EDIÇÃO COMPILADA 1º CONGRESSO BRASILEIRO DE LIVE MARKETING 29 E 30 DE JULHO DE 2013

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "EDIÇÃO COMPILADA 1º CONGRESSO BRASILEIRO DE LIVE MARKETING 29 E 30 DE JULHO DE 2013"

Transcrição

1 (CAPA)

2 EDIÇÃO COMPILADA 1º CONGRESSO BRASILEIRO DE LIVE MARKETING 29 E 30 DE JULHO DE 2013

3 Sejam bem-vindos todos os participantes do 1º Congresso Brasileiro de Live Marketing! Temos alguns motivos para celebrar esse encontro. A Associação de Marketing Promocional - AMPRO - completa 20 anos e adquire características próprias da maioridade, a qual é refletida na entidade como um todo. Suas relações, sua política, suas diretrizes e seus rumos ganharam uma boa dose de oxigênio que permite maior fôlego em inúmeras ações e iniciativas. O AMPRO Globes Awards, cada vez mais, é reconhecido no mercado pela seriedade, credibilidade e qualidade em todo o processo, ou seja, inscrição, julgamento e premiação. O que o consolida como a principal premiação de Live Marketing no país. Essa festa é nossa e com quilates de bronze, prata e ouro encerrará o 1º Congresso Brasileiro de Live Marketing, anunciando os melhores do mercado. As Regionais AMPRO também dispõem nessa gestão de um espaço considerável para suas demandas e novos projetos em seus estados. Diferentes segmentos do Live Marketing têm voz e mais força por meio dos Comitês Permanentes AMPRO, com suas ações e projetos sempre buscando aprimorar mecanismos e instrumentos legais junto aos seus stakeholders. O setor ganhou também uma nova revista, a Live Marketing, que apoiada pela entidade, representa um veículo de comunicação especializado de qualidade, garantindo a visibilidade da atuação de nossos profissionais. E por fim, o 1º Congresso Brasileiro de Live Marketing, um evento inédito na história do setor, conseguiu trazer um time de peso, agências consolidadas e vencedoras, que se mobilizaram em torno de um evento com o firme propósito de discutir, resolver e encaminhar antigos anseios de toda cadeia produtiva do segmento. Aproveitem o 1º Congresso Brasileiro de Live Marketing e muito obrigado a todos que vieram ver ao vivo! P.S. Aos que não puderam ver ao vivo, aqui está uma nova chance de informação e um panorama geral sobre o que aqui se passou. Boa leitura! Kito Mansano Presidente do 1º Congresso Brasileiro de Live Marketing

4 Índice Introdução Comitês do Congresso O Congresso 1º Congresso Brasileiro de Live Marketing 29 de Julho 1º Congresso Brasileiro de Live Marketing 30 De Julho Sindilive Sindicato de Live Marketing Comitês Permanentes AMPRO Ficha Técnica Anexos

5 COMITÊ DE LIVE MARKETING Posicionar o Live Marketing no mercado e fortalecer a atividade. Marcel Sacco presidente As experiências ao vivo ganham ano a ano maior relevância nas estratégias de todas as marcas. Engajar emocionalmente os consumidores é fundamental no mundo da mobilidade digital, um mundo conectado e repleto de alternativas. Do Bellow The Line - BTL dos anos 80, passando pelo Marketing Promocional dos anos 90 e chegando ao Live Marketing do século XXI, nosso negócio é hoje ferramenta indispensável no desenvolvimento das marcas e negócios no curto, médio e longo prazos. Falamos a linguagem da vida moderna com criatividade, agilidade e pluralidade. Porém, ainda não somos percebidos assim por todos. Esse Comitê propõe o posicionamento do Live Marketing nessa nova realidade e discutirá junto a clientes, fornecedores e personas do mercado como vencer o desafio de ampliar essa percepção. Mostrará também a todos os públicos que interagem em nossa cadeia de negócios que quem sabe faz ao vivo. E não é todo mundo que sabe. Participantes: Cassio Motta Mello (Grupo TV1) Fernando Albieri (Agência Super) Fernando Guntovich (The Group) Gustavo Aguiar (Agência Super) Marcel Sacco (Holding Clube) Marcelo Salles Gomes (Meio & Mensagem) Maurício Magalhães (Agência TUDO)

6 COMITÊ DE LEGISLAÇÃO E TRIBUTAÇÃO EM LIVE MARKETING Apresentar os entendimentos legais mais atuais e modernos aplicados ao Live Marketing e discutir a atual cadeia tributária e criação de valores na atividade. Paulo Foccaccia presidente A meta principal do Comitê é abordar os temas: Legislação Promocional: atual regulamentação e entendimentos normativos sobre promoções comerciais. Dr. Edilson Vianna, é convidado palestrante para tratar dessa questão. É gerente nacional de loterias e promoções da Caixa Econômica Federal. Tributação: classificação dos serviços de Live Marketing e discussão sobre as regras aplicáveis. Dr. Paulo M. Focaccia, sócio do escritório Focaccia, Amaral e Salvia Advogados, é o palestrante. Legislação de Eventos: apresentar as atuais regras sobre a organização e a produção de eventos, bem como discutir o papel das agências de Live Marketing na perspectiva de segurança e compliance. Participantes: Cinthia Peres (Holding Clube) Daniel Sá (NETZA Comunicação Integrada) Deise Del Roveri (Le Donne Comunicação) Dr. Paulo M. Focaccia (Focaccia Amaral e Salvia Advogados) Maria Eunice Valente (Agência TUDO) Marcos Lacerda MaLa (Momentum) Ricardo Beato (Super e AMPRO) Wilson Ferreira Junior (Agência ETNA) Wilson Soderi (WCR Trade Marketing)

7 COMITÊ DE RELAÇÃO SUSTENTÁVEL ENTRE CLIENTES E AGÊNCIAS Valorizar as melhores práticas exercidas no mercado. Desenvolver um modelo de negócios, cuja premissa é o relacionamento sustentável entre agência e cliente. Refletir sobre os feitos das concorrências sob diferentes pontos de vista, gerando uma relação mais duradora e estratégica. Fomentar a sustentabilidade corporativa gerando processos que tragam vantagens econômicas, qualidade da produtividade e resultados. Participantes: Celio Ashcar Junior presidente Carla Borges (TV1) Celio Ashcar Junior (Mix Brand Experience) Fernando Figueiredo (Bullet) José Boralli (B/Ferraz) Marcelo Heidrich (Ponto de Criação) Rodrigo Rivellino (Aktuell).

8 COMITÊ DE PESQUISA E EVOLUÇÃO DO MERCADO Apontar a evolução do mercado com base em pesquisas feitas por empresas renomadas e avaliar qual caminho as empresas devem seguir. Demonstrar a atual evolução do mercado com base nos dados exclusivos que serão apresentados pelas empresas palestrantes e apontar o caminho mais adequado de acordo com as atuais tendências. Revelar qual é o relacionamento que o cliente deseja com a agência, discutir as dificuldades para inovar, avaliar o novo comportamento de consumo e sugerir ativações com os grandes eventos esportivos que o Brasil irá receber. Marcelo Heidrich presidente Participantes: Claudio Xavier (NewStyle) Marcelo Heidrich (Ponto de Criação) Marcio Franco (Simple Comunicação)

9 O CONGRESSO

10 1º CONGRESSO BRASILEIRO DE LIVE MARKETING DIA 29 DE JULHO

11 ABERTURA OFICIAL Kito Mansano Presidente do 1º Congresso Brasileiro de Live Marketing e da Associação de Marketing Promocional - AMPRO Aos profissionais de Live Marketing, aos céticos e aos que acreditaram no Live Marketing, quero dizer algo que é comum e muito importante aos que estão aqui presentes, independentemente do tamanho do faturamento, do tempo de vida profissional. Somos Live Marketing. Marketing no PDV, na campanha de incentivo, nos eventos, na ativação, na promoção, na Internet, nas redes sociais, nas atividades que resultam em paixão por uma marca, pela fidelização e pela decisão de compras. Não preciso esperar o término do evento para saber qual o resultado desse encontro. O resultado está acontecendo agora. Esse encontro é a maior demonstração de que somos muito maiores quando estamos unidos. Espero que cada um dos presentes saia desse evento, desse encontro, com a convicção de que, agora, faz parte de um grupo que não ficará passivo a condutas predatórias, sem ética e de anarquia. Nós somos responsáveis pelo futuro de nosso negócio e podemos conquistar a força se permanecermos juntos. Eu acredito nisso, nós podemos isso. Declaro abertos os trabalhos do 1º Congresso Brasileiro de Live Marketing.

