FAMÍLIA: CICLOS DE VIDA, ANÁLISE DAS NECESSIDADES DE SAÚDE DAS FAMÍLIAS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "FAMÍLIA: CICLOS DE VIDA, ANÁLISE DAS NECESSIDADES DE SAÚDE DAS FAMÍLIAS"

Transcrição

1 FAMÍLIA: CICLOS DE VIDA, ANÁLISE DAS NECESSIDADES DE SAÚDE DAS FAMÍLIAS IESCS 2017

2 FAMÍLIA A importância de se compreender o indivíduo no contexto da família vem sendo reconhecida há muitos anos (Burguess, 1926). Focalizar a singularidade e a complexidade da rede relacional da família permite vislumbrar um novo quadro de família como um grupo específico em desenvolvimento, inserido em um contexto cultural também em desenvolvimento. A noção de que a família e a cultura constituem contextos essenciais para a compreensão do indivíduo em sua singularidade é claramente destacada nos artigos.

3 TIPOS DE FAMÍLIA Família nuclear, conjugal ou elementar: pai, mãe e filhos nascidos dessa união; os irmãos, filhos do mesmo pai e da mesma mãe, habitando o mesmo espaço e tendo sua união reconhecida pelos demais membros da comunidade. Família Reconstruída, Combinada ou Recombinada: existe uma nova união conjugal, com ou sem descendentes de relações anteriores, de um ou dos dois cônjuges. Família Homossexual: existe uma união conjugal entre 2 pessoas do mesmo sexo, independentemente do restante da estrutura.

4 ESTÁGIOS DE CICLO DE VIDA FAMILIAR 1. Jovens adultos solteiros saindo de casa. 2. A união no casamento: a nova família. 3. Famílias com filhos pequenos. 4. Famílias com filhos adolescentes. 5. Lançando os filhos e seguindo em frente. 6. Famílias no estágio tardio de vida.

5 INSTRUMENTOS PARA ANÁLISE DA SITUAÇÃO DE SAÚDE DA FAMÍLIA Há diferentes modalidades de cuidados que utilizam a observação e o histórico como instrumentos para coleta de dados. Quanto mais detalhada essa coleta de informações, mais eficiente será a avaliação preliminar para o diagnóstico.

6 INSTRUMENTOS PARA ANÁLISE DA SITUAÇÃO DE SAÚDE DA FAMÍLIA GENOGRAMA: É um diagrama que detalha a estrutura e o histórico familiar, fornece informações sobre os vários papéis de seus membros e das diferentes gerações. Os homens são representados por quadrados e as mulheres por círculos e cada membro é identificado pelo nome, idade e ocupação. O genograma fornece bases para a discussão e análise das interações familiares.

7 LEGENDA GENOGRAMA

8 INSTRUMENTOS PARA ASSISTÊNCIA À FAMÍLIA ECOMAPA: É um diagrama das relações entre a família e a comunidade e ajuda a avaliar os apoios e suportes disponíveis e sua utilização pela família. Os membros da família e suas idades são mostrados no centro do círculo. Os círculos externos mostram os contatos da família com a comunidade. As linhas indicam o tipo de conexão:

9 INSTRUMENTOS PARA ASSISTÊNCIA À FAMÍLIA Linhas contínuas representam ligações fortes; Linhas pontilhadas, ligações frágeis; Linhas com barras, aspectos estressantes; As setas significam energia e fluxo de recursos; Ausência de linhas significa ausência de conexão. Pode-se usar de forma combinada o genograma com o ecomapa.

10 GENOGRAMA E ECOMAPA

11 INSTRUMENTOS PARA ASSISTÊNCIA À FAMÍLIA APGAR da família: É um instrumento de avaliação destinado a refletir a satisfação de cada membro, para se avaliar o estado funcional da família.

12 INSTRUMENTOS PARA ASSISTÊNCIA À FAMÍLIA APGAR Adaptation Resolve Partneship Affection Growth

13 O QUE É MEDIDO NO APGAR? - Adaptação: Como os recursos são compartilhados ou qual o grau de satisfação do membro familiar com a atenção recebida, quando recursos familiares são necessários. - Participação: Como as decisões são compartilhadas ou qual a satisfação do membro da família com a reciprocidade da comunicação familiar e na resolução de problemas.

14 O QUE É MEDIDO NO APGAR? - Crescimento: Como a promoção do crescimento é compartilhada ou qual a satisfação do membro da família com a liberdade disponível no ambiente familiar, para a mudança de papéis e para a concretização do crescimento emocional ou amadurecimento. - Afeição: Como as experiências emocionais são compartilhadas ou qual a satisfação do membro da família com a intimidade e interação emocional no contexto familiar.

15 O QUE É MEDIDO NO APGAR? - Resolução: Como o tempo é compartilhado ou qual a satisfação do membro familiar com o compromisso que tem sido estabelecido pelos seus próprios membros. Além de repartirem seu tempo, familiares geralmente estabelecem um compromisso no compartilhamento de espaço e dinheiro.

16 QUESTIONÁRIO APGAR FAMILIAR Quase sempre Às vezes Raramente Estou satisfeito com a atenção que recebi da minha família quando algo está me incomodando. Estou satisfeito com a maneira com que minha família discute as questões de interesse comum e compartilha comigo a resolução de problemas. Sinto que minha família aceita meus desejos de iniciar novas atividades ou de realizar mudanças em meu estilo de vida. Estou satisfeito com a maneira com que minha família expressa afeição e reage em relação aos meus sentimentos de raiva, tristeza e amor. Estou satisfeito com a maneira com que eu e minha família passamos o tempo juntos

17 PONTUAÇÃO DO APGAR O paciente assinala uma das três escolhas, as quais têm a seguinte pontuação: 2 pontos para Quase sempre, 1 ponto para Às vezes, e 0 para Raramente.

18 PONTUAÇÃO DO APGAR Os pontos para cada uma das cinco questões são totalizados. Resultados: de 7 a 10: família altamente funcional; de 4 a 6: família moderadamente disfuncional; de 0 a 3: família severamente disfuncional.

