MANUAL DO ESTUDANTE 2017

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "MANUAL DO ESTUDANTE 2017"

Transcrição

1 MANUAL DO ESTUDANTE 2017

2 2 UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE UNIVILLE ESCRITÓRIO DE EMPREGABILIDADE E ESTÁGIO E.E.E. Campus Joinville R. Paulo Malschitzki, 10 - Zona Industrial Norte Joinville - SC (047) univille.br (47) ou (47) Bloco B Sala 103 / Telefones: (47) / (47)

3 3 SUMÁRIO APRESENTAÇÃO REFLEXÃO CADASTRO DO CURRÍCULO Como editar os campos a serem preenchidos Histórico Escolar Experiência Profissional Formação complementar Idiomas PARA ATUALIZAR SEU CURRÍCULO COMO CONHECER VAGAS DE ESTÁGIO E EMPREGO FORMALIZAÇÃO DO CONTRATO DE ESTÁGIO Procedimentos importantes ao trâmite de contratação... 12

4 4 Olá, seja bem-vindo (a)! Este documento visa orientá-lo a preencher, disponibilizar e gerenciar seu currículo no site da Univille, para que o documento possa ser consultado pelas empresas conveniadas, considerando oportunidades de estágio e emprego. Além disso, este cadastramento permitirá que você possa acompanhar as vagas divulgadas pelas instituições parceiras e candidatar-se ou receber convites. Siga os passos descritos neste manual e, para eliminar dúvidas ou sugerir melhorias, entre em contato com o Escritório de Empregabilidade e Estágio, Bloco B, sala 103 (telefones: / ), ou envie mensagem para o endereço, destacando no campo assunto DÚVIDA SOBRE CADASTRAMENTO DE CURRÍCULO ou SUGESTÃO DE MELHORIA. Para conhecimento, os alunos matriculados até o ano de 2016 visualizam o layout antigo do portal, entretanto, os alunos matriculados do ano de 2017 até atualmente, visualizam o novo layout do portal. Neste manual contém a explicação do modo de utilização de ambas os estilos. Estaremos à disposição para quaisquer esclarecimentos ou informações. Atenciosamente, Escritório de Empregabilidade e Estágio

5 5 1 REFLEXÃO Antes de iniciar o cadastramento de seu currículo faça uma reflexão sobre as principais ações e resultados em que você esteve envolvido em experiências profissionais acumuladas até a presente data. Não se esqueça de considerar estágios, projetos realizados e atividades voluntárias que permitiram o desenvolvimento de competências exigidas pelo mercado de trabalho. Reúna os documentos comprobatórios que serão utilizados para preenchimento do documento, uma vez que você precisará definir datas, nome de empresas, outras informações de forma a assegurar um currículo bem feito. Reflita sobre a direção pretendida para sua carreira e sobre suas competências (conhecimentos, habilidades e atitudes) fortes e a desenvolver. Planeje-se antes de iniciar a tarefa, de forma a assegurar consistência de dados, pois, seu currículo deve refletir quem é você e o que é capaz de fazer. Lembre-se ainda que o currículo não é um documento estático, devendo ser atualizado à medida que você eleve suas competências e tenha uma visão cada vez mais clara sobre sua trajetória profissional.

6 6 2 CADASTRO DO CURRÍCULO Todo o processo de localização e candidatura às vagas de estágio e emprego ocorrerá online, facilitando a sua busca pela oportunidade. Primeiramente, para o cadastro do currículo no LAYOUT ANTIGO, você deve acessar o seu espaço do aluno e no menu, no canto esquerdo da página, você deve seguir os passos abaixo: Meu Espaço o Informações Currículo. Figura 1 Tela para edição e preenchimento do currículo (Meu Espaço estudante) Para o cadastro do currículo no LAYOUT NOVO, você deve acessar o meu espaço e seguir os passos abaixo: Espaço do aluno o BOU Banco de Oportunidades Univille Meu currículo

7 7 2.1 Como editar os campos a serem preenchidos Ao acessar o espaço destinado ao preenchimento de seu currículo, você encontrará informações básicas sobre seu perfil pessoal, que precisam ser atualizadas. Para tanto, click no ícone Editar e inicie preenchimento. IMPORTANTE: ao acessar seu currículo pela primeira vez, você o encontrará marcado na opção privado e, esta deve ser mudada para público, de forma a assegurar que seus dados possam ser acessados pelas empresas conveniadas à Univille, através da Central de Relacionamento com o Estudante. Salve todas as informações antes de editar as telas para preenchimentos seguintes, que são: histórico escolar, experiência profissional, formação complementar e idiomas.

8 Histórico Escolar Cadastre cada curso realizado (inclusive seu curso de graduação na Univille) ou em andamento em telas específicas, salvando as informações ao final de cada processo. Destaque os mais relevantes considerando sua atuação profissional atual ou pretendida; inclua cursos técnicos que possam ser relevantes e complementares para sua formação superior ou atuação profissional Experiência Profissional No campo descrição das atividades, faça um resumo consistente das principais atuações, destacando aquelas com resultado significativo para você, a área ou os negócios da empresa. Destaque seu grau de contribuição, utilizando expressões como: definição de; levantamento de dados para; decisão sobre; elaboração de pesquisa para; a ação assegurou resultados ou economia no valor de etc Formação complementar Tenha em mãos comprovantes de todos os cursos realizados que mereçam ser destacados em seu currículo, pois você precisará de dados como nome da instituição, data de realização, descrição do conteúdo ministrado, dentre outras, para preencher os campos referentes ao tema. Preencha cada curso em tela específica e, salve para liberação de uma nova tela Idiomas Preencha cada idioma em uma tela específica e destaque grau de proficiência considerando suas habilidades para ler, escrever, falar e entender. Classifique seu nível de proficiência, considerando: iniciante, intermediário ou avançado.

9 9 3 PARA ATUALIZAR SEU CURRÍCULO O currículo está disponível para atualizações sempre que necessário. Para acessar e atualizar, você deve entrar na página onde localiza o seu currículo e clicar no canto superior direito em editar meu currículo. Depois de pronto seu currículo será moderado pelos profissionais do Escritório de Empregabilidade e Estágio que poderão assinalar necessidades de revisão (consulte sempre o da Univille). Após moderação, seu currículo ficará disponível para ser consultado pelas empresas vinculadas ao EEE e, você poderá ser convidado (via ou telefone), para um contato pessoal.

