UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE TECNOLOGIA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA QUÍMICA RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE TECNOLOGIA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA QUÍMICA RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO"

Transcrição

1 UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE TECNOLOGIA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA QUÍMICA RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO CONTROLE MICROBIOLÓGICO DE GELADOS COMESTÍVEIS E ÁGUAS Parnamirim/RN Discente: Bianca Corrêa de Oliveira Orientadora: Prof a.dr a Magna Angélica Dos Santos Bezerra Sousa. Supervisora: Christiane Maria Christina Bakker. NATAL NOVEMBRO/2016

2 UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE TECNOLOGIA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA QUÍMICA RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVIONADO CONTROLE MICROBIOLÓGICO DE GELADOS COMESTÍVEIS E ÁGUAS Relatório submetido à Universidade Federal do Rio Grande do Norte como requisito para aprovação na disciplina Estágio Supervisionado (DEQ -0537), referente ao estágio realizado pela aluna Bianca Corrêa de Oliveira na empresa STERBOM, durante o segundo semestre do ano de 2016, sob a supervisão da Engenheira Química Christiane Maria Christina Nobrega Bakker e orientado pela Profª. Drª. Magna Angélica dos Santos Bezerra Sousa. NATAL NOVEMBRO/2016

3 AGRADECIMENTO Agradeço a Deus por iluminar não só minha caminhada pela graduação, mas também por esses 23 anos. Aos meus pais, que sempre me deram todo suporte para essa primeira conquista. Ao amor da minha vida, Deyvisson Davi, por todo amor, paciência e incentivo. Aos meus amigos de curso, em especial a Maryanna Fernnanda, por me apoiar de forma incansável nesta última caminhada da graduação. Ao Rafael Sousa, por toda consideração e por todos os ensinamentos. À minha orientadora, Profª. Drª. Magna Angélica dos Santos Bezerra Sousa pelos ensinamentos e conselhos. À minha supervisora, Christiane Maria Christina Nóbrega Bakker por me conceder a oportunidade de crescer profissionalmente. A todos os professores que passaram por minha vida acadêmica. E por fim, a empresa Sterbom, a qual abriu as portas, de forma única, para a realização deste estágio.

4 SUMÁRIO 1.RESUMO EMPRESA FLUXOGRAMA DE PRODUÇÃO DO SORVETE FLUXOGRAMA DO PROCESSO DE ENVASAMENTO DE ÁGUA ATIVIDADES DESENVOLVIDAS Coletas de amostras Entradas das amostras Análises microbiológicas Processo básico para realização das análises PREPARAÇÃO DO LAUDO OUTRAS ATIVIDADES AVALIAÇÃO DOS CONTEÚDOS ESTUDADOS AVALIAÇÃO DO RETORNO DO ESTÁGIO CONTRIBUIÇÃO PARA A EMPRESA REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS... 24

5 1 1. RESUMO A realização de um estágio obrigatório é de suma importância para a consolidação dos conhecimentos teóricos adquiridos ao logo da graduação. O estágio em questão foi realizado na empresa Sterbom situada no Distrito Industrial de Parnamirim/RN, no período de julho a novembro de 2016, sob supervisão da Engenheira Química Christiane Maria Christina Nóbrega Bakker e sob orientação da Profª. Drª. Magna Angélica dos Santos Bezerra Sousa. As principais atividades realizadas pelo estagiário referem-se ao controle de qualidade de alimentos e de águas, o qual é indispensável, sobretudo para indústria de alimentos, visando à distribuição de produtos competitivos, seguros e de qualidade ao mercado consumidor. A empresa preza pelas boas práticas de fabricação (BPF) e apresenta um sistema de análise de perigos e pontos críticos de controle (APPCC) Os padrões utilizados nas análises são baseadas na resolução RDC Nº 12, de 02 de janeiro de 2001 da agência nacional de vigilância sanitária, Ministério da saúde. Quanto ao controle de qualidade microbiológico de águas, baseiam-se na RDC Nº 275, de 22 de setembro de 2005, MS e na Portaria MS Nº 2914 de 2011.

6 2 2. EMPRESA Fundada no ano de 1991 a empresa Sterbom é considerada como referência na produção de sorvete no estado. As atividades da empresa foram iniciadas em um pequeno estabelecimento no bairro do Alecrim. No ano de 1998, o presidente e fundador, Antônio Leite Jales, adquiriu um terreno no Distrito industrial de Parnamirim para construir sua fábrica. A empresa apresenta uma linha variada de gelados comestíveis (Picolé e Sorvete) envasamento de água mineral, produção de gelo, complementos (Casquinhas e coberturas) e polpas de fruta. Atualmente, a indústria conta com mais de 600 funcionários. Com mais de 23 anos, visa fornecer um produto de excelência aos consumidores. Para isso conta com a forte difusão e aplicação das boas práticas de fabricação e análise de perigos e pontos críticos no processo produtivo. Além da Matriz, o grupo Sterbom conta com as filiais Água Natal e Banassu. Responsáveis, respectivamente, pela produção de água mineral envasada de 250ml e 20L e polpas de frutas. O laboratório da empresa, situado na matriz, e onde foi realizado o estágio é certificado pela ANVISA. O setor é responsável por fazer análises físicoquímicas, microbiológicas e laudos que descrevem a qualidade dos produtos internos. Adicionalmente, o laboratório presta serviços externos. A responsável técnica do local é a Engenheira química Christiane Maria Christina Nóbrega Bakker. As figuras abaixo mostram os produtos fabricados pelo grupo Sterbom, que vão desde gelados comestíveis e seus complementos a águas minerais envasadas.

7 3 Figura 1: Linha de sorvetes Sterbom. Fonte: Site Sterbom. Figura 2: Águas envasadas e gelo. Fonte: Site Sterbom. Figura 3: Picolés Sterbom. Fonte: Site Sterbom.

8 4 Figura 4: Complementos Sterbom. Fonte: Site Sterbom. Figura 5: Polpas de fruta. Fonte: Site Sterbom.

9 5 3. FLUXOGRAMA DE PRODUÇÃO DO SORVETE O fluxograma refere-se ao fluxograma do processo de fabricação de sorvete, um dos produtos disponibilizados pela empresa. Figura 6: Fluxograma do processo do sorvete RECEPÇÃO E ESTOCAGEM DAS MATERIAS -PRIMAS PESAGEM PREPARAÇÃO DA MISTURA HOMOGENEIZAÇÃO PASTEURIZAÇÃO RESFRIAMENTO MATURAÇÃO CONGELAMENTO ENVASE ARMAZENAMENTO DISTRIBUIÇÃO Fonte: Autor.

10 6 Na etapa de recepção as matérias primas para fabricação do sorvete. Passam por um processo de verificação. Os componentes não devem apresentar sujidades, fragmentos de insetos, dentre outras características inadequadas. A água deve ser potável. Os componentes devem ser devidamente estocados. Em seguida, as matérias primas são pesadas, a fim de garantir uma fórmula equilibrada e que se obtenha valores referentes ao rendimento. A preparação da mistura apresenta como objetivo fazer com que todas as matérias-primas estejam dissolvidas ou em suspensão. Preferencialmente, deve-se adicionar os ingredientes líquidos, posteriormente, os componentes sólidos. Na homogeneização, objetiva-se diminuir o diâmetro da gordura. Como consequência, obtêm-se uma mistura mais homogênea e cremosa. Adicionalmente, aumenta-se a eficiência da pasteurização. A operação de pasteurização consiste em eliminar os microrganismos patogênicos com propósito de evitar transmissão de doenças ou intoxicação. Para o sorvete, é mais comum realizar a pasteurização durante 30 minutos segundos a ºC. No resfriamento, a temperatura da mistura é baixada para 4 ºC e mantida em tanques de maturação para impedir o crescimento de microrganismos, além de impedir que a mesma fique muito viscosa. Os tanques de maturação possuem agitadores. Na maturação a mistura é mantida na temperatura citada anteriormente por no mínimo 4 horas e no máximo 24 horas. Esta etapa é importante para que o sorvete apresente boa consistência e cristalização das moléculas de gordura, conferindo ao produto cremosidade, melhor incorporação de ar e resistência ao derretimento. No congelamento, utilizam-se produtoras para a incorporação de ar e recheio. A mistura é rapidamente congelada e agitada. A temperatura cai de 4 ºC para -4 ou - 5ºC. Posteriormente, o sorvete é envasado e encaminhado para câmara fria. Por fim, o produto deve ser transportado para distribuição em caminhões frigoríferos.

11 7 4. FLUXOGRAMA DO PROCESSO DE ENVASAMENTO DE ÁGUA Para o envasamento de água mineral têm-se o seguinte fluxograma: Figura 7: Fluxograma do envasamento de água. CAPITAÇÃO FILTRAÇÃO ARMAZENAMENTO OZONIZAÇÃO GASEIFICAÇÃO ENVASAMENTO ROTULAGEM ESTOCAGEM Fonte: Autor

12 8 O processo inicia-se com a captação da água. Em geral, é feita através de fontes naturais ou poços artesianos. A água é encaminhada para reservatório por intermédio de bombas. A etapa seguinte consiste em reter partículas sólidas utilizando-se a filtração, para a eliminação de agentes instáveis. Posteriormente, a água é armazenada em tanques de aço inoxidável. A ozonização tem por finalidade a desinfeção da água mineral. Sabe-se que o ozônio é o agente desinfectante e oxidante mais forte e indicado para o tratamento de águas. Sua aplicabilidade não gera sub produtos e o ozônio decompõem-se facilmente em gás carbônico. Dentre as desvantagens têm-se a baixa solubilidade em água e baixa manutenção de seus valores residuais. A gaseificação consiste na inserção de gás carbônico na água, caso a água seja do tipo com gás. Simultaneamente há o envasamento, utilizando-se garrafas do tipo PET, realizado por máquinas automáticas, e por último, a rotulagem e estocagem.com relação a última, os produtos devem estar dispostos em estrados para evitar o contato direto com o chão. Em relação aos conteúdo das águas a empresa conta com uma grande variedade, como mostrado anteriormente neste relatório.

