Purificação do Éter Etílico Parte 1

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Purificação do Éter Etílico Parte 1"

Transcrição

1 Purificação do Éter Etílico Parte 1 Docentes: Humberto Marcio Santos Milagre Isabele Rodrigues Nascimento Jose Eduardo de Oliveira Mariano Gabriel S. Rai O. Bueno da Silva

2 Solventes Dissolvem outras substâncias sem se alterarem quimicamente, nem modificar as substâncias dissolvidas; Geralmente voláteis e inflamáveis; Podem ser polares ou apolares; Comercialmente disponíveis para inúmeros processos industriais.

3 Aplicações de solventes Cosméticos; Tintas; Indústria Farmacêutica; Indústria Agrícola; Limpeza a seco; Impressão Gráfica.

4 Alguns solventes orgânicos comuns

5 Escolha correta do solvente Solubilizar a substância que se deseja extrair; Ser relativamente inerte; Ponto de ebulição baixo; Baixo custo; Toxidez desprezível.

6 Solvente Puro Alto valor comercial; Melhor rendimento experimental; Baixo grau de impurezas.

7 Éter Etílico Identificação e Características

8 Éter Etílico Líquido muito volátil, altamente inflamável, explosivo; Vapor mais denso que o ar; Tende a formar peróxidos, quando exposto ao ar a à luz; Miscível com álcoois de cadeia curta, benzeno, clorofórmio e muitos óleos minerais e vegetais.

9 Cuidados no manuseio do Éter Etílico Evitar contato e inalação de vapores; Deixar longe do calor, fagulhas e fogo; Não estocar perto de oxidantes fortes e peróxidos inorgânicos.

10 Em caso de Emergência Inalação: remover a pessoa para o ar fresco; Contato com a pele: água em abundância; Contato com os olhos: água em abundância durante 10 minutos; Ingestão: Lavar bem a boca. Levar imediatamente para o pronto socorro.

11 Obtenção industrial do Éter Etílico É preparado por reação do álcool etílico com ácido sulfúrico fumegante (SO2); A reação é uma SN (espécie de desidratação) porque é perdida uma molécula de água para cada par de moléculas de álcool:

12 Mecanismo de Obtenção do Eter Etilico

13 Impurezas encontradas no Eter Etílico Água: impureza comum dos solventes orgânicos. Álcoois (etanol): volátil, capaz de dissolver substâncias orgânicas. Queima gerando uma chama e sem desprendimento de fuligem. É utilizado às vezes como estabilizante. Peróxidos: se o éter for deixado em repouso em contato com o ar e exposto à luz, forma o peróxido de dietila (Et 2 O)OO(Et 2 O), substância altamente explosiva quando o éter é submetido à fontes de calor.

14 Como eliminar as impurezas do Éter Água: CaCl H 2 O CaCl 2.6H 2 O 2 Na + 2 H 2 O 2 NaOH + H 2 Peróxidos: pode ser removido pela adição ao éter de uma solução aquosa de sulfato ferroso sob agitação vigorosa em funil de separação, e posterior remoção da camada aquosa. Etanol 2 Na + 2 EtOH 2 NaOEt + H 2 etanol etóxido de sódio

15 Agentes secantes Várias substâncias químicas minerais, por ação direta, são usadas para secar líquidos orgânicos, removendo água ou solventes de suas misturas. -O secante (desidratante) deve satisfazer algumas condições: não reagir com nenhum dos componentes da mistura; não se dissolver apreciavelmente no produto; não provocar, por catálise, reações do composto entre si: polimerização, condensação ou auto-oxidação, nem com os demais componentes da mistura; possuir capacidade de secagem rápida e efetiva; ser facilmente removível do solvente a ser seco; ser de fácil aquisição e por preço vantajoso.

16 Agentes secantes mais comuns e suas propriedades

17 Parte Experimental

18 Fluxograma

19

20 Éter Etílico Aparência: líquido, sem coloração, odor suave, flutua em água, inflamável, produz vapor irritante. Medidas preventivas imediatas: evitar contato com o líquido e o vapor. Manter as pessoas afastadas. Chamar os bombeiros. Parar o vazamento, se possível. Isolar e remover o material derramado. Desligar as fontes de ignição. Ficar contra o vento neblina d água para baixar o vapor. Equipamentos de proteção individual (EPI): usar luvas, botas de borracha butílica ou natural, pvc ou neoprene e mascara de respiração autônoma. Ações a serem tomadas quando o produto entra em combustão: extinguir com pó químico seco, espuma ou dióxido de carbono. Esfriar os recipientes expostos, com água. O vapor pode explodir, se a ignição for em área fechada. Neutralização e disposição final: queimar em um incinerador químico, equipado com pós-queimador e lavador de gases. Tomar os devidos cuidados na ignição, pois o produto é altamente inflamável. Para pequenas quantidades: depositar no chão, em uma área aberta. Evaporar ou queimar, por ignição, de uma distância segura. Recomenda-se o acompanhamento por um especialista do órgão ambiental.

21 Ácido Clorídrico Aparência: líquido aquoso ; sem coloração ; odor irritante ; afunda e mistura com água ; produz vapores irritantes. Medidas preventivas imediatas: evitar contato com o líquido e o vapor. Manter as pessoas afastadas. Parar o vazamento, se possível. Isolar e remover o material derramado. Ficar contra o vento e usar neblina d'água para baixar o vapor Equipamentos de proteção individual (EPI): usar luvas, botas de borracha butílica, pvc ou polietileno clorado e máscara de respiração de autônoma. Ações a serem tomadas quando o produto entra em combustão: não é inflamável. Pode produzir gás inflamável em contato com metais. Neutralização e disposição final: para pequenas quantidades: adicionar cuidadosamente excesso de água, sob agitação. Ajustar o ph para neutro. Separar quaisquer sólidos insolúveis ou líquidos e enviá-los para disposição em um aterro para produtos químicos. Recomenda-se o acompanhamento por um especialista do órgão ambiental.

22 Iodeto de Potássio Aparência: cristais sólidos ; branco ; sem odor ; afunda e mistura com a água. Medidas preventivas imediatas: manter as pessoas afastadas. Parar o vazamento, se possível. Isolar e remover o material derramado Equipamentos de proteção individual (EPI): usar luvas, botas e roupas de proteção, máscara contra pó e óculos de acrílico com proteção lateral. Ações a serem tomadas quando o produto entra em combustão: não é inflamável Neutralização e disposição final: para pequenas quantidades : adicionar, cautelosamente, com grande agitação, água em excesso. Ajustar o ph para neutro. Separar quaisquer sólidos ou líquidos insolúveis e acondicioná-los para disposição como resíduo perigoso. As reações de hidrólise e neutralização podem produzir calor e fumos, os quais podem ser controlados pela velocidade de adição. Recomenda-se o acompanhamento por um especialista do órgão ambiental.

