Cozinhas e Refeitórios Industriais

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Cozinhas e Refeitórios Industriais"

Transcrição

1 Cozinhas e Refeitórios Industriais

2 Fluxograma de refeitório industrial Acesso funcionários Acesso veículos Ponto funcionários Vest fem Vest masc Administração Nutrição WC fem WC masc x Plataforma de descarga conferente Depósito de longo prazo Despensa semanal Depósito Frutas, legumes e verduras desossa Câmara frigorífica congelador Lavagem Preparo Cocção lixeira Copa e Depósito de panelas Copa e Depósito de utensílios Retirada de utensílio Linha de servir Devolução de utensílio Acesso usuário Saída Salão do refeitório

3 COZINHA INDUSTRIAL Imagens de cozinhas e refeitórios

4

5

6

7

8

9

10

11 Exemplo do dimensionamento de cozinha/refeitório para refeições/dia

12 DESCARGA Prever: Plataforma de descarga de veículo ( altura 1,00 m ); Sala com guichê para recebimento e controle (notas fiscais e conferência da carga); Balança: 300 kg; Tendal: trilho metálico para peças de carne até desossa/frigorífico; Saída do lixo pelo mesmo local (conferência e acesso de veículos) Lixeira (8,0 m 2 ) fechada, ventilação por tela milimétrica, revestida com azulejo e piso antiderrapante. Remoção diária de lixo e lavagem (prever ponto de água c/ mangueira e esguincho). Piso com caimento para fora e ralo externo.

13 ARMAZENAGEM SECA ( s/ refrigeração ) DEPÓSITO DE LONGO PRAZO (35 m 2 ) -Gêneros não perecíveis rapidamente. -Retirados uma vez por dia ou semana. -1 Cômodo com ventilação -Piso cerâmico lavável -Porta para controle de carga/descarga DEPÓSITO DE CURTO PRAZO (6 a 9 m 2 ) Gêneros diários DEPÓSITO DE AMADURECIMENTO (4 a 6 m 2 ) Frutas, legume e verduras

14 ARMAZENAGEM REFRIGERADA SALA DE DESOSSA (9 m 2 ) - Paredes azulejadas e piso cerâmico. - Passa o Tendal antes de entrar na câmara frigorífica - Trabalho executado em pé - Prever tanque inox grande (80 x 80 cm) p/ lavagem ou descongelamento - Uma bancada de apoio e um cêpo CÂMARA FRIGORÍFICA (12 a 15 m 2 ) - Paredes isoladas termicamente (0 0 a 5 0 ) - Revestida interiormente com azulejo ou tinta anti-mofo - Piso com caimento para a porta (ralo ou grelha externo) - Porta abrindo p/ fora e fecho de segurança abrindo internamente - Acesso pela sala de desossa

15 ARMAZENAGEM REFRIGERADA (continuação) CONGELADOR (6 a 9 m 2 ) - Paredes de 15 a 25 cm isoladas termicamente (-25º a 0º) - Porta abrindo para fora com fecho de segurança - Piso com caimento para a porta (ralo ou grelha externo) - Acesso pela câmara frigorífica CASA DE MÁQUINAS (12 a 15 m 2 ) - Isolada - Para compressores, quadros elétricos e máquinas de refrigeração - Cercada com esquadrias metálicas e telas Obs: em cozinhas de maior porte, as instalações frigoríficas são separadas para laticínios, peixes, carnes etc, e salas climatizadas para frutas e verduras

16 ÁREAS DE PREPARO SETOR DE LAVAGEM (8 m 2 ) - Com bancada (tampo inox ou granito) - 1 a 2 tanques inox ou cubas grandes (60 x 60 cm) para seleção e lavagem de gêneros (verduras) SALA DE PREPARO (40 m 2 ) - Preparação inicial dos alimentos - Paredes de azulejos e piso anti-derrapante - Boa ventilação e iluminação - 2 bancadas inox c/ cubas grandes, descascador de batatas, cortador de legumes, 1 cêpo, 1 geladeira industrial, 2 latões de lixo, pontos de água quente e filtrada. COCÇÃO (35 a 40 m 2 ) - Preparo final dos alimentos - Paredes de azulejos e piso anti-derrapante - Ralos ou grelhas para constantes lavagens - Boa ventilação/exaustão e iluminação - 3 a 4 caldeirões a gás, fogão industrial 8 bocas, coifa e exaustor, forno vertical de 2 bocas, tanque inox, 2 bancadas inox, estufa elétrica

17 ÁREA ADMINISTRATIVA ACESSO DE FUNCIONÁRIOS -Entrada independente -para 1500 refeições/dia funcionárias e 8-12 funcionários SANITÁRIOS E VESTIÁRIOS COLETIVOS -Entrada independente -Sanitários abertos e vestiários fechados durante o expediente SALA ADMINISTRATIVA (pode variar de 9 a 60 m 2 ) - Local de controle de compras, notas fiscais, consumos, custos SALA DE NUTRIÇÃO (pode variar de 9 a 25 m 2 ) - Local de controle da alimentação servida - Acesso à cozinha e ao refeitório REFEITÓRIO (pode variar de 9 a 25 m 2 ) - Amplo, arejado e iluminado - Não se deve interferir as filas de serviços com área de mesas e nem cruzar com o trânsito de devolução de bandejas - Se considera de 20 a 30 minutos de permanência por comensal

18 ,5 215 Refeitório industrial Mesas de 4 lugares LC Reduzindo circulações ,9 m 2 / 64 usuários = 0,87 m 2 / usuário LC 67,45 m 2 / 64 usuários = 1,05 m 2 / usuário

19 ,5 215 Refeitório industrial Mesas de 8 lugares LC LC 55,9 m 2 / 64 usuários = 0,87 m 2 / usuário

20 COZINHA INDUSTRIAL Projeto do professor que reformou o rancho do IME

21 Açougue; Câmaras; Cocção; Copas; Paneleiro; Preparo verduras; Preparo frutas; Preparo sucos; Monta carga; Refeitórios. 2º Pavimento

22 2º Pavimento Criada uma circulação curta e privativa ao pessoal do Setor de Aprovisionamento, junto ao patamar da escada. O acesso aos sucos e gelo é rápida, no atendimento aos refeitórios de alunos e das praças. Foi criada uma circulação externa à cozinha que permite percorrer, rapidamente, todos os refeitórios (por exemplo: para conferir a climatização).

23 2º Pavimento Três copas separadas da cozinha, todas com portas à chave. No interior das copas existem armários para a guarda do material. Com essa disposição, além da guarda dos utensílios, a água que cai pela lavagem dos mesmos não molha o piso da cozinha. Pelos seus passa-bandejas, providos de esquadria tipo guilhotina de acrílico transparente (evitando acidentes com vidros) se comunicam com o refeitório pratos, talheres e copos e se recebem esses utensílios e restos de comida dos usuários.

24 2º Pavimento Em lugar de um único aquecedor de água de grande porte optou-se por três aquecedores de menor porte, comuns, de chuveiro, o que facilita a manutenção, substituição e permite recobrimento. Assim, mesmo com a perda de um equipamento, continua-se com água quente na cozinha.

25 2º Pavimento As bancadas de pias possuem água quente e fria. A copa que atende aos alunos e oficiais, a de maior público, pode receber água quente de dois aquecedores distintos. Essa duplicação visa evitar a falta de água quente na copa maior. Essa copa possui, também, instalação completa para receber uma máquina de lavar pratos. Igualmente, foi diversificada a origem do fornecimento da água para a cozinha, por meio de dois ramais distintos. Caso ocorra a falta de água em um ramal dispõem-se do outro como alternativa;

26 2º Pavimento No açougue e copa dos alunos foram instaladas portas de correr para evitar que elas se abram na direção da circulação

27 2º Pavimento Nas quinas da cozinha, onde a circulação flui de uma área maior para uma menor, foram aplicadas placas de granito para proteger as arestas de impactos e evitar azulejos partidos em cantos. Quinas antes da reforma no mesmo acesso visto acima.

