Aula 01. Prof. Diemesleno Souza Carvalho

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Aula 01. Prof. Diemesleno Souza Carvalho"

Transcrição

1 Programação Orientada a Objetos II Aula 01 Prof. Diemesleno Souza Carvalho diemesleno@iftm.edu.br

2 Na aula passada vimos...

3 Na aula passada vimos... - Apresentação da disciplina; - Informações sobre avaliações.

4 Na aula de hoje veremos...

5 Na aula de hoje veremos... - O que é C# e.net - Um pouco sobre a história do C# e.net - Máquina virtual - Execução do código na CLR e o JIT - O ambiente de desenvolvimento do C# - Executando aplicações sem o Visual Studio - O primeiro programa em C# - Exercícios

6 O que é C# e.net

7 O que é C# e.net C# -> Linguagem de programação;.net -> Framework de Desenvolvimento;

8 Um pouco sobre a história do C# e.net

9 Um pouco sobre a história do C# e.net No final da década de 1990 a Microsoft tinha diversas tecnologias e linguagens de programação para resolver muitos problemas diferentes. Toda vez que um programador precisava migrar para uma nova linguagem, era necessário aprender tanto a nova linguagem quanto suas bibliotecas e conceitos. Para solucionar esses problemas, a Microsoft recorreu à linguagem java.

10 Um pouco sobre a história do C# e.net O Java agradou os engenheiros da Microsoft pois com ela poderiam construir programas que eram independentes do ambiente de execução, além de possuir diversas bibliotecas com soluções prontas para diversos problemas. Para lançar produtos baseados no Java, a Microsoft assinou um acordo de licenciamento com a Sun para utilizar o Java em ambiente Windows.

11 Um pouco sobre a história do C# e.net Porém, a linguagem Java possuía um grave problema: ela não se comunicava bem com as bibliotecas de código nativo (código de máquina) que já existiam. Para resolver isso, a Microsoft decidiu criar a sua própria implementação do Java chamado J++ que possuía extensões proprietárias que resolviam o problema de comunicação com o código nativo existente. Para o desenvolvimento dessa nova implementação do Java, a Microsoft contratou um engenheiro chamado Anders Hejlsberg, um dos principais nomes por trás do Delphi.

12 Um pouco sobre a história do C# e.net O J++ era uma versão da linguagem Java que só podia ser executada no ambiente Microsoft. Seu código não podia ser executado em mais nenhum ambiente Java, o que violava o licenciamento feito com a Sun, e por isso, a Microsoft foi processada. Uma das mais conhecidas batalhas judiciais da época. Sem o J++, a Microsoft foi obrigada a repensar sua estratégia sobre como lidar com as diferentes linguagens e tecnologias utilizadas internamente. A empresa começou a trabalhar em uma nova plataforma que seria a base de todas as suas soluções, que posteriormente foi chamada de.net.

13 Um pouco sobre a história do C# e.net Esse novo ambiente de desenvolvimento da Microsoft foi desde o início projetado para trabalhar com diversas linguagens de programação, assim diversas linguagens diferentes compartilhariam o mesmo conjunto de bibliotecas. Com isso, para um programador migrar de uma linguagem para outra ele precisaria apenas aprender a linguagem sem se preocupar com as bibliotecas e APIs.

14 Um pouco sobre a história do C# e.net Além de uma plataforma a Microsoft também precisava de uma linguagem de programação. O projeto COOL (C-Like Object Oriented Language) foi iniciado pelo engenheiro Anders Hejlsberg. A COOL teve seu design baseado em diversas outras linguagens do mercado como Java, C, C++, Smalltalk, Delphi e VB. A ideia era estudar os problemas existentes e incorporar soluções. Em 2002, o projeto COOL foi lançado como linguagem C# 1.0 junto com o ambiente.net 1.0. Atualmente a linguagem C# está em sua versão 7.0 e o.net na versão 4.7, tendo evoluído com expressiva velocidade, aditando novidades na sua sintaxe que a diferenciaram bastante do Java e outras concorrentes.

15 Máquina Virtual

16 Máquina Virtual Em uma linguagem de programação como C, temos a seguinte situação quando vamos compilar um programa: O código fonte é compilado para o código de máquina específico de uma plataforma de sistema operacional. Muitas vezes o próprio código fonte é desenvolvido visando uma única plataforma.

17 Máquina Virtual Este código executável (binário) resultante será executado pelo sistema operacional e, por este motivo, ele deve saber conversar com o sistema operacional em questão. Isto é, temos um código executável diferente para cada sistema operacional diferente.

18 Máquina Virtual Precisamos então reescrever um mesmo pedaço da aplicação para diferentes sistemas operacionais, já que eles não são compatíveis.

19 Máquina Virtual A linguagem C# utiliza o conceito de máquina virtual. Entre o sistema operacional e a aplicação existe uma camada extra responsável por "traduzir" - mas não apenas isso - o que a sua aplicação deseja fazer para as respectivas chamadas do sistema operacional onde ela está rodando no momento.

20 Máquina Virtual Repare que uma máquina virtual é um conceito bem mais amplo que o de um interpretador. Como o próprio nome diz, uma máquina virtual é como um "computador de mentira": tem tudo o que um computador tem. Em outras palavras, ele é responsável por gerenciar memória, threads, a pilha de execução e etc.

21 Máquina Virtual Sua aplicação roda sem nenhum envolvimento com o sistema operacional! Sempre conversando apenas com a máquina virtual do C#, a Common Language Runtime (CLR).

22 Máquina Virtual A CLR é o ambiente de execução para todas as linguagens da plataforma.net, não apenas para o C#. Certamente isso não foi uma revolução. O Java trouxe esse conceito para o mercado e já havia muitas linguagens com esses recursos, apesar de que eram mais encontradas no meio acadêmico, como o Python por exemplo.

23 Máquina Virtual O CLR isola totalmente a aplicação do sistem operacional. Se uma aplicação rodando no CLR termina abruptamente, ela não afetará as outras máquinas virtuais e nem o sistema o p e r a c i o n a l. E s s a c a m a d a d e i s o l a m e n t o t a m b é m é interessante quando pensamos em um servidor que não pode se sujeitar a rodar código que possa interferir na boa execução de outras aplicações.

24 Máquina Virtual Como a máquina virtual deve trabalhar com diversas linguagens de programação diferentes, a CLR não pode executar diretamente o código do C#, ela precisa executar uma linguagem intermediária comum a todas as linguagens da plataforma.net, a CIL (Common Intermediate Language).

