VALEC: Desenvolvimento Sustentável do Brasil 1º CADERNO DE PERGUNTAS E RESPOSTAS CONCORRÊNCIA Nº 005/2010

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "VALEC: Desenvolvimento Sustentável do Brasil 1º CADERNO DE PERGUNTAS E RESPOSTAS CONCORRÊNCIA Nº 005/2010"

Transcrição

1 1º CADERNO DE PERGUNTAS E RESPOSTAS CONCORRÊNCIA Nº 005/2010 1) Gentileza informar a exigência de garantia de proposta para os editais em referência. Caso afirmativo, gentileza informar os valores por lote, modalidades aceitas e forma de apresentação. RESPOSTA: Não será necessário. 2) Poderia nos enviar uma descrição mais detalhada (Desenhos e normas) dos itens relacionados abaixo? - Dormente monobloco de concreto protendido para bitola de 1,60 Especificação 80 EM 031A Item (Superestrutura) Montagem de grande bitola larga com dormente monobloco de concreto Especificação 80-ES-50A Escamas de concreto armado para terra armada Especificação 80-ES-028A Concreto para soleiras e arremates em maciço de terra armada Especificação 80-ES- 028A REPOSTA: Todas as descrições relativas às Especificações Técnicas poderão ser adquiridas no site (Arquivo compactado 16Mb) e ainda por meio dos Projetos disponíveis na Gráfica Copigraf, tel: (61) ) Haverá necessidade de Garantia de Proposta, em caso positivo, qual o valor? RESPOSTA: Não. 4) No que se refere ao item 6.2 Capacidade Técnica da Proponente, constante no Termo de Referência, é correto o nosso entendimento que existem especificações para o Lote 07F e que não foram apresentadas? Quais seriam estas exigências? RESPOSTA: Ver publicação no Diário Oficial da União do dia 01/04/2010, Seção III, pág ) No que se refere ao item 6.2 Capacidade Técnica da Proponente, constante no Termo de Referência, item 6 Superestrutura, é correto o nosso entendimento que na discriminação:... Lançamento de linha em bitola? 1,00... o símbolo correto é? RESPOSTA: Ver publicação no Diário Oficial da União do dia 01/04/2010, Seção III, pág ) No referido Edital não consta em seus anexos, o Projeto Básico e/ou Executivo. Como proceder para obter projetos da ferrovia e outros elementos da obra? RESPOSTA: Conforme informado no site os projetos poderão ser adquiridos na Gráfica Copigraf, tel: (61) ) No Anexo XI Orçamento Base, no Quadro de Serviços a Preços Unitários, Lotes 1 ao 7, consta o Item 6.4 Bueiros celulares moldados in loco. No entanto na coluna de Especificação, destes Bueiros, o código 80-ES-028A , é referente a galerias em aduelas. Pergunta: Considerar para orçamento especificação de Bueiros Celulares moldados in loco ou em aduelas? Como proceder?

2 REPOSTA: Moldados in loco. 8) Entendemos que o PREÇO UNITÁRIO e TOTAL para cada um dos serviços a serem executados em cada Lote deverá ser apresentado apenas para aqueles serviços que possuam QUANTIDADES definidas no QUADRO DE SERVIÇOS A PREÇOS UNITÁRIOS. Para os itens não quantificados, não há necessidade de apresentação do PREÇO UNITÁRIO. Estamos corretos? REPOSTA: Sim, os serviços não quantificados na planilha não devem ser apresentados. 9) Na página 36, subitem Qualificação Técnica, alínea d, é solicitada uma declaração, onde são citados os subitens 5.3 e 5.2 do presente edital; ocorre que o subitem 5.3, refere-se aos documentos de habilitação e o subitem 5.2, trata do credenciamento e não esclarece sobre o atestado como mencionado no subitem do edital. Solicitamos que nos seja informado quais os itens a que se refere está declaração, bem como solicitamos a disponibilização de um modelo deste documento solicitado. RESPOSTA: Este item deverá ser desconsiderado. 10) Estamos tentando agendar visita técnica das concorrências 05/10 e 08/10 da VALEC, conforme informa o item 2.7 do edital. Porém os telefones que constam não existem. Gostaria de um número de telefone que eu consiga agendar visita para participação na concorrência. REPOSTA: Além dos números informados no edital, poderá ser agendado através do telefone nº (61) ) O arquivo das Planilhas de Orçamento disponibilizado no site da VALEC, estão no formato PDF e foram inseridas como imagem reduzida, não sendo possível transferilos para o Excel. Solicitamos a gentileza, caso seja possível, a disponibilização das planilhas em Excel ou em outro formato para que possamos transformar em planilha eletrônica. RESPOSTA: Não será possível a disponibilização. 12) Consultamos se os Projetos Básicos estão incluídos nos CDs dos Anexos III Normas e Especificações Técnicas e Ambientais (em CD) dos editais acima referenciados. Em caso negativo consultamos como obter os citados projetos. RESPOSTA: Conforme informado no site os projetos poderão ser adquiridos na Gráfica Copigraf, tel: (61) ) Qual será o trilho usado na ferrovia? UIC-60 ou o TR-57? RESPOSTA: O trilho utilizado na Ferrovia de Integração Oeste Leste FIOL será o UIC-60.

3 14) As talas de junção serão fornecidas pela VALEC? Caso contrário, em que item elas devem ser consideradas? RESPOSTA: As talas de junção para união das barras de 240 metros estão incluídas na montagem da grade. 15) Os projetos e descritivos foram disponibilizados na segunda, 19/04/2010, com exceção do Lote 03 que segundo informação da gráfica Copigraf, houve um problema técnico com o CD desse lote. Quando será disponibilizado o material referente ao lote 03? RESPOSTA: Já disponibilizado, com o conseqüente adiamento da licitação (ver publicação no Diário Oficial da União na data de 05/05/2010, seção 3, pág. 157). 16) As memórias de cálculo das obras de artes especiais especificam cordoalhas, cabos e, portanto, placas de ancoragem para 15 Ф 15,2 mm. No quadro de quantidades e preços, todos os itens referentes à protensão estão considerando cabos para 12 Ф 12,7mm. Qual dos dois deverá ser considerado no orçamento? RESPOSTA: Os cabos serão 12 Ф 12,7 mm e serão alterados na memória de cálculo. 17) De acordo com o Relatório do Projeto Básico, o trilho a ser utilizado para a execução da Superestrutura deverá ser o TR-57 (AREMA 115-RE). Tal especificação poderá ser observada em inúmeros trechos do relatório sob comento, a exemplo do item 4.6.2, Características da Linha Projetada, subitem 10, Trilho. O item 8.2, Serviços de Superestrutura, do Quadro de Serviços a Preços Unitários, Anexo XI do Edital, especifica o trilho UIC-60 (subitens e 8.2.2). Solicitamos a especificação do trilho a ser considerada no orçamento, uma vez que a mesma implicará diretamente no custo da Tala de Junção. RESPOSTA: O trilho a ser considerado é o UIC-60 em barras de 12 metros que serão soldadas por processo elétrico em barras de no mínimo 120 metros. Ver publicação no Diário Oficial da União na data de 05/05/2010, seção 3 18) De acordo com o Relatório do Projeto Básico, item 5, Especificações Técnicas, as talas de junção deverão ser do tipo TJ-57, com 06 (seis) furos, fabricadas em aço médio carbono, com limite de resistência variando entre 470 N/mm² e 560 N/mm² e atender à Norma Técnica da ABNT, NBR 7591/82. No item 8, Superestrutura, do Quadro de Serviços a Preços Unitários, Anexo XI do Edital, não foi observado o material em questão. Entendemos que a Tala de Junção será fornecida pela VALEC. Nosso entendimento está correto? RESPOSTA:As talas a serem utilizadas na ligação das barras longas de maneira a permitir o nivelamento serão do tipo TJ-60 e estão incluídas no preço da montagem da grade (ver publicação no Diário Oficial da União na data de 05/05/2010, seção 3, pág. 157).. 19) De acordo com o Relatório do Projeto Básico, item 5, Especificações Técnicas, os trilhos deverão ser fornecidos sem furação e ou com três furos em cada extremidade. No item 8, Superestrutura, do Quadro de Serviços a Preços Unitários, Anexo XI do Edital, não foi observado o material em questão. Em qual item esse serviço deverá ser medido?

4 RESPOSTA: Os trilhos serão fornecidos sem furação e caso haja necessidade de executar a furação das barras longas para aplicação das talas, no mínimo a cada 120 metros, o custo deverá está embutido na montagem da grade e não será objeto de medição. 20) De acordo com o Relatório do Projeto Básico, subitem 5.4.2, Procedimentos Construtivos, o Nivelamento e o Alinhamento da Linha deverão ser executados com vibradores manuais tipo Jackson. Entendemos que o tipo de equipamento especificado não possui energia de compactação suficiente para os serviços de Nivelamento, Levante, Alinhamento e Socaria de Linha, notadamente para linha com dormente de concreto e trilho (TR-57 ou UIC-60). Solicitamos que a VALEC ratifique (ou não) o equipamento especificado. RESPOSTA: Houve um engano no relatório do projeto básico e que já foi corrigido, o equipamento a ser utilizado na via é o especificado no subitem qual seja a máquina automática pesada tipo Plasser ou similares. A utilização de vibradores tipo Jackson será para complemento da socaria, nivelamento e alinhamento no Aparelhos de Mudança de Via (AMV). Ver publicação no Diário Oficial da União na data de 05/05/2010, seção 3, pág ) De acordo com o Relatório do Projeto Básico, subitem 4.6, Projeto Básico da Superestrutura da Via Permanente, foram adotados dois critérios para a escolha das pedreiras a serem exploradas: i) proximidade do canteiro de obras; ii) posição mais próxima da região central de cada lote. Em seguida, no subitem 5.4 do mesmo relatório, são estabelecidos as parâmetros de granulometria, peso específico aparente mínimo, resistência a ruptura, absorção de água máxima, porosidade aparente máxima, resistência ao desgaste (abrasão Los Angeles ) e resistência ao choque índice de tenacidade Treton máximo, a serem atendidos para o lastro. Foram realizados ensaios na pedreira indicada que comprovem o atendimento às especificações indicadas no Relatório? Em caso afirmativo, solicitamos o envio, formal, dos resultados obtidos. Caso contrário, entendemos que a VALEC será responsável pela realização dos ensaios (e posterior fornecimento dos resultados), em data anterior ao início previsto das obras, sem qualquer ônus financeiro para a Contratada. Nosso entendimento será correto? RESPOSTA: A VALEC não se responsabiliza pelos ensaios a serem executados para definição da pedreira a ser realmente utilizada, porém se as indicadas não passarem no teste a VALEC assumirá o ônus de remunerar a diferença de distância a maior, caso necessário, desde que autorizada pela fiscalização da VALEC. 22) No dia 29 de março de 2010, ocorreu à primeira publicação do Edital em referência, no Diário Oficial da União Seção 3, número 59 (fl. 164). No dia 01 de abril de 2010, foi publicada a 1ª Errata ao Edital, no dia 12 de abril de 2010, foi publicada a 2ª Errata, através do Diário Oficial da União número 68, de acordo com o Aviso de Adiamento. Ainda que os anexos XA e XI, mencionados na 2ª Errata, tenham sido disponibilizados no dia 12 de abril de 2010, os Projetos, com seus respectivos Relatórios e Memoriais de Cálculo, foram oferecidos ao público no dia 19 de abril de Vale ressaltar que, de acordo com a copiadora responsável pela distribuição do material, por questões técnicas, os arquivos correspondentes ao Lote 03 só estavam acessíveis a partir do dia 26 de abril de Ante o exposto, solicitamos a dilação de

