Proposta de Modelagem para um Sistema de Acompanhamento Nutricional através do Telefone Celular

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Proposta de Modelagem para um Sistema de Acompanhamento Nutricional através do Telefone Celular"

Transcrição

1 Proposta de Modelagem para um Sistema de Acompanhamento Nutricional através do Telefone Celular Eduardo Flávio Cruz 1 1 Ciência da Computação Universidade Presidente Antônio Carlos (UNIPAC) Rodovia MG 368, KM 12 Colônia Rodrigo Silva Barbacena MG - CEP: {eduardoflavic@yahoo.com.br} Resumo. Este artigo defende a hipótese do desenvolvimento de um sistema cuja aplicação se resulte em plataforma de telefonia celular. O sistema deverá ser desenvolvido para a área da saúde, obtendo como público alvo, pacientes de nutricionistas, onde caberá o mesmo, informar ao sistema o que foi consumido durante as refeições que necessitará de enviar as informações ao nutricionista para que possibilite avaliá-las. 1. Introdução Este artigo refere-se à modelagem de um sistema móvel para acompanhamento de dietas dos pacientes por seus respectivos nutricionistas que se utilizam do referido sistema. A abrangência do sistema se dá em dois focos principais: o primeiro sendo o paciente e o segundo sendo o nutricionista. O comportamento do sistema do lado do paciente é dado através da utilização de telefone celular o qual possibilita ao paciente informar a quantidade consumida de cada alimento nas refeições. O comportamento do sistema do lado do nutricionista se dá através do acesso sendo efetivado através de um computador, o qual tenha instalado o software. O referido software efetuará o gerenciamento das informações através de um servidor. Este servidor armazena tanto as informações fornecidas pelo nutricionista quanto as informações enviadas pelo paciente. O nutricionista através do seu computador com o software, a ser desenvolvido, devidamente instalado poderá intervir nas dietas de seus pacientes.

2 Esta intervenção reduz a necessidade do deslocamento do paciente ao consultório sem que para isso haja o comprometimento do acompanhamento pelo paciente que é efetuado pelo nutricionista. Neste cenário, a modelagem desse sistema aqui proposto, tende a contribuir na integração das áreas da Nutrição e Ciência da Computação. 2. Abrangência na Área de Nutrição Durante a realização de uma consulta, o nutricionista necessita obter além dos dados pessoais, o peso atual do paciente, TMB (Taxa de Metabolismo Basal) que é a absorção mínima de alimentos que ele precisa para viver e o VCT (Valor calórico Total) quantidade de calorias no organismo. A realização de pesquisas no processo de elaboração e atribuição de dietas resultou nesta proposta de modelagem de um sistema que poderá ser implementado para a utilização em plataforma de telefone celular. 3. Apresentação do Sistema Após o estudo da área da nutrição e da área computacional vislumbra-se neste projeto a junção destas áreas o que possibilitará um ganho de tempo para as pessoas que necessitam de acompanhamento nutricional freqüente. Trata-se neste artigo a modelagem proposta para a integração destas áreas e que futuramente poderá vir a ser implementada desde que se respeite as limitações existentes nas tecnologias envolvidas, como será discutido na Seção 4. O sistema que será aqui modelado pretende tratar as mais variadas situações de acompanhamento nutricional. Como há a possibilidade de cada um dos pacientes possuírem uma dieta diferenciada, será necessário uma modelagem para cada dieta onde o armazenamento dessas deverá ser de acordo com a necessidade de cada paciente. É importante lembrar que o sistema visa inovações tecnológicas para a utilização do celular, sendo esta para o auxílio do acompanhamento da dieta do paciente pelo nutricionista, o que justifica a ousadia deste projeto. No entanto, vale lembrar que este sistema de modo algum irá substituir a presença do profissional.

3 4. Tecnologias Envolvidas Para que o sistema seja desenvolvido sugeri-se tecnologia de comunicação sem fio tal como telefone celular para possível aplicação do sistema em sua plataforma. A implementação do sistema poderá utilizar a técnica de orientação a objetos através da linguagem Java desenvolvida pela Sun. Devido a necessidade de existir um servidor para armazenamento de dados, este deverá ser o responsável pela troca de informações entre o celular do paciente e o computador do nutricionista. Desta forma, centralizando os dados e distribuindo os mesmos quando necessitado. A troca de informações entre o servidor e o celular deverá ser feita de forma a garantir a segurança e não necessitar de muito recurso de hardware, visto a limitação dessa tecnologia. A opção pela linguagem Java se justifica devido à utilização de applets (interpretada por browsers de Internet) que seriam recebidos pelo celular com total segurança, visto que, estes não permitem o manuseio dos recursos de hardware o que garante a segurança na sua utilização. O sistema deverá efetuar a autenticação dos pacientes e nutricionistas visando uma maior confiabilidade das informações. O processo de autenticação se dará através da utilização de um login e uma senha que possibilitará o reconhecimento destes usuários (paciente e nutricionista) pelo sistema. Maiores informações quanto ao comportamento do processo de autenticação serão tratadas na Seção 5.1. Uma vez que o paciente irá utilizar o aparelho celular para informar os alimentos ingeridos durante o dia, o mesmo se deparará com o inconveniente manuseio do teclado alfanumérico do aparelho celular. Esta situação poderá ser um problema quanto a implementação deste projeto. Apesar disso, poderá ser desenvolvido como solução para este problema uma interface gráfica para o telefone celular o que tornará o acesso às informações mais flexível. Esta interface poderá utilizar-se de menus de rolagem para seleção e o teclado do celular será utilizado apenas para informar o alimento e a quantidade consumida. 5. Intenções do Nutricionista ao Sistema O nutricionista deverá estabelecer ao paciente, no consultório, informações dos alimentos a serem consumidos durante o dia sendo que, durante a realização desse evento deverão ser informadas:

4 -Horário de cada refeição desjejum, colação, almoço, lanche, jantar e ceia ; -Quantidade em gramas a serem consumidas; Lista de substituição: -Variação de alimentos de acordo com o grupo; -Quantidade em gramas ou mililitro das porções de cada grupo. Após ser estabelecida uma dieta para o paciente e, sendo usuário deste sistema que está sendo proposto, ele deverá informar todos os alimentos consumidos, bem como, horários e quantidades. Após as informações estarem armazenadas no telefone celular, o paciente ainda deverá ao final do dia, encaminhar as informações para o servidor. O servidor é o local onde as informações estão armazenadas e possibilitará por sua vez a recuperação das informações pelo software utilizado pelo nutricionista que tem por finalidade auxiliar no gerenciamento das informações armazenadas. A idéia da elaboração de um sistema para o computador é a de receptar as informações que foram enviadas pelo paciente, na qual o nutricionista poderá avaliar o tratamento dos pacientes. 5.1 Modelagem O paciente ao iniciar o sistema, deverá se identificar com login e uma senha, para que ocorra a identificação junto ao sistema. Uma mensagem será exibida na tela do celular após a confirmação da identificação do paciente e, logo em seguida, surgirá uma nova mensagem de saudação, dando início ao sistema. Após o paciente ter efetuado todo o processo de inicialização do sistema serão exibidas as seguintes opções na tela do celular: Sair do sistema: Opção sugerida quando não houver a utilização do sistema. Executar o sistema: Opção que exibe ícones que irão orientar melhor os passos do paciente, dará a opção de como será utilizado o sistema. Essa opção permite ao usuário visualizar sua dieta, ao qual através do direcional do celular ele selecionará as opções: Refeição, Substituir, Atualizar, Armazenar e Enviar Relatório.