19 ESCALA DE COELHO & SAVASSI

20 FOTO DA FAMÍLIA

21 HISTÓRIA DA FAMÍLIA Família composta por três membros. Theodoro, 70 anos, militar aposentado da Marinha; Olinda, 65 anos, professora de artes aposentada e Evandro, 30 anos, solteiro, jornalista. Os pais, juntamente com o filho, residem em uma casa com boas condições estruturais. Theodoro têm um irmão mais novo, de 60 anos, chamado Sebastião, cujo contato se estabelece somente por telefone. Evandro se encarrega de buscar a aposentadoria dos pais todos os meses, porém quando entrega para os pais, estes percebem que o salário sempre vem decrescido do valor inicial. O casal não possui amigos, não fazem atividades de lazer, não frequentam igreja. Frequentemente ocorrem discussões entre os pais e o filho a respeito da casa onde vivem, que o filho quer de herança.

22 QUESTÕES 1-Qual é o tipo de família descrito? 2-Qual é o estágio de ciclo de vida familiar? 3-Como deve ser representado o genograma e ecomapa da família? 4-Quais são as possíveis necessidades da família? 5-Quais ações podem ser propostas?

23 VIDEO

24 OBRIGADA

Profª Esp. Simone Mourão Abud. Abordagem: ato ou efeito de abordar Abordar: aproximar-se de; tratar de; chegar; encostar (Ferreira, 1983)

Profª Esp. Simone Mourão Abud. Abordagem: ato ou efeito de abordar Abordar: aproximar-se de; tratar de; chegar; encostar (Ferreira, 1983) Abordagem Familiar Instrumentos de Abordagem Familiar: GENOGRAMA E ECOMAPA Profª Esp. Simone Mourão Abud Abordagem: ato ou efeito de abordar Abordar: aproximar-se de; tratar de; chegar; encostar (Ferreira,

Leia mais

Médico da Família e Comunidade UBS Paulo VI Projeto Região Oeste Butantã São Paulo Fundação Faculdade de Medicina/FMUSP

Médico da Família e Comunidade UBS Paulo VI Projeto Região Oeste Butantã São Paulo Fundação Faculdade de Medicina/FMUSP AVALIAÇÃO FAMILIAR Abordagem Familiar e Instrumentos Apgar Familiar, Genograma e Ecomapa na Estratégia Saúde da Família DR. ANDRÉA LUIS C R C RAMALHO Médico da Família e Comunidade UBS Paulo VI Projeto

Leia mais

Ministério. ...Lembrai-vos do Senhor, grande e temível, e pelejai pelos vossos irmãos, vossos filhos, vossas filhas, vossa esposa e vossa casa.

Ministério. ...Lembrai-vos do Senhor, grande e temível, e pelejai pelos vossos irmãos, vossos filhos, vossas filhas, vossa esposa e vossa casa. ...Lembrai-vos do Senhor, grande e temível, e pelejai pelos vossos irmãos, vossos filhos, vossas filhas, vossa esposa e vossa casa. Neemias 4:14 Objetivo do Ministério Família: Levar pessoas a reconhecer

Leia mais

Pesquisa de opinião Você está satisfeito com a sua vida conjugal?

Pesquisa de opinião Você está satisfeito com a sua vida conjugal? Outubro, 2016 Pesquisa de opinião Você está satisfeito com a sua vida conjugal? Outubro, 2016 Introdução O Instituto do Casal realizou uma pesquisa online com 510 pessoas, entre homens e mulheres, entre

Leia mais

SERVIÇO DE PROTEÇÃO SOCIAL A ADOLESCENTES EM CUMPRIMENTO DE MEDIDA SOCIOEDUCATIVA. Plano Individual de Atendimento - P.I.A.-

SERVIÇO DE PROTEÇÃO SOCIAL A ADOLESCENTES EM CUMPRIMENTO DE MEDIDA SOCIOEDUCATIVA. Plano Individual de Atendimento - P.I.A.- SERVIÇO DE PROTEÇÃO SOCIAL A ADOLESCENTES EM CUMPRIMENTO DE MEDIDA SOCIOEDUCATIVA Plano Individual de Atendimento - P.I.A.- Objetiva potencializar a construção de um novo projeto de vida, a ser planejado

Leia mais

Cuidados paliativos com foco no cuidador: criança x cuidador

Cuidados paliativos com foco no cuidador: criança x cuidador Encontro Nacional Unimed de Assistentes Sociais Cuidados paliativos com foco no cuidador: criança x cuidador Elaine de Freitas Assistente Social Instituto da Criança - HCFMUSP Família A família, desde

Leia mais

Integralidade do Cuidado em Saúde I. Profª Drª Ana Carolina Guidorizzi Zanetti DEPCH/EERP- USP

Integralidade do Cuidado em Saúde I. Profª Drª Ana Carolina Guidorizzi Zanetti DEPCH/EERP- USP Integralidade do Cuidado em Saúde I Profª Drª Ana Carolina Guidorizzi Zanetti DEPCH/EERP- USP Plano de aula Primeiro momento apresentação Apresentação da família contemporânea e instrumentos para avaliação

Leia mais

INSTRUMENTOS PARA COMPREENSÃO DA FAMÍLIA

INSTRUMENTOS PARA COMPREENSÃO DA FAMÍLIA INSTRUMENTOS PARA COMPREENSÃO DA FAMÍLIA BARBOSA, Ana Maria Giusti Faculdade Santa Lúcia Instituto Superior de Ciências Aplicadas - Limeira Faculdades Integradas Maria Imaculada - Piracicaba anagiust@terra.com.br

Leia mais

05 de maio: Dia da Mãe

05 de maio: Dia da Mãe 03 de maio 2013 05 de maio: Dia da Mãe O retrato da Mãe que vive com os filhos A idade das Mães ao nascimento do primeiro filho tem vindo a aumentar. Em 2001 era-se Mãe pela primeira vez aos 26,8 anos.

