Instituto de Tecnologia de Massachusetts Departamento de Engenharia Elétrica e Ciência da Computação

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Instituto de Tecnologia de Massachusetts Departamento de Engenharia Elétrica e Ciência da Computação"

Transcrição

1 Instituto de Tecnologia de Massachusetts Departamento de Engenharia Elétrica e Ciência da Computação Reconhecimento Automático da Fala Primavera, 2003 Tarefa 3 Representação do Sinal Publicado: 21/02/03 Devolução: 05/03/2003 Esta tarefa pretende te familiarizar com os princípio da análise de Fourier (Parte I), e com análise de Cepstral (Parte II) como a aplicada a fala. As atividades seguintes (marcadas com T s) devem ser completadas durantes o tempo de laboratório. As questões (marcadas por Q s) devem ser respondidas e entregues na data estipulada. Para iniciar o laboratório entre o seguinte comando no prompt do UNIX: % star_lab3.cmd O laboratório será controlado primeiramente com a janela Lab 3. Esta janela contém um conjunto de painéis com opções de layouts (estes são chamados de opções de programas na janela Lab 3), e um conjunto de botões de expressões vocais. Para mostrar uma expressão utilizando um layout particular, primeiro selecione a opção de layout e então clique no botão da expressão que você deseja visualizar. O laboratório também fará uso da janela de controle do Analisador de Espectro. A partir desta janela você pode alterar várias características da análise de espectro, como: comprimento da janela, tipo da janela, etc. Parte I: Análise de Fourier Short-Time Exercícios do Laboratório T1. Nesta parte do laboratório examinaremos as características espectrais de duas diferentes janelas executando análises de Fourier short-time. Um modo simples de fazer isto é aplicar as janelas uma forma de onda de amplitude constante, x [] n = K, e então alterar as características da janela para melhor examinar os efeitos. Para fazer isto selecione o formato forma de onda (Waveform) e Espectro (Spectra) e a constante da expressão, que contém a forma de onda de amplitude constante, a a partir da janela Lab 3. Para um dado tamanho de janela, compare a largura do lóbulo principal e o pico de amplitude dos lóbulos laterais (definido como a diferença em amplitude entre o lóbulo principal e o lóbulo lateral mais largo), para a janela Rectangular versus Hamming. Pode-se especificar a janela utilizando o window control na janela do Analisador de Espectro. Pode-se também sobrepor os espectros de modo a facilitar a

2 comparação. Aproximar a região de baixa freqüência do espectro facilitará a medida do comprimento e da largura dos lóbulos principal e lateral. Para um dipo dado de janela, pose-se também examinar os efeitos dos diferentes tamanhos de janelas na largura do lóbulo principal e o pico de amplitude dos lóbulos laterais. Utilize a janala com tamanhos de 100, 300 e 500 pontos. Pode-se também especificar isto no Analisador de Espectro utilizando o controle de tamanho (sec). Lembre-se que o sinal é amostrado em 16kHz e que será necessário calcular qual o tamanho da janela (em segundos). Não utilize o teclado para entrar com o tamanho da janela. Se o número dor digitado e a tecla Num Lock estiver ativada, o Analisador de Espectro desativará. Depois de entrar com o novo tamanho em segundos., pressione a tecla Enter ou Return para visualizar as mudanças na janela do espectro. T2. Nesta parte do laboratório serão investigados os efeitos da aplicação de diferentes janelas para uma forma de onda perfeitamente periódica. A partir dos resultados da atividade anterior você estará apto a predizer (ou explicar) as distorções que estas janelas pode, criar na magnitude do espectro. Enquanto em alguns layouts seleciona-se a expressão sintetizada, que é uma vogal gerada com uma função periódica perfeitamente excitada. Compare a magnitude do espectro com alguns casos como os anteriores (ex.: Hamming e Rectangular tamanhos de janelas de 100, 300, e 500 pontos cada). Q1: Determine o período fundamental da vogal desta forma de onda. Como e sob quais condições esta vogal pode ser determinada a partir da magnitude de espectro? Q2: Para o espectro analisado com as janelas de Hamming, que é o efeito geral do aumento do tamanho da janela? Q3: Por que os espectros são computados com janelas retangulares de aparências desiguais? T3. Repita o item T2 com uma expressão falada naturalmente. Selecione a forma de onda, o espectro e layout do espectro, que é o mesmo do anterior com exceção da adição da plotagem do espectro. O espectro mostra o tempo no eixo horizontal e a freqüência no eixo vertical. A escala de cinza representa a energia. A variação da amplitude com a freqüência para um ponto particular no tempo corresponde ao STFT do sinal de voz centrado em dois pontos. (o STFT s para este espectro foi calculado co um Hamming de 6,7ms).

3 Escolha tanto uma voz feminina natural, ou uma expressão falada por uma voz feminina, ou uma voz masculina natural ou uma expressão falada por uma voz masculina. Coloque o cursor em várias vogais e friccione porções da expressão e observe as variações do espectro, pressionando e segurando o botão direito do mouse enquanto o cursor está dentro da janela de forma de onda então selecione a opção xsprectrum. Q4: Por que o nível da porção de altas freqüências do espectro são analisados com janelas retangulares maiores do que o correspondente ao espectro de Hamming? Exercício de Casa Q5: Um sinal de voz amostrado a uma taxa de amostras/segundos (16kHz). Uma janela de 10ms é aplicada ao sinal de voz por análise de short-time, e a janela avança em 40 amostras a cada vez. Assuma que apenas o algoritmo radix-2 FFT está disponpivel para analisar a transformada de Fourier discreta (DFT). a) Quantas amostras existem no segmento selecionado da fala? b) Qual o tamanho do quadro de analise short-time, por exemplo que a duração (em ms) entre cada DFT computado? c) Qual é o tamanho mínimo de DFT para que o tempo de aliasing aconteça? d) Qual o espaço em Hz entre amostras DFT para o tamanho determinado no item c? O sinal digital agora precisa passar por um sistema de reconhecimento baseado em telefonia que assume uma amostragem de 8kHz. e) Qual o pré-processamento necessário para acomodar esta nova taxa de amostragem? f) Assumindo a mesmo tamanho de 10ms para a janela, quantas amostras serão selecionadas neste segmento de voz? g) Para manter a mesma taxa do item b, quantas amostras deverão avançar na janela DFT? h) Como as respostas dos itens c e d mudariam? Parte II: Análise Cepstral da Fala Exercício de Laboratório Nesta parte do laboratório, você examinará primeiro algumas propriedade do complexo cepstrum e então mostrar como o cepstrum pode ser modificado para obter tanto a informação do trato vocal como a informação de excitação. Você estudará estes resultados usando expressões sintetizadas cujas propriedades conhecemos exatamente. Mais tarde examinaremos a fala natural de expressões fornecidas.

