Gestão de Resíduos no Grupo SECIL

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Gestão de Resíduos no Grupo SECIL"

Transcrição

1 Gestão de Resíduos no Grupo SECIL Carlos Abreu 1 Apresentação feita por Carlos Abreu em nas Jornadas da Engenharia do Ambiente no Instituto Superior Técnico em.

2 Índice Pilares da Estratégia de Gestão de Resíduos do Grupo SECIL Resultados 2 Pilares da Estratégia de Gestão de Resíduos do Grupo SECIL Queremos mostrar os múltiplos aspectos ligados à gestão de resíduos e os pilares e estratégias em que assenta. Resultados Relatar a quantidade e qualidade dos resíduos tratados e as melhorias e benefícios obtidas.

3 Pilares da Estratégia de Gestão de Resíduos do Grupo SECIL 3

4 Pilares da Estratégia de Gestão de Resíduos do Grupo SECIL Exceder o cumprimento da legislação ambiental Europeia e Portuguesa Manter uma base de dados ambientais para provar o cumprimento da legislação junto dos Stakeholders Comunicar com os Stakeholders 4 Um dos aspectos mais importantes da gestão de resíduos é a forma como comunicamos, influenciamos e convencemos os stakeholders e a sociedade em geral e os empregados. Para o fazer é necessário manter uma base de dados com informação operacional, ambiental e de segurança que demonstre robustez e segurança dos processos de fabrico em termos operacionais, ambientais e de segurança e saúde pública. Para atingir este estado é necessário, - Fazer um estudo de análise de risco por fábrica - Medir e registar a informação de forma contínua e regular - Implementar BAT (Best Available Technologies) - Medir a opinião pública e a dos media - Fazer apresentações públicas de forma continuada - Suportar as comunidades locais - Fazer assembleias com stkaholders locais que reúnam regularmente - Fazer anualmente portas abertas nas fábricas - Criar e manter goodwill com a administração pública e com os media

5 Exceder o cumprimento da legislação ambiental Europeia e Portuguesa e Manter uma base de dados ambientais para provar o cumprimento da legislação junto dos Stakeholders 0,60 Emissões de Sb, As, Pb, Cr, Co, Cu, Mn, Ni e V 0,50 Concentração (mg/nm 3 ) 0,40 0,30 0,20 0,10 0, Limite No gráfico (fábrica do Outão) pode verificar-se a robustez das emissões dos processos face à legislação. Em todos os poluentes medidos se verifica uma robustez similar.

6 Comunicar com os Stakeholders Criar Good Will com os Media Semanas de Portas Abertas Comissão de Acompanhamento nas Fábricas Comunicação Directa com a Sociedade Medir a Imagem Periodicamente 6 Comunicar com os Stakeholders Queremos mostrar o que foi feito para alterar a percepção de risco que a sociedade em geral tem da indústria e em particular da co-incineração. Convites aos jornalistas para visitas guiadas às fábricas com fornecimento de muita informação relativa à empresa. Realizar anualmente uma semana de portas abertas nas fábricas. Comissão de Acompanhamento Ambiental nas fábricas com reuniões periódicas. Comunicação directa com a sociedade através de folhetos informativos com distribuição através de jornais locais e colocação no site, com relatórios anuais de sustentabilidade e com participações frequentes em seminários através dos quadros da empresa. Medir a imagem periodicamente através de consultas telefónicas com empresas da especialidade e medição indirecta através da classificação das notícias saídas em jornais sobre a empresa.

7 Comunicar com os Stakeholders 7 Apenas três exemplos que mostram a necessidade de comunicar e abrir informação relevante aos stakeholders. O slide mostra o resultado de uma avaliação feita entre notícias de 1998 e 2006 sobre o tema co-incineração de RIPs. 522 proposições de notícias em 1998 e 440 proposições em Houve claramente uma evolução positiva embora ainda houvesse 48 % de negativismo. Este e outros indicadores que temos revelam que de facto melhoramos o good will com os media.

8 Comunicar com os Stakeholders Evolução geral das proposições ,2 86,2 70 Percentagem ,7 31, ,8 4,8 0 13,8 Após o anúncio do candidato Sócrates Após a notícia do Expresso Após o anúncio da Comissão Proposições Positivas Proposições Negativas Proposições Neutras 8 O gráfico mostra a importância das comissões de acompanhamento quando se expressam ou comunicam. Em Dezembro de 2004 houve notícias sobre um eventual secretismo no processo de co-incineração na fábrica do Outão. De facto a comissão de acompanhamento da fábrica do Outão existia desde Janeiro de 2003 e estava devidamente informada. Um anúncio da mesma mudou radicalmente o posicionamento da empresa face à opinião pública.

9 Comunicar com os Stakeholders Conhecimento das acções da Secil para minorar impacto ambiental / Acções de reflorestação Conhecimento das acções da Secil para minorar impacto ambiental / Instalação Filtros nas chaminés 9 Apenas um exemplo da medição da evolução da percepção da comunidade (amostra 680 pessoas).

10 Pilares da Estratégia de Gestão de Resíduos do Grupo SECIL Saber como tratar os resíduos no processo de fabrico de clinquer e cimento 10 Os empregados devem ser educados nos múltiplos aspectos do conhecimento necessário para tratar resíduos num processo de fabrico de clinquer e cimento. Um laboratório dedicado à análise dos combustíveis derivados de resíduos e aos materiais em combustão no processo de forma a manter o processo de fabrico estável é imprescindível.

11 Saber como tratar os resíduos no processo de fabrico de clinquer e cimento Metodologia do Tratamento de Resíduos Industriais numa Fábrica de Cimento A Co-incineração é Eficaz e Segura 11 Metodologia do Tratamento de Resíduos Industriais numa Fábrica de Cimento Explicar a forma como se garante um eficaz tratamento dos resíduos com emissões atmosféricas cuja carga poluente está bem abaixo dos níveis impostos pela legislação. A co-incineração é Eficaz e Segura Explicar como se garante a segurança do ponto de vista da saúde pública e do ambiente.

12 Metodologia de Tratamento de Resíduos - PROCESSO DE FABRICO - areias de fundição - óxidos de ferro (granalha e pirite) - cinzas carvão volantes - escórias de siderurgia - resíduos corte e serragem - resíduos carbonato cálcio - cacos cerâmicos - lamas ETARI cerâmicas 5. Moagem de cimento 6. Expedição 1. Extracção 2. Britagem 3. Moagem de cru Cozedura -Resíduos de reduzida granulometria - biomassa animal - biomassa vegetal - lamas oleosas - combustíveis derivados resíduos - coque petróleo - carvão - fuel -Resíduos de elevada granulometria - pneus inteiros ou máximo 150 mm No processo de fabrico de clinquer e cimento mostrado no diagrama acima podem ser tratados ou valorizados resíduos como matérias primas secundárias ou combustíveis alternativos em quase todas as secções de produção; - Na britagem, na moagem de cru e na moagem de cimento como matérias primas secundárias ou constituintes do cimento - Na cozedura como combustíveis alternativos

13 Características do processo 1. Energeticamente muito exigente (800kcal/ton clk) 2. Temperatura elevada (chama a 2000ºC, enquanto que o material atinge 1450ºC) 3. Longo tempo de residência dos materiais (10 segundos) a altas temperaturas, o que assegura a destruição de moléculas orgânicas 4. Retenção de metais pesados na malha cristalina do produto clinquer Metodologia de Tratamento de Resíduos - PROCESSO DE FABRICO 13 O processo de fabrico do clinquer tem a capacidade de destruir moléculas orgânicas devido às temperaturas altas e ao tempo longo de exposição. Tem também a capacidade de reter os metais pesados na malha cristalina do produto. 13

14 Metodologia de Tratamento de Resíduos - Impactes Nos slides seguintes vamos mostrar os impactes nos meios líquido, solo, ar e nos produtos 14

15 Metodologia de Tratamento de Resíduos - Meios Solo e Líquido No meio líquido não há impactes significativos porque no processo de fabrico não há efluentes líquidos No meio solo não há impactes significativos porque no processo de fabrico não há efluentes sólidos 15 O processo de fabrico de clinquer ou cimento não tem efluentes líquidos. No entanto as fábricas têm ETAR s de tratamento das águas residuais (provenientes de eventual fuga temporária e de águas pluviais que atravessam as instalações fabris), águas domésticas e de laboratórios. O processo de fabrico de clinquer ou cimento não tem efluentes sólidos. No entanto os gases que saem das chaminés têm uma pequena quantidade de partículas sólidas que se depositam na área envolvente às fábricas. Daí existir uma rede de monitorização da qualidade do ar na envolvente das fábricas de forma a complementar o controlo efectuado ao nível das emissões atmosféricas nas chaminés.

16 Metodologia de Tratamento de Resíduos - Meio Ar A forma de garantirmos a eficácia do processo no tratamento dos resíduos é efectuar a medição dos seguintes poluentes nas chaminés dos fornos; De forma contínua: Partículas, CO, NOx, SO2, COT, HF, HCL De forma pontual (trimestral): Metais pesados, Dioxinas e Furanos 16 As licenças concedidas às fábricas da SECIL, referem que 1. Devem ser efectuadas medições em contínuo dos: -Poluentes CO, partículas totais em suspensão (TSP), compostos orgânicos totais (COT), HCl, HF, SO 2 e NOx; -Parâmetros operacionais de processo (temperatura e volume de gases, velocidade dos fornos etc...). 2. Devem ser efectuadas durante o período de vigência da licença, medições pontuais dos:. Metais pesados e dioxinas e furanos, devendo ser efectuada, no mínimo, duas medições por ano para cada tipo de entrada de resíduos nos fornos/torre de ciclones.

