Título: EcoTec - Reaproveitamento de Água de Chuva. Professor(a) Orientador(a): Nathalia Albanezi Napolitano

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Título: EcoTec - Reaproveitamento de Água de Chuva. Professor(a) Orientador(a): Nathalia Albanezi Napolitano"

Transcrição

1 Título: EcoTec - Reaproveitamento de Água de Chuva Professor(a) Orientador(a): Nathalia Albanezi Napolitano nathalia.albanezi@etec.sp.gov.br Coordenador(a) Responsável pela Revisão: Jair Fernando Damato Prof. Responsável pelo Parecer: Nathalia Albanezi Napolitano Aluno(s): José Alberto Alves Palmeira - j-alves-palmeira@bol.com.br Felipe Medalla - felipe.medalla@hotmail.com David Kobata dos Santos - dksantos@sabesp.com.br Data Início: Data Término: Justificativa O crescimento populacional associado ao consumo imposto pela oferta de novos produtos, resultantes do desenvolvimento tecnológico, vem acarretando num aumento da utilização da água e da pressão sobre as fontes existentes. Durante muitos anos, os esforços mantiveram-se na direção de realizar a gestão da oferta, aumentando-se a extensão de redes de abastecimento. No território brasileiro, apesar da grande quantidade de água existente, a concentração de água doce disponível para o consumo pouco coincide com a concentração populacional. Sendo símbolo comum da humanidade, a água é respeitada e valorizada em todas as religiões e culturas e sua escassez não é absoluta, porém a crise gira em torno de sua distribuição e utilização de recursos. Muitos acreditam que a cultura do desperdício surgiu devido a grande abundância de água que temos, aliada à pequena valoração econômica, pois a água é considerada bem de uso comum, indispensável à vida, ao desenvolvimento econômico e ao bem-estar. Contudo, a cada dia está mais difícil encontrá-la em qualidade e em quantidade satisfatória. Quando potável, é encontrada atualmente em menores quantidades e em elevadas altitudes. Embora dispensem tratamento, a não ser simples cloração, seu uso restringe-se a pequenas populações. Cobrindo cerca de 70% da superfície do globo terrestre, a água é de longe a substância mais abundante do planeta. Desse total, 97% formam os oceanos e mares e 3% os rios, lagos, aquíferos subterrâneos, geleiras e outras fontes de água doce. Desses 3% existentes, a maior parte está sob forma de gelo, seguida de água subterrânea, rios e lagos e outros reservatórios. Estima-se que o Brasil possui 10% do total de água doce do mundo, tornando-o, em termos quantitativos, um dos mais ricos desse recurso no mundo.

2 Por mais que tenhamos grande quantidade em volume de água doce, a maior parte encontrase inacessível e de elevado custo para sua captação, tornando mais oportuno à captação da água de superfície. Diversos programas com o objetivo claro de redução de consumo foram desenvolvidos sobre o uso racional da água, através de ações tecnológicas, econômicas ou sociais. Diante disso, justifica-se a discussão da viabilidade do uso de água da chuva para usos básicos em uma residência domiciliar. Essa alternativa certamente resultará na diminuição do uso de água fornecida pelas companhias de saneamento e na demanda dos custos com o uso de água potável. Portanto, esse trabalho tem como objetivo demonstrar a quantidade de água de chuva que podemos aproveitar no consumo total de uma residência, chamando a atenção para esse problema que só no momento não constitui escassez eminente, mas a curto prazo poderá se tornar, dado o crescimento acelerado de seu uso. Objetivo Este projeto visa à elaboração de uma maquete para apresentação da proposta de captação da água das chuvas para consumo não potável, substituindo com vantagens, até 50% da água oriunda dos sistemas públicos de abastecimento, sendo totalmente automatizada. Metodologia O projeto é realizado através de pesquisas bibliográficas, entrevistas com funcionários da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (SABESP) e orientação de professores do curso técnico em Eletrônica. A maquete será montada para apresentação do sistema de captação da água da chuva. As calhas serão responsáveis pela captação da água da chuva e estão interligadas por meio de tubulação em PVC de 100mm, onde são unidas através de uma conexão T. Logo após a conexão T é conectado um filtro para retirada de folhas, gravetos, pedrinhas, sujeira de passarinho, etc. Após a saída do filtro a água, encontra-se um decantador para a retirada de pequenos resíduos como a poeira que se mistura deixando a água turva. Esse decantador é construído de tubos (100mm) e conexões (100mm) como: curvas e T (s) e um registro para o esgotamento das 1º(s) águas da chuva. Importante apontar que este registro não tem necessidade de abrir durante a chuva, pois a água da superfície já estará limpa, podendo ser esgotada posteriormente. A quantidade de água acumulada no decantador é calculada, sendo 1 litro de água para cada metro quadrado de telhado. Portanto para um exemplo simples, se a residência possui um telhado de 100m2 será necessário acumular 100 litros de água no decantador que posteriormente será esgotada, podendo ainda ser reutilizada para rega de jardim e/ou horta. A

3 água da superfície do decantador já limpa é enviada através de tubulação de 100mm para a cisterna. Dentro da cisterna é colocado uma pedra orgânica de cloro para o tratamento da água. Essa pedra é dimensionada de acordo com o volume de água da cisterna. Também é colocado uma bomba e sensor de nível na cisterna. A bomba tem a função de bombear a água para a caixa reserva em cima da casa, e o sensor de nível é para controle de desligamento da bomba caso acabe a água da cisterna. A caixa de água reserva em cima da casa, também possui sensor de nível para ligamento e desligamento da bomba e para abertura e fechamento da válvula solenóide que interliga ambas as caixas de água (caixa de água reserva e caixa de água da rede pública). Na caixa de água reserva (água de reuso da chuva) estão ligadas os encanamentos que fornecerão água para as torneiras da lavanderia, torneira para lavagem de carro, torneira para jardim e hortas e válvulas hidras do(s) banheiro(s). Na caixa de água da rede pública estão ligadas os encanamentos que fornecerão água para o(s) chuveiro(s), torneira da pia do banheiro e torneira da pia da cozinha. Funcionamento: enquanto houver água na cisterna a bomba bombeia a água para a caixa reserva em cima da casa (se a água da caixa reserva estiver no nível mínimo) sendo desligada a bomba quando chegar no nível máximo. Quando acabar a água da cisterna a bomba permanecerá desligada mesmo que a água da caixa reserva em cima da casa esteja no nível mínimo. Nesta situação quando a água abaixar do nível mínimo será aberta a válvula solenóide que abastecerá a caixa reserva com água da rede pública, e acenderá uma lâmpada indicando que acabou a água de reuso e está sendo consumido água da rede pública em todas as torneiras. Quando chover e abastecer a caixa da cisterna, será fechada a válvula solenóide fazendo com que o nível de água da caixa reserva da casa diminua (devido ao consumo) ao nível mínimo, sendo acionada a bomba e enchendo a caixa reserva até o nível máximo e assim desligando a bomba. O sistema é totalmente automático, não sendo necessária intervenção do usuário. Cronograma: Início Término Etapa Pesquisa bibliográfica Entrevistas com funcionários e orientadores Orçamento projeto Desenvolvimento do projeto Compra materiais Construção maquete Revisão da literatura Testes e melhorias na maquete