4 O Complexo Cepstrum Examinaremos primeiro alguma propriedade do complexo cepstrum utilizando duas expressões sintetizadas. A primeira consiste em um impulso na origem e um escala de impulso de 20 amostras depois. A segunda é um /a/ sintetizado, e a mesma expressão usada na Parte I. T4. Na janela de Lab 3 selecione o formato apenas forma de onda [Waveform Only] então selecione o expressão impulse-pair. Calcule o complexo de cepstrrum (fase mínima), segurando o botão direito do mouse na janela de forma de onda e selecionando complex cepstrum a partir do menu que aparecerá. Será pedido a ordem N da DFT (ex.: ponto DFT 2 N ) na caixa de diálogo. Entre um número razoável entre 5 e 12 e pressione a tecla Enter. Uma nova janela com o complexo cepstrum aparecerá. Certifique-se de que você entendeu como p complexo de cepstrum é calculado. Meça e verifique quais os impulsos válidos que no complexo cepstrum tem a amplitude correta. Você pode alterar a escala no eixo vertical para melhor visualizar a o cepstrum. Faça isto segurando o botão direito do mouse na janela o cepstrum e escolhe do vertical fixed zoom a partir do menu. Você pode restaurar a janela selecionando vertical auto zoom. Varie o tamanho da DFT e observe os efeitos que isto provoca na extensão do aliasing. Q6: Pode explicar por que o valor zero absoluto do complexo cepstrum não é zero? Faça algumas medidas e verifique sua hipótese. T5. Selecione o formato Waveform Only e a expressão sintetizada. Marque uma região na forma de onda que abranja vários períodos pitch. Calcule o ceptrum (complexo cepstrum fase-zero) pressionando o botão direito do mouse na janela da forma de onda e selecionando o cepstrum a partir do menu. Use uma DFT de 10º ordem. Você pode tentar isto com algumas falar reais também. Q7: meça a freqüência fundamental da voz (F0) de uma vogal sintética a partir do cepstrum. Verifiqur sua medida do tempo da forma de onda. Recuperandoa Informação do Trato Vocal T6. Utilizando os layouts Waveform e Spectra, selecione a expressão sintetizada. No analisador de espectro, ajuste a analise para DFT, a janela Hamming e o tamanho em segundos deve incluir vários períodos pitch (ex.: 0,025 secundos).

5 Calcule o cepstrum, pressionando o botão direito do mouse na janela forma de onda e selecionando cepstrum a partir do menu. Use DFT a 10º ordem. Veja o ceptrum e se familiarize com as localizações dos picos nele. No analizador de espectro, mude o tipo de análise para, CEPST. Esta opção recalculará o espectro após executar as operações de cepstral liftering no sinal. A operação de liftering é controlada pelos seguintes parâmetros: Liftering: seleciona o liftering passa-alta, liftering passa-baixa, ou nenhum. Cep cut (sec): da a freqüência de corte nominal. Cep trans: dá a duração da transição de quefrency entre o zero e a potência total. Experiemente diferentes valores dos parâmetros acima. Com a operação liftering apropriada no sinal, você deve ser capaz de recuperar apenas a log magnitude da resposta de freqüência sem qualquer fonte/excitação da informação. Q8: neste exemplo, qual é o liftering direito da operação (passa-alta, passa-baixa ou nenhum) e qual o corte a direita para recuperar apenas o trato vocal da informação? Recuperação da Informação de Excitação T7. Como no item T6, experimente diferentes valores para os parâmetros de liftering, mas desta vez recupere apenas a fonte/excitação da informação. Q9: neste exemplo, qual a operação de liftering direito e qual o corte para recuperar apenas a fonte/excitação da informação? T8. Tente o procedimento de análise em algumas vozes naturais. Observe a diferença entre as características do complexo cepstrum para falas pronunciadas ou não. Pode-se comparar o cepstrall uniforme do espectro da magnitude, com o original para ver qual é preferível para extração dos formatos de freqüências e/ou da freqüência fundamental da voz. Q10: Com base nas suas observações na fala natural, que é o lifter mais apropriado para recuperação da informação do trato vocal? E sobre a excitação da informação? Coeficientes de Cepstral Os coeficientes de ceptral e seus tempos derivativos são usados em muitos sistemas modernos de reconhecimento de voz. Neste laboratório, examinaremos algumas destas características e certamente ganhar alguma idéia sobre por que eles são úteis.

6 T9. Selecione os formatos Waveform, Spectrum, e Cepstral Coefficientes e escolha uma expressão feminina. Na janela Cepstral Coefficients, os coeficientes c[0] e c[1] (no alto) e o seus correnspondentes em derivações no tempo (embaixo) são plotados. As derivações no tempo este caso são calculadas tendo a diferença dos coeficientes cepstral com quadros antes (ex: 20ms) e depois do quadro corrente. Estude o comportamento destes parâmetros para diferentes sons. Q11: Baseado no que foi visto e no que se sabe sobre o comportamento destes parâmetros, sugira qual destes parâmetros deve ser correlato com as propriedades acústicas dos sons da fala. Por exemplo, o que se pode dizer sobre os valores de c[1] para vocais e fricções? Freqüência-Mel Coeficiente Cepstral Usaremos agora o MATLAB para resintetizar algumas expressões usando apenas os coeficientes de cepstral e Freqüência-Mel (MFCCs) derivada destas expressões. Isto deve dar alguma idéia de qual a informação continda no MFCCs e se essa informação não é adequada as propostas de reconhecimento de voz. Para começar no MATLAB, digite o seguinte comando no prompt do Linux: % start_lab3_matlab.cmd Então digite o seguinte comando no prompt do MATLAB: >>init_lab3 Isto carregará três expressões, cada amostra de 8kHz, nas variáveis unsual, pathological e cupcakes. T10. Ouça as três expressões utilizando a função play. Para ouvir unusual digite: >>paly(unusual, 8000) Para sintetizar novamente esta expressão utilizando seus MFCCs, a função resyn_from_mfccs será utilizada. Esta função trabalha invertendo o MFCC s para obter a magnitude do espectro para cada quadro, e usando um algoritmo interativo para estimar a fase de cada componente da freqüência de cada quadro. A estimação da fase é necessária, por que a fase é ignorada quando se calcula o MFCCs. A primeira interação da parte iterativa do algoritmo começa com função inicial de zero para cada quadro. Esta função da fase é combinada com a magnitude espectral

7 obtida do MFCCs para produzir o STFTs completo. Por causa dos quadros nos quais o STFT calculado é sobreposto, nem todos os ajustes de STFT corresponde a sinais válidos. Para considerar um algoritmo aplicado para obter um sinal válido cujo STFT mais proximamente, nos mínimos quadrados criados por STFTs. O sinal resultante é considerado o resultado da primeira iteração. A segunda iteração começa com a combinação da função de fase do sinal e da magnitude obtida no espectro a partir do MFCCS. A cada iteração, o sinal resultante se parece mais com o sinal original in that the magnitude spectra are closer in the least squares sense. Veja a referencia a seguir para maiores informações: D.W. Griffin and J. S. Lim, Signal Estimation from Modifies Short-Time Fourier Transform, IEEE Tras. Acoustics, Speech and Signal Processing, Vol. 32 N 2, Apr Para sintetizar novamente unusual com este algoritmo utilizando os 14 primeiros MFCCs, digite o seguinte comando no prompt MATLAB: >>resyn resyn_from_mfccs(ususual, 14); Isto armazenará a forma de onda syntetizada novamente em resyn, e pode ser ouvida utilizando a função play. Sintetize novamente as expressões utilizando vários números de coeficientes e ouça os resultados. Especificamente, sintetize novamente as formas de onda utilizando os MFCCs 2, 14, 25 e 128. Q12: Para cada expressão, compare o sinal re-sintetizado usando diferentes números de MFCC s. Para quantos MFCC s a forma geral do espectro capturado será suficientes para manter a inteligibilidade do sinal. (Peça ajuda a um amigo que não saiba do que se trata o exercício para te auxiliar). Quantos MFCC s são necessários para capturar um informação pitch. Q13: Muitos sistemas de reconhecimento de voz utilizam os primeiros 14 MFCC s. Utilizando da resposta dada para o item anterior, explique porque esta pode ser uma escolha inteligente. Q14: Ouça a expressão re-sintetizada para unusual e cupcakes usando apenas os dois primeiros MFCC s. Qual o mais inteligível? Porque pode ser? (Sugestão: Considere qual informação e capturada nos primeiros dois coeficientes cepstrais e relacione a isto as características espectrais dos fonemas na expressão unusual. Considere também o número de sílabas em cada palavra e quais os efeitos do vocábulo na procura do espaço.) Exercício para Casa

