DILUENTES NA CONGELAÇÃO SEMINAL DE Prochilodus brevis

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "DILUENTES NA CONGELAÇÃO SEMINAL DE Prochilodus brevis"

Transcrição

1 DILUENTES NA CONGELAÇÃO SEMINAL DE Prochilodus brevis Pinheiro, R.R.R. (1) ; Souza, M.E.M. (1) ; Lopes, J.T. (1) ; Pinheiro, J.P.S. (1) ; Nunes, L.T. (1) ; Torres, T.M. (1) ; Linhares, F.R.A. (1) ; Nunes, J.F. (1) ; Salmito-Vanderley, C.S.B. (1) romuloroberto-bio@hotmail.com (1) Laboratório de Biotecnologia da Reprodução de Peixes, Universidade Estadual do Ceará - UECE, Fortaleza - CE, Brasil. RESUMO Prochilodus brevis, uma espécie endêmica da região semiárida, vem despertando interesse acerca da sua reprodução em cativeiro devido à pesca predatória e as dificuldades de sua produção em aquicultura. Assim, objetivou-se, avaliar o efeito de soluções diluidoras, sobre a cinética e morfologia do sêmen pós-descongelação de curimatã comum. Tiveram a reprodução induzida pelo Extrato Hipofisário de carpa, 20 machos adultos. Do sêmen coletado confeccionaram-se seis pools que foram congelados em ACP- 104 (T1) e solução de glicose a 5% (T2) acrescidas de 10% de metilglicol. As amostras foram descongeladas após 15 dias em banho-maria a 25 C.30s -1 e analisadas pelo SCA Sperm class analyser e fixadas para posterior análise morfológica. O sêmen diluído em T1 apresentou: percentual de espermatozoides móveis (86,1 ± 3,8%); taxa de normais (80,0 ± 4,3%); VCL (54,1 ± 8,1); VSL (29,9 ± 5,8); e VAP (45,5 ± 7,3); superior estatisticamente quando comparado ao sêmen diluído em T2 que apresentou: percentual de espermatozoides móveis (67,8 ± 2,7%); normais (54,0 ± 3,8%); VCL (31,6 ± 3,6); VSL (14,0 ± 4,1); e VAP (22,5 ± 4,4). Assim recomenda-se a utilização do diluidor ACP-104 acrescido de 10% de Metilglicol. Palavras-chave: Peixe, Espermatozoide, Diluente.

2 INTRODUÇÃO O curimatã comum (Prochilodus brevis, Steindachner 1875) é uma espécie de interesse econômico e ecológico, endêmica da região semiárida brasileira (GURGEL et al. 2012). A pesca predatória de P. brevis, principalmente no período que antecede a desova, quando as fêmeas se encontram maduras, e o barramento dos rios que impedem as migrações da espécie, põe em risco a sobrevivência da espécie (NASCIMENTO et al., 2012). Diante da dificuldade da sua reprodução em cativeiro, técnicas de reprodução artificial têm sido elaboradas, como por exemplo, a criopreservação de sêmen, na qual as amostras de sêmen são conservadas a baixas temperaturas para posterior utilização na piscicultura. No entanto, os processos de congelação e descongelação levam a uma redução do número de espermatozoides normais, além de reduzir a taxa de motilidade, dificultando a fertilização. Para minimizar os danos desse processo, são adicionados diluidores que devem proporcionar proteção aos espermatozoides contra as crioinjúrias (SALMITO-VANDERLEY, 2010). Desta forma é importante o conhecimento da composição deste meio de congelação, pois este é um fator determinante da qualidade seminal após a descongelação (SALMITO-VANDERLEY et al., 2012). A avaliação da motilidade e morfologia são essenciais na análise da qualidade do sêmen (MATOS et al., 2008).

3 A glicose é comumente utilizada como um agente crioprotetor externo para vários tipos de células (PURDY, 2006), mas também como um imobilizador não-iônico do sêmen de peixes de água doce, sendo o diluente mais utilizado para a criopreservação (HORVÁTH et al., 2003;. CRUZ-CASALLAS et al., 2006;. VIVEIROS et al., 2009). A água de coco em pó específica para peixe, ACP-104, é um diluente padronizado e estabilizado, que mantém as características físicoquímicas da água de coco in natura. Composta por sais, proteínas, açúcares, vitaminas, gorduras neutras além de indutores da divisão celular e diversos eletrólitos (MELO et al., 2010). Este diluente vem apresentando bons resultados de viabilidade espermática e de fertilização pós-criopreservação seminal em Colossoma macropomum (tambaqui) (LEITE et al, 2013) e em Prochilodus lineatus (curimba) (VIVEIROS et al., 2010). Assim, a padronização de protocolos de criopreservação adequados aos parâmetros fisiológicos de cada espécie animal se faz necessária, com o intuito de minimizar os efeitos deletérios da criopreservação (SILVA e GUERRA, 2011). Dessa forma, este trabalho teve por objetivo avaliar o efeito do diluente ACP-104 quando comparado com o diluente padrão (glicose) acrescido de Metilglicol (MG) sobre a cinética e morfologia do sêmen pós-descongelação de Prochilodus brevis.

4 MATERIAL E MÉTODOS Para o estudo transportou-se 20 machos de curimatã comum, em idade reprodutiva, oriundos do Centro de Pesquisa em Aquicultura (CPAq) do Departamento Nacional de obras Contra as Secas (DNOCS) em Pentecoste-CE, localizado entre os S e W, a 90 Km de Fortaleza, que foram mantidos no Laboratório de Biotecnologia da Reprodução de Peixes, localizado na Universidade Estadual do Ceará (Uece), Fortaleza, Ceará, Brasil. Sendo arraçoados duas vezes ao dia com ração contendo 28% de proteína bruta fornecida na base de 3% de biomassa. Tais animais tiveram a espermiação induzida pelo extrato hipofisário de carpa (três mg kg -1 peso vivo, via injeção intra-celomática) 18h antes da coleta de sêmen. No dia da coleta os animais foram sedados utilizandose uma solução à base de óleo de cravo (eugenol) sendo imediatamente submetidos à coleta de sêmen, após a sedação, e em seguida devolvidos ao tanque de manuseio. Para a coleta de sêmen os animais foram contidos em decúbito lateral, tiveram os olhos envoltos em pano úmido, para minimização do estresse e facilitação de sua contenção. O orifício genital foi enxuto com papel toalha e então realizada uma leve compressão abdominal no sentido anteroposterior. O sêmen foi coletado em tubos graduados de polietileno e mantido a aproximadamente 4 C em caixa de poliestireno. Somente as amostras válidas (sem contaminação com sangue, fezes e urina e motilidade superior a 85% após ativação com água do tanque) foram utilizadas para o experimento.

5 O sêmen de três animais foi utilizado para constituição de cada pool (n=6) que foram diluídos na proporção de 1:9 (sêmen: diluidor) em dois tratamentos (T1: ACP-104 mais 10% de MG e T2: solução de glicose 5% mais 10% de MG). O sêmen foi envasado em palhetas de 0,25 ml, mantido a 4 C por 10 min, submetido a vapor de nitrogênio líquido em Dry shipper (-170 C) por 15 min e transferido para um botijão criogênico (-196 C). As amostras foram descongeladas após 15 dias em banho-maria a 25º C 30s -1. Uma alíquota de cada amostra foi ativada com NaCl (50mM) na proporção 1:50 (sêmen: ativador) para mensurar objetivamente o percentual de espermatozoides móveis por meio do sistema computadorizado de análise (SCA). Outra alíquota foi diluída em solução de citrato de sódio formolizado a 4%, na proporção de 1:10 (sêmen: fixador) para análise das morfopatologias, sendo realizado o esfregaço pela deposição de 4 µl de solução de sêmen diluído em corante rosa bengala na proporção de 5:1 (sêmen: corante). Foram confeccionadas duas lâminas de cada amostra e observados 200 espermatozoides por meio de microscopia ótica com aumento de 400X. Foram observadas anomalias tais como: macrocefalia, microcefalia e defeitos na cauda (enrolada, dobrada, quebrada e corrugada). Os dados de motilidade foram expressos como media ± desvio padrão e submetidos à análise de variância, seguido pelo teste t student (p<0,001), os dados de morfologia foram expressos como média ±

6 desvio padrão submetidos à análise de variância seguido pelo teste de Tukey (p<0,05) utilizando o programa estatístico ASSISTAT versão 7.6 beta (2013). RESULTADOS E DISCUSSÃO A média de volume seminal encontrada foi de 1,61 ± 0,57 ml com concentração espermática de 12, ± 4,11 sptz. ml -1, osmolaridade de 267 ± 13,11 mosm. Kg -1 e ph de 8,5 ± 0,3 corroborando os dados encontrados por Pinheiro, et al. (2013). As características seminais somente podem ser preservadas em temperaturas criogênicas se, antes do início da congelação, o sêmen for diluído em criosolucões (diluidores) adequados, que têm por função essencial manter os espermatozoides imobilizados para que durante a congelação e a descongelação, as trocas osmóticas celulares possam ser restabelecidas de modo continuo, corrigindo o desequilíbrio iônico, que acompanha as mudanças bruscas de temperatura, favorecendo assim a sobrevivência e viabilidade dos espermatozoides. Dessa maneira, sabe-se que não somente o diluidor como outros fatores podem influenciar a motilidade dos espermatozoides de peixes. Fatores como a solução ativadora, sua osmolaridade (ALAVI et al., 2009) e temperatura (BILLARD et al., 1995), estado nutricional e sanitário dos animais, condições de análise e espécie estudada (MURGAS et al., 2011).

