SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA E DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL NAS DECISÕES DO TIT José Eduardo Soares de Melo 1 I. PROCESSO ADMINISTRATIVO TRIBUTÁRIO/SP. JURISPRUDÊNCIA E TIT

Leia mais

NOVO REGRAMENTO CONSTITUCIONAL DO ICMS INTERESTADUAL NO COMÉRCIO ELETRÔNICO PÓS EC 87/15

NOVO REGRAMENTO CONSTITUCIONAL DO ICMS INTERESTADUAL NO COMÉRCIO ELETRÔNICO PÓS EC 87/15 NOVO REGRAMENTO CONSTITUCIONAL DO ICMS INTERESTADUAL NO COMÉRCIO ELETRÔNICO PÓS EC 87/15 REPRESENTATIVIDADE DO ICMS PARA OS ESTADOS - O ICMS é a maior fonte de receita tributária dos Estados - Representatividade

Leia mais

Exclusão do ICMS da BC das contribuições PIS/COFINS: discussões atuais

Exclusão do ICMS da BC das contribuições PIS/COFINS: discussões atuais Exclusão do ICMS da BC das contribuições PIS/COFINS: discussões atuais HIPÓTESE DE INCIDÊNCIA DAS CONTRIBUIÇÕES PIS/COFINS REGIME CUMULATIVO (TOTALIDADE DA RECEITA BRUTA OPERACIONAL) Lei 9.718/98 Art.

Leia mais

Tributos aduaneiros. I- Imposto sobre importação de produtos estrangeiros II (art.

Tributos aduaneiros. I- Imposto sobre importação de produtos estrangeiros II (art. Tributos aduaneiros Os tributos sobre o comércio exterior têm natureza predominantemente extrafiscal, ou seja, de interferência no domínio econômico, com importante papel no desempenho das exportações,

Leia mais

: MIN. DIAS TOFFOLI :MUNICÍPIO DE VENÂNCIO AIRES : FLÁVIO CÉSAR INNOCENTI E OUTRO(A/S)

: MIN. DIAS TOFFOLI :MUNICÍPIO DE VENÂNCIO AIRES : FLÁVIO CÉSAR INNOCENTI E OUTRO(A/S) RECURSO EXTRAORDINÁRIO COM AGRAVO 896.087 RIO GRANDE DO SUL RELATOR RECTE.(S) : MIN. DIAS TOFFOLI :MUNICÍPIO DE VENÂNCIO AIRES ADV.(A/S) :CLÁUDIO ROBERTO NUNES GOLGO E OUTRO(A/S) RECDO.(A/S) :BRADESCO

Leia mais

REPETRO Benefícios do Estado

REPETRO Benefícios do Estado REPETRO Benefícios do Estado O que é o REPETRO? Regime aduaneiro especial que permite a importação de equipamentos para serem utilizados diretamente nas atividades de pesquisa e lavra das jazidas de petróleo

Leia mais

Seção Judiciária do Estado de Mato Grosso 3ª Vara Federal Cível da SJMT

Seção Judiciária do Estado de Mato Grosso 3ª Vara Federal Cível da SJMT 1 de 5 17/10/2017 09:11 Seção Judiciária do Estado de Mato Grosso 3ª Vara Federal Cível da SJMT PROCESSO N.: 1000855-65.2017.4.01.3600. CLASSE: MANDADO DE SEGURANÇA COLETIVO (119). IMPETRANTE: FEDERACAO

Leia mais

Parecer Consultoria Tributária Segmentos Cálculo do ICMS Órgãos Públicos - SP

Parecer Consultoria Tributária Segmentos Cálculo do ICMS Órgãos Públicos - SP Cálculo do ICMS Órgãos Públicos - SP 18/06/2015 Sumário Título do documento 1. Questão... 3 2. Normas apresentadas pelo cliente... 3 3. Análise da Consultoria... 3 4. Conclusão... 5 5. Informações Complementares...

Leia mais

DECRETO N 8.415, DE 27 DE FEVEREIRO DE Edição Extra (*) (DOU de )

DECRETO N 8.415, DE 27 DE FEVEREIRO DE Edição Extra (*) (DOU de ) DECRETO N 8.415, DE 27 DE FEVEREIRO DE 2015 - Edição Extra (*) (DOU de 27.02.2015) Regulamenta a aplicação do Regime Especial de Reintegração de Valores Tributários para as Empresas Exportadoras - Reintegra.