5 Com a opção Refeição, uma nova janela deverá surgir contendo as seguintes opções (desjejum, colação, almoço, lanche, jantar, ceia, armazenar), de acordo com os horários recomendados pelo nutricionista. Ao selecionar cada uma dessas opções, deverão surgir os alimentos contidos na dieta do paciente. Caso ocorra o consumo de alimentos não encontrados na dieta daquele dia, o paciente poderá substituí-lo através da opção substituir, sendo que contenham os mesmos valores, porém em porções diferentes. A obtenção dessa opção poderá ser possível devido ao fato dos alimentos se encontrarem cadastrados por grupos. Para armazenar as informações será necessário o acesso ao comando armazenar na caixa de combinação e efetuar o comando. Uma mensagem de confirmação será exibida com a opção Sim ou Não, para que os alimentos informados sejam confirmados com sucesso. Atualizar: Esse comando será visível no celular do paciente, porém o acesso será permitido apenas para o nutricionista que poderá alterar algum dado que seja necessário como: Peso atual, TMB (Taxa de metabolismo Basal). VCT (Valor calórico total), valor calórico da dieta conforme as necessidades do paciente e também armazenamento de alimentos que ainda não foram cadastrados. Na tela do celular, terá uma linha, que mostrará o dia da consulta e horário e outra requerendo mudanças. De acordo com o tratamento, será sugerido ao paciente de sempre que necessário atualizar o sistema, com a finalidade de manipular a dieta, ou seja, substituindo a dieta antiga por uma nova, levando sempre em consideração a individualidade de cada usuário. Após a execução do sistema, deverão ser enviadas as informações contidas no celular ao nutricionista. Uma mensagem será exibida no celular do paciente indicando sucesso no envio da mensagem.

6 A Ciência da Computação poderá contribuir com um sistema a ser desenvolvido que realizará um tipo de reeducação alimentar à distância. 5.2 Banco de Dados Todos os alimentos cadastrados no banco de dados do sistema irão possuir especificações no celular. Essas especificações significarão em qual grupo esses alimentos se encontram e as suas respectivas quantidades em gramas ou mililitros. O sistema de banco de dados foi elaborado através das instruções orientadas pelo nutricionista com base em consultas realizadas. O principal objetivo do banco de dados é armazenar os dados dos nutricionistas e dos seus pacientes, e também o armazenamento das informações de cada alimento, possibilitando assim uma futura consulta. A Figura 1 representa a Modelagem do Banco de Dados. A modelagem foi desenvolvida para facilitar o projeto do banco de dados [1].

7 Figura 1: Modelo Conceitual do Banco de Dados As tabelas conterão dados que de acordo com as necessidades das dietas recomendadas pelo nutricionista ao paciente e em devidas situações encontradas como grupo sangüíneo e doenças, que evitarão constrangimentos futuros. O relacionamento entre as tabelas possibilitará tanto no cadastramento quanto nas consultas que surgirão no decorrer do tempo. As tabelas serão denominadas de acordo com suas funcionalidades, assim sendo as identificações e atributos referentes a cada uma destas serão da seguinte maneira: -Nutricionista (cdnut, nomenut, clinica, tel);

8 -Paciente (cdpact, nomepact, pesopact, alturapact, densidadepact, tx_glicosepact, tx_colesterolpact, ruapact, numpact, complempact, bairropact, cidadepact, ufpact, ceppact, tmb, vct tel); -Senha(codsenha, login, senha); -Alimentos(grupoalim, nomealim, vlglicosealim, vlamidoalim, glútenalim, fibrasalim, saisalim, proteínasalim, vitalim*); -Consulta(dataconsulta, horaconsulta); -categoria(codcat, nomecat); -Dieta(coddieta, nomedieta, retornodieta); -Medicamento(codmed, nomeméd); -Doença(coddoenca, nome doenca). A tabela nutricionista irá armazenar os dados desse profissional. Nela o nutricionista será reconhecido através do sistema de autenticação. O mesmo será realizado na tabela paciente. Através dessas tabelas, o nutricionista poderá identificar seus pacientes, pois cada paciente irá conter seu código, assim que recebida as informações enviadas pelos pacientes através do celular, o sistema implantado no computador do nutricionista reconhecerá o paciente e a que dieta ele está cadastrado, possibilitando o sistema gerenciar as informações conforme as necessidades do nutricionista. A tabela categoria irá conter dados como, auxílio na avaliação da dieta. Será verificado em qual dieta o paciente foi adequado, grupo de risco. Na tabela alimentos, serão cadastrados os alimentos com seus respectivos valores em calorias, sais, proteínas, vitaminas, fibras, glúten, amido e glicose, devido a necessidade da absorção dos mesmos e a quantidade de cada um deles. A tabela senha armazenará informação do paciente e do nutricionista, o que possibilitará a autenticação ao sistema, evitando assim possíveis fraudes e tendo também uma maior segurança no sistema.

9 A tabela dieta contém informações que identificarão o tipo da dieta, tornando mais fácil de se incluir um paciente a ela. Contém o atributo pontos, dando assim a pontuação alcançada através do consumo dos alimentos pelo paciente e apresentando também a pontuação que ainda poderá ser consumida. Conforme os dados obtidos em consultas, vários fatores são levados em consideração sendo eles: se o paciente possui algum tipo de doença, e se o medicamento receitado venha apresentar algum tipo de rejeição na dieta prescrita pelo nutricionista. Sendo assim, o paciente será envolvido em um tipo de grupo. Surgindo assim duas novas tabelas, medicamento e doença. Todas as tabelas apresentadas anteriormente poderão estar disponíveis no sistema instalado no computador do nutricionista, enquanto no sistema implantado no celular do paciente poderá conter: senha, nutricionista, alimentos, dieta e categoria. Essa diferença é devido a dois fatores, o primeiro no que refere a limitação de espaço de armazenamento da tecnologia celular e o segundo no que refere a manipulação de dados por parte dos pacientes serem apenas relacionadas com os alimentos consumidos. 6. Especificação do Sistema Deverá ser desenvolvido um sistema para aplicação em interface de aparelho celular. A modelagem do sistema poderá atender a área da nutrição, possibilitando uma nova utilização para o celular. As informações na qual se inspira para modelagem do sistema se deram através de entrevistas efetuadas entre pacientes e nutricionistas e em materiais de apoio didático. O sistema deverá contar com ferramenta de suporte a navegação a Internet, devido à necessidade de envio de informações ao servidor, devido a utilização por grande parte da população o aparelho celular é o mais recomendado. Um outro sistema deverá ser implantado no computador do nutricionista para que possibilite a troca de informações com o servidor de dados, permitindo assim, o gerenciamento e análise dos dados requisitados pelo nutricionista.

10 As mensagens serão enviadas no decorrer do dia através do celular do paciente, obtendo um relacionamento entre o celular e o serviddor. O sistema será acionado pelo paciente através de seu celular toda vez que este se alimentar. Ao ser acionado pelo paciente, deverá exibir na tela do celular o nome do sistema junto a sua versão, e em seguida o sistema exigirá que o paciente se identifique com o login e senha para que este possa utilizar o sistema. As telas do sistema contendo os dados da dieta deverão surgir no celular conforme a necessidade de efetuar o preenchimento dos dados durante as realizações das refeições efetuadas pelo paciente. Após a conclusão do preenchimento, uma mensagem deverá ser exibida informando o sucesso da substituição dos alimentos consumidos, e também o valor calórico da troca, para que haja uma conscientização do paciente relacionada as suas refeições. As informações contidas no celular deverão ser enviadas no final do dia, assim que encerradas as refeições pelo paciente para o servidor. O sistema implantado no computador do nutricionista deverá acessar as informações no servidor para que ocorra o acompanhamento da dieta pelo nutricionista. Após o término das análises das informações, o nutricionista deverá informar os resultados da dieta, que deverão ser fornecidas de acordo com as necessidades de consultas, estabelecidas ao paciente pelo nutricionista. Desta forma, poderá ser necessário um novo enquadramento da dieta ao paciente visando uma melhor reeducação alimentar. <<Include>> Figura 2: Caso de Uso: Cenário Interação Paciente-Sistema

