EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA VARA CÍVEL DO FORO DA BARRA DA TIJUCA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA VARA CÍVEL DO FORO DA BARRA DA TIJUCA"

Transcrição

1 EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA VARA CÍVEL DO FORO DA BARRA DA TIJUCA PEDIDO DE TUTELA ANTECIPADA AGENOR DA SILVA GOMES, brasileiro, viúvo, bibliotecário aposentado, portador da Carteira de Identidade RG n., devidamente inscrito no CPF/MF n., residente na Rua São João Batista n. 24, apartamento 125, na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro, RJ, CEP, neste ato representado por seu filho ARNALDO DA SILVA GOMES, brasileiro, divorciado, dentista, portador da Carteira de Identidade RG n., devidamente inscrito no CPF/MF n., residente na Rua São João Batista n. 24, apartamento 125, na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro, RJ, CEP, por intermédio de seu advogado e bastante procurador infra-assinado (instrumento de mandato em anexo), vem, mui respeitosamente, à presença de Vossa Excelência, com fundamento no artigo 6º, incisos III e V, e artigo 51, inciso IV, ambos do Código de Defesa do Consumidor propor AÇÃO DE REVISÃO CONTRATUAL DE CLÁUSULA LEONINA pelo procedimento ordinário cumulada com OBRIGAÇÃO DE FAZER com PEDIDO DE TUTELA ANTECIPADA em face de PLANO DE SAÚDE BEM-ESTAR (qualificação completa da empresa e endereço) e da CLÍNICA MARCELINO CHAMPAGNAT (qualificação e endereço) pelos motivos de fato e de direito abaixo articulados.

2 I DOS FATOS 1. Em 19 de março de 2005, o genitor do requerente firmou com a requerida prestação de serviços de assistência médica com cobertura total em casos de acidentes, cirurgias, emergências, exames, consultas ambulatoriais, resgate de ambulâncias e até mesmo com uso de helicópteros, ou seja, tudo o que se espera de um dos melhores planos de saúde existentes no país. 2. Em julho de 2010, o genitor do requerente foi internado na Clínica São Marcelino Champagnat, na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, vítima de grave acidente vascular cerebral (AVC). Seu estado de saúde piora a cada dia, e o requerente ficou muito preocupado com essa situação. 3. Ao visitar seu pai, no dia 16 de julho do mesmo mês, o requerente foi levado à direção da clínica, e foi informado pelo médico responsável, Dr. Marcos Vinícius Pereira, que o quadro comatoso do genitor do requerente é muito grave, mas não há motivo para que ele permaneça internado na UTI (Unidade de Tratamento Intensivo) da clínica, e sim em casa com a instalação de home care com os equipamentos necessários à manutenção de sua vida com conforto e dignidade. 4. O médico disse ainda que, em 48 horas, não restará outra saída senão dar alta ao pai do requerente para que ele continue com o tratamento em casa, pois certamente é a melhor opção de tratamento. 5. Em estado de choque com a notícia, vendo a impossibilidade de seu pai manifestar-se sobre seu próprio estado de saúde, o requerente entrou em contato com a ré, e esta informou que não poderia fazer nada, pois não existe a possibilidade de instalar home care para garantir o tratamento do paciente. 6. Diante dessa situação, desesperado, o requerente busca a tutela jurisdicional, a fim de garantir a continuidade do tratamento médico de seu genitor.

3 II DO DIREITO 7. O posicionamento assumido pelas requeridas diante do grave estado de saúde do genitor do requerente ofende o princípio da dignidade da pessoa humana, porque a saúde do cidadão é um dos direitos tutelados pela Constituição Federal. Dispõe o artigo 169, da Carta Maior que: A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantindo mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação. 8. Por esse motivo, as requeridas não podem transferir a responsabilidade de decisão para o requerente, impondo-lhe uma situação desesperadora, visto que uma ré alega que o genitor do requerente deve continuar o tratamento em sua residência por meio de home care, e a outra, simplesmente afirma que não pode fazê-lo por não ter condições. 9. Ora, Ilustre Magistrado, a saúde do cidadão é tratado como tema tão relevante na sociedade brasileira que, além de ser um elemento constitutivo da dignidade da pessoa humana, a saúde também é indicada pelo legislador constitucional como um direito social, conforme se depreende do artigo 6º da Constituição Federal: São direitos sociais a educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados, na forma desta Constituição. 10. Há de se verificar ainda que a relação jurídica de consumo estabelecida entre os demandantes é regida pelo Código de Defesa do Consumidor e pela Lei n /18 (Plano de Saúde), caracterizando-se, portanto, normas de ordem pública e de interesse social, inderrogáveis pela vontade das partes.

4 11. O contrato de plano privado de assistência à saúde é um contrato celebrado entre o beneficiário e o plano de saúde, no qual aquele assume a obrigação de realizar periodicamente pagamento mensal, enquanto este se obriga a disponibilizar em rede médica específica e a assumir os custos desse atendimento. 12. Dentre as características do contrato do plano de saúde, duas se aplicam ao caso sub judice : adesão e aleatoriedade. Trata-se de um contrato de adesão, porque não houve espaço para a modificação de cláusulas contratuais. O genitor do requerente assinou o contrato já elaborado pelo plano de saúde, e isso o permite propor esta demanda para realizar a revisão da cláusula contratual leonina. Além disso, as requeridas não podem negar o tratamento médico ao pai do requerente em razão da aleatoriedade, visto que o contrato de plano de saúde é aleatório, porque repousa sobre um acontecimento incerto. Nesse caso, a operadora assume o risco financeiro de arcar com o ônus dos gastos médicos, tratamento médico etc. 13. Como se isso não bastasse, as requeridas desobedeceram aos princípios fundamentais do Código de Defesa do Consumidor, a saber: princípio da vulnerabilidade do consumidor e o princípio da boa-fé nas relações de consumo. O primeiro princípio reconhece o pai do requerente como a parte mais fraca, ou seja, é o hipossuficiente da relação jurídica. O segundo princípio diz respeito à lealdade entre consumidor e fornecedor, visando a combater os abusos praticados no mercado. 14. Esses princípios foram desrespeitados pelas requeridas ao passo que visam a interromper o tratamento do pai do requerente, pois um entende que o tratamento deve continuar por meio de home care e outro afirma peremptoriamente que não pode disponibilizar esse serviço. 15. A negativa das requeridas em interromper o tratamento do genitor do requerente permite a revisão de cláusula leonina, primeiramente, com base no artigo 6º, incisos III e V do Código de Defesa do Consumidor, porque à época da contratação, o plano de saúde não informou de forma adequada e clara os diferentes produtos e serviços oferecidos, e diante dessa situação, quer modificar cláusula contratual, estabelecendo prestações desproporcionais com o requerente, uma vez que, diante da circunstância, terá de arcar com as despesas do home care, tornando a relação jurídica excessivamente onerosa para o requerente. 16. Nesse mesmo sentido, o artigo 51, inciso IV, do Código de Defesa do Consumidor explicita que são nulas de pleno direito, entre outras, as cláusulas contratuais relativas ao fornecimento de produtos e serviços que estabeleçam consideradas

