1º FÓRUM DE DEBATES DO CICLO DE CONTRATAÇÕES PÚBLICAS DIAS 06 e

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "1º FÓRUM DE DEBATES DO CICLO DE CONTRATAÇÕES PÚBLICAS DIAS 06 e 07.12.2010"

Transcrição

1 1 1º FÓRUM DE DEBATES DO CICLO DE CONTRATAÇÕES PÚBLICAS DIAS 06 e º DIA Questões sobre Sistema de Registro de Preços: 1. O prazo de vigência da Ata de Registro de Preços pode ser prorrogado além dos 12 meses? R. Não pode ser prorrogada além dos 12 meses porque existe a Orientação Normativa nº 19/2009 da AGU e Acórdão TCU 991/2009-Plenário. encaminhamento solicitando a revogação do 2º do artigo 4º do Decreto nº 3931/ Qual deve ser o procedimento mais adequado para que o carona a Ata de Registro de Preços atenda os requisitos legais? R. Pode ser realizado o procedimento de carona desde que na mesma esfera de governo (Orientação Normativa nº 21/2009 da AGU). O procedimento considerado mais adequado para embasar o processo administrativo de carona pode ser: Conveniência e oportunidade; Pesquisar Atas no Sistema Comprasnet; Solicitar autorização ao Gestor da Ata e ao fornecedor; Formalizar o processo; Pesquisa de preço para justificar a vantajosidade para a administração. 3. É possível acrescer ou diminuir o quantitativo registrado com base no artigo 65, 1º da Lei 8666/93? A unidade que usou do carona como fica? R. Para o gerenciador da Ata aplica-se o artigo 12 do Decreto nº 3931/2001 que autoriza o acréscimo. Quanto à unidade que usou do carona se for fornecimento de material não pode, no entanto, se for o caso de contrato de serviço continuado pode desde que previsto no Edital e no Contrato. 4. Quem penaliza o fornecedor no caso do carona, o órgão gerenciador da Ata ou a unidade que pegou a carona? R. Artigo 3º 2º e 4º inciso IV, do Decreto nº 3931/09. É possível estabelecer no Edital e Ata quem vai aplicar a penalização.

2 2 Quanto a presente questão não houve consenso no grupo, quanto ao alcance da penalização. 5. Como e quando pode ser feita a revisão de preços na Ata de Registro de Preços? R. Aplica-se o artigo 12 do Decreto nº 3931/01 Não houve consenso, será encaminhada consulta a AGU quanto a possibilidade de reequilíbrio econômico financeiro para acréscimo do valor registrado. 6. Quando poderá ser cancelada uma Ata de Registro de Preços a pedido do fornecedor? E do gestor? Caberá penalização? R. Aplicam-se os artigos 12 e 13 do Decreto 3931/01, dando ao fornecedor ampla defesa e contraditório. 7. Quais as vantagens e desvantagens do Registro de Preços? R. Vantagens: Entrega parcelada; Redução do número de licitações; Diminuição do custo; Transparência; Possibilidade de registrar itens por prazos adequados a sua natureza e interesse do mercado; Não necessidade de comprovação de recursos de dotação orçamentária prévia de acordo com orientação da AGU na Orientação Normativa nº 20/09 Etc. Desvantagens: Valor tornar-se obsoleto; Possibilidade de formação de cartéis; 8. Quais as vantagens e desvantagens do Carona? R. Vantagens: Desnecessidade de fazer nova licitação; Economicidade; Celeridade; Eficiência; Possibilidade de análise prévia do fornecedor e do produto;

3 3 Redução de estoque; R. Desvantagens: Limite de quantidade; Especificações e detalhes pré definidas; Uso ilimitado pode ocasionar a perda de economia de escala; Formação de cartéis; Incerteza quanto a aplicação de penalidade (gerenciador ou carona) 9. Há obrigatoriedade de deixar, por 05 dias úteis, nosso Pregão de Registro de Preços, a disposição dos demais órgãos, para o registro de Intenção de Registro de Preços, IRP? R. No momento, não existe a obrigatoriedade do registro dessa intenção, embora incida o artigo 3º, 2º, I do Decreto 3931/01. Existe, conforme informações da AGU, grande possibilidade dessa pratica tornar-se obrigatória. 10. Sobre as pesquisas de preços, há funcionalidade no uso dos programas que estão sendo vendidos no mercado que divulgam valores de mercado? Essas pesquisas apresentam, muitas vezes, preços abaixo daqueles praticados no mercado. R. A pesquisa de preços é importante e pode ser utilizado todos os meios legais de conseguí-la. Deverá haver razoabilidade na utilização dos preços colhidos para a fixação do preço médio ou máximo. 11. É possível descontar a multa aplicada a empresa de outro valor que a empresa tenha direito a receber? Se o valor for de R$ 500,00 pode inscrever em dívida ativa? R. Se a empresa não pagar é obrigatória a inscrição no CADIN. Inscrever em dívida ativa depende do valor da multa, no exemplo acima não seria inscrita. Aplica o artigo 86 2º da Lei 8666/93 que determina o desconto do valor da garantia. A retenção de valores no próprio contrato depende de previsão contratual. Aplicação de multa deve garantir contraditório e ampla defesa. Quanto a descontar o valor de outro contrato que a empresa venha a ter com a administração se pode ou não pode descontar, está sendo objeto de estudo pela AGU, sendo recomendável aguardar o posicionamento daquele órgão. Noticia: A AGU está trabalhando no sentido de elaborar novas orientações normativas com relação às penalidades e uniformização de entendimentos das consultorias jurídicas. 12. Qual a diferença entre Ata de Registro de Preços e o Contrato advindo de uma Ata?

4 4 R. A Ata de Registro de Preços é pré-contrato onde há somente o compromisso de fornecimento e os contratos advindos da ARP seguem sua rotina conforme a Lei 8666/93. É recomendável que a ARP seja bem elaborada contendo todos os elementos necessários a sua boa gestão. 13. A Administração pode suprir sua necessidade através de dois processos de caronas distintos para o mesmo objeto? Exemplo: necessidade de 60 computadores, 30 de uma ata e 30 de outra ata com preços diferentes? R. Pode desde que o preço seja comprovadamente vantajoso para a administração. Se o valor do item for superior ao valor da pesquisa de mercado não pode. 14. Existe a obrigatoriedade de se colocar o preço médio estimado (pelo órgão gerenciador) no termo de referência/edital? R. Existe a obrigatoriedade de constar do processo o valor apurado. Quanto ao Edital é obrigatório para obras e serviços, porém é recomendável para as outras situações. 15. Tem validade a renovação do contrato firmado a partir da carona de registro de preços se a Ata de origem tenha sido cancelada? R. O cancelamento da Ata pelo gestor não afeta os contratos já em andamento pelos caronas, via de regra. No caso de nulidade da Ata o contrato será prejudicado. 16. Em que casos não cabe o Registro de Preços? A lista do artigo 2º do Decreto 3931/01 é exaustiva ou exemplificativa? R. Não cabe para obras, locação de imóveis e quando não se enquadrar no artigo 2º. A lista é exaustiva. 17. A estimativa das quantidades no Registro de Preços precisa ser justificada? Em que parâmetros? Existe a obrigatoriedade de colocar quantidade mínima no Termo de Referência? Pode fazer Registro de uma unidade? R.Sim, de acordo com artigo 3º, 2º, inciso II. O artigo 5º estabelece que se coloque a quantidade mínima a ser adquirida em cada acionamento da Ata. Legalmente não, tem se enquadrar no artigo 2º do Decreto 3931/ Pode-se utilizar o Registro de preços para a licitação de serviços contínuos? No caso de terceirizados para vigilância, portaria, limpeza entre outros?

5 5 R.Legalmente pode desde que se enquadre no artigo 2º do Decreto 3931/01, mas é conveniente analisar o caso concreto a vantajosidade de se ter mais de um contrato por Registro de Preço nos casos de serviços contínuos. 19. Precisa parecer jurídico nos processos de carona? R.Obrigatoriedade não há, no entanto, é recomendável especialmente nos casos de dúvida ou que envolva contrato. O Termo Aditivo tem obrigatoriamente que passar pelo jurídico. 20. Pode ser feito novo pregão para um produto que já consta em outro registro de preços? R. Aplica-se o artigo 7º do Decreto 3931/01. Se o fornecedor do produto registrado não concordar em reduzir seu preço, cancela a Ata e contrata com o vencedor do pregão. 21. Pode pegar carona de Registro de Preços de pregão presencial? R. Não há nenhum impedimento legal. 2º Dia: Questões sobre Fiscalização de Contratos: 1. Pode haver retenção do pagamento mensal da empresa, se houver falha na execução do contrato ou a empresa não mantiver suas condições de habilitação? R. Haverá retenção de pagamento no caso de inexecução do serviço ou se o mesmo não tiver sido prestado a contento (art. 34 A, da IN 02). Pelo parágrafo primeiro, do mesmo artigo, conclui-se que no caso de inadimplência fiscal (falta de documentação) ou mesmo nos casos de inadimplências trabalhistas, a Administração pode conceder prazo para regularização, sob pena de rescisão, conforme artigo 34-A, parágrafo único, da IN e Acórdão /08-2. Para os casos de inadimplências trabalhistas haverá depósito em juízo, nos termos do artigo 36, parágrafo segundo, da IN 02. Em todas as situações acima, deve ser concedido o contraditório e a ampla defesa. Sobre o Termo de Ajustamento de Conduta, concluiu-se que é sempre possível utilizá-lo como instrumento para que haja o pagamento aos empregados. 2. Como comprovar a vantajosidade referente ao preço na prorrogação do contrato, quando as empresas consultadas se recusam a fornecer orçamentos/preços e quando os contratos de outros órgãos não são compatíveis uns com os outros?

