QUESTÕES LIVRO DIDÁTICO 1º BIM - TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "QUESTÕES LIVRO DIDÁTICO 1º BIM - TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO"

Transcrição

1 QUESTÕES LIVRO DIDÁTICO 1º BIM - TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO Livro 1 Unidade 1 Seção A capacidade de administrar esteve presente durante a evolução humana desde há muito tempo, permeando a história das cidades, dos governos, dos exércitos e das organizações religiosas. Mas foi a partir da Revolução Industrial que a teoria da Administração começa a ser formada com base em estudos de grandes empresas industriais, como grandes complexos possuidores de importante poder de influência na economia. Considere as afirmativas: I Os acontecimentos sociais do final da Idade Média influenciaram fortemente a teoria administrativa. II Os povos da Antiguidade já praticavam técnicas administrativas. III A Revolução Industrial representa um marco para a Administração. IV O início da teoria administrativa está relacionado às ideias de democracia política. Com base em sua análise das afirmativas, escolha a alternativa que contenha os únicos itens corretos: a) II, III e IV. b) III e IV. c) I e II. d) I, II e III. e) I e III. 2. Leia atentamente a citação de Montana e Charnov (2006, p. 1): A organização é formada por um grupo de pessoas trabalhando juntas, que dividem o trabalho para atingir uma finalidade comum. [...] Todas as organizações compartilham um propósito amplo fornecer bens ou serviços úteis. Cada uma deve retornar valor à sociedade e satisfazer as necessidades dos clientes, a fim de justificar sua existência [...] Administrar é o ato de trabalhar com e por intermédio de outras pessoas para realizar os objetivos da organização, bem como de seus membros. Agora, analise estas afirmativas: I As organizações existem para dar respostas úteis à sociedade. II Uma organização sempre tem o objetivo de satisfazer necessidades ou desejos das pessoas. III Os objetivos organizacionais são definidos pelas pessoas que trabalham nela. IV As pessoas são as responsáveis por realizar os objetivos das organizações. Assinale a alternativa que contenha apenas as afirmativas corretas: a) I, III e IV. b) I, II e IV. c) II e IV. d) I e II. e) II e III.

2 3. Para responder a esta questão, estude a ilustração abaixo: Agora, analise as afirmações seguintes e escolha a única correta: a) As habilidades técnicas são importantes somente para os supervisores porque esses gerentes lidam com as pessoas da base operacional. b) Os diretores e vice-presidentes necessitam apresentar as três habilidades gerenciais na mesma quantidade porque cuidam da organização toda. c) A gerência de nível intermediário necessita de mais habilidades humanas porque deve garantir que as pessoas realizem os objetivos da organização. d) Diretores, gerentes e supervisores necessitam apresentar habilidades humanas na mesma medida porque todos se preocupam com as pessoas. e) As habilidades humanas são importantes para que os gerentes de qualquer nível sejam capazes de elaborar estratégias da organização. Seção Enquanto Taylor foi engenheiro chefe na Midvale Steel, ele observou vários problemas operacionais. Do ponto de vista dos que administravam, os principais problemas eram: I Não havia incentivos para melhorar o desempenho do trabalhador. II As decisões dos administradores baseavam-se na intuição e no palpite. III Não havia integração entre os departamentos da empresa. IV Os trabalhadores não precisavam de treinamento, pois eram aptos. Com base em sua análise das afirmativas, escolha a alternativa que contenha os únicos itens corretos:: a) II e IV. b) III e IV. c) I e II. d) I, II e III. e) I, III e IV.

3 2. Analise a relação entre as seguintes afirmativas: a) A primeira afirmação é verdadeira, e a segunda é falsa. b) A primeira afirmação é falsa, e a segunda é verdadeira. c) As duas afirmações são falsas. d) As duas afirmações são verdadeiras, e a segunda não justifica a primeira. e) As duas afirmações são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira. 3. Taylor analisou cientificamente o problema da produtividade e buscou conhecer com precisão em quanto tempo um trabalhador era capaz de realizar uma tarefapadrão, possibilitando à Administração controlar os aspectos da produção e criar o trabalho padronizado, por meio da racionalização dos movimentos. Após analisar a afirmativa do enunciado e considerando o contexto em que Taylor desenvolveu seus estudos sobre a administração científica, escolha a opção correta: a) A padronização do trabalho era uma prática comum anteriormente ao estudo de Taylor. b) A racionalização dos movimentos permite a padronização do trabalho. c) O controle dos aspectos da produção permitia a padronização dos movimentos. d) O estudo científico era insuficiente para Taylor adotar o controle de produção. e) Os operários já praticavam a tarefa-padrão quando Taylor iniciou seu estudo. Seção Analise a relação entre as seguintes afirmativas: a) A primeira afirmação é falsa, e a segunda é verdadeira. b) As duas afirmações são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira. c) As duas afirmações são falsas. d) As duas afirmações são verdadeiras, e a segunda não justifica a primeira. e) A primeira afirmação é verdadeira, e a segunda é falsa. 2. Analise o texto a seguir, que trata dos estudos de Fayol: Fayol propôs que todas as partes da organização, dentro de uma estrutura, fazem parte de um todo, e, dentre as seis funções da organização que ele identificou, separou as funções administrativas por ser capaz de integrar as demais funções e também para possibilitar o surgimento da figura do gerente. Após analisar o texto, analise as seguintes afirmativas, identificando quais são verdadeiras e quais são falsas: ( ) A estrutura é uma divisão da organização que faz parte do todo. ( ) As funções administrativas são menos importantes que as demais. ( ) O gerente tem um papel operacional na estrutura da organização.

4 ( ) As demais funções também exercem as funções administrativas. Escolha a opção correta quanto às afirmativas verdadeiras (V) ou falsas (F): a) V V V F. b) F V V F. c) V F F V. d) F F V V. e) F V F F. 3. Quanto à divisão da organização em funções que Fayol propôs, analise cada afirmativa: I As funções técnicas estão relacionadas com a produção. II As funções comerciais estão relacionadas com compras, vendas e trocas. III As funções financeiras referem-se à captação e à gerência de capitais. IV As funções de segurança estão relacionadas à segurança pública na região em que a empresa está instalada. V As funções contábeis referem-se a inventários, registros, balanços, custos e estatísticas. Com base em suas análises, escolha a alternativa que contenha as únicas afirmativas corretas: a) I, II, III e IV. b) II, III e IV. c) I e II. d) I, II, III e V. Seção Analise a relação entre as seguintes afirmativas: a) A primeira afirmação é falsa, e a segunda é verdadeira. b) As duas afirmações são verdadeiras, e a segunda não justifica a primeira. c) As duas afirmações são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira. d) As duas afirmações são falsas. e) A primeira afirmação é verdadeira, e a segunda é falsa. 2. Sobre a formação do conhecimento administrativo, analise o texto de Chiavenato (2014a, p. 85): Como toda ciência, a administração deve se basear em leis ou princípios. Dessa forma, Fayol determinou princípios para garantir a flexibilidade necessária à prática administrativa, porque tudo em administração é questão de medida, ponderação e bom senso. Os princípios são universais e maleáveis e se adaptam a qualquer tempo, lugar ou circunstância.

