APLICAÇÃO DO FMEA DE PROCESSO EM MANUFATURA DE LUMINÁRIAS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "APLICAÇÃO DO FMEA DE PROCESSO EM MANUFATURA DE LUMINÁRIAS"

Transcrição

1 APLICAÇÃO DO FMEA DE PROCESSO EM MANUFATURA DE LUMINÁRIAS Fábio Ferraz PRODOCIO 1 Marivaldo Ferreira DA SILVA 1 Romulo André Della VECCHIA 1 Wellington Johnny DOMINGOS 1 Jorge Antonio Vaz GUERRA 2 RESUMO Num mercado cada vez mais exigente e competitivo as organizações buscam a melhoria continua de seus processos, visando a qualidade de seus produtos ou serviços. Com esse objetivo, realizam um trabalho árduo de estudos e pesquisas utilizando diversas ferramentas gerencias da qualidade. Este trabalho tem por objetivo apresentar um estudo de otimização de processos e produtos pela aplicação da ferramenta FMEA de Processos (PFMEA), que apresenta uma ampla aplicação na prevenção e identificação de possíveis falhas nos processos de fabricação. Para isso, apresenta-se a utilização desta ferramenta, num estudo de otimização do processo de fabricação de luminárias na empresa Proval Iluminação, situada na cidade de salto á 16 anos. Palavras Chave: PFMEA, otimização de processos, melhoria contínua, ferramentas da qualidade, capabilidade de processo. ABSTRACT In a market each more demanding and competitive ves organizations seek continuous improvement of its processes, aiming at the quality of your products or services. With this in mind, hard work using a variety of studies and research quality management tools. This work aims to present a study of optimization of processes and products by application of process FMEA tool (PFMEA), which features a wide application in the prevention and identification of possible failures in the manufacturing processes. For this, the use of this tool, in a study of the optimization of the manufacturing process of luminaires in Lighting, Proval Company located in the city of Salto for 16 years. Key Words: PFMEA, process optimization, continuous improvement, quality tools, process capability. 1 Graduando CEUNSP, curso Gestão da Qualidade, Turma Professor CEUNSP, Itu/SP, Orientador TCC.

2 2 INTRODUÇÃO A otimização de processos e produtos vem se tornando cada vez mais eficiente para as organizações que querem ser manter sustentáveis num mercado cada vez mais exigente e competitivo. Essa constante busca por melhoria contínua de seus processos, visando à qualidade de seus produtos e serviços, faz com que as mesmas realizem um trabalho ardo de estudos e pesquisas utilizando diversas ferramentas gerencias da qualidade. Este trabalho tem por objetivo apresentar um estudo de otimização de processos e produtos pela aplicação da ferramenta FMEA de Processos (PFMEA), que apresenta uma ampla aplicação na prevenção e identificação de possíveis falhas nos processos de fabricação. O FMEA de Processo ou PFMEA é uma ferramenta gerencial que ajuda prevenir possíveis falhas do processo e apontar as causas. A aplicabilidade dessa ferramenta é ampla, para diversos segmentos, com o auxilio de outras ferramentas da Gestão da Qualidade pode se utilizar deste recurso para deliberar ações corretivas e preventivas. Com o objetivo principal de realizar implementação eficaz da ferramenta FMEA em manufatura, este trabalho subdivide-se em 5 capítulos, aos quais, o Capitulo 2 conta a história e evolução da qualidade com o objetivo de evidenciar desde o princípio, as eras até as mudanças que a revolucionaram bem como o gerenciamento estratégico com a utilização de ferramentas de suporte ao FMEA. O Capítulo 3 tem como objetivo proporcionar conhecimentos sobre a história, principais produtos e clientes do ambiente e estrutura organizacional da Proval Luminárias. O Capítulo 4, tem o objetivo de evidenciar que para implementação faz se necessário, a priori, mapear os processos a fim de entender todas as etapas do processo produtivo, onde consequentemente é obtida uma ampla visão desde as necessidades dos clientes até o lote piloto, possibilitando a averiguação e detecção de falhas potenciais. Por fim, através do Capitulo 5 veremos um estudo de caso, um exemplo real dos modos e efeitos potenciais de falhas em manufatura de luminárias e, principalmente, o reflexo da implementação do fmea com analise dos modos e efeitos dos processos inter-relacionados, propostas de melhorias, tratativas e otimização da Manufatura.

3 3 1 FMEA O FMEA uma ferramenta gerencial que tem como objetivo analisar modos e efeitos de falhas potenciais provenientes do processo/projeto e encontrar soluções eficazes e melhorias contínuas. Suas iniciais indicam Failury Modes and Effects Analysis( análise dos modos e efeitos de falhas, podendo ser utilizado como: ferramenta (prevenção e correção), procedimento(estrutura sólida para planejamento, realização, controle e ação das etapas de manufaturas e processos inter-relacionados) ou como diário (das expectativas dos clientes até o lote piloto). Tais aspectos caracterizam o FMEA como um documento vivo,por requerer constante atualização sobre modificações. Sua funcionalidade Para atingir a eficácia do funcionamento é necessário ser planejado, elaborado e executado por uma equipe, que de modo geral tenham conhecimentos específicos, habilidades e atitudes sobre projeto, processo, modificações, melhorias, produtos e serviços para suposição de possíveis falhas antes de acontecer e preveni-las. Esse requisito é extremamente importante pois o FMEA gera custo, e se feito buscando sua eficácia, resultará em qualidade e confiabilidade. Tipos de FMEA Desde a Década de 60 surgiram dois tipos distintos e junto a eles diversos formulários e constantes atualizações para melhor implementação e conquista de objetivos. Esses dois tipos são intitulados FMEA de Projeto (DFMEA) e FMEA de Processo (PFMEA), na qual ambos são ferramentas para ações preventivas e devem ser Inter-relacionar mutuamente a fim de evitar limitações de prevenções, pois algumas falhas acontecem no processo com causa no projeto e o mesmo pode ter falhas caso colaboradores não sigam as devidas instruções. O que realmente os difere são os objetivos. Os formulários de FMEA têm como base: Um cabeçalho, composto por informações agregadas por assunto, atividades, documentos, responsáveis e data; Funções, a fim de proporcionar maior visão das especificações técnicas a serem desenvolvidas ao projeto, processo ou serviço; Modos potenciais de falhas, que definem de que maneira possa ocorrer um evento; Efeitos potenciais de falhas, que condiz às consequências do que pode acontecer do ponto de vista do cliente; Severidade, que diz respeito a gravidade das consequências em relação aos efeitos, tendo como base segurança e custo, e abrangência do grau de risco a segurança para tomadas de decisão; Causa, por sua vez indica o que pode estar acontecendo, contribuindo para ocorrer o modo potencial de falha; Ocorrência, diz respeito a frequência,

