EDIÇÃO COMPILADA 1º CONGRESSO BRASILEIRO DE LIVE MARKETING 29 E 30 DE JULHO DE 2013

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "EDIÇÃO COMPILADA 1º CONGRESSO BRASILEIRO DE LIVE MARKETING 29 E 30 DE JULHO DE 2013"

Transcrição

1 (CAPA)

2 EDIÇÃO COMPILADA 1º CONGRESSO BRASILEIRO DE LIVE MARKETING 29 E 30 DE JULHO DE 2013

3 Sejam bem-vindos todos os participantes do 1º Congresso Brasileiro de Live Marketing! Temos alguns motivos para celebrar esse encontro. A Associação de Marketing Promocional - AMPRO - completa 20 anos e adquire características próprias da maioridade, a qual é refletida na entidade como um todo. Suas relações, sua política, suas diretrizes e seus rumos ganharam uma boa dose de oxigênio que permite maior fôlego em inúmeras ações e iniciativas. O AMPRO Globes Awards, cada vez mais, é reconhecido no mercado pela seriedade, credibilidade e qualidade em todo o processo, ou seja, inscrição, julgamento e premiação. O que o consolida como a principal premiação de Live Marketing no país. Essa festa é nossa e com quilates de bronze, prata e ouro encerrará o 1º Congresso Brasileiro de Live Marketing, anunciando os melhores do mercado. As Regionais AMPRO também dispõem nessa gestão de um espaço considerável para suas demandas e novos projetos em seus estados. Diferentes segmentos do Live Marketing têm voz e mais força por meio dos Comitês Permanentes AMPRO, com suas ações e projetos sempre buscando aprimorar mecanismos e instrumentos legais junto aos seus stakeholders. O setor ganhou também uma nova revista, a Live Marketing, que apoiada pela entidade, representa um veículo de comunicação especializado de qualidade, garantindo a visibilidade da atuação de nossos profissionais. E por fim, o 1º Congresso Brasileiro de Live Marketing, um evento inédito na história do setor, conseguiu trazer um time de peso, agências consolidadas e vencedoras, que se mobilizaram em torno de um evento com o firme propósito de discutir, resolver e encaminhar antigos anseios de toda cadeia produtiva do segmento. Aproveitem o 1º Congresso Brasileiro de Live Marketing e muito obrigado a todos que vieram ver ao vivo! P.S. Aos que não puderam ver ao vivo, aqui está uma nova chance de informação e um panorama geral sobre o que aqui se passou. Boa leitura! Kito Mansano Presidente do 1º Congresso Brasileiro de Live Marketing

4 Índice Introdução Comitês do Congresso O Congresso 1º Congresso Brasileiro de Live Marketing 29 de Julho 1º Congresso Brasileiro de Live Marketing 30 De Julho Sindilive Sindicato de Live Marketing Comitês Permanentes AMPRO Ficha Técnica Anexos

5 COMITÊ DE LIVE MARKETING Posicionar o Live Marketing no mercado e fortalecer a atividade. Marcel Sacco presidente As experiências ao vivo ganham ano a ano maior relevância nas estratégias de todas as marcas. Engajar emocionalmente os consumidores é fundamental no mundo da mobilidade digital, um mundo conectado e repleto de alternativas. Do Bellow The Line - BTL dos anos 80, passando pelo Marketing Promocional dos anos 90 e chegando ao Live Marketing do século XXI, nosso negócio é hoje ferramenta indispensável no desenvolvimento das marcas e negócios no curto, médio e longo prazos. Falamos a linguagem da vida moderna com criatividade, agilidade e pluralidade. Porém, ainda não somos percebidos assim por todos. Esse Comitê propõe o posicionamento do Live Marketing nessa nova realidade e discutirá junto a clientes, fornecedores e personas do mercado como vencer o desafio de ampliar essa percepção. Mostrará também a todos os públicos que interagem em nossa cadeia de negócios que quem sabe faz ao vivo. E não é todo mundo que sabe. Participantes: Cassio Motta Mello (Grupo TV1) Fernando Albieri (Agência Super) Fernando Guntovich (The Group) Gustavo Aguiar (Agência Super) Marcel Sacco (Holding Clube) Marcelo Salles Gomes (Meio & Mensagem) Maurício Magalhães (Agência TUDO)

6 COMITÊ DE LEGISLAÇÃO E TRIBUTAÇÃO EM LIVE MARKETING Apresentar os entendimentos legais mais atuais e modernos aplicados ao Live Marketing e discutir a atual cadeia tributária e criação de valores na atividade. Paulo Foccaccia presidente A meta principal do Comitê é abordar os temas: Legislação Promocional: atual regulamentação e entendimentos normativos sobre promoções comerciais. Dr. Edilson Vianna, é convidado palestrante para tratar dessa questão. É gerente nacional de loterias e promoções da Caixa Econômica Federal. Tributação: classificação dos serviços de Live Marketing e discussão sobre as regras aplicáveis. Dr. Paulo M. Focaccia, sócio do escritório Focaccia, Amaral e Salvia Advogados, é o palestrante. Legislação de Eventos: apresentar as atuais regras sobre a organização e a produção de eventos, bem como discutir o papel das agências de Live Marketing na perspectiva de segurança e compliance. Participantes: Cinthia Peres (Holding Clube) Daniel Sá (NETZA Comunicação Integrada) Deise Del Roveri (Le Donne Comunicação) Dr. Paulo M. Focaccia (Focaccia Amaral e Salvia Advogados) Maria Eunice Valente (Agência TUDO) Marcos Lacerda MaLa (Momentum) Ricardo Beato (Super e AMPRO) Wilson Ferreira Junior (Agência ETNA) Wilson Soderi (WCR Trade Marketing)

7 COMITÊ DE RELAÇÃO SUSTENTÁVEL ENTRE CLIENTES E AGÊNCIAS Valorizar as melhores práticas exercidas no mercado. Desenvolver um modelo de negócios, cuja premissa é o relacionamento sustentável entre agência e cliente. Refletir sobre os feitos das concorrências sob diferentes pontos de vista, gerando uma relação mais duradora e estratégica. Fomentar a sustentabilidade corporativa gerando processos que tragam vantagens econômicas, qualidade da produtividade e resultados. Participantes: Celio Ashcar Junior presidente Carla Borges (TV1) Celio Ashcar Junior (Mix Brand Experience) Fernando Figueiredo (Bullet) José Boralli (B/Ferraz) Marcelo Heidrich (Ponto de Criação) Rodrigo Rivellino (Aktuell).

8 COMITÊ DE PESQUISA E EVOLUÇÃO DO MERCADO Apontar a evolução do mercado com base em pesquisas feitas por empresas renomadas e avaliar qual caminho as empresas devem seguir. Demonstrar a atual evolução do mercado com base nos dados exclusivos que serão apresentados pelas empresas palestrantes e apontar o caminho mais adequado de acordo com as atuais tendências. Revelar qual é o relacionamento que o cliente deseja com a agência, discutir as dificuldades para inovar, avaliar o novo comportamento de consumo e sugerir ativações com os grandes eventos esportivos que o Brasil irá receber. Marcelo Heidrich presidente Participantes: Claudio Xavier (NewStyle) Marcelo Heidrich (Ponto de Criação) Marcio Franco (Simple Comunicação)

9 O CONGRESSO

10 1º CONGRESSO BRASILEIRO DE LIVE MARKETING DIA 29 DE JULHO

11 ABERTURA OFICIAL Kito Mansano Presidente do 1º Congresso Brasileiro de Live Marketing e da Associação de Marketing Promocional - AMPRO Aos profissionais de Live Marketing, aos céticos e aos que acreditaram no Live Marketing, quero dizer algo que é comum e muito importante aos que estão aqui presentes, independentemente do tamanho do faturamento, do tempo de vida profissional. Somos Live Marketing. Marketing no PDV, na campanha de incentivo, nos eventos, na ativação, na promoção, na Internet, nas redes sociais, nas atividades que resultam em paixão por uma marca, pela fidelização e pela decisão de compras. Não preciso esperar o término do evento para saber qual o resultado desse encontro. O resultado está acontecendo agora. Esse encontro é a maior demonstração de que somos muito maiores quando estamos unidos. Espero que cada um dos presentes saia desse evento, desse encontro, com a convicção de que, agora, faz parte de um grupo que não ficará passivo a condutas predatórias, sem ética e de anarquia. Nós somos responsáveis pelo futuro de nosso negócio e podemos conquistar a força se permanecermos juntos. Eu acredito nisso, nós podemos isso. Declaro abertos os trabalhos do 1º Congresso Brasileiro de Live Marketing.

12 Assista o video 1

13 Patrick Flynn Cirque Du Soleil Palestrante Internacional A arte do Cirque Du Soleil desperta emoções, os sentidos, tal qual faz o Live Marketing. Patrick Flynn é o convidado internacional que mostra a sua experiência aos participantes do 1º Congresso Brasileiro de Live Marketing. Patrick Flynn inicia na carreira artística muito jovem, trabalhando na escola amadora de produção e dramaturgia, em ambas no palco e atrás dos palcos, onde rapidamente descobriu sua paixão pelo mundo do entretenimento. Patrick trabalhou por muitos anos performando em musicais na Europa e na América do Norte e em 2001 passou a integrar o mais renomado e mundialmente famoso grupo: o Cirque Du Soleil. Desde então ele liderou várias empreitadas importantes tanto na área comercial, vendas, de atendimento ao cliente, quanto na área de produção (tour services director, site and permitting coordinator). Atualmente, Patrick é o responsável do Cirque Du Soleil pelo show Corteo, a produção mais recente e atual para América do Sul. Patrick nasceu e cresceu na Irlanda. Depois de muitos anos viajando e percorrendo todo o mundo, ele aprendeu diferentes línguas na Europa, incluindo o português. Nas suas horas livres, gosta de frequentar bons restaurantes, ir ao teatro, cinema e de viajar.