5 Escolha a opção que melhor representa essa definição: a) Os princípios possibilitam a flexibilidade na prática administrativa porque são passíveis de adaptação à diversidade de situações. b) Os princípios são flexíveis porque são ideais para todo tipo de conhecimento. c) As práticas administrativas necessitam de princípios e de conceitos científicos para perdurar para sempre como se originaram. d) As ciências com as características da Administração podem ser criadas a partir de conceitos definitivos para uma única situação. e) Os princípios universais e maleáveis podem se adaptar aos conceitos definitivos das ciências. 3. Analise a Figura 1.13 que representa o modelo para organizar a empresa proposto por Fayol: Sobre esse modelo para organizar a empresa, escolha a opção correta: a) Os objetivos organizacionais são um detalhe pouco importante para organizar da empresa. b) Para organizar a empresa, é necessário decidir sobre como a estrutura poderá ajudar na satisfação dos objetivos organizacionais. c) A definição de responsabilidades está acima da definição da autoridade por ser mais relevante. d) A divisão do trabalho operacional proporciona a flexibilidade do trabalho, na concepção de Fayol. e) Para Fayol, para organizar a empresa em uma estrutura organizacional, essas definições podem ser decididas após o alinhamento da autoridade. Unidade 2 Seção Analise as duas afirmações: a) A primeira afirmação é falsa, e a segunda é verdadeira. b) As duas afirmações são verdadeiras, e a segunda não justifica a primeira. c) As duas afirmações são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira. d) As duas afirmações são falsas. e) A primeira afirmação é verdadeira, e a segunda é falsa.

6 2. O conhecimento administrativo é evolutivo e constante, então o que já foi estudado deve sempre ser considerado enquanto se aprende uma nova teoria. Também em nosso contexto contemporâneo, muitas empresas apresentam elementos das teorias clássicas e da teoria das relações humanas, todas do século passado, como supervisão forte da produção, pessoas realizando atividades especializadas, dificuldade para envolver as pessoas na busca dos objetivos organizacionais e o empresário fazendo questão de assumir sozinho o controle financeiro e até comercial da empresa. Com base no texto analisado, escolha a opção que melhor representa seu conteúdo: a) As empresas têm dificuldade para assimilar as teorias administrativas. b) Os trabalhadores impedem que as teorias sejam praticadas. c) Os problemas persistem porque fazem parte da rotina empresarial. d) Os donos das empresas não confiam nas pessoas. e) Os problemas são sempre resolvidos na sua totalidade pelas teorias. 3. Analise a figura sobre as três primeiras teorias da administração mais importantes: Figura 2.3 As primeiras teorias de administração e seus enfoques, na linha do tempo Sobre o conteúdo da figura, escolha a opção correta: a) As primeiras teorias focalizaram, cada uma, elementos organizacionais diferentes. b) O período em que cada teoria foi desenvolvida era distante do imediatamente anterior. c) Taylor e Fayol desenvolveram estudos mais importantes do que a teoria das relações humanas. d) Os estudos de Mayo aconteceram depois dos demais porque os problemas somente surgiram naquele momento. e) A ênfase de cada teoria não representa problemas reais das empresas daqueles períodos. Seção Analise a relação entre as seguintes afirmativas:

7 a) As duas afirmações são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira. b) A primeira afirmação é falsa, e a segunda é verdadeira. c) As duas afirmações são verdadeiras, e a segunda não justifica a primeira. d) As duas afirmações são falsas. e) A primeira afirmação é verdadeira, e a segunda é falsa. 2. Analise as afirmativas que tratam das primeiras pesquisas precursoras da teoria das relações humanas, e identifique quais são verdadeiras (V) ou falsas (F): (...) George Elton Mayo é considerado o precursor de estudos voltados para os trabalhadores. (...) Desde o início do século XIX, vários estudos administrativos se interessavam em investigar os trabalhadores. (...) Uma das pesquisas realizadas por Mayo experimentou definir intervalos de descanso e horário de produção e a contratação de uma cozinheira. (...) Elton Mayo realizou uma importante experiência na empresa americana Western Electric Company, com o objetivo inicial de testar a correlação da iluminação com o desempenho produtivo dos operários. Escolha a opção correta: a) V V V F. b) V V F V. c) F V V F. d) F F V V. e) F V F F. 3. Quanto aos objetivos iniciais da experiência de Hawthorne, escolha a opção correta: a) Conhecer os efeitos psicológicos dos operários. b) Testar os estímulos sociais sobre os supervisores. c) Identificar se o dono da empresa decidia sob efeito de emoção. d) Testar a correlação da iluminação com o desempenho produtivo dos operários. e) Testar e comparar o comportamento dos supervisores e do dono da fábrica. Seção A comunicação é um processo fundamental para a manutenção das relações humanas. Ela representa a troca de informações entre as pessoas. Necessita de um código para formular a mensagem, um canal para o envio da mensagem, a recepção da mensagem que é decodificada e interpretada e um feedback como resposta de retorno sobre a forma que a mensagem foi compreendida.

8 Agora analise a figura que traz uma representação do conteúdo do texto apresentado acima: Escolha a opção que tem relação com o tema comunicação organizacional: a) A fonte é o local de interpretação da mensagem. b) O ruído pode causar erro no processo de comunicação. c) O receptor sempre está preparado para decodificar o significado percebido. d) O canal emite a mensagem que é percebida pela retroação. e) A mensagem é processada na emissão pela fonte. 2. Analise a relação entre as seguintes afirmativas: a) As duas afirmações são verdadeiras, e a segunda não justifica a primeira. b) As duas afirmações são falsas. c) A primeira afirmação é verdadeira, e a segunda é falsa. d) As duas afirmações são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira. e) A primeira afirmação é falsa, e a segunda é verdadeira. 3. A motivação pode ser compreendida como as causas ou motivos que produzem determinado comportamento nas pessoas. Identifique quais são verdadeiras (V) ou falsas (F) em relação às três propriedades da motivação para Maximiano (2010b, p. 250): ( ) Direção para onde a motivação leva o indivíduo. ( ) O objetivo que indica como se comportar. ( ) A intensidade percebida. ( ) A duração possível. Escolha a opção correta quanto às afirmativas verdadeiras (V) ou falsas (F): a) V V V F. b) F V V F. c) F F V V. d) F V F F. e) V F V V.