4 4 tendência de que possa ocorrer, tendo como base para calculo de NPR uma escala de 1 a 10; detecção, estima o quanto de chances os modos ou detalhes possam ser vistos e captados para não chegarem ao cliente. A consequente dessa base é a ação recomendada para abordar as ações utilizadas para prevenção, sua eficácia e grau de permanência para garantia da interação entre cliente, processo e fornecedor. Para tomada de decisão, a avaliação da equipe é extremamente importante nesta etapa, onde após ela, é feito o calculo de NPR (grau de prioridade de risco) onde se multiplica a escolha das escalas de 1 a 10 de severidade, ocorrência e detecção. Interpretação Eficaz Para uma melhor interpretação, são utilizadas ferramentas gerenciais para expandir a visão e abrangência dos problemas, com busca efetiva de causas raízes com ISHIKAWA pelos dados fornecidos pela carta CEP e definição de prioridades com gráfico de área, Pareto e Estratificação. Gestão estratégica Como os modos de falhas podem ocorrer em todas as etapas de manufatura ou tempo de vida do projeto, é necessário adotar medidas que tornem fácil o mapeamento e visualização de baixa, média e alta priorização do que possa ocorrer a fim de definir prevenção e melhoria. Com isso adotar estratégia que sequencie eliminar os modos potenciais, manter a severidade, reduzir a ocorrência e melhorar a detecção. Sua composição é feita por elementos que garantem sua eficácia em termos de especificidade e resultados em qualidade e confiabilidade, na qual são divididos em: seleção do tipo de FMEA que garanta retorno e análise de modos, causas e efeitos potenciais de falhas; adoção de uma estratégia para identificar problemas e diferencia-los por classificação e quantificação de severidade, ocorrência e detecção; priorização das tratativas aos modos de falhas; acompanhamento com ferramentas de suporte e controle estatístico a fim de complementar informações com dados realmente precisos. Mensuração Para resultados além de eficientes, é necessário investir. O retorno desse investimento é percebido por todos os envolvidos (organização e clientes) através da redução do custo de falha, pois além deste qualquer empresa pode acrescentar a sua classificação de custos os de prevenção e avaliação. O custo de prevenção está associado ao desenvolvimento e manutenção do FMEA, onde o retorno só percebido após implementação de ferramentas da qualidade.

5 5 O custo de avaliação associa-se ao monitoramento constante e periódico de medidas corretivas e se as mesmas estão sendo claramente entendidas, corretamente executadas e demonstração abstraída por todos envolvidos. De modo geral, é necessário ir além das expectativas para garantir resultados almejados. Requisito e especificação Com o planejamento e desenvolvimento com base em estratégias bottom up ou top down a classificação de modos e efeitos potenciais se torna efetiva, pois haverá o alcance das especificações de engenharia, confiabilidade, qualidade e cliente. Num mercado cada vez mais exigente e competitivo, a Proval Iluminação vê oportunidades de crescimento e expansão de seus negócios com desenvolvimento de novos produtos e melhorias dos já existentes. Os produtos referidos são luminárias dos mais variados modelos, cada qual com seu design, compostas por alumínio, componentes de fixação e componentes elétricos. Através deste estudo de caso, apresentaremos a aplicação do FMEA de Processo com suporte de ferramentas da Qualidade. Com o objetivo de reduzir altos índices de retrabalhos que chegam a 100% nos produtos realizados. Esta importante ferramenta será base para tomadas de decisões da empresa. O Processo de Conformação de Perfis é composto por diversas máquinas operatrizes, tornando mais rápido e eficiente a execução das etapas do processo. Dentre todos os problemas existentes no processo, o principal provém da máquina responsável pelo corte do perfil, que é uma policorte mecânica com dispositivo adaptado para sete modelos de perfis para ganho de tempo. 2 APLICAÇÃO A princípio, foi realizado um brainstorming junto a equipe de FMEA para definir: objetivos, metas, estratégia e prazos; o método de realização; os controles e monitoramento; e observação de externalidade. A título de exemplo, os passos estão descritos no PDCA com o objetivo de gerenciar o estudo do início ao fim. Conforme planejado, foi feita uma coleta de dados para mensurar a variação do processo quanto ao corte dos ângulos: frontal (direito e esquerdo) e lateral (direito e esquerdo). Que tem por tolerância: grau frontal 45º +/- 0,5 mm e grau lateral 90º +/- 0,5.

6 6 Em seguida, os dados foram estratificados para montagem do controle estatístico do processo. O objetivo principal foi visualizar se os produtos estão dentro da capabilidade do processo e especificidade do cliente interno. A partir dos dados coletados em tempo real no processo de conformação de perfis, será possível analisar e preencher a Tabela de PFMEA identificando as falhas potenciais. Resumo Analítico das Planilhas PFMEA Com a análise das planilhas do FMEA, encontramos as maiores possíveis falhas do processo de fabricação de luminárias. Os principais problemas resultaram nas 2 mais altas NPRs da planilha, que é a fixação da Policorte nº1 e matéria prima que abastece a Policorte nº 1. Na fixação da Policorte nº 1, temos como indicação de causa principal, a falta de um parafuso de fixação do disco de regulagem de ângulo (A), como a maior responsável de tantas peças não conformes, que resultam em retrabalhos. Decidimos imediatamente após a coleta de dados, repor o parafuso, regulando o nível do disco (C), percebe se também que o Molde intercambiável (B), de fixação das peças, em um determinado perfil fica sem apoio. Obtivemos uma melhora significativa com a fixação do disco de ângulo, que pode ser visto pela carta de controle e CEP, porém buscamos mais resultados promissores para a empresa, por esse motivo, em curto prazo, recomendamos que seja revisto o projeto do perfil de fixação, recomendamos a busca por um melhor fornecedor de matéria prima, e em longo prazo, recomendamos que seja investido no setor de corte de peças, a Policorte nº 1 que corta peças maiores, precisa ser totalmente modernizada e automatizada, como é a Policorte nº 2, como fixação dos dois lados da peça por pistões, e que seja revisto a Policorte nº 2, sobre o problema de superaquecimento do motor e sua limitação de modelo de peças e tamanho, comprometendo sua capacidade produtiva. O FMEA é uma excelente ferramenta para se analisar um processo produtivo e suas possíveis falhas, corrigindo antes mesmo dela acontecer, neste processo produtivo, encontramos duas falhas de alta gravidade, mas que não comprometiam o processo, porque não gerava refugo, apenas retrabalho, porém com a melhora dessas falhas, reduzimos o retrabalho, reduzindo custos e gerando mais resultados para a empresa. Com as informações compostas por dados concretos, pudemos analisar as planilhas do FMEA, onde encontramos as maiores falhas potenciais da manufatura de luminárias. Os principais problemas resultaram nas duas mais altas NPRs da planilha, que é a fixação da Policorte nº1, matéria prima que abastece a Policorte nº 1 e molde intercambiável.

7 7 Na fixação da Policorte nº 1, temos como indicação de causa, a falta de um parafuso de fixação do disco de regulagem de ângulo (A), como a maior responsável de tantas peças não conformes, que resultam em retrabalhos. Decidimos imediatamente após a coleta de dados, repor o parafuso, regulando o nível do disco(c). Vimos também que o molde intercambiável (B), de fixação das peças, em um determinado perfil fica sem apoio. Obtivemos uma melhora significativa com a fixação do disco de ângulo, que pode ser visto pela carta de controle (CEP). Porém, buscamos mais resultados promissores para a empresa. Por esse motivo em curto prazo, recomendamos que fosse revisto o projeto do molde de fixação, além da busca por um melhor fornecedor de matéria prima. E, a longo prazo, recomendamos investimento no setor de corte de peças, pois a Policorte nº 1 que corta peças maiores, precisa ser totalmente modernizada e automatizada, como é a Policorte nº 2, com fixação dos 2 lados da peça por pistões. E, também, a revisão da Policorte nº 2, sobre o problema de superaquecimento do motor e sua limitação de modelo de peças e tamanho, comprometendo sua capacidade produtiva. Afim de descobrir a real causa do principal problema, foi realizado uma análise dos fatos com o diagrama de Ishikawa, ao qual pudemos definir um plano de ação para as melhorias :Análise da causa: Conforme foi idetificada na máquina policorte de perfil, o ângulo esta fora do especificado e a base do disco de ângulo estava faltando um parafuso de travamento, causando erro no ângulo dos produtos. Plano de Ação: Colocar parafuso de travamento na base do disco de ângulo. (A), fazer nivelamento de Estiras com a Base Fixa da maquna (C), Regular o torque dos parafusos com 25N (A), fazermanutenção preventiva na maquina e reformar a fixação do molde intercambiavel (B). Após a implantação das medidas corretivas e preventivas no processo, é de extrema importância girar o ciclo PDCA novamente e a realização de outra coleta de dados, para os mesmos serem estratificados e feito seu controle estatístico. O intuito é o gerenciamento eficaz para verificar se os produtos estão dentro da capabilidade do processo. Tal coleta foi realizada durante cinco dias. Monitorada com Controle Estatístico e verificada a estimativa da eficiência das melhorias. Esse procedimento é chamado de nivelamento de produção, muito usado pela Toyota na busca de melhorias contínuas. Os resultados após implantação estão registrados em folhas de verificação e CEP.

