Administração oral de fitoterápicos na fotoproteção e prevenção do fotoenvelhecimento

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Administração oral de fitoterápicos na fotoproteção e prevenção do fotoenvelhecimento"

Transcrição

1 AVM Faculdade Integrada Pós Graduação em Fitoterapia Gabriella Pedrotti Leite Administração oral de fitoterápicos na fotoproteção e prevenção do fotoenvelhecimento Florianópolis 2015

2 AVM Faculdade Integrada Pós Graduação em Fitoterapia Gabriella Pedrotti Leite Administração oral de fitoterápicos na fotoproteção e prevenção do fotoenvelhecimento Monografia apresentada a AVM Faculdade Integrada como requisito para obtenção do título de especialista em Fitoterapia. Orientadora: Profa. Juliana Tironi Machado Florianópolis 2015

3 EPÍGRAFE A natureza é o único livro que oferece um conteúdo valioso em todas as suas folhas. (Johann Goethe)

4 RESUMO A radiação ultravioleta causa diversos danos à estrutura da pele. A fotoproteção é uma forma de minimizar a absorção dos raios UV e preservar a pele. Os fotoprotetores de uso oral visam diminuir o dano causado pela radiação UV protegendo as células do estresse oxidativo e diminuindo a inflamação e queimadura causada pelo Sol. Alguns fitoterápicos são mais utilizados em formulações fotoprotetoras de uso oral e para identificá-los foi realizado um levantamento on-line utilizando uma ferramenta de busca na internet. Os fitoterápicos encontrados de acordo com os critérios de seleção foram: Polypodium leucotomos, Citrus sinensis, Punica granatum, Malus domestica, Theobroma cacao, Pinus pinaster, Camellia sinensis e Lycium barbarum. Para cada fitoterápico encontrado foi realizada uma busca em artigos científicos publicados nos últimos 10 anos visando avaliar a sua eficácia como fotoprotetor. Para todos os fitoterápicos listados foram encontradas pesquisas comprovando sua eficácia como antioxidante devido ao seu alto teor de flavonoides, catequinas e polifenóis e todos, com exceção da Malus domestica, possuem um ou mais estudos comprovando sua eficácia para fotoproteção oral. Palavras-chave: fotoproteção oral. fitoterápico. filtro solar oral.

5 ABSTRACT Ultraviolet radiation causes several damage to skin structure. Photoprotection is a mean to minimize the UV absortion and preserve skin. Oral photoprotectors aim to reduce damage caused by UV radiation by protecting cells from oxidative stress reducing inflammation and sunburn. Some phytotherapics are more used in photoprotective formulations and in order to identify them an online search was performed thorugh an internet search tool. The phytotherapics identified according to criteria were: Polypodium leucotomos, Citrus sinensis, Punica granatum, Malus domestica, Theobroma cacao, Pinus pinaster, Camellia sinensis e Lycium barbarum. For each one of them, another search was performed to identify cientific articles published over the past 10 years in order to evaluate their photoprotective effectiveness. For all of the listed phytotherapics there have been found studies proving their effectiveness as antioxidants due to the high concentration of flavonoids, catechins and polyphenols and all of them, except Malus domestica, have one or more studies proving effectiveness for oral photoprotection. Keywords: oral photoprotection. phytotherapic. oral sunscreen.

6 SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO TEMA PROBLEMA JUSTIFICATIVA 7 2. OBJETIVOS OBJETIVO GERAL OBJETIVOS ESPECÍFICOS 8 3. METODOLOGIA 9 4. REVISÃO DA LITERATURA FOTOENVELHECIMENTO E FOTOPROTEÇÃO FITOTERÁPICOS E FOTOPROTEÇÃO Polypodium leucotomos Citrus sinensis Punica granatum Malus domestica Camellia sinensis Pinus pinaster Theobroma cacao Lycium barbarum CONSIDERAÇÕES FINAIS REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 19 APÊNDICE 1 24