9 Seção Chiavenato (2014b, p. 433) define que o poder em uma organização é a capacidade de afetar e controlar as ações e decisões das outras pessoas, mesmo quando elas possam resistir. Pensando nisso, analise a relação entre as seguintes afirmativas que apresentam como Daft (2014, p ), a definição de poder: a) A primeira afirmação é falsa, e a segunda é verdadeira. b) As duas afirmações são verdadeiras, e a segunda não justifica a primeira. c) As duas afirmações são falsas. d) A primeira afirmação é verdadeira, e a segunda é falsa. e) As duas afirmações são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira. 2. Embora muitas definições sobre poder levem à ideia de característica pessoal, os estudos sobre comportamento organizacional identificam cinco tipos de fonte de poder (DAFT, 2014, p. 309). Quanto aos cinco tipos de fonte de poder na organização defendida por Daft, analise a relação entre as seguintes afirmativas, identificando quais são verdadeiras (V) e quais são falsas (F): (...) O poder legítimo é o poder formal declarado pelos grupos sociais. (...) A promoção é uma capacidade do poder de recompensa. (...) Quem detém o poder coercitivo pode recomendar punições. (...) A pessoa que tem habilidade diferenciada detém o poder de referência. (...) O poder especializado está relacionado à capacidade de alguém. Escolha a opção correta: a) V V V F V. b) V F V V F. c) F V V F V. d) F F V V F. e) F V F F V. 3. As cinco fontes de poder são exercidas quando a organização fornece as fontes às pessoas e também pode acontecer em função das qualidades individuais do líder (CHIAVENATO, 2014b, p. 434). Após analisar o texto apresentado, assinale a única alternativa que representa o significado quanto aos aspectos das fontes de poder nas organizações: a) Todos que ocupam cargos formais recebem mais poder. b) As funções por si só definem o nível de poder dos gerentes. c) A criticidade da contribuição em relação às estratégias define o poder. d) A empresa fornece as fontes de poder a todos os trabalhadores. e) Todos os trabalhadores com qualidade recebem poder.

AULA 4 ADMINISTRAÇÃO

AULA 4 ADMINISTRAÇÃO Sistemas de Informações AULA 4 ADMINISTRAÇÃO Prof. Walteno Martins Parreira Jr waltenomartins@yahoo.com waltenomartins@hotmail.com www.waltenomartins.com.br Objetivos da unidade Apresentar as teorias da

Leia mais

Desafio: Administração Geral - Parte I

Desafio: Administração Geral - Parte I Desafio: Administração Geral - Parte I 1. Em uma organização, os líderes podem possuir diferentes perfis ou estilos. Qual o estilo em que a liderança ocorre quando o colaborador necessita aprender a tarefa

Leia mais

Anotações LIDERANÇA - MÓDULO 2 ESCOLA DAS RELAÇÕES HUMANAS

Anotações LIDERANÇA - MÓDULO 2 ESCOLA DAS RELAÇÕES HUMANAS ESCOLA DAS RELAÇÕES HUMANAS Em 1924, especialistas em eficiência da empresa Western Electric Company, em Hawthorne, Estados Unidos, iniciaram uma pesquisa que tinha por objetivo estudar os efeitos das

Leia mais

AP05 A ESCOLA DE RELAÇÕES HUMANAS

AP05 A ESCOLA DE RELAÇÕES HUMANAS 1 2 Conhecer a Escola de Relações Humanas iniciada com as ideias de ELTON MAYO e a Teoria da Burocracia, de MAX WEBER. 3 SUMÁRIO 1. A ESCOLA DE RELAÇÕES HUMANAS 2. A TEORIA DA BUROCRACIA 4 RECAPTULANDO...

Leia mais

Evolução histórica da. Administração e. Administração. Empreendedorismo. . Administração e Empreendedorismo. Professor Dr. Alexandre Silva de Oliveira

Evolução histórica da. Administração e. Administração. Empreendedorismo. . Administração e Empreendedorismo. Professor Dr. Alexandre Silva de Oliveira . Administração e Empreendedorismo Evolução histórica da Administração Professor Dr. Alexandre Silva de Oliveira 1 Temas abordados Aula 1 e 2: Conceito de administração Eficiência e eficácia As funções

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO GERAL. Abordagem Humanística. Prof. Fábio Arruda

ADMINISTRAÇÃO GERAL. Abordagem Humanística. Prof. Fábio Arruda ADMINISTRAÇÃO GERAL Abordagem Humanística Prof. Fábio Arruda ABORDAGEM HUMANÍSTICA DA ORGANIZAÇÃO *Ênfase nas pessoas Com a Abordagem Humanística, a Teoria Administrativa passa por uma revolução conceitual:

Leia mais

Teoria Básica da Administração. Teoria Clássica. Professor: Roberto César

Teoria Básica da Administração. Teoria Clássica. Professor: Roberto César Teoria Básica da Administração Teoria Clássica Professor: Roberto César Abordagem Clássica da Administração Administração Científica Taylor Ênfase nas Tarefas Abordagem Clássica da Administração Teoria

Leia mais

PRINCÍPIOS DE ADMINISTRAÇÃO ACH1113. Profa. Sylmara Gonçalves Dias. Profa. Sylmara Gonçalves Dias. ACH113 Princípios de Administração

PRINCÍPIOS DE ADMINISTRAÇÃO ACH1113. Profa. Sylmara Gonçalves Dias. Profa. Sylmara Gonçalves Dias. ACH113 Princípios de Administração PRINCÍPIOS DE ADMINISTRAÇÃO ACH1113 Profa. Sylmara Gonçalves Dias Agenda de aula (1) A evolução da Administração (1) Enfoque comportamental da Administração Evolução da Administração e as Escolas Clássicas

Leia mais

PROCESSOS ADMINISTRATIVOS

PROCESSOS ADMINISTRATIVOS Educar Virtual PROCESSOS ADMINISTRATIVOS Principios de Produção Tópicos ADMINISTRAÇÃO PLANEJAMENTO ORGANIZAÇÃO DIREÇÃO CONTROLE Princípios de Produção O propósito de um negócio é criar um cliente. (Peter

Leia mais

FORMAS DE GESTÃO DAS ORGANIZAÇÕES DO TERCEIRO SETOR: GESTÃO PARTICIPATIVA E HETEROGESTÃO.

