FORMAÇÃO CONTINUADA PARA O USO DAS SALAS DE TECNOLOGIA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "FORMAÇÃO CONTINUADA PARA O USO DAS SALAS DE TECNOLOGIA"

Transcrição

1 FORMAÇÃO CONTINUADA PARA O USO DAS SALAS DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL

2 Carteira Informatizada Concepção, Vantagens, Estrutura, Componentes Thin Client Conceito,Vantagens,hardware,caracteristicas Imagem Local Linux Conceito,aplicaçao,gerenciamento, administraçao Terminal Server com WIN2003 SRV Xdmcp com Linux Educacional Xdmcp com Linux Educacional Segurança no ambiente WINDOWS

3 Objetivo Fornecer uma visão geral dos recursos de administração e gerenciamento da Sala de TI, de forma que os administradores e monitores possam entender o potencial dessa ferramenta, os tipos de problemas que poderão surgir e as respectivas soluções, permitindo dessa forma oferecer uma base para que os profissionais comecem a trabalhar com a mesma.

4 Público-alvo Profissionais de tecnologia, ACTs responsáveis pelas salas de TI

5 Pré-requisito desejável Administração de Redes Windows 2003 Server Linux

6 Conteúdo e Carga Horária: 1ª Etapa 1 dia vespertino 5 horas Noções de redes, ambientes operacionais, protocolos e hardwares. Apresentação da carteira informatizada, seus componentes e arquitetura interna de hardware. Ambiente cliente servidor. Thin-client. Apresentação e treinamento de uso e configuração do sistema embarcado (imagem) dos equipamentos da carteira informatizada.

7 Conteúdo e Carga Horária: 2ª Etapa 2 dia matutino 4 horas Treinamento de administração de servidores no ambiente Windows aplicadas a carteiras informatizadas. Treinamento aplicado à administração em ambiente Linux-protocolo XDMCP especificamente as carteiras informatizadas. Sistema de geração de imagens. Noções de segurança, antivírus

8 Conteúdo e Carga Horária: 3ª Etapa 3 dia vespertino 4 horas Como analisar e resolver problemas possíveis de serem solucionados localmente. Perguntas e respostas. Questionário de avaliação. Considerações finais.

9 Resumo Nesse treinamento você irá aprender na prática, todos os passos necessários para a implementação, utilização e gerenciamento do terminal Thin Client e configurações do servidor Linux Educacional e Windows 2003.

10 PRIMEIRA PARTE INTRODUÇAO

11 O que é a Carteira Informatizada As carteiras informatizadas da Cequipel foram criadas com um único objetivo: promover um melhor aprendizado do aluno na sala de aula. Especialmente projetadas para o setor educacional, atendem a quesitos como conforto, ergonomia, interatividade, durabilidade, preocupação com meio ambiente e recursos tecnológicos. Este revolucionário mobiliário escolar é constituído por 2 equipamentos de informática chamados Thin Clients, 2 monitores LCD, teclado antivandalismo e regulagem de altura, que permite a sua utilização por usuários de estaturas variadas, inclusive cadeirantes. Como diferenciais, o produto possibilita conectar a internet Wirelles (internet sem fio) e garante segurança no controle de acesso, pois não permite aos alunos realizarem Downloads e a instalação de aplicativos indesejáveis, o que impossibilita a infecção e disseminação de vírus na rede..

12 Vantagens MENORES CUSTOS PARA A ESCOLA As carteiras informatizadas reduzem os custos de manutenção e consumo de energia. Consumo de Energia: O consumo é 88% menor do que os computadores convencionais. Anti-furto: Por estar acoplado a um mobiliário especialmente projetado, impossibilita a ocorrência de furtos e roubos dos computadores e acessórios. Baixo custo de manutenção: Por não possuir partes móveis, não há desgaste das peças. Este aspecto garante uma maior durabilidade, baixo custo de manutenção, confiabilidade e desempenho.

13 Vantagens MAIS PRATICIDADE E SEGURANÇA PARA O ALUNO O fato de o computador permanecer na sala de aula elimina o incômodo do "leva e traz" de notebooks. Isso garante mais segurança aos alunos e professores, que não precisam transitar com equipa-mentos de valor. FOCO NO ASPECTO PEDAGÓGICO As carteiras informatizadas contribuem para o ensino de qualidade e integram PROFESSOR -COMPUTADOR -ALUNO, promovendo a igualdade de oportunidades, domínio da própria linguagem, manejo crítico e criativo. Assim, ajudam a desenvolver no aluno a capacidade de solucionar problemas, nas tomadas de decisões e na busca de novos conhecimentos.

14 O que é o THIN CLIENT Um thin clienté um computador de rede diskless, projetado para ser pequeno e de custo reduzido. Ele executa aplicativos cliente/servidor, onde o processamento em massa dos dados ocorre no servidor.

15 Sistema Operacional O núcleo deste sistema foi construído com tecnologia GNU/Linux, adaptada e moldada de forma que a solução final é muito robusta contra as hostilidades comumente enfrentadas pelos administradores de sistemas para deixar os equipamentos convencionais em operação.

16 Flexibilidade O grande número de protocolos permite que mesmo uma instalação padrão do software seja capaz de conversar com muitos sistemas remotos: RDP (terminal services), ICA (citrix metaframe), AIP (tarantella), XDMCP (X Window Server), VNC, emuladores de terminais (VT100, VT220, 3270, etc.).

17 Conceitos básicos sobre redes Uma rede é uma estrutura de hardware e software (física e lógica) conectada entre si através de um meio físico que permite o compartilhamento de recursos, principalmente disco, impressão e WEB.

18 Elementos de Rede Todas as redes necessitam dos seguintes elementos básicos: Físico: Dispositivos (cpus, modem, impressoras, switchs, roteadores, etc..) Enlace: cabeamento UTP ou wireless (meio de transmissão) Interface: adaptador de rede (NIC) Lógica: Sistema Operacional Servidor (WIN2003, Linux, XPPRO) Lógica: Sistema Operacional Servidor (WIN2003, Linux, XPPRO) Protocolos: regras de comunicação (TCP/IP, DHCP, DNS, PING) Client Conector: RDP, XDMCP, ICA,

19 Topologias de Rede Descreve o Layout da rede, a forma com esta conectada, mais comuns: Estrela Anel Barramento

20 Componentes de Rede Sistema Operacional de Rede : é o conjunto de programas que gerencia o funcionamento das redes de computadores; Estação de Trabalho ( Workstation) : também conhecido como nó, é um dispositivo conectado a rede onde os usuários executam seus trabalhos e tarefas. Em geral é um PC ou Thin client que solicita serviços de servidores ou de outras estações; Servidor : estação que fornece serviços às estações de trabalho. Alguns servidores podem atuar tanto como servidor como estação de trabalho. Placa de Rede : funciona como uma interface entre o computador e o cabeamento da rede, sendo assim devemos escolher a placa de rede que combine com o barramento de dados do seu computador com o tipo de cabo da rede. A placa de rede deve ter ainda a capacidade de armazenar temporariamente (buffering) pois o computador é muito mais rápido do que a rede. Cabeamento : é o meio físico de transmissão, que tem por finalidade carregar sinais de uma placa de rede para outra(s) placa(s).

21 Componentes de Rede Protocolos de Rede: Endereço IP: numero que identifica a localização de um equipamento numa rede (computador,roteador,impressora, etc...), é um numero decimal de 32 bits escrito por 04 octetos: ex Existem 02 categorias abrangentes: IP de Rede Privada e IP de Rede Publica Os IPs privados que é o que nos interessa estao divididos em classes. Classes de IPs: as 03 principais classes são A, B e C Classe A endereçamento nós de rede Classe B endereçamento nós de rede Classe C endereçamento até 256 nós de rede Estas faixas não podem ser roteadas para fora da rede privada - não podem se comunicar diretamente com redes públicas.