5 iníquas, abusivas, que coloquem o consumidor em desvantagem exagerada, ou sejam incompatíveis com a boa-fé ou a equidade. 17. Como se isso não bastasse, a 10ª Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça de São Paulo entende que a exclusão de home care do contrato de plano de saúde configura abusividade por contraria norma consumerista. Veja o aresto abaixo colacionado: PLANO DE SAÚDE. AÇÃO DE OBRIGAÇÃO DE FAZER COM PEDIDO DE ANTECIPAÇÃO DE TUTELA. HOME CARE. POSSIBILIDADE. EXCLUSÃO CONTRATUAL QUE CONFIGURA ABUSIVIDADE POR CONTRARIAR NORMA CONSUMERISTA. EXCLUSÃO QUE DESNATURA A PRÓPRIA NATUREZA DO CONTRATO FIRMADO ENTRE AS PARTES. DEMONSTRADA A NECESSIDADE DO TRATAMENTO DOMICILIAR. SENTENÇA MODIFICADA EM PARTE. RECURSO PARCIALMENTE PROVIDO. APEL. Nº: Outra questão relevante é que a cláusula restritiva não estava redigida com destaque, conforme dispõe o artigo 54, 4º, do Código de Defesa do Consumidor que explicita o seguinte: As cláusulas que implicarem limitação de direito do consumidor deverão ser redigidas com destaque, permitindo sua imediata e fácil compreensão. III DO PEDIDO DE TUTELA ANTECIPADA 19. O artigo 51, 4º, do Código de Defesa do Consumidor autorizadora da presente demanda, conferindo-lhe a possibilidade jurídica do pedido, e diante do grave quadro de saúde, requer-se os efeitos da tutela antecipada com fundamento no artigo 273, inciso I, do Código de Processo Civil. 20. Diante do quadro de saúde do pai do requerente, a tutela busca a permanência do enfermo no hospital até que o plano de saúde disponibilize o home care ou, em não sendo possível, a permanência dele no hospital.

6 Caso não seja concedida a tutela antecipada, em estado comatoso, inevitável será a morte do genitor do requerente, cujo dano será irreparável. IV DA SUBSTITUIÇÃO PROCESSUAL 21. Como regra geral, a ninguém é dado o direito de pleitear em nome próprio direito alheio, conforme dispõe o artigo 6º do Código de Processo Civil. Contudo, a lei autoriza, em casos excepcionais, o ajuizamento da ação por um estranho à relação jurídica material. 22. No presente caso, o requerente é filho do enfermo que se encontra em estado de coma, por isso não tem condições de assinar a procuração ad judicia para defender seus direitos. Assim, a lei lhe confere o direito à substituição processual, podendo, portanto, figurar no polo ativo da demanda. V DO PEDIDO Ex positis, requer a Vossa Excelência que se digne de conceder a tutela antecipada inaudita altera parte com fundamento no artigo 273, inciso I, do Código de Processo Civil, para determinar à segunda ré que não dê alta médica ao genitor do requerente até que lhe seja viabilizado o atendimento home care pela segunda ré. Em não sendo possível a viabilização de home care que seja determinada então à segunda ré a permanência do pai do requerente no hospital até sua total recuperação. Requer seja considerada inválida a cláusula do contrato celebrado entre as partes, impondo-se a viabilização de home care ou a permanência do pai do requerente no hospital, impedindo a alta médica, bem como arcar com as despesas decorrentes do tratamento médico. Requer a procedência do pedido, com o reconhecimento e declaração de nulidade da cláusula contratual, para obter a

7 contraprestação do contrato firmado com a operadora do plano de saúde e assegurar o tratamento médico do genitor do requerente, constituindo-se como obrigação de fazer, e condenando-se ainda as requeridas. Por derradeiro, requer a citação das requeridas para contestarem a demanda sob pena de revelia e confissão quanto à matéria de fato, e para acompanha-la até decisão final que, certamente, julgará procedente o pedido do requerente. Protesta provar o alegado por todos os meios de prova admitidos em direito, especialmente pelo depoimento pessoal das requeridas, sob pena de confissão, oitiva de testemunhas, juntada de novos documentos e outras provas que se fizerem necessárias para o deslinde da demanda. para efeitos de alçada. Dá-se à causa o valor de R$ ,00 (cem mil reais), Nestes termos, pede deferimento. Local e data. Nome e assinatura do Advogado OAB n.

MODELO DE AÇÃO REIVINDICATÓRIA - RETROVENDA EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA VARA CÍVEL DA COMARCA DE

MODELO DE AÇÃO REIVINDICATÓRIA - RETROVENDA EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA VARA CÍVEL DA COMARCA DE MODELO DE AÇÃO REIVINDICATÓRIA - RETROVENDA EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA VARA CÍVEL DA COMARCA DE [Nome completo do requerente], [nacionalidade], [estado civil], [profissão], portador

Leia mais

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DO JUIZADO ESPECIAL CÍVEL DA COMARCA DE

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DO JUIZADO ESPECIAL CÍVEL DA COMARCA DE EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DO JUIZADO ESPECIAL CÍVEL DA COMARCA DE SICRANA DE TAL, brasileira, casada, portadora do RG [...], devidamente inscrita no CPF/MF n. [...], sicrana@e-mail.com.br,

Leia mais

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA VARA CÍVEL DO FORO DA COMARCA DE

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA VARA CÍVEL DO FORO DA COMARCA DE EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA VARA CÍVEL DO FORO DA COMARCA DE PEDIDO DE TUTELA PROVISÓRIA DE URGÊNCIA DE NATUREZA ANTECIPADA NOME DO AUTOR, nacionalidade, estado civil, [existência de

Leia mais

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA... VARA CÍVEL DO FORO...

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA... VARA CÍVEL DO FORO... EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA... VARA CÍVEL DO FORO...... (nome completo),... (nacionalidade),... (profissão), portador da cédula de identidade RG nº..., inscrito no CPF/MF sob nº...,

Leia mais

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA... VARA CÍVEL DO FORO...