5 prazo mínimo de 30 (trinta) dias após a disponibilização completa do material do Edital em referência. RESPOSTA: Ver publicação no Diário Oficial da União na data de 05/05/2010, seção 3 23) Conforme pode ser observado no Relatório do Projeto Básico Detalhado de OAEs, o resultado do dimensionamento dos Elementos Principais da Superestrutura dos Viadutos Ferroviários indica cabos de proteção para 15 Ф 12,7mm. Ante o exposto, solicitamos a definição da metodologia a ser adotada para os serviços de protensão (se pré ou pós-tração), bem como o número de cordoalhas a ser adotado por dispositivo. RESPOSTA: Os cabos de protensão constantes no projeto serão modificados prevalecendo o dimensionamento em planilha, a metodologia adotada é a de póstração e o número de operações de protensão serão compatíveis com o número de ancoragens ativas. 24) Entendemos que para atendimento do item 5.3.5, alínea k, do Edital em referência, deverá ser apresentado o Modelo do Anexo IX I. Além disso, o vínculo empregatício com a empresa, apenas para os profissionais que atendam ao item 5.3.5, alínea b. Dessa forma, não será necessária a apresentação do vínculo empregatício exigido na alínea b.1 para os demais profissionais. Nosso entendimento está correto? RESPOSTA: Está correto o entendimento da licitante. 25) Favor informar de quem será a responsabilidade da liberação dos bota foras de cada lote, com relação ao meio ambiente. RESPOSTA: A liberação de bota-fora com relação a meio ambiente é de responsabilidade da VALEC. 26) Gostaria que nos enviasse a distribuição de massa da terraplanagem. RESPOSTA: Já disponível no projeto. 27) Com a finalidade de participarmos das licitações em referência (Editais 004 e 005/2010) solicitamos a gentileza de nos enviarem os diagramas lineares das localizações em cada lote dos principais materiais a serem utilizados nas obras tais como: a Localização de pedreiras RESPOSTA: As localizações de pedreiras constam no projeto. b Localização de areais RESPOSTA: São itens de responsabilidade da licitante contratada. c Localização de fábricas de cimento RESPOSTA: São itens de responsabilidade da licitante contratada.

6 d Localização de concreteiras RESPOSTA: São itens de responsabilidade da licitante contratada. e Localização de fábricas de aço RESPOSTA: São itens de responsabilidade da licitante contratada. f Demais itens que julgarem interessantes para que possamos orçar RESPOSTA: A licitante deverá ser mais específica no questionamento. 28) Conforme definido na letra (F) do item Qualificação Técnica, é solicitada a apresentação do Cronograma Físico de Barras conforme modelo IX E. Neste item é informado que devemos indicar o início e término de todos os serviços e as datas parciais, de conclusão e iniciais de todas as etapas. Para elaboração de Cronograma, basta-nos indicar as etapas e serviços (Infra-Estrutura, Superestrutura e Obras de Artes Especiais) indicando as quantidades em m³/ km/ m³ respectivamente para cada trecho programado? RESPOSTA: A letra f do item cita datas de conclusão parcial e final de etapas dos serviços. Por exemplo: a fase de infra-estrutura deve ter seu início e seu final determinados pelas etapas que a compõem. 29) Após análise dos projetos enviados através dos CD s e DVD s adquiridos (Concremat 1F, Concremat 2F, Ecoplan 4F, Ecoplan 5F, Ecoplan 5FA, STE OAE 6F, STE Sondagens e Ensaios 6F, STE Sondagens e Ensaios 6F, STE OAE 7F, STE Sondagens e Ensaios 7F), informamos que: a. Foi observado que as estacas que delimitam os sub-trechos e por conseguinte os lotes, estão diferentes nos projetos geométricos em relação ao especificado nas planilhas, inclusive com OAE s previstas num determinado lote, porém pertencentes a outro sub-trecho pelo projeto. EXEMPLO: Lote 01- Rio Preguiça km 1.401,71(planilha) km 1.371, ,431 (projeto) - Lote 02: Rio Jacaré km 1.283,81 (planilha) km 1.253, ,134 (projeto), entre outros. Solicitamos esclarecer. RESPOSTA: Como existem igualdades de estacas a quilometragem inicialmente considerada na planilha diverge do estaqueamento do projeto, porém os números que servem para orçamento são os constantes da planilha haja vista que a extensão ferroviária é maior que a extensão quilométrica em função dos pátios em quase todos os lotes. De qualquer maneira para orçamento vale o que está escrito na planilha. b. Não nos foi enviado o CD 03 correspondente ao Lote 03. Favor informar como poderemos receber os projetos referentes a este lote. RESPOSTA: Conforme informado no site da VALEC, todos os projetos já estão disponíveis na Gráfica copigraf,tel n (61)

7 30) Analisando a documentação adquirida na Copigraf observamos que no CD do Lote 2 o Anexo 1 - Tomo 3 está incompleto não apresentando o Diagrama de Identificação das Jazidas Naturais. Solicitamos esclarecer. RESPOSTA: Conforme informado no site da VALEC, todos os projetos já estão disponíveis na Gráfica copigraf,tel n (61) ) As Licenças Ambientais da Obra e Jazidas indicadas nos projetos serão de responsabilidade da VALEC? RESPOSTA: As licenças ambientais da obra serão de responsabilidade da VALEC e a obtenção de licenças para ocorrências fora da faixa de domínio serão de responsabilidade da licitante contratada, com exceção das áreas de empréstimo para aterro, não incluso sub-lastro. (TRF Anexo III). 32) Ainda quanto ao material adquirido na Copigraf, informamos que o CD identificado como "STE Sondagens e Ensaios 6F" encontra-se corrompido, não permitindo leitura e até "travando" em alguns computadores. Solicitamos informar qual o procedimento para reenvio do CD corrigido. RESPOSTA: Já está disponível na Gráfica Copigraf, tel nº (61) ) O item 5.3.5, alínea a do Edital, exige Registro/Certidão de inscrição da empresa e dos responsáveis técnicos no CREA da região da sede da empresa, referente ao exercício de Entendemos que o correto é...referente ao exercício de Está correto nosso entendimento? RESPOSTA: É correto o entendimento. 34) O item 2.7 do Edital da Concorrência em epígrafe determina que a proponente deverá realizar visita técnica ao trecho para conhecimento das condições e peculiaridades de cada lote de seu interesse... Entendemos que, para empresas que participem em consórcio, bastará que um engenheiro de uma das empresas consorciadas visite o trecho e obtenha o Atestado de Visita Técnica. Está correto nosso entendimento? RESPOSTA: É correto o entendimento. 35) O serviço formas possui preços diferentes na planilha de preços básica: a) Formas: Nos itens ; ; ; ; ; ; ; ; ; ; ; ; até o preço unitário é R$ 49,01; Nos itens 5.1.3; 5.2.3; 6.3.2; 7.9.4; ; ; ; até , o preço unitário é R$ 54,82. RESPOSTA: Ver publicação no Diário Oficial da União na data de 05/05/2010, seção 3, b) Formas convencionais:

8 Nos itens ; ; ; ; ; ; ; , até o item , o preço unitário é R$ 49,01. Perguntamos: qual a especificação dos serviços, já que a descrição é a mesma? 36) Na planilha do lote 04, item 10.5, o total informado é R$ ,56, porém o valor correto calculado pelos valores informados de quantidades e preços unitários é R$ ,57. Como devemos proceder? RESPOSTA: Ver publicação no Diário Oficial da União na data de 05/05/2010, seção 3, 37) Na planilha do Lote 06, o item não foi considerado na soma total, resultando numa diferença de R$ ,58 no total da obra. Entendemos que esse valor deverá ser acrescentado ao valor final, alterando o valor da planilha. Está correto nosso entendimento? RESPOSTA: Ver publicação no Diário Oficial da União na data de 05/05/2010, seção 3, 38) Na planilha do Lote 06, os itens , , , e (Escavação a Céu Aberto em material de 3ª categoria) têm quantidade, mas não tem preço unitário. Como devemos proceder? RESPOSTA: Ver publicação no Diário Oficial da União na data de 05/05/2010, seção 3, 39) Na planilha do Lote 07, o item não foi considerado na soma total, resultando numa diferença de R$ ,81 no total da obra. Entendemos que esse valor deverá ser acrescentado ao valor final, alterando o valor da planilha. Está correto nosso entendimento? RESPOSTA: Ver publicação no Diário Oficial da União na data de 05/05/2010, seção 3, 40) Para atendimento ao item 5.4 Proposta de Preços, Anexo X C Produção Horária dos Equipamentos Mecânicos, entendemos que se referem apenas aos serviços de Terraplanagem e Pavimentação. REPOSTA: Devem ser incluídos os equipamentos e superestrutura. 41) Poderiamos nos enviar uma descrição mais detalhada (desenhos e normas) dos itens abaixo? - Dormentes monobloco de concreto protendido para bitola de 1,60 Especificação 80 EM 031ª Item (Superestrutura) - Montagem de grande bitola larga com domerte monobloco de concreto Especificação 80-ES-050ª Escamas de concreto armado para terra armada Especificação 80-ES-028ª Concreto para soleiras e arremates em maciço de terra armada Especificação 80-ES- 028ª