13 9 5. ATIVIDADES DESENVOLVIDAS As atividades desenvolvidas no laboratório da Sterbom estão relacionadas à análises microbiológicas de alimentos e água, objetivando a verificação da eficiência do processo produtivo. Esquematicamente, têm-se o seguinte fluxograma para as atividades desenvolvidas: Figura 8: Fluxograma das atividades desenvolvidas. Coleta de amostras Entrada das amostras Análise microbiológica Preparação de laudos Emissão de laudos Fonte: Autor.

14 Coletas de amostras As coletas das amostras dos gelados comestíveis são realizadas pelo estagiário. Tal procedimento é realizado em dois horários da manhã: Às 7horas, no setor caldas e às 10h, na produção de sorvete e picolé para a coleta dos produtos acabados. O procedimento é realizado diariamente. São recolhidas duas amostras por produto (sorvete e picolé) uma para análise e outra para contraprova. Já em relação às caldas, são retiradas diretamente das tinas de maturação e armazenadas em fracos estéreis. Em relação às águas minerais envasadas, diariamente, funcionários do setor competente entregam os produtos para a realização das análises. Mensalmente, o estagiário é responsável pela coleta de água do poço situado na empresa, água das produções e coleta do gelo. Vale ressaltar que além dessas, são efetuadas, mensalmente, análises das águas do poço da filial Água Natal, e diariamente das águas envasadas da mesma. Para a filial Banassul, mensalmente, a água de produção é analisada. A coleta é realizada de acordo com os padrões exigidos pela legislação, utilizando-se os equipamentos de proteção individuais adequados, álcool 70% e materiais para a esterilização. As amostras são devidamente acondicionadas e levadas imediatamente ao laboratório. 5.2 Entradas das amostras Após a coleta, amostras são devidamente codificadas com auxílio de uma planilha de entrada. Nesta, deve-se inserir informações sobre data, hora, tipo de produto, fabricação, validade e lote, bem como a rubrica do responsável pela coleta. A figura abaixo representa o código dos gelados comestíveis e água. Fonte: Autor. Tabela 1- Codificação das amostras Código da amostra 000.GELO GELC

15 Análises microbiológicas Os microrganismos podem exercer funções bastante significativas nos alimentos, pessoas e animais, desde malefícios a benefícios. A eficiência no processo aliada a boas práticas de fabricação são indispensável para a entregada de um produto adequado ao consumidor. Em laboratório, são analisados os seguintes parâmetros: Fonte: Autor. Tabela 2- Microrganismos analisados em laboratório. Microrganismos Coliforme termotolerante a 45º Coliforme Total Escherichia coli Stapylococcus Aureus Bactérias Aeróbicas Mesófilas Salmonella sp Bolores e leveduras Enterococcus Pseudomonas aeruginosa Clostrídium Sulfito-Redutores Bactérias Heterotróficas Bacillus Cereus

16 Processo básico para realização das análises O processo básico abaixo ilustra a metodologia utilizada para a execução das análises: Figura 9: Fluxograma das atividades desenvolvidas. Esterelização dos materiais Preparação do meio Distribuição do meio Pesagem e Diluição das amostras Incubação Leitura Fonte: Autor. Cada microrganismo apresenta seu meio de cultura. Tal meio é fundamental para que o mesmo cresça, e assim seja possível a sua detecção e quantificação. Todo meio deve ser preparado utilizando-se água destilada autoclavada e em frascos estéreis. A tabela 3 se refere aos microrganismos e seus respectivos meios de cultura.

17 13 Tabela 3 - Microrganismos e seus respectivos meios de cultura. Microrganismo Meio de cultura Coliforme termotolerante a 45 ºC mfc Agar(Água) e Violet Red Bile(Alimentos) Coliforme Total a 35 ºC M-Endo Agar Escherichia coli Caldo Lauril Triptose e Caldo EC. Stapylococcus Aureus Baird Parker Agar Bactérias Aeróbicas Mesófilas Standard Methods Agar Salmonella sp Caldo Rappaport Vassiliadis e Caldo Selenito Cystine Meio Verde Brilhante, XLD e Lisina Bolores e leveduras Agar Batata Dextrose Enterococcus m-enterococcus Agar Pseudomonas aeruginosa Cetrimide Agar Clostrídium Sulfito-Redutores Clostridium Perfringens Agar Base Bactérias Heterotróficas Standard Methods Agar Fonte: Autor. Bacillus Cereus Ágar Seletivo Bacillus Cereus.

18 14 Segundo a RDC Nº 12, de 02 de janeiro de 2001, os parâmetros microbiológicos que devem ser analisados para gelados comestíveis são: Coliformes 45 ºC, Stapylococcus aureus e Salmonella spp. Além destes, a empresa avalia os microrganismos Mesófilos. A tabela 4 ilustra os parâmetros avaliados, frequência, técnica utilizada no laboratório. Tabela 4: Parâmetros, frequência e técnica para a identificação dos microrganismos Produto Parâmetro Frequência Técnica de Identificação Sorvete Coliforme Termotolerante a 45 ºC Diariamente Contagem de microrganismos em placas Sorvete ColiformeTermotolerante a Semanalmente Contagem de 45 ºC, Salmonella sp, microrganismos Stapylococus Aerus e em placas Bactérias Aeróbicas Mesófilas Picolé Coliforme Termotolerante a Diariamente Contagem de 45 ºC microrganismos em placas Picolé ColiformeTermotolerante a Semanalmente Contagem de 45 ºC, Salmonella sp, microrganismos Stapylococus Aerus e em placas Bactérias Aeróbicas Mesófilas Fonte:Autor.

19 15 As figuras 10 e 11 referem-se às análises de coliforme termotolerante de sorvetes e picolés realizados na empresa Sterbom. Nela pode-se observar os meios de culturas, equipamentos e materiais utilizados. Figura 10 :Materiais e meios para análise de coliforme termotolerante para gelados comestíveis Fonte: Autor. Segundo a RDC 275, que trata do regulamento técnico de características microbiológicas para água mineral natural e água natural devem ser feitas as avaliações dos seguintes parâmetros: Coliformes totais a 35 C, coliformes termotolerantes a 45 C, Escherichia coli, bactérias heterotróficas, Pseudomonas aeruginosa, Clostridium sulfito-redutor e Enterococcus. Em laboratório, a tabela 5 informa a amostra, parâmetro, frequência e metodologia de identificação.

20 16 Tabela 5: Parâmetros, frequência e metodologia de identificação para a água. Amostra Parâmetros Frequência Metodologia de Identificação Águas envasadas (Matriz e Filial) Coliforme total a 35ºC Diário Membrana Filtrante Águas dos Coliformes totais a 35 C, Mensal Membrana poços bactérias heterotróficas, Filtrante e (Matriz e Pseudomonas aeruginosa, Tubos Múltiplos Filial) Clostrídio sulfito-redutor, Enterococcus. Águas das produções (Matriz) Escherichia coli Mensal Tubos Múltiplos Gelo Coliformes totais a 35 C, Mensal Membrana coliformes termotolerantes a Filtrante e 45 C, Escherichia coli, Tubos bactérias heterotróficas, Múltiplos. Pseudomonas aeruginosa, Clostrídio sulfito-redutor, Enterococos Fonte:Autor. As figuras 11 e 12 referem-se à técnica de tubos múltiplos para identificação de Escherichia coli e técnica da membrana filtrante, respectivamente.

21 17 Figura 11:Técnica de tubos múltiplos. Fonte: Autor. Figura 12: Método da membrana filtrante Fonte: Autor.

22 18 6. PREPARAÇÃO DO LAUDO Após a contagem de colônias (leitura), os resultados são inseridos em uma planilha eletrônica para a confecção do laudo, que consiste na última etapa da análise. Nela devem constar os códigos das amostras, informações dos produtos, como fabricação, validade, lote e data de entrada. Após a reunião dos dados e resultados, a conclusão é feita de acordo com a RDC Nº 12, RDC Nº 275 e Portaria 2914 do Ministério da saúde, com auxílio da responsável técnica do laboratório. Concluído o laudo técnico, o mesmo é encaminhado ao solicitante. Segundo a RDC Nº 12 e RDC Nº 275 têm-se os seguintes valores máximo permitidos para sorvetes e águas em UFC/ g ou ml (Unidades Formadoras de Colônias). Tabela 6: Valores máximos permitidos para gelados comestíveis. Microrganismo VMP(UFC) Coliforme 45 ºC 5x10 Salmonella sp Ausência Stapylococcus aureus 5x10² Fonte :Autor.

23 19 Tabela 7: Valores máximos permitidos para água mineral natural ou mineral. Microrganismo VMP(UFC) Escherichia coli ou coliforme Ausência Termotolerantes em 100 ml. Coliformes totais em 100 ml <1,0 Enterococcus em 100 ml <1,0 Pseudomonas aeruginosa em 100 ml <1,0 Clostrídium sulfito redutores ou Clostridium perfringens em 100 ml Fonte:Autor. <1,0

24 20 7. OUTRAS ATIVIDADES Além das atividades relatadas anteriormente foi possível a realização de coletas externas, análises físico-químicas de águas como: Cobre, ferro total, cloro, sulfato, nitrato, nitrito, cianeto, dureza, alumínio, ph, condutividade e turbidez. Adicionalmente, também feitas análises microbiológicas e físico químicas para casquinhas, matérias-primas, complementos, swabs de superfícies e de manipuladores. Durante o estágio, foi realizado controle de estoque de reagentes, e por fim, coleta de água em poços.