4 Recursos Para a montagem do projeto, será necessária a compra dos materiais abaixo que registram, aproximadamente, R$ 2.000,00: Tábua/isopor: construção da casa com o telhado. Calha: coletagem da água do telhado Filtro: retirada de folhas, gravetos, pedrinhas, sujeira de passarinho etc. Tubos, curvas e conexões: fabricação do decantador das 1º(s) águas da chuva. Registro de esgotamento: para esgotamento das 1º(s) águas da chuva (limpeza) Caixa de água 1: simulação da cisterna (armazenamento da água da chuva) Pedra orgânica de cloro: tratamento da água da cisterna. Bomba anauger: fica dentro da cisterna para bombear a água para cima (casa) Caixa de água 2: simulação da caixa de água reserva (recebida da cisterna) Caixa de água 3: simulação da caixa de água da rede pública. Caixa de água 4: utilizado para simular o consumo de água retirada da caixa reserva. Registro de consumo: simulação de consumo da caixa reserva. Válvula solenóide: reabastecimento de água da caixa reserva pela caixa da rede pública. Painel: montagem do sistema automático do reuso da água da chuva. Contator: acionamento e desacionamento da bomba (dentro do painel) Relê de nível: controle de nível mínimo e máximo das caixas de água (cisterna e caixa reserva da residência). Montado dentro do painel. Botão: liga e desliga o sistema automático (porta do painel) Disjuntor: dispositivo de segurança (dentro do painel) Lâmpada led: sinalizador que acabou a água de reuso e que está sendo utilizada a água da rede pública. Para a montagem da maquete, o valor aproximado é de R$ 800,00 *Orçamento realizado em março/2017 Esse orçamento é válido somente para casas em construção. Casas que já contam com a estrutura da Companhia de Saneamento Básico necessitam de reformas para adaptação ao sistema. Fonte Bibliográfica APROVEITAMENTO DE ÁGUA DE CHUVA DE BAIXO CUSTO PARA RESIDÊNCIAS URBANAS. Disponível em Acesso em: 15 fev MANUAL PARA CAPTAÇÃO EMERGENCIAL E USO DOMÉSTICO DE ÁGUA DE CHUVA. Disponível em Uso-Domestico-de-AGUA-DA-CHUVA-1. Acesso em: 20 fev MURATORI, J.R.; DAL BÓ, P.H.Automação Residencial - conceitos e aplicações.belo Horizonte- MG. Editora Educere, 2014.

5 Resultados Através de medidas como a proposta neste trabalho, evidencia-se a viabilidade da sustentabilidade hídrica e econômica para a residência (até 50%). O projeto conta com um diferencial de ser totalmente automatizado, dando ao usuário a liberdade de escolher, com o acionar de um simples botão, que o sistema entre em operação. Utilizar os conhecimentos do curso técnico em Eletrônica para fomentar a redução do consumo e aproveitar os recursos naturais existentes de forma sustentável é unir os benefícios ecológicos aos econômicos a favor do equilíbrio natural do planeta.

ALTERNATIVA ECOLÓGICA PARA ECONOMIA DE ÁGUA NO SEMIÁRIDO BRASILEIRO, A PARTIR DO REUSO DE ÁGUA.

ALTERNATIVA ECOLÓGICA PARA ECONOMIA DE ÁGUA NO SEMIÁRIDO BRASILEIRO, A PARTIR DO REUSO DE ÁGUA. ALTERNATIVA ECOLÓGICA PARA ECONOMIA DE ÁGUA NO SEMIÁRIDO BRASILEIRO, A PARTIR DO REUSO DE ÁGUA. Maria Daniely Oliveira de Souza¹, Mayk Douglas Vilar Gambarra², Sávio Túlio de Sá Aguiar Silva², Alécia Lucélia

Leia mais

XIV SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE CIÊNCIAS INTEGRADAS DA UNAERP CAMPUS GUARUJÁ. Necessidades Energéticas e Consequências Ambientais.

XIV SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE CIÊNCIAS INTEGRADAS DA UNAERP CAMPUS GUARUJÁ. Necessidades Energéticas e Consequências Ambientais. XIV SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE CIÊNCIAS INTEGRADAS DA UNAERP CAMPUS GUARUJÁ Necessidades Energéticas e Consequências Ambientais. Captação e uso de águas pluviais. Juliane C. Bernardi Professora de Sistemas

Leia mais

CONCEPÇÃO DE UM SISTEMA PARA APOIO A PROJETOS DE USO RACIONAL DE ÁGUA EM EDIFÍCIOS

CONCEPÇÃO DE UM SISTEMA PARA APOIO A PROJETOS DE USO RACIONAL DE ÁGUA EM EDIFÍCIOS CONCEPÇÃO DE UM SISTEMA PARA APOIO A PROJETOS DE USO RACIONAL DE ÁGUA EM EDIFÍCIOS Tatiana Máximo Almeida, Rosinete Batista dos Santos, Sérgio Roberto Alves Farias e Carlos de Oliveira Galvão Laboratório

Leia mais

Saneamento Urbano TH419

Saneamento Urbano TH419 Universidade Federal do Paraná Arquitetura e Urbanismo Saneamento Urbano TH419 Reúso de Água e & Águas Pluviais Profª Heloise G. Knapik Reúso de Água Opção para redução da pressão sobre os recursos hídricos

Leia mais

Saneamento Urbano II TH053

Saneamento Urbano II TH053 Universidade Federal do Paraná Arquitetura e Urbanismo Saneamento Urbano II TH053 Reúso de Água e & Águas Pluviais Profª Heloise G. Knapik Reúso de Água Opção para redução da pressão sobre os recursos

Leia mais

TH 030- Sistemas Prediais Hidráulico Sanitários

TH 030- Sistemas Prediais Hidráulico Sanitários Universidade Federal do Paraná Engenharia Civil TH 030- Sistemas Prediais Hidráulico Sanitários Aproveitamento de Águas Pluviais & Reúso Profª Heloise G. Knapik APROVEITAMENTO DE ÁGUAS PLUVIAIS Instalações

Leia mais

CÂMARA MUNICIPAL DE CONTAGEM

CÂMARA MUNICIPAL DE CONTAGEM P R O M U L G A Ç Ã O D E L E I Faço saber que a Câmara Municipal de Contagem aprovou e eu promulgo e faço publicar, nos termos do 8º do art. 80 da Lei Orgânica do Município de Contagem, de 20 de março

Leia mais

APROVEITAMENTO DE ÁGUA DA CHUVA

APROVEITAMENTO DE ÁGUA DA CHUVA W W W. E C O C A S A. C O M. B R APROVEITAMENTO DE ÁGUA DA CHUVA Diretrizes importantes para execução de projetos RECOMENDAÇÕES PARA MELHOR LEITURA Desktop: Full Screen Tablets e Smartphones: Horizontal

Leia mais

ESCOLA ESTADUAL PROFESSOR JOSÉ CARLOS PRESTES CAPTAÇÃO DA ÁGUA DA CHUVA LIDYANE DA COSTA SILVA LUIS PAULO PIRES DE MORAES MATEUS ALAN DA CUNHA NUNES

