Na teoria e na vida, FDC

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Na teoria e na vida, FDC"

Transcrição

1 PROGRAMA DE desenvolvimento de executivos Pde GESTÃO GERAL Na teoria e na vida, FDC

2 Conheça a Fundação Dom Cabral UMA DAS VINTE MELHORES ESCOLAS DE NEGÓCIOS DO MUNDO. A Fundação Dom Cabral é um centro internacional de desenvolvimento de empresas e executivos, classificada como uma das vinte melhores escolas de negócios do mundo pelo ranking do jornal inglês Financial Times. Unindo uma equipe de professores com ampla experiência acadêmica e executiva, a FDC busca construir conhecimento e tornar-se referência em pensamento corporativo. Para alcançar esse objetivo, a Fundação Dom Cabral tem como premissa trabalhar com o cliente, e não apenas para o cliente, na busca constante pela renovação do conhecimento. Alianças e parcerias internacionais com as melhores business schools do mundo são outra característica da FDC. Escolas da China, França, Estados Unidos e Canadá compõem essas alianças e parcerias que possibilitam o desenvolvimento de pesquisas e programas de ensino com o enfoque internacional tão desejável na atual realidade das empresas. E é assim, unindo prática e teoria, que a FDC trabalha para a capacitação de executivos e empresários que se tornarão agentes do crescimento sustentável não só das empresas, mas de toda a nossa sociedade.

3 (capitais) (demais localidades) Programa de Desenvolvimento de Executivos - PDE Tudo o que a sua empresa precisa saber para colocar estratégias em prática e gerar resultados excepcionais. Uma das principais funções de um gestor é fazer a interface eficiente entre a direção e os níveis táticos. O objetivo do PDE é promover uma reciclagem estratégica para que essa interface entre o planejamento e o operacional seja feita sob uma visão global e não departamental, sempre com foco nos resultados da empresa. Executivos de vários setores são desafiados a ampliar o pensamento estratégico, a visão multifuncional e a capacidade de colocar as idéias em prática. Ao longo do programa, as empresas participantes são orientadas a desenvolver um projeto aplicativo, de interesse da alta administração da sua empresa. Participantes Indicado para grupos de quatro a sete gerentes seniores por empresa, em cada turma, responsáveis pela interface entre níveis estratégicos e táticos das organizações. São realizadas, simultaneamente, duas turmas por semestre. ESTRUTURA DO PROGRAMA O Programa de Desenvolvimento de Executivos PDE, apresenta uma estrutura que permite um privilegiado fórum empresarial de reflexões e debates, no qual empresas e executivos têm a oportunidade de comparar, analisar, questionar e rever suas realidades, posturas e paradigmas. São quatro momentos presenciais com participação intensa da empresa, visando à implementação do Projeto Aplicativo. Workshop de preparação É realizado na empresa participante e tem como objetivos: Integração do grupo. Definição do tema do Projeto Aplicativo, que deverá ser indicado e validado pela direção da empresa participante. Integração do sponsor com os participantes quanto à dinâmica e à preparação do Projeto Aplicativo. Nivelamento de expectativas. Etapas 1 e 2 Além da carga conceitual, descrita no item conteúdo, os executivos recebem orientações para o desenvolvimento do Projeto Aplicativo e participam de atividades de desenvolvimento pessoal e cultural. Encerramento São dois dias onde são apresentados os Projetos Aplicativos. Workshop de preparação 4 horas Resultados Etapa 1 1 semana projeto Aplicativo Etapa 2 1 semana Encerramento 2 dias Desenvolvimento de novas posturas frente aos desafios das empresas. Maior compreensão do ambiente global e das novas dimensões empresariais. Ampliação da visão crítica para a renovação do pensamento empresarial. Visão sistêmica da organização. Desenvolvimento de um Projeto Aplicativo vinculado ao negócio de cada empresa.

4 Conteúdo Contexto empresarial e estratégico Macroambiente global e nacional. O ambiente de negócios. Estratégias competitivas: análise e processo de decisão. Vantagens competitivas e core competences. Flexibilidade estratégica. Competências funcionais Marketing Gestão empresarial de marketing. Desenvolvimento da credibilidade interna e externa da empresa. A empresa no foco do cliente. Valor percebido. Reputação de marca. Gestão de pessoas As grandes tendências, a transição e o novo espaço organizacional. As mudanças organizacionais e os impactos na gestão de pessoas. O perfil do líder Desenvolvimento de equipes de alta performance. Finanças Gerenciamento de liqüidez, resultados e riscos. A influência da estrutura de capital no retorno dos recursos próprios. Alternativas de financiamento. Interações das decisões de investimentos e financiamentos. Valor econômico agregado. EQUIPE TÉCNICA 2007 Agostinho Rocha Sant Ana FDC Ana Luisa Castro Almeida FDC Carlos Alberto Arruda de Oliveira FDC Georges Blanc FDC Geraldo Magela Mendonça Silva FDC Geraldo Sardinha Pinto Filho FDC José Paschoal Rossetti FDC Kedma Mano Nascimento FDC Leonardo Araújo FDC Pedro Mandelli filho FDC Conferencistas Mario Sérgio Cortella Filósofo e Doutor em Educação Tony Correia Ator Walter Lourenção Maestro da Orquestra do Teatro Municipal de São Paulo Orientadores de Projetos Aplicativos Estela Jacomette FDC Hely Nazirê da Silveira FDC Lúcio José Diniz FDC Luiz Carlos Nery Guarabyra FDC Márcio Campos FDC Competências pessoais Autogestão da saúde. Conteúdos e dinâmicas filosófico-culturais.

