ACEF/1213/21357 Decisão de apresentação de pronúncia

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "ACEF/1213/21357 Decisão de apresentação de pronúncia"

Transcrição

1 ACEF/1213/21357 Decisão de apresentação de pronúncia ACEF/1213/21357 Decisão de apresentação de pronúncia Decisão de Apresentação de Pronúncia ao Relatório da Comissão de Avaliação Externa 1. Tendo recebido o Relatório de Avaliação elaborado pela Comissão de Avaliação Externa relativamente ao ciclo de estudos em funcionamento Ciência Política e Relações Internacionais 2. conferente do grau de Licenciado 3. a ser leccionado na(s) Unidade(s) Orgânica(s) (faculdade, escola, instituto, etc.) Faculdade de Ciências Humanas e Sociais (UFP) 4. a(s) Instituição(ões) de Ensino Superior / Entidade(s) Instituidora(s) Fundação Ensino E Cultura "Fernando Pessoa" 5. decide: Apresentar pronúncia 6. Pronúncia (Português): Agradece-se a melhor atenção para o documento anexo. 7. Pronúncia (Português e Inglês, PDF, máx. 100kB): (impresso na página seguinte) pág. 1 de 1

2 Anexos

3 PRONÚNCIA SOBRE O RELATÓRIO PRELIMINAR DA CAE ACEF/1213/ º CICLO DE ESTUDOS EM CIÊNCIA POLÍTICA E RELAÇÕES INTERNACIONAIS O Relatório da Comissão de Avaliação Externa (CAE) conclui pela acreditação condicionaldo1ºciclodeestudosemciênciapolíticaerelaçõesinternacionais,por um período de 2 anos, apresentando importantes recomendações que configuram oportunidades de melhoria, a implementar a médio prazo. Tratase, pois, de um essencial adjuvante à reflexão interna que tem vindo a ser feita na Universidade Fernando Pessoa, no sentido de desenvolver e consolidar o ciclo de estudos em apreço. As recomendações e condições contidas no Relatório da CAE estão a ser tidas em devidaconsideração,pretendendoaufprespondernomaisbreveprazo,ondenãoo haja ainda feito desde a visita da CAE. Assim, e reportandonos às três ações de melhoriasublinhadaspelacae,apresentamososseguintesargumentos: 1. Reformulação do plano de estudos, aumentando o número de disciplinas especializadas de Ciência Política e de Relações Internacionais, e criando pelo menos uma unidade curricular destinada ao ensino das técnicas e métodos de investigação(quantitativosequalitativos). Na sequência da submissão do guião de autoavaliação da licenciatura em Ciência Política e Relações Internacionais, em Dezembro de 2012, e da análise SWOT então realizada, auniversidade Fernando Pessoa diligenciou no sentido da constituição de uma comissão curricular com o propósito de rever o plano de estudos. O trabalho deste grupo, sancionado pelos Conselhos Científico e Pedagógico da Faculdade de CiênciasHumanaseSociais,culminoucomapublicação,emDiáriodaRepública,da alteraçãodoplanodeestudosdociclodeestudos(despachonº12242/2013,de25de setembrode2013).

4 Neste novo plano (cf. relacoesinternacionais2/), foi introduzida a unidade curricular de Metodologia das Ciências Sociais e reforçada a área central do curso com a introdução de unidades curriculares como Ordem política e económica internacional: globalização e glocalização, Diplomaciapolíticaeeconómica e DemocraciaeCidadania.Paraalém disso,asunidadescurricularesde Marketingpolítico ede Economiapolítica,queno planodeestudosanterioreramopcionais,passaramatercaráterobrigatório. Com estas alterações, que julgamos ir no sentido das recomendações da CAE, as principais lacunas que foram identificadas no plano de estudos encontramse suprimidas. No entanto, encontramonos disponíveis para efetuar outras alterações consideradas imprescindíveis e que fortaleçam e promovam a qualidade do ciclo de estudos. 2. Alargamento do corpo docente, contratando um ou (preferencialmente) dois professorescomumaformaçãoacadémicaecompetênciasespecializadasnaárea daciênciapolítica. Ocorpodocenteenvolvidonociclodeestudosemapreçocumpreintegralmentecom aalíneaa)don.º2ecomosn.º3a6,doartigo6.ºdodln.º115/2013de7deagosto. Noentanto,nasequênciadavisitadaCAE,emnovembrode2013,edasapreciações tecidas,quandodaapresentaçãodorelatóriooral,aufp temvindoadiligenciarno sentidodoreforçodocorpodocenteespecializadonaáreadeformaçãofundamental dociclodeestudos.nestequadro,foiintegradonaequipadocenteoprofessorjoão AguiarCoelho,doutoremCiênciasSociais,naespecialidadedeEstudosEuropeus. Assim,estecorpodocenteintegra,atualmente,umtotalde7professoresdoutorados com formação académica e/ou competências especializadas na área científica do curso,5dosquaisemregimedetempointegral.noquadroqueaseguirseapresenta, sistematizamosumabrevenotacurriculardestesdocentes.

5 Quadro Table1.CorpodocentecomformaçãoespecializadaemCiênciaPolíticae/ou Relações Internacionais Teaching staff with specialization in the area of Political Scienceand/orInternationalRelations DOCENTE Albertino Paulo Vila Maior Guimarães Monteiro Carla Isabela de Moura Pinto Cardoso Cláudia Maria Novais Toriz da Silva Ramos João Cristóvão Ivo Casqueira Cardoso João Manuel Aguiar Coelho Maria Isabel Matos Ferreira Páris Couto da Costa Leite Maria Luísa Silva de Vasconcelos NOTA CURRICULAR Licenciado em Direito pela Universidade Portucalense Pós-graduado em Estudos Europeus pela Universidade de Coimbra Mestre em Integração Europeia pela Universidade de Coimbra Doutor em Estudos Europeus pela Universidade de Sussex Licenciada em Relações Int ernacionais pelo ISCIE Mestre em Comércio Internacional pela Universidade do Minho Doutora em Economia do Turismo pela Universidade Bournmouth Licenciada em História pela Universidade do Porto Mestre em História Medieval pela Universidade do Porto Doutora em Estudos Políticos pela Universidade de Aberdeen Licenciado em Ciência Política pela Universidade de Paris X Licenciado em Direito pela Universidade de Paris X Mestre em Direito Social pela Universidade de Paris X Mestre em Estudos Internacionais pela Universidade de Reading Doutor em Direito pela Universidade de Paris X Doutor em Direito Internacional pelo Instituto Universitário Europeu de Florença Licenciado em Ciências Jurídico-Económicas pela Universidade de Coimbra Mestre em Estudos Europeus pela Universidade do Minho Doutor em Ciências Sociais Estudos Europeus pela Universidade Fernando Pessoa Licenciada em Relações Internacionais pela Universidade do Minho Pós-Graduada em Estudos Europeus pela Universidade Católica Doutora em Ciência Política e Sociologia pela Universidade Pontificia de Salamanca Licenciada em Economia pela Universidade do Porto Pós-graduada em Jornalismo Internacional pela Escola Superior de Jornalismo Mestre em Relações Internacionais pela Universidade de Aberdeen Doutora em Política e Relações Internacionais pela Universidade de Aberdeen Importa,ainda,sublinhar,oreforçoquetemosvindoaefetuaraníveldeprofessores visitantes,comoéocasodacolaboraçãocomaprofessoraannettebongardt,doutora em Economia e com larga experiência nas áreas da economia, gestão e integração europeia,ecomoprofessoralihajmohammed,doutoremrelaçõesinternacionaise comvastaexperiênciaemestudosdomédiooriente.