ESCOLA ESTADUAL PROFESSOR JOSÉ CARLOS PRESTES CAPTAÇÃO DA ÁGUA DA CHUVA LIDYANE DA COSTA SILVA LUIS PAULO PIRES DE MORAES MATEUS ALAN DA CUNHA NUNES PROGRAMA DE EDUCAÇÃO E CULTURA PEC NGK #EuFaçoParte DIRETORIA DE ENSINO MOGI DAS CRUZES ESCOLA ESTADUAL PROFESSOR JOSÉ CARLOS PRESTES CAPTAÇÃO DA ÁGUA DA CHUVA LIDYANE DA COSTA SILVA LUIS PAULO PIRES DE

Leia mais

Caixa d água inteligente

Caixa d água inteligente 1 Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO Etec. JORGE STREET TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO TÉCNICO EM ELÊTRONICA Caixa d água inteligente São Caetano do Sul

Leia mais

"REAPROVEITAMENTO DE ÁGUA PLUVIAL NA INDÚSTRIA TUDOR MG DE BATERIAS LTDA"

REAPROVEITAMENTO DE ÁGUA PLUVIAL NA INDÚSTRIA TUDOR MG DE BATERIAS LTDA UFMG UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS DEMC - CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM CONSTRUÇÃO CIVIL "REAPROVEITAMENTO DE ÁGUA PLUVIAL NA INDÚSTRIA TUDOR MG DE BATERIAS LTDA" Autor: Rodrigo Costa Guedes Orientador:

Leia mais

IMPLANTAÇÃO DE UM SISTEMA DE CAPTAÇÃO DE ÁGUA DA CHUVA NA FACULDADE CNEC FARROUPILHA Sustentabilidade e Cidadania

IMPLANTAÇÃO DE UM SISTEMA DE CAPTAÇÃO DE ÁGUA DA CHUVA NA FACULDADE CNEC FARROUPILHA Sustentabilidade e Cidadania IMPLANTAÇÃO DE UM SISTEMA DE CAPTAÇÃO DE ÁGUA DA CHUVA NA FACULDADE CNEC FARROUPILHA Sustentabilidade e Cidadania Luciano Francisco Deves 1 Fernando Macedo Rodrigues 2 Cláudio Cristiano Liell 3 RESUMO:

Leia mais

PROJETO DE LEI - LEGISLATIVO Nº 0006/2015, DE 06/02/2015.

PROJETO DE LEI - LEGISLATIVO Nº 0006/2015, DE 06/02/2015. A Sua Excelência o Senhor Vereador PAULO ROBERTO RITTER Presidente da Câmara Municipal de Canoas PROJETO DE LEI - LEGISLATIVO Nº 0006/2015, DE 06/02/2015. Senhor Presidente, Os Vereadores GEMELSON SPERANDIO

Leia mais

Aproveitamento de água de chuva Cristelle Meneghel Nanúbia Barreto Orides Golyjeswski Rafael Bueno

Aproveitamento de água de chuva Cristelle Meneghel Nanúbia Barreto Orides Golyjeswski Rafael Bueno Aproveitamento de água de chuva Cristelle Meneghel Nanúbia Barreto Orides Golyjeswski Rafael Bueno 1 IMPORTÂNCIA Água doce: recurso limitado ONU (2015): escassez de água afetará dois terços da população

Leia mais

Reuso da água. 1º semestre/2007. Grupo: Cindy Minowa Débora Iwashita Juliana Setuguti Letícia Mori Lilian Chuang

Reuso da água. 1º semestre/2007. Grupo: Cindy Minowa Débora Iwashita Juliana Setuguti Letícia Mori Lilian Chuang Reuso da água 1º semestre/2007 Grupo: Cindy Minowa Débora Iwashita Juliana Setuguti Letícia Mori Lilian Chuang Água: um bem essencial Distribuição de água na Terra 97% 2,20% 0,78% 0,02% Água do mar Geleiras

Leia mais

APROVEITAMENTO DA ÁGUA DA CHUVA PARA LAVAGEM DE TRENS

APROVEITAMENTO DA ÁGUA DA CHUVA PARA LAVAGEM DE TRENS APROVEITAMENTO DA ÁGUA DA CHUVA PARA LAVAGEM DE TRENS 1 RESUMO A água da chuva coletada em telhados tem na indústria um enorme potencial, visto que, em geral, a mesma possui grandes áreas de telhado e

Leia mais

Estabelece normas para o uso racional e reaproveitamento das águas nas edificações do Estado de Pernambuco e dá outras providências.

Estabelece normas para o uso racional e reaproveitamento das águas nas edificações do Estado de Pernambuco e dá outras providências. Lei nº 14.572 de 27/12/2011 Norma Estadual - Pernambuco Publicado no DOE em 28 dez 2011 Estabelece normas para o uso racional e reaproveitamento das águas nas edificações do Estado de Pernambuco e dá outras

Leia mais

Resumo. Introdução. Metodologia. Palavras-chave: Reúso. Águas Cinzas. Esgoto.

Resumo. Introdução. Metodologia. Palavras-chave: Reúso. Águas Cinzas. Esgoto. XXII Encontro de Iniciação à Pesquisa Universidade de Fortaleza 17 à 21 de Outubro de 2016 Proposta de Implantação de um Sistema de Reúso das Águas Cinzas em uma Construção Residencial Alto Padrão. Nathália

Leia mais

Voluntário do projeto de pesquisa PIBIC e Acadêmico do curso de Engenharia Civil da Unijuí. 3

Voluntário do projeto de pesquisa PIBIC e Acadêmico do curso de Engenharia Civil da Unijuí. 3 ESTUDO DE UTILIZAÇÃO DE CISTERNAS EM HABITAÇÕES DE INTERESSE SOCIAL NO MUNICÍPIO DE SANTA ROSA/RS 1 STUDY OF USING TANKS IN ROOMS OF SOCIAL INTEREST IN THE MUNICIPALITY OF SANTA ROSA/RS Ederson Rafael

Leia mais

jkio Casa Sustentável

jkio Casa Sustentável jkio Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO Etec JORGE STREET TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO TÉCNICO EM ELETROTÉCNICA Casa Sustentável Fernando José Barros da

Leia mais

EXPOSIÇÃO DE MOTIVOS

EXPOSIÇÃO DE MOTIVOS EXPOSIÇÃO DE MOTIVOS A água é elemento intimamente ligado à vida na Terra e é o mais importante componente dos seres vivos. Somos totalmente dependentes desse recurso natural, assim como qualquer atividade

Leia mais

A reutilização consciente da água em atividades domésticas

A reutilização consciente da água em atividades domésticas A reutilização consciente da água em atividades domésticas Estudantes: Guilherme Resende do Nascimento; Guilherme Rodrigues Tafelli da Silva Orientador: Maísa Gonçalves da Silva; Vítor Martins do Carmo

Leia mais

ESTUDO DO POTENCIAL DE CAPTAÇÃO E APROVEITAMENTO DE ÁGUA DA CHUVA EM PRÉDIOS PÚBLICOS: UM PROJETO PILOTO PARA PRÉDIOS DO SEMIÁRIDO DA PARAÍBA

ESTUDO DO POTENCIAL DE CAPTAÇÃO E APROVEITAMENTO DE ÁGUA DA CHUVA EM PRÉDIOS PÚBLICOS: UM PROJETO PILOTO PARA PRÉDIOS DO SEMIÁRIDO DA PARAÍBA ESTUDO DO POTENCIAL DE CAPTAÇÃO E APROVEITAMENTO DE ÁGUA DA CHUVA EM PRÉDIOS PÚBLICOS: UM PROJETO PILOTO PARA PRÉDIOS DO SEMIÁRIDO DA PARAÍBA Sérvio Túlio Linhares Rodrigues Segundo¹; Marçal Rosas Florentino