12 Assista o video 1

13 Patrick Flynn Cirque Du Soleil Palestrante Internacional A arte do Cirque Du Soleil desperta emoções, os sentidos, tal qual faz o Live Marketing. Patrick Flynn é o convidado internacional que mostra a sua experiência aos participantes do 1º Congresso Brasileiro de Live Marketing. Patrick Flynn inicia na carreira artística muito jovem, trabalhando na escola amadora de produção e dramaturgia, em ambas no palco e atrás dos palcos, onde rapidamente descobriu sua paixão pelo mundo do entretenimento. Patrick trabalhou por muitos anos performando em musicais na Europa e na América do Norte e em 2001 passou a integrar o mais renomado e mundialmente famoso grupo: o Cirque Du Soleil. Desde então ele liderou várias empreitadas importantes tanto na área comercial, vendas, de atendimento ao cliente, quanto na área de produção (tour services director, site and permitting coordinator). Atualmente, Patrick é o responsável do Cirque Du Soleil pelo show Corteo, a produção mais recente e atual para América do Sul. Patrick nasceu e cresceu na Irlanda. Depois de muitos anos viajando e percorrendo todo o mundo, ele aprendeu diferentes línguas na Europa, incluindo o português. Nas suas horas livres, gosta de frequentar bons restaurantes, ir ao teatro, cinema e de viajar.

14 Patrick Flynn Agradeço o convite e quero falar um pouco sobre a criatividade que toca corações, e os aspectos operacionais e artísticos do show. Quero inspirar e, falando da criatividade, partilhar um pouco dos segredos. Um dos aspectos da criatividade diz respeito a ideias novas, conceitos novos que trará à experiência do Live Marketing. Nossa empresa não é uma agência de Live Marketing, mas sim uma empresa artística. Por isso não falarei de técnicas de Live Marketing, mas de alguns exemplos. Assista o video 2 Para nós, impossível é só uma palavra. Iniciamos no ano de 1984, em Montreal, no Canadá, com um grupo de jovens desfavorecidos, que formaram um pequeno clube chamado Clube do Salto Alto. Nessa época o mundo do circo estava em decadência. Lembro que na década de 40 e 50 tivemos o máximo da expressão da criatividade circense, que era o que trazia a beleza para a cidade. Assim, esse grupo queria fazer renascer esse sonho. Em 1985 foi apresentada ao público, em Saint Paul, a primeira tenda com capacidade para 300 pessoas. Hoje 15 milhões de pessoas já viram nossos espetáculos. Em 1984 tínhamos 73 pessoas trabalhando, hoje temos cinco mil trabalhadores, sendo que 1300 são artistas. Somente na sede em Montreal temos 2000 trabalhadores. Entre eles há mais de 50 nacionalidades diferentes e são falados mais de 25 idiomas distintos. Ressalto que desde 1992 nunca mais recebemos concessão pública ou privada, pois desejamos manter nossa autonomia. Atualmente temos 20 espetáculos em apresentação pelo mundo e dois novos em produção. Alguns espetáculos: Alegria É o show mais antigo. Uma ode barroca à energia, à graça e ao poder da juventude. Quidam Parte de um jogo belga. O refúgio de uma menina no mundo da imaginação. Dralion Em parceria com o circo chinês Dalion é uma combinação harmoniosa entre a destreza acrobática oriental e ocidental. Varekai Em uma misteriosa floresta no interior de um vulcão, existe um mundo extraordinário, um lugar onde tudo é possível. Corteo Atualmente no Brasil, é o mais lindo. Uma procissão teatral de personagens poéticos e acrobatas graciosos. Recria o sonho de vida de um palhaço. Kooza O próximo espetáculo é Kooza, que está na costa norte da Bélgica. Uma vibrante agitação de acrobacias em um reino de diversão. Ovo Dedicado aos meninos que exploram o mundo dos insetos. É uma imersão no mundo fértil e enérgico dos insetos. Amaluna Nesse espetáculo gêmeos brasileiros trabalham em dupla. É interessante ver que a criatividade é um processo colaborativo. Eles disseram que nunca iriam trabalhar separados. Há também uma parte do espetáculo em que há um silêncio total da plateia. É um momento coletivo em que todos ajudam na concentração.

15 Michael Jackson ONE Estreou no ano de sua morte. Uma experiência musical envolvente, desenvolvida pelo coreógrafo do próprio Michael Jackson. Está em Nova York. Esses foram os espetáculos rotativos distribuídos em arenas pelo mundo. Mas há também os shows fixos, como os que ocorrem em Las Vegas. Oitenta por cento das vendas dos tickets são oriundas de lá. Kà Uma extraordinária aventura épica. É um exemplo de espetáculo residente em Las Vegas. Um dos mais perigosos, com grande complexidade técnica. The Beatles Love Uma celebração à herança musical dos Beatles. É uma interpretação visceral do mundo imaginativo a partir das músicas dos Beatles. Michael Jackson THE IMMORTAL World Tour Uma produção eletrizante que se desenvolve no interior da mente criativa de Michael Jackson. Criss Angel Believe Vai além da questão estética e apresenta os truques de ilusionismo mais espetaculares do mágico do século. La Nouba Está em Orlando e faz referência a um circo viajante. Uma viagem festiva e sem limites pela imaginação. Zumanity Em cartaz em Las Vegas. Um cabaré que explora o espectro da sexualidade e sensualidade humana. Outra ação interessante desenvolvida pelo Cirque Du Soleil - e que beneficia o Turismo - é a performance do grupo em espetáculo aberto, gratuito em praças de cidades. Com esses exemplos temos a questão da criatividade, que deve perdurar. E por que uma visão criativa? Os flash mobs já estão feitos, agora necessitamos de ideias novas e originais. O circo está a cargo disso, em cada espetáculo incorporamos três criações novas a cada ano. Será que há perigo em esgotar tal criatividade? Cada empresa desenvolve o seu processo criativo. Explora isso dentro de sua equipe. Somos uma organização única que busca o desenvolvimento por meio de projetos criativos de alta qualidade. No espetáculo são tantos detalhes que você mal pode imaginar. Mas no total contribui para a experiência do Live Marketing. Acolhemos os desafios criativos, fomentamos os possíveis riscos, a excelência e a audácia criativa. Valorizamos as melhores ideias sem dar importância à sua procedência. Vejam o exemplo da ginasta brasileira. Ela voa entre dois homens. É uma mulher voadora, isso foi um desafio para ela. Uma característica é que ela mesma se maquia, num processo que pode durar até uma hora. Outro exemplo. Sacha é um artista que queria trabalhar algo novo. Ele fez um número solo de strapa e foi um sucesso, que é exibido em diferentes espetáculos da companhia. Cultivamos a qualidade de nossos espetáculos, preservamos a integridade de nossos conceitos e asseguramos a evolução com equipes artísticas dedicadas. Há também outros projetos correlatos ao circo: Light Club é um clube em Las Vegas, inspirado pelo Cirque Du Soleil. Cirque Du Soleil 3D filme que quer converter em história o desenvolvimento da companhia. SID LEE é uma agência criativa com uma marca identificada.

16 Nesse sentido, estimulamos o nosso crescimento e aplicamos nossa criatividade na diversificação de conteúdo e nas plataformas de difusão. Manifestamos o desejo de criar várias obras simultaneamente, cada uma sob a gestão de equipes criativas, dedicadas e especializadas. Exemplos, Michael Jackson ONE, Light Club e Cirque Assista o video 3 Em termos promocionais, as mídias tradicionais já não conseguem vender o espetáculo. Era necessário também inovar nessa área. Para isso retomamos um formato de divulgação utilizado em 1910, a técnica da parada, onde elefantes, palhaços, cortejo completo entrava na cidade anunciando o circo. A atualização disso seria passearmos com a trupe em um sightseeing bus (ônibus turístico), saudando os transeuntes e fazendo algumas intervenções. O gasto é mínimo e o efeito é muito significativo. Assista o video 4 Esse vídeo da Trident é um exemplo de ação blitz, desenvolvida pelo Cirque Du Soleil no trânsito em uma alusão à venda de chicletes nos semáforos. Nosso processo criativo é orgânico, ou seja, se retroalimenta e, ter mais de um projeto estimula essa fonte inspiradora. Temos um processo de criação único. Nós nos comprometemos a mantê-lo vivo e a fazer que evolua com um cuidado constante de melhoria para o benefício de todos. Buscamos e atraímos criadores do mundo inteiro e apoiamos e selecionamos os melhores colaboradores. Cada projeto criativo serve como veículo de experimento e de incubadora de ideias. Nós também desenvolvemos parcerias com diversas associações, com diversos grupos de pesquisa ao redor do mundo. Preparamos nosso futuro investindo na próxima geração de talento criativo. Destaques Michel Laprise integra o Departamento de Pesquisa e Talento, participou do lançamento do Xbox Kinect do show do Superbowl 2012, com Madonna, e estará a cargo do Cirque David Shiner palhaço. Gilles Qua deu sentido à estética do circo. Jamie King coreógrafo, criador e diretor dos espetáculos Michael Jackson ONE e Imortal. Guy Lalibertè há 25 anos trabalha como guia criativo e está sempre pronto para aceitar desafios e riscos. Convidamos nossos criadores a impulsionar seus próprios limites dentro da organização. Solicitamos a participação de nossos circenses para identificar e compartilhar as últimas tendências criativas em todo o mundo. Asseguramos que os frutos do nosso trabalho e investimento sejam evidentes no cenário e em cada uma das nossas manifestações artísticas. Maximizamos a vida dos nossos espetáculos para assegurar que uma quantidade maior de público tenha acesso ao Cirque Du Soleil. Acreditamos que o futuro da criação reside na capacidade de nossos circenses para expressar sua loucura criativa.