6 6 R. Tema debatido no primeiro dia do Fórum. A Administração deve utilizar-se de todos os meios possíveis para buscar preços praticados nos demais Órgãos Públicos em contratos semelhantes, bem como consultar o mercado, por meio de diligências. A partir dessas pesquisas, deve-se averiguar se o preço atualmente praticado pelo contrato em vigor ainda é vantajoso ou seja, ainda mantém seus preços dentro desta realidade de mercado apurada. 3. Pode o órgão contratante interferir no processo de seleção dos funcionários terceirizados? R. É vedado à Administração praticar atos gerais de ingerência na empresa. Não pode, por exemplo, interferir na escolha dos funcionários terceirizados direcionando a contratação de pessoas para trabalhar na empresa (art. 10, da IN 02) 4. Quais os cuidados e precauções na relação entre servidores e terceirizados? R. O artigo 10 e seus incisos, todos da IN 2, elencam as condutas que devem ser observadas e evitadas pelos servidores públicos envolvidos com o contrato administrativo em execução, principalmente em relação aos empregados da contratada. Concluiu-se ser recomendável a abertura de processo específico para o acompanhamento e fiscalização do contrato. 5. Quando o servidor pode se negar a ser fiscal de contrato? R. O servidor poderia alegar o seguinte: 1) o servidor não possuir competência técnica para a referida execução, como, por exemplo, no caso de obras; 2) a Administração não ofertou curso de formação para o treinamento do servidor. Nesses casos, é importante que haja a comunicação formal (o registro) deste pedido de afastamento das funções de fiscal, para que o servidor público possa resguardar-se no futuro. Mesmo assim, nos casos acima, nada impedirá que o superior hierárquico expeça Portaria de designação desse servidor, que assumirá todas as responsabilidades que lhe são atribuídas pela legislação. 6. Qual a distinção entre gestor e fiscal de contrato? R. Há certa diferença de Órgão para Órgão. Na maioria dos casos, o Gestor fica com toda a documentação do contrato, fazendo a parte de gerência. O fiscal é quem fica responsável pela verificação na ponta dos serviços. O Anexo I, inc. XVIII, da IN, dá a definição dessas funções. 7. Quais os procedimentos que devem ser adotados para autorizar a aplicação de penalidade contratual? R. 1. Documentar o fato, informando a Administração tudo o que ocorreu na execução do contrato; 2. O fiscal fará ofício/ para a empresa relatando as inadimplências em tese, oportunizando a correção do fato e apresentação de defesa; 3) Com a defesa da empresa e eventuais informações complementares do

7 7 executor do contrato, o ordenador de despesa é o responsável pela decisão final quanto à aplicação de penalidade; 4) Com a decisão do ordenador da despesa, o gestor do contrato fará a comunicação oficial à empresa, quanto à penalidade. A partir daí, abre-se o prazo de recurso à empresa, nos termo do art. 109, da Lei n /93 e artigo 56, da Lei 9.784/99); 4) É relevante a motivação de todos os atos administrativos, especificando bem quais as causas da penalidade infligida à empresa (art. 50, da Lei 9784/99); 8. Que documentos podem ou devem ser exigidos pelo fiscal do contrato para comprovação de atendimento das normas trabalhistas pelo contratado? R. O art. 34, parágrafo 5º, da IN, elenca todos os documentos que devem ser exigidos da empresa. A decisão 540/00, do TCU, trata desta temática, orientando a Administração quanto a estes deveres. 9. O dolo é requisito para aplicação de penalidade contratual? Em que casos? R. Para a maioria das penalizações é suficiente a culpa (negligência, imprudência ou imperícia). Há recentes decisões, entretanto, que começam a exigir o dolo para que seja aplicada penalidade de suspensão e/ou impedimento para licitar. Há Acórdão nº 1427/07 TCU, que já orientou nesse sentido. O interesse público também se reveste de requisito fundamental para a aplicação das penalidades. O art. 34, parágrafo único, da IN 02, cita a má-fé, indicando a preocupação quanto à análise do comportamento da empresa. 10. Como proceder a rescisão do contrato? R. A decisão quanto à instrução de processo específico para a rescisão dependerá do caso concreto, nos termos do art. 78, parágrafo único, da lei de licitações. O artigo 77, da mesma lei, também informa os motivos norteadores da rescisão contratual, que serão observados por ocasião da instrução deste processo. O art. 35, parágrafo único, da IN 02, estabelece a hipótese de retenção e utilização de garantia para o pagamento de verbas trabalhistas, nas hipóteses que menciona, após a extinção do contrato. Especificar em Edital na cláusula de garantia, que a apólice cubra todas as despesas trabalhistas. Ainda, é recomendável atenção no recebimento dessas apólices (para assinatura do contrato), pois estão sendo apresentadas com ressalvas ao pagamento de verbas trabalhistas e multa contratual, o que contraria os dispositivos legais, e deve ser recusada pela Administração. Por fim, é necessário verificar a vigência da apólice, que deverá ser de 3 meses após o término do contrato. 11. Podem ser colocadas no Edital as penalidades da Lei 8666/93 e do Decreto nº 5450/05 no pregão eletrônico?

8 8 R. Há controvérsia na questão. O que se verificou ser o mais correto é o entendimento de que o que estiver previsto em contrato é o que regerá a relação entre as partes. Nesse sentido, o art. 7º e 9º, da Lei /02 prevê as penalidades a serem aplicadas no Pregão e, autoriza, expressamente, a utilização subsidiária da Lei 8.666/93, o que autorizaria a regulamentação conjunta das penalidades previstas nos dois diplomas legais. 12. Se o contrato envolver duas categorias profissionais com data base diferentes, como deverá ser feita a repactuação? R. O TCU tem julgados que tratam do assunto, assim como a IN regulamenta a matéria no artigo 37, parágrafo 3º. Ambos consideram ser possível fazer individualmente cada uma. A AGU frisou que a alteração advinda de termo aditivo à convenção coletiva que houve nos contratos de vigilância intervalo intrajornada deve ser tratada como reequilíbrio e ser formalizada por meio de Termo Aditivo. A AGU ressaltou, também, que deverá ser tratado como reequilíbrio a ocorrência que se verificará em fevereiro de 2011, em razão da antecipação da CCT para janeiro de A AGU informa que o Edital deve ter regra específica mencionando a preclusão do direito à repactuação, caso o contratado não tenha feito o pedido no prazo adequado, sob pena de não ser possível aceitar o pedido do contratado. 13. Quais as responsabilidades do fiscal do contrato? R. A IN prevê todas essas responsabilidades, sendo recomendável que o fiscal faça um check-list de todas as condutas que deverá adotar e todos os documentos que deverá fiscalizar, de forma a poder dar baixa à medida que verifica a regularidade ou não de cada uma destas obrigações. 14. Quais os cuidados que o fiscal do contrato deve tomar antes de atestar uma nota fiscal de serviços prestados ou obras executadas? R. Verificar o cumprimento de todas as obrigações editalícias e contratuais antes do atesto da Nota Fiscal, vez que não há disponibilidade do interesse público e o fiscal não pode transigir da observância de todas as obrigações previstas no Instrumento Convocatório (encargo). Para o atesto da Nota Fiscal, também é importante observar o regime de tributação da empresa e o cálculo dos tributos, para verificar se não houve alteração daquele utilizado na proposta apresentada na licitação. O fiscal deverá ater-se, também, ao acompanhamento diário das atividades que envolvem a execução do contrato. 15. Qual o procedimento para suprimir e aditar os serviços previstos? Esse procedimento deve ser feito à medida da execução do contrato ou ser feita uma revisão no inicio e formalizada? R. Primeiramente, nos termos da lei, para haver aditamento é necessária a verificação de uma ocorrência superveniente, impossível de ser prevista à época da