22 Componentes de Rede Gateway Um Gateway, ou porta de ligação, é uma maquina intermediária geralmente destinada a interligar redes. DNS (Domain Name System) Sistema de Resolução de Nomes ou Servidor de nomes de domínios, é um serviço responsável pela tradução de nomes de domínios em IPs e vice-versa RDP: remote desktop protocolo de acesso a area de trabalho remota Xdmcp: protocolo de controle de gerenciamento de janelas do Linux PING: comando usado para testar conectividade entre equipamento, envia pacotes a um determinado destino e aguarda resposta. Ex: 64 bytes from : icmp_seq=0 ttl=235 time=284.3 ms 64 bytes from : icmp_seq=1 ttl=235 time=292.9 ms 64 bytes from : icmp_seq=2 ttl=235 time=289.7 ms Informações: origem, seqüência, tempo de vida do pacote e tempo de latência da resposta

23 Terminal Server Os serviços de terminal fornecem acesso remoto à área de trabalho do Microsoft Windows através de um software "cliente leve", permitindo que o computador cliente funcione como um emulador de terminal. Os serviços de terminal transmitem apenas a interface de usuário do programa ao cliente. O cliente retorna os cliques no mouse e os pressionamentos de tecla para que sejam processados pelo servidor. Cada usuário faz logon e vê apenas sua sessão individual, gerenciada de forma transparente pelo sistema operacional de servidor e independente de qualquer outra sessão de cliente. O software cliente pode ser executado em uma série de dispositivos de hardware cliente, inclusive em computadores e terminais baseados no Windows. Outros dispositivos, como computadores Macintosh ou estações de trabalho baseadas em UNIX, podem usar softwares adicionais de terceiros para se conectar a um servidor que esteja executando o Terminal Server.

24 Vantagens dos serviços de terminal Implantação centralizada de programas. Com o Terminal Server, todas as execuções de programa, processamentos de dados e armazenamentos de dados ocorrem no servidor, centralizando, assim, a implantação dos programas. O Terminal Server assegura que todos os clientes poderão acessar a mesma versão de um programa. O software é instalado apenas uma vez no servidor, e não em todas as áreas de trabalho da organização, reduzindo os custos associados à atualização de computadores individuais. Tira total proveito do hardware existente. Os Serviços de Terminal estendem o modelo de computação distribuída ao permitir que os computadores operem simultaneamente como clientes leves e computadores pessoais com recursos integrais. Os computadores podem continuar sendo usados como nas redes existentes e, ao mesmo tempo, funcionar como clientes leves capazes de emular a área de trabalho do Windows XP Professional.

25 Como o Terminal Server funciona? Client RDP 5.2 TCP/IP WS 2003 Terminal Server Host Windows XP Remote Desktop

26 Segunda Parte Começando...

27 Configurando a rede no Thin Client Menu Oppitz -> Gerenciador do Sistema Digite a senha: admin ou oppitz.

28 Configurando a rede no Thin Client clique em rede

29 Configurando a rede no Thin Client clique em interface eth0 e depois no botão configurações

30 Configurando a rede no Thin Client clique ao lado da configuração automática (DHCP) e habilite a opção configuração estática.

31 Configurando a rede no Thin Client

32 Configurando a rede no Thin Client Agora configure o IP estático. Cada thin client tem um IP estático que pode ser alterado de acordo com a rede. A Oppitz criou uma seqüência de IP padrão que foi configurado em todas as salas de aula. EX: até

33 Criando conexões Windows e Linux. Em gerenciador de sistemas clique em conexões

34 Criando conexões Windows e Linux. Conexão com o servidor Windows clique em RDP (Remote Desktop Protocol).

35 Criando conexões Windows e Linux. Aqui é colocado o IP do servidor Windows e configurado a resolução da tela, redirecionar áudio e habilitar o uso do pendriver no THIN CLIENT

36 Criando conexões Windows e Linux.

37 Criando conexões Windows e Linux. Conexão com o servidor Linux. clique em XDMCP (X Display Manager Control Protocol).

38 Criando conexões Windows e Linux. Esta conexão não tem recursos para pendriver e áudio. Apenas podemos configurar o IP do servidor Linux e a resolução.

39 Criando conexões Windows e Linux.

40 Configurando o Servidor Windows 2003 Server As configurações dos servidores HP das escolas foram todas criadas uma configuração padrão no Windows e Linux. EX.: IP Mascara Gateway Esta configuração muda de acordo com o router DNS Esta configuração muda de acordo com o router Configurando o IP Iniciar Painel de controle Conexões de rede Conexão Local

41 Configurando o Servidor Windows 2003 Server clique em Propriedades clique no protocolo TCP/IP e depois em propriedades.

42 Configurando o Servidor Windows 2003 Server Habilite a opção (Usar o seguinte endereço IP). Configuração padrão criado na OPPITZ.

43 Alterando a senha do usuário e do administrador Windows 2003 Server A senha criada na Oppitz do administrador é Master123. Mas esta senha pode ser alterada e dos usuários da rede. clique em iniciar clique com o botão direito no Meu computador Gerenciar

44 Alterando a senha do usuário e do administrador Windows 2003 Server Aqui você pode alterar senha e criar novos usuários.

45 Alterando a senha do usuário e do administrador Windows 2003 Server clique com o botão direito no usuário que vai ser alterar a senha e clique definir senha.

46 Criando novos Usuários no Windows 2003 Server Para criar novos usuários, clique com o botão direito do mouse no nome Usuários

47 Criando novos Usuários no Windows 2003 Server

48 Configurando os usuários para TS (Terminal Server) Depois que você criou o Usuário. Tem que habilitar o acesso remoto. clique com o botão direito do mouse no usuário que foi criado e clique em propriedades. clique na aba Membro de. clique adicionar Avançado Localizar agora e procura o item Usuários da área de trabalho remota. Depois clique OK. Pronto o usuário já esta configurado para acesso remoto Terminal Server.

49 Segurança Basica Bloqueando Sites 1) Configurando as opções de segurança nas ferramentas do IE Internet Explorer Ferramentas Opções da Internet Segurança Icone "SITES RESTRITOS" (clique nele) embaixo clique em SITES Adicionar estes SITES, um por um 2) Editando o arquivo HOSTS: Este arquivo contém os mapeamentos de endereços IP para nomes de host. cada entrada deve ser mantida em uma linha individual. O endereço IP deve ser colocado na primeira coluna, seguido do nome de host correspondente. O endereço IP e o nome do host devem ser separados por pelo menos um espaço. Vá em: C:\WINDOWS\SYSTEM32\DRIVERS\ETC Edite com o bloco de notas o arquivo hosts (arquivo não tem extensão) Por exemplo: ads.kazaa.com

50 Segurança Básica Usando GPO Aplicando papel de parede padrão e bloqueando a alteração INICIAR EXECUTAR GPEDIT.MSC config usuário área de trabalho papel de parede AD 1

51 Ativando Firewall do Windows INICIAR PAINEL DE CONTROLE FIREWALL DO WINDOWS ATIVAR 1

52 HABILITANDO AUDIO NO WINDOWS INICIAR PAINEL DE CONTROLE FERRAMENTAS ADM CONFIG SERVIÇO DE TERMINAIS PROPRIEDADES RDP CONFIG DO CLIENTE DESMARCA CHECK BOX MAPEAMENTO DE AUDIO 1

53 Configurando o IP no Linux Educacional 3.0 clique Iniciar Sistema Centro de Controle

54 Configurando o IP no Linux Educacional 3.0 clique em configurações de rede

55 Configurando o IP no Linux Educacional 3.0 clique no modo administrador para alterar as configurações. Ele vai pedir a senha do usuário corrente ou do root.