6 3. Estabelecimentodeumapolíticadeincentivosàsatividadesdeinvestigaçãodos docentes,bemcomoàsuainternacionalização Existe da parte da Universidade Fernando Pessoa uma política de incentivos às atividades de investigação dos docentes. Concretamente, nos Estatutos da Universidade,publicadosnoAvisonº19673/2009doDiáriodaRepública,2ªsérie,de2 denovembrode2009,estabelecese,noartigo39º,odeverdosdocentesem realizar investigação e divulgar os seus resultados em publicações científicas credenciadas garantindoseparaoefeito,noartigo38º, subsídioexcecionalparaparticipação,em congresso científico ( ), licença sabática requerida para efeitos de investigação científica ou de preparação de provas de agregação ou de cooperação internacional conveniadacomainstituição( ), subsídiosdeinvestigaçãocientífica( ), apoios financeirosparaefeitosdeformaçãodoutoraloupósdoutoral( ) e dispensaparcial outotaldoserviçodocenteparaconclusãododoutoramento( ),entreoutros. Apesar destes incentivos, reconhecese que as actividades de investigação dos docentesdaáreacientíficadociclodeestudosemapreçodeverãomereceraindaum importanteincremento.porconseguinte,continuarseáasensibilizareaestimularos docentesàpesquisaeàpublicaçãodosresultadosdassuasinvestigaçõesemrevistas internacionais e com fator de impacto, procurando potenciarse condições que o permitam. Assim,eparaalémdosincentivosacimareferidos que,semesquecerocenáriode fortesrestriçõeseconómicofinanceirasqueatravessamos,temosprocuradoreforçar auniversidadefernandopessoa,noâmbitodoprocessodeavaliaçãodasunidadesde Investigação(I&D2013)daFCT,preparouesubmeteuacandidaturadeumcentrode investigação,designadoporbehaviourandsocialsciencesresearchcenter.apesardo resultado final não se ter traduzido em financiamento, o Centro de Investigação mereceu,nasavaliaçõesparcelares,apreciaçõesmuitopositivasquantoàinovaçãoe àspotencialidadesdomesmo,peloqueeste,aindaquesemosapoiosporparteda FCT, irá ser posto em funcionamento na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, comoformadedinamizaraspesquisasfundamentaiseaplicadasnestesdomínios.

7 Sempre que possível, a Universidade Fernando Pessoa procurará ainda adequar a carga horária dos docentes em função dos projectos de investigação desenvolvidos pelosmesmos. Por fim, quanto à internacionalização do Ciclo de Estudos em Ciência Política e RelaçõesInternacionaisereconhecendoqueosseusníveispodemmelhorar,procurar seá,atravésdogabinetederelaçõesinternacionaisdaufp,potenciaresseobjetivo, através, por um lado, do incentivo e apoio à mobilidade docente e discente e, por outrolado,doestabelecimentodenovasparceriascominstituiçõesestrangeiras. Emsíntese,julgamosqueasmedidasemcursopermitirãoresponderdeformapositiva às recomendações econdições formuladas no Relatório Preliminar da CAEe queno prazoprevistoserápossívelconsolidaradequadamenteesteciclodeestudos,dando lhe um conteúdo e uma projecção consentânea com uma formação superior de 1º Ciclo. Porto,10deOutubrode2014 OPresidentedaFundaçãoFernandoPessoa

8 PRONUNCIATION ABOUT THE PRELIMINARY REPORT OF CAE - ACEF/1213/ st CYCLE OF STUDIES IN POLITICAL SCIENCE AND INTERNATIONAL RELATIONS ThereportoftheCommitteeforExternalAssessment(henceforwardtobereferredto as CAE) conferred a twoyear conditional accreditation to the 1 st Cycle of Political ScienceandInternationalRelations,presentingimportantrecommendationswhichare an opportunity for improvement in the medium term. It therefore provides an essentialassistancetotheinternalreflectionthathasbeentakingplaceatuniversity Fernando Pessoa, aimed at developing and consolidating the cycle of studies in question. The recommendations and conditions in the report have been taken into due considerationandufpintendstorespondpromptlyinallareasinwhichithasnotyet acted upon since CAE s visit. Thus, considering the three actions of improvement highlightedbycae,wewouldliketopresentthefollowingarguments: 1. Toredraftthestudyplan,increasingthenumberofcorecoursesinthefieldsof PoliticalScienceandInternationalRelations,andcreatingatleastonecourseon theresearchtechniquesandmethodologies(quantitativeandqualitative). Further to the submission of the selfassessment script of the degree in Political Science and International Relations, in December 2012, and the subsequent SWOT analysis, UFP took measures to set up a curricular committee in order to revise the plan of studies. The work carried out by this group, approved by the University s ScientificCouncilandPedagogicalCouncil,hasledtothepublicationofthealterations totheplanofstudiesindiáriodarepública(officialgazette,dispatchno.12242/2013, of25september2013. Inthenewplan(seehttp://ingresso.ufp.pt/ensino/1ociclo/cienciapoliticaerelacoes internacionais2/), a new curricular unit Methodology in Social Sciences was introduced. The core area of this degree was strengthened by the introduction of curricularunitssuchas InternationalPoliticalOrderandEconomicOrder:globalization

9 andglocalization, PoliticalandEconomicDiplomacy and DemocracyandCitizenship. Inaddition,thecurricularunitsof PoliticalMarketing andpoliticaleconomy,which werepreviouslyoptional,havebecomepartofthecorecurriculum. With such alterations, which we believe meet CAE s recommendations, the main weaknesses in the plan of studies have thus been overcome. However, we are availabletomakefurtherchangesincasetheyarejudgedessentialandcontributeto strengthenandpromotethequalityofthiscycleofstudies. 2. Toenlargetheacademicstaff,hiringoneor(preferably)twoprofessorswithan educationaltrainingandspecialistcompetencesinthefieldofpoliticalscience. The teaching staff in this cycle of studies fully complies with paragraphs 3 to 6 of Article6ofLawDecree115/2013of7August.Nonetheless,furthertoCAE svisit,in November2013,andsubsequentobservationsintheoralpresentationofthereport, UFP has taken action to reinforce specialised teaching staff in the core area of this degree. Thus, a new teacher Professor João Aguiar Coelho a doctor in Social Sciences,andanexpertinEuropeanStudies,hasintegratedthisteam. Hence, theteaching staff of this cycle consists of seven teachers with a PhD and/or specializationsinthescientificareaofthisdegree,5ofwhicharefulltimeteachersat UFP.Table1providesanoverviewoftheircurricula. Wewouldalsoliketoemphasisethatwehavereinforcedthispointbyinvitingvisiting professor, such as Professor Annette Bongardt, a doctor in Economics with a wide experience in the areas of economics, management and European integration, and Professor Ali Haj Mohammed, a doctor in International Relations and with a huge experienceinmiddleeaststudies.

