PESQUISA DE MERCADO INDÚSTRIAS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PESQUISA DE MERCADO INDÚSTRIAS"

Transcrição

1 PESQUISA DE MERCADO INDÚSTRIAS

2 INTRODUÇÃO Foi realizada a aplicação de conhecimentos teóricos adquiridos em sala da aula, através de uma pesquisa feita em algumas das empresas associadas a Acid Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e Serviços de Divinópolis. Realizamos uma pesquisa sobre práticas gerenciais em empresas de diversos segmentos, mas nesse trabalho iremos apresentar apenas os resultados das indústrias. OBJETIVO Identificar se as indústrias associadas à Acid fazem uso de práticas gerenciais e quais são elas, através da abordagem de cinco categorias: gestão financeira, gestão de mercado, gestão de processos, gestão de pessoas e gestão de negócios.

3 METODOLOGIA Foi realizada uma pesquisa quantitativa e descritiva. Os dados foram coletados por meio de questionário estruturado de preenchimento pelos alunos do curso de Administração, durante conversas, via telefone, ou troca de s com funcionários das empresas participantes. Foram 19 respondentes no total. Fez parte do planejamento e execução desta pesquisa, estudantes do oitavo e sétimo períodos do curso de Administração de Empresas, professor e orientador Emanuel Assis e indústrias, associadas a Acid, da cidade de Divinópolis. O questionário foi elaborado em busca das respostas para atender os objetivos da pesquisa, para tanto, foi solicitado que a origem as respostas dadas às perguntas fossem dos próprios empresários ou lideranças.

4 SEXO masculino 1 feminino 7% masculino 53% feminino A maioria dos respondentes é do sexo feminino.

5 IDADE de 1 a anos de 1 a 3 anos de 31 a anos de 1 a 5 anos mais de 51 anos % de 1 a anos % de 1 a 3 anos 1% de 31 a anos 11% de 1 a 5 anos % mais de 51 anos Observa-se que, em maioria, os respondentes têm entre 1 e trinta anos

6 ESCOLARIDADE Ensino Ensino fundamental Fundamental incompleto Ensino Medio Incompleto Ensino Médio Nível Técnico 3 Superior Incompleto 7 Superior Pós Graduação ou Mestrado % Ensino fundamental incompleto % Ensino Fundamental 5,% Ensino Médio Incompleto 5,% Ensino Médio 5,% Nível Técnico 15,% Superior Incompleto 3,% Superior 31,5% Pós Graduação ou Mestrado Observando as maiores porcentagens pode-se identificar que o nível de escolaridade dos empresários e / ou funcionários, hipoteticamente apontando, que tenham cargo de liderança, não se limita aos níveis básicos da educação.

7 TEMPO NO CARGO ATUAL Até 1 ano De 1 a anos De a 3anos De 3 a anos Acima de anos % Até 1 ano 1,53% De 1 a anos 1,53% De a 3 anos 1,53% De 3 a anos,% Acima de anos A grande maioria dos respondentes estão há mais de quatro anos nos cargos atuais. Pode-se extrair duas deduções do resultado: A depender do cargo não está havendo crescimento ou já são cargos de alto escalão e os respondentes permanecem em liderança por mais de quatro anos.

8 REALIZAM GESTÃO DE FLUXO DE CAIXA ,95% 1,5% A maioria das empresas realiza fluxo de caixa, mas o número em minoria ainda sim é um valor considerável de não praticantes de gerenciamento do caixa.

9 REALIZAM GESTÃO DE ORÇAMENTO PARA O PROXIMO ANO ,37% 5,3% A maioria dos respondentes não faz a previsão de orçamento para o ano seguinte. Mesmo o valor dos que executam e dos que não executam não sendo tão diferente, é um valor extremamente alto de profissionais que ignoram uma das práticas estratégicas mais utilizadas em grandes empresa

10 PARA ALAVANCAR O CRESCIMENTO DA EMPRESA, QUE FONTE DE RECURSO É UTILIZADA? Capital Próprio,% Capital próprio % Capital de terceiros 15,15% Financiamento bancário,% Factoring,% Reinvestimento sobre os resultados,% sabem ou não responderam Capital de Terceiros 5 Financiamento Bancário Factoring Levando em consideração que algumas empresas utilizam mais de uma fonte de recurso, observa-se que a fonte mais utilizada é o capital próprio Reinvestimento Sobre os Resultados ( Lucro) Sabem ou responderam

11 A EMPRESA POSSUI INDICADOR FINANCEIRO? respondeu 7,37%,1% 1,53% responderam Levando em consideração apenas as repostas sim e não, observa-se, quase que em paralelo, a proporção direta de empresas que utilizam com as que ignoram os indicadores financeiros. Outro resultado preocupante para a pesquisa das práticas gerenciais

12 A EMPRESA POSSUI ALGUM SOFTWARE PARA GESTÃO FINANCEIRA? ,95% 1,5% A grande maioria das empresas faz uso de softwares para a gestão financeira, o que é inversamente proporcional ao número de empresas que realizam o fluxo de caixa. Podendo, hipoteticamente, dizer que os programas não são utilizados completamente para a sua atividade fim. Ainda observa-se que o financeiro de um percentual considerável de empresas ainda é feito sem o auxilio de sistemas.

13 A EMPRESA POSSUI UM PLANEJAMENTO DE MAKETING E VENDA? ,1% 3,% Apesar da maioria das empresas realizar um planejamento de marketing de vendas, consideravelmente um valor significante de empresas ignora esta ação..

14 A EMPRESA REALIZA REUNIÃO VISANDO ANALISAR AMEAÇAS E OPORTUNIDADES DE MERCADO? ,95% 1,5% 15 A maioria das empresas trabalha com informações e fatos que as cercam para tomar como oportunidades ou ameaças. Mas ainda sim observa-se que existem empresas que funcionam em um mundo no qual não existe um exterior que as pode atingir internamente..

15 A EMPRESA POSSUI UM PROGRAMA DE RELACIONAMENTO COM OS CLIENTES? ,1% 3,% 7 Também neste caso pode-se observar que a maioria das empresas do segmento industrial utiliza da prática em questão, mas uma grande porcentagem, diga-se que extremamente considerável, não mantém um programa de relacionamento com o cliente..

16 A EMPRESA REALIZA PESQUISA DE SATISFAÇÃO JUNTO AOS SEUS CLIENTES? ,1% 3,% Pode-se observar que a grande maioria das empresas do segmento industrial realiza pesquisa de satisfação junto aos clientes que tem. Mas, ainda sim, existem muitas empresas que deixam de lado uma etapa tão importante para a fidelização de clientes..

17 A EMPRESA POSSUI DADOS SOBRE AS TENDÊNCIAS DE SEU MERCADO? ,%,3% A grande maioria das indústrias investiga as tendências mercadológicas para usar como ferramenta estratégica. Uma minoria, considerável, não faz uso de tal ferramenta..

18 A EMPRESA POSSUI INSTRUÇÃO DOS TRABALHOS QUE DEVEM SER REALIZADOS? ,95% 1,5% Grande parte das empresas possui instrução dos trabalhos que devem ser realizados. Uma etapa importante, que define e ensina como as atividades devem ser executadas e traz para a empresa uma padronização que leva a inúmeros resultados, é deixada de lado pela minoria..

19 A EMPRESA AVALIA OS RESULTADOS DE CADA UMA DAS SUAS ATIVIDADES? ,%,3% Grande parte das empresas avalia o resultado de cada uma de suas atividades, mas ainda não é executada tal avaliação em uma boa porcentagem das indústrias..

