PINTURAS EVELIN EMANUELLI DUTRA FELIPE ANTONIO FERREIRA FELIPE LUIZ PITON LUCAS ZIMERMANN BECKER NATHALIA KOLLING DE LIMA

Save this PDF as:
 WORD  PNG  TXT  JPG

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PINTURAS EVELIN EMANUELLI DUTRA FELIPE ANTONIO FERREIRA FELIPE LUIZ PITON LUCAS ZIMERMANN BECKER NATHALIA KOLLING DE LIMA"

Transcrição

1 PINTURAS EVELIN EMANUELLI DUTRA FELIPE ANTONIO FERREIRA FELIPE LUIZ PITON LUCAS ZIMERMANN BECKER NATHALIA KOLLING DE LIMA

2 Por que a pintura? A pintura além de seu valor estético, têm a finalidade de combater a deterioração dos materiais, formando superficialmente uma película resistente a ação dos agentes de destruição ou de corrosão. Toda obra precisa ser protegida da ação das intempéries, a pintura surge para dar esta condição à obra. Tem função principal impedir a umidade proveniente da chuva, condensações e limpeza se infiltre nos elementos construtivos, evitando a proliferação de fungos e bactérias no interior da edificação.

3 Sistema de pintura Consiste na aplicação de tintas às mais diferentes superfícies. Compreende o preparo da superfície ou substrato, preparo da tinta e sua diluição, aplicação da tinta em suas diferentes demãos, uso de utensílios e ferramentas e limpeza fina.

4 Equipamentos de Segurança Os EPI s necessários para se executar serviços de pintura são os seguintes: Capacete; Óculos; Bota; Máscara; Luvas; Avental; Cinto de segurança (para serviços em altura);

5 Ferramentas para pintura Rolos para pintura Rolo de lã sintética Rolo de Espuma

6 Ferramentas para pintura Rolos para pintura Rolo para textura Diferentes tipos de texturas

7 Ferramentas para pintura Espátula e Desempenadeira metálica Espátula metálica Desempenadeira metálica

8 Ferramentas para pintura Trincha, Brocha e Pistola Trincha ou pincel Brocha Pistola

9 Ferramentas para pintura Bandeja para dispenser da tinta

10 Tipos de tintas e complementos Muitos são os tipos de tintas e complementos utilizados na construção com finalidade de proteção. Os mais utilizados são: 1. Fundo preparador de paredes; 2. Seladores; 3. Massa corrida; 4. Látex PVA; 5. Tinta superlavável; 6. Tinta Inodora; 7. Tinta Antiaderente; 8. Verniz; 9. Diluentes; 10. Tinta Esmalte; 11. Tintas Epóxi; 12. Tinta Acrílica.

11 Tipos de tintas Látex PVA: Tinta a base de água usada geralmente em interiores, baixa resistência ao sol e lavagem, é uma opção mais econômica; Tinta Superlavável: Têm acabamento acetinado e grande resistência à limpeza, ideal para ambientes de intenso tráfego de pessoas; Tinta Inodora: Perdem o odor em até 3hrs após sua aplicação; Tinta Antiaderente: São tintas que resistem a altas temperaturas; Verniz: É um protetor fosco ou com brilho, transparente, muito usado em madeira.

12 Tipos de tintas Tinta Esmalte: Tanto a comum quanto a sintética é usada quando se quer um acabamento de grande qualidade, não são fáceis de utilizar, tem cheiro forte e secam rapidamente, indicadas para madeira, metal e azulejo; Tinta Epóxi: São resistentes ao sol, chuva e produtos químicos. São ideais para lugares com contato direto a água, como piscinas, caixas d água e banheiros. Tinta Acrílica: Tinta de ótimo acabamento, é muito usada para pintura interna e externa por ser facilmente limpável. Possui três acabamentos: a fosca que é menos resistente a limpeza, a semibrilho que resiste um pouco melhor do que a fosca e a acetinada que tem brilho suave e resiste bem a limpeza.

13 Tintas para superfície em madeira Pode ser utilizado verniz ou esmalte sintético Verniz oferece um acabamento mais natural a madeira conservando o acabamento rústico e original da madeira. Esmalte Sintético tem sido mais utilizado pois traz cores, variedade e qualidade. O grande problema do Esmalte Sintético era o cheiro forte que ele deixava por muito tempo no ambiente após a aplicação Na hora de pintar quem prefere cores a indicação é Esmalte Sintético, mas para quem procura resistência melhor escolher o Verniz. Entre outras tintas como: tinta laca; tinta epóxi e tinta acrílica.

14 Tintas para superfície metálica O esmalte sintético é indicado para a pintura de superfícies de metal e madeira. Está disponível em três acabamentos: Brilhante: É indicado para pintura de áreas internas e externas. Seu acabamento alto brilho promove grande facilidade de limpeza. Acetinado: O suave brilho promove um fino acabamento, e é indicado para áreas internas. Fosco: Indicado para áreas internas.

15 Massa Acrílica x Massa Corrida A massa acrílica possui maior resistência a umidade, indicada para ambientes molhados, como banheiro, área de serviço e cozinha. É também a melhor opção para áreas externas, por apresentar maior resistência aos intempéries. Para o acabamento nesse tipo de massa recomenda-se a aplicação de tintas acrílicas. A massa corrida PVA não é resistência a umidade, portanto deve ser utilizada em ambientes internos e secos. Recomenda-se a utilização de tinta PVA ou látex.

16 Selador x Fundo Preparador A principal função do selador é de dar preenchimento a superfícies muito porosas pois ele penetra e se expande proporcionando uniformidade. É indicado para reboco novo, concreto aparente, bloco de concreto e fibrocimento. A vantagem é que o selador faz com que a massa corrida, tinta ou textura rendam mais. O fundo preparador é indicado para repintura, paredes em gesso novas, paredes descascadas, paredes pintadas com cal que estão esfarelando ou ainda para dar firmeza ao reboco fraco. O produto fixa bem as partículas, proporcionando melhor aderência da tinta.

17 Custo de material por m² Segundo a Professora Sandra da Silva Amarante, há uma fórmula para esta questão: C= Consumo de galões; m 2 = Área a ser pintada; D = Número de demãos; C = m2 x D R R = Rendimentos do m² do galão (encontrado na embalagem); Ao final deste cálculo multiplicar o valor de C pelo valor do galão, este cálculo não inclui o valor da mão de obra para a execução.

18 Custo de material por m² Tinta: C = 1²x 2 56 = 0, galão x R$ 40,00 = R$40,00

19 Preparo das superfícies para Argamassas de cimento e/ou cal 1. Temperatura entre 10ºC e 40ºC e umidade do ar não superior a 80%; 2. O ambiente deve estar ventilado; 3. O substrato deve estar seco, livre de óleos e graxas, e livre de partes soltas; 4. O mofo deve ser removido com água sanitária;

20 Preparo das superfícies para Argamassas de cimento e/ou cal 5. Não deve haver pó; 6. Uma demão somente deve ser aplicada se a anterior estiver seca; 7. Quando o reboco estiver em más condições, deve-se arrancá-lo até a alvenaria e refazer o mesmo. 8. O substrato deve estar seco e curado, recomenda-se um intervalo de 30 dias para rebocos novos.