10 3. Toestablishapolicyofincentivesfortheresearchactivitiesoftheteachingstaff, aswellastheirinternationalization. UniversityFernandoPessoahasapolicytoencourageresearchactivitiesbyteachers. Moreprecisely,intheStatutesoftheUniversitypublishedinNoticeno.19673/2009of DiáriodaRepública(OfficialGazette),2ndseries,of2ndNovember2009,article3,itis statedthatitistheteachers dutytocarryoutresearchandpublicizetherespective results in acknowledged scientific publications. For that purpose, the university ensures an exceptional allowance to participate in scientific congresses ( ) (article 38), sabbatical leave required for investigation purposes or preparation of aggregationvivaorinternationalcooperationwithanagreementwiththeuniversity ( ), scientific research subsidies ( ), financial support to doctoral and post doctoralqualifications( ) e totalandpartialexemptionfromteachingtocomplete thephd( ),amongother. Despitetheaboveincentives,weacknowledgethattheresearchactivitiesbyteachers in this scientific area require a significant increase. Therefore, we will continue to stimulate and encourage teachers to carry out research and publication in internationaljournalswithanimpactfactor,bytryingtoproviderequiredconditions. Thus, besides the incentives just mentioned which, despite the present economic and financial restriction, we have been trying to reinforce UFP submitted an applicationforaresearchcentre BehaviourandSocialSciencesResearchCenter in theprocessofassessmentofresearchunits(i&d2013)offct.eventhoughthefinal result has not led to financing, the research centre had quite positive observations concerning innovation and the potential of the centre. So, even without support by FCT,itisgoingtocomeintoactivityattheFacultyofSocialandHumanSciencessoas tofosterfundamentalresearchappliedtothisarea. Wheneverpossible,UFPwillseektoadjustteachers timetablestotheiractivitiesin researchprojects. Finally,concerninginternationalizationoftheCycleofStudiesinpoliticalScienceand InternationalRelations,werecognizeitslevelsmaybeimproved,andhencewillseek

11 topursuethatobjectivebothbymeansoftheinternationaloffice,whichencourages andsupportsmobilityofteachersandstudents,andbyestablishingnewpartnerships withforeigninstitutions. In short, we believe the measures taken will respond effectively to the recommendationsandconditionsincludedincae spreliminaryreportandthatwithin the term set for the purpose we well dully consolidate this cycle of studies, by providingitwithcontentsandprojectionwhicharecompatiblewithhighereducation degreeofthe1 st cycle. Porto,10thOctober2014 ThePresidentoftheFundaçãoFernandoPessoa

NCE/16/00189 Decisão de apresentação de pronúncia - Novo ciclo de estudos

NCE/16/00189 Decisão de apresentação de pronúncia - Novo ciclo de estudos NCE/16/00189 Decisão de apresentação de pronúncia - Novo ciclo de estudos NCE/16/00189 Decisão de apresentação de pronúncia - Novo ciclo de estudos Decisão de Apresentação de Pronúncia ao Relatório da

Leia mais

ACEF/1415/22042 Decisão de apresentação de pronúncia

ACEF/1415/22042 Decisão de apresentação de pronúncia ACEF/115/222 Decisão de apresentação de pronúncia ACEF/115/222 Decisão de apresentação de pronúncia Decisão de Apresentação de Pronúncia ao Relatório da Comissão de Avaliação Externa 1. Tendo recebido

Leia mais

ACEF/1415/18937 Decisão de apresentação de pronúncia

ACEF/1415/18937 Decisão de apresentação de pronúncia ACEF/1415/18937 Decisão de apresentação de pronúncia ACEF/1415/18937 Decisão de apresentação de pronúncia Decisão de Apresentação de Pronúncia ao Relatório da Comissão de Avaliação Externa 1. Tendo recebido

Leia mais

NCE/13/00806 Decisão de apresentação de pronúncia - Novo ciclo de estudos

NCE/13/00806 Decisão de apresentação de pronúncia - Novo ciclo de estudos NCE/13/00806 Decisão de apresentação de pronúncia - Novo ciclo de estudos NCE/13/00806 Decisão de apresentação de pronúncia - Novo ciclo de estudos Decisão de Apresentação de Pronúncia ao Relatório da

Leia mais

ACEF/1415/03062 Decisão de apresentação de pronúncia

ACEF/1415/03062 Decisão de apresentação de pronúncia ACEF/1415/03062 Decisão de apresentação de pronúncia ACEF/1415/03062 Decisão de apresentação de pronúncia Decisão de Apresentação de Pronúncia ao Relatório da Comissão de Avaliação Externa 1. Tendo recebido

Leia mais

ACEF/1112/10887 Decisão de apresentação de pronúncia

ACEF/1112/10887 Decisão de apresentação de pronúncia ACEF/1112/10887 Decisão de apresentação de pronúncia ACEF/1112/10887 Decisão de apresentação de pronúncia Decisão de Apresentação de Pronúncia ao Relatório da Comissão de Avaliação Externa 1. Tendo recebido

Leia mais

NCE/17/00098 Decisão de apresentação de pronúncia - Novo ciclo de estudos

NCE/17/00098 Decisão de apresentação de pronúncia - Novo ciclo de estudos NCE/17/00098 Decisão de apresentação de pronúncia - Novo ciclo de estudos NCE/17/00098 Decisão de apresentação de pronúncia - Novo ciclo de estudos Decisão de Apresentação de Pronúncia ao Relatório da

Leia mais

ACEF/1213/03432 Decisão de apresentação de pronúncia

ACEF/1213/03432 Decisão de apresentação de pronúncia ACEF/1213/03432 Decisão de apresentação de pronúncia ACEF/1213/03432 Decisão de apresentação de pronúncia Decisão de Apresentação de Pronúncia ao Relatório da Comissão de Avaliação Externa 1. Tendo recebido

Leia mais

ACEF/1415/16177 Decisão de apresentação de pronúncia

ACEF/1415/16177 Decisão de apresentação de pronúncia ACEF/141/16177 Decisão de apresentação de pronúncia ACEF/141/16177 Decisão de apresentação de pronúncia Decisão de Apresentação de Pronúncia ao Relatório da Comissão de Avaliação Externa 1. Tendo recebido

Leia mais

NCE/10/01761 Decisão de apresentação de pronúncia - Novo ciclo de estudos

NCE/10/01761 Decisão de apresentação de pronúncia - Novo ciclo de estudos NCE/10/01761 Decisão de apresentação de pronúncia - Novo ciclo de estudos NCE/10/01761 Decisão de apresentação de pronúncia - Novo ciclo de estudos Decisão de Apresentação de Pronúncia ao Relatório da

Leia mais

ACEF/1516/27386 Parecer do RIES sobre intenção de decisão

ACEF/1516/27386 Parecer do RIES sobre intenção de decisão ACEF/1516/27386 Parecer do RIES sobre intenção de decisão ACEF/1516/27386 Parecer do RIES sobre intenção de decisão Parecer da Instituição de Ensino Superior à Intenção de Decisão do Conselho de Administração

Leia mais

ACEF/1213/15002 Decisão de apresentação de pronúncia

ACEF/1213/15002 Decisão de apresentação de pronúncia ACEF/1213/15002 Decisão de apresentação de pronúncia ACEF/1213/15002 Decisão de apresentação de pronúncia Decisão de Apresentação de Pronúncia ao Relatório da Comissão de Avaliação Externa 1. Tendo recebido

Leia mais

ACEF/1112/24182 Decisão de apresentação de pronúncia

ACEF/1112/24182 Decisão de apresentação de pronúncia ACEF/1112/24182 Decisão de apresentação de pronúncia ACEF/1112/24182 Decisão de apresentação de pronúncia Decisão de Apresentação de Pronúncia ao Relatório da Comissão de Avaliação Externa 1. Tendo recebido

Leia mais

CEF/0910/27226 Decisão de Apresentação de Pronúncia (Univ) - Ciclo de estudos em funcionamento