8 8 CONCLUSÃO A aplicação do PFMEA proporcionou a Proval Iluminação, uma modificação em seu processo de conformação de perfis, reduzindo etapas, melhorando a qualidade do produto e diminuindo o tempo de operações como demonstrado em um novo Mapeamento de Processos. Para as organizações é constante a preocupação com custos e qualidade dos produtos e serviços que são oferecidos aos seus clientes. Por conta deste motivo, diversas ferramentas da qualidade são utilizadas de forma estratégica pelas organizações, a fim de atender requisitos que definem o momento da empresa para sobreviver no mercado cada vez mais competitivo. O FMEA se destaca entre as ferramentas pela responsabilidade de identificar, prevenir modos de falhas potenciais no processo produtivo, de toda e qualquer organização. No entanto, para o sucesso de sua aplicabilidade, é necessário um bom domínio e planejamento por parte da equipe responsável, pois como qualquer metodologia, o FMEA apresenta suas limitações. Com a aplicação do PFMEA em uma empresa fabricante de luminárias, foi possível minimizar os modos potenciais de falhas existentes no processo, e atingir os objetivos de eliminar e prevenir falhas no corte do ângulo frontal e lateral, melhorar posicionamento para corte, cortar perfis de maneira eficaz, eliminar retrabalho, aprimorar fixação do disco de ângulo e reduzir os índices de horas extras, conforme o planejamento. Foram identificadas com a aplicação do PFMEA pequenas falhas, mas que impactavam no produto final. Foram efetivamente reduzidas três etapas no processo produtivo da organização, diminuindo seu fluxo, reduzindo o tempo de fabricação de cada produto e consequentemente gerando maiores lucros para a empresa. Além disso, o estudo de caso mostra e comprova que é de extrema importância que as organizações se preocupem cada vez mais com a qualidade, manufaturabilidade e capabilidade de seus processos, para conquistarem o mercado no qual, a cada dia que passa se torna mais competitivo e exigente. Este trabalho provou de maneira muito precisa e confiável que a qualidade é característica diferencial nas empresas. E, com a aplicação da metodologia PFMEA de maneira adequada, obtém se melhor qualidade do produto ou serviço, além de redução de custos oriundos de falhas, e maiores lucros para a organização.

9 9 REFERÊNCIAS CIERCO, Agliberto Alves. et al. Gestão da Qualidade. 10 ed. FGV Editora: São Paulo, ABRANTES, José. Gestão da Qualidade. Editora Interciencia. Rio de Janeiro, PALADINI, Edson Pacheco. et al. Gestão da Qualidade. Editora Elseirer, PALADY, Paul. FMEA: Prevendo e Prevenindo Problemas Antes que Ocorram. Editora IMAM. São Paulo, AMARAL, Daniel Capaldo. et al. FMEA (Failure Model and Effect Analysis). Disponível em: < Acesso em: 17 março TOLEDO, José Carlos de; AMARAL, Daniel capaldo. FMEA - Análise do Tipo e Efeito de Falha. Disponível em: < Acesso em: 20 março 2013.

Análise do Modo de Falhas e Seus Efeitos

Análise do Modo de Falhas e Seus Efeitos F-MEA Análise do Modo de Falhas e Seus Efeitos ADPO ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO E OPERAÇÕES 1 F-MEA Failure Mode and Effects Analisys Conceito É uma metodologia analítica utilizada para garantir que problemas

Leia mais

a norma utiliza o termo PANE para expressar falha.

a norma utiliza o termo PANE para expressar falha. FMEA Prof. Andréa CONCEITO DE FMEA CONCEITO DE FMEA ABNT, na norma NBR 5462 (1994), adota a sigla originária do inglês FMEA (Failure Mode and Effects Analysis) e a traduz como sendo Análise dos Modos de

Leia mais

REDUZINDO AS QUEBRAS ATRAVÉS DA MANUTENÇÃO PROFISSIONAL

REDUZINDO AS QUEBRAS ATRAVÉS DA MANUTENÇÃO PROFISSIONAL REDUZINDO AS QUEBRAS ATRAVÉS DA MANUTENÇÃO PROFISSIONAL Luiz Rodrigo Carvalho de Souza (1) RESUMO O alto nível de competitividade exige que as empresas alcancem um nível de excelência na gestão de seus

Leia mais

FMEA - Análise do Tipo e Efeito de Falha. José Carlos de Toledo Daniel Capaldo Amaral GEPEQ Grupo de Estudos e Pesquisa em Qualidade DEP - UFSCar

FMEA - Análise do Tipo e Efeito de Falha. José Carlos de Toledo Daniel Capaldo Amaral GEPEQ Grupo de Estudos e Pesquisa em Qualidade DEP - UFSCar FMEA - Análise do Tipo e Efeito de Falha José Carlos de Toledo Daniel Capaldo Amaral GEPEQ Grupo de Estudos e Pesquisa em Qualidade DEP - UFSCar FMEA - Análise do Tipo e Efeito de Falha 1 1 Introdução

Leia mais

Gestão da Qualidade Políticas. Elementos chaves da Qualidade 19/04/2009

Gestão da Qualidade Políticas. Elementos chaves da Qualidade 19/04/2009 Gestão da Qualidade Políticas Manutenção (corretiva, preventiva, preditiva). Elementos chaves da Qualidade Total satisfação do cliente Priorizar a qualidade Melhoria contínua Participação e comprometimento

Leia mais

Introdução Visão Geral Processos de gerenciamento de qualidade. Entradas Ferramentas e Técnicas Saídas

Introdução Visão Geral Processos de gerenciamento de qualidade. Entradas Ferramentas e Técnicas Saídas Introdução Visão Geral Processos de gerenciamento de qualidade Entradas Ferramentas e Técnicas Saídas O que é qualidade? Qualidade é a adequação ao uso. É a conformidade às exigências. (ISO International

Leia mais

Abordagem de Processo: conceitos e diretrizes para sua implementação

Abordagem de Processo: conceitos e diretrizes para sua implementação QP Informe Reservado Nº 70 Maio/2007 Abordagem de Processo: conceitos e diretrizes para sua implementação Tradução para o português especialmente preparada para os Associados ao QP. Este guindance paper

Leia mais

Utilização de FMEA nos Processos de Desenvolvimento e Teste de Software

Utilização de FMEA nos Processos de Desenvolvimento e Teste de Software Utilização de FMEA nos Processos de Desenvolvimento e Teste de Software Bolívar Arthur Butzke 1, Karine Baiotto 1, Msc. Adalberto Lovato 1, Msc. Vera Lúcia Lorenset Benedetti 1 1 Sistemas de Informação