56 Configurando o IP no Linux Educacional 3.0 Na aba interfaces de rede, clique no eth0 ou eth1 e clique em configurar interface. Aqui é configurado o IP do Servidor Linux. Habilite Manual e coloque o IP estático.

57 Configurando o IP no Linux Educacional 3.0 Aqui é configurado o Gateway

58 Configurando o IP no Linux Educacional 3.0 Nesta aba é configurado o DNS e os cadastrados dos thin client para acesso XDMCP.

59 Configurando o IP no Linux Educacional 3.0 Em maquinas estáticas você adiciona os IP s dos Thin client para acesso XDMCP.

60 Liberando o acesso XDMCP clique iniciar Sistema Gerenciador de Arquivos (Modo Super-Usuário).

61 Liberando o acesso XDMCP Neste caminho esta os arquivos para serem alterados. (kdmrc e Xaccess). Caminho = /etc/kde3/kdm No Arquivo kdmrc procurar a linha Xdmcp e colocar em Enable=true. O padrão é Enable=false.

62 Liberando o acesso XDMCP No arquivo Xaccess, retirar o comentário ( #) das seguintes linhas. Depois de ter retirado os comentários tem que reiniciar o sistema.

63 Alterando e adicionando usuários no Linux. clique iniciar Sistema Gerenciador de Usuários (KUser

64 Alterando e adicionando usuários no Linux. Adicionar Usuários, editar, apagar, Definir senha.

65 Alterando e adicionando usuários no Linux.

66 Segurança no Servidor Não acessar sites não confiáveis Não abrir anexo de desconhecido Não instalar programas P2P (Emule, Kazaa). Se for necessário alterar as configurações do servidor. Ter a certeza que esta alteração não vai prejudicar o sistema. Instalar controle de conteúdo para os alunos não fazerem download e não acessar sites impróprios.

67 Antivírus É importante ter um antivírus. Tem vários antivírus bons para ser instalado no servidor. Antivírus que recomendo é (Norton Server, Nod32 Server, Kaspersky). Estes antivírus são pagos. Tem poucos antivírus gratuitos para Windows Server. Um bom antivírus gratuito é Clamwin.

68 Instalando a Imagem no Thin Client No thin client o HD (disco rígido) é substituído por um dispositivo chamado SSD, sigla do inglês solid-state drive, que significa unidade de estado sólido, é um tipo de dispositivo sem partes móveis para armazenamento não volátil de dados digitais o qual é responsável pelo armazenamento, diferentemente, portanto, dos sistemas magnéticos (HD) ou óticos (CD).

69 Vantagens no uso SSD Tempo de acesso reduzido; Completamente silenciosos. Eliminação de partes móveis eletro-mecânica reduz vibrações; Mais resistentes que os HDs comuns, contra choques mecânicos; Menor peso em relação aos discos rígidos; Consumo reduzido de energia; Possibilidade de trabalhar em temperaturas.

70 Instalando a Imagem no Thin Client A instalação da imagem no thin client é bem simples. Ele feito via PXE (Rede). Esta instalação só é necessário quando o thin client não entra no sistema oppitz. Para fazer a instalação da imagem, temos que ter Teclado USB com a tecla DEL disponível. O teclado que acompanha as carteiras não tem a tecla DEL. Esta tecla é necessário para ativar o PXE na bios. Para fazer a transferência da imagem é usado um Livecd ou LiveUSB. Ao ser iniciado o Livecd/USB, ele cria um servidor de imagem com suporte a PXE. Ele pode ser carregado no servidor. Este Livecd/USB não altera nada no servidor, ele só transfere o sistema para o thin client.

71 Tela do LiveCD/USB

72 Instalando a Imagem no Thin Client Instale o teclado usb, ao ligar o thin client, fique pressionado a tecla DEL até entrar na bios. Nesta tela, selecione a opção Custom Configuration e enter.

73 Instalando a Imagem no Thin Client Em custom configuration, selecione o item PXE Network Boot rom. Ele deve estar Disabled, Mude para Enabled com a tecla espaço.

74 Instalando a Imagem no Thin Client Depois de ter habilitado o boot PXE. Pressione a tecla esc que ele volta para tela principal e depois salve em Write to cmos and exit.

75 Restaurando o sistema do servidor Existem situações que exige a reinstalação de todo o sistema do servidor. Este processo leva muito tempo. A Oppitz fez uma imagem com Ghost para recuparar o sistema e agilizar o processo de configuração. O Ghost é o sistema de clonagem de HD. Ele agiliza a restauração do sistema. Detalhe muito importante: todos os dados são apagados. Antes de usar, faça um backup completo.

76 Como usar o Ghost 1. Habilitar na bioso boot usbpara acessar o pendrive. 2. Na tela inicial do Ghost, vá em Local > Disk > FromImage 3. Selecione o disco que contém o arquivo "imagem.gho" ser restaurada e logo em seguida ele pedira o disco a ser restaurado, listando todas as partições e logo após aparecera uma tela mostrando como as partições ficarão, é só confirmar "ok" 4. Aparecerá uma tela de confirmação (Prosseguir com recuperação da partição? A partição de destino será permanentemente sobrescrita.). Preste atenção, esta é sua última chance de verificar se está mandando recuperar a partição correta. Se cometer algum erro, será irreversível. Se estiver tudo OK, clique em YES. O processo será concluído e o Ghostpedirá para reiniciar o computador. Caso haja algum erro no meio do processo, ele lhe emitirá um alerta.

Como instalar Windows XP

Como instalar Windows XP Como instalar Windows XP 1 Como instalar Windows XP Existem 2 opções para instalar XP: Opção A: para micro novo sem Sistema Operacional instalado (Exemplo de sistema operacional:windows 98, Windows 2000,

Leia mais

Configurando o Sistema Operacional TC-OS

Configurando o Sistema Operacional TC-OS Configurando o Sistema Operacional TC-OS O TC-OS é o Sistema Operacional das soluções Thin Clients da ThinNetworks. Foi desenvolvido especialmente para servir a thin clients possibilitando-os se conectar

Leia mais

Tutorial de Instalação do Software das Carteiras Informatizadas Oppitz

Tutorial de Instalação do Software das Carteiras Informatizadas Oppitz P á g i n a 1 Estado de Santa Catarina Secretaria de Estado da Educação Diretoria de Organização, Controle e Avaliação Gerência de Recursos Humanos Tecnologia Administrativa Rua Antônio Luz, 111 Centro

Leia mais

AULA 7: Remote Desktop

AULA 7: Remote Desktop AULA 7: Remote Desktop Objetivo: Praticar a aplicação de acesso remoto via protocolo RDP (Remote Desktop) em ambientes Microsoft Windows. Ferramentas: Máquina Virtual Windows 2003 Server; Máquina Virtual

Leia mais

O Servidor de impressão DP-300U atende a seguinte topologia: Podem ser conectadas 2 impressoras Paralelas e 1 USB.