17 Metodologia de Tratamento de Resíduos Caracterização Elementar Caracterização Elementar dos resíduos relativa aos seguintes elementos; Por operacionalidade do processo; cloro, enxofre, fósforo, potássio, sódio, água e poder calorífico 17

18 Metodologia de Tratamento de Resíduos Caracterização Elementar Por qualidade do produto; Cálcio, Sílica, Alumínio, Ferro, Cinzas, Fósforo, Cloro, Enxofre, Potássio, Sódio e Crómio Por segurança da saúde pública e ambiente; metais pesados (Hg, Cd + Tl, Sb + As + Pb + Cr + Co + Cu +Mn + Ni + Sn + V) e compostos orgânicos totais 18

19 Metodologia de Tratamento de Resíduos Taxa Destruição e Incorporação Taxa de Incorporação no clinquer; Sb a V 99,99 % S 98 % Hg 70 % Cd + Tl 75 % Taxa de Destruição; Dioxinas e Furanos 99,99 % COT 90 % 19 Os metais pesados Sb, As, Pb, Cr, Co, Cu, Mn, Ni, Sn e V são incorporados quase na totalidade na malha cristalina do clinquer. Testes de lixiviação com betão resultante de cimento produzido em regime de co-incineração revelaram não haver qualquer problema. As emissões atmosféricas de metais pesados são bem inferiores aos limites legais. O mercúrio, o Cádmio e o Tálio são metais pesados que têm que ser evitados pois a capacidade de incorporação no produto clinquer é baixo. Estes metais pesados acabam por ficar retidos 99 % dentro do processo de produção de clinquer, em circuitos internos de volatilização e condensação, não dando garantias de emissões atmosféricas abaixo dos limites legais. Devido à metodologia utilizada as emissões são bem inferiores aos limites legais. Para o SO 2 as emissões, considerando um factor teórico de incorporação zero, variariam entre zero e 6000 mg/nm 3. Devido a taxa de incorporação 98 % variam entre zero e 100 mg/nm 3. O limite legal é de 400 mg/nm 3 ao qual é aplicado a regra da mistura resultando limites superiores a 250. A taxa de destruição das dioxinas é muito elevada devido a duas características do processo; tempo de residência dos gases superior a 8 segundos em ambientes com temperaturas superiores a 900 graus centígrados. As emissões são bem inferiores aos limites legais. Os compostos orgânicos totais normalmente presentes nas matérias primas das pedreiras, caso a taxa de destruição do processo fosse teoricamente zero, variaria entre 0 e 300 mg/nm 3. Devido a taxa de 90 % de destruição as emissões variam entre zero e 34 mg/nm 3. O limite legal é de 200 mg/nm 3 ao qual é aplicado a regra da mistura resultando limites superiores a 100.

20 Metodologia de Tratamento de Resíduos Com base no conhecimento da concentração dos elementos constituintes das matérias primas, dos combustíveis tradicionais, dos resíduos e da taxa de destruição e de incorporação do processo, é possível definir com segurança as quantidades de resíduos a tratar, sem qualquer risco para a saúde pública, o ambiente, a operação da fábrica e a qualidade do produto 20 Podemos com grande certeza prever os poluentes das emissões atmosféricas no que diz respeito ao cumprimento da legislação e da garantia da segurança da saúde pública e do ambiente.

21 Saber como tratar os resíduos no processo de fabrico de clinquer e cimento A Co-incineração é Eficaz e Segura 21 A co-incineração é Eficaz e Segura Explicar como se garante a segurança do ponto de vista da saúde pública e do ambiente.

22 A Co-incineração é Eficaz e Segura Entre 1997 e 2010 já foram realizadas cerca de 280 medições de poluentes atmosféricos na fábrica do Outão, Maceira e Pataias Desde 2003 que estas campanhas são monitorizadas através de uma comissão de acompanhamento constituída por entidades da sociedade civil (Outão) Nos slides seguintes vamos mostrar as emissões atmosféricas da fábrica do Outão e da Maceira em regime Normal e Co-incineração 22 Nos slides seguintes vamos analisar as emissões atmosféricas na fábrica do Outão e da Maceira em regime normal e co-incineração de resíduos industriais de forma a mostrarmos a segurança do sistema. Desde 2003 que estas medições são acompanhadas pela Comissão de Acompanhamento Ambiental da fábrica do Outão (ver informação no site da secil A CAA contrata uma entidade independente para o controlo operacional das medições (tem sido a SGS até à data). A SECIL contrata a ERGO para a medição das emissões atmosféricas; ERGO Forschungsgesellschaft mbh, Board Members: Dr. Michael Ball, Olaf Päpke Geierstr. 1, Hamburg, Phone: 040 / , Fax: - 99, Bankinformation: Commerzbank Hamburg - BLZ Account No , Local court: Hamburg HRB FA Hamburg-Barmbek-Uhlenhorst Tax No Laboratório de ensaios acreditado pelo DACH Instituição de Acreditação Química GmbH, de acordo com a norma EN ISO/IEC A certificação é válida para os procedimentos de ensaio relacionados no anexo do certificado Laboratório autorizado (notificação) pelas autoridades alemãs em relação com a lei para a protecção do ambiente ( 26, 28 BlmSchG) para medições de emissões, qualidade do ar ambiente, odor. Realização das calibrações e dos ensaios de função relativo aos equipamentos automatizado de monitorização. Laboratório para a análise de dioxinas de produtos base de forragem autorizado pela Comissão Europeia (DG VI). O processo utilizado dá a garantia de independência dos resultados das medições efectuadas.

23 A Co-incineração é Eficaz e Segura 0,12 0,10 Emissões de Dioxinas e Furanos Outão Concentração (mg/nm 3 ) 0,08 0,06 0,04 0,02 0, Limite ,12 0,10 Emissões de Dioxinas e Furanos Maceira Concentração (ng/nm 3 ) 0,08 0,06 0,04 0,02 0, Limite As emissões tem um nível bem abaixo do limite legal representado pela linha horizontal vermelha com emissão 0,1 ng/m 3 (nanograma por metro cúbico). No eixo das ordenadas representa-se a concentração da emissão em ng/m 3. No eixo das abcissas o número de medições efectuadas por ordem sequencial.

24 A Co-incineração é Eficaz e Segura 0,06 0,05 Emissões de Mercúrio Outão Concentração(mg/Nm 3 ) 0,04 0,03 0,02 0,01 0, Limite ,06 0,05 Emissões de Mercúrio Maceira Concentração (mg/nm 3 ) 0,04 0,03 0,02 0,01 0, Limite As emissões tem um nível bem abaixo do limite legal representado pela linha horizontal vermelha com emissão 0,1 mg/m 3 (miligrama por metro cúbico). No eixo das ordenadas representa-se a concentração da emissão em mg/m 3. No eixo das abcissas o número de medições efectuadas por ordem sequencial.

25 A Co-incineração é Eficaz e Segura 0,06 0,05 Emissões de Cádmio e Tálio Outão Concentração (mg/nm 3 ) 0,04 0,03 0,02 0,01 0, Limite ,06 0,05 Emissões de Cádmio e Tálio Maceira Concentração (mg/nm 3 ) 0,04 0,03 0,02 0,01 0, Limite As emissões tem um nível bem abaixo do limite legal representado pela linha horizontal vermelha com emissão 0,1 mg/m 3 (miligrama por metro cúbico). No eixo das ordenadas representa-se a concentração da emissão em mg/m 3. No eixo das abcissas o número de medições efectuadas por ordem sequencial.

26 A Co-incineração é Eficaz e Segura 0,60 0,50 Emissões de Sb, As, Pb, Cr, Co, Cu, Mn, Ni e V Outão Concentração (mg/nm 3 ) 0,40 0,30 0,20 0,10 0, Limite ,60 0,50 Emissões de Sb, As, Pb, Cr, Co, Cu, Mn, Ni e V Maceira Concentração (mg/nm 3 ) 0,40 0,30 0,20 0,10 0, Limite As emissões tem um nível bem abaixo do limite legal representado pela linha horizontal vermelha com emissão 0,1 mg/m 3 (miligrama por metro cúbico). No eixo das ordenadas representa-se a concentração da emissão em mg/m 3. No eixo das abcissas o número de medições efectuadas por ordem sequencial.