7 6 1. INTRODUÇÃO O envelhecimento da pele é causado por fatores genéticos, cronológicos e por fatores externos. O fotoenvelhecimento é causado pela ação da luz solar e consiste em um dos principais agravantes do envelhecimento cronológico acarretando não apenas um desconforto estético como também problemas à saúde, como canceres de pele. Uma pesquisa realizada pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (1) revelou que 70% dos entrevistados não utilizavam fator de proteção solar e entre os que utilizavam, 36,6% eram mulheres e apenas 20% homens. A relação da incidência de câncer de pele, possivelmente em consequência da falta do uso de filtro solar, é maior em homens, sendo de 13,99% enquanto nas mulheres é de 8,99%. Em outra pesquisa, Buller et al (2) entrevistou praticantes de esqui e snowboard sobre o uso do fator de proteção solar e constatou que apenas 4,4% dos adultos entrevistados faziam utilização correta aplicando 30 minutos antes da exposição solar e reaplicando a cada 2 horas. Além do controle da exposição solar e a utilização de cosméticos e roupas fotoprotetoras, o uso de suplementos vitamínicos minerais e fitoterápicos com função antioxidante vem sendo utilizado como complementar no combate ao fotoenvelhecimento. Alguns fitoterápicos como Polypodium leucotomos, Pomegranate (Punica granatum L.), Picnogenol (Pinus pinaster), entre outros, são utilizados em formulações funcionais com objetivo de prevenir o fotoenvelhecimento e o aparecimento de manchas na pele causadas principalmente pela exposição solar. O objetivo desta pesquisa é identificar os principais fitoterápicos envolvidos na fotoproteção e combate ao fotoenvelhecimento, sua origem e seus efeitos fisiológicos e avaliar sua eficácia através da análise dos resultados obtidos em pesquisas científicas. Para tal foi realizada uma pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa na qual foram pesquisados em bancos de dados on-line artigos científicos publicados nos últimos 10 anos. Os resultados desta pesquisa servirão de referência sobre o tema para profissionais e estudantes na área da fitoterapia, estética, dermatologia e áreas afins.

8 TEMA Avaliação da administração oral de fitoterápicos como auxiliar na fotoproteção e prevenção do fotoenvelhecimento 1.2. PROBLEMA A ingestão de fitoterápicos como fotoprotetor oral contribui para a prevenção do fotoenvelhecimento? 1.3. JUSTIFICATIVA O envelhecimento da pele é causado por fatores genéticos, cronológicos e por fatores externos. O fotoenvelhecimento é causado pela ação da luz solar e consiste em um dos principais agravantes do envelhecimento cronológico acarretando não apenas um desconforto estético como também problemas à saúde, como canceres de pele. Além do controle da exposição solar e a utilização de cosméticos e roupas fotoprotetoras, o uso de suplementos vitamínicos, minerais e fitoterápicos com função antioxidante vem sendo utilizado como complementar no combate ao fotoenvelhecimento. Alguns fitoterápicos como Polypodium leucotomos, Pomegranate (Punica granatum L.), Picnogenol (Pinus pinaster), entre outros, são utilizados em formulações funcionais com objetivo de prevenir o fotoenvelhecimento e o aparecimento de manchas na pele causadas principalmente pela exposição solar. O objetivo desta pesquisa é identificar os principais fitoterápicos envolvidos no combate ao fotoenvelhecimento, sua origem e seus efeitos fisiológicos e avaliar sua eficácia através da análise dos resultados obtidos em pesquisas científicas. Os resultados desta pesquisa servirão de referência sobre o tema para profissionais e estudantes na área da fitoterapia, estética, dermatologia e áreas afins.

9 8 2. OBJETIVOS 2.1. OBJETIVO GERAL Avaliar a eficácia do uso de fitoterápicos na prevenção do fotoenvelhecimento 2.2. OBJETIVOS ESPECÍFICOS.Identificar os principais fitoterápicos utilizados na fotoproteção oral..identificar os efeitos fisiológicos dos fitoterápicos que podem contribuir na prevenção do fotoenvelhecimento;.analisar resultados de pesquisas realizadas utilizando fitoterápicos como prevenção do fotoenvelhecimento.

10 9 3. METODOLOGIA Para realização desta pesquisa foi primeiramente realizado um levantamento através da internet, utilizando o site de busca Google para identificar quais os fitoterápicos mais utilizados em formulações para fotoproteção oral utilizando os seguintes parâmetros: fotoproteção oral. filtro solar oral. fotoprotetor oral. O levantamento foi feito utilizando os primeiros 50 resultados apresentados pelo site para cada um dos parâmetros de busca a partir do qual foram selecionadas apenas formulações disponíveis para venda e excluídas as formulações que não continham fitoterápicos na composição. Na segunda etapa da pesquisa, foi realizado um levantamento bibliográfico de abordagem qualitativa no qual foram identificados em bancos de dados eletrônicos, como google acadêmico, scielo, pubmed entre outros, artigos científicos relacionados aos fitoterápicos identificados na fase inicial da pesquisa e sua atividade fotoprotetora publicados nos últimos 10 anos. Os parâmetros utilizados foram: fitoterápico, fotoenvelhecimento, fotoproteção, melasma. Para Santos e Candeloro (3) a pesquisa bibliográfica consiste na busca de elementos para a sua investigação em materiais impressos ou editados eletronicamente. Qualquer espécie de pesquisa, em qualquer área, supõe e exige uma pesquisa bibliográfica prévia, quer para levantamento da situação da questão, quer para fundamentação teórica, ou ainda para justificar os limites e contribuições da própria pesquisa. (4) Segundo Santos e Candeloro (3) : (...) a pesquisa qualitativa não tem a pretensão de mensurar variáveis, mas de analisar, qualitativamente, de modo indutivo, todas as informações levantadas pelo acadêmico através da aplicação de um instrumento de coleta de dados adequado.