Leia mais

DIREITO TRIBUTÁRIO. Tributos Federais Contribuições para a Seguridade Social PIS/COFINS Parte I. Prof. Marcello Leal. Prof.

DIREITO TRIBUTÁRIO. Tributos Federais Contribuições para a Seguridade Social PIS/COFINS Parte I. Prof. Marcello Leal. Prof. DIREITO TRIBUTÁRIO Tributos Federais Contribuições para a Seguridade Social PIS/COFINS Parte I CRFB/88, Art. 195. A seguridade social será financiada por toda a sociedade, de forma direta e indireta, nos

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça

Superior Tribunal de Justiça EDcl no RECURSO ESPECIAL Nº 1.396.488 - SC (2013/0252134-1) RELATOR : MINISTRO HUMBERTO MARTINS EMBARGANTE : FAZENDA NACIONAL PROCURADOR : PROCURADORIA-GERAL DA FAZENDA NACIONAL EMBARGADO : MARCELO BIGOLIN

Leia mais

Exclusão do Protocolo 21/11 Emenda Constitucional 87/15.

Exclusão do Protocolo 21/11 Emenda Constitucional 87/15. Exclusão do Protocolo 21/11 Emenda Constitucional 87/15. ADIN Protocolo 21/11 O ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF), concedeu liminar na Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 4628

Leia mais

Pergunte à CPA. Transferência de Mercadorias e Bens. Apresentação: José A. Fogaça Neto

Pergunte à CPA. Transferência de Mercadorias e Bens. Apresentação: José A. Fogaça Neto Pergunte à CPA Transferência de Mercadorias e Bens Apresentação: José A. Fogaça Neto 04/12/2014 Conceito Para efeitos da aplicação da legislação considera-se transferência, a operação que decorra a saída

Leia mais

Legal Letter. Destaques. Projeto prevê reabertura do REFIS Incidência do PIS/Cofins sobre crédito. CNC pede aumento do prazo para

Legal Letter. Destaques. Projeto prevê reabertura do REFIS Incidência do PIS/Cofins sobre crédito. CNC pede aumento do prazo para Legal Letter Vila Velha Espírito Santo Destaques Projeto prevê reabertura do REFIS Incidência do PIS/Cofins sobre crédito presumido de IPI deve ser julgada CNC pede aumento do prazo para questionamento

Leia mais

ICMS. Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação

ICMS. Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação ICMS Profº André Gomes de Oliveira Imposto sobre a Circulação de Mercadorias

Leia mais

Supremo Tribunal Federal

Supremo Tribunal Federal Ementa e Acórdão Inteiro Teor do Acórdão - Página 1 de 6 26/08/2014 SEGUNDA TURMA AG.REG. NO RECURSO EXTRAORDINÁRIO 804.685 GOIÁS RELATOR AGTE.(S) PROC.(A/S)(ES) AGDO.(A/S) ADV.(A/S) : MIN. RICARDO LEWANDOWSKI

Leia mais

Legal Letter. Destaques. Senado aprova resolução sobre. MP altera substancialmente. Cofins para sociedades civis: STF

Legal Letter. Destaques. Senado aprova resolução sobre. MP altera substancialmente. Cofins para sociedades civis: STF Legal Letter Vitória/Vila Velha Espírito Santo Destaques Senado aprova resolução sobre ICMS para as operações interestaduais com bens importados MP altera substancialmente legislação tributária Cofins

Leia mais

DIREITO TRIBUTÁRIO. Espécies Tributárias Impostos dos Estados, Municípios e do Distrito Federal. Prof.ª Luciana Batista

DIREITO TRIBUTÁRIO. Espécies Tributárias Impostos dos Estados, Municípios e do Distrito Federal. Prof.ª Luciana Batista DIREITO TRIBUTÁRIO Espécies Tributárias Impostos dos Estados, Municípios e do Distrito Federal Prof.ª Luciana Batista IMPOSTOS DOS ESTADOS/ DISTRITO FEDERAL (art. 155, CF/88). ITCD : transmissão causa