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA... VARA CÍVEL DO FORO... EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA... VARA CÍVEL DO FORO...... (nome completo),... (nacionalidade),... (estado civil),... (profissão), portador da cédula de identidade RG nº..., inscrito no

Leia mais

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA VARA CÍVEL DA COMARCA DE

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA VARA CÍVEL DA COMARCA DE EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA VARA CÍVEL DA COMARCA DE PEDIDO DE TUTELA DE URGÊNCIA ART. 300 DO CPC Nome e prenome da requerente, nacionalidade, estado civil (a existência de união estável),

Leia mais

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA VARA CÍVEL DA COMARCA DE

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA VARA CÍVEL DA COMARCA DE EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA VARA CÍVEL DA COMARCA DE FULANO DE TAL, brasileiro, solteiro, garçom, portador da Cédula de Identidade RG n. [...], devidamente inscrito no CPF/MF sob o

Leia mais

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA... ª VARA CÍVEL DO FORO...

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA... ª VARA CÍVEL DO FORO... EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA... ª VARA CÍVEL DO FORO............ (nome completo),........ (nacionalidade),... (estado civil),... (profissão), portador da cédula de identidade RG nº...

Leia mais

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA... VARA CÍVEL DO FORO...

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA... VARA CÍVEL DO FORO... EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA... VARA CÍVEL DO FORO...... (nome completo),... (nacionalidade),... (estado civil),... (profissão), portador da cédula de identidade RG nº..., inscrito no

Leia mais

RESCISÃO CONTRATUAL DO PLANO DE SAÚDE POR INADIMPLÊNCIA

RESCISÃO CONTRATUAL DO PLANO DE SAÚDE POR INADIMPLÊNCIA AULA 54 RESCISÃO CONTRATUAL DO PLANO DE SAÚDE POR INADIMPLÊNCIA Função social do contrato Função social do contrato é a relação dos contratantes com a sociedade, pois produz efeitos perante terceiros.

Leia mais

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA... DO FORO...

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA... DO FORO... EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA...... DO FORO... VARA.........(nome completo),... (nacionalidade),... (estado civil)... (profissão), neste ato representado legalmente, por sua genitora,

Leia mais

CUMPRIMENTO DE SENTENÇA QUE RECONHEÇA A EXIGIBILIDADE DE OBRIGAÇÃO DE PRESTAR ALIMENTOS, conforme artigo 528, ss, do CPC

CUMPRIMENTO DE SENTENÇA QUE RECONHEÇA A EXIGIBILIDADE DE OBRIGAÇÃO DE PRESTAR ALIMENTOS, conforme artigo 528, ss, do CPC EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA E. FAMÍLIA E DAS SUCESSÕES DO FORO ª VARA DA DO CUMPRIMENTO DE SENTENÇA QUE RECONHEÇA A EXIGIBILIDADE DE OBRIGAÇÃO DE PRESTAR ALIMENTOS (EXECUÇÃO DE ALIMENTOS)

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA AUMENTO ABUSIVO DAS MENSALIDADES DOS PLANOS DE SAÚDE

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA AUMENTO ABUSIVO DAS MENSALIDADES DOS PLANOS DE SAÚDE AUMENTO ABUSIVO DAS MENSALIDADES DOS PLANOS DE SAÚDE 1 1. Conceito do contrato de plano de saúde O contrato de plano privado de assistência à saúde é o pacto firmado entre a administradora, a operadora

Leia mais

Caso prático V exame de ordem unificado

Caso prático V exame de ordem unificado Caso prático V exame de ordem unificado Em 19 de março de 2005, Agenor da Silva Gomes, brasileiro, natural do Rio de Janeiro, bibliotecário, viúvo, aposentado, residente na Rua São João Batista, n. 24,

Leia mais

C O N T E S T A Ç Ã O,

C O N T E S T A Ç Ã O, EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA E. 1 ª VARA DA FAMÍLIA E DAS SUCESSÕES DO FORO REGIONAL DO TATUAPÉ-SP Ação de Alimentos gravídicos Processo 009/2017, nacionalidade, estado civil, idade,

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA REVISÃO CONTRATUAL DE AUMENTOS ABUSIVOS DOS PLANOS DE SAÚDE

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA REVISÃO CONTRATUAL DE AUMENTOS ABUSIVOS DOS PLANOS DE SAÚDE REVISÃO CONTRATUAL DE AUMENTOS ABUSIVOS DOS PLANOS DE SAÚDE A lei que dispõe sobre os planos e seguros privados de assistência à saúde é a 9.656, de 03 de julho de 1998. Plano Privado de Assistência à

Leia mais

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA E. FAMÍLIA E DAS SUCESSÕES DO FORO

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA E. FAMÍLIA E DAS SUCESSÕES DO FORO EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA E. FAMÍLIA E DAS SUCESSÕES DO FORO ª VARA DA (EXECUÇÃO DE ALIMENTOS) Exqte.: Excdo.:, brasileira, solteira, comerciante, residente e domiciliada N. Capital,

Leia mais

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA VARA CÍVEL DA COMARCA DE

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA VARA CÍVEL DA COMARCA DE EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA VARA CÍVEL DA COMARCA DE FULANA DE TAL, brasileira, casada, portadora do RG n. [...], devidamente inscrita no CPF/MF n. [...], e-mail fulanadetal@email.com.br,

Leia mais

C O N T E S T A Ç Ã O,

C O N T E S T A Ç Ã O, EXCELENTÍSSIMO(A) SENHOR(A) DOUTOR(A) JUIZ(A) DE DIREITO DA 1ª VARA DE FAMILIA E SUCESSÕES DA COMARCA DE SANTOS-SP Ação de investigação de Paternidade Processo 007/2017, brasileiro,, do, portador da Cédula

Leia mais

Pedro, na qualidade de locatário, contratou com Antônio, locador, menor púbere, assistido por seu genitor, Fernando, a locação do imóvel residencial

Pedro, na qualidade de locatário, contratou com Antônio, locador, menor púbere, assistido por seu genitor, Fernando, a locação do imóvel residencial Pedro, na qualidade de locatário, contratou com Antônio, locador, menor púbere, assistido por seu genitor, Fernando, a locação do imóvel residencial de sua propriedade, unidade autônoma e integrante do

Leia mais

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA... VARA CÍVEL DO FORO DA COMARCA DE EMBU GUAÇU ESTADO DE SÃO PAULO

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA... VARA CÍVEL DO FORO DA COMARCA DE EMBU GUAÇU ESTADO DE SÃO PAULO QUESTÃO Na data de 11 de agosto de 2013, Ana Isabel Figueira, residente e domiciliada na Rua Solavanco, 111, Vila Esmeralda, Embu Guaçu, recebeu uma correspondência de cobrança da Loja Borboleta Azul LTDA,