5 (capitais) (demais localidades) METODOLOGIA A metodologia do PDE privilegia o intercâmbio de experiências e cases, grupos de discussão intra e entre empresas, aulas interativas e interlocução com professores e executivos de renomadas instituições. O objetivo principal de todas essas ações é a renovação empresarial. Projeto Aplicativo O Projeto Aplicativo é o instrumento educacional adotado pelo PDE que gera excelentes resultados. É um trabalho aplicativo desenvolvido pelos participantes de uma mesma empresa, a partir de um desafio identificado em sua organização. Cada grupo é apoiado por um sponsor indicado pela organização e por um professor/ orientador da FDC. O principal desafio da equipe do Projeto é a formulação de soluções e recomendações específicas, aplicadas à sua realidade empresarial, tendo como referencial teórico dados e fatos comprovados. PERÍODO DE REALIZAÇÃO/LOCAL º semestre Workshop de preparação a ser agendado com cada empresa individualmente 1ª etapa: 13 a 18 de abril 2ª etapa: a 06 de junho Encerramento: 17 e 18 de julho 2º semestre Workshop de preparação 1ª etapa: 24 a 29 de agosto 2ª etapa: 28 de setembro a 03 de outubro Encerramento: 06 e 07 de novembro Local de realização: FDC, Centro Alfa, Campus Aloysio Faria, Nova Lima, MG Brasil Depoimentos e conferências Empresários, executivos e conferencistas de renome nacional mostram como associar teoria e prática. Agenda de aprendizado Nos diversos conteúdos do programa, os participantes são orientados a refletir sobre os desafios impostos em suas organizações, tendo como base os conceitos apreendidos. Atividade cultural e filosófica Palestras e vivências ampliam a visão de mundo dos participantes, abrindo novos horizontes intelectuais. Autogestão da saúde Um profissional especializado promove o desenvolvimento da consciência corporal e a melhoria do condicionamento físico dos participantes, preparando cada um deles para a autogestão da saúde.

6 INSCRIÇÃO/SELEÇÃO Inscrições Podem ser feitas até: Turma do 1º semestre 13 de março de 2008 Turma do 2º semestre 24 de julho de 2008 Após essas datas, as inscrições ficarão condicionadas à disponibilidade de vagas. Vagas limitadas. Cancelamentos Cancelamentos somente serão aceitos se comunicados com até trinta dias de antecedência da data de início do programa. Após essa data, serão aceitas substituições desde que o perfil do candidato seja adequado ao programa. Na teoria e na vida, FDC O PDE foi uma excelente oportunidade para reciclar conhecimentos e aprender mais em áreas nas quais eu tinha carências. A estrutura do programa e a enorme capacidade dos professores fazem o diferencial deste treinamento e possibilitam realizar em duas semanas o que demandaria muito mais tempo. Nilson Mendes Cardoso Gerente Geral de Negócios International Paper Seleção A FDC estabelece um criterioso processo de seleção feito por meio da análise da ficha de inscrição. O propósito é criar grupos homogêneos em nível e diversidade de experiências para permitir que os participantes encontrem interlocutores para intercâmbio e aprendizagem. Agenda do dia 6h45min às 7h30min - Caminhada 8h30min às 12h30min - Sessão de trabalho 12h30min às 14h - Almoço 14h às 18h - Sessão de trabalho Noite - conferências, autogestão da saúde e cases empresariais.

7 (capitais) (demais localidades) Empresas participantes do PDE 2007 Acesita ALESAT Combustíveis AMSTED Maxion Fund. e Equip. Ferroviários ArcelorMittal Brasil Banco do Nordeste do Brasil Bayer CropScience Braskem EDP - Energias do Brasil Fiat Automóveis GBarbosa Comercial Gerdau International Paper do Brasil Perdigão Coca-Cola Sadia Samarco Mineração Suzano Petroquímica Villares Metais Volkswagen

8 Campus Aloysio Faria Centro Alfa - Av. Princesa Diana, 760 Alphaville Lagoa dos Ingleses Nova Lima - MG - Brasil Unidade BH Rua Bernardo Guimarães, 3071 Santo Agostinho Belo Horizonte - MG - Brasil Escritório SP Ed. Trade Center - Av. Dr. Cardoso de Melo, 1184 Vila Olímpia São Paulo - SP - Brasil

PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO DE EXECUTIVOS PDE. Estratégias que se transformam em práticas.

PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO DE EXECUTIVOS PDE. Estratégias que se transformam em práticas. 2006 PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO DE EXECUTIVOS PDE Estratégias que se transformam em práticas. FUNDAÇÃO DOM CABRAL. GERANDO CONHECIMENTO E VALOR PARA AS ORGANIZAÇÕES. Fachada Centro Alfa Apoio Institucional:

Leia mais

gestão estratégica Na teoria e na vida, FDC

gestão estratégica Na teoria e na vida, FDC gestão estratégica Assim como a Natureza, o sistema de saúde é uma cadeia complexa que precisa ser compreendida em detalhes para gerar os melhores resultados. Na teoria e na vida, FDC Conheça a Fundação

Leia mais

ALTA PERFORMANCE EM LIDERANÇA:

ALTA PERFORMANCE EM LIDERANÇA: ALTA PERFORMANCE EM LIDERANÇA: DESENVOLVENDO COMPETÊNCIAS SÓCIO-EMOCIONAIS 2009 PROGRAMA INTERNACIONAL BRASIL - ESPANHA Na teoria e na vida, FDC Conheça a Fundação Dom Cabral A 16 a NO RANKING DE MELHORES

Leia mais

PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO PARA RESULTADOS PCR

PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO PARA RESULTADOS PCR PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO PARA RESULTADOS PCR 2009 Na teoria e na vida, FDC Conheça a Fundação Dom Cabral A 16 a NO RANKING DE MELHORES ESCOLAS DE NEGÓCIOS DO MUNDO.* A Fundação Dom Cabral é um centro internacional

Leia mais

Programa para Futuros Acionistas

Programa para Futuros Acionistas ar Programa para Futuros Acionistas e ias Um Programa para jovens que desejam fazer uma imersão no universo do trabalho, empreendedorismo e gestão de negócios. Uma das melhores escolas de negócios do mundo,

Leia mais

PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO DE EXECUTIVOS

PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO DE EXECUTIVOS GESTÃO GERAL DESEN PDE VOLVI PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO MENTO DE EXECUTIVOS DO INDI VÍDUO E EQUI PES O Programa amplia a visão crítica, sistêmica e integrada da gestão para gerar, como resultado tangível

Leia mais

PEG PARCERIA PARA ESTRUTURAÇÃO DA GESTÃO

PEG PARCERIA PARA ESTRUTURAÇÃO DA GESTÃO DESEN PEG VOLVI PARCERIA PARA MENTO ESTRUTURAÇÃO DA GESTÃO ORGA NIZA CIONAL Uma solução da FDC para empresas de pequeno porte que se preparam para atingir um novo patamar em performance gerencial. Por