23 Sulfato Ferroso Aparência: sólido; verde; sem odor; mistura com água. Medidas preventivas imediatas: isolar e remover o material derramado. Equipamentos de proteção individual (EPI): usar luvas, botas e roupas de borracha butílica ou natural, pvc ou neoprene, máscara contra pó e óculos de acrílico com proteção lateral. Ações a serem tomadas quando o produto entra em combustão: não é inflamável. Neutralização e disposição final: o material deve ser dissolvido em: 1) água, 2)solução ácida ou 3) oxidado a um estado solúvel em água. Precipitar o material como sulfeto, ajustando o ph da solução para 7, até completa precipitação. Filtrar os insolúveis e enterrar em um aterro para produtos químicos. Destruir qualquer excesso de sulfeto com hipoclorito de sódio. Neutralizar a solução. Recomenda-se o acompanhamento por um especialista do órgão ambiental.

24 Cloreto de cálcio Aparência: sólido ou solução aquosa; branco a incolor; sem odor; mistura com água Medidas preventivas imediatas: evitar contato com o líquido e o sólido. Manter as pessoas afastadas. Parar o vazamento se possível. Isolar e remover o material derramado. Equipamentos de proteção individual (EPI): usar luvas, botas e roupas de borracha butílica ou natural, pvc ou neoprene e máscara contra pó e óculos de acrílico com proteção lateral. Ações a serem tomadas quando o produto entra em combustão: não é inflamável. Neutralização e disposição final: para pequenas quantidades: adicionar cuidadosamente bastante água, sob agitação. ajustar o ph para neutro. Separar quaisquer sólidos e líquidos insolúveis e acondicioná-los para disposição em aterro de resíduos perigosos. As reações de neutralização e hidrólise podem gerar calor e fumos, que podem ser controlados pela velocidade de adição. Recomenda-se o acompanhamento por um especialista do órgão ambiental.

25 Sódio Aparência: sólido mole em querosene; prateado a branco acinzentado; sem odor; reage violentamente com água; produz gás inflamável. Medidas preventivas imediatas: evitar contato com o sólido. Manter as pessoas afastadas. Chamar os bombeiros. Equipamentos de proteção individual (EPI): usar roupa de encapsulamento de pvc e máscara de respiração autônoma Ações a serem tomadas quando o produto entra em combustão: extinguir com pó de grafite, carbonato de sódio, cloreto de sódio em pó, ou outro pó seco apropriado. Neutralização e disposição final: sob uma atmosfera inerte adicionar cautelosamente o material em butanol seco em um solvente apropriado. A reação química pode ser vigorosa e/ou exotérmica. Deve-se tomar providências para dar, seguramente, vazão a grandes volumes de gases hidrogênio alta mente inflamável e/ou hidrocarboneto. Neutralizar a solução com ácido aquoso. Filtrar qualquer resíduo sólido para disposição como resíduo perigoso. Queimar a porção líquida em um incinerador químico, equipado com pós-queimador e lavador de gases. Recomenda-se o acompanhamento por um especialista do órgão ambiental.

26 Bibliografia Vogel, Arthur I Quimica Orgânica, 3ed., Rio de Janeiro D.L. PAVIA, G.M. LAMPMAN and G.S. KRIZ JR. - lndroduction to Laboratory Techniques, 2nd ed., Saunders, 1995 GONÇALVES D.,WAL E., ALMEIDA R.R., Química Orgânica Experimental, 2 ed.1988

Frederico Davolos Jafelicci Gabriela Leonel Rodrigues 1

Frederico Davolos Jafelicci Gabriela Leonel Rodrigues 1 Frederico Davolos Jafelicci Gabriela Leonel Rodrigues 1 Solventes Dissolvem outras substâncias sem se alterarem quimicamente, nem modificar as substâncias dissolvidas; Podem ser polares ou apolares; Podem

Leia mais

Fluxograma Purificação do Éter Etílico I

Fluxograma Purificação do Éter Etílico I Fluxograma Purificação do Éter Etílico I Teste de presença de peróxidos ~1mL amostra de éter etílico + ~1mL de KI 2% + 2-3 gotas de HCl diluído em um tudo de ensaio. 1) Agitar Se der marrom é positivo

Leia mais

Seminário de Orgânica Experimental I. Purificação do Éter Etílico Parte I. Carolina Ferreira Torres Kellrye Leite Nogueira

Seminário de Orgânica Experimental I. Purificação do Éter Etílico Parte I. Carolina Ferreira Torres Kellrye Leite Nogueira Seminário de Orgânica Experimental I Purificação do Éter Etílico Parte I Carolina Ferreira Torres Kellrye Leite Nogueira 1 Tópicos a serem abordados Porque purificar solventes Solventes puros Solventes

Leia mais

ÁCIDO FOSFÓRICO 85% Aparência LÍQUIDO DENSO ; SEM COLORAÇÃO ; SEM ODOR ; AFUNDA E MISTURA COM ÁGUA.

ÁCIDO FOSFÓRICO 85% Aparência LÍQUIDO DENSO ; SEM COLORAÇÃO ; SEM ODOR ; AFUNDA E MISTURA COM ÁGUA. ÁCIDO FOSFÓRICO 85% Número ONU 1805 Nome do produto ÁCIDO FOSFÓRICO Rótulo de risco Número de risco 80 Classe / Subclasse 8 Sinônimos ÁCIDO ORTOFOSFÓRICO Aparência LÍQUIDO DENSO ; SEM COLORAÇÃO ; SEM ODOR

Leia mais

HIPOCLORITO DE SÓDIO

HIPOCLORITO DE SÓDIO HIPOCLORITO DE SÓDIO Número ONU 1791 Rótulo de risco Número de risco 85 Classe / Subclasse 8 Sinônimos CLOROX ; LÍQUIDO BRANQUEADOR Aparência LÍQUIDO AQUOSO; VERDE PARA AMARELO; ODOR DE CÂNDIDA Fórmula

Leia mais

Deborah Vilhagra Faria Guilherme Pires de Campos Rafael Carbone Cintra Rafael Rovatti Pupin

Deborah Vilhagra Faria Guilherme Pires de Campos Rafael Carbone Cintra Rafael Rovatti Pupin Deborah Vilhagra Faria Guilherme Pires de Campos Rafael Carbone Cintra Rafael Rovatti Pupin São substâncias que dissolvem outras sem se alterarem quimicamente ou modificar as substâncias dissolvidas; São

Leia mais

PERÓXIDO HIDROGÊNIO 50% (ÁGUA OXIGENADA 200V)

PERÓXIDO HIDROGÊNIO 50% (ÁGUA OXIGENADA 200V) PERÓXIDO HIDROGÊNIO 50% (ÁGUA OXIGENADA 200V) Número ONU 2015 Rótulo de risco Número de risco 559 Classe / Subclasse 5.1 Sinônimos PERÓXIDO; ALBONE; SUPEROXOL; ÁGUA OXIGENADA Aparência LÍQUIDO AQUOSO;

Leia mais

5. Medidas de combate a incêndio : Extinguir com pó químico seco, espuma de álcool ou dióxido de carbono, esfriar os recipientes expostos, com água.