8 Q15: O complexo ceptrum, xˆ [ n], é relacionado ao sinal, x [ n] Xˆ ( z) = log X ( z), por Como visto em aula, o complexo ceptrum, de um casual, um sinal de fase mínima pode ser gerado com o uso de DFT s. Entretanto, existe também uma relação n x n. recursiva para determinar xˆ [ ] diretamente a partir de [ ] a) por diferenciação a transformada de Z, mostra que [ n] x e xˆ n são relacionados por: n xˆ [ n] x[ x] = nx[ n] b) Assumindo que x [] n é a fase mínima, use esta expressão para derivar a seguinte formula recursiva para gerar x ˆ 0 xˆ [ n]. [] n = log x[] 0 x[] n 1 x[] 0 nx[] 0 n 1 = 0 kx k (Use o teorema do valor inicial para n = 0) [][ k x n k] n < 0 n = o n > 0 Q16: Este problema se preocupa sobre alguns resultados de processamento de sinais observando os cálculos dos Mel-frequency cepstral coefficients (MFCC s) a partir do Mel-frequency spectral coefficients (MFSC s). Admitamos que o comprimento o segmento de fala (s[n]) é N, o tamanho da Transformada Discreta de Fourier (S[k]) é M, e o número dos filtros de Mel-frequency é L. Admitiremos também que o tamanho do DFT is suficientemente grande tal que o efeito de aliasing seja desprezível. a) mostre que o cpestrum c[n] pode ser calculado como uma transformada discreta do co-seno, ex.: M c[] n 1 2π = log S[] k cos kn 0 n M 1 k= 0 M (um fator de escala de 1/M é ignorado na expressão acima.) b) O procedimento seguinte é tipicamente usado para MFCC s: O coeficiente de Fourier S[k] é quadrado. A resultante do quadrado da magnitude do espectro é passado pelo filtro triangular de Mel-frequency como mostrado nas notas de aula. A saída de energia em log (em decibels) dos filtros X k, k = 1, 2,..., L, acumulado do vetor L-dimensional MFSC. Note que no MFSC o coeficiente de k = 0. Esta informação pode ser importante para o item c. O MFCC s e calculado por uma transformada discreta do co-seno. []

9 Para alcançar o último passo, deve-se tratar o MFSC s como uma transformada discreta de Fourier de um sinal real. Qual propriedade de simetria deve ser imposta? Qual o tamanho mínimo da tansformada discreta de Fourier? c) Mostre que MFCC s Y i, i = 1, 2,..., L é dado por: L 1 π Yi = X k cos i k k= 1 2 L Sugestão: A DFT inversa pode calcular igualmente de qualquer ajuste de espaço de pontos no circulo unitário.

Espectro da Voz e Conversão A/D

Espectro da Voz e Conversão A/D INSTITUTO SUPERIOR TÉCNICO LICENCIATURA EM ENGENHARIA ELECTROTÉCNICA E DE COMPUTADORES GUIA DO 1º TRABALHO DE LABORATÓRIO DE SISTEMAS DE TELECOMUNICAÇÕES I Espectro da Voz e Conversão A/D Ano Lectivo de

Leia mais

Exp 8. Acústica da Fala

Exp 8. Acústica da Fala Exp 8. Acústica da Fala 1. Objetivos Estudar o modelo fonte-filtro da produção da fala; Medir os formantes e relacionar com manobras articulatórias em vogais e ditongos; Utilizar espectrografia de banda

Leia mais

Criando e usando Gráficos

Criando e usando Gráficos DANDO A LARGADA Criando e usando Gráficos Mathcad torna fácil para você criar um gráfico de x-y de uma expressão. Para isto, digite uma expressão que depende de uma variável, por exemplo, sin(x), e então

Leia mais

Lidar com números e estatísticas não é fácil. Reunir esses números numa apresentação pode ser ainda mais complicado.

Lidar com números e estatísticas não é fácil. Reunir esses números numa apresentação pode ser ainda mais complicado. , ()! $ Lidar com números e estatísticas não é fácil. Reunir esses números numa apresentação pode ser ainda mais complicado. Uma estratégia muito utilizada para organizar visualmente informações numéricas

Leia mais

Montar planilhas de uma forma organizada e clara.

Montar planilhas de uma forma organizada e clara. 1 Treinamento do Office 2007 EXCEL Objetivos Após concluir este curso você poderá: Montar planilhas de uma forma organizada e clara. Layout da planilha Inserir gráficos Realizar operações matemáticas 2

Leia mais

Barra de ferramentas padrão. Barra de formatação. Barra de desenho Painel de Tarefas

Barra de ferramentas padrão. Barra de formatação. Barra de desenho Painel de Tarefas Microsoft Power Point 2003 No Microsoft PowerPoint 2003, você cria sua apresentação usando apenas um arquivo, ele contém tudo o que você precisa uma estrutura para sua apresentação, os slides, o material

Leia mais

AULA TEÓRICA 9. Tema 4. Introdução ao Microsoft Excel (cont). Funções Organização de dados Gráficos Recursos adicionais Impressão

AULA TEÓRICA 9. Tema 4. Introdução ao Microsoft Excel (cont). Funções Organização de dados Gráficos Recursos adicionais Impressão AULA TEÓRICA 9 Tema 4. Introdução ao Microsoft Excel (cont). Funções Organização de dados Gráficos Recursos adicionais Impressão 1 Funções são fórmulas predefinidas que efetuam cálculos usando valores

Leia mais

Fluxo de trabalho do Capture Pro Software: Indexação de OCR e separação de documentos de código de correção

Fluxo de trabalho do Capture Pro Software: Indexação de OCR e separação de documentos de código de correção Este procedimento corresponde ao fluxo de trabalho de Indexação de OCR com separação de código de correção no programa de treinamento do Capture Pro Software. As etapas do procedimento encontram-se na

Leia mais

Introdução aos critérios de consulta. Um critério é semelhante a uma fórmula é uma cadeia de caracteres que pode consistir em

Introdução aos critérios de consulta. Um critério é semelhante a uma fórmula é uma cadeia de caracteres que pode consistir em Material retirado do site Office online. Introdução aos critérios de consulta Um critério é semelhante a uma fórmula é uma cadeia de caracteres que pode consistir em referências de campo, operadores e

Leia mais

Microsoft Access: Criar consultas para um novo banco de dados. Vitor Valerio de Souza Campos

Microsoft Access: Criar consultas para um novo banco de dados. Vitor Valerio de Souza Campos Microsoft Access: Criar consultas para um novo banco de Vitor Valerio de Souza Campos Conteúdo do curso Visão geral: consultas são essenciais Lição: inclui sete seções Tarefas práticas sugeridas Teste.