Leia mais

Especialização em Gestão de Negócios

Especialização em Gestão de Negócios Especialização em Gestão de Negócios Brasília - DF Ós- radu ção Um Programa para profissionais que querem ampliar sua competência em gestão, seu networking e construir uma trajetória de sucesso. Fundação

Leia mais

Gestão Estratégica de Pessoas GEP. Programa Internacional Gestão Geral, Brasil e França. Na teoria e na vida, FDC

Gestão Estratégica de Pessoas GEP. Programa Internacional Gestão Geral, Brasil e França. Na teoria e na vida, FDC 2010 Gestão Estratégica de Pessoas GEP Programa Internacional Gestão Geral, Brasil e França. Na teoria e na vida, FDC Conheça a Fundação Dom Cabral A 6ª melhor escola de negócios do mundo. A Fundação Dom

Leia mais

PROGRAMA DE CAPACITAÇÃo

PROGRAMA DE CAPACITAÇÃo PROGRAMA DE CAPACITAÇÃo para resultados pcr GESTÃO GERAL Na teoria e na vida, FDC Conheça a Fundação Dom Cabral UMA DAS VINTE MELHORES ESCOLAS DE NEGÓCIOS DO MUNDO. A Fundação Dom Cabral é um centro internacional

Leia mais

Sustentabilidade. Corporativa

Sustentabilidade. Corporativa Sustentabilidade Programa Gestão da Sustentabilidade er Programa voltado à construção de um modelo de gestão os sustentável, que combina o domínio dos conceitos e ferramentas essenciais às práticas e conteúdos

Leia mais

Liderança COM Pessoas

Liderança COM Pessoas liderança, pessoas e equipes Liderança COM Pessoas er os Programa que possibilita a ampliação das habilidades que sustentam a competência de liderança e as bases para a gestão de pessoas. Uma das melhores

Leia mais

Na teoria e na vida, FDC

Na teoria e na vida, FDC P R O G R A M A D E C A PA C I TA Ç Ã O PARA RESULTADOS PCR G E S T ã o g e r a l Na teoria e na vida, FDC Conheça a Fundação Dom Cabral U m a d a s v i n t e m e l h o r e s e s c o l a s d e n e g ó

Leia mais

Global Players Competição Global

Global Players Competição Global Global Players Competição Global C o o p e r a ç ã o e n t r e e m p r e s a s e m p r o c e s s o d e i n t e r n a c i o n a l i z a ç ã o Na teoria e na vida, FDC Conheça a Fundação Dom Cabral U m a

Leia mais

PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO PARA RESULTADOS PCR. Foco em resultados para uma gestão mais competitiva.

PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO PARA RESULTADOS PCR. Foco em resultados para uma gestão mais competitiva. 2006 PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO PARA RESULTADOS PCR Foco em resultados para uma gestão mais competitiva. FUNDAÇÃO DOM CABRAL. GERANDO CONHECIMENTO E VALOR PARA AS ORGANIZAÇÕES. Fachada Centro Alfa Apoio Institucional:

Leia mais

Gestão Pública Contemporânea

Gestão Pública Contemporânea gestão pública Gestão Pública Contemporânea er os O Programa busca desenvolver nos gestores uma cultura administrativa voltada para os resultados a partir de um contexto contemporâneo de transformação

Leia mais

Governança Corporativa. Questões centrais e impactos das melhores práticas. Na teoria e na vida, FDC

Governança Corporativa. Questões centrais e impactos das melhores práticas. Na teoria e na vida, FDC 2010 Governança Corporativa Questões centrais e impactos das melhores práticas Na teoria e na vida, FDC Conheça a Fundação Dom Cabral A 6ª melhor escola de negócios do mundo. A Fundação Dom Cabral é um

Leia mais

Especialização em Gestão de Negócios para Instituições Financeiras

Especialização em Gestão de Negócios para Instituições Financeiras Especialização em Gestão de Negócios para Instituições Financeiras Ós- radu Programa de amplo espectro, que possibilita ao participante desenvolver a visão do negócio de forma sistêmica e integrada, além

Leia mais

ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO

ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO 2009 ÊNFASE EM FINANÇAS, LOGÍSTICA E SUPPLY CHAIN, MARKETING, NEGÓCIOS, PESSOAS E PROJETOS Campus Aloysio Faria Centro Alfa - Av. Princesa Diana, 760 Alphaville Lagoa dos Ingleses

Leia mais

Especialização em Gestão de Negócios

Especialização em Gestão de Negócios Especialização em Gestão de Negócios Ós- radu ção Um Programa para profissionais que querem ampliar sua competência em gestão, seu networking e construir uma trajetória de sucesso. Uma das melhores escolas

Leia mais

PDA PARCERIA PARA O DESENVOLVIMENTO DO ACIONISTA E DA FAMÍLIA EMPRESÁRIA

PDA PARCERIA PARA O DESENVOLVIMENTO DO ACIONISTA E DA FAMÍLIA EMPRESÁRIA DESEN PDA VOLVI PARCERIA PARA O MENTO DESENVOLVIMENTO DO ACIONISTA ORGA E DA FAMÍLIA EMPRESÁRIA NIZA CIONAL Programa com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento de empresas familiares, por meio

Leia mais

Na teoria e na vida, FDC

Na teoria e na vida, FDC GESTÃO ESTRATÉGICA DA CADEIA DE SUPRIMENTOS P r o g r a m a i n t e r n a c i o n a l Na teoria e na vida, FDC Conheça a Fundação Dom Cabral U m a d a s v i n t e m e l h o r e s e s c o l a s d e n e

Leia mais

Liderança Transformadora

Liderança Transformadora liderança, pessoas e equipes Liderança Transformadora er O Programa enfatiza as competências os de liderança relacionadas ao líder e à equipe como elementos fundamentais para potencializar os resultados

Leia mais

PROGRAMA GERENCIANDO NOVOS EMPREENDIMENTOS GLOBAIS - MY GLOBE.