21 Procedimento de pintura com/sem massa corrida Com massa corrida 1. Proteger a superfície que não será pintada; 2. Aplicar uma demão de selador ou fundo preparador; 3. Espalhar a massa corrida com auxílio de desempenadeira de aço, não ultrapassando a camada máxima de 1mm de espessura. 4. Efetuar lixamento com lixa nº 100 após a secagem; 5. Realizar uma segunda demão de massa corrida para regularização; 6. Realizar um segundo lixamento com a lixa nº 150; 7. Remover o pó proveniente do lixamento;

22 Execução da Pintura Abrir a lata e verificar se há sedimentação no fundo da embalagem com uma espátula (em caso de embalagem estocada por muito tempo); Quando disponível realizar testes em laboratório para verificar a viscosidade da tinta (métodos de Brookfield, copo Ford e Stormer) e os tempos de secagem; Homogeneizar a tinta (mecânica ou manual); Realizar a Diluição da tinta conforme especificado na embalagem do produto (água, Aplicar duas a três demãos de tinta seguindo as instruções da embalagem, respeitando os tempos de secagem das demãos; Obs: Não se deve misturar diferentes marcas de tintas, salvo especificado pelos fabricantes.

23 Procedimento de pintura com/sem massa corrida Sem massa corrida O mesmo procedimento descrito anteriormente exceto os itens relacionados a massa corrida;

24 TEXTURA

25 Textura É uma técnica de baixo custo e fácil execução, preparada com um composto de base acrílica com a consistência parecida com uma massa e possui aplicação simples, sendo necessário apenas uma demão. Conferem um aspecto de ranhuras na parede, efeito o qual pode complementar os mais diversos tipo de decoração.

26 Tipos de Texturas Textura Grafiato; Efeito Chapiscado; Efeito Ranhurado; Efeito Espatulado.

27 Textura Grafiato Efeito chapiscado

28 Efeito Ranhurado Efeito Espatulado

29 Aplicação 1. Preparar a parede: lixar e reparar a superfície se necessário; 2. Limpar o local: após lixar, limpar a poeira e aplicar uma demão de fundo preparador; 3. Aplicação: Aplicar a massa para textura e utilizar a desempenadeira em aço para deixar a aplicação mais uniforme. 4. Executar a técnica escolhida: Com o rolo para textura faça a textura desejada. 5. Secagem: Recomenda-se aguardar 24hrs para a total secagem.

30 Patologias da Pintura Embora sejam recomendados todos os cuidados para que se obtenham uma pintura perfeita, muitas vezes isto não acaba ocorrendo e todas aquelas recomendações que não foram seguidas originam uma série de defeitos sobre a superfície pintada, sendo as mais comuns:

31 Bolhas Ocasionado por: 1. Aplicação de massa corrida em ambientes externos; 2. Repinturas sobre paredes com detritos; 3. Aplicação de tintas de má qualidade sem a devida preparação;

32 Crateras O que é? São pequenos orifícios que surgem na superfície pintada durante ou logo após a aplicação. Ocasionado por: Presença de óleos, água ou graxas na superfície pintada, também ocorre devido a diluição com solventes não recomendados (gasolina e querosene)

33 Descascamento de alvenaria O que é? São placas de tinta que se desprendem da parede; Ocasionado por: Superfície com detritos ou poeira; exemplo: Caiação e reboco novo não lixado.

34 Desagregamento O que é? Destruição da pintura, que se desprende juntamente com pedaços do reboco da parede. Ocasionado por: Ocorre quando a pintura é aplicada antes da cura do reboco.

35 Enrugamento O que é? A pintura apresenta aspecto de enrugamento. Ocasionado por: Aplicação excessiva de produto, ou aplicação em sucessivas demãos sem que seja respeitado o tempo de secagem da primeira demão. Também pode ocorrer enrugamento em pinturas sob intensa incidência de raios solares.

36 Eflorescência O que é? Manchas esbranquiçadas que surgem na superfície pintada. Ocasionado por: Pintura aplicada sobre reboco úmido.

37 Saponificação. O que é? É o estágio seguinte da eflorescência que se caracteriza por manchas de aspecto pegajoso. Ocasionado por: Não tratamento na fase de eflorescência.

38 Bibliografia ALVES AZEREDO, Helio O edifício e seu acabamento. 7ªed. São Paulo: Edgard Blucher, ISBN SALGADO, Julio Técnicas e práticas construtivas para edificações. 2ªed. São Paulo: Editora Érica Ltda, ISBN ABNT NBR Execução de pinturas em edificações não industriais, AMARANTE, Sandra Pedreiros e mestres de obras. Disponível em: < view/126/369>. Acesso em: 17/09/2017

39

Treinamento IMPERGEL PU

Treinamento IMPERGEL PU Treinamento IMPERGEL PU Posicionamento do Produto (Versões) Os Produtos do sistema IMPERGEL O que é tinta??? O que é um substrato??? Sistemas de pintura Tratamento de superfície ou substrato Principais

Leia mais

SAC 0800-VEDACIT 0800-833-2248 DEMAIS DEPARTAMENTOS (11) 2902-5522 DE SEGUNDA A SEXTA DAS 8H ÀS 17H45

SAC 0800-VEDACIT 0800-833-2248 DEMAIS DEPARTAMENTOS (11) 2902-5522 DE SEGUNDA A SEXTA DAS 8H ÀS 17H45 Produto CIMENTOL é uma tinta impermeável de grande durabilidade, que mantém a boa aparência por mais tempo. Apresenta ótima aderência sobre alvenaria, concreto e fibrocimento. Características Aparência:

Leia mais

REPERSIL XN PRODUTO: www.rejuntabras.com.br

REPERSIL XN PRODUTO: www.rejuntabras.com.br INDICAÇÕES: Eficiente na restauração e preservação de monumentos históricos. Pode ser usado como primer para tinta imobiliária em paredes, fachadas e telhas. COMO UTILIZAR MELHOR O SEU PRODUTO: Ao hidrofugar

Leia mais

PLANO DE CURSO RESUMIDO III. PERFIL PROFISSIONAL DE CONCLUSÃO DOS EGRESSOS DO CURSO

PLANO DE CURSO RESUMIDO III. PERFIL PROFISSIONAL DE CONCLUSÃO DOS EGRESSOS DO CURSO PLANO DE CURSO RESUMIDO CURSO Pintor de Obras Imobiliárias CBO 7166-10 CÓD.SGE 015.502 MODALIDADE Qualificação Profissional Área Tecnológica Construção Civil CARGA HORÁRIA 220 horas ITINERÁRIO Regional