25 21 8. AVALIAÇÃO DOS CONTEÚDOS ESTUDADOS Os conhecimentos adquiridos ao longo da graduação do curso de Engenharia Química foram extremamente importantes para o desenvolvimento das atividades ao longo do estágio. Dentre as disciplinas, pode-se citar: Química analítica aplicada, imprescindível para manipulação dos equipamentos em laboratório. Química geral e Experimental, que forneceram embasamento teórico e prático para realização de atividades em laboratório, bem como se portar no mesmo. Introdução aos biocatalizadores e Engenharia Bioquímica, as quais deram sustentação às análises microbiológicas. Controle de qualidade de águas e Engenharia Ambiental que forneceram conhecimentos sobre legislação, conceitos em gerais, aulas experimentais e atividades que envolviam preparação de laudos e outros temas relacionados à água. Tais conhecimentos foram aplicados diariamente ao longo do estágio. Por fim, Qualidade e segurança no trabalho que tratou profundamente da importância de utilizar os equipamentos de segurança individuais no ambiente de trabalho, assim como mostrou os riscos que podem apresentar.

26 22 9. AVALIAÇÃO DO RETORNO DO ESTÁGIO Além de propiciar a consolidação de vários conhecimentos adquiridos ao longo da graduação, a experiência de estágio forneceu uma visão geral sobre o dia a dia deu uma indústria, sobretudo, do laboratório que se mostrou um local de apoio para os outros setores de produção da empresa. Também é muito válido ressaltar que a partir dele, pode-se aprimorar a postura ética e profissional em um ambiente de trabalho. Portanto, a realização do estágio é de suma importância para o desenvolvimento profissional, pessoal e interpessoal. O estágio é o primeiro degrau para a inserção dos alunos de graduação no mercado de trabalho, a partir dele são absorvidas competências e habilidades importantes para futuras conquistas no mercado de trabalho.

27 CONTRIBUIÇÃO PARA A EMPRESA Dentre as contribuições para a empresa, destaca-se a maior agilidade nas entregas de resultados das análises, devido à presença de uma pessoa a mais no laboratório, culminando em uma maior rapidez na elaboração de laudos internos e externos. Também houve a contribuição para a organização do ambiente de trabalho e controle de estoque. E por fim, a estagiária forneceu opinião sobre os mais diversos assuntos relacionado ao local de trabalho.

28 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS Ambientes Brasil. Processo de captação e envase de água mineral. Disponível em:< so_de_captacao_e_envase_da_agua_mineral.html > Acesso: 20/10/2016. APHA. Standard Methods for the Examination of Water and Wastewater. 20 ed. Baltimore, Maryland: American Public Health Association (APHA), American Water Works Association (AWWA), Water Environment Federation (WEF), BRASIL. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Resolução n.12, de 02 de Janeiro de BRASIL. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Resolução n. 275, de 22 de Setembro de BRASIL. Ministério da Saúde. Portaria n. 2914, de 12 de Dezembro de FRANCO, Bernadette. Microbiologia dos alimentos. São Paulo: Atheneu,1996. SEBRAE. Como montar uma empresa de engarrafamento de água mineral. Disponível em:< 21/10/2016.

BACTÉRIAS DE IMPORTÂNCIA HIGIÊNICO-SANITÁRIA 1

BACTÉRIAS DE IMPORTÂNCIA HIGIÊNICO-SANITÁRIA 1 BACTÉRIAS DE IMPORTÂNCIA HIGIÊNICO-SANITÁRIA 1 FLUXOGRAMA DE PRODUÇÃO DE ALIMENTOS: A b a t e d o u r o C o n s u m i d o r C o n s u m o Alterações da Microbiota Como Identificar estas Alterações? Análise

Leia mais

ESCOPO DA ACREDITAÇÃO ABNT NBR ISO/IEC ENSAIO

ESCOPO DA ACREDITAÇÃO ABNT NBR ISO/IEC ENSAIO ESCOPO DA ACREDITAÇÃO ABNT NBR ISO/IEC 17025 ENSAIO Norma de Origem: NIT-DICLA-016 Folha: 1 Total de Folhas: 5 RAZÃO SOCIAL/DESIGNAÇÃO DO LABORATÓRIO Pasteur Laboratório de Pesquisa e Controle Microbiológico

Leia mais

FLUXOGRAMA DE PRODUÇÃO DE ALIMENTOS: n s u m o. A b a t e d o u r. n s u m i d. Alterações da Microbiota. Alteração da Qualidade Microbiológica

FLUXOGRAMA DE PRODUÇÃO DE ALIMENTOS: n s u m o. A b a t e d o u r. n s u m i d. Alterações da Microbiota. Alteração da Qualidade Microbiológica 1 FLUXOGRAMA DE PRODUÇÃO DE ALIMENTOS: A b a t e d o u r o C o n s u m i d o r C o n s u m o Alterações da Microbiota Alteração da Qualidade Microbiológica Deterioração Microbiana Doenças Transmitidas

Leia mais

MICRO-ORGANISMOS DE IMPORTÂNCIA HIGIÊNICO-SANITÁRIA 1

MICRO-ORGANISMOS DE IMPORTÂNCIA HIGIÊNICO-SANITÁRIA 1 MICRO-ORGANISMOS DE IMPORTÂNCIA HIGIÊNICO-SANITÁRIA 1 FLUXOGRAMA DE PRODUÇÃO DE ALIMENTOS A b a t e d o u r o C o n s u m i d o r C o n s u m o Alterações da Microbiota Como Identificar estas Alterações?

Leia mais

ESCOPO DA ACREDITAÇÃO ABNT NBR ISO/IEC ENSAIO. Determinação da alcalinidade pelo método titulométrico. LQ= 5 mg/l

ESCOPO DA ACREDITAÇÃO ABNT NBR ISO/IEC ENSAIO. Determinação da alcalinidade pelo método titulométrico. LQ= 5 mg/l ESCOPO DA ACREDITAÇÃO ABNT NBR ISO/IEC 17025 ENSAIO Norma de Origem: NIT-DICLA-016 Folha: 1 Total de Folhas: 7 RAZÃO SOCIAL/DESIGNAÇÃO DO LABORATÓRIO CQLAB - Consultoria e Controle de Qualidade Ltda. Determinação

Leia mais

ESCOPO DA ACREDITAÇÃO ABNT NBR ISO/IEC ENSAIO. Determinação da alcalinidade pelo método titulométrico. SMWW, 22ª Edição, Método

ESCOPO DA ACREDITAÇÃO ABNT NBR ISO/IEC ENSAIO. Determinação da alcalinidade pelo método titulométrico. SMWW, 22ª Edição, Método ESCOPO DA ACREDITAÇÃO ABNT NBR ISO/IEC 17025 ENSAIO Norma de Origem: NIT-DICLA-016 Folha: 1 Total de Folhas: 6 RAZÃO SOCIAL/DESIGNAÇÃO DO LABORATÓRIO CQLAB - Consultoria e Controle de Qualidade Ltda. Determinação

Leia mais

INSTITUIÇÃO: CENTRO UNIVERSITÁRIO DAS FACULDADES METROPOLITANAS UNIDAS

INSTITUIÇÃO: CENTRO UNIVERSITÁRIO DAS FACULDADES METROPOLITANAS UNIDAS Anais do Conic-Semesp. Volume 1, 2013 - Faculdade Anhanguera de Campinas - Unidade 3. ISSN 2357-8904 TÍTULO: ANÁLISE MICROBIOLÓGICA DE ALIMENTOS GELADOS COMESTÍVEIS CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: CIÊNCIAS

Leia mais

RESUMO RELATÓRIO DE ENSAIO

RESUMO RELATÓRIO DE ENSAIO DADOS DO CLIENTE CNPJ 67.994.897/0001-97 Rua Jacarandá Brasiliana, 22 Cond. Ind. Veccon Zeta CEP 13178-545 Sumaré SP Cliente: Felix Oliveira e Oliveira Ltda - ME CNPJ/CPF: 03.393.615/0001-13 Solicitante:

Leia mais

Controle de qualidade na produção leiteira: Análises Microbiológicas

Controle de qualidade na produção leiteira: Análises Microbiológicas 6PIV026 - Inspeção de Leite e Derivados Controle de qualidade na produção leiteira: Análises Microbiológicas Profa. Dra. Vanerli Beloti LIPOA UEL lipoa.uel@gmail.com vbeloti@uel.br www.uel.br/laboratorios/inspecao

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA CELSO SUCKOW DA FONSECA

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA CELSO SUCKOW DA FONSECA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO SECRETARIA DA EDUCAÇÃO SUPERIOR CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA CELSO SUCKOW DA FONSECA CURSO DE ENGENHARIA DE ALIMENTOS DEPARTAMENTO Engenharia de Alimentos

Leia mais

BIOCENTER Microbiológica Ltda. Rua Reims, 570 Casa Verde São Paulo/SP CEP: Telefone: (11) / FAX: (11)

BIOCENTER Microbiológica Ltda. Rua Reims, 570 Casa Verde São Paulo/SP CEP: Telefone: (11) / FAX: (11) São Paulo, 06 de Outubro de 2014. À Fábrica de Papel Santa Therezinha A/C Mary Elen F. Pereira Prezados Senhores, Seguem os resultados das avaliações microbiológicas realizadas nas amostras da Santher.