20 A EMPRESA POSSUI ALGUMA AÇÃO DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL? ,% 31,5% Observa-se que mesmo em meio à necessidade cuidar do meio ambiente e os veículos de comunicação chamar a atenção para a importância de tal cuidado, algumas empresas ainda não possuem programas de responsabilidade socioambiental. Mas ao apontar para o resultado das que têm essa consciência com o meio ambiente, intui-se que a tendência é só aumentar.

21 A EMPRESA POSSUI PLANO DE CARGOS E SALÁRIOS? ,3% 73,% Grande parte das empresas não possui plano de cargos e salários.

22 A EMPRESA POSSUI PLANO DE TREINAMENTO PARA OS FUNCIONÁRIOS? ,9%,11% Um percentual considerável de empresas, ainda, não possui a política de aplicar treinamento.

23 OS FUNCIONÁRIOS CONHECEM OS OBJETIVOS DA EMPRESA? ,% 31,5% Grande parte dos funcionários conhece o objetivo da empresa em que trabalha. Toma-se tal resultado como algo positivo ao perceber que essas empresas têm objetivo definido. Mas ainda há um trabalho de convencimento da importância de se definir o objetivo nas empresas que ainda não o tem; e de adotar como cultura, a divulgação do objetivo para as que o tem, mas não o faz ser conhecido dentro da organização.

24 A EMPRESA CONHECE A LUCRATIVIDADE DO NEGOCIO? ,7% 1,53% A maioria dos empresários e lideranças conhece a lucratividade de seu negócio, mas uma minoria ainda não tem tal ciência.

25 QUAL O IMPACTO DA CRISE NA LUCRATIVIDADE DO NEGOCIO? de 1% a 15% de 1% a 5% de % a 35% acima de 35% respondeu 31,5% de 1% a 15% 1,5% de 1% a 5% 1,53% de % a 35% 31,5% acima de 35% 5,% não responderam Pode-se observar a igualdade de resultado em dois extremos: de impacto maior e impacto menor. Mas há algo em comum: todas as empresas sofreram algum impacto da atual conjuntura. A maioria sofre com até 5% em seu lucro, acompanhado de um significante resultado de empresas que sofrem um mínimo de % de impacto na sua lucratividade.

26 QUAL SUA EXPECTATIVA PARA O ANO DE 17? Alta Confiança Média Confiança Baixa Confiança 31,5% Alta Confiança 31,5% Média Confiança 3,% Baixa Confiança Em maioria de somatória e igualdade, as indústrias estão com media e alta confiança para o ano de 17. Mas a maioria não cria boas expectativas para o ano que está por vir. Observa-se, ainda, certa insegurança com o cenário nacional, mas não uma estagnação na espera de resultados positivos.

27 PRETENDE INVESTIR EM 17? ,37% 5,3%

28 SUA EMPRESA TEM METAS E OBJETIVOS DEFINIDOS PARA 17? ,1% 3,% A maioria das empresas já tem metas e objetivos definidos para 17, mas um número significante de minoria, vai começar o próximo ano sem saber, estrategicamente falando, como dar sequencia em suas atividades.

29 CONCLUSÃO O resultado da pesquisa mostra que a busca pela qualificação está em movimento ao observar que a maioria dos empresários e funcionários em cargo de liderança tem, no mínimo, curso superior em andamento, chegando a pós graduados / mestres. Grande parte dos profissionais em ação está em seus cargos há mais de quatro anos levando a deduzir uma baixa / média rotatividade de funcionários nos cargos de alto escalão. Em um apanhado geral, a pesquisa mostrou que as empresas não exploram as práticas gerenciais em todas as áreas da empresa, o que é um erro e até uma falha, podendo assim dizer, pelo número de pessoas instruídas dentro das organizações e com a ciência da importância em se gerenciar os fatores internos, em sua totalidade, e externos com o intuito de obter vantagens competitivas e passar pela crise que afeta o país. Vê-se aplicações gerenciais com práticas inversamente proporcionais dentro de um mesmo aspecto, como por exemplo, na esfera financeira em que muitos fazem uso de sistemas, em que mesmo o mais básico oferece mais de uma funcionalidade; fazem fluxo de caixa mas ainda não têm ao menos um indicador financeiro dentro de muitas organizações.

30 COMPONENTES Amanda Castro Ana Clara Fragoso Bernardo Romero Brenda Luiza Breno Duarte Bruno Mileib Dayala Gonçalves Dayane Cristina Dayanne Darling Eloyse Nascimento Geraldo Andrade Guilherme Fonte Boa José Geraldo de Andrade Jucélia Oliveira Maissa Daldegan Maria Eduarda Matos Michelle Guimaraes Renan Rodrigues Renata Moreira Rosana Ferreira Tatiane Gomes Vagner Gualberto

Administração e Gestão de Pessoas

Administração e Gestão de Pessoas Administração e Gestão de Pessoas Aula Clima Organizacional Prof.ª Marcia Aires www.marcia aires.com.br mrbaires@gmail.com Clima Organizacional Funcionário Feliz = Lucro maior Mais qualidade de vida no

Leia mais

Um retrato do empreendedor do varejo brasileiro

Um retrato do empreendedor do varejo brasileiro Um retrato do empreendedor do varejo brasileiro Julho 2012 METODOLOGIA Plano amostral Público alvo: Comércio Varejista de todas as Capitais do Brasil. Tamanho amostral da Pesquisa: 605 casos, gerando um

Leia mais

PLANEJAMENTO EMPRESARIAL: REALIDADE DAS EMPRESAS VAREJISTAS DE SANTA ROSA 1

PLANEJAMENTO EMPRESARIAL: REALIDADE DAS EMPRESAS VAREJISTAS DE SANTA ROSA 1 PLANEJAMENTO EMPRESARIAL: REALIDADE DAS EMPRESAS VAREJISTAS DE SANTA ROSA 1 Claudio Edilberto Höfler 2, Jovani Patias 3, Bruna Gabriela Warmbier 4. 1 Projeto de Pesquisa realizado no Curso de Administração

Leia mais

Tendências na área de Recursos Humanos

Tendências na área de Recursos Humanos Tendências na área de Recursos Humanos Confira a 6ª edição do maior censo de Recursos Humanos, realizado pelo RH Portal em 2016. Veja o que os profissionais estão falando sobre a realidade do RH no mercado

Leia mais

Projeto Consumidor Consciente: Uma análise comparativa dos anos 2006 e 2011

Projeto Consumidor Consciente: Uma análise comparativa dos anos 2006 e 2011 Projeto Consumidor Consciente: Uma análise comparativa dos anos 2006 e 2011 Júlio César BARRIOS 1 Maria Lúcia Ribeiro da COSTA 2 RESUMO: Consumidor Consciente é uma atividade de extensão universitária

Leia mais

Relatório de Pesquisa

Relatório de Pesquisa Relatório de Pesquisa Educação Financeira do Consumidor Brasileiro Fevereiro 2013 EDUCAÇÃO FINANCEIRA DO CONSUMIDOR BRASILEIRO Pesquisa realizada pela CNDL e SPC Brasil buscou avaliar a educação financeira

Leia mais

PERFIL DOS brechós P E S Q U I S A

PERFIL DOS brechós P E S Q U I S A PERFIL DOS brechós P E S Q U I S A Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas Sebrae PESQUISA PERFIL DOS BRECHÓS Sebrae Brasília-DF 2016 2016. Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas

Leia mais

O NÍVEL DE SERVIÇO LOGÍSTICO: SATISFAÇÃO DO CLIENTE NA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR

O NÍVEL DE SERVIÇO LOGÍSTICO: SATISFAÇÃO DO CLIENTE NA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR O NÍVEL DE SERVIÇO LOGÍSTICO: SATISFAÇÃO DO CLIENTE NA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR Debora Lindoso Mamede* 1 Thatiele Guedes de Oliveira *² Inimá Indio do Brasil Júnior*³ RESUMO: O presente estudo versa

Leia mais

Saiba como criar uma Campanha de Vendas para seu RESTAURANTE. ticketuai

Saiba como criar uma Campanha de Vendas para seu RESTAURANTE. ticketuai Dicas para a leitura deste ebook Olá! Este ebook é especialmente para você que quer saber como alavancar as vendas do seu estabelecimento com métodos modernos. Campanha de vendas é uma forma segura e única

Leia mais

A importância dos PROCESSOS para crescer com QUALIDADE. Nathaniel Pereira

A importância dos PROCESSOS para crescer com QUALIDADE. Nathaniel Pereira A importância dos PROCESSOS para crescer com QUALIDADE Nathaniel Pereira O segredo é a alma do negócio. A alma é o segredo de qualquer negócio COMO VOCÊS VÊEM A CONTABILIDADE??? Você é responsável por

Leia mais

ENDIVIDAMENTO E INADIMPLÊNCIA DO CONSUMIDOR Belo Horizonte - Setembro/2017

ENDIVIDAMENTO E INADIMPLÊNCIA DO CONSUMIDOR Belo Horizonte - Setembro/2017 ENDIVIDAMENTO E INADIMPLÊNCIA DO CONSUMIDOR Belo Horizonte - Setembro/2017 Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor - Peic A Peic traça o quadro de endividamento e inadimplência dos consumidores

Leia mais

Integração da Análise SWOT com o Método ELECTRE TRI na Avaliação do Desempenho dos Programas de Pós-Graduação

Integração da Análise SWOT com o Método ELECTRE TRI na Avaliação do Desempenho dos Programas de Pós-Graduação Integração da Análise SWOT com o Método ELECTRE TRI na Avaliação do Desempenho dos Programas de Pós-Graduação Mestranda: Roberta Braga Neves Orientador: Prof. Dr. Helder Gomes Costa Mestrado em Engenharia

Leia mais

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Prof. Esp. Fabiano Taguchi

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Prof. Esp. Fabiano Taguchi SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Prof. Esp. Fabiano Taguchi fabianotaguchi@gmail.com http://fabianotaguchi.wordpress.com INTRODUÇÃO Durante muito tempo a Tecnologia da Informação foi tratada apenas como um pequeno

Leia mais

ÍNDICE DE CONFIANÇA DO EMPRESÁRIO DO COMÉRCIO. Junho/2018

ÍNDICE DE CONFIANÇA DO EMPRESÁRIO DO COMÉRCIO. Junho/2018 ÍNDICE DE CONFIANÇA DO EMPRESÁRIO DO COMÉRCIO Junho/2018 jun/15 jul/15 ago/15 set/15 out/15 nov/15 dez/15 jan/16 fev/16 mar/16 abr/16 mai/16 jun/16 jul/16 ago/16 set/16 out/16 nov/16 dez/16 jan/17 fev/17

Leia mais

ENDIVIDAMENTO E INADIMPLÊNCIA DO CONSUMIDOR Belo Horizonte - Dezembro/2018

ENDIVIDAMENTO E INADIMPLÊNCIA DO CONSUMIDOR Belo Horizonte - Dezembro/2018 ENDIVIDAMENTO E INADIMPLÊNCIA DO CONSUMIDOR Belo Horizonte - Dezembro/2018 jan/17 fev/17 mar/17 abr/17 mai/17 jun/17 jul/17 ago/17 set/17 out/17 nov/17 dez/17 jan/18 fev/18 mar/18 abr/18 mai/18 jun/18

Leia mais

ENDIVIDAMENTO E INADIMPLÊNCIA DO CONSUMIDOR Belo Horizonte - Agosto/2017

ENDIVIDAMENTO E INADIMPLÊNCIA DO CONSUMIDOR Belo Horizonte - Agosto/2017 ENDIVIDAMENTO E INADIMPLÊNCIA DO CONSUMIDOR Belo Horizonte - Agosto/2017 Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor - Peic A Peic traça o quadro de endividamento e inadimplência dos consumidores

Leia mais

ENDIVIDAMENTO E INADIMPLÊNCIA DO CONSUMIDOR Belo Horizonte - Julho/2018

ENDIVIDAMENTO E INADIMPLÊNCIA DO CONSUMIDOR Belo Horizonte - Julho/2018 ENDIVIDAMENTO E INADIMPLÊNCIA DO CONSUMIDOR Belo Horizonte - Julho/2018 jan/17 fev/17 mar/17 abr/17 mai/17 jun/17 jul/17 ago/17 set/17 out/17 nov/17 dez/17 jan/18 fev/18 mar/18 abr/18 mai/18 jun/18 jul/18

Leia mais

ÍNDICE DE CONFIANÇA DO EMPRESÁRIO DO COMÉRCIO. Maio/2018

ÍNDICE DE CONFIANÇA DO EMPRESÁRIO DO COMÉRCIO. Maio/2018 ÍNDICE DE CONFIANÇA DO EMPRESÁRIO DO COMÉRCIO Maio/2018 mai/15 jun/15 jul/15 ago/15 set/15 out/15 nov/15 dez/15 jan/16 fev/16 mar/16 abr/16 mai/16 jun/16 jul/16 ago/16 set/16 out/16 nov/16 dez/16 jan/17

Leia mais

ENDIVIDAMENTO E INADIMPLÊNCIA DO CONSUMIDOR Belo Horizonte - Agosto/2018

ENDIVIDAMENTO E INADIMPLÊNCIA DO CONSUMIDOR Belo Horizonte - Agosto/2018 ENDIVIDAMENTO E INADIMPLÊNCIA DO CONSUMIDOR Belo Horizonte - Agosto/2018 jan/17 fev/17 mar/17 abr/17 mai/17 jun/17 jul/17 ago/17 set/17 out/17 nov/17 dez/17 jan/18 fev/18 mar/18 abr/18 mai/18 jun/18 jul/18

Leia mais

ÍNDICE DE CONFIANÇA DO EMPRESÁRIO DO COMÉRCIO. Abril/2018

ÍNDICE DE CONFIANÇA DO EMPRESÁRIO DO COMÉRCIO. Abril/2018 ÍNDICE DE CONFIANÇA DO EMPRESÁRIO DO COMÉRCIO Abril/2018 abr/15 mai/15 jun/15 jul/15 ago/15 set/15 out/15 nov/15 dez/15 jan/16 fev/16 mar/16 abr/16 mai/16 jun/16 jul/16 ago/16 set/16 out/16 nov/16 dez/16

Leia mais

ÍNDICE DE CONFIANÇA DO EMPRESÁRIO DO COMÉRCIO. Janeiro/2018

ÍNDICE DE CONFIANÇA DO EMPRESÁRIO DO COMÉRCIO. Janeiro/2018 ÍNDICE DE CONFIANÇA DO EMPRESÁRIO DO COMÉRCIO Janeiro/2018 jan/15 fev/15 mar/15 abr/15 mai/15 jun/15 jul/15 ago/15 set/15 out/15 nov/15 dez/15 jan/16 fev/16 mar/16 abr/16 mai/16 jun/16 jul/16 ago/16 set/16

Leia mais

Inovação. Varejo de Belo Horizonte setembro de Área de Estudos Econômicos

Inovação. Varejo de Belo Horizonte setembro de Área de Estudos Econômicos Inovação Varejo de Belo Horizonte setembro de 2017 Área de Estudos Econômicos Inovação Em um ambiente altamente competitivo como o setor do comércio, o diferencial de um estabelecimento pode garantir aos

Leia mais

PESQUISA DE OPINIÃO. CIERGS Setembro, 2015

PESQUISA DE OPINIÃO. CIERGS Setembro, 2015 PESQUISA DE OPINIÃO CIERGS Setembro, 2015 ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS DA PESQUISA ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS OBJETIVO - Avaliar junto aos eleitores do RS o nível de conhecimento sobre a proposta do Governo do

Leia mais

6 Conclusões e Recomendações

6 Conclusões e Recomendações 93 6 Conclusões e Recomendações Este capítulo pretende relacionar as informações do referencial teórico com os resultados da pesquisa realizada com as duas pequenas empresas familiares no ramo do comércio.