7 Da mesma forma, a presença de anormalidades espermáticas pode estar relacionada com a deficiência nutricional, idade dos reprodutores, variações ambientais e genéticas (MILIORINI, 2006) como por falhas durante a espermatogênese. Essas anormalidades observadas no sêmen também podem ser devido à manipulação, à fixação com solução formolizada, técnica de esfregaço ou influência do corante (SOUZA et al., 2012). Contudo, no presente estudo não houve diferença significativa do percentual de espermatozoides móveis (93,6 %) e normais (94,4 %) no sêmen fresco quando comparado ao sêmen tratado com ACP-104 que teve 86,16 % e 80,0 % de espermatozoides móveis e normais, respectivamente. No entanto, no sêmen tratado com glicose foi observada uma redução significativa do percentual de móveis (67,8 %) e de normais (54,0 %) quando comparado com o sêmen tratado com ACP-104 sendo essa redução significativa mais acentuada quando comparada ao sêmen fresco. Conforme detalhado na Tabela 1. Segundo Viveiros et al. (2010) o conhecimento dos parâmetros de velocidade espermática é de grande importância uma vez que há uma forte correlação entre as taxas de fertilização e as velocidades espermáticas, sendo a velocidade curvilinear (VCL) a que possui maior correlação.

8 Resumos Expandidos do I CONICBIO / II CONABIO / VI SIMCBIO (v.2) Universidade Católica de Pernambuco - Recife - PE - Brasil - 11 a 14 de novembro de 2013 Tabela 1. Taxa de espermatozoides móveis e morfologicamente normais no sêmen fresco e pós-descongelação de Prochilodus brevis em diferentes soluções diluidoras. Pool Espermatozoides móveis (%) Normais (%) Sêmen Fresco Tratamentos Sêmen Tratamentos Fresco ACP + MG Glicose + MG ACP + MG Glicose + MG I 92,3 87,3 64,9 95,5 82,0 57,0 II 93,5 84,4 66,4 96,0 83,0 60,0 III 91, ,3 97,0 86,0 51,0 IV 98,0 89,9 68,9 91,0 78,0 54,0 V 96,3 84,2 71,1 93,0 75,0 52,0 VI 89,8 82,8 70,6 94,0 76,0 50,0 Média ± DP 93,6 ± 86,1 ± 3,8 a 67,8 ± 2,7 b 94,4 ± 80,0 ± 4,3 a 54,0 ± 3,8 b 3,1 a 2,2 a Letras minúsculas distintas, na mesma linha, indicam diferença significativa (p<0,001) entre os tratamentos. Tabela 2. Velocidade curvilinear (VCL), velocidade linear progressiva (VSL) e velocidade média da trajetória (VAP) do sêmen fresco e pós-descongelação de Prochilodus brevis em ACP-104 e solução de glicose acrescido de metilglicol. VCL (µm. s -1 ) VSL (µm. s -1 ) VAP (µm. s -1 ) Sêmen fresco 148,6 ± 5,4 a 72,9 ± 4,5 a 123,7 ± 5,3 a ACP ,1 ± 8,2 b 30,0 ± 5,8 b 45,5 ± 7,4 b Glicose 31,6 ± 3,6 c 14,0 ± 4,1 c 22,6 ± 4,4 c Letras minúsculas distintas, na mesma coluna, indicam diferença significativa (p<0,001) entre os tratamentos. Foi percebido um decréscimo acentuado das velocidades no sêmen tratado com glicose quando comparado ao sêmen tratado com ACP- 8

9 Resumos Expandidos do I CONICBIO / II CONABIO / VI SIMCBIO (v.2) Universidade Católica de Pernambuco - Recife - PE - Brasil - 11 a 14 de novembro de , que obteve velocidade semelhante ao encontrado em Prochilodus lineatus e que conferiu bons resultados de fertilização, Tabela 2. CONCLUSÃO No presente estudo, o diluidor ACP-104 acrescido de 10% de Metilglicol mostrou-se mais adequado para a congelação dos espermatozoides de Prochilodus brevis, uma vez que obteve resultados superiores de cinética e morfologia quando comparado ao sêmen congelado com o diluidor padrão. REFERÊNCIAS ALAVI, S.M.H.; RODINA M.; VIVEIROS A.T.M.; COSSON J.; GELA D.; BORYSHPOLETS S.; LINHART O. Effects of osmolality on sperm morphology, motility and flagellar wave parameters in Northern pike (Esox lucius L.). Theriogenology, v. 72, p , BILLARD, R.; COSSON J.; PERCHEC G.; LINHART O. Biology of sperm and artificial reproduction in carp. Aquaculture, v. 129, p , CRUZ-CASALLAS P.E.; VELASCO-SANTAMARÍA Y.M. Determinación de las características seminales y seminación artificial en peces. In: Daza PV, Landines PMA, Sanabria OAI (Ed.). Reproducción de peces en el trópico. Bogotá, DC: Imprenta Nacional de Colombia. pp GURGEL, L.L.; VERANI, J.R.; CHELLAPPA, S. Reproductive ecology of Prochilodus brevis an endemic fish from the semiarid region of Brazil. The Scientific World Journal (Ecology Domain), p. 1-7,

10 Resumos Expandidos do I CONICBIO / II CONABIO / VI SIMCBIO (v.2) Universidade Católica de Pernambuco - Recife - PE - Brasil - 11 a 14 de novembro de 2013 HORVÁTH, A.; MISKOLCZI, E.; URBÁNYI, B. Cryopreservation of common carp sperm. Aquat Living Resour, 16: LEITE, L.V.; MELO, M.A.P.; OLIVEIRA, F.C.E.; PINHEIRO, J.P.S.; CAMPELLO, C.C.; NUNES, J.F.; SALMITO-VANDERLEY, C.S.B. Determinação da dose inseminante e embriogênese na fertilização artificial de tambaqui (Colossoma macropomum). Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia, v.65, n.2, p , MATOS, D.L.; ARAÚJO, A.A.; ROBERTO, I.G.; TONIOLLI, R. Análise computarizada de espermatozoides: Revisão de literatura. Revista Brasileira de Reprodução Animal, v.32, n.4, p , MELO, M.A.P.; MACIEL, F.S.; OLIVEIRA, F.C.E.; SALGUEIRO, C.C.M.; SALMITO-VANDERLEY, C.S.B.; NUNES, J.F. Água de coco em pó (ACP-104 ) na criopreservação de sêmen de pirapitinga (Piaractus brachypomus) In: SEMINÁRIO NORDESTINO DE PECUÁRIA (PECNORDESTE), Anais... Fortaleza, MILIORINI, A.B. Ativadores e concentrações de metanol e dimetilsufoxido na qualidade do sêmen criopreservado de curimba (Prochilodus lineatus) f. Dissertação (Mestrado em Ciências Veterinárias) Universidade Federal de Lavras, Lavras, MURGAS, L.D.S.; FELIZARDO, V.O.; FERREIRA, M.R.; ANDRADE, E.S.; VERAS, G.C. Importância da avaliação dos parâmetros reprodutivos em peixes nativos. Revista Brasileira de Reprodução Animal, v.35, n.2, p , NASCIMENTO, M.M.; NASCIMENTO, W.S.; CHELLAPPA, N.T.; CHELLAPPA, S. Biologia reprodutiva do curimatã comum, Prochilodus brevis (Characiformes: Prochilodontidae) no açude Marechal Dutra, Rio Grande do Norte, Brasil. Biota Amazônia, v. 2, n. 2, p , PINHEIRO, R.R.R.; CAJADO, F.J.L.; PINHEIRO, J.P.S.; NUNES, L.T.; LOPES, J.T.; MELO-MACIEL, M.A.P.; SALMITO-VANDERLEY, C.S.B. Avaliação das características do sêmen fresco de curimatã comum (Prochilodus brevis) In: XX CONGRESSO BRASILEIRO DE REPRODUÇÃO ANIMAL, Anais... Uberlândia,