Leia mais

ESCOPO DA ACREDITAÇÃO ABNT NBR ISO/IEC ENSAIO

ESCOPO DA ACREDITAÇÃO ABNT NBR ISO/IEC ENSAIO ESCOPO DA ACREDITAÇÃO ABNT NBR ISO/IEC 17025 ENSAIO Norma de Origem: NIT-DICLA-016 Folha: 1 Total de Folhas: 6 RAZÃO SOCIAL/DESIGNAÇÃO DO LABORATÓRIO TOMMASI ANALÍTICA LTDA ALIMENTOS E BEBIDAS ALIMENTOS

Leia mais

MICRO-ORGANISMOS DE IMPORTÂNCIA HIGIÊNICO-SANITÁRIA 1

MICRO-ORGANISMOS DE IMPORTÂNCIA HIGIÊNICO-SANITÁRIA 1 MICRO-ORGANISMOS DE IMPORTÂNCIA HIGIÊNICO-SANITÁRIA 1 FLUXOGRAMA DE PRODUÇÃO DE ALIMENTOS A b a t e d o u r o C o n s u m i d o r C o n s u m o Alterações da Microbiota Como Identificar estas Alterações?

Leia mais

ESCOPO DA ACREDITAÇÃO ABNT NBR ISO/IEC ENSAIO

ESCOPO DA ACREDITAÇÃO ABNT NBR ISO/IEC ENSAIO ESCOPO DA ACREDITAÇÃO ABNT NBR ISO/IEC 17025 ENSAIO Norma de Origem: NIT-DICLA-016 Folha: 1 Total de Folhas: 6 RAZÃO SOCIAL/DESIGNAÇÃO DO LABORATÓRIO TOMMASI ANALÍTICA LTDA ALIMENTOS E BEBIDAS ORIGEM ANIMAL

Leia mais

ID Área Classe de Ensaios Classe de Matriz Matriz Determinação Técnica Método Tipo de Escopo Situação do ensaio

ID Área Classe de Ensaios Classe de Matriz Matriz Determinação Técnica Método Tipo de Escopo Situação do ensaio Nome do Laboratório: EUROFINS DO BRASIL ANÁLISES DE ALIMENTOS LTDA Nome Empresarial: EUROFINS DO BRASIL Endereço: RODOVIA ENGENHEIRO ERMÊNIO DE OLIVEIRA PENTEADO KM 57,7 S/Nº Bairro: TOMBADOURO CEP: 13337300

Leia mais

Relatório de Ensaio Nº 10454/ A

Relatório de Ensaio Nº 10454/ A Nº 10454/2015-10-A Processo Comercial Nº 1061/20141 Dados do Cliente Contratante: Solicitante: CNPJ / CPF: 00074399/0001-55 IE / RG: Endereço: Rua do Bosque, 416 - Pau Arcado - Município: Campo Limpo Paulista

Leia mais

CONTROLE MICROBIOLÓGICO DE GARRAFÕES DE 10 E 20 LITROS E SUA IMPORTÂNCIA NA SEGURANÇA ALIMENTAR

CONTROLE MICROBIOLÓGICO DE GARRAFÕES DE 10 E 20 LITROS E SUA IMPORTÂNCIA NA SEGURANÇA ALIMENTAR CONTROLE MICROBIOLÓGICO DE GARRAFÕES DE 10 E 20 LITROS E SUA IMPORTÂNCIA NA SEGURANÇA ALIMENTAR Profa. Dra. Petra Sanchez Sanchez Presidente da Comissão Científica da ABINAM ÁGUA MINERAL ENVASADA EM GARRAFÕES

Leia mais

Área de Atividade/Produto Classe de Ensaio/Descrição do Ensaio Norma e/ou Procedimento

Área de Atividade/Produto Classe de Ensaio/Descrição do Ensaio Norma e/ou Procedimento Folha: 1 de 8 SAÚDE HUMANA E ANIMAL ENSAIOS QUÍMICOS Determinação de Metais Totais e Dissolvidos por espectrometria de emissão atômica em plasma de argônio indutivamente acoplado - ICP OES - geração de

Leia mais

LISTA DE ENSAIOS SOB ACREDITAÇÃO FLEXÍVEL INTERMÉDIA

LISTA DE ENSAIOS SOB ACREDITAÇÃO FLEXÍVEL INTERMÉDIA Telef.: 2 446 2 3 Edição 22; Aprovada a 2 de Abril de 28 Em conformidade com o Anexo L322- Edição 2 Águas (Subterrâneas e Superficiais) e Águas de Piscinas (Águas Doces e Escherichia coli; ME 2M (27/8/28)

Leia mais

RESUMO RELATÓRIO DE ENSAIO

RESUMO RELATÓRIO DE ENSAIO DADOS DO CLIENTE CNPJ 67.994.897/0001-97 Rua Jacarandá Brasiliana, 22 Cond. Ind. Veccon Zeta CEP 13178-545 Sumaré SP Cliente: Felix Oliveira e Oliveira Ltda - ME CNPJ/CPF: 03.393.615/0001-13 Solicitante:

Leia mais

LISTAGEM DE ENSAIOS SOB ACREDITAÇÃO FLEXÍVEL INTERMÉDIA

LISTAGEM DE ENSAIOS SOB ACREDITAÇÃO FLEXÍVEL INTERMÉDIA LISTAGEM DE ENSAIOS SOB ACREDITAÇÃO FLEXÍVEL INTERMÉDIA LABORATÓRIO DE SAÚDE PÚBLICA DA GUARDA Código IMP 8 Versão 4 Data 29--4 Anexo Técnico de Acreditação em vigor Nº L 57- (28-2-9) Nº Produto Ensaio

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE TECNOLOGIA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA QUÍMICA RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE TECNOLOGIA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA QUÍMICA RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE TECNOLOGIA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA QUÍMICA RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO IMPLEMENTAÇÃO DE ANÁLISES FÍSICO-QUIMICAS CONTROLE DE QUALIDADE STER

Leia mais

ESCOPO DA ACREDITAÇÃO ABNT NBR ISO/IEC ENSAIO. Determinação de dureza total pelo método titulométrico por EDTA LQ: 2,39 mg/l

ESCOPO DA ACREDITAÇÃO ABNT NBR ISO/IEC ENSAIO. Determinação de dureza total pelo método titulométrico por EDTA LQ: 2,39 mg/l ESCOPO DA ACREDITAÇÃO ABNT NBR ISO/IEC 17025 ENSAIO Norma de Origem: NIT-DICLA-016 Folha: 1 Total de Folhas: 7 RAZÃO SOCIAL/DESIGNAÇÃO DO LABORATÓRIO BAKTRON MICROBIOLOGIA LTDA / BAKTRON ÁGUA BRUTA, ÁGUA

Leia mais

CONTROLE DE QUALIDADE MICROBIOLÓGICO: ÁGUAS E ALIMENTOS (GELADOS COMESTÍVEIS)

CONTROLE DE QUALIDADE MICROBIOLÓGICO: ÁGUAS E ALIMENTOS (GELADOS COMESTÍVEIS) UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE TECNOLOGIA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA QUÍMICA RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO CONTROLE DE QUALIDADE MICROBIOLÓGICO: ÁGUAS E ALIMENTOS (GELADOS

Leia mais

DIRETORIA DE PRODUÇÃO DEPARTAMENTO DE TRATAMENTO DE ÁGUA SETOR DE QUALIDADE MONITORAMENTO DA ÁGUA TRATADA

DIRETORIA DE PRODUÇÃO DEPARTAMENTO DE TRATAMENTO DE ÁGUA SETOR DE QUALIDADE MONITORAMENTO DA ÁGUA TRATADA LOCAL : ETA DR ARMANDO PANNUNZIO SAÍDA PADRÕES INORGÂNICOS E FÍSICO-QUÍMICOS Alcalinidade Bicarbonatos mg/l 250 19,7 Alcalinidade Carbonatos mg/l 120 0 Alcalinidade Hidróxidos mg/l 0 0 Cloreto mg/l 250

Leia mais

BOAS PRÁTICAS DE FABRICAÇÃO E PROCEDIMENTOS OPERACIONAIS PADRONIZADOS NA CADEIA PRODUTIVA DE ÁGUAS ENVASADAS

BOAS PRÁTICAS DE FABRICAÇÃO E PROCEDIMENTOS OPERACIONAIS PADRONIZADOS NA CADEIA PRODUTIVA DE ÁGUAS ENVASADAS BOAS PRÁTICAS DE FABRICAÇÃO E PROCEDIMENTOS OPERACIONAIS PADRONIZADOS NA CADEIA PRODUTIVA DE ÁGUAS ENVASADAS BOAS PRÁTICAS-OBJETIVO GARANTIR CONDIÇÕES HIGIÊNICO SANITÁRIAS AOS PRODUTOS GARANTIR A CONFORMIDADE

Leia mais

ESCOPO DA ACREDITAÇÃO ABNT NBR ISO/IEC ENSAIO ENSAIOS BIOLÓGICOS. Teste de Esterilidade pelo método de filtração em membrana.

ESCOPO DA ACREDITAÇÃO ABNT NBR ISO/IEC ENSAIO ENSAIOS BIOLÓGICOS. Teste de Esterilidade pelo método de filtração em membrana. ESCOPO DA ACREDITAÇÃO ABNT NBR ISO/IEC 17025 ENSAIO Norma de Origem: NIT-DICLA-016 Folha: 1 Total de Folhas: 5 RAZÃO SOCIAL/DESIGNAÇÃO DO LABORATÓRIO BCQ CONSULTORIA E QUALIDADE SOCIEDADE SIMPLES LTDA.

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 310/MS/ANVS, DE 16 DE JULHO DE 1999 DOU DE 19/07/99

RESOLUÇÃO Nº 310/MS/ANVS, DE 16 DE JULHO DE 1999 DOU DE 19/07/99 RESOLUÇÃO Nº 310/MS/ANVS, DE 16 DE JULHO DE 1999 DOU DE 19/07/99 O Diretor Presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, no uso de suas atribuições e considerando a necessidade de constante aperfeiçoamento

Leia mais

Água para Consumo Humano Águas Minerais Água para Piscicultura Água de Recreação... MAPA MS, ANVISA,...