O Servidor de impressão DP-300U atende a seguinte topologia: Podem ser conectadas 2 impressoras Paralelas e 1 USB. O Servidor de impressão DP-300U atende a seguinte topologia: Podem ser conectadas 2 impressoras Paralelas e 1 USB. 1 1- Para realizar o procedimento de configuração o DP-300U deve ser conectado via cabo

Leia mais

Manual de Instalação Linux Comunicações - Servidor. Centro de Computação Científica e Software Livre - C3SL

Manual de Instalação Linux Comunicações - Servidor. Centro de Computação Científica e Software Livre - C3SL Manual de Instalação Linux Comunicações - Servidor Centro de Computação Científica e Software Livre - C3SL Sumário 1 Instalando o Linux Comunicações para Telecentros (servidor) 2 1.1 Experimentar o Linux

Leia mais

Passo a Passo da instalação da VPN

Passo a Passo da instalação da VPN Passo a Passo da instalação da VPN Dividiremos este passo a passo em 4 partes: Requisitos básicos e Instalação Configuração do Servidor e obtendo Certificados Configuração do cliente Testes para saber

Leia mais

Guia de Conectividade Worldspan Go Res! A V A N Ç A D O

Guia de Conectividade Worldspan Go Res! A V A N Ç A D O Guia de Conectividade Worldspan Go Res! A V A N Ç A D O Í n d i c e Considerações Iniciais...2 Rede TCP/IP...3 Produtos para conectividade...5 Diagnosticando problemas na Rede...8 Firewall...10 Proxy...12

Leia mais

Procedimento para instalação do OMNE-Smartweb em Raio-X

Procedimento para instalação do OMNE-Smartweb em Raio-X Procedimento para instalação do OMNE-Smartweb em Raio-X A primeira coisa a analisarmos é onde ficará posicionado o servidor de Raio-x na rede do cliente, abaixo será colocado três situações básicas e comuns

Leia mais

GUIA RÁPIDO. DARUMA Viva de um novo jeito

GUIA RÁPIDO. DARUMA Viva de um novo jeito GUIA RÁPIDO DARUMA Viva de um novo jeito Dicas e Soluções para IPA210 Leia atentamente as dicas a seguir para configurar seu IPA210. Siga todos os tópicos para que seja feita a configuração básica para

Leia mais

TUTORIAL VMWARE WORKSTATION 8. Aprenda a instalar e configurar corretamente uma máquina virtual utilizando VMware Workstation com este tutorial

TUTORIAL VMWARE WORKSTATION 8. Aprenda a instalar e configurar corretamente uma máquina virtual utilizando VMware Workstation com este tutorial TUTORIAL VMWARE WORKSTATION 8 Aprenda a instalar e configurar corretamente uma máquina virtual utilizando VMware Workstation com este tutorial INTRODUÇÃO O uso de máquinas virtuais pode ser adequado tanto

Leia mais

Procedimentos para Reinstalação do Sisloc

Procedimentos para Reinstalação do Sisloc Procedimentos para Reinstalação do Sisloc Sumário: 1. Informações Gerais... 3 2. Criação de backups importantes... 3 3. Reinstalação do Sisloc... 4 Passo a passo... 4 4. Instalação da base de dados Sisloc...

Leia mais

Manual de Instalação

Manual de Instalação Manual de Instalação Produto: n-control MSI Versão: 4.6 Versão do Doc.: 1.0 Autor: Aline Della Justina Data: 17/06/2011 Público-alvo: Clientes e Parceiros NDDigital Alterado por: Release Note: Detalhamento

Leia mais

MANUAL CFTV DIGITAL - LINHA LIGHT 16 CANAIS 120 FPS / VID 120-LI CONFIGURAÇÃO DO COMPUTADOR 16 Canais - 120 FPS Processador Dual Core 2.0GHZ ou superior; Placa Mãe Intel ou Gigabyte com chipset Intel;

Leia mais

O Servidor de impressão DP-301U atende a seguinte topologia: Com o DP-301U pode ser conectada uma impressora USB.

O Servidor de impressão DP-301U atende a seguinte topologia: Com o DP-301U pode ser conectada uma impressora USB. O Servidor de impressão DP-301U atende a seguinte topologia: Com o DP-301U pode ser conectada uma impressora USB. 1 1- Para realizar o procedimento de configuração o DP-301U deve ser conectado via cabo

Leia mais

CONFIGURAÇÃO DE REDE SISTEMA IDEAGRI - FAQ CONCEITOS GERAIS

CONFIGURAÇÃO DE REDE SISTEMA IDEAGRI - FAQ CONCEITOS GERAIS CONFIGURAÇÃO DE REDE SISTEMA IDEAGRI - FAQ CONCEITOS GERAIS Servidor: O servidor é todo computador no qual um banco de dados ou um programa (aplicação) está instalado e será COMPARTILHADO para outros computadores,

Leia mais

TUTORIAL INSTALAÇÃO DA ROTINA 2075 NO LINUX

TUTORIAL INSTALAÇÃO DA ROTINA 2075 NO LINUX Apresentação O departamento de varejo da PC Sistemas inovou seu produto de frente de caixa, permitindo seu funcionamento no sistema operacional do Linux com a distribuição Ubuntu. O cliente poderá usar

Leia mais

Organização do Curso. Instalação e Configuração. Módulo II. Pós Graduação em Projeto e Gerencia de Redes de Computadores

Organização do Curso. Instalação e Configuração. Módulo II. Pós Graduação em Projeto e Gerencia de Redes de Computadores 1 Pós Graduação em Projeto e Gerencia de Redes de Computadores Sistemas Operacionais de Redes I - Linux Prof.: Nelson Monnerat Instalação e Configuração 1 Sistemas Operacionais de Redes I - Linux Módulo

Leia mais

PACOTE - INSTITUIÇÕES DE ENSINO - EMPRESAS

PACOTE - INSTITUIÇÕES DE ENSINO - EMPRESAS PACOTE - INSTITUIÇÕES DE ENSINO - EMPRESAS Volume 1 ACRONUS TECNOLOGIA EM SOFTWARE GUIA DE UTILIZAÇÃO DO ACRONUS RESTAURADOR PLUS Manual do usuário 1.60 P A C O T E I N S T I T U I Ç Õ E S D E E N S I

Leia mais

UDPcast Clonagem de HDs via rede utilizando

UDPcast Clonagem de HDs via rede utilizando Manual Clonando Discos com o UDPcast Clonagem de HDs via rede utilizando o UDPCast. Produzido por: Sergio Graças Giany Abreu Desenvolvedores do Projeto GNU/Linux VRlivre Manual Clonando Discos com o UDPcast

Leia mais

Para começarmos as configurações, primeiramente vamos habilitar o DVR Veicular para o acesso. Clique em Menu e depois entre em Geral.

Para começarmos as configurações, primeiramente vamos habilitar o DVR Veicular para o acesso. Clique em Menu e depois entre em Geral. DVR Veicular Para começarmos as configurações, primeiramente vamos habilitar o DVR Veicular para o acesso. Clique em Menu e depois entre em Geral. Dentro do menu Geral, clique em rede, como mostra a figura.

Leia mais

STK (Start Kit DARUMA) Utilizando conversor Serial/Ethernet com Mini-Impressora DR600/DR700.

STK (Start Kit DARUMA) Utilizando conversor Serial/Ethernet com Mini-Impressora DR600/DR700. STK (Start Kit DARUMA) Utilizando conversor Serial/Ethernet com Mini-Impressora DR600/DR700. Neste STK mostraremos como comunicar com o conversor Serial/Ethernet e instalar o driver Genérico Somente Texto

Leia mais

Identificando o Buddy VS/XP Lite e Premium

Identificando o Buddy VS/XP Lite e Premium Identificando o Buddy VS/XP Lite e Premium Figura 1 - Buddy Lite VS/XP Figura 2 - Buddy Premium VS/XP O buddy Lite VS/XP é um adaptador de PS/2 para USB, para ligação do teclado e mouse da estação extra.

Leia mais

O que é uma rede de computadores?