27 A Co-incineração é Eficaz e Segura O cumprimento da legislação das emissões atmosféricas não é suficiente para garantir a segurança do processo É necessário saber de que forma essas emissões se dispersam na atmosfera e se depositam no solo e de que forma afectam os seres vivos e o ambiente em geral 27

28 A Co-incineração é Eficaz e Segura - ANÁLISE DE RISCO MULTI- EXPOSICIONAL Riscos para a Saúde e ecologia Visão geral das vias multi-exposicionais consideradas numa análise de risco para a saúde pública (EPA, 2004) 28 No esquema mostram-se as vias como as emissões atmosféricas afectam o ambiente e os seres vivos. Foi feito um estudo de dispersão com os seguintes dados; - Condições atmosféricas de um ano de operação da fábrica obtidos pela estação meteorológica existente na fábrica (ver localização da estação em slide desta apresentação). -Dados anuais de emissões de poluentes e parâmetros operacionais medidos continuamente na fábrica e médias de todas as medições de poluentes por campanha. - Corridos dois cenários, um com as emissões reais e um com as emissões máximas permitidas pela legislação. Neste slide e no seguinte mostram-se os resultados para as dioxinas e mercúrio. O resumo do estudo pode ser consultado no site ou solicitado o estudo completo ao gabinete de comunicação da SECIL. 28

29 A Co-incineração é Eficaz e Segura - DISPERSÃO DE POLUENTES - Outão Dioxinas e Furanos Concentração média anual PCDD/ PCDF Área (km 2 ) Valor Típico Zonas Urbanas: 0.1 pg.m -3 Zonas Afectadas por Fontes Emissoras Locais: >0.3 pg.m < >0.3 Gamas de Concentração (pg.m -3 ) Campo estimado das concentrações médias anuais de dioxinas e furanos (pg.m -3 ) 29 Explicação do slide acima, - O mapa mostra as manchas de deposição do poluente no solo calculadas pelo estudo de dispersão. - O gráfico mostra a concentração média anual das dioxinas e furanos e tem como eixo das abcissas a concentração do poluente na emissão e como eixo das ordenadas a área da deposição do poluente. - As linhas verticais a vermelho indicam; a da esquerda valores típicos de zonas urbanas e a da direita valores típicos de zonas afectadas por emissores locais. 29

30 A Co-incineração é Eficaz e Segura - DISPERSÃO DE POLUENTES - Outão Mercúrio Concentração média anual Hg Área (km 2 ) Nivel de Concentração Anual Sem Efeitos Adversos ng.m >1000 Gamas de Concentração (ng.m -3 ) Campo estimado das concentrações médias anuais de mercúrio (ng.m -3 ) 30 Explicação do slide acima, - O mapa mostra as manchas de deposição do poluente no solo calculadas pelo estudo de dispersão. - O gráfico mostra a concentração média anual de mercúrio e tem como eixo das abcissas a concentração do poluente na emissão e como eixo das ordenadas a área da deposição do poluente. - A linha vertical a vermelho indica o nível de concentração anual sem efeitos adversos. 30

31 A Co-incineração é Eficaz e Segura Rede da Qualidade do Ar - Outão S. FILIPE Estação Meteorológica SECIL-OUTÃO 10M N NW NE QUINTA DA MURTEIRA Estação Meteorológica W 0 E HOSP. OUTÃO SW SE Ventos Calmos:8,5% Fonte: SECIL-OUTÃO 10M (1 de Maio 2006 a 30 de Abril 200 S TROIA 31 Existe uma rede de monitorização que recolhe e mede os poluentes depositados pelas emissões atmosféricas da fábrica. A localização das estações de medida mostradas no esquema deste slide foram determinadas com base nas condições atmosféricas locais e nas características físicas dos poluentes. Isto é, estão localizadas onde se depositam a maior parte dos poluentes das emissões atmosféricas. 31

32 A Co-incineração é Eficaz e Segura - Monitorização através dos Líquenes 32 Os dois mapas acima descritos demonstram que a zona onde está localizada a fábrica da SECIL tem uma boa qualidade de ar, comparável às melhores zonas do distrito de Setúbal. As cruzes nos mapas mostram a localização dos líquenes recolhidos durante um projecto abaixo descrito. Os líquenes, com vida superior a 20 anos, são excelentes acumuladores da poluição atmosférica. Estes quadros fazem parte da apresentação Resultados dos modelos geoestatísticos da dispersão de Contaminantes: SO2, Nox, Partículas, Metais Pesados, Dioxinas e Furanos feita em 2002, pelo professor Amílcar Soares, do Instituto Superior Técnico, no seminário de resultados finais do projecto Life Ambiente P/99/556, gerido pela AFLOPS. A empresa tem um programa de realização da monitorização da localização dos poluentes através da recolha dos líquenes numa malha em redor das fábricas. Os poluentes acumulados no corpo dos líquenes são analisados em laboratório e dão-nos uma caracterização da performance das fábricas e da adequação dos limites das emissões atmosféricas das chaminés. Este estudo está a ser repetido na fábrica do Outão e vai ser feito nas fábricas da Maceira e Pataias.

33 Pilares da Estratégia de Gestão de Resíduos do Grupo SECIL Conhecer o mercado de resíduos e saber como produzir combustíveis derivados de resíduos Ter uma capacidade de tratamento acima das necessidades do mercado Promover produtores de combustíveis derivados de resíduos e fluxos sustentáveis de resíduos endógenos 33 Conhecer o mercado de resíduos e conhecer as tecnologias de produção de combustíveis derivados de resíduos permite ter um conhecimento das cadeias de valor envolvidas e assim poder estabelecer contractos duradouros que satisfaçam os diferentes actores deste mercado. Um dos aspectos mais valorizados pelos detentores ou operadores dos resíduos e a disponibilidade que o tratador ou receptor final tem para recebê-los de forma contínua e sem interrupções e dar-lhes o destino contratado. Ter uma capacidade superior ao mercado facilita muito a satisfação deste aspecto. Promover produtores de combustíveis derivados de resíduos é um aspecto fundamental para criar a valorização dos resíduos e promover a sua ascensão a sub produtos. Todos os países têm dois fluxos sustentáveis e endógenos de resíduos muito importantes e que a SECIL está a promover em todos aqueles onde opera. São os combustíveis derivados de resíduos de origem industrial e municipal e as lamas de ETAR humanas e animais (sewage sludge).

34 Fluxos Sustentáveis Endógenos de Resíduos 34 Fluxos Sustentáveis Endógenos de Resíduos Combustíveis derivados de resíduos provenientes da indústria e dos municípios e lamas de ETAR domésticas e de animais.

35 Fluxos Sustentáveis de Resíduos year 2008 region EU 27 Total Waste oil (%) 5,9% Tyres (%) 21,5% Plastics (%) 23,2% Solvents (%) 10,0% Impregnated saw dust (%) 5,6% Mixed industrial waste (%) 20,6% Other fossil based wastes (%) 13,1% year 2008 region EU 27 Total Dried sewage sludge (%) 12,1% wood, non impregnated saw dust (%) 3,5% Paper, carton (%) 4,1% Animal meal (%) 57,5% Animal bone meal (%) 4,8% Animal fat (%) 1,5% Agricultural, organic, diaper waste, charcoal (%) 1,3% Other biomass (%) 15,1% CDR Lamas de ETAR 35 Os CDR (combustíveis derivados de resíduos) de origem industrial resultantes dos processos industriais e dos veículos em fim de vida. são Os CDR de origem RSU (resíduos sólidos urbanos) têm origem nas estações de tratamento municipais de resíduos sólidos urbanos. As lamas de ETAR (estação de tratamento de águas residuais) têm origem urbana ou de industrias de criação de animais.

36 Fluxos Sustentáveis CDR (combustível derivado de resíduo) Produção e valorização de CDR provenientes de RSU RSU TMB Rejeitados (de 40 a 60%) CDR Rejeitados (~50%) Incineração (1.035 ktons *) (500 ktons) M. Org. Inertes Inertes CDR ~50% (~500 ktons)** Recicláveis Indústrias de grande intensidade energética Cimentos, cerâmica, pasta e papel, energia Estimativa de redução Combustíveis Fósseis *** 191 ktons Emissão de CO2 297 ktons Notas * Fonte: Estratégia para os CDR, , P95, Cenário B ** Estimativa Secil, de acordo com a qualidade pretendida para o produto *** Coque de petróleo 36 O CDR de origem industrial já produzido em Portugal tem ainda um grande potencial de crescimento. O CDR de origem RSU (resíduo sólido urbano) tem igualmente um grande potencial. A sua total capacidade é estimada entre a de toneladas. Uma instalação de produção de CDR com uma capacidade de toneladas anuais tem um investimento que varia entre 1,5 e 2 M. As estimativas de redução de petcoque e de CO 2 são calculadas para um poder calorífico do petcoque de 32,9 GJ/t e PC do CDR de 12,56 GJ/t e toneladas de CDR. Em Portugal existem 41 aterros de RSU (13 na região Norte, 9 na região Centro, 10 em e Vale do Tejo, 5 no Alentejo e 4 na região Sul) e 8 aterros de RInP (resíduos industriais não perigosos)

37 Fluxos Sustentáveis Lamas de ETAR (estação de tratamento de águas residuais) Tratamento de Lamas de ETAR Soluções existentes para valorização material e energética * Investimento Custos Operacionais Questões ambientais Flexibilidade 1 Sec Térmica gás natural (Holanda) entre 10 a 14 M superior a 70 /ton 2 Sec Térm Comb Fóssil Sólido (a) - (Coque de petóleo) entre 3 a 6 M entre 30 e 35 /ton 3 Sec Térm com biomassa (b) - (lamas secas e estilha vegetal) entre 3 a 6 M entre 25 e 30 /ton 4 Secagem por pulverização (em desenvolvimento) entre 2 e 4 M entre 18 e 20 /ton 5 Digestão Aeróbia (c) entre 6 a 9 M entre 19 e 22 /ton Notas (a) Necessita dum EIA para avaliação (b) Utiliza lamas secas previamente para gerar o calor de secagem. Necessita estilha vegetal para o arranque (c) inclui valorização material e/ou energética do produto obtido, dependendo do mercado * Este estudo foi feito para o tratamento anual de tons com 70% de humidade 37 Neste slide mostram-se e comparam-se algumas soluções para tratamento de lamas de ETAR. Ver documento Valorização energética de lamas de ETAR nos fornos de cimento em

38 Fluxos Sustentáveis Lamas de ETAR Secagem de Lamas de ETAR por Digestão Aeróbia Lamas húmidas tons Biomassa (estilha de madeira) tons 35% humidade 70% humidade Digestão Aeróbia (Compostagem) Lamas secas (Composto) tons 35% humidade Lamas húmidas Primárias Secundárias Biodigeridas Lamas secas Valorização material (composto) Valorização energética Estimativa de produção de lamas * ktons Lamas húmidas Digestão Aeróbia Estimativa de redução Combustíveis Fósseis ** Emissão de CO2 385 ktons Lamas secas 115 ktons Valorização material (composto) 270 ktons Valorização energética (esta divisão depende do mercado e é sazonal) 86 ktons 263 ktons Notas * Estimativa Secil ** Coque de petróleo 38 As estimativas de redução de petcoque e de CO 2 são calculadas para um poder calorífico do petcoque de 32,9 GJ/t e PC das lamas de 10,47 GJ/t. A SECIL estima que hajam em Portugal toneladas de lamas de origem humana (80 % humidade) e toneladas de origem suína (80 % humidade). Neste processo de tratamento é adicionada biomassa vegetal como matéria estruturante para a digestão.

