FORMAÇÃO TUTORES CONTEC

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "FORMAÇÃO TUTORES CONTEC"

Transcrição

1 FORMAÇÃO TUTORES CONTEC 1. Os diferentes papéis docentes no EaD Visão Geral Esses novos papéis se aplicam aos professores de maneira geral. Entretanto, tornam-se vitais para o professor na Educação a Distância, uma vez que a realização da aprendizagem se dá pela mediação tecnológica, o que dimensiona de maneira nova e desafiadora o processo de ensino e aprendizagem. Segundo Belloni (2006), a inserção das TICs produziu efeito intenso na organização da EaD, transformando-a em uma estrutura complexa segmentada em múltiplas tarefas. Consequentemente, a função docente sofre um desdobramento característico da EaD. Belloni (2006) identifica três subdivisões da função docente: concepção e realização dos cursos e materiais; planejamento e organização da distribuição dos materiais e da administração acadêmica acompanhamento dos discentes no processo ensino-aprendizagem. Dentro dessas categorias, a autora apresenta sete possíveis funções dos docentes: professorformador, conceptor e realizador de cursos e materiais, professor-pesquisador, professor-tutor, tecnólogo educacional, professor-recurso e monitor. Essa divisão não segue necessariamente uma organização clara ou padronizada, mas dá indícios de caminhos a seguir. Assim, o professor-autor (conceptor e realizador de cursos e materiais) é visto como aquele que elabora os textos, seleciona artigos e publicações para serem utilizados na elaboração do material do curso ou redige, especificamente para o curso, um texto que será utilizado como material. Segundo Torres (2007), é possível também a formação de equipes técnicas especializadas em transformar o texto original do autor em um texto mais apropriado para EaD, mais interativo e atraente. O professor-tutor é aquele responsável pelo acompanhamento dos alunos ao longo do curso (presencial e/ou distância). Cabe a ele a responsabilidade de mediar todo o desenvolvimento do curso, orientar os alunos em seus estudos, esclarecer dúvidas, explicar questões a relativas aos conteúdos abordados e avaliar o desempenho dos alunos em todo o processo (Costa, 2007; Machado; Machado, 2004; Martins, 2003). 2. O trabalho do Tutor em EAD A fim de validarmos a aprendizagem na Educação a Distância, vamos iniciar nossa discussão apresentando os princípios pedagógicos que norteiam o trabalho do tutor, que são os verdadeiros pilares que apoiam esta modalidade de ensino. Estamos nos referindo à autonomia, a dialogicidade e a mediação como princípios que garantem o sucesso de um sistema de orientação acadêmica na modalidade EAD. Princípio da Autonomia Autonomia vem do grego e significava a capacidade de se auto-governar, ou seja, de elaborar os seus preceitos e as suas leis. No contexto da relação pedagógica que se estabelece na EAD, a autonomia é considerada como a capacidade de o sujeito tomar para si sua própria formação, tornando-se autor de seu projeto de vida.

2 Segundo Preti (2007), não é fácil para o professor, que se coloca como dirigente da formação do seu aluno, tomar para si sua formação, ainda mais que, na Educação a Distância, a figura do professor presencial diretivo não é visível, desaparece, provocando no cursista um sentimento de abandono, de estar só. Ainda para Preti (2007) a autonomia não pode ser encarada como uma qualidade humana dada e pronta. Ela é uma conquista. Princípio da Dialogicidade: Comunicação A função do educador deve ser a de comunicação. A relação dialógica implica numa reciprocidade, num encontro de sujeitos interlocutores que buscam significados através da comunicação que se estabelece. O dialogismo é um dos princípios teóricos fundamentais para se pensar uma prática educativa que não se pretende mais estática, mas que seja de construção e reconstrução permanente. Já não cabe à escola e ao educador meramente a função de transmissão de conhecimento. Para Freire (2002), conhecer não é o ato através do qual um sujeito transformado em objeto recebe dócil e passivamente os conteúdos que o outro lhe impõe. É a dialogicidade do sujeito com o mundo que lhe permite modificar as suas estruturas de pensamento, provocando novas formatações e aplicabilidades do conhecimento na sua práxis educativa. O diálogo implica que as pessoas estejam abertas a novas ideias e supõe a capacidade de escuta. Além disso, o diálogo deve acontecer em um clima de confiança. Na EAD aluno e tutor devem estar em permanente contato. Nessa relação, o processo dialógico permite construir uma pedagogia fundada na ética, no respeito à dignidade e à própria autonomia do educando. O verdadeiro diálogo propicia a construção da individualidade, promove a integração, amplia as relações sociais e gera a aprendizagem. Princípio da Mediação Educação mediada é concebida como participação, orientação, apoio e relacionalidade. A mediação pedagógica tem uma concepção oposta à do sistema tradicional de ensino, baseado na transmissão da informação e no simples cumprimento de tarefas. A função da mediação não é simplesmente passar conteúdo, mas orientar a construção do conhecimento pelo aluno, o que ocorre no momento em que guiamos nossa práxis para uma concepção de educação construtivista/interacionista, ou seja, quando consideramos que todos os atores trazem seus conhecimentos prévios, que se transformam em pontos de partida. Para atuar como mediador, o Tutor deve conhecer a realidade de seus alunos em todas as dimensões (pessoal, social, familiar, escolar etc), oferecendo assim possibilidades permanentes de diálogo com eles. Segundo Freire (2002) aprendemos a escutar, e é escutando que aprendemos a falar com eles. Assim, o educador que escuta aprende a difícil lição de transformar o seu discurso, em uma conversa com seus alunos. Deve ser empático e manter uma atitude de cooperação, que nasce das liberdades que se assumem eticamente, constituindo um caráter formador do espaço pedagógico.

3 O Tutor tem papel fundamental no que diz respeito ao acompanhamento do percurso do educando, sendo um fiel observador da metodologia que o aluno desenvolve: seu método de estudo, as dificuldades apresentadas, o relacionamento com os colegas e a realização de tarefas. Deve ser o estimulador e, sobretudo, possibilitar o desenvolvimento da capacidade de organização das atividades acadêmicas e da auto-aprendizagem, auxiliando o aluno a assumir uma postura ativa no processo de construção do conhecimento. A mediação pedagógica tornase fundamento-chave no desenvolvimento das ações de todos os envolvidos no processo educacional à distância. Enfim, um professor atuante em EAD deve agir como: Orientador/mediador intelectual é aquele que usa os meios tecnológicos disponíveis para ajudar na escolha das informações mais importantes para o aluno; que procura adaptar essas informações aos seus contextos de vida e ajuda a ampliar o grau de compreensão de tudo e a integrá-lo em novas sínteses. Orientador/mediador emocional mesmo a distância, o professor tem de motivar, estimular, incentivar e organizar os limites, com equilíbrio, credibilidade, autenticidade e empatia. Orientador/mediador gerencial e comunicacional é o principal elo entre o aluno, a instituição e os demais atores envolvidos no processo de ensino e aprendizagem a distância. Planeja constantemente e orienta o aluno para usar as mais variadas formas de comunicação e expressão. Orientador ético como em qualquer processo de ensino e aprendizagem, o professor a distância tem também a importante responsabilidade de conduzir esse processo mediante a adoção de valores e atitudes que contribuam para o desenvolvimento de valores individuais e coletivos numa perspectiva ética e construtiva. 2.1 Competências de um Tutor Algumas competências gerais desejáveis ao tutor: Conhecimento do projeto político-pedagógico do curso e do material didático da disciplina, de forma a dominar o conteúdo específico da área. Acompanhar as atividades discentes conforme o cronograma do curso. Apoiar os discentes em relação aos seus estudos, Orientar os alunos na busca de esclarecimento das suas dúvidas, apontando-lhes alternativas para aprendizagem. Estimular a autoconfiança, a independência na tomada de decisões, a iniciativa e a criatividade para organização da aprendizagem. Trazer a presença humana ao processo de aprendizagem, tornando a EaD um processo menos solitário e mais comunitário, aumentando assim a adesão do estudante ao sistema. Observar critérios éticos que permitam estabelecer uma perspectiva relacional positiva com os alunos e com os demais colegas de trabalho, a fim de estimular a criação de um ambiente que favoreça o processo de ensino e aprendizagem. Disponibilidade para interagir com os alunos, atendendo às consultas dos mesmos, seguindo o modelo de tutoria estabelecido.