9 REPOSTA: As especificações técnicas estão devidamente informadas no site da VALEC. Ademais, conforme aviso neste mesmo site, os projetos poderão ser adquiridos na Gráfica Copigraf, tel: (61) ) Conforme previsto no Item 3.2 do Edital solicitamos: Anexo XI - Orçamento, Composições de Preços Unitários, BDI e Encargos Sociais Não foram disponibilizadas as Composições de Preços Unitários, BDI e Encargos Sociais. Favor enviar. RESPOSTA: O orçamento da VALEC está disponibilizado no edital da concorrência. Os demais anexos não serão disponibilizados. 43) Estamos entendendo que deverão ser apresentadas na Proposta Comercial as Composições de Preços Unitários somente dos itens do quadro de Serviços e Preços Anexo X.A, que contenham quantidades. Favor confirmar. RESPOSTA: É correto o entendimento da licitante, inclusive não deverá ser cotado esse serviço. 44) Favor nos enviar as Especificações Técnicas, a seguir listadas, que são relacionadas no Anexo X.A Quadro de Quantidades e Preços para orientarem a orçamentação de diversos itens de preços unitários e que não foram disponibilizadas no arquivo eletrônico Normas Técnicas no dia 04/07/2010: - 80-ES-028A ES-028A ES-028A ES-000A ES-028A ES-028A ES-028A ES-008A ES-028A ES-028A ES-028A ES-028A ES-028A EM-032A ES-028A EM-031A ES-028A ES-028A ES-028A ES-000F ES-000F ES-000F RESPOSTA: Ver publicação no Diário Oficial da União na data de 05/05/2010, seção 3,

10 45) Alertamos que até a presente data não nos foi disponibilizado nenhum documento técnico referente ao Lote 3, portanto solicitamos disponibilizar os projetos para que, de posse dos mesmos, tenhamos condições de iniciar a elaboração dos serviços de orçamentação, cotações de materiais, serviços especializados e das propostas técnica e comercial. RESPOSTA: Tendo em vista o atraso na disponibilização dos documentos a presente licitação fora devidamente adiada (ver publicação no Diário Oficial da União na data de 05/05/2010, seção 3, pág. 157) 46) Para efeito de Planejamento da obra, sobretudo a execução do Diagrama Tempo X Caminho solicitamos o projeto detalhado de cada lote, contendo pelo menos: Diagrama de distribuição de Volume de Terraplenagem; Localização de pedreiras e areiais; Cidades de apoio e acessos aos trechos. RESPOSTA: Já consta do projeto básico no diagrama de distribuição de terraplanagem, ou quadro de distribuição de massa, a localização das pedreiras, porém o estudo de apoio e análise da necessidade executiva compete à licitante. 47) Para elaboração do orçamento, precisamos dos volumes por m dos bueiros celulares e bocas de bueiros por unidade. RESPOSTA: Os volumes dos bueiros celulares estão contidos no projeto que, por algum engano, não foi disponibilizado, porém com a republicação os mesmos já estão disponíveis (ver publicação no Diário Oficial da União na data de 05/05/2010, seção 3, pág. 157) 48) Existem serviços que se repetem várias vezes em cada planilha. Será necessário apresentar uma composição para cada um ou bastará uma? RESPOSTA: Apresentar apenas uma composição de preço, indicando a itemização de todas. 49) Favor informar se todos os dormentes a serem fornecidos serão em bitola de 1,60 m ou se haverá trecho com dormentes com bitola mista (1,60 m e 1,00 m) caso positivo, informar os trechos. RESPOSTA: Todos os dormentes serão de bitola de 1,60 metros, oportunamente será disponibilizado os desenhos e especificações adaptado para trilho UIC-60, porém para efeito de orçamento essas informações não tem significado. 50) Informar se a VALEC vai fornecer os trilhos para fabricação e montagem dos AMV s. Para que se possa adquirir as soldas Aluminotérmicas favor identificar os trilhos a serem usados no projeto,quanto a sua dureza e composição química, tomando como referencia a Norma NF EM que trata deste tipo de perfil de trilhos. RESPOSTA: Os trilhos para execução da grade da agulha (agulhas e encosto) e da grade do jacaré (jacaré e contratrilhos) assim como nos respectivos acessórios, serão fornecidos pelo fabricante. A VALEC fornecerá somente os trilhos de ligação.

11 51) Tendo em vista o grande número de Composições de Preços Unitários e Produções de Equipes Mecânicas a serem apresentados solicitamos apresentar estes itens exclusivamente em meio digital (CD ou DVD) na forma de planilha eletrônica protegida, que permita somente a cópia dos dados inseridos. RESPOSTA: Não. 52) Estamos entendendo que: a) As condicionantes ambientais do empreendimento são de responsabilidade da VALEC. Favor confirmar. Caso negativo favor informar as referidas condicionantes para que possamos considerar em nossa proposta. RESPOSTA: As licenças ambientais da obra serão de responsabilidade da VALEC e a obtenção de licenças para ocorrências fora da faixa de domínio serão de responsabilidade da licitante contratada, com exceção das 6 áreas de empréstimo para aterro, não incluso sub lastro. (TRF Anexo III). b) Todas as licitantes deverão implantar ETA Estação de Tratamento de Água e ETE Estação de Tratamento de Esgoto, no canteiro de obras. Favor confirmar. RESPOSTA: Sim. c) A Outorga para uso da água (poço ou curso d água) é de responsabilidade da contratante VALEC.Favor confirmar. RESPOSTA: Sim. 53) Conforme disposto no subitem 3.2 do Edital, solicitamos o seguinte esclarecimento: Para fins de atendimento do exigido na alínea d) Declaração da Proponente segundo as disposições do item 5.3 do edital, acompanhado do atestado previsto no item 5.2 do subitem Qualificação Técnica do Edital, solicitamos informar qual o teor da declaração, tendo em vista que o item 5.3 trata-se dos Documentos de Habilitação e o item 5.2 do Credenciamento. RESPOSTA: Este item deverá ser desconsiderado. 54) Tendo em vista o não recebimento da documentação técnica anteriormente solicitada, e que somente com o conhecimento da mesma teremos condições de preparar as Propostas Técnicas e Comerciais dos lotes, solicitamos um adiamento de 30 dias da data de entrega da proposta contados a partir do recebimento de toda a documentação faltante. RESPOSTA: Ver publicação no Diário Oficial da União na data de 05/05/2010, seção 3,

12 55) O Anexo IX F Cronograma de Utilização dos Equipamentos, está na Habilitação e na Proposta de Preços. Onde devemos apresentá-lo: Envelope 1 Documentos de Habilitação? Ou Envelope 2 Proposta de Preços? RESPOSTA: Deverá ser apresentado no envelope contendo os Documentos de Habilitação. 56) Não entendemos o item , - A classificação das proponentes far-se-á em ordem decrescente dos valores das Propostas de Preços, sendo declarada vencedora a licitante que atingir a maior nota final Explique: RESPOSTA: Tendo em vista que a licitação é por menor preço este item terá a seguinte redação: A classificação das proponentes far-se-á em ordem crescente dos valores das Propostas de Preços, sendo declarada vencedora a licitante que atingir o menor preço 57) A Habilitação será uma pasta para todos os lotes? Ou devemos preparar uma habilitação para cada lote? RESPOSTA: Os documentos de habilitação deverão ser apresentados em um único envelope para quantos lotes deseje participar, observando-se os quesitos individuais de cada lote. Ressalta-se que na capa dos documentos de habilitação a empresa deverá indicar a quais lotes irão participar. 58) Não será necessário apresentarmos os custos unitários nos itens que não tem quantidades? Está correto nosso entendimento? RESPOSTA: Sim, Os serviços não quantificados na planilha não devem ser apresentados. 59) Qual data que devemos considerar para início do Planejamento em decorrência da proximidade do período chuvoso? RESPOSTA: A data da assinatura da Ordem de Serviço. 60) No item (b) demonstrativo de capacidade econômico pede: ILG- Índice de Liquidez Geral e LC- Índice de Liquidez Corrente. No Anexo VIII do Termo de Referência o demonstrativo pede: ILC, LG e IEG (Índice de Endividamento Geral). Qual demonstrativo está correto? RESPOSTA: Deverá ser desconsiderado o IEG no Anexo VIII. Brasília (DF), 13 de maio de Augusto Cézar Alves de Pinho Presidente da Comissão Permanente de Licitações (substituto)

VALEC: Desenvolvimento Sustentável do Brasil 5º CADERNO DE PERGUNTAS E RESPOSTAS CONCORRÊNCIA Nº 004/2010

VALEC: Desenvolvimento Sustentável do Brasil 5º CADERNO DE PERGUNTAS E RESPOSTAS CONCORRÊNCIA Nº 004/2010 5º CADERNO DE PERGUNTAS E RESPOSTAS CONCORRÊNCIA Nº 004/2010 Ficam revogados os Cadernos de Perguntas e Respostas anteriores, não modificando nem alterando a formulação das propostas. 01) Para as Empresas

Leia mais

2º CADERNO DE PERGUNTAS E RESPOSTAS RDC Nº 001/2012

2º CADERNO DE PERGUNTAS E RESPOSTAS RDC Nº 001/2012 2º CADERNO DE PERGUNTAS E RESPOSTAS RDC Nº 001/2012 1) Em visita ao trecho, constatamos que existem diversas redes de alta tensão que deverão ser remanejadas. Estamos entendendo que a VALEC fará o remanejamento