5. Medidas de combate a incêndio : Extinguir com pó químico seco, espuma de álcool ou dióxido de carbono, esfriar os recipientes expostos, com água. Nonilfenol Página 1 de 5 1. Identificação do Produto e da Empresa Nome do produto : Nonilfenol Código do produto : 002.137 Empresa Corpo de Bombeiros : 193 Polícia Militar : 190 2. Composição e informações

Leia mais

Solventes. Definição. Impressão gráfica. produção farmacêutica. produção química. produção de tintas. Limpeza a seco. Limpeza de superfícies metálicas

Solventes. Definição. Impressão gráfica. produção farmacêutica. produção química. produção de tintas. Limpeza a seco. Limpeza de superfícies metálicas Solventes Definição Os solventes são compostos orgânicos que intervêm em diversas operações físicas ou químicas sem serem destruídos. São compostos líquidos ou mistura de compostos orgânicos líquidos ou

Leia mais

ÁCIDO CÍTRICO ANIDRO 99,5%

ÁCIDO CÍTRICO ANIDRO 99,5% ÁCIDO CÍTRICO ANIDRO 99,5% Sinônimos ÁCIDO 2 - HIDRÓXI - 1,2,3, - PROPANOTRICARBOXÍLICO ; ÁCIDO beta - HIDRÓXITRICARBOXÍLICO ; ÁCIDO beta - HIDROXITRICARBALÍLICO. Aparência SÓLIDO ; BRANCO ; SEM ODOR ;

Leia mais

FICHA DE INFORMAÇÃO DE SEGURANÇA DE PRODUTO QUÍMICO NITRATO DE CHUMBO 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA 2. IDENTIFICAÇÃO DE PERIGOS

FICHA DE INFORMAÇÃO DE SEGURANÇA DE PRODUTO QUÍMICO NITRATO DE CHUMBO 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA 2. IDENTIFICAÇÃO DE PERIGOS 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Nome do produto: Nitrato de chumbo II PA Código interno de identificação do produto: A-1838 Principais usos: Reagente para análise Nome da empresa: Anidrol Produtos

Leia mais

FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS. EMPRESA: PETROVILA QUÍMICA LTDA. Rua : Elvira Alves da Rocha 380 Vila Boa Esperança Betim MG

FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS. EMPRESA: PETROVILA QUÍMICA LTDA. Rua : Elvira Alves da Rocha 380 Vila Boa Esperança Betim MG Página 1 de 5 FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO PRODUTO: Glicerina Bi-Destilada. EMPRESA: PETROVILA LTDA. Rua : Elvira Alves da Rocha 380 Vila Boa Esperança

Leia mais

EXTRAÇÃO COM SOLVENTES

EXTRAÇÃO COM SOLVENTES EXTRAÇÃO COM SOLVENTES Discentes: Alessandra Maciel do Nascimento Mariana Alessandra Corrêa Docente: Prof.Dr. José Eduardo de Oliveira INTRODUÇÃO MISTURAS HOMOGÊNEAS HETEROGÊNEAS SOLUÇÃO EXTRAÇÃO! Exemplos:

Leia mais

ÁLCOOL ICARAÍ 70º INPM

ÁLCOOL ICARAÍ 70º INPM FICHA DE INFORMAÇÃO DE SEGURANÇA DE PRODUTO QUÍMICO ÁLCOOL ICARAÍ 70º INPM 1) IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA a) Nome do Produto: ÁLCOOL ICARAÍ 70º INPM. b) Código do Produto: c) Nome da Empresa:

Leia mais

Laca Wideprint BOLETIM TÉCNICO COMPOSIÇÃO E INFORMAÇÕES SOBRE OS INGREDIENTES PERIGOSOS SUBSTÂNCIA COMPOSIÇÃO (%) CLASSIFICAÇÃO

Laca Wideprint BOLETIM TÉCNICO COMPOSIÇÃO E INFORMAÇÕES SOBRE OS INGREDIENTES PERIGOSOS SUBSTÂNCIA COMPOSIÇÃO (%) CLASSIFICAÇÃO COMPOSIÇÃO E INFORMAÇÕES SOBRE OS INGREDIENTES PERIGOSOS SUBSTÂNCIA PRODUTO BASE ÁGUA COMPOSIÇÃO (%) PROPRIETÁRIA CLASSIFICAÇÃO Não contém substâncias ou preparações perigosas, de acordo com as diretrizes

Leia mais

FISPQ- HI-137 Pagina: 1/5 FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUIMICOS Revisão: 01 09/03 SEÇÃO 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA

FISPQ- HI-137 Pagina: 1/5 FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUIMICOS Revisão: 01 09/03 SEÇÃO 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Pagina: 1/5 SEÇÃO 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA NOME DO PRODUTO HI-137 NOME COMERCIAL Fosfatizante HI-137 NOME DA EMPRESA/ ENDEREÇO HI-TEC Industria e Comercio de Produtos Químicos Ltda. Alameda

Leia mais

Produto: Álcool Etílico 46,2º INPM (54 ºGL) Nº. FISPQ: 0023 Revisão: 00

Produto: Álcool Etílico 46,2º INPM (54 ºGL) Nº. FISPQ: 0023 Revisão: 00 1. Identificação do Produto e da Empresa Nome do Produto: Álcool Etílico 54 ºGL Nome da Empresa: M.F Pereira de Souza & Cia. Ltda. Endereço: Rua Santa Maria, Nº 134 Santa Terezinha Itatiba SP. Telefone

Leia mais

NOME DO PRODUTO: Tinta Acrílica Premium Anjo Mais Branco, Bianco Sereno Fosca Revisão 13 Abril/12 FISPQ N o Página 1 de 5

NOME DO PRODUTO: Tinta Acrílica Premium Anjo Mais Branco, Bianco Sereno Fosca Revisão 13 Abril/12 FISPQ N o Página 1 de 5 FISPQ N o 0582-12 Página 1 de 5 1 IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA NOME COMERCIAL Tinta Acrílica Premium Anjo Mais Branco, Bianco Sereno Fosca NOME DO FABRICANTE ANJO QUIMICA DO BRASIL LTDA Rodovia

Leia mais

- FICHA DE INFORMAÇÃO DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS FISPQ

- FICHA DE INFORMAÇÃO DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS FISPQ 01 Stripalene 1/5 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Nome do produto: STRIPALENE REMOVEDOR DE TINTAS Fórmula Química: Mistura a base de Diclorometano (CH 2 Cl 2 ). Uso / aplicação do produto: Removedor

Leia mais

Ficha de Informação de Segurança de Produtos Químicos NEUTROL

Ficha de Informação de Segurança de Produtos Químicos NEUTROL 1. Identificação do produto e da empresa Nome do produto: Nome da empresa: Otto Baumgart Ind. e Com. S/A Endereço: Rua Coronel Marcílio Franco, 1063 São Paulo S.P. Telefone da empresa: (11) 6901-5522 /

Leia mais

FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DO PRODUTO QUÍMICO

FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DO PRODUTO QUÍMICO QUÍMICO I. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO. Nome comercial: Detergente Luna. Empresa: E.C Cassiolato Pinto Prod. Limpeza EPP. COMPOSIÇÃO: II. COMPOSIÇÃO E INFORMAÇÕES SOBRE OS INGREDIENTES. Dodecil benzeno sulfonato

Leia mais

Propriedades físicas dos reagentes e produtos da prática EXTRAÇÕES COM SOLVENTE

Propriedades físicas dos reagentes e produtos da prática EXTRAÇÕES COM SOLVENTE Propriedades físicas dos reagentes e produtos da prática EXTRAÇÕES COM SOLVENTE densidade Nomenclatur a 2,152 cloreto de cálcio 0,789 álcool etílico fórmula Mol (g/ml) P.F.( 0 C) P.E.( 0 C) toxidade solubilidade

Leia mais

ICADERM SABONETE LÍQUIDO

ICADERM SABONETE LÍQUIDO FICHA DE INFORMAÇÃO DE SEGURANÇA DE PRODUTO QUÍMICO ICADERM SABONETE LÍQUIDO 1) IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA a) Nome do Produto: ICADERM SABONETE LÍQUIDO b) Código do Produto: c) Nome da Empresa:

Leia mais

Pele: Lavar a pele com água. Procurar auxílio médico caso alguma irritação se desenvolva.