Leia mais

POLÍTICA DA QUALIDADE POLÍTICA AMBIENTAL POLÍTICA DE SEGURANÇA, SAÚDE E BEM ESTAR NO TRABALHO

POLÍTICA DA QUALIDADE POLÍTICA AMBIENTAL POLÍTICA DE SEGURANÇA, SAÚDE E BEM ESTAR NO TRABALHO POLÍTICA DA QUALIDADE POLÍTICA AMBIENTAL POLÍTICA DE SEGURANÇA, SAÚDE E BEM ESTAR NO TRABALHO Política da QUALIDADE A satisfação do cliente está na base das operações do Grupo Volvo. A Qualidade é um pré

Leia mais

GESTÃO DA QUALIDADE DE SOFTWARE Introdução

GESTÃO DA QUALIDADE DE SOFTWARE Introdução GESTÃO DA QUALIDADE DE SOFTWARE Introdução Considerações iniciais Qualidade: Grau de perfeição, de precisão, de conformidade a um certo padrão. É conceito multidimensional, isto é, o cliente avalia a qualidade

Leia mais

Disciplina: Técnicas de Racionalização de Processos Líder da Disciplina: Rosely Gaeta NOTA DE AULA 04 O PROJETO DE MELHORIA DOS PROCESSOS

Disciplina: Técnicas de Racionalização de Processos Líder da Disciplina: Rosely Gaeta NOTA DE AULA 04 O PROJETO DE MELHORIA DOS PROCESSOS Disciplina: Técnicas de Racionalização de Processos Líder da Disciplina: Rosely Gaeta NOTA DE AULA 04 O PROJETO DE MELHORIA DOS PROCESSOS 3.4 O PROJETO DE MELHORIA DE PROCESSOS 3.4.1 - CONCEITO DE PROJETO

Leia mais

SISTEMAS INTEGRADOS DE GESTÃO PAS 99:2006. Especificação de requisitos comuns de sistemas de gestão como estrutura para a integração

SISTEMAS INTEGRADOS DE GESTÃO PAS 99:2006. Especificação de requisitos comuns de sistemas de gestão como estrutura para a integração Coleção Risk Tecnologia SISTEMAS INTEGRADOS DE GESTÃO PAS 99:2006 Especificação de requisitos comuns de sistemas de gestão como estrutura para a integração RESUMO/VISÃO GERAL (visando à fusão ISO 31000

Leia mais

Planejamento Avançado da Qualidade Elementos APQP

Planejamento Avançado da Qualidade Elementos APQP Planejamento Avançado da Qualidade Elementos APQP São descritos a seguir objetivos, expectativas e requisitos relativos à documentação dos elementos individuais do APQP Status Report (ver QSV / S 296001

Leia mais

Prova de Conhecimento para Consultores de Implementação MPS.BR INSTRUÇÕES

Prova de Conhecimento para Consultores de Implementação MPS.BR INSTRUÇÕES Implementação MPS.BR 26 de maio de 2008 4 horas de duração e-mail: (DEIXAR EM BRANCO) RESULTADO: Q1 Q2 Q3 Q4 Q5 Q6 Q7 Q8 Q9 Q10 Nota INSTRUÇÕES Para a maioria das questões você tem mais de uma opção e

Leia mais

Qual a diferença entre certificação e acreditação? O que precisamos fazer para obter e manter a certificação ou acreditação?

Qual a diferença entre certificação e acreditação? O que precisamos fazer para obter e manter a certificação ou acreditação? O que é a norma ISO? Em linhas gerais, a norma ISO é o conjunto de cinco normas internacionais que traz para a empresa orientação no desenvolvimento e implementação de um Sistema de Gestão da Qualidade

Leia mais

Sistemas de Gestão Ambiental O QUE MUDOU COM A NOVA ISO 14001:2004

Sistemas de Gestão Ambiental O QUE MUDOU COM A NOVA ISO 14001:2004 QSP Informe Reservado Nº 41 Dezembro/2004 Sistemas de Gestão O QUE MUDOU COM A NOVA ISO 14001:2004 Material especialmente preparado para os Associados ao QSP. QSP Informe Reservado Nº 41 Dezembro/2004

Leia mais

Gerenciamento de Problemas

Gerenciamento de Problemas Gerenciamento de Problemas O processo de Gerenciamento de Problemas se concentra em encontrar os erros conhecidos da infra-estrutura de TI. Tudo que é realizado neste processo está voltado a: Encontrar

Leia mais

CONSULTORIA. Sistema de Gestão ISO 9001 - Lean Esquadrias

CONSULTORIA. Sistema de Gestão ISO 9001 - Lean Esquadrias CONSULTORIA Sistema de Gestão ISO 9001 - Lean Esquadrias PADRÃO DE QUALIDADE DESCRIÇÃO ISO 9001 Esse Modelo de Produto de Consultoria tem por objetivo definir e melhorar todos os processos da empresa,

Leia mais

Gerenciamento de Riscos do Projeto Eventos Adversos

Gerenciamento de Riscos do Projeto Eventos Adversos Gerenciamento de Riscos do Projeto Eventos Adversos 11. Gerenciamento de riscos do projeto PMBOK 2000 PMBOK 2004 11.1 Planejamento de gerenciamento de riscos 11.1 Planejamento de gerenciamento de riscos

Leia mais

FMEA - 4ª. EDIÇÃO (Análise dos Modos de Falha e de seus Efeitos)

FMEA - 4ª. EDIÇÃO (Análise dos Modos de Falha e de seus Efeitos) Curso e-learning FMEA - 4ª. EDIÇÃO (Análise dos Modos de Falha e de seus Efeitos) Todos os direitos de cópia reservados. Não é permitida a distribuição física ou eletrônica deste material sem a permissão

Leia mais

MASTER IN PROJECT MANAGEMENT

MASTER IN PROJECT MANAGEMENT MASTER IN PROJECT MANAGEMENT PROJETOS E COMUNICAÇÃO PROF. RICARDO SCHWACH MBA, PMP, COBIT, ITIL Atividade 1 Que modelos em gestão de projetos estão sendo adotados como referência nas organizações? Como

Leia mais

COMO APURAR OS CUSTOS DA QUALIDADE DE FORMA A AUMENTAR A LUCRATIVIDADE DA EMPRESA

COMO APURAR OS CUSTOS DA QUALIDADE DE FORMA A AUMENTAR A LUCRATIVIDADE DA EMPRESA COMO APURAR OS CUSTOS DA QUALIDADE DE FORMA A AUMENTAR A LUCRATIVIDADE DA EMPRESA Prof. Ms. Sidney E. Santana 1. Identificando os custos da qualidade Controlar a origem das receitas, produto da venda de

Leia mais

Decidir como medir cada característica. Definir as características de qualidade. Estabelecer padrões de qualidade

Decidir como medir cada característica. Definir as características de qualidade. Estabelecer padrões de qualidade Escola de Engenharia de Lorena - EEL Controle Estatístico de Processos CEP Prof. MSc. Fabrício Maciel Gomes Objetivo de um Processo Produzir um produto que satisfaça totalmente ao cliente. Conceito de

Leia mais

Processo de Implementação de um Sistema de Gestão da Qualidade

Processo de Implementação de um Sistema de Gestão da Qualidade 3 Processo de Implementação de um Sistema de Gestão da Qualidade Não existe um jeito único de se implementar um sistema da qualidade ISO 9001: 2000. No entanto, independentemente da maneira escolhida,