28 2º Pavimento Todas as arestas da cozinha, de alto a baixo, são arredondadas, evitando-se acumulo de sujeira, facilidade na limpeza, a integridade de quinas salientes, que deixam de apresentar cantos vivos, passíveis de acidentes quando lascados.

29 2º Pavimento Todos os passa-bandejas possuem proteção cerâmica abaixo da abertura. No refeitório dos alunos e das praças foram aplicados revestimentos cerâmicos apenas sob o passa-bandeja enquanto nos demais (comando e oficiais) toda a parede já é de cerâmica. As esquadrias são de acrílico transparente, em lugar de vidro, visando prevenir acidentes.

30 2º Pavimento Em toda a reforma aplicaram-se revestimentos claros nos piso, paredes e teto especialmente nos locais de confecção de alimentos e sucos (cozinha e padaria) visando melhorar a iluminação para o trabalho e manter o ambiente limpo.

31 2º Pavimento O piso de toda a cozinha é de altíssima resistência e específico para cozinhas industriais. Trata-se do piso GAIL.

32 2º Pavimento Os três grandes refeitórios, de alunos, oficiais e praças, foram climatizados recebendo cada um a instalação de quatro splits de qualidade (marca Carrier) de BTU cada.

33 2º Pavimento Para confinar o ambiente climatizado foram instaladas cortinas de ar no acesso externo ao refeitório e nos acessos internos da cozinha para o refeitório.

34 2º Pavimento Paneleiro com tanque de lavagem O paneleiro recebeu revestimentos com cantos arredondados e as prateleiras foram instaladas conforme orientação dos integrantes do rancho.

35 Chefia; Administração; Vestiário St/Sgt 5 Depósitos; Monta carga; Padaria. Pavimento intermediário

36 Pavimento intermediário Padaria nova em área cedida pela Seção de Meios Auxiliares

37 Pavimento intermediário Com a retirada dos banheiros enclausurados existentes, abriu-se espaço para circulação e a aeração da padaria e do novo depósito.

38 Pavimento intermediário Dutos de esgoto sobre bandeja no interior da edificação

39 Pavimento térreo Alojamento Cb/Sd; Tanque lavagem frutas e verduras; Monta carga; Acesso produtos; Caixa eletricidade; 1 Depósito.

40 Pavimento térreo Alojamento para os soldados de serviço ao rancho e um banheiro. Para esse alojamento, foram produzidos, sob medida, quatro beliches e duas prateleiras.

41 Pavimento térreo Tanque de pré-lavagem das frutas e verduras, antes de irem para a Câmera Fria da Cozinha.

42 COZINHA INDUSTRIAL Plantas do professor para canteiros - FGV/DNIT

43 Canteiro de Obras Refeitório e cozinha CAPACIDADE: 60 H (2 turnos) 89,0 m 2

44 Canteiro de Obras Refeitório e cozinha CAPACIDADE: 108 H (2 turnos) 130,0 m 2

45 Canteiro de Obras Refeitório e cozinha CAPACIDADE: 156 H (2 turnos) 182,0 m 2

46 Canteiro de Obras Refeitório e cozinha CAPACIDADE: 204 H (2 turnos) 219,0 m 2

47 Canteiro de Obras Refeitório e cozinha CAPACIDADE: 360 H (2 turnos) 400,0 m 2

48 COZINHA INDUSTRIAL Dutos para água quente

49 Materiais termoplásticos para água quente PPR Polipropileno Coloporímero Random Tipo 3; e CPVC Policloreto de Vinila Clorado.

50 CPVC (Policloreto de Vinila Clorado) É um derivado do PVC que suporta temperaturas de até 80 C. Seu uso ainda é tema polêmico. Enquanto alguns técnicos garantem que ele não é tão bom quanto o cobre, outros acreditam que o CPVC cumpre sua função e representa economia na instalação de sistemas de água quente.

51 COZINHA INDUSTRIAL EQUIPAMENTOS

52

53

54 COZINHAS INDUSTRIAIS EXEMPLOS DE PLANTAS

55

56

57

58

59

60

61

Rua Colombia nº 50 Boqueirão Santos / S.P. MEMORIAL DESCRITIVO

Rua Colombia nº 50 Boqueirão Santos / S.P. MEMORIAL DESCRITIVO Rua Colombia nº 50 Boqueirão Santos / S.P. MEMORIAL DESCRITIVO 1 CONSIDERAÇÕES INICIAIS 1.1 Projeto Será um edifício residencial contendo subsolo, térreo, mezanino, 13 pavimentos tipo com 04 (quatro) apartamentos

Leia mais

RESOLUÇÃO SESA nº 0318, DE 31 DE JULHO DE 2002

RESOLUÇÃO SESA nº 0318, DE 31 DE JULHO DE 2002 RESOLUÇÃO SESA nº 0318, DE 31 DE JULHO DE 2002 O SECRETÁRIO DE ESTADO DA SAÚDE, no uso de suas atribuições, de acordo com o disposto na Lei Federal n.º 8080/90, artigos 15, I e XI, 17, III e XI e na Lei

Leia mais

GERÊNCIA DE INSPEÇÃO PRODUTOS DE ORIGEM ANIMAL NORMAS DE CONSTRUÇÃO CARNE E DERIVADOS

GERÊNCIA DE INSPEÇÃO PRODUTOS DE ORIGEM ANIMAL NORMAS DE CONSTRUÇÃO CARNE E DERIVADOS GERÊNCIA DE INSPEÇÃO PRODUTOS DE ORIGEM ANIMAL NORMAS DE CONSTRUÇÃO CARNE E DERIVADOS NORMAS DE ORIENTAÇÃO PARA OS ESTABELECIMENTOS DE CARNE E DERIVADOS 1. O estabelecimento de produtos de origem animal

Leia mais

RESOLUÇÃO SESA nº 0318, DE 31 DE JULHO DE 2002

RESOLUÇÃO SESA nº 0318, DE 31 DE JULHO DE 2002 RESOLUÇÃO SESA nº 0318, DE 31 DE JULHO DE 2002 O SECRETÁRIO DE ESTADO DA, no uso de suas atribuições, de acordo com o disposto na Lei Federal n.º 8080/90, artigos 15, I e XI, 17, III e XI e na Lei Estadual

Leia mais

Memorial Descritivo de Construção

Memorial Descritivo de Construção Incorporação, Construção e Acabamento GAFISA S/A Memorial Descritivo de Construção Condomínio Montblanc Tatuapé Rua Emílio Mallet, 367 Tatuapé - São Paulo - SP A. UNIDADES AUTÔNOMAS Julho, 2008 Final A1.