Leia mais

A. MANUAL DO MÓDULO ATFAR DO ECGLAB

A. MANUAL DO MÓDULO ATFAR DO ECGLAB A. MANUAL DO MÓDULO ATFAR DO ECGLAB ECGLAB Módulo atfar Projeto de Mestrado de João Luiz Azevedo de Carvalho (Eng. Elétrica), orientado pelos Profs. Adson Ferreira da Rocha (Eng. Elétrica) e Luiz Fernando

Leia mais

AULA 1 Iniciando o uso do TerraView

AULA 1 Iniciando o uso do TerraView 1.1 AULA 1 Iniciando o uso do TerraView Essa aula apresenta a interface principal do TerraView e sua utilização básica. Todos os arquivos de dados mencionados nesse documento são disponibilizados junto

Leia mais

PRINCÍPIOS DE INFORMÁTICA PRÁTICA 08 1. OBJETIVO 2. BASE TEÓRICA. 2.1 Criando Mapas no Excel. 2.2 Utilizando o Mapa

PRINCÍPIOS DE INFORMÁTICA PRÁTICA 08 1. OBJETIVO 2. BASE TEÓRICA. 2.1 Criando Mapas no Excel. 2.2 Utilizando o Mapa PRINCÍPIOS DE INFORMÁTICA PRÁTICA 08 1. OBJETIVO Aprender a utilizar mapas, colocar filtros em tabelas e a criar tabelas e gráficos dinâmicos no MS-Excel. Esse roteiro foi escrito inicialmente para o Excel

Leia mais

4 - Layout de Mapas no QGIS 2.0

4 - Layout de Mapas no QGIS 2.0 UPE Campus III Petrolina 4 - Layout de Mapas no QGIS 2.0 GT-Paisagem Prof. Dr. Lucas Costa de Souza Cavalcanti 1 INTRODUÇÃO Este tutorial ensina como elaborar o layout de mapas no QGIS 2.0. O layout é

Leia mais

&XUVRGH,QWURGXomRDR (GLWRUGH3ODQLOKDV([FHO

&XUVRGH,QWURGXomRDR (GLWRUGH3ODQLOKDV([FHO Universidade Federal de Viçosa Departamento de Informática &XUVRGH,QWURGXomRDR (GLWRUGH3ODQLOKDV([FHO Flaviano Aguiar Liziane Santos Soares Jugurta Lisboa Filho (Orientador) PROJETO UNESC@LA Setembro de

Leia mais

Aula 01 - Formatações prontas e condicionais. Aula 01 - Formatações prontas e condicionais. Sumário. Formatar como Tabela

Aula 01 - Formatações prontas e condicionais. Aula 01 - Formatações prontas e condicionais. Sumário. Formatar como Tabela Aula 01 - Formatações prontas e Sumário Formatar como Tabela Formatar como Tabela (cont.) Alterando as formatações aplicadas e adicionando novos itens Removendo a formatação de tabela aplicada Formatação

Leia mais

Guia do Wattbike Expert Software para Iniciantes

Guia do Wattbike Expert Software para Iniciantes Guia do Wattbike Expert Software para Iniciantes 1 Índice Introdução............................................... 3 Conexão do software ao Computador de Desempenho Wattbike tela padrão Polar e edição

Leia mais

Microsoft Office PowerPoint 2007

Microsoft Office PowerPoint 2007 INTRODUÇÃO AO MICROSOFT POWERPOINT 2007 O Microsoft Office PowerPoint 2007 é um programa destinado à criação de apresentação através de Slides. A apresentação é um conjunto de Sides que são exibidos em

Leia mais

Associação Educacional Dom Bosco Curso de Engenharia 1º ano

Associação Educacional Dom Bosco Curso de Engenharia 1º ano Formatação condicional utilizando o valor da célula O que é? Algumas vezes é preciso destacar os valores, ou seja, como colocar em vermelho ou entre parênteses, os negativos, e de outra cor os positivos,

Leia mais

Universidade Federal de Santa Maria UFSM Centro de Tecnologia CT. Power Point. Básico

Universidade Federal de Santa Maria UFSM Centro de Tecnologia CT. Power Point. Básico Universidade Federal de Santa Maria UFSM Centro de Tecnologia CT Power Point Básico Santa Maria, julho de 2006 O Power Point é um aplicativo do Microsoft Office direcionado à criação de apresentações.

Leia mais

Iniciação à Informática

Iniciação à Informática Meu computador e Windows Explorer Justificativa Toda informação ou dado trabalhado no computador, quando armazenado em uma unidade de disco, transforma-se em um arquivo. Saber manipular os arquivos através

Leia mais

AULA 6 - Operações Espaciais

AULA 6 - Operações Espaciais 6.1 AULA 6 - Operações Espaciais Essa aula descreve as operações espaciais disponíveis no TerraView. Antes de iniciar sua descrição é necessário importar alguns dados que serão usados nos exemplos. Exercício:

Leia mais

Manual do Sistema "Vida Controle de Contatos" Editorial Brazil Informatica

Manual do Sistema Vida Controle de Contatos Editorial Brazil Informatica Manual do Sistema "Vida Controle de Contatos" Editorial Brazil Informatica I Vida Controle de Contatos Conteúdo Part I Introdução 2 1 Vida Controle... de Contatos Pessoais 2 Part II Configuração 2 1 Configuração...

Leia mais

Probabilidade e Estatística I Antonio Roque Aula 8. Introdução ao Excel

Probabilidade e Estatística I Antonio Roque Aula 8. Introdução ao Excel Introdução ao Excel Esta introdução visa apresentar apenas os elementos básicos do Microsoft Excel para que você possa refazer os exemplos dados em aula e fazer os projetos computacionais solicitados ao

Leia mais

POWERPOINT BÁSICO. Facilitador Alisson Cleiton dos Santos Analista Programador / Professor contato@alissoncleiton.com.br

POWERPOINT BÁSICO. Facilitador Alisson Cleiton dos Santos Analista Programador / Professor contato@alissoncleiton.com.br POWERPOINT BÁSICO Facilitador Alisson Cleiton dos Santos Analista Programador / Professor contato@alissoncleiton.com.br POWER POINT INICIANDO O POWERPOINT 2000 Para iniciar o PowerPoint 2000. A partir

Leia mais

Na seguinte figura, vemos uma calculadora que determina a área de um círculo.

Na seguinte figura, vemos uma calculadora que determina a área de um círculo. 307 Capítulo 18 Caixas de diálogo personalizadas (formulários, userforms) Na seguinte figura, vemos uma calculadora que determina a área de um círculo. A pergunta óbvia é: Puxa, como se faz isto? Resposta:

Leia mais

AMBIENTE DE PROGRAMAÇÃO PYTHON

AMBIENTE DE PROGRAMAÇÃO PYTHON Computadores e Programação Engª Biomédica Departamento de Física Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra Ano Lectivo 2003/2004 FICHA 1 AMBIENTE DE PROGRAMAÇÃO PYTHON 1.1. Objectivos

Leia mais

15. OLHA QUEM ESTÁ NA WEB!

15. OLHA QUEM ESTÁ NA WEB! 7 a e 8 a SÉRIES / ENSINO MÉDIO 15. OLHA QUEM ESTÁ NA WEB! Sua home page para publicar na Internet SOFTWARES NECESSÁRIOS: MICROSOFT WORD 2000 MICROSOFT PUBLISHER 2000 SOFTWARE OPCIONAL: INTERNET EXPLORER