14 Patrick Flynn Agradeço o convite e quero falar um pouco sobre a criatividade que toca corações, e os aspectos operacionais e artísticos do show. Quero inspirar e, falando da criatividade, partilhar um pouco dos segredos. Um dos aspectos da criatividade diz respeito a ideias novas, conceitos novos que trará à experiência do Live Marketing. Nossa empresa não é uma agência de Live Marketing, mas sim uma empresa artística. Por isso não falarei de técnicas de Live Marketing, mas de alguns exemplos. Assista o video 2 Para nós, impossível é só uma palavra. Iniciamos no ano de 1984, em Montreal, no Canadá, com um grupo de jovens desfavorecidos, que formaram um pequeno clube chamado Clube do Salto Alto. Nessa época o mundo do circo estava em decadência. Lembro que na década de 40 e 50 tivemos o máximo da expressão da criatividade circense, que era o que trazia a beleza para a cidade. Assim, esse grupo queria fazer renascer esse sonho. Em 1985 foi apresentada ao público, em Saint Paul, a primeira tenda com capacidade para 300 pessoas. Hoje 15 milhões de pessoas já viram nossos espetáculos. Em 1984 tínhamos 73 pessoas trabalhando, hoje temos cinco mil trabalhadores, sendo que 1300 são artistas. Somente na sede em Montreal temos 2000 trabalhadores. Entre eles há mais de 50 nacionalidades diferentes e são falados mais de 25 idiomas distintos. Ressalto que desde 1992 nunca mais recebemos concessão pública ou privada, pois desejamos manter nossa autonomia. Atualmente temos 20 espetáculos em apresentação pelo mundo e dois novos em produção. Alguns espetáculos: Alegria É o show mais antigo. Uma ode barroca à energia, à graça e ao poder da juventude. Quidam Parte de um jogo belga. O refúgio de uma menina no mundo da imaginação. Dralion Em parceria com o circo chinês Dalion é uma combinação harmoniosa entre a destreza acrobática oriental e ocidental. Varekai Em uma misteriosa floresta no interior de um vulcão, existe um mundo extraordinário, um lugar onde tudo é possível. Corteo Atualmente no Brasil, é o mais lindo. Uma procissão teatral de personagens poéticos e acrobatas graciosos. Recria o sonho de vida de um palhaço. Kooza O próximo espetáculo é Kooza, que está na costa norte da Bélgica. Uma vibrante agitação de acrobacias em um reino de diversão. Ovo Dedicado aos meninos que exploram o mundo dos insetos. É uma imersão no mundo fértil e enérgico dos insetos. Amaluna Nesse espetáculo gêmeos brasileiros trabalham em dupla. É interessante ver que a criatividade é um processo colaborativo. Eles disseram que nunca iriam trabalhar separados. Há também uma parte do espetáculo em que há um silêncio total da plateia. É um momento coletivo em que todos ajudam na concentração.

15 Michael Jackson ONE Estreou no ano de sua morte. Uma experiência musical envolvente, desenvolvida pelo coreógrafo do próprio Michael Jackson. Está em Nova York. Esses foram os espetáculos rotativos distribuídos em arenas pelo mundo. Mas há também os shows fixos, como os que ocorrem em Las Vegas. Oitenta por cento das vendas dos tickets são oriundas de lá. Kà Uma extraordinária aventura épica. É um exemplo de espetáculo residente em Las Vegas. Um dos mais perigosos, com grande complexidade técnica. The Beatles Love Uma celebração à herança musical dos Beatles. É uma interpretação visceral do mundo imaginativo a partir das músicas dos Beatles. Michael Jackson THE IMMORTAL World Tour Uma produção eletrizante que se desenvolve no interior da mente criativa de Michael Jackson. Criss Angel Believe Vai além da questão estética e apresenta os truques de ilusionismo mais espetaculares do mágico do século. La Nouba Está em Orlando e faz referência a um circo viajante. Uma viagem festiva e sem limites pela imaginação. Zumanity Em cartaz em Las Vegas. Um cabaré que explora o espectro da sexualidade e sensualidade humana. Outra ação interessante desenvolvida pelo Cirque Du Soleil - e que beneficia o Turismo - é a performance do grupo em espetáculo aberto, gratuito em praças de cidades. Com esses exemplos temos a questão da criatividade, que deve perdurar. E por que uma visão criativa? Os flash mobs já estão feitos, agora necessitamos de ideias novas e originais. O circo está a cargo disso, em cada espetáculo incorporamos três criações novas a cada ano. Será que há perigo em esgotar tal criatividade? Cada empresa desenvolve o seu processo criativo. Explora isso dentro de sua equipe. Somos uma organização única que busca o desenvolvimento por meio de projetos criativos de alta qualidade. No espetáculo são tantos detalhes que você mal pode imaginar. Mas no total contribui para a experiência do Live Marketing. Acolhemos os desafios criativos, fomentamos os possíveis riscos, a excelência e a audácia criativa. Valorizamos as melhores ideias sem dar importância à sua procedência. Vejam o exemplo da ginasta brasileira. Ela voa entre dois homens. É uma mulher voadora, isso foi um desafio para ela. Uma característica é que ela mesma se maquia, num processo que pode durar até uma hora. Outro exemplo. Sacha é um artista que queria trabalhar algo novo. Ele fez um número solo de strapa e foi um sucesso, que é exibido em diferentes espetáculos da companhia. Cultivamos a qualidade de nossos espetáculos, preservamos a integridade de nossos conceitos e asseguramos a evolução com equipes artísticas dedicadas. Há também outros projetos correlatos ao circo: Light Club é um clube em Las Vegas, inspirado pelo Cirque Du Soleil. Cirque Du Soleil 3D filme que quer converter em história o desenvolvimento da companhia. SID LEE é uma agência criativa com uma marca identificada.

16 Nesse sentido, estimulamos o nosso crescimento e aplicamos nossa criatividade na diversificação de conteúdo e nas plataformas de difusão. Manifestamos o desejo de criar várias obras simultaneamente, cada uma sob a gestão de equipes criativas, dedicadas e especializadas. Exemplos, Michael Jackson ONE, Light Club e Cirque Assista o video 3 Em termos promocionais, as mídias tradicionais já não conseguem vender o espetáculo. Era necessário também inovar nessa área. Para isso retomamos um formato de divulgação utilizado em 1910, a técnica da parada, onde elefantes, palhaços, cortejo completo entrava na cidade anunciando o circo. A atualização disso seria passearmos com a trupe em um sightseeing bus (ônibus turístico), saudando os transeuntes e fazendo algumas intervenções. O gasto é mínimo e o efeito é muito significativo. Assista o video 4 Esse vídeo da Trident é um exemplo de ação blitz, desenvolvida pelo Cirque Du Soleil no trânsito em uma alusão à venda de chicletes nos semáforos. Nosso processo criativo é orgânico, ou seja, se retroalimenta e, ter mais de um projeto estimula essa fonte inspiradora. Temos um processo de criação único. Nós nos comprometemos a mantê-lo vivo e a fazer que evolua com um cuidado constante de melhoria para o benefício de todos. Buscamos e atraímos criadores do mundo inteiro e apoiamos e selecionamos os melhores colaboradores. Cada projeto criativo serve como veículo de experimento e de incubadora de ideias. Nós também desenvolvemos parcerias com diversas associações, com diversos grupos de pesquisa ao redor do mundo. Preparamos nosso futuro investindo na próxima geração de talento criativo. Destaques Michel Laprise integra o Departamento de Pesquisa e Talento, participou do lançamento do Xbox Kinect do show do Superbowl 2012, com Madonna, e estará a cargo do Cirque David Shiner palhaço. Gilles Qua deu sentido à estética do circo. Jamie King coreógrafo, criador e diretor dos espetáculos Michael Jackson ONE e Imortal. Guy Lalibertè há 25 anos trabalha como guia criativo e está sempre pronto para aceitar desafios e riscos. Convidamos nossos criadores a impulsionar seus próprios limites dentro da organização. Solicitamos a participação de nossos circenses para identificar e compartilhar as últimas tendências criativas em todo o mundo. Asseguramos que os frutos do nosso trabalho e investimento sejam evidentes no cenário e em cada uma das nossas manifestações artísticas. Maximizamos a vida dos nossos espetáculos para assegurar que uma quantidade maior de público tenha acesso ao Cirque Du Soleil. Acreditamos que o futuro da criação reside na capacidade de nossos circenses para expressar sua loucura criativa.

17 COMITÊ DE LIVE MARKETING Presidente Marcel Sacco Posicionar o Live Marketing no mercado e fortalecer a atividade. Engajar emocionalmente os consumidores é fundamental no mundo da mobilidade digital, um mundo conectado e repleto de alternativas. O Comitê de Live Marketing mostra a todos os públicos que interagem em nossa cadeia de negócios, que quem sabe faz ao vivo. E não é todo mundo que sabe. Painel de Live Marketing Expositor: Marcel Sacco Debatedores: Roberta Medina (Rock in Rio), Rafael Davini (Terra Networks), Renato Meirelles (Data Popular), Cassio Motta Mello (Grupo TV1), Mauricio Magalhães (Agência Tudo). Depoimento do Luciano Huck (TV Globo).