PROGRAMA GERENCIANDO NOVOS EMPREENDIMENTOS GLOBAIS - MY GLOBE. PROGRAMA GERENCIANDO NOVOS EMPREENDIMENTOS GLOBAIS - MY GLOBE. PARA TER SUCESSO NUM MUNDO GLOBALIZADO, SEU CONHECIMENTO NÃO PODE TER FRONTEIRAS. Programa Internacional Brasil e França Na teoria e na vida,

Leia mais

PDE Programa de Desenvolvimento de Executivos

PDE Programa de Desenvolvimento de Executivos gestão geral PDE Programa de Desenvolvimento de Executivos er Programa que tem como os objetivo ampliar a visão crítica, sistêmica e integrada da gestão, entregando para a organização, como resultado tangível

Leia mais

SEU EVENTO NA FDC UMA DAS MELHORES ESCOLAS DE NEGÓCIOS DO MUNDO. E UM DOS MELHORES ESPAÇOS DO PAÍS PARA REALIZAR O SEU EVENTO.

SEU EVENTO NA FDC UMA DAS MELHORES ESCOLAS DE NEGÓCIOS DO MUNDO. E UM DOS MELHORES ESPAÇOS DO PAÍS PARA REALIZAR O SEU EVENTO. SEU EVENTO NA FDC UMA DAS MELHORES ESCOLAS DE NEGÓCIOS DO MUNDO. E UM DOS MELHORES ESPAÇOS DO PAÍS PARA REALIZAR O SEU EVENTO. Fundação Dom Cabral A Fundação Dom Cabral é uma escola de negócios, prestigiada

Leia mais

Gestão Econômico- Financeira

Gestão Econômico- Financeira finanças Gestão Econômico- Financeira er os Programa que apresenta as variáveis fundamentais para a tomada de decisão na gestão econômico-financeira das organizações. Fundação Dom Cabral Uma das melhores

Leia mais

Estratégia & Execução

Estratégia & Execução estratégia Estratégia & Execução er Programa focado no desenvolvimento os da capacidade para executar bem as estratégias e alcançar os resultados almejados: amplia a visão sobre o processo de implementação

Leia mais

PCSS PARCERIA PARA O CRESCIMENTO. Na teoria e na vida, FDC

PCSS PARCERIA PARA O CRESCIMENTO. Na teoria e na vida, FDC PARCERIA PARA O CRESCIMENTO PCSS Para destacar-se é preciso crescer continuamente, apoiado em bases e princípios sólidos. É assim na Natureza e no dia a dia das organizações. Na teoria e na vida, FDC Conheça

Leia mais

Unidade BH. Unidade SP. Campus Aloysio Faria. Centro Alfa - Av. Princesa Diana, 760 Alphaville Lagoa dos Ingleses 34000-000 - Nova Lima - MG - Brasil

Unidade BH. Unidade SP. Campus Aloysio Faria. Centro Alfa - Av. Princesa Diana, 760 Alphaville Lagoa dos Ingleses 34000-000 - Nova Lima - MG - Brasil Campus Aloysio Faria Centro Alfa - Av. Princesa Diana, 760 Alphaville Lagoa dos Ingleses 34000-000 - Nova Lima - MG - Brasil Unidade BH Rua Bernardo Guimarães, 3071 Santo Agostinho 30140-083 - Belo Horizonte

Leia mais

Capacidade de absorção do conhecimento nas empresas brasileiras

Capacidade de absorção do conhecimento nas empresas brasileiras www.fdc.org.br Núcleos de Pesquisa e Desenvolvimento Capacidade de absorção do conhecimento nas empresas brasileiras Núcleo de Logística, Supply Chain e Infraestrutura Equipe Coordenadores Alessia Franco

Leia mais

Núcleos de Pesquisa e Desenvolvimento Capacidade de absorção do conhecimento nas empresas brasileiras

Núcleos de Pesquisa e Desenvolvimento Capacidade de absorção do conhecimento nas empresas brasileiras www.fdc.org.br Núcleos de Pesquisa e Desenvolvimento Capacidade de absorção do conhecimento nas empresas brasileiras Núcleo de Logística, Supply Chain e Infraestrutura Equipe Coordenadores Alessia Franco

Leia mais

PDA Parceria para o Desenvolvimento do Acionista e da Família Empresária

PDA Parceria para o Desenvolvimento do Acionista e da Família Empresária PDA Parceria para o Desenvolvimento do Acionista e da Família Empresária ar e Programa com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento de empresas familiares, por meio do auxílio a seus membros na

Leia mais

PDA Parceria para o Desenvolvimento do Acionista e da Família Empresária

PDA Parceria para o Desenvolvimento do Acionista e da Família Empresária PDA Parceria para o Desenvolvimento do Acionista e da Família Empresária AR E Programa com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento de empresas familiares, por meio do auxílio a seus membros na

Leia mais

Sustentabilidade. Responsável. Gestão. par a a. Na teoria e na vida, FDC

Sustentabilidade. Responsável. Gestão. par a a. Na teoria e na vida, FDC A interação com a Natureza pode ser harmônica, sustentável e, ainda assim, gerar desenvolvimento. Gestão Responsável par a a Sustentabilidade Campus Aloysio Faria Av. Princesa Diana, 760 Alphaville Lagoa

Leia mais

FINANÇAS CORPORATIVAS

FINANÇAS CORPORATIVAS 2006 Transformando o gestor financeiro em gestor de negócios. FINANÇAS CORPORATIVAS FUNDAÇÃO DOM CABRAL. GERANDO CONHECIMENTO E VALOR PARA AS ORGANIZAÇÕES. Fachada Centro Alfa Apoio Institucional: O mundo

Leia mais

Finanças Corporativas

Finanças Corporativas finanças Finanças Corporativas er os Programa com o objetivo de atualizar executivos de finanças e áreas afins como forma de elevar suas performances em ambientes de negócios complexos e em constante mudança.