Leia mais

Criar fotos em 3D no Creator

Criar fotos em 3D no Creator Criar fotos em 3D no Creator O aplicativo Criar fotos em 3D da Roxio torna simples produzir fotos em 3D a partir de várias origens, incluindo arquivos 3D MPO de Fujifilm FinePix REAL 3D W1, fotos digitais

Leia mais

Aula 03 PowerPoint 2007

Aula 03 PowerPoint 2007 Aula 03 PowerPoint 2007 Professor: Bruno Gomes Disciplina: Informática Básica Curso: Gestão de Turismo Sumário da aula: 1. Abrindo o PowerPoint; 2. Conhecendo a Tela do PowerPoint; 3. Criando uma Nova

Leia mais

Serviço Técnico de Informática. Curso Básico de PowerPoint

Serviço Técnico de Informática. Curso Básico de PowerPoint Serviço Técnico de Informática Curso Básico de PowerPoint Instrutor: Tiago Souza e Silva de Moura Maio/2005 O Microsoft PowerPoint No Microsoft PowerPoint, você cria sua apresentação usando apenas um arquivo

Leia mais

Thunder Pro II Gold Edition Manual de operações v 8.7 Rev:b

Thunder Pro II Gold Edition Manual de operações v 8.7 Rev:b Thunder Pro II Gold Edition Manual de operações v 8.7 Rev:b Este manual foi escrito exclusivamente para o chip Thunder Pro II Gold e será atualizado juntamente com as atualizações do chip, portanto acesse

Leia mais

Fluxo de trabalho do Capture Pro Software: Indexação de código de barras e separação de documentos

Fluxo de trabalho do Capture Pro Software: Indexação de código de barras e separação de documentos Este procedimento corresponde ao fluxo de trabalho de Indexação de código de barras e de separação de documentos no programa de treinamento do Capture Pro Software. As etapas do procedimento encontram-se

Leia mais

Estatística no EXCEL

Estatística no EXCEL Estatística no EXCEL Prof. Ms. Osorio Moreira Couto Junior 1. Ferramentas... 2 2. Planilha de dados... 3 2.1. Introdução... 3 2.2. Formatação de células... 4 2.3. Inserir ou Excluir Linhas e Colunas...

Leia mais

Microsoft Office Excel 2007

Microsoft Office Excel 2007 1 Microsoft Office Excel 2007 O Excel é um programa dedicado a criação de planilhas de cálculos, além de fornecer gráficos, função de banco de dados e outros. 1. Layout do Excel 2007 O Microsoft Excel

Leia mais

Função Mudar de unidade estatística

Função Mudar de unidade estatística Função Mudar de unidade estatística Frequentemente, certas pesquisas contêm informações correspondentes a níveis estatísticos diferentes. No Sphinx (Survey ou Léxica), a partir do menu Gestão, opção Mudar

Leia mais

Exercício - Power Point 4.0

Exercício - Power Point 4.0 Exercício - Power Point 4.0 1 Cenário:Você é um Gerente de Contas da Empresa Ferguson and Bardell e irá criar uma apresentação de investimento. Este é o primeiro exercício de uma série de 5, os exercício

Leia mais

PASSO A PASSO MOVIE MAKER

PASSO A PASSO MOVIE MAKER PASSO A PASSO MOVIE MAKER Nesta etapa, você deverá apresentar o programa e ajudá-los a montarem o filme. Veja como é fácil. Siga as instruções do passo-a-passo: DICA O que é o Movie Maker? Com o Microsoft

Leia mais

QualiQuantiSoft Versão 1.3c

QualiQuantiSoft Versão 1.3c QualiQuantiSoft Versão 1.3c Qualiquantisoft v1.3c Pág.: 1/15 Índice Apresentação do programa... 3 Funções operacionais do programa... 3 Itens de menu... 6 Teclas de atalho... 6 Instrumento de Análise de

Leia mais

Laboratório de Sistemas e Sinais L1: Matrizes, Sons e Imagens

Laboratório de Sistemas e Sinais L1: Matrizes, Sons e Imagens Laboratório de Sistemas e Sinais L1: Matrizes, Sons e Imagens Luís Caldas de Oliveira Março de 2009 O objectivo deste laboratório é o de explorar a utilização de matrizes em Matlab e de usá-las para construir

Leia mais

2. A FERRAMENTA SOLVER (EXCEL)

2. A FERRAMENTA SOLVER (EXCEL) Faculdade de Engenharia Eng. Celso Daniel Engenharia de Produção 2. A FERRAMENTA SOLVER (EXCEL) Diversas ferramentas para solução de problemas de otimização, comerciais ou acadêmicos, sejam eles lineares

Leia mais

Superintendência Regional de Ensino de Ubá - MG Núcleo de Tecnologia Educacional NTE/Ubá. LibreOffice Impress Editor de Apresentação

Superintendência Regional de Ensino de Ubá - MG Núcleo de Tecnologia Educacional NTE/Ubá. LibreOffice Impress Editor de Apresentação Superintendência Regional de Ensino de Ubá - MG Núcleo de Tecnologia Educacional NTE/Ubá LibreOffice Impress Editor de Apresentação Iniciando o Impress no Linux Educacional 4 1. Clique no botão 'LE' no

Leia mais

Procedimento para reinstalação dos aplicativos da mesa multi-toque através da imagem do sistema.

Procedimento para reinstalação dos aplicativos da mesa multi-toque através da imagem do sistema. Procedimento para reinstalação dos aplicativos da mesa multi-toque através da imagem do sistema. 1) Materiais a serem utilizados - Para realizar este procedimento deve-se estar de posse dos seguintes itens:

Leia mais

ANDRÉ APARECIDO DA SILVA APOSTILA BÁSICA SOBRE O POWERPOINT 2007

ANDRÉ APARECIDO DA SILVA APOSTILA BÁSICA SOBRE O POWERPOINT 2007 ANDRÉ APARECIDO DA SILVA APOSTILA BÁSICA SOBRE O POWERPOINT 2007 CURITIBA 2015 2 SUMÁRIO INTRODUÇÃO AO MICROSOFT POWERPOINT 2007... 3 JANELA PRINCIPAL... 3 1 - BOTÃO OFFICE... 4 2 - FERRAMENTAS DE ACESSO

Leia mais

Para iniciar um Inventário, clique no botão Inserir ( primeiramente os campos solicitados na aba Identificação.

Para iniciar um Inventário, clique no botão Inserir ( primeiramente os campos solicitados na aba Identificação. Incluir um Inventário Para iniciar um Inventário, clique no botão Inserir ( primeiramente os campos solicitados na aba Identificação. ) e preencha Clique na aba Itens e depois no botão Carregar Produtos

Leia mais

COLÉGIO ESTADUAL PAULO LEMINSKI APOSTILA SOBRE O BROFFICE IMPRESS

COLÉGIO ESTADUAL PAULO LEMINSKI APOSTILA SOBRE O BROFFICE IMPRESS COLÉGIO ESTADUAL PAULO LEMINSKI APOSTILA SOBRE O BROFFICE IMPRESS CURITIBA 2014 2 Conteúdo Definição:... 2 Detalhando a tela:... 4 BARRA DE FERRAMENTAS DESENHO... 4 PREENCHIMENTOS... 5 RÉGUAS E GUIAS...

