UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO"

Transcrição

1 UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Orientação: Fga. Elen Caroline Franco Apresentação: Bárbara Camilo Rosa (4º ano) Gabriele Ramos de Luccas (4º ano) Natália Favoretto (Fonoaudióloga) Maria Fátima Soares Guedes (Assistente Social) Marina Rodrigues Bighetti Godoy ( Psicóloga)

2 Acidente Vascular Cerebral É uma síndrome neurológica complexa envolvendo anormalidade usualmente súbita do funcionamento cerebral decorrente de uma interrupção da circulação cerebral ou de hemorragia seja parenquimatosa ou subaracnóidea.

3 Tipos de AVC Isquêmico Processo durante o qual um tecido não recebe os nutrientes- e em particular o oxigênioindispensáveis ao metabolismo das células. Hemorrágico É conseqüência de um fenômeno inverso ao da isquemia: a extravasão de sangue para fora dos vasos.

4 Epidemiologia O AVC está entre as condições médicas mais frequentes Incidência nos EUA é de casos/ano Responsável por 20% das mortes cardiovasculares, ocupando o terceiro lugar entre as causas de morte em países desenvolvidos

5 Fatores de Risco Modificáveis Hipertensão arterial, patologias cardíacas, diabetes, tabagismo, sedentarismo, estresse, obesidade, uso de anticoncepcional oral Não- modificáveis Idade, hereditariedade, sexo e a raça

6 QUADRO CLÍNICO Circulação anterior (carotidiana) déficits de linguagem (afasia) e déficit motores desproporcionais. Circulação posterior (vértebro-basilar) sintomas de equilíbrio (ataxia), déficits de nervos cranianos, disfagia, disartria, vômito e sindromes cruzadas, com déficits motores e de nervos cranianos contralateralmente.

7 DIAGNÓSTICO O diagnóstico do AVC fundamenta-se no quadro clínico e exame neurológico, complementado por propedêutica de imagem.

8 AVC no Adulto Jovem Define-se como Adulto Jovem todo o indivíduo com idade compreendida entre os 18 e os 45 anos. O AVC é menos frequente em indivíduos jovens, contudo segundo estudos mais recentes esta incidência é atualmente relevante, podendo representar 5-10% do total de AVC s diagnosticados.

9 AVC no Adulto Jovem Considerável impacto individual e socioeconômico causado pela elevada taxa de morbimortalidade que pode causar nessa população economicamente ativa.

10 Etiologia As condições mais frequentes no adulto jovem são: vasculopatiasdefeitos cardíacos gravidez estados hipercoaguláveis (Lúpus) Tabagismo e uso de drogas ilícitas.

11 Reabilitação Superar as incapacidades provocadas pelo acidente. Capacidade do cérebro em aprender e mudar. As células de outras áreas do cérebro, que não foram afetadas pelo AVC podem asssumir determinadas funções realizadas pelas células da área afetada.

12 Equipe de Reabilitação MÉDICO PSICOLOGI A ENFERMEIR O EQUIPE MULTIPROFISSI ONAL FONOAUDI ÓLOGO FISIOTERAPE UTA TERAPEUTA OCUPACIO NAL

13 Caso Clínico

14 A. M. B. Nome 30/04/1977 Data de nascimento 37 anos Idade atual Técnica de enfermagem Profissão Atendida a partir do segundo semestre de 2012.

15 Internada por pneumonia. AVE Isquêmico. Outro AVE no dia seguinte.

16 Comprometimento motor: hemiplegia à direita. Comprometimento da linguagem.

17 Ela não falava nada no começo, ficou muda. Mutismo por 2 meses. Começou a repetir sempre as mesmas palavras. Estereotipia. Com a terapia ela melhorou muito e junta algumas palavras. Agramatismo telegráfico.

18 2 vezes por semana, sessões de 50 minutos na FOB/USP. Terapia fonoaudiológica. 2 vezes por semana, sessões de 15 minutos. Fisioterapia.. Acompanhamento com neurologista, reumatologista e dentista.

19 Sinvastatina para colesterol. Puran para tireióide. Sulfato ferroso. Omeprazol. Ela engasga e tosse muito quando come e as vezes chega a vomitar. Encaminhamento para avaliação em disfagia.

20 Antes do AVE Trabalhava e era independente. Ativa. O que mais gostava de fazer era ler. Relacionava-se bem com as pessoas. Sociável. Fácil de lidar, segundo a família. Depois do AVE Não exerce mais a profissão. Faz tarefas domésticas como varrer e limpar a casa, fazer comida, etc. Perdeu o contato com os amigos que tinha dificuldade de locomoção. A paciente frequenta a igreja toda semana, vai à supermercado, padarias, etc. Consegue andar sozinha pela cidade e realizar suas atividades.

21 Problemas de relacionamento com a filha de 10 anos. Processo de separação com o marido. A mãe da paciente a visita com frequência e ajuda sempre que necessário. Os familiares entendem e colaboram, sendo que não a excluem das atividades familiares.

22 Entende tudo o que falam. Muita dificuldade para se expressar. Tudo organizado na cabeça porém ao falar ela se confunde. Queixas quanto a memória (nomes, meses do ano, não consegue acompanhar os dias e não lembra-se da escrita correta das palavras). Sua maior vontade é de voltar a ler. Família e paciente notam a evolução da linguagem e da autonomia da paciente.

23 Compreensã o oral. Linguagem expressiva. Escrita. Leitura. Habilidades matemáticas Memória auditiva. Memória. Pragmática. Praxia. Estado mental. Disfagia. Psicologia.

24 Compreensão. Designação de imagens por campos associativos, designação de imagens com frases, interpretação de conceitos espaciais e sintáticos, escolha de preposições visuais e orais, compreensão de opções sintáticas e espaciais, compreensão de história, compreensão de absurdos, identificação de letras, palavras e frases, compreensão de frases com conceitos temporais, compreensão de números, compreensão de questionário escrito, compreensão do texto lido, compreensão de ordem escrita. Bom nível de compreensão. Dificuldade com ordens complexas.

25 Linguagem expressiva. Linguagem coloquial, linguagem automática, linguagem associativa, produção de antônimos, nomeação de partes do corpo, nomeação de figuras, evocação de classes e categorias, organização da sintaxe, organização de frases com estímulo dado, descrição de imagem, repetição de palavras, repetição de frases, denominação de ações, denominação de números, denominação de letras e sílabas. Agramatismo telegráfico e anomia clássica. Semiologias afásicas.

26 Escrita. Cópia de números, letras, palavras e frases, cópia de memória, ditado de letras, palavras e frases-texto, soletração audiográfica, automatismo da escrita, completar frases escritas, nomeação escrita, evocação escrita, organização sintática escrita, criação de frases escritas, síntese escrita. Pouca habilidade com a escrita (palavras de uso frequente). Insegura em relação ao desempenho. Boa caligrafia.

27 Leitura. Leitura de palavras, leitura de rótulos, leitura de frasestexto, capacidade de organização metafórica, soletração audiovisual. Pouca habilidade com a leitura (rota lexical). Dificuldade com pseudopalavras. Insegura em relação a leitura.