Leia mais

Programa de Especialização em Gestão de Negócios Imobiliários - RADU. Programa que apoia o desenvolvimento de competências

Programa de Especialização em Gestão de Negócios Imobiliários - RADU. Programa que apoia o desenvolvimento de competências Programa de Especialização em Gestão de Negócios Imobiliários - ÓS- PEGNI RADU Programa que apoia o desenvolvimento de competências ÇÃO requeridas para profissionais do mercado imobiliário e da construção

Leia mais

Na teoria e na vida, FDC

Na teoria e na vida, FDC finanças corporativas 2009 Transformando o gestor financeiro em gestor de negócios Na teoria e na vida, FDC Conheça a Fundação Dom Cabral A 16 a no ranking de melhores ESCOLAS DE NEGÓCIOS DO MUNDO.* A

Leia mais

PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO PARA RESULTADOS - PCR

PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO PARA RESULTADOS - PCR PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO PARA RESULTADOS - PCR 2013 Analisar riscos para encontrar o melhor caminho para evoluir. É importante na Natureza, é fundamental no mundo corporativo. Conheça a Fundação Dom Cabral

Leia mais

FDC/Smith Women s Global Leaders Program

FDC/Smith Women s Global Leaders Program gestão geral FDC/Smith Women s Global Leaders Program er Programa Internacional os com foco no desenvolvimento do talento feminino de ponta, reunindo a expertise global da Fundação Dom Cabral e a chancela

Leia mais

Indicadores da Economia Brasileira: Setor Externo Observatório de Políticas Econômicas 2016

Indicadores da Economia Brasileira: Setor Externo Observatório de Políticas Econômicas 2016 www.fdc.org.br Indicadores da Economia Brasileira: Setor Externo Observatório de Políticas Econômicas 2016 Indicadores da Economia Brasileira: Setor Externo Quadro-Resumo Saldo da Balança Comercial Saldo

Leia mais

ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO IN COMPANY E EM CONSÓRCIO

ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO IN COMPANY E EM CONSÓRCIO ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO IN COMPANY E EM CONSÓRCIO 2009 Na teoria e na vida, FDC Conheça a Fundação Dom Cabral A 16 a NO RANKING DE MELHORES ESCOLAS DE NEGÓCIOS DO MUNDO.* A Fundação Dom Cabral é um centro

Leia mais

Inspirando lideranças para irem além.

Inspirando lideranças para irem além. Inspirando lideranças para irem além. QUANDO VÁRIOS CAMINHOS JÁ FORAM PERCORRIDOS E MUITAS PAISAGENS JÁ SÃO CONHECIDAS. QUANDO O AMBIENTE DE NEGÓCIOS PRECISA SE RECRIAR. É HORA DE IR ALÉM. É HORA DE GO

Leia mais

A dinâmica do conhecimento, inovação e indicadores gerenciais: conclusões sobre a gestão e cadeia de valor.

A dinâmica do conhecimento, inovação e indicadores gerenciais: conclusões sobre a gestão e cadeia de valor. www.fdc.org.br Centro de Referência em Inovação A dinâmica do conhecimento, inovação e indicadores gerenciais: conclusões sobre a gestão e cadeia de valor. Prof. Dr. Fabricio Ziviani 2016 Contexto A competição

Leia mais

GESTÃO ECONÔMICO-FINANCEIRA

GESTÃO ECONÔMICO-FINANCEIRA GESTÃO ECONÔMICO-FINANCEIRA 2013 Assim como a Natureza influencia o desenvolvimento das espécies, uma gestão financeira eficiente pode determinar a performance das organizações. Conheça a Fundação Dom

Leia mais

Na teoria e na vida, FDC

Na teoria e na vida, FDC C T E C E N T R O D E T E C N O L O G I A E M P R E S A R I A L C T E C o o p e r a ç ã o e n t r e e m p r e s a s d e g r a n d e p o r t e Na teoria e na vida, FDC AF - 05-006 - CTE02 R.indd 2 7/10/07

Leia mais

Núcleos de Pesquisa e Desenvolvimento Pesquisa Transferência de Conhecimento em Compras Núcleo de Logística, Supply Chain e Infraestrutura

Núcleos de Pesquisa e Desenvolvimento Pesquisa Transferência de Conhecimento em Compras Núcleo de Logística, Supply Chain e Infraestrutura www.fdc.org.br Núcleos de Pesquisa e Desenvolvimento Pesquisa Transferência de Conhecimento em Compras 2016 Núcleo de Logística, Supply Chain e Infraestrutura Equipe Coordenadores Alejandro G. Frank (UFRGS)

Leia mais

Unidade Belo Horizonte

Unidade Belo Horizonte Unidade Belo Horizonte A Fundação Dom Cabral oferece às organizações o Campus Aloysio Faria, localizado em Nova Lima, região metropolitana de Belo Horizonte com sua completa infraestrutura em três edifícios:

Leia mais

Na teoria e na vida, FDC

Na teoria e na vida, FDC estratégia nas cadeias de valor: da demanda ao suprimento Na teoria e na vida, FDC Conheça a Fundação Dom Cabral UMA DAS VINTE MELHORES ESCOLAS DE NEGÓCIOS DO MUNDO. A Fundação Dom Cabral é um centro internacional

Leia mais

PCR Programa de Capacitação para Resultados

PCR Programa de Capacitação para Resultados gestão geral PCR Programa de Capacitação para Resultados er Programa com foco no aumento da produtividade os dos gestores e de suas equipes. Os participantes trabalham para ter uma gestão eficiente de

Leia mais

Indicadores da Economia Brasileira: Setor Público Observatório de Políticas Econômicas 2016

Indicadores da Economia Brasileira: Setor Público Observatório de Políticas Econômicas 2016 www.fdc.org.br Indicadores da Economia Brasileira: Setor Público Observatório de Políticas Econômicas 2016 Indicadores da Economia Brasileira: Confiança e Expectativas Quadro-Resumo Necessidade de Financiamento

Leia mais

Indicadores da Economia Brasileira: Preços, Juros e Câmbio Observatório de Políticas Econômicas 2016

Indicadores da Economia Brasileira: Preços, Juros e Câmbio Observatório de Políticas Econômicas 2016 www.fdc.org.br Indicadores da Economia Brasileira: Preços, Juros e Câmbio Observatório de Políticas Econômicas 2016 Indicadores da Economia Brasileira: Preços, Juros e Câmbio Quadro-Resumo Meta de Inflação

Leia mais

STC EXECUTIVO Skills, Tools & Competences. Alavancando competências para formular e implementar estratégias competitivas. PROGRAMA INTERNACIONAL

STC EXECUTIVO Skills, Tools & Competences. Alavancando competências para formular e implementar estratégias competitivas. PROGRAMA INTERNACIONAL 2006 STC EXECUTIVO Skills, Tools & Competences Alavancando competências para formular e implementar estratégias competitivas. PROGRAMA INTERNACIONAL FUNDAÇÃO DOM CABRAL. GERANDO CONHECIMENTO E VALOR PARA