Leia mais

DIRETRIZES PARA ELABORAÇÃO

DIRETRIZES PARA ELABORAÇÃO OBJETIVO DIRETRIZES PARA ELABORAÇÃO Fornecer diretrizes para a elaboração e apresentação de orçamentos que compõem o Projeto Executivo. FINIÇÕES O orçamento executivo abrange a elaboração dos elementos

Leia mais

PREGÃO PRESENCIAL EDITAL 239/2009/DNIT 1º CADERNO DE PERGUNTAS E RESPOSTAS

PREGÃO PRESENCIAL EDITAL 239/2009/DNIT 1º CADERNO DE PERGUNTAS E RESPOSTAS PREGÃO PRESENCIAL EDITAL 239/2009/DNIT 1º CADERNO DE PERGUNTAS E RESPOSTAS 1ª PERGUNTA: Pelo que entendemos no edital o sistema será implantado em cada unidade do DNIT, com banco de dados descentralizados

Leia mais

3º CADERNO DE PERGUNTAS E RESPOSTAS PREGÃO ELETRÔNICO Nº 10/2014

3º CADERNO DE PERGUNTAS E RESPOSTAS PREGÃO ELETRÔNICO Nº 10/2014 3º CADERNO DE PERGUNTAS E RESPOSTAS PREGÃO ELETRÔNICO Nº 10/2014 PERGUNTA 01: O ANEXO D.9 Saúde e Segurança (pag. 99) do ANEXO D SERVIÇOS RELATIVOS AO ATENDIMENTO AMBENTAL do ANEXO I TERMO DE REFERÊNCIA

Leia mais

MENSAGEM PREGÃO ELETRÔNICO N. 61/2008 ESCLARECIMENTO 2

MENSAGEM PREGÃO ELETRÔNICO N. 61/2008 ESCLARECIMENTO 2 MENSAGEM Assunto: Esclarecimento 2 Referência: Pregão Eletrônico n. 61/2008 Data: 17/12/2008 Objeto: Contratação de empresa especializada para fornecimento de solução informatizada e integrada para o acompanhamento

Leia mais

REF.: Quesitação da Sociedade Empresária XXXXXXXXXXXXXXXXX, relativa ao Edital de Concorrência n.º 001/2015.

REF.: Quesitação da Sociedade Empresária XXXXXXXXXXXXXXXXX, relativa ao Edital de Concorrência n.º 001/2015. Rio de Janeiro, 27 de fevereiro de 2015. REF.: Quesitação da Sociedade Empresária XXXXXXXXXXXXXXXXX, relativa ao Edital de Concorrência n.º 001/2015. Este documento visa responder às solicitações formuladas

Leia mais

Governo do Estado do Ceará Secretaria das Cidades

Governo do Estado do Ceará Secretaria das Cidades NOTA DE ESCLARECIMENTO Nº 01 TOMADA DE PREÇOS Nº 20130004 - CIDADES OBJETO: LICITAÇÃO DO TIPO TÉCNICA E PREÇO PARA CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS EXECUTIVOS DE ENGENHARIA DO ATERRO

Leia mais

O trabalho a seguir trata-se de um modelo da parte técnica de um edital de licitação para uma

O trabalho a seguir trata-se de um modelo da parte técnica de um edital de licitação para uma O trabalho a seguir trata-se de um modelo da parte técnica de um edital de licitação para uma concorrência, tomada de preços ou carta convite para fornecimento de tubos de concreto simples ou armados,

Leia mais

Instituto Brasileiro de Auditoria de Obras Públicas www.ibraop.com.br

Instituto Brasileiro de Auditoria de Obras Públicas www.ibraop.com.br Instituto Brasileiro de Auditoria de Obras Públicas www.ibraop.com.br ORIENTAÇÃO TÉCNICA OT - IBR 001/2006 PROJETO BÁSICO Primeira edição: válida a partir de 07/11/2006 Palavras Chave: Projeto Básico,

Leia mais

3º CADERNO DE PERGUNTAS E RESPOSTAS RDC PRESENCIAL Nº 04/2014

3º CADERNO DE PERGUNTAS E RESPOSTAS RDC PRESENCIAL Nº 04/2014 3º CADERNO DE PERGUNTAS E RESPOSTAS RDC PRESENCIAL Nº 04/2014 Cabe esclarecermos que todas as respostas foram disponibilizadas pela Superintendência de Licitações e Contratos SULIC/PRESI, após análise

Leia mais

QUESTIONAMENTO 06 ACERCA DO EDITAL DO PREGÃO ELETRÔNICO AA Nº 16/2013 BNDES

QUESTIONAMENTO 06 ACERCA DO EDITAL DO PREGÃO ELETRÔNICO AA Nº 16/2013 BNDES QUESTIONAMENTO 06 ACERCA DO EDITAL DO PREGÃO ELETRÔNICO AA Nº 16/2013 BNDES Pergunta 01: No EDITAL do PREGÃO ELETRÔNICO AA Nº 16/2013 BNDES, no item 4.17. II há a afirmação sobre a não aceitação de proposta

Leia mais

Exportação e Importação de Orçamentos

Exportação e Importação de Orçamentos Exportação e Importação de Orçamentos Copyright 2013 By Softplan. Rod. José Carlos Daux, km 1, Nº 10 Centro de Tecnologia Ilhasoft - ParqTec Alfa João Paulo Florianópolis SC CEP 88030-000 Telefone: (48)

Leia mais

EMPRESA MUNICIPAL DE INFORMÁTICA S/A IPLANRIO COMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃO ESCLARECIMENTO PROCESSO 01.300.338/2015 PE 0652/2015

EMPRESA MUNICIPAL DE INFORMÁTICA S/A IPLANRIO COMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃO ESCLARECIMENTO PROCESSO 01.300.338/2015 PE 0652/2015 EMPRESA MUNICIPAL DE INFORMÁTICA S/A IPLANRIO COMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃO ESCLARECIMENTO PROCESSO 01.300.338/2015 PE 0652/2015 1 - Para a realização da vistoria técnica do processo acima citado se

Leia mais

VALEC: Desenvolvimento Sustentável do Brasil. RELATÓRIO DE JULGAMENTO DAS PROPOSTAS TÉCNICAS Concorrência nº 012/2010 LOTE 5S-S

VALEC: Desenvolvimento Sustentável do Brasil. RELATÓRIO DE JULGAMENTO DAS PROPOSTAS TÉCNICAS Concorrência nº 012/2010 LOTE 5S-S RELATÓRIO DE JULGAMENTO DAS PROPOSTAS TÉCNICAS Concorrência nº 012/2010 LOTE 5S-S 1. EDITAL: Edital de Concorrência Pública N o 012/2010 Contratação de Empresa para Execução de Serviços Técnicos Profissionais

Leia mais

PROCEDIMENTO OPERACIONAL AQUISIÇÃO / QUALIFICAÇÃO E AVALIAÇÃO DE FORNECEDORES

PROCEDIMENTO OPERACIONAL AQUISIÇÃO / QUALIFICAÇÃO E AVALIAÇÃO DE FORNECEDORES Histórico de Revisões Rev. Modificações 01 30/04/2007 Primeira Emissão 02 15/06/2009 Alteração de numeração de PO 7.1 para. Alteração do título do documento de: Aquisição para: Aquisição / Qualificação

Leia mais

ASSUNTO: CO.APR.T.013.2004 CONSTRUÇÃO CIVIL E MONTAGEM ELETROMECÂNICA, COM FORNECIMENTO DE MATERIAIS E SISTEMAS, DA SE IVAIPORÃ 7ª AMPLIAÇÃO.

ASSUNTO: CO.APR.T.013.2004 CONSTRUÇÃO CIVIL E MONTAGEM ELETROMECÂNICA, COM FORNECIMENTO DE MATERIAIS E SISTEMAS, DA SE IVAIPORÃ 7ª AMPLIAÇÃO. ASSUNTO: CONSTRUÇÃO CIVIL E MONTAGEM ELETROMECÂNICA, COM FORNECIMENTO DE MATERIAIS E SISTEMAS, DA SE IVAIPORÃ 7ª AMPLIAÇÃO. ESCLARECIMENTOS N 04 1) Transcrevemos abaixo, perguntas de empresas participantes

Leia mais

CONCORRÊNCIA N. 2014/01 PROTOCOLO N. 2014/9.924

CONCORRÊNCIA N. 2014/01 PROTOCOLO N. 2014/9.924 CONCORRÊNCIA N. 2014/01 PROTOCOLO N. 2014/9.924 OBJETO: Contratação, sob demanda, de serviços de publicidade e atividades complementares, a serem prestados por intermédio de agência de propaganda. SEGUE

Leia mais

Procedimento para licenciamento de software

Procedimento para licenciamento de software Procedimento para licenciamento de software O processo de licenciamento de software representa a aquisição, junto à empresa fabricante ou a um fornecedor/representante, de um conjunto de licenças de software.

Leia mais

DNITMINISTÉRIO DOS TRANSPORTES

DNITMINISTÉRIO DOS TRANSPORTES / DNITMINISTÉRIO DOS TRANSPORTES DEPARTAMENTO NACIONAL DE INFRA-ESTRUTURA DE TRANSPORTES DIRETORIA DE PLANEJAMENTO E PESQUISA COORDENAÇÃO GERAL DE PLANEJAMENTO E PROGRAMAÇÃO DE INVESTIMENTOS 28 ERRATA

Leia mais

TRABALHO PRÁTICO. Objetivo: acompanhamento da execução de uma obra de um edifício.