17 COMITÊ DE LIVE MARKETING Presidente Marcel Sacco Posicionar o Live Marketing no mercado e fortalecer a atividade. Engajar emocionalmente os consumidores é fundamental no mundo da mobilidade digital, um mundo conectado e repleto de alternativas. O Comitê de Live Marketing mostra a todos os públicos que interagem em nossa cadeia de negócios, que quem sabe faz ao vivo. E não é todo mundo que sabe. Painel de Live Marketing Expositor: Marcel Sacco Debatedores: Roberta Medina (Rock in Rio), Rafael Davini (Terra Networks), Renato Meirelles (Data Popular), Cassio Motta Mello (Grupo TV1), Mauricio Magalhães (Agência Tudo). Depoimento do Luciano Huck (TV Globo).

18 Marcel Sacco Não somos mais os mesmos. Estamos em processo de mudança, onde tudo e todos estão conectados. Tudo acontece em nosso smartphone. E as novas mídias? Algumas estão implodindo, outras explodindo. E a mídia impressa e a TV tradicional estão se reinventando, pois tudo é online hoje em dia. Você tem múltiplas telas: celular, smartphone, tablets, computador. E na Internet? Você tem o facebook, o twitter, linkedin. Tudo muda com a velocidade da luz. E o foco, que é atrair o interesse do público, requer um novo aprendizado. O foco também é do consumidor. Acabou a passividade, o público quer interagir. As manifestações que vimos recentemente foram ajudadas pelas redes sociais, mas isso não bastava e elas foram às ruas protestar. Os tempos são outros e todos querem participar e ver ao vivo. A experiência ao vivo é a essência do Live Marketing. Com a interatividade digital, a experiência ao vivo é a melhor resposta para um público atual, algo que tenha relevância e impacto. O real como engajamento. O Live Marketing. marketing promocional + = interatividade LIVE MARKETING. Painel de Live Marketing O presente debate contou com a presença dos seguintes expositores: Roberta Medina Empresária e produtora de eventos brasileira, residente em Lisboa, Portugal, desde É sócia e vice-presidente do Rock in Rio/Rock World AS, do Better World Comunicação e Eventos (Portugal e Espanha) e Dream Factory Entretenimento (Brasil). Nos dois anos consecutivos, de 2010 e 2011, foi considerada pela Revista Época como uma das 100 brasileiras mais influentes. Ao longo de sua carreira recebeu inúmeros prêmios. Rafael Davini Com mais de 25 anos de experiência e após uma longa trajetória em veículos da mídia tradicional, Davini assumiu recentemente como diretor-geral do Terra no Brasil. Formado em Administração pela PUC-SP e pós-graduado em Marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) e com MBA pela SDE. Antes da Turner, onde trabalhou por 13 anos e ocupava o cargo de vice-presidente de vendas e marketing para América Latina, Davini atuou na Globosat por quase dois anos e, por onze, no Grupo Estado, onde começou sua carreira. Renato Meirelles É presidente do Data Popular, instituto de pesquisas pioneiro e referência absoluta no conhecimento das classes C, D e E no Brasil. Comunicólogo com MBA em gestão de negócios. Colunista frequente de diversas revistas. Foi colaborador do livro Varejo para Baixa Renda, publicado pela Fundação Getúlio Vargas e autor do Guia para enfrentar situações novas sem medo, publicado pela Saraiva. No Data Popular, conduziu diretamente mais de 300 estudos sobre o comportamento do consumidor emergente brasileiro tendo atendido às maiores empresas de varejo, indústria e serviços do Brasil. Assim, o Live Marketing é a fusão da ação com o desejo de conhecer e compartilhar que tomou o mundo de assalto.

19

20 DEBATE O formato do Painel de Live Marketing, dentro da temática proposta, foi apresentado em plenária pelo expositor Marcel Sacco e contou com a formação de mesa redonda de especialistas para o debate. A plateia também intervinha ocasionalmente encaminhando as questões aos debatedores aqui relacionados: Roberta Medina Ela apresentou um panorama geral do projeto Rock in Rio. O Live Marketing somos nós desde sempre. Utilizamos o Rock in Rio como plataforma de comunicação, iniciamos com a Brahma e depois com o lançamento de um novo produto a Malt 90 e atingimos um milhão trezentos e oitenta mil pessoas experimentando a cerveja em dez dias. O investimento publicitário da Brahma é que viabilizou o projeto e a experiência do evento em si. Assim nasce o Rock in Rio em 1985, a primeira edição como um grande desafio. Era um investimento alto e o caminho foi trabalhar com marcas. Quando se representa uma marca a responsabilidade é imensa. Hoje temos 70 marcas envolvidas. Outro ponto é que tivemos um espaço de debates para um mundo melhor, ou seja, focamos também na causa social. Depois levamos a experiência para Portugal, Lisboa, com sucesso, agregando novos empreendimentos para atingir novos públicos. Marcel Sacco - Como fazer o melhor uso das mídias digitais? Rafael Davini O bem mais escasso hoje é a atenção das pessoas. A tecnologia tem dado a sua contribuição. Até bem pouco tempo, a TV era a mídia mais avançada. Sempre foi um utensílio que reunia a família ao redor, entretanto não possuía tanta interatividade. Hoje esse papel é cumprido pelos smartphones. As pesquisas já estão prestando atenção nessa alteração. Outra realidade é a mídia impressa, a qual tem se beneficiado dos tablets para conseguir maior interatividade das marcas. A verdade é que a mídia passa por uma ruptura total. Como lidar com essa nova realidade? Somos impactados por diferentes mídias e não sabemos quais delas mais nos reteve. Como profissionais temos de saber onde estão nossos consumidores e como utilizam tais mídias. São três os desafios atuais: de conteúdo, de contexto e as telas (onde o conteúdo será distribuído). A velocidade de mudança hoje é impressionante. Ex. Olimpíadas de Londres prova tal ruptura e inovação. Marcel Sacco - Como criar experiência ao vivo? Renato Meirelles Observamos uma mudança significativa quanto às classes sociais. Há dez anos havia pouca inserção pela Internet. O repertório que o público sabia era pela comunicação tradicional: rádio, TV, revista. Quando hoje temos maior democratização no acesso às mídias, a lógica do consumidor versus empresa é substancial. O consumidor quer ser o protagonista de sua história. Registra-se um crescimento de 10% nos gastos da classe C. Antes o repertório e a experiência deles eram limitadas e hoje muda a lógica de poder da relação consumidor-empresa e mídiasconsumidores, pois ele quer ser protagonista da própria história e de suas experiências. Gasta mais e quer compartilhar essas novas experiências. Cada vez que o Live Marketing se dissemina, a classe C diz: Estou vivendo um conjunto de experiências que antes eu não conhecia. Agora estou podendo.... Isso é algo que ela não vivia antes. Isso coloca alguns desafios: o primeiro desafio é a relevância. Antes fazia sentido a métrica do recall. Agora a métrica é a relevância, pois o que importa é o quanto um fato pode se propagar. Assim a relevância da marca passa a ser muito maior do que a questão do recall. Maurício Magalhães O grande desafio é como transitar nesse novo futuro tecnológico. Os conceitos básicos da década de 80, conhecidos e aplicados às classes A, B, C, D e E já não atendem os objetivos da marca. Antes era um cenário fácil. Daqui para frente os desafios das empresas e marcas será como solucionar as equações sobre o consumidor e entregas mais adequadas.