Leia mais

Memorial descritivo J80-R02-1 -

Memorial descritivo J80-R02-1 - Av. Jandira, 79 Memorial descritivo J80-R02-1 - Condomínio Le Quartier Moema Av. Jandira, 79 MEMORIAL DESCRITIVO O Condomínio Le Quartier Moema, projetado pelo arquiteto Itamar Berezin, apresenta uma concepção

Leia mais

LISTA DE ESTOQUE ARMÁRIOS. Descrição

LISTA DE ESTOQUE ARMÁRIOS. Descrição ARMÁRIOS 1 APARADOR DE GELO 960 110 240 2 ARMARIO ESTUFA 12 DIVISOES INOX 304X430 PARA BANDEJA.685X900 780 950 1935 3 ARMARIO PARA MATERIAL DE LIMPEZA (EPOXI) 500 473 1700 4 ARMARIO PARA EMBALAGENS UTENSILIOS

Leia mais

Memorial Descritivo. Prédio Residencial: Villa Dei Fiori Rua Cândido Silveira 160

Memorial Descritivo. Prédio Residencial: Villa Dei Fiori Rua Cândido Silveira 160 Memorial Descritivo Prédio Residencial: Villa Dei Fiori Rua Cândido Silveira 160 1. Descrição do prédio O prédio a ser construído compõe-se de 16 pavimentos, incluindo um subsolo, constituído de 42 (quarenta

Leia mais

Treinamento IMPERGEL PU

Treinamento IMPERGEL PU Treinamento IMPERGEL PU Posicionamento do Produto (Versões) Os Produtos do sistema IMPERGEL O que é tinta??? O que é um substrato??? Sistemas de pintura Tratamento de superfície ou substrato Principais

Leia mais

EQUIPAMENTOS PORTE I PORTE II PORTE III Pronto Atendimento Área de recepção e espera para público / pacientes

EQUIPAMENTOS PORTE I PORTE II PORTE III Pronto Atendimento Área de recepção e espera para público / pacientes EQUIPAMENTOS PORTE I PORTE II PORTE III Pronto Atendimento Área de recepção e espera para público / pacientes Bebedouro 1 1 2 Balcão de atendimento com espaço para 1 1 1 computadores e impressoras* Cadeira

Leia mais

RELATÓRIO FOTOGRÁFICO 2ª MEDIÇÃO

RELATÓRIO FOTOGRÁFICO 2ª MEDIÇÃO RELATÓRIO FOTOGRÁFICO 2ª MEDIÇÃO OBRA: INTERVENÇÕES CORRETIVAS NO EDIFÍCIO RIO BRANCO (anexo casarão) CONTRATADA: N.S. SANTA RITA CONSTRUTORA DE OBRAS EIRELI Considerando a instituição da Comissão de Recebimento

Leia mais

ESPECIFICAÇÕES DO EDF. D. PEDRO II A ser construido à Avenida Boa Viagem Nº s. 694 E 670

ESPECIFICAÇÕES DO EDF. D. PEDRO II A ser construido à Avenida Boa Viagem Nº s. 694 E 670 PAVTO. SEMIENTERRADO ESTACIONAMENTO: Lajotas de cimento 50x50 cm ou concreto de alta resistência Azulejo ou cerâmica até a altura de 1.80m Pilares Concreto natural Concreto natural ESCADA: * (Para todos

Leia mais

ROTEIRO BÁSICO PARA VISTORIA

ROTEIRO BÁSICO PARA VISTORIA M I N I S T É R I O P Ú B L I C O F E D E R A L PROCURADORIA DA REPÚBLICA NO ESTADO DE SÃO PAULO PROCURADORIAS DA REPÚBLICA DO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO Ações implementadas para a obtenção da acessibilidade

Leia mais

NBR 13103:2011. Instalação de aparelhos a gás para uso residencial - Requisitos. Eng Luiz Felipe Amorim

NBR 13103:2011. Instalação de aparelhos a gás para uso residencial - Requisitos. Eng Luiz Felipe Amorim NBR 13103:2011 Instalação de aparelhos a gás para uso residencial - Requisitos Eng Luiz Felipe Amorim Concentração de CO x tempo de aspiração Objetivos da Norma Aplicação da Norma Projetista x Norma Condições

Leia mais

Limpando a Caixa D'água

Limpando a Caixa D'água Limpando a Caixa D'água É muito importante que se faça a limpeza no mínimo 2 (duas) vezes ao ano. Caixas mal fechadas/tampadas permitem a entrada de pequenos animais e insetos que propiciam sua contaminação.

Leia mais

ConCreto. Manual de Preparação para o Recebimento do Concreto Artevia Estampado

ConCreto. Manual de Preparação para o Recebimento do Concreto Artevia Estampado ConCreto Manual de Preparação para o Recebimento do Concreto Artevia Estampado A lafarge disponibiliza porém, a aplicação deve 1- base A base do piso deve estar perfeitamente nivelada e compactada. Imperfeições,

Leia mais

CADERNO DE ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS PARA FORNECIMENTO E INSTALAÇÃO DE DIVISÓRIAS PARA O ESCRITÓRIO REGIONAL DE BELO HORIZONTE MG ER 04

CADERNO DE ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS PARA FORNECIMENTO E INSTALAÇÃO DE DIVISÓRIAS PARA O ESCRITÓRIO REGIONAL DE BELO HORIZONTE MG ER 04 PREGÃO AMPLO 009/2003 ANEXO I ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS ANATEL ER04 MINAS GERAIS CADERNO DE ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS PARA FORNECIMENTO E INSTALAÇÃO DE DIVISÓRIAS PARA O ESCRITÓRIO REGIONAL DE BELO HORIZONTE

Leia mais

ORÇAMENTO DETALHADO - REFORMA DO CEMAD PARA IMPLANTAÇÃO DA CLINICA ODONTÓLOGICA

ORÇAMENTO DETALHADO - REFORMA DO CEMAD PARA IMPLANTAÇÃO DA CLINICA ODONTÓLOGICA ORÇAMENTO DETALHADO - REFORMA DO CEMAD PARA IMPLANTAÇÃO DA CLINICA ODONTÓLOGICA 1 PRELIMINARES 1.1 Placas da obra 1 GB R$ 600,00 R$ 600,00 1.2 Taxas 1 GB R$ 800,00 R$ 800,00 2 IMPLANTAÇÃO DA OBRA R$ 1.400,00

Leia mais

ANEXO I. Item 4 Instalação dos equipamentos de sauna, piscina, hidromassagem, espelhos d água, chafarizes e cascata;

ANEXO I. Item 4 Instalação dos equipamentos de sauna, piscina, hidromassagem, espelhos d água, chafarizes e cascata; ANEXO I Item 1 Elaboração do projeto e execução da decoração do hall social da portaria por arquiteto especializado, de forma a combinar com o estilo arquitetônico adotado no prédio, incluindo entre outros

Leia mais

PLANILHA DE SERVIÇOS GERAIS DE OBRA

PLANILHA DE SERVIÇOS GERAIS DE OBRA 1 PRELIMINARES 1.1 Instalações do canteiro de obra vb 1,00 2.500,00 2.500,00 81,97 1.2 Placa de obra 2,00m x 3,00m, conforme orietações da administração vb 1,00 550,00 550,00 18,03 SUB TOTAL PRELIMINARES

Leia mais

PREGÃO PRESENCIAL SESC/MA Nº 16/0006-PG ANEXO I DESCRIÇÕES DOS ITENS. Condomínio Fecomércio

PREGÃO PRESENCIAL SESC/MA Nº 16/0006-PG ANEXO I DESCRIÇÕES DOS ITENS. Condomínio Fecomércio PREGÃO PRESENCIAL SESC/MA Nº 16/0006-PG ANEXO I DESCRIÇÕES DOS ITENS Item Uso interno (RCMS) Nº do item na RCMS Descrição Condomínio Fecomércio Sesc Deodoro Sesc Turismo QUANTIDADE Sesc Caxias Sesc Itapecuru

Leia mais

Sublime max condominium

Sublime max condominium Incorporação e construção: Vendas: Sublime max condominium Estrada Benvindo de Novais, 2.205 Próximo à Recreio Veículos, Recreio dos Bandeirantes Ligue: 3539-5011 3387-9700 pdg.com.br/sublime Todas as

Leia mais

Observância da RDC 216-15.09.2004

Observância da RDC 216-15.09.2004 Observância da RDC 216-15.09.2004 4.3.1 A edificação, as instalações, os equipamentos, os móveis e os utensílios devem ser livres de vetores e pragas urbanas. Deve existir um conjunto de ações eficazes

Leia mais

FLEX. 1.2 INSTALAÇÕES PROVISÓRIAS Será implantado canteiro de obras dimensionado de acordo com o porte e as necessidades da obra.