Leia mais

O Perfil do Pai que vive com os filhos

O Perfil do Pai que vive com os filhos 19 de março: Dia do Pai 18 de março 2013 O Perfil do Pai que vive com os filhos Em Portugal, 1 631 376 Pais vivem com filhos/as. A idade média dos Pais é de 47,1 anos. Na sua maioria são casados e vivem,

Leia mais

TÍTULO: CARACTERIZAÇÃO DA REDE SOCIAL E COMPOSIÇÃO FAMILIAR DE BEBÊS DE ALTO RISCO NA APLICAÇÃO DE GENOGRAMA E ECOMAPA

TÍTULO: CARACTERIZAÇÃO DA REDE SOCIAL E COMPOSIÇÃO FAMILIAR DE BEBÊS DE ALTO RISCO NA APLICAÇÃO DE GENOGRAMA E ECOMAPA TÍTULO: CARACTERIZAÇÃO DA REDE SOCIAL E COMPOSIÇÃO FAMILIAR DE BEBÊS DE ALTO RISCO NA APLICAÇÃO DE GENOGRAMA E ECOMAPA CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE SUBÁREA: ENFERMAGEM INSTITUIÇÃO:

Leia mais

O IDOSO COMO CUIDADOR: UMA NOVA PERSPECTIVA DE CUIDADO DOMICILIAR

O IDOSO COMO CUIDADOR: UMA NOVA PERSPECTIVA DE CUIDADO DOMICILIAR O IDOSO COMO CUIDADOR: UMA NOVA PERSPECTIVA DE CUIDADO DOMICILIAR João Paulo Fernandes Macedo (UFC dalijoao@gmail.com) INTRODUÇÃO:As famílias brasileiras estão passando por mudanças estruturais, sociais

Leia mais

A família representa o espaço de socialização, de busca coletiva de estratégias de sobrevivência, local para o exercício da cidadania, possibilidade p

A família representa o espaço de socialização, de busca coletiva de estratégias de sobrevivência, local para o exercício da cidadania, possibilidade p , famílias A família representa o espaço de socialização, de busca coletiva de estratégias de sobrevivência, local para o exercício da cidadania, possibilidade para o desenvolvimento individual e grupal

Leia mais

Avaliando os vínculos externos

Avaliando os vínculos externos Módulo 2 Avaliando os vínculos Conteúdo SESSÃO 1 Avaliando os vínculos 54 53 Módulo 2 Sessão 1 Avaliando os vínculos As áreas chaves ligadas aos vínculos são: Relacionamentos com outras organizações Defesa

Leia mais

1º REVEZAMENTO TEMÁTICO NA E.B.Q. JANEIRO E FEVEREIRO DE 2013 TEMA: ORIENTAÇÃO FAMILIAR

1º REVEZAMENTO TEMÁTICO NA E.B.Q. JANEIRO E FEVEREIRO DE 2013 TEMA: ORIENTAÇÃO FAMILIAR 1º REVEZAMENTO TEMÁTICO NA E.B.Q. JANEIRO E FEVEREIRO DE 2013 TEMA: ORIENTAÇÃO FAMILIAR PROFESSORES: Davi Mendes e Cristiane Marinho FAMÍLIA ¹Família 1. Conjunto de pessoas do mesmo sangue. 2. Conjunto

Leia mais

Redes sociais, afectos e pessoas idosas

Redes sociais, afectos e pessoas idosas Redes sociais, afectos e pessoas idosas António M. Fonseca afonseca@porto.ucp.pt CONVERSAS DE FIM DE TARDE VISEU, 29 JUNHO 2012 Uma vida mais longa A esperança média de vida tem aumentado de forma dramática:

Leia mais

Identidade Familiar em (Re)construção: Um percurso sentido. Autores: Philippe Botas; Luiz Miguel Santiago; Paula Miranda

Identidade Familiar em (Re)construção: Um percurso sentido. Autores: Philippe Botas; Luiz Miguel Santiago; Paula Miranda Identidade Familiar em (Re)construção: Um percurso sentido Autores: Philippe Botas; Luiz Miguel Santiago; Paula Miranda Enquadramento Identidade Quem sou Eu Construção dinâmica da unidade da consciência

Leia mais

As questões seguintes relacionam-se com a sua ligação ao sítio onde vive (indique com X onde vive: Baía de Luanda Laguna de Mussulo ).

As questões seguintes relacionam-se com a sua ligação ao sítio onde vive (indique com X onde vive: Baía de Luanda Laguna de Mussulo ). Somos investigadores do Instituto Nacional de Investigação Pesqueira e Marinha, da Universidade Agostinho Neto e da Universidade do Algarve (Portugal) e estamos a realizar um estudo sobre riscos ambientais

Leia mais

O Impacto Psicossocial do Cancro na Família

O Impacto Psicossocial do Cancro na Família O Impacto Psicossocial do Cancro na Família Maria de Jesus Moura Psicóloga Clínica Unidade de Psicologia IPO Lisboa ATÉ MEADOS DO SEC.XIX Cancro=Morte PROGRESSOS DA MEDICINA CURA ALTERAÇÃO DO DIAGNÓSTICO

Leia mais

ACOMPANHAMENTO PSICOSSOCIAL DE CRIANÇAS E JOVENS DIABÉTICOS

ACOMPANHAMENTO PSICOSSOCIAL DE CRIANÇAS E JOVENS DIABÉTICOS ACOMPANHAMENTO PSICOSSOCIAL DE CRIANÇAS E JOVENS DIABÉTICOS ACES Porto Oriental / Centro de Saúde de Campanhã Emília Aparício, Assistente Social Cristina Campos, Psicóloga INTRODUÇÃO Desde 2007, o Serviço

Leia mais

O novo papel da família

O novo papel da família conceito O termo família é derivado do latim famulus, que significa escravo doméstico. Este termo foi criado na Roma Antiga para designar um novo grupo social que surgiu entre as tribos latinas, ao serem

Leia mais

Relação de alunos com documentação faltante - Edital 37/ Auxílios Estudantis Cópia dos 3 últimos extratos bancários do estudante

Relação de alunos com documentação faltante - Edital 37/ Auxílios Estudantis Cópia dos 3 últimos extratos bancários do estudante Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul Campus Farroupilha Relação de alunos com documentação faltante

Leia mais

Profa. Cybele Ramalho

Profa. Cybele Ramalho Cursos de Formação em Psicodrama Profa. Cybele Ramalho Definição de átomo social Para Jacob Levy Moreno, o átomo social é considerado a menor unidade funcional dentro de um grupo social: consiste nas ligações

Leia mais

EDITORIAL. v. 6, n.1, p. 1-24, jan./jun Revision, v. 1, p , 1998.