4 2.2. TUTORIA CONTEC Atribuições Específicas A tutoria da Contec é formada pelo Professor Presencial e o Tutor à Distância. Ambos são responsáveis pelo processo de aprendizagem do aluno através das interações, que podem ser presencial e/ou à distância. Veja abaixo as atribuições. 3. Dicas de Comunicação Hoje em dia nos comunicamos cada vez mais através da Internet e . Assim, torna-se fundamental para garantir a interação na comunicação, a elaboração de textos concisos e bem estruturados que transmitem de forma clara seus objetivos, pontos de vista ou intenções. Segundo professor Izidoro Blikstein, escrever bem é, antes de tudo, escrever de modo claro, conciso e atraente. As pessoas escrevem (e falam!) sem ter consciência do modo como a mensagem foi elaborada. Partem do princípio de que se está claro para mim, está claro para o leitor, o que constitui um trágico engano. A comunicação é essencial na educação a distância e a boa e clara comunicação não é nada fácil. Algumas Dicas : Para que você possa interagir com o aluno de forma eficaz é preciso entender o que ele está questionando e/ou querendo comunicar. Lembre-se que ao comunicar-se você, também, expressa suas ideias, desejos e emoções. Daí que todos os cuidados devem ser tomados para evitar ruído. Antes de tirar conclusões precipitadas ou fazer intervenções, é importante ter o entendimento completo do que a pessoa quer dizer. Crie o hábito da releitura sempre que for enviar uma mensagem, seja por ou qualquer outro recurso que exija a escrita.

5 Humor excessivo, sarcasmo e ironia não incentivam os alunos a solucionarem seus problemas. Procure ser sempre específico na sua mensagem. A objetividade e a clareza na comunicação facilitam o entendimento. Em caso de comunicação por telefone com o aluno o tutor deve tomar alguns cuidados: identificar-se de imediato; perguntar como o aluno está mostrando interesse por ele; ser direto e breve ao falar o motivo da ligação; mostrar-se sensível aos problemas do aluno, sendo flexível quanto à solução. Mantenha o foco nas discussões quando estiver com o grupo de alunos. A interação virtual é diferente da interação presencial. É preciso estar atento à forma de comunicar-se, pois muitas vezes a palavra escrita pode ter um outro significado. Antes de tirar conclusões precipitadas ou fazer intervenções, é importante ter o entendimento completo do que a pessoa quer dizer. É importante que você faça uma pausa antes de dar uma resposta, para refletir sobre o que você escreveu. Não responda impulsivamente. Seja gentil em suas postagens. No ambiente virtual, em recursos como: fórum, mensagens e outros que dependam da escrita, ninguém pode ver suas expressões faciais ou ouvir sua voz. Não deixe o aluno sem resposta. Mas, fique atento para respostas como: ok, irei verificar. A comunicação se instalou, mas não significa que o aluno obteve sua resposta. A comunicação é um recurso de orientação e esclarecimentos. Organize-se para que o tempo de resposta seja o mais breve possível. A demora por uma resposta pode caracterizar abandono. Desperte a curiosidade do participante, escrevendo palavras e títulos convidativos. O assunto deve conter em poucas palavras o teor da mensagem. Lembre-se: você é o profissional que interage direto com o estudante e a pessoa que deve ajudá-lo na solução de seus problemas com o curso. Referências: DIAS, Sandra Rodrigues da Silva. Dialógica e a interatividade em educação on-line. In: Acesso em 12/12/2008. FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários à prática educativa. 23a ed. Paz e Terra (Coleção Leitura). RIGONI, Dirce M. de R. G. R. Orientador: reconstruindo a aprendizagem na ead. In: PRETI, Oreste. Autonomia do aprendiz na educação a distância: significados e dimensões. In: Acesso em maio de Educação Pública: <Acesso em >.

Curso Tutoria em EAD Cursista: Ana Maria Di Santos Atividade 02 Data: 20/04/2015 Tutora: Aldizia DESFIO VIRTUAL

Curso Tutoria em EAD Cursista: Ana Maria Di Santos Atividade 02 Data: 20/04/2015 Tutora: Aldizia DESFIO VIRTUAL DESAFIO VIRTUAL Curso Tutoria em EAD Cursista: Ana Maria Di Santos Atividade 02 Data: 20/04/2015 Tutora: Aldizia DESFIO VIRTUAL A Docência Online Desde que as tecnologias de comunicação e informação começaram

Leia mais

Sistemas de Tutoria em Cursos a Distância. Semana 5 A importância do papel do tutor num curso a distância. Giulliana Panzer Sobral

Sistemas de Tutoria em Cursos a Distância. Semana 5 A importância do papel do tutor num curso a distância. Giulliana Panzer Sobral Sistemas de Tutoria em Cursos a Distância Semana 5 A importância do papel do tutor num curso a distância Giulliana Panzer Sobral O Papel do Tutor no cenário EaD O tutor é o mediador entre o professor coordenador

Leia mais

Educação a distancia, conceito e características. Prof. Dr. Ronaldo Nunes Linhares

Educação a distancia, conceito e características. Prof. Dr. Ronaldo Nunes Linhares Educação a distancia, conceito e características Prof. Dr. Ronaldo Nunes Linhares Conceito A educação a Distância deve ser entendida como um processo de formação humana que se organiza e desenvolve metodologicamente

Leia mais

Autonomia e o papel do tutor: sobre a responsabilidade

Autonomia e o papel do tutor: sobre a responsabilidade Capacitação dos tutores presenciais e a distância Profª. Ms. Andréia Chiari Lins andreial@ifes.edu.br 1 O que não é ser tutor? Tutor não é professor! Tutor não é aluno! Tutor não é uma nova função na educação!

Leia mais

Didática: diálogos com a prática educativa

Didática: diálogos com a prática educativa Didática: diálogos com a prática educativa O sonho de todo professor é dar uma aula atrativa para os alunos, conquistando a atenção dos educandos e o interesse para a construção de uma aprendizagem significativa.

Leia mais

Ensino sem fronteira

Ensino sem fronteira Ensino sem fronteira VISÃO DA EAD O QUE É EAD? Modalidade educacional na qual a mediação didático pedagógica nos processos de ensino e aprendizagem ocorre com a utilização de meios e tecnologias de informação

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DEPARTAMENTO DE MODERNIZAÇÃO E PROGRAMAS DA EDUCAÇÃO SUPERIOR

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DEPARTAMENTO DE MODERNIZAÇÃO E PROGRAMAS DA EDUCAÇÃO SUPERIOR MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DEPARTAMENTO DE MODERNIZAÇÃO E PROGRAMAS DA EDUCAÇÃO SUPERIOR REFLEXOS DA EDUCAÇÃO TUTORIAL NA FORMAÇÃO UNIVERSITÁRIA REGIÃO SUL Maringá-PR Março/2006

Leia mais

A PROMOÇÃO DA DIALÓGICA ATRAVÉS DA INTERATIVIDADE NA DISCIPLINA DE MATEMÁTICA NO CURSO TÉCNICO EM MANUTENÇÃO AUTOMOTIVAS NA MODALIDADE À DISTÂNCIA.