FLEX. 1.2 INSTALAÇÕES PROVISÓRIAS Será implantado canteiro de obras dimensionado de acordo com o porte e as necessidades da obra. MEMORIAL DESCRITIVO 1 HABITAÇÃO 1 EQUIPAMENTO COMUNITÁRIO IDENTIFICAÇÃO: Proponente : Favoritto Incorporações SPE LTDA. Construtora : Magis Incorporações e Participações Ltda. Empreendimento : Residencial

Leia mais

MONITORAMENTO DAS CLÍNICAS DA FAMÍLIA

MONITORAMENTO DAS CLÍNICAS DA FAMÍLIA MONITORAMENTO DAS CLÍNICAS DA FAMÍLIA EQUIPE DE IMPLANTAÇÃO DAS CLÍNICAS DA FAMÍLIA 2012 1 Prefeito Eduardo Paes Secretário Municipal de Saúde e Defesa Civil Hans Fernando Rocha Dohmann Subsecretária Geral

Leia mais

RELATÓRIO FOTOGRÁFICO 9ª MEDIÇÃO

RELATÓRIO FOTOGRÁFICO 9ª MEDIÇÃO RELATÓRIO FOTOGRÁFICO 9ª MEDIÇÃO OBRA: Execução de obras complementares à construção do Fórum Trabalhista de Londrina CONTRATADA: RAC ENGENHARIA E COMERCIO LTDA Vistorias realizadas entre os dias 10 de

Leia mais

Local:, de 2.012. Nome por Extenso: RG nº ASSINATURA

Local:, de 2.012. Nome por Extenso: RG nº ASSINATURA COMPROVANTE RETIRADA DA RETIFICAÇÃO DO EDITAL FIRMA: ENDEREÇO: CIDADE: ESTADO: FONE: ( ) e-mail MODALIDADE: PREGÃO PRESENCIAL Nº 031/2012 PROCESSO Nº 073/2012 OBJETO: AQUISIÇÃO DE 04 CAMARAS DE CONSERVAÇÃO

Leia mais

RELATÓRIO FOTOGRÁFICO 4ª MEDIÇÃO

RELATÓRIO FOTOGRÁFICO 4ª MEDIÇÃO RELATÓRIO FOTOGRÁFICO 4ª MEDIÇÃO OBRA: EXECUÇÃO DE REFORMA DO FÓRUM TRABALHISTA DE SÃO JOSÉ DOS PINHAIS INSTALAÇÃO DA 5ª VARA DO TRABALHO. CONTRATADA: MANU COMÉRCIO E MONTAGEM INDUSTRIAL LTDA-ME Considerando

Leia mais

ENERGIA EM SUA CASA CONHEÇA AS NORMAS E FAÇA UMA INSTALAÇÃO CORRETA E 100% SEGURA.

ENERGIA EM SUA CASA CONHEÇA AS NORMAS E FAÇA UMA INSTALAÇÃO CORRETA E 100% SEGURA. ENERGIA EM SUA CASA Recon BT/2013 Regulamentação para o Fornecimento de Energia Elétrica a Consumidores em Baixa Tensão CONHEÇA AS NORMAS E FAÇA UMA INSTALAÇÃO CORRETA E 100% SEGURA. Regulamentação para

Leia mais

ED PORTOFINO Memorial descritivo dos acabamentos:

ED PORTOFINO Memorial descritivo dos acabamentos: ED PORTOFINO Memorial descritivo dos acabamentos: 01 Fachada Fachada em vidros laminados 8 mm na cor azul, esquadria em alumínio branco, lateral revestida de cerâmica ou pastilha de porcelana. 02 Pavimento

Leia mais

PROJETO DE IMPLANTAÇÃO INDÚSTRIA DE BENEFICIAMENTO DE PESCADO (Produção acima de 1.500kg dia)

PROJETO DE IMPLANTAÇÃO INDÚSTRIA DE BENEFICIAMENTO DE PESCADO (Produção acima de 1.500kg dia) Instituto de Proteção Ambiental do Estado do Amazonas PROJETO DE IMPLANTAÇÃO INDÚSTRIA DE BENEFICIAMENTO DE PESCADO (Produção acima de 1.500kg dia) 1. INFORMAÇÕES GERAIS 1.1. Indique o consumo médio mensal

Leia mais

Informações. Laboratório Bromatológico do Rio de Janeiro Por J. E. ALVES

Informações. Laboratório Bromatológico do Rio de Janeiro Por J. E. ALVES Informações Bromatológico do Rio de Janeiro Por J. E. ALVES FILHO O actual Bromatológico foi um dos primeiros laboratórios organizados no Brasil para proceder aos exames de géneros alimentícios. Fundado

Leia mais

UNEMAT Universidade do Estado de Mato Grosso. INSTALAÇÕES HIDRÁULICAS E PREDIAIS Professora: Engª Civil Silvia Romfim

UNEMAT Universidade do Estado de Mato Grosso. INSTALAÇÕES HIDRÁULICAS E PREDIAIS Professora: Engª Civil Silvia Romfim UNEMAT Universidade do Estado de Mato Grosso INSTALAÇÕES HIDRÁULICAS E PREDIAIS Professora: Engª Civil Silvia Romfim INSTALAÇÕES PREDIAIS DE ÁGUA QUENTE 2 Instalações de água quente Generalidades As instalações

Leia mais

manualredesprediais anexos simbologia

manualredesprediais anexos simbologia manualredesprediais anexos B simbologia Anexo B G R U P O 1 CANALIZAÇÕES 1.1 Água fria destinada a consumo 1.2 Água quente destinada a consumo (em caso de existir circuito de retorno, este traço corresponde

Leia mais

Segurança, Qualidade e Inovação para as suas necessidades:

Segurança, Qualidade e Inovação para as suas necessidades: Plataformas Monta-Cargas Monta-Pratos Acessibilidades Segurança, Qualidade e Inovação para as suas necessidades: AFMO PO Capacidade: 100 kg a 10.000 kg. Velocidade: até 0,30 m/s. Curso Máximo: até 12 metros.

Leia mais

Lista de Exercícios Aula 04 Propagação do Calor

Lista de Exercícios Aula 04 Propagação do Calor Lista de Exercícios Aula 04 Propagação do Calor 1. (Halliday) Suponha que a barra da figura seja de cobre e que L = 25 cm e A = 1,0 cm 2. Após ter sido alcançado o regime estacionário, T2 = 125 0 C e T1

Leia mais

Planilha Orçamentária

Planilha Orçamentária Ministério da Educação Obra: Proinfância - Espaço Educativo Infantil Tipo C BDI adotado Município: Endereço: Planilha Orçamentária ITEM DESCRIÇÃO DOS SERVIÇOS UNID. QUANT. PR. UNIT.(R$) VALOR (R$) 1.0

Leia mais

OFICIAL LIMPA E BRILHA

OFICIAL LIMPA E BRILHA OFICIAL LIMPA E BRILHA LIMPADOR UNIVERSAL Classificação: Detergente Propriedades É um produto para limpeza total, utilizado na manutenção de superfície em geral. Sua principal característica é manter a