21 Roberta Medina Eu não sei se era mais fácil. Agora a questão não é saber comunicar, mas sim saber ouvir as pessoas. Não está mais em nossas mãos. O trabalho é mais rico, entretanto é preciso ter cuidado com o que funciona na rede e o que funciona na vida real. Precisamos olhar para o futuro, mas não esquecer o passado. Passamos um ano comunicando com o público para chegar no evento, ou seja, concretizar a experiência live, a entrega de uma promessa. Você compartilha e começa a viver a experiência até antes do evento e depois. Se a entrega não for de extrema qualidade não vai funcionar. Mota Mello Olhando eventos como o Rock in Rio, temos um desafio: como criar os indicadores e como sair do banco de dados para virar a inteligência de marketing para gerar novos relacionamentos? Renato Meirelles Não se trata mais apenas de números alcançados. Para quantas pessoas ele falou em determinado evento? Não basta somente isso. É preciso entender o tipo de expectativa e o conhecimento que o público tem, pois dessa forma não teremos surpresas. A classe C, por exemplo, é diferente da classe A/B. Na classe C está tudo aberto na rede. Ex. funk ostentação, o fulano faz de quatro a cinco shows para cinco mil pessoas. Cria-se a demanda, e depois se avalia o quanto isso pode ser reproduzido para a rede e como a marca entrará nisso. Qual é o tipo de relevância que impacta na vida real daquela pessoa? A lógica custo por mil, tão utilizada pelas mídias, talvez necessite ser revista. Roberta Medina Às vezes você não tem de criar novas vias, mas trabalhar melhor seus conteúdos. Maurício Magalhães O mundo vem sempre falando de novos inputs. Como você entende isso no Brasil, onde o Live Marketing é tão intenso? Rafael Davine A regionalização é um fato. Concordo que ter controle sobre o conteúdo geral é importante. Há um aspecto interessante sobre a regionalização, por exemplo, o rádio, que diziam que estava fadado a morrer, hoje está mais válido do que nunca. Vejam o trânsito caótico das grandes cidades; é o rádio que dá ao motorista caminhos alternativos e ainda integrado com as redes que o auxiliam, ou ainda, ter um aplicativo no seu celular que demonstra a possibilidade de interação entre as mídias. Marcel Sacco Como um portal como o Terra lida com a experiência regional? Rafael Davini Damos mais espaço a assuntos mais relevantes. Por exemplo, houve uma grande polêmica sobre a notícia colocada em rede, que explicava como ativar uma bomba caseira com panela de pressão. Houve uma controversia sobre isso. O objetivo inicial era para alertar sobre como evitar acidentes como esse. Marcel Sacco Hoje as redes possuem uma capacidade de se multiplicar. No nosso negócio isso é forte. Como podemos trabalhar com repercussões negativas que fogem do nosso controle? Rafael Davini As redes sociais vieram para ser o termômetro do que colocamos no ar. É possível reverter uma notícia. Nos jornais (Estadão) costumávamos dizer que uma nota pequena negativa do anunciante deveria ser rebatida com três ou quatro páginas para reverter. Hoje já não é assim. O interesse das pessoas vai se multiplicando, dividindo opiniões e esquecendo logo em seguida. Vejam como o acidente do trem espanhol para Santiago de Compostela foi passado à exaustão para posteriormente virar quase banal. Faz parte do ser humano a curiosidade. Roberta Medina No caso da Jornada Mundial da Juventude, a mensagem, o envolvimento foi construído junto com o próprio público. Poderia ter sido caótico, pela quantidade de pessoas e pelos imprevistos do tempo e da organização. O espírito era de coletividade, de solidariedade, e, se não fosse assim,

22 provavelmente aquilo aconteceria de outra forma. O clima do evento foi construído anteriormente. O segredo está na cumplicidade e na verdade. Assista o video 5 Em um pequeno depoimento Luciano Huck da TV Globo agradeceu o convite para participar do 1º Congresso Brasileiro de Live Marketing e disse: Hoje as pessoas querem experimentar, viver experiências. O presencial ganhou o poder enorme da multiplicação. É um novo ciclo que se abre. Compartilhar com diferentes pessoas. Tudo hoje deve ser de verdade... Não tenho dúvida que o formato de produzir, consumir está se modificando e a discussão do tema é super pertinente. Bom Congresso! Maurício Magalhães Quando você lida com a verdade, as pessoas têm a noção de estar aprendendo algo. Exemplo, o mundo da moda é um estereótipo: a beleza, super magras etc. Mas se você faz um concurso de beleza na central única das favelas e traz outros padrões mais flexíveis, na experiência real ninguém se ofende. Isso porque demonstrou-se que é possível ter um modelo de beleza mais democrático. Outro aspecto a ser lembrado é que o Live Marketing traz uma experiência inusitada, por vezes Todos podem se lembrar de sua primeira experiência: primeira viagem, primeiro beijo, primeira vez que andou de bicicleta etc., sempre tivemos medos. Isso fica marcado para o restante de suas vidas como algo bom, positivo ou negativo. Da mesma forma a classe C tem essas primeiras experiências e evitar problemas para esse público é uma contribuição do Live Marketing. Cassio Mota Mello Como uma marca pode ser explorada nos casos em que ela sai de um público certo para multicanais? Rafael Davini É preciso saber o quanto conseguimos aprender com esse novo cenário e como as marcas estariam nisso. Cada um de nós quer participar. As empresas também buscam isso, como as redes de noticias globais farão para atingir seus consumidores de forma relevante e positiva (sempre que possível), pois o controle não existe. Roberta Medina É um desafio, mas é uma oportunidade para as marcas. Hoje a chance de se apropriar de eventos é grande, com investimentos menores em experiências mais restritas, que não os tradicionais das grandes massas. Outros temas ainda foram discutidos em plenária como: a questão dos percentuais de investimentos de cada clientes em suas marcas e a decisão de onde aplicar; a questão das concorrências e o seu formato, às vezes pouco transparente; a reflexão de como ter relações mais perenes com o cliente buscando a valorização do trabalho e relações mais equilibradas; a compreensão por parte das empresas de Live Marketing que estamos em uma sociedade em que há uma complementaridade de mídias e que isso fará a diferença no futuro.

Os desafios do Bradesco nas redes sociais

Os desafios do Bradesco nas redes sociais Os desafios do Bradesco nas redes sociais Atual gerente de redes sociais do Bradesco, Marcelo Salgado, de 31 anos, começou sua carreira no banco como operador de telemarketing em 2000. Ele foi um dos responsáveis

Leia mais

www.startercomunicacao.com startercomunic@gmail.com

www.startercomunicacao.com startercomunic@gmail.com 7 DICAS IMPERDÍVEIS QUE TODO COACH DEVE SABER PARA CONQUISTAR MAIS CLIENTES www.startercomunicacao.com startercomunic@gmail.com As 7 dicas imperdíveis 1 2 3 Identificando seu público Abordagem adequada

Leia mais

MANUAL DE TRANSIÇÃO DE MARCA

MANUAL DE TRANSIÇÃO DE MARCA MANUAL DE TRANSIÇÃO DE MARCA Mudança da Marca e Posicionamento Esse boletim explicativo tem o objetivo de esclarecer suas dúvidas sobre a nova marca Evolua e de que forma ela será útil para aprimorar os

Leia mais

#10 PRODUZIR CONTEÚDO SUPER DICAS ATRATIVO DE PARA COMEÇAR A

#10 PRODUZIR CONTEÚDO SUPER DICAS ATRATIVO DE PARA COMEÇAR A #10 SUPER DICAS PARA COMEÇAR A Pantone 715 C 100% Black 80% Black C: 0 M: 55 Y: 95 K: 0 C: 0 M: 0 Y: 0 K: 100 C: 0 M: 0 Y: 0 K: 80 PRODUZIR CONTEÚDO ATRATIVO DE Confira estas super dicas para você produzir

Leia mais

No E-book anterior 5 PASSOS PARA MUDAR SUA HISTÓRIA, foi passado. alguns exercícios onde é realizada uma análise da sua situação atual para

No E-book anterior 5 PASSOS PARA MUDAR SUA HISTÓRIA, foi passado. alguns exercícios onde é realizada uma análise da sua situação atual para QUAL NEGÓCIO DEVO COMEÇAR? No E-book anterior 5 PASSOS PARA MUDAR SUA HISTÓRIA, foi passado alguns exercícios onde é realizada uma análise da sua situação atual para então definir seus objetivos e sonhos.

Leia mais

Autor: Marcelo Maia http://infoempreendedorismo.com

Autor: Marcelo Maia http://infoempreendedorismo.com Nesse ebook você irá aprender como gerar uma renda mesmo que do zero rapidamente na internet, se você já tem um produto irá aprender como aumentar suas vendas agora mesmo de forma garantida. Crie um sistema

Leia mais

TAM: o espírito de servir no SAC 2.0

TAM: o espírito de servir no SAC 2.0 TAM: o espírito de servir no SAC 2.0 Os primeiros passos do SAC 2.0 da TAM A trajetória da TAM sempre foi guiada pela disponibilidade de servir seus clientes; nas redes sociais, essa filosofia não poderia

Leia mais

UMA PROPOSTA INOVADORA PARA ENSINAR EMPREENDEDORISMO AOS JOVENS

UMA PROPOSTA INOVADORA PARA ENSINAR EMPREENDEDORISMO AOS JOVENS UMA PROPOSTA INOVADORA PARA ENSINAR EMPREENDEDORISMO AOS JOVENS www.empreende.com.br emp@empreende.com.br FAZENDO ACONTECER Programa de ensino de empreendedorismo inovador em nível mundial, desenvolvido

Leia mais

. Indice. 1 Introdução. 2 Quem Somos. 3 O que Fazemos. 4 Planejamento. 5 Serviços. 6 Cases. 9 Conclusão

. Indice. 1 Introdução. 2 Quem Somos. 3 O que Fazemos. 4 Planejamento. 5 Serviços. 6 Cases. 9 Conclusão . Indice 1 Introdução 2 Quem Somos 3 O que Fazemos 4 Planejamento 5 Serviços 6 Cases 9 Conclusão . Introdução 11 Segundo dados de uma pesquisa Ibope de 2013, o Brasil ocupa a terceira posição em quantidade

Leia mais

Como criar um clube de vantagens para seus clientes

Como criar um clube de vantagens para seus clientes Como criar um clube de vantagens para seus clientes Introdução Adquirir clientes no mundo competitivo atual é cada vez mais difícil e caro. Por este motivo, torna-se muito importante ações que fidelize

Leia mais

Freelapro. Título: Como o Freelancer pode transformar a sua especialidade em um produto digital ganhando assim escala e ganhando mais tempo

Freelapro. Título: Como o Freelancer pode transformar a sua especialidade em um produto digital ganhando assim escala e ganhando mais tempo Palestrante: Pedro Quintanilha Freelapro Título: Como o Freelancer pode transformar a sua especialidade em um produto digital ganhando assim escala e ganhando mais tempo Quem sou eu? Eu me tornei um freelancer

Leia mais

O RH dos sonhos dos CEOs

O RH dos sonhos dos CEOs O RH dos sonhos dos CEOs Expectativas e estratégias da liderança para os Recursos Humanos Presidentes de empresas de todos os portes falaram sobre a importância dos Recursos Humanos para as suas empresas

Leia mais

Gestão do Conhecimento A Chave para o Sucesso Empresarial. José Renato Sátiro Santiago Jr.