Leia mais

AVALIAÇÃO DO CENÁRIO ELEITORAL SANTA CATARINA ABRIL 2010

AVALIAÇÃO DO CENÁRIO ELEITORAL SANTA CATARINA ABRIL 2010 PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA - SUMÁRIO GERENCIAL DE RESULTADOS - AVALIAÇÃO DO CENÁRIO ELEITORAL SANTA CATARINA ABRIL 2010 Elaborada com exclusividade para: Rua Monsenhor Manfredo Leite, 129 Centro Florianópolis

Leia mais

Plano de Pesquisa. Aplicação da Pesquisa. Metodologia de Pesquisa: Via telefone (C.A.T.I) Quantitativa. Universo

Plano de Pesquisa. Aplicação da Pesquisa. Metodologia de Pesquisa: Via telefone (C.A.T.I) Quantitativa. Universo 1 Plano de Pesquisa Metodologia de Pesquisa: Aplicação da Pesquisa Quantitativa Via telefone (C.A.T.I) Cnae: 4781-4/00 Amostra Universo 5.746 265.510 Período de Coleta de 05 de agosto a 21 de agosto 2015

Leia mais

E-commerce. Empresas de Belo Horizonte. Área de Estudos Econômicos. Maio

E-commerce. Empresas de Belo Horizonte. Área de Estudos Econômicos. Maio E-commerce Empresas de Belo Horizonte Maio - 2017 Área de Estudos Econômicos E-commerce O comércio eletrônico (e-commerce ) consiste na compra e venda de mercadorias ou serviços por meio da internet, onde

Leia mais

Pesquisa de Perspectivas de Final de Ano

Pesquisa de Perspectivas de Final de Ano Federação do Comércio do Estado de Santa Catarina Pesquisa de Perspectivas de Final de Ano Conteúdo Introdução...3 Perfil dos entrevistados:...4 Gênero...4 Faixa etária...4 Escolaridade...4 Ocupação...5

Leia mais

CAPÍTULO 9 Cenário da pesquisa

CAPÍTULO 9 Cenário da pesquisa CAPÍTULO 9 Cenário da pesquisa 9.1. Evolução competitiva do setor A presente pesquisa foi realizada nas empresas de calçados de Campina Grande, onde se verificou uma mudança nos padrões de competitividade.

Leia mais

ÍNDICE DE CONFIANÇA DO EMPRESÁRIO DO COMÉRCIO. Dezembro/2018

ÍNDICE DE CONFIANÇA DO EMPRESÁRIO DO COMÉRCIO. Dezembro/2018 ÍNDICE DE CONFIANÇA DO EMPRESÁRIO DO COMÉRCIO Dezembro/2018 nov/15 dez/15 jan/16 fev/16 mar/16 abr/16 mai/16 jun/16 jul/16 ago/16 set/16 out/16 nov/16 dez/16 jan/17 fev/17 mar/17 abr/17 mai/17 jun/17 jul/17

Leia mais

ENDIVIDAMENTO E INADIMPLÊNCIA DO CONSUMIDOR Belo Horizonte - Abril/2017

ENDIVIDAMENTO E INADIMPLÊNCIA DO CONSUMIDOR Belo Horizonte - Abril/2017 ENDIVIDAMENTO E INADIMPLÊNCIA DO CONSUMIDOR Belo Horizonte - Abril/2017 Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor - Peic A Peic traça o quadro de endividamento e inadimplência dos consumidores

Leia mais

ÍNDICE DE CONFIANÇA DO EMPRESÁRIO DO COMÉRCIO. Novembro/2018

ÍNDICE DE CONFIANÇA DO EMPRESÁRIO DO COMÉRCIO. Novembro/2018 ÍNDICE DE CONFIANÇA DO EMPRESÁRIO DO COMÉRCIO Novembro/2018 nov/15 dez/15 jan/16 fev/16 mar/16 abr/16 mai/16 jun/16 jul/16 ago/16 set/16 out/16 nov/16 dez/16 jan/17 fev/17 mar/17 abr/17 mai/17 jun/17 jul/17

Leia mais

CLIMA ORGANIZACIONAL EM UMA EMPRESA DO RAMO DE ENGENHARIA E PROJETOS DA CIDADE DE JI-PARANÁ 1

CLIMA ORGANIZACIONAL EM UMA EMPRESA DO RAMO DE ENGENHARIA E PROJETOS DA CIDADE DE JI-PARANÁ 1 CLIMA ORGANIZACIONAL EM UMA EMPRESA DO RAMO DE ENGENHARIA E PROJETOS DA CIDADE DE JI-PARANÁ 1 Guilherme Janes da Silva 2 Jéssica Tayller Alexandre 3 Letícia Fialho da Silva 4 Fernanda Miranda Cavalcante

Leia mais

E-commerce. Empresas de Belo Horizonte. Área de Estudos Econômicos. Novembro

E-commerce. Empresas de Belo Horizonte. Área de Estudos Econômicos. Novembro E-commerce Empresas de Belo Horizonte Novembro - 2017 Área de Estudos Econômicos E-commerce O comércio eletrônico (e-commerce ) consiste na compra e venda de mercadorias ou serviços por meio da internet,

Leia mais

CONSUMIDOR CONSCIENTE: UMA ANÁLISE DO PERFIL E COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR DE PRESIDENTE PRUDENTE

CONSUMIDOR CONSCIENTE: UMA ANÁLISE DO PERFIL E COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR DE PRESIDENTE PRUDENTE CONSUMIDOR CONSCIENTE: UMA ANÁLISE DO PERFIL E COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR DE PRESIDENTE PRUDENTE Luiz Felipe 1 Fernanda de Lima BAGLI 2 Júlio César BARRIOS 3 RESUMO: O projeto Consumidor Consciente é

Leia mais

ÍNDICE DE CONFIANÇA DO EMPRESÁRIO DO COMÉRCIO. Agosto/2018

ÍNDICE DE CONFIANÇA DO EMPRESÁRIO DO COMÉRCIO. Agosto/2018 ÍNDICE DE CONFIANÇA DO EMPRESÁRIO DO COMÉRCIO Agosto/2018 ago/15 set/15 out/15 nov/15 dez/15 jan/16 fev/16 mar/16 abr/16 mai/16 jun/16 jul/16 ago/16 set/16 out/16 nov/16 dez/16 jan/17 fev/17 mar/17 abr/17