9 9 contratação. Há, também, que se respeitar os limites e condições previstos no art. 65, da Lei de Licitações. O reajuste só pode ser concedido se previsto expressamente no contrato, para os casos de vigência superior a um ano. Assim, se em razão de um pedido de prorrogação de prazo de execução de determinado contrato, o prazo de vigência superar um ano, não haverá direito algum a reajuste pelos índices setoriais. 16. Qual a forma de contagem do prazo de vigência do contrato para efeitos de prorrogação? R. O contrato inclui em sua abrangência o dia em que é feita a sua assinatura. Assim, se o contrato prevê vigência de 12 meses e a assinatura se dá em 12 de dezembro, terá por dia final de vigência o dia 11 de dezembro do ano seguinte (neste caso, o termo aditivo de prorrogação deverá ser assinado, no máximo, no dia 11 de dezembro. No dia seguinte, já não há mais contrato e não se pode prorrogálo). O contrato pode prever, também, prazo de vigência do dia X ao dia Y, ocasião em que se considera esse período. 17. Existe impedimento legal para que a vigência de contrato possa ser pelo período de 20 meses direto? R. Não há impedimento expresso, devendo repousar a decisão do prazo da vigência inicial no livre convencimento da Administração, sem deixar de verificar, nos contratos de longa vigência, constantemente, se o contrato mantém-se vantajoso. É importante que haja justificativa que comprove a vantagem na previsão de um prazo inicial de vigência (para serviços contínuos) superior a 12 meses. As Decisões nº 25/2000 e nº 586/2002 e os Acórdãos nº 1191/2005 e nº 361/2006, todas do TCU autorizam a vigência de contratos por prazo superior a 12 meses. 18. Quais os direitos da Administração em caso de rescisão? R. Estão todos previstos nos incisos do artigo 80, da Lei de Licitações, confirmados pelo Acórdão 2519/2006 2ª Câmara TCU. A forma de executar as prerrogativas mencionadas está prevista nos parágrafos do mesmo artigo. 19. Quais são os custos não renováveis pagos ou amortizados, que podem ser eliminados no caso de prorrogação do contrato para um segundo ano de vigência? R. A IN determina que, para prorrogação contratual, o Órgão deverá realizar a negociação contratual para a redução/eliminação dos custos fixos ou variáveis não renováveis que já tenham sido amortizados ou pagos no primeiro ano da contratação, sob pena de não renovação do contrato. Apurou-se que se enquadra nestes custos, o seguinte: Aviso prévio indenizado, depreciação e instalação de equipamentos. Trata-se de lista exemplificativa, dependendo de cada caso concreto.

10 Em que caso as revisões do preço contratado poderão ser feitas por apostilamento? Em caso de repactuações devemos usar apostilamento ou termo aditivo? R. Como espécie de reajuste, a repactuação pode dar-se por apostilamento, nos termos do art. 65, parágrafo 8º, da Lei de Licitações. A mesma determinação é prevista no art. 40, parágrafo 4º, da IN 02. Agora, quando este procedimento coincidir com a prorrogação, tudo deverá ser formalizado em um único Termo Aditivo. O apostilamento, entretanto, não dispensa a produção de todos os atos instrutórios que seriam necessários para a elaboração de um Termo Aditivo, exceto a pesquisa de mercado. Nos casos de apostilamento, não há obrigatoriedade de encaminhamento à Procuradoria sendo, no entanto, recomendável que para lá se envie para análise geral das alterações implementadas. 21. Como deve ser comprovado o aumento dos insumos (gasolina, peças automotivas, material de limpeza, uniformes, etc...) numa repactuação? R. A empresa deve comprovar o desequilíbrio do seu custo em relação aos encargos. É possível, por exemplo, que a empresa apresente Notas Fiscais do início e fim do período para tentar comprovar a alteração dos seus custos (os produtos devem ser iguais no início e fim do período). É também possível que se faça pesquisa de mercado para tal comprovação. Ao final do segundo dia deste Fórum, de forma unânime, os Órgãos participantes manifestaram à Diretora da ESAF/PR o interesse de alteração na sistemática de inscrições para a Semana Orçamentária e Financeira promovida pela ESAF. A proposta apresentada pelos integrantes deste Fórum foi no sentido de que se analise a possibilidade de disponibilização de um número de vagas por Órgão, de forma a possibilitar um maior número de servidores representativos de suas áreas de atuação, reduzindo a participação de servidores que não estão diretamente envolvidos com os temas debatidos na Semana. Ainda, solicitou-se que haja preferência para as inscrições dos servidores dos Órgãos da Região em que se realizará o evento. PRÓXIMO TEMA A SER ABORDADO PELO FÓRUM:. FASE INTERNA DO PREGÃO ELETRÔNICO. MÊS DE REALIZAÇÃO:. MARÇO DE DATA e LOCAL a DEFINIR. Curitiba, 07 de dezembro de 2010.

11 11 Realização: CENTRESAF/PR Diretora: Fabiane Lopes Bueno Netto Bessa Coordenação: Jose Marcos Manente AGU/NAJ Luciane Maria Gervásio AGU/IBGE - Marco Aurélio Jacob Bretas RECEITA FEDERAL Roberson Klug - JFPR Sonia Maria da Silva Rocha - UFPR Participantes: Ana Carolina Ferreira de França MPOG Andia Nara Guiraud Polícia Rodoviária Federal Aparecido Godoi Bueno AGU/ANATEL Augusto Cezar da Silva Gomes EXERCITO Bruno Freitas Pinto Claudia de Oliveira Cruz Policia Federal Cleo Amaro de Oliveira Filho SAUDE Denise Reinaldet AGRICULTURA Eduardo Ferreira Gomes MPOG Elisabete Fátima Seer da Silva CGU Expedito Sandro de Barros Silva Imanuel Brepohl RECEITA FEDERAL Jacqueline Both Camilotti AGU/NAJ João Guilherme Soares da Silva SAUDE José Augusto Pinto Rodrigues Josias Soares da Silva Kelly C. D. Martins TRT 9ª R, Marcos Siqueira Campus UFPR/HC Mário Luis Krüger TRT 9ª R. Paulo Virgilio Guimarães Junior IFPR Ramon de Lima Brezolin Polícia Rodoviária Federal Reginaldo de Souza Renata Aguiar Santos Belo CGU Reneudo de Albuquerque Junior UTFPR Rogério Salim José Exército Roberto Haruo Takata Receita Federal Rubens Claudino dos S. Filho Sueli Heimbecher IFPR Waldir José Bathke Procuradoria Fazenda Nacional Welligton Bley DNIT Hsu Hsiu Wei Schmidt IBAMA Rayana Candido Domingos -

PORTARIA CAU/SP Nº 063, DE 31 DE AGOSTO DE 2015.

PORTARIA CAU/SP Nº 063, DE 31 DE AGOSTO DE 2015. PORTARIA CAU/SP Nº 063, DE 31 DE AGOSTO DE 2015. Aprova a Instrução Normativa nº 06, de 31 de agosto de 2015, que regulamenta os trâmites administrativos dos Contratos no âmbito do Conselho de Arquitetura

Leia mais

1º DIA FASE INTERNA DA CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS TERCEIRIZADOS

1º DIA FASE INTERNA DA CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS TERCEIRIZADOS 1º DIA FASE INTERNA DA CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS TERCEIRIZADOS 1. Qual a legislação básica que regula a prestação de serviços terceirizados? R. Constituição Federal, artigo 37, Decreto Lei 200/67, Decreto

Leia mais

Regulamenta o Sistema de Registro de Preços previsto no art. 15 da Lei nº 8.666, de 21 de junho de 1993.

Regulamenta o Sistema de Registro de Preços previsto no art. 15 da Lei nº 8.666, de 21 de junho de 1993. DECRETO N.º 7.892, DE 23 DE JANEIRO DE 2013. Regulamenta o Sistema de Registro de Preços previsto no art. 15 da Lei nº 8.666, de 21 de junho de 1993. A PRESIDENTA DA REPÚBLICA, no uso da atribuição que

Leia mais

MINISTÉRIO PÚBLICO DA UNIÃO AUDITORIA INTERNA SECRETARIA DE ORIENTAÇÃO E AVALIAÇÃO PARECER SEORI/AUDIN MPU Nº 70/2015

MINISTÉRIO PÚBLICO DA UNIÃO AUDITORIA INTERNA SECRETARIA DE ORIENTAÇÃO E AVALIAÇÃO PARECER SEORI/AUDIN MPU Nº 70/2015 MINISTÉRIO PÚBLICO DA UNIÃO AUDITORIA INTERNA SECRETARIA DE ORIENTAÇÃO E AVALIAÇÃO PARECER SEORI/AUDIN MPU Nº 70/2015 Referência : Correio eletrônico, de 10/12/2014. Protocolo AUDIN-MPU nº 2308/2014. Assunto

Leia mais

Ferramentas do Sistema de Registro de Preços. Intenção de Registro de Preços - IRP e Adesão

Ferramentas do Sistema de Registro de Preços. Intenção de Registro de Preços - IRP e Adesão Ferramentas do Sistema de Registro de Preços Intenção de Registro de Preços - IRP e Adesão OBJETIVO Divulgar ferramentas e alternativas que auxiliam os gestores no planejamento e execução das despesas:

Leia mais

CONTROLADORIA-GERAL DA UNIÃO - CGU-REGIONAL/MT MATRIZ DE PLANEJAMENTO - CONTRATOS EM GERAL E TERCEIRIZADOS

CONTROLADORIA-GERAL DA UNIÃO - CGU-REGIONAL/MT MATRIZ DE PLANEJAMENTO - CONTRATOS EM GERAL E TERCEIRIZADOS CONTROLADORIA-GERAL DA UNIÃO - CGU-REGIONAL/MT MATRIZ DE PLANEJAMENTO - CONTRATOS EM GERAL E TERCEIRIZADOS 1. GERAL - O contrato contém todas as cláusulas essenciais e necessárias, define com precisão

Leia mais

Art. 2º Este Ato Normativo entra em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.

Art. 2º Este Ato Normativo entra em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário. ATO NORMATIVO Nº 92 13 de agosto de 2007 Aprova o Regulamento do Sistema de Registro de Preços previsto no art. 15 da Lei nº 8.666, de 21 de junho de 1993, e dá outras providências. O Presidente do TRIBUNAL

Leia mais

DECRETO N 001 A / 2015 De 02 de janeiro de 2015.