28 Habilidades matemáticas TDE. Na parte oral, a paciente não obteve score de pontuação, pois errou todos os itens. Na parte escrita, obteve 5 pontos. Muito abaixo do esperado.

29 Memória auditiva A paciente conseguiu repetir adequadamente sequências de dígitos, vocábulos de áreas semânticas iguais e diferentes com três elementos. Desempenho insatisfatório.

30 Memória. Dificuldade para lembrar seus dados pessoais, nome de pessoas próximas e situações que aconteceram com ela e com pessoas próximas. Dificuldade para acessar vocabulário e construir frases para se expressar. Não consegue guardar recados. Consegue realizar a repetição de palavras e dígitos com sequencia de até 3 elementos. Não consegue repetir sequencias em ordem inversa. No teste de fluência semântica conseguiu evocar 7 nomes de animas e no teste de fluência fonológica apenas um. Não consegue explicar ditados populares. Excelente desempenho em memória visual. No teste de memória textual, a paciente conseguiu elencar poucas informações, sendo estas relacionadas ideias centrais do texto, mas coerentes com o que foi lido.

31 Pragmática. O agramatismo telegráfico prejudica a conversação funcional com a paciente. Apresenta intenção comunicativa, demonstra interesse na conversa, tem expressões faciais e corporais adequadas, mantém atenção e contato ocular, tem interação com a terapeuta, inicia turnos e respeita a troca, solicita, informa, recusa e protesta.

32 Praxia verbal e não verbal. Na prova de apraxia não verbal a paciente obteve 188 pontos, indicando normalidade. Na prova de apraxia verbal, a paciente apresentou dificuldades para repetir mais de uma palavra de uma vez e para trissílabos. Articulação piora na repetição de frases. Realiza substituições e distorções dos fonemas /s/ e / / de forma aleatória e sem manter um padrão, sendo que isso é observado algumas vezes durante a fala espontânea.

33 Estado mental Mini mental. Orientação espacial, orientação temporal, memória, linguagem, compreensão, cópia de desenho. Não conseguiu realizar a prova de calculo e nem a de soletração inversa. Analfabetismo não esperado.

34 Clínica de Disfagia. Disfagia orofaríngea leve. Lista de espera para terapia. Psicologia. Problemas familiares. Acompanhamento.

35 Abordagem pragmática. Melhorar o funcionamento da linguagem. Enfatiza o contexto em que ocorre a interação e o contexto linguístico.

36 Objetivo geral. Melhorar a comunicação funcional da paciente, estimulando as habilidades que estão em defasagem, visando melhorar o desempenho da paciente nas situações cotidianas. Objetivos específicos. Nomeação, sintaxe, discurso, leitura, escrita, noção temporal, habilidades matemáticas, memória auditiva, praxia de fala.

37 Atividades contextualizadas. Exercícios repetitivos. Atividades que contemplem vários objetivos. Interesses da paciente. Uso de jogos, objetos concretos, figuras, livros, textos, aplicativos. Orientações a família. Tarefas para casa.

38 Melhora na elaboração de frases. Melhora na leitura. Melhora no uso de elemento de ligação. Melhora na escrita. Melhora na nomeação. Necessário continuar desenvolvendo as habilidades.

39 Discussão

40 Fonoaudiologia Psicologia Serviço Social

41 Obrigada!

ENFERMAGEM DOENÇAS CRONICAS NÃO TRANMISSIVEIS AVE / AVC. Profª. Tatiane da Silva Campos

ENFERMAGEM DOENÇAS CRONICAS NÃO TRANMISSIVEIS AVE / AVC. Profª. Tatiane da Silva Campos ENFERMAGEM DOENÇAS CRONICAS NÃO TRANMISSIVEIS AVE / AVC Profª. Tatiane da Silva Campos - As doenças cerebrovasculares são a 2º maior causa de óbitos no mundo, perdendo a posição apenas para as doenças

Leia mais

17/08/2018. Disfagia Neurogênica: Acidente Vascular Encefálico

17/08/2018. Disfagia Neurogênica: Acidente Vascular Encefálico Disfagia Neurogênica: Acidente Vascular Encefálico M.Sc. Prof.ª Viviane Marques Fonoaudióloga, Neurofisiologista, Mestre em Fonoaudiologia, Doutoranda em Psicnálise, Saúde e Sociedade. O acidente vascular

Leia mais

Nome: G.A.S. Data de nascimento:20/12/2001. Idade : 9 anos e 3 meses. Encaminhado por: Psicologia e Neuropediatria

Nome: G.A.S. Data de nascimento:20/12/2001. Idade : 9 anos e 3 meses. Encaminhado por: Psicologia e Neuropediatria Nome: G.A.S Data de nascimento:20/12/2001 Idade : 9 anos e 3 meses Encaminhado por: Psicologia e Neuropediatria 2º semestre de 2006 Queixa: dificuldade para falar e de comunicação Mãe estranhou a forma

Leia mais

Acidente Vascular Encefálico

Acidente Vascular Encefálico Acidente Vascular Encefálico Gabriela de Oliveira Vitor A04DBA0 Juliana Chaves 5921040 Laís Delfes A162062 Larissa Oliveira Markewicz A219455 Mayara Raquel Durães A255818 O que é o AVE? Comprometimento

Leia mais

Classificação das Afasias

Classificação das Afasias Afasias Prof.ª Viviane Marques Fonoaudióloga, Neurofisiologista e Mestre em Fonoaudiologia Coordenadora da Pós-graduação em Fonoaudiologia Hospitalar da UVA Tutora da residência de Fonoaudiologia do Hospital

Leia mais

Acidente Vascular. Orientadora: Paula Grandini Cunha Discentes: Amanda Farha Jéssica Emídio Raissa Carvalho. Cerebral (AVC)

Acidente Vascular. Orientadora: Paula Grandini Cunha Discentes: Amanda Farha Jéssica Emídio Raissa Carvalho. Cerebral (AVC) Acidente Vascular Orientadora: Paula Grandini Cunha Discentes: Amanda Farha Jéssica Emídio Raissa Carvalho Cerebral (AVC) O cérebro é um órgão muito complexo e responsável pelas funções do nosso corpo.

Leia mais

AVALIAÇÃO COGNITIVA EM PACIENTES PÓS - ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL

AVALIAÇÃO COGNITIVA EM PACIENTES PÓS - ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL AVALIAÇÃO COGNITIVA EM PACIENTES PÓS - ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL Ana Coely Araújo Vieira¹; Fernanda Naiene Rodrigues Valadares²; Marcelo Jackson Dinoá Almeida³ Joventina Silvestre Da Silva Neta 4 ¹²³

Leia mais

VIVER BEM SEU RAMIRO JARBAS E AS DOENÇAS CEREBROVASCULARES DOENÇAS CEREBROVASCULARES

VIVER BEM SEU RAMIRO JARBAS E AS DOENÇAS CEREBROVASCULARES DOENÇAS CEREBROVASCULARES 1 VIVER BEM SEU RAMIRO JARBAS E AS DOENÇAS CEREBROVASCULARES DOENÇAS CEREBROVASCULARES 2 3 Conheça o seu Ramiro Jarbas. Ele já se aposentou e sua vida não é mais tão agitada como antes. Hoje, suas maiores