EDITORIAL. v. 6, n.1, p. 1-24, jan./jun Revision, v. 1, p , 1998. EDITORIAL Família é um termo muito utilizado, mas difícil de captar em toda a sua complexidade. Nos estudos de família há limitações, tanto no aspecto teórico quanto na perspectiva empírica, em relação

Leia mais

Modelo Dinâmico de Avaliação e Intervenção Familiar: Uma acção transformativa em Cuidados de Saúde Primários

Modelo Dinâmico de Avaliação e Intervenção Familiar: Uma acção transformativa em Cuidados de Saúde Primários Modelo Dinâmico de Avaliação e Intervenção Familiar: Uma acção transformativa em Cuidados de Saúde Primários Modelo Dinâmico de Avaliação e Intervenção Familiar: Matriz da Estrutura Operativa Dimensão

Leia mais

diagnóstico e impactos sociais e económicos Resultados preliminares

diagnóstico e impactos sociais e económicos Resultados preliminares A QUALIDADE DE VIDA DAS FAMÍLIAS COM CRIANÇAS E JOVENS COM PERTURBAÇÕES DO ESPECTRO DO AUTISMO EM PORTUGAL: diagnóstico e impactos sociais e económicos Resultados preliminares Fundação Calouste Gulbenkian

Leia mais

Os homens criaram deuses a sua imagem e semelhança. A verdade é que nós fomos criados a imagem e semelhança do único e verdadeiro Deus.

Os homens criaram deuses a sua imagem e semelhança. A verdade é que nós fomos criados a imagem e semelhança do único e verdadeiro Deus. Introdução Os homens criaram deuses a sua imagem e semelhança. A verdade é que nós fomos criados a imagem e semelhança do único e verdadeiro Deus. O Único e Verdadeiro Deus é Deus Triúno. Uma referência

Leia mais

Proposta de Redação Tema: A honestidade é um valor

Proposta de Redação Tema: A honestidade é um valor Proposta de Redação Tema: A honestidade é um valor Tema central: Reportagem: valores sociais Produção de texto Introdução: A palavra é o meio de que cada um de nós se utiliza para dizer do outro, para

Leia mais

INSTRUMENTOS DE ABORDAGEM FAMILIAR. Medicina Integral Medicina de Família

INSTRUMENTOS DE ABORDAGEM FAMILIAR. Medicina Integral Medicina de Família INSTRUMENTOS DE ABORDAGEM FAMILIAR Medicina Integral Medicina de Família Genograma ou Familiograma Resumir em uma página grande número de informações sobre a família Inclui o passado hereditário da família

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO FACULDADE DE ENFERMAGEM MESTRADO EM ENFERMAGEM ANEXO III

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO FACULDADE DE ENFERMAGEM MESTRADO EM ENFERMAGEM ANEXO III ANEXO III LEIA COM ATENÇÃO! O programa Bolsa Pós-Graduação destina-se aos candidatos de baixa condição socioeconômica que se encontram aprovados no processo seletivo e matriculados no curso de Pós Graduação

Leia mais

EMPRETEC FORMULÁRIO DE PRÉ-INSCRIÇÃO NOME: ENTREVISTADO EM: / / ÀS H TELEFONE PARA CONTATO: OBS:

EMPRETEC FORMULÁRIO DE PRÉ-INSCRIÇÃO NOME: ENTREVISTADO EM: / / ÀS H TELEFONE PARA CONTATO: OBS: EMPRETEC FORMULÁRIO DE PRÉ-INSCRIÇÃO NOME: ENTREVISTADO EM: / / ÀS H TELEFONE PARA CONTATO: PONTUAÇÃO: OBS: EMPRETEC FICHA DE PRÉ-INSCRIÇÃO Data: / / Cidade: 1) Nome Completo (legível e sem abreviaturas):

Leia mais

Estatísticas do Registro Civil Data 17 / 12 / 2012

Estatísticas do Registro Civil Data 17 / 12 / 2012 Estatísticas do Registro Civil 2011 Data 17 / 12 / 2012 Em 2011, o total de registros foi 2,0% maior que em 2010, indicando a melhoria da cobertura do registro civil de nascimento no País. Houve acréscimo

Leia mais

CLAUDIA PEDRAL TERAPEUTA OCUPACIONAL AGOSTO/12

CLAUDIA PEDRAL TERAPEUTA OCUPACIONAL AGOSTO/12 CLAUDIA PEDRAL TERAPEUTA OCUPACIONAL AGOSTO/12 Família, família Papai, mamãe, titia, Família, família Almoça junto todo dia, Nunca perde essa mania Mas quando a filha quer fugir de casa Precisa descolar

Leia mais

FUMO EM LOCAIS FECHADOS - II. Novembro/ 2007

FUMO EM LOCAIS FECHADOS - II. Novembro/ 2007 FUMO EM LOCAIS FECHADOS - II Novembro/ 2007 2 Índice Objetivo Metodologia Principais resultados Hábitos de lazer e de fumar O fumo em locais fechados Alteração da lei do fumo em locais fechados Perfil

Leia mais

Diana Mafalda Tavares e Pinho. Questionário. Conhecimentos dos Pais acerca das capacidades sensoriais do recém-nascido. Faculdade de Ciências da Saúde

Diana Mafalda Tavares e Pinho. Questionário. Conhecimentos dos Pais acerca das capacidades sensoriais do recém-nascido. Faculdade de Ciências da Saúde Diana Mafalda Tavares e Pinho Questionário Conhecimentos dos Pais acerca das capacidades sensoriais do recém-nascido Faculdade de Ciências da Saúde Universidade Fernando Pessoa Porto, 2009 Nota introdutória

Leia mais

1.1 Os temas e as questões de pesquisa. Introdução

1.1 Os temas e as questões de pesquisa. Introdução 1 Introdução Um estudo de doutorado é, a meu ver, um caso de amor, e em minha vida sempre houve duas grandes paixões imagens e palavras. Escolhi iniciar minha tese com o poema apresentado na epígrafe porque

Leia mais

Pastoreando a Família Pastoral - cuidado com os/as filhos/as. Rev. Marcos Antonio Garcia

Pastoreando a Família Pastoral - cuidado com os/as filhos/as. Rev. Marcos Antonio Garcia Pastoreando a Família Pastoral - cuidado com os/as filhos/as. Rev. Marcos Antonio Garcia Ementa: A família está no coração de Deus como parte do seu projeto. Pastores e Pastoras investem grande parte do

Leia mais

Microtendências VA L ERI A R B ERTONCELO

Microtendências VA L ERI A R B ERTONCELO ES T UDOS DO FUTURO, I NOVAÇÃO E S USTENTABI LIDADE VA L ERI A R B ERTONCELO Sobre o autor Mark J Penn Especialista em pesquisas de opinião política dos Estados Unidos. Fez estudo sobre 75 pequenas mudanças