TRABALHO PRÁTICO. Objetivo: acompanhamento da execução de uma obra de um edifício. TRABALHO PRÁTICO Objetivo: acompanhamento da execução de uma obra de um edifício. Grupos: grupos de TRÊS ou QUATRO participantes, necessariamente todos da mesma turma (Turma AC - manhã e Turma BD - tarde

Leia mais

DIVERSOS QUESTIONAMENTOS COM AS RESPECTIVAS RESPOSTAS ACERCA DA CONCORRÊNCIA N.º 001/2011

DIVERSOS QUESTIONAMENTOS COM AS RESPECTIVAS RESPOSTAS ACERCA DA CONCORRÊNCIA N.º 001/2011 DIVERSOS QUESTIONAMENTOS COM AS RESPECTIVAS RESPOSTAS ACERCA DA CONCORRÊNCIA N.º 001/2011... RESPOSTAS AOS QUESTIONAMENTOS FEITOS PELA EMPRESA AVANSYS TECNOLOGIA LTDA, CNPJ MF sob nº 04.181.950/0001-10,

Leia mais

PROCEDIMENTOS DE REALIZAÇÃO DO PROCESSO DE HOMOLOGAÇÃO DE MATERIAIS DE FORNECEDORES NA COPASA

PROCEDIMENTOS DE REALIZAÇÃO DO PROCESSO DE HOMOLOGAÇÃO DE MATERIAIS DE FORNECEDORES NA COPASA PROCEDIMENTOS DE REALIZAÇÃO DO PROCESSO DE HOMOLOGAÇÃO DE MATERIAIS DE FORNECEDORES NA COPASA 1 Solicitação de Abertura do Processo de Homologação 1.1 Os fornecedores interessados em ter seus materiais

Leia mais

ESCLARECIMENTO DE DÚVIDAS Nº 003/LCIC-2/2014 27/05/2014 CONCORRÊNCIA Nº 004/DALC/SBCT/2014

ESCLARECIMENTO DE DÚVIDAS Nº 003/LCIC-2/2014 27/05/2014 CONCORRÊNCIA Nº 004/DALC/SBCT/2014 ESCLARECIMENTO DE DÚVIDAS Nº 003/LCIC-2/2014 27/05/2014 CONCORRÊNCIA Nº 004/DALC/SBCT/2014 CONCESSÃO DE USO DE ÁREAS DESTINADAS À IMPLANTAÇÃO E EXPLORAÇÃO COMERCIAL DE HOTEL NO AEROPORTO INTERNACIONAL

Leia mais

RELATÓRIO PARCIAL DE JULGAMENTO PREGÃO ELETRÔNICO N O 014/2013

RELATÓRIO PARCIAL DE JULGAMENTO PREGÃO ELETRÔNICO N O 014/2013 RELATÓRIO PARCIAL DE JULGAMENTO PARANÁ SOLUÇÕES LOGÍSTICAS E TRANSPORTES LTDA PREGÃO ELETRÔNICO N O 014/2013 1. INTRODUÇÃO O Pregoeiro da VALEC, Engenharia, Construções e Ferrovias S/A, designado por meio

Leia mais

PROCEDIMENTO DA QUALIDADE

PROCEDIMENTO DA QUALIDADE Pág.: 1 de 6 1. OBJETIVO Realizar o gerenciamento dos projetos desde o seu planejamento, desenvolvimento, recebimento, análise crítica, controle e distribuição nas obras. 2. DOCUMENTOS DE REFERÊNCIA Manual

Leia mais

PERGUNTAS E RESPOSTAS EDITAL 05/2014

PERGUNTAS E RESPOSTAS EDITAL 05/2014 PERGUNTAS E RESPOSTAS EDITAL 05/2014 Atualizado em 10/11/2014 Esta nota tem o objetivo de esclarecer as instituições que pretendam apresentar propostas de projetos ao Edital 05/2014. 1. No que se refere

Leia mais

A seguir, respostas aos questionamentos referentes ao Pregão Presencial nº 17/14:

A seguir, respostas aos questionamentos referentes ao Pregão Presencial nº 17/14: Senhores, A seguir, respostas aos questionamentos referentes ao Pregão Presencial nº 17/14: Questionamento 1: 2. ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS MÍNIMCAS No que diz respeito ao subitem 2.1.2, temos a seguinte

Leia mais

TERCEIRA ATA DE DIVULGAÇÃO DE RESPOSTAS AOS QUESTIONAMENTOS FORMULADOS POR EMPRESA INTERESSADA NA CONCORRÊNCIA Nº 1/2014 DA SAC/PR

TERCEIRA ATA DE DIVULGAÇÃO DE RESPOSTAS AOS QUESTIONAMENTOS FORMULADOS POR EMPRESA INTERESSADA NA CONCORRÊNCIA Nº 1/2014 DA SAC/PR PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA SECRETARIA DE AVIAÇÃO CIVIL TERCEIRA ATA DE DIVULGAÇÃO DE RESPOSTAS AOS QUESTIONAMENTOS FORMULADOS POR EMPRESA INTERESSADA NA CONCORRÊNCIA Nº 1/2014 DA SAC/PR Objeto da Concorrência

Leia mais

COMUNICADO 02 (RESPOSTA PEDIDO DE IMPUGNAÇÃO/ DESIGNAÇÃO DE DATA PARA ABERTURA DOS ENVELOPES)

COMUNICADO 02 (RESPOSTA PEDIDO DE IMPUGNAÇÃO/ DESIGNAÇÃO DE DATA PARA ABERTURA DOS ENVELOPES) COMUNICADO 02 (RESPOSTA PEDIDO DE IMPUGNAÇÃO/ DESIGNAÇÃO DE DATA PARA ABERTURA DOS ENVELOPES) ATA DE REUNIÃO DA COMISSÃO DE PERMANENTE DE HABILITAÇÃO, CLASSIFICAÇÃO E JULGAMENTO DE LICITAÇÕES. Aos vinte

Leia mais

EDITAL PARA SELEÇÃO DE PROJETOS SOCIAIS 2015

EDITAL PARA SELEÇÃO DE PROJETOS SOCIAIS 2015 EDITAL PARA SELEÇÃO DE PROJETOS SOCIAIS 2015 1. DO OBJETO 1.1. O presente edital tem por objeto realizar uma chamada pública nacional para seleção de projetos que contribuam para o empoderamento das mulheres

Leia mais

Regimento Interno do Sistema

Regimento Interno do Sistema Identificação: R.01 Revisão: 05 Folha: 1 / 14 Artigo 1 - Objetivo do documento 1.1. Este documento tem como objetivo regulamentar as atividades para credenciamento de uma planta de produção com o SELO

Leia mais

VALEC: Desenvolvimento Sustentável do Brasil RELATÓRIO DE JULGAMENTO DAS PROPOSTAS TÉCNICAS

VALEC: Desenvolvimento Sustentável do Brasil RELATÓRIO DE JULGAMENTO DAS PROPOSTAS TÉCNICAS RELATÓRIO DE JULGAMENTO DAS PROPOSTAS TÉCNICAS 1. EDITAL: Edital de Concorrência Pública N o 022/2010 Contratação de empresa de consultoria para realização de serviços de apoio técnico ao gerenciamento

Leia mais

PREENCHIMENTO DA PLANILHA DO PROJETO EXPRESSO V 2.0

PREENCHIMENTO DA PLANILHA DO PROJETO EXPRESSO V 2.0 1. OBJETIVO Este informativo técnico tem como objetivo orientar o envio dos documentos e o preenchimento correto da planilha do Projeto Expresso v 2.0 - Caixas Metálicas e planilha do Projeto Expresso

Leia mais

RDC 2013/11190 (9600), RDC 2013/11192 (9600), RDC 2013/11193 (9600) e RDC 2013/11194 (9600). Respostas aos questionamentos 1 a 16

RDC 2013/11190 (9600), RDC 2013/11192 (9600), RDC 2013/11193 (9600) e RDC 2013/11194 (9600). Respostas aos questionamentos 1 a 16 RDC 2013/11190 (9600), RDC 2013/11192 (9600), RDC 2013/11193 (9600) e RDC 2013/11194 (9600). Respostas aos questionamentos 1 a 16 Questionamento 1: Com relação ao edital do RDC 2013/11190 (9600) é de Questionamento

Leia mais

ANEXO 01 ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA ARMÁRIOS PARA CRMS

ANEXO 01 ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA ARMÁRIOS PARA CRMS Página 1 de 5 ÍNDICE DE REVISÕES REV. DESCRIÇÃO E/OU FOLHAS ATINGIDAS 0 PARA LICITAÇÃO ORIGINAL REV. A REV. B REV. C REV. D REV. E REV. F DATA 01.08.11 25.04.14 EXECUÇÃO JADR AF VERIFICAÇÃO JADR JADR APROVAÇÃO

Leia mais

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS APRESENTAÇÃO ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS Breve histórico da instituição seguido de diagnóstico e indicadores sobre a temática abrangida pelo projeto, especialmente dados que permitam análise da

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SUBSECRETARIA DE ASSUNTOS ADMINISTRATIVOS COMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SUBSECRETARIA DE ASSUNTOS ADMINISTRATIVOS COMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SUBSECRETARIA DE ASSUNTOS ADMINISTRATIVOS COMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃO Ofício nº 077/2005/CPL/SAA/SE/MEC Brasília, 04 de maio de 2005. Aos interessados REFERÊNCIA: Concorrência

Leia mais

CENTRAIS ELÉTRICAS DE RONDÔNIA S/A COMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃO

CENTRAIS ELÉTRICAS DE RONDÔNIA S/A COMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃO Assunto: NOTA DE ESCLARECIMENTO N.º 03 Processo: CONCORRÊNCIA N.º 001/2010 Objeto: CONTRATAÇÃO DE EMPRESA PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS BÁSICOS E EXECUTIVOS DE SUBESTAÇÕES E LINHAS DE TRANSMISSÃO DO SISTEMA

Leia mais

SECRETARIA DA FAZENDA SUPERVISÃO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO DIVISÃO DE SISTEMAS E TECNOLOGIA

SECRETARIA DA FAZENDA SUPERVISÃO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO DIVISÃO DE SISTEMAS E TECNOLOGIA LICITAÇÃO PÚBLICA INTERNACIONAL - LPI N 0 001/CELIC/2014 PROCESSO ADMINISTRATIVO N 0 0122073-14.00/12-0 RESPOSTAS DO CONTRATANTE Respostas aos questionamentos enviados pela empresa STEFANINI ASSESSORIA

Leia mais

Decisão de Pregoeiro n 0032/2009-SLC/ANEEL. Em 14 de julho de 2009.