Leia mais

CICLO DE EVENTOS DA QUALIDADE

CICLO DE EVENTOS DA QUALIDADE Maio de 2003 CICLO DE EVENTOS DA QUALIDADE Dia 12/05/2003 Certificação e homologação de produtos, serviços e empresas do setor aeroespacial,com enfoque na qualidade Dia 13/05/2003 ISO 9001:2000 Mapeamento

Leia mais

Melhoria Contínua PDCA/SDCA e suas ferramentas 06/04/2011

Melhoria Contínua PDCA/SDCA e suas ferramentas 06/04/2011 Melhoria Contínua PDCA/SDCA e suas ferramentas 6/4/211 PRODUTIVIDADE O que é o melhoria contínua? Quando se tem o Gerenciamento da Rotina implantado temos a melhoria tipo escada sempre melhorando o resultado

Leia mais

Sistema de Gestão da Qualidade

Sistema de Gestão da Qualidade Sistema de Gestão da Qualidade Coordenadora Responsável Mara Luck Mendes, Jaguariúna, SP, mara@cnpma.embrapa.br RESUMO Em abril de 2003 foi lançado oficialmente pela Chefia da Embrapa Meio Ambiente o Cronograma

Leia mais

POLÍTICA DE SEGURANÇA POLÍTICA DA QUALIDADE POLÍTICA AMBIENTAL POLÍTICA DE SEGURANÇA, SAÚDE E BEM-ESTAR NO TRABALHO

POLÍTICA DE SEGURANÇA POLÍTICA DA QUALIDADE POLÍTICA AMBIENTAL POLÍTICA DE SEGURANÇA, SAÚDE E BEM-ESTAR NO TRABALHO POLÍTICA DE SEGURANÇA POLÍTICA DA QUALIDADE POLÍTICA AMBIENTAL POLÍTICA DE SEGURANÇA, SAÚDE E BEM-ESTAR NO TRABALHO Política de SEGURANÇA Política de SEGURANÇA A visão do Grupo Volvo é tornar-se líder

Leia mais

CHECK - LIST - ISO 9001:2000

CHECK - LIST - ISO 9001:2000 REQUISITOS ISO 9001: 2000 SIM NÃO 1.2 APLICAÇÃO A organização identificou as exclusões de itens da norma no seu manual da qualidade? As exclusões são relacionadas somente aos requisitos da sessão 7 da

Leia mais

2. Função Produção/Operação/Valor Adicionado

2. Função Produção/Operação/Valor Adicionado 2. Função Produção/Operação/Valor Adicionado Conteúdo 1. Função Produção 3. Administração da Produção 1 Bibliografia Recomenda Livro Texto: Introdução à Administração Eunice Lacava Kwasnicka - Editora

Leia mais

Sistemas de Gestão da Qualidade. Introdução. Engenharia de Produção Gestão Estratégica da Qualidade. Tema Sistemas de Gestão da Qualidade

Sistemas de Gestão da Qualidade. Introdução. Engenharia de Produção Gestão Estratégica da Qualidade. Tema Sistemas de Gestão da Qualidade Tema Sistemas de Gestão da Qualidade Projeto Curso Disciplina Tema Professor Pós-graduação Engenharia de Produção Gestão Estratégica da Qualidade Sistemas de Gestão da Qualidade Elton Ivan Schneider Introdução

Leia mais

Gerenciamento de Serviços de TI ITIL v2 Módulo 1 Conceitos básicos

Gerenciamento de Serviços de TI ITIL v2 Módulo 1 Conceitos básicos Gerenciamento de Serviços de TI ITIL v2 Módulo 1 Conceitos básicos Referência: An Introductory Overview of ITIL v2 Livros ITIL v2 Cenário de TI nas organizações Aumento da dependência da TI para alcance

Leia mais

Planejamento Estratégico de TI. Prof.: Fernando Ascani

Planejamento Estratégico de TI. Prof.: Fernando Ascani Planejamento Estratégico de TI Prof.: Fernando Ascani BI Business Intelligence A inteligência Empresarial, ou Business Intelligence, é um termo do Gartner Group. O conceito surgiu na década de 80 e descreve

Leia mais

MODELO CMM MATURIDADE DE SOFTWARE

MODELO CMM MATURIDADE DE SOFTWARE MODELO CMM MATURIDADE DE SOFTWARE O modelo CMM Capability Maturity Model foi produzido pelo SEI (Software Engineering Institute) da Universidade Carnegie Mellon (CMU), em Pittsburgh, EUA, por um grupo

Leia mais

PR 2 PROCEDIMENTO. Auditoria Interna. Revisão - 2 Página: 1 de 9

PR 2 PROCEDIMENTO. Auditoria Interna. Revisão - 2 Página: 1 de 9 Página: 1 de 9 1. OBJETIVO Estabelecer sistemática de funcionamento e aplicação das Auditorias Internas da Qualidade, fornecendo diretrizes para instruir, planejar, executar e documentar as mesmas. Este

Leia mais

Auditoria como ferramenta de gestão de fornecedores durante o desenvolvimento de produtos

Auditoria como ferramenta de gestão de fornecedores durante o desenvolvimento de produtos Auditoria como ferramenta de gestão de fornecedores durante o desenvolvimento de produtos Giovani faria Muniz (FEG Unesp) giovanifaria@directnet.com.br Jorge Muniz (FEG Unesp) jorgemuniz@feg.unesp.br Eduardo

Leia mais

A NECESSIDADE DE UMA NOVA VISÃO DO PROJETO NOS CURSOS DE ENGENHARIA CIVIL, FRENTE À NOVA REALIDADE DO SETOR EM BUSCA DA QUALIDADE

A NECESSIDADE DE UMA NOVA VISÃO DO PROJETO NOS CURSOS DE ENGENHARIA CIVIL, FRENTE À NOVA REALIDADE DO SETOR EM BUSCA DA QUALIDADE A NECESSIDADE DE UMA NOVA VISÃO DO PROJETO NOS CURSOS DE ENGENHARIA CIVIL, FRENTE À NOVA REALIDADE DO SETOR EM BUSCA DA QUALIDADE ULRICH, Helen Departamento de Engenharia de Produção - Escola de Engenharia

Leia mais

Risco na medida certa

Risco na medida certa Risco na medida certa O mercado sinaliza a necessidade de estruturas mais robustas de gerenciamento dos fatores que André Coutinho, sócio da KPMG no Brasil na área de Risk & Compliance podem ameaçar a

Leia mais

Desempenho da Fase Analítica. Fernando de Almeida Berlitz

Desempenho da Fase Analítica. Fernando de Almeida Berlitz Indicadores de Desempenho da Fase Analítica Fernando de Almeida Berlitz Ishikawa Estratégia e Medição PARA QUEM NÃO SABE PARA ONDE VAI, QUALQUER CAMINHO OS SERVE... Processos PROCESSOS Não existe um produto

Leia mais

Estratégia de Manutenção em Oficinas utilizando Caminho Critico

Estratégia de Manutenção em Oficinas utilizando Caminho Critico SEGeT Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia 1 Estratégia de Manutenção em Oficinas utilizando Caminho Critico RESUMO Entre as estratégias gerenciais em empresas de médio e grande porte existe o

Leia mais

GERENCIAMENTO DE MODIFICAÇÕES

GERENCIAMENTO DE MODIFICAÇÕES GERENCIAMENTO DE MODIFICAÇÕES 1. OBJETIVO O Gerenciamento de Modificações consiste em prover um procedimento ordenado e sistemático de análise dos possíveis riscos introduzidos por modificações, de identificação