11 Resumos Expandidos do I CONICBIO / II CONABIO / VI SIMCBIO (v.2) Universidade Católica de Pernambuco - Recife - PE - Brasil - 11 a 14 de novembro de 2013 PURDY, P.H. A review on goat sperm cryopreservation. Small Ruminant Research, v. 63 p , SALMITO-VANDERLEY, C.S.B. Biotecnologias da reprodução em peixes de água doce. In: V CONGRESSO NORTE NORDESTE DE REPRODUÇÃO ANIMAL, Palestra... Patos-PB, 2010 SALMITO-VANDERLEY, C.S.B.; VIEIRA, M.J.A.F.; LEITE, L.V.; OLIVEIRA, F.C.E.; LINHARES, F.R.A.; SALGUEIRO, C.C.M.; NUNES, J.F. Meios de congelação para conservação de sêmen de peixes da família Characidae. Ciência Animal, v. 22, p , SILVA, S.V.; GUERRA, M.M.P. Efeitos da criopreservação sobre as células espermáticas e alternativas para redução das crioinjúrias. Revista Brasileira de Reprodução Animal, v.35, n.4, p , SOUZA, M.E.M.; OLIVEIRA, F.C.E.; OLIVEIRA, M.S.; PINHEIRO, J.P.S.; LEITE, J.S.; SALMITO-VANDERLEY, C.S.B. Avaliação de três diferentes corantes na detecção de anormalidades de cauda em espermatozoides de tambaqui (Colossoma macropomum). Ciência Animal, v. 22, p , VIVEIROS, A.T.M.; ORFÃO, L.H.; MARIA, A.N.; ALLAMAN, I.B. A simple, inexpensive and successful freezing method for curimba Prochilodus lineatus (Characiformes) semen. Animal Reproducion Science, v.112, p VIVEIROS, A.T.M.; NASCIMENTO, A.F.; ORFÃO, L.H.; ISAÚ, Z.A. Motility and fertility of the subtropical freshwater fish streaked prochilod (Prochilodus lineatus) sperm cryopreserved in powdered coconut water. Theriogenology, v.74, p ,

Criopreservação do Sêmen de Tambaqui em Criotubos: Influência da Velocidade de Descongelamento

Criopreservação do Sêmen de Tambaqui em Criotubos: Influência da Velocidade de Descongelamento 125 Criopreservação do Sêmen de Tambaqui em Criotubos: Influência da Velocidade de Descongelamento Carlos Adriano Rocha Silva Morais 1 ; Allan Charles Marques de Carvalho 2 ; Giselle Santana Barreto 1

Leia mais

Taxa de Diluição e Tipo de Recipiente de Envase na Criopreservação do Sêmen de Tambaqui

Taxa de Diluição e Tipo de Recipiente de Envase na Criopreservação do Sêmen de Tambaqui 132 Taxa de Diluição e Tipo de Recipiente de Envase na Criopreservação do Sêmen de Tambaqui Flavia Hipolito de Araujo 1 ; Carlos Adriano Rocha Silva Morais 2 ; David Lopes Fernandes 3 ; Rafael Venâncio

Leia mais

Morfologia Espermática do Sêmen de Tambaqui Criopreservado em Criotubos e Submetido a Diferentes Velocidades de Descongelamento

Morfologia Espermática do Sêmen de Tambaqui Criopreservado em Criotubos e Submetido a Diferentes Velocidades de Descongelamento 120 Morfologia Espermática do Sêmen de Tambaqui Criopreservado em Criotubos e Submetido a Diferentes Velocidades de Descongelamento Giselle Santana Barreto 1 ; Carlos Adriano Rocha Silva Morais 1 ; Flavia

Leia mais

Uso do Sêmen Criopreservado de Tambaqui no Processo de Reprodução Artificial

Uso do Sêmen Criopreservado de Tambaqui no Processo de Reprodução Artificial 174 Uso do Sêmen Criopreservado de Tambaqui no Processo de Reprodução Artificial Evelyn da Silva Santos¹; Giselle Santana Barreto¹; Carlos Adriano Silva Rocha Morais¹; Allan Charles Marques de Carvalho²;

Leia mais

Aloe vera na criopreservação do sêmen de tambaqui (Colossoma macropomum)

Aloe vera na criopreservação do sêmen de tambaqui (Colossoma macropomum) Arq. Bras. Med. Vet. Zootec., v.67, n.3, p.945-949, 2015 Comunicação [Communication] Aloe vera na criopreservação do sêmen de tambaqui (Colossoma macropomum) [Aloe vera in the cryopreservation of tambaqui

Leia mais

Protocolo para congelamento e descongelamento do sêmen de tambaqui em macropalhetas

Protocolo para congelamento e descongelamento do sêmen de tambaqui em macropalhetas V Seminário de Iniciação Científica e Pós-Graduação da Embrapa Tabuleiros Costeiros 150 Protocolo para congelamento e descongelamento do sêmen de tambaqui em macropalhetas Vinicius Augusto Dias Filho 1,

Leia mais

Rev. Bras. Reprod. Anim., Belo Horizonte, v.38, n.3, p , jul./set Disponível em Resumo

Rev. Bras. Reprod. Anim., Belo Horizonte, v.38, n.3, p , jul./set Disponível em  Resumo Rev. Bras. Reprod. Anim., Belo Horizonte, v.38, n.3, p.170-175, jul./set. 2014. Disponível em www.cbra.org.br Avaliação de diferentes crioprotetores e taxas de diluição na criopreservação seminal de Prochilodus

Leia mais

Influência do tempo de resfriamento e soluções diluentes sobre a congelabilidade do sêmen de Prochilodus brevis*

Influência do tempo de resfriamento e soluções diluentes sobre a congelabilidade do sêmen de Prochilodus brevis* Acta Scientiae Veterinariae, 2017. 45: 1480. RESEARCH ARTICLE Pub. 1480 ISSN 1679-9216 Influência do tempo de resfriamento e soluções diluentes sobre a congelabilidade do sêmen de Prochilodus brevis* Influence

Leia mais

Fertilização de Ovócitos de Tambaqui com Sêmen in Natura

Fertilização de Ovócitos de Tambaqui com Sêmen in Natura III Seminário de Iniciação Científica e Pós-Graduação da Embrapa Tabuleiros Costeiros 209 Fertilização de Ovócitos de Tambaqui com Sêmen in Natura Allisson Fabiano Silva Ferro¹; Giselle Santana Barreto

Leia mais

COLESTANOL CARREGADO POR CICLODEXTRINA NO SÊMEN DE CARNEIROS SOBRE A MOTILIDADE TOTAL E INTEGRIDADE DA MEMBRANA PLASMÁTICA APÓS CRIOPRESERVAÇÃO¹

COLESTANOL CARREGADO POR CICLODEXTRINA NO SÊMEN DE CARNEIROS SOBRE A MOTILIDADE TOTAL E INTEGRIDADE DA MEMBRANA PLASMÁTICA APÓS CRIOPRESERVAÇÃO¹ COLESTANOL CARREGADO POR CICLODEXTRINA NO SÊMEN DE CARNEIROS SOBRE A MOTILIDADE TOTAL E INTEGRIDADE DA MEMBRANA PLASMÁTICA APÓS CRIOPRESERVAÇÃO¹ 1* Maria Lilian gomes LOIOLA, 2 Wildelfrancys Lima de SOUZA,

Leia mais

Processamento e preservação de sêmen de peixes nativos

Processamento e preservação de sêmen de peixes nativos Processamento e preservação de sêmen de peixes nativos Paulo César Falanghe Carneiro Embrapa Aracaju - SE Introdução Blaxter 1950: Arenque com reprodução em épocas diferentes Uso do gelo seco Conhecimento

Leia mais

Cinética e morfologia de espermatozoides de carpa comum criopreservados em água de coco em pó ACP-104

Cinética e morfologia de espermatozoides de carpa comum criopreservados em água de coco em pó ACP-104 Arq. Bras. Med. Vet. Zootec., v.67, n.5, p.1313-1320, 2015 Cinética e morfologia de espermatozoides de carpa comum criopreservados em água de coco em pó ACP-104 [Kinetics and morphology of common carp

Leia mais

QUALIDADE DO SÊMEN DE TAMBAQUI (Colossoma macropomum) CRIOPRESERVADO EM DIFERENTES CONCENTRAÇÕES DE GEMA DE OVO

QUALIDADE DO SÊMEN DE TAMBAQUI (Colossoma macropomum) CRIOPRESERVADO EM DIFERENTES CONCENTRAÇÕES DE GEMA DE OVO Qualidade do sêmen de tambaqui (Colossoma macropomum) criopreservado em diferentes... 267 DOI: 10.1590/1089-6891v17i225386 MEDICINA VETERINÁRIA QUALIDADE DO SÊMEN DE TAMBAQUI (Colossoma macropomum) CRIOPRESERVADO

Leia mais

LEITE, et al. Rev. Bras. Eng. Pesca 6(2): 23:29, 2011 Artigo

LEITE, et al. Rev. Bras. Eng. Pesca 6(2): 23:29, 2011 Artigo CRIOPRESERVAÇÃO DE SÊMEN DE TAMBAQUI COM ACP ADICIONADO DE GEMA DE OVO Liliane Veras LEITE * ; Fátima de Cássia Evangelista de OLIVEIRA; Larissa Teixeira NUNES; José Ferreira NUNES; Carminda Sandra Brito

Leia mais

42º Congresso Bras. de Medicina Veterinária e 1º Congresso Sul-Brasileiro da ANCLIVEPA - 31/10 a 02/11 de Curitiba - PR 1

42º Congresso Bras. de Medicina Veterinária e 1º Congresso Sul-Brasileiro da ANCLIVEPA - 31/10 a 02/11 de Curitiba - PR 1 1 COMPARAÇÃO DA CINÉTICA DE ESPERMATOZOIDES DA CAUDA DO EPIDÍDIMO COM OS OBTIDOS DO EJACULADO DE GARANHÕES AUTORES: Gabriel Augusto Monteiro 1, Yamê Fabres Robaina Sancler da Silva 2, Carlos Ramires Neto

Leia mais

Estudos sobre a morfometria do espermatozoide e características seminais do Pseudoplatystoma corruscans