39 Resultados 39 Ver documento Estratégia do grupo SECIL no Combate às Alterações Climáticas em

40 Resultados Valorização entre 1990 e 2010 Valorização de Resíduos no Grupo SECIL até 2010 toneladas Matérias Primas Secundárias Combustíveis Alternativos Cinzas de Carvão Centrais Térmicas Escórias de Siderurgia Total Combustíveis Derivados de Resíduos O CDR tem origem industrial e municipal (importado da Irlanda. Em 2011 terá origem em Portugal). As MPS (matérias primas secundárias) e os CA (combustíveis alternativos) são incorporados no fabrico do clinquer. As cinzas volantes e de fundo de carvão e as escórias de siderurgia são incorporadas no fabrico do cimento e do betão. As cinzas volantes de carvão começaram a ser utilizadas a partir de 1990.

41 Resultados - QUE COMBUSTÍVEIS ALTERNATIVOS Chips de pneu Fluff (têxteis de pneus) Farinhas animais Estilha de madeira 41 CDR (Plásticos+Têxteis+Papel+VFV) Lamas oleosas Biomassa vegetal madeira e estilha de madeira (proveniente da limpeza das florestas). Chip s de pneu pneus cortados aos bocados (aqueles que já não podem ser reciclados). A fábrica da Maceira pode tratar pneus inteiros. CDRs material que não pode ser reciclado (pedaços de tecido, papel, plástico e madeira). Biomassa animal - Farinhas animais. Fluff parte têxtil do pneu. Lamas oleosas Resíduos derivados do petróleo que por possuírem impurezas (como areia por exemplo) não podem ser utilizados. 41

42 Resultados - COMBUSTÍVEIS ALTERNATIVOS Combustíveis Alternativos t % Distribuição Pneus ,12 28,82 CDR ,88 43,30 RIP ,78 3,48 Biomassa Animal ,73 6,88 Biomassa Vegetal ,49 17,52 Total Combustíveis Alternativos ,00 100,00 Combustível Fóssil Substituído % Constituinte Biogénico em Calor 2,59 6,75 9,15 % Combustível Fóssil Substituído Calor 17,30 22,84 32,20 % Substituição Média 2008 EU 27 22,23 % dos quais 4,43 % são biogénicos 42 O fluxo CDR é o que tem maior potencial.

43 Resultados Utilização Combustíveis Alternativos WBCSD Road Map Targets SECIL Portugal 32,2 % SECIL grupo 18,5 % A SECIL tem em marcha na Tunísia e no Líbano projectos para utilização de combustíveis semelhante ao desenvolvido em Portugal. O objectivo é a meta de 20 % no prazo de três anos nestes dois Países. Em Portugal a meta é de 70 % no prazo de três anos

44 Resultados - REDUÇÃO DAS EMISSÕES DE CO 2 Emissões de CO 2 kgco2/ t clínquer Outão Maceira Pataias CZ Global CZ média EU Na tabela seguinte pode ver-se a evolução das emissões de CO 2 entre 1990 e 2010 (por tonelada de clínquer produzido) > 2010 Redução SECIL-Outão 8,20% Maceira-Liz 5,68% Cibra-Pataias Cz 16,88% Cibra-Pataias Br -2,85% Global Cz 8,57% Global 7,72%

45 Resultados - REDUÇÃO DAS EMISSÕES DE CO 2 Emissões de CO 2 kgco2/ t prod cimentício Outão Maceira Pataias CZ Global CZ média EU Na tabela seguinte pode ver-se a evolução das emissões de CO 2 entre 1990 e 2010 (por tonelada de cimento produzido). O Objectivo do grupo SECIL era 10 % > 2010 Redução SECIL-Outão 10,27% Maceira-Liz 15,52% Cibra-Pataias Cz 17,18% Cibra-Pataias Br 8,10% Global Cz 12,68% Global 11,96%

46 Resultados - REDUÇÃO DAS EMISSÕES DE CO 2 Influência do consumo de Combustíveis Alternativos, em detrimento do Coque de Petróleo kgco2/ t clínquer kgco 2 /t clk 41 kgco 2 /t clk 20 kgco 2 /t clk 27 kgco 2 /t clk 5 kgco 2 /t clk 35 kgco 2 /t clk 54 kgco 2 /t clk CO2 real CO2 coque vs combustíveis alternativos 46 Este gráfico mostra a poupança de CO2 resultante da utilização dos combustíveis alternativos. A linha de baixo demonstra as nossas emissões actuais e a linha superior representa as nossas emissões se utilizássemos só os combustíveis tradicionais. Através deste processo já evitámos a emissão de cerca de toneladas de CO2. 46

47 Apresentação disponível em 47

Conselho da Cidade de Coimbra Organização Cívica de Cidadãos. Colóquio

Conselho da Cidade de Coimbra Organização Cívica de Cidadãos. Colóquio Conselho da Cidade de Coimbra Organização Cívica de Cidadãos Colóquio Saúde e Gestão Resíduos 30 de Março de 2006, Faculdade de Economia da UC, Coimbra 1 1 Índice Estratégia da SECIL Processo Fabrico de

Leia mais

Relatório. Caracterização das Emissões Gasosas dos Fornos 8 e 9. SECIL, Companhia de Cal e Cimento, S.A. Fábrica SECIL Outão, Portugal

Relatório. Caracterização das Emissões Gasosas dos Fornos 8 e 9. SECIL, Companhia de Cal e Cimento, S.A. Fábrica SECIL Outão, Portugal Relatório Caracterização das Emissões Gasosas dos Fornos 8 e 9 SECIL, Companhia de Cal e Cimento, S.A. Fábrica SECIL Outão, Portugal Testes de Coincineração com diferentes combustíveis alternativos Sumário

Leia mais

APEMETA Seminário Gestão Resíduos Industriais 18 de Maio de 2006, Feira Portugal Ambiente, Porto

APEMETA Seminário Gestão Resíduos Industriais 18 de Maio de 2006, Feira Portugal Ambiente, Porto Co-incineração dos Resíduos em Articulação com os CIRVER APEMETA Seminário Gestão Resíduos Industriais 18 de Maio de 2006, Feira Portugal Ambiente, Porto 1 GESTÃO DE RESÍDUOS INDUSTRIAIS 18 de Maio de

Leia mais

Abril de 2008. Daniela Alexandra Diogo

Abril de 2008. Daniela Alexandra Diogo O Abril de 2008 Daniela Alexandra Diogo 16 1 Ambos os métodos podem criar severos danos ambientais, portanto, devem ser muito bem controlados. Conclusão Com este trabalho aprendemos que a água é muito

Leia mais

4. ASPECTOS OPERACIONAIS ASSOCIADOS À FÁBRICA DA SECIL- OUTÃO

4. ASPECTOS OPERACIONAIS ASSOCIADOS À FÁBRICA DA SECIL- OUTÃO 4. ASPECTOS OPERACIONAIS ASSOCIADOS À FÁBRICA DA SECIL- OUTÃO 4.1. MATERIAIS UTILIZADOS E PRODUZIDOS Nos quadros seguintes apresenta-se as quantidades das principais entradas (matérias primas primárias

Leia mais

Contributos da Gestão de Resíduos Urbanos para o Desenvolvimento Socioeconómico e Ambiental de Portugal

Contributos da Gestão de Resíduos Urbanos para o Desenvolvimento Socioeconómico e Ambiental de Portugal Contributos da Gestão de Resíduos Urbanos para o Desenvolvimento Socioeconómico e Ambiental de Portugal Apresentação Pública 28 de maio de 2014 PARCEIROS: ESTUDO PROMOVIDO POR: 1. INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO

Leia mais

COPROCESSAMENTO SOLUÇÃO SEGURA E DEFINITIVA PARA A DESTINAÇÃO FINAL AMBIENTALMENTE ADEQUADA DE RESÍDUOS

COPROCESSAMENTO SOLUÇÃO SEGURA E DEFINITIVA PARA A DESTINAÇÃO FINAL AMBIENTALMENTE ADEQUADA DE RESÍDUOS COPROCESSAMENTO SOLUÇÃO SEGURA E DEFINITIVA PARA A DESTINAÇÃO FINAL AMBIENTALMENTE ADEQUADA DE RESÍDUOS COPROCESSAMENTO: PROCESSO DE RECICLAGEM Processo de valorização de resíduos, que consiste no reaproveitamento/reciclagem

Leia mais

Tratamento de efluentes

Tratamento de efluentes Tratamento de efluentes Aguas residuais não devem ser rejeitadas antes de tratamento adequado industriais / urbanas / agrícolas ETAR - estação de tratamento de águas residuais Objectivo: eliminação de

Leia mais

CERTIFICAÇÃO. Sistema de Gestão

CERTIFICAÇÃO. Sistema de Gestão CERTIFICAÇÃO Sistema de Gestão A Sociedade Central de Cervejas e Bebidas (SCC) tem implementados e certificados os Sistemas de Gestão da Qualidade, Segurança Alimentar e Ambiente, em alinhamento com as