11 A Figura 2 mostra o Diagrama de Caso de Uso para o Cenário Interação Paciente-Sistema. Aqui estão descritas as possíveis ações para o Paciente. O Paciente terá acesso a Substituir Alimentos. O Paciente deverá ter um login e uma senha para acessar o sistema. Figura 3: Caso de Uso: Cenário Interação Nutricionista-Sistema A Figura 3 mostra o Diagrama de Caso de Uso para o Cenário Interação Nutricionista-Sistema. Aqui estão descritas as possíveis ações para o Nutricionista. O Nutricionista deverá ter acesso a Elaborar nova dieta e receber informações. 6.1 Análise de Requisitos A análise de requisitos tem o objetivo de especificar e estabelecer os requisitos para o desenvolvimento da aplicação. Requisito Funcional 1: O sistema deverá permitir ao paciente substituir alimentos (GrupoAlim). Requisito Funcional 2: O sistema deverá permitir ao nutricionista analisar os dados enviados (*coddieta, nomedieta, retornodieta). Requisito Funcional 3: O sistema deverá permitir ao nutricionista receber informações. 7. Conclusões Finais e Trabalhos Futuros A realização desse trabalho propôs uma interação na área da Ciência da Computação junto a Nutrição, que poderá contribuir com a tecnologia para ambas as partes. O provável desenvolvimento desse sistema poderá contribuir também com um maior conforto para os pacientes de nutricionistas, devido à redução do número de

12 retornos a clinica somente para obter o resultado parcial de cada dieta. Além disso, poderá facilitar também na avaliação dos dados enviados para a obtenção dos resultados, possibilitando as análises conforme disponibilidade do nutricionista. A idéia principal desse trabalho é o desenvolvimento de um sistema que contemplará em atender as necessidades do nutricionista e a flexibilidade em que o paciente encontrará ao manusear o sistema através da união de ferramentas de software para aplicação e utilização da tecnologia oferecida pelo telefone celular. Sugere-se para a implementação deste sistema as ferramentas apresentadas a seguir no intuito de possibilitar um maior aproveitamento das áreas envolvidas junto com os recursos tecnológicos. Alguns sistemas operacionais poderão contribuir para a possível aplicação do sistema em plataforma de telefone celular. A Microsoft lançou no mercado em abril deste ano o Windows Mobili 5.0 para telefone celular, como ela é uma empresa respeitável no mercado de software, acreditase que facilitará através de seus softwares a elaboração de um sistema que possa ser aplicado no telefone celular [2]. A empresa MotaVista Software, responsável pelo Kernel 2.6 lança no final desse ano o sistema Mobilinux do Linux, obtendo mais uma opção de sistema operacional de grande nome, além da vantagem de ser livre ou possuir preço inferior [3]. Quanto à utilização de banco de dados sugere-se o DB2 pelo fato de possuir plataforma para ambientes portáteis [4,5]. O desenvolvimento do sistema para o computador poderá haver restrições, devido à necessidade de receptar as informações enviadas pelo paciente, podendo apresentar incompatibilidade de ambos. Já para o telefone celular deverá ser estudado uma ferramenta específica ou várias que venham possibilitar o desenvolvimento e aplicação do sistema. Utilização de softwares livre será de grande aceitação no mercado, devido sua preferência atualmente pelas empresas. Além destes quesitos para implementação, ainda conta com a possibilidade da existência de alguns problemas no que se refere a operadora de telefonia celular.

13 Com a realização desse trabalho, poderá tornar mais possível o desenvolvimento de programas que possam ser utilizados on-line. Possivelmente permitindo até manutenção remota via celular. Como trabalhos futuros ficam as sugestões: O desenvolvimento do sistema, estudo da plataforma do telefone celular para adaptação dessa tecnologia. Desenvolvimento de um sistema que possibilite ao paciente elaborar o download do sistema ou a atualização do mesmo. Elaboração de um sistema para telefone celular que possa receber mensagem de um PLC (Controlador Lógico Programável) para indústrias que manipulam automação. Desenvolvimento de um sistema para Monitoramento Hospitalar com envio de relatórios para celular do médico. 8. Referências Bibliográficas [1] ORNELLAS, Lieselotte Hoeschl. Técnica Dietética: seleção e preparo dos alimentos. 6 ed. São Paulo: Atheneu, [2] Microsoft lança novo Windows para celulares. Disponível em: < Acesso em 25 de maio de [3] Linux chega aos telefones celulares. Disponível em: < Acesso em 25 de maio de [4] A família DB2: Disponível em: < Acessado em 14 de Junho de [5] DOZE, Adriana Figueiredo; KREDENS, Kelvin; HANNINGER, Michaelli; LORBIESKY, Polyana Leme. Palm Tops e Banco de Dados. Disponível em: < Acesso em 14 de Junho de 2005.

3 Um Framework Orientado a Aspectos para Monitoramento e Análise de Processos de Negócio

3 Um Framework Orientado a Aspectos para Monitoramento e Análise de Processos de Negócio 32 3 Um Framework Orientado a Aspectos para Monitoramento e Análise de Processos de Negócio Este capítulo apresenta o framework orientado a aspectos para monitoramento e análise de processos de negócio

Leia mais

Sumário. Apresentação O que é o Centro de Gerenciamento de Serviços (CGS) NTI? Terminologia Status do seu chamado Utilização do Portal Web

Sumário. Apresentação O que é o Centro de Gerenciamento de Serviços (CGS) NTI? Terminologia Status do seu chamado Utilização do Portal Web Sumário Apresentação O que é o Centro de Gerenciamento de Serviços (CGS) NTI? Terminologia Status do seu chamado Utilização do Portal Web Fazendo Login no Sistema Tela inicial do Portal WEB Criando um

Leia mais

Manual SAGe Versão 1.2 (a partir da versão 12.08.01)

Manual SAGe Versão 1.2 (a partir da versão 12.08.01) Manual SAGe Versão 1.2 (a partir da versão 12.08.01) Submissão de Relatórios Científicos Sumário Introdução... 2 Elaboração do Relatório Científico... 3 Submissão do Relatório Científico... 14 Operação

Leia mais

Manual de Utilização

Manual de Utilização Manual de Utilização Versão 1.0 18/01/2013 Sempre consulte por atualizações deste manual em nossa página. O Cotação Web está em constante desenvolvimento, podendo ter novas funcionalidades adicionadas

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO UNIVASF SECRETARIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO STI DEPARTAMENTO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÕES

UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO UNIVASF SECRETARIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO STI DEPARTAMENTO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÕES UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO UNIVASF SECRETARIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO STI DEPARTAMENTO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÕES MANUAL DO USUÁRIO SISTEMA DE SUPORTE DA PREFEITURA UNIVERSITÁRIA

Leia mais

Está apto a utilizar o sistema, o usuário que tenha conhecimentos básicos de informática e navegação na internet.

Está apto a utilizar o sistema, o usuário que tenha conhecimentos básicos de informática e navegação na internet. 1. Descrição Geral Este manual descreve as operações disponíveis no módulo VTWEB Client, cuja finalidade é gerenciar cadastros de funcionários, realização de pedidos e controle financeiro dos pedidos.

Leia mais

Manual do Visualizador NF e KEY BEST

Manual do Visualizador NF e KEY BEST Manual do Visualizador NF e KEY BEST Versão 1.0 Maio/2011 INDICE SOBRE O VISUALIZADOR...................................................... 02 RISCOS POSSÍVEIS PARA O EMITENTE DA NOTA FISCAL ELETRÔNICA.................

Leia mais

Sistema de Chamados Protega

Sistema de Chamados Protega SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO... 3 2. REALIZANDO ACESSO AO SISTEMA DE CHAMADOS... 4 2.1 DETALHES DA PÁGINA INICIAL... 5 3. ABERTURA DE CHAMADO... 6 3.1 DESTACANDO CAMPOS DO FORMULÁRIO... 6 3.2 CAMPOS OBRIGATÓRIOS:...

Leia mais

http://www.portalinovacao.mct.gov.br/sapi/

http://www.portalinovacao.mct.gov.br/sapi/ http://www.portalinovacao.mct.gov.br/sapi/ 1. Para registrar-se, na página principal do Portal SAPI clique no banner Registre-se, posicionado logo abaixo dos dados de login. O Sistema pergunta se a instituição

Leia mais

Manual de Operação do Sistema de Tickets Support Suite

Manual de Operação do Sistema de Tickets Support Suite Manual de Operação do Sistema de Tickets Support Suite Sumário Acessando a página do HelpDesk helpdesk.virtuem.com.br... 3 Criando um Ticket... 6 Visualizando Tickets Existentes... 9 Respondendo um Ticket...