Leia mais

CÓPIA NÃO CONTROLADA. DOCUMENTO CONTROLADO APENAS EM FORMATO ELETRÔNICO. PSQ PROCEDIMENTO DO SISTEMA DA QUALIDADE

CÓPIA NÃO CONTROLADA. DOCUMENTO CONTROLADO APENAS EM FORMATO ELETRÔNICO. PSQ PROCEDIMENTO DO SISTEMA DA QUALIDADE PSQ PROCEDIMENTO DO SISTEMA DA QUALIDADE PSQ 290.0339 - PROCEDIMENTO DO SISTEMA DA QUALIDADE APROVAÇÃO CARLOS ROBERTO KNIPPSCHILD Gerente da Qualidade e Assuntos Regulatórios Data: / / ELABORAÇÃO REVISÃO

Leia mais

ACIDENTE E INCIDENTE INVESTIGAÇÃO

ACIDENTE E INCIDENTE INVESTIGAÇÃO ACIDENTE E INCIDENTE INVESTIGAÇÃO OBJETIVOS Para definir as razões para a investigação de acidentes e incidentes. Para explicar o processo de forma eficaz a investigação de acidentes e incidentes. Para

Leia mais

SGQ 22/10/2010. Sistema de Gestão da Qualidade. Gestão da Qualidade Qualquer atividade coordenada para dirigir e controlar uma organização para:

SGQ 22/10/2010. Sistema de Gestão da Qualidade. Gestão da Qualidade Qualquer atividade coordenada para dirigir e controlar uma organização para: PARTE 2 Sistema de Gestão da Qualidade SGQ Gestão da Qualidade Qualquer atividade coordenada para dirigir e controlar uma organização para: Possibilitar a melhoria de produtos/serviços Garantir a satisfação

Leia mais

Planejamento da produção. FATEC Prof. Paulo Medeiros

Planejamento da produção. FATEC Prof. Paulo Medeiros Planejamento da produção FATEC Prof. Paulo Medeiros Planejamento da produção O sistema de produção requer a obtenção e utilização dos recursos produtivos que incluem: mão-de-obra, materiais, edifícios,

Leia mais

A importância da Manutenção de Máquina e Equipamentos

A importância da Manutenção de Máquina e Equipamentos INTRODUÇÃO A importância da manutenção em máquinas e equipamentos A manutenção de máquinas e equipamentos é importante para garantir a confiabilidade e segurança dos equipamentos, melhorar a qualidade

Leia mais

PLANEJAMENTO OPERACIONAL: RECURSOS HUMANOS E FINANÇAS MÓDULO 16

PLANEJAMENTO OPERACIONAL: RECURSOS HUMANOS E FINANÇAS MÓDULO 16 PLANEJAMENTO OPERACIONAL: RECURSOS HUMANOS E FINANÇAS MÓDULO 16 Índice 1. Orçamento Empresarial...3 2. Conceitos gerais e elementos...3 3. Sistema de orçamentos...4 4. Horizonte de planejamento e frequência

Leia mais

Pós-Graduação em Gerenciamento de Projetos práticas do PMI

Pós-Graduação em Gerenciamento de Projetos práticas do PMI Pós-Graduação em Gerenciamento de Projetos práticas do PMI Planejamento do Gerenciamento das Comunicações (10) e das Partes Interessadas (13) PLANEJAMENTO 2 PLANEJAMENTO Sem 1 Sem 2 Sem 3 Sem 4 Sem 5 ABRIL

Leia mais

FERRAMENTAS DE AVALIAÇÃO

FERRAMENTAS DE AVALIAÇÃO FERRAMENTAS DE AVALIAÇÃO Auxiliam no: controle dos processos; identificação os problemas ou desvios; objetivo de avaliar e analisar; Facilitando a tomada de decisão. Coleta de dados confiáveis: a ferramenta

Leia mais

FMEA. FMEA - Failure Mode and Effects Analysis (Análise dos Modos e Efeitos de Falha)

FMEA. FMEA - Failure Mode and Effects Analysis (Análise dos Modos e Efeitos de Falha) FMEA FMEA - Failure Mode and Effects Analysis (Análise dos Modos e Efeitos de Falha) Técnica auxiliar no projeto de sistemas, produtos, processos ou serviços. Flávio Fogliatto Confiabilidade 1 FMEA - Definição

Leia mais

Enterprise Quality Management [EQM] Excelência em Gestão da Qualidade

Enterprise Quality Management [EQM] Excelência em Gestão da Qualidade Enterprise Quality Management [EQM] Excelência em Gestão da Qualidade A Gestão da Qualidade Total, do inglês Total Quality Management - TQM é uma estratégia de administração completa que tem como objetivo

Leia mais

INSTRUMENTOS DE PLANEJAMENTO E CONTROLE FINANCEIRO

INSTRUMENTOS DE PLANEJAMENTO E CONTROLE FINANCEIRO INSTRUMENTOS DE PLANEJAMENTO E CONTROLE FINANCEIRO Sistema de informações gerenciais Sistema de informações gerencial => conjunto de subsistemas de informações que processam dados e informações para fornecer

Leia mais

Gestão por Processos. Gestão por Processos Gestão por Projetos. Metodologias Aplicadas à Gestão de Processos

Gestão por Processos. Gestão por Processos Gestão por Projetos. Metodologias Aplicadas à Gestão de Processos Gestão por Processos Gestão por Projetos Gestão por Processos Gestão de Processos de Negócio ou Business Process Management (BPM) é um modelo de administração que une gestão de negócios à tecnologia da

Leia mais

Indicadores de Desempenho do SGQ

Indicadores de Desempenho do SGQ Módulo 3: Indicadores de Desempenho do SGQ Instrutor: Henrique Pereira Indicadores de Desempenho do SGQ Partes interessadas: Quem são? Quais são suas necessidades? Como monitorar e medir os processos:

Leia mais

. evolução do conceito. Inspecção 3. Controlo da qualidade 4. Controlo da Qualidade Aula 05. Gestão da qualidade:

. evolução do conceito. Inspecção 3. Controlo da qualidade 4. Controlo da Qualidade Aula 05. Gestão da qualidade: Evolução do conceito 2 Controlo da Qualidade Aula 05 Gestão da :. evolução do conceito. gestão pela total (tqm). introdução às normas iso 9000. norma iso 9000:2000 gestão pela total garantia da controlo

Leia mais

DuPont Engineering University South America

DuPont Engineering University South America Treinamentos Práticas de Melhoria de Valor (VIP Value Improvement Practices) DuPont Engineering University South America # "$ % & "" Abordagem DuPont na Gestão de Projetos Industriais O nível de desempenho

Leia mais

Fornecendo Inteligência, para todo o mundo, a mais de 20 anos.