25 Máquina Virtual Para gerar o CIL que será executado pela CLR, presisamos passar o código C# por um compilador da linguagem. O compilador lê o arquivo com o código fonte do programa e o traduz para o código intermediário que será executado pela máquina virtual.

26 Máquina Virtual

27 Execução do código na CLR e o JIT

28 Execução do código na CLR e o JIT Para executarmos uma aplicação C#, precisamos passar o código CIL do programa para a CRL, a máquina virtual do.net. A CRL por sua vez precisa executar o código da aplicação no sistema operacional do usuário e, para isso precisa emitir o código de máquina correto para o ambiente em que o programa está sendo executado.

29 Execução do código na CLR e o JIT Vale lembrar que a CLR não interpreta o CIL do programa, pois isso seria muito lento. Ao invés disso, quando o programa C# é carregado na memória, a CLR converte automaticamente o código CIL para código de máquina. Esse processo é feito por um compilador Just in Time (JIT) na CLR.

30 Execução do código na CLR e o JIT Esse carregamento utilizando o JIT faz com que o código escrito na linguagem C# execute com o desempenho máximo, o mesmo de um programa escritp em linguagens que compilam diretamente para o código de máquina, mas com a vantagem de executar no ambiente integrado do.net.

31 O ambiente de desenvolvimento do C#

32 O ambiente de desenvolvimento do C# Durante o curso escreveremos todo o código utilizando o Visual Studio Community, a versão gratuita da ferramenta de desenvolvimento de aplicações distribuída pela própria Microsoft. Apesar das explicações serem feitas com base na versão community, tudo funcionará da mesma forma dentro das versões pagas da ferramenta. O Visual Studio Community pode ser encontrado em: Durante a instalação do Visual Studio, o.net Framework também será automaticamente instalado em sua máquina, então ela estará pronta para executar as aplicações escritas em C#.

33 O ambiente de desenvolvimento do C#

34 O ambiente de desenvolvimento do C# Abra o Visual Studio Community. Crie um novo projeto Visual C# chamado de POOCSharp em: Arquivo -> Modelos -> Visual C# -> Aplicativo de Console (.NET Framework)

35 O ambiente de desenvolvimento do C# Repare que ao criar o projeto POOCSharp o mesmo foi criado juntamente com um programa C# chamado Program.cs

36 O ambiente de desenvolvimento do C# Por padrão a IDE divide a área de trabalho em 3 áreas, conforme: 2 1 3

37 O ambiente de desenvolvimento do C# Por padrão a IDE divide a área de trabalho em 3 áreas, conforme: 1 - Editor de código: Onde escrevemos o código do programa

38 O ambiente de desenvolvimento do C# Por padrão a IDE divide a área de trabalho em 3 áreas, conforme: 2 - Gerenciador de Soluções: Onde ficam todos os arquivos do projeto aberto

39 O ambiente de desenvolvimento do C# Por padrão a IDE divide a área de trabalho em 3 áreas, conforme: 3 - Propriedades: Configurações e ajustes de componentes do projeto

40 O ambiente de desenvolvimento do C# A IDE Visual Studio é personalizável e várias outras configurações de apresentação do layout podem ser configuradas.

41 O primeiro programa em C#

42 O primeiro programa em C# Repare o código criado para o Program.cs

43 O primeiro programa em C# As linhas de 1 a 5 estão preenchidas com os imports básicos do projeto.

44 O primeiro programa em C# Na linha 7 a declaração do namespace do projeto e repare que é o mesmo nome do projeto: POOCSharp

45 O primeiro programa em C# OBS: namespace serve como um organizador, fazendo com q u e o s o b j e t o s d e c l a r a d o s n e s t e n a m e s p a c e s e j a m diferenciados de objetos com o mesmo nome declarados em outro namespace.

46 O primeiro programa em C# Repare que o namespace tem uma chave que abre na linha 8 e fecha na linha 15. Todo o conteúdo fica dentro do namespace.

47 O primeiro programa em C# Na linha 09 está declarada a classe Program. Repare que esta classe tem uma chave de abertura na linha 10 e fecha na linha 14.

48 O primeiro programa em C# OBS: Assim como no Java, as classes em C# são declaradas com a inicial do nome em maiúscula e o arquivo tem o mesmo nome da classe com a extensão.cs

49 O primeiro programa em C# Na linha 11 está declarado o método Main. Assim como no C, Java e outras linguagens, o método Main é o principal de um programa. É ele que é iniciado quando o programa "roda".

50 O primeiro programa em C# Repare que o método Main é static, ou seja, pode ser executado diretamente sem ter uma classe instanciada.

51 O primeiro programa em C# Repare que o método Main retorna void, ou seja, retorna vazio.

52 O primeiro programa em C# Repare que o método Main recebe como parâmetro de entrada um array de strings na variável chamada args.

53 O primeiro programa em C# Repare que o método Main tem a inicial de seu nome em letra maiúscula. Isso significa, que em C#, métodos são nomeados com a inicial maiúscula.

54 O primeiro programa em C# Repare que o método Main tem a inicial de seu nome em letra maiúscula. Isso significa, que em C#, métodos são nomeados com a inicial maiúscula.

55 O primeiro programa em C# Primeira coisa a se fazer: Ajustar o código de uma forma mais profissional que o padrão "Microsoft".

56 O primeiro programa em C# Primeira coisa a se fazer: Ajustar o código de uma forma mais profissional que o padrão "Microsoft". Antes Depois

57 O primeiro programa em C# Primeira coisa a se fazer: Ajustar o código de uma forma mais profissional que o padrão "Microsoft". Antes Depois

58 O primeiro programa em C# O código da forma que está não faz nada. Precisamos realizar alguma coisa dentro do método Main para que ao executar nos mostre alguma coisa.

59 O primeiro programa em C# Coloque na linha 10 o comando para impressão da string no console, conforme:

60 O primeiro programa em C# Clique no botão 'Iniciar' do painel para "rodar" o programa:

61 O primeiro programa em C# Conseguiu ver a saída abaixo?

62 O primeiro programa em C# Conseguiu ver a saída abaixo? Possivelmente não, pois o console abre e fecha muito rápido.

63 O primeiro programa em C# Acrescente o código da linha 11 para que o programa aguarde o pressionamento de uma tecla antes de fechar o console.

64 O primeiro programa em C# "Rode" novamente o programa. OBS: O botão F5 é um atalho para "rodar" o programa.

65 O primeiro programa em C# Repare que dos importes realizados automaticamente, apenas o da linha 1 foi utilizado neste nosso programa. OBS: Podemos remover os imports não utilizados.