A PROMOÇÃO DA DIALÓGICA ATRAVÉS DA INTERATIVIDADE NA DISCIPLINA DE MATEMÁTICA NO CURSO TÉCNICO EM MANUTENÇÃO AUTOMOTIVAS NA MODALIDADE À DISTÂNCIA. A PROMOÇÃO DA DIALÓGICA ATRAVÉS DA INTERATIVIDADE NA DISCIPLINA DE MATEMÁTICA NO CURSO TÉCNICO EM MANUTENÇÃO AUTOMOTIVAS NA MODALIDADE À DISTÂNCIA. Autor: EBER GUSTAVO DA SILVA GOMES Introdução. A Educação

Leia mais

SUMÁRIO. Boas Vindas A disciplina interativa Objetivos Organização da Disciplina Atividades Avaliativas...

SUMÁRIO. Boas Vindas A disciplina interativa Objetivos Organização da Disciplina Atividades Avaliativas... SUMÁRIO Boas Vindas...02 A disciplina interativa...03 Objetivos...04 Organização da Disciplina...04 Atividades Avaliativas...06 Orientações sobre Avaliação...07 Papel do Tutor...09 Papel do Aluno...09

Leia mais

Relatório da CPA (Comissão Própria de Avaliação) da Pesquisa com os Estudantes do Curso de Pedagogia na modalidade EaD

Relatório da CPA (Comissão Própria de Avaliação) da Pesquisa com os Estudantes do Curso de Pedagogia na modalidade EaD Relatório da CPA (Comissão Própria de Avaliação) da Pesquisa com os Estudantes do Curso de Pedagogia na modalidade EaD A presente pesquisa foi realizada em março de 2018, em todos os campi e unidades,

Leia mais

Manual do Aluno EaD. Esclareça suas dúvidas e conheça a EaD da UMC Universidade.

Manual do Aluno EaD. Esclareça suas dúvidas e conheça a EaD da UMC Universidade. Manual do Aluno EaD Esclareça suas dúvidas e conheça a EaD da UMC Universidade. Sumário 1. O que é educação a distância?... 4 2. Requisitos... 4 3. Dicas para seu estudo... 5 4. O que é Ambiente EaD?...

Leia mais

Aestudantes geograficamente distantes, e

Aestudantes geograficamente distantes, e TUTORIA EM EaD Sobre a tutoria a distância tutoria a distância atua a partir da instituição, mediando o processo pedagógico junto a Aestudantes geograficamente distantes, e referenciados aos pólos descentralizados

Leia mais

SUMÁRIO. Boas Vindas A disciplina interativa Objetivos Organização da Disciplina Atividades Avaliativas...

SUMÁRIO. Boas Vindas A disciplina interativa Objetivos Organização da Disciplina Atividades Avaliativas... SUMÁRIO Boas Vindas...02 A disciplina interativa...03 Objetivos...04 Organização da Disciplina...04 Atividades Avaliativas...06 Orientações sobre Avaliação...08 Papel do Tutor...08 Papel do Aluno...10

Leia mais

O que é EAD? Quais as competências necessárias ao professor e tutor para a EAD?

O que é EAD? Quais as competências necessárias ao professor e tutor para a EAD? O que é EAD? Quais as competências necessárias ao professor e tutor para a EAD? Educação à distância A educação a distância (EaD) é definida como [...] o aprendizado planejado que ocorre normalmente em

Leia mais

II Encontro Nacional das Licenciaturas na Modalidade a Distância UNIMES - ABED

II Encontro Nacional das Licenciaturas na Modalidade a Distância UNIMES - ABED Comunicamos a chamada de trabalhos para apresentação oral e pôsteres no II Encontro Nacional das Licenciaturas na Modalidade a Distância promovido pela Universidade Metropolitana de Santos (Unimes) e Associação

Leia mais

PERFIL PROFISSIONAL DO TUTOR DE CURSOS DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

PERFIL PROFISSIONAL DO TUTOR DE CURSOS DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA PERFIL PROFISSIONAL DO TUTOR DE CURSOS DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA Área profissional: Educação Segmento tecnológico: Educação a Distância Qualificação profissional: Tutor de Cursos de Educação a Distância

Leia mais

ANÁLISE DA NOMENCLATURA EM EAD: PROFESSOR X TUTOR

ANÁLISE DA NOMENCLATURA EM EAD: PROFESSOR X TUTOR ANÁLISE DA NOMENCLATURA EM EAD: PROFESSOR X TUTOR FORTALEZA CE Junho 2009 Maria Eugenia Silva Vargas Instituto UFC Virtual, Universidade Federal do Ceará E-mail: mesvargas@hotmail.com Categoria (A) Setor

Leia mais

PROFESSORES(AS) MEDIADORES(AS) PRESENCIAIS: O RESSIGNIFICAR DO PAPEL DOCENTE NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

PROFESSORES(AS) MEDIADORES(AS) PRESENCIAIS: O RESSIGNIFICAR DO PAPEL DOCENTE NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA PROFESSORES(AS) MEDIADORES(AS) PRESENCIAIS: O RESSIGNIFICAR DO PAPEL DOCENTE NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA Diretoria Sistêmica de Educação a Distância - IFPR Ma. Kriscie Kriscianne Venturi Ma. Gioconda Ghiggi

Leia mais

PORTFÓLIO COMO INSTRUMENTO DE ACOMPANHAMENTO E AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM DO ALUNO. Prof. Antonio Medeiros JúniorJ Tutor do PET SAÚDE.

PORTFÓLIO COMO INSTRUMENTO DE ACOMPANHAMENTO E AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM DO ALUNO. Prof. Antonio Medeiros JúniorJ Tutor do PET SAÚDE. PORTFÓLIO COMO INSTRUMENTO DE ACOMPANHAMENTO E AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM DO ALUNO. Prof. Antonio Medeiros JúniorJ Tutor do PET SAÚDE. NATAL-RN UFRN O que é avaliação da aprendizagem? AVALIAR É... Verificar

Leia mais

CONTRIBUIÇÕES DA PRÁTICA DE TUTORIA PARA A QUALIDADE DA EAD NA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL. Ma. Karen Diana Macedo Arsenovicz Dra.