10 10 4 COMO CONHECER VAGAS DE ESTÁGIO E EMPREGO No LAYOUT ANTIGO, para você verificar as vagas de estágio e emprego, você deve entrar na página inicial, ou seja, a primeira página que surge ao fazer o login. Com isso, no canto inferior direito, terá um campo chamado Últimas vagas. Neste campo permanecerão sempre as cinco últimas vagas liberadas pela CRE. Para verificar todas as vagas existentes, você deve clicar em ver vagas. Abrirá, assim, um formulário para você executar uma busca específica por área das vagas que você deseja. Posteriormente, para se candidatar, você deve clicar no link da vaga e, no canto superior direito, clicar em candidatar-se à esta vaga. Criar um pequeno texto de apresentação e confirmar interesse. LEMBRE-SE: se a vaga for de estágio em área de atuação não compatível com a de sua formação, mesmo que haja interesse da empresa, não haverá liberação do EEE para assinatura do Contrato de Estágio.

11 11 No LAYOUT NOVO, para você verificar as vagas de estágio e emprego, você deve entrar na página inicial, ou seja, a primeira página que surge ao fazer o login. Posteriormente, você deve clicar em: Espaço do aluno o BOU Banco de Oportunidades Univille Minhas vagas Buscar vagas Da mesma forma que o layout antigo, neste aparecerá um formulário para você executar uma busca específica por área das vagas que você deseja. Posteriormente, para se candidatar você deve clicar no link da vaga e, no canto superior direito, clicar em candidatar à vaga. Criar um pequeno texto de apresentação e confirmar interesse.

12 12 5 FORMALIZAÇÃO DO CONTRATO DE ESTÁGIO Por enquanto, o processo será mantido de forma presencial, em contato direto com os profissionais do EEE. Não serão assinados contratos de Estágio se não houver compatibilidade do Plano de Estágio (atividades) e área de formação, conforme diretrizes de estágio vigentes e administradas pelo EEE. Continua sendo obrigatório o Plano de Estágio e o Convênio da Empresa com a Univille antes da assinatura do Contrato de Estágio. 5.1 Procedimentos importantes ao trâmite de contratação Habilitação: as atividades poderão ser desenvolvidas a partir do momento em que o estudante estiver matriculado e frequentando o curso, assim como também, as atividades a serem realizadas deverão estar de acordo com formação acadêmica do estudante. Duração: a duração do estágio não poderá ultrapassar 02 anos em cada local de estágio, conforme Lei , de 25/09/08, art. 428, 3º. Horário: o estágio poderá ser de, no máximo, 06 horas diárias ou 30 horas semanais, assim como, o horário deverá ser compatível com o período escolar do estudante, podendo a jornada ser reduzida, nos dias em que o estudante realizar provas ou avaliações. Férias: É assegurado ao estagiário, sempre que o estágio tenha duração igual ou superior a 1 (um) ano, período de recesso de 30 (trinta) dias, a ser gozado preferencialmente durante suas férias escolares, conforme Lei , de 25/09/08, Art. 13º. Vínculo: o estágio não gera vínculo empregatício de qualquer natureza, conforme Lei , de 25/09/08, Art. 3º.

13 13 Campus Joinville R. Paulo Malschitzki, 10 - Zona Industrial Norte Joinville - SC (047) univille.br (47) ou (47)

MANUAL DA EMPRESA 2017

MANUAL DA EMPRESA 2017 MANUAL DA EMPRESA 2017 2 UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE UNIVILLE ESCRITÓRIO DE EMPREGABILIDADE E ESTÁGIO E.E.E. Campus Joinville R. Paulo Malschitzki, 10 - Zona Industrial Norte 89219-710 Joinville

Leia mais

1 PARA CADASTRAR SUA EMPRESA

1 PARA CADASTRAR SUA EMPRESA SUMÁRIO APRESENTAÇÃO... 02 1 PARA CADASTRAR SUA EMPRESA... 03 2 MEU ESPAÇO EMPRESA... 08 2.1 Preenchimento e divulgação de vagas... 08 2.2 Consulta a currículos de estudantes e egressos... 12 2.3 Reedição

Leia mais

1 PARA CADASTRAR SEU CURRÍCULO

1 PARA CADASTRAR SEU CURRÍCULO SUMÁRIO APRESENTAÇÃO... 02 1 PARA CADASTRAR SEU CURRÍCULO... 03 1.1 Identificação da ferramenta Currículo no site na Univille... 03 1.2 Como editar os campos a serem preenchidos... 04 1.2.1 Experiência

Leia mais

Como cadastrar o seu currículo através do BANCO DE TALENTOS DO SENAI-PE

Como cadastrar o seu currículo através do BANCO DE TALENTOS DO SENAI-PE Como cadastrar o seu currículo através do BANCO DE TALENTOS DO SENAI-PE ACESSE: www.pe.senai.br Acesse o site do SENAI e clique no link Trabalhe Conosco, em seguida clicar em CANDIDATE-SE. Clique neste

Leia mais

CADASTRO NO PORTAL DO UNISINOS CARREIRAS CURSO LICENCIATURA PRESENCIAL

CADASTRO NO PORTAL DO UNISINOS CARREIRAS CURSO LICENCIATURA PRESENCIAL CADASTRO NO PORTAL DO UNISINOS CARREIRAS CURSO LICENCIATURA PRESENCIAL ESTÁGIO OBRIGATÓRIO EM ESCOLA ESTADUAL ORIENTAÇÕES PARA O ALUNO: 1º Aluno: cadastra a proposta de estágio no portal do Unisinos Carreiras.

Leia mais

Esse manual visa fornecer orientações às instituições concedentes de estágios. Após

Esse manual visa fornecer orientações às instituições concedentes de estágios. Após Esse manual visa fornecer orientações às instituições concedentes de estágios. Após acessar o endereço www.sigaa.ufs.br, você deve clicar no botão ENTRAR NO SISTEMA Obs.: Os dados utilizados nos exemplos

Leia mais

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE CAMPINAS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO ESCRITÓRIO DE TALENTOS E CARREIRAS

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE CAMPINAS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO ESCRITÓRIO DE TALENTOS E CARREIRAS Campinas, 14 de novembro de 2017. Prezados conveniados REF: ORIENTAÇÕES SOBRE COMO MANUSEAR NOVO SISTEMA DE ESTÁGIO DA PUC- CAMPINAS Para facilitar o acesso ao sistema de estágio da PUC-Campinas, o Escritório

Leia mais

Lato Sensu SIGAA. Manual Completo

Lato Sensu SIGAA. Manual Completo Lato Sensu SIGAA Manual Completo 1 Sumário PARTE I INSTRUÇÕES GERAIS...3 RECOMENDAÇÕES...3 ACESSANDO O SISTEMA...3 Acesse o SIGAA...3 Acesse o módulo...3 PARTE II SUBMETENDO UMA PROPOSTA DE CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO...4