11 10 4. REVISÃO DE LITERATURA 4.1. FOTOENVELHECIMENTO E FOTOPROTEÇÃO O fotoenvelhecimento é uma consequência da exposição à radiação ultravioleta (UV), causando deterioração gradual dos componentes dérmicos e epidérmicos como fibras elásticas, colágenas, vasos sanguíneos, queratinócitos, entre outros. A pele ganha aspecto de enrugada, seca e amarelada perdendo elasticidade podendo também surgir vasos superficiais, machas acrômicas ou pigmentadas. Estas alterações surgem a longo prazo sobrepondo-se ao envelhecimento natural. (5,6) O afastamento da exposição ao sol e o uso de filtros solares são estratégias amplamente aceitas como prevenção primária contra o fotoenvelhecimento. (7) A radiação solar induz a formação de espécies reativas de oxigênio (ERO) na pele tais como o ânion superoxido, hidroxila, oxigênio singlet e peróxido de hidrogênio, que são agentes que podem influenciar no envelhecimento e doenças como câncer e esclerose múltipla. Outros efeitos decorrentes da radiação UV podem ser queimaduras, imunossupressão e alterações de pigmentação. (8,9) O uso de fitoterápicos na fotoproteção é geralmente associado a sua ação antioxidante. A produção de antioxidantes em algumas plantas deve-se a sua defesa à exposição à radiação ultravioleta emitida pelo Sol. Alguns compostos fenólicos são considerados antioxidantes tais como flavonoides, ácidos fenólicos, taninos e tocoferóis. (10) Os flavonoides contribuem para a coloração de flores e frutos e protegem a planta contra patógenos e herbívoros e tem efeito na proteção dos tecidos vegetais contra a radiação UV. (11) Incluem diferentes compostos como flavonas, isoflavonas, flavonóis, antocianinas, flavonas e flavonóis. (10) 4.2. FITOTERÁPICOS E FOTOPROTEÇÃO

12 11 No Brasil, a maior parte das formulações fitoterápicas pesquisadas para fotoproteção oral são magistrais. Nesta pesquisa foram encontradas duas formulações não magistrais, sendo uma comercial e outra farmacêutica. Das formulações selecionadas de acordo com os critérios de inclusão e exclusão, o fitoterápico Polypodium Leucotomos (Polypodium leucotomos) foi o mais utilizado nas formulações aparecendo em 16 das 22 formulações selecionadas (Apêndice 1). O SunRox (Citrus sinensis) foi o segundo mais utilizado aparecendo em 6 formulações, seguido do Pomegranate (Punica Granatum) em 4 e o Pomactiv (Malus domestica) em 2. Também foram encontrados nas formulações selecionadas Chá Branco (Camellia sinensis), Goji Berry (Lycium barbarum L.), Picnogenol (Pinus pinaster) e Cacau (Theobroma cacao) Polypodium leucotomos O extrato de Polypodium leucotomos é extraído das folhas da planta Polypodium leucotomos que apresenta ação antioxidante e anti-inflamatória na pele em uso tópico e oral. Estudos realizados com utilização do fitoterápico oral demonstraram redução do eritema cutâneo após exposição solar prolongada. As propriedades fotoprotetoras deste extrato podem ser explicadas pela ação dos compostos antioxidantes e anti-inflamatórios nele presentes como ácido cafeico, ferúlico, vanílico, p-cumárico e clorogênico. A ação antioxidante permite neutralizar as ERO induzidas pela radiação solar, principalmente do anion superóxido e o oxigênio singlet protegendo as fibras estruturais da derme como colágeno e elastina da ação das metaloproteinases que são inibidas pelo uso do P. Leucotomos. (12,13) Um estudo realizado por Villa et al (9), demonstrou que doses de 240 mg do extrato de Polypodium leucotomos administradas 8 e 2 horas antes da exposição UV foi capaz de diminuir o eritema em 84% em relação ao grupo controle que aumentou em 217%. Middelkamp-Hup et al (14) realizaram um estudo com 9 voluntários que foram submetidos a variadas doses de radiação UV após receberem ou não 7,5 mg/kg de Polypodium leucotomos. Após 24 horas os dois grupos foram analisados e no grupo tratado com o Polypodium leucotomos foi observado redução do eritema cutâneo, dos dímeros de pirimidina, da proliferação de células epidérmicas e