Leia mais

ENDIVIDAMENTO E INADIMPLÊNCIA DO CONSUMIDOR Belo Horizonte - Junho/2018

ENDIVIDAMENTO E INADIMPLÊNCIA DO CONSUMIDOR Belo Horizonte - Junho/2018 ENDIVIDAMENTO E INADIMPLÊNCIA DO CONSUMIDOR Belo Horizonte - Junho/2018 jan/17 fev/17 mar/17 abr/17 mai/17 jun/17 jul/17 ago/17 set/17 out/17 nov/17 dez/17 jan/18 fev/18 mar/18 abr/18 mai/18 jun/18 Pesquisa

Leia mais

PESQUISA DE OPINIÃO DO COMÉRCIO VAREJISTA: INOVAÇÃO

PESQUISA DE OPINIÃO DO COMÉRCIO VAREJISTA: INOVAÇÃO PESQUISA DE OPINIÃO DO COMÉRCIO VAREJISTA: INOVAÇÃO Inovação Em um ambiente altamente competitivo como o setor do comércio, o diferencial de um estabelecimento pode garantir aos negócios sobrevivência

Leia mais

ENDIVIDAMENTO E INADIMPLÊNCIA DO CONSUMIDOR Belo Horizonte - Maio/2018

ENDIVIDAMENTO E INADIMPLÊNCIA DO CONSUMIDOR Belo Horizonte - Maio/2018 ENDIVIDAMENTO E INADIMPLÊNCIA DO CONSUMIDOR Belo Horizonte - Maio/2018 jan/17 fev/17 mar/17 abr/17 mai/17 jun/17 jul/17 ago/17 set/17 out/17 nov/17 dez/17 jan/18 fev/18 mar/18 abr/18 mai/18 Pesquisa de

Leia mais

Enterprise Risk Management (ERM) Gestão de Riscos Corporativos Pesquisa sobre o estágio atual em empresas brasileiras

Enterprise Risk Management (ERM) Gestão de Riscos Corporativos Pesquisa sobre o estágio atual em empresas brasileiras KPMG Risk & Compliance Enterprise Risk Management (ERM) Gestão de Riscos Corporativos Pesquisa sobre o estágio atual em empresas brasileiras Conteúdo 1. Contexto geral 6. Estrutura e funcionamento do Conselho

Leia mais

BSC. deve contar a história da estratégia, começando. relacionando-se depois à seqüência de ações que precisam ser tomadas em relação aos

BSC. deve contar a história da estratégia, começando. relacionando-se depois à seqüência de ações que precisam ser tomadas em relação aos BSC Para KAPLAN & NORTON (1997), o Scorecard deve contar a história da estratégia, começando pelos objetivos financeiros a longo prazo e relacionando-se depois à seqüência de ações que precisam ser tomadas

Leia mais

Milena Amorim¹, Thailiny Bernardo², Thamyris Caldas Pitta³.

Milena Amorim¹, Thailiny Bernardo², Thamyris Caldas Pitta³. PROGRAMA BRASILEIRO DE QUALIDADE E PRODUTIVIDADE DO HABITAT: DIFICULDADES RELACIONADAS À IMPLANTAÇÃO DO PROGRAMA DE QUALIDADE EM EMPRESAS CONSTRUTORAS DE MARINGÁ Milena Amorim¹, Thailiny Bernardo², Thamyris

Leia mais

Intenção de Consumo - Dia das Mães Área de Estudos Econômicos

Intenção de Consumo - Dia das Mães Área de Estudos Econômicos Intenção de Consumo - Dia das Mães 2018 Área de Estudos Econômicos Intenção de consumo O Dia das Mães é a segunda melhor data para o comércio varejista, comemorada no segundo domingo de maio. É tradicional

Leia mais

MODELO DE EXCELÊNCIA DA GESTÃO. Uma visão. gestão organizacional.

MODELO DE EXCELÊNCIA DA GESTÃO. Uma visão. gestão organizacional. MODELO DE EXCELÊNCIA DA GESTÃO Uma visão sistêmica da gestão organizacional. FUNDAMENTOS DA EXCELÊNCIA Pensamento Sistêmico Aprendizado organizacional Cultura de inovação Liderança e constância de propósitos

Leia mais

ENDIVIDAMENTO E INADIMPLÊNCIA DO CONSUMIDOR Belo Horizonte - Novembro/2016

ENDIVIDAMENTO E INADIMPLÊNCIA DO CONSUMIDOR Belo Horizonte - Novembro/2016 ENDIVIDAMENTO E INADIMPLÊNCIA DO CONSUMIDOR Belo Horizonte - Novembro/2016 Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor A Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC) traça

Leia mais

MONITORAMENTO DE COOPERATIVAS GOVERNANÇA

MONITORAMENTO DE COOPERATIVAS GOVERNANÇA MONITORAMENTO DE COOPERATIVAS GOVERNANÇA SISTEMA OCB MODELO DE ATUAÇÃO EIXOS DE ATUAÇÃO AVALIAÇÃO PELO TÉCNICO DO SISTEMA OCB AVALIAÇÃO PELA PRÓPRIA COOPERATIVA METODOLOGIAS DIAGNÓSTICAS 1 Aspectos legais

Leia mais

ENDIVIDAMENTO E INADIMPLÊNCIA DO CONSUMIDOR Belo Horizonte - Setembro/2016

ENDIVIDAMENTO E INADIMPLÊNCIA DO CONSUMIDOR Belo Horizonte - Setembro/2016 ENDIVIDAMENTO E INADIMPLÊNCIA DO CONSUMIDOR Belo Horizonte - Setembro/2016 Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor A Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC) traça

Leia mais

ENDIVIDAMENTO E INADIMPLÊNCIA DO CONSUMIDOR Belo Horizonte - Fevereiro/2017

ENDIVIDAMENTO E INADIMPLÊNCIA DO CONSUMIDOR Belo Horizonte - Fevereiro/2017 ENDIVIDAMENTO E INADIMPLÊNCIA DO CONSUMIDOR Belo Horizonte - Fevereiro/2017 Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor - PEIC A PEIC traça o quadro de endividamento e inadimplência dos consumidores

Leia mais

Palavras-chave: agroecologia; perfil do técnico; perfil profissional

Palavras-chave: agroecologia; perfil do técnico; perfil profissional ABORDAGEM DO PERFIL DOS ALUNOS DO CURSO TÉCNICO EM AGROECOLOGIA DO COLÉGIO TÉCNICO DA UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO: UM ESTUDO COMPARATIVO ENTRE OS ANOS DE 2015 A 2018 Valdemir Lúcio Durigon

Leia mais

ENDIVIDAMENTO E INADIMPLÊNCIA DO CONSUMIDOR Belo Horizonte - Junho/2017

ENDIVIDAMENTO E INADIMPLÊNCIA DO CONSUMIDOR Belo Horizonte - Junho/2017 ENDIVIDAMENTO E INADIMPLÊNCIA DO CONSUMIDOR Belo Horizonte - Junho/2017 jan/15 fev/15 mar/15 abr/15 mai/15 jun/15 jul/15 ago/15 set/15 out/15 nov/15 dez/15 jan/16 fev/16 mar/16 abr/16 mai/16 jun/16 jul/16

Leia mais

INTERPRETAÇÃO QUALITATIVA DOS DISCENTES DO CURSO DE TECNOLOGIA EM AGRONEGÓCIO DA UEMA/CESITA: UM ESTUDO DE CASO

INTERPRETAÇÃO QUALITATIVA DOS DISCENTES DO CURSO DE TECNOLOGIA EM AGRONEGÓCIO DA UEMA/CESITA: UM ESTUDO DE CASO 1 INTERPRETAÇÃO QUALITATIVA DOS DISCENTES DO CURSO DE TECNOLOGIA EM AGRONEGÓCIO DA UEMA/CESITA: UM ESTUDO DE CASO Gilberto Matos Aroucha Universidade Estadual do Maranhão - UEMA gmaroucha@bol.com.br INTRODUÇÃO