66 O primeiro programa em C# Repare que dos importes realizados automaticamente, apenas o da linha 1 foi utilizado neste nosso programa. OBS: Podemos remover os imports não utilizados.

67 Programação Orientada a Objetos II Aula 01 Prof. Diemesleno Souza Carvalho diemesleno@iftm.edu.br

68 Exercícios a) Navegue pela IDE Visual Studio Community para conhecer os menus e itens dos menus; b) Crie um novo programa. Escreva um código e execute-o. c) Verifique como fazer para criar diretórios, arquivos, e diferentes tipos de projetos na IDE. d) Faça uma pesquisa na internet e verifique para quais plataformas (sistemas operacionais) você pode desenvolver utilizando C#.NET e quais tipos de programas (web? desktop?, mobile?, games?, outros?) e) Faça uma consulta na internet e verifique como anda o mercado de trabalho para quem trabalha com as tecnologias C# e.net.

UM POUCO SOBRE A HISTÓRIA DO C# E.NET

UM POUCO SOBRE A HISTÓRIA DO C# E.NET O que é C# e.net UM POUCO SOBRE A HISTÓRIA DO C# E.NET Entender um pouco da história do C# e do.net é essencial para enxergar os motivos que a levaram ao sucesso. No final da década de 1990 a Microsoft

Leia mais

GRUPO: Rafael Igor Vanderlei Vieira

GRUPO: Rafael Igor Vanderlei Vieira GRUPO: Rafael Igor Vanderlei Vieira C# INTRODUÇÃO Paradigmas: Orientado a objeto; Estruturado; Imperativo; Surgimento: 2002. Criador: Anders Hejlsberg. Principais Compiladores:.NET Framework (Windows),

Leia mais

PRDS C#.Net Alexandre L. Silva

PRDS C#.Net Alexandre L. Silva PRDS 2011.1 C#.Net Alexandre L. Silva alexandre.silva@les.inf.puc-rio.br Programa 1. Introdução ao.net 2. Introdução ao ASP.Net 3. Introdução ao C#.Net 4. Primeiro programa 5. Métodos e Variáveis 6. Estruturas

Leia mais

Objetivos. Responder o que é Java; Mostrar as vantagens e desvantagens do Java; Compilar e executar um programa simples.

Objetivos. Responder o que é Java; Mostrar as vantagens e desvantagens do Java; Compilar e executar um programa simples. O que é Java Material baseado na apostila FJ-11: Java e Orientação a Objetos do curso Caelum, Ensino e Inovação, disponível para download em http://www.caelum.com.br/apostilas/ 1 Objetivos Responder o

Leia mais

Framework.NET. Linguagem de Programação III. Mauro Lopes Carvalho Silva. Professor EBTT DAI Departamento Acadêmico de Informática Campus Monte Castelo

Framework.NET. Linguagem de Programação III. Mauro Lopes Carvalho Silva. Professor EBTT DAI Departamento Acadêmico de Informática Campus Monte Castelo Linguagem de Programação III Mauro Lopes Carvalho Silva Professor EBTT DAI Departamento Acadêmico de Informática Campus Monte Castelo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Maranhão Linguagem

Leia mais

Instalação JDK 10/03/2017

Instalação JDK 10/03/2017 1 Instalação JDK 10/03/2017 Máquina Virtual Java utiliza-se do conceito de máquina virtual, onde existe uma camada extra entre o sistema operacional e a aplicação, responsável por traduzir o que sua aplicação

Leia mais

Profº Elton Rodrigo Apostila de ASP.Net

Profº Elton Rodrigo Apostila de ASP.Net 1 Esta apostila foi criada e editada com base em informações contidas nos sites imasters.com.br, caelum.com.br, linhadecodigo.com.br, infowester.com, oficinadanet.com.br, caelum.com.br, diegomacedo.com.br

Leia mais

Instalação JDK. Joyce França. Professora de Ciência da Computação - IFNMG

Instalação JDK. Joyce França. Professora de Ciência da Computação - IFNMG Instalação JDK Joyce França Professora de Ciência da Computação - IFNMG Máquina Virtual Java utiliza-se do conceito de máquina virtual, onde existe uma camada extra entre o sistema operacional e a aplicação,

Leia mais

Introdução ao C# com o Microsoft Visual Studio Community 2015

Introdução ao C# com o Microsoft Visual Studio Community 2015 José Roberto Madureira Junior Adaní Cusin Sacilotti Adriana Rodrigues Reginaldo Sacilotti Introdução ao C# com o Microsoft Visual Studio Community 2015 Primeira Edição São Paulo 2016 Sumário 1 INTRODUÇÃO

Leia mais

Linguagem de Programação II Programação Orientada a Objetos. Ambientes de Programação

Linguagem de Programação II Programação Orientada a Objetos. Ambientes de Programação Linguagem de Programação II Programação Orientada a Objetos Ambientes de Programação Prof. Alessandro Borges 2 Tópicos Prompt de comando JDK IDE NetBeans Eclipse Jbuilder Visual Café Visual J++ NetBeans

Leia mais

Professor Leo Larback Esta apresentação pode ser baixada livremente no site

Professor Leo Larback Esta apresentação pode ser baixada livremente no site C# Professor Leo Larback Esta apresentação pode ser baixada livremente no site www.larback.com.br C# - Definições C# é uma linguagem orientada a objeto que permite aos desenvolvedores construírem uma variedade

Leia mais

Algoritmos e Programação

Algoritmos e Programação ESTADO DE MATO GROSSO SECRETARIA DE ESTADO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE SINOP FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA

Leia mais

Apresentação do VB.NET

Apresentação do VB.NET Apresentação do VB.NET O.NET Framework Professor: Danilo Giacobo Página pessoal: www.danilogiacobo.eti.br E-mail: danilogiacobo@gmail.com 1 Agenda O.NET Framework Os recursos da Common Language Runtime

Leia mais

Luz,C âmera, Ação! Introdução ao Java

Luz,C âmera, Ação! Introdução ao Java Luz,C âmera, Ação! Introdução ao Java Breve história do Java A Sun criou um time (conhecido como Green Team) para desenvolver inovações tecnológicas em 1992. Esse time foi liderado por James Gosling, considerado

Leia mais

Algoritmos e Programação

Algoritmos e Programação ESTADO DE MATO GROSSO SECRETARIA DE ESTADO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE SINOP FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS Algoritmos e Programação