Leia mais

Treinamento em BrOffice.org Calc

Treinamento em BrOffice.org Calc Treinamento em BrOffice.org Calc 1 Índice I. INTRODUÇÃO...3 II. NÚMEROS, TEXTOS, FÓRMULAS E DATAS...4 III. MENUS BÁSICOS...5 1. Arquivo...5 2. Editar...5 3. Formatar...5 IV. FÓRMULAS...8 V. REFERÊNCIAS

Leia mais

ÍNDICE 1 INTRODUÇÃO. 04 2 ACESSO. 05 3 ABERTURA DE PROTOCOLO. 06 4 CONSULTA DE PROTOCOLO. 08 5 PROTOCOLO PENDENTE. 10 6 CONFIRMAÇÃO DE RECEBIMENTO.

ÍNDICE 1 INTRODUÇÃO. 04 2 ACESSO. 05 3 ABERTURA DE PROTOCOLO. 06 4 CONSULTA DE PROTOCOLO. 08 5 PROTOCOLO PENDENTE. 10 6 CONFIRMAÇÃO DE RECEBIMENTO. ÍNDICE 1 INTRODUÇÃO... 04 2 ACESSO... 05 3 ABERTURA DE PROTOCOLO... 06 4 CONSULTA DE PROTOCOLO... 08 5 PROTOCOLO PENDENTE... 10 6 CONFIRMAÇÃO DE RECEBIMENTO... 11 7 ANDAMENTO DE PROTOCOLO... 12 8 RELATÓRIOS,

Leia mais

PROJETO DE REDES www.projetoderedes.com.br

PROJETO DE REDES www.projetoderedes.com.br PROJETO DE REDES www.projetoderedes.com.br Curso de Tecnologia em Redes de Computadores Disciplina: Redes I Fundamentos - 1º Período Professor: José Maurício S. Pinheiro AULA 2: Transmissão de Dados 1.

Leia mais

Para inserir custo fixo às tarefas, siga os passos abaixo :

Para inserir custo fixo às tarefas, siga os passos abaixo : Capítulo 9 Custos 166 CUSTOS INSERINDO CUSTO FIXO AO PROJETO O custo total do projeto é o custo total de recurso somado ao custo total de custos fixos. O custo com recurso já é computado quando alocamos

Leia mais

Aula 04 Word. Prof. Bruno Gomes bruno.gomes@ifrn.edu.br http://www.profbrunogomes.com.br/

Aula 04 Word. Prof. Bruno Gomes bruno.gomes@ifrn.edu.br http://www.profbrunogomes.com.br/ Aula 04 Word Prof. Bruno Gomes bruno.gomes@ifrn.edu.br http://www.profbrunogomes.com.br/ Agenda da Aula Editor de Texto - Word Microsoft Office Conjunto de aplicativos para escritório que contém programas

Leia mais

CRIANDO BANCOS DE DADOS NO SQL SERVER 2008 R2 COM O SQL SERVER MANAGEMENT STUDIO

CRIANDO BANCOS DE DADOS NO SQL SERVER 2008 R2 COM O SQL SERVER MANAGEMENT STUDIO CRIANDO BANCOS DE DADOS NO SQL SERVER 2008 R2 COM O SQL SERVER MANAGEMENT STUDIO Antes de criarmos um novo Banco de Dados quero fazer um pequeno parênteses sobre segurança. Você deve ter notado que sempre

Leia mais

Table of Contents. PowerPoint XP

Table of Contents. PowerPoint XP Table of Contents Finalizando a apresentação...1 Usando anotações...1 Desfazer e repetir...1 Localizar e substituir...2 Substituir...2 Efeitos de transição...3 Esquema de animação...6 Controlando os tempos

Leia mais

Banco de Dados BrOffice Base

Banco de Dados BrOffice Base Banco de Dados BrOffice Base Autor: Alessandro da Silva Almeida Disponível em: www.apostilando.com 27/02/2011 CURSO TÉCNICO EM SERVIÇO PÚBLICO Apostila de Informática Aplicada - Unidade VI Índice Apresentação...

Leia mais

Caso já seja usuário do SCAW siga as instruções a partir da página X.

Caso já seja usuário do SCAW siga as instruções a partir da página X. Caso já seja usuário do SCAW siga as instruções a partir da página X. Para iniciar o sistema dê um duplo clique no ícone, que se encontra na área de trabalho. 1 Login do sistema. Esta é a tela de login

Leia mais

Orientações, Dicas e Atalhos para registrar e consultar documentos no sistema ERP.

Orientações, Dicas e Atalhos para registrar e consultar documentos no sistema ERP. Orientações, Dicas e Atalhos para registrar e consultar documentos no sistema ERP. 2 Acesso ao sistema: Usuário e Senha (previamente cadastrados). Mudar senha: Menu: Utilitários / Alterar Senha Digitar

Leia mais

Google Drive. Passos. Configurando o Google Drive

Google Drive. Passos. Configurando o Google Drive Google Drive um sistema de armazenagem de arquivos ligado à sua conta Google e acessível via Internet, desta forma você pode acessar seus arquivos a partir de qualquer dispositivo que tenha acesso à Internet.

Leia mais

Banco de Dados Microsoft Access: Criar tabelas

Banco de Dados Microsoft Access: Criar tabelas Banco de Dados Microsoft Access: Criar s Vitor Valerio de Souza Campos Objetivos do curso 1. Criar uma no modo de exibição Folha de Dados. 2. Definir tipos de dados para os campos na. 3. Criar uma no modo

Leia mais

SuperStore. Sistema para Automação de Óticas. MANUAL DO USUÁRIO (Módulo Financeiro)

SuperStore. Sistema para Automação de Óticas. MANUAL DO USUÁRIO (Módulo Financeiro) SuperStore Sistema para Automação de Óticas MANUAL DO USUÁRIO (Módulo Financeiro) Contato: (34) 9974-7848 http://www.superstoreudi.com.br superstoreudi@superstoreudi.com.br SUMÁRIO 1 LANÇAMENTO DE CONTAS

Leia mais

ÍNDICE... 2 INTRODUÇÃO... 4

ÍNDICE... 2 INTRODUÇÃO... 4 Mic crosoft Excel 201 0 ÍNDICE ÍNDICE... 2 INTRODUÇÃO... 4 Interface... 4 Guias de Planilha... 5 Movimentação na planilha... 6 Entrada de textos e números... 7 Congelando painéis... 8 Comentários nas Células...

Leia mais

Banco de Dados Microsoft Access: Criar tabelas. Vitor Valerio de Souza Campos

Banco de Dados Microsoft Access: Criar tabelas. Vitor Valerio de Souza Campos Banco de Dados Microsoft Access: Criar tabelas Vitor Valerio de Souza Campos Objetivos do curso 1. Criar uma tabela no modo de exibição Folha de Dados. 2. Definir tipos de dados para os campos na tabela.