Decisão de Pregoeiro n 0032/2009-SLC/ANEEL. Em 14 de julho de 2009. Decisão de Pregoeiro n 0032/2009-SLC/ANEEL Em 14 de julho de 2009. Processo nº: 48500.003047/2009-67 Licitação: Pregão Eletrônico nº 45/2009 Assunto: Análise da IMPUGNAÇÃO AO EDITAL apresentada pela empresa

Leia mais

Sobre o Cancelamento de Gravames. Cancelamento de Reserva de Gravames - DETRAN/SP

Sobre o Cancelamento de Gravames. Cancelamento de Reserva de Gravames - DETRAN/SP Sobre o Cancelamento de Gravames Cancelamento de Reserva de Gravames - DETRAN/SP Procedimentos para Solicitação do Desbloqueio de Cancelamento de Gravame De acordo com a portaria 2.762 de 28 de dezembro

Leia mais

Guia para Comprovação de Investimentos

Guia para Comprovação de Investimentos Guia para Comprovação de Investimentos 1 2 4 5 Introdução Acompanhamento na Fase de Análise ETAPA 1 Comprovação Financeira ETAPA 2 Comprovação Física ETAPA Comprovação Jurídica ETAPA 4 Liberação Penalidades

Leia mais

RELATÓRIO PARCIAL DE JULGAMENTO PREGÃO ELETRÔNICO N O 014/2013

RELATÓRIO PARCIAL DE JULGAMENTO PREGÃO ELETRÔNICO N O 014/2013 RELATÓRIO PARCIAL DE JULGAMENTO ALVES & YOSHIY COMERCIAL E DISTRIBUIDORA LTDA-EPP PREGÃO ELETRÔNICO N O 014/2013 1. INTRODUÇÃO O Pregoeiro da VALEC, Engenharia, Construções e Ferrovias S/A, designado por

Leia mais

ANP Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis GEOF Programa Gerador de Ofertas

ANP Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis GEOF Programa Gerador de Ofertas Procedimento de Geração de Ofertas SPL Superintendência de Promoção de Licitações NIN Núcleo de Informática ANP Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e - Página 1 de 20 SUMÁRIO I. INFORMAÇÕES GERAIS

Leia mais

Memo N.º /2007 Fortaleza, 28 de setembro de 2007. ASSUNTO: Licitação de Obras de Construção Aeroporto de Tauá-Ce.

Memo N.º /2007 Fortaleza, 28 de setembro de 2007. ASSUNTO: Licitação de Obras de Construção Aeroporto de Tauá-Ce. GOVERNO DO ESTADO DO CEARÁ SECRETARIA DA INFRA- ESTRUTURA DEPARTAMENTO DE EDIFICAÇÕES, RODOVIAS E TRANSPORTES Memo N.º /2007 Fortaleza, 28 de setembro de 2007 Do: CEGOR A: Coordenador de Engenharia ASSUNTO:

Leia mais

TOMADA DE PREÇOS 01/2011. Resposta questionamento

TOMADA DE PREÇOS 01/2011. Resposta questionamento TOMADA DE PREÇOS 01/2011. Resposta questionamento Em atendimento à clausula 20 DAS DISPOSIÇÕES FINAIS e sub item 21.5 do edital, apresentamos abaixo resposta aos questionamentos formulados: INFORMAÇÕES

Leia mais

I. A equipe básica é apenas a equipe que comprova a experiência solicitada no item 13.5.1?

I. A equipe básica é apenas a equipe que comprova a experiência solicitada no item 13.5.1? Á IPÊ Instituto de Pesquisas Ecológicas Rod. Dom Pedro I, km 47 Nazaré Paulista/SP, CEP - 12960-000 Telefone: (11) 4597-7155/4597-7161 Ref: Esclarecimentos sobre a cotação de preço 01/2013, referente à

Leia mais

PARECER JURÍDICO N 110/2014 - ASJUR

PARECER JURÍDICO N 110/2014 - ASJUR PROCESSO(S) N(S)º : 56356509/2014 e 57368845/2014 INTERESSADO : L. D. Equipamentos Profissionais Ltda. ASSUNTO : Impugnação Pregão Presencial n 019/2014 PARECER JURÍDICO N 110/2014 - ASJUR Os autos aportaram

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE SECRETARIA MUNICIPAL DE OBRAS E VIAÇÃO DIVISÃO DE ILUMINAÇÃO PÚBLICA ANEXO XII - ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS

PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE SECRETARIA MUNICIPAL DE OBRAS E VIAÇÃO DIVISÃO DE ILUMINAÇÃO PÚBLICA ANEXO XII - ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS ANEXO XII - ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS SERVIÇO DE ENGENHARIA PARA EXECUÇÃO DE EXTENSÃO DE REDES DE DISTRIBUIÇÃO PARA ATENDER A ILUMINAÇÃO PÚBLICA EM DIVERSOS LOGRADOUROS DE PORTO ALEGRE 1. GENERALIDADES O

Leia mais

ESCLARECIMENTO II EDITAL DE PREGÃO PRESENCIAL Nº. 566/2015

ESCLARECIMENTO II EDITAL DE PREGÃO PRESENCIAL Nº. 566/2015 ESCLARECIMENTO II EDITAL DE PREGÃO PRESENCIAL Nº. 566/2015 O SESI/SENAI-PR, através de sua Comissão de Licitação, torna público o ESCLARECIMENTO II referente ao edital de licitação acima relacionado, conforme

Leia mais

RESOLUÇÃO CZPE N º 2, DE 15 DE MAIO DE 2009.

RESOLUÇÃO CZPE N º 2, DE 15 DE MAIO DE 2009. RESOLUÇÃO CZPE N º 2, DE 15 DE MAIO DE 2009. (DOU nº 93, de 19 de maio de 2009) Estabelece procedimentos para apresentação de Propostas de Criação de Zonas de Processamento de Exportação. O CONSELHO NACIONAL

Leia mais

Ambiente de Pagamentos

Ambiente de Pagamentos GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DA FAZENDA COORDENADORIA DA ADMINISTRAÇÃOTRIBUTÁRIA DIRETORIA DE INFORMAÇÕES Ambiente de Pagamentos Manual do Contribuinte Versão 26/09/2011 Índice Analítico 1.

Leia mais

Errata do EDITAL DE LICITAÇÃO da Concorrência Nº. 1501558000080/2014 SEDE NO SUMÁRIO: ONDE SE LÊ: ANEXO V MODELO PARA PROPOSTA DE PREÇO

Errata do EDITAL DE LICITAÇÃO da Concorrência Nº. 1501558000080/2014 SEDE NO SUMÁRIO: ONDE SE LÊ: ANEXO V MODELO PARA PROPOSTA DE PREÇO Errata do EDITAL DE LICITAÇÃO da Concorrência Nº. 1501558000080/2014 SEDE NO SUMÁRIO: ONDE SE LÊ: ANEXO V MODELO PARA PROPOSTA DE PREÇO LEIA-SE: ANEXO V MODELO PARA PROPOSTA COMERCIAL NO SUMÁRIO: ONDE

Leia mais

CONCORRÊNCIA Nº 06/2015 PERGUNTAS E RESPOSTAS

CONCORRÊNCIA Nº 06/2015 PERGUNTAS E RESPOSTAS CONCORRÊNCIA Nº 06/2015 PERGUNTAS E RESPOSTAS Pergunta 1: Com relação a qualificação econômico-financeira, o item 3.8.3.2 requer um capital social integralizado não inferior a R$ 800.000,00. Esse valor

Leia mais

UNIÃO DOS ESCOTEIROS DO BRASIL

UNIÃO DOS ESCOTEIROS DO BRASIL UNIÃO DOS ESCOTEIROS DO BRASIL EDITAL DE SELEÇÃO E FINANCIAMENTO DE PROJETOS ESCOTEIROS -1/2013 A União dos Escoteiros do Brasil torna público o Edital para seleção e financiamento de projetos escoteiros,

Leia mais

PORTAL DE COMPRAS ELETRÔNICO

PORTAL DE COMPRAS ELETRÔNICO Página: 1 PORTAL DE COMPRAS ELETRÔNICO Manual do Fornecedor Página: 2 1. OBJETIVO Formalizar o método de preenchimento de cotações e retirada de pedidos de compras via E-PROCUREMENT. 2. RESPONSABILIDADES

Leia mais

CONDIÇÕES GERAIS CONFIANÇA CAP

CONDIÇÕES GERAIS CONFIANÇA CAP CONDIÇÕES GERAIS CONFIANÇA CAP CONDIÇÕES GERAIS DO CONFIANÇA CAP CONDIÇÕES GERAIS CONFIANÇA CAP Versão: 05/2013 Proc. SUSEP 15414.004330/2012-21 CONDIÇÕES GERAIS DO CONFIANÇA CAP SUMÁRIO I - INFORMAÇÕES

Leia mais

CRITÉRIOS DE SELEÇÃO PUBLICAÇÃO DIA 21/08/2011

CRITÉRIOS DE SELEÇÃO PUBLICAÇÃO DIA 21/08/2011 CRITÉRIOS DE SELEÇÃO PUBLICAÇÃO DIA 21/08/2011 1. VAGA OFERECIDA - Função ADI NS Iniciante Licitações e Contratos 01 vaga 2. DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES A) O presente Processo Seletivo visa à contratação

Leia mais

Anexo 2 Apêndice 3 PROCEDIMENTO PARA AQUISIÇÃO DE EQUIPAMENTOS E MOBILIÁRIO

Anexo 2 Apêndice 3 PROCEDIMENTO PARA AQUISIÇÃO DE EQUIPAMENTOS E MOBILIÁRIO ANEXO DO CONTRATO Anexo 2 Apêndice 3 PROCEDIMENTO PARA AQUISIÇÃO DE EQUIPAMENTOS E MOBILIÁRIO Outubro - 2012 Sumário 1. INTRODUÇÃO... 3 2. PROCEDIMENTO PARA GESTÃO DO PARQUE TECNOLÓGICO... 3 3. ORIENTAÇÕES

Leia mais

VALEC: Desenvolvimento Sustentável do Brasil 1º CADERNO DE PERGUNTAS E RESPOSTAS PREGÃO ELETRÔNICO Nº 015/2011