18 Marcel Sacco Não somos mais os mesmos. Estamos em processo de mudança, onde tudo e todos estão conectados. Tudo acontece em nosso smartphone. E as novas mídias? Algumas estão implodindo, outras explodindo. E a mídia impressa e a TV tradicional estão se reinventando, pois tudo é online hoje em dia. Você tem múltiplas telas: celular, smartphone, tablets, computador. E na Internet? Você tem o facebook, o twitter, linkedin. Tudo muda com a velocidade da luz. E o foco, que é atrair o interesse do público, requer um novo aprendizado. O foco também é do consumidor. Acabou a passividade, o público quer interagir. As manifestações que vimos recentemente foram ajudadas pelas redes sociais, mas isso não bastava e elas foram às ruas protestar. Os tempos são outros e todos querem participar e ver ao vivo. A experiência ao vivo é a essência do Live Marketing. Com a interatividade digital, a experiência ao vivo é a melhor resposta para um público atual, algo que tenha relevância e impacto. O real como engajamento. O Live Marketing. marketing promocional + = interatividade LIVE MARKETING. Painel de Live Marketing O presente debate contou com a presença dos seguintes expositores: Roberta Medina Empresária e produtora de eventos brasileira, residente em Lisboa, Portugal, desde É sócia e vice-presidente do Rock in Rio/Rock World AS, do Better World Comunicação e Eventos (Portugal e Espanha) e Dream Factory Entretenimento (Brasil). Nos dois anos consecutivos, de 2010 e 2011, foi considerada pela Revista Época como uma das 100 brasileiras mais influentes. Ao longo de sua carreira recebeu inúmeros prêmios. Rafael Davini Com mais de 25 anos de experiência e após uma longa trajetória em veículos da mídia tradicional, Davini assumiu recentemente como diretor-geral do Terra no Brasil. Formado em Administração pela PUC-SP e pós-graduado em Marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) e com MBA pela SDE. Antes da Turner, onde trabalhou por 13 anos e ocupava o cargo de vice-presidente de vendas e marketing para América Latina, Davini atuou na Globosat por quase dois anos e, por onze, no Grupo Estado, onde começou sua carreira. Renato Meirelles É presidente do Data Popular, instituto de pesquisas pioneiro e referência absoluta no conhecimento das classes C, D e E no Brasil. Comunicólogo com MBA em gestão de negócios. Colunista frequente de diversas revistas. Foi colaborador do livro Varejo para Baixa Renda, publicado pela Fundação Getúlio Vargas e autor do Guia para enfrentar situações novas sem medo, publicado pela Saraiva. No Data Popular, conduziu diretamente mais de 300 estudos sobre o comportamento do consumidor emergente brasileiro tendo atendido às maiores empresas de varejo, indústria e serviços do Brasil. Assim, o Live Marketing é a fusão da ação com o desejo de conhecer e compartilhar que tomou o mundo de assalto.

19

20 DEBATE O formato do Painel de Live Marketing, dentro da temática proposta, foi apresentado em plenária pelo expositor Marcel Sacco e contou com a formação de mesa redonda de especialistas para o debate. A plateia também intervinha ocasionalmente encaminhando as questões aos debatedores aqui relacionados: Roberta Medina Ela apresentou um panorama geral do projeto Rock in Rio. O Live Marketing somos nós desde sempre. Utilizamos o Rock in Rio como plataforma de comunicação, iniciamos com a Brahma e depois com o lançamento de um novo produto a Malt 90 e atingimos um milhão trezentos e oitenta mil pessoas experimentando a cerveja em dez dias. O investimento publicitário da Brahma é que viabilizou o projeto e a experiência do evento em si. Assim nasce o Rock in Rio em 1985, a primeira edição como um grande desafio. Era um investimento alto e o caminho foi trabalhar com marcas. Quando se representa uma marca a responsabilidade é imensa. Hoje temos 70 marcas envolvidas. Outro ponto é que tivemos um espaço de debates para um mundo melhor, ou seja, focamos também na causa social. Depois levamos a experiência para Portugal, Lisboa, com sucesso, agregando novos empreendimentos para atingir novos públicos. Marcel Sacco - Como fazer o melhor uso das mídias digitais? Rafael Davini O bem mais escasso hoje é a atenção das pessoas. A tecnologia tem dado a sua contribuição. Até bem pouco tempo, a TV era a mídia mais avançada. Sempre foi um utensílio que reunia a família ao redor, entretanto não possuía tanta interatividade. Hoje esse papel é cumprido pelos smartphones. As pesquisas já estão prestando atenção nessa alteração. Outra realidade é a mídia impressa, a qual tem se beneficiado dos tablets para conseguir maior interatividade das marcas. A verdade é que a mídia passa por uma ruptura total. Como lidar com essa nova realidade? Somos impactados por diferentes mídias e não sabemos quais delas mais nos reteve. Como profissionais temos de saber onde estão nossos consumidores e como utilizam tais mídias. São três os desafios atuais: de conteúdo, de contexto e as telas (onde o conteúdo será distribuído). A velocidade de mudança hoje é impressionante. Ex. Olimpíadas de Londres prova tal ruptura e inovação. Marcel Sacco - Como criar experiência ao vivo? Renato Meirelles Observamos uma mudança significativa quanto às classes sociais. Há dez anos havia pouca inserção pela Internet. O repertório que o público sabia era pela comunicação tradicional: rádio, TV, revista. Quando hoje temos maior democratização no acesso às mídias, a lógica do consumidor versus empresa é substancial. O consumidor quer ser o protagonista de sua história. Registra-se um crescimento de 10% nos gastos da classe C. Antes o repertório e a experiência deles eram limitadas e hoje muda a lógica de poder da relação consumidor-empresa e mídiasconsumidores, pois ele quer ser protagonista da própria história e de suas experiências. Gasta mais e quer compartilhar essas novas experiências. Cada vez que o Live Marketing se dissemina, a classe C diz: Estou vivendo um conjunto de experiências que antes eu não conhecia. Agora estou podendo.... Isso é algo que ela não vivia antes. Isso coloca alguns desafios: o primeiro desafio é a relevância. Antes fazia sentido a métrica do recall. Agora a métrica é a relevância, pois o que importa é o quanto um fato pode se propagar. Assim a relevância da marca passa a ser muito maior do que a questão do recall. Maurício Magalhães O grande desafio é como transitar nesse novo futuro tecnológico. Os conceitos básicos da década de 80, conhecidos e aplicados às classes A, B, C, D e E já não atendem os objetivos da marca. Antes era um cenário fácil. Daqui para frente os desafios das empresas e marcas será como solucionar as equações sobre o consumidor e entregas mais adequadas.

21 Roberta Medina Eu não sei se era mais fácil. Agora a questão não é saber comunicar, mas sim saber ouvir as pessoas. Não está mais em nossas mãos. O trabalho é mais rico, entretanto é preciso ter cuidado com o que funciona na rede e o que funciona na vida real. Precisamos olhar para o futuro, mas não esquecer o passado. Passamos um ano comunicando com o público para chegar no evento, ou seja, concretizar a experiência live, a entrega de uma promessa. Você compartilha e começa a viver a experiência até antes do evento e depois. Se a entrega não for de extrema qualidade não vai funcionar. Mota Mello Olhando eventos como o Rock in Rio, temos um desafio: como criar os indicadores e como sair do banco de dados para virar a inteligência de marketing para gerar novos relacionamentos? Renato Meirelles Não se trata mais apenas de números alcançados. Para quantas pessoas ele falou em determinado evento? Não basta somente isso. É preciso entender o tipo de expectativa e o conhecimento que o público tem, pois dessa forma não teremos surpresas. A classe C, por exemplo, é diferente da classe A/B. Na classe C está tudo aberto na rede. Ex. funk ostentação, o fulano faz de quatro a cinco shows para cinco mil pessoas. Cria-se a demanda, e depois se avalia o quanto isso pode ser reproduzido para a rede e como a marca entrará nisso. Qual é o tipo de relevância que impacta na vida real daquela pessoa? A lógica custo por mil, tão utilizada pelas mídias, talvez necessite ser revista. Roberta Medina Às vezes você não tem de criar novas vias, mas trabalhar melhor seus conteúdos. Maurício Magalhães O mundo vem sempre falando de novos inputs. Como você entende isso no Brasil, onde o Live Marketing é tão intenso? Rafael Davine A regionalização é um fato. Concordo que ter controle sobre o conteúdo geral é importante. Há um aspecto interessante sobre a regionalização, por exemplo, o rádio, que diziam que estava fadado a morrer, hoje está mais válido do que nunca. Vejam o trânsito caótico das grandes cidades; é o rádio que dá ao motorista caminhos alternativos e ainda integrado com as redes que o auxiliam, ou ainda, ter um aplicativo no seu celular que demonstra a possibilidade de interação entre as mídias. Marcel Sacco Como um portal como o Terra lida com a experiência regional? Rafael Davini Damos mais espaço a assuntos mais relevantes. Por exemplo, houve uma grande polêmica sobre a notícia colocada em rede, que explicava como ativar uma bomba caseira com panela de pressão. Houve uma controversia sobre isso. O objetivo inicial era para alertar sobre como evitar acidentes como esse. Marcel Sacco Hoje as redes possuem uma capacidade de se multiplicar. No nosso negócio isso é forte. Como podemos trabalhar com repercussões negativas que fogem do nosso controle? Rafael Davini As redes sociais vieram para ser o termômetro do que colocamos no ar. É possível reverter uma notícia. Nos jornais (Estadão) costumávamos dizer que uma nota pequena negativa do anunciante deveria ser rebatida com três ou quatro páginas para reverter. Hoje já não é assim. O interesse das pessoas vai se multiplicando, dividindo opiniões e esquecendo logo em seguida. Vejam como o acidente do trem espanhol para Santiago de Compostela foi passado à exaustão para posteriormente virar quase banal. Faz parte do ser humano a curiosidade. Roberta Medina No caso da Jornada Mundial da Juventude, a mensagem, o envolvimento foi construído junto com o próprio público. Poderia ter sido caótico, pela quantidade de pessoas e pelos imprevistos do tempo e da organização. O espírito era de coletividade, de solidariedade, e, se não fosse assim,