13 12 infiltração de mastócitos em relação ao grupo não tratado. Também foi observada maior preservação das células de Langerhans. A dosagem diária recomendada para fotoproteção é de 240 mg. (13) Sun Rox (Citrus sinensis) SunRox é um complexo comercial que contém extratos de três tipos de laranja vermelha (Citrus sinensis L. Osbeck), Tarocco, Sangüinello e Moro. Diversos estudos comprovam seu potencial antioxidante devido à presença de flavonoides (15,16) porém não foram encontrados outros estudos sobre sua utilização como fotoprotetor oral com exceção de estudos realizados pelo fabricante do composto. Nestes estudos, o composto foi utilizado via oral e tópica. Em ambas situações, o composto reduziu o eritema causado pela exposição à radiação UV em relação ao controle, representando uma redução de 35% na administração oral e 38% na administração tópica. Entretanto como estas referências foram encontradas apenas na literatura técnica farmacêutica carecem de mais fontes que possam comprovar esta utilização. A recomendação de uso é de 100 mg 2 vezes ao dia. (17) Punica granatum Conhecida como romã ou pomegranate, é uma planta nativa da Pérsia e cultivada no Irã desde 2000 a.c. (...) O nome pomegranate deriva do latim pomun (maça) e granatus (semeado). (18) A romã é rica em compostos fenólicos como antocianinas (delfinidina, cianina e pelargonidina), flavonoides (quercetina e rutina), taninos hidrolisáveis (elagio e galotaninos) e ácidos fenólicos (cafeico, catequínico, clorogênico, orto e paracumárico, quínico, gálico e elágico). (19,20) A romã possui atividade antioxidante, anticarcinogênica e antifibrótica, estudos demonstraram que sua atividade antioxidante é mais alta que a do vinho tinto e do chá verde. (21,22) O ácido elágico é um polifenol que possui alta afinidade com o cobre, atuando na inibição da enzima tirosinase, responsável pela formação da melanina.. Pesquisas demonstraram que a aplicação tópica do ácido elágico preveniu a pigmentação da pele após exposição UV. (22) Um estudo realizado por Kasai et al (22) com

14 13 administração oral de extrato de romã contendo 200 mg e 100 mg de ácido elágico verificou efeito protetor contra queimaduras leves provocadas pela radiação UV nas duas doses. Neste mesmo estudo foi também observado leve clareamento da pele. Outros estudos indicam que o tratamento da pele com extrato de romã antes da exposição UV, inibe a formação de dímeros de pirimidina e a oxidação de proteínas. (12) A indicação terapêutica recomendada para administração oral é 500 mg ao dia de extrato seco padronizado em 40% de ácido elágico. (23) Pomactiv hfv - Malus domestica Nas formulações encontradas nesta pesquisa, o Pomactiv aparece sempre associado ao Sunrox e ao Pomegranate. É composto pelo extrato de maça (Malus domestica) padronizado em 40% de polifenóis totais. Os antioxidantes presentes na sua composição auxiliam na redução de ERO. A indicação de uso do extrato é de 100 a 200 mg diários. (24) Não foram encontradas pesquisas utilizando Malus domestica como fotoprotetor. Um estudo realizado por Vieira (25) com 9 mulheres onde foi administrado suco de maçã de dois diferentes tipos e água, como controle, verificou aumento na capacidade antioxidante, ácido ascórbico e ácido úrico sérico e redução na oxidação lipídica. Este estudo demonstra o potencial antioxidante da Malus domestica porém não comprova sua eficácia enquanto protetor solar sendo necessária realização de outros estudos específicos Camellia sinensis O chá branco foi encontrado em apenas uma formulação pesquisada, porém não foram encontrados estudos comprovando a sua eficácia para fotoproteção. A planta que dá origem ao chá branco é a Camellia sinensis, e dela também são derivados os chás verde, vermelho, preto, oolong entre outros. Para o chá verde foram encontradas diversas referências a respeito do seu potencial antioxidante e fotoprotetor. O chá verde possui altas concentrações de polifenóis sendo 4 tipos principais: epicatequina-3-galato (ECG) epigalocatequina (EGC), epicatequina (EC) e epigalocatequina-3-galato (EGCG), este último encontrado em maior abundância.