CEF/0910/27226 Decisão de Apresentação de Pronúncia (Univ) - Ciclo de estudos em funcionamento CEF/0910/27226 Decisão de Apresentação de Pronúncia (Univ) - Ciclo de estudos em funcionamento CEF/0910/27226 Decisão de Apresentação de Pronúncia (Univ) - Ciclo de estudos em funcionamento Decisão de

Leia mais

ACEF/1213/17237 Decisão de apresentação de pronúncia

ACEF/1213/17237 Decisão de apresentação de pronúncia ACEF/1213/17237 Decisão de apresentação de pronúncia ACEF/1213/17237 Decisão de apresentação de pronúncia Decisão de Apresentação de Pronúncia ao Relatório da Comissão de Avaliação Externa 1. Tendo recebido

Leia mais

ACEF/1213/16907 Decisão de apresentação de pronúncia

ACEF/1213/16907 Decisão de apresentação de pronúncia ACEF/1213/16907 Decisão de apresentação de pronúncia ACEF/1213/16907 Decisão de apresentação de pronúncia Decisão de Apresentação de Pronúncia ao Relatório da Comissão de Avaliação Externa 1. Tendo recebido

Leia mais

ACEF/1213/20907 Decisão de apresentação de pronúncia

ACEF/1213/20907 Decisão de apresentação de pronúncia ACEF/1213/20907 Decisão de apresentação de pronúncia ACEF/1213/20907 Decisão de apresentação de pronúncia Decisão de Apresentação de Pronúncia ao Relatório da Comissão de Avaliação Externa 1. Tendo recebido

Leia mais

ACEF/1213/15732 Parecer do RIES sobre intenção de decisão

ACEF/1213/15732 Parecer do RIES sobre intenção de decisão ACEF/1213/15732 Parecer do RIES sobre intenção de decisão ACEF/1213/15732 Parecer do RIES sobre intenção de decisão Parecer da Instituição de Ensino Superior à Intenção de Decisão do Conselho de Administração

Leia mais

NCE/13/00631 Decisão de apresentação de pronúncia - Novo ciclo de estudos

NCE/13/00631 Decisão de apresentação de pronúncia - Novo ciclo de estudos NCE/13/00631 Decisão de apresentação de pronúncia - Novo ciclo de estudos NCE/13/00631 Decisão de apresentação de pronúncia - Novo ciclo de estudos Decisão de presentação de Pronúncia ao Relatório da Comissão

Leia mais

ACEF/1415/20787 Decisão de apresentação de pronúncia

ACEF/1415/20787 Decisão de apresentação de pronúncia ACEF/1415/20787 Decisão de apresentação de pronúncia ACEF/1415/20787 Decisão de apresentação de pronúncia Decisão de Apresentação de Pronúncia ao Relatório da Comissão de Avaliação Externa 1. Tendo recebido

Leia mais

NCE/11/01181 Decisão de apresentação de pronúncia - Novo ciclo de estudos

NCE/11/01181 Decisão de apresentação de pronúncia - Novo ciclo de estudos NCE/11/01181 Decisão de apresentação de pronúncia - Novo ciclo de estudos NCE/11/01181 Decisão de apresentação de pronúncia - Novo ciclo de estudos Decisão de Apresentação de Pronúncia ao Relatório da

Leia mais

NCE/14/01246 Decisão de apresentação de pronúncia - Novo ciclo de estudos

NCE/14/01246 Decisão de apresentação de pronúncia - Novo ciclo de estudos NCE/14/01246 Decisão de apresentação de pronúncia - Novo ciclo de estudos NCE/14/01246 Decisão de apresentação de pronúncia - Novo ciclo de estudos Decisão de Apresentação de Pronúncia ao Relatório da

Leia mais

NCE/12/01206 Decisão de apresentação de pronúncia - Novo ciclo de estudos

NCE/12/01206 Decisão de apresentação de pronúncia - Novo ciclo de estudos NCE/12/01206 Decisão de apresentação de pronúncia - Novo ciclo de estudos NCE/12/01206 Decisão de apresentação de pronúncia - Novo ciclo de estudos Decisão de Apresentação de Pronúncia ao Relatório da

Leia mais

ACEF/1516/01392 Decisão de apresentação de pronúncia

ACEF/1516/01392 Decisão de apresentação de pronúncia ACEF/1516/01392 Decisão de apresentação de pronúncia ACEF/1516/01392 Decisão de apresentação de pronúncia Decisão de Apresentação de Pronúncia ao Relatório da Comissão de Avaliação Externa 1. Tendo recebido

Leia mais

ACEF/1112/24572 Decisão de apresentação de pronúncia

ACEF/1112/24572 Decisão de apresentação de pronúncia ACEF/1112/24572 Decisão de apresentação de pronúncia ACEF/1112/24572 Decisão de apresentação de pronúncia Decisão de Apresentação de Pronúncia ao Relatório da Comissão de Avaliação Externa 1. Tendo recebido

Leia mais

NCE/14/00431 Decisão de apresentação de pronúncia - Novo ciclo de estudos

NCE/14/00431 Decisão de apresentação de pronúncia - Novo ciclo de estudos NCE/14/00431 Decisão de apresentação de pronúncia - Novo ciclo de estudos NCE/14/00431 Decisão de apresentação de pronúncia - Novo ciclo de estudos Decisão de Apresentação de Pronúncia ao Relatório da

Leia mais

NCE/17/00025 Decisão de apresentação de pronúncia - Novo ciclo de estudos

NCE/17/00025 Decisão de apresentação de pronúncia - Novo ciclo de estudos NCE/17/00025 Decisão de apresentação de pronúncia - Novo ciclo de estudos NCE/17/00025 Decisão de apresentação de pronúncia - Novo ciclo de estudos Decisão de Apresentação de Pronúncia ao Relatório da

Leia mais

ACEF/1112/20792 Decisão de apresentação de pronúncia

ACEF/1112/20792 Decisão de apresentação de pronúncia ACEF/1112/20792 Decisão de apresentação de pronúncia ACEF/1112/20792 Decisão de apresentação de pronúncia Decisão de Apresentação de Pronúncia ao Relatório da Comissão de Avaliação Externa 1. Tendo recebido

Leia mais

ACEF/1516/17602 Decisão de apresentação de pronúncia

ACEF/1516/17602 Decisão de apresentação de pronúncia ACEF/151/1702 Decisão de apresentação de pronúncia ACEF/151/1702 Decisão de apresentação de pronúncia Decisão de Apresentação de Pronúncia ao Relatório da Comissão de Avaliação Externa 1. Tendo recebido

Leia mais

ACEF/1516/05307 Decisão de apresentação de pronúncia

ACEF/1516/05307 Decisão de apresentação de pronúncia ACEF/1516/05307 Decisão de apresentação de pronúncia ACEF/1516/05307 Decisão de apresentação de pronúncia Decisão de Apresentação de Pronúncia ao Relatório da Comissão de Avaliação Externa 1. Tendo recebido

Leia mais

ACEF/1314/12287 Decisão de apresentação de pronúncia

ACEF/1314/12287 Decisão de apresentação de pronúncia ACEF/1314/12287 Decisão de apresentação de pronúncia ACEF/1314/12287 Decisão de apresentação de pronúncia Decisão de Apresentação de Pronúncia ao Relatório da Comissão de Avaliação Externa 1. Tendo recebido