Fornecendo Inteligência, para todo o mundo, a mais de 20 anos. Fornecendo Inteligência, para todo o mundo, a mais de 20 anos. Fundada em 1989, a MicroStrategy é fornecedora líder Mundial de plataformas de software empresarial. A missão é fornecer as plataformas mais

Leia mais

CRIAÇÃO DA DISCIPLINA SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL NO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL

CRIAÇÃO DA DISCIPLINA SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL NO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL CRIAÇÃO DA DISCIPLINA SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL NO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL Elias S. Assayag eassayag@internext.com.br Universidade do Amazonas, Departamento de Hidráulica e Saneamento da Faculdade

Leia mais

GESTÃO DAS INFORMAÇÕES DAS ORGANIZAÇÕES MÓDULO 11

GESTÃO DAS INFORMAÇÕES DAS ORGANIZAÇÕES MÓDULO 11 GESTÃO DAS INFORMAÇÕES DAS ORGANIZAÇÕES MÓDULO 11 Índice 1. Importância do ERP para as organizações...3 2. ERP como fonte de vantagem competitiva...4 3. Desenvolvimento e implantação de sistema de informação...5

Leia mais

Gestão Ambiental. Aula 5 Prof. Pablo Bosco

Gestão Ambiental. Aula 5 Prof. Pablo Bosco Gestão Ambiental Aula 5 Prof. Pablo Bosco Proposito da aula ISO 14001 2 ISO 14001 O que é a ISO 14001? A ISO 14001 é uma Norma pertencente a família das ISO 14000 que trata de Sistema de Gestão Ambiental

Leia mais

POLÍTICA DE INVESTIMENTOS

POLÍTICA DE INVESTIMENTOS POLÍTICA DE INVESTIMENTOS Segurança nos investimentos Gestão dos recursos financeiros Equilíbrio dos planos a escolha ÍNDICE INTRODUÇÃO...3 A POLÍTICA DE INVESTIMENTOS...4 SEGMENTOS DE APLICAÇÃO...7 CONTROLE

Leia mais

Copyright Proibida Reprodução. Prof. Éder Clementino dos Santos

Copyright Proibida Reprodução. Prof. Éder Clementino dos Santos NOÇÕES DE OHSAS 18001:2007 CONCEITOS ELEMENTARES SISTEMA DE GESTÃO DE SSO OHSAS 18001:2007? FERRAMENTA ELEMENTAR CICLO DE PDCA (OHSAS 18001:2007) 4.6 ANÁLISE CRÍTICA 4.3 PLANEJAMENTO A P C D 4.5 VERIFICAÇÃO

Leia mais

PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS E PROJETOS

PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS E PROJETOS Pág.: 1/9 1. OBJETIVO Demonstrar a aplicabilidade e funcionalidade das ferramentas de Planejamento e Desenvolvimento de Produtos e Projetos bem como as tarefas e responsabilidades para a aprovação, o desenvolvimento,

Leia mais

Gestão do Conhecimento A Chave para o Sucesso Empresarial. José Renato Sátiro Santiago Jr.

Gestão do Conhecimento A Chave para o Sucesso Empresarial. José Renato Sátiro Santiago Jr. A Chave para o Sucesso Empresarial José Renato Sátiro Santiago Jr. Capítulo 1 O Novo Cenário Corporativo O cenário organizacional, sem dúvida alguma, sofreu muitas alterações nos últimos anos. Estas mudanças

Leia mais

Gestão da Qualidade. Gestão da. Qualidade

Gestão da Qualidade. Gestão da. Qualidade Gestão da Qualidade Gestão da Qualidade 1621131 - Produzido em Abril/2011 Gestão da Qualidade A Gestão da Qualidade é um modelo de mudança cultural e comportamental, através de uma liderança persistente

Leia mais

LISTA DE VERIFICAÇAO DO SISTEMA DE GESTAO DA QUALIDADE

LISTA DE VERIFICAÇAO DO SISTEMA DE GESTAO DA QUALIDADE Questionamento a alta direção: 1. Quais os objetivos e metas da organização? 2. quais os principais Produtos e/ou serviços da organização? 3. Qual o escopo da certificação? 4. qual é a Visão e Missão?

Leia mais

Módulo 2. Estrutura da norma ISO 9001:2008 Sistemas de Gestão da Qualidade Requisitos 0, 1, 2, 3 e 4/4, Exercícios

Módulo 2. Estrutura da norma ISO 9001:2008 Sistemas de Gestão da Qualidade Requisitos 0, 1, 2, 3 e 4/4, Exercícios Módulo 2 Estrutura da norma ISO 9001:2008 Sistemas de Gestão da Qualidade Requisitos 0, 1, 2, 3 e 4/4, Exercícios Norma NBR ISO 9001:2008 - Índice 0 - Introdução 1 - Escopo 2 - Referência Normativa 3 -

Leia mais

ERP Enterprise Resource Planning

ERP Enterprise Resource Planning ERP Enterprise Resource Planning Sistemas Integrados de Gestão Evolução dos SI s CRM OPERACIONAL TÁTICO OPERACIONAL ESTRATÉGICO TÁTICO ESTRATÉGICO OPERACIONAL TÁTICO ESTRATÉGICO SIT SIG SAE SAD ES EIS

Leia mais

SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL ABNT NBR ISO 14001

SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL ABNT NBR ISO 14001 SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL ABNT NBR ISO 14001 Prof. Eduardo Lucena Cavalcante de Amorim INTRODUÇÃO A norma ISO 14001 faz parte de um conjunto mais amplo de normas intitulado ISO série 14000. Este grupo

Leia mais

GESTÃO POR PROCESSOS

GESTÃO POR PROCESSOS GESTÃO POR PROCESSOS O que é um Processo: Uma série de ações que produz um resultado que agrega valor ao produto ou serviço. Gestão de Processos: Conjunto de ações sistemáticas, baseadas em fatos e dados

Leia mais

Sistemas de Indicadores de Desempenho

Sistemas de Indicadores de Desempenho Sistemas de Indicadores de Desempenho Aula 11 Profª. Ms. Eng. Aline Soares Pereira Sistemas Produtivos I Indicadores Indicadores são formas de representação quantificáveis das características de produtos

Leia mais

FATEC Cruzeiro José da Silva. Ferramenta CRM como estratégia de negócios

FATEC Cruzeiro José da Silva. Ferramenta CRM como estratégia de negócios FATEC Cruzeiro José da Silva Ferramenta CRM como estratégia de negócios Cruzeiro SP 2008 FATEC Cruzeiro José da Silva Ferramenta CRM como estratégia de negócios Projeto de trabalho de formatura como requisito

Leia mais

Material de Apoio. Sistema de Informação Gerencial (SIG)

Material de Apoio. Sistema de Informação Gerencial (SIG) Sistema de Informação Gerencial (SIG) Material de Apoio Os Sistemas de Informação Gerencial (SIG) são sistemas ou processos que fornecem as informações necessárias para gerenciar com eficácia as organizações.

Leia mais

22/02/2009. Supply Chain Management. É a integração dos processos do negócio desde o usuário final até os fornecedores originais que

22/02/2009. Supply Chain Management. É a integração dos processos do negócio desde o usuário final até os fornecedores originais que Supply Chain Management SUMÁRIO Gestão da Cadeia de Suprimentos (SCM) SCM X Logística Dinâmica Sugestões Definição Cadeia de Suprimentos É a integração dos processos do negócio desde o usuário final até

Leia mais

Política de Gerenciamento do Risco Operacional Banco Opportunity e Opportunity DTVM Março/2015

Política de Gerenciamento do Risco Operacional Banco Opportunity e Opportunity DTVM Março/2015 Política de Gerenciamento do Risco Operacional Banco Opportunity e Opportunity DTVM Março/2015 1. OBJETIVO Esta política tem como objetivo estabelecer as diretrizes necessárias para o adequado gerenciamento

Leia mais

Ambientação nos conceitos

Ambientação nos conceitos Ambientação em Gestão de Projetos Maria Lúcia Almeida Ambientação nos conceitos Gestão de áreas funcionais e gestão de projetos Qualquer um pode ser gerente de projetos? Qual a contribuição da gestão de

Leia mais

MANUAL DA QUALIDADE MQ SGQ 01-10

MANUAL DA QUALIDADE MQ SGQ 01-10 SUMÁRIO: Apresentação da ACEP 2 Missão da Empresa 3 Escopo e Justificativas de Exclusão 4 Comprometimento da Direção 5 Política da Qualidade 7 Objetivos de Qualidade 7 Fluxo de Processos 8 Organograma

Leia mais

Guia de recomendações para implementação de PLM em PME s

Guia de recomendações para implementação de PLM em PME s 1 Guia de recomendações para implementação de PLM em PME s RESUMO EXECUTIVO Este documento visa informar, de uma forma simples e prática, sobre o que é a gestão do ciclo de vida do Produto (PLM) e quais

Leia mais

SETIS- III Seminário de Tecnologia Inovação e Sustentabilidade 4 e 5 de novembro de 2014.