15 14 (26) Um estudo in vivo conduzido por Morley et al (27) demonstrou que o chá verde possui ação fotoprotetora contra radiação UV podendo proteger as células de danos ao DNA. Os voluntários foram avaliados antes e após ingerir infusão de 7,5 mg de chá verde em 540ml de água e expostos a radiação UVA por 12 minutos. Outro estudo demonstrou que o consumo de bebida à base de chá verde melhorou a sensibilidade da pele à radiação UV com diminuição do eritema após a exposição. Os voluntários consumiram 1 litro do chá ao longo do dia totalizando 1402 mg de catequinas. A sensibilidade da pele à radiação UV diminuiu em 16% após 6 meses de tratamento e 25% após 12 meses. (28) A dose recomendada do seu extrato seco é de 50 a 500mg ao dia (29). Alguns estudos constataram que doses de até 1600mg foram bem toleradas sem efeitos adversos. A administração de 800 mg de EGCG produziu efeitos gastrointestinais mínimos. (26) Pinus pinaster O Picnogenol é o nome dado ao extrato da casca da planta Pinus pinaster ou Pinus maritma, que contém flavonoides, catequinas, taxifolinas e ácidos fenólicos. Alguns estudos justificam o uso do Picnogenol como fotoprotetor devido a seu potencial antioxidante: 21 voluntários receberam doses diárias de 1,10 mg/kg por 4 semanas e após 1,66 mg/kg por mais 4 semanas, após este período a dose de UV necessária para atingir a dose eritematosa mínima foi 2 vezes maior do que anterior à administração; na redução da pigmentação cutânea e melasma, voluntários receberam cápsulas de 25 mg 3 vezes ao dia durante 30 dias reduzindo após este período a intensidade da pigmentação na pele bem como do melasma. (30) Outro estudo concluiu que o uso do Picnogenol pode também diminuir o fotoenvelhecimento já causado pela radiação UV melhorando em 71% as manchas causadas pelo fotoenvelhecimento dos participantes. (31) A dose diária recomendada é de 25 a 200 mg ao dia. (30) Theobroma cacao

16 15 O cacau (Theobroma cacao) é considerado um alimento rico em antioxidantes, suas sementes são processadas para obtenção do cacau em pó e solúvel. O cacau possui mais compostos fenólicos do que o chá preto e chá verde e vinho tinto. (32) Os flavonoides presentes no cacau incluem: antocianinas, flavonas, flavanóis e flavonóis. Os flavanóis são a classe de flavonoides mais abundante no cacau e compreende flavanóis monoméricos, as (+)- catequinas e (-)-epicatequinas, e flavanóis oligoméricos, as procianidinas. (33) Com objetivo de verificar a ação fotoprotetora do cacau, dois grupos de mulheres consumiram cacau em pó, dissolvido em 100ml de água todos os dias por 12 semanas. Um grupo recebeu cacau com alto teor de flavonóis (326 mg) e outro contendo baixo teor (27 mg). Após este período os dois grupos foram submetidos a radiação UV induzida artificialmente. O grupo que recebeu o cacau com alto teor de flavonóis obteve redução de 15% e 25% no eritema cutâneo na 6 a e 12 a semana respectivamente. Já no grupo que recebeu o cacau com baixo teor de flavonóis não obteve mudanças significativas. Também foi observado apenas no grupo que recebeu cacau com alto teor de flavonóis melhoras na densidade e hidratação da pele. (34) Outro estudo semelhante demonstrou que o consumo de chocolate a base de cacau com alto índice de flavanóis por 12 semanas aumentou em mais que o dobro a dose eritematosa mínima após exposição UV ao contrário do grupo que consumiu chocolate com baixo índice de flavanóis que não teve alterações significativas. (35) A quantidade de antioxidantes presentes no cacau influencia diretamente no seu potencial enquanto fotoprotetor. Um extrato obtido a partir das sementes de cacau, chamado Oxycoa, possui 80% dos polifenóis do cacau, enquanto no cacau processado normalmente existe cerca de 30% de polifenóis. A recomendação de uso para fotoproteção é de 1 g a 3,26 g ao dia para fotoproteção. (36) Lycium barbarum Goji berry ou wolfberry (Lycium barbarum) é uma planta encontrada no Mediterrâneo e na Ásia. É utilizada na Medicina Tradicional Chinesa há mais de 2000 anos. Os frutos podem ser consumidos crus, em forma de sucos, vinho ou chás ou

17 16 processados em tinturas, extratos e tabletes. A dose recomendada de frutos secos varia de 5 g a 12 g. A L. barbarum é rica em polissacarídeos, carotenoides, flavonoides e aminoácidos. (37) Em um estudo realizado por Reeve et al (38), um suco contendo 5% de Goji berry adicionado à água de ratos reduziu o edema inflamatório pela queimadura solar após a exposição UV. Outro estudo realizado in vitro demonstrou que o L. barbarum possui efeito protetor em fibroblastos submetidos à radiação UVB. O estudo demonstrou que os fibroblastos da amostra sem adição de L.barbarum sofreu diminuição da atividade proliferativa dos fibroblastos e da enzima superoxido dismutase (SOD) intracelular e aumento do composto malondialdeído (MDA) e da enzima lactato desidrogenase (LDH) após a exposição à radiação UVB confirmando o estresse oxidativo. Já as amostras adicionadas de L.barbarum demonstraram efeito oposto, aumentando a atividade proliferativa e os níveis de SOD e reduzindo os níveis de MDA e LDH de forma dose dependente. (39)