Leia mais

PSICOPATOLOGIA INDIVIDUAL E SUA REPERCUSSÃO NA FAMÍLIA. CICLO VITAL E SUA DEMANDAS SEGREDOS NO CICLO VITAL DA FAMÍLIA

PSICOPATOLOGIA INDIVIDUAL E SUA REPERCUSSÃO NA FAMÍLIA. CICLO VITAL E SUA DEMANDAS SEGREDOS NO CICLO VITAL DA FAMÍLIA PSICOPATOLOGIA INDIVIDUAL E SUA REPERCUSSÃO NA FAMÍLIA. CICLO VITAL E SUA DEMANDAS SEGREDOS NO CICLO VITAL DA FAMÍLIA Rosane Trapaga Psicóloga Clínica Doutora em Psicologia rosanetrapaga@gmail.com 21.990556319

Leia mais

PLANEJAMENTO 2º ANO ENSINO FUNDAMENTAL I

PLANEJAMENTO 2º ANO ENSINO FUNDAMENTAL I PLANEJAMENTO 2º ANO ENSINO FUNDAMENTAL I MÓDULO TEMAS CONTEÚDO CONCEITUAL QUANTIDADE DE AULAS DESCOBRINDO A SI MESMO A importância dos nomes Estou mudando Em prosa e verso Descobrir a si mesmo e compreender

Leia mais

Inteligência Emocional nos Relacionamentos Amorosos.

Inteligência Emocional nos Relacionamentos Amorosos. Psicóloga pela Universidade Federal de Uberlândia 2010; Formação em Hipnose e terapia Ericksoniana pelo Instituto Milton Erickson de Belo Horizonte - 2013; Pós Graduação / Especialização em Análise Transacional

Leia mais

Leia com calma as questões e responda com carinho, fazendo pausas até a conclusão, se achar necessário.

Leia com calma as questões e responda com carinho, fazendo pausas até a conclusão, se achar necessário. Questionário FIS - Felicidade Interna Sustentável CARACTERIZAÇÃO DA AMOSTRA Idade Sexo ( )M ( )F Grau de Instrução ( )Básico ( )Médio ( )Universitário ( )Especialização ( )Mestrado ( )Doutorado ( )Outros

Leia mais

Jogo patológico e família. Proposta de um modelo sistémico integrador. Diana Cunha & Ana Paula Relvas

Jogo patológico e família. Proposta de um modelo sistémico integrador. Diana Cunha & Ana Paula Relvas Jogo patológico e família. Proposta de um modelo sistémico integrador Diana Cunha & Ana Paula Relvas Enquadramento (I) Modelo teórico (em avaliação empírica) Base: revisão da literatura 2 Passos de pesquisa

Leia mais

O PPP é o documento que afirma a visão sobre educação da escola, como ela reconhece sua missão, qual sua identidade, seus valores.

O PPP é o documento que afirma a visão sobre educação da escola, como ela reconhece sua missão, qual sua identidade, seus valores. O PPP é o documento que afirma a visão sobre educação da escola, como ela reconhece sua missão, qual sua identidade, seus valores. Como documento, é produto, mas resultado de um processo de construção

Leia mais

Pesquisa Qualidade de vida 2013 Fase: 3/3

Pesquisa Qualidade de vida 2013 Fase: 3/3 Pesquisa Qualidade de vida 2013 Fase: 3/3 A pesquisa de qualidade de vida na cidade de Ribeirão Preto, organizada pela ACIRP e pela Fundace teve início em 2009. Inspirada em projetos já desenvolvidos em

Leia mais

Anexo I. Modelo circumplexo dos sistemas conjugal e familiar

Anexo I. Modelo circumplexo dos sistemas conjugal e familiar Anexos Anexo I Modelo circumplexo dos sistemas conjugal e familiar Anexo II Questionário variáveis sócio-demográficas Anexo III Folha de rosto apresentada às famílias respondentes, junto com os questionários

Leia mais

Exmo(a). Sr(a), A equipa, Ana Charraz, Bruna Borbinhas, Rute Bento

Exmo(a). Sr(a), A equipa, Ana Charraz, Bruna Borbinhas, Rute Bento Anexo A sei sei Exmo(a). Sr(a), No âmbito de um projeto de investigação do Departamento de Psicologia e do Mestrado em Psicologia do Trabalho e das Organizações da Universidade de Évora, está a ser realizado

Leia mais

ATENDIMENTO DE CASAIS

ATENDIMENTO DE CASAIS ATENDIMENTO DE CASAIS ÁREA DA INTERVENÇÃO PSICOTERÁPICA PROPOSTA DE AJUDA A PERCEIROS NO ENFRENTAMENTO DOS PROBLEMAS DE RELACIONAMENTO ENTRE ELES E SUAS DIFICULDADES PESSOAIS NECESSÁRIO EXAMINAR TODA SUA

Leia mais

Considerações Finais

Considerações Finais 98 Considerações Finais A mulher contemporânea foi construída a partir de rupturas com o silêncio, com a invisibilidade e submissão, que definiram o feminino ao longo dos séculos. Apesar de a maioria dos

Leia mais

Metodologia de Elaboração de Projeto Arquitetônico

Metodologia de Elaboração de Projeto Arquitetônico Metodologia de Elaboração de Projeto Arquitetônico O processo de projetar na Arquitetura É representado por uma progressão, que parte de um ponto inicial O PROBLEMA e evolui em direção a uma proposta A

Leia mais

A Importância dos Cuidados com o Cuidador. Lívia Kondrat

A Importância dos Cuidados com o Cuidador. Lívia Kondrat A Importância dos Cuidados com o Cuidador Lívia Kondrat ABRALE 22 de Julho de 2011 CÂNCER é uma doença crônica; possui tratamentos com possibilidade de cura; traz consigo estigmas; está cercada por mitos,

Leia mais

Assessoria da Área Pedagógica

Assessoria da Área Pedagógica Assessoria da Área Pedagógica Jane Carla Claudino Tosin jtosin@positivo.com.br 0800 725 3536 Ramal 1171 Imagem: http://escolakids.uol.com.br/dia-das-comunicacoes.htm acesso em 04/05/2016 Educação humanizada