Leia mais

PDC. Programa de Desenvolvimento. Na teoria e na vida, FDC

PDC. Programa de Desenvolvimento. Na teoria e na vida, FDC Programa de Desenvolvimento PDC As flores ensinam a lição do desenvolvimento às organizações que buscam crescer contínua e solidamente. Na teoria e na vida, FDC Conheça a Fundação Dom Cabral Uma das melhores

Leia mais

PAEX Parceiros para a Excelência. PAEX Parceiros para a Excelência. Cooperação entre Empresas de Médio Porte. Na teoria e na vida, FDC

PAEX Parceiros para a Excelência. PAEX Parceiros para a Excelência. Cooperação entre Empresas de Médio Porte. Na teoria e na vida, FDC PAEX Parceiros para a Excelência Cooperação entre empresas de Médio Porte 2010 Campus Aloysio Faria Av. Princesa Diana, 760 Alphaville Lagoa dos Ingleses 34000 000 - Nova Lima - MG - Brasil Unidade BH

Leia mais

Indicadores da Economia Brasileira: Setor Público Observatório de Políticas Econômicas 2016

Indicadores da Economia Brasileira: Setor Público Observatório de Políticas Econômicas 2016 www.fdc.org.br Indicadores da Economia Brasileira: Setor Público Observatório de Políticas Econômicas 2016 Indicadores da Economia Brasileira: Confiança e Expectativas Quadro-Resumo Necessidade de Financiamento

Leia mais

Indicadores da Economia Brasileira: Setor Externo Observatório de Políticas Econômicas 2016

Indicadores da Economia Brasileira: Setor Externo Observatório de Políticas Econômicas 2016 www.fdc.org.br Indicadores da Economia Brasileira: Setor Externo Observatório de Políticas Econômicas 2016 Indicadores da Economia Brasileira: Setor Externo Quadro-Resumo Saldo da Balança Comercial Saldo

Leia mais

Fronteiras em Gestão Pública: criação de valor, tendências e perspectivas

Fronteiras em Gestão Pública: criação de valor, tendências e perspectivas 2010 Fronteiras em Gestão Pública: criação de valor, tendências e perspectivas Na teoria e na vida, FDC Conheça a Fundação Dom Cabral A 6ª melhor escola de negócios do mundo A Fundação Dom Cabral é um

Leia mais

S O B R E O S A U T O R E S HUGO FERREIRA BRAGA TADEU

S O B R E O S A U T O R E S HUGO FERREIRA BRAGA TADEU Edição 2018 SOBRE OS AUTORES HUGO FERREIRA BRAGA TADEU é Professor e Pesquisador da Fundação Dom Cabral, atuando no Núcleo de Inovação e Empreendedorismo, nos programas customizados, mestrado profissional

Leia mais

GESTÃO DE NEGÓCIOS E PROJETOS

GESTÃO DE NEGÓCIOS E PROJETOS PÓS-GRADUAÇÃO GESTÃO DE NEGÓCIOS E PROJETOS INSCRIÇÕES ABERTAS: Dias e horários das aulas: Segunda-Feira 18h45 às 23h00 Semanal Terça-Feira 18h45 às 23h00 Semanal Carga horária: 460 Horas Duração do curso:

Leia mais

Indicadores da Economia Brasileira: Emprego e Rendimento Observatório de Políticas Econômicas 2016

Indicadores da Economia Brasileira: Emprego e Rendimento Observatório de Políticas Econômicas 2016 www.fdc.org.br Indicadores da Economia Brasileira: Emprego e Rendimento Observatório de Políticas Econômicas 2016 Indicadores da Economia Brasileira: Emprego e Rendimento Quadro-Resumo Taxa mensal de desemprego

Leia mais

LIDERANÇA: CONSTRUINDO AMBIËNCIAS ORGANIZACIONAIS DE EXCELËNCIA Prof. Anderson de Souza Sant Anna 2014

LIDERANÇA: CONSTRUINDO AMBIËNCIAS ORGANIZACIONAIS DE EXCELËNCIA Prof. Anderson de Souza Sant Anna 2014 LIDERANÇA: CONSTRUINDO AMBIËNCIAS ORGANIZACIONAIS DE EXCELËNCIA Prof. Anderson de Souza Sant Anna 2014 Agenda Panorama dos principais movimentos e desafios estratégicos na dimensão Liderança Implicações

Leia mais

skills, tools & competencies

skills, tools & competencies stc executivo skills, tools & competencies 2009 programa internacional gestão geral brasil e estados unidos Na teoria e na vida, FDC Conheça a Fundação Dom Cabral A 16 a no ranking de melhores ESCOLAS

Leia mais

Programas Regionais FDC

Programas Regionais FDC Ceará Alagoas Sergipe Bahia Paraná Sul de Minas Espírito Santo Santa Catarina Rio Grande do Sul Programas Regionais FDC Toda a nossa experiência, agora na sua região. Campus Aloysio Faria Av. Princesa

Leia mais

ALTA PERFORMANCE EM LIDERANÇA:

ALTA PERFORMANCE EM LIDERANÇA: ALTA PERFORMANCE EM LIDERANÇA: DESENVOLVENDO COMPETÊNCIAS SÓCIO-EMOCIONAIS 2009 PROGRAMA INTERNACIONAL BRASIL - ESPANHA Na teoria e na vida, FDC Conheça a Fundação Dom Cabral A 16 a no ranking de melhores

Leia mais

Núcleo de Inovação e Empreendedorismo CAMINHOS PARA A PRODUTIVIDADE Indústria 4.0 e Tecnologia

Núcleo de Inovação e Empreendedorismo CAMINHOS PARA A PRODUTIVIDADE Indústria 4.0 e Tecnologia Núcleo de Inovação e Empreendedorismo CAMINHOS PARA A PRODUTIVIDADE Indústria 4.0 e Tecnologia Prof. Hugo Ferreira Braga Tadeu 2016 www.fdc.org.br EQUIPE DA PESQUISA Hugo Ferreira Braga Tadeu é Professor

Leia mais

S O B R E O S A U T O R E S HUGO FERREIRA BRAGA TADEU

S O B R E O S A U T O R E S HUGO FERREIRA BRAGA TADEU SOBRE OS AUTORES HUGO FERREIRA BRAGA TADEU é Professor e Pesquisador da Fundação Dom Cabral, atuando no Núcleo de Inovação e Empreendedorismo, nos programas customizados, mestrado profissional e MBA Executivo.