Leia mais

cada vez mais difícil satisfazer as necessidades de todos os setores.

cada vez mais difícil satisfazer as necessidades de todos os setores. ENSAIO SOBRE MECANISMO DE CAPTAÇÃO DE ÁGUA DA CHUVA 1 Pedro Luis Tozevich 2, Ricardo Krüger 3, Carlos Alberto Cembranel 4, Wilian Matheus Vogt 5, Giuliano Crauss Daronco 6, Douglas Diego De Moura 7. 1

Leia mais

CERTIFICAÇÃO LEED. Prof. Fernando Simon Westphal Sala

CERTIFICAÇÃO LEED. Prof. Fernando Simon Westphal  Sala CERTIFICAÇÃO LEED Prof. Fernando Simon Westphal fernandosw@arq.ufsc.br fswfernando@gmail.com Sala 115 3721.4856 Ana Beatriz Lima anabeatriz@labcon.ufsc.br LabCon 3721.4974 1 WE Water Efficiency Redução

Leia mais

O consumo de Água no mundo.

O consumo de Água no mundo. O consumo de Água no mundo. A água do planeta Terra Visto de fora, o planeta deveria se chamar Água, pois: Cerca de 2/3 de sua superfície são dominados pelos oceanos; Os pólos estão cobertos pelas águas

Leia mais

PROJETO DE VIABILIDADE DE EQUIPAMENTO DE CAPTAÇÃO DE ÁGUA DA ÁGUA DA CHUVA PARA REUSO DOMÉSTICO

PROJETO DE VIABILIDADE DE EQUIPAMENTO DE CAPTAÇÃO DE ÁGUA DA ÁGUA DA CHUVA PARA REUSO DOMÉSTICO PROJETO DE VIABILIDADE DE EQUIPAMENTO DE CAPTAÇÃO DE ÁGUA DA ÁGUA DA CHUVA PARA REUSO DOMÉSTICO André Ricardo da Silva Farias 1, Paulo Andre de Oliveira 2, Danilo Simões 3, Ricardo Ghantous Cervi 4 1 Tecnólogo

Leia mais

ESTUDO DA VIABILIDADE DE UM SISTEMA DE APROVEITAMENTO DE ÁGUA PLUVIAL PARA FINS NÃO POTÁVEIS EM UM SUPERMERCADO

ESTUDO DA VIABILIDADE DE UM SISTEMA DE APROVEITAMENTO DE ÁGUA PLUVIAL PARA FINS NÃO POTÁVEIS EM UM SUPERMERCADO ESTUDO DA VIABILIDADE DE UM SISTEMA DE APROVEITAMENTO DE ÁGUA PLUVIAL PARA FINS NÃO POTÁVEIS EM UM SUPERMERCADO Lucas da Silva Dal Toé (1), Álvaro José Back (2), Juliano Possamai Della (3) UNESC Universidade

Leia mais

GESTÃO DE ÁGUA EM SERVIÇOS DE SAÚDE. Jonas Age Saide Schwartzman Engenheiro Ambiental Instituições Afiliadas SPDM (11)

GESTÃO DE ÁGUA EM SERVIÇOS DE SAÚDE. Jonas Age Saide Schwartzman Engenheiro Ambiental Instituições Afiliadas SPDM (11) GESTÃO DE ÁGUA EM SERVIÇOS DE SAÚDE Jonas Age Saide Schwartzman Engenheiro Ambiental Instituições Afiliadas SPDM (11)97556-1795 AGENDA GLOBAL HOSPITAIS VERDES E SAUDÁVEIS OS 10 Objetivos da Agenda Global

Leia mais

REUSO DA ÁGUA EM RESIDÊNCIAS: Estudo da viabilidade da construção de um sistema de reuso de água em uma residência familiar

REUSO DA ÁGUA EM RESIDÊNCIAS: Estudo da viabilidade da construção de um sistema de reuso de água em uma residência familiar REUSO DA ÁGUA EM RESIDÊNCIAS: Estudo da viabilidade da construção de um sistema de reuso de água em uma residência familiar Michel Henryque Leal Dias Graduando em Engenharia Ambiental Faculdades Integradas

Leia mais

A Sharewater. Planeta Água. Prêmios

A Sharewater. Planeta Água. Prêmios A Sharewater A Sharewater tem o objetivo de oferecer soluções completas para a conservação da água, através de projetos, consultoria e desenvolvimento de tecnologia própria. Foi fundada em 8 de maio de

Leia mais

ESTIMATIVA DO POTENCIAL DE CAPTAÇÃO DE ÁGUA DE CHUVA NAS RESIDÊNCIAS MASCULINA E FEMININA NO CAMPUS DA UFCG EM POMBAL-PB

ESTIMATIVA DO POTENCIAL DE CAPTAÇÃO DE ÁGUA DE CHUVA NAS RESIDÊNCIAS MASCULINA E FEMININA NO CAMPUS DA UFCG EM POMBAL-PB ESTIMATIVA DO POTENCIAL DE CAPTAÇÃO DE ÁGUA DE CHUVA NAS RESIDÊNCIAS MASCULINA E FEMININA NO CAMPUS DA UFCG EM POMBAL-PB José Ronildo da Silva 1 ; Priscila Gomes Barbosa 2 ; Andreza Maiara Silva Bezerra

Leia mais

DETERMINAÇÃO DO BALANÇO HÍDRICO COMO PARTE DO ESTUDO DE VIABILIDADE DE UM SISTEMA DE APROVEITAMENTO DE ÁGUA PLUVIAL EM ESTABELECIMENTO INDUSTRIAL

DETERMINAÇÃO DO BALANÇO HÍDRICO COMO PARTE DO ESTUDO DE VIABILIDADE DE UM SISTEMA DE APROVEITAMENTO DE ÁGUA PLUVIAL EM ESTABELECIMENTO INDUSTRIAL DETERMINAÇÃO DO BALANÇO HÍDRICO COMO PARTE DO ESTUDO DE VIABILIDADE DE UM SISTEMA DE APROVEITAMENTO DE ÁGUA PLUVIAL EM ESTABELECIMENTO INDUSTRIAL Gislaine Aparecida André (*), Bernardo Arantes do Nascimento

Leia mais

PROJETO DE LEI Nº. Capítulo I. Disposições preliminares

PROJETO DE LEI Nº. Capítulo I. Disposições preliminares PROJETO DE LEI Nº Institui o programa de conservação, uso racional e reaproveitamento de água nas edificações. Capítulo I Disposições preliminares Art. 1º. Fica instituído o Programa de Conservação, Uso

Leia mais

ECONOMIA DE ÁGUA NO CONDOMÍNIO

ECONOMIA DE ÁGUA NO CONDOMÍNIO ECONOMIA DE ÁGUA NO CONDOMÍNIO PARA UNIR QUALIDADE E BOA ADMINISTRAÇÃO Índice 3 4 5 7 8 10 Como ter água de qualidade no condomínio? Um Compromisso com a Saúde Filtros Centrais Reaproveitamento de Água

Leia mais

A tecnologia torna a vida perfeita! Controlador Eletrônico para Aquecedor Solar de Água. Ecologic