DECRETO N 001 A / 2015 De 02 de janeiro de 2015. DECRETO N 001 A / 2015 De 02 de janeiro de 2015. EMENTA: Regulamenta o Sistema de Registro de Preços SRP previsto no art. 15 da Lei nº 8.666/93, no âmbito do Município de Central Bahia. O PREFEITO DO MUNICÍPIO

Leia mais

PREFEITURA DE GOIÂNIA 1 GABINETE DO PREFEITO

PREFEITURA DE GOIÂNIA 1 GABINETE DO PREFEITO PREFEITURA DE GOIÂNIA 1 GABINETE DO PREFEITO DECRETO Nº 612, DE 16 DE MARÇO DE 2007. Dispõe sobre a implantação do Sistema de Registro de Preços nas compras, obras e serviços contratados pelos órgãos da

Leia mais

RIO GRANDE DO SUL PREFEITURA MUNICIPAL DE VENÂNCIO AIRES CONTROLE INTERNO

RIO GRANDE DO SUL PREFEITURA MUNICIPAL DE VENÂNCIO AIRES CONTROLE INTERNO 01/06 1 DOS OBJETIVOS 1.1 Definir normas para elaboração dos contratos de aquisição de materiais, prestação de serviços gerais e prestação de serviços e obras de engenharia. 1.2 Normatizar os procedimentos

Leia mais

RESOLUÇÃO NORMATIVA (RN) RN - 006/01

RESOLUÇÃO NORMATIVA (RN) RN - 006/01 RESOLUÇÃO NORMATIVA (RN) RN - 006/01 EMITENTE Presidência Aprovada pela Diretoria REUNIÃO DE 01/06/2005 Revisão Nº 01 Aprovada pela Diretoria REUNIÃO DE 10/01/2007 ASSUNTO Contratação de Prestação de Serviços

Leia mais

CONTRATOS DE COMPRAS E SERVIÇOS NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA MELHORES PRÁTICAS PARA A GESTÃO E FISCALIZAÇÃO

CONTRATOS DE COMPRAS E SERVIÇOS NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA MELHORES PRÁTICAS PARA A GESTÃO E FISCALIZAÇÃO SEMINÁRIO NACIONAL CONTRATOS DE COMPRAS E SERVIÇOS NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA MELHORES PRÁTICAS PARA A GESTÃO E FISCALIZAÇÃO Enfoque aplicado com resolução de casos práticos, análise de cláusulas contratuais,

Leia mais

TÍTULO DO CURSO (PALESTRA, REUNIÃO, EVENTO...) ASPECTOS RELEVANTES NA CONTRATAÇÃO PÚBLICA

TÍTULO DO CURSO (PALESTRA, REUNIÃO, EVENTO...) ASPECTOS RELEVANTES NA CONTRATAÇÃO PÚBLICA TÍTULO DO CURSO (PALESTRA, REUNIÃO, EVENTO...) ASPECTOS RELEVANTES NA CONTRATAÇÃO PÚBLICA OBJETIVO Capacitar gestores e servidores públicos dos órgãos jurisdicionados quanto à interpretação e à aplicação

Leia mais

CONTRATO 035/2014 CLÁUSULA PRIMEIRA DO OBJETO

CONTRATO 035/2014 CLÁUSULA PRIMEIRA DO OBJETO CONTRATO 035/2014 A Fundação de Apoio à Tecnologia e Ciência (FATEC), inscrita no CNPJ n.º 89.252.431/0001-59, sediada na Cidade Universitária, em Santa Maria /RS, neste ato representada pelo Diretor Presidente,

Leia mais

DECRETO nº. 11.698, de 16 de janeiro de 2009. O PREFEITO MUNICIPAL DE ANANINDEUA, no uso de suas atribuições constitucionais e legais, e ainda:

DECRETO nº. 11.698, de 16 de janeiro de 2009. O PREFEITO MUNICIPAL DE ANANINDEUA, no uso de suas atribuições constitucionais e legais, e ainda: 1 DECRETO nº. 11.698, de 16 de janeiro de 2009 Regulamenta, no âmbito da Administração pública municipal, o Sistema de Registro de Preços previsto no art. 15 da Lei nº. 8.666, de 21 de junho de 1993, e

Leia mais

CONTRATO DE TRABALHO. Empregado Preso

CONTRATO DE TRABALHO. Empregado Preso CONTRATO DE TRABALHO Empregado Preso Muitas dúvidas surgem quando o empregador toma conhecimento que seu empregado encontra-se preso. As dúvidas mais comuns são no sentido de como ficará o contrato de

Leia mais

REVISÃO, REAJUSTE E REPACTUAÇÃO DOS CONTRATOS ADMINISTRATIVOS. Obras, serviços contínuos e contratos decorrentes de registro de preços

REVISÃO, REAJUSTE E REPACTUAÇÃO DOS CONTRATOS ADMINISTRATIVOS. Obras, serviços contínuos e contratos decorrentes de registro de preços REVISÃO, REAJUSTE E REPACTUAÇÃO DOS CONTRATOS ADMINISTRATIVOS Obras, serviços contínuos e contratos decorrentes de registro de preços Entendimentos do TCU e dos tribunais superiores Com enfoque aplicado:

Leia mais

ATORES DA LICITAÇÃO POR SRP E IMPLICAÇÕES DO NOVO REGULAMENTO Nº 7.892/2013

ATORES DA LICITAÇÃO POR SRP E IMPLICAÇÕES DO NOVO REGULAMENTO Nº 7.892/2013 1 ATORES DA LICITAÇÃO POR SRP E IMPLICAÇÕES DO NOVO REGULAMENTO Nº 7.892/2013 Por: Flavia Daniel Vianna Advogada especialista e instrutora na área das licitações e contratos administrativos. Pós-graduada

Leia mais

G E S T Ã O D E C O M P R A S P O R R E G I S T R O D E P R E Ç O S. VALDIR AUGUSTO DA SILVA Gestão Estratégica de Compras Portal de Compras

G E S T Ã O D E C O M P R A S P O R R E G I S T R O D E P R E Ç O S. VALDIR AUGUSTO DA SILVA Gestão Estratégica de Compras Portal de Compras G E S T Ã O D E C O M P R A S P O R R E G I S T R O D E P R E Ç O S VALDIR AUGUSTO DA SILVA Gestão Estratégica de Compras Portal de Compras SUMÁRIO O Sistema de Registro de Preços do Governo do Estado

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE JAGUARAÇU ESTADO DE MINAS GERAIS

PREFEITURA MUNICIPAL DE JAGUARAÇU ESTADO DE MINAS GERAIS ATA DE REGISTRO DE PREÇOS/CONTRATO Nº004-B/2016 PROCESSO LICITATÓRIO Nº018/2016 MODALIDADE: PREGÃO PRESENCIAL N 006/2016 VALIDADE: 12 (doze) meses O Município de Jaguaraçu, neste ato representado por seu

Leia mais

São serviços de comunicações eletrónicas os serviços oferecidos mediante

São serviços de comunicações eletrónicas os serviços oferecidos mediante O que são serviços de comunicações eletrónicas? São serviços de comunicações eletrónicas os serviços oferecidos mediante remuneração e que consistem no envio de sinais através de redes de comunicações

Leia mais

Planilhas de Custos e Preços da IN 02/08 MPOG e suas Alterações

Planilhas de Custos e Preços da IN 02/08 MPOG e suas Alterações Planilhas de Custos e Preços da IN 02/08 MPOG e suas Alterações Campo Grande - MS Dias 15 e 16 de Julho de 2013 Grand Park Hotel Avenida Afonso Pena, 5282 - Chácara Cachoeira Objetivos: * Destacar os procedimentos

Leia mais

RAZOES DA SOLICITAÇÃO/IMPUGNAÇÃO

RAZOES DA SOLICITAÇÃO/IMPUGNAÇÃO RAZOES DA SOLICITAÇÃO/IMPUGNAÇÃO As solicitações das Declarações e Especificações Técnicas 01 DO OBJETO (pagina 01 do Edital) Locação de impressoras multifuncionais novas (comprovadamente, com o máximo

Leia mais

SUPERINTENDÊNCIA DE SEGUROS PRIVADOS

SUPERINTENDÊNCIA DE SEGUROS PRIVADOS SUPERINTENDÊNCIA DE SEGUROS PRIVADOS CIRCULAR SUSEP N o 477, DE 30 DE SETEMBRO DE 2013. Dispõe sobre o Seguro Garantia, divulga Condições Padronizadas e dá outras providências. O SUPERINTENDENTE DA SUPERINTENDÊNCIA

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos DECRETO Nº 3.931, DE 19 DE SETEMBRO DE 2001. Regulamenta o Sistema de Registro de Preços previsto no art. 15 da Lei nº 8.666, de 21

Leia mais

2º Caderno de Perguntas e Respostas Pregão 373/2008-23

2º Caderno de Perguntas e Respostas Pregão 373/2008-23 2º Caderno de Perguntas e Respostas Pregão 373/2008-23 Pergunta n.º 01: Caso o DNIT/TO já possua este tipo de serviço, qual é o fornecedor atual e a taxa de administração que vem sendo aplicada? Resposta:

Leia mais

NORMA DE PROCEDIMENTOS. Locação de imóveis

NORMA DE PROCEDIMENTOS. Locação de imóveis Pág.: 1/6 1 Objetivo Esta Norma estabelece os procedimentos referentes à celebração, renovação e rescisão dos contratos de locação de imóveis efetuados pela COPASA MG, exclusivamente para o exercício de

Leia mais

QUESTIONAMENTOS B QUESTIONAMENTO 02

QUESTIONAMENTOS B QUESTIONAMENTO 02 QUESTIONAMENTOS B RESPOSTA: O edital previu, nos subitens 5.1.1. e 5.2. das Condições Gerais da Contratação Anexo 1 do edital, compensações financeiras e penalizações, por eventuais atrasos, e descontos,

Leia mais

PROCESSO Nº 1.23.000.000388/2015-83

PROCESSO Nº 1.23.000.000388/2015-83 ATA DE REGISTRO DE PREÇOS Nº 03/2015 PROCESSO Nº 1.23.000.000388/2015-83 VALIDADE: 12 MESES Aos 25 dias do mês de março de 2015, na, Sala de licitações, localizada na Rua Domingos Marreiros, nº 690 Bairro

Leia mais

ELABORAÇÃO DE EDITAIS,

ELABORAÇÃO DE EDITAIS, ELABORAÇÃO DE EDITAIS, TERMOS DE REFERÊNCIA E PROJETOS BÁSICOS Os cuidados necessários no planejamento das licitações O direito de preferência para bens e serviços produzidos no Brasil As regras de sustentabilidade

Leia mais

I PARTE (SERVIÇOS DIÁRIOS) II PARTE (ENSINO E INSTRUÇÃO) III PARTE (ASSUNTOS GERAIS E ADMINISTRATIVOS)

I PARTE (SERVIÇOS DIÁRIOS) II PARTE (ENSINO E INSTRUÇÃO) III PARTE (ASSUNTOS GERAIS E ADMINISTRATIVOS) GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ SECRETARIA DE ESTADO DE SEGURANÇA PÚBLICA E DEFESA SOCIAL POLÍCIA MILITAR DO PARÁ AJUDÂNCIA GERAL ADITAMENTO AO BG Nº 064 03 ABR 2012 Para conhecimento dos Órgãos subordinados

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO CONTRATOS ADMINISTRATIVOS

DIREITO ADMINISTRATIVO CONTRATOS ADMINISTRATIVOS DIREITO ADMINISTRATIVO CONTRATOS ADMINISTRATIVOS Atualizado em 22/10/2015 CONTRATOS ADMINISTRATIVOS São contratos celebrados pela Administração Pública sob regime de direito público com particulares ou

Leia mais

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL ASSEMBLEIA LEGISLATIVA Gabinete de Consultoria Legislativa

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL ASSEMBLEIA LEGISLATIVA Gabinete de Consultoria Legislativa ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL ASSEMBLEIA LEGISLATIVA Gabinete de Consultoria Legislativa DECRETO Nº 49.377, DE 16 DE JULHO DE 2012. (publicado no DOE n.º 137, de 17 de julho de 2012) Institui o Programa

Leia mais

QUETIONAMENTOS. Empresas interessadas em participar do certame encaminharam as seguintes perguntas:

QUETIONAMENTOS. Empresas interessadas em participar do certame encaminharam as seguintes perguntas: PREGÃO PRESENCIAL Nº 006/2015 OBJETO: REGISTRO DE PREÇOS para os serviços de emissão de apólice de SEGURO DE ACIDENTES PESSOAIS COLETIVO, para os ALUNOS dos cursos ofertados pelas Administrações Regionais

Leia mais

SERVIÇOS TERCEIRIZADOS

SERVIÇOS TERCEIRIZADOS PREFEITURA MUNICIPAL DE LUCAS DO RIO VERDE-MT ANEXO III RELATÓRIO DE FISCALIZAÇÃO DE CONTRATOS SERVIÇOS TERCEIRIZADOS DADOS DO CONTRATO E DO CONTRATADO(A) CONTRATO ADMINISTRATIVO Nº /2013 Objeto: Vigência:

Leia mais

PORTARIA Nº PGE - 089/2012

PORTARIA Nº PGE - 089/2012 PORTARIA Nº PGE - 089/2012 O PROCURADOR GERAL DO ESTADO, no uso das atribuições que lhe são conferidas pelo art. 32 da Lei Complementar nº 34, de 06 de fevereiro de 2009, considerando a necessidade de

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 355, DE 17 DE MARÇO DE 2015.

RESOLUÇÃO Nº 355, DE 17 DE MARÇO DE 2015. RESOLUÇÃO Nº 355, DE 17 DE MARÇO DE 2015. Dispõe sobre os procedimentos e as taxas de desconto dos fluxos de caixa marginais a serem adotados nos processos de Revisão Extraordinária nos Contratos de Concessão

Leia mais

ATA DE REGISTRO DE PREÇOS N" 03/2014 PREGÃO ELETRÔNICO PARA REGISTRO DE PREÇOS N 01/2014

ATA DE REGISTRO DE PREÇOS N 03/2014 PREGÃO ELETRÔNICO PARA REGISTRO DE PREÇOS N 01/2014 ATA DE REGISTRO DE PREÇOS N" 03/2014 PREGÃO ELETRÔNICO PARA REGISTRO DE PREÇOS N 01/2014 PROCESSO N 23233.000087/2014-91 VALIDADE: 12 (doze) MESES Aos três dias do mês de julho de dois mil e quatorze,

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO DA UNIÃO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 18ª REGIÃO

PODER JUDICIÁRIO DA UNIÃO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 18ª REGIÃO 1 Ref.: PA Nº 1255/2012 Manifestação da Pregoeira em face da Impugnação apresentada pela empresa EMPRESA BRASILEIRA DE TELECOMUNICAÇÕES S.A. - EMBRATEL, referentes ao Edital do Pregão Eletrônico nº 069/2012.

Leia mais

A Lei 6.019/74 que trata da contratação da mão de obra temporária abrange todos os segmentos corporativos ou há exceções?

A Lei 6.019/74 que trata da contratação da mão de obra temporária abrange todos os segmentos corporativos ou há exceções? LUANA ASSUNÇÃO ALBUQUERK Especialista em Direito do Trabalho Advogada Associada de Cheim Jorge & Abelha Rodrigues - Advogados Associados O CONTRATO TEMPORÁRIO DE TRABALHO São as conhecidas contratações

Leia mais

PROCEDIMENTOS BÁSICOS PARA ADESÃO ATA DE REGISTRO DE PREÇOS

PROCEDIMENTOS BÁSICOS PARA ADESÃO ATA DE REGISTRO DE PREÇOS CAPITANIA DOS PORTOS DE SÃO PAULO DIVISÃO DE INTENDÊNCIA SEÇÃO DE LICITAÇÕES E CONTRATOS PROCEDIMENTOS BÁSICOS PARA ADESÃO ATA DE REGISTRO DE PREÇOS (art. 15, 1º, da Lei nº 8.666/1993 c/c os arts. 3º e

Leia mais

PDF created with pdffactory trial version www.pdffactory.com

PDF created with pdffactory trial version www.pdffactory.com REGULAMENTO DE UTILIZAÇÃO DOS PLANOS DE ASSISTÊNCIA MÉDICO-HOSPITALAR E DE ASSISTÊNCIA ODONTOLÓGICA CONTRATADOS PELA ASTCERJ A utilização dos Planos de Assistência Médico-Hospitalar e de Assistência Odontológica

Leia mais

COMPARAÇÃO ENTRE O RDC E A LEI 8666/93. Viviane Moura Bezerra

COMPARAÇÃO ENTRE O RDC E A LEI 8666/93. Viviane Moura Bezerra COMPARAÇÃO ENTRE O RDC E A LEI 8666/93 Viviane Moura Bezerra Índice de Apresentação 1.Considerações iniciais 2.Surgimento do RDC 3.Principais Inovações 4.Pontos Comuns 5.Contratação Integrada 6.Remuneração

Leia mais

I INFORMAÇÕES INICIAIS II - GLOSSÁRIO

I INFORMAÇÕES INICIAIS II - GLOSSÁRIO I INFORMAÇÕES INICIAIS SOCIEDADE DE CAPITALIZAÇÃO: INVEST CAPITALIZAÇÃO S/A CNPJ: 93.202.448/0001-79 (NOME FANTASIA DO PRODUTO): INVESTCAP TRAD-PU 03 (12M) MODALIDADE: TRADICIONAL PROCESSO SUSEP Nº: 15414.900283/2013-20

Leia mais

MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO, ORÇAMENTO E GESTÃO SECRETARIA-EXECUTIVA SUBSECRETARIA DE PLANEJAMENTO, ORÇAMENTO E ADMINISTRAÇÃO

MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO, ORÇAMENTO E GESTÃO SECRETARIA-EXECUTIVA SUBSECRETARIA DE PLANEJAMENTO, ORÇAMENTO E ADMINISTRAÇÃO MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO, ORÇAMENTO E GESTÃO SECRETARIA-EXECUTIVA SUBSECRETARIA DE PLANEJAMENTO, ORÇAMENTO E ADMINISTRAÇÃO NORMA OPERACIONAL/SPOA Nº 07, DE 24 DE JULHO DE 2006. Dispõe sobre procedimentos

Leia mais

DECON PROCEDIMENTO ADMINISTRATIVO (PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO) 04/2015