Leia mais

MANUTENÇÃO DE EQUIPAMENTOS CONFORME ABNT NBR 15594-3

MANUTENÇÃO DE EQUIPAMENTOS CONFORME ABNT NBR 15594-3 MANUTENÇÃO DE EQUIPAMENTOS CONFORME ABNT NBR 15594-3 MANUTENÇÃO DE EQUIPAMENTOS CONFORME ABNT NBR 15594-3 Periodicidade Tipos de manutenção Equipamentos MANUTENÇÃO DE EQUIPAMENTOS CONFORME ABNT NBR 15594-3

Leia mais

PROGRAMA HABITACIONAL DO ESTADO DE SÃO PAULO E SUSTENTABILIDADE

PROGRAMA HABITACIONAL DO ESTADO DE SÃO PAULO E SUSTENTABILIDADE PROGRAMA HABITACIONAL DO ESTADO DE SÃO PAULO E SUSTENTABILIDADE LAIR ALBERTO SOARES KRÄHENBÜHL Secretário de Estado da Habitação SEMINÁRIO HIS SUSTENTÁVEL PROJETO DA HABITAÇÃO DE INTERESSE SOCIAL SUSTENTÁVEL

Leia mais

Sumário. Apresentação 04. O que é um dessalinizador 04. Como funciona o sistema de dessalinização 05. Descrição dos componentes 06

Sumário. Apresentação 04. O que é um dessalinizador 04. Como funciona o sistema de dessalinização 05. Descrição dos componentes 06 Sumário Apresentação 04 O que é um dessalinizador 04 Como funciona o sistema de dessalinização 05 Descrição dos componentes 06 Processo de osmose reversa 07 Instrumentação 07 Verificações importantes antes

Leia mais

Escritório - Escola Itinerante do curso de Arquitetura e Urbanismo da UFJF:

Escritório - Escola Itinerante do curso de Arquitetura e Urbanismo da UFJF: Prefeitura de Juiz de Fora Subsecretaria de Planejamento do Território - SSPLAT Sra. Cristiane Nasser Juiz de Fora, 19 de setembro de 2014 Prezada Sra. Cristiane Nasser, Tendo em vista o acordo de cooperação

Leia mais

Condomínio registrado e incorporado no cartório de registo de imóveis sobre o número 28.325. Um novo conceito de construir e de se viver bem!

Condomínio registrado e incorporado no cartório de registo de imóveis sobre o número 28.325. Um novo conceito de construir e de se viver bem! Condomínio registrado e incorporado no cartório de registo de imóveis sobre o número 28.325 Um novo conceito de construir e de se viver bem! Um novo conceito de construir e de se viver bem! DOSSIÊ DE VENDAS

Leia mais

CASA CONSTUIDA PELA FP VEIGA ENGENHARIA ARQUITETURA E PAISAGISMO - MARCUS PENIDO

CASA CONSTUIDA PELA FP VEIGA ENGENHARIA ARQUITETURA E PAISAGISMO - MARCUS PENIDO CASA CONSTUIDA PELA FP VEIGA ENGENHARIA ARQUITETURA E PAISAGISMO - MARCUS PENIDO Casa no Condomínio Malibú à Rua Conchita de Moraes, terreno situado na região central do condomínio, próximo à praça principal.

Leia mais

DESCRIÇÃO DO ESPAÇO FÍSICO

DESCRIÇÃO DO ESPAÇO FÍSICO DESCRIÇÃO DO ESPAÇO FÍSICO N o DEPENDÊNCIAS METRAGEM (m 2 ) 01 Secretária 16,41 m 2 02 Diretoria Geral 7,77 m² 03 Sala dos es 54,74 m 2 EQUIPAMENTOS E MOBILIÁRIOS 03 Gabinetes com teclado, mouse 03 Estabilizador

Leia mais

MEMORIAL DESCRITIVO RESIDENCIAL RESERVA PAPAGAIO

MEMORIAL DESCRITIVO RESIDENCIAL RESERVA PAPAGAIO 1. LOCALIZAÇÃO O empreendimento está localizado à Rua Rubens Francisco Dias, s/n, Bairro Papagaio. 2. ÁREA DO TERRENO O terreno possui área de 45.601,75 m². 3. DESCRIÇÃO DO EMPREENDIMENTO 3.1. DAS UNIDADES

Leia mais

Gerência de Compra GERÊNCIA DN. Endereço : AVENIDA AYRTON SENNA,5555 - JACAREPAGUA Tel. : Fax : FORNECEDOR

Gerência de Compra GERÊNCIA DN. Endereço : AVENIDA AYRTON SENNA,5555 - JACAREPAGUA Tel. : Fax : FORNECEDOR 1 1 14/10463 "PASS-THROUGH" VERTICAL TÉRMICO Elétrico, gabinete estruturado em perfis de aço com revestimento externo em aço inoxidável AISI 304/18:8 e interno de alumínio, com trilhos para recipientes

Leia mais

Pisani Plásticos BR 116 - Km 146,3 - Nº 15.602 - C.P. 956-95059-520 - Caxias do Sul - RS - Brasil Fone: 55 54 2101.8700 - Fax: 55 54 2101.

Pisani Plásticos BR 116 - Km 146,3 - Nº 15.602 - C.P. 956-95059-520 - Caxias do Sul - RS - Brasil Fone: 55 54 2101.8700 - Fax: 55 54 2101. Pisani Plásticos BR 116 - Km 146,3 - Nº 15.602 - C.P. 956-95059-520 - Caxias do Sul - RS - Brasil Fone: 55 54 2101.8700 - Fax: 55 54 2101.8740 FILIAIS: Pindamonhangaba - SP e Recife - PE www.pisani.com.br

Leia mais

NORMAS TÉCNICAS DE INSTALAÇÕES E EQUIPAMENTOS PARA CASAS DO MEL:

NORMAS TÉCNICAS DE INSTALAÇÕES E EQUIPAMENTOS PARA CASAS DO MEL: SECRETARIA DA AGRICULTURA E ABASTECIMENTO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL DEPARTAMENTO DE PRODUÇÃO ANIMAL COORDENADORIA DE INSPEÇÃO SANITÁRIA DOS PRODUTOS DE ORIGEM ANIMAL - C I S P O A - NORMAS TÉCNICAS

Leia mais

Ergonómico, com visibilidade, funcional e seguro. Ter os comandos à vista e com fácil acesso, num painel frontal, melhora a usabilidade do produto.

Ergonómico, com visibilidade, funcional e seguro. Ter os comandos à vista e com fácil acesso, num painel frontal, melhora a usabilidade do produto. placas placas a gás DESIGN DIFERENCIADO a Hoover oferece uma ampla gama de placas de design elegante, que combinam a estética com a funcionalidade. Foram pensadas e concebidas de forma a satisfazer até

Leia mais

ANEXO II. 4 2 Unid. Escumadeira em aço inox cm cabo de 23 cm comprimento. 7 5 Unid. Concha em aço inox, cabo com 25 cm de comprimento

ANEXO II. 4 2 Unid. Escumadeira em aço inox cm cabo de 23 cm comprimento. 7 5 Unid. Concha em aço inox, cabo com 25 cm de comprimento ANEXO II Aquisição de utensílios de cozinha e lixeiras plásticas para uso na Creche Proinfância, sob a coordenação da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte, deste Município ITEM QTDE. UNID.