A tecnologia torna a vida perfeita! Controlador Eletrônico para Aquecedor Solar de Água. Ecologic A tecnologia torna a vida perfeita! TK-8A Controlador Eletrônico para Aquecedor Solar de Água Ecologic Atenção: Antes de usar o controlador leia atentamente este manual. 1 TK-8A MANUAL Prezado usuário:

Leia mais

MINISTÉRIO PÚBLICO DO TRABALHO Procuradoria Geral Departamento de Administração Coordenação de Arquitetura e Engenharia

MINISTÉRIO PÚBLICO DO TRABALHO Procuradoria Geral Departamento de Administração Coordenação de Arquitetura e Engenharia ANEXO VIII ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS PARA ELABORAÇÃO DO PROJETO EXECUTIVO DE INSTALAÇÕES HIDROSSANITÁRIAS 1. Os projetos de instalações hidrossanitárias deverão atender às recomendações e especificações

Leia mais

MANUAL DE INSTALAÇÃO

MANUAL DE INSTALAÇÃO MANUAL DE INSTALAÇÃO Os equipamentos do Kit Chuva atendem as exigências da norma NBR 15527: Água de chuva - Aproveitamento de coberturas em áreas urbanas para fins não potáveis Requisitos. KIT CHUVA Filtro

Leia mais

Instalações prediais de água fria

Instalações prediais de água fria Instalações prediais de água fria Introdução As instalações prediais de água fria são regidas por normas da ABNT que estão em constante evolução, sendo sujeitas a alterações com objetivo de adequá-las

Leia mais

RESERVATÓRIO DE ÁGUA MODELO DESIGN

RESERVATÓRIO DE ÁGUA MODELO DESIGN O Reservatório de Água de Chuva é um compartimento preparado para receber água não potável para ser usada para fins como rega de jardins e lavações em geral (carro, calçadas...). O Equipamento é composto

Leia mais

ELABORAÇÃO DO MODELO SUSTENTÁVEL DE UM PRÉDIO EDUCACIONAL DO PONTO DE VISTA HÍDRICO

ELABORAÇÃO DO MODELO SUSTENTÁVEL DE UM PRÉDIO EDUCACIONAL DO PONTO DE VISTA HÍDRICO ELABORAÇÃO DO MODELO SUSTENTÁVEL DE UM PRÉDIO EDUCACIONAL DO PONTO DE VISTA HÍDRICO Emanuelle Pereira Faria 1, Glaucio Luciano Araujo 2. 1 Engenheira Civil, Faculdade de Ciências Gerenciais de Manhuaçu,

Leia mais

Carmencita Tonelini Pereira Bióloga e esp. em tratamento de resíduos sólidos e líquidos

Carmencita Tonelini Pereira Bióloga e esp. em tratamento de resíduos sólidos e líquidos + Carmencita Tonelini Pereira Bióloga e esp. em tratamento de resíduos sólidos e líquidos Email: 4elementos.bio@gmail.com Fones: (62) 9397-4574 (62) 8252-2502 + ÁGUA Sabemos consumi-la com responsabilidade?

Leia mais

COMUNICAÇÃO TÉCNICA Nº Aproveitamento de água de chuva no meio urbano: aspectos técnicos e legais

COMUNICAÇÃO TÉCNICA Nº Aproveitamento de água de chuva no meio urbano: aspectos técnicos e legais COMUNICAÇÃO TÉCNICA Nº 172692 Aproveitamento de água de chuva no meio urbano: aspectos técnicos e legais Luciano Zanella Trabalho apresentado no Simpósio Brasileiro de Captação e Manejo de Água de Chuva,

Leia mais

MINICISTERNAS RESIDENCIAIS NO PROJETO RONDON ÁREA TEMÁTICA: AT6 - MÉTODOS E TÉCNICAS PARA CAPTAÇÃO DAS ÁGUAS DAS CHUVAS.

MINICISTERNAS RESIDENCIAIS NO PROJETO RONDON ÁREA TEMÁTICA: AT6 - MÉTODOS E TÉCNICAS PARA CAPTAÇÃO DAS ÁGUAS DAS CHUVAS. MINICISTERNAS RESIDENCIAIS NO PROJETO RONDON ÁREA TEMÁTICA: AT6 - MÉTODOS E TÉCNICAS PARA CAPTAÇÃO DAS ÁGUAS DAS CHUVAS. William Lara de Oliveira Reis¹, Élber José Assaiante dos Santos¹ Tatiana Cristina

Leia mais

CISTERNA E PLACA SOLAR...

CISTERNA E PLACA SOLAR... CISTERNA E PLACA SOLAR... E.M.E.F ÂNGELO VENZON NETO Componentes: Adrielli da Costa, Caroline Laís da Silva, Robson Cloves Borges e Thalia Rodrigues. Turma: 7ª Série Disciplina: Matemática Professora:

Leia mais

CAPTAÇÃO DE ÁGUA DE CHUVA NO SEMIÁRIDO: CISTERNAS DE PLACA

CAPTAÇÃO DE ÁGUA DE CHUVA NO SEMIÁRIDO: CISTERNAS DE PLACA CAPTAÇÃO DE ÁGUA DE CHUVA NO SEMIÁRIDO: CISTERNAS DE PLACA Ana Cristina de Lima 1, Jógerson Pinto Gomes Pereira 2, Marcia Cristina de Araújo Pereira 3, 1 Universidade Federal de Campina Grande UFCG; E-mail:

Leia mais

Proposta de implantação de sistema de reuso de água pluvial para uso em um lava rodas Claudia Azevedo Karine de Andrade Almeida Virginia Guerra Valle

Proposta de implantação de sistema de reuso de água pluvial para uso em um lava rodas Claudia Azevedo Karine de Andrade Almeida Virginia Guerra Valle Proposta de implantação de sistema de reuso de água pluvial para uso em um lava rodas Claudia Azevedo Karine de Andrade Almeida Virginia Guerra Valle 1.0 Introdução A água é um recurso natural finito e

Leia mais

MANUAL DE INSTALAÇÃO

MANUAL DE INSTALAÇÃO MANUAL DE INSTALAÇÃO Os equipamentos do Kit Chuva atendem as exigências da norma NBR 15527: Água de chuva - Aproveitamento de coberturas em áreas urbanas para fins não potáveis Requisitos. KIT CHUVA Filtro

Leia mais

Componentes de instalação do sistema

Componentes de instalação do sistema Componentes de instalação do sistema Introdução O dimensionamento das calhas é feito de acordo com a superfície de contribuição do projeto. Neste tema, além de aprender a dimensioná-las, conheceremos os

Leia mais

Universidade Federal do Espírito Santo

Universidade Federal do Espírito Santo Universidade Federal do Espírito Santo Pós-Graduação Gestão Ambiental Utilização de Águas de Chuvas em um Edifício Público - Revisado - Adriano Barbosa Freitas Flávia Piccoli Gena Baioco Ingrid Ananias

Leia mais

SUSTENTABILIDADE NAS UNIDADES ESCOLARES

SUSTENTABILIDADE NAS UNIDADES ESCOLARES SUSTENTABILIDADE NAS UNIDADES ESCOLARES JUSTIFICATIVA Evitar o desperdício e otimizar o consumo de água e energia minimiza o estresse hídrico, ampliando a disponibilidade de recursos para as gerações