Leia mais

a epidemiologia da doença que mais mata

a epidemiologia da doença que mais mata a epidemiologia da doença que mais mata O Acidente Vascular Cerebral (AVC) caracteriza-se pela perda abrupta de uma função neurológica causada pela interrupção do fluxo de sangue para uma região do cérebro

Leia mais

Doenças Vasculares Cerebrais (AVE)

Doenças Vasculares Cerebrais (AVE) Doenças Vasculares Cerebrais (AVE) M.Sc. Prof.ª Viviane Marques Fonoaudióloga, Neurofisiologista, Mestre em Fonoaudiologia, Doutoranda em Psicanálise e Saúde Coordenadora da Pós-graduação em Fonoaudiologia

Leia mais

Acidente Vascular Cerebral. Prof. Gustavo Emídio dos Santos

Acidente Vascular Cerebral. Prof. Gustavo Emídio dos Santos Acidente Vascular Cerebral Prof. Gustavo Emídio dos Santos Qual a melhor nomenclatura? Acidente Vascular Cerebral ou Acidente Vascular Encefálico? AVC Grupo de doenças com início abrupto que provocam danos

Leia mais

PROBLEMA NA LINGUAGEM ESCRITA: TRANSTORNOS OU DIFICULDADES?

PROBLEMA NA LINGUAGEM ESCRITA: TRANSTORNOS OU DIFICULDADES? PROBLEMA NA LINGUAGEM ESCRITA: TRANSTORNOS OU DIFICULDADES? DALMA RÉGIA MACÊDO PINTO FONOAUDIÓLOGA/PSICOPEDAGOGA PROBLEMAS DE APRENDIZAGEM Dificuldades dificuldades experimentadas por todos os indivíduos

Leia mais

Reunião Clínica: Implicações Clínicas do Diagnostico de DEL

Reunião Clínica: Implicações Clínicas do Diagnostico de DEL Reunião Clínica: Implicações Clínicas do Diagnostico de DEL Apresentação: Daniela C. Monfredini (4º ano) Bruna Camilo Rosa (4º ano) Orientação: Profª Drª Simone V. Hage Discussão: Profª Drª Maria de Lourdes

Leia mais

Doenças Vasculares Cerebrais (AVE)

Doenças Vasculares Cerebrais (AVE) Doenças Vasculares Cerebrais (AVE) M.Sc. Prof.ª Viviane Marques Fonoaudióloga, Neurofisiologista e Mestre em Fonoaudiologia Coordenadora da Pós-graduação em Fonoaudiologia Hospitalar Chefe da Equipe de

Leia mais

Avaliação Fonoaudiológica em Neurologia / Educação: Linguagem e Fonologia.

Avaliação Fonoaudiológica em Neurologia / Educação: Linguagem e Fonologia. Avaliação Fonoaudiológica em Neurologia / Educação: Linguagem e Fonologia. Fgo. Dr. Fábio Henrique Pinheiro Fonoaudiológo. Doutor em Educação UNESP/SP. Pós Doutor Universidad Católica de Valencia/ESP.

Leia mais

Avaliação e Tratamento das Afasias

Avaliação e Tratamento das Afasias Avaliação e Tratamento das Afasias Prof.ª Viviane Marques Fonoaudióloga, Neurofisiologista e Mestre em Fonoaudiologia Coordenadora da Pós-graduação em Fonoaudiologia Hospitalar da UVA Tutora da residência

Leia mais

PERFIL FUNCIONAL E CLÍNICO DE INDIVÍDUOS ACOMETIDOS COM ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL

PERFIL FUNCIONAL E CLÍNICO DE INDIVÍDUOS ACOMETIDOS COM ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL PERFIL FUNCIONAL E CLÍNICO DE INDIVÍDUOS ACOMETIDOS COM ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL Introdução João Victor Pereira Barbosa (1); Emanoella Carneiro de Souza (2) 1. Universidade Estadual de Ciências da Saúde

Leia mais

Maria Susana Dias da Silva Melro Lima

Maria Susana Dias da Silva Melro Lima Maria Susana Dias da Silva Melro Lima Conhecimento dos alunos do 3º ano de Enfermagem da Universidade Fernando Pessoa sobre o AVC Universidade Fernando Pessoa Escola Superior de Saúde Porto, 2009 Maria

Leia mais

REFLEXÕES ACERCA DA AFASIA PROGRESSIVA PRIMÁRIA

REFLEXÕES ACERCA DA AFASIA PROGRESSIVA PRIMÁRIA Página 167 de 658 REFLEXÕES ACERCA DA AFASIA PROGRESSIVA PRIMÁRIA Débora Ferraz de Araújo (UESB) Co-orientador Nirvana Ferraz Santos Sampaio (UESB) RESUMO O objetivo deste trabalho é apresentar os danos

Leia mais

Condições de variabilidade da fluência de fala

Condições de variabilidade da fluência de fala DIA INTERNACIONAL DE ATENÇÃO À GAGUEIRA 9º EVENTO DA CIDADE DE SÃO PAULO GAGUEIRA: Apoiando-nos mutuamente DIAG 2013 Condições de variabilidade da fluência de fala Fonoaudióloga Mestranda Ana Paula Ritto

Leia mais

Intervenção Multidisciplinar: evidências sobre Sequência de Pierre Robin, Síndrome de Crouzon e Velocardiofacial

Intervenção Multidisciplinar: evidências sobre Sequência de Pierre Robin, Síndrome de Crouzon e Velocardiofacial Intervenção Multidisciplinar: evidências sobre Sequência de Pierre Robin, Síndrome de Crouzon e Velocardiofacial Apresentadores: Caroline Pascon (graduanda em fonoaudiologia) Michele Haduo (graduanda em

Leia mais

ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL (ISQUÊMICO) Antônio Germano Viana Medicina S8

ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL (ISQUÊMICO) Antônio Germano Viana Medicina S8 ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL (ISQUÊMICO) Antônio Germano Viana Medicina S8 Definição Episódio de disfunção neurológica, geralmente focal, de instalação súbita ou rápida evolução, causada por infarto em território

Leia mais

ANEXO 6. Quadro 1 Designação das Categorias. - Conhecimento de Síndrome de Asperger. - Planificação das aulas/sessões. - Trabalho em Equipa

ANEXO 6. Quadro 1 Designação das Categorias. - Conhecimento de Síndrome de Asperger. - Planificação das aulas/sessões. - Trabalho em Equipa Quadro 1 Designação das Categorias ANEXO 6 Categorias Subcategorias A - Percurso Profissional - Experiência - Conhecimento de Síndrome de Asperger - Planificação das aulas/sessões - Trabalho em Equipa

Leia mais

Constituição de 88, artigo 205 Nota técnca 4/2014 do MEC LEI Nº , DE 6 DE JULHO DE 2015.