Pele: Lavar a pele com água. Procurar auxílio médico caso alguma irritação se desenvolva. F0LHA...: 1 / 5 1 Identificação do Produto e da Empresa: Nome do Produto: Nome da Empresa: Cosmoquimica Indústria e Comércio Ltda Endereço: Av. Gupê, 10497 / 10837 Telefone: 55 11 4772 4900 55 11 4707

Leia mais

Nome Químico CAS Number Faixa de Concentração (%)

Nome Químico CAS Number Faixa de Concentração (%) 1 Identificação do produto e da empresa Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos - FISPQ FISPQ nº 186 Página 1 / 5 Data da última revisão 20/03/2008 Nome do produto: Gel para Matizar Código

Leia mais

Ficha de Dados de Segurança ACOFARMA

Ficha de Dados de Segurança ACOFARMA Conforme o Regulamento (CE) Nº 1907/2006 (REACH) 1.- Identificação da substância ou do preparado e da sociedade ou empresa Identificação da substância ou do preparado Identificação da sociedade ou empresa:

Leia mais

1 Extração Líquido-Líquido

1 Extração Líquido-Líquido Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Campus de Curitiba Departamento de Química _ Extração Líquido-Líquido Disciplina: Práticas de Química Orgânica Materiais e Reagentes Mesa

Leia mais

Ficha de informação de segurança de produto químico F.I.S.P.Q.

Ficha de informação de segurança de produto químico F.I.S.P.Q. Ficha de informação de segurança de produto químico F.I.S.P.Q. Óleo de Pinho 65% FISPQ no.121-008 Revisão: 02 16/08/2011 Pagina 1 de 5 FORM-25 FISPQ - Riken - 28-08-13 1- Identificação do produto e da

Leia mais

Nome Químico CAS Number Faixa de Concentração (%)

Nome Químico CAS Number Faixa de Concentração (%) Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos - FISPQ FISPQ nº 031 Página 1 / 5 Data da última revisão 18/06/2009 1 Identificação do produto e da empresa Nome do produto: Crystal Cola Relevo Brilhante

Leia mais

FISPQ - Ficha de Informação de Segurança de Produtos Químicos 2 COMPOSIÇÃO E INFORMAÇÕES SOBRE OS COMPONENTES

FISPQ - Ficha de Informação de Segurança de Produtos Químicos 2 COMPOSIÇÃO E INFORMAÇÕES SOBRE OS COMPONENTES 1 FISPQ - Ficha de Informação de Segurança de Produtos Químicos Nome do produto: Fixacor Página: 01/07 Data da última revisão: 01.02.2014 1 IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Nome : FIXACOR Código Interno

Leia mais

COLORART IND. e COMERCIO LTDA

COLORART IND. e COMERCIO LTDA Produto: Tinta 1. Identificação do produto e da empresa Nome do produto: COLORART Cores Diversas Nome da empresa: COLORART IND. e COMERCIO LTDA. Endereço: Rua Solimões, 471 Diadema - SP. Telefone: 1140532988

Leia mais

2. COMPOSIÇÃO E INFORMAÇÕES SOBRE OS INGREDIENTES

2. COMPOSIÇÃO E INFORMAÇÕES SOBRE OS INGREDIENTES Nome do produto: ALCOOL CETO ESTEARÍLICO Página: (1 of 1) ATENçÃO: Leia atentamente esta Ficha de Informações de Segurança de Produto Químico (FISPQ) antes de manusear, usar ou descartar este produto,

Leia mais

Comunidade. Meio Ambiente. Operações Contra Incêndios. Emergências com Produtos Químicos. Resgates

Comunidade. Meio Ambiente. Operações Contra Incêndios. Emergências com Produtos Químicos. Resgates AÇÕES CORRETIVAS EM ACIDENTES COM CARGAS PERIGOSAS Capitão BM Marcos Viana Ações de Resposta em Emergências com Produtos Químicos 1. INTRODUÇÃO Ações de Resposta em Emergências com Produtos Químicos 2.

Leia mais

FISPQ Ficha de Informação de Segurança de Produtos Químicos

FISPQ Ficha de Informação de Segurança de Produtos Químicos 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Nome do Produto: Limpa Pedra Aplicação: Pedras não polidas Nome da Empresa: Marco Antonio Spaca Piscinas EPP Endereço: Rua: João Paulino dos Santos, 150 Bairro:

Leia mais

FISPQ Ficha de Informação de Segurança de Produtos Químicos

FISPQ Ficha de Informação de Segurança de Produtos Químicos 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Nome do Produto: CRISCLOR (Dicloro - Cloro Estabilizado) Aplicação: Desinfetante para Piscina Nome da Empresa: Marco Antonio Spaca Piscinas EPP Endereço: Rua: João

Leia mais

FISPQ Ficha de Informação de Segurança de Produtos Químicos

FISPQ Ficha de Informação de Segurança de Produtos Químicos 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Nome do Produto: CRIS FLOC Clarificante Aplicação: Flouculante/Clarificante Nome da Empresa: Marco Antonio Spaca Piscinas EPP Endereço: Rua: João Paulino dos Santos,

Leia mais

FICHA DE INFORMAÇÃO DE SEGURANÇA DE PRODUTO QUIMICO - FISPQ

FICHA DE INFORMAÇÃO DE SEGURANÇA DE PRODUTO QUIMICO - FISPQ Página 1 de 8 1. Identificação do produto e da empresa - Nome do produto: BRILHA PNEU GEL OIRAD - Código interno de identificação do produto: LA 001 - Produto Notificado na ANVISA / MS - Nome da empresa:

Leia mais

Ficha de Informação de Segurança de Produto Químico - FISPQ

Ficha de Informação de Segurança de Produto Químico - FISPQ Ficha de Informação de Segurança de Produto Químico - FISPQ 1 IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Produto: AIR - PROT Empresa: GIFOR INDUSTRIAL LTDA. Endereço: Rua Caramuru, 360, Diadema SP Telefone:

Leia mais

FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTO QUIÍMICO ( FISPQ )

FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTO QUIÍMICO ( FISPQ ) DNFI 18 1 IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Nome do produto: Veda Rosca Líquido Aplicação: Vedação de flanges, roscas e outros tipos de união. Fornecedor Nome: Mastiflex Indústria e Comércio Ltda Endereço

Leia mais

FISPQ Ficha de Informação de Segurança de Produto Químico

FISPQ Ficha de Informação de Segurança de Produto Químico 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Nome do produto: Tipo de formulação: Aplicação: Empresa: N o : IL-013 SCORE 250 EC Líquido, concentrado emulsionável. Fungicida sistêmico do grupo dos triazóis.