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL Tópico da aula: Limitação de cobertura para materiais e medicamentos utilizados durante a internação de beneficiário de plano de saúde. Caso prático Beneficiária,

Leia mais

EXCELENTÍSSIMO(A) SENHOR(A) DOUTOR(A) JUIZ(A) DE DIREITO DA 1ª VARA DE FAMILIA E SUCESSÕES DA COMARCA DE SANTOS-SP

EXCELENTÍSSIMO(A) SENHOR(A) DOUTOR(A) JUIZ(A) DE DIREITO DA 1ª VARA DE FAMILIA E SUCESSÕES DA COMARCA DE SANTOS-SP EXCELENTÍSSIMO(A) SENHOR(A) DOUTOR(A) JUIZ(A) DE DIREITO DA 1ª VARA DE FAMILIA E SUCESSÕES DA COMARCA DE SANTOS-SP Ação Declaratória de Filiação Socioafetiva Processo 007/2017, brasileira,, do, portadora

Leia mais

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA. ªVARA... DO FORO...

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA. ªVARA... DO FORO... EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA. ªVARA... DO FORO...... (nome completo),...(nacionalidade),...(estado civil),...(profissão), portador da cédula de identidade RG nº..., inscrito no CPF/MF

Leia mais

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA VARA DE REGISTRO PÚBLICO DE SÃO PAULO

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA VARA DE REGISTRO PÚBLICO DE SÃO PAULO EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA VARA DE REGISTRO PÚBLICO DE SÃO PAULO NOME COMPLETO DO AUTOR, estado civil ou existência de união estável, profissão, número de inscrição no Cadastro de

Leia mais

AUMENTO ABUSIVO NAS MENSALIDADES DOS PLANOS DE SAÚDE

AUMENTO ABUSIVO NAS MENSALIDADES DOS PLANOS DE SAÚDE MÓDULO II Contratos em Espécie no Código de Defesa do Consumidor (30 horas-aula) AUMENTO ABUSIVO NAS MENSALIDADES DOS PLANOS DE SAÚDE Prof. Joseval Martins Viana - Aula n. 31 do Curso de Pós-Graduação

Leia mais

Número: Data Autuação: 17/02/2016

Número: Data Autuação: 17/02/2016 Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região - 1º Grau PJe - Processo Judicial Eletrônico Consulta Processual Número: 0000184-77.2016.5.06.0009 Data Autuação: 17/02/2016 Classe: AÇÃO TRABALHISTA - RITO SUMÁRIO

Leia mais

Novo CPC Petição Inicial Modelo

Novo CPC Petição Inicial Modelo Novo CPC Petição Inicial Modelo Novo CPC Petição Inicial Modelo Novo CPC Petição Inicial Modelo EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA VARA (Ex. CIVIL, ou DE FAMÍLIA, ETC) DA COMARCA.. / UF (Conforme

Leia mais

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA VARA CÍVEL DA COMARCA DE

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA VARA CÍVEL DA COMARCA DE EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA VARA CÍVEL DA COMARCA DE Nome completo, nacionalidade, estado civil [existência de união estável, se houver], profissão, portador do RG n. [...], devidamente

Leia mais

Outros artigos que você também possa se interessar:

Outros artigos que você também possa se interessar: Somos advogados com larga experiência no mundo jurídico e o nosso objetivo é lhe ajudar na advocacia através de informações atualizadas e confiáveis nos mais diversos temas do Direito. Para tanto, publicamos

Leia mais

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DO JUIZADO ESPECIAL CÍVEL FEDERAL DA COMARCA DE...

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DO JUIZADO ESPECIAL CÍVEL FEDERAL DA COMARCA DE... EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DO JUIZADO ESPECIAL CÍVEL FEDERAL DA COMARCA DE... PRIORIDADE PROCESSUAL PEDIDO DE ANTECIPAÇÃO DE TUTELA... (nome completo),... (nacionalidade),... (estado

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA LEGALE EDUCACIONAL EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA VARA CÍVEL DA COMARCA DE MOGI DAS CRUZES

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA LEGALE EDUCACIONAL EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA VARA CÍVEL DA COMARCA DE MOGI DAS CRUZES EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA VARA CÍVEL DA COMARCA DE MOGI DAS CRUZES (Qualificação completa e endereço - Artigo 319, inciso I, do CPC), por seus advogados e bastantes procuradores que

Leia mais

SENTENÇA VISTOS. A antecipação dos efeitos da tutela foi deferida, conforme decisão de p. 47/48.

SENTENÇA VISTOS. A antecipação dos efeitos da tutela foi deferida, conforme decisão de p. 47/48. fls. 271 SENTENÇA Processo Digital nº: 1025475-79.2015.8.26.0562 Classe Assunto: Procedimento Ordinário - Planos de Saúde Requerente: Requerido: Juiz(a) de Direito: Dr(a). Claudio Teixeira Villar VISTOS.

Leia mais

18/03/2019 AULA 5 TUTELA DE URGÊNCIA ANTECEDENTE. Denis Domingues Hermida. Classificação das TUTELAS PROVISÓRIAS quanto ao MOMENTO DA CONCESSÃO

18/03/2019 AULA 5 TUTELA DE URGÊNCIA ANTECEDENTE. Denis Domingues Hermida. Classificação das TUTELAS PROVISÓRIAS quanto ao MOMENTO DA CONCESSÃO PROCESSO CIVIL V AULA 5 TUTELA DE URGÊNCIA Denis Domingues Hermida I INTRODUÇÃO Classificação das TUTELAS PROVISÓRIAS quanto ao MOMENTO DA CONCESSÃO INCIDENTE Na mesma peça processual Em que se formula

Leia mais

MÓDULO 8: TRIBUTOS EM ESPÉCIE IV: TRIBUTAÇÃO SOBRE O PATRIMÔNIO (ITCMD, ITBI, IPVA, ITR E IPTU)

MÓDULO 8: TRIBUTOS EM ESPÉCIE IV: TRIBUTAÇÃO SOBRE O PATRIMÔNIO (ITCMD, ITBI, IPVA, ITR E IPTU) MÓDULO 8: TRIBUTOS EM ESPÉCIE IV: TRIBUTAÇÃO SOBRE O PATRIMÔNIO (ITCMD, ITBI, IPVA, ITR E IPTU) TEMA 1 IMPOSTO SOBRE A TRANSMISSÃO CAUSA MORTIS E DOAÇÕES DE QUAISQUER BENS E DIREITOS ITCMD PARTE I Aula

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA AÇÃO DECLARATÓRIA DE INEXISTÊNCIA DE DÉBITO CUMULADA COM OBRIGAÇÃO DE FAZER

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA AÇÃO DECLARATÓRIA DE INEXISTÊNCIA DE DÉBITO CUMULADA COM OBRIGAÇÃO DE FAZER AÇÃO DECLARATÓRIA DE INEXISTÊNCIA DE DÉBITO CUMULADA COM OBRIGAÇÃO DE FAZER Sessão da Tarde com o Prof. Joseval Martins Viana 1 2 Foro Competente - Artigo 101, inciso I, do Código de Defesa do Consumidor

Leia mais

ADVOCACIA EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR DESEMBARGADOR PRESIDENTE DO EGRÉGIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE MATO GROSSO.