Leia mais

MANUAL ACESSO SISTEMA NÚCLEO DE CARREIRA - ALUNO

MANUAL ACESSO SISTEMA NÚCLEO DE CARREIRA - ALUNO MANUAL ACESSO SISTEMA NÚCLEO DE CARREIRA - ALUNO 1 SUMÁRIO Objetivo...03 Como acessar o NUCA e o programa de carreira...04 Link do site para poder cadastrar o currículo...10 Cadastro do Currículo...12

Leia mais

MANUAL ACESSO SISTEMA NÚCLEO DE CARREIRA- ALUNO

MANUAL ACESSO SISTEMA NÚCLEO DE CARREIRA- ALUNO MANUAL ACESSO SISTEMA NÚCLEO DE CARREIRA - ALUNO MANUAL ACESSO SISTEMA NÚCLEO DE CARREIRA - ALUNO MANUAL ACESSO SISTEMA NÚCLEO DE CARREIRA- ALUNO MANUAL SISTEMA CARREIRA - ACESSO NÚCLEO DE ALUNO 1 SUMÁRIO

Leia mais

GUIA PARA RENOVAÇÃO OU ATUALIZAÇÃO CADASTRAL

GUIA PARA RENOVAÇÃO OU ATUALIZAÇÃO CADASTRAL SERVIÇO SOCIAL DO COMÉRCIO - ADMINISTRAÇÃO REGIONAL NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO GUIA PARA RENOVAÇÃO OU ATUALIZAÇÃO CADASTRAL PARA FORNECEDORES QUE JÁ TRABALHAM COM O SESC/ARRJ SU MÁ RIO Orientações gerais

Leia mais

01. Qual o Local e horário de funcionamento da Coordenação de Estágios e Relações Empresarias da Reitoria do IFPB?

01. Qual o Local e horário de funcionamento da Coordenação de Estágios e Relações Empresarias da Reitoria do IFPB? Perguntas Frequentes 01. Qual o Local e horário de funcionamento da Coordenação de Estágios e Relações Empresarias da Reitoria do IFPB? A Coordenação de Estágio e Relações Empresariais é o setor da Pró-Reitoria

Leia mais

Proweb. Registro de Ferramentas. Por que devo fazer o REGISTRO DE TITULARIDADE da minha ferramenta?

Proweb. Registro de Ferramentas. Por que devo fazer o REGISTRO DE TITULARIDADE da minha ferramenta? Proweb Registro de Ferramentas Por que devo fazer o REGISTRO DE TITULARIDADE da minha ferramenta? Com o Programa de Registro de Titularidade você terá mais segurança em casos de roubo ou perda da sua ferramenta

Leia mais

CADASTRO DE VAGAS DE ESTÁGIOS NO PORTAL DO UNISINOS CARREIRAS PARA EMPRESAS ORIENTAÇÕES PARA A EMPRESA:

CADASTRO DE VAGAS DE ESTÁGIOS NO PORTAL DO UNISINOS CARREIRAS PARA EMPRESAS ORIENTAÇÕES PARA A EMPRESA: CADASTRO DE VAGAS DE ESTÁGIOS NO PORTAL DO UNISINOS CARREIRAS PARA EMPRESAS ORIENTAÇÕES PARA A EMPRESA: O Unisinos Carreiras disponibiliza este espaço para que você possa divulgar suas vagas, acompanhar

Leia mais

Currículo Lattes. Para cadastrar um novo currículo, acesse a página principal do Lattes

Currículo Lattes. Para cadastrar um novo currículo, acesse a página principal do Lattes Currículo Lattes Para cadastrar um novo currículo, acesse a página principal do Lattes http://lattes.cnpq.br/ No canto direito aparecerá as seguintes opções: Escolha Cadastrar novo currículo. A primeira

Leia mais

Como cadastrar o seu currículo através do BANCO DE TALENTOS DO SENAI-PE

Como cadastrar o seu currículo através do BANCO DE TALENTOS DO SENAI-PE Como cadastrar o seu currículo através do BANCO DE TALENTOS DO SENAI-PE ACESSE: www.pe.senai.br Acesse o site do SENAI e clique no link Trabalhe Conosco, em seguida clicar em CANDIDATE-SE. Clique neste

Leia mais

CADASTRO NO PORTAL DO UNISINOS CARREIRAS CURSO BACHARELADO PRESENCIAL ESTÁGIO OBRIGATÓRIO ORIENTAÇÕES PARA O ALUNO:

CADASTRO NO PORTAL DO UNISINOS CARREIRAS CURSO BACHARELADO PRESENCIAL ESTÁGIO OBRIGATÓRIO ORIENTAÇÕES PARA O ALUNO: CADASTRO NO PORTAL DO UNISINOS CARREIRAS CURSO BACHARELADO PRESENCIAL ESTÁGIO OBRIGATÓRIO ORIENTAÇÕES PARA O ALUNO: 1º Aluno: cadastra a proposta de estágio no portal do Unisinos Carreiras. 2º Professor

Leia mais

CADASTRO DE VAGAS EFETIVAS NO PORTAL DO UNISINOS CARREIRAS PARA EMPRESAS ORIENTAÇÕES PARA A EMPRESA:

CADASTRO DE VAGAS EFETIVAS NO PORTAL DO UNISINOS CARREIRAS PARA EMPRESAS ORIENTAÇÕES PARA A EMPRESA: CADASTRO DE VAGAS EFETIVAS NO PORTAL DO UNISINOS CARREIRAS PARA EMPRESAS ORIENTAÇÕES PARA A EMPRESA: O Unisinos Carreiras disponibiliza este espaço para que você possa divulgar suas vagas, acompanhar os

Leia mais

PROGRAMA DE ESTÁGIO Prefeitura da Estância Turística de Ouro Preto do Oeste

PROGRAMA DE ESTÁGIO Prefeitura da Estância Turística de Ouro Preto do Oeste PROGRAMA DE ESTÁGIO Prefeitura da Estância Turística de Ouro Preto do Oeste REGULAMENTO REGULAMENTO DO PROGRAMA DE ESTÁGIO DA PREFEITURA DA ESTÂNCIA TURÍSTICA DE OURO PRETO DO OESTE Agência Virtual de

Leia mais

DIREITO DO TRABALHO. Do trabalho em condições especiais. Estágio e aprendizagem. Parte II. Prof. Cláudio Freitas

DIREITO DO TRABALHO. Do trabalho em condições especiais. Estágio e aprendizagem. Parte II. Prof. Cláudio Freitas DIREITO DO TRABALHO Do trabalho em condições especiais Prof. Cláudio Freitas - Estágio Lei 11.788/08, Art. 1º Estágio é ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa

Leia mais

PORTAL DE NEGÓCIOS INTERNACIONAIS. Avançar

PORTAL DE NEGÓCIOS INTERNACIONAIS. Avançar PORTAL DE NEGÓCIOS INTERNACIONAIS Seja bem vindo ao nosso portal! Ele foi criado para facilitar suas operações de câmbio, este material te guiará por todas as funções. ACESSE O PORTAL www.santander.com.br/negociosinternacionais

Leia mais

2. A inscrição é gratuita e feita somente pela Internet na página da Embrapa Algodão (www.embrapa.br/algodao) no link Estágios e bolsas.