Leia mais

Introdução à plataforma Java

Introdução à plataforma Java Introdução à plataforma Java Apresentação: Professor: Galvez Gonçalves prof.gago@gmail.com O que estudaremos 1. Os conceitos de programação orientada a objetos através de uma linguagem de programação que

Leia mais

OFICINA DA PESQUISA PROGRAMAÇÃO APLICADA À CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO

OFICINA DA PESQUISA PROGRAMAÇÃO APLICADA À CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO OFICINA DA PESQUISA PROGRAMAÇÃO APLICADA À CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO Prof. Msc. Carlos José Giudice dos Santos carlos@oficinadapesquisa.com.br www.oficinadapesquisa.com.br Linguagens de Programação Material

Leia mais

O AMBIENTE DE DESENVOLVIMENTO

O AMBIENTE DE DESENVOLVIMENTO Módulo 9 O AMBIENTE DE DESENVOLVIMENTO P S I 1 1 - C P T G P S I SUMÁRIO Instalação do Java JDK - Kit de Desenvolvimento Java Download do JDK Instalação do JDK Configuração da Variável de ambiente (Path)

Leia mais

1.1 Linguagens de Programação

1.1 Linguagens de Programação Fundamentos Procurando fazer com que haja uma melhor compreensão para o estudo e desenvolvimento utilizando linguagens de programação, este capítulo apresenta conceitos básicos sobre como um programa pode

Leia mais

Aula 02. Prof. Diemesleno Souza Carvalho

Aula 02. Prof. Diemesleno Souza Carvalho Programação Orientada a Objetos II Aula 02 Prof. Diemesleno Souza Carvalho diemesleno@iftm.edu.br http://www.diemesleno.com.br Na aula passada vimos... Na aula passada vimos... - O que é C# e.net - Um

Leia mais

Informática Parte 15 Prof. Márcio Hunecke

Informática Parte 15 Prof. Márcio Hunecke Escriturário Informática Parte 15 Prof. Márcio Hunecke Informática SCALA 2.12 O projeto do Scala começou em 2001 por Martin Odersky e tinha como objetivo criar uma linguagem de programação que combinava

Leia mais

Linguagem Técnica I. Prof. Jonatas Bastos

Linguagem Técnica I. Prof. Jonatas Bastos Linguagem Técnica I Prof. Jonatas Bastos Email: jonatasfbastos@gmail.com 1 Objetivo da Disciplina p Entender os conceitos da programação orientada a objetos; p Aplicar conceitos básicos relativos a objetos

Leia mais

Técnico em Informática. Web JavaScript. Profª Ana Paula Mandelli

Técnico em Informática. Web JavaScript. Profª Ana Paula Mandelli Técnico em Informática Web JavaScript Profª Ana Paula Mandelli anapaula_mandelli@hotmail.com Para o JavaScript - NetBeans O NetBeans é um ambiente de desenvolvimento integrado (IDE) Java desenvolvido pela

Leia mais

ESQUEMA AULA PRÁTICA 0 Familiarização com o Ambiente de Desenvolvimento NetBeans Construção do primeiro programa em java.

ESQUEMA AULA PRÁTICA 0 Familiarização com o Ambiente de Desenvolvimento NetBeans Construção do primeiro programa em java. P. Fazendeiro & P. Prata POO FP0/1 ESQUEMA AULA PRÁTICA 0 Familiarização com o Ambiente de Desenvolvimento NetBeans Construção do primeiro programa em java. 0 Iniciar o ambiente de desenvolvimento integrado

Leia mais

IDES E PROGRAMAÇÃO. Prof. Dr. Cláudio Fabiano Motta Toledo PAE: Maurício A Dias

IDES E PROGRAMAÇÃO. Prof. Dr. Cláudio Fabiano Motta Toledo PAE: Maurício A Dias 1 IDES E PROGRAMAÇÃO Prof. Dr. Cláudio Fabiano Motta Toledo PAE: Maurício A Dias {claudio,macdias}@icmc.usp.br 2 Agenda Conceitos Instalação e Configuração Compilação e Execução de Código IDEs Exemplo

Leia mais

GUIA RÁPIDO DE UTILIZAÇÃO KIT MERCURIOIV OSCILOSCÓPIO E GERADOR DE SINAIS

GUIA RÁPIDO DE UTILIZAÇÃO KIT MERCURIOIV OSCILOSCÓPIO E GERADOR DE SINAIS GUIA RÁPIDO DE UTILIZAÇÃO KIT MERCURIOIV OSCILOSCÓPIO E GERADOR DE SINAIS Revisão 05 setembro/2014 Versão do Firmware: 2.1.8 Versão do software Osciloscópio para Windows: 2.0.19 1. Sumário 1.Introdução...3

Leia mais

Obs.: para realizar estas atividades tenha certeza de que já tenha instalado no sistema operacional o Java JDK e o NetBeans.

Obs.: para realizar estas atividades tenha certeza de que já tenha instalado no sistema operacional o Java JDK e o NetBeans. 1 - Criando meu primeiro programa em Java Para criar um programa Java podemos utilizar um editor de textos (Bloco de Notas/Windows, Notepad ++ ou GEdit/Linux) e o console do sistema operacional, ou um

Leia mais

Fundament n os s da platafo f rm r a. NE N T André Menegassi

Fundament n os s da platafo f rm r a. NE N T André Menegassi Fundamentos da plataforma.net André Menegassi O que é o.net Framework?.NET é uma plataforma de software para desenvolvimento de aplicações que conecta informações, sistemas, pessoas e dispositivos através

Leia mais

FACULDADE ZACARIAS DE GÓES SISTEMAS DE INFORMAÇÃO ADRIEL ALMEIDA CAFÉ PROCESSO DE COMPILAÇÃO

FACULDADE ZACARIAS DE GÓES SISTEMAS DE INFORMAÇÃO ADRIEL ALMEIDA CAFÉ PROCESSO DE COMPILAÇÃO 0 FACULDADE ZACARIAS DE GÓES SISTEMAS DE INFORMAÇÃO ADRIEL ALMEIDA CAFÉ PROCESSO DE COMPILAÇÃO Valença Bahia Novembro 2010 1 ADRIEL ALMEIDA CAFÉ PROCESSO DE COMPILAÇÃO Trabalho apresentado como requisito

Leia mais

1 Introdução e Conceitos básicos

1 Introdução e Conceitos básicos 1 Introdução e Conceitos básicos Aula 01 Sumário Capítulo 1 Introdução e Conceitos básicos 1.1 Definições 1.1.1. Por que e como usar o computador à nosso favor? 1.1.2. Linguagem humana x linguagem máquina