ADVOCACIA EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR DESEMBARGADOR PRESIDENTE DO EGRÉGIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE MATO GROSSO. EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR DESEMBARGADOR PRESIDENTE DO EGRÉGIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE MATO GROSSO. URGENTE ANTÔNIO FERNANDES DO AMARAL, brasileiro, casado, vereador em Cuiabá-MT, inscrito no

Leia mais

CUMPRIMENTO DE SENTENÇA QUE RECONHEÇA A EXIGIBILIDADE DE OBRIGAÇÃO DE PRESTAR ALIMENTOS, conforme artigo 528, ss, do CPC

CUMPRIMENTO DE SENTENÇA QUE RECONHEÇA A EXIGIBILIDADE DE OBRIGAÇÃO DE PRESTAR ALIMENTOS, conforme artigo 528, ss, do CPC EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA E. FAMÍLIA E DAS SUCESSÕES DO FORO ª VARA DA DO CUMPRIMENTO DE SENTENÇA QUE RECONHEÇA A EXIGIBILIDADE DE OBRIGAÇÃO DE PRESTAR ALIMENTOS (EXECUÇÃO DE ALIMENTOS)

Leia mais

EXCELENTISSIMO SENHOR JUIZ DE DIREITO DA VARA CIVEL DA COMARCA DO RIO DE JANEIRO-ESTADO DO RIO DE JANEIRO

EXCELENTISSIMO SENHOR JUIZ DE DIREITO DA VARA CIVEL DA COMARCA DO RIO DE JANEIRO-ESTADO DO RIO DE JANEIRO EXCELENTISSIMO SENHOR JUIZ DE DIREITO DA VARA CIVEL DA COMARCA DO RIO DE JANEIRO-ESTADO DO RIO DE JANEIRO RENATO GOMES, brasileiro, divorciado, dentista, residente e domiciliado na Rua dos Santos, Bairro

Leia mais

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DA VARA DO TRABALHO DE SÃO PAULO SP

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DA VARA DO TRABALHO DE SÃO PAULO SP Obs: os espaços deste exercício tem a função de facilitar a visualização do aluno. Não é aconselhável pular linhas na prova. EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DA VARA DO TRABALHO DE SÃO PAULO SP KID PAPÃO,

Leia mais

CONTRATOS DE CONSUMO

CONTRATOS DE CONSUMO CONTRATOS DE CONSUMO Fundamento caput, artigo 4 Respeito interesses econômicos Inciso IV, artigo 4 educação / informação Inciso II, artigo 6 educação e divulgação sobre o consumo adequado Inciso III, artigo

Leia mais

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ FEDERAL DA ª VARA FEDERAL DA SUBSEÇÃO JUDICIÁRIA DE XXXXXXX, ESTADO DO XXXXXXX

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ FEDERAL DA ª VARA FEDERAL DA SUBSEÇÃO JUDICIÁRIA DE XXXXXXX, ESTADO DO XXXXXXX EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ FEDERAL DA ª VARA FEDERAL DA SUBSEÇÃO JUDICIÁRIA DE XXXXXXX, ESTADO DO XXXXXXX EMPRESA SOCIAL LTDA, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ sob n.º xxxxxxxxxxxxxxxx,

Leia mais

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA... ª VARA CÍVEL DO FORO...

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA... ª VARA CÍVEL DO FORO... EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA... ª VARA CÍVEL DO FORO............ (nome completo),........ (nacionalidade),... (estado civil),... (profissão), portador da cédula de identidade RG nº...

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA CLÁUSULA ABUSIVA NO CDC HOME CARE

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA CLÁUSULA ABUSIVA NO CDC HOME CARE CLÁUSULA ABUSIVA NO CDC HOME CARE Curso de Pós-Graduação em Direito do Consumidor (Aula 28) PETIÇÃO INICIAL Competência (domicílio do autor ou do réu) Partes: beneficiário (autor) e operadora (réu) Ação:

Leia mais

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA VARA CÍVEL DA COMARCA DE

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA VARA CÍVEL DA COMARCA DE EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA VARA CÍVEL DA COMARCA DE TUTELA PROVISÓRIA DE URGÊNCIA ARTIGOS 300 E 303 DO CPC FULANO DE TAL, brasileiro, solteiro, estudante, menor impúbere e absolutamente

Leia mais

MÓDULO 6: A ADVOCACIA E O DIREITO DE FAMÍLIA TEMA 6: FILIAÇÃO E ALIMENTOS

MÓDULO 6: A ADVOCACIA E O DIREITO DE FAMÍLIA TEMA 6: FILIAÇÃO E ALIMENTOS MÓDULO 6: A ADVOCACIA E O DIREITO DE FAMÍLIA TEMA 6: FILIAÇÃO E ALIMENTOS MODELO EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA... VARA DE FAMÍLIA DA COMARCA DE BAURU/SP Distribuição com urgência GUILHERME,

Leia mais

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DO TRABALHO DA MM... ª VARA DO TRABALHO DE...

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DO TRABALHO DA MM... ª VARA DO TRABALHO DE... EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DO TRABALHO DA MM.... ª VARA DO TRABALHO DE...... (nome completo),... (nacionalidade),... (estado civil),... (profissão), nascido em... (dia, mês, ano), portador

Leia mais

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA VARA CÍVEL DA COMARCA DE

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA VARA CÍVEL DA COMARCA DE EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA VARA CÍVEL DA COMARCA DE (10 cm) ULPIANO DE SOUSA, brasileiro, casado [convivente em regime de união estável], comerciante, portador da Cédula de Identidade

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA HOME CARE

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA HOME CARE HOME CARE Saúde Privada Suplementar - Planos de Saúde PETIÇÃO INICIAL Competência (domicílio do autor ou do réu) Partes: beneficiário (autor) e operadora (réu) Ação: Obrigação de Fazer cumulada com Danos

Leia mais

https://youtu.be/tjdwx0oqbrg Novo CPC Contestação Modelo

https://youtu.be/tjdwx0oqbrg Novo CPC Contestação Modelo Novo CPC Contestação Modelo https://youtu.be/tjdwx0oqbrg Novo CPC Contestação Modelo EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA VARA DA COMARCA.. / UF Pular 3 linhas Processo nº Pular 10 linhas (NOME

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA VARA CÍVEL DA COMARCA DE TUTELA PROVISÓRIA DE URGÊNCIA ARTIGOS 300 E 303 DO CPC SICRANO DE TAL, brasileiro, solteiro, estudante, menor impúbere e absolutamente

Leia mais

ACÓRDÃO. O julgamento teve a participação dos Desembargadores CLAUDIO GODOY (Presidente sem voto), AUGUSTO REZENDE E RUI CASCALDI.