Leia mais

CONTRIBUIÇÃO DA CAPTAÇÃO DA ÁGUA DE CHUVA AO SISTEMA DE ABASTECIMENTO URBANO

CONTRIBUIÇÃO DA CAPTAÇÃO DA ÁGUA DE CHUVA AO SISTEMA DE ABASTECIMENTO URBANO CONTRIBUIÇÃO DA CAPTAÇÃO DA ÁGUA DE CHUVA AO SISTEMA DE ABASTECIMENTO URBANO Tayron Juliano Souza (1) Renan Ferreira da Nóbrega (2) ; George Rodrigues Lambais (3) ; Salomão de Sousa Medeiros (4) (1) Instituto

Leia mais

SISTEMA INTELIGENTE DE REUTILIZAÇÃO DE ÁGUA

SISTEMA INTELIGENTE DE REUTILIZAÇÃO DE ÁGUA SISTEMA INTELIGENTE DE REUTILIZAÇÃO DE ÁGUA Ari Teixeira Almeida Neto ari.almeida@fatec.sp.gov.br Francisco Carlos do Nascimento Júnior francisco.nascimento4@fatec.sp.gov.br Prof. Me. Marcus Vinicius Branco

Leia mais

ESTUDOS DE CASO. Análise de Consumo de Água: Condomínio nio Residencial em Florianópolis. Marina Vasconcelos Santana Orientação: Enedir Ghisi

ESTUDOS DE CASO. Análise de Consumo de Água: Condomínio nio Residencial em Florianópolis. Marina Vasconcelos Santana Orientação: Enedir Ghisi ESTUDOS DE CASO Análise de Consumo de Água: Condomínio nio Residencial em Florianópolis Marina Vasconcelos Santana Orientação: Enedir Ghisi Introdução Uso irracional dos recursos naturais Preocupação mundial

Leia mais

Proposta de Redação Ensino Médio

Proposta de Redação Ensino Médio Antes de fazer a redação, leia os textos a seguir: Proposta de Redação Texto 1 A ameaça da escassez da água A seca atual apenas deu cores ainda mais vivas e dramáticas ao problema do abastecimento de água

Leia mais

Consumo responsável. Sabendo usar não vai faltar.

Consumo responsável. Sabendo usar não vai faltar. Consumo responsável. Sabendo usar não vai faltar. cartilha_uso_água.indd 1 23/08/16 09:08 SAAE - Serviço Autônomo de Água e Esgoto e Fundação Brasil Cidadão estão juntos nessa campanha. A crise no abastecimento

Leia mais

II Simpósio Nacional de Empreendedorismo Social Enactus Brasil

II Simpósio Nacional de Empreendedorismo Social Enactus Brasil ANÁLISE DO USO E DESPERDÍCIO DE ÁGUA NA FORMA DE ALIMENTOS NO RESTAURANTE ACADÊMICO DO INSTITUTO FEDERAL DO CEARÁ IFCE, EM SOBRAL - CE Alessandro Silvino Sousa 1 Teomar Filho de Brito Ramos 2 João Batista

Leia mais

Dimensionamento Preliminar de Reservatório de Águas Pluviais para o Prédio do Instituto de Recursos Naturais (Irn- Unifei) 1

Dimensionamento Preliminar de Reservatório de Águas Pluviais para o Prédio do Instituto de Recursos Naturais (Irn- Unifei) 1 Dimensionamento Preliminar de Reservatório de Águas Pluviais para o Prédio do Instituto de Recursos Naturais (Irn- Unifei) 1 Pedro Augusto da Costa Leite 2 e Ivan Felipe Silva dos Santos 3 1 Aceito para

Leia mais

Sistemas que reutilizam a água gasta em uma residência

Sistemas que reutilizam a água gasta em uma residência Sistemas que reutilizam a água gasta em uma residência Estudante: Guilherme Rodrigues Tafelli da Silva. Orientadores: Maísa Gonçalves da Silva, Vítor Martins do Carmo. Escola de Educação Básica da Universidade

Leia mais

Filtro para até 600 m² de telhado. useaguadechuva.com

Filtro para até 600 m² de telhado. useaguadechuva.com 1 Filtro para até 600 m² de telhado useaguadechuva.com Quem somos 2 USE ÁGUA DE CHUVA é um produto da empresa AQUARIUS METAIS (www.aquariusmetais.com.br), uma das principais distribuidoras de aço e soluções

Leia mais

Reuso de Água. Rafael Siais Furtado Juliana Pereira Romano Gabriel Malva Erick Jungers Raffo Mello Guilherme Vechiato Maziero Leonardo Hoshino Yoshio

Reuso de Água. Rafael Siais Furtado Juliana Pereira Romano Gabriel Malva Erick Jungers Raffo Mello Guilherme Vechiato Maziero Leonardo Hoshino Yoshio ESCOLA POLITÉCNICA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA HIDRÁULICA E SANITÁRIA PHD2537 Águas em Ambientes Urbanos Reuso de Água Nome: Rafael Siais Furtado Juliana Pereira Romano Gabriel

Leia mais

MANUAL DE INSTALAÇÃO, USO E MANUTENÇÃO. MODELO : OPCS-CCM37 0,5CV 220V MONOFÁSICO

MANUAL DE INSTALAÇÃO, USO E MANUTENÇÃO. MODELO : OPCS-CCM37 0,5CV 220V MONOFÁSICO 1 MANUAL DE INSTALAÇÃO, USO E MANUTENÇÃO. MODELO : OPCS-CCM37 0,5CV 220V MONOFÁSICO ATENÇÃO: Ler atentamente o Manual de Instalação e Garantia antes de instalar o equipamento. INDICE 1) Recomendações importantes.

Leia mais

Estudo da viabilidade econômica da captação de água de chuva em residências da cidade de João Pessoa

Estudo da viabilidade econômica da captação de água de chuva em residências da cidade de João Pessoa Estudo da viabilidade econômica da captação de água de chuva em residências da cidade de João Pessoa Gilson Barbosa Athayde Júnior, Isabelly Cícera Souza Dias, Carmem Lúcia Moreira Gadelha Departamento

Leia mais

Legislações voltadas ao uso racional e à conservação da água

Legislações voltadas ao uso racional e à conservação da água Legislações voltadas ao uso racional e à conservação da água Lei N 10785 de 18 de Setembro de 2003 Aprovada pela câmara municipal de Curitiba, Sr. Prefeito Cássio Taniguchi No município de Curitiba, o

Leia mais

PHD 313 HIDRÁULICA E EQUIPAMENTOS HIDRÁULICOS

PHD 313 HIDRÁULICA E EQUIPAMENTOS HIDRÁULICOS UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ESCOLA POLITÉCNICA PHD 313 HIDRÁULICA E EQUIPAMENTOS HIDRÁULICOS Aula 13: Aproveitamento, Uso Racional e Reuso de Água Prof.: MIGUEL GUKOVAS Prof.: J.RODOLFO S. MARTINS Prof.:

Leia mais

REUSO DE ÁGUA. Otimizando custos e gerando economia

REUSO DE ÁGUA. Otimizando custos e gerando economia REUSO DE ÁGUA Otimizando custos e gerando economia Distribuição da água na natureza Água Subterrânea 1,7% Oceanos 96,5% Calotas Polares e Geleiras 1,8% Rios e Lagos 0,013% Pântanos, Biomassa e Vapor na