Leia mais

Métodos de implementação de linguagens. Kellen Pinagé

Métodos de implementação de linguagens. Kellen Pinagé Métodos de implementação de linguagens Kellen Pinagé Sumário Métodos de implementação de linguagens Compilação Interpretação pura Híbrido Métodos de implementação de linguagens Principais componentes de

Leia mais

Laboratório de Programação II

Laboratório de Programação II Laboratório de Programação II Aula 02 Prof. Diemesleno Souza Carvalho diemesleno@iftm.edu.br http://www.diemesleno.com.br Na aula passada vimos... Na aula passada vimos... 01 Introdução à linguagem C;

Leia mais

Capítulo 2. Ambiente de Desenvolvimento. Rui Rossi dos Santos Programação de Computadores em Java Editora NovaTerra

Capítulo 2. Ambiente de Desenvolvimento. Rui Rossi dos Santos Programação de Computadores em Java Editora NovaTerra Capítulo 2 Ambiente de Desenvolvimento Objetivos do Capítulo Explorar os conceitos de ambiente de desenvolvimento e de ambiente de execução. Apresentar os diferentes kits de ferramentas da tecnologia Java

Leia mais

GUIA RÁPIDO DE UTILIZAÇÃO KIT MERCURIOIV OSCILOSCÓPIO E GERADOR DE SINAIS

GUIA RÁPIDO DE UTILIZAÇÃO KIT MERCURIOIV OSCILOSCÓPIO E GERADOR DE SINAIS GUIA RÁPIDO DE UTILIZAÇÃO KIT MERCURIOIV OSCILOSCÓPIO E GERADOR DE SINAIS Revisão 02 agosto/2013 Versão do Firmware: 1.4.6 Versão do software Osciloscópio para Windows: 1.4.1 1. Sumário 1.Introdução...3

Leia mais

Procedimentos para Instalação Sisloc (Estação de Trabalho)

Procedimentos para Instalação Sisloc (Estação de Trabalho) Procedimentos para Instalação Sisloc (Estação de Trabalho) Sumário: 1. Informações Gerais... 3 2. Instalação do Sisloc... 3 Passo a passo... 3 1. Informações Gerais Os procedimentos deste manual mostram

Leia mais

AULA 1 INTRODUÇÃO AO JAVA

AULA 1 INTRODUÇÃO AO JAVA AULA 1 INTRODUÇÃO AO JAVA Ao término dessa aula você terá aprendido: História e características do Java Ambientes e plataformas Java O Java é a base para praticamente todos os tipos de aplicações em rede

Leia mais

Material III-Bimestre Introdução e conceitos fundamentais da Linguagem C#

Material III-Bimestre Introdução e conceitos fundamentais da Linguagem C# Universidade do Vale do Paraíba Colégio Técnico Antônio Teixeira Fernandes Disciplina POO -2017 Material III-Bimestre Introdução e conceitos fundamentais da Linguagem C# http://www1.univap.br/~wagner Prof.

Leia mais

Desenvolvendo aplicações Java

Desenvolvendo aplicações Java José Roberto Madureira Junior Adaní Cusin Sacilotti Adriana Rodrigues Reginaldo Sacilotti Desenvolvendo aplicações Java Primeira Edição São Paulo 2017 Sumário 1 INTRODUÇÃO AO JAVA... 1 1.1 A PLATAFORMA

Leia mais

A linguagem Java foi projetada tendo em vista os seguintes objetivos:

A linguagem Java foi projetada tendo em vista os seguintes objetivos: Java Disciplina: Programação II Professora: Mai-Ly Vanessa Histórico do Java Em 1991 a Sun Microsystems financiou uma pesquisa sobre o que seria a nova onda digital. Desta pesquisa resultou a criação da

Leia mais

Introdução aos computadores, à Internet e à World Wide Web. Prof. Marcelo Roberto Zorzan

Introdução aos computadores, à Internet e à World Wide Web. Prof. Marcelo Roberto Zorzan Introdução aos computadores, à Internet e à World Wide Web Prof. Marcelo Roberto Zorzan História do Java Origem Linguagem desenvolvida pela Sun Microsystems Sintaxe similar ao C++ Inicialmente chamada

Leia mais

Desenvolvimento de Aplicações Desktop

Desenvolvimento de Aplicações Desktop Desenvolvimento de Aplicações Desktop Conceitos Básicos de Programação Professor: Charles Leite O Desenvolvimento de Programas A programação consiste em indicar como o computador (hardware) deve trabalhar

Leia mais

Introdução ao Python. Programa Computacional

Introdução ao Python. Programa Computacional Programa Computacional É um algoritmo escrito em uma linguagem computacional (C, Fortran, Pascal, MATLAB, Python, etc.). É a tradução do algoritmo para uma linguagem que será interpretada pelo computador.

Leia mais

Linguagens de Programação Classificação

Linguagens de Programação Classificação Classificação Classificação A proximidade que a linguagem de programação tem com a humana determina sua classe (o nível): Linguagem de máquina (primeira geração) Linguagem assembly - de montagem (segunda

Leia mais

Aula 02. Prof. Diemesleno Souza Carvalho

Aula 02. Prof. Diemesleno Souza Carvalho Interface Homem-Máquina Aula 02 Prof. Diemesleno Souza Carvalho diemesleno@iftm.edu.br http://www.diemesleno.com.br Na aula passada vimos... Na aula passada vimos... Unidade I - Introdução à Interface

Leia mais

POO Documentation. Release 1.0. Felipe Dau e Francisco Pereira Junior

POO Documentation. Release 1.0. Felipe Dau e Francisco Pereira Junior POO Documentation Release 1.0 Felipe Dau e Francisco Pereira Junior August 13, 2015 Contents 1 Instalação do Java 1 1.1 Download................................................. 1 1.2 Instalação.................................................