Constituição de 88, artigo 205 Nota técnca 4/2014 do MEC LEI Nº , DE 6 DE JULHO DE 2015. Constituição de 88, artigo 205 Nota técnca 4/2014 do MEC LEI Nº 13.146, DE 6 DE JULHO DE 2015. Podemos entender as di culdades de aprendizagem como um sintoma, e se compararmos a uma febre isso ca mais

Leia mais

DEMÊNCIA? O QUE é 45 MILHOES 70% O QUE É DEMÊNCIA? A DEMÊNCIA NAO É UMA DOENÇA EM 2013, DEMÊNCIA. Memória; Raciocínio; Planejamento; Aprendizagem;

DEMÊNCIA? O QUE é 45 MILHOES 70% O QUE É DEMÊNCIA? A DEMÊNCIA NAO É UMA DOENÇA EM 2013, DEMÊNCIA. Memória; Raciocínio; Planejamento; Aprendizagem; O QUE é APRESENTA DEMÊNCIA? O QUE É DEMÊNCIA? A demência é um distúrbio em um grupo de processos mentais que incluem: Memória; Raciocínio; Planejamento; Aprendizagem; Atenção; Linguagem; Percepção; Conduta.

Leia mais

ABORDAGEM AO AVC. Rui Kleber do Vale Martins Filho Neurologia Vascular

ABORDAGEM AO AVC. Rui Kleber do Vale Martins Filho Neurologia Vascular ABORDAGEM AO AVC Rui Kleber do Vale Martins Filho Neurologia Vascular Tópicos Epidemiologia Definições Identificação Tratamento do AVC agudo Prevenção Novas perspectivas Mortalidade por doenças cerebrovasculares

Leia mais

INCIDÊNCIA E EPIDEMIOLOGIA DO ACIDENTE VASCULAR ENCEFÁLICO EM IDOSOS NA REGIÃO CENTRO-OESTE NOS ÚLTIMOS CINCO ANOS

INCIDÊNCIA E EPIDEMIOLOGIA DO ACIDENTE VASCULAR ENCEFÁLICO EM IDOSOS NA REGIÃO CENTRO-OESTE NOS ÚLTIMOS CINCO ANOS INCIDÊNCIA E EPIDEMIOLOGIA DO ACIDENTE VASCULAR ENCEFÁLICO EM IDOSOS NA REGIÃO CENTRO-OESTE NOS ÚLTIMOS CINCO ANOS LEAL, Leandra Aparecida 1 ; BARBOSA, Gustavo Carrijo 2 ; CRUCIOLI, Marcela Ramos 3 ; SOUTO,

Leia mais

Desafios da inclusão escolar e

Desafios da inclusão escolar e Desafios da inclusão escolar e dificuldades de aprendizagens das pessoas com deficiência Profa. Dra Nadia Aparecida Bossa Profa. Dra. Nadia Aparecida Bossa Autora dos Livros: - Fracasso Escolar: um olhar

Leia mais

FACULDADE DE MEDICINA/UFC-SOBRAL MÓDULO SISTEMA NERVOSO NEUROANATOMIA FUNCIONAL. Afasias e Apraxias. Acd. Juliana Mohana. w w w. s c n s. c o m.

FACULDADE DE MEDICINA/UFC-SOBRAL MÓDULO SISTEMA NERVOSO NEUROANATOMIA FUNCIONAL. Afasias e Apraxias. Acd. Juliana Mohana. w w w. s c n s. c o m. FACULDADE DE MEDICINA/UFC-SOBRAL MÓDULO SISTEMA NERVOSO NEUROANATOMIA FUNCIONAL Afasias e Apraxias Acd. Juliana Mohana w w w. s c n s. c o m. b r Relato do Caso Paciente V.M., sexo feminino, 72 anos, foi

Leia mais

Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial

Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial Informações essenciais para prevenir e tratar a doença Apesar de a Hipertensão Arterial Sistêmica, popularmente conhecida como pressão alta, ser

Leia mais

Como identificar os primeiros sintomas de derrame cerebral Qua, 27 de Dezembro de :43 - Última atualização Qua, 27 de Dezembro de :45

Como identificar os primeiros sintomas de derrame cerebral Qua, 27 de Dezembro de :43 - Última atualização Qua, 27 de Dezembro de :45 A ajuda médica imediata é fundamental para limitar os danos ao cérebro, muitas vezes devastadores, de pacientes que sofrem um Acidente Vascular Cerebral (AVC) - conhecido também como derrame cerebral.

Leia mais

Risco não é rabisco: AVC. AVC Acidente Vascular Cerebral. Baixas temperaturas aumentam risco de AVC

Risco não é rabisco: AVC. AVC Acidente Vascular Cerebral. Baixas temperaturas aumentam risco de AVC AVC Acidente Vascular Cerebral Baixas temperaturas aumentam risco de AVC 1 Avaliando a ocorrência de 55.633 mortes em São Paulo entre 2002 e 2011, pesquisadores da USP notaram a ocorrência de um maior

Leia mais

Afasia- Uma Abordagem Luriana. Afasia Total: Afasia de Wernicke: Afasia de Broca:

Afasia- Uma Abordagem Luriana. Afasia Total: Afasia de Wernicke: Afasia de Broca: Afasia- Uma Abordagem Luriana A afasia é definida como um distúrbio na percepção e expressão da linguagem, é uma alteração na comunicação e da formulação do pensamento. Uma pessoa afásica, apresenta dificuldades

Leia mais

ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL

ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL Urgência e Emergência Prof.ª André Rodrigues ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL PROFESSOR ANDRÉ RODRIGUES INFORMAÇÕES EPIDEMIOLÓGICAS Segunda causa de morte no mundo. Cerca de 6 milhões de mortes/ano. QUAL O MAIOR

Leia mais

A Aquisição da Linguagem. Fonoaudióloga Elisabeth Eliassen

A Aquisição da Linguagem. Fonoaudióloga Elisabeth Eliassen A Aquisição da Linguagem Fonoaudióloga Elisabeth Eliassen Linguagem "a linguagem deve ser concebida no contexto da interação social, não simplesmente como meio de transmissão de informação, mas sim como

Leia mais

A CONSTRUÇÃO DO SISTEMA DA ESCRITA COMO PROCESSO COGNITIVO

A CONSTRUÇÃO DO SISTEMA DA ESCRITA COMO PROCESSO COGNITIVO A CONSTRUÇÃO DO SISTEMA DA ESCRITA COMO PROCESSO COGNITIVO SILVIA FERNANDES DE OLIVEIRA 1 INTRODUÇÃO Este projeto pretende enfocar a especificidade da construção do sistema da escrita como processo cognitivo.