Estudos sobre a morfometria do espermatozoide e características seminais do Pseudoplatystoma corruscans Estudos sobre a morfometria do espermatozoide e características seminais do Pseudoplatystoma corruscans Cristiane Bashiyo-Silva¹; Douglas de Castro Ribeiro¹; Jumma Miranda de Araújo Chagas¹; Raphael da

Leia mais

Colheita e Avaliação Seminal

Colheita e Avaliação Seminal UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ FACULDADE DE VETERINÁRIA BIOTECNOLOGIA DA REPRODUÇÃO ANIMAL Colheita e Avaliação Seminal Vicente José de F. Freitas Laboratório de Fisiologia e Controle da Reprodução www.uece.br/lfcr

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA FACULDADE DE VETERINÁRIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS VETERINÁRIAS

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA FACULDADE DE VETERINÁRIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS VETERINÁRIAS 0 UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA FACULDADE DE VETERINÁRIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS VETERINÁRIAS LARISSA TEIXEIRA NUNES AVALIAÇÃO DE SOLUÇÕES DILUIDORAS

Leia mais

Sucesso do resfriamento e congelamento de sêmen de pirapitinga Brycon nattereri

Sucesso do resfriamento e congelamento de sêmen de pirapitinga Brycon nattereri Arq. Bras. Med. Vet. Zootec., v.59, n.6, p.1509-1515, 2007 Sucesso do resfriamento e congelamento de sêmen de pirapitinga Brycon nattereri [Sucess of cooling and freezing of pirapitinga (Brycon nattereri)

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA FACULDADE DE VETERINÁRIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS VETERINÁRIAS

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA FACULDADE DE VETERINÁRIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS VETERINÁRIAS UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA FACULDADE DE VETERINÁRIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS VETERINÁRIAS MÔNICA ALINE PARENTE MELO MACIEL CINÉTICA ESPERMÁTICA,

Leia mais

MORFOLOGIA ESPERMÁTICA DE JAÚ Zungaro jahu - ANÁLISE DO SÊMEN in natura E PÓS-DESCONGELADO

MORFOLOGIA ESPERMÁTICA DE JAÚ Zungaro jahu - ANÁLISE DO SÊMEN in natura E PÓS-DESCONGELADO MORFOLOGIA ESPERMÁTICA DE JAÚ Zungaro jahu - ANÁLISE DO SÊMEN in natura E PÓS-DESCONGELADO Mariana Martins Drumond*, Gilmara Junqueira M. Pereira, Viviane de Oliveira Felizardo, Luis David Solis Murgas,

Leia mais

CARACTERÍSTICAS DO SÊMEN DE TAMBAQUI (COLOSSOMA MACROPOMUM) EM LATITUDE EQUATORIAL #

CARACTERÍSTICAS DO SÊMEN DE TAMBAQUI (COLOSSOMA MACROPOMUM) EM LATITUDE EQUATORIAL # CARACTERÍSTICAS DO SÊMEN DE TAMBAQUI (COLOSSOMA MACROPOMUM) EM LATITUDE EQUATORIAL # TAMBAQUI (COLOSSOMA MACROPOMUM) SEMEN CHARACTERISTICS ON EQUATORIAL LATITUDE Vieira, M.J.A.F. 1 *, Carvalho, M.A.M.

Leia mais

O DIMETILSULFÓXIDO PROPORCIONA AS MAIORES ESCALAS DE VALORIZAÇÃO DA MOTILIDADE DO SÊMEN DESCONGELADO DE CURIMBA Prochilodus lineatus

O DIMETILSULFÓXIDO PROPORCIONA AS MAIORES ESCALAS DE VALORIZAÇÃO DA MOTILIDADE DO SÊMEN DESCONGELADO DE CURIMBA Prochilodus lineatus O DIMETILSULFÓXIDO PROPORCIONA AS MAIORES ESCALAS DE VALORIZAÇÃO DA MOTILIDADE DO SÊMEN DESCONGELADO DE CURIMBA Prochilodus lineatus Aléssio Batista Miliorini; Luis David Solis Murgas * ; Gilmara Junqueira

Leia mais

METODOLOGIAS PARA CRIOPRESERVAÇÃO E MECANISMOS DE AVALIAÇÃO DO SÊMEN DE PEIXES CHARACIFORMES

METODOLOGIAS PARA CRIOPRESERVAÇÃO E MECANISMOS DE AVALIAÇÃO DO SÊMEN DE PEIXES CHARACIFORMES METODOLOGIAS PARA CRIOPRESERVAÇÃO E MECANISMOS DE AVALIAÇÃO DO SÊMEN DE PEIXES CHARACIFORMES [Methodologies for cryopreservation and mechanisms of sperm evaluation in characiformes fish] Carminda Sandra

Leia mais

Osmolaridade dos Ativadores e Taxa de Diluição na Ativação do Sêmen Criopreservado de Curimba (Prochilodus lineatus)

Osmolaridade dos Ativadores e Taxa de Diluição na Ativação do Sêmen Criopreservado de Curimba (Prochilodus lineatus) Osmolaridade dos Ativadores e Taxa de Diluição na Ativação do Sêmen Criopreservado de Curimba (Prochilodus lineatus) VIVIANE DE OLIVEIRA FELIZARDO Doutoranda em Zootecnia/UFLA, Rua João Mattioli, 542-centro.

Leia mais

Semina: Ciências Agrárias ISSN: X Universidade Estadual de Londrina Brasil

Semina: Ciências Agrárias ISSN: X Universidade Estadual de Londrina Brasil Semina: Ciências Agrárias ISSN: 1676-546X semina.agrarias@uel.br Universidade Estadual de Londrina Brasil Parente Melo-Maciel, Mônica Aline; Ferreira Nunes, José; Silva Pinheiro, João Paulo; Teixeira Nunes,

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA FACULDADE DE VETERINÁRIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS VETERINÁRIAS

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA FACULDADE DE VETERINÁRIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS VETERINÁRIAS 0 UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA FACULDADE DE VETERINÁRIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS VETERINÁRIAS JÚLIA TRUGILIO LOPES CARACTERIZAÇÃO SEMINAL E AVALIAÇÃO

Leia mais

EFEITO DA RELAÇÃO VOLUME DE SÊMEN/VOLUME DE ÁGUA SOBRE TEMPO DE ATIVAÇÃO ESPERMÁTICA EM PACU (Piaractus Mesopotamicus)

EFEITO DA RELAÇÃO VOLUME DE SÊMEN/VOLUME DE ÁGUA SOBRE TEMPO DE ATIVAÇÃO ESPERMÁTICA EM PACU (Piaractus Mesopotamicus) ml HTU, UTH EFEITO DA RELAÇÃO VOLUME DE SÊMEN/VOLUME DE ÁGUA SOBRE TEMO DE ATIVAÇÃO ESERMÁTICA EM ACU (iaractus Mesopotamicus) 1 1 Eduardo Antônio Sanches, Diego Mendes Baggio, Robie Allan Bombardelli

Leia mais

AVALIAÇÃO DA EFICIÊNCIA DE DIFERENTES SOLUÇÕES CRIOPROTETORAS NO CONGELAMENTO DE SÊMEN DE PIRACANJUBA Brycon orbignyanus

AVALIAÇÃO DA EFICIÊNCIA DE DIFERENTES SOLUÇÕES CRIOPROTETORAS NO CONGELAMENTO DE SÊMEN DE PIRACANJUBA Brycon orbignyanus AVALIAÇÃO DA EFICIÊNCIA DE DIFERENTES SOLUÇÕES CRIOPROTETORAS NO CONGELAMENTO DE SÊMEN DE PIRACANJUBA Brycon orbignyanus Viviane O. Felizardo*, Mariana M. Drumond, Luis D. S. Murgas, Márcio G. Zangeronimo,

Leia mais

Efeito de vitaminas adicionadas ao diluente ACP-104 sobre a qualidade do sêmen criopreservado de carpa comum (Cyprinus carpio)

Efeito de vitaminas adicionadas ao diluente ACP-104 sobre a qualidade do sêmen criopreservado de carpa comum (Cyprinus carpio) Arq. Bras. Med. Vet. Zootec., v.69, n.4, p.980-988, 2017 Efeito de vitaminas adicionadas ao diluente ACP-104 sobre a qualidade do sêmen criopreservado de carpa comum (Cyprinus carpio) [Effect of vitamins

Leia mais

TEMPO DE ATIVAÇÃO ESPERMÁTICA DO JUNDIÁ (Rhamdia Quelen), UTILIZANDO COMO SOLUÇÃO ATIVADORA ÁGUA EM DIFERENTES TEMPERATURAS.