Gestão do Conhecimento A Chave para o Sucesso Empresarial. José Renato Sátiro Santiago Jr. A Chave para o Sucesso Empresarial José Renato Sátiro Santiago Jr. Capítulo 1 O Novo Cenário Corporativo O cenário organizacional, sem dúvida alguma, sofreu muitas alterações nos últimos anos. Estas mudanças

Leia mais

O / 4 FAIXA ETÁRIA SEXO 1.5% 0.2% 6.1% 0.2% 13.5% 25.8% 52.6% 407 entrevistas foram realizadas nos dias 27 e 28 de janeiro de 2010. Feminino.

O / 4 FAIXA ETÁRIA SEXO 1.5% 0.2% 6.1% 0.2% 13.5% 25.8% 52.6% 407 entrevistas foram realizadas nos dias 27 e 28 de janeiro de 2010. Feminino. A TERCEIRA EDIÇÃO DA CAMPUS PARTY BRASIL, REALIZADA EM SÃO PAULO ENTRE OS DIAS 25 E 31 DE JANEIRO DE 2010, REUNIU QUASE 100 MIL PARTICIPANTES PARA DISCUTIR AS TENDÊNCIAS DA INTERNET E DAS MÍDIAS DIGITAIS.

Leia mais

MBA IBMEC 30 anos. No Ibmec, proporcionamos a nossos alunos uma experiência singular de aprendizado. Aqui você encontra:

MBA IBMEC 30 anos. No Ibmec, proporcionamos a nossos alunos uma experiência singular de aprendizado. Aqui você encontra: MBA Pós - Graduação QUEM SOMOS Para pessoas que têm como objetivo de vida atuar local e globalmente, ser empreendedoras, conectadas e bem posicionadas no mercado, proporcionamos uma formação de excelência,

Leia mais

Organizando Voluntariado na Escola. Aula 1 Ser Voluntário

Organizando Voluntariado na Escola. Aula 1 Ser Voluntário Organizando Voluntariado na Escola Aula 1 Ser Voluntário Objetivos 1 Entender o que é ser voluntário. 2 Conhecer os benefícios de ajudar. 3 Perceber as oportunidades proporcionadas pelo voluntariado. 4

Leia mais

Opção. sites. A tua melhor opção!

Opção. sites. A tua melhor opção! Opção A tua melhor opção! Queremos te apresentar um negócio que vai te conduzir ao sucesso!!! O MUNDO... MUDOU! Todos sabemos que a internet tem ocupado um lugar relevante na vida das pessoas, e conseqüentemente,

Leia mais

O Marketing Esportivo evoluiu. A Escala também.

O Marketing Esportivo evoluiu. A Escala também. O Marketing Esportivo evoluiu. A Escala também. O número de academias dobrou de 2007 a 2010; O futebol do Brasil é o 6º mais rico do mundo; Se na década de 70 tivemos as primeiras transmissões de eventos

Leia mais

Situação Financeira Saúde Física

Situação Financeira Saúde Física Um dia um amigo me fez uma séria de perguntas, que me fez refletir muito, e a partir daquele dia minha vida vem melhorando a cada dia, mês e ano. Acreditando que todos temos um poder interno de vitória,

Leia mais

Mídias sociais como apoio aos negócios B2C

Mídias sociais como apoio aos negócios B2C Mídias sociais como apoio aos negócios B2C A tecnologia e a informação caminham paralelas à globalização. No mercado atual é simples interagir, aproximar pessoas, expandir e aperfeiçoar os negócios dentro

Leia mais

ASSESSORIA DE IMPRENSA 1 Felipe Plá Bastos 2

ASSESSORIA DE IMPRENSA 1 Felipe Plá Bastos 2 ASSESSORIA DE IMPRENSA 1 Felipe Plá Bastos 2 RESUMO: O presente trabalho tem como objetivo saber como é desenvolvido o trabalho de Assessoria de Imprensa, sendo um meio dentro da comunicação que através

Leia mais

Da propaganda ao marketing ao Visual Merchandising, como nasceu o seu interesse pelo Visual Merchandising?

Da propaganda ao marketing ao Visual Merchandising, como nasceu o seu interesse pelo Visual Merchandising? A experiência no ambiente de loja é essencial para a relação entre o consumidor e a marca. Não é mais simplesmente uma questão de produtos, é preciso tornar a própria loja interessante e aconchegante para

Leia mais

PUBLICADO EM 01/08/2015 VÁLIDO ATÉ 31/07/2020

PUBLICADO EM 01/08/2015 VÁLIDO ATÉ 31/07/2020 PUBLICADO EM 01/08/2015 VÁLIDO ATÉ 31/07/2020 INDICE POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL 1. Objetivo...2 2. Aplicação...2 3. implementação...2 4. Referência...2 5. Conceitos...2 6. Políticas...3

Leia mais

Estudo de Caso. Cliente: Rafael Marques. Coach: Rodrigo Santiago. Duração do processo: 12 meses

Estudo de Caso. Cliente: Rafael Marques. Coach: Rodrigo Santiago. Duração do processo: 12 meses Estudo de Caso Cliente: Rafael Marques Duração do processo: 12 meses Coach: Rodrigo Santiago Minha idéia inicial de coaching era a de uma pessoa que me ajudaria a me organizar e me trazer idéias novas,

Leia mais

1. APRESENTAÇÃO. 1.1. Objetivo Geral

1. APRESENTAÇÃO. 1.1. Objetivo Geral PRÁTICA 1) TÍTULO FEEDBACK DE INTERAÇÕES CLIENTES E GESTORES REDES SOCIAIS 2) DESCRIÇÃO DA PRÁTICA - limite de 8 (oito) páginas: 1. APRESENTAÇÃO O Serviço de Monitoramento em Redes Sociais da Infraero,

Leia mais

Ivo Camargo Jr. Consultoria e Representação Comercial PROPOSTA COMERCIAL

Ivo Camargo Jr. Consultoria e Representação Comercial PROPOSTA COMERCIAL Ivo Camargo Jr. Consultoria e Representação Comercial PROPOSTA COMERCIAL APRESENTAÇÃO Ivo Camargo Jr. Consultoria e Representação Comercial A Ivo Camargo Jr. Consultoria e Representação Comercial nasceu

Leia mais

Conheça a Fran Press, a assessoria que oferece as melhores estratégias de relacionamento com a imprensa.

Conheça a Fran Press, a assessoria que oferece as melhores estratégias de relacionamento com a imprensa. Conheça a Fran Press, a assessoria que oferece as melhores estratégias de relacionamento com a imprensa. A Fran Press está de cara nova, mantendo a sua reconhecida identidade estratégica. Nos tempos atuais

Leia mais

DP6: Gerando novos negócios a partir do monitoramento de redes sociais

DP6: Gerando novos negócios a partir do monitoramento de redes sociais DP6: Gerando novos negócios a partir do monitoramento de redes sociais O núcleo de inteligência em redes sociais Há cinco anos, a DP6, consultoria de marketing digital com foco em inteligência e performance

Leia mais

COMO ABRIR SUA EMPRESA

COMO ABRIR SUA EMPRESA COMO ABRIR SUA EMPRESA Hoje, ter o próprio negócio é algo muito comum. Flexibilidade, possibilidade de aumentar a renda e instabilidade como funcionário são os principais motivos para se empreender. É

Leia mais

COMO PARTICIPAR EM UMA RODADA DE NEGÓCIOS: Sugestões para as comunidades e associações

COMO PARTICIPAR EM UMA RODADA DE NEGÓCIOS: Sugestões para as comunidades e associações COMO PARTICIPAR EM UMA RODADA DE NEGÓCIOS: Sugestões para as comunidades e associações R E A L I Z A Ç Ã O A P O I O COMO PARTICIPAR EM UMA RODADA DE NEGÓCIOS: Sugestões para as comunidades e associações

Leia mais

Como fazer contato com pessoas importantes para sua carreira?

Como fazer contato com pessoas importantes para sua carreira? Como fazer contato com pessoas importantes para sua carreira? - Tem alguém com quem você gostaria de fazer contato? - Porque você não o fez até agora? - Por que é importante aprender a fazer esses contatos?

Leia mais

JORNADA DE COMPRA. O que é e sua importância para a estratégia de Marketing Digital VECTOR

JORNADA DE COMPRA. O que é e sua importância para a estratégia de Marketing Digital VECTOR O que é e sua importância para a estratégia de Marketing Digital 1 2 3 4 Já falamos muitas vezes sobre produção de conteúdo ser a base de uma estratégia de marketing digital de resultados para a sua empresa.