O que é uma rede de computadores? O que é uma rede de computadores? A rede é a conexão de duas ou mais máquinas com objetivo de compartilhar recursos entre elas. Os recursos compartilhados podem ser: Compartilhamento de conteúdos do disco

Leia mais

GUIA DE CONSULTA RÁPIDA PARA. Instalação do Nokia Connectivity Cable Drivers

GUIA DE CONSULTA RÁPIDA PARA. Instalação do Nokia Connectivity Cable Drivers GUIA DE CONSULTA RÁPIDA PARA Instalação do Nokia Connectivity Cable Drivers Conteúdo 1. Introdução...1 2. Requisitos obrigatórios...1 3. Instalação do Nokia Connectivity Cable Drivers...2 3.1 Antes da

Leia mais

É o UniNorte facilitando a vida de nossos docentes e discentes.

É o UniNorte facilitando a vida de nossos docentes e discentes. ACESSO REMOTO Através do Acesso Remoto o aluno ou professor poderá utilizar em qualquer computador que tenha acesso a internet todos os programas, recursos de rede e arquivos acadêmicos utilizados nos

Leia mais

SISTEMAS OPERACIONAIS LIVRES GERENCIAMENTO DE SERVIÇOS NO WINDOWS. Professor Carlos Muniz

SISTEMAS OPERACIONAIS LIVRES GERENCIAMENTO DE SERVIÇOS NO WINDOWS. Professor Carlos Muniz SISTEMAS OPERACIONAIS LIVRES GERENCIAMENTO DE SERVIÇOS NO WINDOWS Se todos os computadores da sua rede doméstica estiverem executando o Windows 7, crie um grupo doméstico Definitivamente, a forma mais

Leia mais

Instalação do Linux Educacional 3.0 Bancadas SED

Instalação do Linux Educacional 3.0 Bancadas SED Instalação do Linux Educacional 3.0 Bancadas SED A instalação do Linux Educacional 3.0 segue os mesmos moldes da instalação normal, porém, com algumas considerações. Backup de Configurações Para evitar

Leia mais

Instruções de instalação e remoção para os drivers de impressora PostScript e PCL do Windows Versão 8

Instruções de instalação e remoção para os drivers de impressora PostScript e PCL do Windows Versão 8 Instruções de instalação e remoção para os drivers de impressora PostScript e PCL do Windows Versão 8 Este arquivo ReadMe contém as instruções para a instalação dos drivers de impressora PostScript e PCL

Leia mais

HOW TO. Instalação do Firewall 6.1 Software

HOW TO. Instalação do Firewall 6.1 Software Introdução HOW TO Página: 1 de 14 Para fazer a migração/instalação do 6.1 Software, é necessária a instalação do Sistema Operacional Linux Fedora Core 8. Explicaremos passo a passo como formatar a máquina,

Leia mais

Guia de Prática. Windows 7 Ubuntu 12.04

Guia de Prática. Windows 7 Ubuntu 12.04 Guia de Prática Windows 7 Ubuntu 12.04 Virtual Box e suas interfaces de rede Temos 04 interfaces de rede Cada interface pode operar nos modos: NÃO CONECTADO, que representa o cabo de rede desconectado.

Leia mais

COMPARTILHAMENTO DO DISCO E PERMISSÕES DE REDE PÚBLICAS E DE GRUPOS DE TRABALHO.

COMPARTILHAMENTO DO DISCO E PERMISSÕES DE REDE PÚBLICAS E DE GRUPOS DE TRABALHO. COMPARTILHAMENTO DO DISCO E PERMISSÕES DE REDE PÚBLICAS E DE GRUPOS DE TRABALHO. 1. Compartilhar a máquina servidor clicando com o botão direito do mouse em disco local e no menu de contexto não pção Propriedades.

Leia mais

Procedimento para atualização do aplicativo KID Together

Procedimento para atualização do aplicativo KID Together Procedimento para atualização do aplicativo KID Together 1º PASSO: Abrir o painel de controle: Iniciar > Painel de Controle. Clique em "Exibir impressoras e dispositivos" na sessão Hardware e Sons Selecione

Leia mais

GUIA DE CONSULTA RÁPIDA PARA. Instalação do Nokia Connectivity Cable Drivers

GUIA DE CONSULTA RÁPIDA PARA. Instalação do Nokia Connectivity Cable Drivers GUIA DE CONSULTA RÁPIDA PARA Instalação do Nokia Connectivity Cable Drivers Conteúdo 1. Introdução...1 2. Requisitos obrigatórios...1 3. Instalação do Nokia Connectivity Cable Drivers...2 3.1 Antes da

Leia mais

UM PBX GENUINAMENTE BRASILEIRO

UM PBX GENUINAMENTE BRASILEIRO UM PBX GENUINAMENTE BRASILEIRO MANUAL DE INSTALAÇÃO COM IMAGEM ISO Revisão: Seg, 21 de Março de 2011 www.sneplivre.com.br Índice 1. Instalação...4 1.1. Pré Requisitos...4 1.2. Na Prática...4 1.2.1. Download...4

Leia mais

ALTERNATIVA PARA CONEXÃO VIA INTERNET DE IP MASCARADO A IP REAL

ALTERNATIVA PARA CONEXÃO VIA INTERNET DE IP MASCARADO A IP REAL Documento: Tutorial Autor: Iuri Sonego Cardoso Data: 27/05/2005 E-mail: iuri@scripthome.cjb.net Home Page: http://www.scripthome.cjb.net ALTERNATIVA PARA CONEXÃO VIA INTERNET DE IP MASCARADO A IP REAL

Leia mais

Manual B.P.S ATA 5xxx Índice

Manual B.P.S ATA 5xxx Índice Manual B.P.S ATA 5xxx Índice 1. Conectando o Adaptador para Telefone Analógico (ATA)...02 2. Configurações básicas...05 2.1 Configuração dos parâmetros de usuário e senha para acessos de banda larga do

Leia mais

O programa Mysql acompanha o pacote de instalação padrão e será instalado juntamente com a execução do instalador.

O programa Mysql acompanha o pacote de instalação padrão e será instalado juntamente com a execução do instalador. INTRODUÇÃO O Programa pode ser instalado em qualquer equipamento que utilize o sistema operacional Windows 95 ou superior, e seu banco de dados foi desenvolvido em MySQL, sendo necessário sua pré-instalação

Leia mais

Visão Geral sobre o tutorial de Utilização de

Visão Geral sobre o tutorial de Utilização de Tutorial de Utilização de Impressoras Não Fiscais no NFC-e Visão Geral sobre o tutorial de Utilização de Impressoras Não Fiscais no NFC-e O intuito deste tutorial é descrever com detalhes técnicos como

Leia mais

Redes Ponto a Ponto. Os drivers das placas de rede devem estar instalados.

Redes Ponto a Ponto. Os drivers das placas de rede devem estar instalados. Redes Ponto a Ponto É fácil configurar uma rede ponto-a-ponto em qualquer versão do Windows. Antes entretanto é preciso tomar algumas providências em relação ao hardware: Todos os computadores devem estar

Leia mais

Personata Recorder. Manual de Instalação e Configuração

Personata Recorder. Manual de Instalação e Configuração Personata Recorder Manual de Instalação e Configuração Julho / 2013 1 Índice 1- Pré-requisitos......3 2 Verificação do Hardware......3 3 Instalação......5 4 Configuração Inicial......8 4.1 Localização......8

Leia mais

Soluções de Gerenciamento de Clientes e de Impressão Universal

Soluções de Gerenciamento de Clientes e de Impressão Universal Soluções de Gerenciamento de Clientes e de Impressão Universal Guia do Usuário Copyright 2007 Hewlett-Packard Development Company, L.P. Windows é uma marca registrada nos Estados Unidos da Microsoft Corporation.