ACÓRDÃO. O julgamento teve a participação dos Desembargadores CLAUDIO GODOY (Presidente sem voto), AUGUSTO REZENDE E RUI CASCALDI. fls. 172 Registro: 2016.0000771313 ACÓRDÃO Vistos, relatados e discutidos estes autos de Agravo de Instrumento nº 2138378-43.2016.8.26.0000, da Comarca de São Paulo, em que é agravante é agravada AMIL

Leia mais

Procedimento Sumário Requerente:

Procedimento Sumário Requerente: fls. 226 SENTENÇA Processo nº: 1000853-33.2016.8.26.0001 - Procedimento Sumário Requerente: xxxxxxxxxxxxxxx Requerido: Golden Cross Assistência Internacional de Saúde LTDA Exma. Sra. Dra. Juíza Simone

Leia mais

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA CIVEL DA COMARCA DE FORTALEZA-CE

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA CIVEL DA COMARCA DE FORTALEZA-CE fls. 1 EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA CIVEL DA COMARCA DE FORTALEZA-CE VARA FRANCISCO AUGUSTINHO FILHO, brasileiro, solteiro, agricultor, portador da Carteira de Identidade n 062941 (ctps),

Leia mais

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA VARA CÍVEL DA COMARCA DE

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA VARA CÍVEL DA COMARCA DE EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA VARA CÍVEL DA COMARCA DE PROCESSO DE EXECUÇÃO PARA ENTREGA DA COISA CERTA NOME DO EXEQUENTE, nacionalidade, estado civil, [existência de união estável -

Leia mais

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DO JUIZADO ESPECIAL CÍVEL FEDERAL DA COMARCA DE...

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DO JUIZADO ESPECIAL CÍVEL FEDERAL DA COMARCA DE... EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DO JUIZADO ESPECIAL CÍVEL FEDERAL DA COMARCA DE...... (nome completo),... (nacionalidade),... (estado civil),... (profissão), nascido(a) em... (dia, mês, ano),

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR NA SAÚDE

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR NA SAÚDE CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR NA SAÚDE PRINCÍPIOS GERAIS DO CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR 1. Princípios gerais do direito 2. Princípios gerais do Código de Defesa do Consumidor na Saúde 3. Indicação

Leia mais

ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM DIREITO TRIBUTÁRIO

ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM DIREITO TRIBUTÁRIO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM DIREITO TRIBUTÁRIO AÇÃO DE REPETIÇÃO DE INDÉBITO Prof. Thiago Gomes 1. CONSIDERAÇÕES INICIAIS A ação empregada para o contribuinte recuperar valor já pago indevidamente ou a maior.

Leia mais

EXCELENTÍSSIMO (A) SENHOR (A) DOUTOR (A) JUIZ (A) FEDERAL DA 3ª VARA EM SÃO JOSÉ DOS CAMPOS

EXCELENTÍSSIMO (A) SENHOR (A) DOUTOR (A) JUIZ (A) FEDERAL DA 3ª VARA EM SÃO JOSÉ DOS CAMPOS EXCELENTÍSSIMO (A) SENHOR (A) DOUTOR (A) JUIZ (A) FEDERAL DA 3ª VARA EM SÃO JOSÉ DOS CAMPOS Processo nº 000000-00.2016.403.6103. Autor(a): MONIQUE SANTANA DA RESTAURAÇÃO Réu: INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO

Leia mais

Prof. Dr. Joseval Martins Viana

Prof. Dr. Joseval Martins Viana COMO PROPOR AÇÕES JUDICIAIS CONTRA PLANOS DE SAÚDE 1. Introdução A Constituição Federal de 1988 proporcionou aos brasileiros direitos fundamentais à dignidade da pessoa humana. Entre eles, a proteção à

Leia mais

ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM DIREITO TRIBUTÁRIO

ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM DIREITO TRIBUTÁRIO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM DIREITO TRIBUTÁRIO Prof. Thiago Gomes 1. CONSIDERAÇÕES INICIAIS A ação declaratória visa a obtenção de certeza jurídica da existência ou inexistência de fato e das consequências

Leia mais

PROCURAÇÃO. Nome: Profissão: CPF: Endereço: Telefone:

PROCURAÇÃO. Nome: Profissão: CPF: Endereço: Telefone: PROCURAÇÃO OUTORGANTE: Nome: Profissão: CPF: Endereço: Telefone: E-mail: OUTORGADOS: LEONARDO NELSIS SUAREZ, brasileiro, solteiro, advogado, portador de OAB/RS n. 84.503 e CARLOS PAIVA GOLGO, brasileiro,

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO DECISÃO MONOCRÁTICA

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO DECISÃO MONOCRÁTICA fls. 1 Registro: 2013.0000161312 DECISÃO MONOCRÁTICA Agravo de Instrumento Processo nº 0051663-37.2013.8.26.0000 Relator(a): Erickson Gavazza Marques Órgão Julgador: 5ª Câmara de Direito Privado Decisão

Leia mais

EXCELENTÍSSIMO SENHOR JUIZ FEDERAL DA VARA FEDERAL,

EXCELENTÍSSIMO SENHOR JUIZ FEDERAL DA VARA FEDERAL, EXCELENTÍSSIMO SENHOR JUIZ FEDERAL DA VARA FEDERAL, BANCO RENASCENÇA, pessoa jurídica de direito privado, inscrito no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica sob o n., com endereço à Rua, devidamente representado

Leia mais

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DA VARA DO TRABALHO DE CAMBORIÚ SC

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DA VARA DO TRABALHO DE CAMBORIÚ SC EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DA VARA DO TRABALHO DE CAMBORIÚ SC ALDAIR, nacionalidade, estado civil, frentista, portador da Cédula de Identidade RG nº, inscrito no CPF nº, portador da CTPS nº, inscrito

Leia mais

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA VARA CÍVEL DA COMARCA DE... ESTADO...