Leia mais

AS TRÊS FACES DO DIFAL

AS TRÊS FACES DO DIFAL AS TRÊS FACES DO DIFAL Centro de Estudos e Debates Fisco Contábeis Josefina do Nascimento Pinto 23-11-2017 O ICMS ICMS Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de

Leia mais

SECRETARIA DA FAZENDA COORDENADORIA DA ADMINISTRAÇÃO TRIBUTÁRIA. Portaria CAT 174, de

SECRETARIA DA FAZENDA COORDENADORIA DA ADMINISTRAÇÃO TRIBUTÁRIA. Portaria CAT 174, de SECRETARIA DA FAZENDA COORDENADORIA DA ADMINISTRAÇÃO TRIBUTÁRIA Portaria CAT 174, de 28-12-2012 Dispõe sobre os procedimentos que devem ser observados na aplicação da alíquota de 4% nas operações interestaduais

Leia mais

Exclusão do ICMS e ISS da base de cálculo do PIS, COFINS, CPRB, IRPJ lucro presumido: repercussões das decisões do STJ e do STF Gustavo Brigagão

Exclusão do ICMS e ISS da base de cálculo do PIS, COFINS, CPRB, IRPJ lucro presumido: repercussões das decisões do STJ e do STF Gustavo Brigagão Exclusão do ICMS e ISS da base de cálculo do PIS, COFINS, CPRB, IRPJ lucro presumido: repercussões das decisões do STJ e do STF Gustavo Brigagão Base de cálculo PIS/COFINS - CF/88 Redação original do art.

Leia mais

IMPOSTO SOBRE PROPRIEDADE DE VEÍCULOS AUTOMOTORES (IPVA)

IMPOSTO SOBRE PROPRIEDADE DE VEÍCULOS AUTOMOTORES (IPVA) PROFESSOR ASSOCIADO PAULO AYRES BARRETO Disciplina: TRIBUTOS ESTADUAIS, MUNICIPAIS E PROCESSO TRIBUTÁRIO (DEF0516) IMPOSTO SOBRE PROPRIEDADE DE VEÍCULOS AUTOMOTORES (IPVA) 02/09/2015 PERFIL CONSTITUCIONAL

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO ACÓRDÃO

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO ACÓRDÃO Registro: 2017.0000810872 ACÓRDÃO Vistos, relatados e discutidos estes autos do Apelação nº 1002123-07.2016.8.26.0288, da Comarca de Ituverava, em que é apelante PREFEITURA MUNICIPAL DE ITUVERAVA, é apelado

Leia mais

1 Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços de Comunicação e de Transporte Interestadual ou Interestadual (ICMS)

1 Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços de Comunicação e de Transporte Interestadual ou Interestadual (ICMS) 15. TRIBUTOS EM ESPÉCIE - IMPOSTOS ESTADUAIS Material de apoio - Direito Financeiro 1 Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços de Comunicação e de Transporte Interestadual ou Interestadual (ICMS)

Leia mais

Legal Letter. Destaques. Relator da MP 547 opina por novo. Crédito do ICMS-exportação. Incentivos fiscais: Congresso deve

Legal Letter. Destaques. Relator da MP 547 opina por novo. Crédito do ICMS-exportação. Incentivos fiscais: Congresso deve Legal Letter EUA Destaques Relator da MP 547 opina por novo prazo para adesão ao REFIS Crédito do ICMS-exportação poderá ser usado em importações Incentivos fiscais: Congresso deve votar novo marco regulatório

Leia mais

Marcelo Viana Salomão Mestre e doutorando PUC/SP

Marcelo Viana Salomão Mestre e doutorando PUC/SP Guerra Fiscal 2.0 O Protocolo Confaz 21/2011 e as operações interestaduais pela internet para consumidor final Marcelo Viana Salomão Mestre e doutorando PUC/SP CONVÊNIOS CTN - Art. 199. A Fazenda Pública

Leia mais

Decreto /2013 de São Paulo: mais um capítulo da Guerra Fiscal de ICMS

Decreto /2013 de São Paulo: mais um capítulo da Guerra Fiscal de ICMS Decreto 58.918/2013 de São Paulo: mais um capítulo da Guerra Fiscal de ICMS Câmara de Comércio e Indústria Japonesa do Brasil 21 de março de 2013 Aspectos Constitucionais dos Incentivos Fiscais CF/88 Art.