2. A inscrição é gratuita e feita somente pela Internet na página da Embrapa Algodão (www.embrapa.br/algodao) no link Estágios e bolsas. EDITAL N.º 01/2018 OBJETIVO 1. Este é um processo seletivo para prospecção de estudantes de cursos de nível médio, profissionalizante e graduação que têm interesse em fazer estágio na Embrapa Algodão.

Leia mais

PROGRAMA ESPECIAL DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DE PROFESSORES PARA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL MANUAL DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (AVA) TUTOR

PROGRAMA ESPECIAL DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DE PROFESSORES PARA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL MANUAL DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (AVA) TUTOR PROGRAMA ESPECIAL DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DE PROFESSORES PARA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL 2016 MANUAL DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (AVA) TUTOR Neste manual você encontrará tutoriais para as ferramentas

Leia mais

COMO CRIAR UM CURRÍCULO. Juliana Berg

COMO CRIAR UM CURRÍCULO. Juliana Berg COMO CRIAR UM CURRÍCULO Juliana Berg CURRÍCULO O currículo é a porta de entrada para qualquer processo seletivo. Veja como reunir as informações de forma mais assertiva possível para fazer um bom currículo

Leia mais

Assistência ao Estudante SIGAA. Manual do Discente

Assistência ao Estudante SIGAA. Manual do Discente Assistência ao Estudante SIGAA Manual do Discente SIGAA Módulo Assistência ao Estudante 1 Sumário PARTE I INSTRUÇÕES GERAIS...3 RECOMENDAÇÕES...3 ACESSANDO O SISTEMA...3 Acesse o SIGAA...3 Acesse o módulo...3

Leia mais

EDITAL 006/2018/ ETS/CCS/UFPB - SELEÇÃO DE ESTAGIÁRIOS DE CURSOS DE GRADUAÇÃO E TÉCNICOS PARA A ESCOLA TÉCNICA DE SAÚDE DA UFPB

EDITAL 006/2018/ ETS/CCS/UFPB - SELEÇÃO DE ESTAGIÁRIOS DE CURSOS DE GRADUAÇÃO E TÉCNICOS PARA A ESCOLA TÉCNICA DE SAÚDE DA UFPB EDITAL 006/2018/ ETS/CCS/UFPB - SELEÇÃO DE ESTAGIÁRIOS DE CURSOS DE GRADUAÇÃO E TÉCNICOS PARA A DA UFPB A Direção da Escola Técnica de Saúde da Universidade Federal da Paraíba (ETS-UFPB) torna público

Leia mais

Módulo de Solicitação de Recursos

Módulo de Solicitação de Recursos Módulo de Solicitação de Recursos Manual do Usuário Página 1 de 25 Introdução O SIGA é o Sistema de Gerenciamento do Programa Integração AABB Comunidade onde é possível realizar os principais procedimentos

Leia mais

EDITAL 015/2018/ ETS/CCS/UFPB - SELEÇÃO DE ESTAGIÁRIOS DE CURSOS DE GRADUAÇÃO PARA A ESCOLA TÉCNICA DE SAÚDE DA UFPB

EDITAL 015/2018/ ETS/CCS/UFPB - SELEÇÃO DE ESTAGIÁRIOS DE CURSOS DE GRADUAÇÃO PARA A ESCOLA TÉCNICA DE SAÚDE DA UFPB EDITAL 015/2018/ ETS/CCS/UFPB - SELEÇÃO DE ESTAGIÁRIOS DE CURSOS DE GRADUAÇÃO PARA A DA UFPB A Direção da Escola Técnica de Saúde da Universidade Federal da Paraíba (ETS-UFPB) torna público o Edital de

Leia mais

PORTARIA DO DIRETOR DA FACULDADE DE MEDICINA n 236 de 10 de maio de 2010

PORTARIA DO DIRETOR DA FACULDADE DE MEDICINA n 236 de 10 de maio de 2010 PORTARIA DO DIRETOR DA FACULDADE DE MEDICINA n 236 de 10 de maio de 2010 REGULAMENTA A CONCESSÃO DE ESTÁGIO CURRICULAR NÃO REMUNERADO A ESTUDANTES DE INSTITUIÇÕES NACIONAIS DE ENSINO NA FACULDADE DE MEDICINA

Leia mais

Manual MAZK (Professor)

Manual MAZK (Professor) Manual MAZK (Professor) O Mazk é um ambiente inteligente para ensino e aprendizagem de diversos temas. Neste aplicativo os professores poderão incluir os materiais e os estudantes poderão aprender sobre

Leia mais

SGCD 2.0 Sistema Gerenciador de Conteúdo Dinâmico

SGCD 2.0 Sistema Gerenciador de Conteúdo Dinâmico Sistema Gerenciador de Conteúdo Dinâmico O que é? É um sistema incorporado no site da Unesp para criação e atualização de páginas Web, por usuários autenticados em qualquer computador que possa conectar-se

Leia mais

CADASTRO DE VAGAS EFETIVAS NO PORTAL DO UNISINOS CARREIRAS PARA EMPRESAS ORIENTAÇÕES PARA A EMPRESA:

CADASTRO DE VAGAS EFETIVAS NO PORTAL DO UNISINOS CARREIRAS PARA EMPRESAS ORIENTAÇÕES PARA A EMPRESA: CADASTRO DE VAGAS EFETIVAS NO PORTAL DO UNISINOS CARREIRAS PARA EMPRESAS ORIENTAÇÕES PARA A EMPRESA: O Unisinos Carreiras disponibiliza este espaço para que você possa divulgar suas vagas, acompanhar os

Leia mais

GESTÃO PARA EXCELÊNCIA, ESSE É O CAMINHO.