Leia mais

Guia básico do MARKETING DIGITAL Como atrair e reter clientes na era digital

Guia básico do MARKETING DIGITAL Como atrair e reter clientes na era digital Guia básico do MARKETING DIGITAL Como atrair e reter clientes na era digital digital? Por que sua marca deve investir em marketing + 100 milhões 90 % de internautas no Brasil dos consumidores, ouvem sugestões

Leia mais

FACULDADE ANHANGUERA DE ITAPECERICA DA SERRA

FACULDADE ANHANGUERA DE ITAPECERICA DA SERRA FACULDADE ANHANGUERA DE ITAPECERICA DA SERRA Profº Paulo Barreto Paulo.santosi9@aedu.com www.paulobarretoi9consultoria.com.br 1 DO MARKETING À COMUNICAÇÃO Conceitualmente, Marketing é definido por Kotler

Leia mais

Painel 2 O BUSINESS JORNAL E O POSICIONAMENTO MULTIPLATAFORMA

Painel 2 O BUSINESS JORNAL E O POSICIONAMENTO MULTIPLATAFORMA 29. 09. 2014 Geral Nome da pesquisa Painel 2 O BUSINESS JORNAL E O POSICIONAMENTO Autor 2 Apêndice: Pesquisa Painel 2 O BUSINESS JORNAL E O POSICIONAMENTO A reunião na agência foi muito positiva. Márcio

Leia mais

SISTEMÁTICA WEBMARKETING

SISTEMÁTICA WEBMARKETING SISTEMÁTICA WEBMARKETING Breve descrição de algumas ferramentas Sobre o Webmarketing Web Marketing é uma ferramenta de Marketing com foco na internet, que envolve pesquisa, análise, planejamento estratégico,

Leia mais

Estratégias em Propaganda e Comunicação

Estratégias em Propaganda e Comunicação Ferramentas Gráficas I Estratégias em Propaganda e Comunicação Tenho meu Briefing. E agora? Planejamento de Campanha Publicitária O QUE VOCÊ DEVE SABER NO INÍCIO O profissional responsável pelo planejamento

Leia mais

PRÊMIO ABF- AFRAS DESTAQUE SUSTENTABILIDADE 2012 FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO Categoria Franqueado

PRÊMIO ABF- AFRAS DESTAQUE SUSTENTABILIDADE 2012 FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO Categoria Franqueado PRÊMIO ABF- AFRAS DESTAQUE SUSTENTABILIDADE 2012 FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO Categoria Franqueado Dados da empresa Razão Social: FLY IDIOMAS Nome Fantasia: WIZARD Data de fundação: 10/07/2010 Número de funcionários:

Leia mais

Como criar um clube de vantagens em sua empresa

Como criar um clube de vantagens em sua empresa Como criar um clube de vantagens em sua empresa Uma publicação Introdução Atrair e reter bons funcionários no mundo competitivo atual é cada vez mais difícil e caro. Por este motivo, torna-se muito importante

Leia mais

Cinco principais qualidades dos melhores professores de Escolas de Negócios

Cinco principais qualidades dos melhores professores de Escolas de Negócios Cinco principais qualidades dos melhores professores de Escolas de Negócios Autor: Dominique Turpin Presidente do IMD - International Institute for Management Development www.imd.org Lausanne, Suíça Tradução:

Leia mais

INTRODUÇÃO. Conheça agora o que pensam os profissionais de comunicação brasileiros e compare os resultados deste estudo às suas impressões e opiniões.

INTRODUÇÃO. Conheça agora o que pensam os profissionais de comunicação brasileiros e compare os resultados deste estudo às suas impressões e opiniões. INTRODUÇÃO Interpretações, previsões, comparações, sentenças: tudo isso faz parte do cotidiano de qualquer setor. Na comunicação, não poderia ser diferente. Especialmente neste momento de mudanças constantes

Leia mais

Quando se trata do universo on-line, nada é estático. Tudo pode se transformar de uma hora pra outra, basta o vento mudar de direção.

Quando se trata do universo on-line, nada é estático. Tudo pode se transformar de uma hora pra outra, basta o vento mudar de direção. estratégias online Quando se trata do universo on-line, nada é estático. Tudo pode se transformar de uma hora pra outra, basta o vento mudar de direção. serviços consultoria Benchmark Planejamento

Leia mais

Soluções em. Cloud Computing. Midia Indoor. para

Soluções em. Cloud Computing. Midia Indoor. para Soluções em Cloud Computing para Midia Indoor Resumo executivo A Midia Indoor chegou até a Under buscando uma hospedagem para seu site e evoluiu posteriormente para uma solução cloud ampliada. A empresa

Leia mais

Veículo: Site Estilo Gestão RH Data: 03/09/2008

Veículo: Site Estilo Gestão RH Data: 03/09/2008 Veículo: Site Estilo Gestão RH Data: 03/09/2008 Seção: Entrevista Pág.: www.catho.com.br SABIN: A MELHOR EMPRESA DO BRASIL PARA MULHERES Viviane Macedo Uma empresa feita sob medida para mulheres. Assim

Leia mais

Vendas - Cursos. Curso Completo de Treinamento em Vendas com Eduardo Botelho - 15 DVDs

Vendas - Cursos. Curso Completo de Treinamento em Vendas com Eduardo Botelho - 15 DVDs Vendas - Cursos Curso Completo de Treinamento em Vendas com - 15 DVDs O DA VENDA Esta palestra mostra de maneira simples e direta como planejar o seu trabalho e, também, os seus objetivos pessoais. Através

Leia mais

PLANEJAMENTO DE MÍDIA DIGITAL

PLANEJAMENTO DE MÍDIA DIGITAL PLANEJAMENTO DE MÍDIA DIGITAL Prof. a Fabiana Baraldi - Conforme estipulado no Termo de Uso, todo o conteúdo ora disponibilizado é de titularidade exclusiva do IAB ou de terceiros parceiros e é protegido

Leia mais

Um mercado de oportunidades

Um mercado de oportunidades Um mercado de oportunidades Como grandes, pequenas e médias empresas se comunicam? Quem são os principais interlocutores e como procurá-los? Como desenvolver uma grande campanha e inovar a imagem de uma

Leia mais

A criança e as mídias

A criança e as mídias 34 A criança e as mídias - João, vá dormir, já está ficando tarde!!! - Pera aí, mãe, só mais um pouquinho! - Tá na hora de criança dormir! - Mas o desenho já tá acabando... só mais um pouquinho... - Tá

Leia mais

AdWords. Anuncie no Google e Venda Mais! Expanda sua empresa! Você tem um argumento de vendas e precisa captar mais clientes?

AdWords. Anuncie no Google e Venda Mais! Expanda sua empresa! Você tem um argumento de vendas e precisa captar mais clientes? Anuncie no Google e Venda Mais! Expanda sua empresa! Você tem um argumento de vendas e precisa captar mais clientes? Ligue para nós e conheça a melhor estratégia para atender às necessidades de vendas

Leia mais

COMO FAZER A TRANSIÇÃO

COMO FAZER A TRANSIÇÃO ISO 9001:2015 COMO FAZER A TRANSIÇÃO Um guia para empresas certificadas Antes de começar A ISO 9001 mudou! A versão brasileira da norma foi publicada no dia 30/09/2015 e a partir desse dia, as empresas

Leia mais

Somos uma agência de soluções online, especializada em marketing digital e inovações.

Somos uma agência de soluções online, especializada em marketing digital e inovações. Somos uma agência de soluções online, especializada em marketing digital e inovações. Nós criamos marcas, desenvolvemos estratégias, produzimos conteúdo, além de cuidar do posicionamento estratégico da

Leia mais

Compreendendo a dimensão de seu negócio digital

Compreendendo a dimensão de seu negócio digital Compreendendo a dimensão de seu negócio digital Copyright 2015 por Paulo Gomes Publicado originalmente por TBI All New, São Luís MA, Brasil. Editora responsável: TBI All New Capa: TBIAllNew Todos os direitos

Leia mais

Ituran: compromisso com a qualidade de vida

Ituran: compromisso com a qualidade de vida Ituran: compromisso com a qualidade de vida INTRODUÇÃO: O mercado de rastreadores veiculares começou a crescer verdadeiramente no início dessa década. Curiosamente, é nesse mesmo momento que aumenta definitivamente

Leia mais

Disciplina: Unidade V: Prof.: E-mail: Período:

Disciplina: Unidade V: Prof.: E-mail: Período: Encontro 30 Disciplina: Planejamento Estratégico de Marketing Unidade V: O Plano de Marketing Prof.: Mario Filho E-mail: pro@mariofilho.com.br Período: 4º. ADM Planejamento é tudo... Link: http://www.youtube.com/watch?v=dwt9ufbxluk

Leia mais

A Dehlicom tem a solução ideal em comunicação para empresas de todos os portes, sob medida.