Leia mais

Apresentação da plataforma.net. Ambientes Virtuais de Execução. Semestre de Verão, 12/13

Apresentação da plataforma.net. Ambientes Virtuais de Execução. Semestre de Verão, 12/13 Apresentação da plataforma.net Ambientes Virtuais de Execução Semestre de Verão, 12/13 Desenvolvimento baseado em componentes Desenvolvimento modular funcionalidades genéricas implementadas em componentes

Leia mais

Programação para Dispositivos Móveis

Programação para Dispositivos Móveis Programação para Dispositivos Móveis Professor Ariel da Silva Dias Apresentação Android e IDEs Por que estudar programação para dispositivos móveis? Linha histórica da indústria durante os séculos Feudalismo

Leia mais

CONCEITOS BÁSICOS DE ORIENTAÇÃO A OBJETOS PROF. ME. HÉLIO ESPERIDIÃO

CONCEITOS BÁSICOS DE ORIENTAÇÃO A OBJETOS PROF. ME. HÉLIO ESPERIDIÃO CONCEITOS BÁSICOS DE ORIENTAÇÃO A OBJETOS PROF. ME. HÉLIO ESPERIDIÃO CLASSES E OBJETOS PARA PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETOS Classes são estruturas das linguagens de POO criadas para conter os dados que

Leia mais

LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO INTRODUÇÃO AO JAVA. Professor Carlos Muniz

LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO INTRODUÇÃO AO JAVA. Professor Carlos Muniz Instalação do Compilador/Interpretador ( JDK ) As versões do JDK estão disponíveis livremente na Internet no site: http://java.sun.com O JDK, apresenta variáveis de ambiente, utilizadas para indicar ao

Leia mais

Instalação Serviço de Acompanhamento de Projeto (PCSIS007) Sistema de Gestão da Qualidade

Instalação Serviço de Acompanhamento de Projeto (PCSIS007) Sistema de Gestão da Qualidade Página 1 de 37 Instalação Serviço de Acompanhamento de Projeto Página 2 de 37 ÍNDICE Atividades...3 1. Instalação...3 1.1. Instalação do framework4...3 1.2. Instalação do serviço de acompanhamento de projetos

Leia mais

Programação: Compiladores x Interpretadores PROF. CARLOS SARMANHO JR

Programação: Compiladores x Interpretadores PROF. CARLOS SARMANHO JR Programação: Compiladores x Interpretadores PROF. CARLOS SARMANHO JR Introdução Compiladores e interpretadores são formas de tradução de um código geralmente de alto nível (escrito em uma linguagem de

Leia mais

DESENVOLVIMENTO DE UM APLICATIVO EM REALIDADE VIRTUAL PARA MODELOS ÓSSEOS ATRAVÉS DO UNITY

DESENVOLVIMENTO DE UM APLICATIVO EM REALIDADE VIRTUAL PARA MODELOS ÓSSEOS ATRAVÉS DO UNITY DESENVOLVIMENTO DE UM APLICATIVO EM REALIDADE VIRTUAL PARA MODELOS ÓSSEOS ATRAVÉS DO UNITY Luis T. G. Pinto 1, Lucas M. Zonta 2, Alexandre M. L. Ferreira 2, Marcus V. C. Calca³, José Rafael Pilan 3. 1

Leia mais

Programação Orientada a Objetos. Prof. Diemesleno Souza Carvalho

Programação Orientada a Objetos. Prof. Diemesleno Souza Carvalho Programação Orientada a Objetos Prof. Diemesleno Souza Carvalho diemesleno@iftm.edu.br http://www.diemesleno.com.br Programação Orientada a Objetos Na aula passada, vimos: Relacionamentos; Programação

Leia mais

PROGRAMAÇÃO I. Introdução

PROGRAMAÇÃO I. Introdução PROGRAMAÇÃO I Introdução Introdução 2 Princípios da Solução de Problemas Problema 1 Fase de Resolução do Problema Solução na forma de Algoritmo Solução como um programa de computador 2 Fase de Implementação

Leia mais

Programação para Dispositivos Móveis

Programação para Dispositivos Móveis Programação para Dispositivos Móveis Professor Ariel da Silva Dias Desenvolvendo para Android Por que estudar programação para dispositivos móveis? Linha histórica da indústria durante os séculos Feudalismo

Leia mais

Manual de Instalação Recuperação Fiscal

Manual de Instalação Recuperação Fiscal Manual de Instalação Recuperação Fiscal Versão 1.4 Junho de 2014 1 Controle de Alterações Nome Data Versão Descrição Thaís Oliveira 10/12/2013 1.0 Criação do Documento Fábio Franzoni 19/12/2013 1.1 Revisão

Leia mais

Java Standard Edition (JSE)

Java Standard Edition (JSE) Java Standard Edition (JSE) Capítulo 01. Introdução à tecnologia JAVA Esp. Márcio Palheta MSN: marcio.palheta@hotmail.com 1 Agenda Apresentação: Formação, graduação, certificação, área de atuação; Apresentação

Leia mais

Programação de Computadores I

Programação de Computadores I Programação de Computadores I 2018.2 Por que programar? Porque é legal Por que programar? Porque é legal Porque pode render dinheiro Por que programar? Porque é legal Porque pode render dinheiro Porque

Leia mais

X-RiteColor Master Web Edition

X-RiteColor Master Web Edition X-RiteColor Master Web Edition O presente documento contém instruções de instalação do X-RiteColor Master Web Edition. Favor seguir todas as instruções cuidadosamente na ordem fornecida. Antes de prosseguir,

Leia mais

DISTRIBUINDO SUA APLICAÇÃO

DISTRIBUINDO SUA APLICAÇÃO DISTRIBUINDO SUA APLICAÇÃO Depois de pronta sua aplicação precisa ser distribuida para todos que querem ou precisam usá-la. Para usar a sua aplicação, o único requisito para o computador do cliente é que

Leia mais

JAVA. Professor: Bruno Toledo

JAVA. Professor: Bruno Toledo JAVA Professor: Bruno Toledo Funcionamento de uma LP Em uma Linguagem de Programação (LP) como C e Pascal, temos o seguinte quadro quando vamos compilar um programa. Código fonte em c Teste.c Gera código

Leia mais

Manual SISTEMA GERENCIADOR DE SENHAS Versão GUICHÊ

Manual SISTEMA GERENCIADOR DE SENHAS Versão GUICHÊ Manual SISTEMA GERENCIADOR DE SENHAS Versão 22.2.0 GUICHÊ Índice I INTRODUÇÃO... 3 II INSTALAÇÃO DO SOFTWARE... 4 III UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE... 6 ANEXO 1 GUIA DE REFERÊNCIA RÁPIDA... 9 ANEXO 2 SOLUÇÕES

Leia mais

Fabiano Moreira.