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA VARA CÍVEL DA COMARCA DE... ESTADO... EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA VARA CÍVEL DA COMARCA DE... ESTADO... NOME COMPLETO, nacionalidade, estado civil, profissão, inscrito no RG sob o nº..., e no CPF sob o nº..., residente

Leia mais

Excelentíssimo Senhor Doutor Juiz de Federal da Vara Federal da Subseção Judiciária de (nome da cidade).

Excelentíssimo Senhor Doutor Juiz de Federal da Vara Federal da Subseção Judiciária de (nome da cidade). Bom dia, hoje trago um modelo de petição de pensão por morte e, razão da morte do filho com pedido de tutela antecipada em face do INSS perante a Justiça Federal. Excelentíssimo Senhor Doutor Juiz de Federal

Leia mais

ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM DIREITO TRIBUTÁRIO

ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM DIREITO TRIBUTÁRIO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM DIREITO TRIBUTÁRIO Prof. Thiago Gomes 1. CONSIDERAÇÕES INICIAIS A ação anulatória visa obtenção de tutela jurisdicional que implique em desfazimento de lançamento por conta de

Leia mais

AÇÃO DE CONCESSÃO DE BENEFÍCIO PREVIDENCIÁRIO - APOSENTADORIA POR IDADE

AÇÃO DE CONCESSÃO DE BENEFÍCIO PREVIDENCIÁRIO - APOSENTADORIA POR IDADE 1 EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA ª VARA DA COMARCA DE... Urgente pedido de concessão da lei da super prioridade (lei 13.466/17): autora maior de 80 anos..., vem, muito respeitosamente,

Leia mais

FORENSE PROCESSO CIVIL JOSEVAL MARTINS VIANA TEORIA E PRÁTICA

FORENSE PROCESSO CIVIL JOSEVAL MARTINS VIANA TEORIA E PRÁTICA JOSEVAL MARTINS VIANA FORENSE P R Á T I C A em PROCESSO TEORIA E PRÁTICA CIVIL Procuração ad judicia Substabelecimento Exceções de impedimento e suspeição do juiz Intervenção de terceiros Petição inicial

Leia mais

Bom dia, hoje trago um modelo de petição de auxílio reclusão previdenciário com pedido de tutela antecipada em face do INSS perante a Justiça Federal.

Bom dia, hoje trago um modelo de petição de auxílio reclusão previdenciário com pedido de tutela antecipada em face do INSS perante a Justiça Federal. Bom dia, hoje trago um modelo de petição de auxílio reclusão previdenciário com pedido de tutela antecipada em face do INSS perante a Justiça Federal. Excelentíssimo Senhor Doutor Juiz de Direito da Vara

Leia mais

EXCELENTÍSSIMO(A) SENHOR(A) JUIZ(A) DO JUIZADO ESPECIAL FEDERAL DE (nome da cidade/uf)

EXCELENTÍSSIMO(A) SENHOR(A) JUIZ(A) DO JUIZADO ESPECIAL FEDERAL DE (nome da cidade/uf) Modelos Âmbito Jurídico - Contratos 00001 - Inicial de restabelecimento de auxílio-doença e conversão em aposentadoria por invalidez com pedido de antecipação de tutela EXCELENTÍSSIMO(A) SENHOR(A) JUIZ(A)

Leia mais

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DO JUIZADO ESPECIAL CÍVEL DA COMARCA DE

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DO JUIZADO ESPECIAL CÍVEL DA COMARCA DE EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DO JUIZADO ESPECIAL CÍVEL DA COMARCA DE FULANO DE TAL, brasileiro, casado, portador do RG n. [...], devidamente inscrito no CPF/MF n. [...], email@email.com.br,

Leia mais

ESQUELETO PETIÇÃO INICIAL: ENDEREÇAMENTO QUALIFICAÇÃO PRELIMINAR MÉRITO PEDIDOS REQUERIMENTOS FINAIS

ESQUELETO PETIÇÃO INICIAL: ENDEREÇAMENTO QUALIFICAÇÃO PRELIMINAR MÉRITO PEDIDOS REQUERIMENTOS FINAIS PETIÇÃO INICIAL ESQUELETO PETIÇÃO INICIAL: ENDEREÇAMENTO QUALIFICAÇÃO PRELIMINAR MÉRITO PEDIDOS REQUERIMENTOS FINAIS Os requisitos da CLT art. 840: Art. 840. A reclamação poderá ser escrita ou verbal.

Leia mais

AULA 03: POLÍTICA NACIONAL DAS RELAÇÕES DE CONSUMO

AULA 03: POLÍTICA NACIONAL DAS RELAÇÕES DE CONSUMO AULA 03: POLÍTICA NACIONAL DAS RELAÇÕES DE CONSUMO Prof. Thiago Gomes QUESTÃO DO DIA Julispeterson, sabendo das dificuldades para conseguir atendimento médico na rede pública, resolveu adquirir um plano

Leia mais

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA VARA... DA FAZENDA PÚBLICA DA COMARCA DE CIDADE..., ESTADO...

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA VARA... DA FAZENDA PÚBLICA DA COMARCA DE CIDADE..., ESTADO... EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA VARA... DA FAZENDA PÚBLICA DA COMARCA DE CIDADE..., ESTADO... AUTOS nº... MARTA..., nacionalidade..., estado civil..., profissão..., portadora da cédula

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA AULA 10

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA AULA 10 AULA 10 Dos poderes, dos deveres e da responsabilidade do juiz. Dos impedimentos e suspeição. Dos auxiliares da justiça. Do Ministério Público. Da Advocacia Pública. Da Defensoria Pública. 1. Dos poderes

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA AULA 42 - MÓDULO: SAÚDE SUPLEMENTAR AULA 01 - INTRODUÇÃO À SAÚDE SUPLEMENTAR

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA AULA 42 - MÓDULO: SAÚDE SUPLEMENTAR AULA 01 - INTRODUÇÃO À SAÚDE SUPLEMENTAR AULA 42 - MÓDULO: SAÚDE SUPLEMENTAR AULA 01 - INTRODUÇÃO À SAÚDE SUPLEMENTAR Para proteger o consumidor em relação ao plano de saúde, o Estado criou a Agência Nacional de Saúde por intermédio da Lei n.