FORMAS DE GESTÃO DAS ORGANIZAÇÕES DO TERCEIRO SETOR: GESTÃO PARTICIPATIVA E HETEROGESTÃO. FORMAS DE GESTÃO DAS ORGANIZAÇÕES DO TERCEIRO SETOR: AUTOGESTÃO, COGESTÃO, GESTÃO PARTICIPATIVA E HETEROGESTÃO. Disciplina de Administração do Terceiro Setor Profª. Mayara Abadia Delfino dos Anjos Ato

Leia mais

EXERCÍCIOS COMPLEMENTARES AULA 01

EXERCÍCIOS COMPLEMENTARES AULA 01 EXERCÍCIOS COMPLEMENTARES AULA 01 1. (CESPE / ICMBIO / 2014) De acordo com Henri Fayol, planejamento, preparo, controle e execução são as funções universais da administração. 2. (CESPE / ICMBIO / 2014)

Leia mais

A Escola das Relações Humanas. Prof. Fernando Rodrigues

A Escola das Relações Humanas. Prof. Fernando Rodrigues A Escola das Relações Humanas Contexto do surgimento Condições de trabalhos precárias; Crescimento dos sindicatos; Crescimento de doutrinas contestadoras: marxismo; Crescimento das ciências do comportamento;

Leia mais

Escola de Relações Humanas e o Comportamento nas Organizações

Escola de Relações Humanas e o Comportamento nas Organizações Escola de Relações Humanas e o Comportamento nas Organizações Aulas 6 e 7 EAD-610 2017 1 SUMÁRIO Contextualizando A Escola de Relações Humanas Elton Mayo e o efeito Hawthorne Conceitos relacionados: Motivação:

Leia mais

Afundamentos da Administração

Afundamentos da Administração Afundamentos da Administração aula 3 Professor Douglas Pereira da Silva 1 Fayol em uma de suas contribuições para o estudo da Administração define o chamado processo administrativo, com o desempenho de

Leia mais

Administração Pública

Administração Pública Administração Pública Abordagem Humanística Professor Rafael Ravazolo www.acasadoconcurseiro.com.br Administração Pública 1. ABORDAGEM HUMANÍSTICA O tema central da escola das relaço es humanas no trabalho

Leia mais

O QUE É ADMINISTRAÇÃO? Administração é o processo de conjugar recursos humanos e materiais de forma a atingir fins desejados, através de uma

O QUE É ADMINISTRAÇÃO? Administração é o processo de conjugar recursos humanos e materiais de forma a atingir fins desejados, através de uma O QUE É ADMINISTRAÇÃO? Administração é o processo de conjugar recursos humanos e materiais de forma a atingir fins desejados, através de uma organização Organização é uma combinação de esforços individuais

Leia mais

ORGANIZAÇÃO INDUSTRIAL. Prof. Carla Hammes

ORGANIZAÇÃO INDUSTRIAL. Prof. Carla Hammes ORGANIZAÇÃO INDUSTRIAL Prof. Carla Hammes Estudo de caso: Taylor faz uma pergunta ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA ÊNFASE NAS TAREFAS Primeira guerra mundial (1914-18) Eficiência da operação militar americana

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO GERAL. Abordagem Clássica. Administração Científica - Parte 3. Prof. FábioArruda

ADMINISTRAÇÃO GERAL. Abordagem Clássica. Administração Científica - Parte 3. Prof. FábioArruda ADMINISTRAÇÃO GERAL Abordagem Clássica Administração Científica - Parte 3 Prof. FábioArruda 9 - Padronização - Uniformidade de métodos, processos, equipamentos, matérias-primas, visando reduzir a variabilidade

Leia mais

Clique para editar o estilo do. título mestre

Clique para editar o estilo do. título mestre 1 IDÉIAS BÁSICAS DO PENSAMENTO ADMINISTRATIVO 2 Antecedentes Históricos da Administração Influência dos filósofos: Sócrates- tratou do princípio da universalidade da administração. Platão- tratou do princípio

Leia mais

Teoria Básica da Administração. Teoria Clássica. Professor: Roberto César

Teoria Básica da Administração. Teoria Clássica. Professor: Roberto César Teoria Básica da Administração Teoria Clássica Professor: Roberto César Abordagem Clássica da Administração Administração Científica Taylor Ênfase nas Tarefas Abordagem Clássica da Administração Teoria

Leia mais

GESTÃO EM SAÚDE. Teorias da Administração. Renata Loretti Ribeiro - Enfermeira

GESTÃO EM SAÚDE. Teorias da Administração. Renata Loretti Ribeiro - Enfermeira 1 GESTÃO EM SAÚDE Teorias da Administração - 2 DEFINIÇÕES GESTÃO - engloba pessoas, processos e planejamento. ADMINISTRAÇÃO - finanças, contabilidade e mercado. 3 DEFINIÇÕES O conceito de administração

Leia mais

Teoria Básica da Administração. Administração Científica. Professor: Roberto César

Teoria Básica da Administração. Administração Científica. Professor: Roberto César Teoria Básica da Administração Administração Científica Professor: Roberto César Abordagem Clássica da Administração Administração Científica Taylor Ênfase nas Tarefas Abordagem Clássica da Administração

Leia mais

Os estudos de Taylor

Os estudos de Taylor Teoria Científica Taylorismo Os estudos de Taylor Os estudos de Taylor se dividem em duas fases marcantes: Fase 1, do livro Administração de oficinas. 1903. Trata de técnicas de racionalização do trabalho

Leia mais

A EXPERIÊNCIA DE HAWTHORNE

A EXPERIÊNCIA DE HAWTHORNE A EXPERIÊNCIA DE HAWTHORNE 1. A Experiência de Hawthorne e a Escola das relações Humanas 2. Conceitos básicos decorrentes das pesquisas de Hawthorne 1. A Experiência de Hawthorne e a Escola das relações

Leia mais

Organização - Estrutura Organizacional

Organização - Estrutura Organizacional Organização - Estrutura Organizacional Criar a estrutura da empresa de modo a facilitar o alcance dos resultados. Alocar/dispor os recursos humanos e materiais em uma estrutura. Maneira pela qual as atividades

Leia mais

CIBERNÉTICA E ADMINISTRAÇÃO

CIBERNÉTICA E ADMINISTRAÇÃO CIBERNÉTICA E ADMINISTRAÇÃO 1. Conceitos de cibernética: Ciência da comunicação e do controle. É um sistema de controle baseada na comunicação. 2. Sistemas: Conjunto de elementos que estão dinamicamente

Leia mais

Teoria da. Administração Científica. Professor: Roberto César

Teoria da. Administração Científica. Professor: Roberto César Teoria da Administração Científica Professor: Roberto César Abordagem Clássica da Administração Administração Científica Taylor Ênfase nas Tarefas Abordagem Clássica da Administração Teoria Clássica Fayol

Leia mais

Abordagem Humanística

Abordagem Humanística Teoria das Relações Humanas Elton Mayo Ênfase nas Pessoas enquanto parte da organização 1. Preocupa-se em analisar o trabalho e a adaptação do trabalhador ao trabalho. - Psicologia do Trabalho ou Psicologia

Leia mais

GLOBALIZAÇÃO E MODERNIDADE, MUDANÇAS ORGANIZACIONAIS

GLOBALIZAÇÃO E MODERNIDADE, MUDANÇAS ORGANIZACIONAIS GLOBALIZAÇÃO E MODERNIDADE, MUDANÇAS ORGANIZACIONAIS É essencial que os administradores compreendam os Sistemas de Informações visto que as Organizações necessitam destes para sobreviver e prosperar. Três

Leia mais

Aula 2 Abordagem Humanística da Administração (Teoria das Relações Humanas)

Aula 2 Abordagem Humanística da Administração (Teoria das Relações Humanas) Aula 2 Abordagem Humanística da Administração (Teoria das Relações Humanas) Prof Ms Keilla Lopes Mestre em Administração pela UFBA Especialista em Gestão Empresarial pela UEFS Graduada em Administração