TEMPO DE ATIVAÇÃO ESPERMÁTICA DO JUNDIÁ (Rhamdia Quelen), UTILIZANDO COMO SOLUÇÃO ATIVADORA ÁGUA EM DIFERENTES TEMPERATURAS. HTU UTH, TEMO DE ATIVAÇÃO ESERMÁTICA DO JUNDIÁ (Rhamdia Quelen), UTILIZANDO COMO SOLUÇÃO ATIVADORA ÁGUA EM DIFERENTES TEMERATURAS. Renata Marino Sykora, Eduardo Antônio Sanches, Diego Mendes Baggio 2 3

Leia mais

RENATA VIEIRA DO NASCIMENTO

RENATA VIEIRA DO NASCIMENTO 0 UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA FACULDADE DE VETERINÁRIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS VETERINÁRIAS MESTRADO ACADÊMICO EM CIÊNCIAS VETERINÁRIAS RENATA

Leia mais

SÊMEN DE PACU Piaractus mesopotamicus CONGELADO COM DIFERENTES CONCENTRAÇÕES DE GELÉIA REAL

SÊMEN DE PACU Piaractus mesopotamicus CONGELADO COM DIFERENTES CONCENTRAÇÕES DE GELÉIA REAL SÊMEN DE PACU Piaractus mesopotamicus CONGELADO COM DIFERENTES CONCENTRAÇÕES DE GELÉIA REAL Juliana Minardi Galo *, Melanie Digmayer, Danilo Pedro Streit Júnior, Ricardo Pereira Ribeiro, Gentil Vanini

Leia mais

Diluidores em diferentes phs na preservação do sêmen de curimba Prochilodus lineatus, coletado no final do período reprodutivo DANIELE ROSSETTO

Diluidores em diferentes phs na preservação do sêmen de curimba Prochilodus lineatus, coletado no final do período reprodutivo DANIELE ROSSETTO UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ CENTRO DE ENGENHARIAS E CIÊNCIAS EXATAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM RECURSOS PESQUEIROS E ENGENHARIA DE PESCA DANIELE ROSSETTO Diluidores em diferentes phs na

Leia mais

MORFOLOGIA DO SÊMEN CRIOPRESERVADO DE CURIMATÃ EM MÁQUINA DE CONGELAÇÃO

MORFOLOGIA DO SÊMEN CRIOPRESERVADO DE CURIMATÃ EM MÁQUINA DE CONGELAÇÃO MORFOLOGIA DO SÊMEN CRIOPRESERVADO DE CURIMATÃ EM MÁQUINA DE CONGELAÇÃO Pinheiro, J. P. S. (1) ; Melo-Maciel, M. A. P. (1) ; Almeida, P.S. (1) ; Pinheiro, R.R.R. (1) ; Torres, T.M. (1) ; Leite, L.V.(1);

Leia mais

TEMPO DE MOTILIDADE ESPERMÁTICA DO CASCUDO- PRETO, Rhinelepis Aspera, UTILIZANDO COMO SOLUÇÃO ATIVADORA ÁGUA EM DIFERENTES TEMPERATURAS.

TEMPO DE MOTILIDADE ESPERMÁTICA DO CASCUDO- PRETO, Rhinelepis Aspera, UTILIZANDO COMO SOLUÇÃO ATIVADORA ÁGUA EM DIFERENTES TEMPERATURAS. , HTU UTH TEMO DE MOTILIDADE ESERMÁTICA DO CASCUDO- RETO, Rhinelepis Aspera, UTILIZANDO COMO SOLUÇÃO ATIVADORA ÁGUA EM DIFERENTES TEMERATURAS. Diego Mendes Baggio, Eduardo Antônio Sanches, Renata Marino

Leia mais

Sensibilidade dos espermatozoides de dourado (Salminus brasiliensis) a diferentes soluções crioprotetoras

Sensibilidade dos espermatozoides de dourado (Salminus brasiliensis) a diferentes soluções crioprotetoras Arq. Bras. Med. Vet. Zootec., v.61, n.4, p.883-889, 2009 Sensibilidade dos espermatozoides de dourado (Salminus brasiliensis) a diferentes soluções crioprotetoras [Sensitivity of dourado (Salminus brasiliensis)

Leia mais

INFLUÊNCIA DOS MESES DO ANO SOBRE A MOTILIDADE DO SÊMEN BOVINO FRESCO NO CERRADO MINEIRO

INFLUÊNCIA DOS MESES DO ANO SOBRE A MOTILIDADE DO SÊMEN BOVINO FRESCO NO CERRADO MINEIRO 1 INFLUÊNCIA DOS MESES DO ANO SOBRE A MOTILIDADE DO SÊMEN BOVINO FRESCO NO CERRADO MINEIRO EDENARA A DA SILVA 1, FRANCISCO A. A. CAMELO Jr 1, MONIQUE M. FRATA 1, IVAN BIANCHI 1, KARINA L. GOULARTE 1, THOMAZ

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ FACULDADE DE VETERINÁRIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS VETERINÁRIAS MESTRADO ACADÊMICO EM CIÊNCIAS VETERINÁRIAS

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ FACULDADE DE VETERINÁRIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS VETERINÁRIAS MESTRADO ACADÊMICO EM CIÊNCIAS VETERINÁRIAS 0 UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ FACULDADE DE VETERINÁRIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS VETERINÁRIAS MESTRADO ACADÊMICO EM CIÊNCIAS VETERINÁRIAS PRISCILA SILVA DE ALMEIDA MONTEIRO EFEITO DAS VITAMINAS

Leia mais

Métodos de congelamento One Step e Two Steps do sêmen de cães, diluído em solução de água de coco e etilenoglicol

Métodos de congelamento One Step e Two Steps do sêmen de cães, diluído em solução de água de coco e etilenoglicol Métodos de congelamento One Step e Two Steps do sêmen de cães, diluído em solução de água de coco e etilenoglicol One Step and Two Steps freezing methods of dog s semen in coconut water and ethylene glycol

Leia mais

Efeito de vitaminas e aminoácidos como suplementação da solução crioprotetora para a criopreservação do sêmen de tambaqui (Colossoma macropomum) *

Efeito de vitaminas e aminoácidos como suplementação da solução crioprotetora para a criopreservação do sêmen de tambaqui (Colossoma macropomum) * Acta Scientiae Veterinariae, 2018. 46: 1593. RESEARCH ARTICLE Pub. 1593 ISSN 1679-9216 Efeito de vitaminas e aminoácidos como suplementação da solução crioprotetora para a criopreservação do sêmen de tambaqui

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA FACULDADE DE VETERINÁRIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS VETERINÁRIAS

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA FACULDADE DE VETERINÁRIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS VETERINÁRIAS UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA FACULDADE DE VETERINÁRIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS VETERINÁRIAS MAYARA SETÚBAL OLIVEIRA CRIOPRESERVAÇÃO DO SÊMEN DE TAMBAQUI:

Leia mais

MEIOS DE CONGELAÇÃO PARA CONSERVAÇÃO DE SÊMEN DE PEIXES DA FAMÍLIA CHARACIDAE. (Cryopreservation extenders for fishes sperm of Characidae family)

MEIOS DE CONGELAÇÃO PARA CONSERVAÇÃO DE SÊMEN DE PEIXES DA FAMÍLIA CHARACIDAE. (Cryopreservation extenders for fishes sperm of Characidae family) MEIOS DE CONGELAÇÃO PARA CONSERVAÇÃO DE SÊMEN DE PEIXES DA FAMÍLIA CHARACIDAE (Cryopreservation extenders for fishes sperm of Characidae family) Carminda Sandra Brito SALMITO-VANDERLEY 1* ; Marcelo José

Leia mais

Caracterização do sêmen de tambaqui (Colossoma macropomum) durante período reprodutivo

Caracterização do sêmen de tambaqui (Colossoma macropomum) durante período reprodutivo DOI: 10.5965/223811711732018603 Revista de Ciências Agroveterinárias 17(4): 2018 Universidade do Estado de Santa Catarina Caracterização do sêmen de tambaqui (Colossoma macropomum) durante período reprodutivo

Leia mais

Comunicado 159 Técnico

Comunicado 159 Técnico Comunicado 159 Técnico ISSN 1678-1937 Dezembro, 2015 Fotos: Alexandre Nizio Maria Criopreservação do Sêmen de Tambaqui em Criotubos para Utilização em Grande Escala Alexandre Nizio Maria 1 Rodrigo Yudi

Leia mais

CRIOPRESERVAÇÃO DO SÊMEN DO DOURADO Salminus brasiliensis (Cuvier, 1816, CHARACIDAE)

CRIOPRESERVAÇÃO DO SÊMEN DO DOURADO Salminus brasiliensis (Cuvier, 1816, CHARACIDAE) UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS DEPARTAMENTO DE AQUICULTURA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM AQUICULTURA CRIOPRESERVAÇÃO DO SÊMEN DO DOURADO Salminus brasiliensis (Cuvier,

Leia mais

EFEITO DO COLESTANOL CARREGADO POR CICLODEXTRINA NO SÊMEN DE CARNEIROS SOBRE APÓS A CRIOPRESERVAÇÃO

EFEITO DO COLESTANOL CARREGADO POR CICLODEXTRINA NO SÊMEN DE CARNEIROS SOBRE APÓS A CRIOPRESERVAÇÃO EFEITO DO COLESTANOL CARREGADO POR CICLODEXTRINA NO SÊMEN DE CARNEIROS SOBRE APÓS A CRIOPRESERVAÇÃO Mariana Gardenia de Lucena REIS¹ *, Wildelfrancys Lima de SOUZA², Elenice Andrade MORAES³, Illa Carla