22 provavelmente aquilo aconteceria de outra forma. O clima do evento foi construído anteriormente. O segredo está na cumplicidade e na verdade. Assista o video 5 Em um pequeno depoimento Luciano Huck da TV Globo agradeceu o convite para participar do 1º Congresso Brasileiro de Live Marketing e disse: Hoje as pessoas querem experimentar, viver experiências. O presencial ganhou o poder enorme da multiplicação. É um novo ciclo que se abre. Compartilhar com diferentes pessoas. Tudo hoje deve ser de verdade... Não tenho dúvida que o formato de produzir, consumir está se modificando e a discussão do tema é super pertinente. Bom Congresso! Maurício Magalhães Quando você lida com a verdade, as pessoas têm a noção de estar aprendendo algo. Exemplo, o mundo da moda é um estereótipo: a beleza, super magras etc. Mas se você faz um concurso de beleza na central única das favelas e traz outros padrões mais flexíveis, na experiência real ninguém se ofende. Isso porque demonstrou-se que é possível ter um modelo de beleza mais democrático. Outro aspecto a ser lembrado é que o Live Marketing traz uma experiência inusitada, por vezes Todos podem se lembrar de sua primeira experiência: primeira viagem, primeiro beijo, primeira vez que andou de bicicleta etc., sempre tivemos medos. Isso fica marcado para o restante de suas vidas como algo bom, positivo ou negativo. Da mesma forma a classe C tem essas primeiras experiências e evitar problemas para esse público é uma contribuição do Live Marketing. Cassio Mota Mello Como uma marca pode ser explorada nos casos em que ela sai de um público certo para multicanais? Rafael Davini É preciso saber o quanto conseguimos aprender com esse novo cenário e como as marcas estariam nisso. Cada um de nós quer participar. As empresas também buscam isso, como as redes de noticias globais farão para atingir seus consumidores de forma relevante e positiva (sempre que possível), pois o controle não existe. Roberta Medina É um desafio, mas é uma oportunidade para as marcas. Hoje a chance de se apropriar de eventos é grande, com investimentos menores em experiências mais restritas, que não os tradicionais das grandes massas. Outros temas ainda foram discutidos em plenária como: a questão dos percentuais de investimentos de cada clientes em suas marcas e a decisão de onde aplicar; a questão das concorrências e o seu formato, às vezes pouco transparente; a reflexão de como ter relações mais perenes com o cliente buscando a valorização do trabalho e relações mais equilibradas; a compreensão por parte das empresas de Live Marketing que estamos em uma sociedade em que há uma complementaridade de mídias e que isso fará a diferença no futuro.

PLANEJAMENTO DE MARKETING ELETRÔNICO

PLANEJAMENTO DE MARKETING ELETRÔNICO Instituto FA7 IBMEC MBA em Marketing Disciplina: Professor: Turma: Equipe: Marketing Eletrônico Renan Barroso Marketing II - Fortaleza Ana Hilda Sidrim, Ana Carolina Danziger PLANEJAMENTO DE MARKETING

Leia mais

MBA Comunicação Integrada e Novas Mídias. Prof. Eduardo Ambrósio

MBA Comunicação Integrada e Novas Mídias. Prof. Eduardo Ambrósio ARENAS DA COMUNICAÇÃO COM O MERCADO ENTRETENIMENTO FEIRAS MKT ESPORTIVO MKT DIGITAL VAREJO PUBLICIDADE E PROPAGANDA MODA ENTRETENIMENTO ARENAS DA COMUNICAÇÃO COM O MERCADO ENTRETENIMENTO Viagens Culinária

Leia mais

Os desafios do Bradesco nas redes sociais

Os desafios do Bradesco nas redes sociais Os desafios do Bradesco nas redes sociais Atual gerente de redes sociais do Bradesco, Marcelo Salgado, de 31 anos, começou sua carreira no banco como operador de telemarketing em 2000. Ele foi um dos responsáveis

Leia mais

Mídias sociais nas empresas O relacionamento online com o mercado

Mídias sociais nas empresas O relacionamento online com o mercado Mídias sociais nas empresas O relacionamento online com o mercado Maio de 2010 Conteúdo Introdução...4 Principais conclusões...5 Dados adicionais da pesquisa...14 Nossas ofertas de serviços em mídias sociais...21

Leia mais

2013 Inventta Todos os direitos reservados.

2013 Inventta Todos os direitos reservados. Agenda Quem Somos Gerindo a Inovação nas Empresas Estímulos Governamentais à Inovação Resultados da pesquisa FDC/Inventta Conclusões O GRUPO A Inventta é uma consultoria especializada em gestão da inovação,

Leia mais

MANUAL DE TRANSIÇÃO DE MARCA

MANUAL DE TRANSIÇÃO DE MARCA MANUAL DE TRANSIÇÃO DE MARCA Mudança da Marca e Posicionamento Esse boletim explicativo tem o objetivo de esclarecer suas dúvidas sobre a nova marca Evolua e de que forma ela será útil para aprimorar os

Leia mais

POLÍTICA DE COMUNICAÇÃO E ENGAJAMENTO COM PÚBLICOS DE INTERESSE DAS EMPRESAS ELETROBRAS

POLÍTICA DE COMUNICAÇÃO E ENGAJAMENTO COM PÚBLICOS DE INTERESSE DAS EMPRESAS ELETROBRAS POLÍTICA DE COMUNICAÇÃO E ENGAJAMENTO COM PÚBLICOS DE INTERESSE DAS Versão 2.0 09/02/2015 Sumário 1 Objetivo... 3 1.1 Objetivos Específicos... 3 2 Conceitos... 4 3 Princípios... 5 4 Diretrizes... 5 4.1

Leia mais

Guilherme de Almeida Prado Vice-Presidente Núcleo Estratégico da Ampro SÃO PAULO 15 DE ABRIL DE 2008 ABMR&A

Guilherme de Almeida Prado Vice-Presidente Núcleo Estratégico da Ampro SÃO PAULO 15 DE ABRIL DE 2008 ABMR&A LEGISLAÇÃO E ÉTICA NO MARKETING PROMOCIONAL Guilherme de Almeida Prado Vice-Presidente Núcleo Estratégico da Ampro SÃO PAULO 15 DE ABRIL DE 2008 ABMR&A AGENDA Ampro Legislação Ética A AMPRO ASSOCIAÇÃO

Leia mais

Fashion Marketing & Communication

Fashion Marketing & Communication Os programas de Pós-Graduação oferecidos pela Faculdade de Tecnologia do Istituto Europeo di Design estão em conformidade legal e atendem as Resoluções CNE/CES nº 1, de 3 de abril de 2001 e nº 1, de 8

Leia mais

O Marketing Esportivo evoluiu. A Escala também.

O Marketing Esportivo evoluiu. A Escala também. O Marketing Esportivo evoluiu. A Escala também. O número de academias dobrou de 2007 a 2010; O futebol do Brasil é o 6º mais rico do mundo; Se na década de 70 tivemos as primeiras transmissões de eventos

Leia mais

Inteligência em. redes sociais. corporativas. Como usar as redes internas de forma estratégica

Inteligência em. redes sociais. corporativas. Como usar as redes internas de forma estratégica Inteligência em redes sociais corporativas Como usar as redes internas de forma estratégica Índice 1 Introdução 2 Por que uma rede social corporativa é um instrumento estratégico 3 Seis maneiras de usar

Leia mais

BRASIL ARTE CONTEMPORÂNEA. Programa Setorial Integrado de Promoção às Exportações da Arte Contemporânea Brasileira.