Leia mais

RELATÓRIO DE PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA SOBRE O TRANSPORTE PÚBLICO DE SÃO BORJA

RELATÓRIO DE PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA SOBRE O TRANSPORTE PÚBLICO DE SÃO BORJA RELATÓRIO DE PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA SOBRE O TRANSPORTE PÚBLICO DE SÃO BORJA - 2018 Equipe: Alef Carvalho Rafaela Brasil Ana Gabriele Lima Marlene Freitas Ingrid Matte Orientador: prof. Dr. Valmor

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO GERAL CONCEITOS BÁSICOS

ADMINISTRAÇÃO GERAL CONCEITOS BÁSICOS ADMINISTRAÇÃO GERAL CONCEITOS BÁSICOS Atualizado em 27/10/2015 CONCEITOS BÁSICOS Administração, em seu conceito tradicional, é definida como um conjunto de atividades, princípios, regras, normas que têm

Leia mais

Promover a competitividade e o desenvolvimento dos pequenos negócios e fomentar o empreendedorismo para fortalecer a economia nacional

Promover a competitividade e o desenvolvimento dos pequenos negócios e fomentar o empreendedorismo para fortalecer a economia nacional Excelência na Gestão Desafio dos Pequenos Negócios INSTITUCIONAL SEBRAE MISSÃO Promover a competitividade e o desenvolvimento dos pequenos negócios e fomentar o empreendedorismo para fortalecer a economia

Leia mais

ÍNDICE DE CONFIANÇA DO EMPRESÁRIO DO COMÉRCIO. Maio/2017

ÍNDICE DE CONFIANÇA DO EMPRESÁRIO DO COMÉRCIO. Maio/2017 ÍNDICE DE CONFIANÇA DO EMPRESÁRIO DO COMÉRCIO Maio/2017 out/14 nov/14 dez/14 jan/15 fev/15 mar/15 abr/15 mai/15 jun/15 jul/15 ago/15 set/15 out/15 nov/15 dez/15 jan/16 fev/16 mar/16 abr/16 mai/16 jun/16

Leia mais

SEMINÁRIO AUTOGESTÃO

SEMINÁRIO AUTOGESTÃO SEMINÁRIO AUTOGESTÃO CENÁRIOS Desafios e oportunidades Forças e fraquezas Modelo de Excelência da Gestão GOVERNANÇA 1 Aspectos legais 2 Processos de governança Estatuto social Registro de matrícula Atas

Leia mais

PESQUISA. Consumidores de moda PLUS SIZE. Unidade de Gestão Estratégica (UGE) Sebrae Nacional. Junho de 2016

PESQUISA. Consumidores de moda PLUS SIZE. Unidade de Gestão Estratégica (UGE) Sebrae Nacional. Junho de 2016 PESQUISA Consumidores de moda PLUS SIZE Unidade de Gestão Estratégica (UGE) Sebrae Nacional Junho de 2016 Objetivo Identificar o comportamento do consumidor Plus Size como forma de melhorar o ambiente

Leia mais

Área de Estudos Econômicos. Intenção de Consumo - Páscoa 2018

Área de Estudos Econômicos. Intenção de Consumo - Páscoa 2018 Área de Estudos Econômicos Intenção de Consumo - Páscoa 2018 Intenção de consumo A Páscoa é uma festa religiosa e um período de intensificação do movimento no comércio, principalmente na busca por chocolates.

Leia mais

77% dos empresários da construção civil apontam a. 100% dos empresários sentem-se prejudicados. 64% das empresas que dispõem de mecanismos para

77% dos empresários da construção civil apontam a. 100% dos empresários sentem-se prejudicados. 64% das empresas que dispõem de mecanismos para 77% dos empresários da construção civil apontam a falta de mão de obra qualificada como problema Esse é maior com relação às ocupações de pedreiros (100%), encarregados de obra (88,9%) e engenheiros (74,1%)

Leia mais

Expectativa para a Black Friday

Expectativa para a Black Friday Expectativa para a Black Friday Opinião do consumidor - 2017 Área de Estudos Econômicos Black Friday 2017 A Black Friday é uma data popular entre os consumidores do Brasil e já faz parte do calendário

Leia mais

Sales & Marketing. Inspiring consumer goods sector by everis

Sales & Marketing. Inspiring consumer goods sector by everis Sales & Marketing Inspiring consumer goods sector by everis Vendas e marketing: A área de vendas e marketing é delicada para nós e nossos clientes, por isso nossas abordagens são: aumentar a participação

Leia mais

Expectativa para a Black Friday

Expectativa para a Black Friday Expectativa para a Black Friday Opinião do consumidor - 2018 Área de Estudos Econômicos Black Friday 2018 A Black Friday é uma data popular entre os consumidores do Brasil e já faz parte do calendário

Leia mais

XIII ERIC (ISSN ) Eixo Temático Administração e Análise Financeira sala nº 09 (RESUMO)

XIII ERIC (ISSN ) Eixo Temático Administração e Análise Financeira sala nº 09 (RESUMO) Eixo Temático Administração e Análise Financeira sala nº 09 (RESUMO) ANALISE DO CLIMA ORGANIZACIONAL NA MBR SHOPPING AGROPECUÁRIO LOCALIZADO EM MANDAGUARI-PR ANALISE DO CLIMA ORGANIZACIONAL NA MBR SHOPPING

Leia mais

Área de Estudos Econômicos. Expectativas do Comércio Varejista - Festa Junina 2018

Área de Estudos Econômicos. Expectativas do Comércio Varejista - Festa Junina 2018 Área de Estudos Econômicos Expectativas do Comércio Varejista - Festa Junina 2018 Expectativa de vendas Tradicionalmente as festas juninas representam potencial e se revelam como uma oportunidade para

Leia mais

Formulação De Estratégias Para A Inovação Sustentável: Contribuindo À Competitividade Nas Organizações Prestadoras De Serviços

Formulação De Estratégias Para A Inovação Sustentável: Contribuindo À Competitividade Nas Organizações Prestadoras De Serviços Formulação De Estratégias Para A Inovação Sustentável: Contribuindo À Competitividade Nas Organizações Prestadoras De Serviços Taís Pentiado Godoy (taispentiado@yahoo.com.br) Clandia Maffini Gomes (clandia@smail.ufsm.br)

Leia mais

Avaliação da Integração das Práticas de Responsabilidade Social Corporativa com Processos Gerenciais

Avaliação da Integração das Práticas de Responsabilidade Social Corporativa com Processos Gerenciais Avaliação da Integração das Práticas de Responsabilidade Social Corporativa com Processos Gerenciais Gustavo Tietz Cazeri e Rosley Anholon Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) Este artigo tem por

Leia mais

PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA SOBRE ASSUNTOS ECONÔMICOS

PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA SOBRE ASSUNTOS ECONÔMICOS PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA SOBRE ASSUNTOS ECONÔMICOS JANEIRO DE 2018 JOB1144 OBJETIVO LOCAL ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS DA PESQUISA Este estudo tem por objetivo geral levantar o sentimento do consumidor em