CONTRIBUIÇÕES DA PRÁTICA DE TUTORIA PARA A QUALIDADE DA EAD NA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL. Ma. Karen Diana Macedo Arsenovicz Dra. CONTRIBUIÇÕES DA PRÁTICA DE TUTORIA PARA A QUALIDADE DA EAD NA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL Ma. Karen Diana Macedo Arsenovicz Dra. Cristiane Machado Foz do Iguaçu 09/2017 Objetivo de relacionar a prática

Leia mais

ESCOLA ESTADUAL SENADOR FILINTO MULLER MARTA ROQUE BRANCO A INSERÇÃO DAS TECNOLOGIAS NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA

ESCOLA ESTADUAL SENADOR FILINTO MULLER MARTA ROQUE BRANCO A INSERÇÃO DAS TECNOLOGIAS NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA ESCOLA ESTADUAL SENADOR FILINTO MULLER MARTA ROQUE BRANCO A INSERÇÃO DAS TECNOLOGIAS NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA IVINHEMA - MS AGOSTO DE 2011 ESCOLA ESTADUAL SENADOR FILINTO MULLER MARTA ROQUE BRANCO

Leia mais

BNCC e a Educação Infantil

BNCC e a Educação Infantil BNCC e a Educação Infantil Departamento Pedagógico Educação Básica Fevereiro de 2018 Departamento Pedagógico Educação Básica 1 Educação é a Base Estrutura Regionalidade BNCC e o RCN Qualidade da Aprendizagem

Leia mais

ESTRATÉGIAS DE AVALIAÇÃO DAS ATIVIDADES VIRTUAIS SABERES E ATRIBUIÇÕES DA TUTORIA NO PROCESSO AVALIATIVO

ESTRATÉGIAS DE AVALIAÇÃO DAS ATIVIDADES VIRTUAIS SABERES E ATRIBUIÇÕES DA TUTORIA NO PROCESSO AVALIATIVO ESTRATÉGIAS DE AVALIAÇÃO DAS ATIVIDADES VIRTUAIS SABERES E ATRIBUIÇÕES DA TUTORIA NO PROCESSO AVALIATIVO Universidade Federal do Rio Grande FURG Secretaria de Educação a Distância SEaD Prof.ª Dr.ª Narjara

Leia mais

LIDERANÇA D E S E N V O LV I M E N T O D E TA L E N T O S

LIDERANÇA D E S E N V O LV I M E N T O D E TA L E N T O S LIDERANÇA U M A N O VA P E R S P E C T I VA PA R A O D E S E N V O LV I M E N T O D E TA L E N T O S Se você ocupa um cargo de liderança e busca estar sempre atualizado em relação ao tema, deve ter percebido

Leia mais

Índice. 1. Professor-Coordenador e suas Atividades no Processo Educacional Os Saberes dos Professores...4

Índice. 1. Professor-Coordenador e suas Atividades no Processo Educacional Os Saberes dos Professores...4 GRUPO 5.3 MÓDULO 4 Índice 1. Professor-Coordenador e suas Atividades no Processo Educacional...3 2. Os Saberes dos Professores...4 2.1. O Papel do Coordenador Pedagógico... 5 2 1. PROFESSOR-COORDENADOR

Leia mais

Relatório da CPA (Comissão Própria de Avaliação) da Pesquisa com os Estudantes do Curso Superior de Tecnologia em Marketing na modalidade EaD

Relatório da CPA (Comissão Própria de Avaliação) da Pesquisa com os Estudantes do Curso Superior de Tecnologia em Marketing na modalidade EaD Relatório da CPA (Comissão Própria de Avaliação) da Pesquisa com os Estudantes do Curso Superior de Tecnologia em Marketing na modalidade EaD A presente pesquisa foi realizada em junho de 2016, no Polo

Leia mais

METODOLOGIA DOS DESAFIOS: PROBLEMATIZAÇÃO E SENTIDO EM AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM. Clovis Leopoldo Reichert Janete Sander Costa

METODOLOGIA DOS DESAFIOS: PROBLEMATIZAÇÃO E SENTIDO EM AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM. Clovis Leopoldo Reichert Janete Sander Costa METODOLOGIA DOS DESAFIOS: PROBLEMATIZAÇÃO E SENTIDO EM AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM Clovis Leopoldo Reichert Janete Sander Costa Porto Alegre, 31 de maio de 2005 METODOLOGIA DOS DESAFIOS ORIGENS

Leia mais

Mary Lúcia Pedroso Konrath, Liane Margarida Rockebach Tarouco e Patricia Alejandra Behar

Mary Lúcia Pedroso Konrath, Liane Margarida Rockebach Tarouco e Patricia Alejandra Behar Mary Lúcia Pedroso Konrath PPGIE/UFRGS Liane Margarida Rockenbach Tarouco PPGIE/UFRGS Patricia Alejandra Behar PPGIE/UFRGS EaD e sua organização Mediação pedagógica na EaD O aluno, tutor e professor da

Leia mais

A ATUAÇÃO DE PROFESSORES NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

A ATUAÇÃO DE PROFESSORES NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA A ATUAÇÃO DE PROFESSORES NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA Cremilda da Silva Monteiro Centro Universitário Geraldo Di Biase cremonteiro@bol.com.br Resumo Com o objetivo de refletir sobre a atuação e os desafios

Leia mais

Programa de Ambientação

Programa de Ambientação A UNISUAM oferece a seus alunos algumas disciplinas na modalidade a distância. Assim, você poderá estudar com mais comodidade onde, quando e como quiser. Além das aulas, você terá acesso a todos os materiais

Leia mais

Relatório da CPA (Comissão Própria de Avaliação) da Pesquisa com os Estudantes do Curso de Gestão Ambiental na modalidade EaD

Relatório da CPA (Comissão Própria de Avaliação) da Pesquisa com os Estudantes do Curso de Gestão Ambiental na modalidade EaD Relatório da CPA (Comissão Própria de Avaliação) da Pesquisa com os Estudantes do Curso de Gestão Ambiental na modalidade EaD A presente pesquisa foi realizada em março de 2018, em todos os campi e unidades,

Leia mais

O COTIDIANO DA SALA DE AULA E O PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM: PROFESSOR MEDIADOR, ALUNO PROTAGONISTA 1

O COTIDIANO DA SALA DE AULA E O PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM: PROFESSOR MEDIADOR, ALUNO PROTAGONISTA 1 O COTIDIANO DA SALA DE AULA E O PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM: PROFESSOR MEDIADOR, ALUNO PROTAGONISTA 1 Franciele Novaczyk Kilpinski Borré 2 Suelen Suckel Celestino 3 Patrícia Nascimento Mattos 4 A prática

Leia mais

Inserir sites e/ou vídeos youtube ou outro servidor. Prever o uso de materiais pedagógicos concretos.

Inserir sites e/ou vídeos youtube ou outro servidor. Prever o uso de materiais pedagógicos concretos. ORIENTAÇÕES GERAIS PARA A CRIAÇÃO DE UM PLANO DE TRABALHO DOCENTE (Plano de aula) Título e estrutura curricular Crie um título relacionado ao assunto da aula. Seja criativo na escolha do tema. Verifique

Leia mais

A UTILIZAÇÃO DOS RECURSOS TECNOLÓGICOS NO PROCESSO DE ENSINO DOS PROFESSORES DE TRÊS ESCOLAS MUNICIPAIS DE IMPERATRIZ-MA 1

A UTILIZAÇÃO DOS RECURSOS TECNOLÓGICOS NO PROCESSO DE ENSINO DOS PROFESSORES DE TRÊS ESCOLAS MUNICIPAIS DE IMPERATRIZ-MA 1 A UTILIZAÇÃO DOS RECURSOS TECNOLÓGICOS NO PROCESSO DE ENSINO DOS PROFESSORES DE TRÊS ESCOLAS MUNICIPAIS DE IMPERATRIZ-MA 1 Tais Pereira dos Santos (1 autora) Acadêmica da Faculdade de Educação Santa Terezinha

Leia mais

Grupo de Trabalho: GT03 CULTURAS JUVENIS NA ESCOLA. IFPR - Instituto Federal do Paraná (Rua Rua Antônio Carlos Rodrigues, Porto Seguro, PR)

Grupo de Trabalho: GT03 CULTURAS JUVENIS NA ESCOLA. IFPR - Instituto Federal do Paraná (Rua Rua Antônio Carlos Rodrigues, Porto Seguro, PR) Grupo de Trabalho: GT03 CULTURAS JUVENIS NA ESCOLA Sandra Amarantes ¹, Maicon Silva ² IFPR - Instituto Federal do Paraná (Rua Rua Antônio Carlos Rodrigues, 453 - Porto Seguro, PR) ÉTICA E HUMANIZAÇÃO NO

Leia mais

Mediação Tecnológica: ferramentas interativas utilizadas nos cursos profissionalizante da UEMA. Ilka Serra - UEMA!