Leia mais

AMBIENTAL MS PROJETOS EQUIPAMENTOS E SISTEMAS

AMBIENTAL MS PROJETOS EQUIPAMENTOS E SISTEMAS AMBIENTAL MS PROJETOS EQUIPAMENTOS E SISTEMAS MANUAL DE OPERAÇÃO E MANUTENÇÃO SISTEMA DE APROVEITAMENTO DE ÁGUA PLUVIAL MS TAC 2000 REV.01 1 - INTRODUÇÃO: Este manual tem por objetivo suprir as informações

Leia mais

ESTIMATIVA DE APROVEITAMENTO DE ÁGUA PLUVIAL PARA FINS NÃO POTÁVEIS: ESTUDO DE CASO NA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA LOCALIZADA EM ARARUNA - PB

ESTIMATIVA DE APROVEITAMENTO DE ÁGUA PLUVIAL PARA FINS NÃO POTÁVEIS: ESTUDO DE CASO NA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA LOCALIZADA EM ARARUNA - PB ESTIMATIVA DE APROVEITAMENTO DE ÁGUA PLUVIAL PARA FINS NÃO POTÁVEIS: ESTUDO DE CASO NA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA LOCALIZADA EM ARARUNA - PB Alex Pereira Cabral (1); Maick Sousa Almeida (2); Vinycius

Leia mais

PMAS - Pense no Meio Ambiente Sirtec Tema: CONSUMO CONSCIENTE DE ÁGUA Nº 03/2018

PMAS - Pense no Meio Ambiente Sirtec Tema: CONSUMO CONSCIENTE DE ÁGUA Nº 03/2018 PMAS - Pense no Meio Ambiente Sirtec Tema: CONSUMO CONSCIENTE DE ÁGUA Nº 03/2018 POLÍTICA INTEGRADA DE SEGURANÇA, SAÚDE E MEIO AMBIENTE PRINCÍPIOS POLÍTICA INTEGRADA Disponíveis nos murais e no site da

Leia mais

ALTERNATIVA DE TRATAMENTO DE ÁGUA DE ABASTECIMENTO PARA ÁREAS RURAIS

ALTERNATIVA DE TRATAMENTO DE ÁGUA DE ABASTECIMENTO PARA ÁREAS RURAIS ALTERNATIVA DE TRATAMENTO DE ÁGUA DE ABASTECIMENTO PARA ÁREAS RURAIS Daniela de Matos Ferreira (1) ; Lucas Reinaldo de Oliveira (2) ; Suélliton Alves da Silva (3) ; Silania Lima Pereira (4) (1)Universidade

Leia mais

APROVEITAMENTO DA ÁGUA DE CHUVA

APROVEITAMENTO DA ÁGUA DE CHUVA APROVEITAMENTO DA ÁGUA DE CHUVA O aproveitamento das águas pluviais tem sido prática cada vez mais adotada nos empreendimentos por se tratar de medida que resulta em muitos casos em razoável economia no

Leia mais

EcoToilet Sistema Conjugado de Lavatório com Caixa Acoplada para Descarga Sanitária

EcoToilet Sistema Conjugado de Lavatório com Caixa Acoplada para Descarga Sanitária EcoToilet Sistema Conjugado de Lavatório com Caixa Acoplada para Descarga Sanitária Resumo Normalmente no Brasil, toda água que é utilizada nas descargas das bacias sanitárias é oriunda das caixas de água

Leia mais

Recomendada para fins residências a TP40G3 pode ser utilizada para adicionar pressão e vazão em:

Recomendada para fins residências a TP40G3 pode ser utilizada para adicionar pressão e vazão em: TP40G3 Aplicações Recomendada para fins residências a TP40G3 pode ser utilizada para adicionar pressão e vazão em: Torneiras e lavabos Duchas Aquecedores de passagem Sua estrutura compacta facilita suas

Leia mais

Exemplos de otimização de processos

Exemplos de otimização de processos Exemplos de otimização de processos Exemplo 1: Numa cozinha industrial, para retirar o sal das carnes usadas na feijoada elas eram lavadas durante 24 horas gastando muita água. O processo foi otimizado

Leia mais

TRATAMENTO DE EFLUENTES P/ REUSO & Engo. Ricardo Teruo Gharib 2012

TRATAMENTO DE EFLUENTES P/ REUSO & Engo. Ricardo Teruo Gharib 2012 TRATAMENTO DE EFLUENTES P/ REUSO & CAPTAÇÃO DE ÁGUA DE CHUVA Engo. Ricardo Teruo Gharib 2012 CAPTAÇÃO DE ÁGUA DE CHUVA TRATAMENTO DE EFLUENTES REUSO PROGRAMA Principal benefício ecológico 1 = 2 Soluções

Leia mais

Casa Eficiente a. Aproveitamento de águas pluviais

Casa Eficiente a. Aproveitamento de águas pluviais 8.a Aproveitamento de águas pluviais 1 2 FICHA TÉCNICA Título 8.a Aproveitamento de águas pluviais Coleção Casa Catálogo de soluções técnicas Edição Programa Casa Autoria Versão 2018-01-18 Publicação gratuita

Leia mais

CAPTAÇÃO DE ÁGUA DE CHUVA POR MEIO DE UTILIZAÇÃO DE CALHAS, RELACIONANDO COM O ENSINO DE CIÊNCIAS

CAPTAÇÃO DE ÁGUA DE CHUVA POR MEIO DE UTILIZAÇÃO DE CALHAS, RELACIONANDO COM O ENSINO DE CIÊNCIAS CAPTAÇÃO DE ÁGUA DE CHUVA POR MEIO DE UTILIZAÇÃO DE CALHAS, RELACIONANDO COM O ENSINO DE CIÊNCIAS Darilso Liesch ¹; Marcos das Virgens Araújo ¹; Vanderlei Bispo de Souza ¹; Eliaquim Gomes de Matos ¹; Leandro

Leia mais

Dr. Joel Avruch Goldenfum Professor Adjunto IPH/UFRGS

Dr. Joel Avruch Goldenfum Professor Adjunto IPH/UFRGS RE ÁGUAS PLUVIAIS Dr. Joel Avruch Goldenfum Professor Adjunto IPH/UFRGS A Terra é Azul! Reservas Globais de Água Oceanos 0,008% Mares internos (salg) 97,40% 1,98% 0,60% Gelo e neve Água subterrânea 0,0072%

Leia mais

Reunião nº 03/2017 PMAS CONSUMO CONSCIENTE DE ÁGUA

Reunião nº 03/2017 PMAS CONSUMO CONSCIENTE DE ÁGUA Reunião nº 03/2017 PMAS CONSUMO CONSCIENTE DE ÁGUA POLÍTICA INTEGRADA DE SEGURANÇA, SAÚDE E MEIO AMBIENTE PRINCÍPIOS POLÍTICA INTEGRADA Disponíveis nos murais e no site da empresa SEGURANÇA: Controle sistemático,

Leia mais

XIV SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE CIÊNCIAS INTEGRADAS DA UNAERP CAMPUS GUARUJÁ. Necessidades energéticas e consequências ambientais

XIV SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE CIÊNCIAS INTEGRADAS DA UNAERP CAMPUS GUARUJÁ. Necessidades energéticas e consequências ambientais 1 XIV SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE CIÊNCIAS INTEGRADAS DA UNAERP CAMPUS GUARUJÁ Necessidades energéticas e consequências ambientais Reuso e aproveitamento da água em residências. Rodrigo Santana Pereira rodrigo.engc@gmail.com