Leia mais

TÍTULO: PRODUTIVIDADE-UM ESTUDO DE CASO NUMA EMPRESA DE CONFECÇÃO DO NOROESTE PAULISTA

TÍTULO: PRODUTIVIDADE-UM ESTUDO DE CASO NUMA EMPRESA DE CONFECÇÃO DO NOROESTE PAULISTA TÍTULO: PRODUTIVIDADE-UM ESTUDO DE CASO NUMA EMPRESA DE CONFECÇÃO DO NOROESTE PAULISTA CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS SUBÁREA: ADMINISTRAÇÃO INSTITUIÇÃO: CENTRO UNIVERSITÁRIO DE

Leia mais

Mobilidade Urbana. Opinião do consumidor Área de Estudos Econômicos

Mobilidade Urbana. Opinião do consumidor Área de Estudos Econômicos Mobilidade Urbana Opinião do consumidor - 2017 Área de Estudos Econômicos Mobilidade Urbana A mobilidade urbana consiste nas condições de deslocamento da população e de cargas no espaço geográfico das

Leia mais

Orçamento Doméstico. Junho/16

Orçamento Doméstico. Junho/16 Junho/16 A Pesquisa de Orçamento Doméstico de Belo Horizonte é um balizador do comportamento das famílias, relativo aos seus compromissos correntes e financeiros. A falta de planejamento, diante dos gastos

Leia mais

AULA 8 - MONITORAMENTO E CONTROLE

AULA 8 - MONITORAMENTO E CONTROLE ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA AULA 8 - MONITORAMENTO E CONTROLE Prof Me Alan Mazuco AGENDA: 1. INTRODUÇÃO 2. O CICLO PDCA 3. INDICADORES 4. BSC 5. RESUMO 1 Introdução Nesta aula vamos conhecer as formas de

Leia mais

Escolha do local de compras

Escolha do local de compras Escolha do local de compras Opinião do consumidor - 2017 Área de Estudos Econômicos Escolha do local de compras Planejar ações é essencial para o sucesso da empresa, principalmente diante do atual cenário

Leia mais

Pirataria. Opinião do consumidor. Área de Estudos Econômicos

Pirataria. Opinião do consumidor. Área de Estudos Econômicos Pirataria Opinião do consumidor Área de Estudos Econômicos Pirataria O crime de falsificação e violação de propriedade intelectual e de direitos autorais, popularmente conhecido como pirataria, causa prejuízos

Leia mais

UMA REFLEXÃO SOBRE A DEMANDA POR PROFESSORES DE MATEMÁTICA NO LITORAL NORTE DO ESTADO DE SÃO PAULO

UMA REFLEXÃO SOBRE A DEMANDA POR PROFESSORES DE MATEMÁTICA NO LITORAL NORTE DO ESTADO DE SÃO PAULO (ISBN N. 978-85-98092-14-0) Eixo Temático: (E4 - Formação de professores) UMA REFLEXÃO SOBRE A DEMANDA POR PROFESSORES DE MATEMÁTICA NO LITORAL NORTE DO ESTADO DE SÃO PAULO Vinicius dos Santos Oliveira

Leia mais

Intenção de Consumo - Dia dos Pais Área de Estudos Econômicos

Intenção de Consumo - Dia dos Pais Área de Estudos Econômicos Intenção de Consumo - Dia dos Pais 2018 Área de Estudos Econômicos Intenção de consumo O Dia dos Pais marca a abertura do calendário de datas comemorativas do segundo semestre. O apelo emocional estimula

Leia mais

EMENTÁRIO. Princípios de Conservação de Alimentos 6(4-2) I e II. MBI130 e TAL472*.

EMENTÁRIO. Princípios de Conservação de Alimentos 6(4-2) I e II. MBI130 e TAL472*. EMENTÁRIO As disciplinas ministradas pela Universidade Federal de Viçosa são identificadas por um código composto por três letras maiúsculas, referentes a cada Departamento, seguidas de um número de três

Leia mais

CARACTERIZAÇÃO BÁSICA DOS MEIOS DE TRANSPORTE MAIS UTILIZADOS NA CIDADE DE BOTUCATU

CARACTERIZAÇÃO BÁSICA DOS MEIOS DE TRANSPORTE MAIS UTILIZADOS NA CIDADE DE BOTUCATU CARACTERIZAÇÃO BÁSICA DOS MEIOS DE TRANSPORTE MAIS UTILIZADOS NA CIDADE DE BOTUCATU Simara Cristina Ferreira 1 Bernadete Rossi Barbosa Fantin 2 Faculdade de Tecnologia, Botucatu,SP, Brasil. E-mail: simara@ibd.com.br

Leia mais

Expectativa de vendas - 2 semestre de 2018 Opinião do Comércio Varejista de Minas Gerais. Área de Estudos Econômicos

Expectativa de vendas - 2 semestre de 2018 Opinião do Comércio Varejista de Minas Gerais. Área de Estudos Econômicos Expectativa de vendas - 2 semestre de 2018 Opinião do Comércio Varejista de Minas Gerais Área de Estudos Econômicos Expectativa de vendas - 2 semestre de 2018 Observar e entender como foram as vendas nos

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO FUNDAÇÃO SANTO ANDRÉ PATRICIA DE FÁTIMA GALDINO

CENTRO UNIVERSITÁRIO FUNDAÇÃO SANTO ANDRÉ PATRICIA DE FÁTIMA GALDINO CENTRO UNIVERSITÁRIO FUNDAÇÃO SANTO ANDRÉ PATRICIA DE FÁTIMA GALDINO RELATÓRIO FINAL: OBSERVATÓRIO SOCIOECONÔMICO PARA O GRANDE ABC PAULISTA: O MERCADO FORMAL DE TRABALHO SANTO ANDRÉ 2013 SUMÁRIO 1 Introdução

Leia mais

Desconhecimento dificulta a utilização A redução dos custos operacionais e o aumento da produtividade são os maiores benefícios

Desconhecimento dificulta a utilização A redução dos custos operacionais e o aumento da produtividade são os maiores benefícios Especial Indústria 4.0 4º trimestre de 2015 Avanço da Indústria 4.0 no estado depende do maior conhecimento de seus benefícios A Sondagem Industrial do RS do 4º trimestre de 2015 abordou o tema da quarta

Leia mais

PESQUISA DE OPINIÃO DO CONSUMIDOR: PIRATARIA BELO HORIZONTE - AGOSTO/2016

PESQUISA DE OPINIÃO DO CONSUMIDOR: PIRATARIA BELO HORIZONTE - AGOSTO/2016 PESQUISA DE OPINIÃO DO CONSUMIDOR: PIRATARIA BELO HORIZONTE - AGOSTO/2016 Pirataria O crime de falsificação e violação de propriedade intelectual e de direitos autoriais, popularmente conhecido como pirataria,

Leia mais

AVALIAÇÃO DE GESTÃO E GESTOR MUNICIPAIS E COMPORTAMENTO ELEITORAL - CAMBORIÚ/SC. JUNHO de Fone/Fax: (47)

AVALIAÇÃO DE GESTÃO E GESTOR MUNICIPAIS E COMPORTAMENTO ELEITORAL - CAMBORIÚ/SC. JUNHO de Fone/Fax: (47) RELATÓRIO DE RESULTADOS DE PESQUISA AVALIAÇÃO DE GESTÃO E GESTOR MUNICIPAIS E COMPORTAMENTO ELEITORAL - CAMBORIÚ/SC JUNHO de 2012 TERMO DE RESPONSABILIDADE TÉCNICA SÃO TECNICAMENTE RESPONSÁVEIS PELOS RESULTADOS