18 17 5. CONSIDERAÇÕES FINAIS Os dados encontrados nesta pesquisa demonstram que o uso de fitoterápicos de uso oral como complemento na fotoproteção é viável e já foi objeto de diversas pesquisas. A crescente preocupação com os danos causados pela radiação solar faz com que se faça necessária a utilização de diversos instrumentos de fotoproteção. O uso de fitoterápicos como fotoprotetores endógenos representa um adjuvante na fotoproteção potencializando a ação do filtro solar de uso tópico e minimizando os danos causados pela radiação UV. Os fitoterápicos abordados nesta pesquisa possuem alto potencial antioxidante devido ao seu teor de flavonoides, catequinas, compostos fenólicos, entre outros. A atividade fotoprotetora está relacionada à capacidade de impedir o estresse oxidativo diminuindo a incidência de radicais livres e assim diminuindo a inflamação e preservando as células da pele. Dos fitoterápicos pesquisados, o Polypodium leucotomos apresentou o maior número de pesquisas que comprovam a sua ação e eficácia como fotoprotetor. Ainda são poucas as pesquisas que comprovam in vivo a atividade fotoprotetora da maior parte dos fitoterápicos encontrados nesta pesquisa, alguns são utilizados nas formulações devido ao seu poder antioxidante e antienvelhecimento como o extrato de Malus domestica, porém sem referências que o comprovem em pesquisas enquanto fotoprotetor. O chá branco, derivado da planta Camellia sinensis foi utilizado em uma das formulações encontradas para fotoproteção porém as pesquisas realizadas utilizando a Camellia sinensis foram conduzidas utilizando apenas o chá verde, outra variação do uso da planta. Outros fitoterápicos com potencial antioxidante também podem ser utilizados para esta finalidade como, por exemplo, o chá mate (Ilex paranaguensis) que possui atividade fotoprotetora semelhante ao do chá verde através da proteção do DNA e da peroxidação lipídica. (40) A fotoproteção oral através de fitoterápicos está crescendo como uma nova opção complementar à medida que mais pesquisas são realizadas e seus efeitos comprovados. Porém, são necessárias mais pesquisas uma vez que ainda existem

19 18 diversos fitoterápicos utilizados sem comprovação científica específica para fotoproteção.

20 19 6. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 1. SOCIEDADE BRASILEIRA DE DERMATOLOGIA. Maioria dos brasileiros (70%) não usa protetor solar Disponível em consultado em 01/05/ WHITE, P.O. TRIBOUT, H. BARON, E. Protective Mechanisms of Green Tea Polyphenols in Skin. Oxidative Medicine and Cellular Longevity SANTOS, Vanice dos. CANDELORO, Rosana J. Trabalhos Academicos: uma orientação para a pesquisa e normas técnicas. Porto alegre: AGE, p RAMPAZZO, Lino. Metodologia Científica. 3. ed. São Paulo: Edições Loyola, p OKUNO, Emico. VILELA, Maria A. Constantino. Radiação Ultravioleta: características e efeitos. São Paulo: Livraria da Física, NASCIMENTO, Melisha S. os Santos Tavares. Desenvolvimento tecnológico de formulação fotoprotetora a base de produtos naturais. Dissertação (Mestrado em Farmácia). Universidade Federal do Mato Grosso do Sul STEINER, Denise. REATO, Terapêutica do Envelhecimento Cutâneo. Tratado de Cirurgia Dermatológica, Cosmiatria e Laser. Rio de Janeiro: Elsevier, p GOMES, A.J. et al. The antioxidant action of Polypodium Leucotomos extract and kojic acid: reactions with reactive oxygen species. Brazilian Journal of Medical and Biological Research. v. 34, n. 11, p , VILLA, A. et al. Decrease of ultraviolet A light induced "common deletion" in healthy volunteers after oral Polypodium Leucotomos extract supplement in a

21 20 randomized clinical trial. Journal of the American Academy of Dermatology, 62(3), pp , PRAIA, Adriana da Silva. SILVA, Edileine Ferreira. QUEIROZ, Ada C. VALOIS, Afonso Celso Candeira. Compostos Fenólicos. Curso de pós graduação em bioquímica. FATEP, AM Disponível em consultado em 12/10/ MASA, Cristina Valares. Variación del metabolismo secundario en plantas debida al genotipo y al ambiente Tese (Doutorado em Ciencias) - Universidad de extremadura. Badajoz. 12. NORONHA, Mariana D. M. de. Tendências mais recentes na fotoproteção Monografia (Mestrado em Ciencias Farmaceuticas) - Universidade Lusofana de Humanidades e Tecnologias. Lisboa, EMBRAFARMA. Polypodium Leucotomos. Sao Paulo: Embrafarma, MIDDELKAMP-HUP, Maritza A. et al. Oral Polypodium leucotomos extract decreases ultraviolet-induced damage of human skin. American Academy of Dermatology. Abstract PROTEGGENTE, A. R. et al. The compositional characterisation and antioxidant activity of fresh juices from sicilian sweet orange (Citrus sinensis L. Osbeck) varieties. Free Radicicals Research. Abstract. v.37. n.6 p MOHAMMADIAN, Mansour Afshar. MOBRAMI, Zenaib. SAJEDI, Reza Hasan. Bioactive compounds and antioxidant capacities in the flavedo tissue of two citrus cultivars under low temperature. Brazilian Society Plant Physiology v.23 n.3 p