Leia mais

CEMIG Companhia Energética de Minas Gerais REPRODUÇÃO DE ESPÉCIES DE PIRACEMA

CEMIG Companhia Energética de Minas Gerais REPRODUÇÃO DE ESPÉCIES DE PIRACEMA CEMIG Companhia Energética de Minas Gerais REPRODUÇÃO DE ESPÉCIES DE PIRACEMA PIRACEMA Pira=Peixe Cema=Canto Redução dos Estoques de Peixes 1. Pesca Predatória: desenvolvimento da industria pesqueira;

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal Criopreservação do sêmen asinino coletado de forma fracionada e envasado em FlatPacks ou palhetas de 0,55 ml:

Leia mais

OSMOLARIDADE E TAXA DE DILUIÇÃO NA ATIVAÇÃO DO SÊMEN CRIOPRESERVADO DE PROCHILODUS LINEATUS

OSMOLARIDADE E TAXA DE DILUIÇÃO NA ATIVAÇÃO DO SÊMEN CRIOPRESERVADO DE PROCHILODUS LINEATUS OSMOLARIDADE E TAXA DE DILUIÇÃO NA ATIVAÇÃO DO SÊMEN CRIOPRESERVADO DE PROCHILODUS LINEATUS OSMOLARITY OF ACTIVATOR AND DILUTION RATE IN THE ACTIVATION OF CRYOPRESERVED SEMEN OF CURIMBA (PROCHILODUS LINEATUS)

Leia mais

Adição da Gelatina no Meio Diluidor para Congelação de Sêmen Ovino

Adição da Gelatina no Meio Diluidor para Congelação de Sêmen Ovino Anais: I Seminário de Iniciação Científica e pós-graduação da Embrapa Tabuleiros Costeiros 243 Adição da Gelatina no Meio Diluidor para Congelação de Sêmen Ovino Anderson Marque Pinto Bandeira 1 Maiana

Leia mais

Efeitos do volume de Percoll, duração e força de centrifugação na produção in vitro e proporção de sexos de embriões bovinos.

Efeitos do volume de Percoll, duração e força de centrifugação na produção in vitro e proporção de sexos de embriões bovinos. NUPEEC Núcleo de Pesquisa, Ensino e Extensão em Pecuária Efeitos do volume de Percoll, duração e força de centrifugação na produção in vitro e proporção de sexos de embriões bovinos. Machado, G. M. et.

Leia mais

ALTERAÇÕES MORFOLÓGICAS DOS ESPERMATOZÓIDES DE PEIXES

ALTERAÇÕES MORFOLÓGICAS DOS ESPERMATOZÓIDES DE PEIXES UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE VETERINÁRIA METODOLOGIA APLICADA À CONCLUSÃO DE CURSO ALTERAÇÕES MORFOLÓGICAS DOS ESPERMATOZÓIDES DE PEIXES LUIS FERNANDO GUERRERO GRACIA 2011/1 UNIVERSIDADE

Leia mais

VOLUME IDEAL DE OVOS DE CURIMBATÁ (Prochilodus lineatus) PARA INCUBADORA EXPERIMENTAL

VOLUME IDEAL DE OVOS DE CURIMBATÁ (Prochilodus lineatus) PARA INCUBADORA EXPERIMENTAL VOLUME IDEAL DE OVOS DE CURIMBATÁ (Prochilodus lineatus) PARA INCUBADORA EXPERIMENTAL Bruno Estevão de Souza, Eduardo Antônio Sanches, Diego Mendes Baggio, Robie Allan Bombardelli, Elizabeth Romagosa.

Leia mais

Pág Lista de Tabelas... 9 Lista de Figuras Prefácio à 3ª Edição... 12

Pág Lista de Tabelas... 9 Lista de Figuras Prefácio à 3ª Edição... 12 SUMÁRIO Pág Lista de Tabelas... 9 Lista de Figuras... 11 Prefácio à 3ª Edição... 12 Comissão da 3ª Edição... 13 Comissão da 2ª Edição... 14 Comissão da 1ª Edição... 14 CAPÍTULO 1 1 INTRODUÇÃO AO EXAME

Leia mais

CARACTERÍSTICAS ANDROLÓGICAS DE CARNEIROS JOVENS DA RAÇA TEXEL

CARACTERÍSTICAS ANDROLÓGICAS DE CARNEIROS JOVENS DA RAÇA TEXEL CARACTERÍSTICAS ANDROLÓGICAS DE CARNEIROS JOVENS DA RAÇA TEXEL Pauline Beatriz Guidoni (Bolsista PIBIC/CNPQ-UNOPAR), e-mail: paulineguidoni@outlook.com. Carlos Augusto Capelassi Gomes, e-mail: carlos_adg69@hotmail.com.

Leia mais

Letícia Emiliani Fantini 1, Cristiane Meldau de Campos 2

Letícia Emiliani Fantini 1, Cristiane Meldau de Campos 2 REPRODUÇÃO INDUZIDA DE CACHARA Pseudoplatystoma reticulatum CAPTURADOS NO PANTANAL SUL, SUBMETIDOS A DIFERENTES INTERVALOS DE TEMPO ENTRE AS APLICAÇÕES HORMONAIS Letícia Emiliani Fantini 1, Cristiane Meldau

Leia mais

Tatiane Guedes Bueno*, Laiza Sartori de Camargo, Karym Christine de Freitas Cardoso, Anelise Ribeiro Peres, Fabiana Ferreira de Souza

Tatiane Guedes Bueno*, Laiza Sartori de Camargo, Karym Christine de Freitas Cardoso, Anelise Ribeiro Peres, Fabiana Ferreira de Souza AVALIAÇÃO DA ESTERILIZAÇÃO APÓS A OCLUSÃO DOS VASOS SANGUÍNEOS OVARIANOS DE COELHAS UTILIZANDO ELÁSTICO DE AFASTAR OS DENTES OU ABRAÇADEIRAS DE NÁILON Tatiane Guedes Bueno*, Laiza Sartori de Camargo, Karym

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA FACULDADE DE VETERINÁRIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS VETERINÁRIAS

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA FACULDADE DE VETERINÁRIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS VETERINÁRIAS UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA FACULDADE DE VETERINÁRIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS VETERINÁRIAS JORDANA SAMPAIO LEITE ANÁLISE CINÉTICA, MORFOLÓGICA E

Leia mais

BIOTÉCNICAS APLICADAS A REPRODUÇÃO DE CIPRINÍDEOS

BIOTÉCNICAS APLICADAS A REPRODUÇÃO DE CIPRINÍDEOS BIOTÉCNICAS APLICADAS A REPRODUÇÃO DE CIPRINÍDEOS [Biotechs applied the reproduction of cyprinids] Carminda Sandra Brito Salmito-Vanderley 1*, Francisco Renan Aragão Linhares 2, Maria Audália Marques de

Leia mais

Avaliação Espermática Pós-Descongelamento em Piracanjuba (Brycon orbignyanus, Vallenciennes, 1849)

Avaliação Espermática Pós-Descongelamento em Piracanjuba (Brycon orbignyanus, Vallenciennes, 1849) Avaliação Espermática Pós-Descongelamento em Piracanjuba (Brycon orbignyanus, Vallenciennes, 1849) Luis David Solis Murgas 1, Renan Toledo Franciscatto 2, Anna Graciela Oliveira Santos 3 RESUMO - O experimento

Leia mais

FERTILIZAÇÃO ARTIFICIAL E INCUBAÇÃO DE OVOS DE JUNDIÁ CINZA (Rhamdia quelen) EM ÁGUA CONTAMINADA COM COBRE

FERTILIZAÇÃO ARTIFICIAL E INCUBAÇÃO DE OVOS DE JUNDIÁ CINZA (Rhamdia quelen) EM ÁGUA CONTAMINADA COM COBRE FERTILIZAÇÃO ARTIFICIAL E INCUBAÇÃO DE OVOS DE JUNDIÁ CINZA (Rhamdia quelen) EM ÁGUA CONTAMINADA COM COBRE Giovano Neumann (PICV/UNIOESTE/PRPPG), Cesar Pereira Rebechi de Toledo, Eduardo Antônio Sanchez,

Leia mais

Rev. Bras. Reprod. Anim., Belo Horizonte, v.42, n.1, p.36-41, jan./mar Disponível em

Rev. Bras. Reprod. Anim., Belo Horizonte, v.42, n.1, p.36-41, jan./mar Disponível em Rev. Bras. Reprod. Anim., Belo Horizonte, v.42, n.1, p.36-41, jan./mar. 2018. Disponível em www.cbra.org.br Avaliação de diferentes crioprotetores e tempos de descongelamento de sêmen de tambaqui Colossoma

Leia mais

11. Núcleos de conservação de peixes

11. Núcleos de conservação de peixes 11. Núcleos de conservação de peixes - Eduardo Sousa Varela - Luciana Nakaghi Ganeko Kirschnik - Luciana Shiotsuki Belchior - Luciana Cristine Vasques Villela Foto: Jefferson Christofoletti. Conservação

Leia mais

MEDICINA VETERINÁRIA

MEDICINA VETERINÁRIA Efeito de diferentes protocolos de descongelação sobre o sêmen canino criopreservado... 845 MEDICINA VETERINÁRIA DOI: 10.5216/cab.v11i4.2449 EFEITO DE DIFERENTES PROTOCOLOS DE DESCONGELAÇÃO SOBRE O SÊMEN

Leia mais

Avaliação de espermatozoides caprinos congelados em meio à base de água de coco em pó (ACP-101 ) ou TRIS