Leia mais

NCE/15/00095 Decisão de apresentação de pronúncia - Novo ciclo de estudos

NCE/15/00095 Decisão de apresentação de pronúncia - Novo ciclo de estudos NCE/15/00095 Decisão de apresentação de pronúncia - Novo ciclo de estudos NCE/15/00095 Decisão de apresentação de pronúncia - Novo ciclo de estudos Decisão de Apresentação de Pronúncia ao Relatório da

Leia mais

ACEF/1718/ Decisão de apresentação de pronúncia

ACEF/1718/ Decisão de apresentação de pronúncia ACEF/1718/0119147 Decisão de apresentação de pronúncia ACEF/1718/0119147 Decisão de apresentação de pronúncia Decisão de Apresentação de Pronúncia ao Relatório da Comissão de Avaliação Externa 1. Tendo

Leia mais

NCE/15/00200 Decisão de apresentação de pronúncia - Novo ciclo de estudos

NCE/15/00200 Decisão de apresentação de pronúncia - Novo ciclo de estudos NCE/15/00200 Decisão de apresentação de pronúncia - Novo ciclo de estudos NCE/15/00200 Decisão de apresentação de pronúncia - Novo ciclo de estudos Decisão de Apresentação de Pronúncia ao Relatório da

Leia mais

NCE/17/00120 Decisão de apresentação de pronúncia - Novo ciclo de estudos

NCE/17/00120 Decisão de apresentação de pronúncia - Novo ciclo de estudos NCE/17/00120 Decisão de apresentação de pronúncia - Novo ciclo de estudos NCE/17/00120 Decisão de apresentação de pronúncia - Novo ciclo de estudos Decisão de Apresentação de Pronúncia ao Relatório da

Leia mais

ACEF/1213/14997 Decisão de apresentação de pronúncia

ACEF/1213/14997 Decisão de apresentação de pronúncia ACEF/1213/14997 Decisão de apresentação de pronúncia ACEF/1213/14997 Decisão de apresentação de pronúncia Decisão de Apresentação de Pronúncia ao Relatório da Comissão de Avaliação Externa 1. Tendo recebido

Leia mais

NCE/16/00058 Decisão do CR - Novo ciclo de estudos

NCE/16/00058 Decisão do CR - Novo ciclo de estudos NCE/16/00058 Decisão do CR - Novo ciclo de estudos NCE/16/00058 Decisão do CR - Novo ciclo de estudos Decisão do Conselho de Revisão relativamente ao Recurso da Decisão do Conselho de Administração 1.

Leia mais

PERA/1718/ Decisão de apresentação de pronúncia

PERA/1718/ Decisão de apresentação de pronúncia PERA/1718/1101936 Decisão de apresentação de pronúncia PERA/1718/1101936 Decisão de apresentação de pronúncia Decisão de Apresentação de Pronúncia ao Relatório da Comissão de Avaliação Externa 1. Tendo

Leia mais

ACEF/1213/20577 Decisão de apresentação de pronúncia

ACEF/1213/20577 Decisão de apresentação de pronúncia ACEF/1213/20577 Decisão de apresentação de pronúncia ACEF/1213/20577 Decisão de apresentação de pronúncia Decisão de Apresentação de Pronúncia ao Relatório da Comissão de Avaliação Externa 1. Tendo recebido

Leia mais

MASTER S DEGREE IN INTELLECTUAL PROPERTY ADMISSION EXAM

MASTER S DEGREE IN INTELLECTUAL PROPERTY ADMISSION EXAM CADERNO DE QUESTÕES NOTA FINAL MASTER S DEGREE IN INTELLECTUAL PROPERTY ADMISSION EXAM Before reading the text, pay attention to these important and essential remarks. All the answers must be written in

Leia mais

ACEF/1516/22542 Decisão de apresentação de pronúncia

ACEF/1516/22542 Decisão de apresentação de pronúncia ACEF/1516/22542 Decisão de apresentação de pronúncia ACEF/1516/22542 Decisão de apresentação de pronúncia Decisão de Apresentação de Pronúncia ao Relatório da Comissão de Avaliação Externa 1. Tendo recebido

Leia mais

PERA/1718/ Decisão de apresentação de pronúncia

PERA/1718/ Decisão de apresentação de pronúncia PERA/1718/1101091 Decisão de apresentação de pronúncia PERA/1718/1101091 Decisão de apresentação de pronúncia Decisão de Apresentação de Pronúncia ao Relatório da Comissão de Avaliação Externa 1. Tendo

Leia mais

NCE/16/00122 Decisão de apresentação de pronúncia - Novo ciclo de estudos

NCE/16/00122 Decisão de apresentação de pronúncia - Novo ciclo de estudos NCE/16/00122 Decisão de apresentação de pronúncia - Novo ciclo de estudos NCE/16/00122 Decisão de apresentação de pronúncia - Novo ciclo de estudos Decisão de Apresentação de Pronúncia ao Relatório da

Leia mais

ACEF/1112/21832 Decisão de apresentação de pronúncia

ACEF/1112/21832 Decisão de apresentação de pronúncia ACEF/1112/21832 Decisão de apresentação de pronúncia ACEF/1112/21832 Decisão de apresentação de pronúncia Decisão de Apresentação de Pronúncia ao Relatório da Comissão de Avaliação Externa 1. Tendo recebido

Leia mais

ACEF/1112/12127 Decisão de apresentação de pronúncia

ACEF/1112/12127 Decisão de apresentação de pronúncia ACEF/1112/12127 Decisão de apresentação de pronúncia ACEF/1112/12127 Decisão de apresentação de pronúncia Decisão de Apresentação de Pronúncia ao Relatório da Comissão de Avaliação Externa 1. Tendo recebido

Leia mais

ACEF/1516/22532 Decisão de apresentação de pronúncia

ACEF/1516/22532 Decisão de apresentação de pronúncia ACEF/1516/22532 Decisão de apresentação de pronúncia ACEF/1516/22532 Decisão de apresentação de pronúncia Decisão de Apresentação de Pronúncia ao Relatório da Comissão de Avaliação Externa 1. Tendo recebido

Leia mais

ACEF/1415/12722 Decisão de apresentação de pronúncia

ACEF/1415/12722 Decisão de apresentação de pronúncia ACEF/1415/12722 Decisão de apresentação de pronúncia ACEF/1415/12722 Decisão de apresentação de pronúncia Decisão de Apresentação de Pronúncia ao Relatório da Comissão de Avaliação Externa 1. Tendo recebido

Leia mais

Total Total. *2. Vagas específicas ao abrigo de Protocolos/Acordos Specific positions under Protocols / Agreements Protocolo Protocols / Agreements

Total Total. *2. Vagas específicas ao abrigo de Protocolos/Acordos Specific positions under Protocols / Agreements Protocolo Protocols / Agreements INFORMAÇÕES PARA CANDIDATURAS ANO LETIVO 019/00 INFORMATION FOR APPLICATIONS ACADEMIC YEAR 019/00 A. INFORMAÇÕES GERAIS SOBRE O CICLO DE ESTUDOS / GENERAL INFORMATION ABOUT STUDY CYCLE Ciclo de Estudos

Leia mais

ACEF/1112/04727 Parecer do RIES sobre intenção de decisão

ACEF/1112/04727 Parecer do RIES sobre intenção de decisão ACEF/1112/04727 Parecer do RIES sobre intenção de decisão ACEF/1112/04727 Parecer do RIES sobre intenção de decisão Parecer da Instituição de Ensino Superior à Intenção de Decisão do Conselho de Administração