22 IDEALFARMA. SunRox. Literatura técnica. Diponível em: sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=2&cad=rja&uact=8&ved=0ccoqfjab&url= http%3a%2f%2fwww.idealfarma.com.br%2fdownload.php%3fbaixar%3dfiles %2Fsunrox.pdf&ei=lkxAVfTgLvG0sATcn4DADg&usg=AFQjCNGDZ- 9Cd5yKfjkQqooamVZ5UYrwbg&sig2=Q8zKvA_g-lYorD-ZD7gFfw consultado em 27/04/ GAMMA. Informe técnico. Extrato de romã (pomegranate). Disponível em consultado em 01/02/ JARDINI, Fernanda Archilla. Atividade dos compostos fenólicos antioxidantes da romã (Punica granatum L.) - avaliação in vivo e em cultura de células Tese (Doutorado em Ciências dos Alimentos) Universidade de São Paulo. São Paulo. 20. JARDINI, Fernanda Archilla. MANCINI, Jorge Filho. Avaliação da atividade antioxidante em diferentes extratos da polpa e sementes da romã (Punica granatum, L.). Revista Brasileira de Ciências Farmacêuticas v.43. n WERKMAN, C. et al. Aplicações terapêuticas da Punica granatum L. (romã). Revista Brasileira Plantas Medicinais. v.10. n.3. p KASAI, Kouichi et al. Effects of Oral Administration of Ellagic Acid-Rich Pomegranate Extract on Ultraviolet-Induced Pigmentation in the Human Skin. Journal of Nutrition Science and Vitaminology. v.52 p , FAGRON. Pomegranate extrato seco min 40%. Informe Técnico. disponível em consultado em 01/02/ IDEALFARMA. Pomactiv hfv. Literatura técnica. disponível em

23 22 sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=1&cad=rja&uact=8&ved=0cb0qfjaa&url= http%3a%2f%2fwww.idealfarma.com.br%2fdownload.php%3fbaixar%3dfiles %2Fpomactivhfv.pdf&ei=b1VAVZDhOMLHsQTMmYD4Cg&usg=AFQjCNHlx_X7oj8bAcebvg0Pi4w L80bbPA&sig2=eCALksZFBb418Wm6vMBMYg consultado em 28/04/ VIEIRA, Francilene Gracieli Kunradi. Atividade antioxidante in vitro e in vivo de diferentes cultivares de maçã (Malus domestica Borkh) do estado de Santa Catarina. Tese. (Doutorado em Ciencia dos Alimentos). Universidade Federal de Santa Catarina. Florianopolis, ZARRAGA, M. JUDY, D. WITFILL, K. Green Tea and Its Photoprotective and Anticarcinogenic Effects on the Skin. Cosmetic Dermatology. v.23 n.10. p MORLEY, Nick. et al. The green tea polyphenol (#)-epigallocatechin gallate and green tea can protect human cellular DNA from ultraviolet and visible radiationinduced damage. Photodermatology Photoimmunology & Photomedicine. v. 21 p HEINRICH, Ulrike. et al. Green Tea Polyphenols Provide Photoprotection, Increase Microcirculation, and Modulate Skin Properties of Women. The Journal of Nutrition. v.141. p DERMOERVAS Informativo técnico. n.45. Disponível em 45.pdf consultado em 30/04/ GUERRA, Jessica C. Pinus pinaster. Informações Técnicas. VIAFARMA. 2014