Leia mais

MEMORIAL DESCRITIVO ÁREAS DE LAZER

MEMORIAL DESCRITIVO ÁREAS DE LAZER MEMORIAL DESCRITIVO ÁREAS DE LAZER Ficam na cobertura, 9º andar. Esta composta por Salão de festas, Espaço gourmet, Fitness center, Sala de jogos e web, Piscina borda infinita e Solarium. - Salão Festas:

Leia mais

PROJETO DE IMPLANTAÇÃO INDÚSTRIA MADEIREIRA Desdobro Secundário da Madeira. Tipo de Curso d água Nome Bacia Hidrográfica

PROJETO DE IMPLANTAÇÃO INDÚSTRIA MADEIREIRA Desdobro Secundário da Madeira. Tipo de Curso d água Nome Bacia Hidrográfica 1. INFORMAÇÕES GERAIS PROJETO DE IMPLANTAÇÃO INDÚSTRIA MADEIREIRA Desdobro Secundário da Madeira 1.1. Ocorrência Hídrica Tipo de Curso d água Nome Bacia Hidrográfica Distância do empreendimento (m) 1.2.

Leia mais

REQUISITOS GERAIS HÍGIO SANITÁRIOS E TECNICO-FUNCIONAIS PARA A OFERTA E COMERCIALIZAÇÃO DE PRODUTOS ALIMENTARES NA FEIRA INTERNACIONAL DE LISBOA (FIL)

REQUISITOS GERAIS HÍGIO SANITÁRIOS E TECNICO-FUNCIONAIS PARA A OFERTA E COMERCIALIZAÇÃO DE PRODUTOS ALIMENTARES NA FEIRA INTERNACIONAL DE LISBOA (FIL) MANUAL REQUISITOS GERAIS HÍGIO SANITÁRIOS E TECNICO-FUNCIONAIS PARA A OFERTA E COMERCIALIZAÇÃO DE PRODUTOS ALIMENTARES NA FEIRA INTERNACIONAL DE LISBOA (FIL) O objectivo deste manual é fornecer informação

Leia mais

Manual de Operação 1

Manual de Operação 1 1 Índice Ambiente operacional...03 Instalação...03 Precauções na instalação...04 Utilizando o controle da Cortina de Ar...05 Dados técnicos...06 Manutenção...06 Termo de garantia...07 2 As cortinas de

Leia mais

Nailsondas Perfurações de Solo Ltda

Nailsondas Perfurações de Solo Ltda APRESENTAÇÃO A Nailsondas Perfurações de Solo Ltda. é uma empresa que vem atuando no mercado desde 2002, prestando serviços em todo território nacional. Executando com excelência vários projetos por ano,

Leia mais

PROCEDIMENTOS E ORIENTAÇÕES DE SEGURANÇA NAS TAREFAS EXECUTADAS NA COZINHA INDUSTRIAL.

PROCEDIMENTOS E ORIENTAÇÕES DE SEGURANÇA NAS TAREFAS EXECUTADAS NA COZINHA INDUSTRIAL. PROCEDIMENTOS E ORIENTAÇÕES DE SEGURANÇA NAS TAREFAS EXECUTADAS NA COZINHA INDUSTRIAL. OBJETIVO: DIVULGAR OS RISCOS EXISTENTES NOS EQUIPAMENTOS PARA CONHECIMENTO E PARA EVITAR ACIDENTES INDESEJADOS. CORTADOR

Leia mais

ESPECIFICAÇÕES DO EMPREENDIMENTO TÉRREO

ESPECIFICAÇÕES DO EMPREENDIMENTO TÉRREO ESPECIFICAÇÕES DO EMPREENDIMENTO TÉRREO HALL SOCIAL DO TÉRREO Portas corta-fogo Placas de e cerâmica Forro de gesso com pintura PVA sobre massas Ferro c/pintura esmalte sintético acetinado vermelha HALL

Leia mais

POSTO TERRITORIAL DA G.N.R. RESENDE

POSTO TERRITORIAL DA G.N.R. RESENDE D.G.I.E.- DIRECÇÃO GERAL DE INFRA-ESTRUTURAS E EQUIPAMENTOS POSTO TERRITORIAL DA G.N.R. RESENDE VOLUME 1 - ARQUITECTURA MEMÓRIA DESCRITIVA E JUSTIFICATIVA PROJECTO DE EXECUÇÃO DOCUMENTO Nº : 30165 PE AR

Leia mais

29/04/2014. Professor

29/04/2014. Professor UniSALESIANO Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium Curso de Engenharia Civil Disciplina: Introdução a Engenharia Civil Elementos de Vedações Área de Construção Civil Prof. Dr. André Luís Gamino

Leia mais

Fundação Universidade Estadual de Maringá

Fundação Universidade Estadual de Maringá Fundação Universidade Estadual de Maringá PAD/DIRETORIA DE MATERIAL E PATRIMÔNIO AVISO DE LICITAÇÃO EDITAL N 070/2007 PREGÃO PRESENCIAL PROC.: N 0441/2007 OBJETO: CONTRATAÇÃO DE EMPRESAS PARA CONFECÇÃO

Leia mais

Check List para Avaliação das Boas Práticas de Fabricação em Empresas de Produtos Alimentícios

Check List para Avaliação das Boas Práticas de Fabricação em Empresas de Produtos Alimentícios Nome da empresa: Endereço: Responsável: Auditor: Data: / / Objetivo: ( ) Rotina ( ) Levantamento Legenda: S (sim) N (não) NA (não se aplica) REQUISITOS GERAIS PARA O ESTABELECIMENTO O estabelecimento possui

Leia mais

ASSOCIAÇÃO CAATINGA PROJETO NO CLIMA DA CAATINGA ELABORAÇÃO: INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E ENERGIAS RENOVÁVEIS

ASSOCIAÇÃO CAATINGA PROJETO NO CLIMA DA CAATINGA ELABORAÇÃO: INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E ENERGIAS RENOVÁVEIS ASSOCIAÇÃO CAATINGA PROJETO NO CLIMA DA CAATINGA ELABORAÇÃO: INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E ENERGIAS RENOVÁVEIS Índice Apresentação Introdução Eficiência na cozinha Material de Construção A

Leia mais

ANEXO VIII RELAÇÃO DOS EQUIPAMENTOS E UTENSÍLIOS MÍNIMOS PARA AS UNIDADES EDUCACIONAIS

ANEXO VIII RELAÇÃO DOS EQUIPAMENTOS E UTENSÍLIOS MÍNIMOS PARA AS UNIDADES EDUCACIONAIS ANEXO VIII RELAÇÃO DOS EQUIPAMENTOS E UTENSÍLIOS MÍNIMOS PARA AS UNIDADES EDUCACIONAIS ITEM 1 2 3 ESPECIFICAÇÃO DO PRODUTO Abridor misto profissional, em inox, livre de rebarbas, similar ao abridor de

Leia mais

Cozinha Industrial. Juarez Sabino da Silva Junior Técnico de Segurança do Trabalho

Cozinha Industrial. Juarez Sabino da Silva Junior Técnico de Segurança do Trabalho Cozinha Industrial Juarez Sabino da Silva Junior Técnico de Segurança do Trabalho Serviços de alimentação Este tipo de trabalho aparenta não ter riscos, mas não é bem assim, veja alguns exemplos: Cortes

Leia mais

MANUAL DO EXPOSITOR EXPOCONDOMINIAL

MANUAL DO EXPOSITOR EXPOCONDOMINIAL MANUAL DO EXPOSITOR EXPOCONDOMINIAL 1. PROMOÇÃO VERBO COMUNICAÇÃO & EVENTOS 2. ORGANIZAÇÃO / SECRETARIA EXECUTIVA VERBO COMUNICAÇÃO E EVENTOS Avenida Brigadeiro Gomes Ribeiro, 1468 Morro Branco NATAL RN,