Mediação Tecnológica: ferramentas interativas utilizadas nos cursos profissionalizante da UEMA. Ilka Serra - UEMA! Mediação Tecnológica: ferramentas interativas utilizadas nos cursos profissionalizante da UEMA Ilka Serra - UEMA Contexto Era Digital - Mediação do conhecimento - Aprendizado Na EaD Educação sem distância

Leia mais

Professor ou Professor Pesquisador

Professor ou Professor Pesquisador Professor ou Professor Pesquisador Cláudio Luis Alves do Rego Cúneo 1 Resumo O perfil de professor pesquisador tem sido associado à oportunidade de prática reflexiva daquele professor que busca a pesquisa

Leia mais

MODELO PEDAGÓGICO. (Niza, 1989).

MODELO PEDAGÓGICO. (Niza, 1989). MODELO PEDAGÓGICO O modelo pedagógico do MEM afirma que o desenvolvimento da criança vai para além das atividades individuais de compreensão do mundo. A criança também se desenvolve a partir de contatos

Leia mais

A FORMAÇÃO DE PROFESSORES TUTORES NO CENÁRIO DA EAD: EXPERIÊNCIA DA UNIVERSIDADE DO OESTE PAULISTA - UNOESTE

A FORMAÇÃO DE PROFESSORES TUTORES NO CENÁRIO DA EAD: EXPERIÊNCIA DA UNIVERSIDADE DO OESTE PAULISTA - UNOESTE 1 A FORMAÇÃO DE PROFESSORES TUTORES NO CENÁRIO DA EAD: EXPERIÊNCIA DA UNIVERSIDADE DO OESTE PAULISTA - UNOESTE Presidente Prudente - SP, Maio/2014 Ana Lucia Farão Carneiro de Siqueira Universidade do Oeste

Leia mais

23/08/2013. Pedagogia. Sete princípiosde diferenciaçãoda qualidade profissional docente conforme Pinheiro (2013):

23/08/2013. Pedagogia. Sete princípiosde diferenciaçãoda qualidade profissional docente conforme Pinheiro (2013): Pedagogia Profª Adriana Barroso de Azevedo Planejamento das atividades de ensino: processo de construção de aula e ambiência de aprendizagem Do ensinar conteúdos à ambiência da aprendizagem desafios da

Leia mais

Simone Majerkovski Custodio CAEB/SMED/Cachoeirinha

Simone Majerkovski Custodio CAEB/SMED/Cachoeirinha Plataforma Moodle criando novas possibilidades na Educação de jovens e Adultos e propiciando a inclusão digital na Rede de Ensino Municipal de Cachoeirinha/RS. Simone Majerkovski Custodio CAEB/SMED/Cachoeirinha

Leia mais

MANUAL DO ALUNO. AVA: treinaremcasa.com.br/ava

MANUAL DO ALUNO. AVA: treinaremcasa.com.br/ava MANUAL DO ALUNO A Treinar é uma escola com tradição na área de cursos de Informática, Tecnologia, Desenvolvimento Profissional e Educação a Distância. Oferece cursos do nível básico ao avançado, visando

Leia mais

CRIATIVIDADE E PRODUÇÃO TEXTUAL: PRÁTICAS DE INCENTIVO À LEITURA

CRIATIVIDADE E PRODUÇÃO TEXTUAL: PRÁTICAS DE INCENTIVO À LEITURA CRIATIVIDADE E PRODUÇÃO TEXTUAL: PRÁTICAS DE INCENTIVO À LEITURA Isabel Lima da Silva Oliveira ¹ Estudante do Curso de Licenciatura em Pedagogia, Universidade Federal da Paraíba. UFPB Campus IV, limaisabel16@gmail.com

Leia mais

Procedimentos de Matrícula 2016/2 Campus Guarujá

Procedimentos de Matrícula 2016/2 Campus Guarujá Procedimentos de Matrícula 2016/2 Campus Guarujá Para transformar a sua Pré-Matrícula em Matrícula Para você renovar sua matrícula, conforme cláusula contratual, é necessário que não possua nenhuma parcela

Leia mais

MEDIAÇÃO DOCENTE: PERCEPÇÕES DOS CURSISTAS EM UMA EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO CONTINUADA

MEDIAÇÃO DOCENTE: PERCEPÇÕES DOS CURSISTAS EM UMA EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO CONTINUADA MEDIAÇÃO DOCENTE: PERCEPÇÕES DOS CURSISTAS EM UMA EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO CONTINUADA Maria Esther Provenzano Doutoranda da Universidade Estácio de Sá Orientador Prof. Marco Silva Palavras-chave Formação

Leia mais

PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM. Simone de Oliveira Camillo

PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM. Simone de Oliveira Camillo PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM Simone de Oliveira Camillo PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM: diferentes concepções PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM paradigmas que orientam a formação docente; prática docente e

Leia mais

Atribuições do professor-tutor da Seed/PR

Atribuições do professor-tutor da Seed/PR GESTÃO EM FOCO Programa de Fortalecimento da Gestão Escolar Secretaria de Estado da Educação do Paraná Governo do Paraná Atribuições do professor-tutor da Seed/PR Pauta da Reunião a) Edital de seleção

Leia mais

DIÁLOGOS ABERTOS 2º ENCONTRO: É POSSÍVEL REFLETIR E DIALOGAR EM SALA DE AULA!?

DIÁLOGOS ABERTOS 2º ENCONTRO: É POSSÍVEL REFLETIR E DIALOGAR EM SALA DE AULA!? A palavra diálogo, como vimos, resulta de duas palavras gregas dia, que significa por meio de, + logos, que pode ser entendida como significado, palavra, expressão, fala, verbo, relação. Recordando o 1º

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA IV SEMINÁRIO DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO SUPERIOR Tema: ENSINO POR PROJETOS: POSSIBILIDADES METODOLÓGICAS

Leia mais

Formando profissionais de saúde com as novas tecnologias: a experiência da ENSP/Fiocruz na educação à distância

Formando profissionais de saúde com as novas tecnologias: a experiência da ENSP/Fiocruz na educação à distância Seminário de Educação a Distância na Administração Pública: Cursos Mistos e Redes Virtuais Formando profissionais de saúde com as novas tecnologias: a experiência da ENSP/Fiocruz na educação à distância

Leia mais

LISTA DE TRABALHOS APROVADOS

LISTA DE TRABALHOS APROVADOS Comunicações orais LISTA DE TRABALHOS APROVADOS O USO DE PLANILHAS GOOGLE DOCS NO CURSO DE MÍDIAS NA EDUCAÇÃO AMBIENTE VIRTUAL DE ENSINO-APRENDIZAGEM LIVRE NA INTEGRAÇÃO E CONVERGÊNCIA DAS MODALIDADES

Leia mais

Curso de Pedagogia São Camilo Uniceu Pólo Inácio Monteiro

Curso de Pedagogia São Camilo Uniceu Pólo Inácio Monteiro Curso de Pedagogia São Camilo Uniceu Pólo Inácio Monteiro Unidade Educacional: II Educação: Comunicação Científica e Usos Tecnológicos para o Conhecimento Tutor: Thais Blasio Nome: Simone da Costa Silva