A Dehlicom tem a solução ideal em comunicação para empresas de todos os portes, sob medida. A Dehlicom Soluções em Comunicação é a agência de comunicação integrada que busca divulgar a importância da comunicação empresarial perante as empresas e todos os seus públicos, com atendimento personalizado

Leia mais

Mídia Kit. Produzido por Luis Daniel da Silva Rodrigo Almeida Tancy Costa Mavignier. Jornalistas

Mídia Kit. Produzido por Luis Daniel da Silva Rodrigo Almeida Tancy Costa Mavignier. Jornalistas Mídia Kit Produzido por Luis Daniel da Silva Rodrigo Almeida Tancy Costa Mavignier Jornalistas Índice Quem somos... 3 Conteúdo... 3 Temática... 4 Periodicidade... 5 Redes Sociais... 5 Estatísticas de visitas...

Leia mais

O papel do CRM no sucesso comercial

O papel do CRM no sucesso comercial O papel do CRM no sucesso comercial Escrito por Gustavo Paulillo Você sabia que o relacionamento com clientes pode ajudar sua empresa a ter mais sucesso nas vendas? Ter uma equipe de vendas eficaz é o

Leia mais

edição Guia do E-Mail Marketing Como criar promotores da marca com e-mail marketing?

edição Guia do E-Mail Marketing Como criar promotores da marca com e-mail marketing? edição 06 Guia do E-Mail Marketing Como criar promotores da marca com e-mail marketing? COMO CRIAR PROMOTORES DA MARCA COM E-MAIL MARKETING? Não são poucas as pessoas e empresas que já praticamente declararam

Leia mais

44% 56% 67.896 respostas no Brasil. 111.432 respostas na América Latina. 0,5% Margem de erro. Metodologia e Perfil. homens.

44% 56% 67.896 respostas no Brasil. 111.432 respostas na América Latina. 0,5% Margem de erro. Metodologia e Perfil. homens. Brasil A pesquisa em 2015 Metodologia e Perfil 111.432 respostas na América Latina 44% homens 67.896 respostas no Brasil 0,5% Margem de erro 56% mulheres * A pesquisa no Uruguai ainda está em fase de coleta

Leia mais

Formação de Voluntários em Programas Corporativos. Trabalho em Grupo Encontro de 08/06/2011

Formação de Voluntários em Programas Corporativos. Trabalho em Grupo Encontro de 08/06/2011 Formação de Voluntários em Programas Corporativos Trabalho em Grupo Encontro de 08/06/2011 Questão 1 A empresa tem uma estratégia definida? A empresa planeja a formação dos voluntários? Se sim, qual o

Leia mais

Área de Comunicação. Tecnologia em. Produção Publicitária

Área de Comunicação. Tecnologia em. Produção Publicitária Área de Comunicação Tecnologia em Produção Publicitária Curta Duração Tecnologia em Produção Publicitária CARREIRA EM PRODUÇÃO PUBLICITÁRIA Nos últimos anos, a globalização da economia e a estabilização

Leia mais

está aqui! A solução para a sua marca Projeto gráfico Jornais Publicações customizadas Revistas www.editoranovagestao.com.br

está aqui! A solução para a sua marca Projeto gráfico Jornais Publicações customizadas Revistas www.editoranovagestao.com.br A solução para a sua marca está aqui! Editora www.editoranovagestao.com.br Publicações customizadas Revistas Edição de textos Jornais Diagramação Projeto gráfico revisão Criação de layouts Criação de textos

Leia mais

O guia completo para uma presença. online IMBATÍVEL!

O guia completo para uma presença. online IMBATÍVEL! O guia completo para uma presença online IMBATÍVEL! Sumário Introdução 3 Capítulo 1 - Produção de Conteúdo: Por que e Como produzir 5 Capítulo 2 - Distribuição e Divulgação 8 Capítulo 3 - Monitoramento

Leia mais

Alta performance: a base para os nossos clientes, a base para o seu futuro.

Alta performance: a base para os nossos clientes, a base para o seu futuro. Alta performance: a base para os nossos clientes, a base para o seu futuro. www.accenture.com.br/carreiras www.facebook.com/accenturecarreiras www.twitter.com/accenture_vagas Quem somos A Accenture é uma

Leia mais

Fácil e comum é se ouvir uma empresa levantar a bandeira do fluxo de informação com seus diversos públicos, inclusive o interno. A este, a maioria das empresas enaltece com orgulho um setor específico,

Leia mais

AGENDA SEBRAE OFICINAS CURSOS PALESTRAS JUNHO A DEZEMBRO - 2015 GOIÂNIA. Especialistas em pequenos negócios. / 0800 570 0800 / sebraego.com.

AGENDA SEBRAE OFICINAS CURSOS PALESTRAS JUNHO A DEZEMBRO - 2015 GOIÂNIA. Especialistas em pequenos negócios. / 0800 570 0800 / sebraego.com. AGENDA SEBRAE OFICINAS CURSOS PALESTRAS JUNHO A DEZEMBRO - 2015 GOIÂNIA Especialistas em pequenos negócios. / 0800 570 0800 / sebraego.com.br COM O SEBRAE, O SEU NEGÓCIO VAI! O Sebrae Goiás preparou diversas

Leia mais

Introdução Já acessou rede social Acessam semanalmente Acessam diariamente USA Brasil Argentina México

Introdução Já acessou rede social Acessam semanalmente Acessam diariamente USA Brasil Argentina México O século XIX ficou conhecido como o século europeu; o XX, como o americano. O século XXI será lembrado como o Século das Mulheres. (Tsvi Bisk, Center for Strategic Futurist Thinking, 2008) A Sophia Mind,

Leia mais

Profissionais de Alta Performance

Profissionais de Alta Performance Profissionais de Alta Performance As transformações pelas quais o mundo passa exigem novos posicionamentos em todas as áreas e em especial na educação. A transferência pura simples de dados ou informações

Leia mais

Número de pessoas com acesso à internet passa de 120 milhões

Número de pessoas com acesso à internet passa de 120 milhões MÍDIA KIT INTERNET Número de pessoas com acesso à internet passa de 120 milhões Segundo pesquisa da Nielsen IBOPE, até o 1º trimestre/2014 número 18% maior que o mesmo período de 2013. É a demonstração

Leia mais

Divulgação do novo telefone da Central de Atendimento da Cemig: Análise da divulgação da Campanha

Divulgação do novo telefone da Central de Atendimento da Cemig: Análise da divulgação da Campanha XVIII Seminário Nacional de Distribuição de Energia Elétrica SENDI 2008-06 a 10 de outubro Olinda - Pernambuco - Brasil Divulgação do novo telefone da Central de Atendimento da Cemig: Análise da divulgação

Leia mais

REGULAMENTO DESAFIO CRIATIVOS DA ESCOLA

REGULAMENTO DESAFIO CRIATIVOS DA ESCOLA REGULAMENTO DESAFIO CRIATIVOS DA ESCOLA O Desafio Criativos da Escola é um concurso promovido pelo Instituto Alana com sede na Rua Fradique Coutinho, 50, 11 o. andar, Bairro Pinheiros São Paulo/SP, CEP

Leia mais

Área de Comunicação. Tecnologia em. Produção Multimídia

Área de Comunicação. Tecnologia em. Produção Multimídia Área de Comunicação Produção Multimídia Curta Duração Produção Multimídia Carreira em Produção Multimídia O curso superior de Produção Multimídia da FIAM FAAM forma profissionais preparados para o mercado

Leia mais

Módulo 4. Módulo 4. Estudo de caso, identificação de objetivos, métricas e metas, lições aprendidas, exercício e conclusões

Módulo 4. Módulo 4. Estudo de caso, identificação de objetivos, métricas e metas, lições aprendidas, exercício e conclusões Módulo 4 Módulo 4 Estudo de caso, identificação de objetivos, métricas e metas, lições aprendidas, exercício e conclusões Estudo de Caso: Biblioteca da Universidade AAA - BSC Aplicação do BSC Perspectiva

Leia mais

Sistemas de Gerenciamento do Relacionamento com o Cliente (Customer Relationship Management CRM)

Sistemas de Gerenciamento do Relacionamento com o Cliente (Customer Relationship Management CRM) CRM Definição De um modo muito resumido, pode definir-se CRM como sendo uma estratégia de negócio que visa identificar, fazer crescer, e manter um relacionamento lucrativo e de longo prazo com os clientes.