Leia mais

ROTEIRO DE INSPEÇÃO PARA AVALIAÇÃO DA ESTRUTURA FÍSICA DAS INSTITUIÇÕES DE LONGA PERMANÊNCIA PARA IDOSOS

ROTEIRO DE INSPEÇÃO PARA AVALIAÇÃO DA ESTRUTURA FÍSICA DAS INSTITUIÇÕES DE LONGA PERMANÊNCIA PARA IDOSOS I IDENTIFICAÇÃO DO ESTABELECIMENTO Nome: Endereço: AP: Nome Fantasia: Inscrição Municipal: Nº do Processo: CNPJ: Tipo de Serviço: ( ) Municipal ( ) Filantrópico ( ) Conveniado SUS RJ ( ) Privado ( ) Estadual

Leia mais

Município de Leiria Câmara Municipal

Município de Leiria Câmara Municipal Município de Leiria Câmara Municipal Divisão Jurídica e Administrativa (DIJA) DELIBERAÇÃO DA REUNIÃO DA CÂMARA MUNICIPAL DE 6 DE FEVEREIRO DE 206 Serviço responsável pela execução da deliberação Gabinete

Leia mais

ANEXO I RELAÇÃO DOS ITENS DA LICITAÇÃO

ANEXO I RELAÇÃO DOS ITENS DA LICITAÇÃO PREFEITURA MICIPAL DE VARZEA GRANDE Folha: 1/6 1 70,000 2 40,000 3 30,000 4 30,000 5 100,000 6 40,000 7 30,000 8 70,000 9 120,000 10 40,000 11 30,000 12 60,000 13 100,000 14 70,000 15 20,000 16 30,000

Leia mais

ECOFOGÃO MODELO CAMPESTRE 3. Manual de instalação, uso e manutenção.

ECOFOGÃO MODELO CAMPESTRE 3. Manual de instalação, uso e manutenção. ECOFOGÃO MODELO CAMPESTRE 3 Manual de instalação, uso e manutenção. Parabéns, ao adquirir o Ecofogão, você tem em mãos uma das tecnologias mais simples, eficiente e limpa atualmente disponível, para o

Leia mais

18.4. Áreas de vivência

18.4. Áreas de vivência 18.4. Áreas de vivência 18.4.1. Os canteiros de obras devem dispor de: a) instalações sanitárias; (118.015-0 / I4) b) vestiário; (118.016-9 / I4) c) alojamento; (118.017-7 / I4) d) local de refeições;

Leia mais

ESTRATÉGIAS UTILIZADAS PARA ECONOMIA DE ÁGUA NO SETOR DE NUTRIÇÃO E DIETÉTICA

ESTRATÉGIAS UTILIZADAS PARA ECONOMIA DE ÁGUA NO SETOR DE NUTRIÇÃO E DIETÉTICA ESTRATÉGIAS UTILIZADAS PARA ECONOMIA DE ÁGUA NO SETOR DE NUTRIÇÃO E DIETÉTICA -APLICAÇÕES REALIZADAS NO HOSPITAL DO RIM - SP Nutricionista: Nathália Rianho Pereira 01/09/2015 Para chegar nesse resultado...

Leia mais

Memorial Descritivo. Prédio: Residencial 25 de Julho

Memorial Descritivo. Prédio: Residencial 25 de Julho Memorial Descritivo Prédio: Residencial 25 de Julho 1. Descrição do prédio. O prédio a ser construído compõe-se de 16 pavimentos mais casa de máquinas, constituído de 46 (quarenta e seis) unidades autônomas

Leia mais

A exposição acontece em paralelo à conferência, permitindo grande interação entre conferecistas, visitantes e empresas ligadas ao segmento de dutos.

A exposição acontece em paralelo à conferência, permitindo grande interação entre conferecistas, visitantes e empresas ligadas ao segmento de dutos. 10 a EDIÇÃO KIT EXPOSIÇÃO Promoção English Version DUTOS SUBMARINOS: UM IMPORTANTE PAPEL NO DESENVOLVIMENTO DO PRÉ-SAL Rio de Janeiro Brasil Uma grande oportunidade de negócio espera você. A exposição

Leia mais

NR 18 - CONDIÇÕES E MEIO AMBIENTE DE TRABALHO NA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO

NR 18 - CONDIÇÕES E MEIO AMBIENTE DE TRABALHO NA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO NR 18 - CONDIÇÕES E MEIO AMBIENTE DE TRABALHO NA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO 18.4 Áreas de Vivência 18.4.1. Os canteiros de obras devem dispor de: a) instalações sanitárias; b) vestiário; c) alojamento; d)

Leia mais

Não fique desligado! - Está ao seu alcance poupar energia

Não fique desligado! - Está ao seu alcance poupar energia Frigorífico / arca congeladora / combinado l Coloque o equipamento afastado de fontes de calor (ex.: forno, aquecedor, janela, etc.). l Afaste o equipamento da parede de modo a permitir a ventilação da

Leia mais

QUADRO DE FUNCIONÁRIOS

QUADRO DE FUNCIONÁRIOS CENTRO CULTURAL CARMÉLIA MARIA DE SOUZA - TEATRO CARMÉLIA Responsável: Antônio Carlos Carvalho Fundação: 2010 Telefone: (27) 3132-8372 Endereço: Rua Eng Manoel Passos de Barros, s/n Bairro: Mário Cypreste

Leia mais

Filtração por Contato

Filtração por Contato Filtração por Contato A construção de grandes tanques de decantação com raspadores de geralmente resultam em investimentos de alto custo. A operação destes decantadores podem ser bastante irregulares,

Leia mais

ANEXO I DAS VAGAS PARA O ENCARGO DE PROFESSOR CURSOS FIC CAMPUS JOÃO PESSOA CURSO: AGENTE AMBIENTAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS FIC PERFIL DO CANDIDATO

ANEXO I DAS VAGAS PARA O ENCARGO DE PROFESSOR CURSOS FIC CAMPUS JOÃO PESSOA CURSO: AGENTE AMBIENTAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS FIC PERFIL DO CANDIDATO MEC SETEC FUNDO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA PROGRAMA NACIONAL DE ACESSO AO ENSINO TÉCNICO E EMPREGO SELEÇÃO INTERNA SIMPLIFICADA

Leia mais

LABORATÓRIO DE MODELOS, INCLUSÃO E FUNDIÇÃO

LABORATÓRIO DE MODELOS, INCLUSÃO E FUNDIÇÃO LABORATÓRIO DE MODELOS, INCLUSÃO E FUNDIÇÃO 1. Descrição Física A área mínima deste laboratório deve ser igual ou superior a 59,00 m 2 ; sala quente com área mínima de 10,00 m² e almoxarifado com 9,50

Leia mais

built build to ANDAIMES MP

built build to ANDAIMES MP uilt build to ANDAIMES ANDAIMES MP Andaime_Multidirecional MP 150 Empresa Projetos Produtos Andaimes e coberturas ANDAIME Multidirecional MP O sistema multidirecional MP é a solução moderna que reflete

Leia mais

DESCRIÇÃO TÉCNICA SERVIÇOS A SEREM EXECUTADOS

DESCRIÇÃO TÉCNICA SERVIÇOS A SEREM EXECUTADOS DESCRIÇÃO TÉCNICA MEMORIAL DESCRITIVO REFERENTE AOS SERVIÇOS DE MELHORIAS NA INFRAESTRUTURA DO GINASIO MUNICIPAL 3 DE JUNHO DO MUNICIPIO DE CHAPADA RS. O presente memorial tem por objetivo estabelecer

Leia mais

TH 030- Sistemas Prediais Hidráulico Sanitários

TH 030- Sistemas Prediais Hidráulico Sanitários Universidade Federal do Paraná Engenharia Civil TH 030- Sistemas Prediais Hidráulico Sanitários Aula 17 Instalações de Esgoto Profª Heloise G. Knapik 1 Instalações prediais de esgotamento sanitário Objetivo