Leia mais

ADM Administração para Engenharia. Prof. Henrique

ADM Administração para Engenharia. Prof. Henrique ADM29008 Administração para Engenharia Prof. Henrique Roteiro Introdução Abordagem Clássica (Teorias Clássica e Científica) Teoria Comportamental (Relações Humanas) Hierarquia de Necessidades (Maslow)

Leia mais

APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS

APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS Grupo 1 Administração Científica Grupo 2 Teoria Clássica Aula 5 09/06/2014 A evolução do conceito de ADMINISTRAÇÃO Idade Média (fim Império Romano até fins séc. XV): - Artesanato;

Leia mais

Direção da Ação Empresarial

Direção da Ação Empresarial Direção da Ação Empresarial Ação Empresarial Direção Estilos de Direção Teoria X Homem é preguiçoso, indolente Falta-lhe ambição Egocêntrico Resiste às mudanças Dependência: precisa ser dirigido Ação Empresarial

Leia mais

INICIO: 1º. SEMESTRE Carga Horária Semanal: 4 - Ano: 2011

INICIO: 1º. SEMESTRE Carga Horária Semanal: 4 - Ano: 2011 FACULDADE CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE Curso: ADMINISTRAÇÃO / CONTÁBEIS INICIO: 1º. SEMESTRE - 2011 Disciplina:FUNDAMENTOS DE ADMINISTRAÇÃO Carga Horária Semanal: 4 - Ano: 2011 Turma: 1º. A - Carga Horária

Leia mais

Funções da Administração. Administrar é a tarefa de tomar decisões sobre recursos para atingir objetivos.

Funções da Administração. Administrar é a tarefa de tomar decisões sobre recursos para atingir objetivos. Funções da Administração Administrar é a tarefa de tomar decisões sobre recursos para atingir objetivos. 1 Quatro Funções da Administração PODC Planejar é examinar o futuro e traçar objetivos e um plano

Leia mais

CONH. ESPECÍFICOS CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS QUESTÕES IBFC AGENTE ADMINISTRATIVO AGENTE/ASSISTENTE ADMINISTRATIVO QUESTÕES IBFC - LISTA 01

CONH. ESPECÍFICOS CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS QUESTÕES IBFC AGENTE ADMINISTRATIVO AGENTE/ASSISTENTE ADMINISTRATIVO QUESTÕES IBFC - LISTA 01 CONH. ESPECÍFICOS CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS AGENTE ADMINISTRATIVO AGENTE/ASSISTENTE ADMINISTRATIVO - LISTA 01 O inteiro teor desta apostila está sujeito à proteção de direitos autorais. Copyright 2016

Leia mais

Teoria da Administração (RAD 0111) Prof. Dr. Jorge Henrique Caldeira de Oliveira

Teoria da Administração (RAD 0111) Prof. Dr. Jorge Henrique Caldeira de Oliveira Teoria da Administração (RAD 0111) Prof. Dr. Jorge Henrique Caldeira de Oliveira Bibliografia da disciplina BÁSICA SOBRAL E PECI, ADMINISTRAÇÃO: TEORIA E PRÁTICA NO CONTEXTO BRASILEIRO, SÃO PAULO: PRENTICE

Leia mais

O QUE É ADMINISTRAÇÃO? Administração é o processo de conjugar recursos humanos e materiais de forma a atingir fins desejados, através de uma

O QUE É ADMINISTRAÇÃO? Administração é o processo de conjugar recursos humanos e materiais de forma a atingir fins desejados, através de uma O QUE É ADMINISTRAÇÃO? Administração é o processo de conjugar recursos humanos e materiais de forma a atingir fins desejados, através de uma organização Organização é uma combinação de esforços individuais

Leia mais

Curso EFA NS - Técnico de Segurança e Higiene no Trabalho

Curso EFA NS - Técnico de Segurança e Higiene no Trabalho Curso EFA NS - Técnico de Segurança e Higiene no Trabalho 12-01-2011 1 Nasceu da Revolução Industrial. Esta revolução trouxe um novo sistema produtivo, a industrialização, onde existiam máquinas rudimentares

Leia mais

TEORIA CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO. HENRI FAYOL França

TEORIA CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO. HENRI FAYOL França DA ADMINISTRAÇÃO HENRI FAYOL França HENRI FAYOL 1841-1925 Nasceu em Constantinopla, morreu em Paris. Desenvolveu a Teoria Clássica na França. Engenheiro de Minas aos 25 anos. Gerente Geral aos 47 anos.

Leia mais

ADM29008 Administração para Engenharia

ADM29008 Administração para Engenharia ADM29008 Administração para Engenharia Prof. Esp. Clayrton M. Henrique 2016/1 Roteiro... Introdução Estudo de caso Abordagem Clássica Teoria Comportamental Hierarquia de Necessidades Clima Organizacional

Leia mais

Assinale a alternativa que contém a seqüência CORRETA. a) V, F, V, V, V. b) V, V, F, V, V. c) V, V, V, F, F. d) F, V, V, F, F.

Assinale a alternativa que contém a seqüência CORRETA. a) V, F, V, V, V. b) V, V, F, V, V. c) V, V, V, F, F. d) F, V, V, F, F. 1. Acerca do comportamento organizacional, julgue os itens a seguir. O projeto organizacional define uma configuração estrutural para a organização com base na autoridade legal e ordem para qualquer tipo

Leia mais

SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE CIÊNCIAS INTEGRADAS DA UNAERP CAMPUS GUARUJÁ. Diagnóstico sobre a motivação no trabalho

SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE CIÊNCIAS INTEGRADAS DA UNAERP CAMPUS GUARUJÁ. Diagnóstico sobre a motivação no trabalho SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE CIÊNCIAS INTEGRADAS DA UNAERP CAMPUS GUARUJÁ Diagnóstico sobre a motivação no trabalho Maria Thereza de Araújo Graduanda Curso de Administração Universidade de Ribeirão Preto

Leia mais

Gestão de Produção Aula1: Conceitos e Fundamentos da Administração da Produção. Prof. Valdir Tavares de Lucena

Gestão de Produção Aula1: Conceitos e Fundamentos da Administração da Produção. Prof. Valdir Tavares de Lucena Gestão de Produção Aula1: Conceitos e Fundamentos da Administração da Produção Prof. Valdir Tavares de Lucena »Vamos começar relembrando algumas teorias administrativas... 2 EVOLUÇÃO HISTÓRICA Pré-história

Leia mais

Aula 5. Abordagem Humanística da Administração (Teoria das Relações Humanas)

Aula 5. Abordagem Humanística da Administração (Teoria das Relações Humanas) Aula 5 Abordagem Humanística da Administração (Teoria das Relações Humanas) Prof Ms Keilla Lopes Mestre em Administração pela UFBA Especialista em Gestão Empresarial pela UEFS Graduada em Administração

Leia mais

TEORIA CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO

TEORIA CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO TGA II TEORIA CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO Henri Fayol (1841-1925) TEORIA CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO As Funções Básicas da Empresa Funções técnicas: relacionadas com a produção de bens ou serviços da empresa.