Leia mais

MANUAL TCC ELABORAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

MANUAL TCC ELABORAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO MANUAL TCC ELABORAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO 1 ÍNDICE MANUAL TCC ELABORAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO Manual TCC - Elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso 3 Apresentação 3 Qual

Leia mais

PARA QUE SERVE A CRECHE E A PRÉ- ESCOLA = FINALIDADE NA SOCIEDADE: QUAL SEU PAPEL / FUNÇÃO DIANTE DA CRIANÇAS E DE SUAS FAMÍLIAS

PARA QUE SERVE A CRECHE E A PRÉ- ESCOLA = FINALIDADE NA SOCIEDADE: QUAL SEU PAPEL / FUNÇÃO DIANTE DA CRIANÇAS E DE SUAS FAMÍLIAS ENTÃO, VAMOS REFLETIR E TOMAR DECISÕES SOBRE: PARA QUE SERVE A CRECHE E A PRÉ- ESCOLA = FINALIDADE NA SOCIEDADE: QUAL SEU PAPEL / FUNÇÃO DIANTE DA CRIANÇAS E DE SUAS FAMÍLIAS QUAIS OS OBJETIVOS = O QUE

Leia mais

REGULAMENTO DAS DISCIPLINAS SEMIPRESENCIAIS NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DO CENTRO UNIVERSITÁRIO BARRIGA VERDE UNIBAVE

REGULAMENTO DAS DISCIPLINAS SEMIPRESENCIAIS NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DO CENTRO UNIVERSITÁRIO BARRIGA VERDE UNIBAVE REGULAMENTO DAS DISCIPLINAS SEMIPRESENCIAIS NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DO CENTRO UNIVERSITÁRIO BARRIGA VERDE UNIBAVE Aprovado pelo CAS Resolução nº 187/2017 REGULAMENTO DAS DISCIPLINAS SEMIPRESENCIAIS NOS

Leia mais

MANUAL DO PROED PARA ALUNOS

MANUAL DO PROED PARA ALUNOS MANUAL DO PROED PARA ALUNOS BOM DESPACHO 2019 1º Semestre 1 Caro aluno, bem-vindo ao seu PROGRAMA ONLINE DE ESTUDOS DIRIGIDOS (PROED) do Centro Universitário Una Bom Despacho. Ao longo de seus estudos,

Leia mais

Comunicação Efetiva. Treinamentos, Workshops e Palestras Interativas. Formatos FLEXÍVEIS Programas PERSONALIZADOS 2018

Comunicação Efetiva. Treinamentos, Workshops e Palestras Interativas. Formatos FLEXÍVEIS Programas PERSONALIZADOS 2018 Comunicação Efetiva Treinamentos, Workshops e Palestras Interativas Formatos FLEXÍVEIS Programas PERSONALIZADOS 2018 NOSSAS CRENÇAS Comunicar é muito mais do que emitir. É compartilhar conhecimento, motivar

Leia mais

AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA MEDIADA POR TECNOLOGIAS: POSSIBILIDADES E CRITÉRIOS

AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA MEDIADA POR TECNOLOGIAS: POSSIBILIDADES E CRITÉRIOS AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA MEDIADA POR TECNOLOGIAS: POSSIBILIDADES E CRITÉRIOS Abril/2007 Daniela Karine Ramos Universidade Regional de Blumenau dadaniela@gmail.com Henriette Friske Universidade

Leia mais

IV EDIPE Encontro Estadual de Didática e Prática de Ensino 2011

IV EDIPE Encontro Estadual de Didática e Prática de Ensino 2011 A IDENTIDADE DO TUTOR NO SEU FAZER PEDAGÓGICO: a tutoria na educação a distância Durcelina Ereni Pimenta Arruda Universidade Federal de Uberlândia UFU/MG durcelina@gmail.com Roberto Valdés Puentes Universidade

Leia mais

FACULDADES INTEGRADAS SÃO JUDAS TADEU PROJETO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA

FACULDADES INTEGRADAS SÃO JUDAS TADEU PROJETO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA FACULDADES INTEGRADAS SÃO JUDAS TADEU PROJETO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA Curso de Pedagogia Linha de Pesquisa: Educação a Distância Professora Proponente: Daiane Grassi - daiane@saojudastadeu.edu.br. 1. IDENTIFICAÇÃO

Leia mais

Preparação Pedagógica. Programa de Mestrado de Sistemas Complexos EACH 2016

Preparação Pedagógica. Programa de Mestrado de Sistemas Complexos EACH 2016 Preparação Pedagógica Programa de Mestrado de Sistemas Complexos EACH 2016 A Escola A Escola Tradicional Regida por normas e regras de relacionamento que disciplinam as pessoas. As turmas são separadas

Leia mais

Relatório de Autoavaliação Institucional. Ano letivo 2017 EaD GOIÂNIA, 2018.

Relatório de Autoavaliação Institucional. Ano letivo 2017 EaD GOIÂNIA, 2018. Relatório de Autoavaliação Institucional Ano letivo 2017 EaD GOIÂNIA, 2018. SUMÁRIO 1 SOBRE A INSTITUIÇÃO... 2 2 CURSOS AVALIADOS... 3 ADMINISTRAÇÃO (EaD)... 4 PEDAGOGIA (EaD)... 12 1 1 SOBRE A INSTITUIÇÃO

Leia mais

(Retificação do Documento Orientador Circular 233/2019)

(Retificação do Documento Orientador Circular 233/2019) IMPACTO DAS HABILIDADES SOCIOEMOCIONAIS NOS PROCESSOS DE APRENDIZAGEM (Retificação do Documento Orientador Circular 233/2019) OSASCO JUNHO/2019 IMPACTO DAS HABILIDADES SOCIOEMOCIONAIS NOS PROCESSOS DE

Leia mais

Relatório da CPA (Comissão Própria de Avaliação) da Pesquisa com os Estudantes das disciplinas Semipresenciais

Relatório da CPA (Comissão Própria de Avaliação) da Pesquisa com os Estudantes das disciplinas Semipresenciais Relatório da CPA (Comissão Própria de Avaliação) da Pesquisa com os Estudantes das disciplinas Semipresenciais A presente pesquisa foi realizada em dezembro de 2011, tendo como universo 11393 discentes.

Leia mais

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA COORDENAÇÃO DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO A DISTÂNCIA EM MÚSICA - PRÁTICAS MUSICAIS EM CONTEXTOS EDUCACIONAIS

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA COORDENAÇÃO DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO A DISTÂNCIA EM MÚSICA - PRÁTICAS MUSICAIS EM CONTEXTOS EDUCACIONAIS UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA COORDENAÇÃO DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO A DISTÂNCIA EM MÚSICA - PRÁTICAS MUSICAIS EM CONTEXTOS EDUCACIONAIS CHAMADA DE INSCRIÇÃO PARA BOLSISTA PROFESSOR FORMADOR NO ÂMBITO DO SISTEMA

Leia mais

Para isto, a estrutura formativa proposta se organiza em três blocos: básica, específica e acompanhamento formativo.