Leia mais

A equação da posição em função do tempo t do MRUV - movimento retilíneo uniformemente variado é:

A equação da posição em função do tempo t do MRUV - movimento retilíneo uniformemente variado é: Modellus Atividade 3 Queda livre. Do alto de duas torres, uma na Terra e outra na Lua, deixaram-se cair duas pedras, sem velocidade inicial. Considerando que cada uma das pedras leva 3,0s atingir o solo

Leia mais

ALBUM DE FOTOGRAFIAS NO POWER POINT

ALBUM DE FOTOGRAFIAS NO POWER POINT ALBUM DE FOTOGRAFIAS NO POWER POINT O PowerPoint é uma poderosa ferramenta que faz parte do pacote Office da Microsoft. O principal uso desse programa é a criação de apresentação de slides, para mostrar

Leia mais

Criar as tabelas para um banco de dados

Criar as tabelas para um banco de dados Treinamento Criar as tabelas para um banco de dados ANTES DE COMEÇAR O primeiro curso desta série, "Criar as tabelas de um novo banco de dados", forneceu uma lista de tabelas e campos para uso no banco

Leia mais

Capítulo 7. Sequenciamento das Tarefas

Capítulo 7. Sequenciamento das Tarefas Capítulo 7 Sequenciamento das Tarefas 125 5.1 RELACIONAMENTO ENTRE TAREFAS Para que o cronograma do projeto seja executado corretamente e as mudanças inseridas seja calculadas de forma correta é importante

Leia mais

TUTORIAL DE UTILIZAÇÃO DO PROTEUS

TUTORIAL DE UTILIZAÇÃO DO PROTEUS 1 Para iniciar a edição de um esquema elétrico para posterior simulação, busque no menu Iniciar do Windows, a opção Todos os Programas. Localize a pasta onde foi instalado o Proteus e selecione o programa

Leia mais

Sistema de Recursos Humanos

Sistema de Recursos Humanos Sistema de Recursos Humanos Projeto 1 O objetivo desse sistema é gerenciar a admissão e a demissão de funcionários. Esse funcionário pode ou não ter dependentes. Esse funcionário está alocado em um departamento

Leia mais

TUTORIAL DO ACCESS PASSO A PASSO. I. Criar um Novo Banco de Dados. Passos: 1. Abrir o Access 2. Clicar em Criar um novo arquivo

TUTORIAL DO ACCESS PASSO A PASSO. I. Criar um Novo Banco de Dados. Passos: 1. Abrir o Access 2. Clicar em Criar um novo arquivo TUTORIAL DO ACCESS PASSO A PASSO I. Criar um Novo Banco de Dados Passos: 1. Abrir o Access 2. Clicar em Criar um novo arquivo 3. Clicar em Banco de Dados em Branco 4. Escrever um nome na caixa de diálogo

Leia mais

PARA A CONSTRUÇÃO DOS GRÁFICOS

PARA A CONSTRUÇÃO DOS GRÁFICOS 1 PARA A CONSTRUÇÃO DOS GRÁFICOS Apresentamos dois materiais feitos por estudantes do Curso de Psicologia da Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde para construção de gráficos. As instruções das páginas

Leia mais

Introdução teórica aula 6: Capacitores

Introdução teórica aula 6: Capacitores Introdução teórica aula 6: Capacitores Capacitores O capacitor é um elemento capaz de armazenar energia. É formado por um par de superfícies condutoras separadas por um material dielétrico ou vazio. A

Leia mais

Sistemas e Sinais (LEIC) Análise em Frequência. Carlos Cardeira

Sistemas e Sinais (LEIC) Análise em Frequência. Carlos Cardeira Sistemas e Sinais (LEIC) Análise em Frequência Carlos Cardeira Análise em Frequência Até agora a análise que temos feito tem o tempo como domínio. As saídas podiam ser funções no tempo correspondentes

Leia mais

FAQ Como compartilhar arquivos e pastas? Compartilhamento no Windows 7

FAQ Como compartilhar arquivos e pastas? Compartilhamento no Windows 7 FAQ Como compartilhar arquivos e pastas? v.1.1 01 de setembro de 2015 Compartilhamento no Windows 7 1. Crie uma nova pasta: 1. Vá até o local (Por exemplo, unidade Documentos (D:) ou Área de Trabalho)

Leia mais

MICROSOFT EXCEL - AULA NÚMERO 06

MICROSOFT EXCEL - AULA NÚMERO 06 MICROSOFT EXCEL - AULA NÚMERO 06 IMPRIMINDO PLANILHAS E GRÁFICOS Até este ponto, você viu como introduzir dados e criar formulas, formatar texto e criar gráficos. Agora você vai apresentar os dados ou

Leia mais

Tutorial de Carga e Atualização Modelo ERP

Tutorial de Carga e Atualização Modelo ERP O portal modelo de ERP apresenta uma visão dos principais indicadores da empresa, possibilitando a gestão executiva e estratégica dos dados transacionais armazenados em seu ERP. Antes de atualizar o portal

Leia mais

Guia Site Empresarial

Guia Site Empresarial Guia Site Empresarial Índice 1 - Fazer Fatura... 2 1.1 - Fazer uma nova fatura por valores de crédito... 2 1.2 - Fazer fatura alterando limites dos cartões... 6 1.3 - Fazer fatura repetindo última solicitação

Leia mais

O Microsoft Office é composto por diversos softwares, dentre eles o Word, o Excel, o Access e o Power Point.

O Microsoft Office é composto por diversos softwares, dentre eles o Word, o Excel, o Access e o Power Point. Editor de Texto Microsoft Word 1. Microsoft Office O Microsoft Office é composto por diversos softwares, dentre eles o Word, o Excel, o Access e o Power Point. O Word é um editor de texto com recursos

Leia mais

Clique na célula sobre a qual você deseja comentar.

Clique na célula sobre a qual você deseja comentar. , *+!!!!& Um comentário é uma anotação que você anexa a uma célula, separado do restante do conteúdo da célula. Os comentários são úteis como lembretes para você mesmo, como anotar como funciona uma fórmula,

Leia mais

Manual do Spectacle. Boudhayan Gupta Boudhayan Gupta Tradução: André Marcelo Alvarenga

Manual do Spectacle. Boudhayan Gupta Boudhayan Gupta Tradução: André Marcelo Alvarenga Boudhayan Gupta Boudhayan Gupta Tradução: André Marcelo Alvarenga 2 Conteúdo 1 Introdução 5 2 Iniciando o Spectacle 6 3 Como usar o Spectacle 7 3.1 Capturar uma imagem...................................

Leia mais

Atividade: matrizes e imagens digitais

Atividade: matrizes e imagens digitais Atividade: matrizes e imagens digitais Aluno(a): Turma: Professor(a): Parte 01 MÓDULO: MATRIZES E IMAGENS BINÁRIAS 1 2 3 4 5 6 7 8 Indique, na tabela abaixo, as respostas dos 8 desafios do Jogo dos Índices

Leia mais

Este tutorial está publicado originalmente em http://www.baboo.com.br/absolutenm/anmviewer.asp?a=30405&z=300

Este tutorial está publicado originalmente em http://www.baboo.com.br/absolutenm/anmviewer.asp?a=30405&z=300 WinRAR: Conheça este excelente compactador de arquivos Introdução: É fato que a Internet está mais rápida com a popularização da banda larga, mas os compactadores de arquivos ainda apresentam muita utilidade

Leia mais

Estatística Usando EXCEL

Estatística Usando EXCEL Universidade Federal de Minas Gerais Instituto de Ciências Exatas Departamento de Estatística Estatística Usando EXCEL Distribuição de alunos segundo idade e sexo > =23 60% 40% 21 ---23 67% 33% 19 ---21

Leia mais

Tópico 11. Aula Teórica/Prática: O Método dos Mínimos Quadrados e Linearização de Funções

Tópico 11. Aula Teórica/Prática: O Método dos Mínimos Quadrados e Linearização de Funções Tópico 11. Aula Teórica/Prática: O Método dos Mínimos Quadrados e Linearização de Funções 1. INTRODUÇÃO Ao se obter uma sucessão de pontos experimentais que representados em um gráfico apresentam comportamento