Leia mais

Voz. Saúde Coletiva. Linguagem Disfagia. Educação

Voz. Saúde Coletiva. Linguagem Disfagia. Educação Voz MO Audiologia Saúde Coletiva Linguagem Disfagia Educação Reconhecidas pelo CFFa, na Resolução CFFa nº 320, de 17 de fevereiro de 2006. Adolescente e Jovem Saúde da Criança São realizadas avaliações

Leia mais

Tema: Conceitos Fundamentais

Tema: Conceitos Fundamentais SINTAXE DO PORTUGUÊS I AULAS 2/3-2015 Tema: Conceitos Fundamentais Profa. Dra. Márcia Santos Duarte de Oliveira FFFLCH-DLCV/ USP marcia.oliveira@usp.br A Cognição Kenedy, Eduardo. 2013. Curso Básico de

Leia mais

Distúrbios de memória e de linguagem

Distúrbios de memória e de linguagem Distúrbios de memória e de linguagem M.Sc. Prof.ª Viviane Marques Fonoaudióloga, Neurofisiologista e Mestre em Fonoaudiologia Coordenadora da Pós-graduação em Fonoaudiologia Hospitalar Chefe da Equipe

Leia mais

Mini Exame do Estado Mental (MEEM)

Mini Exame do Estado Mental (MEEM) Mini Exame do Estado Mental (MEEM) Instruções de uso O MEEM é constituído de duas partes, uma que abrange orientação, memória e atenção, com pontuação máxima de 21 pontos e, outra que aborda habilidades

Leia mais

O QUE ESPERAMOS DA AVALIAÇÃO NEUROPSICOLÓGICA EM NEUROLOGIA

O QUE ESPERAMOS DA AVALIAÇÃO NEUROPSICOLÓGICA EM NEUROLOGIA O QUE ESPERAMOS DA AVALIAÇÃO NEUROPSICOLÓGICA EM NEUROLOGIA Mª. Andréia Costa Rabelo Neuropsicóloga do CRIEM/HC/FM/UFG Doutoranda em Ciências da Saúde UFG Professora do curso de Psicologia da Faculdade

Leia mais

ESTRATÉGIAS QUE DOIS SUJEITOS AFÁSICOS UTILIZAM COMO PROCESSOS ALTERNATIVOS DE SIGNIFICAÇÃO.

ESTRATÉGIAS QUE DOIS SUJEITOS AFÁSICOS UTILIZAM COMO PROCESSOS ALTERNATIVOS DE SIGNIFICAÇÃO. Página 161 de 511 ESTRATÉGIAS QUE DOIS SUJEITOS AFÁSICOS UTILIZAM COMO PROCESSOS ALTERNATIVOS DE SIGNIFICAÇÃO. Brena Batista Caires (PPGLin/UESB) Nirvana Ferraz Santos Sampaio (PPGLin/UESB) RESUMO O conceito

Leia mais

Dislexia. Dificuldade na área da leitura, gerando a troca de linhas, palavras, letras, sílabas e fonemas.

Dislexia. Dificuldade na área da leitura, gerando a troca de linhas, palavras, letras, sílabas e fonemas. Dislexia (BARROS, 2010; SILVA, 2009) Dificuldade na área da leitura, gerando a troca de linhas, palavras, letras, sílabas e fonemas. A troca de letras ocorre especialmente naquelas com diferenças sutis

Leia mais

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS DISCIPLINAS Departamento de 1.º Ciclo CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS 1º ANO ANO LETIVO 2014/ 15 PORTUGUÊS MATEMÁTICA ESTUDO DO MEIO COMPREENSAO DO ORAL: Escutar para aprender e construir

Leia mais

SEÇÃO 1 IMPORTÂNCIA DO ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL E DE SUA PREVENÇÃO

SEÇÃO 1 IMPORTÂNCIA DO ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL E DE SUA PREVENÇÃO SEÇÃO 1 Capítulo 1 IMPORTÂNCIA DO ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL E DE SUA PREVENÇÃO 1 Epidemiologia da prevenção do acidente vascular cerebral e urgência do tratamento 2 Introdução / 2 Incidência e prevalência

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA 1º ANO

LÍNGUA PORTUGUESA 1º ANO Escutar para aprender e construir conhecimentos LÍNGUA PORTUGUESA 1º ANO COMPREENSÂO DO ORAL Prestar atenção ao que ouve de modo a tornar possível: -apropriar-se de padrões de entoação e ritmo; - memorizar

Leia mais

APRAXIA DA FALA INTRODUÇÃO

APRAXIA DA FALA INTRODUÇÃO 1 APRAXIA DA FALA COIMBRA, Emmely¹ GIOPATO, Samara 2 ORCINO, Luciano Vial 3 TUNALA, Rosemeri Vieira Nascimento 4 GARIOLI, Daniele de Souza 5 INTRODUÇÃO Praxia refere-se à capacidade de executar movimentos

Leia mais

ANEXO 3 CONHECIMENTOS GERAIS EM SAÚDE

ANEXO 3 CONHECIMENTOS GERAIS EM SAÚDE ANEXO 3 PROGRAMA CONHECIMENTOS GERAIS EM SAÚDE 1. Conhecimentos sobre o SUS - Legislação da Saúde: Constituição Federal de 1988 (Título VIII - capítulo II - Seção II); Lei 8.080/90 e Lei 8.142/90; Norma

Leia mais

O PERFIL DO SETOR DE NEUROLOGIA DA UNIVERSIDADE CATÓLICA DOM BOSCO - CAMPO GRANDE-MS

O PERFIL DO SETOR DE NEUROLOGIA DA UNIVERSIDADE CATÓLICA DOM BOSCO - CAMPO GRANDE-MS 23 O PERFIL DO SETOR DE NEUROLOGIA DA UNIVERSIDADE CATÓLICA DOM BOSCO - CAMPO GRANDE-MS Aline Schio* Karla de Toledo Candido** Lúcio Benedicto Kroll*** RESUMO Este artigo descreve a característica dos

Leia mais

PEDAGOGIA. Aspecto Psicológico Brasileiro. Problemas de Aprendizagem na Escola Parte 2. Professora: Nathália Bastos

PEDAGOGIA. Aspecto Psicológico Brasileiro. Problemas de Aprendizagem na Escola Parte 2. Professora: Nathália Bastos PEDAGOGIA Aspecto Psicológico Brasileiro Parte 2 Professora: Nathália Bastos DISLEXIA. Dificuldades de aprendizagem específicas na leitura; no reconhecimento preciso e decodificação da palavra e ao soletrar

Leia mais

Perturbações do Neurodesenvolvimento e do Comportamento. Intervenção. Perturbações da Linguagem e da Fala: Intervenção

Perturbações do Neurodesenvolvimento e do Comportamento. Intervenção. Perturbações da Linguagem e da Fala: Intervenção Perturbações do Neurodesenvolvimento e do Comportamento Intervenção Perturbações da Linguagem e da Fala: Intervenção Desenvolvimento da linguagem/fala Comunicação É essencial ter em conta: Linguagem Linguagem

Leia mais

ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM EM PACIENTES ACOMETIDOS POR ACIDENTE VASCULAR ENCEFÁLICO

ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM EM PACIENTES ACOMETIDOS POR ACIDENTE VASCULAR ENCEFÁLICO 74 Trabalho 14-1/5 ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM EM PACIENTES ACOMETIDOS POR ACIDENTE VASCULAR ENCEFÁLICO FARIAS, Lindalva Matos Ribeiro 1. FARIAS, Carlos Vaugrand de Sousa 2. FARIAS, Alyne Matos Napoleão

Leia mais

IX COLÓQUIO DO MUSEU PEDAGÓGICO 5 a 7 de outubro de 2011 ESTUDO SOBRE A LINGUAGEM NA AFASIA APÓS UM ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL 195

IX COLÓQUIO DO MUSEU PEDAGÓGICO 5 a 7 de outubro de 2011 ESTUDO SOBRE A LINGUAGEM NA AFASIA APÓS UM ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL 195 ESTUDO SOBRE A LINGUAGEM NA AFASIA APÓS UM ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL 195 Tamiles Paiva Novaes * (UESB) Nirvana Ferraz Santos Sampaio ** (UESB) RESUMO: O presente trabalho tem como objetivo abordar as

Leia mais

Distúrbio de Aprendizagem

Distúrbio de Aprendizagem Distúrbio de Aprendizagem Profa. Dra. Simone Aparecida Capellini FFC/UNESP-Marília-SP Laboratório de Investigação dos Desvios da Aprendizagem LIDA/FFC/UNESP-Marília-SP Alterações do Desenvolvimento da

Leia mais

SEMIOLOGIA NEUROLÓGICA Funções Corticais Parte 6

SEMIOLOGIA NEUROLÓGICA Funções Corticais Parte 6 SEMIOLOGIA NEUROLÓGICA Funções Corticais Parte 6 Departamento de Neurociências e Ciências do Comportamento Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP FUNÇÕES COGNITIVAS ou INTELECTUAIS Memória, Linguagem

Leia mais

Saúde do Homem. Medidas de prevenção que devem fazer parte da rotina.