Para isto, a estrutura formativa proposta se organiza em três blocos: básica, específica e acompanhamento formativo. Para garantir sua implementação e gestão, é fundamental que a Política de Educação Integral conte com um Plano de Formação que contemple todos os envolvidos cada qual em sua especificidade, garantindo

Leia mais

SOCIEDADE BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA

SOCIEDADE BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA Lendo e Comentando Página 54 Discurso, Interação e Aprendizagem Matemática em Ambientes Virtuais a Distância Soraya Izar 17 Na introdução da obra Discurso, interação e aprendizagem matemática em ambientes

Leia mais

1º Semetre 2018 MANUAL DAS DISCIPLINAS ONLINE

1º Semetre 2018 MANUAL DAS DISCIPLINAS ONLINE 1º Semetre 2018 MANUAL DAS DISCIPLINAS ONLINE Caro(a) aluno(a), seja bem-vindo às Disciplinas Online da Faculdade Una de Bom Despacho. Em pleno século XXI, na era digital, não poderíamos deixar de oferecer

Leia mais

SISTEMATIZAÇÃO COLETIVA DO CONHECIMENTO COMO ALTERNATIVA METODOLÓGICA PARA O ENSINO DE FÍSICA DO ENSINO MÉDIO

SISTEMATIZAÇÃO COLETIVA DO CONHECIMENTO COMO ALTERNATIVA METODOLÓGICA PARA O ENSINO DE FÍSICA DO ENSINO MÉDIO SISTEMATIZAÇÃO COLETIVA DO CONHECIMENTO COMO ALTERNATIVA METODOLÓGICA PARA O ENSINO DE FÍSICA DO ENSINO MÉDIO Resumo Paulo Sérgio Maniesi O presente artigo apresenta a sistematização preliminar dos resultados

Leia mais

acesso à informação local e global, para as aprendizagens curriculares e individuais,

acesso à informação local e global, para as aprendizagens curriculares e individuais, Mesa redonda: As bibliotecas escolares: plataforma para o acesso à informação local e global, para as aprendizagens curriculares e individuais, para as literacias e para o conhecimento Intervenção de Manuela

Leia mais

Unidade: Desenvolvimento de cursos, produção de material didático para o ensino virtual. Unidade I:

Unidade: Desenvolvimento de cursos, produção de material didático para o ensino virtual. Unidade I: Unidade: Desenvolvimento de cursos, produção de material didático para o ensino virtual Unidade I: 0 Unidade: Desenvolvimento de cursos, produção de material didático para o ensino virtual A distância

Leia mais

O FÓRUM ON-LINE E A INTERAÇÃO EM UM CURSO A DISTÂNCIA

O FÓRUM ON-LINE E A INTERAÇÃO EM UM CURSO A DISTÂNCIA O FÓRUM ON-LINE E A INTERAÇÃO EM UM CURSO A DISTÂNCIA Erlinda Martins Batista Shirley Takeco Gobara UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL - UFMS I CICLO DE PALESTRAS NOVAS TECNOLOGIAS NA OBJETIVO

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA EM SERVIÇO: ressignificar a pesquisa na escola numa abordagem da relação de saberes LUCIANA VIEIRA DEMERY

FORMAÇÃO CONTINUADA EM SERVIÇO: ressignificar a pesquisa na escola numa abordagem da relação de saberes LUCIANA VIEIRA DEMERY 1 FORMAÇÃO CONTINUADA EM SERVIÇO: ressignificar a pesquisa na escola numa abordagem da relação de saberes LUCIANA VIEIRA DEMERY Introdução Este artigo é resultado de uma experiência com formação continuada

Leia mais

O PAPEL DO TUTOR NO CURSO DE LICENCIATURA EM COMPUTAÇÃO NA UFPB VIRTUAL

O PAPEL DO TUTOR NO CURSO DE LICENCIATURA EM COMPUTAÇÃO NA UFPB VIRTUAL O PAPEL DO TUTOR NO CURSO DE LICENCIATURA EM COMPUTAÇÃO NA UFPB VIRTUAL Ana Klyvia Ferreira Rodrigues (1); (2) Orientadora: Carolina Soares Ramos Universidade Estadual da Paraíba; anaklyviaferreirarodriguesk3@gmail.com,

Leia mais

Procedimentos de Matrícula 2018/1 Campus Ribeirão Preto Todos os cursos exceto Medicina

Procedimentos de Matrícula 2018/1 Campus Ribeirão Preto Todos os cursos exceto Medicina Procedimentos de Matrícula 2018/1 Campus Ribeirão Preto Todos os cursos exceto Medicina Para transformar a sua Pré Matrícula em Matrícula Para você renovar sua matrícula, conforme cláusula contratual,

Leia mais

Apresentações Orais - Dicas para melhorar -

Apresentações Orais - Dicas para melhorar - Apresentações Orais - Dicas para melhorar - Prof. Armando Albertazzi Gonçalves Júnior Outubro de 2015 O Discurso do Rei (George VI) 2 Tópicos da Apresentação Comunicação verbal e não verbal Recursos audiovisuais

Leia mais

AS RELAÇÕES INTERATIVAS EM SALA DE AULA: O PAPEL DOS PROFESSORES E DOS ALUNOS. Zabala, A. A prática Educativa. Porto Alegre: Artmed, 1998

AS RELAÇÕES INTERATIVAS EM SALA DE AULA: O PAPEL DOS PROFESSORES E DOS ALUNOS. Zabala, A. A prática Educativa. Porto Alegre: Artmed, 1998 AS RELAÇÕES INTERATIVAS EM SALA DE AULA: O PAPEL DOS PROFESSORES E DOS ALUNOS Zabala, A. A prática Educativa. Porto Alegre: Artmed, 1998 QUEM É O PROFESSOR? QUEM É O ALUNO? COMO DEVE SER O ENSINO? COMO

Leia mais

Treinamentos. Formatos FLEXÍVEIS Programas PERSONALIZADOS 2017

Treinamentos. Formatos FLEXÍVEIS Programas PERSONALIZADOS 2017 Treinamentos Formatos FLEXÍVEIS Programas PERSONALIZADOS 2017 NOSSAS CRENÇAS Comunicar é muito mais do que emitir. É construir pontes entre pensamentos, sentimentos e ações. É importante planejar as ações

Leia mais

EAD COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL Comunicação Prof. Joel Dutra aula de

EAD COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL Comunicação Prof. Joel Dutra aula de EAD 521 - COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL Comunicação Prof. Joel Dutra aula de 19.04.17 Objetivo Estimular a reflexão sobre os processos de comunicação nas organizações e processo de escuta ativa. 2 Conteúdo

Leia mais

- Cada professor poderá organizar a participação de sua turma em função de suas prioridades curriculares.