Leia mais

Distribuidor de Mobilidade GUIA OUTSOURCING

Distribuidor de Mobilidade GUIA OUTSOURCING Distribuidor de Mobilidade GUIA OUTSOURCING 1 ÍNDICE 03 04 06 07 09 Introdução Menos custos e mais controle Operação customizada à necessidade da empresa Atendimento: o grande diferencial Conclusão Quando

Leia mais

http://www.microsoft.com/pt-br/case/details.aspx...

http://www.microsoft.com/pt-br/case/details.aspx... Casos de Sucesso A Cyrela está completamente focada no pós-venda e a utilização do Microsoft Dynamics 2011 só reflete mais um passo importante na busca pela qualidade do atendimento ao cliente Roberto

Leia mais

SUA ESCOLA, NOSSA ESCOLA PROGRAMA SÍNTESE: NOVAS TECNOLOGIAS EM SALA DE AULA

SUA ESCOLA, NOSSA ESCOLA PROGRAMA SÍNTESE: NOVAS TECNOLOGIAS EM SALA DE AULA SUA ESCOLA, NOSSA ESCOLA PROGRAMA SÍNTESE: NOVAS TECNOLOGIAS EM SALA DE AULA Resumo: O programa traz uma síntese das questões desenvolvidas por programas anteriores que refletem sobre o uso de tecnologias

Leia mais

PRÊMIO ABF-AFRAS DESTAQUE SUSTENTABILIDADE 2012 FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO Inscrição Prêmio ABF-AFRAS - Categoria Fornecedor

PRÊMIO ABF-AFRAS DESTAQUE SUSTENTABILIDADE 2012 FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO Inscrição Prêmio ABF-AFRAS - Categoria Fornecedor PRÊMIO ABF-AFRAS DESTAQUE SUSTENTABILIDADE 2012 FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO Inscrição Prêmio ABF-AFRAS - Categoria Fornecedor Dados da empresa Razão Social: Visa do Brasil Empreendimentos Ltda. Nome Fantasia:

Leia mais

Consultoria especializada no desenvolvimento de pessoas, com soluções e serviços em 3 áreas:

Consultoria especializada no desenvolvimento de pessoas, com soluções e serviços em 3 áreas: Consultoria especializada no desenvolvimento de pessoas, com soluções e serviços em 3 áreas: Missão, Visão & Valores Missão Prover os clientes com soluções e serviços que os levem ao alcance de suas metas

Leia mais

Como u&lizar as ferramentas de marke&ng digital no relacionamento com os cooperados

Como u&lizar as ferramentas de marke&ng digital no relacionamento com os cooperados Como u&lizar as ferramentas de marke&ng digital no relacionamento com os cooperados 26 de Agosto de 2015 Belo Horizonte - MG Joe Jackson Sangalli Vidor Joe Jackson Sangalli Vidor Diretor da 2ck Marke.ng

Leia mais

MIDIA KIT. Aqui você fica atualizado. www.noticiasdealagoinhas.com.br

MIDIA KIT. Aqui você fica atualizado. www.noticiasdealagoinhas.com.br MIDIA KIT Aqui você fica atualizado. www.noticiasdealagoinhas.com.br Sobre nosso site O Notícias de Alagoinhas hoje é o portal mais completo da cidade. Somos um Canal de comunicação online que integra

Leia mais

Política de Associação

Política de Associação Política de Associação Constam a seguir as orientações e os termos que definem a relação entre os associados e a Rede Brasileira de Monitoramento e Avaliação. 1. Informações Gerais A Rede Brasileira de

Leia mais

Mercantil do Brasil: retendo clientes pelo atendimento nas redes sociais

Mercantil do Brasil: retendo clientes pelo atendimento nas redes sociais Mercantil do Brasil: retendo clientes pelo atendimento nas redes sociais Os bancos nas redes sociais Os bancos, assim como grande parte das empresas, vêm se tornando cada vez mais presentes nas redes sociais,

Leia mais

Empreenda! 9ª Edição Roteiro de Apoio ao Plano de Negócios. Preparamos este roteiro para ajudá-lo (a) a desenvolver o seu Plano de Negócios.

Empreenda! 9ª Edição Roteiro de Apoio ao Plano de Negócios. Preparamos este roteiro para ajudá-lo (a) a desenvolver o seu Plano de Negócios. Empreenda! 9ª Edição Roteiro de Apoio ao Plano de Negócios Caro (a) aluno (a), Preparamos este roteiro para ajudá-lo (a) a desenvolver o seu Plano de Negócios. O Plano de Negócios deverá ter no máximo

Leia mais

Pesquisa Perfil das Empresas de Consultoria no Brasil

Pesquisa Perfil das Empresas de Consultoria no Brasil Pesquisa Perfil das Empresas de Consultoria no Brasil 2014 Objetivo Metodologia Perfil da Empresa de Consultoria Características das Empresas Áreas de Atuação Honorários Perspectivas e Percepção de Mercado

Leia mais

Blog da House Comunicação entre a Agência Experimental e acadêmicos de Publicidade e Propaganda da FURB 1

Blog da House Comunicação entre a Agência Experimental e acadêmicos de Publicidade e Propaganda da FURB 1 Blog da House Comunicação entre a Agência Experimental e acadêmicos de Publicidade e Propaganda da FURB 1 Fernanda Bento ZEN 2 Joaquim Cardeal Junior 3 Fabricia Durieux ZUCCO 4 Venilton REINERT 5 FURB

Leia mais

Apesar de colocar-se no campo das Engenharias, profissional destaca-se, também, pelo aprimoramento das relações pessoais

Apesar de colocar-se no campo das Engenharias, profissional destaca-se, também, pelo aprimoramento das relações pessoais Lustre sem graxa Engenharia de Produção Apesar de colocar-se no campo das Engenharias, profissional destaca-se, também, pelo aprimoramento das relações pessoais Falo sempre com a minha família que não

Leia mais

Desenvolve Minas. Modelo de Excelência da Gestão

Desenvolve Minas. Modelo de Excelência da Gestão Desenvolve Minas Modelo de Excelência da Gestão O que é o MEG? O Modelo de Excelência da Gestão (MEG) possibilita a avaliação do grau de maturidade da gestão, pontuando processos gerenciais e resultados

Leia mais

Aumente o valor do ciclo de vida de cada cliente

Aumente o valor do ciclo de vida de cada cliente Engajamento com o Cliente Gerenciamento de Ciclo de Vida do Cliente Informativo Torne cada interação relevante e envolvente Aumente o valor do ciclo de vida de cada cliente Gerenciamento do ciclo de vida

Leia mais

Social-Commerce IT CARLOS MASSA SIMPONE 70609178

Social-Commerce IT CARLOS MASSA SIMPONE 70609178 Social-Commerce IT CARLOS MASSA SIMPONE 70609178 INDICE INTRODUÇÃO DIFINIÇÃO COMO FUNCIONA AS ETAPAS HISTORIA RELACIONAMENTO PRATICAS REDES SOCIAS EXEMPLOS VANTAGEM INTRODUÇÃO Comumente pode se entender

Leia mais

A Parceria UNIVIR / UNIGLOBO- Um Case Focado no Capital Intelectual da Maior Rede de TV da América Latina

A Parceria UNIVIR / UNIGLOBO- Um Case Focado no Capital Intelectual da Maior Rede de TV da América Latina A Parceria UNIVIR / UNIGLOBO- Um Case Focado no Capital Intelectual da Maior Rede de TV da América Latina Blois, Marlene Montezi e-mail: mmblois@univir.br Niskier, Celso e-mail: cniskier@unicarioca.edu.br

Leia mais

Mensagem do presidente

Mensagem do presidente Mensagem do presidente A giroflex-forma está em um novo momento. Renovada, focada em resultados e nas pessoas, ágil e mais competitiva no mercado de assentos e de mobiliário corporativo. Representando

Leia mais

RELATÓRIO DAS ATIVIDADES 2004

RELATÓRIO DAS ATIVIDADES 2004 RELATÓRIO DAS ATIVIDADES 2004 1. Palestras informativas O que é ser voluntário Objetivo: O voluntariado hoje, mais do que nunca, pressupõe responsabilidade e comprometimento e para que se alcancem os resultados

Leia mais

Organizando Voluntariado na Escola. Aula 3 Planejando a Ação Voluntária

Organizando Voluntariado na Escola. Aula 3 Planejando a Ação Voluntária Organizando Voluntariado na Escola Aula 3 Planejando a Ação Voluntária Objetivos 1 Entender a importância de fazer um planejamento. 2 Aprender como planejar o projeto de voluntariado. 3 Conhecer ferramentas

Leia mais

social media para bares, restaurantes e afins

social media para bares, restaurantes e afins BARTIPS social media para bares, restaurantes e afins O que buscamos? Divulgar seu estabelecimento para milhares de potenciais consumidores. Fazer você ser parte do dia-a-dia de seu cliente Ter suas novidades,

Leia mais

Relatório de Consumo de Conteúdo Profissional 2014

Relatório de Consumo de Conteúdo Profissional 2014 Relatório de Consumo de Conteúdo Profissional 2014 A ascensão dos Revolucionários de Conteúdo: uma análise minuciosa sobre os principais usuários que consomem conteúdo no LinkedIn e como os profissionais

Leia mais

Sobre o estudo. Publico: De um lado: Consumidores Do outro: Profissionais de marketing, comunicação, design, pesquisa...

Sobre o estudo. Publico: De um lado: Consumidores Do outro: Profissionais de marketing, comunicação, design, pesquisa... Sobre o estudo perfil Publico: De um lado: Consumidores Do outro: Profissionais de marketing, comunicação, design, pesquisa... Amostra: Total: 1.035 respondentes Consumidores: 805 Profissionais: 230 objetivo

Leia mais

Introdução redes sociais mulheres Digg

Introdução redes sociais mulheres Digg O século XIX ficou conhecido como o século europeu; o XX, como o americano. O século XXI será lembrado como o Século das Mulheres. (Tsvi Bisk, Center for Strategic Futurist Thinking, 2008) A Sophia Mind,

Leia mais

*Todos os direitos reservados.

*Todos os direitos reservados. *Todos os direitos reservados. A cada ano, as grandes empresas de tecnologia criam novas ferramentas Para o novo mundo digital. Sempre temos que nos renovar para novas tecnologias, a Karmake está preparada.

Leia mais