GESTÃO PARA EXCELÊNCIA, ESSE É O CAMINHO. GESTÃO PARA EXCELÊNCIA, ESSE É O CAMINHO. Tutorial Teste de Conhecimento EAD Avaliador Voluntário para o Prêmio Sebrae Mulher de Negócios Via Portal FNQ Tutorial para acesso ao teste de conhecimento para

Leia mais

ORIENTAÇÕES GERAIS PARA INSCRIÇÃO NO CONCURSO TJMMG

ORIENTAÇÕES GERAIS PARA INSCRIÇÃO NO CONCURSO TJMMG Leia com bastante atenção cada item abaixo para facilitar o seu cadastramento e não perder o prazo de inscrição. ITEM 1: Caso já possua o cadastro juntamente ao Centro de Integração Empresa Escola de Minas

Leia mais

Fatec de São Carlos. A Faculdade de Tecnologia de São Carlos será a última parte envolvida a assinar o termo de compromisso e demais documentos.

Fatec de São Carlos. A Faculdade de Tecnologia de São Carlos será a última parte envolvida a assinar o termo de compromisso e demais documentos. Memorando: 07/16 Coordenação São Carlos, 08 de Fevereiro de 2016. Orientações Gerais aos Discentes Assunto: Estágio obrigatório e não obrigatório O estágio é regulamentado pela legislação através da LEI

Leia mais

ESTÁGIO SUPERVISIONADO MANUAL DO ESTAGIÁRIO MARÇO/2018

ESTÁGIO SUPERVISIONADO MANUAL DO ESTAGIÁRIO MARÇO/2018 ESTÁGIO SUPERVISIONADO MANUAL DO ESTAGIÁRIO MARÇO/2018 Este Manual do Estagiário tem o objetivo de oferecer aos alunos a orientação específica e informações necessárias para melhor compreensão e consequente

Leia mais

Leia com bastante atenção cada item abaixo para facilitar o seu cadastramento e não perder o prazo de inscrição.

Leia com bastante atenção cada item abaixo para facilitar o seu cadastramento e não perder o prazo de inscrição. Leia com bastante atenção cada item abaixo para facilitar o seu cadastramento e não perder o prazo de inscrição. ITEM 1: Caso já possua o cadastro juntamente ao Centro de Integração Empresa Escola de Minas

Leia mais

Manual de acesso ao Sistema de Análise Socioeconômica - Estudantes -

Manual de acesso ao Sistema de Análise Socioeconômica - Estudantes - UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL PRÓ-REITORIA DE ASSUNTOS ESTUDANTIS Manual de acesso ao Sistema de Análise Socioeconômica - Estudantes - Versão 02/10/2017 a Chapecó, outubro de 2017 1 ÍNDICE 1. CAMPUS

Leia mais

SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas

SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas Orientações para participação de discente em Processo Seletivo de Bolsas de Extensão e Cultura e Voluntariado SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas SUMÁRIO Quais documentos regem

Leia mais

ÁREA DO PESQUISADOR Cadastro/ Criação de Propostas

ÁREA DO PESQUISADOR Cadastro/ Criação de Propostas MANUAL DO SISTEMA SIGFAPES ÁREA DO PESQUISADOR Cadastro/ Criação de Propostas 1 1 ACESSO AO SISTEMA 1.1 Primeiro contato Acesse http://www.sigfapes.es.gov.br 1. Login Se possuir cadastro: 1..1 Informe

Leia mais

MANUAL DO PORTAL DO PROFESSOR

MANUAL DO PORTAL DO PROFESSOR MANUAL DO PORTAL DO PROFESSOR Este portal propicia ao professor uma forma organizada de gerenciar a vida acadêmica dos alunos através de várias funcionalidades integradas, com o objetivo de facilitar ao

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO SEI

MANUAL DO USUÁRIO SEI MANUAL DO USUÁRIO SEI Sistema Eletrônico de Informações Diretor-Geral Cristiano Maciel Superintendente Sandra Maria Coelho Martins Conselho Curador Cristiano Maciel (Presidente) Carlos Magno Mendes Tereza

Leia mais

3. Entrar com Usuário (nº do cartão) e Senha (a mesma do Portal de Serviços da UFRGS):

3. Entrar com Usuário (nº do cartão) e Senha (a mesma do Portal de Serviços da UFRGS): PROCESSO PARA CADASTRAMENTO DE DEPENDENTES 1. Reunir todos os documentos listados no site da PROGESP (Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas) > Manual do Servidor > Dados Cadastrais Servidores e Dependentes

Leia mais

Para Conveniados. O cadastro da solicitação do estágio deve ser realizado pela Empresa/Profissional Liberal/Agente de Integração e não pelo aluno.

Para Conveniados. O cadastro da solicitação do estágio deve ser realizado pela Empresa/Profissional Liberal/Agente de Integração e não pelo aluno. Para Conveniados O convênio entre a Empresa/Profissional Liberal/Agente de Integração deve estar firmado e aprovado pelo Unisinos Carreiras antes do cadastro da solicitação do estágio. O cadastro da solicitação

Leia mais

Assistência ao Estudante SIGAA. Manual do Discente

Assistência ao Estudante SIGAA. Manual do Discente Assistência ao Estudante SIGAA Manual do Discente SIGAA Módulo Assistência ao Estudante 1 PARTE I INSTRUÇÕES GERAIS RECOMENDAÇÕES Sempre utilize o navegador Firefox (versão mais atual) para acessar os

Leia mais

SERVIÇO SOCIAL DO COMÉRCIO - ADMINISTRAÇÃO REGIONAL NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO GUIA PARA NOVO CADASTRO DE FORNECEDOR

SERVIÇO SOCIAL DO COMÉRCIO - ADMINISTRAÇÃO REGIONAL NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO GUIA PARA NOVO CADASTRO DE FORNECEDOR SERVIÇO SOCIAL DO COMÉRCIO - ADMINISTRAÇÃO REGIONAL NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO GUIA PARA NOVO CADASTRO DE FORNECEDOR SU MÁ RIO Orientações gerais Como acessar e preencher a tela de cadastro? Detalhamento

Leia mais

Sistema Acadêmico SIGAA

Sistema Acadêmico SIGAA Sistema Acadêmico SIGAA A partir de 2018, todos os processos acadêmicos do IFSC serão registrados através do novo sistema acadêmico SIGAA, adquirido junto à UFRN e adaptado para a realidade e os cursos

Leia mais

O PARANÁ FALA INGLÊS EDITAL No. 001/2017 EDITAL PARA SELEÇAO DE BOLSISTAS

O PARANÁ FALA INGLÊS EDITAL No. 001/2017 EDITAL PARA SELEÇAO DE BOLSISTAS O PARANÁ FALA INGLÊS EDITAL No. 001/2017 EDITAL PARA SELEÇAO DE BOLSISTAS O Coordenadora Institucional do Programa O Paraná Fala Inglês, da Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO, no uso de