Fabiano Moreira. Fabiano Moreira professor@fabianomoreira.com.br Um pouco de história Java 1.02 (250 classes, lenta) Java 1.1 (500 classes, um pouco mais rápida) Java 2, versões 1.2-1.4 (2300 classes, muito mais rápida)

Leia mais

Procedimentos para Instalação do Sisloc (Estação de Trabalho) versão

Procedimentos para Instalação do Sisloc (Estação de Trabalho) versão Procedimentos para Instalação do Sisloc (Estação de Trabalho) versão 2017.10 Sumário: 1. Informações Gerais... 3 2. Etapa 1: Instalação do Sisloc... 4 Passo a passo...4 3. Etapa 2: Configurando acesso

Leia mais

Atribuições: Valores, Ponteiros e Referências

Atribuições: Valores, Ponteiros e Referências Atribuições: Valores, Ponteiros e Referências Estruturas de Dados Prof. Vilson Heck Junior Sobre Variáveis Aprendemos, em introdução à programação, que possuem 3 partes mais importantes: Nome; Tipo de

Leia mais

Ferramenta 1 -NetBeans 8.0

Ferramenta 1 -NetBeans 8.0 Nome do laboratório: Laboratório de Programação Ferramenta 1 -NetBeans 8.0 Elaborado por: Osmar de Oliveira Braz Junior Descrição NetBeans é um ambiente de desenvolvimento integrado (IDE Integrated Development

Leia mais

Manual de instalação, configuração e utilização do Enviador XML

Manual de instalação, configuração e utilização do Enviador XML Manual de instalação, configuração e utilização do Enviador XML 1 Manual de instalação, configuração e utilização do Enviador XML 1. Conceitos e termos importantes XML Empresarial: é um sistema web (roda

Leia mais

Windows - Definição. Windows (pronuncia-se úindôus) é um sistema operacional.

Windows - Definição. Windows (pronuncia-se úindôus) é um sistema operacional. Windows SISTEMA OPERACIONAL Programa que faz comunicação entre o hardware e os demais softwares. Exemplo: Dos, Windows É o Software principal, controla e gerencia o computador traduzindo suas instruções

Leia mais

Algoritmos e Técnicas de Programação Introdução Givanaldo Rocha de Souza

Algoritmos e Técnicas de Programação Introdução Givanaldo Rocha de Souza Algoritmos e Técnicas de Programação Introdução Givanaldo Rocha de Souza givanaldo.rocha@ifrn.edu.br http://docente.ifrn.edu.br/givanaldorocha Conceitos Lógica de Programação técnica de encadear pensamentos

Leia mais

DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE AULA 1

DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE AULA 1 DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE AULA 1 CAMPUS SANTO ANDRÉ CELSO CANDIDO SEMESTRE 2014 1 Características da Plataforma.NET A plataforma.net Framework 4.0 (.NET 4.0) é uma plataforma de softwares que fornece

Leia mais

Ambiente de Programação Visual. Framework.NET. Prof. Mauro Lopes. Ambiente de Programação Visual Prof. Mauro Lopes

Ambiente de Programação Visual. Framework.NET. Prof. Mauro Lopes. Ambiente de Programação Visual Prof. Mauro Lopes Ambiente de Programação Visual Framework.NET Prof. Mauro Lopes 1-31 16 Objetivos Nesta aula iremos apresentar a tecnologia.net. Ao final desta aula, o aluno terá compreendido a Arquitetura de uma aplicação.net.

Leia mais

Coletor Android Instalação

Coletor Android Instalação Coletor Android Instalação Descreve os processos de instalação e carga inicial Baseado na Release 13.07.032 Versão 1.5 25/07/2013 Notas da versão 1.4 Exclusão da opção de sincronismo utilizando L-Sync

Leia mais

Grupo de Usuários Java do Noroeste Paulista. Introdução à tecnologia Java

Grupo de Usuários Java do Noroeste Paulista. Introdução à tecnologia Java Grupo de Usuários Java do Noroeste Paulista Introdução à tecnologia Java Referências http://www.java.sun.com; Ivan Luiz Marques Ricarte, Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação-UNICAMP (http://www.dca.fee.unicamp.br/~ricarte/welcome.html);

Leia mais

Linguagem de Programação C

Linguagem de Programação C Linguagem de Programação C Aula 08 Diogo Pinheiro Fernandes Pedrosa Universidade Federal Rural do Semiárido Departamento de Ciências Exatas e Naturais 13 de novembro de 2009 Introdução O que é uma linguagem

Leia mais

Manual de Compilação/Execução da Aplicação SmartHome

Manual de Compilação/Execução da Aplicação SmartHome Manual de Compilação/Execução da Aplicação SmartHome 1. Pré-Requisitos de Instalação 2. Passos para Executar a Aplicação 3. Instruções de Uso das Funcionalidades 4. Observações 1. Pré-Requisitos de Instalação

Leia mais

Aula 01. Prof. Diemesleno Souza Carvalho /

Aula 01. Prof. Diemesleno Souza Carvalho / Programação Estruturada Aula 01 Prof. Diemesleno Souza Carvalho diemesleno@iftm.edu.br / http://www.diemesleno.com.br Na aula passada vimos... Na aula passada vimos... 00 Apresentação da disciplina; Na

Leia mais

OFICINA DA PESQUISA PROGRAMAÇÃO APLICADA À CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO

OFICINA DA PESQUISA PROGRAMAÇÃO APLICADA À CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO OFICINA DA PESQUISA PROGRAMAÇÃO APLICADA À CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO Prof. Msc. Carlos José Giudice dos Santos carlos@oficinadapesquisa.com.br www.oficinadapesquisa.com.br Compiladores e Interpretadores Compiladores

Leia mais

IFSC/Florianópolis - Programação Orientada a Objetos com Java - prof. Herval Daminelli

IFSC/Florianópolis - Programação Orientada a Objetos com Java - prof. Herval Daminelli Programa de computador sequência de comandos ou instruções executados por um computador com a finalidade de produzir um resultado e resolver um problema; Linguagem de programação método para a criação

Leia mais

Introdução aos computadores, à Internet e à World Wide Web. Prof. Marcelo Roberto Zorzan

Introdução aos computadores, à Internet e à World Wide Web. Prof. Marcelo Roberto Zorzan Introdução aos computadores, à Internet e à World Wide Web Prof. Marcelo Roberto Zorzan História do Java Origem Linguagem desenvolvida pela Sun Microsystems Sintaxe similar ao C++ Inicialmente chamada

Leia mais

Instalação do MySQL e da ferramenta MySQL- Front

Instalação do MySQL e da ferramenta MySQL- Front Instalação do MySQL e da ferramenta MySQL- Front 1. Introdução Este tutorial irá ensinar passo a passo como instalar o banco de dados totalmente grátis (muito utilizado na web) e também como instalar a