Leia mais

CICLO DE APERFEIÇOAMENTO PROFISSIONAL DOS SERVIDORES MUNICIPAIS DE MARICÁ- RJ EDITOR DE TEXTO - WORD

CICLO DE APERFEIÇOAMENTO PROFISSIONAL DOS SERVIDORES MUNICIPAIS DE MARICÁ- RJ EDITOR DE TEXTO - WORD Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Turismo Pós-Graduação em Gestão de Negócios CICLO DE APERFEIÇOAMENTO PROFISSIONAL DOS SERVIDORES MUNICIPAIS DE MARICÁ- RJ EDITOR DE TEXTO - WORD EMENTA

Leia mais

Lição 1 - Criação de campos calculados em consultas

Lição 1 - Criação de campos calculados em consultas 1 de 5 21-08-2011 22:15 Lição 1 - Criação de campos calculados em consultas Adição de Colunas com Valores Calculados: Vamos, inicialmente, relembrar, rapidamente alguns conceitos básicos sobre Consultas

Leia mais

MICROSOFT OFFICE EXCEL 2007

MICROSOFT OFFICE EXCEL 2007 LEIAME Nenhuma informação da APOSTILA - MICROSOFT OFFICE EXCEL 2007 poderá ser copiada, movida ou modificada sem autorização prévia e escrita do autor. MICROSOFT OFFICE EXCEL 2007 Efetue cálculos, analise

Leia mais

p. 1/2 Resumo Especificação de Filtros Filtro de Butterworth Filtro de Chebyshev Filtros de Primeira Ordem Filtros de Segunda Ordem

p. 1/2 Resumo Especificação de Filtros Filtro de Butterworth Filtro de Chebyshev Filtros de Primeira Ordem Filtros de Segunda Ordem p. 1/2 Resumo Especificação de Filtros Filtro de Butterworth Filtro de Chebyshev Filtros de Primeira Ordem Filtros de Segunda Ordem Introdução Os primeiros filtros construídos eram circuitos LC passivos.

Leia mais

Prática 1 - Microsoft Excel

Prática 1 - Microsoft Excel Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado da Paraíba, Campus Sousa Disciplina: Informática Básica Prática 1 - Microsoft Excel Assunto: Tópicos abordados: Prática Utilização dos recursos

Leia mais

MICROSOFT EXCEL - AULA NÚMERO 04

MICROSOFT EXCEL - AULA NÚMERO 04 MICROSOFT EXCEL - AULA NÚMERO 4 Fazendo Gráficos de Seus Dados Uma planilha calcula e apresenta as diferenças e semelhanças entre os números e suas modificações ao longo do tempo. Mas os dados em si não

Leia mais

COMPUTADOR,, que máquina é essa?

COMPUTADOR,, que máquina é essa? COMPUTADOR,, que máquina é essa? Agora vamos conhecer mais de perto o computador. Observe as imagens a seguir e responda: Que coisas você vê? Quais são suas funções? unidade acionadora de CD e DVD

Leia mais

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PETRÓPOLIS CENTRO DE ENGENHARIA E COMPUTAÇÃO

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PETRÓPOLIS CENTRO DE ENGENHARIA E COMPUTAÇÃO UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PETRÓPOLIS CENTRO DE ENGENHARIA E COMPUTAÇÃO Amanda 5ª Atividade: Codificador e codificação de linha e seu uso em transmissão digital Petrópolis, RJ 2012 Codificador: Um codoficador

Leia mais

Instalação: permite baixar o pacote de instalação do agente de coleta do sistema.

Instalação: permite baixar o pacote de instalação do agente de coleta do sistema. O que é o projeto O PROINFODATA - programa de coleta de dados do projeto ProInfo/MEC de inclusão digital nas escolas públicas brasileiras tem como objetivo acompanhar o estado de funcionamento dos laboratórios

Leia mais

Revisão: Introdução. - Integração com o AutoManager; 1 Atualização de versão do banco de dados PostgreSQL

Revisão: Introdução. - Integração com o AutoManager; 1 Atualização de versão do banco de dados PostgreSQL Urano Indústria de Balanças e Equipamentos Eletrônicos Ltda. Rua Irmão Pedro 709 Vila Rosa Canoas RS Fone: (51) 3462.8700 Fax: (51) 3477.4441 Características do Software Urano Integra 2.2 Data: 12/05/2014

Leia mais

Conteúdo. Página 1 de 7

Conteúdo. Página 1 de 7 Conteúdo Introdução... 2 Novo relatório de freqüência... 2 Campos do relatório de freqüência.... 3 Vales... 3 Bolsa... 3 Botões do relatório de freqüência... 4 Navegação... 4 Busca... 4 Atalhos... 4 Recuperar

Leia mais

PROJETO INFORMÁTICA NA ESCOLA

PROJETO INFORMÁTICA NA ESCOLA EE Odilon Leite Ferraz PROJETO INFORMÁTICA NA ESCOLA AULA 1 APRESENTAÇÃO E INICIAÇÃO COM WINDOWS VISTA APRESENTAÇÃO E INICIAÇÃO COM WINDOWS VISTA Apresentação dos Estagiários Apresentação do Programa Acessa

Leia mais

OPENOFFICE PLANILHA SEMANA 4

OPENOFFICE PLANILHA SEMANA 4 OPENOFFICE PLANILHA SEMANA 4 Sumário Aula 1...3 Função Somase...3 Função Cont.Se...3 Aula 2...4 Função PROCV...4 Aula 3...6 Gráficos...6 Formatação Automática de Gráficos...6 O PENO FFICE PLANILHA 2 AULA

Leia mais

MANUAL COTAÇAO WEB MANUAL MANUAL AVANÇO INFORMÁTICA AVANÇO INFORMÁTICA. [Digite seu endereço] [Digite seu telefone] [Digite seu endereço de email]

MANUAL COTAÇAO WEB MANUAL MANUAL AVANÇO INFORMÁTICA AVANÇO INFORMÁTICA. [Digite seu endereço] [Digite seu telefone] [Digite seu endereço de email] MANUAL COTAÇAO WEB [Digite seu endereço] [Digite seu telefone] [Digite seu endereço de email] MANUAL MANUAL AVANÇO INFORMÁTICA AVANÇO INFORMÁTICA Material Desenvolvido para a Célula Materiais Autor: Equipe

Leia mais

UNIVERSIDADE GAMA FILHO Laboratório de Controle I - MATLAB

UNIVERSIDADE GAMA FILHO Laboratório de Controle I - MATLAB NOME: UNIVERSIDADE GAMA FILHO Laboratório de Controle I - MATLAB O que é o Matlab? O Matlab é um sistema para cálculo científico que proporciona um ambiente de fácil utilização com uma notação intuitiva,

Leia mais

Modo Estrutura é o ambiente de definição e estruturação dos campos, tipos de dados, descrição e propriedades do campo.

Modo Estrutura é o ambiente de definição e estruturação dos campos, tipos de dados, descrição e propriedades do campo. Unidade 02 A- Iniciando o Trabalho com o ACCESS: Criar e Salvar um Banco de Dados Acessar o ACCESS Criar e Salvar o Banco de Dados Locadora Encerrar o Banco de Dados e o Access Criando um Banco de Dados

Leia mais

Google Drive: Acesse e organize seus arquivos

Google Drive: Acesse e organize seus arquivos Google Drive: Acesse e organize seus arquivos Use o Google Drive para armazenar e acessar arquivos, pastas e documentos do Google Docs onde quer que você esteja. Quando você altera um arquivo na web, no

Leia mais