Leia mais

AQ4-STD monitor de água MOD.2B2R

AQ4-STD monitor de água MOD.2B2R AQ4-STD monitor de água MOD.2B2R Manual técnico www.bombac.com.br Industria Brasileira Modelo AQ4 - STD ( 20cm x 16cm x 9cm ) AQ-4 Modelo AQ4 - STD ( 20cm x 16cm x 9cm ) Modelo AQ4 - STD 2B2R Monitora

Leia mais

REUTILIZAÇÃO DA ÁGUA DO AR CONDICIONADO DO ÔNIBUS

REUTILIZAÇÃO DA ÁGUA DO AR CONDICIONADO DO ÔNIBUS REUTILIZAÇÃO DA ÁGUA DO AR CONDICIONADO DO ÔNIBUS Angelo Ricardo Tavares Damico 1,Eduardo Antonio Sleiman 2 1 Graduando em Tecnologia em Produção Industrial da Faculdade de Tecnologia de Botucatu Botucatu,

Leia mais

EXPERIÊNCIA N O 1 ACINAMENTO DE UMA LÂMPADA POR UMA CHAVE

EXPERIÊNCIA N O 1 ACINAMENTO DE UMA LÂMPADA POR UMA CHAVE I EXPERIÊNCIA N O 1 ACINAMENTO DE UMA LÂMPADA POR UMA CHAVE Ligar e desligar uma lâmpada através de uma única chave pulsante. Toda vez que a chave for pressionada a lâmpada deve mudar de estado, mantendo

Leia mais

PALAVRAS-CHAVE: Água pluvial, Fins não potáveis, Viabilidade econômica, Reutilização de água.

PALAVRAS-CHAVE: Água pluvial, Fins não potáveis, Viabilidade econômica, Reutilização de água. ANÁLISE DA VIABLIDIDADE ECONÔMICA DE UTILIZAÇÃO DA ÁGUA PLUVIAL PARA O USO EM FINS NÃO POTÁVEIS: UM ESTUDO DE CASO DE UMA RESIDÊNCIA NO MUNICÍPIO DE BELÉM-PA David Figueiredo Ferreira Filho(*), Marcelo

Leia mais

AC FILTRO COLETOR DE ÁGUA DA CHUVA MANUAL DE INSTRUÇÕES E INSTALAÇÃO APLICAÇÃO PARA TELHADOS DE ATÉ 500m²

AC FILTRO COLETOR DE ÁGUA DA CHUVA MANUAL DE INSTRUÇÕES E INSTALAÇÃO APLICAÇÃO PARA TELHADOS DE ATÉ 500m² Água da Chuva AC-500 - FILTRO COLETOR DE ÁGUA DA CHUVA MANUAL DE INSTRUÇÕES E INSTALAÇÃO APLICAÇÃO PARA TELHADOS DE ATÉ 500m² FICHA TÉCNICA Filtro para aproveitamento de água da chuva Conexões de entrada:

Leia mais

DIRETORIA DE ENSINO MOGI DAS CRUZES

DIRETORIA DE ENSINO MOGI DAS CRUZES PROGRAMA DE EDUCAÇÃO E CULTURA PEC NGK #EuFaçoParte DIRETORIA DE ENSINO MOGI DAS CRUZES ESCOLA ESTADUAL PROFESSOR ADHERMAR BOLINA AMANDA MIDORI KIMOTO ANA PAULA DA PAZ MATOS ANDRESSA MARIA ALVES DE SOUZA

Leia mais

1 de Outubro Dia Nacional da Água

1 de Outubro Dia Nacional da Água 1 de Outubro Dia Nacional da Água Qual a Distribuição da Águana Terra? Planeta Terra A Água ocupa cerca de ¾ da superfície terrestre. 30% Terra Água 70% 2,80% 0,01% 0,005% Água salgada Água doce 0,63%

Leia mais

ANALYSIS OF SIMULATION METHOD TO SIZING RAINWATER TANKS IN SINGLE-FAMILY HOUSES

ANALYSIS OF SIMULATION METHOD TO SIZING RAINWATER TANKS IN SINGLE-FAMILY HOUSES ANÁLISE DO MÉTODO DA SIMULAÇÃO PARA DIMENSIONAMENTO DE RESERVATÓRIOS DE ÁGUAS PLUVIAIS EM RESIDÊNCIAS UNIFAMILIARES Carolina K. Novakoski 1 * ; Marcelo G. Marques 2 ; Eliane Conterato 3 Resumo A determinação

Leia mais

PERSPECTIVAS PARA A OTIMIZAÇÃO

PERSPECTIVAS PARA A OTIMIZAÇÃO PERSPECTIVAS PARA A OTIMIZAÇÃO QUANTO CUSTA UM BANHO? Área Total = 170 mil m² Área Construída = 105 mil m² FREQUENCIA MÉDIA DE ASSOCIADOS (2015) Média Diária = 6.708 entradas Média Mensal = 201.251 entradas

Leia mais

Estado do Rio de Janeiro CÂMARA MUNICIPAL DE ANGRA DOS REIS Gabinete do Vereador Chapinha do Sindicato

Estado do Rio de Janeiro CÂMARA MUNICIPAL DE ANGRA DOS REIS Gabinete do Vereador Chapinha do Sindicato PROJETO DE LEI Nº 011/2014 Cria o sistema de reuso de água de chuva no Município de Angra dos reis, para utilização não potável em escolas publicas e privadas, condomínios, clubes, entidades, conjuntos

Leia mais

TÍTULO: AUTOMATIZAÇÃO RESIDENCIAL O CAMINHO PARA UM CASA SUSTENTÁVEL

TÍTULO: AUTOMATIZAÇÃO RESIDENCIAL O CAMINHO PARA UM CASA SUSTENTÁVEL TÍTULO: AUTOMATIZAÇÃO RESIDENCIAL O CAMINHO PARA UM CASA SUSTENTÁVEL CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA SUBÁREA: COMPUTAÇÃO E INFORMÁTICA INSTITUIÇÃO: FACULDADE DE TECNOLOGIA DE BAURU

Leia mais

REÚSO DE ÁGUA DE CHUVA EM CANTEIRO DE OBRAS

REÚSO DE ÁGUA DE CHUVA EM CANTEIRO DE OBRAS REÚSO DE ÁGUA DE CHUVA EM CANTEIRO DE OBRAS Alex Borba Lira Dantas (1); Priscila Raposo Ananias (2) ¹ Graduando em Engenharia Civil da UNIFACISA Centro Universitário, alex.bld@hotmail.com ² Prof.ª Ms.

Leia mais

Desenvolvimento de um sistema de irrigação automático

Desenvolvimento de um sistema de irrigação automático Desenvolvimento de um sistema de irrigação automático Orientador: Rodrigo Grassi Martins Coorientador: Rodrigo do Prado Costa Alunos: Daruick Fagundes da Silva Cunha Gabriel Resende Miranda Marcossuel

Leia mais

Consumo e reúso da água

Consumo e reúso da água Consumo e reúso da água Introdução O Brasil é um país privilegiado em recursos hídricos pela abundância de água disponível em todo seu território, com algumas exceções na região Nordeste. Entretanto, à

Leia mais