Leia mais

Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre

Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre Guia do Aluno Moodle - UFCSPA NÚCLEO DE EAD Elaborado por: Fabrício Barboza Supervisão: NEAD Versão 1.0 Março 2010 SUMÁRIO Capitulo1 - Acessando

Leia mais

Manual do Monitor Sistema de Monitorias: SiMon

Manual do Monitor Sistema de Monitorias: SiMon UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS Manual do Monitor Sistema de Monitorias: SiMon SiMon é um Sistema para Gerenciamento das Monitorias. Com o propósito de facilitar a navegação no site, disponibilizamos este

Leia mais

MANUAL DO CORRETOR CADASTRO

MANUAL DO CORRETOR CADASTRO MANUAL DO CORRETOR CADASTRO Página 1 de 15 ÍNDICE INTRODUÇÃO... 3 1.1. PRÉ-CADASTRO CORRETOR... 4 1.1. TIPO DE PARCEIRO... 5 1.2. NUM REGISTRO SUSEP... 5 1.3. MENSAGEM... 5 1.2. CADASTRO DO CORRETOR...

Leia mais

TUTORIAL MÓDULO ESTÁGIO - SIGAA MÓDULO ESTÁGIO - SIGAA

TUTORIAL MÓDULO ESTÁGIO - SIGAA MÓDULO ESTÁGIO - SIGAA TUTORIAL MÓDULO ESTÁGIO - SIGAA MÓDULO ESTÁGIO - SIGAA Módulo de Estágio SIGAA ESTÁGIO Atender as demandas de Estágio Obrigatório dos Cursos de Graduação e da Coordenadoria Geral de Estágios CGE. Principais

Leia mais

TUTORIAL PARA O ALUNO MATRICULADO EM ESTÁGIO OBRIGATÓRIO:

TUTORIAL PARA O ALUNO MATRICULADO EM ESTÁGIO OBRIGATÓRIO: TUTORIAL PARA O ALUNO MATRICULADO EM ESTÁGIO OBRIGATÓRIO: Acesse o site do Unisinos Carreiras: www.unisinos.br/carreiras Clicar em Estágios > Estágios Obrigatórios Clicar em Cursos de Bacharelado > Cadastre

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA UFSC CAMPUS ARARANGUÁ ARA SECRETARIA ACADÊMICA MANUAL DE MATRÍCULA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA UFSC CAMPUS ARARANGUÁ ARA SECRETARIA ACADÊMICA MANUAL DE MATRÍCULA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA UFSC CAMPUS ARARANGUÁ ARA SECRETARIA ACADÊMICA MANUAL DE MATRÍCULA Araranguá, 2013 PRIMEIRAS AÇÕES... Prezados estudantes, O manual de matrícula elaborado pela secretaria

Leia mais

CLUBE DE VANTAGENS FENACLUBE GUIA DO USUÁRIO

CLUBE DE VANTAGENS FENACLUBE GUIA DO USUÁRIO CLUBE DE VANTAGENS FENACLUBE GUIA DO USUÁRIO ÍNDICE 1 - Sua tela de login 02 2 - Área do Cliente 06 3 - Tela Convênios 09 4 - Tela Turismo 17 5 - Tela Automóveis 23 6 - Tela Medicamento 28 7 - Tela Promoções

Leia mais

Instruções para Preenchimento da Folha de Frequência ou Pagamento de Estagiários

Instruções para Preenchimento da Folha de Frequência ou Pagamento de Estagiários Instruções para Preenchimento da Folha de Frequência ou Pagamento de Estagiários Este documento tem por finalidade auxiliar no preenchimento da Folha de Frequência, evidenciando as principais etapas desta

Leia mais

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE ESTÁGIOS DA FACULDADE DE ENGENHARIA DA UNESP CAMPUS DE ILHA SOLTEIRA

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE ESTÁGIOS DA FACULDADE DE ENGENHARIA DA UNESP CAMPUS DE ILHA SOLTEIRA REGULAMENTO DO PROGRAMA DE ESTÁGIOS DA FACULDADE DE ENGENHARIA DA UNESP CAMPUS DE ILHA SOLTEIRA Do Programa Artigo 1º O Programa de Estágios da Faculdade de Engenharia da UNESP Campus de Ilha Solteira

Leia mais

Programa e objetivo Cadastro Login Informações Principais Requisitos Local de Trabalho... 06

Programa e objetivo Cadastro Login Informações Principais Requisitos Local de Trabalho... 06 1 SUMÁRIO Programa e objetivo... 02 Cadastro Login... 03 Informações Principais... 04 Requisitos... 05 Local de Trabalho... 06 Sugestões para divulgação de vaga... 07 Conclusão de cadastro... 08 Anúncio

Leia mais

Gestão Unificada de Recursos Institucionais GURI

Gestão Unificada de Recursos Institucionais GURI Documentação de Sistemas Gestão Unificada de Recursos Institucionais GURI Módulo de Processo Seletivo Acadêmico Versão 2.1.5 Última revisão: 18/12/2017 2017 Versão: 1.0 Documentação: André L. M. C. Revisão:

Leia mais

Acesso ao Portal Discente do SIGAA

Acesso ao Portal Discente do SIGAA Acesse o sistema no link: https://sig.ifrs.edu.br/sigaa Acesso ao Portal Discente do SIGAA Na primeira tela temos algumas opções de recuperação de informações acerca de sua conta, caso tenha alguma dificuldade

Leia mais

O sistema é acessado pela internet, usando os navegadores Internet Explorer 10+ ou Google Chrome.

O sistema é acessado pela internet, usando os navegadores Internet Explorer 10+ ou Google Chrome. Página 1 Sumário 1. Apresentação... 3 2. Etapas do Processo Seletivo... 3 3. Acesso ao sistema para empresas que possuem cadastro... 3 4. Como Cadastrar uma Empresa... 5 5. Editar Cadastro da Empresa...

Leia mais

Manual para atualização do portal do CNPq - versão 1.0 Popularização da Ciência

Manual para atualização do portal do CNPq - versão 1.0 Popularização da Ciência Manual para atualização do portal do CNPq - versão 1.0 Popularização da Ciência Sumário 1. INTRODUÇÃO...3 1.1. Finalidade...3 2. METAS E RESTRIÇÕES PARA ATUALIZAÇÃO...3 2.1. Metas...3 2.2. Restrições...3

Leia mais

TUTORIAL Comissão Julgadora Municipal

TUTORIAL Comissão Julgadora Municipal TUTORIAL Comissão Julgadora Municipal Na 4ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro, os textos selecionados pela Comissão Julgadora Municipal deverão ser enviados para a etapa estadual

Leia mais

Informações importantes:

Informações importantes: Informações importantes: Para facilitar e agilizar o cadastro do seu currículo, todas as informações podem ser preenchidas em caixa alta/letra maiúscula; Solicitamos que todas as informações disponíveis

Leia mais

Manual SIGAA. SIGAA. ifsc.edu.br

Manual SIGAA. SIGAA. ifsc.edu.br Manual SIGAA SIGAA. ifsc.edu.br Seja bem-vindo(a)! Este tutorial foi desenvolvido com o objetivo de apresentar as funcionalidades básicas do Portal Discente do novo sistema acadêmico - SIGAA Indice SIGAA.