Leia mais

FICHA DE AVALIAÇÃO SOCIOECONÔMICA: PROGRAMA RESIDENCIA UNIVERSITÁRIA DA URCA

FICHA DE AVALIAÇÃO SOCIOECONÔMICA: PROGRAMA RESIDENCIA UNIVERSITÁRIA DA URCA PRÓ-REITORIA DE ASSUNTOS ESTUDANTIS FICHA DE AVALIAÇÃO SOCIOECONÔMICA: PROGRAMA RESIDENCIA UNIVERSITÁRIA DA URCA FICHA DE AVALIAÇÃO SOCIOECONÔMICA: PROGRAMA RESIDENCIA UNIVERSITÁRIA DA URCA I - IDENTIFICAÇÃO

Leia mais

1 Computação (2.º Semestre): Documentos para consulta no exame N.º. Nome completo: Curso: Foto:

1 Computação (2.º Semestre): Documentos para consulta no exame N.º. Nome completo: Curso: Foto: 1 N.º Nome completo: Curso: Foto: 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60

Leia mais

A REVOLUÇÃO DOS SERVIÇOS

A REVOLUÇÃO DOS SERVIÇOS Unidade 2 A REVOLUÇÃO DOS Prof. Unadma Matias Referência bibliográfica: ALBRECHT, Karl. Revolução nos serviços: como as empresas podem revolucionar a maneira de tratar os seus clientes. São Paulo, ed.

Leia mais

INSTRUMENTOS UTILIZADOS

INSTRUMENTOS UTILIZADOS ANEXOS A. INSTRUMENTOS UTILIZADOS INSTRUÇÕES DE PREENCHIMENTO Nas páginas que se seguem vai encontrar um conjunto de oito questionários. Ao longo dos diferentes questionários encontrará todas as instruções

Leia mais

Estrutura familiar e dinâmica social

Estrutura familiar e dinâmica social Estrutura familiar e dinâmica social Introdução Neste trabalho pretendendo tratar minuciosamente sobre o conceito e relevância social do parentesco; a família enquanto grupo específico e diferenciado de

Leia mais

O Direito de Adoptar?

O Direito de Adoptar? Direito da Igualdade Social 2010 2011 O Direito de Adoptar? A adopção por casais homossexuais Andreia Engenheiro Nº 2068 1. Família Tem influência de factores: - Religiosos; - Económicos; - Socio-culturais.

Leia mais

Desenho de Esquemas Eletrónicos com Simbologia de Componentes

Desenho de Esquemas Eletrónicos com Simbologia de Componentes Instituto Superior de Transportes e Comunicações Desenho Esquemático Desenho de Esquemas Eletrónicos com Simbologia de Componentes Turmas: I13 e I14 DOCENTE: Emírcio Vieira Introdução (1/2) São considerados

Leia mais

Relatório de Genealogia para ROBERTO CARLOS BRAGA

Relatório de Genealogia para ROBERTO CARLOS BRAGA Relatório de Genealogia para ROBERTO CARLOS BRAGA Criado em em 11 de julho de 2010 "The Complete Genealogy Reporter" 2006-2010 Nigel Bufton Software under license to MyHeritage Family Tree Builder CONTEúDO

Leia mais

Evolução das Estruturas Domésticas em Portugal: de 1960 a 2011

Evolução das Estruturas Domésticas em Portugal: de 1960 a 2011 1 Evolução das Estruturas Domésticas em Portugal: de 1960 a 2011 Karin Wall, Vanessa Cunha, Vasco Ramos OFAP/ICS-ULisboa 2 Em análise: 4 grandes questões 1) Tipos de família em Portugal hoje e como mudaram

Leia mais

Tânia tempo (minutos)

Tânia tempo (minutos) PROVA DE FÍSICA 1 QUESTÃO 9 Ângela e Tânia iniciam, juntas, um passeio de bicicleta em torno de uma lagoa. Neste gráfico, está registrada a distância que cada uma delas percorre, em função do tempo: 2

Leia mais

DADOS DEMOGRÁFICOS: Favor complete os dados à seguir, para que possamos conhecer um pouco sobre você e sobre sua relação com o paciente.

DADOS DEMOGRÁFICOS: Favor complete os dados à seguir, para que possamos conhecer um pouco sobre você e sobre sua relação com o paciente. Numero de identificação: : local no pac. Satisfação da família com os cuidados na Unidade de Terapia Intensiva FS-ICU (34) Como vocês estão indo? Suas opiniões sobre a estadia recente de seu familiar na

Leia mais

Rastreamento da depressão perinatal

Rastreamento da depressão perinatal Comitê de Prática Obstétrica Trata-se de documento elaborado pelo comitê americano de Obstetrícia com o objetivo de melhorar o rastreamento da depressão perinatal. Rastreamento da depressão perinatal A

Leia mais

Modelo de Arquivo para diagramação dos livros do Edital Novos Talentos

Modelo de Arquivo para diagramação dos livros do Edital Novos Talentos Falsa-Folha de Rosto A página 01 do livro, conterá apenas o título do livro e seu subtítulo (se houver). 3 Folha de Rosto A página 03 do livro, conterá o nome completo do autor, o título do livro e seu

Leia mais

Tópicos da Aula. Alguns Diagramas UML. Diagramas Principais. Diagramas de Interação: Sequência e Colaboração. Tipos de Diagramas de Interação

Tópicos da Aula. Alguns Diagramas UML. Diagramas Principais. Diagramas de Interação: Sequência e Colaboração. Tipos de Diagramas de Interação Engenharia de Software Aula 10 Tópicos da Aula Diagramas de Interação: Sequência e Colaboração Eduardo Figueiredo http://www.dcc.ufmg.br/~figueiredo dcc603@gmail.com 09 Abril 2012 Alguns Diagramas UML

Leia mais

Papa Francisco e Sínodo dos Bispos

Papa Francisco e Sínodo dos Bispos Papa Francisco e Sínodo dos Bispos Pastoral Juvenil Diocese de Jales QUESTIONÁRIO DIOCESANO PASTORAL JUVENIL: Os Jovens, a fé e o discernimento vocacional A Finalidade deste questionário é auxiliar a Coordenação

Leia mais

Etnografia Virtual ou Netnografia

Etnografia Virtual ou Netnografia Etnografia Virtual ou Netnografia A etnografia é uma metodologia de pesquisa originária da antropologia cuja origem remonta-se a fins de século XIX; Pode ser definida como estudo cultural através de uma