Leia mais

ADEGAS KitchenAid. KZB15ARANA e KZB16ARANA

ADEGAS KitchenAid. KZB15ARANA e KZB16ARANA ADEGAS KitchenAid COMPROMISSO DE PRODUZIR AS MELHORES ADEGAS Versatilidade Organização Integração total com os outros eletrodomésticos CLAIMS CONHECENDO O PRODUTO Praticidade Combina a conveniência de

Leia mais

PLANILHA DE FORMAÇÃO DE PREÇOS

PLANILHA DE FORMAÇÃO DE PREÇOS P.UNIT.S/ P.UNIT.C/ ITEM DISCRIMINAÇÃO UNID QUANT ITEM S/ BDI ITEM C/BDI BDI BDI 1 SERVIÇOS PRELIMINARES 1.1 Terreno 1.1.1 Limpeza do terreno m2 24,99 1.1.2 Locação da obra m2 24,99 1.2 Ligações provisórias

Leia mais

MEMORIAL DESCRITIVO DE ACABAMENTOS

MEMORIAL DESCRITIVO DE ACABAMENTOS LANDSCAPE BEIRA MAR Avenida da Abolição, 2311 MEMORIAL DESCRITIVO DE ACABAMENTOS 16/12/08-R07 1 CONDOMÍNIO LANDSCAPE BEIRA MAR Avenida da Abolição, 2311 MEMORIAL DESCRITIVO A. EQUIPAMENTOS E SERVIÇOS ESPECIALIZADOS

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE DOURADO CNPJ 51.814.960/0001-26. Projeto Básico

PREFEITURA MUNICIPAL DE DOURADO CNPJ 51.814.960/0001-26. Projeto Básico Projeto Básico Reforma no fechamento e construção de cobertura de proteção na Escola Municipal Maria do Carmo Balestero Gutierre 1.0 Objeto Trata-se da obra de pintura do muro de fechamento (em alvenaria),

Leia mais

TERMOACUMULADORES ELÉCTRICOS

TERMOACUMULADORES ELÉCTRICOS TERMOACUMULADORES ELÉCTRICOS S O L UÇÕE S DE ÁGUA QUE N T E Índice Conforto garantido 03 Compatibilidade solar e selecção de capacidade 04 Gama EasyAqua 05 Gama NaturaAqua 06 Dados técnicos 07 02 SOLUÇÕES

Leia mais

Araucária Serviços Topográficos, Projetos e Consultoria CNPJ 05.807.308/0001-67 - São José do Ouro/RS Tel.: 54-3352-1963

Araucária Serviços Topográficos, Projetos e Consultoria CNPJ 05.807.308/0001-67 - São José do Ouro/RS Tel.: 54-3352-1963 PARECER TÉCNICO LU 001/16 Data Vistoria: 19/04/2016 Município: Maximiliano de Almeida - RS Técnicos: Ilton Nunes dos Santos, Vilso Silvestro, Paula Cristina Pomorski e Dienifer Bombana Hora: 9:50 h 1.

Leia mais

Rua Inê Targino Puppim Praia de Itapoã Vila Velha/ES MEMORIAL DESCRITIVO

Rua Inê Targino Puppim Praia de Itapoã Vila Velha/ES MEMORIAL DESCRITIVO 1 Rua Inê Targino Puppim Praia de Itapoã Vila Velha/ES MEMORIAL DESCRITIVO 1. DESCRIÇÃO GERAL Térreo O acesso ao conjunto dos três edifícios, sendo edifícios A, B e C, que serão implantados no terreno,

Leia mais

SAC 0800-VEDACIT 0800-833-2248 DEMAIS DEPARTAMENTOS (11) 2902-5522 DE SEGUNDA A SEXTA DAS 8H ÀS 17H45

SAC 0800-VEDACIT 0800-833-2248 DEMAIS DEPARTAMENTOS (11) 2902-5522 DE SEGUNDA A SEXTA DAS 8H ÀS 17H45 Produto CIMENTOL é uma tinta impermeável de grande durabilidade, que mantém a boa aparência por mais tempo. Apresenta ótima aderência sobre alvenaria, concreto e fibrocimento. Características Aparência:

Leia mais

A seguir é proposto um programa para o espaço físico e para as instalações de Creche que atenderá 120 Crianças:

A seguir é proposto um programa para o espaço físico e para as instalações de Creche que atenderá 120 Crianças: 1 CRECHE 1.1 Infra-Estrutura Urbana Básica -Abastecimento de água A edificação deverá ser dotada de um sistema ligado à rede pública com canalização interna. Qualquer outro sistema de abastecimento será

Leia mais

ENVOLTA PELAS MONTANHAS 68 Construir A CASA F DE FORM SE DIREC A PAISAG

ENVOLTA PELAS MONTANHAS 68 Construir A CASA F DE FORM SE DIREC A PAISAG Texto Roberta Ben Fotos Evelyn Mülle A CASA F DE FORM SE DIREC A PAISAG 68-73 P3 christiano carra?o: Construir 2009 26.08.09 17:16 Página 68 ENVOLTA PELAS MONTANHAS 68 Construir Encrava tiqueira, em to

Leia mais

CASAS DO CAMPO (Rua Rosada Campo Grande)

CASAS DO CAMPO (Rua Rosada Campo Grande) CHL Desenvolvimento Imobiliário S/A CASAS DO CAMPO (Rua Rosada Campo Grande) MEMORIAL DESCRITIVO DE CONSTRUÇÃO (28/10/10) 1- ACABAMENTO DAS UNIDADES AUTÔNOMAS 1.1 SALA / QUARTOS / CIRCULAÇÃO Piso: Concreto

Leia mais

7as JORNADAS DE CLIMATIZAÇÃO Lisboa, 8 de Novembro de 2007

7as JORNADAS DE CLIMATIZAÇÃO Lisboa, 8 de Novembro de 2007 7as JORNADAS DE CLIMATIZAÇÃO Lisboa, 8 de Novembro de 2007 1 Se se fecham cozinhas e restaurantes por falta de limpeza, como nos podemos permitir essa falta de limpeza no ar que respiramos todos os dias

Leia mais

QUESTIONÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DAS PRINCIPAIS CONDIÇÕES DAS ÁREAS DE VIVÊNCIA DOS CANTEIROS DE OBRA DA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO NO ESTADO DA BAHIA.

QUESTIONÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DAS PRINCIPAIS CONDIÇÕES DAS ÁREAS DE VIVÊNCIA DOS CANTEIROS DE OBRA DA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO NO ESTADO DA BAHIA. QUESTIONÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DAS PRINCIPAIS CONDIÇÕES DAS ÁREAS DE VIVÊNCIA DOS CANTEIROS DE OBRA DA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO NO ESTADO DA BAHIA. O presente trabalho é resultado de um consenso estabelecido

Leia mais

Concurso Público. Serviços de limpeza nas instalações desportivas situadas em Macau afectas ao Instituto do Desporto

Concurso Público. Serviços de limpeza nas instalações desportivas situadas em Macau afectas ao Instituto do Desporto Concurso Público Serviços de limpeza nas instalações desportivas situadas em Macau afectas ao Instituto do Desporto Requisitos para a prestação de serviços de limpeza. Instalações desportivas, prazo, horário

Leia mais

Projeto. Projeto. Take away. www.terrabrazilmaquinas.com.br

Projeto. Projeto. Take away. www.terrabrazilmaquinas.com.br Projeto Projeto Nossa empresa está a mais de 10 anos no mercado angolano trabalhando no desenvolvimento e fornecimento de productos para abertura de seu próprio negócio, realizando ao seu lado o processo

Leia mais