Leia mais

Tintas. Tintas. Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Su - PUC/RS

Tintas. Tintas. Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Su - PUC/RS Sistema de Pintura Ciência dos Materiais - ECivil Tintas Prof. Jairo José de Oliveira Andrade Conjunto da tinta de acabamento + massas + fundos Emprego de materiais específicos Película aderente Baixa

Leia mais

ANEXO 02 ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS OBRA: SUBST PISO RESIDEN 01 CONDOM SOBRAL LOCALIZAÇÃO: CONDOMINIO SOBRAL

ANEXO 02 ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS OBRA: SUBST PISO RESIDEN 01 CONDOM SOBRAL LOCALIZAÇÃO: CONDOMINIO SOBRAL OBRA: SUBST PISO RESIDEN 01 CONDOM SOBRAL LOCALIZAÇÃO: CONDOMINIO SOBRAL ANEXO 02 ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS O reboco será demolido com ferramentas adequadas, tendo todo o cuidado para não causar nenhum dano

Leia mais

ANEXO I - E TRT PLANILHA DE CUSTOS UNITÁRIOS DE MATERIAIS DE PINTURA

ANEXO I - E TRT PLANILHA DE CUSTOS UNITÁRIOS DE MATERIAIS DE PINTURA PREÇO CÓDIGO MATERIAL UND UNITÁRIO R$ MÉDIA ANUAL PREÇO ANUAL TOTAL 1 Água raz, galão galão c/ 5 litros. Galão R$ 34,32 15 R$ 514,80 2 Arame Galvanizado nº 8 (1.25mm) Kg R$ 10,90 15 R$ 163,50 3 Fita adesiva,

Leia mais

DESCRIÇÃO TÉCNICA SERVIÇOS A SEREM EXECUTADOS

DESCRIÇÃO TÉCNICA SERVIÇOS A SEREM EXECUTADOS DESCRIÇÃO TÉCNICA MEMORIAL DESCRITIVO REFERENTE AOS SERVIÇOS DE MELHORIAS NA INFRAESTRUTURA DO GINASIO MUNICIPAL 3 DE JUNHO DO MUNICIPIO DE CHAPADA RS. O presente memorial tem por objetivo estabelecer

Leia mais

Viu só esses desenhos geométricos nas paredes? Eles são feitos simplesmente com fita crepe!

Viu só esses desenhos geométricos nas paredes? Eles são feitos simplesmente com fita crepe! TEXTURA & CORES Viu só esses desenhos geométricos nas paredes? Eles são feitos simplesmente com fita crepe! Como fazer? 1 Forre todo piso com jornal para não sujar com os respingos. 2 Coloque fita crepe

Leia mais

PROCEDIMENTOS DE PINTURA

PROCEDIMENTOS DE PINTURA 1 PROCEDIMENTOS DE PINTURA 2 PROCEDIMENTOS DE PINTURA 01.00 SISTEMA DE PINTURA PARA ACABAMENTO FINAL EM LATEX PVA 01.01 - PREPARAÇÃO DA SUPERFÍCIE 1. GESSO (PLACA/PASTA) - Aplicar fundo preparador de parede

Leia mais

O fundo preparador ou selador veda e nivela a superfície; se necessário, pode-se corrigir imperfeições com a massa corrida.

O fundo preparador ou selador veda e nivela a superfície; se necessário, pode-se corrigir imperfeições com a massa corrida. Página 1 de 5 TINTAS E VERNIZES LATEX ACRÍLICO E PVA Criadas para proteger e embelezar as paredes de alvenaria, estruturas metálicas e madeiras, as tintas são aperfeiçoadas para garantir maior desempenho

Leia mais

Produto: KIT MAZAPOXI M298 II (4x1)

Produto: KIT MAZAPOXI M298 II (4x1) BOLETIM TÉCNICO Produto: KIT MAZAPOXI M298 II (4x1) DESCRIÇÃO DO PRODUTO: Tinta de acabamento epóxi poliamida, bi componente, de baixa espessura, este produto atende a norma Petrobras N 1198 Tipo II. RECOMENDAÇÕES

Leia mais

LIMPEZA E PINTURA DE ELEMENTOS DE ALVENARIA E CONCRETO

LIMPEZA E PINTURA DE ELEMENTOS DE ALVENARIA E CONCRETO 1 / 5 LIMPEZA E PINTURA DE ELEMENTOS DE ALVENARIA E CONCRETO 1. - DEFINIÇÃO É a operação destinada à pintura das partes de concreto e alvenaria que constituem diversos dispositivos de proteção e segurança

Leia mais

A escolha do processo de pintura depende dos fatores:

A escolha do processo de pintura depende dos fatores: Processos de pintura Um problema A técnica de pintar é uma questão importante porque não basta simplesmente passar tinta na superfície dos materiais. Uma série de requisitos deve ser considerado para que

Leia mais

AMETISTA PROCEDIMENTOS PRELIMINARES QUE ANTECEDE AS TEXTURAS

AMETISTA PROCEDIMENTOS PRELIMINARES QUE ANTECEDE AS TEXTURAS Manual AMETISTA PROCEDIMENTOS PRELIMINARES QUE ANTECEDE AS TEXTURAS l-avaliçao das superfiçies Verificar se as areas estao secas, isentas de umidade oleo ou graxas,buracos etc... ll-preparaçao de superficies

Leia mais

PINTURAS EXECUÇÃO. Prof. MSc. Eng. Eduardo Henrique da Cunha Engenharia Civil 8º Período Turma C01 Disc. Construção Civil II

PINTURAS EXECUÇÃO. Prof. MSc. Eng. Eduardo Henrique da Cunha Engenharia Civil 8º Período Turma C01 Disc. Construção Civil II PINTURAS EXECUÇÃO Prof. MSc. Eng. Eduardo Henrique da Cunha Engenharia Civil 8º Período Turma C01 Disc. Construção Civil II PINTURA EQUIPAMENTOS USUAIS PARA APLICAÇÃO DA PINTURA Ferramentas para PREPARO

Leia mais

RECOMENDAÇÕES DE USO: Indústria média e pesada: Estaleiros navais e de metal mecânica.

RECOMENDAÇÕES DE USO: Indústria média e pesada: Estaleiros navais e de metal mecânica. LACKPOXI SHOP PRIMER DESCRIÇÃO DO PRODUTO: Shop primer epóxi poliamina óxido de ferro bicomponente. Secagem rápida, excelente aderência, fácil aplicação e excelente rendimento. Certificado pelo DNV e Lloyd

Leia mais

COMO REALIZAR UMA EXCELENTE PINTURA PREDIAL!

COMO REALIZAR UMA EXCELENTE PINTURA PREDIAL! COMO REALIZAR UMA EXCELENTE PINTURA PREDIAL! Na execução de uma PINTURA, devemos levar em consideração os vários fatores que envolvem as etapas deste processo e suas particularidades. Por exemplo, temos

Leia mais

Dicas Qualyvinil PROCESSOS DE PINTURA

Dicas Qualyvinil PROCESSOS DE PINTURA Processos de pintura Existem diferentes processos de pintura, mas o segredo para o sucesso e durabilidade do acabamento final, depende invariavelmente da habilidade do profissional e da preparação da superfície.