Leia mais

FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS

FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS FISPQ Nº: 042 Data da última revisão: 02/05/2013 Nome do Produto: Betumanta PP Rockshield 1) IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Nome do Produto: Betumanta PP Rockshield Código do Produto:030040019 Nome

Leia mais

FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS - FISPQ 1. IDENTIFICAÇÃO

FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS - FISPQ 1. IDENTIFICAÇÃO FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS - FISPQ 1. IDENTIFICAÇÃO Nome do produto: GESSO Nome da Empresa: POLIDENTAL INDÚSTRIA E COMÉRCIO LTDA. Endereço: Rua Phillip Leiner, 350 Parque Alexandra

Leia mais

FISPQ FICHA DE INFORMAÇÃO DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS

FISPQ FICHA DE INFORMAÇÃO DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS 1- IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA: Nome do Produto: NEUTROX Código Interno: NEUTROX Nome da Empresa: Biolub Química Ltda Endereço: Rua Ondina Senger Moreira, 70 Bairro: Iporanga Cidade / Estado:

Leia mais

1- IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA 2- COMPOSIÇÃO E INFORMAÇÕES SOBRE OS INGREDIENTES 3- IDENTIFICAÇÃO DE PERIGOS

1- IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA 2- COMPOSIÇÃO E INFORMAÇÕES SOBRE OS INGREDIENTES 3- IDENTIFICAÇÃO DE PERIGOS 1 de 5 1- IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Nome do Produto: Código Interno de Identificação do Produto: PA - Nome da Empresa: DORIGON INDÚSTRIA DE TENSOATIVOS LTDA. Telefone da Empresa: Vendas: (51)

Leia mais

Ficha de Dados de Segurança

Ficha de Dados de Segurança Ficha de Dados de Segurança Conforme o Regulamento (CE) Nº 1907/2006 (REACH) 1.- Identificação da substância ou do preparado e da sociedade ou empresa Identificação da substância ou do preparado Identificação

Leia mais

NOME DO PRODUTO: Massa de Polir No. 02 Revisão 01 FISPQ Nº Página 1 de 5 FICHA DE INFORMAÇÃO DE SEGURANÇA DE PRODUTO QUÍMICO

NOME DO PRODUTO: Massa de Polir No. 02 Revisão 01 FISPQ Nº Página 1 de 5 FICHA DE INFORMAÇÃO DE SEGURANÇA DE PRODUTO QUÍMICO NOME DO PRODUTO: Massa de Polir No. 02 Revisão 01 FISPQ Nº 00014 Página 1 de 5 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA NOME DO PRODUTO: Massa de Polir Nº 02 NOME COMERCIAL Massa de Polir Nº 02 NOME DO

Leia mais

FICHA DE INFORMAÇÃO DE SEGURANÇA DO PRODUTO QUÍMICO ÁLCOOL

FICHA DE INFORMAÇÃO DE SEGURANÇA DO PRODUTO QUÍMICO ÁLCOOL FB 07 1 de 5 I. IDENTIFICAÇÃO DA EMPRESA E DO PRODUTO BÚFALO INDÚSTRIA E COM. DE PROD. QUÍMICOS LTDA. Av. Hélio Ossamu Daikuara, Nº 3071 Vista Alegre Embu das Artes - SP Homepage: www.produtosbufalo.com.br

Leia mais

FISPQ - Ficha de Informação de Segurança de Produtos Químicos em acordo com a NBR Fat Azul B 01

FISPQ - Ficha de Informação de Segurança de Produtos Químicos em acordo com a NBR Fat Azul B 01 Página 1 1. Identificação do produto e da empresa Nome comercial: nº Material: 197953 nº Material:197953 Código Interno de Produto : 000000189697 Identificação da sociedade/empresa Clariant (México), S.A.

Leia mais

FICHA DE INFORMAÇÃO DE SEGURANÇA DE PRODUTO QUÍMICO BATERIA ELÉTRICA ÚMIDA CONTENDO SOLUÇÃO ÁCIDA ABSORVIDA

FICHA DE INFORMAÇÃO DE SEGURANÇA DE PRODUTO QUÍMICO BATERIA ELÉTRICA ÚMIDA CONTENDO SOLUÇÃO ÁCIDA ABSORVIDA F0LHA: 1 de 5 1 Identificação do Produto e da Empresa: Nome do Produto: Acumulador elétrico regulado a válvula Marca do Produto: GET POWER Nome da Empresa: Powersafe Importação e Exportação Ltda. Endereço:

Leia mais

FICHA DE INFORMAÇÃO DE SEGURANÇA DE PRODUTO QUÍMICO FISPQ LIMPADOR A BASE DE ÁLCOOL

FICHA DE INFORMAÇÃO DE SEGURANÇA DE PRODUTO QUÍMICO FISPQ LIMPADOR A BASE DE ÁLCOOL FICHA DE INFORMAÇÃO DE SEGURANÇA DE PRODUTO QUÍMICO FISPQ LIMPADOR A BASE DE ÁLCOOL SEÇÇAO 1.0 INFORMAÇÕES DO PRODUTO E DA EMPRESA NOME DO PRODUTO : LIMPADOR A BASE DE ALCOOL - FLORAL NOME DO FABRICANTE:

Leia mais

FICHA DE INFORMAÇÃO DE SEGURANÇA DE PRODUTO QUÍMICO FOSFONOX 1) IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA

FICHA DE INFORMAÇÃO DE SEGURANÇA DE PRODUTO QUÍMICO FOSFONOX 1) IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA FICHA DE INFORMAÇÃO DE SEGURANÇA DE PRODUTO QUÍMICO FOSFONOX 1) IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA a) Nome do Produto: FOSFONOX. b) Código do Produto: c) Nome da Empresa: ICARAÍ DO BRASIL IND. COM.