Leia mais

MANUAL SISTEMA AUDATEX WEB

MANUAL SISTEMA AUDATEX WEB MANUAL SISTEMA AUDATEX WEB MANUAL DO USUÁRIO NOTAS FISCAIS Sumário INTRODUÇÃO... 2 FUNDAMENTOS... 3 ACESSANDO O AUDATEX WEB... 3 NOTAS FISCAIS... 4 CADASTRANDO NOTAS FISCAIS... 5 VISUALIZANDO AS NOTAS

Leia mais

CADASTRO DA SOLICITAÇÃO DE INÍCIO DE ESTÁGIO. Acessar o portal Aba Para Empresas Faça Login

CADASTRO DA SOLICITAÇÃO DE INÍCIO DE ESTÁGIO. Acessar o portal   Aba Para Empresas Faça Login CADASTRO DA SOLICITAÇÃO DE INÍCIO DE ESTÁGIO Acessar o portal www.unisinos.br/carreiras Aba Para Empresas Faça Login Já tenho cadastro digite o login e senha - Entrar Página da empresa irá visualizar:

Leia mais

Orientações para iniciar o estágio obrigatório. Licenciatura Presencial

Orientações para iniciar o estágio obrigatório. Licenciatura Presencial Orientações para iniciar o estágio obrigatório Licenciatura Presencial Acesse o site www.unisinos.br/carreiras Instruções para o início do Estágio Obrigatório de Licenciatura - Presencial e faça login

Leia mais

MANUAL DO SISTEMA DE MONITORIA. Seleção de Monitores. Professor

MANUAL DO SISTEMA DE MONITORIA. Seleção de Monitores. Professor UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA - UNISUL PRÓ-REITORIA DE ENSINO PROGRAMA DE MONITORIAS MANUAL DO SISTEMA DE MONITORIA Seleção de Monitores Professor 2013 1 Prezado (a) Professor (a), Este manual

Leia mais

EMPRESA JÚNIOR DE ENGENHARIA AMBIENTAL - EAmbJr PROCESSO DE SELEÇÃO PARA ESTÁGIO. EDITAL N.º 1 EAmbJr / DRH , DE 25 DE SETEMBRO DE 2015.

EMPRESA JÚNIOR DE ENGENHARIA AMBIENTAL - EAmbJr PROCESSO DE SELEÇÃO PARA ESTÁGIO. EDITAL N.º 1 EAmbJr / DRH , DE 25 DE SETEMBRO DE 2015. EMPRESA JÚNIOR DE ENGENHARIA AMBIENTAL - EAmbJr PROCESSO DE SELEÇÃO PARA ESTÁGIO EDITAL N.º 1 EAmbJr / DRH 2015.2, DE 25 DE SETEMBRO DE 2015. EMPRESA JÚNIOR DE ENGENHARIA AMBIENTAL (EAmbJr) realizará processo

Leia mais

O PARANÁ FALA INGLÊS EDITAL No. 001/2017 EDITAL PARA SELEÇAO DE BOLSISTAS

O PARANÁ FALA INGLÊS EDITAL No. 001/2017 EDITAL PARA SELEÇAO DE BOLSISTAS O PARANÁ FALA INGLÊS EDITAL No. 001/2017 EDITAL PARA SELEÇAO DE BOLSISTAS A Coordenadora Institucional do Programa O Paraná Fala Inglês, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE, no uso de

Leia mais

CONCAFÉ. Manual do Usuário Dúvidas frequentes

CONCAFÉ. Manual do Usuário Dúvidas frequentes CONCAFÉ Manual do Usuário Dúvidas frequentes SUMÁRIO 1. Introdução...3 2. Funcionalidades do Sistema...3 2.1. Autenticação...3 2.1.1. Como acessar o sistema...3 2.2. Como solicitar acesso ao sistema...4

Leia mais

Alia Gestão Manual de Utilização Talentos

Alia Gestão Manual de Utilização Talentos 1 Alia Gestão Manual de Utilização Talentos 2 Índice Objetivos...3 Cadastro de Interesse... 4 Área de Afiliados Alia Gestão...11 Acessando a área de afiliados...11 Conhecendo a área de Afiliados...12 Acesso

Leia mais

TUTORIAL PARA CRIAÇÃO DE UM CURRÍCULO NA PLATAFORMA LATTES

TUTORIAL PARA CRIAÇÃO DE UM CURRÍCULO NA PLATAFORMA LATTES TUTORIAL PARA CRIAÇÃO DE UM CURRÍCULO NA PLATAFORMA LATTES 1º PASSO: Abra o seu navegador (Internet Explorer, Mozilla Firefox, Google Chrome...) e acesse o endereço http://lattes.cnpq.br/. Ao acessar o

Leia mais

MINISTÉRIO DA DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO COLÉGIO MILITAR DE BRASÍLIA

MINISTÉRIO DA DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO COLÉGIO MILITAR DE BRASÍLIA MINISTÉRIO DA DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO COLÉGIO MILITAR DE BRASÍLIA Brasília - 2016 1 Sumário 1. Acesso à plataforma 04 2. Cadastramento nas disciplinas 04 3. Edição do perfil 05 4. Envio de mensagens

Leia mais

Sistema de Solicitação de Sala

Sistema de Solicitação de Sala Infraestrutura de salas de aula e auditórios da Escola Fazendária do Estado de São Paulo - FAZESP Manual do Usuário Sistema de Solicitação de Sala Atualizado em 1 de junho de 2017 Versão 1.0 Sistema de

Leia mais

Apêndices. 1.1 Apêndice A: Manual do Usuário Acessando o Sistema

Apêndices. 1.1 Apêndice A: Manual do Usuário Acessando o Sistema Manual do Usuário Apêndices 1.1 Apêndice A: Manual do Usuário 1.1.1 Acessando o Sistema A aplicação está disponível e pode ser acessada pelo endereço www2.bcc.unifalmg.edu.br/ahp. A tela inicial da aplicação

Leia mais

DESCRITIVO DO RECRUTAMENTO PARA CADASTRO DE TALENTOS APRENDIZ DE ATENDIMENTO E SERVIÇOS PARA A UNIDADE DO SESC NA CIDADE DE BERTIOGA