Água para Consumo Humano Águas Minerais Água para Piscicultura Água de Recreação... MAPA MS, ANVISA,... 1 Visão Geral Legislações Água Alimentos Segurança Alimentar Esteja Atento aos Orgãos Legisladores : Água para Consumo Humano Águas Minerais Água para Piscicultura Água de Recreação... MAPA MS, ANVISA,...

Leia mais

LISTA DE ENSAIOS ACREDITADOS EM MATRIZ FLEXÍVEL INTERMÉDIA. Nº Produto Ensaio / Técnica Método de Ensaio Data

LISTA DE ENSAIOS ACREDITADOS EM MATRIZ FLEXÍVEL INTERMÉDIA. Nº Produto Ensaio / Técnica Método de Ensaio Data MODELO Código MOD 9.112 Revisão 4 Assunto LISTA DE ENSAIOS ACREDITADOS EM MATRIZ FLEXÍVEL INTERMÉDIA 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 (Superficiais Colheita de Amostras em torneira e por imersão para análise

Leia mais

Art. 2º As empresas têm o prazo de 180(cento e oitenta) dias, a contar da data da publicação desta Resolução, para se adequarem ao mesmo.

Art. 2º As empresas têm o prazo de 180(cento e oitenta) dias, a contar da data da publicação desta Resolução, para se adequarem ao mesmo. RESOLUÇÃO - RDC Nº. 54, DE 15 DE JUNHO DE 2000 Dispõe sobre o Regulamento Técnico para Fixação de Identidade e Qualidade de Água Mineral Natural e Água Natural. A Diretoria Colegiada da Agência Nacional

Leia mais

Lista de Ensaios sob Acreditação Flexível Intermédia L

Lista de Ensaios sob Acreditação Flexível Intermédia L Lista de Ensaios sob Acreditação Flexível Intermédia L-47- A entidade a seguir indicada está acreditada como Laboratório de Ensaios, segundo a norma NP EN ISO/IEC 725:25 Endereço Address Contacto Contact

Leia mais

Instrução normativa 62/2003: Contagem de coliformes pela técnica do NMP e em placas

Instrução normativa 62/2003: Contagem de coliformes pela técnica do NMP e em placas Instrução normativa 62/2003: Contagem de coliformes pela técnica do NMP e em placas CAPÍTULO IX NÚMERO MAIS PROVÁVEL DE COLIFORMES TOTAIS E COLIFORMES TERMOTOLERANTES EM ÁGUA E GELO 1. OBJETIVOS E ALCANCE

Leia mais

DIRETORIA DE PRODUÇÃO DEPARTAMENTO DE TRATAMENTO DE ÁGUA SETOR DE QUALIDADE MONITORAMENTO DA ÁGUA TRATADA

DIRETORIA DE PRODUÇÃO DEPARTAMENTO DE TRATAMENTO DE ÁGUA SETOR DE QUALIDADE MONITORAMENTO DA ÁGUA TRATADA ETA DR ARMANDO PANNUNZIO (ETA CERRADO) - SAÍDA SISTEMA DE DISTRIBUIÇÃO Maio 2018 PADRÕES INORGÂNICOS E FÍSICO-QUÍMICOS Portarias Alumínio mg/l 0,2 0,06 Alcalinidade Bicarbonatos mg/l 250 20,6 Alcalinidade

Leia mais

Lista de ensaios sob acreditação flexível

Lista de ensaios sob acreditação flexível Nº Produto Parâmetro e Técnica Norma / Procedimento 1 Dispositivos médicos 2 Dispositivos médicos 3 Dispositivos médicos 4 5 6 7 8 Zaragatoas em superfícies associadas a zonas de risco Zaragatoas em superfícies

Leia mais

Atendimento tecnológico a empresas do setor de alimentos através de laboratório móvel PRUMO RS/Alimentos

Atendimento tecnológico a empresas do setor de alimentos através de laboratório móvel PRUMO RS/Alimentos Atendimento tecnológico a empresas do setor de alimentos através de laboratório móvel PRUMO RS/Alimentos 2 o Simpósio de Segurança Alimentar Debatendo Qualidade Bento Gonçalves, 20-22/8/2008 1.Introdução

Leia mais

AVALIAÇÃO PRELIMINAR DE PARÂMETROS QUALITATIVOS DE ÁGUAS PLUVIAIS NO SEMIÁRIDO BRASILEIRO

AVALIAÇÃO PRELIMINAR DE PARÂMETROS QUALITATIVOS DE ÁGUAS PLUVIAIS NO SEMIÁRIDO BRASILEIRO AVALIAÇÃO PRELIMINAR DE PARÂMETROS QUALITATIVOS DE ÁGUAS PLUVIAIS NO SEMIÁRIDO BRASILEIRO George Rodrigues Lambais 1 ; Weruska Brasileiro Ferreira 2 ; Renan Ferreira da Nóbrega 3 ; Tayron Juliano Souza

Leia mais

Lista de Ensaios sob Acreditação Flexível

Lista de Ensaios sob Acreditação Flexível A entidade a seguir indicada está acreditada como Laboratório de s, segundo a norma NP EN ISO/IEC 725:25 AQUALAB Laboratório Clínico e de Saúde Pública, S.A. Departamento de Análises de águas e Alimentos

Leia mais

Lista de ensaios sob acreditação flexível

Lista de ensaios sob acreditação flexível Nº Produto Parâmetro e Técnica Norma / Procedimento 1 Dispositivos médicos 2 Dispositivos médicos 3 Dispositivos médicos 4 5 6 7 8 9 10 Quantificação de Bolores e leveduras Quantificação de Microrganismos

Leia mais

POTENCIAL ANTIBIÓTICO DE EXTRATO AQUOSO DE CASCAS DE CAJUEIRO SOBRE BACTÉRIAS DO GRUPO COLIFORMES PARA TRATAMENTO DE ÁGUAS RESIDUAIS

POTENCIAL ANTIBIÓTICO DE EXTRATO AQUOSO DE CASCAS DE CAJUEIRO SOBRE BACTÉRIAS DO GRUPO COLIFORMES PARA TRATAMENTO DE ÁGUAS RESIDUAIS 56 Congresso Brasileiro de Química Belém / PA, 07/11/2016 a 11/11/2016 POTENCIAL ANTIBIÓTICO DE EXTRATO AQUOSO DE CASCAS DE CAJUEIRO SOBRE BACTÉRIAS DO GRUPO COLIFORMES PARA TRATAMENTO DE ÁGUAS RESIDUAIS

Leia mais

Controle de qualidade na produção leiteira: Análises Microbiológicas

Controle de qualidade na produção leiteira: Análises Microbiológicas na produção leiteira: Análises Microbiológicas Profa. Dra. Vanerli Beloti LIPOA UEL lipoa.uel@gmail.com vbeloti@uel.br www.uel.br/laboratorios/inspecao Microbiologia Técnico preparado Cada passo pode significar

Leia mais

DIRETORIA DE PRODUÇÃO DEPARTAMENTO DE TRATAMENTO DE ÁGUA SETOR DE QUALIDADE MONITORAMENTO DA ÁGUA TRATADA

DIRETORIA DE PRODUÇÃO DEPARTAMENTO DE TRATAMENTO DE ÁGUA SETOR DE QUALIDADE MONITORAMENTO DA ÁGUA TRATADA LOCAL : ETA DR ARMANDO PANNUNZIO SAÍDA Dezembro /2015 PADRÕES INORGÂNICOS E FÍSICO-QUÍMICOS Alumínio mg/l 0,2 0,10 Alcalinidade Bicarbonatos mg/l 250 16,3 Alcalinidade Carbonatos mg/l 120 0 Alcalinidade

Leia mais

RELATORIO DE ENSAIO A_ _AMi_22_1

RELATORIO DE ENSAIO A_ _AMi_22_1 RELATORIO DE ENSAIO A_960.2014_AMi_22_1 Interessado: Água Mineral Timbú Ltda. CNPJ: 76.593.409/0001-20 Endereço: Rodovia dos Minérios, Km 22 Cidade: Almirante Tamandaré, DADOS DA AMOSTRA Procedência: Água

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE TECNOLOGIA RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO CONTROLE DE QUALIDADE DE ÁGUAS

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE TECNOLOGIA RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO CONTROLE DE QUALIDADE DE ÁGUAS UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE TECNOLOGIA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA QUÍMICA RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO CONTROLE DE QUALIDADE DE ÁGUAS COMPANHIA DE ÁGUAS E ESGOTOS DO RIO

Leia mais

DIRETORIA DE PRODUÇÃO DEPARTAMENTO DE TRATAMENTO DE ÁGUA SETOR DE QUALIDADE MONITORAMENTO DA ÁGUA TRATADA

DIRETORIA DE PRODUÇÃO DEPARTAMENTO DE TRATAMENTO DE ÁGUA SETOR DE QUALIDADE MONITORAMENTO DA ÁGUA TRATADA LOCAL : ETA Dr Armando Pannunzio SAÍDA PADRÕES INORGÂNICOS E FÍSICO-QUÍMICOS Portarias Alumínio mg/l 0,2 0,05 Alcalinidade Bicarbonatos mg/l 250 20,2 Alcalinidade Carbonatos mg/l 120 0 Alcalinidade Hidróxidos

Leia mais

PORTARIA Nº 207, DE 31 DE JULHO DE 2014.

PORTARIA Nº 207, DE 31 DE JULHO DE 2014. Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Dat a de atuali zação: 21.09.2016. Secretaria de Defesa Agropecuária SDA LABORATÓRIO ALAC Nome Empresarial: LABORATÓRIO ALAC LTDA. CNPJ: 94.088.952/0001-52

Leia mais

LISTA DE ENSAIOS NO ÂMBITO DA ACREDITAÇÃO FLEXÍVEL INTERMÉDIA - PIMENTA DO VALE LABORATÓRIOS, LDA.