Leia mais

English version at the end of this document

English version at the end of this document English version at the end of this document Ano Letivo 2017-18 Unidade Curricular METODOLOGIAS DE INVESTIGAÇÃO Cursos ECONOMIA FINANCEIRA (2.º ciclo) Unidade Orgânica Faculdade de Economia Código da Unidade

Leia mais

Programa Doutoral em Investigação Clínica e em Serviços de Saúde PhD in Clinical and Health Services Research. Total Total

Programa Doutoral em Investigação Clínica e em Serviços de Saúde PhD in Clinical and Health Services Research. Total Total INFORMAÇÕES PARA CANDIDATURAS ANO LETIVO 018/019 INFORMATION FOR APPLICATIONS ACADEMIC YEAR 018/019 A. INFORMAÇÕES GERAIS SOBRE O CICLO DE ESTUDOS / GENERAL INFORMATION ABOUT STUDY CYCLE Ciclo de Estudos

Leia mais

ACEF/1213/01642 Decisão de apresentação de pronúncia

ACEF/1213/01642 Decisão de apresentação de pronúncia ACEF/1213/01642 Decisão de apresentação de pronúncia ACEF/1213/01642 Decisão de apresentação de pronúncia Decisão de Apresentação de Pronúncia ao Relatório da Comissão de Avaliação Externa 1. Tendo recebido

Leia mais

SUPLEMENTO AO DIPLOMA DA UNIVERSIDADE DO MINHO MESTRADO EM DESIGN E MARKETING (2º CICLO)

SUPLEMENTO AO DIPLOMA DA UNIVERSIDADE DO MINHO MESTRADO EM DESIGN E MARKETING (2º CICLO) SUPLEMENTO AO DIPLOMA DA UNIVERSIDADE DO MINHO MESTRADO EM DESIGN E MARKETING (2º CICLO) 1 Principal(ais) área(s) de estudo da qualificação: Design Têxtil 2 Língua(s) de aprendizagem/avaliação: Línguas

Leia mais

ACEF/1112/16752 Decisão de apresentação de recurso da decisão do CA

ACEF/1112/16752 Decisão de apresentação de recurso da decisão do CA ACEF/1112/16752 Decisão de apresentação de recurso da decisão do CA ACEF/1112/16752 Decisão de apresentação de recurso da decisão do CA Decisão de Apresentação de Recurso da Decisão do Conselho de Admnistração

Leia mais

PERA/1617/ Decisão de apresentação de pronúncia

PERA/1617/ Decisão de apresentação de pronúncia PERA/1617/1000286 Decisão de apresentação de pronúncia PERA/1617/1000286 Decisão de apresentação de pronúncia Decisão de Apresentação de Pronúncia ao Relatório da Comissão de Avaliação Externa 1. Tendo

Leia mais

NCE/11/00246 Decisão de apresentação de pronúncia - Novo ciclo de estudos

NCE/11/00246 Decisão de apresentação de pronúncia - Novo ciclo de estudos NCE/11/00246 Decisão de apresentação de pronúncia - Novo ciclo de estudos NCE/11/00246 Decisão de apresentação de pronúncia - Novo ciclo de estudos Decisão de Apresentação de Pronúncia ao Relatório da

Leia mais

ACEF/1112/05752 Decisão de apresentação de pronúncia

ACEF/1112/05752 Decisão de apresentação de pronúncia ACEF/1112/05752 Decisão de apresentação de pronúncia ACEF/1112/05752 Decisão de apresentação de pronúncia Decisão de Apresentação de Pronúncia ao Relatório da Comissão de Avaliação Externa 1. Tendo recebido

Leia mais

ACEF/1415/14232 Decisão de apresentação de pronúncia

ACEF/1415/14232 Decisão de apresentação de pronúncia ACEF/1415/14232 Decisão de apresentação de pronúncia ACEF/1415/14232 Decisão de apresentação de pronúncia Decisão de Apresentação de Pronúncia ao Relatório da Comissão de Avaliação Externa 1. Tendo recebido

Leia mais

SUPLEMENTO AO DIPLOMA - UNIVERSIDADE DO MINHO. Programa doutoral em Engenharia Têxtil (3º CICLO)

SUPLEMENTO AO DIPLOMA - UNIVERSIDADE DO MINHO. Programa doutoral em Engenharia Têxtil (3º CICLO) SUPLEMENTO AO DIPLOMA - UNIVERSIDADE DO MINHO Programa doutoral em Engenharia Têxtil (3º CICLO) 1 Principal(ais) área(s) de estudo da qualificação: Ciência e Tecnologia Têxtil 2 Língua(s) de aprendizagem/avaliação:

Leia mais

PERA/1718/ Decisão de apresentação de pronúncia

PERA/1718/ Decisão de apresentação de pronúncia PERA/1718/0025841 Decisão de apresentação de pronúncia PERA/1718/0025841 Decisão de apresentação de pronúncia Decisão de Apresentação de Pronúncia ao Relatório da Comissão de Avaliação Externa 1. Tendo

Leia mais

NCE/13/01271 Decisão de apresentação de pronúncia - Novo ciclo de estudos

NCE/13/01271 Decisão de apresentação de pronúncia - Novo ciclo de estudos NCE/13/01271 Decisão de apresentação de pronúncia - Novo ciclo de estudos NCE/13/01271 Decisão de apresentação de pronúncia - Novo ciclo de estudos Decisão de Apresentação de Pronúncia ao Relatório da

Leia mais

Daytime. 1.ª Fase 1 st Phase. Total Total

Daytime. 1.ª Fase 1 st Phase. Total Total INFORMAÇÕES PARA CANDIDATURAS ANO LETIVO 2019/2020 INFORMATION FOR APPLICATIONS ACADEMIC YEAR 2019/2020 A. INFORMAÇÕES GERAIS SOBRE O CICLO DE ESTUDOS / GENERAL INFORMATION ABOUT STUDY CYCLE Ciclo de Estudos

Leia mais

CEF/0910/25926 Decisão de Apresentação de Pronúncia (Univ) - Ciclo de estudos em funcionamento

CEF/0910/25926 Decisão de Apresentação de Pronúncia (Univ) - Ciclo de estudos em funcionamento CEF/0910/25926 Decisão de Apresentação de Pronúncia (Univ) - Ciclo de estudos em funcionamento CEF/0910/25926 Decisão de Apresentação de Pronúncia (Univ) - Ciclo de estudos em funcionamento Decisão de

Leia mais

INFORMAÇÕES PARA CANDIDATURAS ANO LETIVO 2019/2020 INFORMATION FOR APPLICATIONS ACADEMIC YEAR 2019/2020

INFORMAÇÕES PARA CANDIDATURAS ANO LETIVO 2019/2020 INFORMATION FOR APPLICATIONS ACADEMIC YEAR 2019/2020 INFORMAÇÕES PARA CANDIDATURAS ANO LETIVO 2019/2020 INFORMATION FOR APPLICATIONS ACADEMIC YEAR 2019/2020 A. INFORMAÇÕES GERAIS SOBRE O CICLO DE ESTUDOS / GENERAL INFORMATION ABOUT STUDY CYCLE Ciclo de Estudos

Leia mais

ACEF/1314/09337 Decisão de apresentação de pronúncia

ACEF/1314/09337 Decisão de apresentação de pronúncia ACEF/1314/09337 Decisão de apresentação de pronúncia ACEF/1314/09337 Decisão de apresentação de pronúncia Decisão de Apresentação de Pronúncia ao Relatório da Comissão de Avaliação Externa 1. Tendo recebido