Avaliação de espermatozoides caprinos congelados em meio à base de água de coco em pó (ACP-101 ) ou TRIS Arq. Bras. Med. Vet. Zootec., v.6, n.6, p.1295-1302, 2011 Avaliação de espermatozoides caprinos congelados em meio à base de água de coco em pó (ACP-101 ) ou TRIS [Evaluation of goat spermatozoa frozen

Leia mais

Rev. Bras. Reprod. Anim., Belo Horizonte, v.40, n.4, p , out./dez Disponível em

Rev. Bras. Reprod. Anim., Belo Horizonte, v.40, n.4, p , out./dez Disponível em Rev. Bras. Reprod. Anim., Belo Horizonte, v.40, n.4, p.194-199, out./dez. 2016. Disponível em www.cbra.org.br Tecnologia de conservação de sêmen de peixes: resfriamento, congelação e uso de antioxidantes

Leia mais

CARACTERÍSTICAS SEMINAIS E PERÍMETRO ESCROTAL DE TOUROS NELORE E TABAPUÃ CRIADOS NA REGIÃO NORTE DO PARANÁ

CARACTERÍSTICAS SEMINAIS E PERÍMETRO ESCROTAL DE TOUROS NELORE E TABAPUÃ CRIADOS NA REGIÃO NORTE DO PARANÁ 1 CARACTERÍSTICAS SEMINAIS E PERÍMETRO ESCROTAL DE TOUROS NELORE E TABAPUÃ CRIADOS NA REGIÃO NORTE DO PARANÁ DENIS MARQUES ROSSI 1, FLÁVIO GUISELLI LOPES 2, FILIPE ALEXANDRE BOSCARO DE CASTRO 3, BRUNO

Leia mais

42º Congresso Bras. de Medicina Veterinária e 1º Congresso Sul-Brasileiro da ANCLIVEPA - 31/10 a 02/11 de Curitiba - PR 1

42º Congresso Bras. de Medicina Veterinária e 1º Congresso Sul-Brasileiro da ANCLIVEPA - 31/10 a 02/11 de Curitiba - PR 1 1 EFEITO DA RAÇA SOBRE A MOTILIDADE ESPERMÁTICA DO SÊMEN FRESCO E DESCONGELADO DE MACHOS BOVINOS EDENARA A DA SILVA 1, FRANCISCO A. A. CAMELO Jr 1, MONIQUE M. FRATA 1, IVAN BIANCHI 1, KARINA L. GOULARTE

Leia mais

Comunicado 207 Técnico

Comunicado 207 Técnico Comunicado 207 Técnico ISSN 1678-1937 Dezembro, 2017 Ilustração: Alexandre Nizio Maria Protocolo para Avaliação Morfológica de Espermatozoides de Tambaqui (Colossoma macropomum) Alexandre Nizio Maria 1

Leia mais

ADIÇÃO DE EXTRATO DE AÇAÍ AO DILUENTE DE CRIOPRESERVAÇÃO DO SÊMEN DE TOUROS

ADIÇÃO DE EXTRATO DE AÇAÍ AO DILUENTE DE CRIOPRESERVAÇÃO DO SÊMEN DE TOUROS ADIÇÃO DE EXTRATO DE AÇAÍ AO DILUENTE DE CRIOPRESERVAÇÃO DO SÊMEN DE TOUROS Aller Silva SOARES* 1, Janaina Barros LUZ¹, Luis Rennan Sampaio OLIVEIRA¹, Kaliandra Souza ALVES¹, André Maciel CRESPILHO², Ernestina

Leia mais

DOMINGA ISABEL LÓPEZ GALVIS. EFEITO DA COMPOSIÇÃO E OSMOLALIDADE DO DILUIDOR NA QUALIDADE DO SÊMEN CRIOPRESERVADO DE PIRACANJUBA Brycon

DOMINGA ISABEL LÓPEZ GALVIS. EFEITO DA COMPOSIÇÃO E OSMOLALIDADE DO DILUIDOR NA QUALIDADE DO SÊMEN CRIOPRESERVADO DE PIRACANJUBA Brycon DOMINGA ISABEL LÓPEZ GALVIS EFEITO DA COMPOSIÇÃO E OSMOLALIDADE DO DILUIDOR NA QUALIDADE DO SÊMEN CRIOPRESERVADO DE PIRACANJUBA Brycon orbignyanus (CHARACIFORMES) LAVRAS - MG 2014 DOMINGA ISABEL LÓPEZ

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL UFRGS UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO SUL UERGS JULIO CESAR ZEMOR

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL UFRGS UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO SUL UERGS JULIO CESAR ZEMOR UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL UFRGS UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO SUL UERGS JULIO CESAR ZEMOR ANORMALIDADES MORFOLÓGICAS NO SÊMEN IN NATURA E PÓS CRIOPRESERVAÇÃO DE TAMBAQUI Colossoma

Leia mais

CARACTERIZAÇÃO E CRIOPRESERVAÇÃO DE SÊMEN DE TAMBAQUI (Colossoma macropomum) EM DIFERENTES CRIOPROTETORES

CARACTERIZAÇÃO E CRIOPRESERVAÇÃO DE SÊMEN DE TAMBAQUI (Colossoma macropomum) EM DIFERENTES CRIOPROTETORES UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS ESCOLA DE VETERINÁRIA E ZOOTECNIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA ANIMAL CARACTERIZAÇÃO E CRIOPRESERVAÇÃO DE SÊMEN DE TAMBAQUI (Colossoma macropomum) EM DIFERENTES CRIOPROTETORES

Leia mais

Efeito de dois diferentes protocolos para congelação lenta de embriões bovinos produzidos in vitro na região da Amazônia Legal

Efeito de dois diferentes protocolos para congelação lenta de embriões bovinos produzidos in vitro na região da Amazônia Legal Efeito de dois diferentes protocolos para congelação lenta de embriões bovinos produzidos in vitro na região da Amazônia Legal Karina Almeida Maciel 1 ; Márcio Gianordoli Teixeira Gomes 2 ; Francisca Elda

Leia mais

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA FACULDADE DE AGRONOMIA E MEDICINA VETERINÁRIA

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA FACULDADE DE AGRONOMIA E MEDICINA VETERINÁRIA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA FACULDADE DE AGRONOMIA E MEDICINA VETERINÁRIA CRIOPRESERVAÇÃO DE SÊMEN DE JUNDIÁ AMAZÔNICO (Leiarius marmoratus) E PINTADO (Pseudoplatystoma corruscans) ADALMYR MORAIS BORGES TESE

Leia mais

MÉTODOS DE AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DO SÊMEN CRIOPRESERVADO DE CHARACIFORMES BRASILEIROS

MÉTODOS DE AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DO SÊMEN CRIOPRESERVADO DE CHARACIFORMES BRASILEIROS MÉTODOS DE AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DO SÊMEN CRIOPRESERVADO DE CHARACIFORMES BRASILEIROS (Methods for evaluating the quality of cryopreserved sperm from brasilian Characiforms) Mônica Aline Parente MELO-MACIEL

Leia mais

ALTEAÇÕES DA INTEGRIDADE DO DNA DO ESPERMA DURANTE O PROCESSO DE CRIOPRESERVAÇÃO E INCUBAÇÃO IN VITRO DE SEMÊM DE TOUROS

ALTEAÇÕES DA INTEGRIDADE DO DNA DO ESPERMA DURANTE O PROCESSO DE CRIOPRESERVAÇÃO E INCUBAÇÃO IN VITRO DE SEMÊM DE TOUROS Universidade Federal de Pelotas Núcleo de Pesquisa, Ensino e Extensão em Pecuária ALTEAÇÕES DA INTEGRIDADE DO DNA DO ESPERMA DURANTE O PROCESSO DE CRIOPRESERVAÇÃO E INCUBAÇÃO IN VITRO DE SEMÊM DE TOUROS

Leia mais

EFEITOS DA SEXAGEM SOB AS CARACTERÍSTICAS ESPERMATICAS DE TOUROS 5/8 GIROLANDO Effects of sexing under sperm bulls features 5/8 Girolando

EFEITOS DA SEXAGEM SOB AS CARACTERÍSTICAS ESPERMATICAS DE TOUROS 5/8 GIROLANDO Effects of sexing under sperm bulls features 5/8 Girolando EFEITOS DA SEXAGEM SOB AS CARACTERÍSTICAS ESPERMATICAS DE TOUROS 5/8 GIROLANDO Effects of sexing under sperm bulls features 5/8 Girolando Pábola Santos NASCIMENTO 1, Maiana Silva CHAVES 1, Antônio Santana

Leia mais

Criopreservação de Embriões

Criopreservação de Embriões Universidade Estadual do Ceará Faculdade de Veterinária Biotecnologia da Reprodução Animal Criopreservação de Embriões Vicente José de F. Freitas Laboratório de Fisiologia e Controle da Reprodução www.uece.br/lfcr

Leia mais

CONSERVAÇÃO DO SÊMEN CANINO A 37 o C EM DILUENTES À BASE DE ÁGUA DE COCO

CONSERVAÇÃO DO SÊMEN CANINO A 37 o C EM DILUENTES À BASE DE ÁGUA DE COCO Ciência Rural, Santa Maria, v.32, n.1, p.91-95, 2002 ISSN 0103-8478 91 CONSERVAÇÃO DO SÊMEN CANINO A 37 o C EM DILUENTES À BASE DE ÁGUA DE COCO CANINE SEMEN CONSERVATION AT 37 O C IN COCONUT WATER BASED

Leia mais

RESFRIAMENTO E CRIOPRESERVAÇÃO DE SÊMEN DO PEIXE TELEÓSTEO PIABANHA Brycon insignis THICIANA BARBOSA DO AMARAL

RESFRIAMENTO E CRIOPRESERVAÇÃO DE SÊMEN DO PEIXE TELEÓSTEO PIABANHA Brycon insignis THICIANA BARBOSA DO AMARAL RESFRIAMENTO E CRIOPRESERVAÇÃO DE SÊMEN DO PEIXE TELEÓSTEO PIABANHA Brycon insignis THICIANA BARBOSA DO AMARAL 2009 Livros Grátis http://www.livrosgratis.com.br Milhares de livros grátis para download.