LISTA DE ENSAIOS NO ÂMBITO DA ACREDITAÇÃO FLEXÍVEL INTERMÉDIA - PIMENTA DO VALE LABORATÓRIOS, LDA. LISTA DE ENSAIOS NO ÂMBITO DA ACREDITAÇÃO FLEXÍVEL INTERMÉDIA - PIMENTA DO VALE LABORATÓRIOS, LDA. Resumo do Âmbito Acreditado Águas Alimentos e agro-alimentar Efluentes líquidos Amostragem de águas Resumo

Leia mais

LISTA DE ENSAIOS NO ÂMBITO DA ACREDITAÇÃO FLEXÍVEL INTERMÉDIA - PIMENTA DO VALE LABORATÓRIOS, LDA.

LISTA DE ENSAIOS NO ÂMBITO DA ACREDITAÇÃO FLEXÍVEL INTERMÉDIA - PIMENTA DO VALE LABORATÓRIOS, LDA. LISTA DE ENSAIOS NO ÂMBITO DA ACREDITAÇÃO FLEXÍVEL INTERMÉDIA - PIMENTA DO VALE LABORATÓRIOS, LDA. Resumo do Âmbito Acreditado Águas Alimentos e agro-alimentar Efluentes líquidos Amostragem de águas Resumo

Leia mais

ESCOPO DA ACREDITAÇÃO ABNT NBR ISO/IEC ENSAIO

ESCOPO DA ACREDITAÇÃO ABNT NBR ISO/IEC ENSAIO ESCOPO DA ACREDITAÇÃO ABNT NBR ISO/IEC 17025 ENSAIO Norma de Origem: NIT-DICLA-016 Folha: 1 Total de Folhas: 17 RAZÃO SOCIAL/DESIGNAÇÃO DO LABORATÓRIO EUROFINS DO BRASIL ANÁLISES DE LTDA E S CÁRNEOS S

Leia mais

Disciplina: Controle de Qualidade Série: 2ª Turmas: L/N/M/O. Curso: Técnico em Agroindústria. Professora: Roberta M. D.

Disciplina: Controle de Qualidade Série: 2ª Turmas: L/N/M/O. Curso: Técnico em Agroindústria. Professora: Roberta M. D. Disciplina: Controle de Qualidade Série: 2ª Turmas: L/N/M/O Segurança Alimentar e Curso: Técnico em Agroindústria Professora: Roberta M. D. Cardozo Segurança Alimentar Grupos ou espécies de microrganismos

Leia mais

DIRETORIA DE PRODUÇÃOLOCAL DEPARTAMENTO DE TRATAMENTO DE ÁGUA SETOR DE QUALIDADE MONITORAMENTO DA ÁGUA TRATADA

DIRETORIA DE PRODUÇÃOLOCAL DEPARTAMENTO DE TRATAMENTO DE ÁGUA SETOR DE QUALIDADE MONITORAMENTO DA ÁGUA TRATADA LOCAL LOCAL: ETA DR ARMANDO PANNUNZIO (ETA CERRADO) SAÍDA PARA O SISTEMA DE DISTRIBUIÇÃO Dezembro/ 2017 PADRÕES INORGÂNICOS E FÍSICO-QUÍMICOS Portarias Alumínio mg/l 0,2 0,02 Alcalinidade Bicarbonatos

Leia mais

ESCOPO DA ACREDITAÇÃO ABNT NBR ISO/IEC ENSAIO

ESCOPO DA ACREDITAÇÃO ABNT NBR ISO/IEC ENSAIO ESCOPO DA ACREDITAÇÃO ABNT NBR ISO/IEC 17025 ENSAIO Norma de Origem: NIT-DICLA-016 Folha: 1 Total de Folhas: 17 RAZÃO SOCIAL/DESIGNAÇÃO DO LABORATÓRIO EUROFINS DO BRASIL ANÁLISES DE LTDA E S CÁRNEOS S

Leia mais

Programa Analítico de Disciplina TAL414 Microbiologia do Leite e Derivados

Programa Analítico de Disciplina TAL414 Microbiologia do Leite e Derivados 0 Programa Analítico de Disciplina Departamento de Tecnologia de Alimentos - Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas Número de créditos: 6 Teóricas Práticas Total Duração em semanas: 15 Carga horária

Leia mais

AVALIAÇÃO MICROBIOLÓGICA DE QUEIJO MINAS FRESCAL PRODUZIDOS POR PEQUENOS PRODUTORES RURAIS DO MUNICIPIO DE GUARAPUAVA E REGIÃO

AVALIAÇÃO MICROBIOLÓGICA DE QUEIJO MINAS FRESCAL PRODUZIDOS POR PEQUENOS PRODUTORES RURAIS DO MUNICIPIO DE GUARAPUAVA E REGIÃO AVALIAÇÃO MICROBIOLÓGICA DE QUEIJO MINAS FRESCAL PRODUZIDOS POR PEQUENOS PRODUTORES RURAIS DO MUNICIPIO DE GUARAPUAVA E REGIÃO Mariele dos SANTOS, santos_mariele@yahoo.com.br, Tatiana Vanessa Silva, tatianavanessa@ibest.com.br

Leia mais

PG001A6 LISTA DE ENSAIOS SOB ACREDITAÇÃO FLEXÍVEL INTERMÉDIA

PG001A6 LISTA DE ENSAIOS SOB ACREDITAÇÃO FLEXÍVEL INTERMÉDIA Data de edição: Nº de páginas: 1/7 1 acrilamida e epicloridrina 2 alumínio 3 azoto amoniacal 4 bromatos 5 cobre, níquel, chumbo 6 carbono orgânico total 7 cheiro e sabor 8 cianetos totais 9 cloro residual

Leia mais

06/10/2017. Microbiologia da água

06/10/2017. Microbiologia da água 06/10/2017 Microbiologia da água Água Água potável 2,5 bilhões de pessoas não têm acesso ao saneamento básico países em desenvolvimento. 1,5 milhões de crianças morrem por ano, tendo como causa as diarréias.

Leia mais

1 Av. Rainha D. Amélia, Guarda, Tel / /

1 Av. Rainha D. Amélia, Guarda, Tel / / Preços das Análises do Laboratório de Saúde Pública da ULS da Guarda, EPE. - 2017 Parâmetros Microbiológicos - Águas - Quantificação de Microrganismos Cultiváveis a 22º C 5 - Quantificação de Microrganismos

Leia mais

Anexo Técnico de Acreditação Nº L Accreditation Annex nr.

Anexo Técnico de Acreditação Nº L Accreditation Annex nr. A entidade a seguir indicada está acreditada como Laboratório de Ensaios, segundo a norma NP EN ISO/IEC 17025:2005 dos Municípios de Oeiras e Amadora Endereço Address Contacto Contact Telefone Fax E-mail

Leia mais

PORTARIA Nº 207, DE 31 DE JULHO DE 2014.

PORTARIA Nº 207, DE 31 DE JULHO DE 2014. Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Dat a de atuali zação:. Secretaria de Defesa Agropecuária SDA LABORATÓRIO ALAC Nome Empresarial: LABORATÓRIO ALAC LTDA. CNPJ: 94.088.952/0001-52 Endereço:

Leia mais

TABELA DE CONSERVAÇÃO

TABELA DE CONSERVAÇÃO TBEL DE CONSERVÇÃO Metais Ensaio Matriz Frasco/Preservante Refrigeração líquota METIS - Polietileno com HNO3 20% Prazo de Validade Não requerida 300 ml, 100 g 6 meses METIS Mercúrio Mercúrio Solúvel -

Leia mais

Anexo Técnico de Acreditação Nº L Accreditation Annex nr.

Anexo Técnico de Acreditação Nº L Accreditation Annex nr. A entidade a seguir indicada está acreditada como Laboratório de Ensaios, segundo a norma NP EN ISO/IEC 17025:2005 dos Municípios de Oeiras e Amadora Endereço Address Contacto Contact Telefone Fax E-mail

Leia mais

Microbiologia ambiental 30/09/201 4

Microbiologia ambiental 30/09/201 4 Microbiologia ambiental 30/09/201 4 Microbiologia da água 30/09/ 2014 Água Microbiologia da água Águas naturais Rios Estuários Oceanos Água potável Água potável 2,5 bilhões de pessoas não têm acesso ao

Leia mais

CONTROLE DE QUALIDADE DE MEIOS DE CULTURA UTILIZADOS PARA ENSAIOS MICROBIOLÓGICOS DE ALIMENTOS

CONTROLE DE QUALIDADE DE MEIOS DE CULTURA UTILIZADOS PARA ENSAIOS MICROBIOLÓGICOS DE ALIMENTOS CONTROLE DE QUALIDADE DE MEIOS DE CULTURA UTILIZADOS PARA ENSAIOS MICROBIOLÓGICOS DE ALIMENTOS J.M. Tibola 1, R.S. Castro 1, F.M.S. Godinho 1, E.M.M. Rossoni 1 1- Fundação de Ciência e Tecnologia CIENTEC

Leia mais

FOLHA DE REGISTO CONTROLO DE DOCUMENTOS. LISTA DE ENSAIOS SOB ACREDITAÇÃO FLEXÍVEL INTERMÉDIA

FOLHA DE REGISTO CONTROLO DE DOCUMENTOS. LISTA DE ENSAIOS SOB ACREDITAÇÃO FLEXÍVEL INTERMÉDIA Página 1 de 8 Nº 1 Águas de Consumo 1,2 dicloroetano, cloreto de vinilo, acrilamida e epicloridrina 2 Águas de Consumo Benzeno 3 Águas de Consumo Bromatos 4 Águas de Consumo Cloraminas 5 Águas de Consumo