Leia mais

Programas 2008. Investir nas pessoas é a semente para o futuro da sua empresa. Na teoria e na vida, FDC

Programas 2008. Investir nas pessoas é a semente para o futuro da sua empresa. Na teoria e na vida, FDC Programas 2008. Investir nas pessoas é a semente para o futuro da sua empresa. Na teoria e na vida, FDC Conte com a FDC ao planejar os seus investimentos em desenvolvimento para 2008 e colha o futuro

Leia mais

PROGRAMA DE GESTÃO AVANÇADA - PGA

PROGRAMA DE GESTÃO AVANÇADA - PGA PROGRAMA DE GESTÃO AVANÇADA - PGA 2013 Ter o mundo todo como ambiente ideal para se desenvolver. Uma verdade para a Natureza, uma oportunidade para os líderes empresariais. Conheça a Fundação Dom Cabral

Leia mais

GOVERNANÇA CORPORATIVA

GOVERNANÇA CORPORATIVA GOVERNANÇA CORPORATIVA 2013 Compreender as razões e desenvolver boas práticas para o crescimento sustentado. Faz parte da Natureza, faz parte do mundo corporativo. Conheça a Fundação Dom Cabral Uma das

Leia mais

POS Parcerias com Organizações Sociais. Programa que coloca à disposição

POS Parcerias com Organizações Sociais. Programa que coloca à disposição ar POS Parcerias com Organizações Sociais e Programa que coloca à disposição ias de Organizações Sociais toda a expertise da Fundação Dom Cabral em gestão e formação de executivos para elevar resultados,

Leia mais

u m d o s m e l h o r e s m b a s d o pa í s, e m u m a d a s m a i s r e c o n h e c i d a s e s c o l a s d e n e g ó c i o s d o m u n d o

u m d o s m e l h o r e s m b a s d o pa í s, e m u m a d a s m a i s r e c o n h e c i d a s e s c o l a s d e n e g ó c i o s d o m u n d o mba empresarial u m d o s m e l h o r e s m b a s d o pa í s, e m u m a d a s m a i s r e c o n h e c i d a s e s c o l a s d e n e g ó c i o s d o m u n d o Na teoria e na vida, FDC Conheça a Fundação

Leia mais

Estratégia e Inovação nos Negócios

Estratégia e Inovação nos Negócios Estratégia e Inovação nos Negócios Educação Executiva IEL Filadélfia EUA 25 a 29 de junho de 2012 7ª Edição I n s t i t u t o E u v a l d o L o d i Entidade vinculada à Confederação Nacional da Indústria

Leia mais

Indicadores da Economia Brasileira: Confiança e Expectativas Observatório de Políticas Econômicas 2016

Indicadores da Economia Brasileira: Confiança e Expectativas Observatório de Políticas Econômicas 2016 www.fdc.org.br Indicadores da Economia Brasileira: Confiança e Expectativas Observatório de Políticas Econômicas 2016 Indicadores da Economia Brasileira: Confiança e Expectativas Quadro-Resumo Índice de

Leia mais

GESTÃO RESPONSÁVEL PARA A SUSTENTABILIDADE

GESTÃO RESPONSÁVEL PARA A SUSTENTABILIDADE GESTÃO RESPONSÁVEL PARA A SUSTENTABILIDADE QUALIDADE para as empresas e os sistemas que as rodeiam Na teoria e na vida, FDC Conheça a Fundação Dom Cabral UMA DAS VINTE MELHORES ESCOLAS DE NEGÓCIOS DO MUNDO.

Leia mais

Gestão Estratégica para Dirigentes Empresariais

Gestão Estratégica para Dirigentes Empresariais Gestão Estratégica para Dirigentes Empresariais Educação Executiva IEL Fontainebleau França 27 a 31 de agosto de 2012 12ª Edição I n s t i t u t o E u v a l d o L o d i I N S E A D O IEL é uma entidade

Leia mais

Programa Sebrae Mais EMPRESAS DE PEQUENO PORTE - EPP. Oficina do MEG PARA EMPRESAS DE PEQUENO PORTE - EPP. Competências Gerais. Formato.

Programa Sebrae Mais EMPRESAS DE PEQUENO PORTE - EPP. Oficina do MEG PARA EMPRESAS DE PEQUENO PORTE - EPP. Competências Gerais. Formato. Programa Sebrae Mais PARA EMPRESAS DE PEQUENO PORTE - EPP Oficina do MEG Compreender a importância da aplicação do Modelo de Excelência em Gestão (MEG) para a estruturação da gestão da empresa. Oficina.

Leia mais

TRANSFORMAÇÃO DIGITAL MARKETING DIGITAL PERFORMANCE DIGITAL. Jobs to be. Herbert Viana Andrade. Done: Inovação Orientada ao Cliente

TRANSFORMAÇÃO DIGITAL MARKETING DIGITAL PERFORMANCE DIGITAL. Jobs to be. Herbert Viana Andrade. Done: Inovação Orientada ao Cliente Jobs to be Done: Inovação Orientada ao Cliente TRANSFORMAÇÃO DIGITAL MARKETING DIGITAL PERFORMANCE DIGITAL Herbert Viana Andrade TRANSFORMAÇÃO DIGITAL E NOVO ECOSSISTEMA DO CLIENTE SEMPRE CONECTADO Experiência

Leia mais

Especialização em Gestão de Negócios

Especialização em Gestão de Negócios Especialização em Gestão de Negócios e Projetos Rio de Janeiro Presença nacional, reconhecimento mundial. Conheça a Fundação Dom Cabral Uma das melhores escolas de negócios do mundo, pelo ranking de educação

Leia mais

MBA para Jovens Profissionais

MBA para Jovens Profissionais MBA para Jovens Profissionais 1) OBJETIVO Desenhado especialmente para jovens profissionais com até 3 anos de formados em todas as áreas, este curso de MBA oferece uma visão atualizada das principais ferramentas

Leia mais

Estratégia nas cadeias

Estratégia nas cadeias Estratégia nas cadeias da demanda ao suprimento Assim como em um ecossistema, as cadeias de valor precisam explorar suas interdependências e potencialidades. Na teoria e na vida, FDC Conheça a Fundação