Leia mais

Inconstitucionalidades na Guerra Fiscal. Andrea Calabi Secretário da Fazenda 13 de Abril de 2012

Inconstitucionalidades na Guerra Fiscal. Andrea Calabi Secretário da Fazenda 13 de Abril de 2012 Inconstitucionalidades na Guerra Fiscal Andrea Calabi Secretário da Fazenda 13 de Abril de 2012 AGENDA 1. SITUAÇÃO ATUAL: GUERRA FISCAL 1.1. Antecedentes 1.2. Formas de concessão de benefícios 1.3. Modalidades

Leia mais

O presente Memorando sumariza as principais disposições do Convênio ICMS n 3/2018.

O presente Memorando sumariza as principais disposições do Convênio ICMS n 3/2018. TRIBUTÁRIO 18/01/2018 CONFAZ edita o Convênio ICMS n 3/2018 para dispor sobre isenção e redução de base de cálculo do ICMS em operações com bens e mercadorias destinadas às atividades de E&P. Conforme

Leia mais

AQUISIÇÃO DE PESCADOS (PEIXES) DIFERIMENTO DO ICMS PERGUNTAS E RESPOSTAS

AQUISIÇÃO DE PESCADOS (PEIXES) DIFERIMENTO DO ICMS PERGUNTAS E RESPOSTAS AQUISIÇÃO DE PESCADOS (PEIXES) DIFERIMENTO DO ICMS PERGUNTAS E RESPOSTAS 1) O QUE É O DIFERIMENTO DO ICMS? O diferimento consiste na postergação do momento do lançamento do imposto. Trata-se de um adiamento

Leia mais

Tributação do Download.

Tributação do Download. Tributação do Download Agenda Download. Objeto Software. Definição Legal Supremo Tribunal Federal. Jurisprudência Software. Suporte Físico. Operações Licença de Uso Natureza Jurídica de Software A Lei

Leia mais

ATENÇÃO SEGUE ABAIXO A LEI CORRESPONDENE A ESSA COBRANÇA. Dispõe sobre a substituição tributária nas operações interestaduais com autopeças.

ATENÇÃO SEGUE ABAIXO A LEI CORRESPONDENE A ESSA COBRANÇA. Dispõe sobre a substituição tributária nas operações interestaduais com autopeças. ATENÇÃO Senhores clientes pessoa jurídica (REVENDEDORES), informamos que nas operações referente a venda de peças, componentes e acessórios para veículos automotores, o calculo dos impostos é diferenciado.

Leia mais

Pergunte à CPA. ICMS Alíquota 4% nas operações interestaduais

Pergunte à CPA. ICMS Alíquota 4% nas operações interestaduais 02/08/2013 Pergunte à CPA ICMS Alíquota 4% nas operações interestaduais Apresentação: José A. Fogaça Neto RESOLUÇÃO SENADO FEDERAL Nº 13/2012 Alíquota de 4% nas operações interestaduais com produtos importados

Leia mais

PROPOSTA DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS. - Mandado de Segurança, IPI e PIS/COFINS-importação - MINIPRICE. Sr. Aparecido Cruz

PROPOSTA DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS. - Mandado de Segurança, IPI e PIS/COFINS-importação - MINIPRICE. Sr. Aparecido Cruz PROPOSTA DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS - Mandado de Segurança, IPI e PIS/COFINS-importação - MINIPRICE Sr. Aparecido Cruz Curitiba, 06 de agosto de 2013. MINIPRICE São Paulo (SP) Prezado Senhor, Conforme solicitado,

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça

Superior Tribunal de Justiça AgRg no RECURSO ESPECIAL Nº 980.103 - SP (2007/0197015-1) RELATOR AGRAVANTE AGRAVADO : MINISTRO HERMAN BENJAMIN EMENTA TRIBUTÁRIO. ICMS. ISENÇÃO. INTERPRETAÇÃO LITERAL. ART. 111 DO CTN. 1. Hipótese em