Saúde do Homem. Medidas de prevenção que devem fazer parte da rotina. Saúde do Homem Medidas de prevenção que devem fazer parte da rotina. saúde do Homem O Ministério da Saúde assinala que muitos agravos poderiam ser evitados caso os homens realizassem, com regularidade,

Leia mais

ENFERMAGEM DOENÇAS CRONICAS NÃO TRANMISSIVEIS. Doença Cardiovascular Parte 1. Profª. Tatiane da Silva Campos

ENFERMAGEM DOENÇAS CRONICAS NÃO TRANMISSIVEIS. Doença Cardiovascular Parte 1. Profª. Tatiane da Silva Campos ENFERMAGEM DOENÇAS CRONICAS NÃO TRANMISSIVEIS Doença Cardiovascular Parte 1 Profª. Tatiane da Silva Campos - As doenças cardiovasculares estão relacionadas à aterosclerose, sua principal contribuição,

Leia mais

* descrição das características do aluno (sociabilidade e afetividade); * antecedentes de atendimento de outra natureza (clínico e terapêutico).

* descrição das características do aluno (sociabilidade e afetividade); * antecedentes de atendimento de outra natureza (clínico e terapêutico). ANEXO I - TEA AVALIAÇÃO INICIAL DO ALUNO I- Dados Gerais: 1- Mês e Ano: / 2- Nome do aluno: 3- Data de nascimento: / / 4- Endereço residencial: 5- Telefone de contato da família: 6- Escola: 7- Ano/Série:

Leia mais

TABELA DE HONORÁRIO AMBULATORIAL ANEXO 11.2 EDITAL 0057/2013

TABELA DE HONORÁRIO AMBULATORIAL ANEXO 11.2 EDITAL 0057/2013 TABELA DE HONORÁRIO AMBULATORIAL ANEXO 11.2 EDITAL 0057/2013 Honorário de Psicologia 1010111 8 Sessao de Psicoterapia / Psicologo - (12 ou ate 40 por ano se cumprir diretriz de utilização definida pelo

Leia mais

Resolução SE 61/2014 de 11/11/2014 e Instrução CGEB de 14/01/2015 ANEXO I AVALIAÇÃO INICIAL. 4- Endereço residencial:

Resolução SE 61/2014 de 11/11/2014 e Instrução CGEB de 14/01/2015 ANEXO I AVALIAÇÃO INICIAL. 4- Endereço residencial: Resolução SE 61/2014 de 11/11/2014 e Instrução CGEB de 14/01/2015 I- Dados Gerais: 1- Mês e Ano: / ANEXO I AVALIAÇÃO INICIAL 2-Nome do aluno: 3- Data de nascimento: / / 4- Endereço residencial: 5- Telefone

Leia mais

Um Estudo das Funções Executivas em Indivíduos Afásicos

Um Estudo das Funções Executivas em Indivíduos Afásicos Um Estudo das Funções Executivas em Indivíduos Afásicos 1. Cognição. 2. Neuropsicologia. 3. Linguagem Introdução Cerca de um terço da população afetada por acidente vascular encefálico pode apresentar

Leia mais

AVALIAÇÃO DO ESTILO PARENTAL DE PAIS DE CRIANÇAS PORTADORAS DE SÍNDROMES GENÉTICAS NA TRÍPLICE FRONTEIRA

AVALIAÇÃO DO ESTILO PARENTAL DE PAIS DE CRIANÇAS PORTADORAS DE SÍNDROMES GENÉTICAS NA TRÍPLICE FRONTEIRA CIÊNCIAS DA SAÚDE AVALIAÇÃO DO ESTILO PARENTAL DE PAIS DE CRIANÇAS PORTADORAS DE SÍNDROMES GENÉTICAS NA TRÍPLICE FRONTEIRA VOLPATO VIEIRA, Marília. Estudante do Curso de Medicina ILACVN UNILA; E-mail:

Leia mais

Afinando os instrumentos da comunicação do líder nas organizações.

Afinando os instrumentos da comunicação do líder nas organizações. Afinando os instrumentos da comunicação do líder nas organizações Mirieli Colombo, Fga Fga. Especialista em Voz Especialista em Dinâmica dos Grupos Master em PNL Personal e Profissional Coaching EUA, 70

Leia mais

A inserção da liga de neurociências no projeto nacional de prevenção do AVC

A inserção da liga de neurociências no projeto nacional de prevenção do AVC 13. CONEX Apresentação Oral Resumo Expandido 1 ISSN 2238-9113 ÁREA TEMÁTICA: ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE (X)SAÚDE ( ) TRABALHO ( ) TECNOLOGIA

Leia mais

A Vida Continua CAMPANHA DE COMBATE AO AVC 2017

A Vida Continua CAMPANHA DE COMBATE AO AVC 2017 CAMPANHA DE COMBATE AO AVC 2017 A Vida Continua AVC A Vida Continua CAMPANHA DE COMBATE AO AVC 2017 É com satisfação que apresentamos a Programação da Campanha de Combate ao AVC 2017, AVC A Vida Continua

Leia mais

LINGUAGEM E AFASIA: DO ISOLAMENTO À REINSERÇÃO SOCIAL 1. Francielly Neves Nascimento 2 Nirvana Ferraz Santos Sampaio 3 Brena Batista Caires 4

LINGUAGEM E AFASIA: DO ISOLAMENTO À REINSERÇÃO SOCIAL 1. Francielly Neves Nascimento 2 Nirvana Ferraz Santos Sampaio 3 Brena Batista Caires 4 LINGUAGEM E AFASIA: DO ISOLAMENTO À REINSERÇÃO SOCIAL 1 Francielly Neves Nascimento 2 Nirvana Ferraz Santos Sampaio 3 Brena Batista Caires 4 INTRODUÇÃO Com base nos estudos sobre afasia e reintegração

Leia mais

ORIENTAÇÕES ACERCA DA ELABORAÇÃO DE PROVAS ACESSÍVEIS (ESPECIALMENTE NO QUE DIZ RESPEITO AO ESPECTRO DO AUTISMO)