Leia mais

Documento Assinado Digitalmente

Documento Assinado Digitalmente CERTIFICADO DE CADASTRO DE LABORATÓRIO A Fundação Estadual de Proteção Ambiental, criada pela Lei Estadual nº 9.077 de 04/06/90, registrada no Ofício do Registro Oficial em 01/02/91, e com seu Estatuto

Leia mais

Poluição Ambiental Indicadores Microbiológicos de Poluição Hídrica. Prof. Dr. Antonio Donizetti G. de Souza UNIFAL-MG Campus Poços de Caldas

Poluição Ambiental Indicadores Microbiológicos de Poluição Hídrica. Prof. Dr. Antonio Donizetti G. de Souza UNIFAL-MG Campus Poços de Caldas Poluição Ambiental Indicadores Microbiológicos de Poluição Hídrica Prof. Dr. Antonio Donizetti G. de Souza UNIFAL-MG Campus Poços de Caldas OMS: cerca de 80% das doenças em países subdesenvolvidos tem

Leia mais

DIRETORIA DE PRODUÇÃOLOCAL DEPARTAMENTO DE TRATAMENTO DE ÁGUA SETOR DE QUALIDADE MONITORAMENTO DA ÁGUA TRATADA

DIRETORIA DE PRODUÇÃOLOCAL DEPARTAMENTO DE TRATAMENTO DE ÁGUA SETOR DE QUALIDADE MONITORAMENTO DA ÁGUA TRATADA LOCAL LOCAL: ETA DR ARMANDO PANNUNZIO (ETA CERRADO) SAÍDA PARA O SISTEMA DE DISTRIBUIÇÃO JANEIRO /2018 PADRÕES INORGÂNICOS E FÍSICO-QUÍMICOS Portarias Alcalinidade Bicarbonatos mg/l 250 25,2 Alcalinidade

Leia mais

Modelo Descrição Apresentação. K Agar Bacteriológico Frasco 500 g. K Aagar Baird-Parker Base Frasco 500 g

Modelo Descrição Apresentação. K Agar Bacteriológico Frasco 500 g. K Aagar Baird-Parker Base Frasco 500 g Meios de Cultura Fabricados através de um rigoroso controle de qualidade, os Kasvi foram especialmente desenvolvidos para atender à demanda de todos os laboratórios que analisam microrganismos em suas

Leia mais

INVESTIGAÇÃO DA EVOLUÇÃO DA QUALIDADE DA ÁGUA DE POÇOS NA ZONA URBANA NO MUNICÍPIO DE SOUSA-PB ATRAVÉS DE PARÂMETROS FÍSICO-QUÍMICOS E MICROBIOLÓGICOS

INVESTIGAÇÃO DA EVOLUÇÃO DA QUALIDADE DA ÁGUA DE POÇOS NA ZONA URBANA NO MUNICÍPIO DE SOUSA-PB ATRAVÉS DE PARÂMETROS FÍSICO-QUÍMICOS E MICROBIOLÓGICOS INVESTIGAÇÃO DA EVOLUÇÃO DA QUALIDADE DA ÁGUA DE POÇOS NA ZONA URBANA NO MUNICÍPIO DE SOUSA-PB ATRAVÉS DE PARÂMETROS FÍSICO-QUÍMICOS E MICROBIOLÓGICOS Mirelly Alexandre Gomes (1); Luis Carlos dos Santos

Leia mais

INÁCIO AFONSO KROETZ

INÁCIO AFONSO KROETZ FOOD INTELLIGENCE Nome Empresarial: FOOD INTELLIGENCE - CONSULTORIA TÉCNICA EM ALIMENTOS S/S LTDA CNPJ: 03.627.116/0001-43 Enreço: Rua Pássaros e Flores, nº 141 Bairro: Broklin CEP: 04.704-000 Cida: São

Leia mais

Pilar: Empresa (Rotina)

Pilar: Empresa (Rotina) Resolução RDC nº 275, de 21 de outubro de 2002. ANVISA - Agência Nacional de Vigilância Sanitária Pilar: Empresa (Rotina) 1. EDIFICAÇÃO E INSTALAÇÕES 1.10 INSTALAÇÕES SANITÁRIAS E VESTIÁRIOS PARA OS MANIPULADORES:

Leia mais

Análise Técnica. Segurança Microbiológica de Molhos Comercializados em Embalagens Tipo Sache: Avaliação de um Abridor de Embalagens

Análise Técnica. Segurança Microbiológica de Molhos Comercializados em Embalagens Tipo Sache: Avaliação de um Abridor de Embalagens Análise Técnica Segurança Microbiológica de Molhos Comercializados em Embalagens Tipo Sache: Avaliação de um Abridor de Embalagens Coord. Prof. Dr. Marco Antônio Lemos Miguel Equipe: Carolina Beres & Priscila

Leia mais

Avaliação da qualidade microbiológica do leite pasteurizado tipo C produzido na região de Araguaína-TO

Avaliação da qualidade microbiológica do leite pasteurizado tipo C produzido na região de Araguaína-TO Avaliação da qualidade microbiológica do leite pasteurizado tipo C produzido na região de Araguaína-TO Iangla Araújo de Melo ¹, Maykon Jhuly Martins de Paiva 1, Ricardo Consigliero Guerra 2 ¹ Acadêmica

Leia mais

MEIOS DE CULTURA TIPOS DE MEIOS DE CULTURA

MEIOS DE CULTURA TIPOS DE MEIOS DE CULTURA MEIOS DE CULTURA INTRODUÇÃO Meios de cultura consistem da associação qualitativa e quantitativa de substâncias que fornecem os nutrientes necessários ao desenvolvimento (cultivo) de microrganismos fora

Leia mais

10º ENTEC Encontro de Tecnologia: 28 de novembro a 3 de dezembro de 2016 QUALIDADE MICROBIOLÓGICA DE ÁGUA MINERAL DO TRIANGULO MINEIRO

10º ENTEC Encontro de Tecnologia: 28 de novembro a 3 de dezembro de 2016 QUALIDADE MICROBIOLÓGICA DE ÁGUA MINERAL DO TRIANGULO MINEIRO QUALIDADE MICROBIOLÓGICA DE ÁGUA MINERAL DO TRIANGULO MINEIRO Bruna Santos Morais 1, Danusa Carolina Santos Fernandes 2, Thaís Cristina Carneiro Gonçalves 3, Elizabeth Uber Bucek 4, Ana Claudia Chesca

Leia mais

Anexo Técnico de Acreditação Nº L Accreditation Annex nr.

Anexo Técnico de Acreditação Nº L Accreditation Annex nr. A entidade a seguir indicada está acreditada como Laboratório de Ensaios, segundo a norma NP EN ISO/IEC 7025:2005 Endereço Address Contacto Contact Telefone Fax E-mail Internet Avenida Rainha D. Amélia

Leia mais

Profa. Patricia Dalzoto Departamento Patologia Básica Universidade Federal do Paraná

Profa. Patricia Dalzoto Departamento Patologia Básica Universidade Federal do Paraná Microbiologia da água Profa. Patricia Dalzoto Departamento Patologia Básica Universidade Federal do Paraná Água Microbiologia da água Águas naturais Rios Estuários Oceanos Água potável Análise microbiológica

Leia mais

MO cuja presença ou ausência proporciona uma evidência indireta referente a uma característica particular do histórico da amostra

MO cuja presença ou ausência proporciona uma evidência indireta referente a uma característica particular do histórico da amostra MO cuja presença ou ausência proporciona uma evidência indireta referente a uma característica particular do histórico da amostra Microrganismos indicadores Link qualidade e inocuidade Um alimento que

Leia mais

Curso Técnico em Análises Químicas Microbiologia. Meios de cultura

Curso Técnico em Análises Químicas Microbiologia. Meios de cultura Curso Técnico em Análises Químicas Microbiologia Meios de cultura DEFINIÇÃO: Formulações químicas (associação qualitativa e quantitativa) Nutrientes necessários Multiplicação (desenvolvimento, cultivo)

Leia mais

Anexo Técnico de Acreditação Nº L Accreditation Annex nr.

Anexo Técnico de Acreditação Nº L Accreditation Annex nr. A entidade a seguir indicada está acreditada como Laboratório de Ensaios, segundo a norma NP EN ISO/IEC 17025:2005 dos Municípios de Oeiras e Amadora Endereço Address Contacto Contact Telefone Fax E-mail

Leia mais

AVALIAÇÃO DA QUALIDADE FÍSICO-QUÍMICA E MICROBIOLÓGICA DA ÁGUA DE POÇO ARTESIANO DE UMA ESCOLA RURAL EM BAGÉ/RS

AVALIAÇÃO DA QUALIDADE FÍSICO-QUÍMICA E MICROBIOLÓGICA DA ÁGUA DE POÇO ARTESIANO DE UMA ESCOLA RURAL EM BAGÉ/RS AVALIAÇÃO DA QUALIDADE FÍSICO-QUÍMICA E MICROBIOLÓGICA DA ÁGUA DE POÇO ARTESIANO DE UMA ESCOLA RURAL EM BAGÉ/RS LAUERMANN, B. ¹, PIRES, E. O. ¹, SOUZA, T.¹, MEIRA, S. M. M.² ¹ Universidade Federal do Pampa

Leia mais

PROBLEMATIZAÇÃO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: ANÁLISE DA PRESENÇA DE COLIFORMES NO LAGO DO JABUTI

PROBLEMATIZAÇÃO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: ANÁLISE DA PRESENÇA DE COLIFORMES NO LAGO DO JABUTI PROBLEMATIZAÇÃO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: ANÁLISE DA PRESENÇA DE COLIFORMES NO LAGO DO JABUTI SILVA, W. Â. 1 CRUZ, A. A. da 1 ; SILVA, L. M. V da 1 ; SANTOS, B. F. 1 SILVA, C. V. da 2 1 Discentes do Curso

Leia mais

Anexo Técnico de Acreditação Nº L Accreditation Annex nr.