Leia mais

ANO XXVII ª SEMANA DE SETEMBRO DE 2016 BOLETIM INFORMARE Nº 37/2016

ANO XXVII ª SEMANA DE SETEMBRO DE 2016 BOLETIM INFORMARE Nº 37/2016 ANO XXVII - 2016 2ª SEMANA DE SETEMBRO DE 2016 BOLETIM INFORMARE Nº 37/2016 TRIBUTOS FEDERAIS BASE DE CÁLCULO DO PIS/COFINS NÃO CUMULATIVO... Pág. 241 ICMS - RS ICMS NA IMPORTAÇÃO E NA ARREMATAÇÃO DE MERCADORIA

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos DECRETO Nº 8.304, DE 12 DE SETEMBRO DE 2014 Vigência Regulamenta a aplicação do Regime Especial de Reintegração de Valores Tributários

Leia mais

ISENÇÃO. Rubens Kindlmann

ISENÇÃO. Rubens Kindlmann ISENÇÃO Rubens Kindlmann Conceito A isenção é uma das causas de exclusão do crédito tributário que faz com que seja excluída a incidência do tributo em situações e condições especificadas em lei. Conforme

Leia mais

1) Incide imposto de renda sobre a indenização por danos morais.

1) Incide imposto de renda sobre a indenização por danos morais. Questionário Especial Turma Magistratura Federal/2012 Prof. Mauro Luís Rocha Lopes 1) Incide imposto de renda sobre a indenização por danos morais. STJ, Súmula 498. Não incide imposto de renda sobre a

Leia mais

EMENTA ACÓRDÃO APELAÇÃO CÍVEL Nº /SC

EMENTA ACÓRDÃO APELAÇÃO CÍVEL Nº /SC APELAÇÃO CÍVEL Nº 5002931-09.2010.404.7204/SC RELATOR : LUCIANE AMARAL CORRÊA MÜNCH APELANTE : NELSON PEREIRA ADVOGADO : ALEXSANDER DA SILVA MARTINS APELADO : UNIÃO - FAZENDA NACIONAL EMENTA TRIBUTÁRIO.

Leia mais

ACÓRDÃO. O julgamento teve a participação dos Desembargadores COIMBRA SCHMIDT (Presidente sem voto), LUIZ SERGIO FERNANDES DE SOUZA E MOACIR PERES.

ACÓRDÃO. O julgamento teve a participação dos Desembargadores COIMBRA SCHMIDT (Presidente sem voto), LUIZ SERGIO FERNANDES DE SOUZA E MOACIR PERES. fls. 175 Registro: 2019.0000156347 ACÓRDÃO Vistos, relatados e discutidos estes autos de Agravo de Instrumento nº 2010972-34.2019.8.26.0000, da Comarca de Ibaté, em que é agravante MASTER COMÉRCIO, IMPORTAÇÃO

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça

Superior Tribunal de Justiça RECURSO ESPECIAL Nº 1.511.567 - RS (2015/0013607-3) RELATOR RECORRENTE ADVOGADOS RECORRIDO : MINISTRO OG FERNANDES : ABRASIVOS DBT LTDA : IVANDRO ROBERTO POLIDORO - RS035155 FERNANDA CARDOSO BRITO E OUTRO(S)

Leia mais

Princípio da Legalidade

Princípio da Legalidade Princípio da Legalidade RUBENS KINDLMANN Princípio da Legalidade Art. 150, CF. Sem prejuízo de outras garantias asseguradas ao contribuinte, é vedado à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios:

Leia mais

ACÓRDÃO. Edson Ferreira relator Assinatura Eletrônica

ACÓRDÃO. Edson Ferreira relator Assinatura Eletrônica fls. 2 Registro: 2016.0000093444 ACÓRDÃO Vistos, relatados e discutidos estes autos de Apelação nº 9000006-66.2013.8.26.0269, da Comarca de Itapetininga, em que são apelantes ESPÓLIO DE ULISSES TURELLI

Leia mais

SISCOMEX-CARGA: Multa Regulamentar e Perdimento Teses Tributárias

SISCOMEX-CARGA: Multa Regulamentar e Perdimento Teses Tributárias SISCOMEX-CARGA: Multa Regulamentar e Perdimento Teses Tributárias SISCOMEX E SISCOMEX-CARGA ( SISCARGA ) Decreto n 660/1992 - Sistema Integrado de Comércio Exterior ( SISCOMEX ) Instrumento administrativo