Leia mais

ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO DE NEGÓCIOS São Paulo

ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO DE NEGÓCIOS São Paulo Av. Princesa Diana, 760 34000-000 Nova Lima MG Campus Aloysio Faria Av. Princesa Diana, 760 Alphaville Lagoa dos Ingleses 34000-000 Nova Lima MG Brasil Campus BH Rua Bernardo Guimarães, 3.071 Santo Agostinho

Leia mais

TURMAS ABERTAS >> BELO HORIZONTE

TURMAS ABERTAS >> BELO HORIZONTE TURMAS ABERTAS >> BELO HORIZONTE APRESENTAÇÃO A Academia de Lideranças tem foco prático no desenvolvimento das competências essenciais dos líderes de pessoas, processos e metas. As competências técnicas

Leia mais

Programa de Desenvolvimento de Executivos - PDE. Presença nacional, reconhecimento mundial.

Programa de Desenvolvimento de Executivos - PDE. Presença nacional, reconhecimento mundial. Programa de Desenvolvimento de Executivos - PDE Presença nacional, reconhecimento mundial. PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO DE EXECUTIVOS - PDE Com o objetivo de ampliar a visão crítica, sistêmica e integrada

Leia mais

CUSTOS LOGÍSTICOS NO BRASIL Núcleo de Logística, Supply Chain e Infraestrutura

CUSTOS LOGÍSTICOS NO BRASIL Núcleo de Logística, Supply Chain e Infraestrutura CUSTOS LOGÍSTICOS NO BRASIL 2017 Núcleo de Logística, Supply Chain e Infraestrutura Equipe Paulo Tarso Vilela de Resende (coordenador) Paulo Renato de Sousa Ramon Victor Cesar Arthur Quintão Bolsistas

Leia mais

Proposta Técnica e Comercial Programa de Desenvolvimento de Futuros Diretores - Sicredi Gestão Estratégica de Negócios

Proposta Técnica e Comercial Programa de Desenvolvimento de Futuros Diretores - Sicredi Gestão Estratégica de Negócios www.fdc.org.br Proposta Técnica e Comercial Programa de Desenvolvimento de Futuros Diretores - Sicredi Gestão Estratégica de Negócios Dez 2016 No. 0677/2016 SUMÁRIO 1 CONTEXTO E DEMANDA 2 RESULTADOS ESPERADOS

Leia mais

"Conheça todas as teorias, domine todas as técnicas, mas ao tocar uma alma humana, seja apenas outra alma humana". Carl Jung

Conheça todas as teorias, domine todas as técnicas, mas ao tocar uma alma humana, seja apenas outra alma humana. Carl Jung Instituição de Coaching, Treinamento & Desenvolvimento Humano, com atuação em todo Brasil com a Missão de disseminar a cultura do Coaching para todas as pessoas que puderem fazer uso da metodologia como

Leia mais

Indicadores da Economia Brasileira: Confiança e Expectativas Observatório de Políticas Econômicas 2016

Indicadores da Economia Brasileira: Confiança e Expectativas Observatório de Políticas Econômicas 2016 www.fdc.org.br Indicadores da Economia Brasileira: Confiança e Expectativas Observatório de Políticas Econômicas 2016 Indicadores da Economia Brasileira: Confiança e Expectativas Quadro-Resumo de fevereiro

Leia mais

GESTÃO DE NEGÓCIOS, INOVAÇÃO E EMPREENDEDORISMO

GESTÃO DE NEGÓCIOS, INOVAÇÃO E EMPREENDEDORISMO PÓS-GRADUAÇÃO GESTÃO DE NEGÓCIOS, INOVAÇÃO E EMPREENDEDORISMO INSCRIÇÕES ABERTAS Início das aulas: 05/08/2019 Duração: 16 meses Dias e horários: segundas e terças-feiras (semanal) das 18h45 às 22h45 Carga

Leia mais

Executive Education Ranking 2016 PÓS-MBA

Executive Education Ranking 2016 PÓS-MBA Executive Education Ranking 2016 PÓS-MBA 2017 2018 PÓS-MBA ADVANCED BOARDROOM PROGRAM FOR WOMEN O CURSO O Advanced Boardroom Program for Women ABP-W desenvolve de forma diferenciada e aprofundada, conhecimentos

Leia mais

4) ESTRUTURA CURRICULAR E CARGA HORÁRIA

4) ESTRUTURA CURRICULAR E CARGA HORÁRIA MBA em GESTÃO ESTRATÉGICA DE EMPRESAS 1) OBJETIVO O objetivo do MBA é dotar os participantes de todos os instrumentos necessários para tomar as decisões fundamentais de investimento e inovação e levá-la

Leia mais

PCS Parceria para o Crescimento Sustentável

PCS Parceria para o Crescimento Sustentável ar PCS Parceria para o Crescimento Sustentável e ias Programa que visa a coconstrução das estratégias de crescimento da organização de uma forma perene, gerenciando seus impactos econômicos, financeiros,

Leia mais

PAEX Parceiros para a Excelência. Programa para empresas de médio porte que desejam melhorar seus resultados e aumentar sua competitividade

PAEX Parceiros para a Excelência. Programa para empresas de médio porte que desejam melhorar seus resultados e aumentar sua competitividade ar PAEX Parceiros para a Excelência e Programa para empresas de médio porte que desejam melhorar seus resultados e aumentar sua competitividade ias por meio da implementação de um modelo de gestão integrada,

Leia mais

COMUNICAÇÃO, MERCADOS E TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

COMUNICAÇÃO, MERCADOS E TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU COMUNICAÇÃO, MERCADOS E TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO INSCRIÇÕES ABERTAS: Início das aulas: 26/03/2018 Término das aulas: Dezembro/2018 Dias e horários das aulas: Segunda-Feira - 18h30

Leia mais

REQUISITOS PARA ENTRADA DE NOVOS PARTICIPANTES

REQUISITOS PARA ENTRADA DE NOVOS PARTICIPANTES COMISSÕES TEMÁTICAS As comissões são grupos formados por associados ao IBGC que, voluntariamente, contribuem para a qualidade e o aprofundamento das discussões realizadas no Instituto. De acordo com seu

Leia mais