Leia mais

APELAÇÃO CÍVEL Nº UBERLÂNDIA

APELAÇÃO CÍVEL Nº UBERLÂNDIA EMENTA: AÇÃO ORDINÁRIA- CARTÃO DE CRÉDITO- CONTRATO DE ADESÃO CDC JUROS - MULTA MORATÓRIA - CLÁUSULA MANDATO ABUSIVIDADE. O contrato de cartão de crédito trata-se de contrato de adesão, já que as cláusulas

Leia mais

EXCELENTÍSSIMO SENHOR (A) JUIZ (A) FEDERAL DO TRABALHO DA VARA TRABALHISTA DO RIO DE JANEIRO.

EXCELENTÍSSIMO SENHOR (A) JUIZ (A) FEDERAL DO TRABALHO DA VARA TRABALHISTA DO RIO DE JANEIRO. EXCELENTÍSSIMO SENHOR (A) JUIZ (A) FEDERAL DO TRABALHO DA VARA TRABALHISTA DO RIO DE JANEIRO. FULANO DE TAL, nacionalidade, estado civil, profissão, cédula de identidade RG Nº, inscrito no CPF sob o nº,

Leia mais

EXCELENTÍSSIMO (A) SENHOR (A) DOUTOR (A) JUIZ (A) DO TRABALHO DA VARA DO TRABALHO DE CUIABÁ (MT)

EXCELENTÍSSIMO (A) SENHOR (A) DOUTOR (A) JUIZ (A) DO TRABALHO DA VARA DO TRABALHO DE CUIABÁ (MT) JB ADVOGADO Advocacia & Consultoria EXCELENTÍSSIMO (A) SENHOR (A) DOUTOR (A) JUIZ (A) DO TRABALHO DA VARA DO TRABALHO DE CUIABÁ (MT) WILLIAN APARECIDO DE JESUS SOUZA, brasileiro, solteiro, Auxiliar de

Leia mais

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA MM. ª VARA DE FALÊNCIAS E RECUPERAÇÃO JUDICIAL DA COMARCA DE SÃO PAULO SP.

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA MM. ª VARA DE FALÊNCIAS E RECUPERAÇÃO JUDICIAL DA COMARCA DE SÃO PAULO SP. fls. 1 EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA MM. ª VARA DE FALÊNCIAS E RECUPERAÇÃO JUDICIAL DA COMARCA DE SÃO PAULO SP. - Autos sob nº - Distribuição RUMO NOVO TUBOS DE AÇO LTDA - EPP., Empresa

Leia mais

RESCISÃO CONTRATUAL DO PLANO DE SAÚDE POR INADIMPLÊNCIA

RESCISÃO CONTRATUAL DO PLANO DE SAÚDE POR INADIMPLÊNCIA AULA 63 RESCISÃO CONTRATUAL DO PLANO DE SAÚDE POR INADIMPLÊNCIA Artigo 13, parágrafo único, inciso II, da Lei n. 9.656/98 Os contratos de produtos de que tratam o inciso I e o 1 o do art. 1 o desta Lei

Leia mais

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA VARA CÍVEL DA COMARCA DE

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA VARA CÍVEL DA COMARCA DE EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA VARA CÍVEL DA COMARCA DE ULPIANO DE SOUSA, brasileiro, solteiro, gerente administrativo, portador da Cédula de Identidade RG n. [...], devidamente inscrito

Leia mais

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA... CÍVEL DO FORO...

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA... CÍVEL DO FORO... EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA... CÍVEL DO FORO... ª VARA PROCEDIMENTO ORDINÁRIO Proc. nº...... (nome da parte), por seu Advogado e procurador abaixo assinado, nos autos da presente ação

Leia mais

AULA 03: POLÍTICA NACIONAL DAS RELAÇÕES DE CONSUMO

AULA 03: POLÍTICA NACIONAL DAS RELAÇÕES DE CONSUMO AULA 03: POLÍTICA NACIONAL DAS RELAÇÕES DE CONSUMO Prof. Thiago Gomes QUESTÃO DO DIA Julispeterson, sabendo das dificuldades para conseguir atendimento médico na rede pública, resolveu adquirir um plano

Leia mais

1) teve uma filha na data de , de nome Cássia Maria de Paula Barros, sem contudo ter registrado o nome do pai;

1) teve uma filha na data de , de nome Cássia Maria de Paula Barros, sem contudo ter registrado o nome do pai; Peça Prático-Profissional Você, como advogado, foi procurado em seu escritório pela Sra. Cássia de Paula Barros, empregada doméstica, com residência em Recife/PE, que lhe narra os seguintes fatos: 1) teve

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA. PRINCÍPIO DA AUTONOMIA DO PACIENTE: transfusão de sangue

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA. PRINCÍPIO DA AUTONOMIA DO PACIENTE: transfusão de sangue PRINCÍPIO DA AUTONOMIA DO PACIENTE: transfusão de sangue Artigo 5º, inciso VI, da Constituição Federal Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros

Leia mais

ACÓRDÃO. O julgamento teve a participação dos Desembargadores BERETTA DA SILVEIRA (Presidente sem voto), VIVIANI NICOLAU E CARLOS ALBERTO DE SALLES.

ACÓRDÃO. O julgamento teve a participação dos Desembargadores BERETTA DA SILVEIRA (Presidente sem voto), VIVIANI NICOLAU E CARLOS ALBERTO DE SALLES. Registro: 2016.0000136136 ACÓRDÃO Vistos, relatados e discutidos estes autos de Apelação nº 1000969-86.2015.8.26.0223, da Comarca de Guarujá, em que é apelante B S IMOVEIS LTDA, é apelado IRMANDADE DA

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA AULA 18

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA AULA 18 AULA 18 Curso de Pós-Graduação em Direito do Consumidor - Módulo I - Introdução ao Código de Defesa do Consumidor: Inversão do ônus da prova nas relações de consumo 1 Na relação de consumo, a inversão

Leia mais

ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM DIREITO TRIBUTÁRIO

ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM DIREITO TRIBUTÁRIO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM DIREITO TRIBUTÁRIO AÇÃO DE REPETIÇÃO DE INDÉBITO Prof. Thiago Gomes 1. CONSIDERAÇÕES INICIAIS A ação empregada para o contribuinte recuperar valor já pago indevidamente ou a maior.

Leia mais

Pós Penal e Processo Penal. Legale

Pós Penal e Processo Penal. Legale Pós Penal e Processo Penal Legale PRÁTICA Prática Caso: Após uma discussão, na porta de sua residência, com o vizinho João de Souza, José da Silva efetuou disparos de arma de fogo (a qual tinha o regular

Leia mais

TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO

TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO fls. 307 SENTENÇA Processo Digital nº: Classe - Assunto Requerente: Requerido: 10396XX-58.2015.8.26.0100 Procedimento Ordinário - Rescisão do contrato e devolução do dinheiro Andreia A. B. Even Sp 46/10

Leia mais