VALEC: Desenvolvimento Sustentável do Brasil 1º CADERNO DE PERGUNTAS E RESPOSTAS PREGÃO ELETRÔNICO Nº 015/2011 1º CADERNO DE PERGUNTAS E RESPOSTAS PREGÃO ELETRÔNICO Nº 015/2011 1. Quantos feixes digitais do tipo E1 R2MFC, deverão ser fornecidos? RESPOSTA: De acordo com a área técnica solicitante dos serviços, deverão

Leia mais

FACULDADE DE JUAZEIRO DO NORTE REGULAMENTO DAS NORMAS DE PROJETOS DE EXTENSÃO

FACULDADE DE JUAZEIRO DO NORTE REGULAMENTO DAS NORMAS DE PROJETOS DE EXTENSÃO FACULDADE DE JUAZEIRO DO NORTE REGULAMENTO DAS NORMAS DE PROJETOS DE EXTENSÃO Regulamento das Normas de Projetos de Extensão CAPÍTULO I Das Considerações Gerais Art.1º. Este Regulamento visa orientar a

Leia mais

CONDIÇÕES GERAIS DO CAP FIADOR I INFORMAÇÕES INICIAIS. SOCIEDADE DE CAPITALIZAÇÃO: Brasilcap Capitalização S.A. CNPJ: 15.138.043/0001-05 II GLOSSÁRIO

CONDIÇÕES GERAIS DO CAP FIADOR I INFORMAÇÕES INICIAIS. SOCIEDADE DE CAPITALIZAÇÃO: Brasilcap Capitalização S.A. CNPJ: 15.138.043/0001-05 II GLOSSÁRIO CONDIÇÕES GERAIS DO CAP FIADOR I INFORMAÇÕES INICIAIS SOCIEDADE DE CAPITALIZAÇÃO: Brasilcap Capitalização S.A. CNPJ: 15.138.043/0001-05 CAP FIADOR MODALIDADE: Tradicional PROCESSO SUSEP Nº: 15414.005233/2011-75

Leia mais

PERMISSÃO DE USO PARA IDENTIFICAÇÃO, INSTALAÇÃO E EXPLORAÇÃO DE ESPAÇOS PUBLICITÁRIOS NOS TERRENOS E PRÉDIOS DA TRENSURB

PERMISSÃO DE USO PARA IDENTIFICAÇÃO, INSTALAÇÃO E EXPLORAÇÃO DE ESPAÇOS PUBLICITÁRIOS NOS TERRENOS E PRÉDIOS DA TRENSURB PROJETO BÁSICO Nº 11/13 Data 01/08/2013 UO GECOM SSituação Autorizado Objeto PERMISSÃO DE USO PARA IDENTIFICAÇÃO, INSTALAÇÃO E EXPLORAÇÃO DE ESPAÇOS PUBLICITÁRIOS NOS TERRENOS E PRÉDIOS DA TRENSURB Texto

Leia mais

EDITAL PROGRAMA DE EMPREENDEDORISMO JOVEM DA UFPE

EDITAL PROGRAMA DE EMPREENDEDORISMO JOVEM DA UFPE EDITAL PROGRAMA DE EMPREENDEDORISMO JOVEM DA UFPE A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) torna pública, através da Diretoria de Inovação e Empreendedorismo (DINE) da Pró-Reitoria para Assuntos de

Leia mais

Cadastramento de Computadores. Manual do Usuário

Cadastramento de Computadores. Manual do Usuário Cadastramento de Computadores Manual do Usuário Setembro 2008 ÍNDICE 1. APRESENTAÇÃO 1.1 Conhecendo a solução...03 Segurança pela identificação da máquina...03 2. ADERINDO À SOLUÇÃO e CADASTRANDO COMPUTADORES

Leia mais

ESTADO DE SANTA CATARINA PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMBORIÚ EDITAL DE CONCORRÊNCIA PÚBLICA CONCORRÊNCIA Nº XX/2014 PROCESSO Nº XX/2014

ESTADO DE SANTA CATARINA PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMBORIÚ EDITAL DE CONCORRÊNCIA PÚBLICA CONCORRÊNCIA Nº XX/2014 PROCESSO Nº XX/2014 ESTADO DE SANTA CATARINA PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMBORIÚ EDITAL DE CONCORRÊNCIA PÚBLICA CONCORRÊNCIA Nº XX/2014 PROCESSO Nº XX/2014 ANEXO II INFORMAÇÕES PARA A ELABORAÇÃO DA PROPOSTA TÉCNICA ALÍNEA A)

Leia mais

CONCORRÊNCIA PÚBLICA DE TÉCNICA E PREÇONº 003/15 CIRCULAR Nº01

CONCORRÊNCIA PÚBLICA DE TÉCNICA E PREÇONº 003/15 CIRCULAR Nº01 Contratação para os serviços de elaboração de Projetos Executivos de Engenharia para gasodutos, redes internas, incluindo levantamento topográfico semi-cadastral, proteção catódica, o estudo de interferência

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA INSTITUTO MULTIDISCIPLINAR EM SAUDE COLEGIADO DO CURSO DE BACHARELADO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA INSTITUTO MULTIDISCIPLINAR EM SAUDE COLEGIADO DO CURSO DE BACHARELADO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA INSTITUTO MULTIDISCIPLINAR EM SAUDE COLEGIADO DO CURSO DE BACHARELADO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS Instrução normativa Nº 01/2011 Revoga a Instrução Normativa N 02/2008 da comissão

Leia mais

Nota Técnica de GTI Orientações para prestação de contas dos projetos de P&D contratados pela Eletronorte

Nota Técnica de GTI Orientações para prestação de contas dos projetos de P&D contratados pela Eletronorte Local/Data: Brasília, 20 de setembro de 2013 GTI-003/2013 Fl. 1/7 Nota Técnica de GTI Orientações para prestação de contas dos projetos de P&D contratados pela Eletronorte 1. INTRODUÇÃO: A presente Nota

Leia mais

EDITAL DE OCUPAÇAO DA GALERIA JENNER AUGUSTO SALA 2

EDITAL DE OCUPAÇAO DA GALERIA JENNER AUGUSTO SALA 2 EDITAL DE OCUPAÇAO DA GALERIA JENNER AUGUSTO SALA 2 APRESENTAÇÃO A Sociedade de Estudos Múltiplos, Ecológica e de Artes Sociedade Semear, através da Diretoria de Cultura e Arte, torna público que estão

Leia mais

GUIA DE CURSO. Tecnologia em Sistemas de Informação. Tecnologia em Desenvolvimento Web. Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas

GUIA DE CURSO. Tecnologia em Sistemas de Informação. Tecnologia em Desenvolvimento Web. Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas PIM PROGRAMA DE INTEGRAÇÃO COM O MERCADO GUIA DE CURSO Tecnologia em Sistemas de Informação Tecnologia em Desenvolvimento Web Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas Tecnologia em Sistemas

Leia mais

Dar exclusividade de parceria a FURNAS, por si e suas afiliadas, no caso de participação nos Leilões promovidos pela ANEEL.

Dar exclusividade de parceria a FURNAS, por si e suas afiliadas, no caso de participação nos Leilões promovidos pela ANEEL. 1 OBJETO Constitui objeto desta Chamada Pública a seleção de potenciais parceiros privados detentores de capital, direitos, projetos e/ou oportunidades de negócio na área de energia, que considerem como

Leia mais

DÚVIDAS SOBRE O CREDENCIAMENTO - EDITAL Nº 001/06 e EDITAL 002/06

DÚVIDAS SOBRE O CREDENCIAMENTO - EDITAL Nº 001/06 e EDITAL 002/06 DÚVIDAS SOBRE O CREDENCIAMENTO - EDITAL Nº 001/06 e EDITAL 002/06 1 - Qual a data limite para o pedido de credenciamento? Em acordo com a Lei Estadual nº 9.433/05, a Administração Pública deve garantir

Leia mais

GEMALTO DO BRASIL CARTÕES E TERMINAIS LTDA

GEMALTO DO BRASIL CARTÕES E TERMINAIS LTDA SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MJ - DEPARTAMENTO DE POLÍCIA FEDERAL DIREÇÃO-GERAL COORDENAÇÃO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO RESPOSTAS AOS PEDIDOS DE ESCLARECIMENTOS PARTE II Referência: Pregão nº 03/2011-CPL/CTI

Leia mais

SISTEMA ELETRÔNICO DE COMPRAS

SISTEMA ELETRÔNICO DE COMPRAS Página: 1 SISTEMA ELETRÔNICO DE COMPRAS Página: 2 I - TÍTULO: PROCEDIMENTO PARA RESPOSTA DE COTAÇÃO 1. - OBJETIVO Formalizar o método de preenchimento de cotações via E-PROCUREMENT. 2. - RESPONSABILIDADES

Leia mais

GOVERNO DO ESTADO DO PIAUÍ SECRETARIA ESTADUAL DE ADMINISTRAÇÃO SEAD CENTRAL DE LICITAÇÕES DO ESTADO - CEL

GOVERNO DO ESTADO DO PIAUÍ SECRETARIA ESTADUAL DE ADMINISTRAÇÃO SEAD CENTRAL DE LICITAÇÕES DO ESTADO - CEL PROCESSO 00.000.015/08 CEL/SEAD: PREGAO PRESENCIAL Nº 018/2008 OBJETO: LOCAÇÃO DE MÁQUINAS FOTOCOPIADORAS E MULTIFUNCIONAIS, E SERVIÇOS SIMILARES ANÁLISE DE IMPUGNAÇÃO AO EDITAL INTERESSADO (A): MDAT SERVIÇOS

Leia mais

TECHNUM CONSULTORIA SS

TECHNUM CONSULTORIA SS ILUSTRÍSSIMO SENHOR PRESIDENTE DA COMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃO V DA SECRETARIA MUNICIPAL DE GOVERNO, MUNICÍPIO DE VILA VELHA DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO Edital da Concorrência Pública nº. 006/2014