Leia mais

Laboratório de Redes de Computadores e Sistemas Operacionais

Laboratório de Redes de Computadores e Sistemas Operacionais Laboratório de Redes de Computadores e Sistemas Operacionais Configurando e Implantando o Windows Server 2003 Fabricio Breve Requisitos de Hardware de Sistema Processador Mínimo: 266 MHz Mínimo ideal:

Leia mais

Omega Tecnologia Manual Omega Hosting

Omega Tecnologia Manual Omega Hosting Omega Tecnologia Manual Omega Hosting 1 2 Índice Sobre o Omega Hosting... 3 1 Primeiro Acesso... 4 2 Tela Inicial...5 2.1 Área de menu... 5 2.2 Área de navegação... 7 3 Itens do painel de Controle... 8

Leia mais

OneDrive: saiba como usar a nuvem da Microsoft

OneDrive: saiba como usar a nuvem da Microsoft OneDrive: saiba como usar a nuvem da Microsoft O OneDrive é um serviço de armazenamento na nuvem da Microsoft que oferece a opção de guardar até 7 GB de arquivos grátis na rede. Ou seja, o usuário pode

Leia mais

EMULADOR 3270 VIA WEB BROWSER

EMULADOR 3270 VIA WEB BROWSER EMULADOR 3270 VIA WEB BROWSER Host On-Demand - HOD Versão 6.0 Fev/2002 Suporte Técnico: Central de Atendimento SERPRO CAS 0800-782323 Gilson.Pereira@serpro.gov.br Marcio.Nunes@serpro.gov.br O que é o serviço

Leia mais

RESTAURAÇÃO NO WINDOWS 8

RESTAURAÇÃO NO WINDOWS 8 RESTAURAÇÃO NO WINDOWS 8 Este documento se aplica aos computadores HP e Compaq com Windows 8, mas a lógica de funcionamento é a mesma para os demais computadores. Este documento explica como usar e solucionar

Leia mais

ManualdeInstalação. Win

ManualdeInstalação. Win ManualdeInstalação 10100101010 101010101010101010101 1100110101100101101010001011 + 55 (61) 3037-5111 suporte@thinnet.com.br www.thinnet.com.br Skype: thinnetworks Skype2: thinnetworks1 SAAN Quadra 2 Número

Leia mais

INSTALANDO O UBUNTU PELA IMAGEM ISO OU LIVE-USB DA UFV PASSO-A-PASSO.

INSTALANDO O UBUNTU PELA IMAGEM ISO OU LIVE-USB DA UFV PASSO-A-PASSO. INSTALANDO O UBUNTU PELA IMAGEM ISO OU LIVE-USB DA UFV PASSO-A-PASSO. 1 - Qual arquitetura devo usar para instalar no meu computador, 32bits ou 64bits? a) Simplificando bastante para ter uma opção viável,

Leia mais

Data: 22 de junho de 2004. E-mail: ana@lzt.com.br

Data: 22 de junho de 2004. E-mail: ana@lzt.com.br Data: 22 de junho de 2004. E-mail: ana@lzt.com.br Manual do Suporte LZT LZT Soluções em Informática Sumário VPN...3 O que é VPN...3 Configurando a VPN...3 Conectando a VPN... 14 Possíveis erros...16 Desconectando

Leia mais

Configurando um Grupo Doméstico e Compartilhando arquivos no Windows 7

Configurando um Grupo Doméstico e Compartilhando arquivos no Windows 7 Configurando um Grupo Doméstico e Compartilhando arquivos no Windows 7 Para criar um grupo doméstico e compartilhar arquivos é necessário que tenhamos pelo menos dois computadores ligados entre si (em

Leia mais

Conexões e Protocolo Internet (TCP/IP)

Conexões e Protocolo Internet (TCP/IP) "Visão geral da configuração da rede" na página 3-2 "Escolhendo um método de conexão" na página 3-3 "Conectando via Ethernet (recomendado)" na página 3-3 "Conectando via USB" na página 3-4 "Configurando

Leia mais

GUIA DE INSTALAÇÃO Modem 4G

GUIA DE INSTALAÇÃO Modem 4G GUIA DE INSTALAÇÃO Modem 4G INSTALANDO O MODEM 4G SKY 1 Coloque o modem em uma superfície plana. 2 Conecte o cabo do alimentador de energia ao modem. WPS RESET SIM 3 Ligue a fonte de alimentação de energia

Leia mais

INSTALAÇÃO PRINTERTUX Tutorial

INSTALAÇÃO PRINTERTUX Tutorial INSTALAÇÃO PRINTERTUX Tutorial 2 1. O Sistema PrinterTux O Printertux é um sistema para gerenciamento e controle de impressões. O Produto consiste em uma interface web onde o administrador efetua o cadastro

Leia mais

Atualizaça o do Maker

Atualizaça o do Maker Atualizaça o do Maker Prezados Clientes, Nós da Playlist Software Solutions empresa líder de mercado no desenvolvimento de software para automação de rádios - primamos pela qualidade de nossos produtos,

Leia mais

Manual de utilização do módulo NSE METH-8RL/Exp

Manual de utilização do módulo NSE METH-8RL/Exp INSTALAÇÃO 1 - Baixe o arquivo Software Configurador Ethernet disponível para download em www.nse.com.br/downloads-manuais e descompacte-o em qualquer pasta de sua preferência. 2 - Conecte a fonte 12Vcc/1A

Leia mais

Como instalar uma impressora?

Como instalar uma impressora? Como instalar uma impressora? Antes de utilizar uma impressora para imprimir seus documentos, arquivos, fotos, etc. é necessário instalá-la e configurá-la no computador. Na instalação o computador se prepara

Leia mais

WinGate - Passo a passo

WinGate - Passo a passo WinGate - Passo a passo Configurando os Computadores de sua rede Nesta etapa, mostraremos como preparar os computadores de sua rede para a instalação do WinGate. 1ª Parte É necessário que os computadores

Leia mais

INDICE 1. INTRODUÇÃO... 3 2. CONFIGURAÇÃO MÍNIMA... 4 3. INSTALAÇÃO... 4 4. INTERLIGAÇÃO DO SISTEMA... 5 5. ALGUNS RECURSOS... 6 6. SERVIDOR BAM...

INDICE 1. INTRODUÇÃO... 3 2. CONFIGURAÇÃO MÍNIMA... 4 3. INSTALAÇÃO... 4 4. INTERLIGAÇÃO DO SISTEMA... 5 5. ALGUNS RECURSOS... 6 6. SERVIDOR BAM... 1 de 30 INDICE 1. INTRODUÇÃO... 3 2. CONFIGURAÇÃO MÍNIMA... 4 3. INSTALAÇÃO... 4 3.1. ONDE SE DEVE INSTALAR O SERVIDOR BAM?... 4 3.2. ONDE SE DEVE INSTALAR O PROGRAMADOR REMOTO BAM?... 4 3.3. COMO FAZER

Leia mais

1. Um servidor rodando Windows 7 (um computador onde o SIPAR ficará instalado e com os dados neste computador);

1. Um servidor rodando Windows 7 (um computador onde o SIPAR ficará instalado e com os dados neste computador); Manual informativo para configuração do SIPAR por acesso via Área de Trabalho Remota (ATR) do Windows 7 Página: 1 / 5 COMO CONFIGURAR O SIPAR PARA ACESSO VIA INTERNET Você vai precisar de: 1. Um servidor

Leia mais

Executando o Modo Windows XP com Windows Virtual PC

Executando o Modo Windows XP com Windows Virtual PC Executando o Modo Windows XP com Windows Virtual PC Um guia para pequenas empresas Conteúdo Seção 1: Introdução ao Modo Windows XP para Windows 7 2 Seção 2: Introdução ao Modo Windows XP 4 Seção 3: Usando

Leia mais

Despachante Express - Software para o despachante documentalista veicular DESPACHANTE EXPRESS MANUAL DO USUÁRIO VERSÃO 1.1

Despachante Express - Software para o despachante documentalista veicular DESPACHANTE EXPRESS MANUAL DO USUÁRIO VERSÃO 1.1 DESPACHANTE EXPRESS MANUAL DO USUÁRIO VERSÃO 1.1 1 Sumário 1 - Instalação Normal do Despachante Express... 3 2 - Instalação do Despachante Express em Rede... 5 3 - Registrando o Despachante Express...