BRASIL ARTE CONTEMPORÂNEA. Programa Setorial Integrado de Promoção às Exportações da Arte Contemporânea Brasileira. 1 PROJETO SETORIAL INTEGRADO BRASIL ARTE CONTEMPORÂNEA Programa Setorial Integrado de Promoção às Exportações da Arte Contemporânea Brasileira. 2 Introdução O Ministério da Cultura, sugeriu a Fundação

Leia mais

Indústria do Esporte. Futebol, a maior paixão dos brasileiros Potencial mercadológico atual

Indústria do Esporte. Futebol, a maior paixão dos brasileiros Potencial mercadológico atual Indústria do Esporte Futebol, a maior paixão dos brasileiros Potencial mercadológico atual Abril 2011 Futebol, a maior paixão dos brasileiros Potencial mercadológico atual A BDO RCS, por meio de sua área

Leia mais

AÇÕES SOCIAIS, AMBIENTAIS E CULTURAIS

AÇÕES SOCIAIS, AMBIENTAIS E CULTURAIS AÇÕES SOCIAIS, AMBIENTAIS E CULTURAIS Relatório de Atividades 2014 Sumário 1.0 Introdução - Pág 3 2.0 Quem Somos, Estatísticas, Valores - Pág 4 3.0 Projetos 2014 - Pág 5 a 15 3.1 Novo site - Pág 5 a 12

Leia mais

Guia de Boas Práticas para a elaboração de uma Concorrência

Guia de Boas Práticas para a elaboração de uma Concorrência Guia de Boas Práticas para a elaboração de uma Concorrência Comitê de Agências Gestão 2008 ÍNDICE OBJETIVO DO DOCUMENTO... 3 DEFINIÇÕES... 4 PONTOS PARA A ELABORAÇÃO DE UMA CONCORRÊNCIA... 5 RFI: Quando

Leia mais

E-books. Introdução às Mídias Sociais. Sebrae

E-books. Introdução às Mídias Sociais. Sebrae E-books Sebrae Marketing e Vendas Introdução às Mídias Sociais O que fazer com as mídias sociais Tipos de ações As principais mídias sociais Dicas e considerações finais Autor Felipe Orsoli 1 SUMÁRIO 1

Leia mais

. Indice. 1 Introdução. 2 Quem Somos. 3 O que Fazemos. 4 Planejamento. 5 Serviços. 6 Cases. 9 Conclusão

. Indice. 1 Introdução. 2 Quem Somos. 3 O que Fazemos. 4 Planejamento. 5 Serviços. 6 Cases. 9 Conclusão . Indice 1 Introdução 2 Quem Somos 3 O que Fazemos 4 Planejamento 5 Serviços 6 Cases 9 Conclusão . Introdução 11 Segundo dados de uma pesquisa Ibope de 2013, o Brasil ocupa a terceira posição em quantidade

Leia mais

Guia definitivo de ferramentas de Planejamento para Micro Empreendedores Individuais

Guia definitivo de ferramentas de Planejamento para Micro Empreendedores Individuais Guia definitivo de ferramentas de Planejamento para Micro Empreendedores Individuais Introdução O Brasil já tem 4,7 milhões de microempreendedores individuais, segundo dados de janeiro de 2015 da Receita

Leia mais

Nascemos na era digital. Mas somos muito mais que isso.

Nascemos na era digital. Mas somos muito mais que isso. Nascemos na era digital. Mas somos muito mais que isso. Uma agência digital? Sim, porém vamos além, formamos uma equipe que aplica experiência e inteligência em todos os nossos trabalhos. Com conhecimento

Leia mais

Como deixar seu negócio on-line. Tendências e a força das mídias sociais no VAREJO!

Como deixar seu negócio on-line. Tendências e a força das mídias sociais no VAREJO! Como deixar seu negócio on-line Tendências e a força das mídias sociais no VAREJO! A palavra de ordem das redes sociais é interação. Comparando a internet com outros meios de comunicação em massa como

Leia mais

http://crayonstock.com/19707 Zoonar 12 SEGREDOS PARA CONQUISTAR CLIENTES COM IMAGENS

http://crayonstock.com/19707 Zoonar 12 SEGREDOS PARA CONQUISTAR CLIENTES COM IMAGENS http://crayonstock.com/19707 Zoonar 12 SEGREDOS PARA CONQUISTAR CLIENTES COM IMAGENS Constantemente, somos bombardeados por incontáveis conteúdos visuais. Imagens ilustram websites, redes sociais, folders,

Leia mais

MÍDIAS SOCIAIS. Manual de Conduta

MÍDIAS SOCIAIS. Manual de Conduta MÍDIAS SOCIAIS Manual de Conduta Apresentação O Sistema Ocemg, atento às mudanças de mercado e preocupado em estar sempre próximo de seus públicos de interesse, assume o desafio de se posicionar também

Leia mais

O / 4 FAIXA ETÁRIA SEXO 1.5% 0.2% 6.1% 0.2% 13.5% 25.8% 52.6% 407 entrevistas foram realizadas nos dias 27 e 28 de janeiro de 2010. Feminino.

O / 4 FAIXA ETÁRIA SEXO 1.5% 0.2% 6.1% 0.2% 13.5% 25.8% 52.6% 407 entrevistas foram realizadas nos dias 27 e 28 de janeiro de 2010. Feminino. A TERCEIRA EDIÇÃO DA CAMPUS PARTY BRASIL, REALIZADA EM SÃO PAULO ENTRE OS DIAS 25 E 31 DE JANEIRO DE 2010, REUNIU QUASE 100 MIL PARTICIPANTES PARA DISCUTIR AS TENDÊNCIAS DA INTERNET E DAS MÍDIAS DIGITAIS.

Leia mais

PROGRAMAÇÃO DO EVENTO

PROGRAMAÇÃO DO EVENTO PROGRAMAÇÃO DO EVENTO Dia 08/08 // 09h00 12h00 PLENÁRIA Nova economia: includente, verde e responsável Nesta plenária faremos uma ampla abordagem dos temas que serão discutidos ao longo de toda a conferência.

Leia mais

UNIDADE II METODOLOGIA DO FORMAÇÃO PELA ESCOLA

UNIDADE II METODOLOGIA DO FORMAÇÃO PELA ESCOLA UNIDADE II METODOLOGIA DO FORMAÇÃO PELA ESCOLA Quando focalizamos o termo a distância, a característica da não presencialidade dos sujeitos, num mesmo espaço físico e ao mesmo tempo, coloca se como um

Leia mais

Sumário Apoios Dados Gerais Expositores Visitantes Congresso Fenabrave Campanha de Marketing Mídia Espontânea Fotos do evento

Sumário Apoios Dados Gerais Expositores Visitantes Congresso Fenabrave Campanha de Marketing Mídia Espontânea Fotos do evento Sumário Apoios Dados Gerais Expositores Visitantes Congresso Fenabrave Campanha de Marketing Mídia Espontânea Fotos do evento Sumário XXI EDIÇÃO DO CONGRESSO FENABRAVE TERMINA COM PREVISÃO OTIMISTA PARA

Leia mais

Consultoria especializada no desenvolvimento de pessoas, com soluções e serviços em 3 áreas:

Consultoria especializada no desenvolvimento de pessoas, com soluções e serviços em 3 áreas: Consultoria especializada no desenvolvimento de pessoas, com soluções e serviços em 3 áreas: Missão, Visão & Valores Missão Prover os clientes com soluções e serviços que os levem ao alcance de suas metas

Leia mais

Realização e Organização. www.vamaislonge.com.br

Realização e Organização. www.vamaislonge.com.br Realização e Organização www.vamaislonge.com.br Quem somos... Leonardo Alvarenga, tenho 23 anos, sou criador do Não Tenho Ideia e do #VáMaisLonge. Sou formado em Educação Física mas larguei tudo logo após

Leia mais

LIDERAR PESSOAS A BASE DA CONSTRUÇÃO DE UMA EQUIPE DE SUCESSO. Prof. Paulo Henrique Ribeiro paulo@topassessoria.com

LIDERAR PESSOAS A BASE DA CONSTRUÇÃO DE UMA EQUIPE DE SUCESSO. Prof. Paulo Henrique Ribeiro paulo@topassessoria.com LIDERAR PESSOAS A BASE DA CONSTRUÇÃO DE UMA EQUIPE DE SUCESSO Prof. Paulo Henrique Ribeiro paulo@topassessoria.com LI ESTAMOS PASSANDO PELA MAIOR TRANSFORMAÇÃO NA HISTÓRIA DA HUMANIDADE. VALORIZAR PESSOAS

Leia mais

Autor: Marcelo Maia http://infoempreendedorismo.com

Autor: Marcelo Maia http://infoempreendedorismo.com Nesse ebook você irá aprender como gerar uma renda mesmo que do zero rapidamente na internet, se você já tem um produto irá aprender como aumentar suas vendas agora mesmo de forma garantida. Crie um sistema

Leia mais

Conheça a Fran Press, a assessoria que oferece as melhores estratégias de relacionamento com a imprensa.

Conheça a Fran Press, a assessoria que oferece as melhores estratégias de relacionamento com a imprensa. Conheça a Fran Press, a assessoria que oferece as melhores estratégias de relacionamento com a imprensa. A Fran Press está de cara nova, mantendo a sua reconhecida identidade estratégica. Nos tempos atuais

Leia mais

Veículo: Site Catho Data: 18/09/2009

Veículo: Site Catho Data: 18/09/2009 Veículo: Site Catho Data: 18/09/2009 Seção: Estilo&Gestão RH Pág.: www.catho.com.br Assunto: Entrevista Marly Vidal Marly Macedo ajuda a Sabin a ser uma das melhores empresas para trabalhar Tatiana Aude

Leia mais

Nossa Visão. Ser a melhor empresa de logística da América Latina.