- Cada professor poderá organizar a participação de sua turma em função de suas prioridades curriculares. ETAPA 1 ESCOLHA DO PERSONAGEM HISTÓRICO Na primeira etapa do projeto, o objetivo é simples: a turma deverá escolher e indicar um personagem histórico cujo papel irá assumir, na rede social criada exclusivamente

Leia mais

1º Semetre 2018 MANUAL DO PROED PARA ALUNOS

1º Semetre 2018 MANUAL DO PROED PARA ALUNOS 1º Semetre 2018 MANUAL DO PROED PARA ALUNOS Caro aluno, bem-vindo ao seu PROGRAMA ONLINE DE ESTUDOS DIRIGIDOS (PROED) da Faculdade Una de Bom Despacho. Ao longo de seus estudos, você vai perceber as inúmeras

Leia mais

o que é? Resgatar um conteúdo trabalhado em sala de aula, por meio de novas aplicações ou exercícios

o que é? Resgatar um conteúdo trabalhado em sala de aula, por meio de novas aplicações ou exercícios lição de casa F1 o que é? É um recurso didático que o professor propõe aos alunos para potencializar a relação dele com o objeto de conhecimento. A lição pode ter vários objetivos: Resgatar um conteúdo

Leia mais

CIBER: UM ESPAÇO PEDAGÓGICO

CIBER: UM ESPAÇO PEDAGÓGICO 1 Eixo: Práticas para Ensino Médio - Formação de Professores CINELLI, Ana Paula Massotti 1 SILVA, Janice Mendes da 2 DAVID, Mônica Cristiane David 3 OLIVEIRA, Rafaela Chaves 4 OLIVEIRA, Sandra Maria 5

Leia mais

ENSINO ONLINE Aprendizagem Acessível. Maria Irce Gomes de Sousa

ENSINO ONLINE Aprendizagem Acessível. Maria Irce Gomes de Sousa ENSINO ONLINE Aprendizagem Acessível Maria Irce Gomes de Sousa ENSINO ONLINE- Aprendizagem Acessível É visível em nossos dias percebermos um acentuado crescimento nas atuações em educação a distancia,

Leia mais

POLÍTICA DE EDUCAÇÃO INFANTIL FRENTE AOS DESAFIOS DA BNCCEI. Rita Coelho

POLÍTICA DE EDUCAÇÃO INFANTIL FRENTE AOS DESAFIOS DA BNCCEI. Rita Coelho POLÍTICA DE EDUCAÇÃO INFANTIL FRENTE AOS DESAFIOS DA BNCCEI Rita Coelho BASES LEGAIS Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional- LDB. (Lei nº. 9.394, de 20 de dezembro de 1996). Diretrizes Curriculares

Leia mais

Metodologias ativas na EaD. Sandra Rodrigues

Metodologias ativas na EaD. Sandra Rodrigues Metodologias ativas na EaD Sandra Rodrigues Metodologias ativas na EaD EaD no Brasil principais características Caminhos naturais para aprendizagem ativa nessa modalidade Participação e engajamento como

Leia mais

FACULDADE PRE IDENT ANT NIO CARLOS E BOM DE PACH FACULDADE DE EDUCAÇÃO DE BOM DESPACHO. Caro aluno;

FACULDADE PRE IDENT ANT NIO CARLOS E BOM DE PACH FACULDADE DE EDUCAÇÃO DE BOM DESPACHO. Caro aluno; Caro aluno; eja bem-vindo às Disciplinas Online da Faculdade Presidente Antônio Carlos de Bom Despacho e Faculdade de Educação de Bom Despacho (FACEB). Em pleno século 21, na era digital, não poderíamos

Leia mais

Cristina almeida. Psicóloga escolar

Cristina almeida. Psicóloga escolar Cristina almeida Psicóloga escolar 1. Desenvolvimento infantil-aula 1 e 2. 2. Limites-regras. 3. Desenvolvimento emocional. Pensar e sentir: ações ligadas entre si. Dimensão emocional. Dimensão social.

Leia mais

Seminário de pesquisa em EaD

Seminário de pesquisa em EaD Seminário de pesquisa em EaD Claudine Schons Felipe V. Pacheco Paula Borsatto Tainá T. Coelho Tutor a Distância O Tutor a Distância realiza seu trabalho no campus da UFSC em Florianópolis, sob a orientação

Leia mais

UNIVERSIDADE TIRADENTES

UNIVERSIDADE TIRADENTES UNIVERSIDADE TIRADENTES DIRETORIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA GUIA GERAL DO PROCESSO DE RECUPERAÇÃO DE DISCIPLINAS Aracaju Sergipe JANEIRO DE 2017 UNIVERSIDADE TIRADENTES DIRETORIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Leia mais

Rua Tupi, 118, Pacaembu São Paulo/SP CEP: Tel.: (11) / Ramal 224

Rua Tupi, 118, Pacaembu São Paulo/SP CEP: Tel.: (11) / Ramal 224 ENSINO A DISTÂNCIA PROFª (Me) MARLENE DE OLIVEIRA www.coins.com.br coins@sinsesp.com.br ORIGEM E EVOLUÇÃO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA 1940 Primeiros Registros legais sobre a Educação a Distância (Reforma Capanema)

Leia mais

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA COORDENAÇÃO DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ENSINO DE FILOSOFIA DO ENSINO MÉDIO MODALIDADE A DISTÂNCIA

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA COORDENAÇÃO DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ENSINO DE FILOSOFIA DO ENSINO MÉDIO MODALIDADE A DISTÂNCIA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA COORDENAÇÃO DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ENSINO DE FILOSOFIA DO ENSINO MÉDIO MODALIDADE A DISTÂNCIA CHAMADA DE INSCRIÇÃO PARA BOLSISTA PROFESSOR FORMADOR NO ÂMBITO DO SISTEMA

Leia mais

Você na EAD. Conteudista: Equipe Multidisciplinar. Campus Virtual Cruzeiro do Sul

Você na EAD. Conteudista: Equipe Multidisciplinar. Campus Virtual Cruzeiro do Sul Você no EAD Você na EAD Conteudista: Equipe Multidisciplinar Campus Virtual Cruzeiro do Sul Você na EAD Perfil e Perspectiva de Desenvolvimento Considerando que uma das características da educação a

Leia mais

IX Ciclo de Palestras sobre Novas Tecnologias na Educação

IX Ciclo de Palestras sobre Novas Tecnologias na Educação IX Ciclo de Palestras sobre Novas Tecnologias na Educação As categorias que definem a ocorrência de dialogo em Ambientes Virtuais de Aprendizagem Rute Vera Maria Favero Sérgio Roberto Kieling Franco Universidade

Leia mais

PLANEJAMENTO E ORGANIZAÇÃO DE SISTEMAS DE EAD. Silvane Guimarães Silva Gomes. e-tec Brasil Tópicos em Educação a Distância.

PLANEJAMENTO E ORGANIZAÇÃO DE SISTEMAS DE EAD. Silvane Guimarães Silva Gomes. e-tec Brasil Tópicos em Educação a Distância. 5 PLANEJAMENTO E ORGANIZAÇÃO DE SISTEMAS DE EAD Silvane Guimarães Silva Gomes e-tec Brasil Tópicos em Educação a Distância Gokhan Okur Fonte: www.sxc.hu Meta Apresentar as bases para o planejamento e a

Leia mais

O CONSTRUTIVISMO NA SALA DE AULA PROFA. DRA. PATRICIA COLAVITTI BRAGA DISTASSI - DB CONSULTORIA EDUCACIONAL

O CONSTRUTIVISMO NA SALA DE AULA PROFA. DRA. PATRICIA COLAVITTI BRAGA DISTASSI - DB CONSULTORIA EDUCACIONAL O CONSTRUTIVISMO NA SALA DE AULA 1. OS PROFESSORES E A CONCEPÇÃO CONSTRUTIVISTA Construtivismo é um referencial explicativo que norteia o planejamento, a avaliação e a intervenção; A concepção construtivista

Leia mais

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA COORDENAÇÃO DO CURSO DE PEDAGOGIA LICENCIATURA MODALIDADE A DISTÂNCIA

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA COORDENAÇÃO DO CURSO DE PEDAGOGIA LICENCIATURA MODALIDADE A DISTÂNCIA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA COORDENAÇÃO DO CURSO DE PEDAGOGIA LICENCIATURA MODALIDADE A DISTÂNCIA CHAMADA DE INSCRIÇÃO PARA BOLSISTA (CATEGORIA TUTOR) NO ÂMBITO DO SISTEMA UAB - N 001/2018 A Coordenação do

Leia mais