Anexo Técnico de Acreditação Nº L Accreditation Annex nr. A entidade a seguir indicada está acreditada como Laboratório de Ensaios, segundo a norma NP EN ISO/IEC 7025:2005 Endereço Address Contacto Contact Telefone Fax E-mail Internet Rua do Ribeirinho, 706 445-679

Leia mais

DOC SAC/CGAL nº 04: Escopo da Área de Microbiologia em Alimentos e Água - Revisão 12

DOC SAC/CGAL nº 04: Escopo da Área de Microbiologia em Alimentos e Água - Revisão 12 DOC SAC/CGAL nº 04: Escopo da Área de Microbiologia em Alimentos e Água - Revisão 12 Observações: Esta tabela servirá de base para o preenchimento das solicitações de credenciamento e de extensão de escopo

Leia mais

Introdução. Graduando do Curso de Nutrição FACISA/UNIVIÇOSA. 3

Introdução. Graduando do Curso de Nutrição FACISA/UNIVIÇOSA.   3 ANÁLISE MICROBIOLÓGICA DE PRESUNTOS FATIADOS COMERCIALIZADOS NA CIDADE DE VIÇOSA, MG Sofia Ferreira Macedo 1, Danielli Carvalho de Oliveira 2, Ana Paula Boroni Moreira 3, Cristiane Sampaio Fonseca 4, Érica

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CURSO: ENGENHARIA DE ALIMENTOS FELIPI LUIZ MANENTI RELATÓRIO DE ESTÁGIO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CURSO: ENGENHARIA DE ALIMENTOS FELIPI LUIZ MANENTI RELATÓRIO DE ESTÁGIO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CURSO: ENGENHARIA DE ALIMENTOS FELIPI LUIZ MANENTI RELATÓRIO DE ESTÁGIO FLORIANÓPOLIS 2013 LISTA DE ABREVIATURAS E SIGLAS APPCC Análise de Perigos e Pontos Críticos

Leia mais

DIRECÇÃO DE COMPROVAÇÃO DA QUALIDADE. Análise Laboratorial de Produtos Cosméticos e de Higiene Corporal para Branqueamento da Pele

DIRECÇÃO DE COMPROVAÇÃO DA QUALIDADE. Análise Laboratorial de Produtos Cosméticos e de Higiene Corporal para Branqueamento da Pele DIRECÇÃO DE COMPROVAÇÃO DA QUALIDADE Análise Laboratorial de Produtos Cosméticos e de Higiene Corporal para Branqueamento da Pele Nº de amostras Enquadramento No âmbito da monitorização do mercado nacional

Leia mais

Diretor da Unidade de Microbiologia

Diretor da Unidade de Microbiologia Controlo de Qualidade Microbiológico (28 Ensaios Acreditados) O Laboratório é acreditado pelo IPAC (Instituto Português da Acreditação) epelo ILAC (International a Laboratory ato Accreditation Cooperation)

Leia mais

microbiologia Modelo Descrição Apresentação

microbiologia Modelo Descrição Apresentação Microbiologia microbiologia Nossa linha de Microbiologia é composta por uma ampla variedade de meios de cultura e outros produtos relacionados como: placas de Petri, inoculadores, espalhadores, filtros

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA

PROGRAMA DE DISCIPLINA Faculdade Anísio Teixeira de Feira de Santana Autorizada pela Portaria Ministerial nº 552 de 22 de março de 2001 e publicada no Diário Oficial da União de 26 de março de 2001. Endereço: Rua Juracy Magalhães,

Leia mais

PG001A6 LISTA DE ENSAIOS SOB ACREDITAÇÃO FLEXÍVEL INTERMÉDIA

PG001A6 LISTA DE ENSAIOS SOB ACREDITAÇÃO FLEXÍVEL INTERMÉDIA Nº de páginas: 1/7 1 acrilamida e epicloridrina 2 alumínio 3 azoto amoniacal 4 bromatos 5 cobre, níquel, chumbo 6 carbono orgânico total 7 cheiro e sabor 8 cianetos totais 9 cloratos e cloritos 10 cloro

Leia mais

APOIO TÉCNICO AO PROJETO FÁBRICA DE OPORTUNIDADES

APOIO TÉCNICO AO PROJETO FÁBRICA DE OPORTUNIDADES 11. CONEX Apresentação Oral Resumo Expandido 1 ÁREA TEMÁTICA: ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( ) SAÚDE ( X ) TRABALHO ( ) TECNOLOGIA APOIO TÉCNICO

Leia mais

Oficina Analítica. Determinação de Escherichia coli e Coliformes termotolerantes. 1 Copyright year IDEXX Laboratories

Oficina Analítica. Determinação de Escherichia coli e Coliformes termotolerantes. 1 Copyright year IDEXX Laboratories Oficina Analítica Determinação de Escherichia coli e Coliformes termotolerantes 1 Copyright year IDEXX Laboratories Legislação ANEXO 20 DA PORTARIA DE CONSOLIDAÇÃO N 5 Dispõe sobre os procedimentos de

Leia mais

ANÁLISE MICROBIOLÓGICA DE SANDUÍCHES NATURAIS COMERCIALIZADOS EM ARAPONGAS PARANÁ SILVA, M.C; TOLEDO, E

ANÁLISE MICROBIOLÓGICA DE SANDUÍCHES NATURAIS COMERCIALIZADOS EM ARAPONGAS PARANÁ SILVA, M.C; TOLEDO, E ANÁLISE MICROBIOLÓGICA DE SANDUÍCHES NATURAIS COMERCIALIZADOS EM ARAPONGAS PARANÁ SILVA, M.C; TOLEDO, E RESUMO O objetivo desta pesquisa foi avaliar a qualidade higiênica sanitária de sanduíches naturais

Leia mais

AVALIAÇÃO DE COLIFORMES EM ÁGUA MINERAL COMERCIALIZADA NO MUNICÍPIO DE MOSSORÓ/RN

AVALIAÇÃO DE COLIFORMES EM ÁGUA MINERAL COMERCIALIZADA NO MUNICÍPIO DE MOSSORÓ/RN AVALIAÇÃO DE COLIFORMES EM ÁGUA MINERAL COMERCIALIZADA NO MUNICÍPIO DE MOSSORÓ/RN Manoel Marcelino da Silva (1); Alanna Oliveira Cortez (2); Caio Sergio Santos (3); Francisco Marlon Carneiro Feijó (4).

Leia mais

INFLUÊNCIA DE FOSSAS NEGRAS NA CONTAMINAÇÃO DE POÇOS SUBTERRÂNEOS NA COMUNIDADE VILA NOVA, ITAIÇABA-CEARÁ 1

INFLUÊNCIA DE FOSSAS NEGRAS NA CONTAMINAÇÃO DE POÇOS SUBTERRÂNEOS NA COMUNIDADE VILA NOVA, ITAIÇABA-CEARÁ 1 1 INFLUÊNCIA DE FOSSAS NEGRAS NA CONTAMINAÇÃO DE POÇOS SUBTERRÂNEOS NA COMUNIDADE VILA NOVA, ITAIÇABA-CEARÁ 1 Yanna Julia Dantas de Souza 2, Jardson Álvaro Freitas Bezerra 3, Hozineide Oliveira Rolim 4,

Leia mais

AVALIAÇÃO HIGIÊNICO-SANITÁRIA EM AMOSTRAS INDICATIVAS DE QUALIDADE DE MORANGOS COMERCIALIZADOS EM TRÊS CIDADES DO MEIO OESTE CATARINENSE

AVALIAÇÃO HIGIÊNICO-SANITÁRIA EM AMOSTRAS INDICATIVAS DE QUALIDADE DE MORANGOS COMERCIALIZADOS EM TRÊS CIDADES DO MEIO OESTE CATARINENSE AVALIAÇÃO HIGIÊNICO-SANITÁRIA EM AMOSTRAS INDICATIVAS DE QUALIDADE DE MORANGOS COMERCIALIZADOS EM TRÊS CIDADES DO MEIO OESTE CATARINENSE Bianca Souza Bulow* Caroline do Rosário Fenili* Maria Carolina Cordeiro*

Leia mais

Preços das Análises do Laboratório de Saúde Pública da ULS da Guarda, EPE

Preços das Análises do Laboratório de Saúde Pública da ULS da Guarda, EPE Preços das Análises do Laboratório de Saúde Pública da ULS da Guarda, EPE. - 2016 Parâmetros Microbiológicos - Águas - Quantificação de Microrganismos Cultiváveis a 22º C - Quantificação de Microrganismos

Leia mais

HIDROSFERA: 3/4 DO PLANETA

HIDROSFERA: 3/4 DO PLANETA HIDROSFERA: 3/4 DO PLANETA DOENÇAS DE VEICULAÇÃO HÍDRICA E INDICADORES MICROBIOLÓGICOS 97,4% : Águas marinhas 1,8% : Águas congeladas 0.8% : Águas doces DOENÇAS DE VEICULAÇÃO HÍDRICA Doenças causadas pelo

Leia mais

LISTA DE SERVIÇOS RECONHECIDOS ABNT NBR ISO/IEC ENSAIO. Inscrição Estadual - (DDD) Telefone (34)

LISTA DE SERVIÇOS RECONHECIDOS ABNT NBR ISO/IEC ENSAIO. Inscrição Estadual - (DDD) Telefone (34) ABNT NBR ISO/IEC 17025 1 / 7 PRC Nº 534.01 Dados Cadastrais Organização FAZ ANÁLISES LTDA Laboratório Laboratório FAZ ANÁLISES LTDA CNPJ 04.896.860/0001-06 Gerente do Laboratório Débora Machado Página

Leia mais