Leia mais

PRÉ-NATAL DE ALTO RISCO

PRÉ-NATAL DE ALTO RISCO Procedimento Operacional Padrão (POP) SERVIÇO DE PSICOLOGIA POP nº 09 PSI/HU Hospital Universitário Prof. Polydoro Ernani de São Thiago da Universidade Federal de Santa Catarina PRÉ-NATAL DE ALTO RISCO

Leia mais

Pesquisa Como a endometriose afeta a vida da mulher brasileira

Pesquisa Como a endometriose afeta a vida da mulher brasileira Pesquisa Como a endometriose afeta a vida da mulher brasileira REALIZADA POR: DR. EDVALDO CAVALCANTE GINECOLOGISTA, OBSTETRA E CIRURGIÃO GINECOLÓGICO GAPENDI GRUPO DE APOIO ÀS PORTADORAS DE ENDOMETRIOSE

Leia mais

REFORMA DA PREVIDÊNCIA análise da PEC 287/2016 no RGPS

REFORMA DA PREVIDÊNCIA análise da PEC 287/2016 no RGPS REFORMA DA PREVIDÊNCIA análise da PEC 287/2016 no RGPS Fábio Souza fabio@idsamericalatina.com.br abril/2017 4 PONTOS ESSENCIAIS DA REFORMA Igualdade formal Aplicabilidade imediata Idade mínima Redução

Leia mais

ANEXOS INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES

ANEXOS INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES ANEXOS INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES 1 METODOLOGIA DA PESQUISA Na qualitativa, foram realizadas 16 entrevistas distribuídas nas duas principais metrópoles: São Paulo e Rio de Janeiro (oito entrevistas em

Leia mais

Histórico de Vida (Anamnese)

Histórico de Vida (Anamnese) Histórico de Vida (Anamnese) Dados Gerais Nome Sexo: o M / o F Idade: Escolaridade: Endereço: Telefone(s) para contato: Profissão: Encaminhado por: Reside com (nome, grau de parentesco/ligação e idade):

Leia mais

RELAÇÃO DE DOCUMENTOS PARA COMPROVAÇÃO DE DADOS DO CANDIDATO, DO FIADOR E DOS MEMBROS DO GRUPO FAMILIAR.

RELAÇÃO DE DOCUMENTOS PARA COMPROVAÇÃO DE DADOS DO CANDIDATO, DO FIADOR E DOS MEMBROS DO GRUPO FAMILIAR. RELAÇÃO DE DOCUMENTOS PARA COMPROVAÇÃO DE DADOS DO CANDIDATO, DO FIADOR E DOS MEMBROS DO GRUPO FAMILIAR. Documentos de Identificação: - Carteira de Identidade ou Carteira Nacional de Habilitação, no prazo

Leia mais

UNIVERSIDADE MINHO Escola de Psicologia Campus de Gualtar Braga. Questionário de Stress Ocupacional Versão Geral (QSO-VG)

UNIVERSIDADE MINHO Escola de Psicologia Campus de Gualtar Braga. Questionário de Stress Ocupacional Versão Geral (QSO-VG) UNIVERSIDADE MINHO Escola de Psicologia Campus de Gualtar 7-57 Braga Questionário de Stress Ocupacional Versão Geral (QSO-VG) Rui Gomes (rgomes@psi.uminho.pt) () Grupo de investigação www.ardh-gi.com Rui

Leia mais

UML (Linguagem unificada de modelagem)

UML (Linguagem unificada de modelagem) UML (Linguagem unificada de modelagem) Modelo de Casos de Uso -> descritos através de Diagramas de Caso de uso Determinação dos usos que o sistema terá (requisitos funcionais) captura os usos ou aplicações

Leia mais

Modelo de Arquivo para diagramação dos Livros do Edital 2011

Modelo de Arquivo para diagramação dos Livros do Edital 2011 Falsa-Folha de Rosto A página 01 do livro, conterá apenas o título do livro e seu subtítulo (se houver). 3 Folha de Rosto A página 03 do livro, conterá o nome completo do autor, o título do livro e seu

Leia mais

TESTE DAS 5 LINGUAGENS DE AMOR

TESTE DAS 5 LINGUAGENS DE AMOR TESTE DAS 5 LINGUAGENS DE AMOR Livro 5 Linguagens do Amor Prepare o perfil quando estiver relaxado e sem pressão de tempo. Depois de fazer suas escolhas, volte e conte o número de vezes que marcou cada

Leia mais

Questionário. Satisfação para. Alunos. Ano letivo de 2015/2016

Questionário. Satisfação para. Alunos. Ano letivo de 2015/2016 Questionário de Satisfação para Alunos Ano letivo de 2015/2016 1. Resultado dos questionários Questionário de Satisfação para Alunos Resultados obtidos: Os dados referem-se ao número de alunos que responderam

Leia mais

QUESTIONÁRIO SOCIOECONÔMICO EDITAL Nº 10/2013 PROGRAMA AUXILIO MORADIA ANEXO I

QUESTIONÁRIO SOCIOECONÔMICO EDITAL Nº 10/2013 PROGRAMA AUXILIO MORADIA ANEXO I QUESTIONÁRIO SOCIOECONÔMICO EDITAL Nº 10/2013 PROGRAMA AUXILIO MORADIA ANEXO I DAE - Nº. ATENÇÃO: A veracidade das respostas e a devolução deste questionário são necessárias e indispensáveis para sua participação

Leia mais

Sumário executivo Pesquisa Idosos e cuidadores: perfil, hábitos, sáude e cuidados

Sumário executivo Pesquisa Idosos e cuidadores: perfil, hábitos, sáude e cuidados Sumário executivo Pesquisa Idosos e cuidadores: perfil, hábitos, sáude e cuidados Sistema Boog de Consultoria Maio 2016 Todos direitos autorais reservados Gustavo G. Boog 2016 a reprodução total ou parcial

Leia mais

Perfil do Aluno Ingressante no Campus Porto Alegre Relatório Geral

Perfil do Aluno Ingressante no Campus Porto Alegre Relatório Geral 29/09/2010 Semestre: 2010/1 Perfil do Aluno Ingressante no Campus Porto Alegre Relatório Geral Questão Resposta Número % Você é natural de: Porto Alegre 162 76% Interior do Estado 27 13% Grande Porto Alegre