Leia mais

Follow-Up Acompanhamento Eletrônico de Processos (versão 3.0) Manual do Sistema. 1. Como acessar o sistema Requisitos mínimos e compatibilidade

Follow-Up Acompanhamento Eletrônico de Processos (versão 3.0) Manual do Sistema. 1. Como acessar o sistema Requisitos mínimos e compatibilidade do Sistema Índice Página 1. Como acessar o sistema 1.1 Requisitos mínimos e compatibilidade 03 2. Como configurar o Sistema 2.1 Painel de Controle 2.2 Informando o nome da Comissária 2.3 Escolhendo a Cor

Leia mais

Guia de auxílio aos responsáveis

Guia de auxílio aos responsáveis Guia de auxílio aos responsáveis SUMÁRIO FEED DE NOTÍCIAS... 3 DOWNLOAD DE IMAGENS... 4 PENDÊNCIA:... 5 EDIÇÃO DE DADOS PESSOAIS... 6 ALTERAÇÃO DE SENHA... 7 ESQUECEU SUA SENHA?... 7 AGENDA... 8 2 FEED

Leia mais

IW10. Rev.: 02. Especificações Técnicas

IW10. Rev.: 02. Especificações Técnicas IW10 Rev.: 02 Especificações Técnicas Sumário 1. INTRODUÇÃO... 1 2. COMPOSIÇÃO DO IW10... 2 2.1 Placa Principal... 2 2.2 Módulos de Sensores... 5 3. APLICAÇÕES... 6 3.1 Monitoramento Local... 7 3.2 Monitoramento

Leia mais

Versão Liberada. www.gerpos.com.br. Gerpos Sistemas Ltda. info@gerpos.com.br. Av. Jones dos Santos Neves, nº 160/174

Versão Liberada. www.gerpos.com.br. Gerpos Sistemas Ltda. info@gerpos.com.br. Av. Jones dos Santos Neves, nº 160/174 Versão Liberada A Gerpos comunica a seus clientes que nova versão do aplicativo Gerpos Retaguarda, contendo as rotinas para emissão da Nota Fiscal Eletrônica, já está disponível. A atualização da versão

Leia mais

Noções de. Microsoft SQL Server. Microsoft SQL Server

Noções de. Microsoft SQL Server. Microsoft SQL Server Noções de 1 Considerações Iniciais Basicamente existem dois tipos de usuários do SQL Server: Implementadores Administradores 2 1 Implementadores Utilizam o SQL Server para criar e alterar base de dados

Leia mais

Análise e Tramitação de Projetos nos Comitês de Ética em Pesquisa

Análise e Tramitação de Projetos nos Comitês de Ética em Pesquisa Análise e Tramitação de Projetos nos Comitês de Ética em Pesquisa Versão 3.0 1 Histórico de Revisão Versão Autor Data Descrição Equipe suporte Criação do 1.0 Plataforma Brasil 01/11/2011 Documento 1.1

Leia mais

MANUAL SCCARD. Rev.00 Aprovação: 16/08/2010 Página 1 de 19

MANUAL SCCARD. Rev.00 Aprovação: 16/08/2010 Página 1 de 19 Rev.00 Aprovação: 16/08/2010 Página 1 de 19 UNIMED BLUMENAU COOPERATIVA DE TRABALHO MÉDICO SCCard Sistema de Autorização On-Line O SCCard é a interface web do sistema de autorização da Unimed Blumenau

Leia mais

Sistemas Operacionais

Sistemas Operacionais Sistemas Operacionais Sistemas Operacionais Prof. Marcelo Sabaris Carballo Pinto Gerenciamento de Dispositivos Gerenciamento de Dispositivos de E/S Introdução Gerenciador de Dispositivos Todos os dispositivos

Leia mais

Aplicação Prática de Lua para Web

Aplicação Prática de Lua para Web Aplicação Prática de Lua para Web Aluno: Diego Malone Orientador: Sérgio Lifschitz Introdução A linguagem Lua vem sendo desenvolvida desde 1993 por pesquisadores do Departamento de Informática da PUC-Rio

Leia mais

e-ouv Passo-a-passo Sistema de Ouvidorias do Poder Executivo Federal Junho, 2015 Controladoria-Geral da União

e-ouv Passo-a-passo Sistema de Ouvidorias do Poder Executivo Federal Junho, 2015 Controladoria-Geral da União e-ouv Passo-a-passo Sistema de Ouvidorias do Poder Executivo Federal Junho, 2015 Sumário 1. Acesso ao sistema... 3 2. Funcionalidades do sistema... 5 3. Como tratar manifestações... 14 3.1 Detalhar...

Leia mais

Manual de Utilização Autorizador

Manual de Utilização Autorizador 1) Acessando: 1-1) Antes de iniciar a Implantação do GSS, lembre-se de verificar os componentes de software instalados no computador do prestador de serviço: a) Sistema Operacional: nosso treinamento está

Leia mais

Projeto SIGA-EPT. Manual do usuário Módulo Requisição de Almoxarifado SISTEMA INTEGRADO DE GESTÃO ACADÊMICA

Projeto SIGA-EPT. Manual do usuário Módulo Requisição de Almoxarifado SISTEMA INTEGRADO DE GESTÃO ACADÊMICA Projeto SIGA-EPT Manual do usuário Módulo Requisição de Almoxarifado SISTEMA INTEGRADO DE GESTÃO ACADÊMICA Versão setembro/2010 Requisição de Almoxarifado Introdução Requisição é uma solicitação feita

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO SORE Sistema Online de Reservas de Equipamento. Toledo PR. Versão 2.0 - Atualização 26/01/2009 Depto de TI - FASUL Página 1

MANUAL DO USUÁRIO SORE Sistema Online de Reservas de Equipamento. Toledo PR. Versão 2.0 - Atualização 26/01/2009 Depto de TI - FASUL Página 1 MANUAL DO USUÁRIO SORE Sistema Online de Reservas de Equipamento Toledo PR Página 1 INDICE 1. O QUE É O SORE...3 2. COMO ACESSAR O SORE... 4 2.1. Obtendo um Usuário e Senha... 4 2.2. Acessando o SORE pelo

Leia mais

Guia de instruções passo a passo para o registro de Projetos de Pesquisa na PRPPG

Guia de instruções passo a passo para o registro de Projetos de Pesquisa na PRPPG UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO DEPARTAMENTO DE PESQUISA Guia de instruções passo a passo para o registro de Projetos de Pesquisa na PRPPG O Sistema de Acadêmico

Leia mais

www.aluminiocba.com.br Manual do Usuário Certificação

www.aluminiocba.com.br Manual do Usuário Certificação Manual do Usuário Certificação Manual do Usuário - Certificação Versão 1.0 Página 2 CBA Online Manual do Usuário Certificação Versão 1.1 19 de maio de 2004 Companhia Brasileira de Alumínio Departamento

Leia mais

Escritório Virtual Administrativo

Escritório Virtual Administrativo 1 Treinamento Módulos Escritório Virtual Administrativo Sistema Office Instruções para configuração e utilização do módulo Escritório Virtual e módulo Administrativo do sistema Office 2 3 1. Escritório

Leia mais

Sistema de Controle de Solicitação de Desenvolvimento

Sistema de Controle de Solicitação de Desenvolvimento Sistema de Controle de Solicitação de Desenvolvimento Introdução O presente documento descreverá de forma objetiva as principais operações para abertura e consulta de uma solicitação ao Setor de Desenvolvimento

Leia mais

Manual do usuário. Softcall Java. versão 1.0.5

Manual do usuário. Softcall Java. versão 1.0.5 Manual do usuário Softcall Java versão 1.0.5 Sumário Iniciando SoftCall...3 Tela Principal...3 Configurando o SoftCall...4 Agenda...5 Incluindo um contato...5 Procurando um contato...6 Apagando um contato...6