DECON PROCEDIMENTO ADMINISTRATIVO (PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO) 04/2015 DECON PROCEDIMENTO ADMINISTRATIVO (PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO) 04/2015 PROCEDIMENTOS PARA CELEBRAÇÃO DE TERMO ADITIVO DE PRORROGAÇÃO DE VIGÊNCIA EM CONTRATOS DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS PROCEDIMENTO

Leia mais

SEGUNDA ATUALIZAÇÃO DA ATA DE REGISTRO DE PREÇOS Nº.006/2015 PREGÃO PRESENCIAL Nº.008/2015. VALIDADE: 01/04/2016

SEGUNDA ATUALIZAÇÃO DA ATA DE REGISTRO DE PREÇOS Nº.006/2015 PREGÃO PRESENCIAL Nº.008/2015. VALIDADE: 01/04/2016 SEGUNDA ATUALIZAÇÃO DA ATA DE REGISTRO DE PREÇOS Nº.006/2015 PREGÃO PRESENCIAL Nº.008/2015. VALIDADE: 01/04/2016 Aos três dias do mês de junho de 2015, o Município de Santo Antônio da Patrulha/RS, neste

Leia mais

SISTEMA DE REGISTRO DE PREÇOS PARA COMPRAS E SERVIÇOS COMO PLANEJAR, JULGAR A LICITAÇÃO E GERIR A ATA E O CONTRATO

SISTEMA DE REGISTRO DE PREÇOS PARA COMPRAS E SERVIÇOS COMO PLANEJAR, JULGAR A LICITAÇÃO E GERIR A ATA E O CONTRATO SISTEMA DE REGISTRO DE PREÇOS PARA COMPRAS E SERVIÇOS COMO PLANEJAR, JULGAR A LICITAÇÃO E GERIR A ATA E O CONTRATO Melhores práticas, análise de casos concretos e checklist dos procedimentos Aspectos polêmicos

Leia mais

DIÁRIO OFICIAL EDIÇÃO Nº 030224 de 30/06/2004

DIÁRIO OFICIAL EDIÇÃO Nº 030224 de 30/06/2004 DIÁRIO OFICIAL EDIÇÃO Nº 030224 de 30/06/2004 GABINETE DO GOVERNADOR D E C R E T O Nº 1.093, DE 29 DE JUNHO DE 2004 Institui, no âmbito da Administração Pública Estadual, o Sistema de Registro de Preços

Leia mais

TÍTULO DE CAPITALIZAÇÃO - APLUBCAP TRADICIONAL 16 MODALIDADE TRADICIONAL - PAGAMENTO ÚNICO

TÍTULO DE CAPITALIZAÇÃO - APLUBCAP TRADICIONAL 16 MODALIDADE TRADICIONAL - PAGAMENTO ÚNICO TÍTULO DE CAPITALIZAÇÃO - APLUBCAP TRADICIONAL 16 MODALIDADE TRADICIONAL - PAGAMENTO ÚNICO CONDIÇÕES GERAIS I INFORMAÇÕES INICIAIS SOCIEDADE DE CAPITALIZAÇÃO: APLUB CAPITALIZAÇÃO S/A CNPJ: 88.076.302/0001-94

Leia mais

Nota Técnica nº. 003/2015/GECOG Vitória, 02 de setembro de 2015.

Nota Técnica nº. 003/2015/GECOG Vitória, 02 de setembro de 2015. Nota Técnica nº. 003/2015/GECOG Vitória, 02 de setembro de 2015. Assunto: Orientações sobre o controle de obrigações contratuais no SIGEFES a partir de 10 de setembro de 2015. 1. Com base no art. 105 da

Leia mais

5) Vincular fiscais aos cronogramas no sistema SIASG / SICON, quando necessário; Saiba mais...

5) Vincular fiscais aos cronogramas no sistema SIASG / SICON, quando necessário; Saiba mais... 5) Vincular fiscais aos cronogramas no sistema SIASG / SICON, quando necessário; Saiba mais... Todo processo de aquisição ou contratação precisa de um fiscal! A Divisão de Contratos encaminha o processo

Leia mais

DECRETO Nº. 6.204, DE 5 DE SETEMBRO DE 2007 DOU 06.09.2007

DECRETO Nº. 6.204, DE 5 DE SETEMBRO DE 2007 DOU 06.09.2007 DECRETO Nº. 6.204, DE 5 DE SETEMBRO DE 2007 DOU 06.09.2007 Regulamenta o tratamento favorecido, diferenciado e simplificado para as microempresas e empresas de pequeno porte nas contratações públicas de

Leia mais

CIRCULAR SUSEP N o 265, de 16 de agosto de 2004.

CIRCULAR SUSEP N o 265, de 16 de agosto de 2004. CIRCULAR SUSEP N o 265, de 16 de agosto de 2004. Disciplina os procedimentos relativos à adoção, pelas sociedades seguradoras, das condições contratuais e das respectivas disposições tarifárias e notas

Leia mais

CONDIÇÕES GERAIS SEGURO GARANTIA CIRCULAR SUSEP 232/03. Processo SUSEP nº 10.003.017/01-08

CONDIÇÕES GERAIS SEGURO GARANTIA CIRCULAR SUSEP 232/03. Processo SUSEP nº 10.003.017/01-08 CONDIÇÕES GERAIS SEGURO GARANTIA CIRCULAR SUSEP 232/03 Processo SUSEP nº 10.003.017/01-08 Cláusula 1ª - OBJETO Este seguro garante o fiel cumprimento das obrigações assumidas pelo Tomador no contrato principal,

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE PALMAS SECRETARIA DE GESTÃO E PLANEJAMENTO DIRETORIA DE COMPRAS E LICITAÇÕES

PREFEITURA MUNICIPAL DE PALMAS SECRETARIA DE GESTÃO E PLANEJAMENTO DIRETORIA DE COMPRAS E LICITAÇÕES ATA DE REGISTRO DE PREÇOS Nº 002/2013 PREGÃO ELETRÔNICO Nº 193/2012 Órgão Processo SECRETARIA DE INFRAESTRUTURA 2012007522 Modalidade Nº Data Tipo PREGAO ELETRONICO 193/2012 18/07/2012 MENOR PREÇO POR

Leia mais

Câmara Municipal de São Pedro do Sul

Câmara Municipal de São Pedro do Sul Regulamento A elaboração do presente regulamento resulta da necessidade de definir regras e harmonizar os procedimentos relacionados com a duração e organização do tempo de trabalho, conforme impõe o definido

Leia mais

ÂMBITO E FINALIDADE SERVIÇO DE EMPRÉSTIMO DE VALORES MOBILIÁRIOS

ÂMBITO E FINALIDADE SERVIÇO DE EMPRÉSTIMO DE VALORES MOBILIÁRIOS Dispõe sobre empréstimo de valores mobiliários por entidades de compensação e liquidação de operações com valores mobiliários, altera as Instruções CVM nºs 40, de 7 de novembro de 1984 e 310, de 9 de julho

Leia mais

ALGUMAS RESPOSTAS A PERGUNTAS FREQUENTES

ALGUMAS RESPOSTAS A PERGUNTAS FREQUENTES ALGUMAS RESPOSTAS A PERGUNTAS FREQUENTES O que é a semestralidade? É o valor que deve ser pago por cada aluno durante os 6 (seis) meses de cada período letivo. Este valor depende da faixa de créditos (isto

Leia mais

CIPA - Comissão Interna de Prevenção de Acidentes

CIPA - Comissão Interna de Prevenção de Acidentes CIPA - Comissão Interna de Prevenção de Acidentes DO OBJETIVO A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes - CIPA - tem como objetivo a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, de modo

Leia mais

PARECER Nº 03/2013. C ON S U L T A

PARECER Nº 03/2013. C ON S U L T A PARECER Nº 03/2013. EMENTA: CONSULTA DIVERSA. DOCUMENTAÇÃO PRECÁRIA. PARECER ABSTRATO. RESPEITO AOS PRAZOS DA COMISSÃO DE TRANSMISSÃO DE CARGOS E DE PRESTAÇÃO DE CONTAS. RESOLUÇÃO N. 1311/12 E N. 1060/05

Leia mais

MANUAL DE CONTRATOS PÚBLICOS

MANUAL DE CONTRATOS PÚBLICOS 2013 MANUAL DE CONTRATOS PÚBLICOS UNIPAMPA Pró-Reitoria de Administração 12/02/2013 APRESENTAÇÃO Este Manual destina-se a orientar sobre procedimentos de contratações de serviços (terceirizados; energia

Leia mais

Instrução Normativa PROEX/IFRS nº 13, de 17 de dezembro de 2013.

Instrução Normativa PROEX/IFRS nº 13, de 17 de dezembro de 2013. Instrução Normativa PROEX/IFRS nº 13, de 17 de dezembro de 2013. Estabelece o fluxo e os procedimentos para o registro, a análise e o acompanhamento das ações de extensão do IFRS e dá outras providências.