Leia mais

ACEF/1213/21202 Decisão de apresentação de pronúncia

ACEF/1213/21202 Decisão de apresentação de pronúncia ACEF/1213/21202 Decisão de apresentação de pronúncia ACEF/1213/21202 Decisão de apresentação de pronúncia Decisão de Apresentação de Pronúncia ao Relatório da Comissão de Avaliação Externa 1. Tendo recebido

Leia mais

Profissões Sociais em Portugal: Trajectórias e Identidades

Profissões Sociais em Portugal: Trajectórias e Identidades Seminário Profissões Sociais em Portugal: Trajectórias e Identidades II SEMINÁRIO do PESQUISA do CESSS e Programa de Doutoramento em Serviço Social 28 e 29 Novembro 2008 UCP Lisboa sala 121 FCH Contexto

Leia mais

ACEF/1314/24617 Decisão de apresentação de pronúncia

ACEF/1314/24617 Decisão de apresentação de pronúncia ACEF/1314/24617 Decisão de apresentação de pronúncia ACEF/1314/24617 Decisão de apresentação de pronúncia Decisão de Apresentação de Pronúncia ao Relatório da Comissão de Avaliação Externa 1. Tendo recebido

Leia mais

PERA/1718/ Relatório final da CAE

PERA/1718/ Relatório final da CAE Composição da CAE Composição da CAE A composição da CAE que avaliou o presente ciclo de estudos é a seguinte (os CV dos peritos podem ser consultados na página da Agência, no separador Acreditação e Auditoria

Leia mais

ACEF/1415/14257 Decisão de apresentação de pronúncia

ACEF/1415/14257 Decisão de apresentação de pronúncia ACEF/1415/14257 Decisão de apresentação de pronúncia ACEF/1415/14257 Decisão de apresentação de pronúncia Decisão de Apresentação de Pronúncia ao Relatório da Comissão de Avaliação Externa 1. Tendo recebido

Leia mais

PhD in Neuroscience. Daytime. 1.ª Fase 1 st Phase. Total Total

PhD in Neuroscience. Daytime. 1.ª Fase 1 st Phase. Total Total INFORMAÇÕES PARA CANDIDATURAS ANO LETIVO 2019/2020 INFORMATION FOR APPLICATIONS ACADEMIC YEAR 2019/2020 A. INFORMAÇÕES GERAIS SOBRE O CICLO DE ESTUDOS / GENERAL INFORMATION ABOUT STUDY CYCLE Ciclo de Estudos

Leia mais

ACEF/1314/15752 Relatório preliminar da CAE

ACEF/1314/15752 Relatório preliminar da CAE ACEF/1314/15752 Relatório preliminar da CAE Caracterização do ciclo de estudos Perguntas A.1 a A.10 A.1. Instituição de Ensino Superior / Entidade Instituidora: Universidade De Lisboa A.1.a. Outras Instituições

Leia mais

INFORMAÇÕES PARA CANDIDATURAS ANO LETIVO 2019/2020 INFORMATION FOR APPLICATIONS ACADEMIC YEAR 2019/2020

INFORMAÇÕES PARA CANDIDATURAS ANO LETIVO 2019/2020 INFORMATION FOR APPLICATIONS ACADEMIC YEAR 2019/2020 INFORMAÇÕES PARA CANDIDATURAS ANO LETIVO 2019/2020 INFORMATION FOR APPLICATIONS ACADEMIC YEAR 2019/2020 A. INFORMAÇÕES GERAIS SOBRE O CICLO DE ESTUDOS / GENERAL INFORMATION ABOUT STUDY CYCLE Ciclo de Estudos

Leia mais

PERA/1516/ Relatório preliminar da CAE

PERA/1516/ Relatório preliminar da CAE PERA/1516/0901512 Relatório preliminar da CAE Caracterização do ciclo de estudos Perguntas A.1 a A.10 A.1. Instituição de Ensino Superior / Entidade Instituidora: Universidade De Coimbra A.1.a. Outras

Leia mais

INFORMAÇÕES PARA CANDIDATURAS ANO LETIVO 2019/2020 INFORMATION FOR APPLICATIONS ACADEMIC YEAR 2019/2020

INFORMAÇÕES PARA CANDIDATURAS ANO LETIVO 2019/2020 INFORMATION FOR APPLICATIONS ACADEMIC YEAR 2019/2020 INFORMAÇÕES PARA CANDIDATURAS ANO LETIVO 2019/2020 INFORMATION FOR APPLICATIONS ACADEMIC YEAR 2019/2020 A. INFORMAÇÕES GERAIS SOBRE O CICLO DE ESTUDOS / GENERAL INFORMATION ABOUT STUDY CYCLE Ciclo de Estudos

Leia mais

ACEF/1415/23337 Decisão de apresentação de pronúncia

ACEF/1415/23337 Decisão de apresentação de pronúncia ACEF/141/23337 Decisão de apresentação de pronúncia ACEF/141/23337 Decisão de apresentação de pronúncia Decisão de Apresentação de Pronúncia ao Relatório da Comissão de Avaliação Externa 1. Tendo recebido

Leia mais

NCE/14/00221 Decisão de apresentação de pronúncia - Novo ciclo de estudos

NCE/14/00221 Decisão de apresentação de pronúncia - Novo ciclo de estudos NCE/14/00221 Decisão de apresentação de pronúncia - Novo ciclo de estudos NCE/14/00221 Decisão de apresentação de pronúncia - Novo ciclo de estudos Decisão de Apresentação de Pronúncia ao Relatório da

Leia mais

INFORMAÇÕES PARA CANDIDATURAS ANO LETIVO 2019/2020 INFORMATION FOR APPLICATIONS ACADEMIC YEAR 2019/2020

INFORMAÇÕES PARA CANDIDATURAS ANO LETIVO 2019/2020 INFORMATION FOR APPLICATIONS ACADEMIC YEAR 2019/2020 INFORMAÇÕES PARA CANDIDATURAS ANO LETIVO 2019/2020 INFORMATION FOR APPLICATIONS ACADEMIC YEAR 2019/2020 A. INFORMAÇÕES GERAIS SOBRE O CICLO DE ESTUDOS / GENERAL INFORMATION ABOUT STUDY CYCLE Ciclo de Estudos

Leia mais

CEF/0910/26371 Decisão de Apresentação de Recurso da Decisão do CA (Univ) - Ciclo de estudos em funcionamento

CEF/0910/26371 Decisão de Apresentação de Recurso da Decisão do CA (Univ) - Ciclo de estudos em funcionamento CEF/0910/26371 Decisão de Apresentação de Recurso da Decisão do CA (Univ) - Ciclo de estudos em funcio CEF/0910/26371 Decisão de Apresentação de Recurso da Decisão do CA (Univ) - Ciclo de estudos em funcionamento

Leia mais

NCE/11/00881 Decisão de apresentação de pronúncia - Novo ciclo de estudos

NCE/11/00881 Decisão de apresentação de pronúncia - Novo ciclo de estudos NCE/11/00881 Decisão de apresentação de pronúncia - Novo ciclo de estudos NCE/11/00881 Decisão de apresentação de pronúncia - Novo ciclo de estudos Decisão de Apresentação de Pronúncia ao Relatório da

Leia mais

ACEF/1112/02302 Relatório preliminar da CAE

ACEF/1112/02302 Relatório preliminar da CAE ACEF/1112/02302 Relatório preliminar da CAE Caracterização do ciclo de estudos Perguntas A.1 a A.10 A.1. Instituição de ensino superior / Entidade instituidora: Universidade Do Minho A.1.a. Identificação