Leia mais

Biogás. Página 1 de 5

Biogás. Página 1 de 5 Biogás O atual sistema económico conduz à produção de grandes quantidades de resíduos agrícolas, industriais e domésticos, os quais, podem conter componentes importantes e valiosos, revelando-se ainda

Leia mais

Avaliação Ambiental Estratégica o que investigam as nossas Universidades? André Mascarenhas

Avaliação Ambiental Estratégica o que investigam as nossas Universidades? André Mascarenhas o que investigam as nossas Universidades? André Mascarenhas MSc Engenharia do Ambiente Área de especialização Avaliação e Gestão Ambiental Faculdade de Ciências e Tecnologia - Universidade do Algarve 1

Leia mais

Linha de Crédito PME CRESCIMENTO 2014 (Condições da Linha)

Linha de Crédito PME CRESCIMENTO 2014 (Condições da Linha) Linha de Crédito PME CRESCIMENTO 2014 (Condições da Linha) Linha de Crédito Bonificada com Garantia Mútua (atualizado a 30 de abril de 2014) UNIÃO EUROPEIA Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional Enquadramento

Leia mais

Plano Concelhio Para a Integração de Pessoas Sem Abrigo (Plano)

Plano Concelhio Para a Integração de Pessoas Sem Abrigo (Plano) Plano Concelhio Para a Integração de Pessoas Sem Abrigo (Plano) 2010-2013 RELATÓRIO DE EXECUÇÃO E AVALIAÇÃO - 2012 CMC/DIPS Ricardo Caldeira - Coordenador do Grupo de Planeamento da Intervenção com os

Leia mais

Curso de Engenharia de Produção. Organização do Trabalho na Produção

Curso de Engenharia de Produção. Organização do Trabalho na Produção Curso de Engenharia de Produção Organização do Trabalho na Produção Estrutura Organizacional Organização da Empresa: É a ordenação e agrupamento de atividades e recursos, visando ao alcance dos objetivos

Leia mais

CONTRIBUTO E PROPOSTAS DE ALTERAÇÃO À LEI DO CINEMA PELA ASSOCIAÇÃO DE PRODUTORES DE CINEMA

CONTRIBUTO E PROPOSTAS DE ALTERAÇÃO À LEI DO CINEMA PELA ASSOCIAÇÃO DE PRODUTORES DE CINEMA NOTA PRÉVIA ESTE CONTRIBUTO DA APC É COMPLEMENTAR DO QUE ESTA ASSOCIAÇÃO SUBSCREVEU EM CONJUNTO COM OUTRAS ASSOCIAÇÕES E NÃO SE TRATA DE UMA PROPOSTA DE LEI NOVA MAS SIM UMA ANÁLISE À PROPOSTA DE LEI DA

Leia mais

Processo de Gerenciamento do Catálogo de Serviços de TIC

Processo de Gerenciamento do Catálogo de Serviços de TIC de TIC Escritório de Gerenciamento de Processos de Tecnologia da Informação e Comunicação EGPr-TIC João Pessoa 2016 Versão 1.0 Tribunal Regional do Trabalho da 13ª Região Desembargador Presidente Ubiratan

Leia mais

Métricas de Software Importância e Aplicação

Métricas de Software Importância e Aplicação Métricas de Software Importância e Aplicação Mauricio Aguiar PSM Qualified Instructor Presidente da ti MÉTRICAS IFPUG Past President USC Visiting Associate www.metricas.com.br 1 Agenda Definindo e Alcançando

Leia mais

Indicadores Ambientais

Indicadores Ambientais Indicadores Ambientais / Desempenho Em, publicámos o nosso primeiro Relatório Ambiental, como forma de divulgar os nossos esforços e resultados na área da protecção ambiental. A presente publicação deve

Leia mais

ARGANIL INVESTE MAIS REGULAMENTO DE APOIO A INICIATIVAS ECONÓMICAS DE INTERESSE MUNICIPAL. Nota Justificativa

ARGANIL INVESTE MAIS REGULAMENTO DE APOIO A INICIATIVAS ECONÓMICAS DE INTERESSE MUNICIPAL. Nota Justificativa ARGANIL INVESTE MAIS REGULAMENTO DE APOIO A INICIATIVAS ECONÓMICAS DE INTERESSE MUNICIPAL Nota Justificativa Considerando que a competitividade da economia concelhia está na primeira linha das preocupações

Leia mais

BIOCOMBUSTÍVEIS. Incorporação de Biocombustíveis no Mercado Português para o Cumprimento da Metas da RED para 2020

BIOCOMBUSTÍVEIS. Incorporação de Biocombustíveis no Mercado Português para o Cumprimento da Metas da RED para 2020 BIOCOMBUSTÍVEIS Incorporação de Biocombustíveis no Mercado Português para o Cumprimento da Metas da RED para 2020 Março 2010 1 OBJECTIVOS Propor: Possível cenário para o cumprimento das metas da UE até

Leia mais

Apoio à Economia Circular no Portugal 2020. O caso do PO SEUR. Helena Pinheiro de Azevedo

Apoio à Economia Circular no Portugal 2020. O caso do PO SEUR. Helena Pinheiro de Azevedo Apoio à Economia Circular no Portugal 2020 O caso do PO SEUR Helena Pinheiro de Azevedo ECONOMIA CIRCULAR o que é É uma sociedade que privilegia a Eficiência no Uso de Recursos Naturais Evita o uso e desperdício

Leia mais

GRUPO 4 MOBILIDADE E TRANSPORTES

GRUPO 4 MOBILIDADE E TRANSPORTES GRUPO 4 MOBILIDADE E TRANSPORTES Medidas Propostas Impacto no Município Plano de mobilidade sustentável para os funcionários da autarquia Formação em eco-condução para os gestores de frotas, motoristas

Leia mais

FONTES E FORMAS DE ENERGIA

FONTES E FORMAS DE ENERGIA FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS FUNDAÇÃO CECIERJ / CONSÓRCIO CEDERJ PROFESSOR/CURSISTA: Armanda Teixeira Ferreira Gonçalves COLÉGIO: Estadual Bairro Senhor Do Bonfim Turma:

Leia mais

Certificação do Controlo da Produção

Certificação do Controlo da Produção Certificação do Controlo da Produção 1. Sistema de controlo da produção Eng.º João Carlos Duarte Chefe de Serviços de Normalização APEB O Decreto-Lei n.º 301/2007, de 23 de Agosto, estabelece no seu Artigo

Leia mais

Rota de Aprendizagem 2015/16 8.º Ano

Rota de Aprendizagem 2015/16 8.º Ano Projeto 1 Condições que permitem a vida na Terra Ciências Naturais Compreender o ambiente! Tempo Previsto: 1 quinzena 1.ª Fase: Posição da Terra no Sistema Solar 2.ª Fase: Condições da Terra que permitem

Leia mais

PESQUISA OPERACIONAL -PROGRAMAÇÃO LINEAR. Prof. Angelo Augusto Frozza, M.Sc.

PESQUISA OPERACIONAL -PROGRAMAÇÃO LINEAR. Prof. Angelo Augusto Frozza, M.Sc. PESQUISA OPERACIONAL -PROGRAMAÇÃO LINEAR Prof. Angelo Augusto Frozza, M.Sc. ROTEIRO Esta aula tem por base o Capítulo 2 do livro de Taha (2008): Introdução O modelo de PL de duas variáveis Propriedades

Leia mais

Software PHC com MapPoint 2007

Software PHC com MapPoint 2007 Software PHC com MapPoint 2007 Descritivo completo A integração entre o Software PHC e o Microsoft MapPoint permite a análise de informação geográfica (mapas, rotas e análise de dispersão), baseada em

Leia mais

ANEXO E: Análise de Risco e Providências Pertinentes - Conferência inicial

ANEXO E: Análise de Risco e Providências Pertinentes - Conferência inicial ANEXO E: Análise de Risco e Providências Pertinentes - Conferência inicial Credenciais dos patrocinadores Análise de risco do país Credibilidade do estudo de viabilidade e plano de negócios (incluindo

Leia mais

2 03/11 Relatório Final R.A. O.S. O.A. PU. 1 30/09 Alterado Endereço do Terreno R.A. O.S. O.A. PU

2 03/11 Relatório Final R.A. O.S. O.A. PU. 1 30/09 Alterado Endereço do Terreno R.A. O.S. O.A. PU Código Rev. Folha SD.KLA.PA.RE.001 2 1/ Código do cliente Rev. 0 KLABIN S. A. PARANAGUA PR TERRENO ROCHA RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO GEOTÉCNICA FUROS DE SONDAGENS Cliente : KLABIN S. A. Obra : LEVANTAMENTO

Leia mais

POLÍTICA ENGAJAMENTO DE STAKEHOLDERS ÍNDICE. 1. Objetivo...2. 2. Abrangência...2. 3. Definições...2. 4. Diretrizes...3. 5. Materialidade...