Leia mais

Funções da Administração. Administrar é a tarefa de tomar decisões sobre recursos para atingir objetivos.

Funções da Administração. Administrar é a tarefa de tomar decisões sobre recursos para atingir objetivos. Funções da Administração Administrar é a tarefa de tomar decisões sobre recursos para atingir objetivos. 1 Quatro Funções da Administração PODC Planejar é examinar o futuro e traçar objetivos e um plano

Leia mais

CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER. Período

CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER. Período CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER Teoria clássica da Administração Período 2008 2016 1) FGV Analista Legislativo (SEN)-2008 Frederick M. Taylor concluiu que os executores de tarefas não tinham experiência

Leia mais

Material Para Avaliação. Tópicos em Administração º Bimestre

Material Para Avaliação. Tópicos em Administração º Bimestre Material Para Avaliação Tópicos em Administração 2018.1 1º Bimestre Recursos: humanos, financeiros, materiais, energéticos e informacionais. Equilibra objetivos conflitantes. Determina a eficiência e a

Leia mais

Funções da Administração

Funções da Administração CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER Funções da Administração Período 2008 2016 1) FCC Analista de Controle Externo TCE AP-2012 Em relação aos processos organizacionais, considere: I. A função de planejamento

Leia mais

Funções da Administração. Administrar é a tarefa de tomar decisões sobre recursos para atingir objetivos

Funções da Administração. Administrar é a tarefa de tomar decisões sobre recursos para atingir objetivos Funções da Administração Administrar é a tarefa de tomar decisões sobre recursos para atingir objetivos 1 Funções Administrativas Escola Clássica = Fayol = PO3C Prever, Organizar, Comandar, Coordenar e

Leia mais

Evolução do Pensamento Administrativo

Evolução do Pensamento Administrativo Evolução do Pensamento Administrativo Rosely Gaeta Abordagem Humanística: -Teoria das Relações Huma Fontes: Felipe Sobral Alketa Peci - Teoria e Prática no Contexto Brasileiro Capítulo 2 Chiavenato, Idalberto

Leia mais

MELO, Carlos Antônio de Oliveira UniSEB Interativo. Eixo Temático: Políticas Educacionais e Gestão Escolar

MELO, Carlos Antônio de Oliveira UniSEB Interativo. Eixo Temático: Políticas Educacionais e Gestão Escolar ANALISE DA GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE ENSINO FUNDAMENTAL I E II DA CIDADE DE JATAÍ - GO FRENTE AOS CRESCENTES CONCEITOS ORGANIZACIONAIS MELO, Carlos Antônio de Oliveira UniSEB Interativo

Leia mais

FORMAÇÃO ANALISTA DE PERFIL COMPORTAMENTAL

FORMAÇÃO ANALISTA DE PERFIL COMPORTAMENTAL FORMAÇÃO ANALISTA DE PERFIL COMPORTAMENTAL Permite descobrir os pontos chaves para o desenvolvimento de cada pessoa. Com ela você aprende a usar o potencial humano de forma mais eficaz e assertiva, trazendo

Leia mais

Teoria da Administração. RAD-1101 Prof.Dr.Jorge Henrique Caldeira de Oliveira

Teoria da Administração. RAD-1101 Prof.Dr.Jorge Henrique Caldeira de Oliveira Teoria da Administração RAD-1101 Bibliografia Filipe Sobral, Alketa Peci. Administração: teoria e prática no contexto brasileiro, cap.6 Organização Objetivos da aula Definir os conceitos de organização,

Leia mais

NOCÕES DE ADMINISTRAÇÃO Prof. FLÁVIO TOLEDO ADMINISTRAÇÃO A palavra administração vem do latim ad (direção, tendência para) e minister (subordinação ou obediência). Vários autores definem de diversas maneiras

Leia mais

Tecnologias da informação com aplicabilidade ao RH. O Modelo Competitivo de Gestão de Pessoas

Tecnologias da informação com aplicabilidade ao RH. O Modelo Competitivo de Gestão de Pessoas Tecnologias da informação com aplicabilidade ao RH O Modelo Competitivo de Gestão de Pessoas 1 2 3 A nova economia Início do século XX Papéis determinantes para a empresa: Localização; Mão de obra barata;

Leia mais

Processo Organizacional

Processo Organizacional Processo Organizacional Controle Controlar significa garantir que aquilo que foi planejado seja bem executado e que os objetivos estabelecidos sejam alcançados adequadamente. Monitoramento está presente

Leia mais

PRINCÍPIOS DA ORGANIZAÇÃO EMPRESARIAL

PRINCÍPIOS DA ORGANIZAÇÃO EMPRESARIAL PRINCÍPIOS DA ORGANIZAÇÃO EMPRESARIAL INTRODUÇÃO À TÉCNICAS DE ADMINISTRAÇÃO O que é Administração? Administração vem do latim Ad = direção ou tendência para algo. Minister = subordinação ou obediência

Leia mais

CAPÍT Í U T LO L 7 Papel dos Gerentes

CAPÍT Í U T LO L 7 Papel dos Gerentes CAPÍTULO 7 Papel dos Gerentes ESTUDOS SOBRE O PAPEL DOS GERENTES HENRI FAYOL (1916) PROCESSO ADMINISTRATIVO CHESTER BARNARD (1938) FUNÇÕES DO EXECUTIVO HERBERT SIMON (1960) PROCESSO DECISÓRIO HENRY MINTZBERG

Leia mais

Clique para editar o estilo do. título mestre

Clique para editar o estilo do. título mestre 1 A empresa é uma organização. O mundo de hoje é uma sociedade composta de organizações. Organizações são constituídas de: Pessoas Recursos não-humanos (como recursos físicos e materiais, recursos financeiros,

Leia mais

Noções de Administração TRT - Brasil. Rafael Ravazolo

Noções de Administração TRT - Brasil. Rafael Ravazolo Noções de Administração TRT - Brasil Rafael Ravazolo Matérias: 1 Funções da Administração: Planejar, Organizar, Dirigir e Controlar. 2 Planejamento Estratégico: Níveis de Planejamento, Análise SWOT, Planejamento

Leia mais

ENFERMAGEM ADMINISTRAÇÃO EM ENFERMAGEM

ENFERMAGEM ADMINISTRAÇÃO EM ENFERMAGEM ENFERMAGEM ADMINISTRAÇÃO EM ENFERMAGEM Estrutura Organizacional dos Serviços de Enfermagem e Gerenciamento do Aula 1 Profª. Tatiane da Silva Campos A administração e a enfermagem Administrar: é o processo