Leia mais

E-book Curso de Airless

E-book Curso de Airless E-book Curso de Airless www.azevedotintas.com (19) 3802-1723 Desenvolvido por Izabel Bordotti Pintura Airless Assim a pintura Airless é um método de pintura, em que a tinta é pulverizada através de um

Leia mais

Composição Básica Emulsão Latex Modificada, pigmentos orgânicos e inorgânicos, cargas minerais, aditivo, antibacteria e água.

Composição Básica Emulsão Latex Modificada, pigmentos orgânicos e inorgânicos, cargas minerais, aditivo, antibacteria e água. Boletim Técnico Produto Casacor Acrílico Fosco Branco Descrição Casa limpa, mais saúde e família protegida. Tudo isso em uma tinta: CASA COR Acrílico Super Premium da Tintas Renner. A sua fórmula especial

Leia mais

GUIA PRÁTICO. www.yalen.com.br DE PINTURA PROCEDIMENTOS TÉCNICOS SOLUÇÃO DE PROBLEMAS

GUIA PRÁTICO. www.yalen.com.br DE PINTURA PROCEDIMENTOS TÉCNICOS SOLUÇÃO DE PROBLEMAS www.yalen.com.br GUIA PRÁTICO PROCEDIMENTOS TÉCNICOS SOLUÇÃO DE PROBLEMAS UMA SELEÇÃO DE INFORMAÇÕES NECESSÁRIAS, PARA QUALQUER PROFISSIONAL DA PINTURA. Caro Amigo (a), Este guia foi desenvolvido para

Leia mais

TINTAS. Prof. Roberto Monteiro de Barros Filho. Prof. Roberto Monteiro de Barros Filho

TINTAS. Prof. Roberto Monteiro de Barros Filho. Prof. Roberto Monteiro de Barros Filho TINTAS Conceito Composição química variada, na maioria das vezes orgânica, que apresenta consistência líquida ou pastosa, que aplicada sobre uma superfície, forma um revestimento sólido e contínuo, com

Leia mais

AMETISTA REVESTIMENTOS

AMETISTA REVESTIMENTOS AMETISTA REVESTIMENTOS Ficha técnica MASSA CORRIDA É composta de emulsão acrílica, carga minerais inertes e aditivos solúveis em água, desenvolvida para a execução de quaisquer correções em ambientes internos.

Leia mais

Boletim Técnico. Cores Azul. Textura Lisa e brilhante.

Boletim Técnico. Cores Azul. Textura Lisa e brilhante. Página 1 de 5 Boletim Técnico Produto Esmalte PU Piscinas Descrição Esmalte PU Piscinas é um esmalte poliuretano bicomponente impermeável ideal para pintura de piscinas de concreto e fibra, deixando-as

Leia mais

Sistema de Isolamento Térmico pelo Exterior. Reboco Delgado Armado sobre Poliestireno Expandido - ETICS

Sistema de Isolamento Térmico pelo Exterior. Reboco Delgado Armado sobre Poliestireno Expandido - ETICS Sistema de Isolamento Térmico pelo Exterior Reboco Delgado Armado sobre Poliestireno Expandido - ETICS Sistema TEPROTERM 2 / 19 1. INTRODUÇÃO I Cerca de 1/3 do consumo mundial de energia destina-se a habitações

Leia mais

SISTEMAS DE PISO EPOXI

SISTEMAS DE PISO EPOXI SISTEMAS DE PISO EPOXI PRODUTO DESCRIÇÃO VEC-601 TUBOFLOOR TEE-556 AUTONIVELANTE Selador epóxi de dois componentes de baixa viscosidade. Revestimento epóxi com adição de sílica para regularização de pisos.

Leia mais

Aplicações Xadrez Pigmento em Pó

Aplicações Xadrez Pigmento em Pó Dê asas à sua imaginação nas diversas aplicações do Pó Xadrez. Aplicações Xadrez Pigmento em Pó O PÓ XADREZ é um pigmento concentrado que proporciona efeitos decorativos em diversas aplicações. Mais econômico,

Leia mais

Guia Prático de Instalação Completo Forros Minerais OWA. Revisão: 2

Guia Prático de Instalação Completo Forros Minerais OWA. Revisão: 2 Guia Prático de Instalação Completo Forros Minerais OWA Revisão: 2 Guia Prático de Instalação Forros Minerais OWA Cuidados Iniciais Cuidados iniciais: SEMPRE manter as mãos limpas para manusear os forros

Leia mais

Guia Técnico de Pintura

Guia Técnico de Pintura Guia Técnico de Pintura IV - Varandas e Terraços As infiltrações de água são uma das maiores causas da degradação de algumas pinturas, e mesmo da estrutura de varandas e terraços. Para evitar este tipo

Leia mais

BOLETIM DE INFORMAÇÕES TÉCNICAS Revisão 006 Julho/2011

BOLETIM DE INFORMAÇÕES TÉCNICAS Revisão 006 Julho/2011 1 - PRODUTO: Acrílico Standard mais rendimento Natrielli. 2 - DESCRIÇÃO: É uma tinta acrílica de alto rendimento apresenta um excelente acabamento em superfícies externas e internas de alvenaria, reboco,

Leia mais

KIT Nº 14 KIT Nº 2 0.905

KIT Nº 14 KIT Nº 2 0.905 KIT Nº 1 KIT Nº 2 01 Bandeja Grande Ref.0.2823 01 Rolo de Espuma Pop 23 cm Ref.0.13 com cabo Ref. 0.2072 01 Rolo de Espuma Pop 09 cm com cabo Ref. 0.1109. 01 Rolo de Espuma Pop 05 cm c/ cabo Ref. 0.1105

Leia mais

RECOMENDAÇÕES DE UTILIZAÇÃO

RECOMENDAÇÕES DE UTILIZAÇÃO RECOMENDAÇÕES DE UTILIZAÇÃO ARMAZENAMENTO Os rolos de películas vinilo Teckwrap devem ser guardados em posição vertical nas suas embalagens de origem até à sua utilização efetiva. Se o rolo for colocado

Leia mais

3M DISCO DE CORTE APLICAÇÃO. Orientação técnica :

3M DISCO DE CORTE APLICAÇÃO. Orientação técnica : 3M DISCO DE DESBASTE Orientação técnica: A-PLUS: AÇO CARBONO I-PLUS: AÇO INOX Desbaste, semi-acabamento, nivelamento de superfície, remoção de excesso de material e rebarbação. Remoção de cordão de solda,

Leia mais

Sistema de colagem elástica para painéis em fachadas

Sistema de colagem elástica para painéis em fachadas Ficha de Produto Edição de Agosto de 2007 Nº de identificação: 5.43 Versão nº 4 SikaTack -Panel Sistema de colagem elástica para painéis em fachadas Descrição do sistema SikaTack -Panel é um sistema de