Leia mais

3. Identifica os indivíduos homozigóticos relativamente à cor dos olhos.

3. Identifica os indivíduos homozigóticos relativamente à cor dos olhos. Um homem de olhos azuis, cujos pais eram ambos de olhos castanhos, casa com uma mulher de olhos castanhos que tinha uma irmã de olhos azuis, sendo o pai de olhos castanhos e a mãe de olhos azuis. Do casamento,

Leia mais

Orçamento familiar é discutido sistematicamente por apenas 31% dos consumidores

Orçamento familiar é discutido sistematicamente por apenas 31% dos consumidores Orçamento familiar é discutido sistematicamente por apenas 31% dos consumidores A pesquisa do SPC Brasil e Meu Bolso Feliz sobre Educação Financeira revela que apenas um terço dos consumidores ouvidos

Leia mais

PARENTALIDADES EM CONSTRUÇÃO NA REPRODUÇÃO ASSISTIDA: UMA PROPOSTA DE ACOMPANHAMENTO SISTÊMICO-RELACIONAL

PARENTALIDADES EM CONSTRUÇÃO NA REPRODUÇÃO ASSISTIDA: UMA PROPOSTA DE ACOMPANHAMENTO SISTÊMICO-RELACIONAL RELATES 2017 PARENTALIDADES EM CONSTRUÇÃO NA REPRODUÇÃO ASSISTIDA: UMA PROPOSTA DE ACOMPANHAMENTO SISTÊMICO-RELACIONAL Helena Prado Lopes Para a maioria das pessoas, as etapas do ciclo vital tais como

Leia mais

REQUERIMENTO E QUESTIONÁRIO SOCIOECONÔMICO

REQUERIMENTO E QUESTIONÁRIO SOCIOECONÔMICO REQUERIMENTO E QUESTIONÁRIO SOCIOECONÔMICO À Comissão de Bolsas Eu, venho através deste, solicitar a concessão de bolsa de estudo para que possa cursar o período do curso de graduação em, no primeiro semestre

Leia mais

Abordagem familiar e instrumentos para profissionais da Atenção Primária à Saúde

Abordagem familiar e instrumentos para profissionais da Atenção Primária à Saúde Abordagem familiar e instrumentos para profissionais da Atenção Primária à Saúde 5 Carmen Luiza Correa Fernandes e Lêda Chaves Dias Curra Médicas de Família e Comunidade / Terapeutas de Família e Casais

Leia mais

Anexo IV Consentimento Informado

Anexo IV Consentimento Informado Anexo IV Consentimento Informado 155 CONSENTIMENTO INFORMADO Professora Doutora Anabela Botelho, Investigadora Principal Núcleo de Investigação em Microeconomia Aplicada Escola de Economia e Gestão Universidade

Leia mais

Nesse sentido, segundo Carvalho (2000 apud Mioto et al., 2007), embora as formas de se construir famílias tenham se alterado, estas não perderam a

Nesse sentido, segundo Carvalho (2000 apud Mioto et al., 2007), embora as formas de se construir famílias tenham se alterado, estas não perderam a 1 Introdução A família que hoje se apresenta reconfigurada reflete as transformações ocorridas ao longo das últimas décadas. Essa evolução nas características da família tem mostrado maior flexibilidade

Leia mais

TERAPIA DO ESQUEMA PARA CASAIS

TERAPIA DO ESQUEMA PARA CASAIS TERAPIA DO ESQUEMA PARA CASAIS CONVERSANDO SOBRE KELLY PAIM Busca por relacionamentos satisfatórios Relações que trazem prejuízo e sofrimento O que acontece então? RELAÇÕES ÍNTIMAS VULNERABILIDADE HUMANA

Leia mais

FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO PROGRAMA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL

FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO PROGRAMA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO PROGRAMA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL QUESTIONÁRIO SOCIOECONÔMICO IDENTIFICAÇÃO DO ESTUDANTE Nome: Idade: Sexo: ( ) M ( ) F Endereço: Bairro: Cidade: Telefone Residencial: Celular:

Leia mais

Engenharia de Software e Gerência de Projetos Prof. Esp. André Luís Belini Bacharel em Sistemas de Informações MBA em Gestão Estratégica de Negócios

Engenharia de Software e Gerência de Projetos Prof. Esp. André Luís Belini Bacharel em Sistemas de Informações MBA em Gestão Estratégica de Negócios Engenharia de Software e Gerência de Projetos Prof. Esp. André Luís Belini Bacharel em Sistemas de Informações MBA em Gestão Estratégica de Negócios Cronograma das Aulas. Hoje você está na aula Semana

Leia mais

PROGRAMAS SOCIAIS E CULTURAIS PARA PESSOAS IDOSAS: INVESTIGAÇÃO DO PERFIL EPIDEMIOLÓGICO.

PROGRAMAS SOCIAIS E CULTURAIS PARA PESSOAS IDOSAS: INVESTIGAÇÃO DO PERFIL EPIDEMIOLÓGICO. PROGRAMAS SOCIAIS E CULTURAIS PARA PESSOAS IDOSAS: INVESTIGAÇÃO DO PERFIL EPIDEMIOLÓGICO. Maria Francinete de Oliveira - Departamento de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte netinhaoliveira@hotmail.com

Leia mais

UNIVERSIDADE MINHO Escola de Psicologia Campus de Gualtar Braga. Questionário de Stress em Bombeiros (QSB)

UNIVERSIDADE MINHO Escola de Psicologia Campus de Gualtar Braga. Questionário de Stress em Bombeiros (QSB) UNIVERSIDADE MINHO Escola de Psicologia Campus de Gualtar 4710-057 Braga Questionário de Stress em Bombeiros (QSB) Rui Gomes (rgomes@psi.uminho.pt) (2009) Grupo de investigação www.ardh-gi.com Rui Gomes

Leia mais

Tabela 25 Distribuição da reserva por tipo de benefício, clientela e sexo (bilhões) Masculino Feminino Masculino Feminino

Tabela 25 Distribuição da reserva por tipo de benefício, clientela e sexo (bilhões) Masculino Feminino Masculino Feminino 5 Resultados Neste capítulo uma análise de sensibilidade das hipóteses básicas será feita para cada um dos parâmetros utilizados. A hipótese básica supõe que: Estrutura Familiar: Diferença de idade entre

Leia mais