Leia mais

Intenção de Compras para o período de volta às aulas 2017

Intenção de Compras para o período de volta às aulas 2017 Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Intenção de Compras para o período de volta às aulas 2017 O perfil do consumidor e resultado de intenção de compras para o período de volta às

Leia mais

Introdução a Gerencia de Projetos

Introdução a Gerencia de Projetos MBA EM GERENCIA DE PROJETOS Introdução a Gerencia de Projetos Rogério Santos Gonçalves 1 Agenda 1. Introdução ao Curso de Gerencia de Projetos 2. Conceitos Básicos sobre Gerenciamento de Projetos. 1. O

Leia mais

PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA SOBRE ASSUNTOS ECONÔMICOS

PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA SOBRE ASSUNTOS ECONÔMICOS PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA SOBRE ASSUNTOS ECONÔMICOS MAIO DE 2015 JOB1845-5 OBJETIVO LOCAL ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS DA PESQUISA O estudo tem por objetivo geral levantar o sentimento do consumidor em relação

Leia mais

Marketing digital para indústria. Gustavo Damschi Elo Ideias

Marketing digital para indústria. Gustavo Damschi Elo Ideias Marketing digital para indústria Gustavo Damschi Elo Ideias O que marketing digital? São ações de comunicação na internet ou em outros meios digitais para divulgar e comercializar seus produtos, conquistar

Leia mais

Reforma Trabalhista deve gerar impactos positivos no emprego e nos investimentos

Reforma Trabalhista deve gerar impactos positivos no emprego e nos investimentos Especial Reforma Trabalhista Reforma Trabalhista deve gerar impactos positivos no emprego e nos investimentos Os resultados da Sondagem Industrial Especial do RS Reforma Trabalhista mostraram que, na opinião

Leia mais

Módulo 7 Funcionamento de uma organização focada em estratégia, integração do BSC da organização com o BSC corporativo, como tornar a estratégia em

Módulo 7 Funcionamento de uma organização focada em estratégia, integração do BSC da organização com o BSC corporativo, como tornar a estratégia em Módulo 7 Funcionamento de uma organização focada em estratégia, integração do BSC da organização com o BSC corporativo, como tornar a estratégia em um processo contínuo, análise das métricas, elaboração

Leia mais

Matéria sobre a Pesquisa: de- rh-para

Matéria sobre a Pesquisa:  de- rh-para Matéria sobre a Pesquisa: www.isk.com.br/perspectivas-de de- rh-para para-2017 EmpresasParticipantes Perfil das Empresas Participantes 2% 23% Origem de Capital 37% Nacional Segmento de Atuação Multinacional

Leia mais

PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA BRASIL JUNHO DE 2015 JOB0744

PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA BRASIL JUNHO DE 2015 JOB0744 PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA JUNHO DE 2015 JOB0744 OBJETIVO LOCAL ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS DA PESQUISA O objetivo principal é levantar a intenção de voto para as próximas eleições para presidente. Brasil.

Leia mais

Relatório Final com os Resultados da Pesquisa de Satisfação dos Beneficiários da Operadora Santa Casa de Misericórdia de Juiz de Fora

Relatório Final com os Resultados da Pesquisa de Satisfação dos Beneficiários da Operadora Santa Casa de Misericórdia de Juiz de Fora Relatório Final com os Resultados da Pesquisa de Satisfação dos Beneficiários da Operadora Santa Casa de Misericórdia de Juiz de Fora Responsável Técnico: Alan de Paiva Loures CONRE/MG 10.339 Objetivo

Leia mais

BANCA 1 NEGÓCIOS POUSO ALEGRE Prof.ª Dr.ª Maria Helena de Carvalho Prof. Esp. Ricardo Henrique de Paula SEXTA-FEIRA (27/04)

BANCA 1 NEGÓCIOS POUSO ALEGRE Prof.ª Dr.ª Maria Helena de Carvalho Prof. Esp. Ricardo Henrique de Paula SEXTA-FEIRA (27/04) BANCA 1 NEGÓCIOS POUSO ALEGRE Prof.ª Dr.ª Maria Helena de Carvalho Prof. Esp. Ricardo Henrique de Paula SEXTA-FEIRA (27/04) 18:20 19:40 20:30 21:10 Renata Couto Martins Borsato - PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

Leia mais

5 sinais de que seus. dados o estão desapontando e ações para mudar as coisas. Planejamento Financeiro Integrado

5 sinais de que seus. dados o estão desapontando e ações para mudar as coisas. Planejamento Financeiro Integrado 5 sinais de que seus dados o estão desapontando e ações para mudar as coisas Dados confiáveis e oportunos eles estão no âmago do sucesso de nossa organização - especialmente, quando você tem múltiplas

Leia mais

Pesquisa de Satisfação: Samel. Abril/2018

Pesquisa de Satisfação: Samel. Abril/2018 Abril/2018 Responsáveis Nota Técnica Responsável Técnico: Gustavo Kazuo Okuyama Estatístico-chefe da AGP Pesquisas Estatístico com registro no CONRE-3 n9087-a emitido em 10/11/2009 Contato Comercial: Aécio

Leia mais

Indicadores de Desempenho

Indicadores de Desempenho Indicadores de Desempenho 1 Conceito Características mensuráveis de processos, produtos ou serviços, utilizadas pela organização para acompanhar, avaliar e melhorar o seu desempenho. OS INDICADORES NECESSITAM

Leia mais

ENDIVIDAMENTO E INADIMPLÊNCIA DO CONSUMIDOR Belo Horizonte - Abril/2018

ENDIVIDAMENTO E INADIMPLÊNCIA DO CONSUMIDOR Belo Horizonte - Abril/2018 ENDIVIDAMENTO E INADIMPLÊNCIA DO CONSUMIDOR Belo Horizonte - Abril/2018 jan/17 fev/17 mar/17 abr/17 mai/17 jun/17 jul/17 ago/17 set/17 out/17 nov/17 dez/17 jan/18 fev/18 mar/18 abr/18 Pesquisa de Endividamento

Leia mais

MEDIÇÃO DE DESEMPENHO VIA BSC

MEDIÇÃO DE DESEMPENHO VIA BSC MEDIÇÃO DE DESEMPENHO VIA BSC Quais indicadores podem ser utilizados para avaliar um sistema operacional? Alguns Exemplos de Indicadores Qualidade; Eficiência Operacional; Grau de Inovação; Superávit;

Leia mais

Intenção de Consumo Dia das Crianças 2017

Intenção de Consumo Dia das Crianças 2017 Intenção de Consumo Dia das Crianças 2017 http://www.istockphoto.com/br/foto/crian%c3%a7as-brincando-com-brinquedos-de-madeira-gm474413898-64594791?st=_p_dia%20das%20crianas Área de Estudos Econômicos

Leia mais

Pesquisa de Opinião Pública: Nível de Satisfação da FEJUNAV

Pesquisa de Opinião Pública: Nível de Satisfação da FEJUNAV Pesquisa de Opinião Pública: Nível de Satisfação da FEJUNAV Naviraí, Junho de 2017 1. Introdução A satisfação dos clientes possui um papel fundamental nos estágios iniciais do relacionamento. Se as experiências

Leia mais

Sistemas de Informação e Decisão. Douglas Farias Cordeiro

Sistemas de Informação e Decisão. Douglas Farias Cordeiro Sistemas de Informação e Decisão Douglas Farias Cordeiro Decisão Tomamos decisões a todo momento! O que é uma decisão? Uma decisão consiste na escolha de um modo de agir, entre diversas alternativas possíveis,

Leia mais