Leia mais

Sobre o Visual C++ 2010

Sobre o Visual C++ 2010 O Visual Studio é um pacote de programas da Microsoft para desenvolvimento de software, suportando diversas linguagens como C#, C++, C, Java, Visual Basic, etc. Nesta série de tutoriais vou focar apenas

Leia mais

Manual de Instalação do Módulo de Segurança MMA SISGEN

Manual de Instalação do Módulo de Segurança MMA SISGEN Manual de Instalação do Módulo de Segurança MMA SISGEN 1. DESCRIÇÃO Este documento descreve os requisitos mínimos necessários e os procedimentos de download e instalação do Módulo de Segurança, utilizados

Leia mais

Módulo 1 Conceitos Fundamentais

Módulo 1 Conceitos Fundamentais Estruturas de Dados Módulo 1 Conceitos Fundamentais 7/3/2007 (c) Marco A. Casanova - PUC-Rio 1 Preliminares Referência básica: Waldemar Celes, Renato Cerqueira, José Lucas Rangel, Introdução a Estruturas

Leia mais

Microsoft Word 2010 NORMA ABNT para Trabalhos Acadêmicos Conceitos Básicos

Microsoft Word 2010 NORMA ABNT para Trabalhos Acadêmicos Conceitos Básicos Microsoft Word 2010 NORMA ABNT para Trabalhos Acadêmicos Conceitos Básicos contato@suptecinfo.com.br SUMÁRIO Iniciando o Word... 1 Conhecendo a Ferramenta... 1 Menu Layout da Página... 2 Capa... 3 Folha

Leia mais

Manual de instalação do Microsoft SQL Server 2008 R2 Express no Windows 10

Manual de instalação do Microsoft SQL Server 2008 R2 Express no Windows 10 PASSO-A-PASSO Manual de instalação do Microsoft SQL Server 2008 R2 Express no Windows 10 JS SoftCom Documentação Automação Dropbox Pasta 07 Manuais e Procedimentos Instalações SQL Server Informações CÓDIGO:

Leia mais

Laboratório de Programação II

Laboratório de Programação II Laboratório de Programação II Aula 03 Prof. Diemesleno Souza Carvalho diemesleno@iftm.edu.br http://www.diemesleno.com.br Na aula passada vimos... Na aula passada vimos... 02 Variáveis, constantes, operadores

Leia mais

Informática Parte 25 Prof. Márcio Hunecke

Informática Parte 25 Prof. Márcio Hunecke Escriturário Informática Parte 25 Prof. Márcio Hunecke Informática NODE.JS 6.11.3 Node.js é um interpretador (runtime) de código JavaScript com o código aberto, focado em migrar o JavaScript do lado do

Leia mais

Construção de Compiladores. Capítulo 1. Introdução. José Romildo Malaquias. Departamento de Computação Universidade Federal de Ouro Preto 2014.

Construção de Compiladores. Capítulo 1. Introdução. José Romildo Malaquias. Departamento de Computação Universidade Federal de Ouro Preto 2014. Construção de Compiladores Capítulo 1 Introdução José Romildo Malaquias Departamento de Computação Universidade Federal de Ouro Preto 2014.2 1/22 1 Linguagens de programação 2 Compilação 2/22 Tópicos 1

Leia mais

Prof. Antonio Almeida de Barros Jr. Prof. Antonio Almeida de Barros Junior

Prof. Antonio Almeida de Barros Jr. Prof. Antonio Almeida de Barros Junior Prof. Antonio Almeida de Barros Jr. Prof. Antonio Almeida de Barros Junior Meio pelo qual se pode indicar os passos que devem ser realizados pelo computador para resolver problemas; Através da linguagem,

Leia mais

Introdução à Programação de Computadores Fabricação Mecânica

Introdução à Programação de Computadores Fabricação Mecânica Introdução à Programação de Computadores Fabricação Mecânica Edilson Hipolito da Silva edilson.hipolito@ifsc.edu.br - http://www.hipolito.info Aula 04 - Linguagens de Programação, Interpretador, compilador

Leia mais

Bacharelado em Ciência e Tecnologia Processamento da Informação. Equivalência Portugol Java. Linguagem Java

Bacharelado em Ciência e Tecnologia Processamento da Informação. Equivalência Portugol Java. Linguagem Java Linguagem Java Objetivos????? ADAPTAR O TEXTO ABAIXO????? Aprender a sintaxe da Estrutura de Repetição ENQUANTO-FAÇA na linguagem PORTUGOL Aprender a resolver problemas que requeiram o uso de ESTRUTURAS

Leia mais

1. Execute o instalador do ambiente. Será exibida a tela do assistente para instalação.

1. Execute o instalador do ambiente. Será exibida a tela do assistente para instalação. Group Shopping Quest Como fazer 1. Execute o instalador do ambiente. Será exibida a tela do assistente para instalação. 2. Clique em Avançar para iniciar o processo de instalação. Após aceitar os termos

Leia mais

Programação Orientada a Objetos

Programação Orientada a Objetos Programação Orientada a Objetos Programação Orientada a Objetos Na aula passada vimos: Introdução a linguagem java; Introdução ao Eclipse IDE; Revisão sobre programação; Programação Orientada a Objetos

Leia mais

Usando o Eclipse - Fundamentos. Professor Vicente Paulo de Camargo

Usando o Eclipse - Fundamentos. Professor Vicente Paulo de Camargo Usando o Eclipse - Fundamentos Professor Vicente Paulo de Camargo O Eclipse é um ambiente de desenvolvimento integrado (IDE) É a ferramenta mais utilizada pelas empresas, visto que pode ser configurada

Leia mais

Catálogo em Rede. Sumário

Catálogo em Rede. Sumário Sumário Introdução...2 Configurando o Servidor...2 Tipo de firebird utilizado...2 Efetuando a troca do Firebird...4 Verificar se existe Firebird Server instalado...4 Instalando o gerenciador Firebird Server...6

Leia mais

Sistemas Operacionais

Sistemas Operacionais Sistemas Operacionais Aula 9 Threads Prof.: Edilberto M. Silva http://www.edilms.eti.br Baseado no material disponibilizado por: SO - Prof. Edilberto Silva Prof. José Juan Espantoso Threads Uma thread

Leia mais

AVG Admin 8.5 SQL Server 2005 Express

AVG Admin 8.5 SQL Server 2005 Express AVG Admin 8.5 SQL Server 2005 Express Conteúdo: 1. Instalação do SQL Server 2005 Express...3 1.1.Microsoft.Net Framework 2.0...3 1.2.Microsoft SQL Server 2005 Express...4 2. Instalação e Configuração do

Leia mais