DESCRITIVO DO RECRUTAMENTO PARA CADASTRO DE TALENTOS APRENDIZ DE ATENDIMENTO E SERVIÇOS PARA A UNIDADE DO SESC NA CIDADE DE BERTIOGA DESCRITIVO DO RECRUTAMENTO PARA CADASTRO DE TALENTOS APRENDIZ DE ATENDIMENTO E SERVIÇOS PARA A UNIDADE DO SESC NA CIDADE DE BERTIOGA O presente documento é uma divulgação oficial das condições estabelecidas

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE XANXERÊ SC SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO EDITAL Nº 001/2017

PREFEITURA MUNICIPAL DE XANXERÊ SC SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO EDITAL Nº 001/2017 PREFEITURA MUNICIPAL DE XANXERÊ SC SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO EDITAL Nº 001/2017 Abre Processo Seletivo destinado ao desenvolvimento de Estágio Curricular não obrigatório na Secretaria Municipal

Leia mais

PROGRAMA DE ESTÁGIO CARGILL grupociadetalentos.com.br

PROGRAMA DE ESTÁGIO CARGILL grupociadetalentos.com.br PROGRAMA DE ESTÁGIO CARGILL 2019 grupociadetalentos.com.br Aqui você encontrará todas as informações sobre o PROGRAMA DE ESTÁGIO CARGILL 2019 Como faço para participar? Para participar é necessário que

Leia mais

MANUAL DO COORDENADOR DE CURSO. CENTRO DE PESQUISA E SUPORTE EM TECNOLOGIA CETEC UNIVERSIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS FEV/2017 (att.

MANUAL DO COORDENADOR DE CURSO. CENTRO DE PESQUISA E SUPORTE EM TECNOLOGIA CETEC UNIVERSIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS FEV/2017 (att. MANUAL DO COORDENADOR DE CURSO CENTRO DE PESQUISA E SUPORTE EM TECNOLOGIA CETEC UNIVERSIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS FEV/2017 (att. 17/05/2017) ACESSO AO SISTEMA ACADÊMICO O sistema acadêmico utilizado pela

Leia mais

Estado de Sergipe Secretaria de Estado da Saúde Gabinete da Secretária EDITAL Nº 02 /2016 DO CONVÊNIO Nº /2016

Estado de Sergipe Secretaria de Estado da Saúde Gabinete da Secretária EDITAL Nº 02 /2016 DO CONVÊNIO Nº /2016 EDITAL Nº 02 /2016 DO CONVÊNIO Nº 100.004/2016 A SECRETÁRIA DE ESTADO DA SAÚDE no uso das suas atribuições legais e regulamentares, tendo em vista o disposto do art. 90, da Constituição Estadual, do art.

Leia mais

Tutorial CADASTROS DE VEÍCULO, ROTA, VIAGEM E INCLUSÃO E EXCLUSÃO DE ALUNOS NA VIAGEM

Tutorial CADASTROS DE VEÍCULO, ROTA, VIAGEM E INCLUSÃO E EXCLUSÃO DE ALUNOS NA VIAGEM Tutorial CADASTROS DE VEÍCULO, ROTA, VIAGEM E INCLUSÃO E EXCLUSÃO DE ALUNOS NA VIAGEM Lembrete: O Centro de Serviços de Apoio ao Aluno - CESAP, reforça a responsabilidade das Unidades Escolares, e suas

Leia mais

ANEXO X MANUAL DE CADASTRAMENTO NO GDH

ANEXO X MANUAL DE CADASTRAMENTO NO GDH ANEXO X MANUAL DE CADASTRAMENTO NO GDH Este manual poderá sofrer alterações devido a implementações de rotinas no sistema, as quais serão notificadas aos interessados. INSCRIÇÃO DO INSTRUTOR NO GDH Analisados

Leia mais

ANEXO X MANUAL DE CADASTRAMENTO NO GDH. Este manual poderá sofrer alterações devido a implementações de rotinas no sistema, as

ANEXO X MANUAL DE CADASTRAMENTO NO GDH. Este manual poderá sofrer alterações devido a implementações de rotinas no sistema, as ANEXO X MANUAL DE CADASTRAMENTO NO GDH Este manual poderá sofrer alterações devido a implementações de rotinas no sistema, as quais serão notificadas aos interessados. INSCRIÇÃO DO INSTRUTOR NO GDH Analisados

Leia mais

MANUAL de Ofertas SIGAA

MANUAL de Ofertas SIGAA MANUAL de Ofertas SIGAA Sumário Manual Portal do Docente 1. APRESENTAÇÃO...3 2. Chefia - Criação de Turmas sem Solicitação... 10 PASSO 1: DADOS GERAIS DA TURMA... 11 PASSO 2: DEFINIR HORÁRIOS... 12 PASSO

Leia mais

DOCUMENTAÇÃO PARA ELABORAR CONVÊNIO DE ESTÁGIO

DOCUMENTAÇÃO PARA ELABORAR CONVÊNIO DE ESTÁGIO DOCUMENTAÇÃO PARA ELABORAR CONVÊNIO DE ESTÁGIO Conforme Resolução da UNIPAMPA, nº 20, de 26 de novembro de 2010, Art.19, é necessária a existência de convênio entre a UNIPAMPA e a parte concedente do estágio.

Leia mais

MANUAL DO COORDENADOR DE CURSO CENTRO DE PESQUISA E SUPORTE EM TECNOLOGIA CETEC UNIVERSIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS FEV/2017

MANUAL DO COORDENADOR DE CURSO CENTRO DE PESQUISA E SUPORTE EM TECNOLOGIA CETEC UNIVERSIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS FEV/2017 MANUAL DO COORDENADOR DE CURSO CENTRO DE PESQUISA E SUPORTE EM TECNOLOGIA CETEC UNIVERSIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS FEV/2017 ACESSO AO SISTEMA ACADÊMICO O sistema acadêmico utilizado pela Uneal é o SolisGE

Leia mais

EDITAL 057/2017/UFU/ESAJUP PROCESSO SELETIVO PARA CONTRATAÇÃO DE ESTAGIÁRIO (A)

EDITAL 057/2017/UFU/ESAJUP PROCESSO SELETIVO PARA CONTRATAÇÃO DE ESTAGIÁRIO (A) EDITAL 057/2017/UFU/ESAJUP PROCESSO SELETIVO PARA CONTRATAÇÃO DE ESTAGIÁRIO (A) O Escritório de assessoria Jurídica Popular da Universidade Federal de Uberlândia, amparado (a) no artigo 244 das Normas

Leia mais