POLÍTICA ENGAJAMENTO DE STAKEHOLDERS ÍNDICE. 1. Objetivo...2. 2. Abrangência...2. 3. Definições...2. 4. Diretrizes...3. 5. Materialidade... ENGAJAMENTO DE STAKEHOLDERS Folha 1/8 ÍNDICE 1. Objetivo...2 2. Abrangência...2 3. Definições...2 4. Diretrizes...3 5. Materialidade...7 Folha 2/8 1. Objetivos 1. Estabelecer as diretrizes que devem orientar

Leia mais

Carlos Nascimento Lisboa 16 de Fevereiro de 2012

Carlos Nascimento Lisboa 16 de Fevereiro de 2012 Carlos Nascimento Lisboa 16 de Fevereiro de 2012 Situação Energética nacional Entre 1990 e 2005, o Consumo Energia Primária aumentou 54%, situando-se hoje nos 30% face a 1990 (igual a 1998). Em 2010 o

Leia mais

Rastreabilidade e Certificação de produtos Agro-industriais

Rastreabilidade e Certificação de produtos Agro-industriais Rastreabilidade e Certificação de produtos Agro-industriais Rodrigo R. Latado Certificação de Soja não-ogm NEGÓCIO Pesquisa, Desenvolvimento e Difusão da Avaliação da Conformidade ALCA Grupo de Negociação

Leia mais

Betão de baixo carbono

Betão de baixo carbono Betão de baixo carbono 1990 1991 1992 1993 1994 1995 1996 1997 1998 1999 2000 2001 2002 2003 2004 2005 2006 2007 2008 2009 2010 2011 2012 2013 2014 Betão de baixo carbono O betão é o material de construção

Leia mais

VALORIZAR. Co-incineracão ç com segurança. Mal-me-quer, bem-me-quer. As opções não devem ser tomadas ao acaso.

VALORIZAR. Co-incineracão ç com segurança. Mal-me-quer, bem-me-quer. As opções não devem ser tomadas ao acaso. Novembro 2006 Mal-me-quer, bem-me-quer. As opções não devem ser tomadas ao acaso. VALORIZAR Muitas vezes, o que mais prejudica o meio ambiente é a falta de informação. Co-incineracão ç com segurança RIP:

Leia mais

ANIMAIS zoonoses (tuberculose; salmonelose; listeriose; brucelose; hidatidose BSE e outras ETT Resíduos de pesticidas e medicamentos veterinários Dioxinas Contaminação radioactiva PEIXE Metais pesados

Leia mais

Critério de Desenvolvimento da Embalagem de Transporte. Magda Cercan Junho/2013 São Paulo

Critério de Desenvolvimento da Embalagem de Transporte. Magda Cercan Junho/2013 São Paulo Critério de Desenvolvimento da Embalagem de Transporte Magda Cercan Junho/2013 São Paulo Magda Cercan Garcia Tecnôloga Mecânica em Processos de Produção e Projetos de Máquinas pela Faculdade de Tecnologia

Leia mais

Tratores. Informações gerais sobre tratores. Recomendações. Distância do eixo

Tratores. Informações gerais sobre tratores. Recomendações. Distância do eixo Informações gerais sobre tratores Informações gerais sobre tratores Os tratores foram projetados para puxar semirreboques e são, portanto, equipados com uma quinta roda para possibilitar a fácil troca

Leia mais

ACORDO DE PARCERIA 2014-2020 PORTUGAL 2020

ACORDO DE PARCERIA 2014-2020 PORTUGAL 2020 ACORDO DE PARCERIA 2014-2020 PORTUGAL 2020 1 Portugal 2020, o Acordo de Parceria (AP) que Portugal irá submeter à Comissão Europeia estrutura as intervenções, os investimentos e as prioridades de financiamento

Leia mais

FACULDADE DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA. Redes de Telecomunicações (2006/2007)

FACULDADE DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA. Redes de Telecomunicações (2006/2007) FACULDADE DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA Redes de Telecomunicações (2006/2007) Engª de Sistemas e Informática Trabalho nº4 (1ª aula) Título: Modelação de tráfego utilizando o modelo de Poisson Fundamentos teóricos

Leia mais

QUÍMICA (2ºBimestre 1ºano)

QUÍMICA (2ºBimestre 1ºano) QUÍMICA (2ºBimestre 1ºano) TABELA PERIÓDICA ATUAL Exemplo: Se o K (potássio) encontra-se no 4º período ele possui 4 camadas. Nº atômico = Z 19 K-2; L-8, M-8; N-1 Propriedades gerais dos elementos Metais:

Leia mais

O presente anúncio no sítio web do TED: http://ted.europa.eu/udl?uri=ted:notice:307078-2014:text:pt:html

O presente anúncio no sítio web do TED: http://ted.europa.eu/udl?uri=ted:notice:307078-2014:text:pt:html 1/5 O presente anúncio no sítio web do TED: http://ted.europa.eu/udl?uri=ted:notice:307078-2014:text:pt:html Bélgica-Geel: Fornecimento, instalação e manutenção de um pórtico de deteção de explosivos e

Leia mais

PEQUENAS EMPRESAS E PRÁTICAS SUSTENTÁVEIS TENDÊNCIAS E PRÁTICAS ADOTADAS PELAS EMPRESAS BRASILEIRAS

PEQUENAS EMPRESAS E PRÁTICAS SUSTENTÁVEIS TENDÊNCIAS E PRÁTICAS ADOTADAS PELAS EMPRESAS BRASILEIRAS PEQUENAS EMPRESAS E PRÁTICAS SUSTENTÁVEIS TENDÊNCIAS E PRÁTICAS ADOTADAS PELAS EMPRESAS BRASILEIRAS EMENTA O presente estudo tem por finalidade abordar o comportamento recente das pequenas empresas na

Leia mais

RELATÓRIO SOBRE A GESTÃO DE RISCOS BANCO ABN AMRO S.A. Setembro de 2013

RELATÓRIO SOBRE A GESTÃO DE RISCOS BANCO ABN AMRO S.A. Setembro de 2013 RELATÓRIO SOBRE A GESTÃO DE RISCOS BANCO ABN AMRO S.A. Setembro de 2013 SP Rua Leopoldo Couto de Magalhães Júnior, 700, 4º andar Itaim Bibi São Paulo SP CEP: 04542000 Tel: (11) 30737400 Fax: (11) 30737404

Leia mais

Público Alvo: Critérios de admissão para o curso: Investimento:

Público Alvo: Critérios de admissão para o curso: Investimento: Com carga horária de 420 horas o curso de MBA em Gestão de Projetos é desenvolvido em sistema modular, com 01 encontro por bimestre (total de encontros no curso: 04) para avaliação nos diversos pólos,

Leia mais

SISTEMA DE INCENTIVOS À I&DT

SISTEMA DE INCENTIVOS À I&DT SISTEMA DE INCENTIVOS À I&DT PROJECTOS DE I&DT EMPRESAS INDIVIDUAIS AVISO N.º 15 / SI/ 2009 REFERENCIAL DE ANÁLISE DO MÉRITO DO PROJECTO Regra geral, o indicador MP (Mérito do Projecto) é determinado através

Leia mais

A Governança do Acesso ao Patrimônio Genético e aos Conhecimentos Tradicionais Associados no Cenário Nacional

A Governança do Acesso ao Patrimônio Genético e aos Conhecimentos Tradicionais Associados no Cenário Nacional Secretaria de Biodiversidade e Florestas Departamento do Patrimônio Genético A Governança do Acesso ao Patrimônio Genético e aos Conhecimentos Tradicionais Associados no Cenário Nacional MP 2186-16 de

Leia mais

LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O SANTANDER YIELD VIP REFERENCIADO DI CRÉDITO PRIVADO 01.615.744/0001-83 Informações referentes a Maio de 2016

LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O SANTANDER YIELD VIP REFERENCIADO DI CRÉDITO PRIVADO 01.615.744/0001-83 Informações referentes a Maio de 2016 LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O SANTANDER YIELD VIP REFERENCIADO DI CRÉDITO PRIVADO 01.615.744/0001-83 Informações referentes a Maio de 2016 Esta lâmina contém um resumo das informações essenciais

Leia mais

ENG. ELVIRA LÍDIA STRAUS SETOR DE RESÍDUOS SÓLIDOS INDUSTRIAIS

ENG. ELVIRA LÍDIA STRAUS SETOR DE RESÍDUOS SÓLIDOS INDUSTRIAIS 4a Reunião Ordinária do GT Interinstitucional sobre Uso de Resíduos Industriais Indicados como Matéria-Prima para Fabricação de Produtos Fornecedores de Micronutrientes Utilizados como Insumo Agrícola

Leia mais

SÍNTESE DE ZEÓLITAS DO TIPO 4A A PARTIR DE CINZAS VOLANTES: QUANTIFICAÇÃO DE METAIS TRAÇOS NA MATÉRIA-PRIMA E NO PRODUTO FINAL

SÍNTESE DE ZEÓLITAS DO TIPO 4A A PARTIR DE CINZAS VOLANTES: QUANTIFICAÇÃO DE METAIS TRAÇOS NA MATÉRIA-PRIMA E NO PRODUTO FINAL Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul Faculdade de Química Laboratório de Química Analítica Ambiental LQAmb SÍNTESE DE ZEÓLITAS DO TIPO 4A A PARTIR DE CINZAS VOLANTES: QUANTIFICAÇÃO DE

Leia mais

RELATÓRIO DA VERIFICAÇÃO DO CUMPRIMENTO DO PLANO DE TESTES ACORDADO COM A COMISSÃO DE ACOMPANHAMENTO AMBIENTAL DA SECIL

RELATÓRIO DA VERIFICAÇÃO DO CUMPRIMENTO DO PLANO DE TESTES ACORDADO COM A COMISSÃO DE ACOMPANHAMENTO AMBIENTAL DA SECIL RELATÓRIO DA VERIFICAÇÃO DO CUMPRIMENTO DO PLANO DE TESTES ACORDADO COM A COMISSÃO DE ACOMPANHAMENTO AMBIENTAL DA SECIL Realizado por: Elisabete Martins (SGS Portugal) Dirk Peeters (SGS Bélgica) Setembro

Leia mais

Informação útil sobre Angola

Informação útil sobre Angola adso Comunicação Informação útil sobre Angola Este documento e o seu conteúdo são da responsabilidade do autor. A ADSO disponibiliza-o como suporte de informação às potencialidades do mercado angolano.