Leia mais

Departamento de Compras MEMORIAL DESCRITIVO ITEM UNID. DESCRIÇÃO QUANT. VALOR UNIT. 1 LATA 18L

Departamento de Compras MEMORIAL DESCRITIVO ITEM UNID. DESCRIÇÃO QUANT. VALOR UNIT. 1 LATA 18L Departamento de Compras MEMORIAL DESCRITIVO LOTE 1 ITEM UNID. DESCRIÇÃO QUANT. VALOR UNIT. 1 LATA 2 LATA 3 LATA 4 LATA 5 LATA 6 LATA 7 PÇ 50ml 8 LATA VALOR TOTAL TINTA ACRÍLICO FOSCO PREMIUM- Resina à

Leia mais

CARIOCA SHOPPING - EXPANSÃO

CARIOCA SHOPPING - EXPANSÃO CARIOCA SHOPPING - EXPANSÃO ÍNDICE: Introdução...03 2. Impermeabilização A pisos e paredes em contato com o solo... 04 3. Impermeabilização B reservatórios... 06 4. Impermeabilização C pisos frios... 08

Leia mais

PROCEDIMENTOS PARA PINTURA

PROCEDIMENTOS PARA PINTURA PROCEDIMENTOS PARA PINTURA Prof. Marco Pádua Geralmente não é dada a devida importância a qualidade dos serviços de pintura. Sendo a última etapa da construção, as vezes, motivados pela economia procuram-se

Leia mais

Departamento de Compras MEMORIAL DESCRITIVO ITEM UNID. DESCRIÇÃO QUANT. VALOR UNIT. 1 LATA 18L

Departamento de Compras MEMORIAL DESCRITIVO ITEM UNID. DESCRIÇÃO QUANT. VALOR UNIT. 1 LATA 18L Departamento de Compras MEMORIAL DESCRITIVO LOTE 1 ITEM UNID. DESCRIÇÃO QUANT. VALOR UNIT. 1 LATA 2 LATA 3 LATA 4 LATA 5 LATA 6 LATA 7 PÇ 50ml 8 LATA VALOR TOTAL TINTA ACRÍLICO FOSCO STANDART- Resina à

Leia mais

MANUAL DE INSTRUÇÕES - SISTEMA DE ACABAMENTO SKANIA

MANUAL DE INSTRUÇÕES - SISTEMA DE ACABAMENTO SKANIA MANUAL DE INSTRUÇÕES - SISTEMA DE ACABAMENTO SKANIA O produto O Sistema de Acabamento Skania é composto por produtos específicos para cada etapa necessária à melhor conservação do piso de madeira: SELADORA

Leia mais

VEDATOP é um revestimento modificado com polímeros acrílicos, de alta aderência e impermeabilidade.

VEDATOP é um revestimento modificado com polímeros acrílicos, de alta aderência e impermeabilidade. Descrição VEDATOP é um revestimento modificado com polímeros acrílicos, de alta aderência e impermeabilidade. Adere perfeitamente ao concreto, à alvenaria e à argamassa. VEDATOP não é tinta de acabamento,

Leia mais

CORES Além das cores de catálogo pode-se obter outros tons misturando as cores entre sí.

CORES Além das cores de catálogo pode-se obter outros tons misturando as cores entre sí. TINTA ACRÍLICA PREMIUM MACTRA é uma tinta acrílica fosca com excelente desempenho. Sua FÓRMULA EVOLUTION oferece ótima cobertura, secagem rápida, fácil aplicação e baixo odor, proporcionando uma pintura

Leia mais

DESENHO E ARQUITETURA REVESTIMENTOS

DESENHO E ARQUITETURA REVESTIMENTOS CURSO TÉCNICO EM TRANSAÇÕES IMOBILIÁRIAS DESENHO E ARQUITETURA REVESTIMENTOS Elisa Furian elisafurian@outlook.com REVESTIMENTOS É a camada externa que cobre e protege a alvenaria, o piso ou o forro dando

Leia mais

PENETROL CUPIM. Para madeiramento de casas e construções (portas, janelas, lambris, prateleiras, móveis etc.) e na indústria moveleira.

PENETROL CUPIM. Para madeiramento de casas e construções (portas, janelas, lambris, prateleiras, móveis etc.) e na indústria moveleira. Produto tem poderosa ação inseticida que protege a madeira seca contra o ataque de cupins. Incolor, permite qualquer tratamento na madeira (verniz, cera ou tinta) 24 horas depois da aplicação. Características

Leia mais

Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Campus Pato Branco Departamento de Projetos e Obras MEMORIAL DESCRITIVO

Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Campus Pato Branco Departamento de Projetos e Obras MEMORIAL DESCRITIVO Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Campus Pato Branco Departamento de Projetos e Obras PR UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ MEMORIAL DESCRITIVO EXECUÇÃO DE ADEQUAÇÃO

Leia mais

Memorial Descritivo Escola Municipal Professor Ismael Silva

Memorial Descritivo Escola Municipal Professor Ismael Silva PREFEITURA MUNICIPAL DE ILICÍNEA Estado de Minas Gerais CNPJ: 18.239.608/0001-39 Praça. Padre João Lourenço Leite, 53 Centro Ilicínea Tel (fax).: (35) 3854 1319 CEP: 37175-000 Memorial Descritivo Escola

Leia mais

BOLETIM TÉCNICO - LINHA GRAFF

BOLETIM TÉCNICO - LINHA GRAFF A Linha de produtos da Textura & Cia foi desenvolvida para economizar, eliminando etapas do tipo massa fina, massa corrida / acrílica e pintura. Além de tornar prático e econômico o acabamento; os produtos

Leia mais

INSTRUÇÃO DE TRABALHO OPERACIONAL Título: EMENDA À FRIO EM CORREIA TRANSPORTADORA TEXTIL COM ACABAMENTO SOBREPOSTO. Responsabilidade: Vulcanizadores

INSTRUÇÃO DE TRABALHO OPERACIONAL Título: EMENDA À FRIO EM CORREIA TRANSPORTADORA TEXTIL COM ACABAMENTO SOBREPOSTO. Responsabilidade: Vulcanizadores 1- DOCUMENTOS DE REFERÊNCIA: Manual Básico de Vulcanização 2- MATERIAIS E FERRAMENTAL: 2.1) Materiais: IT Quant Descrição 01 Tab. Solvente 02 Tab. Adesivo vulcanizante 03 Tab. Catalisador 04 Tab. Lâmina

Leia mais

Manual Técnico de Pintura

Manual Técnico de Pintura Manual Técnico de Pintura Prezado Cliente Hidracor, Pensando na melhor forma de atendê-lo e tirar suas dúvidas, a Tintas Hidracor desenvolveu este Manual Técnico de Pintura. Prático e de rápida consulta,

Leia mais

Principais funções de um revestimento de fachada: Estanqueidade Estética

Principais funções de um revestimento de fachada: Estanqueidade Estética REVESTIMENTO DE FACHADA Principais funções de um revestimento de fachada: Estanqueidade Estética Documentos de referência para a execução do serviço: Projeto arquitetônico Projeto de esquadrias NR 18 20