Leia mais

TRIBUTOS EM ESPÉCIE. Tributos federais: ITR, IOF, II, IE, IPI, IR

TRIBUTOS EM ESPÉCIE. Tributos federais: ITR, IOF, II, IE, IPI, IR TRIBUTOS EM ESPÉCIE Tributos federais: ITR, IOF, II, IE, IPI, IR 1 ITR (153, VI, CF + 29 e ss., CTN + Decreto nº 4382/02 Nomen juris: Imposto sobre propriedade Territorial Rural Tem função extrafiscal,

Leia mais

Substituição Tributária, Tributação Monofásica

Substituição Tributária, Tributação Monofásica Receitas decorrentes da venda de mercadorias industrializadas NÃO SUJEITAS a substituição tributária, a tributação concentrada em uma única etapa (monofásica) e, com relação ao ICMS, a antecipação tributária

Leia mais

DECRETO Nº 1.319, de 20 de dezembro de 2012

DECRETO Nº 1.319, de 20 de dezembro de 2012 Página 1 DOE de 21.12.12 DECRETO Nº 1.319, de 20 de dezembro de 2012 Ratifica o Ajuste SINIEF nº 19, de 07 de novembro de 2012. O GOVERNADOR DO ESTADO DE SANTA CATARINA, no uso da competência privativa

Leia mais

Prof. Fernando Mattos

Prof. Fernando Mattos Prof. Fernando Mattos 1 Apresentação Prof. MSc. Fernando Mattos Mestre em Ciências Contábeis pela UFRJ. Pós-Graduado em Administração e Contabilidade pela Avec e Especialista em Contabilidade pela Fundação

Leia mais

27/08/2015 PLENÁRIO : MIN. MARCO AURÉLIO

27/08/2015 PLENÁRIO : MIN. MARCO AURÉLIO Decisão sobre Repercussão Geral Inteiro Teor do Acórdão - Página 1 de 5 27/08/2015 PLENÁRIO REPERCUSSÃO GERAL NO RECURSO EXTRAORDINÁRIO 835.818 PARANÁ RELATOR RECTE.(S) PROC.(A/S)(ES) RECDO.(A/S) ADV.(A/S)

Leia mais

O que muda no ICMS Difal 2019 para sua empresa? Daniel Soares Gomes

O que muda no ICMS Difal 2019 para sua empresa? Daniel Soares Gomes O que muda no ICMS Difal 2019 para sua empresa? Daniel Soares Gomes Especialista em direito tributário e processo tributário pela Faculdade de Direito de Vitória (FDV), atualmente é advogado atuante nas

Leia mais

- Revogação do Ajuste Sinief n 19/2012 pelo Ajuste Sinief n 9/ Convênio ICMS n 38/2013 de (D.O.U)

- Revogação do Ajuste Sinief n 19/2012 pelo Ajuste Sinief n 9/ Convênio ICMS n 38/2013 de (D.O.U) Nova Regulamentação da Resolução do Senado Federal n 13/2012 - Revogação do Ajuste Sinief n 19/2012 pelo Ajuste Sinief n 9/2013 - Convênio ICMS n 38/2013 de 23.05.2013 (D.O.U) Convênio CONFAZ ICMS n 38/2013

Leia mais

SISTEMA TRIBUTÁRIO NACIONAL

SISTEMA TRIBUTÁRIO NACIONAL Tributos da União impostos arts. 153 e 154, da CF taxas contribuição de melhoria empréstimo compulsório ordinário extraordinário contribuições especiais sociais intervenção no domínio econômico interesse

Leia mais

: MIN. MARCO AURÉLIO :ANDRE BARASCH :WELLINGTON RICARDO SABIAO DECISÃO

: MIN. MARCO AURÉLIO :ANDRE BARASCH :WELLINGTON RICARDO SABIAO DECISÃO RECURSO EXTRAORDINÁRIO 1.205.899 SÃO PAULO RELATOR : MIN. MARCO AURÉLIO RECTE.(S) :ESTADO DE SÃO PAULO PROC.(A/S)(ES) :PROCURADOR-GERAL DO ESTADO DE SÃO PAULO RECDO.(A/S) :ANDRE BARASCH ADV.(A/S) :WELLINGTON