Leia mais

1. RESUMO. A gestão de pessoas, seus conceitos e suas características. Segundo Chiavenato (2010):

1. RESUMO. A gestão de pessoas, seus conceitos e suas características. Segundo Chiavenato (2010): 1. RESUMO A gestão de pessoas, seus conceitos e suas características. Segundo Chiavenato (2010): Administração de Recursos Humanos (ARH) é o conjunto de políticas e práticas necessárias para conduzir os

Leia mais

Teorias Motivacionais

Teorias Motivacionais Teorias Motivacionais 1) A Hierarquia das Necessidades de Maslow 2) Teoria dos Fatores Higiênicos e Motivadores de Herzberg Fatores Higiênicos Salários e benefícios Condições de trabalho e conforto Política

Leia mais

1 - Significados do termo RH ou Gestão de Pessoas

1 - Significados do termo RH ou Gestão de Pessoas 1 - Significados do termo RH ou Gestão de Pessoas RH como função ou departamento: RH é a unidade operacional que funciona como órgão de staff, isto é, como elemento prestador de serviços nas áreas de recrutamento,

Leia mais

Organização e Normas

Organização e Normas Organização e Normas Conteúdo Programático Histórico das organizações Precursores da Administração Estrutura das Empresas Uso dos métodos estatísticos como ferramenta analítica para os processos industriais

Leia mais

I SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE CIÊNCIAS INTEGRADAS DA UNAERP CAMPUS GUARUJÁ. Diagnóstico sobre a motivação no trabalho

I SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE CIÊNCIAS INTEGRADAS DA UNAERP CAMPUS GUARUJÁ. Diagnóstico sobre a motivação no trabalho I SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE CIÊNCIAS INTEGRADAS DA UNAERP CAMPUS GUARUJÁ Diagnóstico sobre a motivação no trabalho Maria Cristiane de Araújo Graduanda Curso de Administração Universidade De Ribeirão Preto

Leia mais

Definições. Tarefa: atividades individualizadas e executadas por um ocupante de cargo. Cargos simples e repetitivos.

Definições. Tarefa: atividades individualizadas e executadas por um ocupante de cargo. Cargos simples e repetitivos. Desenho de Cargos 1 Definições Tarefa: atividades individualizadas e executadas por um ocupante de cargo. Cargos simples e repetitivos. Atribuição: atividades individualizadas, executadas por um ocupante

Leia mais

Teorias das Organizações. Prof. Doutora Maria José Sousa

Teorias das Organizações. Prof. Doutora Maria José Sousa Teorias das Organizações 1 Prof. Doutora Maria José Sousa 2 Abordagem Clássica Administração Científica Referência: Frederick Taylor (1903) Elemento Nuclear: A tarefa Termos mais utilizados Organização

Leia mais

NOÇÕES DE GESTÃO DE PESSOAS NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA - Funções do Gestor de Pessoas. - Conceito e processos da área de Gestão de Pessoas.

NOÇÕES DE GESTÃO DE PESSOAS NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA - Funções do Gestor de Pessoas. - Conceito e processos da área de Gestão de Pessoas. NOÇÕES DE GESTÃO DE PESSOAS NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA - Funções do Gestor de Pessoas. - Conceito e processos da área de Gestão de Pessoas. - Recrutamento e Seleção. Treinamento e Desenvolvimento. Incentivos

Leia mais

PROVA PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL

PROVA PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL Nome: Data: 12/07/2016 1. O Banco de Talentos é uma ferramenta que é resultado: (A) Da gestão de desempenho. (B) Da gestão por competências. (C) Da gestão da aprendizagem organizacional. (D) Da aplicação

Leia mais

PROVA UFRGS/ Agente Administrativo - BANCA FAURGS Prof. Ricardo Conzatti Maio / 2015 Administração

PROVA UFRGS/ Agente Administrativo - BANCA FAURGS Prof. Ricardo Conzatti Maio / 2015 Administração CETEC PROVA UFRGS/2013 - Agente Administrativo - BANCA FAURGS Prof. Ricardo Conzatti Maio / 2015 Administração 33. A Gestão de Pessoas procura ajudar o administrador a desempenhar as funções de planejar,

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO GERAL. Abordagem Humanística Parte 5. Prof. Fábio Arruda

ADMINISTRAÇÃO GERAL. Abordagem Humanística Parte 5. Prof. Fábio Arruda ADMINISTRAÇÃO GERAL Abordagem Humanística Parte 5 Prof. Fábio Arruda Origens da organização informal 1) Os interesses comuns Ao passarem juntas a maior parte do seu tempo nos locais de trabalho, as pessoas

Leia mais

IV WORKSHOP GESTÃO DA QUALIDADE COM FOCO EM CLÍNICA DE DIÁLISE

IV WORKSHOP GESTÃO DA QUALIDADE COM FOCO EM CLÍNICA DE DIÁLISE IV WORKSHOP GESTÃO DA QUALIDADE COM FOCO EM CLÍNICA DE DIÁLISE 18 e 19 de março de 2011 RECIFE/PE A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO COM PESSOAS PARA O SUCESSO NA IMPLANTAÇÃO DO MODELO DE GESTÃO Ana Paula Penido

Leia mais

PROCESSOS DE NEGÓCIOS

PROCESSOS DE NEGÓCIOS GESTÃO DE DE NEGÓCIO UNIDADE 2: GESTÃO DE DE NEGÓCIOS PROFESSORA: LUCIANA FORTES FARIAS UNIDADE 2: GESTÃO DE DE NEGÓCIOS CONTEÚDO DESTA UNIDADE 2.1 Melhoria de processos e reengenharia organizacional 2.2

Leia mais

Disciplina: Teoria das Organizações AULA 1

Disciplina: Teoria das Organizações AULA 1 Disciplina: Teoria das Organizações AULA 1 Assuntos: 1.Conceitos de Administração 2. Surgimento da Administração 3. Objeto de Estudo da Administração 4. Funções do Administrador Prof Ms Keilla Lopes Mestre

Leia mais

VERSÃO 1 RESPOSTAS PROVA DE ADMINISTRAÇÃO GERAL

VERSÃO 1 RESPOSTAS PROVA DE ADMINISTRAÇÃO GERAL UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE DE RIBEIRÃO PRETO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO DE ORGANIZAÇÕES PROCESSO SELETIVO MESTRADO-EDITAL FEA-RP-PPGAO

Leia mais

Aula 2. Professor Douglas Pereira da Silva. dps aula 2

Aula 2. Professor Douglas Pereira da Silva. dps aula 2 Aula 2 Fundamentos Fecaf Professor Douglas Pereira da Silva 1 Há 1300 a.c. no Egito antigo já existia a necessidade de planejar, dirigir e controlar milhares de trabalhadores na construção de monumentais

Leia mais

Gestão de Negócios OBJETIVO NESTA AULA. A Pirâmide das Finanças Pessoais - AULA 01

Gestão de Negócios OBJETIVO NESTA AULA. A Pirâmide das Finanças Pessoais - AULA 01 A Pirâmide das Finanças Pessoais - OBJETIVO Formar profissionais com atuação eficaz nas empresas, apresentando uma visão holística das diversas atividades e processos que interagem nos ambientes interno