Leia mais

Fórmula Química: H2O2 Peso Molecular: 34,01 g/mol Nº CAS:

Fórmula Química: H2O2 Peso Molecular: 34,01 g/mol Nº CAS: Versão: 1 Pág: 1/5 NOME FUNÇÃO ASSINATURA DATA DE ACORDO Dr. Ivo Fernandes Gerente da Qualidade 01/11/2010 APROVADO POR Dr. Renato de Lacerda Diretor Técnico 01/11/2010 Descrição Nome do Documento: PERÓXIDO

Leia mais

Ficha de Informações de Segurança de Produto Químico Conforme NBR14725, de julho/2005 e 1907/2006/EC

Ficha de Informações de Segurança de Produto Químico Conforme NBR14725, de julho/2005 e 1907/2006/EC 1 1 Identificação do produto e da empresa Produto : Alfa numérico: H5 Fabricante: Diversey Brasil Indústria Química LTDA Departamento de informações: Rua Nossa Senhora do Socorro, 125 Socorro São Paulo

Leia mais

FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTO QUÍMICO

FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTO QUÍMICO FISPQ GA 005 1/5 1 DO PRODUTO E DA EMPRESA Nome: Graffiato Arte Cor: Branco Fabricante: Hydronorth S/A Endereço: Rodovia Melo Peixoto, 656 Parque Industrial Cambé Pr. CEP: 86185-700 Telefone PABX: (43)

Leia mais

FICHA TÉCNICA DE SEGURANÇA DO PRODUTO QUÍMICO - FISPQ Data da Revisão:

FICHA TÉCNICA DE SEGURANÇA DO PRODUTO QUÍMICO - FISPQ Data da Revisão: 01. Identificação do Produto e da Empresa. Nome do Produto: Óxido de Zinco Nome da Empresa: Domingos Araújo Neto Endereço: Av. Francisco Sá, 3405 Monte Castelo Fortaleza Ce CEP: 60130-000 Telefone: (0xx85)

Leia mais

FICHA DE INFORMAÇÃO DE SEGURANÇA DE PRODUTO QUÍMICO - FISPQ

FICHA DE INFORMAÇÃO DE SEGURANÇA DE PRODUTO QUÍMICO - FISPQ PRODUTO: ÓXIDO DE ZINCO BR 500 1/5 1. IDENTIFICACÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Nome do produto: Empresa: Endereço: Telefone de emergência: e-mail: ÓXIDO DE ZINCO Sasil Comercial e Industrial de Petroquímicos

Leia mais

Hexametafosfato de Sodio Página 1 de 4 FISPQ nº: Ultima Revisão: 01/02/2008

Hexametafosfato de Sodio Página 1 de 4 FISPQ nº: Ultima Revisão: 01/02/2008 Hexametafosfato de Sodio Página 1 de 4 1. Identificação do Produto e da Empresa Nome do produto : Hexametafosfato de Sódio Código do produto : 001.014 / 002.046 Empresa Corpo de Bombeiros : 193 Polícia

Leia mais

Ficha de Dados de Segurança Conforme o Regulamento (CE) Nº 1907/2006 (REACH)

Ficha de Dados de Segurança Conforme o Regulamento (CE) Nº 1907/2006 (REACH) Conforme o Regulamento (CE) Nº 1907/2006 (REACH) SODIO SILICATO SOL. 35%.FDS_PT.DOC 1.- Identificação da substância ou do preparado e da sociedade ou empresa Identificação da substância ou do preparado

Leia mais

FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTO QUÍMICOS FISPQ 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E EMPRESA 2. COMPOSIÇÃO E INFORMAÇÕES SOBRE OS INGREDIENTES

FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTO QUÍMICOS FISPQ 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E EMPRESA 2. COMPOSIÇÃO E INFORMAÇÕES SOBRE OS INGREDIENTES Pág. 1/5 FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTO QUÍMICOS FISPQ 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E EMPRESA Nome do produto: GESSO Cód. Interno de Identificação do Produto: Nome da Empresa: POLIDENTAL INDÚSTRIA

Leia mais

FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS FISPQ. Nome do produto: Muraplast FK 91 FISPQ nº: Data da última revisão: 04/09/2009

FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS FISPQ. Nome do produto: Muraplast FK 91 FISPQ nº: Data da última revisão: 04/09/2009 Página 1 de 5 1. Identificação do produto e da empresa - Nome do produto: Muraplast FK 91 - Código interno do produto: 2028/2029 - Nome da Empresa: MC-Bauchemie Brasil Indústria e Comércio Ltda - Endereço:

Leia mais

FISPQ Ficha de Informações de Segurança de Produto Químico ACETATO DE MANGANÊS

FISPQ Ficha de Informações de Segurança de Produto Químico ACETATO DE MANGANÊS Página 1 de 6 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Nome do produto: Nome da Empresa/Fornecedor: Endereço: Resimapi Produtos Químicos Ltda Av. Osaka, 800 Arujá São Paulo Telefone da Empresa: (xx11)

Leia mais

Produtos Químicos Ltda. Rua:Castro Alves, 278/280 Diadema SP Fone: (11) Fax:(11)

Produtos Químicos Ltda. Rua:Castro Alves, 278/280 Diadema SP Fone: (11) Fax:(11) pág.:1/5 1- Identificação do produto e da empresa - Nome do produto: - Código interno de identificação do produto: 000019 - Nome da empresa: Casquimica Produtos Químicos Ltda - Endereço: Rua Castro Alves,

Leia mais

Página 1 de 5 Produto: DESENGRAXANTE HIDROSOLÚVEL FISPQ: 425 Departamento: ECR - REPINTURA Atualizada em: Janeiro/06 SAP: ,

Página 1 de 5 Produto: DESENGRAXANTE HIDROSOLÚVEL FISPQ: 425 Departamento: ECR - REPINTURA Atualizada em: Janeiro/06 SAP: , Página 1 de 5 Código 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA DESENGRAXANTE HIDROSOLÚVEL 700-1 Empresa S.A. Estrada Samuel Aizemberg n 1707, Jardim Continental São Bernardo do Campo - SP, CEP 09851-550

Leia mais

Ficha de Informações de Segurança de Produto Químico Conforme NBR14725, de julho/2005 e 1907/2006/EC

Ficha de Informações de Segurança de Produto Químico Conforme NBR14725, de julho/2005 e 1907/2006/EC 1 1 Identificação do produto e da empresa Produto : Alfa numérico: ------ Fabricante: Diversey Brasil Indústria Química LTDA Departamento de informações: Rua Nossa Senhora do Socorro, 125 Socorro São Paulo

Leia mais

Isolamento e Purificação de Produtos Naturais : Extração de Limoneno do óleo da Laranja.

Isolamento e Purificação de Produtos Naturais : Extração de Limoneno do óleo da Laranja. Isolamento e Purificação de Produtos Naturais : Extração de Limoneno do óleo da Laranja. Docentes: Prof. Dr. José Eduardo de Oliveira Prof. Dr. Humberto M. S. Milagre Prof a. Dra. Isabele R. Nascimento

Leia mais

NOME DO PRODUTO: Catalisador para Primer PU 5:1 Revisão 01 FISPQ N o Página 1 de 4

NOME DO PRODUTO: Catalisador para Primer PU 5:1 Revisão 01 FISPQ N o Página 1 de 4 FISPQ N o 0102-02 Página 1 de 4 1 IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA NOME DO PRODUTO: Catalisador para Primer PU 5:1 NOME COMERCIAL Catalisador para Primer PU 5:1 NOME DO FABRICANTE COMPANHIA SUL-AMERICANA

Leia mais

DADOS DE SEGURANÇA DO MATERIAL

DADOS DE SEGURANÇA DO MATERIAL DADOS DE SEGURANÇA DO MATERIAL Data: 22/05/2014 MSDS nº. 29 Data de Revisão: 22/05/2014 Revisão nº.01 SEÇÃO I IDENTIFICAÇÃO DA SUBSTÂNCIA / PREPARO / FABRICANTE Nome do material: Whiteness Perborato (fase

Leia mais

NOME DO PRODUTO: Resina Poliéster Revisão 01 FISPQ N o Página 1 de 4

NOME DO PRODUTO: Resina Poliéster Revisão 01 FISPQ N o Página 1 de 4 FISPQ N o 0117-02 Página 1 de 4 1 IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA NOME DO PRODUTO: Resina Poliéster NOME COMERCIAL Resina Poliéster NOME DO FABRICANTE COMPANHIA SUL-AMERICANA DE TINTAS E SOLVENTES

Leia mais

ORTOPOLIFOSFATO DE SÓDIO, SÓLIDO.