ORIENTAÇÕES ACERCA DA ELABORAÇÃO DE PROVAS ACESSÍVEIS (ESPECIALMENTE NO QUE DIZ RESPEITO AO ESPECTRO DO AUTISMO) ORIENTAÇÕES ACERCA DA ELABORAÇÃO DE PROVAS ACESSÍVEIS (ESPECIALMENTE NO QUE DIZ RESPEITO AO ESPECTRO DO AUTISMO) Partiu-se de uma prova inicial, a qual NÃO havia sido pensada em termos de acessibilidade,

Leia mais

Fase inicial - Doença de Alzheimer

Fase inicial - Doença de Alzheimer Fase inicial - Doença de Alzheimer Diminuição da capacidade de aprender novas informações e lembrar-se de fatos recentes. Dificuldades para lembrar de recados, compromissos, dificuldades com nomes de pessoas

Leia mais

Lobo ocipital Dorsal stream (WHERE) Ventral stream (WHAT)

Lobo ocipital Dorsal stream (WHERE) Ventral stream (WHAT) Lobo ocipital Dorsal stream (WHERE) Ventral stream (WHAT) Lesão na via dorsal Alteração na percepção do movimento, velocidade, profundidade Alteração na percepção visuoespacial: Balint s syndrome - Ataxia

Leia mais

COMUNICAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE CONCEITOS

COMUNICAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE CONCEITOS COMUNICAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE CONCEITOS I. Crianças sem deficiência A. Todos os seres humanos precisam se comunicar instintivo 1. 0 12 meses balbucia, recebe input dos pais e outras pessoas, TV / Rádio

Leia mais

Acidente Vascular Cerebral Isquêmico

Acidente Vascular Cerebral Isquêmico Universidade de São Paulo Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto Acidente Vascular Cerebral Isquêmico Octávio Marques Pontes Neto Docente do Departamento de Neurociências e Ciências do Comportamento FMRP

Leia mais

Curso para Formação de Telerreguladores e Teleconsultores de Telessaúde para Atenção Primária à Saúde

Curso para Formação de Telerreguladores e Teleconsultores de Telessaúde para Atenção Primária à Saúde 3 Ed. Exercício de Teleconsultorias do Curso para Formação de Telerreguladores e de Telessaúde para Atenção Exercício de Teleconsultorias do. http://www.plataformatelessaude.ufrgs.br/ Exercício: O exercício

Leia mais

ASSIMETRIA INTERHEMISFÉRICA

ASSIMETRIA INTERHEMISFÉRICA ASSIMETRIA INTERHEMISFÉRICA ~ 200 milhões de axônios cruzam para o hemisfério oposto através do corpo caloso Cirurgia de Comissurotomia ou Split-brain Campo visual direito hemisfério esquerdo Campo visual

Leia mais

Ficha de acompanhamento da aprendizagem

Ficha de acompanhamento da aprendizagem Escola: Professor: Aluno: Legenda: Plenamente desenvolvido; Parcialmente desenvolvido; Pouco desenvolvido; Não trabalhado no bimestre. Oralidade 1º bim. 2º bim. 3º bim. 4º bim. Expressar-se, em situações

Leia mais

REUNIÃO CLÍNICA: PERDA AUDITIVA E ATRASO DE LINGUAGEM

REUNIÃO CLÍNICA: PERDA AUDITIVA E ATRASO DE LINGUAGEM UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO REUNIÃO CLÍNICA: PERDA AUDITIVA E ATRASO DE LINGUAGEM D i s c u s s ã o : P r o f a. D r a. S i m o n e H a g e D r a. P a u l a L a u r e t t i ( O R L ) A p r e s e n t a ç

Leia mais

RESIDÊNCIA SAÚDE UERJ 2017 FONOAUDIOLOGIA (201) PROVA DISCURSIVA ORGANIZADOR 1

RESIDÊNCIA SAÚDE UERJ 2017 FONOAUDIOLOGIA (201) PROVA DISCURSIVA ORGANIZADOR 1 RESIDÊNCIA SAÚDE UERJ 07 FONOAUDIOLOGIA (0) PROVA DISCURSIVA RESIDÊNCIA SAÚDE UERJ 07 FONOAUDIOLOGIA (0) PROVA DISCURSIVA FONOAUDIOLOGIA De acordo com o caso clínico a seguir, responda às questões de números

Leia mais

Ficha de acompanhamento da aprendizagem

Ficha de acompanhamento da aprendizagem Escola: Professor: Aluno: Legenda: Plenamente desenvolvido; Parcialmente desenvolvido; Pouco desenvolvido; Não trabalhado no bimestre. Oralidade 1º bim. 2º bim. 3º bim. 4º bim. Expressar-se em situações

Leia mais

TRANSTORNOS DO ESPECTRO DO AUTISMO (TEA)

TRANSTORNOS DO ESPECTRO DO AUTISMO (TEA) TRANSTORNOS DO ESPECTRO DO AUTISMO (TEA) Estratégias de atendimento educacional para pessoas com Transtorno Global do Desenvolvimento TGD/autistas PARTE 1 Queila Medeiros Veiga 3 Apresentação do professor

Leia mais

Ações voluntárias e involuntárias

Ações voluntárias e involuntárias Ações voluntárias e involuntárias Prof. lucasmarqui O responsável pelo controle da maioria das funções do nosso organismo é o Sistema Nervoso. Esse sistema possui como unidade funcional o neurônio, que

Leia mais

FISIOTERAPIA NEUROFUNCIONAL EM UNIDADE DE AVC: APLICAÇÃO DE PROTOCOLO PADRONIZADO É POSSÍVEL

FISIOTERAPIA NEUROFUNCIONAL EM UNIDADE DE AVC: APLICAÇÃO DE PROTOCOLO PADRONIZADO É POSSÍVEL FISIOTERAPIA NEUROFUNCIONAL EM UNIDADE DE AVC: APLICAÇÃO DE PROTOCOLO PADRONIZADO É POSSÍVEL Ana Fátima Ximenes Meireles 1, Jannyelle Dionisio Santos 2, George Cesar Ximenes Meireles 2, Igor Guidetti 2,

Leia mais

dificuldades de Aprendizagem X distúrbio de Aprendizagem

dificuldades de Aprendizagem X distúrbio de Aprendizagem Capacitação Multidisciplinar Continuada Como lidar com as dificuldades de Aprendizagem X distúrbio de Aprendizagem O que é aprendizagem Aprendizagem é um processo de mudança de comportamento obtido através

Leia mais

ANEXO I - DEFICIENCIA INTELECTUAL- AVALIAÇÃO INICIAL

ANEXO I - DEFICIENCIA INTELECTUAL- AVALIAÇÃO INICIAL ANEXO I - DEFICIENCIA INTELECTUAL- AVALIAÇÃO INICIAL I- Dados Gerais 1- Mês e Ano: /. 2-Nome do aluno: 3- Data de nascimento: / /. 4- Endereço residencial: 5- Telefone de contato da família: / / 6- Escola:

Leia mais

Doenças Cardiovasculares. EB2/3 Mondim de Basto

Doenças Cardiovasculares. EB2/3 Mondim de Basto Doenças Cardiovasculares EB2/3 Mondim de Basto Doenças Cardiovasculares As doenças cardiovasculares afetam o sistema circulatório, ou seja, o coração e os vasos sanguíneos (artérias, veias e vasos capilares).