Leia mais

MANUAL - BIKESYS. Versão 1.0 Beta. Março 2013

MANUAL - BIKESYS. Versão 1.0 Beta. Março 2013 MANUAL - BIKESYS Versão 1.0 Beta Março 2013 Acesso ao sistema O acesso ao sistema é bem simples, basta inserir o seu usuário e senha, previamente cadastrados na aplicação para ter acesso as funcionalidades

Leia mais

1 Instalação de Pacotes RPM no Metasys...2. 2 Contato...10

1 Instalação de Pacotes RPM no Metasys...2. 2 Contato...10 Sumário 1 Instalação de Pacotes RPM no Metasys...2 1.1 Compatibilidade...2 1.2 Instalação...2 1.2.1 Verificando a localização do arquivo...2 1.2.2 Movendo o arquivo...3 1.2.3 Instalando o pacote...4 1.3

Leia mais

MANUAL DO PVP SUMÁRIO

MANUAL DO PVP SUMÁRIO Manual PVP - Professores SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO... 6 2 ACESSANDO O PVP... 8 3 TELA PRINCIPAL... 10 3.1 USUÁRIO... 10 3.2 INICIAL/PARAR... 10 3.3 RELATÓRIO... 10 3.4 INSTITUIÇÕES... 11 3.5 CONFIGURAR... 11

Leia mais

Bem- Vindo ao manual de instruções do ECO Editor de COnteúdo.

Bem- Vindo ao manual de instruções do ECO Editor de COnteúdo. Manual de Instruções ECO Editor de Conteúdo Bem- Vindo ao manual de instruções do ECO Editor de COnteúdo. O ECO é um sistema amigável e intui?vo, mas abaixo você pode?rar eventuais dúvidas e aproveitar

Leia mais

Índice. Para encerrar um atendimento (suporte)... 17. Conversa... 17. Adicionar Pessoa (na mesma conversa)... 20

Índice. Para encerrar um atendimento (suporte)... 17. Conversa... 17. Adicionar Pessoa (na mesma conversa)... 20 Guia de utilização Índice Introdução... 3 O que é o sistema BlueTalk... 3 Quem vai utilizar?... 3 A utilização do BlueTalk pelo estagiário do Programa Acessa Escola... 5 A arquitetura do sistema BlueTalk...

Leia mais

Ministério da Cultura

Ministério da Cultura Ministério da Cultura MANUAL DO PROPONENTE: ADMINISTRATIVO VERSÃO 1.0 HISTÓRICO DE REVISÃO Data Versão Descrição Autor 08/01/2013 1.0 Criação do documento. Aline Oliveira - MINC 3 ÍNDICE 1. APRESENTAÇÃO...

Leia mais

Sumário INSTALAÇÃO DO SIATRON CONDOMÍNIO ATIVAÇÃO DA LICENÇA PRESTADORES DE SERVIÇOS PARÂMETROS DO SISTEMA

Sumário INSTALAÇÃO DO SIATRON CONDOMÍNIO ATIVAÇÃO DA LICENÇA PRESTADORES DE SERVIÇOS PARÂMETROS DO SISTEMA Sumário INSTALAÇÃO DO SIATRON CONDOMÍNIO ATIVAÇÃO DA LICENÇA SIATRON SÍNDICO LOGIN NO SISTEMA FAMÍLIA MORADORES VEÍCULOS FUNÇÃO PÂNICO PRESTADORES DE SERVIÇOS PARÂMETROS DO SISTEMA CONFIGURAÇÕES ACORDA

Leia mais

Software de Imagem via Celular (SIC) baseado no sistema operacional Windows Mobile

Software de Imagem via Celular (SIC) baseado no sistema operacional Windows Mobile MANUAL DO USUÁRIO Software de Imagem via Celular (SIC) baseado no sistema operacional Windows Mobile Software de Imagem via Celular (SIC) baseado no sistema operacional Windows Mobile Esse software possui

Leia mais

Manual do usuário - Service Desk SDM - COPASA. Service Desk

Manual do usuário - Service Desk SDM - COPASA. Service Desk Manual do usuário - Service Desk SDM - COPASA Service Desk Sumário Apresentação O que é o Service Desk? Terminologia Status do seu chamado Utilização do Portal Web Fazendo Login no Sistema Tela inicial

Leia mais

Está apto a utilizar o sistema, o usuário que tenha conhecimentos básicos de informática e navegação na internet.

Está apto a utilizar o sistema, o usuário que tenha conhecimentos básicos de informática e navegação na internet. Conteúdo 1. Descrição geral 2 2. Resumo das funcionalidades 3 3. Efetuar cadastro no sistema 4 4. Acessar o sistema 6 5. Funcionalidades do menu 7 5.1 Dados cadastrais 7 5.2 Grupos de usuários 7 5.3 Funcionários

Leia mais

Principais Novidades Abril/2013 a Junho/2013

Principais Novidades Abril/2013 a Junho/2013 Principais Novidades Abril/2013 a Junho/2013 Sumário 1. Ambiente Group Shopping... 3 2. Alteração na Tela de Contratos e Controle de Edições... 7 3. Propagação de Contratos... 10 4. Configuração de Impressora

Leia mais

Manual de Uso da Agenda Digital

Manual de Uso da Agenda Digital Manual de Uso da Agenda Digital SUMÁRIO FEED DE NOTÍCIAS... 3 DOWNLOAD DE IMAGENS... 4 RELATÓRIO DIÁRIO... 5 PENDÊNCIA:... 6 CHAT... 7 EDIÇÃO DE DADOS PESSOAIS... 8 ALTERAÇÃO DE SENHA... 9 ESQUECEU SUA

Leia mais

Universidade Federal Fluminense

Universidade Federal Fluminense Universidade Federal Fluminense SISTEMA DE CONTROLE DE PROCESSOS SCP MANUAL DO USUÁRIO Novembro 2007 Sumário 1. INTRODUÇÃO...3 2. REQUISITOS NECESSÁRIOS...3 3. INFORMAÇÕES SOBRE SENHAS...3 4. ACESSO AO

Leia mais

Levantamento de Requisitos

Levantamento de Requisitos Levantamento de Requisitos 1 Segurança No início do programa, a primeira tela a aprecer será uma tela denominada Login. Só terá acesso ao sistema da locadora quem estiver logado e cadastrado no sistema

Leia mais

Procedimento para instalação do BLACKBERRY Software de Imagem via Celular

Procedimento para instalação do BLACKBERRY Software de Imagem via Celular Procedimento para instalação do BLACKBERRY Software de Imagem via Celular Atenção: este aplicativo é compatível somente com a versão do sistema operacional do BlackBerry 4.6 ou superior. Os modelos de

Leia mais

LINEAR EQUIPAMENTOS RUA SÃO JORGE, 269 - TELEFONE: 6823-8800 SÃO CAETANO DO SUL - SP - CEP 09530-250

LINEAR EQUIPAMENTOS RUA SÃO JORGE, 269 - TELEFONE: 6823-8800 SÃO CAETANO DO SUL - SP - CEP 09530-250 LINEAR EQUIPAMENTOS RUA SÃO JORGE, 269 - TELEFONE: 6823-8800 SÃO CAETANO DO SUL - SP - CEP 09530-250 Recomendações Iniciais SOFTWARE HCS 2005 - VERSÃO 4.2 (Compatível com Guarita Vr4.03 e Vr4.04) Para

Leia mais

Atualizaça o do Maker

Atualizaça o do Maker Atualizaça o do Maker Prezados Clientes, Nós da Playlist Software Solutions empresa líder de mercado no desenvolvimento de software para automação de rádios - primamos pela qualidade de nossos produtos,

Leia mais

Ambiente de Pagamentos

Ambiente de Pagamentos GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DA FAZENDA COORDENADORIA DA ADMINISTRAÇÃOTRIBUTÁRIA DIRETORIA DE INFORMAÇÕES Ambiente de Pagamentos Manual do Contribuinte Versão 26/09/2011 Índice Analítico 1.