Leia mais

Ergonomia aplicada ao trabalho

Ergonomia aplicada ao trabalho Ergonomia exerce um papel importante no projeto de novos ambientes, bem como nas soluções corretivas em máquinas e equipamentos, favorecendo medidas de prevenção que facilitam procedimentos de trabalho

Leia mais

Teoria de Taylor e Mayo

Teoria de Taylor e Mayo Pág 1 Teoria de Taylor e Mayo No início sua preocupação era tentar eliminar o desperdício e das perdas sofridas pelas indústrias americanas e elevar os níveis de produtividade através de métodos e técnicas

Leia mais

Introdução à Teoria Geral da Administração

Introdução à Teoria Geral da Administração Introdução à Teoria Geral da Administração Marcos Azevedo " Grandes visionários são importantes; Grandes administradores são fundamentais. Tom Peters. https://sites.google.com/site/professormazevedo/ AULA

Leia mais

3. CONCEITOS IMPORTANTES

3. CONCEITOS IMPORTANTES 3. CONCEITOS IMPORTANTES As organizações realizam essas funções, adquirindo e usando recursos, para desenvolver fornecer produtos e serviços, com o objetivo de resolver problemas de seus usuários e das

Leia mais

Os Recursos Humanos e o TQM

Os Recursos Humanos e o TQM Os Recursos Humanos e o TQM Considerações Iniciais> Círculos de Controle de Qualidade> Trabalhos em equipes> > PPGEP / UFRGS ENGENHARIA DE PRODUÇÃO Os Recursos Humanos e o TQM TQM conjugação de métodos

Leia mais

6 Conclusões e Recomendações

6 Conclusões e Recomendações 93 6 Conclusões e Recomendações Este capítulo pretende relacionar as informações do referencial teórico com os resultados da pesquisa realizada com as duas pequenas empresas familiares no ramo do comércio.

Leia mais

* Expectativa e Instrumentalidade.

* Expectativa e Instrumentalidade. P á g i n a 1 MOTIVAÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES INTRODUCÃO A motivação é um aspecto intrínseco ás pessoas, pois ninguém pode motivar ninguém. Portanto, motivação é pessoal, mas pode ser influenciada por objetivos

Leia mais

O pa pel do Adm inistra dor Adm inistra çã o Científica Teoria Clá ssica da Adm inistra çã o. S egura nça do T ra ba lho

O pa pel do Adm inistra dor Adm inistra çã o Científica Teoria Clá ssica da Adm inistra çã o. S egura nça do T ra ba lho O pa pel do Adm inistra dor Adm inistra çã o Científica Teoria Clá ssica da Adm inistra çã o S egura nça do T ra ba lho P AR T E I O pa pel do Adm inistra dor T eoria s da Adm inistra çã o Há diversas

Leia mais

Liderança 04/11/2011. Fonte: Maximiano (2009)

Liderança 04/11/2011. Fonte: Maximiano (2009) Fonte: Maximiano (2009) Autoridade Formal Fundamenta-se em leis aceitas de comum acordo, que criam figuras de autoridade dotadas do poder de comando. O seguidor obedece à lei incorporada na figura de autoridade,

Leia mais

Estudo de tempos e movimentos da linha de produção de uma fábrica de colchões

Estudo de tempos e movimentos da linha de produção de uma fábrica de colchões Estudo de tempos e movimentos da linha de produção de uma fábrica de Laureilton José Almeida BORGES¹; Warley Alves Coutinho CHAVES¹; Júlio César Benfenatti FERREIRA 2 ¹ Estudante de Engenharia de Produção.

Leia mais

Competências e Funções do Trabalho Gerencial

Competências e Funções do Trabalho Gerencial Competências e Funções do Trabalho Gerencial Aula 2 EAD-610 2017 1 SUMÁRIO O administrador e: os processos administrativos a visão sistêmica dos processos Modelo para entendimento do trabalho administrativo

Leia mais

Início, identificar uma necessidade ou oportunidade, o problema e sua solução, e a estimativa inicial dos custos e prazos;

Início, identificar uma necessidade ou oportunidade, o problema e sua solução, e a estimativa inicial dos custos e prazos; O projeto Os projetos estão sempre vinculados às organizações, são de caráter transitório e seu objetivo é satisfazer ou exceder as expectativas dos mercados ou das partes interessadas (stakeholders).

Leia mais

Teorias da Motivação O processo Motivacional

Teorias da Motivação O processo Motivacional Teorias da Motivação O processo Motivacional Taylor, Elton Mayo, McGregor, Herzberg, Likert e Skinner 1 2 Taylor Administração Científica A administração científica é um modelo de administração criado

Leia mais

Evolução do Pensamento

Evolução do Pensamento Unidade IV Evolução do Pensamento Administrativo Prof. José Benedito Regina Conteúdo da disciplina EPA Parte 1 - conceitos gerais da administração Parte 2 - evolução histórica: Abordagens administrativas

Leia mais

1 Evolução da administração. 1.1 Principais abordagens da administração (clássica até contingencial). 1.2 Evolução da administração pública no Brasil

1 Evolução da administração. 1.1 Principais abordagens da administração (clássica até contingencial). 1.2 Evolução da administração pública no Brasil 1 Evolução da administração. 1.1 Principais abordagens da administração (clássica até contingencial). 1.2 Evolução da administração pública no Brasil (após 1930); reformas administrativas; a nova gestão

Leia mais

Administração. Módulo 2 Assistente Administrativo. Prof. Edgard Lourenço Jr. Colégio Técnico PoliBrasil

Administração. Módulo 2 Assistente Administrativo. Prof. Edgard Lourenço Jr. Colégio Técnico PoliBrasil Administração Módulo 2 Assistente Administrativo Unidade I Introdução e Influência Histórica ADMINISTRAÇÃO: CONCEITO E IMPORTÂNCIA Conceito O que significa administrar? A Administração (Ciência da Administração)

Leia mais

Prof. Adm. Esp. Rodrigo Leão Brasileiro

Prof. Adm. Esp. Rodrigo Leão Brasileiro Prof. Adm. Esp. Rodrigo Leão Brasileiro Abordagem básica da Adm. Científica: Ênfase nas tarefas; Iniciada por Taylor, que teve como seguidores Gantt, Gilbreth, Ford Tentativa de aplicação dos métodos da

Leia mais

01. Marque a alternativa correta sobre as afirmações 1, 2 e 3: 02. Marque a alternativa correta sobre as afirmações 1, 2 e 3:

01. Marque a alternativa correta sobre as afirmações 1, 2 e 3: 02. Marque a alternativa correta sobre as afirmações 1, 2 e 3: 01. Marque a alternativa correta sobre as afirmações 1, 2 e 3: (1) Taylor buscou padronização dos trabalhos dos operários. (2) Preocupação em gerar motivação nas relações de trabalho era o foco de Taylor.

Leia mais