Leia mais

Ms. Karina Leão Neuropsicóloga

Ms. Karina Leão Neuropsicóloga Ms. Karina Leão Neuropsicóloga Neuroplasticidade A capacidade do sistema nervoso modificar sua estrutura e função em decorrência dos padrões de experiência. Pode ser avaliada: Perspectiva estrutural (configuração

Leia mais

Edital do CURSO DE FONOAUDIOLOGIA n 2 de 29 de outubro de 2014

Edital do CURSO DE FONOAUDIOLOGIA n 2 de 29 de outubro de 2014 Edital do CURSO DE FONOAUDIOLOGIA n 2 de 29 de outubro de 2014 O Curso de Fonoaudiologia da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre e a Coordenação de Estágios Curriculares, no uso de

Leia mais

SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA PARA IDOSO COM ACIDENTE VASCULAR ENCEFÁLICO RELATO DE EXPERIÊNCIA

SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA PARA IDOSO COM ACIDENTE VASCULAR ENCEFÁLICO RELATO DE EXPERIÊNCIA SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA PARA IDOSO COM ACIDENTE VASCULAR ENCEFÁLICO RELATO DE EXPERIÊNCIA Alline Karlla Péricles Pereira (1); Jéssica Regina Nascimento Alves (2); Maria Caroline Machado Serafim (3);

Leia mais

CURRÍCULO DA DISCIPLINA DE PORTUGUÊS/ CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 2013/2014

CURRÍCULO DA DISCIPLINA DE PORTUGUÊS/ CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 2013/2014 1º Ciclo Metas/Domínios Objetivos gerais Conteúdos Programáticos Critérios 1º Ano Oralidade O1 Comprensão do oral Expressão oral Respeitar regras da interação discursiva Escutar discursos breves para aprender

Leia mais

Agrupamento de Escolas de Águeda Departamento do 1º Ciclo do Ensino Básico. Currículo Disciplinar do 1º Ano

Agrupamento de Escolas de Águeda Departamento do 1º Ciclo do Ensino Básico. Currículo Disciplinar do 1º Ano 1.º ano Ano letivo 2015-2016 CURRÍCULO DISCIPLINAR 1º CEB 1º Ano de escolaridade Número de aulas previstas no ano letivo 2015/2016 1º Período 64 2º Período 52 163 dias letivos 3º Período 47 Português Domínio:

Leia mais

AVALIAÇÃO DE LINGUAGEM E MEMÓRIA NAS FASES INICIAIS DA DOENÇA DE ALZHEIMER: O PONTO DE VISTA DA NEUROLINGÜÍSTICA DISCURSIVA

AVALIAÇÃO DE LINGUAGEM E MEMÓRIA NAS FASES INICIAIS DA DOENÇA DE ALZHEIMER: O PONTO DE VISTA DA NEUROLINGÜÍSTICA DISCURSIVA 195 de 297 AVALIAÇÃO DE LINGUAGEM E MEMÓRIA NAS FASES INICIAIS DA DOENÇA DE ALZHEIMER: O PONTO DE VISTA DA NEUROLINGÜÍSTICA DISCURSIVA Helen Lopes de Sousa * Milca Cerqueira Etinger Silva ** Nirvana Ferraz

Leia mais

AULA: 5 - Assíncrona TEMA: Cultura- A pluralidade na expressão humana.

AULA: 5 - Assíncrona TEMA: Cultura- A pluralidade na expressão humana. : 5 - Assíncrona TEMA: Cultura- A pluralidade na expressão humana. Conteúdo: Doenças relacionadas ao sedentarismo Diabetes. Doenças relacionadas ao sedentarismo Hipertensão arterial e dislipidemias. Habilidades:

Leia mais

RESPONDER ÀS NECESSIDADES: INOVAÇÃO E PROXIMIDADE, O QUE É PRECISO? Mônica Braúna Costa

RESPONDER ÀS NECESSIDADES: INOVAÇÃO E PROXIMIDADE, O QUE É PRECISO? Mônica Braúna Costa RESPONDER ÀS NECESSIDADES: INOVAÇÃO E PROXIMIDADE, O QUE É PRECISO? Mônica Braúna Costa Fenómeno do Envelhecimento O envelhecimento acelerado das sociedades é uma realidade irrefutável que tem alterado

Leia mais

COGNIÇÃO e DOR. Fabiana Goto. Neuropsicóloga Especialização em Dor HCFMUSP LINEU Laboratório de Investigações em Neurociências IPq HCFMUSP

COGNIÇÃO e DOR. Fabiana Goto. Neuropsicóloga Especialização em Dor HCFMUSP LINEU Laboratório de Investigações em Neurociências IPq HCFMUSP COGNIÇÃO e DOR Programa de Educação Continuada em Fisiopatologia e Terapêutica da Dor Equipe de Controle da Dor da Divisão de Anestesia do Instituto Central do Hospital das Clínicas FMUSP Fabiana Goto

Leia mais

Felipe Venâncio Barbosa

Felipe Venâncio Barbosa Língua de Sinais A.pica: dois estudos em avaliação de linguagem baseada na Libras Ou Estudos sobre a intervenção fonoaudiológica bilíngue Felipe Venâncio Barbosa Departamento de Linguís9ca Diagnóstico

Leia mais

O menor F.P., de 08 anos, foi submetido a avaliação psiquiátrica à pedido da psicopedagoga que o acompanha. Segundo a genitora, desde os 04 anos de

O menor F.P., de 08 anos, foi submetido a avaliação psiquiátrica à pedido da psicopedagoga que o acompanha. Segundo a genitora, desde os 04 anos de O menor F.P., de 08 anos, foi submetido a avaliação psiquiátrica à pedido da psicopedagoga que o acompanha. Segundo a genitora, desde os 04 anos de idade, surgiram queixas de dispersão na atenção em sala

Leia mais

Planificação a médio/ longo prazo

Planificação a médio/ longo prazo Planificação a médio/ longo prazo 2º Ano de Escolaridade Ano Letivo 2012/2013 1 PORTUGUÊS Manual adotado: ALFA Editora: Porto Editora 1.º PERÍODO 2.º PERÍODO 3.º PERÍODO Oralidade Oralidade Oralidade -

Leia mais

CARACTERIZAÇÃO DO SERVIÇO DE REFERÊNCIA EM DOENÇAS CEREBROVASCULARES HC-UFG

CARACTERIZAÇÃO DO SERVIÇO DE REFERÊNCIA EM DOENÇAS CEREBROVASCULARES HC-UFG Introdução CARACTERIZAÇÃO DO SERVIÇO DE De acordo com Organização da Mundial de Saúde as doenças cerebrovasculares (DCV) são a principal causa de óbitos no mundo. Assim, as doenças do aparelho circulatório

Leia mais

Acidente Vascular Cerebral (AVC)

Acidente Vascular Cerebral (AVC) O essencial sobre Acidente Vascular Cerebral (AVC) Guia Prático para a população Índice Mas, afinal, o que é um AVC? 4 Sintomas e sinais de alerta > Identificar os 3 F s 5 Tempo é cérebro 6 Fatores de

Leia mais