Nossa Visão. Ser a melhor empresa de logística da América Latina. Nossa Visão Ser a melhor empresa de logística da América Latina. Nossos Valores Foco no cliente Gente faz a diferença e vale pelo que faz Integridade e transparência Lucro para valorização crescente Simplicidade

Leia mais

Prezado Futuro Cliente

Prezado Futuro Cliente Prezado Futuro Cliente É com grade satisfação que encaminhamos nossa apresentação institucional e certos de estabelecermos uma parceria de sucesso e duradoura. Ela foi desenvolvida com objetivo de mostrar

Leia mais

O Valor estratégico da sustentabilidade: resultados do Relatório Global da McKinsey

O Valor estratégico da sustentabilidade: resultados do Relatório Global da McKinsey O Valor estratégico da sustentabilidade: resultados do Relatório Global da McKinsey Executivos em todos os níveis consideram que a sustentabilidade tem um papel comercial importante. Porém, quando se trata

Leia mais

RELATÓRIO DE ATIVIDADES 2013

RELATÓRIO DE ATIVIDADES 2013 RELATÓRIO DE ATIVIDADES 2013 Instituto Lojas Renner Instituto Lojas Renner Promover a inserção de mulheres no mercado de trabalho por meio de projetos de geração de renda é o objetivo do Instituto Lojas

Leia mais

Relatório Gestão do Projeto 2013

Relatório Gestão do Projeto 2013 Relatório Gestão do Projeto 2013 Fundação Aperam Acesita e Junior Achievement Minas Gerais: UMA PARCERIA DE SUCESSO SUMÁRIO Resultados 2013... 6 Resultados dos Programas... 7 Programa Vamos Falar de Ética...

Leia mais

5 º FESTIVAL FICA FESTIVAL DE INVERNO DEINVERNO CANTAREIRA

5 º FESTIVAL FICA FESTIVAL DE INVERNO DEINVERNO CANTAREIRA FESTIVAL FICA DA DEINVERNO CANTAREIRA FESTIVAL DE INVERNO O MAIOR FESTIVAL ECOLÓGICO DO MUNDO! 2013 5ª Edição FICA FESTIVAL REALIZADO NA SERRA CANTAREIRA, PONTO DE GRANDE INTERESSE POLÍTICO E GEOLÓGICO

Leia mais

Inicio (http://www.correiobraziliense.com.br/euestudante/) / Capa (http://www.correiobraziliense.com.br/euestudante/) / Um novo empresário

Inicio (http://www.correiobraziliense.com.br/euestudante/) / Capa (http://www.correiobraziliense.com.br/euestudante/) / Um novo empresário 1 de 5 09/07/2015 17:27 /euestudante/) (http://www2.correioweb.com.br /assinantecb /faleconosco_new.php?servico=9) Inicio /euestudante/) / Capa /euestudante/) / Um novo empresário Espaço do Empreendedor

Leia mais

AGENDA SEBRAE OFICINAS CURSOS PALESTRAS JUNHO A DEZEMBRO - 2015 GOIÂNIA. Especialistas em pequenos negócios. / 0800 570 0800 / sebraego.com.

AGENDA SEBRAE OFICINAS CURSOS PALESTRAS JUNHO A DEZEMBRO - 2015 GOIÂNIA. Especialistas em pequenos negócios. / 0800 570 0800 / sebraego.com. AGENDA SEBRAE OFICINAS CURSOS PALESTRAS JUNHO A DEZEMBRO - 2015 GOIÂNIA Especialistas em pequenos negócios. / 0800 570 0800 / sebraego.com.br COM O SEBRAE, O SEU NEGÓCIO VAI! O Sebrae Goiás preparou diversas

Leia mais

Consultoria especializada no desenvolvimento de pessoas, com soluções e serviços em 3 áreas:

Consultoria especializada no desenvolvimento de pessoas, com soluções e serviços em 3 áreas: Consultoria especializada no desenvolvimento de pessoas, com soluções e serviços em 3 áreas: Missão, Visão & Valores Missão Prover os clientes com soluções e serviços que os levem ao alcance de suas metas

Leia mais

Apresentação da FAMA

Apresentação da FAMA Pós-Graduação Lato Sensu CURSO DE ESPECIIALIIZAÇÃO 444 horras/aulla 1 Apresentação da FAMA A FAMA nasceu como conseqüência do espírito inovador e criador que há mais de 5 anos aflorou numa família de empreendedores

Leia mais

AGENDA. 5ª Edição. Hotel Staybridge. Realização:

AGENDA. 5ª Edição. Hotel Staybridge. Realização: AGENDA 5ª Edição D? 06 de Maio de 2015 Hotel Staybridge Realização: w w w.c o r p b us i n e s s.c o m.b r Patrocínio Gold Patrocínio Bronze Apoio Realização: APRESENTAÇÃO C GESTÃO DE PESSOAS: DESAFIOS

Leia mais

203.000 146.000 1.420.000 2ª. BOA FORMA é lider disparada do segmento e é Corpo a Corpo, principal concorrente

203.000 146.000 1.420.000 2ª. BOA FORMA é lider disparada do segmento e é Corpo a Corpo, principal concorrente BOA FORMA é lider disparada do segmento e é Corpo a Corpo, principal concorrente 5x maior que BOA FORMA vende mais de circulação garantida de BOA FORMA fala com mais de Entre as revistas femininas, é a

Leia mais

DIRETORIA PRÊMIO E FÓRUM DE DEBATES Renato Pereira

DIRETORIA PRÊMIO E FÓRUM DE DEBATES Renato Pereira PLANEJAMENTO 2016 DIRETORIA PRÊMIO E FÓRUM DE DEBATES Renato Pereira 1º Fórum de Debates: - Presidente criativo: vantagens e diferenciais no negócio. Debate com profissionais de criação que assumiram o

Leia mais

A Feira do Empreendedor 2014 em São Paulo faz parte de um circuito de feiras que será realizado em vários estados da federação.

A Feira do Empreendedor 2014 em São Paulo faz parte de um circuito de feiras que será realizado em vários estados da federação. 1 A Feira do Empreendedor é um evento de sucesso promovido pelo SEBRAE-SP, com o objetivo de oferecer informação, conhecimento e oportunidade para empresários e futuros empreendedores. A Feira do Empreendedor

Leia mais

APRESENTAÇÃO COMERCIAL. Palestrante DANY PADILLA. Especialista em Motivação, Comportamento e Imagem Pessoal

APRESENTAÇÃO COMERCIAL. Palestrante DANY PADILLA. Especialista em Motivação, Comportamento e Imagem Pessoal APRESENTAÇÃO COMERCIAL Palestrante DANY PADILLA Especialista em Motivação, Comportamento e Imagem Pessoal Quem é Dany Padilla Palestrante motivacional de comportamento e imagem, tendo realizado palestras

Leia mais

Como a automação de marketing pode aumentar suas vendas

Como a automação de marketing pode aumentar suas vendas edição 04 Guia do inbound marketing Como a automação de marketing pode aumentar suas vendas Como a automação de marketing pode aumentar suas vendas Há um tempo atrás o departamento de marketing era conhecido

Leia mais

OBJETIVOS DE MARKETING

OBJETIVOS DE MARKETING CASE Banco do Brasil Todo Seu O Banco do Brasil é a mais antiga instituição bancária brasileira. Reconhecido como fundamental para o desenvolvimento econômico e social do país, é também o maior banco da

Leia mais

remuneração para ADVOGADOS advocobrasil Uma forma mais simples e estruturada na hora de remunerar Advogados porque a mudança é essencial

remuneração para ADVOGADOS advocobrasil Uma forma mais simples e estruturada na hora de remunerar Advogados porque a mudança é essencial remuneração para ADVOGADOS Uma forma mais simples e estruturada na hora de remunerar Advogados advocobrasil Não ter uma política de remuneração é péssimo, ter uma "mais ou menos" é pior ainda. Uma das

Leia mais

Rede de Responsabilidade Social Empresarial pela Sustentabilidade

Rede de Responsabilidade Social Empresarial pela Sustentabilidade Rede de Responsabilidade Social Empresarial pela Sustentabilidade Existe a compreensão evidente por parte das lideranças empresariais, agentes de mercado e outros formadores de opinião do setor privado

Leia mais

INSTRUMENTOS DE DESENVOLVIMENTO DAS MPEs OFERTADOS PELO SEBRAE. Palestra para o Conselho Regional de Administração

INSTRUMENTOS DE DESENVOLVIMENTO DAS MPEs OFERTADOS PELO SEBRAE. Palestra para o Conselho Regional de Administração INSTRUMENTOS DE DESENVOLVIMENTO DAS MPEs OFERTADOS PELO SEBRAE Palestra para o Conselho Regional de Administração 1 O QUE É O SEBRAE? 2 O Sebrae O Serviço de Apoio às Micros e Pequenas Empresas da Bahia

Leia mais

GUIA PARA CONCORRÊNCIAS PRIVADAS.