Leia mais

Alíquotas e Partilha do Simples Nacional - Comércio

Alíquotas e Partilha do Simples Nacional - Comércio ANEXO I DA LEI COMPLEMENTAR N o 123, DE 14 DE DEZEMBRO DE 2006 Alíquotas e Partilha do Simples Nacional - Comércio 1ª Faixa Até 180.000,00 4,00% - 2ª Faixa De 180.000,01 a 360.000,00 7,30% 5.940,00 3ª

Leia mais

Legal Letter. Destaques. Lei autoriza protesto por falta de. Contribuição previdenciária sobre receita. Presidente Dilma veta previsão de

Legal Letter. Destaques. Lei autoriza protesto por falta de. Contribuição previdenciária sobre receita. Presidente Dilma veta previsão de Legal Letter Destaques Lei autoriza protesto por falta de pagamento de Certidões de Dívida Ativa Contribuição previdenciária sobre receita bruta abrangerá novos setores Presidente Dilma veta previsão de

Leia mais

Coordenação-Geral de Tributação

Coordenação-Geral de Tributação Fls. 1 Coordenação-Geral de Tributação Solução de Consulta nº 85 - Data 8 de junho de 2016 Processo Interessado CNPJ/CPF ASSUNTO: CONTRIBUIÇÃO PARA O FINANCIAMENTO DA SEGURIDADE SOCIAL - COFINS COFINS-IMPORTAÇÃO.

Leia mais

11/03/2014 PRIMEIRA TURMA

11/03/2014 PRIMEIRA TURMA Ementa e Acórdão Inteiro Teor do Acórdão - Página 1 de 6 11/03/2014 PRIMEIRA TURMA AG.REG. NO RECURSO EXTRAORDINÁRIO COM AGRAVO 642.222 SÃO PAULO RELATOR AGTE.(S) ADV.(A/S) AGDO.(A/S) PROC.(A/S)(ES) :

Leia mais

PIS/COFINS E NÃO- CUMULATIVIDADE: o caso Anhambi

PIS/COFINS E NÃO- CUMULATIVIDADE: o caso Anhambi PIS/COFINS E NÃO- CUMULATIVIDADE: o caso Anhambi PIS e COFINS. Questões Recentes e Polêmicas. Não-Cumulatividade. Conceito de Insumo. Base de Cálculo. Atual Jurisprudência. GUSTAVO NYGAARD nygaard@tozzinifreire.com.br

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça

Superior Tribunal de Justiça AgRg no RECURSO ESPECIAL Nº 1.087.509 - RJ (2008/0205400-1) RELATOR : MINISTRO BENEDITO GONÇALVES AGRAVANTE : TRANSRETA LOGÍSTICA E LOCAÇÃO DE GUINDASTES LTDA : JOSÉ OSWALDO CORREA E OUTRO(S) AGRAVADO

Leia mais

ENERGIA E SERVICOS S A MUNICIPIO DE PETROPOLIS

ENERGIA E SERVICOS S A MUNICIPIO DE PETROPOLIS Tribunal de Justiça 12ª Câmara Cível Apelação Cível nº 0045893-97.2011.8.19.0042 Apelantes: AMPLA ENERGIA E SERVICOS S A MUNICIPIO DE PETROPOLIS Apelado: IZABEL DE AZEVEDO SILVA Relator: Desembargador

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL PENAL

DIREITO PROCESSUAL PENAL DIREITO PROCESSUAL PENAL Meios Autônomos de Impugnação Parte 2 Prof. Gisela Esposel - Da competência : artigo 624 e incisos do CPP - A competência para o julgamento da revisão criminal é sempre dos tribunais,

Leia mais

RECURSOS ESPECIAL E EXTRAORDINÁRIO

RECURSOS ESPECIAL E EXTRAORDINÁRIO AULA 14 PRÁTICA FORENSE EM DIREITO DO CONSUMIDOR RECURSOS ESPECIAL E EXTRAORDINÁRIO RECURSOS ESPECIAL Art. 1.029 do CPC O recurso extraordinário e o recurso especial, nos casos previstos na Constituição

Leia mais