Leia mais

CERT Exceptions ED 15 pt. Exceções. Documento Explicativo. Válido a partir de: 02/03/2016 Distribuição: Pública

CERT Exceptions ED 15 pt. Exceções. Documento Explicativo. Válido a partir de: 02/03/2016 Distribuição: Pública CERT Exceptions ED 15 pt Exceções Documento Explicativo Válido a partir de: 02/03/2016 Distribuição: Pública Índice 1 Objetivo... 3 2 Área de Aplicação... 3 3 Definições... 3 4 Processo... 3 5 Tipos de

Leia mais

PROPOSTA DE MECANISMO DE GESTÃO CONJUNTA DA INTERLIGAÇÃO ESPANHA-PORTUGAL

PROPOSTA DE MECANISMO DE GESTÃO CONJUNTA DA INTERLIGAÇÃO ESPANHA-PORTUGAL CMVM PROPOSTA DE MECANISMO DE GESTÃO CONJUNTA DA INTERLIGAÇÃO ESPANHA-PORTUGAL 1...Descrição geral do método e fases da sua implementação... 2 2...Mecanismo de leilões explícitos de capacidade... 2 3...Mecanismo

Leia mais

CIÊNCIAS NATURAIS 8º ANO ANO LETIVO 2015/2016 PLANO DE ESTUDOS. O aluno, no final do 8.º ano, deve atingir os objetivos em seguida apresentados:

CIÊNCIAS NATURAIS 8º ANO ANO LETIVO 2015/2016 PLANO DE ESTUDOS. O aluno, no final do 8.º ano, deve atingir os objetivos em seguida apresentados: PLANO DE ESTUDOS O aluno, no final do 8.º ano, deve atingir os objetivos em seguida apresentados: 1.º PERÍODO DOMÍNIO SUBDOMÍNIO / CONTEÚDOS 1. Compreender as condições próprias da Terra que a tornam o

Leia mais

Mobilidade: implicações económicas. Prof. João Confraria ( UCP )

Mobilidade: implicações económicas. Prof. João Confraria ( UCP ) Mobilidade Uma presença pervasiva no quotidiano das sociedades modernas 21 de Outubro de 2004 Hotel Le Meridien Mobilidade: implicações económicas Prof. João Confraria ( UCP ) Patrocínio Organização Mobilidade:

Leia mais

Manual do Revisor Oficial de Contas. Recomendação Técnica n.º 5

Manual do Revisor Oficial de Contas. Recomendação Técnica n.º 5 Recomendação Técnica n.º 5 Revisão de Demonstrações Financeiras Intercalares Janeiro de 1988 Índice Julho de 1993 (1ª Revisão) Parágrafos Introdução 1-3 Justificação 4-5 Objectivos 6-8 Recomendações 9-17

Leia mais

3 - Bacias Hidrográficas

3 - Bacias Hidrográficas 3 - Bacias Hidrográficas A bacia hidrográfica é uma região definida topograficamente, drenada por um curso d água ou um sistema interconectado por cursos d água tal qual toda vazão efluente seja descarregada

Leia mais

Balança Digital BEL - 00237

Balança Digital BEL - 00237 Balança Digital BEL - 00237 l l! Instrumento não submetido a aprovação de modelo/verifi cação. Não legal para uso no comércio. Não legal para prática médica. Conforme portaria INMETRO 236/94 Plebal Plenna

Leia mais

Módulo prático: QFD Casa da Qualidade. Autores: Rainer Pamminger Wolfgang Wimmer Com contribuições de: Cristina Rocha

Módulo prático: QFD Casa da Qualidade. Autores: Rainer Pamminger Wolfgang Wimmer Com contribuições de: Cristina Rocha Módulo prático: QFD Casa da Qualidade Autores: Rainer Pamminger Wolfgang Wimmer Com contribuições de: Cristina Rocha Introdução a este módulo Objectivos do módulo Identificar os stakeholders relevantes

Leia mais

Administração Pública Central Inquérito à Utilização das Tecnologias da Informação e da Comunicação Resultados 2000

Administração Pública Central Inquérito à Utilização das Tecnologias da Informação e da Comunicação Resultados 2000 Administração Pública Central Inquérito à Utilização das Tecnologias da Informação e da Comunicação Resultados 2000 NOTA TÉCNICA Universo de referência Organismos da Administração Pública Central Realização

Leia mais

Case study. Mais-valias para clientes através de serviços ambientais RECOLHA DE ÓLEOS ALIMENTARES USADOS EMPRESA ENVOLVIMENTO

Case study. Mais-valias para clientes através de serviços ambientais RECOLHA DE ÓLEOS ALIMENTARES USADOS EMPRESA ENVOLVIMENTO Case study 2010 Mais-valias para clientes através de serviços ambientais RECOLHA DE ÓLEOS ALIMENTARES USADOS EMPRESA A actividade de Pingo Doce, empresa do grupo Jerónimo Martins, iniciou-se em 1980, na

Leia mais

Análise Qualitativa no Gerenciamento de Riscos de Projetos

Análise Qualitativa no Gerenciamento de Riscos de Projetos Análise Qualitativa no Gerenciamento de Riscos de Projetos Olá Gerente de Projeto. Nos artigos anteriores descrevemos um breve histórico sobre a história e contextualização dos riscos, tanto na vida real

Leia mais

Objetivo do Portal da Gestão Escolar

Objetivo do Portal da Gestão Escolar Antes de Iniciar Ambiente de Produção: É o sistema que contem os dados reais e atuais, é nele que se trabalha no dia a dia. Neste ambiente deve-se evitar fazer testes e alterações de dados sem a certeza

Leia mais

Certificado Energético Edifício de Habitação IDENTIFICAÇÃO POSTAL. Morada AVENIDA RIO DE JANEIRO, 38, 3º ESQ. Localidade LISBOA. Freguesia ALVALADE

Certificado Energético Edifício de Habitação IDENTIFICAÇÃO POSTAL. Morada AVENIDA RIO DE JANEIRO, 38, 3º ESQ. Localidade LISBOA. Freguesia ALVALADE Válido até 15/10/2024 IDENTIFICAÇÃO POSTAL Morada AVENIDA RIO DE JANEIRO, 38, 3º ESQ. Localidade LISBOA Freguesia ALVALADE Concelho LISBOA GPS 38.754048, -9.138450 IDENTIFICAÇÃO PREDIAL/FISCAL Conservatória

Leia mais

Apresentação dos Requisitos Do Edital Inmetro nº 01/2011

Apresentação dos Requisitos Do Edital Inmetro nº 01/2011 Apresentação dos Requisitos Do Edital Inmetro nº 01/2011 Anexo B Especificações do simulador Eduardo Lopes Pesquisador-Tecnologista em Metrologia e Qualidade Objetivos Apresentar o simulador de pista com

Leia mais

tecfix ONE quartzolit

tecfix ONE quartzolit Pág. 1 de 8 Adesivo para ancoragem à base de resina epóxi-acrilato 1. Descrição: Produto bicomponente disposto numa bisnaga com câmaras independentes, projetada para realizar a mistura adequada dos constituintes

Leia mais

A Pegada de Carbono do Vinho Alentejano:

A Pegada de Carbono do Vinho Alentejano: : Exemplo de valorização da sustentabilidade Colóquio A Sustentabilidade do setor vitivínicola: Que desafios? @ Lisboa Instituto da Vinha e do Vinho 31-01-2012 bcaldeira@consulai.com TEMAS A ABORDAR ENQUADRAMENTO

Leia mais

Engenharia de Software II

Engenharia de Software II Engenharia de Software II Aula 26 http://www.ic.uff.br/~bianca/engsoft2/ Aula 26-21/07/2006 1 Ementa Processos de desenvolvimento de software Estratégias e técnicas de teste de software Métricas para software

Leia mais

Portaria n.º 1098/2008

Portaria n.º 1098/2008 Portaria n.º 1098/2008 (Com as alterações introduzidas pela Portaria n.º 1254/2009 e pela Portaria n.º 479/2010) SUMÁRIO Aprova as taxas relativas a actos e serviços prestados no âmbito da propriedade

Leia mais

Adaptação com Base na Comunidade Lista de Controlo do Plano de Implementação do Projecto

Adaptação com Base na Comunidade Lista de Controlo do Plano de Implementação do Projecto Adaptação com Base na Comunidade Lista de Controlo do Plano de Implementação do Projecto Contexto do Projecto Contexto Ambiental Descrever as calamidades climáticas presentes (eventos e condições) afectando

Leia mais

FILTRO DISCO CERÂMICO À VÁCUO (FDVC)

FILTRO DISCO CERÂMICO À VÁCUO (FDVC) APLICAÇÃO Mineração Indústria metalúrgica Desaguamento de concentrados de minérios ferrosos e não-ferrosos Desaguamento de rejeitos e lamas Filtragem de polpa fina de oxido de alumínio O uso do Filtro

Leia mais

Tecnologias para disposição final de resíduos sólidos urbanos em municípios de pequeno porte. Dr. Cristiano Kenji Iwai

Tecnologias para disposição final de resíduos sólidos urbanos em municípios de pequeno porte. Dr. Cristiano Kenji Iwai Tecnologias para disposição final de resíduos sólidos urbanos em municípios de pequeno porte Dr. Cristiano Kenji Iwai Belo Horizonte Março/2013 Introdução Condições da disposição de resíduos no Brasil

Leia mais

Inteligência de negócios do laboratório DESCUBRA INFORMAÇÕES ÚTEIS DE DADOS OPERACIONAIS DO LABORATÓRIO