Leia mais

Portal Sindical. Manual Operacional Empresas/Escritórios

Portal Sindical. Manual Operacional Empresas/Escritórios Portal Sindical Manual Operacional Empresas/Escritórios Acesso ao Portal Inicialmente, para conseguir acesso ao Portal Sindical, nos controles administrativos, é necessário acessar a página principal da

Leia mais

1. Escritório Virtual... 5. 1.1. Atualização do sistema...5. 1.2. Instalação e ativação do sistema de Conexão...5

1. Escritório Virtual... 5. 1.1. Atualização do sistema...5. 1.2. Instalação e ativação do sistema de Conexão...5 1 2 Índice 1. Escritório Virtual... 5 1.1. Atualização do sistema...5 1.2. Instalação e ativação do sistema de Conexão...5 1.3. Cadastro do Escritório...5 1.4. Logo Marca do Escritório...6...6 1.5. Cadastro

Leia mais

CONTRA CONTROLE DE ACESSOS E MODULARIZADOR DE SISTEMAS

CONTRA CONTROLE DE ACESSOS E MODULARIZADOR DE SISTEMAS MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO SUBSECRETARIA DE PLANEJAMENTO, ORÇAMENTO E ADMINISTRAÇÃO COORDENAÇÃO-GERAL DE MODERNIZAÇÃO E INFORMÁTICA CONTRA CONTROLE DE ACESSOS E MODULARIZADOR DE SISTEMAS MANUAL

Leia mais

APLICATIVO WEB PARA O SETOR DE EXTENSÃO IFC VIDEIRA

APLICATIVO WEB PARA O SETOR DE EXTENSÃO IFC VIDEIRA APLICATIVO WEB PARA O SETOR DE EXTENSÃO IFC VIDEIRA Autores: Claudiléia Gaio BANDT; Tiago HEINECK; Patrick KOCHAN; Leila Lisiane ROSSI; Angela Maria Crotti da ROSA Identificação autores: Aluna do Curso

Leia mais

Histórico de Revisão Data Versão Descrição Autor

Histórico de Revisão Data Versão Descrição Autor H6Projetos Documento de Requisitos Versão 1.3 Histórico de Revisão Data Versão Descrição Autor 05/09/2013 1.0 Preenchimento do Capítulo 2 Requisitos Funcionais Evilson Montenegro 26/09/2013 1.1 Preenchimento

Leia mais

SISTEMA INTEGRADO DE ADMINISTRAÇÃO DA RECEITA. Módulo Regime Especial Internet

SISTEMA INTEGRADO DE ADMINISTRAÇÃO DA RECEITA. Módulo Regime Especial Internet SISTEMA INTEGRADO DE ADMINISTRAÇÃO DA RECEITA Módulo Regime Especial Internet ÍNDICE 1 INTRODUÇÃO GERAL... 3 2 INTRODUÇÃO AO MÓDULO REGIME ESPECIAL... 3 2.1 SEGURANÇA... 3 2.2 BOTÕES... 3 2.3 PREENCHIMENTO...

Leia mais

ATENÇÃO: * Arquivos com tamanho superior a 500 KB NÃO SERÃO ACEITOS * SOMENTE serão aceitos documentos do formato: PDF

ATENÇÃO: * Arquivos com tamanho superior a 500 KB NÃO SERÃO ACEITOS * SOMENTE serão aceitos documentos do formato: PDF TUTORIAL DE DIGITALIZAÇÃO DIRIGIDO AO USO DO PROCESSO ELETRÔNICO Adaptado do tutorial elaborado pelo colega MAICON FALCÃO, operador de computador da subseção judiciária de Rio Grande. Introdução Este tutorial

Leia mais

MANUAL PARA ENTREGA DOS DOCUMENTOS NÃO-ESTRUTURADOS SISTEMA AUDESP

MANUAL PARA ENTREGA DOS DOCUMENTOS NÃO-ESTRUTURADOS SISTEMA AUDESP MANUAL PARA ENTREGA DOS DOCUMENTOS NÃO-ESTRUTURADOS SISTEMA AUDESP Índice Introdução Sistema AUDESP: Documentos Não Estruturados... 03 1.1 Coletor AUDESP : Download... 05 1.2 - Coletor AUDESP: Criação

Leia mais

SCIM 1.0. Guia Rápido. Instalando, Parametrizando e Utilizando o Sistema de Controle Interno Municipal. Introdução

SCIM 1.0. Guia Rápido. Instalando, Parametrizando e Utilizando o Sistema de Controle Interno Municipal. Introdução SCIM 1.0 Guia Rápido Instalando, Parametrizando e Utilizando o Sistema de Controle Interno Municipal Introdução Nesta Edição O sistema de Controle Interno administra o questionário que será usado no chek-list

Leia mais

SISTEMA INTEGRADO DE GESTÃO ACADÊMICA

SISTEMA INTEGRADO DE GESTÃO ACADÊMICA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO TRIÂNGULO MINEIRO SISTEMA INTEGRADO DE GESTÃO ACADÊMICA MÓDULO PROTOCOLO MANUAL DO USUÁRIO VERSÃO: SETEMBRO/2010 SUMÁRIO Introdução...

Leia mais

INTRODUÇÃO... 3 ACESSO AO SISTEMA BANCA VIRTUAL... 3 BANCA VIRTUAL PARA O AVALIADOR... 6 AVALIAÇÃO DE TRABALHOS...6 CONSIDERAÇÕES FINAIS...

INTRODUÇÃO... 3 ACESSO AO SISTEMA BANCA VIRTUAL... 3 BANCA VIRTUAL PARA O AVALIADOR... 6 AVALIAÇÃO DE TRABALHOS...6 CONSIDERAÇÕES FINAIS... SUMÁRIO INTRODUÇÃO... 3 ACESSO AO SISTEMA BANCA VIRTUAL... 3 BANCA VIRTUAL PARA O AVALIADOR... 6 AVALIAÇÃO DE TRABALHOS...6 CONSIDERAÇÕES FINAIS... 9 2 INTRODUÇÃO O sistema Banca Virtual possibilita que

Leia mais

MANUAL DE REFERÊNCIA DO CLIENTE S

MANUAL DE REFERÊNCIA DO CLIENTE S MANUAL DE REFERÊNCIA DO CLIENTE S SUMÁRIO APRESENTAÇÃO... 3 CADASTRANDO-SE NO SISTEMA... 4 CADASTRANDO UM FAMILIAR... 7 ACESSANDO O SISTEMA já sou cadastrado... 8 COMO AGENDAR UMA CONSULTA pesquisar horários...

Leia mais

Sistemas Distribuídos

Sistemas Distribuídos Sistemas Distribuídos Modelo Cliente-Servidor: Introdução aos tipos de servidores e clientes Prof. MSc. Hugo Souza Iniciando o módulo 03 da primeira unidade, iremos abordar sobre o Modelo Cliente-Servidor

Leia mais

PROCEDIMENTOS PARA A UTILIZAÇÃO DO SISTEMA DE SOLICITAÇÃO DE ORDEM DE SERVIÇO (SOSI) STI Unesp - Campus Experimental de Ourinhos

PROCEDIMENTOS PARA A UTILIZAÇÃO DO SISTEMA DE SOLICITAÇÃO DE ORDEM DE SERVIÇO (SOSI) STI Unesp - Campus Experimental de Ourinhos PROCEDIMENTOS PARA A UTILIZAÇÃO DO SISTEMA DE SOLICITAÇÃO DE ORDEM DE SERVIÇO (SOSI) STI Unesp - Campus Experimental de Ourinhos 1 SISTEMA DE ORDEM DE SERVIÇO DE INFORMÁTICA Este documento tem o objeto

Leia mais

1. Introdução pág.3 2. Apresentação do sistema Joomla! pág.4 3. Acessando a administração do site pág.4 4. Artigos 4.1. Criando um Artigo 4.2.