Leia mais

RESOLUÇÃO CFN Nº 510/2012

RESOLUÇÃO CFN Nº 510/2012 Página 1 de 9 RESOLUÇÃO CFN Nº 510/2012 Dispõe sobre o registro, nos Conselhos Regionais de Nutricionistas, de atestados para comprovação de aptidão para desempenho de atividades nas áreas de alimentação

Leia mais

POLÍTICA DE TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO

POLÍTICA DE TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO POLÍTICA DE TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO 1. Aplicação Esta política aplica-se a todos os colaboradores Técnico-administrativos, sejam vínculo CLT ou contrato de estágio. 2. Objetivo Estabelecer critérios

Leia mais

INSTRUMENTO CONTRATUAL N. 0103/2013.

INSTRUMENTO CONTRATUAL N. 0103/2013. INSTRUMENTO CONTRATUAL N. 0103/2013. CONTRATO DE ADMINISTRATIVO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS N. 0103/2013. O, Estado de Santa Catarina, com sede a Rua Rui Barbosa, 347, inscrito no CNPJ/MF Sob o N. 82.854.670/0001-30,

Leia mais

DECRETO Nº 7.622, DE 20 DE MAIO DE 2005.

DECRETO Nº 7.622, DE 20 DE MAIO DE 2005. DECRETO Nº 7.622, DE 20 DE MAIO DE 2005. Regulamenta o Sistema de Registro de Preços previsto no artigo 15, 3º da Lei nº 8.666, de 21 de junho de 1993 e artigo 11 da Lei Federal nº 10.520, de 17 de julho

Leia mais

REGULAMENTO NOSSA SENHORA DO MANTO

REGULAMENTO NOSSA SENHORA DO MANTO REGULAMENTO NOSSA SENHORA DO MANTO ACORDO DE PARCERIA ENTRE A SANTA CASA DA MISERICÓRDIA DE LISBOA E A UNIÃO DAS MISERICÓRDIAS PORTUGUESAS A SANTA CASA DA MISERICÓRDIA DE LISBOA E A UNIÃO DAS MISERICÓRDIAS

Leia mais

ESTADO DE SANTA CATARINA

ESTADO DE SANTA CATARINA DECRETO N.º 2356/2013 Regulamenta o Sistema de Registro de Preços previsto no art. 15 da Lei nº 8.666, de 21 de junho de 1993, e dá outras providências. Rosane Minetto Selig, Prefeita Municipal de Ouro

Leia mais

WORKSHOP Registro e Manutenção dos Produtos RN 356 IN-DIPRO 45 IN-DIPRO 46

WORKSHOP Registro e Manutenção dos Produtos RN 356 IN-DIPRO 45 IN-DIPRO 46 WORKSHOP Registro e Manutenção dos Produtos RN 356 IN-DIPRO 45 IN-DIPRO 46 NORMATIVOS Resolução Normativa nº 356, de 2014 Altera a RN nº 85, de 2004. Altera a RN nº 89, de 2003. Altera a RN nº 309, de

Leia mais

JORNADA DE TRABALHO 1 LIMITE DE DURAÇÃO E ANOTAÇÃO DA JORNADA PACTUADA

JORNADA DE TRABALHO 1 LIMITE DE DURAÇÃO E ANOTAÇÃO DA JORNADA PACTUADA 1 / 5 JORNADA DE TRABALHO 1 LIMITE DE DURAÇÃO E ANOTAÇÃO DA JORNADA PACTUADA A jornada máxima de trabalho, fixada pela Constituição Federal de 1988 e confirmada pelo art. 58 do Estatuto Laboral, é de 8

Leia mais

INSTRUMENTO CONTRATUAL N. 0017/2013.

INSTRUMENTO CONTRATUAL N. 0017/2013. INSTRUMENTO CONTRATUAL N. 0017/2013. CONTRATO DE ADMINISTRATIVO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS N. 0017/2013. O, Estado de Santa Catarina, com sede a Rua Rui Barbosa, 347, inscrito no CNPJ/MF Sob o N. 82.854.670/0001-30,

Leia mais

SUPERINTENDÊNCIA DE PORTOS Gerência de Portos Públicos ntainers

SUPERINTENDÊNCIA DE PORTOS Gerência de Portos Públicos ntainers FILOSOFIA DOS ESTUDOS DE VIABILIDADE TÉCNCO-ECONÔMICO EVTE E EQUILÍBRIO ECONÔMICO-FINANCEIRO DOS CONTRATOS DE ARRENDAMENTO DE ÁREAS E INSTALAÇÕES PORTUÁRIAS r ntainers ASSUNTOS EM DISCUSSÃO NA ANTAQ 1.

Leia mais

DISPENSA E INEXIGIBILIDADE DE LICITAÇÃO COMO FORMALIZAR O PROCEDIMENTO E GERIR OS CONTRATOS DECORRENTES DE CONTRATAÇÃO DIRETA

DISPENSA E INEXIGIBILIDADE DE LICITAÇÃO COMO FORMALIZAR O PROCEDIMENTO E GERIR OS CONTRATOS DECORRENTES DE CONTRATAÇÃO DIRETA DISPENSA E INEXIGIBILIDADE DE LICITAÇÃO COMO FORMALIZAR O PROCEDIMENTO E GERIR OS CONTRATOS DECORRENTES DE CONTRATAÇÃO DIRETA Enfoque aplicado: resolução de casos práticos e apresentação de checklist de

Leia mais

Qualificação técnica. A documentação relativa à qualificação técnica limita-se a:

Qualificação técnica. A documentação relativa à qualificação técnica limita-se a: Observe, quando da contratação de empresas para realização de obras e/ou prestação de serviços, o disposto na Lei 8.212/91, que determina a exigência da Certidão Negativa de Débito da empresa na contratação

Leia mais

ESTADO DE PERNAMBUCO TRIBUNAL DECONTAS RESOLUÇÃO T.C. Nº 04, 7 DE MARÇO DE 2012

ESTADO DE PERNAMBUCO TRIBUNAL DECONTAS RESOLUÇÃO T.C. Nº 04, 7 DE MARÇO DE 2012 RESOLUÇÃO T.C. Nº 04, 7 DE MARÇO DE 2012 Dispõe sobre o Sistema de Gerenciamento de Recursos da Sociedade SAGRES na esfera municipal. O TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DE PERNAMBUCO, na sessão do Pleno realizada

Leia mais

CADERNO DE COMPRAS E LICITAÇÕES

CADERNO DE COMPRAS E LICITAÇÕES 2010 PREFEITURA MUNICIPAL DE CONTAGEM SECRETARIA MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO DIRETORIA DE COMPRAS E LICITAÇÕES CADERNO DE COMPRAS E LICITAÇÕES 1. OBJETIVO Este manual tem por objetivo esclarecer as questões

Leia mais

QUADRO PADRONIZADO PARA APRESENTAÇÃO DE SUGESTÕES E COMENTÁRIOS

QUADRO PADRONIZADO PARA APRESENTAÇÃO DE SUGESTÕES E COMENTÁRIOS QUADRO PADRONIZADO PARA APRESENTAÇÃO DE SUGESTÕES E COMENTÁRIOS Remetente: Signatário: CIRCULAR PROPOSTA SUGESTÃO DE ALTERAÇÃO JUSTIFICATIVA OU COMENTÁRIO CIRCULAR SUSEP N.º de 2004., de Disciplina os

Leia mais

RELATÓRIO DE AUDITORIA INTERNA Nº 03/2009 SERVIÇOS TERCEIRIZADOS

RELATÓRIO DE AUDITORIA INTERNA Nº 03/2009 SERVIÇOS TERCEIRIZADOS RELATÓRIO DE AUDITORIA INTERNA Nº 03/2009 SERVIÇOS TERCEIRIZADOS I. Dos Procedimentos: Visando dar cumprimento ao item de número 05 do PAINT/2009, devidamente aprovado pelo Conselho Superior desta Instituição,

Leia mais

QUESTIONAMENTO 01 SUL AMÉRICA

QUESTIONAMENTO 01 SUL AMÉRICA Fls. QUESTIONAMENTO 01 SUL AMÉRICA Em relação aos Questionamentos efetuados pela empresa Sul América Serviços LTDA, informo que foram analisados pelo Diretor da área solicitante, Sr. Charles, e com base

Leia mais

CONCORRÊNCIA Nº. 001/2010/SENAR-AR/RO

CONCORRÊNCIA Nº. 001/2010/SENAR-AR/RO PROCESSO nº 006/2010 CONCORRÊNCIA SOB REGISTRO DE PREÇOS n.º 001/2010 CONTRATO SOB REGISTRO DE PREÇOS PARA FORNECIMENTO DE GÊNEROS ALIMENTÍCIOS, PRODUTOS DESCARTAVÉIS E PRODUTOS DE HIGIENE E LIMPEZA QUE

Leia mais

ATA DE REGISTRO DE PREÇOS

ATA DE REGISTRO DE PREÇOS ATA DE REGISTRO DE PREÇOS ATA DE REGISTRO DE PREÇOS Nº: 003 -TERRACAP PROCESSO Nº: 111.004.762/2013 Pregão Presencial Nº: 29/2013 VALIDADE: 12 meses, a partir da publicação no DODF. Aos dias do mês de

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL CONSELHO REGIONAL DE ENGENHARIA, ARQUITETURA E AGRONOMIA DO ESTADO DE SÃO PAULO

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL CONSELHO REGIONAL DE ENGENHARIA, ARQUITETURA E AGRONOMIA DO ESTADO DE SÃO PAULO Instrução nº 2533 Dispõe sobre os procedimentos para concessão do auxílio-educação e auxíliocreche para dependentes. O Presidente do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Estado de