ORTOPOLIFOSFATO DE SÓDIO, SÓLIDO. FISPQ-034 Revisão: 03 Data: 28/04/2009 Página: 1 de 5 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Nome do Produto: Empresa Distribuidora: Telefones para Emergências: (81) 3543-0571 (62) 3310-2700 (85) 3366-2350

Leia mais

Ficha de Informações de Segurança de Produto Químico Conforme NBR14725, de julho/2005 e 1907/2006/EC

Ficha de Informações de Segurança de Produto Químico Conforme NBR14725, de julho/2005 e 1907/2006/EC 1 1 Identificação do produto e da empresa Produto : Alfa numérico: VB13 Fabricante: Diversey Brasil Indústria Química LTDA Departamento de informações: Rua Nossa Senhora do Socorro, 125 Socorro São Paulo

Leia mais

FISPQ FICHA DE INFORMAÇÃO E SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS

FISPQ FICHA DE INFORMAÇÃO E SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS Página 1 de 6 FISPQ FICHA DE INFORMAÇÃO E SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Nome Produto: Mac Decrust Razão Social: Endereço: Rua Braz Wanka, 90 Vila Nova Blumenau/SC

Leia mais

Ficha de Informação de Segurança de Produto Químico MEGAZYME PREMIUM FISPQ: 005 Revisão:001 Data: 04/02/2016 Página 1 de 7

Ficha de Informação de Segurança de Produto Químico MEGAZYME PREMIUM FISPQ: 005 Revisão:001 Data: 04/02/2016 Página 1 de 7 FISPQ: 005 Revisão:001 Data: 04/02/2016 Página 1 de 7 1) IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA a) Nome do Produto: b) Código do Produto: PA 004SR c) Nome da Empresa:. d) Endereço: AV. PADRE LEO LUNDERS,

Leia mais

FISPQ Ficha de Informação de Segurança de Produtos Químicos em acordo com a NBR :2009

FISPQ Ficha de Informação de Segurança de Produtos Químicos em acordo com a NBR :2009 Nome do Produto: VITAMINASE Página 1 de 5 1. Identificação do Produto e da Empresa Nome do Produto: VITAMINASE Nome da empresa: FARMABASE SAÚDE ANIMAL LTDA. Av. Emílio Marconato, 1000 Galpão A3 Chácara

Leia mais

F.I.S.P.Q. Ficha de Informação de Segurança de Produtos Químicos Norma ABNT/NBR MZM 300 Pág. 1/5

F.I.S.P.Q. Ficha de Informação de Segurança de Produtos Químicos Norma ABNT/NBR MZM 300 Pág. 1/5 Norma ABNT/NBR 14725 - MZM 300 Pág. 1/5 1) Identificação do produto e da empresa: Nome do produto: Nome da empresa: Endereço: Telefone: E-mail: Site: Emergências: MZM 300 Mizum Química Indústria e Comércio

Leia mais

FICHA DE INFORMAÇÃO DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS

FICHA DE INFORMAÇÃO DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS FB 000 1/7 05/12/22 1) IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Nome do produto: Empresa: Endereço: Água Sanitária Ind. E Com. de Produtos Químicos Ltda. Rodovia Régis Bittencourt, Km 276 Jd. Vista Alegre

Leia mais

PERIGOS MAIS IMPORTANTES: Produto inflamável e toxidade dos vapores.

PERIGOS MAIS IMPORTANTES: Produto inflamável e toxidade dos vapores. FICHA DE INFORMAÇÃO DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUIMICOS Pagina 1de 5 1 IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA NOME DO COMERCIAL Diluente para Sintético AUT16 NOME DO FABRICANTE Automotivos 2001 LTDA Rua Avenida

Leia mais

FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTO QUÍMICO Data da última revisão: 23/03/2013

FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTO QUÍMICO Data da última revisão: 23/03/2013 FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTO QUÍMICO Data da última revisão: 23/03/2013 1 - IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA MARCADOR. CARACTERÍSTICA: Marcadores para quadro branco nas cores: Azul,

Leia mais

FICHA DE INFORMAÇÃO DE SEGURANÇA DE PRODUTO QUÍMICO ENZYMOX 3 + 1

FICHA DE INFORMAÇÃO DE SEGURANÇA DE PRODUTO QUÍMICO ENZYMOX 3 + 1 FICHA DE INFORMAÇÃO DE SEGURANÇA DE PRODUTO QUÍMICO ENZYMOX 3 + 1 1) IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA a) Nome do Produto: ENZYMOX 3+1. b) Nome da Empresa: ICARAÍ DO BRASIL IND. COM. LTDA. c) Endereço:

Leia mais

Ficha de Informações de Segurança de Produto Químico Conforme NBR14725, de julho/2005 e 1907/2006/EC

Ficha de Informações de Segurança de Produto Químico Conforme NBR14725, de julho/2005 e 1907/2006/EC 1 1 Identificação do produto e da empresa Produto : Alfa numérico: ------ Fabricante: Diversey Brasil Indústria Química LTDA Departamento de informações: Rua Nossa Senhora do Socorro, 125 Socorro São Paulo

Leia mais

Lava-Roupas Pó Tixan Ypê Maciez

Lava-Roupas Pó Tixan Ypê Maciez Página 1 de 7 Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos FISPQ 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA 1.1. Nome do Tixan Ypê 1.2. Código do Produto: 1.3. Aplicação 38.0560 Lava-Roupas Pó

Leia mais

FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTO QUÍMICO

FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTO QUÍMICO FOLHA...: 1 / 5 1 Identificação do Produto e da Empresa. Nome do Produto: Emerex EV 8518 Nome da Empresa: Cosmoquimica Indústria e Comércio Ltda Endereço: Av. Gupê, 10497 Telefone: 55 11 4772 4900 55 11

Leia mais

FICHA DE INFORMAÇÃO DE SEGURANÇA DO PRODUTO QUÍMICO ÓLEO DE PINHO

FICHA DE INFORMAÇÃO DE SEGURANÇA DO PRODUTO QUÍMICO ÓLEO DE PINHO 1 de 6 I. IDENTIFICAÇÃO DA EMPRESA E DO PRODUTO BÚFALO INDÚSTRIA E COM. DE PROD. QUÍMICOS LTDA. Av. Hélio Ossamu Daikuara, Nº 3071 Vista Alegre Embu das Artes - SP Homepage: www.produtosbufalo.com.br E-mail:

Leia mais

FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTO QUÍMICO

FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTO QUÍMICO FISPQ Em conformidade com NBR 14725-4/2010 FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTO QUÍMICO Fispq n : 039/02 Data: 21/05/2002 Revisão: 1 Data da rev.: 26/03/10 1- IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA

Leia mais

QUÍMICA GERAL DO NORDESTE S/A A Church & Dwight Company

QUÍMICA GERAL DO NORDESTE S/A A Church & Dwight Company FISPQ Nº: 100-001 Rev.: 03 Data: 02/06/2011 Página: 1/6 1. Identificação do Produto e da Empresa Nome do produto: Bicarbonato de Sódio Código interno de identificação: 060900 Nome da empresa: Química Geral

Leia mais

FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS

FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS Página: 1 de 1 FISPQ Nº: 034 Data da última revisão: 21/01/2014 Nome do Produto: Betumanta MIR 15 Auto Adesiva 1) IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Nome do Produto: Betumanta MIR 15 Auto Adesiva Código

Leia mais

Ficha de Dados de Segurança Conforme o Regulamento (CE) Nº 1907/2006 (REACH)

Ficha de Dados de Segurança Conforme o Regulamento (CE) Nº 1907/2006 (REACH) Conforme o Regulamento (CE) Nº 1907/2006 (REACH) 1.- Identificação da substância ou do preparado e da sociedade ou empresa Identificação da substância ou do preparado Identificação da sociedade ou empresa:

Leia mais

Ficha de Informações de Segurança de Produto Químico

Ficha de Informações de Segurança de Produto Químico Ficha de Informações de Segurança de Produto Químico Nome do produto: Álcool Etílico 96% Page: (1 of 6) ATENÇÃO: Leia atentamente esta Ficha de Informações de Segurança de Produto Químico (FISPQ) antes

Leia mais

FICHA DE INFORMAÇÃO DE SEGURANÇA DO PRODUTO QUÍMICO ALVEJANTE PERFUMADO BÚFALO

FICHA DE INFORMAÇÃO DE SEGURANÇA DO PRODUTO QUÍMICO ALVEJANTE PERFUMADO BÚFALO 1 de 10 I. IDENTIFICAÇÃO DA EMPRESA E DO PRODUTO Nome do produto: Alvejante Perfumado Búfalo BÚFALO INDÚSTRIA E COM. DE PROD. QUÍMICOS LTDA. Av. Hélio Ossamu Daikuara, Nº 3071 Vista Alegre Embu das Artes

Leia mais

Nome do Produto: Cianeto de Sódio Página 1 de 5

Nome do Produto: Cianeto de Sódio Página 1 de 5 Página 1 de 5 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Identificação do Produto: Identificação da Empresa: Empresa: Superquímica Comércio e Transporte Ltda Endereço: Av. Antonio Frederico Ozanan, 540 Bairro

Leia mais

Nome do produto: BIOAGLOPAR PET. Rev. 05 Data da última revisão: 21/06/2016 Pagina 1/5

Nome do produto: BIOAGLOPAR PET. Rev. 05 Data da última revisão: 21/06/2016 Pagina 1/5 Rev. 05 Data da última revisão: 21/06/2016 Pagina 1/5 FISPQ Em conformidade com NBR 14725-4:2014 1. Identificação do produto e da empresa Nome do produto: Bioaglopar PET NCM: 3209.10.20 - Código interno

Leia mais

Ficha de Dados de Segurança. Lanolina Anidra

Ficha de Dados de Segurança. Lanolina Anidra Ficha de Dados de Segurança Lanolina Anidra 1. Identificação da substância e da empresa 1.1 Identificação da substância ou do preparado Denominação: Lanolina anidra Segundo Regulamento (CE) 1907/2006 1.2

Leia mais

FICHA DE INFORMAÇÃO DE SEGURANÇA DE PRODUTO QUÍMICO - FISPQ

FICHA DE INFORMAÇÃO DE SEGURANÇA DE PRODUTO QUÍMICO - FISPQ PRODUTO: SULFATO DE ALUMÍNIO TIPO SP1/ SP2 1/5 1. IDENTIFICACÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Nome do produto: Empresa: Endereço: Telefone de emergência: e-mail: SULFATO DE ALUMINIO Sasil Comercial e Industrial

Leia mais

ÁCIDO ACÉTICO GLACIAL

ÁCIDO ACÉTICO GLACIAL ÁCIDO ACÉTICO GLACIAL Número ONU: 2789 Nome do produto: ÁCIDO ACÉTICO GLACIAL Rótulo de risco: Corrosivo Número de risco: 83 Classe / Subclasse: 8 Sinônimos: ÁCIDO ETANÓICO ; ÁCIDO ACÉTICO ; ÁCIDO DE VINAGRE.

Leia mais

INDÚSTRIA E COMÉRCIO DE SABÃO ZAVASKI LTDA REVISÃO 002 (04/2010)

INDÚSTRIA E COMÉRCIO DE SABÃO ZAVASKI LTDA REVISÃO 002 (04/2010) FISPQ FICHA DE INFORMAÇÃO DE SEGURANÇA DE PRODUTO QUÍMICO 1 - IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA NOME COMERCIAL: CLORO ZAVASKI. Fornecedor: Indústria e Comércio de Sabão Zavaski Ltda. Endereço: Rua

Leia mais

FISPQ FICHA DE INFORMAÇÃO DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS

FISPQ FICHA DE INFORMAÇÃO DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS 1- IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA: Nome do Produto: CONVERT Código Interno: CONVERT Nome da Empresa: Biolub Química Ltda Endereço: Rua Ondina Senger Moreira, 70 Bairro: Iporanga Cidade / Estado:

Leia mais

FISPQ Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos.

FISPQ Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos. Revisão: 01 Data: 08/08/2014 Páginas: 1/8 1 IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA. Nome do Produto: Rejuntamento Flexível Creme. Nome da Empresa: Juntalider Indústria e Comércio de Materiais para Construção

Leia mais

Anti-Respingo com Silicone

Anti-Respingo com Silicone 1- IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Nome: Anti-Respingos de Solda (Com silicone) Solvente: Cloreto de Metileno (Concentrado) Propelente: CO2 (Não Inflamável) Empresa: Heavy Duty Comércio de Ferramentas

Leia mais

FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS

FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS EBRATON MI Cód. 21701 Nº FISPQ: 88 Página: 1 de 3 1- Identificação do Produto e da Empresa Nome do Produto: Código: Fornecedor: Emergências: EBRATON MI 21701 Ebram Produtos Laboratoriais Ltda. Rua Julio

Leia mais

2. COMPOSIÇÃO E INFORMAÇÕES SOBRE OS INGREDIENTES

2. COMPOSIÇÃO E INFORMAÇÕES SOBRE OS INGREDIENTES Data da última revisão: 01/11/2010 Página: 1 de 6 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Nome: POROSO TSH Código interno de identificação: 000887 Nome da empresa: Endereço: Telefone para emergências:

Leia mais

Ficha Individual de Segurança de Produto Químico FISPQ NBR 14725

Ficha Individual de Segurança de Produto Químico FISPQ NBR 14725 Ficha Individual de Segurança de Produto Químico FISPQ NBR 14725 Produto Elaborado Revisado DETERGENTE ARCHOTE 15/10/2008 15/10/2008 1. Identificação do produto e da empresa Nome do produto: Detergente

Leia mais