Leia mais

http://dx.doi.org/10.5935/1981-2965.20140121 http://www.higieneanimal.ufc.br Artigo Cientifico Caracterização e resfriamento do sêmen de curimatã, Prochilodus brevis (Steindachnner, 1874) Angelita Costa

Leia mais

Manejo Reprodutivo em Equinos

Manejo Reprodutivo em Equinos Universidade Federal de Pelotas Faculdade De Veterinária Núcleo de Pesquisa, Ensino e Extensão em Pecuária Medicina de Equinos - ClinEq Manejo Reprodutivo em Equinos Ilusca Sampaio Finger Médica Veterinária

Leia mais

Comparação entre a água de coco em pó (ACP ) e o Tris como diluidores na criopreservação do sêmen de cães

Comparação entre a água de coco em pó (ACP ) e o Tris como diluidores na criopreservação do sêmen de cães 767 Comparação entre a água de coco em pó (ACP ) e o Tris como diluidores na criopreservação do sêmen de cães Alexandre Rodrigues SILVA 1 Rita de Cássia Soares CARDOSO 1 Lúcia Daniel Machado da SILVA 1

Leia mais

NÍVEIS DE SAÚDE EM TAMBAQUIS ORIUNDOS DE TANQUES DE CRIAÇÃO NO MUNICÍPIO DE ROLIM DE MOURA

NÍVEIS DE SAÚDE EM TAMBAQUIS ORIUNDOS DE TANQUES DE CRIAÇÃO NO MUNICÍPIO DE ROLIM DE MOURA NÍVEIS DE SAÚDE EM TAMBAQUIS ORIUNDOS DE TANQUES DE CRIAÇÃO NO MUNICÍPIO DE ROLIM DE MOURA Guilherme Bueno Godoi Neto 1 ; Mara Maria Izar de Maio Godoi 2 RESUMO - Neste estudo foram coletados oitenta espécimes

Leia mais

Criopreservação de embriões

Criopreservação de embriões Laboratório de Fisiologia e Controle da Reprodução Dr. Ribrio Ivan Tavares Pereira Batista 09/10/2014 SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO 2. PRINCÍPIOS DA CRIOPRESERVAÇÃO 3. TÉCNICAS DE CRIOPRESERVAÇÃO DE EMBRIÕES 4.

Leia mais

Palavras-chave: antioxidante, criopreservação, teste de termoresistência

Palavras-chave: antioxidante, criopreservação, teste de termoresistência LONGEVIDADE DO SÊMEN OVINO CRIOPRESERVADO EM DILUIDOR TRIS- GEMA SUPELMENTADO COM ÁCIDO LINOLÉICO CONJUGADO (CLA) Marislane Resende da SILVA* 1, Francisca Gonçalves de OLIVEIRA¹, Claudiane Morais dos SANTOS

Leia mais

INSEMINAÇÃO ARTIFICIAL PÓS-CERVICAL DE LEITOAS COM SÊMEN SUÍNO CRIOPRESERVADO UTILIZANDO DIMETILACETAMIDA E GLICEROL

INSEMINAÇÃO ARTIFICIAL PÓS-CERVICAL DE LEITOAS COM SÊMEN SUÍNO CRIOPRESERVADO UTILIZANDO DIMETILACETAMIDA E GLICEROL INSEMINAÇÃO ARTIFICIAL PÓS-CERVICAL DE LEITOAS COM SÊMEN SUÍNO CRIOPRESERVADO UTILIZANDO DIMETILACETAMIDA E GLICEROL Autor(es): Apresentador: Orientador: Revisor 1: Revisor 2: Instituição: MADEIRA, Elisângela

Leia mais

OSMOLALIDADE DAS SOLUÇÕES ATIVADORAS COM OU SEM ÍONS NA ATIVAÇÃO DA MOTILIDADE DO SÊMEN CRIOPRESERVADO DE PIABANHA Brycon insignis (CHARACIFORMES)

OSMOLALIDADE DAS SOLUÇÕES ATIVADORAS COM OU SEM ÍONS NA ATIVAÇÃO DA MOTILIDADE DO SÊMEN CRIOPRESERVADO DE PIABANHA Brycon insignis (CHARACIFORMES) 0 NAIARA CRISTINA MOTTA OSMOLALIDADE DAS SOLUÇÕES ATIVADORAS COM OU SEM ÍONS NA ATIVAÇÃO DA MOTILIDADE DO SÊMEN CRIOPRESERVADO DE PIABANHA Brycon insignis (CHARACIFORMES) LAVRAS - MG 2017 1 NAIARA CRISTINA

Leia mais

Dose inseminante utilizada na fertilização artificial de ovócito de piracanjuba (Brycon orbignyanus)

Dose inseminante utilizada na fertilização artificial de ovócito de piracanjuba (Brycon orbignyanus) 648 Viviane de Oliveira Felizardo et al. Dose inseminante utilizada na fertilização artificial de ovócito de piracanjuba (Brycon orbignyanus) Viviane de Oliveira Felizardo,2, Luis David Solis Murgas 3,

Leia mais

Documentos. Manual de Curadores de Germoplasma Animal: Conservação ex situ/in vitro de Sêmen de Peixes. Dezembro, 2012

Documentos. Manual de Curadores de Germoplasma Animal: Conservação ex situ/in vitro de Sêmen de Peixes. Dezembro, 2012 Documentos Dezembro, 2012 Manual de Curadores de Germoplasma Animal: Conservação ex situ/in vitro de Sêmen de Peixes Foto: Alexandre Nizio Maria e Paulo César Falanghe Carneiro Dezembro, 2012 Empresa Brasileira

Leia mais

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA FACULDADE DE AGRONOMIA E MEDICINA VETERINÁRIA CURSO DE AGRONOMIA

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA FACULDADE DE AGRONOMIA E MEDICINA VETERINÁRIA CURSO DE AGRONOMIA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA FACULDADE DE AGRONOMIA E MEDICINA VETERINÁRIA CURSO DE AGRONOMIA EFEITO DE CRIOPROTETORES NA QUALIDADE DO SÊMEN DE TILÁPIA-DO-NILO Marcela Borges Corrêa BRASÍLIA, DF 2017 MARCELA

Leia mais

CONCENTRAÇÃO ESPERMÁTICA E FERTILIZAÇÃO ARTIFICIAL DE OVÓCITOS DO HÍBRIDO TAMBACU (Colossoma macropomum x Piaractus mesopotamicus)

CONCENTRAÇÃO ESPERMÁTICA E FERTILIZAÇÃO ARTIFICIAL DE OVÓCITOS DO HÍBRIDO TAMBACU (Colossoma macropomum x Piaractus mesopotamicus) Scientia Agraria Paranaensis Sci. Agrar. Parana. ISSN: 1983-1471 - Online CONCENTRAÇÃO ESPERMÁTICA E FERTILIZAÇÃO ARTIFICIAL DE OVÓCITOS DO HÍBRIDO TAMBACU (Colossoma macropomum x Piaractus mesopotamicus)

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE AGRONOMIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ZOOTECNIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE AGRONOMIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ZOOTECNIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE AGRONOMIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ZOOTECNIA CRIOPRESERVAÇÃO SEMINAL DO TAMBAQUI Colossoma macropomum RAYCON ROBERTO FREITAS GARCIA Dissertação

Leia mais

Tolerância ao congelamento e composição de ácidos graxos da membrana espermática de suínos de diferentes raças

Tolerância ao congelamento e composição de ácidos graxos da membrana espermática de suínos de diferentes raças Núcleo de Pesquisa, Ensino e Extensão em Pecuária Universidade Federal de Pelotas Tolerância ao congelamento e composição de ácidos graxos da membrana espermática de suínos de diferentes raças Francielle

Leia mais

Caracterização e refrigeração de sêmen de Prochilodus nigricans da Baixada Maranhense SARAH RAQUEL PINTO ALVES SÃO LUÍS- MA

Caracterização e refrigeração de sêmen de Prochilodus nigricans da Baixada Maranhense SARAH RAQUEL PINTO ALVES SÃO LUÍS- MA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO CENTRO DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS DEPARTAMENTO DE QUÍMICA E BIOLOGIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM RECURSOS AQUÁTICOS E PESCA SARAH RAQUEL PINTO ALVES Caracterização

Leia mais