Leia mais

NCE/15/00213 Decisão de apresentação de pronúncia - Novo ciclo de estudos

NCE/15/00213 Decisão de apresentação de pronúncia - Novo ciclo de estudos NCE/15/00213 Decisão de apresentação de pronúncia - Novo ciclo de estudos NCE/15/00213 Decisão de apresentação de pronúncia - Novo ciclo de estudos Decisão de Apresentação de Pronúncia ao Relatório da

Leia mais

DIPLOMA SUPLEMENT - UNIVERSIDADE OF MINHO. PhD Program in Materials Engineering 1/4

DIPLOMA SUPLEMENT - UNIVERSIDADE OF MINHO. PhD Program in Materials Engineering 1/4 DIPLOMA SUPLEMENT - UNIVERSIDADE OF MINHO PhD Program in Materials Engineering rd (3 CYCLE) 1/4 1 Main Field of Studies for the qualification Materials Science and Engineering 2 Language of instruction

Leia mais

CEF/0910/26991 Decisão de Apresentação de Pronúncia (Univ) - Ciclo de estudos em funcionamento

CEF/0910/26991 Decisão de Apresentação de Pronúncia (Univ) - Ciclo de estudos em funcionamento CEF/0910/26991 Decisão de Apresentação de Pronúncia (Univ) - Ciclo de estudos em funcionamento CEF/0910/26991 Decisão de Apresentação de Pronúncia (Univ) - Ciclo de estudos em funcionamento Decisão de

Leia mais

ACEF/1516/14682 Decisão de apresentação de pronúncia

ACEF/1516/14682 Decisão de apresentação de pronúncia ACEF/1516/14682 Decisão de apresentação de pronúncia ACEF/1516/14682 Decisão de apresentação de pronúncia Decisão de Apresentação de Pronúncia ao Relatório da Comissão de Avaliação Externa 1. Tendo recebido

Leia mais

NCE/12/00256 Decisão de apresentação de pronúncia - Novo ciclo de estudos

NCE/12/00256 Decisão de apresentação de pronúncia - Novo ciclo de estudos NCE/12/00256 Decisão de apresentação de pronúncia - Novo ciclo de estudos NCE/12/00256 Decisão de apresentação de pronúncia - Novo ciclo de estudos Decisão de Apresentação de Pronúncia ao Relatório da

Leia mais

PERA/1617/ Relatório preliminar da CAE

PERA/1617/ Relatório preliminar da CAE PERA/1617/1002206 Relatório preliminar da CAE Caracterização do ciclo de estudos Perguntas A.1 a A.10 A.1. Instituição de Ensino Superior / Entidade Instituidora: Universidade De Lisboa A.1.a. Outras Instituições

Leia mais

Inválido para efeitos de certificação

Inválido para efeitos de certificação UNIDADE CURRICULAR: SISTEMA DOS MÉDIA CURRICULAR UNIT: Media System Ficha de Unidade Curricular DOCENTE RESPONSÁVEL E RESPETIVAS HORAS DE CONTATO NA UNIDADE CURRICULAR (PREENCHER O NOME COMPLETO): Pedro

Leia mais

Inválido para efeitos de certificação

Inválido para efeitos de certificação UNIDADE CURRICULAR: SISTEMA DOS MEDIA CURRICULAR UNIT: MEDIA SYSTEM Ficha de Unidade Curricular DOCENTE RESPONSÁVEL E RESPETIVAS HORAS DE CONTATO NA UNIDADE CURRICULAR (PREENCHER O NOME COMPLETO): Pedro

Leia mais

PERA/1718/ Relatório final da CAE

PERA/1718/ Relatório final da CAE Composição da CAE Composição da CAE A composição da CAE que avaliou o presente ciclo de estudos é a seguinte (os CV dos peritos podem ser consultados na página da Agência, no separador Acreditação e Auditoria

Leia mais

ACEF/1415/ Decisão de apresentação de pronúncia

ACEF/1415/ Decisão de apresentação de pronúncia ACEF/1415/0902202 Decisão de apresentação de pronúncia ACEF/1415/0902202 Decisão de apresentação de pronúncia Decisão de Apresentação de Pronúncia ao Relatório da Comissão de Avaliação Externa 1. Tendo

Leia mais

ACEF/1415/15122 Relatório preliminar da CAE

ACEF/1415/15122 Relatório preliminar da CAE ACEF/1415/15122 Relatório preliminar da CAE Caracterização do ciclo de estudos Perguntas A.1 a A.10 A.1. Instituição de Ensino Superior / Entidade Instituidora: Fundação Ricardo Do Espírito Santo Silva

Leia mais

English version at the end of this document

English version at the end of this document English version at the end of this document Ano Letivo 2018-19 Unidade Curricular PROJETO EM PARCERIA Cursos TECNOLOGIA E SEGURANÇA ALIMENTAR (1.º ciclo) Unidade Orgânica Instituto Superior de Engenharia

Leia mais

English version at the end of this document

English version at the end of this document English version at the end of this document Ano Letivo 2017-18 Unidade Curricular PROJETO EMPRESARIAL Cursos GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS (2.º Ciclo) (*) (*) Curso onde a unidade curricular é opcional Unidade

Leia mais

ACEF/1415/20007 Decisão de apresentação de pronúncia

ACEF/1415/20007 Decisão de apresentação de pronúncia ACEF/1415/20007 Decisão de apresentação de pronúncia ACEF/1415/20007 Decisão de apresentação de pronúncia Decisão de Apresentação de Pronúncia ao Relatório da Comissão de Avaliação Externa 1. Tendo recebido

Leia mais

Inválido para efeitos de certificação

Inválido para efeitos de certificação UNIDADE CURRICULAR: PRODUÇÃO AUDIOVISUAL E MULTIMEDIA CURRICULAR UNIT: Ficha de Unidade Curricular AUDIOVISUAL AND MULTIMEDIA PRODUCTION DOCENTE RESPONSÁVEL E RESPETIVAS HORAS DE CONTATO NA UNIDADE CURRICULAR

Leia mais

NCE/14/01886 Decisão de apresentação de recurso da decisão do CA - Novo ciclo de estudos

NCE/14/01886 Decisão de apresentação de recurso da decisão do CA - Novo ciclo de estudos NCE/14/01886 Decisão de apresentação de recurso da decisão do CA - Novo ciclo de estudos NCE/14/01886 Decisão de apresentação de recurso da decisão do CA - Novo ciclo de estudos Decisão de Apresentação

Leia mais

ESCOLA NAVAL DEPARTAMENTO DE MARINHA

ESCOLA NAVAL DEPARTAMENTO DE MARINHA ESCOLA NAVAL DEPARTAMENTO DE MARINHA CIÊNCIA E TÉCNICA NOS ANAIS DO CLUBE MILITAR NAVAL DA FUNDAÇÃO ATÉ 1879 ASPOF Rui Miguel David Coronha MESTRADO EM CIÊNCIAS MILITARES NAVAIS (MARINHA) 2013 ESCOLA NAVAL

Leia mais

ACEF/1415/14747 Decisão de apresentação de pronúncia

ACEF/1415/14747 Decisão de apresentação de pronúncia ACEF/1415/14747 Decisão de apresentação de pronúncia ACEF/1415/14747 Decisão de apresentação de pronúncia Decisão de Apresentação de Pronúncia ao Relatório da Comissão de Avaliação Externa 1. Tendo recebido

Leia mais