Leia mais

Multi-Terminal 5.0. Versão Customizada de GNU/Linux com o Gnome e Userful 5.0. Testada no Pregão 83/2008

Multi-Terminal 5.0. Versão Customizada de GNU/Linux com o Gnome e Userful 5.0. Testada no Pregão 83/2008 Multi-Terminal 5.0 Versão Customizada de GNU/Linux com o Gnome e Userful 5.0. Testada no Pregão 83/2008 O que é? O que você vai ver nesse tutorial, nada mais é do que como instalar uma versão Customizada

Leia mais

Guia de Instalação Rápida. Guia de Instalação Rápida. Adaptador PCI-E Sem Fio N300/N150. Adaptador PCI-E Sem Fio N300/N150

Guia de Instalação Rápida. Guia de Instalação Rápida. Adaptador PCI-E Sem Fio N300/N150. Adaptador PCI-E Sem Fio N300/N150 Guia de Instalação Rápida Guia de Instalação Rápida Adaptador PCI-E Sem Fio N300/N150 Encore Electronics, Inc. Todos os direitos reservados. CAPA Adaptador PCI-E Sem Fio N300/N150 Encore Electronics, Inc.

Leia mais

Com o DPR-1260 podem ser utilizadas até 4 impressoras USB. Segue um exemplo de topologia a que o equipamento atende:

Com o DPR-1260 podem ser utilizadas até 4 impressoras USB. Segue um exemplo de topologia a que o equipamento atende: Com o DPR-1260 podem ser utilizadas até 4 impressoras USB. Segue um exemplo de topologia a que o equipamento atende: 1 1- Para configurar o DPR-1260 conecte um cabo de rede na porta LAN do DPR-1260 até

Leia mais

Guia de instalação Command WorkStation 5.5 com o Fiery Extended Applications 4.1

Guia de instalação Command WorkStation 5.5 com o Fiery Extended Applications 4.1 Guia de instalação Command WorkStation 5.5 com o Fiery Extended Applications 4.1 Sobre o Fiery Extended Applications O Fiery Extended Applications (FEA) 4.1 é um pacote dos seguintes aplicativos para uso

Leia mais

Recuperando a comunicação com o seu Modem DSL-500G

Recuperando a comunicação com o seu Modem DSL-500G Recuperando a comunicação com o seu Modem DSL-500G Sugestões e correções para melhoria deste Documento devem ser enviadas para o e_mail dsl-500gowner@yahoogrupos.com.br, mencionando no campo Assunto (Subject),

Leia mais

Guia de instalação UEG Linux 14.04 LTS

Guia de instalação UEG Linux 14.04 LTS 1. Apresentação O UEG Linux 14.04 LTS é um sistema operacional baseado em Linux e derivado do Ubuntu, customizado pela Gerência de Núcleo de Inovação Tecnológica da Universidade Estadual de Goiás para

Leia mais

Manual de Instalação ( Client / Server ) Versão 1.0

Manual de Instalação ( Client / Server ) Versão 1.0 1 pág. PROCEDIMENTO DE INSTALAÇÃO DO SGCOM ATENÇÃO: É OBRIGATÓRIO UMA CONEXÃO COM A INTERNET PARA EXECUTAR A INSTALAÇÃO DO SGCOM. Após o Download do instalador do SGCOM versão Server e Client no site www.sgcom.inf.br

Leia mais

manual do usuário PHONE ACT Version 1.0

manual do usuário PHONE ACT Version 1.0 PHONE ACT Version 1.0 ACF 012001 Version 1.0 PHONE ACT CONTEÚDO DO KIT FLIP (Terminal FLIP) ESPECIFICAÇÃO Fonte de energia elétrica AC/DC Cabo de Rede PHONE ACT Manual do Usuário Cancelar Discagem Rápida

Leia mais

Guia Rápido de Instalação Ilustrado

Guia Rápido de Instalação Ilustrado Livre S.O. Guia Rápido de Instalação Ilustrado Introdução Este guia tem como objetivo auxiliar o futuro usuário do Livre S.O. durante o processo de instalação. Todo procedimento é automatizado sendo necessárias

Leia mais

Windows Explorer. Prof. Valdir

Windows Explorer. Prof. Valdir Do Inglês Explorador de Janelas, o é o programa para gerenciamento de discos, pastas e arquivos no ambiente Windows. É utilizado para a cópia, exclusão, organização e movimentação de arquivos além de criação,

Leia mais

Abra o software de programação. Clique na opção VOIP, depois opção configuração conforme as imagens:

Abra o software de programação. Clique na opção VOIP, depois opção configuração conforme as imagens: Caro cliente, atendendo a sua solicitação de auxílio no processo de configuração da placa VoIP na central Impacta, segue um passo-a-passo para ajudar a visualização. Abra o software de programação. Clique

Leia mais

Configurando o DDNS Management System

Configurando o DDNS Management System Configurando o DDNS Management System Solução 1: Com o desenvolvimento de sistemas de vigilância, cada vez mais usuários querem usar a conexão ADSL para realizar vigilância de vídeo através da rede. Porém

Leia mais

STK (Start Kit DARUMA) Realizando Comunicação através do TERMINAL SERVER Windows 2008 (Utilizando a DarumaFramework.dll)

STK (Start Kit DARUMA) Realizando Comunicação através do TERMINAL SERVER Windows 2008 (Utilizando a DarumaFramework.dll) STK (Start Kit DARUMA) Realizando Comunicação através do TERMINAL SERVER Windows 2008 (Utilizando a DarumaFramework.dll) Este STK dividiu-se em três etapas, que são: Configuração do Windows 2008 server;

Leia mais

O sistema que completa sua empresa Roteiro de Instalação (rev. 15.10.09) Página 1

O sistema que completa sua empresa Roteiro de Instalação (rev. 15.10.09) Página 1 Roteiro de Instalação (rev. 15.10.09) Página 1 O objetivo deste roteiro é descrever os passos para a instalação do UNICO. O roteiro poderá ser usado não apenas pelas revendas que apenas estão realizando

Leia mais

Instrução de Trabalho. Criar Imagem

Instrução de Trabalho. Criar Imagem Aprovado por Comitê da Qualidade Analisado criticamente por Chefe do Departamento 1. OBJETIVOS Orientar o colaborador da Seção do Laboratório de Informática da Superintendência de Informática a criar ou

Leia mais

Instalando software MÉDICO Online no servidor

Instalando software MÉDICO Online no servidor Instalando software MÉDICO Online no servidor A máquina denominada Servidora é a que armazenará o banco de dados do software (arquivo responsável pelas informações inseridas), compartilhando com as demais

Leia mais

b 1 Copyright 2008-2012 In9 Mídia Soluções Digitais Inc. All rights reserved.

b 1 Copyright 2008-2012 In9 Mídia Soluções Digitais Inc. All rights reserved. b 1 Conteúdo Capítulo 1... 3 Instalando o Neonews... 3 Neonews no Linux... 6 Capítulo 2... 7 Configurando o NeoNews... 7 Capítulo 3... 13 Teclas de Atalho do NeoNews Player... 13 2 Capítulo 1 Instalando