1. Introdução pág.3 2. Apresentação do sistema Joomla! pág.4 3. Acessando a administração do site pág.4 4. Artigos 4.1. Criando um Artigo 4.2. 1. Introdução pág.3 2. Apresentação do sistema Joomla! pág.4 3. Acessando a administração do site pág.4 4. Artigos 4.1. Criando um Artigo 4.2. Editando um Artigo 4.3. Excluindo um Artigo 4.4. Publicar

Leia mais

Registro e Acompanhamento de Chamados

Registro e Acompanhamento de Chamados Registro e Acompanhamento de Chamados Contatos da Central de Serviços de TI do TJPE Por telefone: (81) 2123-9500 Pela intranet: no link Central de Serviços de TI Web (www.tjpe.jus.br/intranet) APRESENTAÇÃO

Leia mais

Universidade Federal do Vale do São Francisco Programa de Assistência Estudantil

Universidade Federal do Vale do São Francisco Programa de Assistência Estudantil 1 - Introdução O sistema PAE da UNIVASF é uma ferramenta desenvolvida pelo Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI) que auxilia o processo seletivo de estudantes de graduação para o, que serão selecionados

Leia mais

MANUAL DO ALUNO Ambiente Virtual de Aprendizagem MOODLE

MANUAL DO ALUNO Ambiente Virtual de Aprendizagem MOODLE MANUAL DO ALUNO Ambiente Virtual de Aprendizagem MOODLE Caro Aluno, Este Manual tem por finalidade orientá-lo na utilização do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). 1. O que é ambiente virtual de aprendizagem

Leia mais

1. INTRODUÇÃO 3 2. ESCOPO DO SERVIÇO DE CUSTOMIZAÇÃO 3

1. INTRODUÇÃO 3 2. ESCOPO DO SERVIÇO DE CUSTOMIZAÇÃO 3 2 ÍNDICE 1. INTRODUÇÃO 3 2. ESCOPO DO SERVIÇO DE CUSTOMIZAÇÃO 3 2.1. OBJETIVO DOS SERVIÇOS DE CUSTOMIZAÇÕES 3 2.2. NÃO SE COMPREENDE COMO SERVIÇOS DE CUSTOMIZAÇÕES 3 2.3. RESPONSABILIDADE SOBRE ARTEFATOS

Leia mais

DESENVOLVIMENTO DE UM APLICATIVO DO TIPO SECRETÁRIO VIRTUAL PARA A PLATAFORMA ANDROID

DESENVOLVIMENTO DE UM APLICATIVO DO TIPO SECRETÁRIO VIRTUAL PARA A PLATAFORMA ANDROID DESENVOLVIMENTO DE UM APLICATIVO DO TIPO SECRETÁRIO VIRTUAL PARA A PLATAFORMA ANDROID Maik Olher CHAVES 1 ; Daniela Costa Terra 2. 1 Graduado no curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Leia mais

Requisições de Materiais - Almoxarifado Módulo Portal Administrativo - SIPAC

Requisições de Materiais - Almoxarifado Módulo Portal Administrativo - SIPAC 1 Requisições de Materiais - Almoxarifado Módulo Portal Administrativo - SIPAC Perfil: Requisitor e Autorizador de solicitações de materiais de consumo 2 Maceió, Fevereiro de 2013. Histório de versões

Leia mais

Manual do sistema SMARsa Web

Manual do sistema SMARsa Web Manual do sistema SMARsa Web Módulo Gestão de atividades RS/OS Requisição de serviço/ordem de serviço 1 Sumário INTRODUÇÃO...3 OBJETIVO...3 Bem-vindo ao sistema SMARsa WEB: Módulo gestão de atividades...4

Leia mais

1 Natuur Online Cadastre-se Nome, Login E-mail Cadastrar.

1 Natuur Online Cadastre-se Nome, Login E-mail Cadastrar. 1 Essa é a tela de acesso do Natuur Online, clique aqui para acessar o site e siga o passo-apasso abaixo. Se esse é o seu primeiro acesso, clique em Cadastre-se. 2 - Preencha os dados solicitados com Nome,

Leia mais

U3 Sistemas Análise e Desenvolvimento de Softwares ===== Manual de Instalação ===== Manual. Instalação do Sistema

U3 Sistemas Análise e Desenvolvimento de Softwares ===== Manual de Instalação ===== Manual. Instalação do Sistema 1 Manual Instalação do Sistema 01 Começando: U3 Sistemas Análise e Desenvolvimento de Softwares 2 - O sistema trabalha com o Windows XP, 7 e 8. Se possível, dê sempre preferência ao sistema operacional

Leia mais

Bem-vindo ao Connect Bank do HSBC. A ferramenta online para a gestão financeira da sua empresa.

Bem-vindo ao Connect Bank do HSBC. A ferramenta online para a gestão financeira da sua empresa. Bem-vindo ao Connect Bank do HSBC. A ferramenta online para a gestão financeira da sua empresa. Siga este passo a passo para realizar seu cadastro e começar a aproveitar todos os benefícios do Connect

Leia mais

Documento de Requisitos Sistema WEB GEDAI

Documento de Requisitos Sistema WEB GEDAI Universidade Federal de São Carlos Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia Departamento de Computação GEDAI-Grupo de Estudo e Desenvolvimento em Automação Industrial Documento de Requisitos Sistema WEB

Leia mais

1ª PARTE DIÁRIOS ELETRÔNICOS

1ª PARTE DIÁRIOS ELETRÔNICOS 1 1ª PARTE DIÁRIOS ELETRÔNICOS 1.ACESSANDO O SITE DA FEOL 1.1 Endereço do Site O endereço para acessar o site da Fundação Educacional de Oliveira é: www.feol.com.br Obs: experimente digitar apenas feol.com.br

Leia mais

Manual de configuração do sistema

Manual de configuração do sistema Manual de configuração do sistema (v.1.5.x Beta) Rua México, 119 Sala 2004 Centro Rio de Janeiro, RJ www.doctors-solution.com.br www.simdoctor.com.br contato@simdoctor.com.br Sumário 1. Fazendo seu primeiro

Leia mais

1. Plataforma Sage... 2 2. Primeiro Acesso... 3. 3. Configurações... 6. 4. Relacionamento... 8. 5. Folha de Pagamento esocial...

1. Plataforma Sage... 2 2. Primeiro Acesso... 3. 3. Configurações... 6. 4. Relacionamento... 8. 5. Folha de Pagamento esocial... 1. Plataforma Sage... 2 2. Primeiro Acesso... 3 1.1. Conhecendo a Plataforma... 4 1.2. Seleção da Empresa de Trabalho... 4 1.3. Sair do Sistema... 5 1.4. Retornar a tela principal... 5 3. Configurações...

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO. Software de Imagem via Celular (isic) baseado no sistema operacional Symbian

MANUAL DO USUÁRIO. Software de Imagem via Celular (isic) baseado no sistema operacional Symbian MANUAL DO USUÁRIO Software de Imagem via Celular (isic) baseado no sistema operacional Symbian Software de Imagem via Celular (isic) baseado no sistema operacional Symbian Esse software possui tecnologia

Leia mais

TUTORIAL INSTALAÇÃO DA ROTINA 2075 NO LINUX

TUTORIAL INSTALAÇÃO DA ROTINA 2075 NO LINUX Apresentação O departamento de varejo da PC Sistemas inovou seu produto de frente de caixa, permitindo seu funcionamento no sistema operacional do Linux com a distribuição Ubuntu. O cliente poderá usar

Leia mais

BOLETIM INFORMATIVO TOTEM CF SISTEMAS

BOLETIM INFORMATIVO TOTEM CF SISTEMAS BOLETIM INFORMATIVO TOTEM CF SISTEMAS Volume 1/ Edição 1 ACESSO RÁPIDO E DIRETO AO SUPORTE TOTEM Acessando o link: www.totem.net.br/ suporte, pelo navegador de seu computador, tablet, ou smartphone, você

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO UNIVASF SECRETARIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO STI COORDENAÇÃO DE DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS

UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO UNIVASF SECRETARIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO STI COORDENAÇÃO DE DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO UNIVASF SECRETARIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO STI COORDENAÇÃO DE DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS MANUAL DO USUÁRIO SISTEMA DE SUPORTE Versão 1.0 24/01/2012 1