Leia mais

SEMINÁRIO RENOVAÇÃO DE CONCESSÕES DO SETOR PÚBLICO DE ENERGIA ELÉTRICA. Porto Alegre 05/10/2009 Luiz Carlos Guimarães ABRADEE

SEMINÁRIO RENOVAÇÃO DE CONCESSÕES DO SETOR PÚBLICO DE ENERGIA ELÉTRICA. Porto Alegre 05/10/2009 Luiz Carlos Guimarães ABRADEE SEMINÁRIO RENOVAÇÃO DE CONCESSÕES DO SETOR PÚBLICO DE ENERGIA ELÉTRICA Porto Alegre 05/10/2009 Luiz Carlos Guimarães ABRADEE Concessões de Distribuição QUANTO AO PRAZO CONTRATUAL AS CONCESSÕES DE DISTRIBUIÇÃO

Leia mais

EDITAL N 03/2015 DE SELEÇÃO DE BOLSAS DE MESTRADO. 2.2 O número de bolsas destinado aos programas de pós-graduação seguirá o seguinte critério:

EDITAL N 03/2015 DE SELEÇÃO DE BOLSAS DE MESTRADO. 2.2 O número de bolsas destinado aos programas de pós-graduação seguirá o seguinte critério: EDITAL N 03/2015 DE SELEÇÃO DE BOLSAS DE MESTRADO EDITAL Nº. 03/2015 CHAMAMENTO PÚBLICO Nº. 02/2015 A FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE MACAÉ, instituição municipal de ensino superior, fundação pública, criada pela

Leia mais

ISO 9001 : 2008. De 08/04/2013 a 12/04/2013. Local: Hotel Windsor Guanabara Av. Presidente Vargas, 392 Centro Rio de Janeiro RJ Tel.

ISO 9001 : 2008. De 08/04/2013 a 12/04/2013. Local: Hotel Windsor Guanabara Av. Presidente Vargas, 392 Centro Rio de Janeiro RJ Tel. ISO 9001 : 2008 Administração de Contratos Visão Global De 08/04/2013 a 12/04/2013 Local: Hotel Windsor Guanabara Av. Presidente Vargas, 392 Centro Rio de Janeiro RJ Tel.: (21) 2195-6000 Carga Horária:

Leia mais

DÚVIDAS SOBRE O CREDENCIAMENTO - EDITAL Nº 001/06 e EDITAL 002/06

DÚVIDAS SOBRE O CREDENCIAMENTO - EDITAL Nº 001/06 e EDITAL 002/06 DÚVIDAS SOBRE O CREDENCIAMENTO - EDITAL Nº 001/06 e EDITAL 002/06 1 - Qual a data limite para o pedido de credenciamento? Em acordo com a Lei Estadual nº 9.433/05, a Administração Pública deve garantir

Leia mais

Departamento de Estágios FACCAMP. Procedimentos Básicos para assinatura de Convênio e Contrato de Estágio

Departamento de Estágios FACCAMP. Procedimentos Básicos para assinatura de Convênio e Contrato de Estágio Departamento de Estágios FACCAMP Procedimentos Básicos para assinatura de Convênio e Contrato de Estágio OBRIGAÇÕES DO ESTAGIÁRIO. Solicitar na Secretaria Geral da FACCAMP declaração de autorização para

Leia mais

ELETROBRAS DISTRIBUIÇÃO RONDÔNIA GERÊNCIA DO PROGRAMA LUZ PARA TODOS

ELETROBRAS DISTRIBUIÇÃO RONDÔNIA GERÊNCIA DO PROGRAMA LUZ PARA TODOS TERMO DE REFERÊNCIA Nº. 002 CONTRATAÇÃO DE EMPRESA ESPECIALIZADA NA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE AUDITORIA CONTÁBIL Porto Velho, 24 de Fevereiro de 2014. 1. OBJETO Prestação de serviços especializados em auditoria

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE MATINHOS Estado do Paraná CONTROLADORIA GERAL DO MUNICÍPIO

PREFEITURA MUNICIPAL DE MATINHOS Estado do Paraná CONTROLADORIA GERAL DO MUNICÍPIO INSTRUÇÃO NORMATIVA CG Nº 001 DE 02 de junho de 2014 Institui o Plano de atividades de Auditoria Interna no ano de 2014 e dá outras providências. O CONTROLADOR GERAL DO MUNICPIO DE MATINHOS, no uso de

Leia mais

ANEXO II. MINUTA DE CONTRATO Aquisição de Gêneros Alimentícios sem Licitação da Agricultura Familiar para Alimentação Escolar

ANEXO II. MINUTA DE CONTRATO Aquisição de Gêneros Alimentícios sem Licitação da Agricultura Familiar para Alimentação Escolar ANEXO II MINUTA DE CONTRATO Aquisição de Gêneros Alimentícios sem Licitação da Agricultura Familiar para Alimentação Escolar O MUNICÍPIO DE Caçapava do Sul, pessoa jurídica de direito público, inscrito

Leia mais

Ata de Registro de Preços 10/2015

Ata de Registro de Preços 10/2015 _ Ata de Registro de Preços 10/2015 PREGAO PRESENCIAL Nº ATA DE REGISTRO DE PREÇOS Nº 10/2015 Objeto Aquisição de Material e Instrumental Odontológico Aos vinte e seis dias do mês de março de 2015 do ano

Leia mais

CONVITE 25/2010. DATA E HORÁRIO PARA RECEBIMENTO E ABERTURA DOS ENVELOPES Dia 17 / 08 / 2010 às 15 horas

CONVITE 25/2010. DATA E HORÁRIO PARA RECEBIMENTO E ABERTURA DOS ENVELOPES Dia 17 / 08 / 2010 às 15 horas CONVITE 25/2010 DATA E HORÁRIO PARA RECEBIMENTO E ABERTURA DOS ENVELOPES Dia 17 / 08 / 2010 às 15 horas 01. DISPOSIÇÕES INICIAIS 1.1 O Senac Departamento Nacional torna público que, na Seção de Material,

Leia mais

RESUMO DAS ATIVIDADES DE ACOMPANHAMENTO DOS CONTRATOS. Responsável Seqüência Etapa do processo

RESUMO DAS ATIVIDADES DE ACOMPANHAMENTO DOS CONTRATOS. Responsável Seqüência Etapa do processo Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Pró-Reitoria de Planejamento e Administração PR UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ RESUMO DAS ATIVIDADES DE ACOMPANHAMENTO DOS

Leia mais

EDITAL Nº 004/DG/CRFI/IFB, DE 20 DE MARÇO DE 2015

EDITAL Nº 004/DG/CRFI/IFB, DE 20 DE MARÇO DE 2015 EDITAL Nº 004/DG/CRFI/IFB, DE 20 DE MARÇO DE 2015 PROCESSO SELETIVO PARA DESLOCAMENTO INTERNO DE SERVIDOR EFETIVO PARA A COORDENAÇÃO DE REGISTRO ACADÊMICO DO CAMPUS RIACHO FUNDO O DIRETOR GERAL DO CAMPUS

Leia mais

RESOLUÇÃO DO CONSELHO UNIVERSITÁRIO (CONSUNI) N.º 03/2011

RESOLUÇÃO DO CONSELHO UNIVERSITÁRIO (CONSUNI) N.º 03/2011 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS RESOLUÇÃO DO CONSELHO UNIVERSITÁRIO (CONSUNI) N.º 03/2011 Dispõe sobre as normas gerais para a celebração de contratos ou convênios da Universidade

Leia mais

CONDIÇÕES GERAIS DO CAP FIADOR I INFORMAÇÕES INICIAIS. SOCIEDADE DE CAPITALIZAÇÃO: Brasilcap Capitalização S.A. CNPJ: 15.138.043/0001-05 II GLOSSÁRIO

CONDIÇÕES GERAIS DO CAP FIADOR I INFORMAÇÕES INICIAIS. SOCIEDADE DE CAPITALIZAÇÃO: Brasilcap Capitalização S.A. CNPJ: 15.138.043/0001-05 II GLOSSÁRIO CONDIÇÕES GERAIS DO CAP FIADOR I INFORMAÇÕES INICIAIS SOCIEDADE DE CAPITALIZAÇÃO: Brasilcap Capitalização S.A. CNPJ: 15.138.043/0001-05 CAP FIADOR MODALIDADE: Tradicional PROCESSO SUSEP Nº: 15414.005233/2011-75

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 013/UNIR//PRAD/2014 DE 25 DE AGOSTO DE 2014

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 013/UNIR//PRAD/2014 DE 25 DE AGOSTO DE 2014 INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 013/UNIR//PRAD/2014 DE 25 DE AGOSTO DE 2014 Estabelece procedimentos para solicitação e acompanhamento dos serviços hospedagem no âmbito da Fundação Universidade Federal de Rondônia

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA INTEGRAÇÃO LATINO-AMERICANA UNILA CONSELHO UNIVERSITÁRIO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA INTEGRAÇÃO LATINO-AMERICANA UNILA CONSELHO UNIVERSITÁRIO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA INTEGRAÇÃO LATINO-AMERICANA UNILA CONSELHO UNIVERSITÁRIO RESOLUÇÃO N 025/2014 DE 09 DE JULHO DE 2014 Dispõe sobre as atribuições e designações dos procedimentos

Leia mais