Leia mais

QUESTIONAMENTOS B QUESTIONAMENTO 02

QUESTIONAMENTOS B QUESTIONAMENTO 02 QUESTIONAMENTOS B RESPOSTA: O edital previu, nos subitens 5.1.1. e 5.2. das Condições Gerais da Contratação Anexo 1 do edital, compensações financeiras e penalizações, por eventuais atrasos, e descontos,

Leia mais

QUESTIONAMENTOS NO ÂMBITO DO PE 019/2013

QUESTIONAMENTOS NO ÂMBITO DO PE 019/2013 QUESTIONAMENTOS NO ÂMBITO DO PE 019/2013 A Contratante poderá estabelecer junto a Contratada um cronograma para execução do objeto, ou seja, poderá haver um planejamento para que o atendimento seja feito

Leia mais

VALEC: Desenvolvimento Sustentável do Brasil 1º CADERNO DE PERGUNTAS E RESPOSTAS CONCORRÊNCIA Nº 011/2009

VALEC: Desenvolvimento Sustentável do Brasil 1º CADERNO DE PERGUNTAS E RESPOSTAS CONCORRÊNCIA Nº 011/2009 1º CADERNO DE PERGUNTAS E RESPOSTAS CONCORRÊNCIA Nº 011/2009 1) As licenças ambientais e municipais necessárias para execução das obras (licenças prévias ou de instalação, por exemplo) já foram integralmente

Leia mais

= CONSTANTE x CUB PR x M2

= CONSTANTE x CUB PR x M2 1 TABELA DE HONORÁRIOS MÍNIMOS PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS DE INSTALAÇÃO ELÉTRICAS E TELEFONIA, TUBULAÇÃO DE ALARME/CFTV/LÓGICA/SOM/TV E SPDA (SISTEMA PROTEÇÃO CONTRA DESCARGA ATMOSFÉRICA). PRESCRIÇÕES

Leia mais

Exploração de Energia Solar em Lagos de Usinas Hidrelétricas

Exploração de Energia Solar em Lagos de Usinas Hidrelétricas 1ª Compilaça o de perguntas e respostas a du vidas referentes ao EDITAL 003/2015 CAPTAÇA O DE PROJETO DE P&D PARA O DESENVOLVIMENTO DE INOVAÇA O TECNOLO GICA A SER PROPOSTA PELA ELETRONORTE EM COOPERAÇA

Leia mais

MANUAL PASSO-A-PASSO DO SISTEMA ONLINE

MANUAL PASSO-A-PASSO DO SISTEMA ONLINE MANUAL PASSO-A-PASSO DO SISTEMA ONLINE Junho 2015 Editor, ler com atenção as orientações informadas neste manual. Informamos que documentação preenchida incompleta e/ou que não atenda as normas da Agência

Leia mais

CARTA CONVITE Nº 003/2015. Desenvolvimento, produção e realização da 20ª Festa do Imigrante.

CARTA CONVITE Nº 003/2015. Desenvolvimento, produção e realização da 20ª Festa do Imigrante. São Paulo, 24 de fevereiro de 2015. CARTA CONVITE Nº 003/2015 Desenvolvimento, produção e realização da 20ª Festa do Imigrante. O (INCI), Organização Social gestora do Museu da Imigração, de acordo com

Leia mais

Preliminarmente, o Edital do Concurso Público fez menção expressa de quais os fatos a ensejar a interposição de recurso de forma fundamentada:

Preliminarmente, o Edital do Concurso Público fez menção expressa de quais os fatos a ensejar a interposição de recurso de forma fundamentada: Belo Horizonte, 12 de junho de 2013. À Comissão Especial de Concurso Público da Prefeitura Municipal de Botumirim NESTA DO RECURSO Ref.: Recurso Administrativo contra o Resultado Prefeitura Municipal Botumirim.

Leia mais

ERRATA II - CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

ERRATA II - CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO ERRATA II - CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 1. INTRODUÇÃO Este documento contém a descrição dos procedimentos e critérios a serem adotados para avaliação, julgamento e classificação das propostas das licitantes

Leia mais

PROCEDIMENTOS DE APRESENTAÇÃO DE PROJETO ELÉTRICO À ENERSUL

PROCEDIMENTOS DE APRESENTAÇÃO DE PROJETO ELÉTRICO À ENERSUL PROCEDIMENTO DA DISTRIBUIÇÃO VERSÃO Nº R0 DATA DATA DA VIGÊNCIA 15/07/2013 Histórico de Revisões Revisão Alterações Data R0 - Versão Inicial. 21/06/2013 Página 2 de 10 1. ENCAMINHAMENTO Para apresentação

Leia mais

1 0 Caderno de Perguntas e Respostas EditalOOI3/2012-23

1 0 Caderno de Perguntas e Respostas EditalOOI3/2012-23 Processo n", 50623.000369/2011-24 : MINISTÉRIO DOS TRANSPORTES ~t..mas'-

Leia mais

VALEC: Desenvolvimento Sustentável do Brasil 4º CADERNO DE PERGUNTAS E RESPOSTAS CONCORRÊNCIA Nº 004/2010

VALEC: Desenvolvimento Sustentável do Brasil 4º CADERNO DE PERGUNTAS E RESPOSTAS CONCORRÊNCIA Nº 004/2010 4º CADERNO DE PERGUNTAS E RESPOSTAS CONCORRÊNCIA Nº 004/2010 01) Nas obras de arte especial (pontes e viadutos) as planilhas de serviços e quantidades não contemplam lançamentos de vigas. Em qual item

Leia mais

DEPARTAMENTO GERAL DE ADMINISTRAÇÃO E FINANÇAS Coordenadoria de Apoio Logístico Departamento de Apoio Operacional TERMO DE REFERÊNCIA

DEPARTAMENTO GERAL DE ADMINISTRAÇÃO E FINANÇAS Coordenadoria de Apoio Logístico Departamento de Apoio Operacional TERMO DE REFERÊNCIA Processo n.º E-04/. /2012. Contratação de empresa para fornecimento e instalação de sistema de gerenciamento de tráfego para elevadores do prédio da SEFAZ, localizado na Avenida Presidente Vargas, 670

Leia mais

2 Diagrama de Caso de Uso

2 Diagrama de Caso de Uso Unified Modeling Language (UML) Universidade Federal do Maranhão UFMA Pós Graduação de Engenharia de Eletricidade Grupo de Computação Assunto: Diagrama de Caso de Uso (Use Case) Autoria:Aristófanes Corrêa

Leia mais

MENSAGEM PREGÃO ELETRÔNICO N. 052/2010 ESCLARECIMENTO 4

MENSAGEM PREGÃO ELETRÔNICO N. 052/2010 ESCLARECIMENTO 4 MENSAGEM Assunto: Esclarecimento 4 Referência: Pregão Eletrônico n. 052/2010 Data: 19/11/2010 Objeto: Contratação de serviços técnicos especializados de atendimento remoto e presencial a usuários de tecnologia

Leia mais

EDITAL PROGRAMA DE EMPREENDEDORISMO JOVEM DA UFPE

EDITAL PROGRAMA DE EMPREENDEDORISMO JOVEM DA UFPE EDITAL PROGRAMA DE EMPREENDEDORISMO JOVEM DA UFPE A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) torna pública, através da Diretoria de Inovação e Empreendedorismo (DINE) da Pró-Reitoria para Assuntos de

Leia mais

RESPOSTAS DO QUESTIONAMENTO DA SENHORA CRISTILAINE MEDEREIROS

RESPOSTAS DO QUESTIONAMENTO DA SENHORA CRISTILAINE MEDEREIROS AOS CUIDADOS DA SRª PREGOEIRA RESPOSTAS DO QUESTIONAMENTO DA SENHORA CRISTILAINE MEDEREIROS 1 -no item 4.4.3 pede a câmera com lente 4.2mm logo a baixo no item 4.4.3.3 tenho a solicitação de lente 2.8mm

Leia mais

INSTRUÇÕES GERAIS E DÚVIDAS FREQUENTES SOBRE O SISTEMA DE RESOLUÇÕES DO MINISTÉRIO PÚBLICO. Introdução

INSTRUÇÕES GERAIS E DÚVIDAS FREQUENTES SOBRE O SISTEMA DE RESOLUÇÕES DO MINISTÉRIO PÚBLICO. Introdução INSTRUÇÕES GERAIS E DÚVIDAS FREQUENTES SOBRE O SISTEMA DE RESOLUÇÕES DO MINISTÉRIO PÚBLICO Introdução A presente nota tem por objetivo apresentar as instruções básicas para preenchimento e remessa dos

Leia mais

1. Para o levantamento Georrreferenciado, será adotado o padrão INCRA?

1. Para o levantamento Georrreferenciado, será adotado o padrão INCRA? 1. Para o levantamento Georrreferenciado, será adotado o padrão INCRA? Sim 2. Qual precisão poderemos adotar para o levantamento das coordenadas horizontais e das coordenadas verticais? Submétrica para

Leia mais

CADERNO DE ESPECIFICAÇÕES

CADERNO DE ESPECIFICAÇÕES CADERNO DE ESPECIFICAÇÕES 1. CONSIDERAÇÕES INICIAIS: 1.1. Este roteiro serve como base às obras de Contratação de empresa especializada para o fornecimento de material e mão de obra para execução de rede

Leia mais

Retificação nº 01 e Esclarecimento nº 01

Retificação nº 01 e Esclarecimento nº 01 1 PREGÃO PRESENCIAL Nº 20/12 PROCESSO CPL Nº 1262/12 LICITAÇÃO, DO TIPO MENOR PREÇO, PARA CONTRATAÇÃO DE EMPRESA ESPECIALIZADA PARA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE CONFECÇÃO E IMPLANTAÇÃO DE PAINÉIS DE MENSAGENS

Leia mais

MANUAL PARA PADRONIZAÇÃO DE PROCESSOS

MANUAL PARA PADRONIZAÇÃO DE PROCESSOS MANUAL PARA PADRONIZAÇÃO DE PROCESSOS Elaboração: Rainer de Paula Coordenador de Monitoramento e controle PROPLAN/IFMG Dezembro de 2013 SUMÁRIO 1 SOLICITAÇÃO DE COMPRA... 3 2 ESTIMATIVA DE PREÇOS E PROPOSTAS...

Leia mais