Leia mais

Metal Colors. Disponível em: Frascos de 60ml (Ref. 03660) Disponível em:

Metal Colors. Disponível em: Frascos de 60ml (Ref. 03660) Disponível em: Metal Colors A tinta Metal Colors é ideal para ser aplicada em: madeira, cerâmica, gesso, papel, papelão, isopor, resina, cortiça, couro, vidro e plásticos jateados, alumínio, latão e zinco, sempre com

Leia mais

Manual Técnico de Pintura

Manual Técnico de Pintura Manual Técnico de Pintura Manual Técnico Hidracor 1 Prezado Cliente Hidracor, Pensando na melhor forma em atendê-lo, tirar suas dúvidas, a Tintas Hidracor desenvolveu este Manual Técnico de Pintura.Prático

Leia mais

Coleções. manual de montagem. Kit com 3 Nichos. ou... tempo 20 minutos. montagem 2 pessoas. ferramenta martelo de borracha. ferramenta chave philips

Coleções. manual de montagem. Kit com 3 Nichos. ou... tempo 20 minutos. montagem 2 pessoas. ferramenta martelo de borracha. ferramenta chave philips manual de montagem montagem 2 pessoas Coleções ferramenta martelo de borracha Kit com 3 Nichos ferramenta chave philips tempo 30 minutos ou... ferramenta parafusadeira tempo 20 minutos DICAS DE CONSERVAÇÃO

Leia mais

VEDAJÁ é um revestimento impermeável de alta aderência e de fácil aplicação.

VEDAJÁ é um revestimento impermeável de alta aderência e de fácil aplicação. Descrição VEDAJÁ é um revestimento impermeável de alta aderência e de fácil aplicação. Pode ser aplicado sobre concreto, alvenaria e argamassa. VEDAJÁ proporciona impermeabilidade, mesmo com a ocorrência

Leia mais

MAXIJUNTA - PASTILHAS DE PORCELANA

MAXIJUNTA - PASTILHAS DE PORCELANA INDICAÇÕES: Argamassa colante de assentamento e rejuntamento simultâneo flexível, de alta adesividade, para áreas internas e externas. O Maxijunta Pastilhas de Porcelana é indicado principalmente para

Leia mais

BOLETIM TÉCNICO FR413-00 (REV. 00)

BOLETIM TÉCNICO FR413-00 (REV. 00) BOLETIM TÉCNICO FR413-00 (REV. 00) Esmalte Imobiliário Premium Fluence Acetinado É um produto de excelente qualidade e brilho. Possui elevada resistência ao intemperismo, fácil aplicação e limpeza, ótimo

Leia mais

Anexo I-A: Serviços de reforma no alojamento de menores da P. J. de Samambaia

Anexo I-A: Serviços de reforma no alojamento de menores da P. J. de Samambaia Serviços de reforma no alojamento de menores da P. J. de Samambaia MEMORIAL DESCRITIVO Anexo I-A: Serviços de reforma no alojamento de menores da P. J. de Samambaia Sumário 1.Considerações gerais...1 2.Serviços

Leia mais

Impermeável Protector Resistente impermeabilizações objectivo - problema - solução objectivo 1 Prevenir a infiltração de água para os pavimentos e paredes das cozinhas, casas de banho, balneários e outros

Leia mais

TUTORIAL LIMPEZA DE ESPELHO DE TELESCÓPIO NEWTONIANO: PROCEDIMENTOS, MATERIAIS E ETAPAS. Por: James Solon

TUTORIAL LIMPEZA DE ESPELHO DE TELESCÓPIO NEWTONIANO: PROCEDIMENTOS, MATERIAIS E ETAPAS. Por: James Solon TUTORIAL LIMPEZA DE ESPELHO DE TELESCÓPIO NEWTONIANO: PROCEDIMENTOS, MATERIAIS E ETAPAS. Por: James Solon Com o passar do tempo e principalmente do uso, os espelhos dos telescópios de modelo Newtoniano

Leia mais

VtintaI = / / (Litros) VtintaF = / / (Litros)

VtintaI = / / (Litros) VtintaF = / / (Litros) ANEXO A TINTAS PLANILHA N o 2.18. Observador: Alternativas para redução dos desperdícios de materiais nos canteiros de obra MEDIÇÃO DE ESTOQUE (VtintaI E VtintaF): TINTA LÁ TEX ACRÍLICA OU LÁ TEX PVA A.

Leia mais

Perfis para varandas e terraços Cerfix Protec

Perfis para varandas e terraços Cerfix Protec PROFILPAS S.P.A. VIA EINSTEIN, 38 35010 CADONEGHE (PADOVA) ITALY TEL. +39 (0)49 8878411 +39 (0)49 8878412 FAX. +39 (0)49-706692 EMAIL: INFO@PROFILPAS.COM Perfis para varandas e terraços Cerfix Protec Aplicación

Leia mais

PRODUTOS PARA CONSTRUÇÃO PINTURA E ACABAMENTO

PRODUTOS PARA CONSTRUÇÃO PINTURA E ACABAMENTO PRODUTOS PARA CONSTRUÇÃO PINTURA E ACABAMENTO PINTURA E ACABAMENTO 03.895-4 ALGODÃO POLIMENTO HIDRÓFILO 33.833-8 APLICADOR TEXTURA E CHAPISCO MAX 53.193-6 APLICADOR TINTA MAGNUM 53.113-8 BALDE PLÁSTICO

Leia mais

DIVISÃO DE SEGURANÇA E MEDICINA DO TRABALHO DVSMT PROTEÇÃO DOS MEMBROS SUPERIORES

DIVISÃO DE SEGURANÇA E MEDICINA DO TRABALHO DVSMT PROTEÇÃO DOS MEMBROS SUPERIORES PROTEÇÃO DOS MEMBROS SUPERIORES LUVA DE PROTEÇÃO DE ALGODÃO PIGMENTADA CONTRA ABRASIVOS LUV1 Proteção das mãos do usuário contra agentes perfurocortantes. Material: Par de luvas com punho, tricotada 4

Leia mais

COMO INSTALAR : MATERIAIS: IMPORTANTE. O contra piso deve estar:

COMO INSTALAR : MATERIAIS: IMPORTANTE. O contra piso deve estar: COMO INSTALAR : Importante para uma perfeita instalação, obter o resultado especificado pela Revitech Pisos e esperado pelo cliente, a utilização das ferramentas corretas. Ferramentas como a desempenadeira,

Leia mais

MINI KIT MARTELINHO DE OURO

MINI KIT MARTELINHO DE OURO *Imagens meramente ilustrativas MINI KIT MARTELINHO DE OURO Manual de Instruções Prezado Cliente Este Manual tem como objetivo orientá-lo na instalação, operação e informações gerais de seu Mini Kit Martelinho

Leia mais

MAXIJUNTA - 3 EM 1 PRODUTO:

MAXIJUNTA - 3 EM 1 PRODUTO: INDICAÇÕES: Argamassa colante de assentamento e rejuntamento simultâneo flexível de alta adesividade para áreas internas e externas. Assenta e rejunta pastilhas de porcelana e cerâmica até 7,5 x 7,5 cm,

Leia mais

Guia Técnico de Pintura

Guia Técnico de Pintura Guia Técnico de Pintura III - Telhados, Rufos, III.1 TELHADOS Principais Patologias Com o passar do tempo e muitas vezes também pela falta de manutenção anual, acumulam-se nos telhados de telha de barro,

Leia mais

RELAÇÃO DE COMPRAS POR PERÍODO

RELAÇÃO DE COMPRAS POR PERÍODO Data 01/09/2012 Especificação Dispensa Nº 000151/2012 PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE CONFECÇAO DE MATERIAL GRAFICO COM ASSUNTO MUDANÇA DE HORÁRIO DE REUNIÕES NA SEDE DA CÂMARA MUNICIPAL DE VIÇOSA. CSB-SERVICOS

Leia mais

membrana impermeabilizante

membrana impermeabilizante 01 Descrição: votomassa é uma impermeável flexível e antifissura resistente a cargas, que dispensa o uso de telas, para aplicação em diversos substratos. 02 Classificação técnica: ANTES Hydro Ban votomassa

Leia mais

EMBALAGENS: Componente A Wegpoxi ADA 314 Balde (19 L) Componente B Wegpoxi 3015 componente B 10003158 (1 L)

EMBALAGENS: Componente A Wegpoxi ADA 314 Balde (19 L) Componente B Wegpoxi 3015 componente B 10003158 (1 L) WEGPOXI ADA 314 DESCRIÇÃO DO PRODUTO: Revestimento epoxi poliamida bicomponente, com função antiderrapante. Alta dureza, resistente a água, óleos, sais. Proporciona uma película de alta textura e consequentemente

Leia mais

Manual de Operação 1

Manual de Operação 1 1 Índice Ambiente operacional...03 Instalação...03 Precauções na instalação...04 Utilizando o controle da Cortina de Ar...05 Dados técnicos...06 Manutenção...06 Termo de garantia...07 2 As cortinas de

Leia mais

Índice. Sistemas de Reparação

Índice. Sistemas de Reparação Mercedes-Benz Sistemas de Reparação de Pintura Aprovados Índice Sistemas de Reparação Esclarecimentos sobre os Sistemas de Reparos Visão Geral dos Sistemas de Reparos Sistemas de Reparos Garantidos para

Leia mais

MEMORIAL DESCRITIVO 1. Generalidades

MEMORIAL DESCRITIVO 1. Generalidades MEMORIAL DESCRITIVO Memorial descritivo de serviço de pintura geral do prédio da Câmara Municipal de Fortaleza de Minas MG. Compõem este memorial as especificações técnicas acerca dos serviços a serem

Leia mais

PINTURA DE PISOS INDUSTRIAIS

PINTURA DE PISOS INDUSTRIAIS PINTURA DE PISOS INDUSTRIAIS MANUAL DE BOAS PRÁTICAS E DICAS PARA UMA PINTURA EFICIENTE DE PISO Sempre que desejamos fazer uma pintura de piso, Industrial ou não, devemos ter em mente quais são os objetivos

Leia mais

LINHA BRICOLAGE BRICOLAGE LINHA

LINHA BRICOLAGE BRICOLAGE LINHA CONSTRUÇÃO Bricocem Cimento Rápido Bricocem Argamassa Cinza Bricocem Argamassa Rápida Bricocem Argamassa Refractária Bricocem Pasta Niveladora Bricocem Cimento Cola Flexível Bricocem Junta Impermeável

Leia mais

PAPÉIS PARA IMPRESSÃO GRÁFICA

PAPÉIS PARA IMPRESSÃO GRÁFICA PAPÉIS PARA IMPRESSÃO GRÁFICA Processo de fabricação, características e principais tipos. PAPEL/História O processo de fabricação de papel, que conhecemos hoje, é baseado em um processo chinês, desenvolvido

Leia mais

Esquadrias Metálicas Ltda. Manual de instruções.

Esquadrias Metálicas Ltda. Manual de instruções. Manual de instruções. Esquadrias Metálicas Ltda. PORTA DE CORRER A Atimaky utiliza, na fabricação das janelas, aço galvanizado adquirido diretamente da Usina com tratamento de superfície de ultima geração

Leia mais

OFICIAL LIMPA E BRILHA

OFICIAL LIMPA E BRILHA OFICIAL LIMPA E BRILHA LIMPADOR UNIVERSAL Classificação: Detergente Propriedades É um produto para limpeza total, utilizado na manutenção de superfície em geral. Sua principal característica é manter a

Leia mais

Problemas Comuns. Eflorescência

Problemas Comuns. Eflorescência Problemas Comuns Como em qualquer outra área na construção civil, geralmente ocorrem problemas, seja na preparação da superfície ou no acabamento. Os problemas mais freqüentes são: Eflorescência São manchas

Leia mais

Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA

Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA ASSESSORIA DE OBRAS E MANUTENÇÃO Processo: Sistema de Custo para Obras e Serviços de Engenharia SC- SERVIÇOS COMPLEMENTARES Ano referência:

Leia mais

PROPRIETÁRIO CONSELHO REGIONAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA DO PARANÁ

PROPRIETÁRIO CONSELHO REGIONAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA DO PARANÁ PROPRIETÁRIO CONSELHO REGIONAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA DO PARANÁ DESCRIÇÃO DOCUMENTO MEMORIAL DESCRITIVO VISANDO A REFORMA DA INSPETORIA DE PATO BRANCO DO CREA- PR, SITUADA À RUA CARAMURU, COM ÁREA TOTAL

Leia mais

CATÁLOGO TÉCNICO DE PRODUTOS

CATÁLOGO TÉCNICO DE PRODUTOS CATÁLOGO TÉCNICO DE PRODUTOS PARA RESULTADOS PREMIUM, PORTOKOLL PREMIUM! PortoKoll Premium. Uma linha completa. Cada um dos produtos foi desenvolvido especialmente para uma determinada aplicação, oferecendo

Leia mais

PINTURAS. Prof. MSc. Eng. Eduardo Henrique da Cunha Engenharia Civil 8º Período Turma C01 Disc. Construção Civil II

PINTURAS. Prof. MSc. Eng. Eduardo Henrique da Cunha Engenharia Civil 8º Período Turma C01 Disc. Construção Civil II PINTURAS Prof. MSc. Eng. Eduardo Henrique da Cunha Engenharia Civil 8º Período Turma C01 Disc. Construção Civil II PINTURA s.f. Ato ou efeito de pintar. Camada de recobrimento de uma superfície, com funções

Leia mais

QUALIDADE NO SERVIÇO DE PINTURA COM TINTAS LÁTEX EM REVESTIMENTOS INTERNOS DE ARGAMASSA: ANÁLISE DE CASOS

QUALIDADE NO SERVIÇO DE PINTURA COM TINTAS LÁTEX EM REVESTIMENTOS INTERNOS DE ARGAMASSA: ANÁLISE DE CASOS UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL ESCOLA DE ENGENHARIA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL William Yutaka Mizushima QUALIDADE NO SERVIÇO DE PINTURA COM TINTAS LÁTEX EM REVESTIMENTOS INTERNOS DE ARGAMASSA:

Leia mais

Faculdade Sudoeste Paulista Curso de Engenharia Civil Técnicas da Construção Civil

Faculdade Sudoeste Paulista Curso de Engenharia Civil Técnicas da Construção Civil AULA 15 - PINTURA A pintura é um serviço de obra tão importante como qualquer outro, e é um grave erro não lhe dar uma atenção condizente, ela deve ser projetada e executada segundo técnica adequada, não

Leia mais

BIANCO é uma resina sintética de alto desempenho que proporciona excelente aderência das argamassas aos mais diversos substratos.