Inteligência de negócios do laboratório DESCUBRA INFORMAÇÕES ÚTEIS DE DADOS OPERACIONAIS DO LABORATÓRIO Inteligência de negócios do laboratório DESCUBRA INFORMAÇÕES ÚTEIS DE DADOS OPERACIONAIS DO LABORATÓRIO INTELIGÊNCIA DE NEGÓCIOS DO LABORATÓRIO AS DECISÕES SOBRE O LABORATÓRIO COMEÇAM COM A INTELIGÊNCIA

Leia mais

Fundamentos de Teste de Software

Fundamentos de Teste de Software Núcleo de Excelência em Testes de Sistemas Fundamentos de Teste de Software Módulo 1- Visão Geral de Testes de Software Aula 2 Estrutura para o Teste de Software SUMÁRIO 1. Introdução... 3 2. Vertentes

Leia mais

BARÓMETRO DE OPINIÃO PÚBLICA: Atitudes dos portugueses perante Leitura e o Plano Nacional de Leitura

BARÓMETRO DE OPINIÃO PÚBLICA: Atitudes dos portugueses perante Leitura e o Plano Nacional de Leitura BARÓMETRO DE OPINIÃO PÚBLICA: Atitudes dos portugueses perante Leitura e o Plano Nacional de Leitura António Firmino da Costa Elsa Pegado Patrícia Ávila CIES-ISCTE 2008 BARÓMETRO DE OPINIÃO PÚBLICA: Atitudes

Leia mais

Processo de Recolha de Dados para cálculo de licenças de emissão gratuitas 2013-2020. DACAR-DPAAC, Maio de 2011, Amadora

Processo de Recolha de Dados para cálculo de licenças de emissão gratuitas 2013-2020. DACAR-DPAAC, Maio de 2011, Amadora Processo de Recolha de Dados para cálculo de licenças de emissão gratuitas 2013-2020 DACAR-DPAAC, Maio de 2011, Amadora Formulário Recolha de Dados - Notas Situações particulares, no que se refere ao Formulário,

Leia mais

Certificado Energético Edifício de Habitação IDENTIFICAÇÃO POSTAL. Morada AVENIDA BRASILIA, 46, 3º ESQ Localidade APELAÇÃO

Certificado Energético Edifício de Habitação IDENTIFICAÇÃO POSTAL. Morada AVENIDA BRASILIA, 46, 3º ESQ Localidade APELAÇÃO Válido até 05/02/2025 IDENTIFICAÇÃO POSTAL Morada AVENIDA BRASILIA, 46, 3º ESQ Localidade APELAÇÃO Freguesia CAMARATE, UNHOS E APELAÇÃO Concelho LOURES GPS 38.816247, -9.130431 IDENTIFICAÇÃO PREDIAL/FISCAL

Leia mais

Capítulo I Disposições Gerais

Capítulo I Disposições Gerais Regulamento Municipal do Banco Local de Voluntariado de Marco de Canaveses Preâmbulo A Lei n.º 71/98, de 3 de Novembro, estabelece as bases do enquadramento jurídico do voluntariado, visando promover e

Leia mais

TESTES SOCIOMÉTRICOS

TESTES SOCIOMÉTRICOS TESTES SOCIOMÉTRICOS Docente: Mestre Mª João Marques da Silva Picão Oliveira TESTES SOCIOMÉTRICOS * O Teste Sociométrico ajuda-nos a avaliar o grau de integração duma criança/jovem no grupo; a descobrir

Leia mais

Gestão de resíduos no ArrábidaShopping

Gestão de resíduos no ArrábidaShopping Gestão de resíduos no ArrábidaShopping 1 Gestão de resíduos no ArrábidaShopping Entre 2009 e 2011, a taxa de reciclagem de resíduos no Centro Comercial ArrábidaShopping subiu de 59% para 63%. Apesar desta

Leia mais

Nome da Empresa: Check-List preenchido por: Data: Check-List de Madeira Controlada Política da Empresa Comentários Conformidade Uma política de comprometimento público foi elaborada declarando que a empre-

Leia mais

J.I.T. - Just In Time

J.I.T. - Just In Time Publicação Nº 1-2 Dezembro 2009 J.I.T. - Just In Time PONTOS DE INTERESSE: Vantagens e desvantagens 5 S SMED Kanban Just In Time (JIT) é uma filosofia Global de produção, com origem oriental, que consiste

Leia mais

Implantação de um serviço de limpeza terminal a vapor em salas operatórias

Implantação de um serviço de limpeza terminal a vapor em salas operatórias Implantação de um serviço de limpeza terminal a vapor em salas operatórias Sandra Terumi Yoshino 1 1. Enfermeira graduada pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e pós graduada em Enfermagem em

Leia mais

Zona Vulnerável a Nitratos-Tejo. Condicionalidades e Obrigações. Agricultura Presente, um Projeto com Futuro

Zona Vulnerável a Nitratos-Tejo. Condicionalidades e Obrigações. Agricultura Presente, um Projeto com Futuro Zona Vulnerável a Nitratos-Tejo Condicionalidades e Obrigações Agricultura Presente, Agricultura Presente, um Projeto com Futuro um Projecto com Futuro Santarém 28 de fevereiro de 2015 Agenda 1. Definição

Leia mais

Deswik.Sched. Sequenciamento por Gráfico de Gantt

Deswik.Sched. Sequenciamento por Gráfico de Gantt Deswik.Sched Sequenciamento por Gráfico de Gantt SOLUÇÕES EM SEQUENCIAMENTO DE LAVRA QUE NOS DIFERENCIAM Uma abordagem dinâmica e moderna para o sequenciamento de lavra Desde gráficos de Gantt interativos

Leia mais

GERADORES DE EMERGÊNCIA ACCIONADOS POR MOTORES DE COMBUSTÃO

GERADORES DE EMERGÊNCIA ACCIONADOS POR MOTORES DE COMBUSTÃO República de Angola Ministério da Energia e Águas GERADORES DE EMERGÊNCIA ACCIONADOS POR MOTORES DE COMBUSTÃO Emissão: MINEA/DNEE Dezembro 2010 Av. Cónego Manuel das Neves, 234 1º - Luanda ÍNDICE 1 OBJECTIVO...

Leia mais

Instruções para o cadastramento da Operação de Transporte e geração do Código Identificador da Operação de Transporte CIOT.

Instruções para o cadastramento da Operação de Transporte e geração do Código Identificador da Operação de Transporte CIOT. Instruções para o cadastramento da Operação de Transporte e geração do Código Identificador da Operação de Transporte CIOT. Versão: 16/03/12 As instruções abaixo aplicam-se a todas as Operações de Transportes

Leia mais

AJUDA PREENCHIMENTO DA FICHA DE REGISTO DE FERTILIZAÇÃO

AJUDA PREENCHIMENTO DA FICHA DE REGISTO DE FERTILIZAÇÃO ÍNDICE 1. NOTA PRÉVIA... 2 2. ABERTURA DA FICHA DE REGISTO PELA PRIMEIRA VEZ... 2 2.1. No Excel 2003... 3 2.2. No Excel 2007... 4 3. ESTRUTURA GERAL... 4 4. FOLHAS CULTURA... 5 4.1. Identificação (produtor

Leia mais

DIRETORIA DE PESQUISA - DPE COORDENAÇÃO DE CONTAS NACIONAIS CONAC. Sistema de Contas Nacionais - Brasil Referência 2000

DIRETORIA DE PESQUISA - DPE COORDENAÇÃO DE CONTAS NACIONAIS CONAC. Sistema de Contas Nacionais - Brasil Referência 2000 DIRETORIA DE PESQUISA - DPE COORDENAÇÃO DE CONTAS NACIONAIS CONAC Sistema de Contas Nacionais - Brasil Referência 2000 Nota metodológica nº 21 Margem de Transporte e Comércio (versão para informação e

Leia mais

Auditoria de Meio Ambiente da SAE/DS sobre CCSA

Auditoria de Meio Ambiente da SAE/DS sobre CCSA 1 / 8 1 OBJETIVO: Este procedimento visa sistematizar a realização de auditorias de Meio Ambiente por parte da SANTO ANTÔNIO ENERGIA SAE / Diretoria de Sustentabilidade DS, sobre as obras executadas no

Leia mais

Comissão avalia o impacto do financiamento para as regiões e lança um debate sobre a próxima ronda da política de coesão

Comissão avalia o impacto do financiamento para as regiões e lança um debate sobre a próxima ronda da política de coesão IP/07/721 Bruxelas, 30 de Maio de 2007 Comissão avalia o impacto do financiamento para as regiões e lança um debate sobre a próxima ronda da política de coesão A política de coesão teve um efeito comprovado

Leia mais

Análise de Requisitos

Análise de Requisitos Análise de Requisitos Análise de Requisitos O tratamento da informação é um requisito que fundamenta o processo de desenvolvimento de software antes da solução de tecnologia a ser aplicada. Cada projeto

Leia mais

LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O SANTANDER FIC RENDA FIXA SIMPLES 22.918.245/0001-35 Informações referentes a Maio de 2016

LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O SANTANDER FIC RENDA FIXA SIMPLES 22.918.245/0001-35 Informações referentes a Maio de 2016 LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O SANTANDER FIC RENDA FIXA SIMPLES 22.918.245/0001-35 Informações referentes a Maio de 2016 Esta lâmina contém um resumo das informações essenciais sobre o SANTANDER

Leia mais

Indicadores e o ciclo de políticas públicas

Indicadores e o ciclo de políticas públicas Indicadores e o ciclo de políticas públicas A literatura clássica sobre Administração Pública e políticas governamentais dá grande importância ao conceito de ciclo de políticas públicas como marco de referência

Leia mais