SETIS- III Seminário de Tecnologia Inovação e Sustentabilidade 4 e 5 de novembro de 2014. A importância da comunicação no gerenciamento de projetos de softwares: reflexões teóricas Lucas Krüger lucas_kruger-@hotmail.com Resumo: Esse artigo objetiva estudar a comunicação entre cliente e desenvolvedor

Leia mais

Serviços de Consultoria Sabre Travel Network

Serviços de Consultoria Sabre Travel Network Serviços de Consultoria Sabre Travel Network Serviços de Consultoria de Sabre Travel Network Nunca foi tão importante compreender o desempenho real dos seus negócios. E tomar conhecimento do posicionamento

Leia mais

CURSO DE FORMAÇÃO DE GESTORES EM MANUTENÇÃO DE EXCELÊNCIA

CURSO DE FORMAÇÃO DE GESTORES EM MANUTENÇÃO DE EXCELÊNCIA 2013 15 anos CURSO DE FORMAÇÃO DE GESTORES EM MANUTENÇÃO DE EXCELÊNCIA Ministrante: Sidnei Lopes Dias Realização: Gênesis Assessoria Empresarial CURSO DE FORMAÇÃO DE GESTORES EM MANUTENÇÃO DE EXCELÊNCIA

Leia mais

MANUAL DA QUALIDADE DE FORNECEDORES SULTÉCNICA INDÚSTRIA MECÂNICA LTDA

MANUAL DA QUALIDADE DE FORNECEDORES SULTÉCNICA INDÚSTRIA MECÂNICA LTDA MANUAL DA QUALIDADE DE FORNECEDORES INDÚSTRIA MECÂNICA LTDA Agosto de 2009 Revisão 05 INDICE 1. Apresentação... 03 2. Política da Qualidade e Ambiental da Sultécnica... 03 3. Expectativa para Fornecedores...

Leia mais

ISO 9000:2000 Sistemas de Gestão da Qualidade Fundamentos e Vocabulário. As Normas da família ISO 9000. As Normas da família ISO 9000

ISO 9000:2000 Sistemas de Gestão da Qualidade Fundamentos e Vocabulário. As Normas da família ISO 9000. As Normas da família ISO 9000 ISO 9000:2000 Sistemas de Gestão da Qualidade Fundamentos e Vocabulário Gestão da Qualidade 2005 1 As Normas da família ISO 9000 ISO 9000 descreve os fundamentos de sistemas de gestão da qualidade e especifica

Leia mais

ISO/IEC 12207: Gerência de Configuração

ISO/IEC 12207: Gerência de Configuração ISO/IEC 12207: Gerência de Configuração Durante o processo de desenvolvimento de um software, é produzida uma grande quantidade de itens de informação que podem ser alterados durante o processo Para que

Leia mais

Gerenciamento de Riscos em Segurança da informação. cynaracarvalho@yahoo.com.br

Gerenciamento de Riscos em Segurança da informação. cynaracarvalho@yahoo.com.br $XWDUTXLD(GXFDFLRQDOGR9DOHGR6mR)UDQFLVFR± $(96) )DFXOGDGHGH&LrQFLDV6RFLDLVH$SOLFDGDVGH3HWUROLQD± )$&$3( &XUVRGH&LrQFLDVGD&RPSXWDomR Gerenciamento de Riscos em Segurança da informação cynaracarvalho@yahoo.com.br

Leia mais

Curso de Engenharia de Produção. Manutenção dos Sistemas de Produção

Curso de Engenharia de Produção. Manutenção dos Sistemas de Produção Curso de Engenharia de Produção Manutenção dos Sistemas de Produção Introdução: Existe uma grande variedade de denominações das formas de atuação da manutenção, isto provoca certa confusão em relação aos

Leia mais

PROCEDIMENTO SISTÊMICO DA QUALIDADE

PROCEDIMENTO SISTÊMICO DA QUALIDADE 1. OBJETIVO Estabelecer, documentar, implementar, aprimorar e manter um, que assegure a conformidade com os requisitos da norma de referência. 2. CONTROLE DE DOCUMENTOS E REGISTRO 2. CONTROLE DE DOCUMENTOS

Leia mais

CONCURSO PÚBLICO ANALISTA DE SISTEMA ÊNFASE GOVERNANÇA DE TI ANALISTA DE GESTÃO RESPOSTAS ESPERADAS PRELIMINARES

CONCURSO PÚBLICO ANALISTA DE SISTEMA ÊNFASE GOVERNANÇA DE TI ANALISTA DE GESTÃO RESPOSTAS ESPERADAS PRELIMINARES CELG DISTRIBUIÇÃO S.A EDITAL N. 1/2014 CONCURSO PÚBLICO ANALISTA DE GESTÃO ANALISTA DE SISTEMA ÊNFASE GOVERNANÇA DE TI RESPOSTAS ESPERADAS PRELIMINARES O Centro de Seleção da Universidade Federal de Goiás

Leia mais

MUDANÇAS NA ISO 9001: A VERSÃO 2015

MUDANÇAS NA ISO 9001: A VERSÃO 2015 MUDANÇAS NA ISO 9001: A VERSÃO 2015 Está em andamento o processo de revisão da Norma ISO 9001: 2015, que ao ser concluído resultará na mudança mais significativa já efetuada. A chamada família ISO 9000

Leia mais

Gestão de Processos da Qualidade

Gestão de Processos da Qualidade Gestão de Processos da Qualidade WebQuest para a disciplina de Gestão de Processos e Qualidade. Curso de Pós-Graduação MBA em Gestão Estratégica de Negócios Unidade de São José dos Campos Elaborado por:

Leia mais

A SECRETARIA DE SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO, no uso de suas atribuições legais, e

A SECRETARIA DE SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO, no uso de suas atribuições legais, e PORTARIA SSST Nº 11, de 13/10/1994 "Publica a minuta do Projeto de Reformulação da Norma Regulamentadora nº 9 - Riscos Ambientais com o seguinte título: Programa de Proteção a Riscos Ambientais". A SECRETARIA

Leia mais

1 2009 CBG Centro Brasileiro de Gestão

1 2009 CBG Centro Brasileiro de Gestão 1 2009 CBG Centro Brasileiro de Gestão ISO 9001:2015 Histórico da série 2 2009 CBG Centro Brasileiro de Gestão Histórico da série REVISÕES DA SÉRIE ISO 9000 2000 2008 2015 1994 1987 3 2009 CBG Centro Brasileiro

Leia mais

Controlo da Qualidade Aula 05

Controlo da Qualidade Aula 05 Controlo da Qualidade Aula 05 Gestão da qualidade:. evolução do conceito. gestão pela qualidade total (tqm). introdução às normas iso 9000. norma iso 9001:2000 Evolução do conceito 2 gestão pela qualidade

Leia mais