Leia mais

1. Introdução. 2. Conteúdo da embalagem

1. Introdução. 2. Conteúdo da embalagem 1 1. Introdução / 2. Conteúdo da embalagem 1. Introdução O Repetidor WiFi Multilaser é a combinação entre uma conexão com e sem fio. Foi projetado especificamente para pequenas empresas, escritórios e

Leia mais

GUIA INTEGRA SERVICES E STATUS MONITOR

GUIA INTEGRA SERVICES E STATUS MONITOR GUIA INTEGRA SERVICES E STATUS MONITOR 1 - Integra Services Atenção: o Integra Services está disponível a partir da versão 2.0 do software Urano Integra. O Integra Services é um aplicativo que faz parte

Leia mais

Configurar acesso remoto DVR Série 9xxx/6xxx FullSec via rede local no PC

Configurar acesso remoto DVR Série 9xxx/6xxx FullSec via rede local no PC Configurar acesso remoto DVR Série 9xxx/6xxx FullSec via rede local no PC 1- Conectar o DVR à internet via cabo de rede 2- Conectar o DVR na energia e ligar 3- Ao ligar, se o DVR não possuir HD instalado,

Leia mais

Guia de Instalação de Software

Guia de Instalação de Software Guia de Instalação de Software Este manual explica como instalar o software por meio de uma conexão USB ou de rede. A conexão de rede não está disponível para os modelos SP 200/200S/203S/203SF/204SF. Fluxograma

Leia mais

QUAL O PROCEDIMENTO PARA CONFIGURAR AS IMPRESSORAS DE REDE BROTHER EM UM SISTEMA DEC TCP / IP para VMS (UCX) Procedimento

QUAL O PROCEDIMENTO PARA CONFIGURAR AS IMPRESSORAS DE REDE BROTHER EM UM SISTEMA DEC TCP / IP para VMS (UCX) Procedimento Procedimento Visão geral Antes de usar a máquina Brother em um ambiente de rede, você precisa instalar o software da Brother e também fazer as configurações de rede TCP/IP apropriadas na própria máquina.

Leia mais

INICIANDO A INSTALAÇÃO

INICIANDO A INSTALAÇÃO INICIANDO A INSTALAÇÃO Abra o leitor de CD do computador que será dedicado ao ÚnicoNET. Coloque o CD que acabamos de gravar com o NERO EXPRESS e reinicie o HARDWARE (CTRL+ALT+DEL), caso não consiga reiniciar

Leia mais

Data Autor Descrição Revisão Configuração HX600 via GPRS 1.0

Data Autor Descrição Revisão Configuração HX600 via GPRS 1.0 Data Autor Descrição Revisão 06/05/2009 Barbarini Configuração HX600 via GPRS 1.0 Page 1 / 13 Procedimento de Instalação 1 O módulo deverá ser fixado próximo ao medidor. Para alimentá-lo é necessária uma

Leia mais

Tutorial Instalação Dual Boot Ubuntu e Windows XP Virtualização com VirtualBox

Tutorial Instalação Dual Boot Ubuntu e Windows XP Virtualização com VirtualBox System Technology Tutorial Instalação Dual Boot Ubuntu e Windows XP Virtualização com VirtualBox Weslley Barboza Tutorial para instalação de uma maquina virtual com dual boot utilizando Windows XP Professional

Leia mais

O que é conexão de área de trabalho remoto?

O que é conexão de área de trabalho remoto? O que é conexão de área de trabalho remoto? Conexão de Área de Trabalho Remota é uma tecnologia que permite sentar-se ao computador e conectar-se a um computador remoto em um local diferente. Por exemplo,

Leia mais

Manual de Instalação KIT DVR VENTURA Parte 1: Conexões Parte 2: Configurações de rede Parte 3: Acesso via telefone móvel

Manual de Instalação KIT DVR VENTURA Parte 1: Conexões Parte 2: Configurações de rede Parte 3: Acesso via telefone móvel 1 Manual de Instalação KIT DVR VENTURA Parte 1: Conexões Parte 2: Configurações de rede Parte 3: Acesso via telefone móvel Parte 1: Conexões 2 Instalação do Disco Rídigo (HD) Primeiro é necessário a instalação

Leia mais

Instalando o driver USB para ECF S Bematech. Nome: André L. Schikovski Bematech Software Partners

Instalando o driver USB para ECF S Bematech. Nome: André L. Schikovski Bematech Software Partners para ECF S Bematech Nome: André L. Schikovski Bematech Software Partners Introdução Neste tutorial, você aprenderá em um rápido passo a passo como é feita a instalação do driver USB das impressoras fiscais

Leia mais

LIBERAÇÃO DA PASTA ARQUIVOS DE PROGRAMA

LIBERAÇÃO DA PASTA ARQUIVOS DE PROGRAMA LIBERAÇÃO DA PASTA ARQUIVOS DE PROGRAMA Antes de fazer a instalação em rede é correto executar no servidor: a) Instalação do Firebird. b) Instalação do Sistema Gerencial GG4 c) Habilitação do sistema.

Leia mais

Manual AGENDA DE BACKUP

Manual AGENDA DE BACKUP Gemelo Backup Online DESKTOP Manual AGENDA DE BACKUP Realiza seus backups de maneira automática. Você só programa os dias e horas em que serão efetuados. A única coisa que você deve fazer é manter seu

Leia mais

Processo de Instalação Limpa do Windows 8.1 em Computadores Philco

Processo de Instalação Limpa do Windows 8.1 em Computadores Philco Processo de Instalação Limpa do Windows 8.1 em Computadores Philco O processo de Instalação Limpa irá remover todos os programas e arquivos de dados do seu computador, substituindo eles com uma instalação

Leia mais

O Windows 7 é um sistema operacional desenvolvido pela Microsoft.

O Windows 7 é um sistema operacional desenvolvido pela Microsoft. Introdução ao Microsoft Windows 7 O Windows 7 é um sistema operacional desenvolvido pela Microsoft. Visualmente o Windows 7 possui uma interface muito intuitiva, facilitando a experiência individual do

Leia mais

Sistema de Instalação e Criação da Estrutura do Banco de Dados MANUAL DO INSTALADOR. Julho/2007. Ministério da saúde

Sistema de Instalação e Criação da Estrutura do Banco de Dados MANUAL DO INSTALADOR. Julho/2007. Ministério da saúde Sistema de Instalação e Criação da Estrutura do Banco de Dados MANUAL DO INSTALADOR Julho/2007 Ministério da saúde SUMÁRIO Módulo 1. Instalação... 4 Introdução... 4 Configurações de equipamentos para instalação

Leia mais

Procedimentos para Instalação do Sisloc

Procedimentos para Instalação do Sisloc Procedimentos para Instalação do Sisloc Sumário: 1. Informações Gerais... 3 2. Instalação do Sisloc... 3 Passo a passo... 3 3. Instalação da base de dados Sisloc... 16 Passo a passo... 16 4. Instalação

Leia mais

UM PBX GENUINAMENTE BRASILEIRO MANUAL DE INSTALAÇÃO COM IMAGEM ISO

UM PBX GENUINAMENTE BRASILEIRO MANUAL DE INSTALAÇÃO COM IMAGEM ISO UM PBX GENUINAMENTE BRASILEIRO MANUAL DE INSTALAÇÃO COM IMAGEM ISO Criado por: Flavio Henrique Somensi flavio@opens.com.br Revisão: qui, 25 de abril de 2013 www.sneplivre.com.br Índice 1. Instalação...4

Leia mais