GUIA PARA CONCORRÊNCIAS PRIVADAS. GUIA PARA CONCORRÊNCIAS PRIVADAS. CONHEÇA O SINAPRO SANTA CATARINA O Sindicato das Agências de Propaganda do estado de Santa Catarina (Sinapro/SC) tem como principal objetivo o fortalecimento do setor

Leia mais

10 regras para o sucesso dos seus concursos no Facebook

10 regras para o sucesso dos seus concursos no Facebook 10 regras para o sucesso dos seus concursos no Facebook www.kontestapp.com 11/2012 Introdução Facebook se tornou incontestavelmente a rede social mais popular do mundo. Com 1 bilhão de usuários dos quais

Leia mais

REGULAMENTO. As empresas podem inscrever um ou mais Cases, nas seguintes categorias:

REGULAMENTO. As empresas podem inscrever um ou mais Cases, nas seguintes categorias: REGULAMENTO 1. O PRÊMIO O PRÊMIO SMART, regido por este regulamento, tem como objetivo distinguir e reconhecer as melhores práticas de relacionamento com o cliente em Utilities e Telecom: Energia Elétrica,

Leia mais

Seminário GVcev Franchising: Tendências e Desafios. Seleção e Recrutamento de Franqueados Filomena Garcia

Seminário GVcev Franchising: Tendências e Desafios. Seleção e Recrutamento de Franqueados Filomena Garcia Seminário GVcev Franchising: Tendências e Desafios Seleção e Recrutamento de Franqueados Filomena Garcia Filomena Garcia Sócia-Diretora do Grupo Cherto: Comercial, Expansão de Franquias e Rede de Negócios

Leia mais

#ElesPorElas. Movimento ElesPorElas (HeForShe) de Solidariedade da ONU Mulheres pela Igualdade de Gênero Impactando Universidades

#ElesPorElas. Movimento ElesPorElas (HeForShe) de Solidariedade da ONU Mulheres pela Igualdade de Gênero Impactando Universidades #ElesPorElas Movimento ElesPorElas (HeForShe) de Solidariedade da ONU Mulheres pela Igualdade de Gênero Impactando Universidades ElesPorElas Criado pela ONU Mulheres, a Entidade das Nações Unidas para

Leia mais

O RH dos sonhos dos CEOs

O RH dos sonhos dos CEOs O RH dos sonhos dos CEOs Expectativas e estratégias da liderança para os Recursos Humanos Presidentes de empresas de todos os portes falaram sobre a importância dos Recursos Humanos para as suas empresas

Leia mais

Promover maior integração

Promover maior integração Novos horizontes Reestruturação do Modelo de Gestão do SESI leva em conta metas traçadas pelo Mapa Estratégico Promover maior integração entre os departamentos regionais, as unidades de atuação e os produtos

Leia mais

www.intermidiabrasil.com.br Apresentação Presença Digital

www.intermidiabrasil.com.br Apresentação Presença Digital Apresentação Presença Digital 2012 ÍNDICE 1. GESTÃO MÍDIAS SOCIAIS... 03 2. ESTRATÉGIAS COMPLEMENTARES... 04 3. PERSONALIZAÇÃO... 05 4. CASES... 06 5. SOBRE A INTERMIDIA BRASIL... 13 6. CLIENTES... 14

Leia mais

PROGRAMA DE APRENDIZAGEM MBA E PÓS-GRADUAÇÃO

PROGRAMA DE APRENDIZAGEM MBA E PÓS-GRADUAÇÃO PROGRAMA DE APRENDIZAGEM MBA E PÓS-GRADUAÇÃO PROFISSIONAL MBA e Pós-Graduação Cursos inovadores e alinhados às tendências globais Nossos cursos seguem modelos globais e inovadores de educação. Os professores

Leia mais

$ $ COMO A INTRANET DE SUA EMPRESA ESTÁ TE FAZENDO PERDER DINHEIRO

$ $ COMO A INTRANET DE SUA EMPRESA ESTÁ TE FAZENDO PERDER DINHEIRO COMO A INTRANET DE SUA EMPRESA ESTÁ TE FAZENDO PERDER DINHEIRO INTRODUÇÃO No mundo corporativo, talvez nenhuma expressão tenha ganhado tanto foco quanto 'engajamento'. O RH ouve isso todo dia, o time de

Leia mais

Connections with Leading Thinkers

Connections with Leading Thinkers Instituto de Alta Performance Connections with Leading Thinkers O investidor-anjo e acadêmico Antonio Botelho discute as barreiras ao empreendedorismo e à inovação colaborativa no Brasil, e as formas de

Leia mais

RELATÓRIO OFICINA ABERTA ECONOMIA CRIATIVA E CROWDFUNDING

RELATÓRIO OFICINA ABERTA ECONOMIA CRIATIVA E CROWDFUNDING RELATÓRIO OFICINA ABERTA ECONOMIA CRIATIVA E CROWDFUNDING SÃO PAULO, 29 DE OUTUBRO DE 2011 1 Sumário Introdução 3 Economia Criativa 4 Crowdfunding 6 Histórico dos convidados 8 Participantes 9 Fotos 10

Leia mais

Alto Taquari em Pauta: uma experiência interdisciplinar em jornalismo digital 1

Alto Taquari em Pauta: uma experiência interdisciplinar em jornalismo digital 1 Alto Taquari em Pauta: uma experiência interdisciplinar em jornalismo digital 1 Aparecido Marden Reis 2 Marli Barboza da Silva 3 Universidade do Estado de Mato Grosso, Unemat - MT RESUMO O projeto experimental

Leia mais

A confluência dos vídeos e a Internet

A confluência dos vídeos e a Internet WHITEPAPER A confluência dos vídeos e a Internet Por que sua empresa deveria investir em vídeos em 2013 e como a Construção Civil pode utilizar os vídeos como diferencial competitivo. 1 Saiba como os vídeos

Leia mais

cidade, envolvemos os cidadãos nas questões que afetam a vida de todos nós. Incentivamos a não

cidade, envolvemos os cidadãos nas questões que afetam a vida de todos nós. Incentivamos a não Eu pratico, e você? APRESENTAÇÃO Desde 2009, a RÁDIO ITATIAIA realiza, em parceria com empresas, um importante convite à sociedade mineira. Mais do que um projeto, o PRATIQUE GENTILEZA é uma convocação

Leia mais

E-Book! O que é Inbound Marketing?

E-Book! O que é Inbound Marketing? E-Book! O que é Inbound Marketing? E-Book O que é Inbound Marketing? Estamos em um período de transição de modelos mentais e operacionais entre o Marketing Tradicional e o Inbound Marketing. Este e-book

Leia mais

Somos uma agência de soluções online, especializada em marketing digital e inovações.

Somos uma agência de soluções online, especializada em marketing digital e inovações. Somos uma agência de soluções online, especializada em marketing digital e inovações. Nós criamos marcas, desenvolvemos estratégias, produzimos conteúdo, além de cuidar do posicionamento estratégico da

Leia mais

Neurotreinamentos Coaching Executivo, Pessoal e Equipes Consultoria Organizacional,

Neurotreinamentos Coaching Executivo, Pessoal e Equipes Consultoria Organizacional, Neurotreinamentos Coaching Executivo, Pessoal e Equipes Consultoria Organizacional, Planejamento Estratégico e Governança Corporativa Palestras Temáticas e Motivacionais v.03/15 Neurotreinamentos Neurobusiness

Leia mais

Cases. Estratégias de Marketing de Conteúdo por quem entende do assunto

Cases. Estratégias de Marketing de Conteúdo por quem entende do assunto Cases Estratégias de Marketing de Conteúdo por quem entende do assunto ContaAzul O ContaAzul é um sistema de gestão empresarial para micro e pequenas empresas. O objetivo é ajudá-las a crescer de forma

Leia mais

3. Os erros têm sido cometidos exatamente onde há maior dificuldade...

3. Os erros têm sido cometidos exatamente onde há maior dificuldade... Entrevista com PEDRO MANDELLI Consultor na área de mudança organizacional, Pedro Mandelli é um dos maiores especialistas em desenho e condução de processos de mudança em organizações. É professor da Fundação

Leia mais

Você sabe onde quer chegar?

Você sabe onde quer chegar? Você sabe onde quer chegar? O Ibmec te ajuda a chegar lá. Gabriel Fraga, Aluno de Administração, 4º periodo, Presidente do Ibmex, Empresa Jr. Ibmec. Administração Ciências Contábeis Ciências Econômicas

Leia mais

O PLANEJAMENTO DE COMUNICAÇÃO COMO DIFERENCIAL COMPETITIVO

O PLANEJAMENTO DE COMUNICAÇÃO COMO DIFERENCIAL COMPETITIVO O PLANEJAMENTO DE COMUNICAÇÃO COMO DIFERENCIAL COMPETITIVO Josiane Corrêa 1 Resumo O mundo dos negócios apresenta-se intensamente competitivo e acirrado. Em diversos setores da economia, observa-se a forte

Leia mais

Sociedade Brasileira de Engenharia de Televisão

Sociedade Brasileira de Engenharia de Televisão Sociedade Brasileira de Engenharia de Televisão SET 2014 A SET (Sociedade Brasileira de Engenharia de Televisão) é a principal associação de profissionais que trabalham com tecnologias e sistemas operacionais

Leia mais

MBA em Gestão de Pessoas com Ênfase em Estratégias 15ª Turma

MBA em Gestão de Pessoas com Ênfase em Estratégias 15ª Turma MBA em Gestão de Pessoas com Ênfase em Estratégias 15ª Turma Agradecemos seu interesse em nossos programas de ensino e lhe cumprimentamos pela iniciativa de buscar o seu aperfeiçoamento profissional. Você

Leia mais

www.startercomunicacao.com startercomunic@gmail.com

www.startercomunicacao.com startercomunic@gmail.com 7 DICAS IMPERDÍVEIS QUE TODO COACH DEVE SABER PARA CONQUISTAR MAIS CLIENTES www.startercomunicacao.com startercomunic@gmail.com As 7 dicas imperdíveis 1 2 3 Identificando seu público Abordagem adequada

Leia mais

BPO para Empresas de Energia e Concessionárias de Serviços Públicos

BPO para Empresas de Energia e Concessionárias de Serviços Públicos BPO para Empresas de Energia e Concessionárias de Serviços Públicos Terceirização de Processos Empresariais da Capgemini Um componente da área de Serviços Públicos da Capgemini As concessionárias de serviços