BIANCO é uma resina sintética de alto desempenho que proporciona excelente aderência das argamassas aos mais diversos substratos. Descrição BIANCO é uma resina sintética de alto desempenho que proporciona excelente aderência das argamassas aos mais diversos substratos. BIANCO confere maior elasticidade e, assim, maior resistência

Leia mais

Boletim Técnico NAVALZONE 954

Boletim Técnico NAVALZONE 954 DESCRIÇÃO DO PRODUTO: Primer acabamento epoxi modificado bicomponente de alto teor de sólido e alta espessura, com pigmentação anticorrosiva para superfície de aço. Produto desenvolvido para a aplicação

Leia mais

R2200P. Fluidos Dielétricos

R2200P. Fluidos Dielétricos Fluidos Dielétricos Guia para Reparo de Transformadores com Fluido Envirotemp FR3 Informação de Referência R2200P IMPORTANTE: Este guia de referência aplica-se a reparo de transformadores em geral e não

Leia mais

MACTRACOL. Adesivo para chapiscos, argamassas e gesso. Data da última revisão: 01/2010 DEFINIÇÃO

MACTRACOL. Adesivo para chapiscos, argamassas e gesso. Data da última revisão: 01/2010 DEFINIÇÃO Data da última revisão: 01/2010 DEFINIÇÃO MACTRACOL é um adesivo especial à base de resina sintética compatível com cimento, cal, gesso e isopor (EPS). MACTRACOL proporciona às argamassas alto poder de

Leia mais

Além de fazer uma ótima escolha, você ainda está ajudando a natureza e garantindo a preservação do meio ambiente.

Além de fazer uma ótima escolha, você ainda está ajudando a natureza e garantindo a preservação do meio ambiente. Obrigado por adquirir um produto Meu Móvel de Madeira. Agora, você tem em suas mãos um produto de alta qualidade, produzido com matérias-primas derivadas de floresta plantada. Além de fazer uma ótima escolha,

Leia mais

PLACOSTIL - Acabamentos

PLACOSTIL - Acabamentos 01 142 PLACOSTIL - Acabamentos Índice da Atividade Massas e Fitas 144 Tratamento ou Execução de Juntas 144 Fitas de Acabamento 144 Massas 145 Tipos de Juntas 146 145 Orientações Gerais 146 Juntas Níveis

Leia mais

MANUAL PRÁTICO DE APLICAÇÃO

MANUAL PRÁTICO DE APLICAÇÃO MANUAL PRÁTICO DE APLICAÇÃO Esperamos que este Manual Prático de Aplicação possa oferecer a você que é usuário das tintas da KING S PAINT, informações importantes para realizar uma pintura de melhor qualidade

Leia mais

Residencial Recanto do Horizonte

Residencial Recanto do Horizonte MEMORIAL DESCRITIVO Residencial Recanto do Horizonte FUNDAÇÃO E ESTRUTURA As Fundações serão executadas de acordo com o projeto estrutural, elaborado de acordo com as normas técnicas pertinentes e baseadas

Leia mais

Métodos de aplicação. Joaquim Pereira Quintela PETROBRAS/CENPES Victor Solymossy PETROBRAS/CENPES

Métodos de aplicação. Joaquim Pereira Quintela PETROBRAS/CENPES Victor Solymossy PETROBRAS/CENPES Métodos de aplicação 2014 Joaquim Pereira Quintela PETROBRAS/CENPES Victor Solymossy PETROBRAS/CENPES Uma pequena diferença Nesse ponto, é importante ter em mente a diferença entre Pintor e Técnico de

Leia mais

Internacional SOLUTIONS

Internacional SOLUTIONS Internacional SOLUTIONS SILICONE NEUTRO Silicone neutro Impermeabilizante de uso profissional. Inodoro e com fungicida. ADERE EM: Madeira, concreto, tijolo, vidro, PVC, plástico, alumínio, etc. APLICAÇÃO:

Leia mais

MICROCIM EP. Micro Cimento Decorativo Revisão: Agosto / 2013. DESCRIÇÃO. Sistema MICROCIM EP: Performance: CARACTERÍSTICAS / VANTAGENS

MICROCIM EP. Micro Cimento Decorativo Revisão: Agosto / 2013. DESCRIÇÃO. Sistema MICROCIM EP: Performance: CARACTERÍSTICAS / VANTAGENS Micro Cimento Decorativo Revisão: Agosto / 2013. DESCRIÇÃO O é um sistema de revestimento decorativo de alta performance, de base cimentícia, com apelo estético rústico, agradável ao toque e ao olhar,

Leia mais

B O L E T I M T É C N I C O T

B O L E T I M T É C N I C O T STARPOXI CVS 301 DESCRIÇÃO DO PRODUTO: Verniz epóxi poliamina bicomponente. Verniz selante para oferecer aderência em superfícies de concreto, cimento amianto, alvenaria e madeira, assim como diminuir

Leia mais

CONSERVANDO TELHADOS

CONSERVANDO TELHADOS A ESCOLHA DA COR Você sabia que o processo industrial empregado na elaboração de tintas ou revestimentos, etc... Somente se encerra com a cura total do produto após sua aplicação! Na maioria dos casos,

Leia mais

CAPÍTULO XX APLICAÇÃO DE TINTAS E VERNIZES SOBRE MADEIRAS

CAPÍTULO XX APLICAÇÃO DE TINTAS E VERNIZES SOBRE MADEIRAS CAPÍTULO XX APLICAÇÃO DE TINTAS E VERNIZES SOBRE MADEIRAS 20.1 INTRODUÇÃO A madeira, devido à sua natureza, é um material muito sujeito a ataques de agentes exteriores, o que a torna pouco durável. Os

Leia mais

Dicas para a combinação das cores em casa

Dicas para a combinação das cores em casa O uso de selador antes da pintura fecha os poros da parede e impede que grande quantidade de tinta seja desperdiçada. Tintas com brilho destacam as imperfeições das superfícies. Para paredes com saliências

Leia mais