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO. Ferramenta de Fidelização Eletrônica ÁGUA DOCE SABORES DO BRASIL. Interface de OPERAÇÃO (no caixa)

MANUAL DO USUÁRIO. Ferramenta de Fidelização Eletrônica ÁGUA DOCE SABORES DO BRASIL. Interface de OPERAÇÃO (no caixa) MANUAL DO USUÁRIO Ferramenta de Fidelização Eletrônica ÁGUA DOCE SABORES DO BRASIL Interface de OPERAÇÃO (no caixa) http://abf.e-deploy.com.br/operacao/ Versão 1.0 Conteúdo Sobre o programa fidelidade

Leia mais

Smart Laudos 1.9. A Forma Inteligente de Criar seus Laudos Médicos. Manual do Usuário

Smart Laudos 1.9. A Forma Inteligente de Criar seus Laudos Médicos. Manual do Usuário Smart Laudos 1.9 A Forma Inteligente de Criar seus Laudos Médicos Manual do Usuário Conteúdo 1. O que é o Smart Laudos?... 3 2. Características... 3 3. Instalação... 3 4. Menu do Sistema... 4 5. Configurando

Leia mais

FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO E NEGÓCIOS DE SERGIPE

FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO E NEGÓCIOS DE SERGIPE FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO E NEGÓCIOS DE SERGIPE Manual de Utilização do MSDN-AA Software Center Aracaju/SE 2009 Sumário Apresentação... 3 1. Solicitando ativação no MSDN-AA... 3 2. Acessando o Portal

Leia mais

1 Essa é a tela de login do Sistema de Atendimento Online, siga o passo a passo abaixo.

1 Essa é a tela de login do Sistema de Atendimento Online, siga o passo a passo abaixo. 1 Essa é a tela de login do Sistema de Atendimento Online, siga o passo a passo abaixo. 2 - Se esse é o seu primeiro cadastro, clique em Cadastre-se. Em seguida preencha os dados solicitados com Nome,

Leia mais

Aplicativo para elaboração de questionários, coleta de respostas e análise de dados na área da saúde em dispositivos móveis

Aplicativo para elaboração de questionários, coleta de respostas e análise de dados na área da saúde em dispositivos móveis Aplicativo para elaboração de questionários, coleta de respostas e análise de dados na área da saúde em dispositivos móveis Visão Versão Histórico da Revisão Data Versão Descrição Autor 24/06/12

Leia mais

O sistema que completa sua empresa Roteiro de Instalação (rev. 15.10.09) Página 1

O sistema que completa sua empresa Roteiro de Instalação (rev. 15.10.09) Página 1 Roteiro de Instalação (rev. 15.10.09) Página 1 O objetivo deste roteiro é descrever os passos para a instalação do UNICO. O roteiro poderá ser usado não apenas pelas revendas que apenas estão realizando

Leia mais

Plano de Gerenciamento do Projeto

Plano de Gerenciamento do Projeto Projeto para Soluções Contábeis 2015 Plano de Gerenciamento do Projeto Baseado na 5ª edição do Guia PMBOK Brendon Genssinger o e Elcimar Silva Higor Muniz Juliermes Henrique 23/11/2015 1 Histórico de alterações

Leia mais

Análise de Dados do Financeiro

Análise de Dados do Financeiro Análise de Dados do Financeiro Introdução Para reunir em um só local as informações de contas a pagar e receber cadastradas e/ou geradas no sistema TTransp existe a interface de análise de dados do financeiro.

Leia mais

Manual de Utilização ZENDESK. Instruções Básicas

Manual de Utilização ZENDESK. Instruções Básicas Manual de Utilização ZENDESK Instruções Básicas Novembro/2013 SUMÁRIO 1 Acesso à ferramenta... 3 2 A Ferramenta... 4 3 Tickets... 8 3.1 Novo Ticket... 8 3.2 Acompanhamentos de Tickets já existentes...

Leia mais

Manual Do Usuário Processo Aditivo de Prazo

Manual Do Usuário Processo Aditivo de Prazo Manual Do Usuário Processo Aditivo de Prazo Versão 1.0 Agosto 2015 2 SUMÁRIO 1 OBJETIVO... 3 2 INTRODUÇÃO... 3 3 ACESSANDO O SISTEMA DE GESTÃO DE PROCESSOS... 4 4 CONFIGURANDO O IDIOMA DO SISTEMA... 5

Leia mais

Análise e Tramitação de Projetos nos Comitês de Ética em Pesquisa

Análise e Tramitação de Projetos nos Comitês de Ética em Pesquisa Análise e Tramitação de Projetos nos Comitês de Ética em Pesquisa Versão 4.0 1 Histórico de Revisão do Manual Versão Autor Data Descrição Equipe suporte Criação do 1.0 Plataforma Brasil 01/11/2011 Documento

Leia mais

I N T R O D U Ç Ã O W A P desbloqueio,

I N T R O D U Ç Ã O W A P desbloqueio, INTRODUÇÃO Para que o Guia Médico de seu Plano de Saúde esteja disponível em seu celular, antes de mais nada, sua OPERADORA DE SAÚDE terá de aderir ao projeto. Após a adesão, você será autorizado a instalar

Leia mais

Procedimentos para Reinstalação do Sisloc

Procedimentos para Reinstalação do Sisloc Procedimentos para Reinstalação do Sisloc Sumário: 1. Informações Gerais... 3 2. Criação de backups importantes... 3 3. Reinstalação do Sisloc... 4 Passo a passo... 4 4. Instalação da base de dados Sisloc...

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS CERCOMP (CENTRO DE RECURSOS COMPUTACIONAIS) TUTORIAL DE USO DO WEBMAIL - UFG

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS CERCOMP (CENTRO DE RECURSOS COMPUTACIONAIS) TUTORIAL DE USO DO WEBMAIL - UFG UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS CERCOMP (CENTRO DE RECURSOS COMPUTACIONAIS) TUTORIAL DE USO DO WEBMAIL - UFG Página 1 de 26 Sumário Introdução...3 Layout do Webmail...4 Zimbra: Nível Intermediário...5 Fazer

Leia mais

BI Gerenciamento e Monitoramento de Informações Processuais

BI Gerenciamento e Monitoramento de Informações Processuais Tribunal de Justiça de Pernambuco Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação BI Gerenciamento e Monitoramento de Informações Processuais Manual do Usuário Recife - 2014 Histórico de Alterações

Leia mais

Ferramenta: Spider-CL. Manual do Usuário. Versão da Ferramenta: 1.1. www.ufpa.br/spider

Ferramenta: Spider-CL. Manual do Usuário. Versão da Ferramenta: 1.1. www.ufpa.br/spider Ferramenta: Spider-CL Manual do Usuário Versão da Ferramenta: 1.1 www.ufpa.br/spider Histórico de Revisões Data Versão Descrição Autor 14/07/2009 1.0 15/07/2009 1.1 16/07/2009 1.2 20/05/2010 1.3 Preenchimento

Leia mais

GUIA INTEGRA SERVICES E STATUS MONITOR

GUIA INTEGRA SERVICES E STATUS MONITOR GUIA INTEGRA SERVICES E STATUS MONITOR 1 - Integra Services Atenção: o Integra Services está disponível a partir da versão 2.0 do software Urano Integra. O Integra Services é um aplicativo que faz parte

Leia mais

SECRETARIA DE ESTADO DA FAZENDA. Documento de Arrecadação Estadual DAE. Manual do Usuário. Versão 1.0.0 SECRETARIA DE ESTADO DA FAZENDA

SECRETARIA DE ESTADO DA FAZENDA. Documento de Arrecadação Estadual DAE. Manual do Usuário. Versão 1.0.0 SECRETARIA DE ESTADO DA FAZENDA 1 SECRETARIA DE ESTADO DA FAZENDA Documento de Arrecadação Estadual DAE Manual do Usuário Versão 1.0.0 SECRETARIA DE ESTADO DA FAZENDA 66.053-000 Av. Visconde de Souza Franco, 110 Reduto Belém PA Tel.:(091)

Leia mais