Leia mais

NÚMEROS DA COMUNICAÇÃO NO BRASIL 2011 ESTUDO COMPARATIVO PREPARADO PELA ABAP

NÚMEROS DA COMUNICAÇÃO NO BRASIL 2011 ESTUDO COMPARATIVO PREPARADO PELA ABAP NÚMEROS DA COMUNICAÇÃO NO BRASIL 2011 ESTUDO COMPARATIVO PREPARADO PELA ABAP 1 INTRODUÇÃO Nas tabelas anexas, apresentamos dois estudos que medem a atividade da comunicação no Brasil. É importante entender

Leia mais

Administração Financeira

Administração Financeira Prof. Fabini Hoelz Bargas Alvarez O que são finanças? Finanças é a arte e a ciência de gestão do dinheiro; Imprescindível, pois todos os indivíduos e organizações recebem ou levantam dinheiro; A teoria

Leia mais

Maior encontro nacional de players do setor, o

Maior encontro nacional de players do setor, o Congresso de Live Marketing se consolida e deve surpreender em sua segunda edição Temos de valorizar nossos profissionais que no dia a dia contribuem na construção de grandes marcas. O Live Marketing tem

Leia mais

Rede IPTV DX - Clubes Desportivos

Rede IPTV DX - Clubes Desportivos White Paper 24 de Setembro de 2014 Rede IPTV DX - Clubes Desportivos Alcançando e realizando o potencial do torcedor móvel IPTV Móvel para Clubes Desportivos - DX - 1 O negócio de mídia e venda para torcedores

Leia mais

O caminho para o sucesso. Promovendo o desenvolvimento para além da universidade

O caminho para o sucesso. Promovendo o desenvolvimento para além da universidade O caminho para o sucesso Promovendo o desenvolvimento para além da universidade Visão geral Há mais de 40 anos, a Unigranrio investe em ensino diferenciado no Brasil para cumprir com seu principal objetivo

Leia mais

Histórico É uma companhia circense; Significa "Circo do Sol", em Francês. Fundação em 1984; Base em Montréal, Quebec, Canadá. Fundador: Guy Laliberté.

Histórico É uma companhia circense; Significa Circo do Sol, em Francês. Fundação em 1984; Base em Montréal, Quebec, Canadá. Fundador: Guy Laliberté. Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) Departamento de Saúde e Serviços (DASS) Curso Técnico em Informática 2 fase Disciplina: Gestão de Empreendimentos Professor: Lapolli Alunas: Débora Cristina;

Leia mais

PLANO DE COMUNICAÇÃO Conheça todas as ações realizadas.

PLANO DE COMUNICAÇÃO Conheça todas as ações realizadas. PLANO DE COMUNICAÇÃO Conheça todas as ações realizadas. Caro Expositor, Em sua 31ª edição, a EXPOMUSIC vem consolidar a parceria entre Expositores, Abemúsica e Francal Feiras nesses 31 anos de trabalho,

Leia mais

Belo Horizonte, 21 de Abril de 2011 Circ MKT. 23/2011

Belo Horizonte, 21 de Abril de 2011 Circ MKT. 23/2011 Belo Horizonte, 21 de Abril de 2011 Circ MKT. 23/2011 Ref.: CAMPANHA DIA DAS MÃES 2011 Prezado Lojista, O Boulevard Shopping se prepara para iniciar a Campanha do Dia das Mães, a 2ª maior data do varejo

Leia mais

Veja aqui algumas formas de como sua marca pode se destacar por meio de apoio e patrocínio de nossas ações promocionais, projetos e eventos.

Veja aqui algumas formas de como sua marca pode se destacar por meio de apoio e patrocínio de nossas ações promocionais, projetos e eventos. PARCERIA BRAZTOA Veja aqui algumas formas de como sua marca pode se destacar por meio de apoio e patrocínio de nossas ações promocionais, projetos e eventos. ENCONTRO COM MERCADOS São viagens estratégicas

Leia mais

Objetivo: Nosso negócio:

Objetivo: Nosso negócio: Informações sobre o Programa Nome do Programa Bob s Melhor Idade Início do Programa: 20 de Abril de 2003 Setor responsável: Responsabilidade Social Contato: Vinitius Fernandes Cargo: Coordenador de Responsabilidade

Leia mais

ENDOMARKETING: Utilização como ferramenta de crescimento organizacional

ENDOMARKETING: Utilização como ferramenta de crescimento organizacional ENDOMARKETING: Utilização como ferramenta de crescimento organizacional Carlos Henrique Cangussu Discente do 3º ano do curso de Administração FITL/AEMS Marcelo da Silva Silvestre Discente do 3º ano do

Leia mais

PLANO DE COMUNICAÇÃO, PROGRAMAÇÃO PARALELA E SERVIÇOS

PLANO DE COMUNICAÇÃO, PROGRAMAÇÃO PARALELA E SERVIÇOS PLANO DE COMUNICAÇÃO, PROGRAMAÇÃO PARALELA E SERVIÇOS Prezado Expositor, É com muita satisfação que apresentamos o plano de comunicação da primeira edição da JAPAN & ASIAN FOOD SHOW! Para chegar a este

Leia mais

A nossa agência trabalha com estratégias de Marketing Digital com foco em resultados! POSSUÍMOS COMO MISSÃO, AGREGAR VALOR POR MEIO DA INTERNET PARA

A nossa agência trabalha com estratégias de Marketing Digital com foco em resultados! POSSUÍMOS COMO MISSÃO, AGREGAR VALOR POR MEIO DA INTERNET PARA A nossa agência trabalha com estratégias de Marketing Digital com foco em resultados! POSSUÍMOS COMO MISSÃO, AGREGAR VALOR POR MEIO DA INTERNET PARA DESENVOLVER GRANDES NEGÓCIOS. MERCADO DE MARKETING DIGITAL:

Leia mais

Resumo. Palavras-chave: twitter; ferramenta; planejamento; Greenpeace.

Resumo. Palavras-chave: twitter; ferramenta; planejamento; Greenpeace. O Twitter Como Ferramenta de Divulgação Para As Empresas: Um Estudo De Caso do GREENPEACE 1 Jonathan Emerson SANTANA 2 Gustavo Guilherme da Matta Caetano LOPES 3 Faculdade Internacional de Curitiba - FACINTER

Leia mais

marketing de conteúdo como atrair novos alunos usando estratégias de conteúdo produzido por

marketing de conteúdo como atrair novos alunos usando estratégias de conteúdo produzido por marketing de conteúdo para EAD como atrair novos alunos usando estratégias de conteúdo produzido por índice 03 introdução 06 como fazer: passo a passo 06 1. mapear personas 08 12 2. Organizando o conteúdo

Leia mais

APRESENTA COPA. Capixaba

APRESENTA COPA. Capixaba APRESENTA COPA Capixaba de APRESENTAÇÃO O mercado de jogos eletrônicos têm crescido exponencialmente no Brasil. O que se verifica hoje no país é uma grande empatia com games, que colocam o Brasil como

Leia mais

Número de. Empregados. Pessoa Física Nenhum R$ 50,00 R$ 600,00. Microempresa Até 5 R$ 70,00 R$ 840,00. Acima de 5 R$ 400,00 R$ 4800,00

Número de. Empregados. Pessoa Física Nenhum R$ 50,00 R$ 600,00. Microempresa Até 5 R$ 70,00 R$ 840,00. Acima de 5 R$ 400,00 R$ 4800,00 FICHA DE ADESÃO Por esta Ficha de adesão, solicito meu ingresso como associado da ABRIMPE ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE INCENTIVO E MELHORIA EM PROJETOS EMPRESARIAIS, EMPREENDEDORISMO E EDUCACIONAL, comprometendo-me

Leia mais

RELATÓRIO ANUAL DE ATIVIDADES 2013

RELATÓRIO ANUAL DE ATIVIDADES 2013 RELATÓRIO ANUAL DE ATIVIDADES 2013 Even e Junior Achievement de Minas Gerais UMA PARCERIA DE SUCESSO 1 SUMÁRIO Resultados Conquistados... 3 Resultados do Projeto... 4 Programa Finanças Pessoais... 5 Conceitos

Leia mais

ANEC PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO UMA ABORDAGEM. Reflexões voltadas para a Gestão

ANEC PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO UMA ABORDAGEM. Reflexões voltadas para a Gestão ANEC PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO UMA ABORDAGEM Reflexões voltadas para a Gestão MUDANÇAS EDUCAÇÃO NO BRASIL 1996 Lei 9.934 LDB 1772 Reforma Pombalina 1549 Ensino Educação público no dos Brasil Jesuítas Lei

Leia mais

PRS - Programa de Responsabilidade Social do Crea-RS

PRS - Programa de Responsabilidade Social do Crea-RS PRS - Programa de Responsabilidade Social do Crea-RS Gestão de Administração e Finanças Gerência de Desenvolvimento Humano e Responsabilidade Social Junho/2014 Desenvolvimento Sustentável Social Econômico

Leia mais

Adapte. Envolva. Capacite.

Adapte. Envolva. Capacite. Adapte. Envolva. Capacite. Ganhe produtividade em um Ambiente de trabalho digital #DigitalMeetsWork Os benefícios de um ambiente de trabalho digital têm impacto na competitividade do negócio. Empresas

Leia mais