24 FURUMURA, Minao. Oral administration of French maritime pine bark extract (Flavangenol ) improves clinical symptoms in photoaged facial skin. Clinical Interventions in Aging. v.7 p SILVA, Liana Ludielli. Análise fitoquímica e determinação das atividades antioxidantes e vasculogênica dos extratos aquosos padronizados de Coffea arabica e Theobroma cacao. Dissertação (Mestrado em Biotecnologia). Universidade Federal de Santa Catarina SILVA, S.C. SANTOS, A.P. CRUZ, R.S. As propriedades anti-inflamatórias do cacau no processo aterosclerótico revisão. Alimentação Humana. v.17 n. 1/2/3. p HEINRICH, Ulrike et al. Long-Term Ingestion of High Flavanol Cocoa Provides Photoprotection against UV-Induced Erythema and Improves Skin Condition in Women. The Journal of Nutrition. v.136. p WILLIAMS, S. TAMBURIC, S. LALLY, C. Eating chocolate can significantly protect the skin from UV light. Journal of Cosmetic Dermatology. v.8 p ATTIVOS MAGISTRAIS, Oxycoa. Informe técnico POTTERAT, Olivier. Goji (Lycium barbarum and L. chinense): Phytochemistry, Pharmacology and Safety in the Perspective of Traditional Uses and Recent Popularity. Planta Medica. n.76. p REEVE, V.E. et al. Mice drinking goji berry juice (Lycium barbarum) are protected from UV radiation-induced skin damage via antioxidant pathways. Photochemical & Photobiological Science. n.9. p

25 WANG, Fa-xuan. SONG, Qi-ru. YANG, Zheng-gui. Protective Effects of Lycium Barbarum Polysaccharides on Fibroblast Damaged by Ultraviolet B. Journal of Ningxia Medical College. n BARG, Marlon. Avaliação do efeito fotoprotetor do extrato de Ilex paranaguensis sobre a prevenção do dano oxidativo causado por radiação ultravioleta. Dissertação. (Mestrado em Ciências da Saúde). Universidade do Extremo Sul Catarinense

26

POLYPODIUM LEUCOTOMOS

POLYPODIUM LEUCOTOMOS Informações Técnicas POLYPODIUM LEUCOTOMOS Antioxidante e Anti-inflamatório NOME CIENTIFICO: FAMÍLIA: Polypodiaceae. SINÔNIMOS: Calagula, calagualine, ferns, Polypodium cambricum, Polypodium decumanum,

Leia mais

GOJI BERRY CAS: N/A DCB: N/A DCI: N/A

GOJI BERRY CAS: N/A DCB: N/A DCI: N/A GOJI BERRY Nome científico: Lycium barbarum. Sinonímia Científica: N/A Nome popular: Goji, Bagas-de-goji, Goji berry, Lício da Barbária, Wolfberry. Família: Solanaceae. Parte Utilizada: Fruto. Composição

Leia mais

Dra Letícia Guimarães

Dra Letícia Guimarães Especialista em Dermatologia pela Sociedade Brasileira de Dermatologia Membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica Residência em Dermatologia

Leia mais

Ácido Ferúlico Antioxidante

Ácido Ferúlico Antioxidante Ácido Ferúlico Antioxidante Fórmula Estrutural: Fórmula Molecular: C 10 H 10 O 4 Peso Molecular: 194.19 g/mol DCB: - CAS: 1135-24-6 Sinonímia: FA Nome químico: ácido 4-hidróxi-3-metóxi-t-cinâmico Propriedades:

Leia mais

HydrOlive + (Cobiosa/Espanha)

HydrOlive + (Cobiosa/Espanha) HydrOlive + (Cobiosa/Espanha) HydrOlive + (Cobiosa/Espanha) O plus do peeling em cápsula INCI Name: Olea Europaea (Olive) Fruit Extract, Glycerin, Water Hidroxitirosol (HT) promove várias atividades biológicas

Leia mais

INTRODUÇÃO PROPRIEDADES

INTRODUÇÃO PROPRIEDADES INTRODUÇÃO Laranjas de polpa vermelha são bastante comuns no Mar Mediterrâneo, em particular na Itália e na Turquia. CitrusiM é um extrato obtido da Laranja Vermelha Moro, também conhecida como falsa sanguínea.

Leia mais

LITERATURA PHYTOCELLTEC - SOLAR VITIS PROTEÇÃO UV ATRAVÉS DE CÉLULAS TRONCO

LITERATURA PHYTOCELLTEC - SOLAR VITIS PROTEÇÃO UV ATRAVÉS DE CÉLULAS TRONCO PHYTOCELLTEC - SOLAR VITIS PROTEÇÃO UV ATRAVÉS DE CÉLULAS TRONCO INCI name: Vitis vinifera (Grape) Fruit Cell Extract (and) Isomalt (and) Lecithin (and) Sodium Benzoate (and) Aqua / Water. PhytoCellTec

Leia mais

Varredor de ROS. Varredor de RNS. Lipochroman TM (Lipotec/Espanha) Inovador antioxidante da pele ROS e RNS

Varredor de ROS. Varredor de RNS. Lipochroman TM (Lipotec/Espanha) Inovador antioxidante da pele ROS e RNS Lipochroman TM (Lipotec/Espanha) Inovador antioxidante da pele ROS e RNS Introdução Radicais e espécies reativas são responsáveis por vários mecanismos que funcionam como gatilho para o envelhecimento

Leia mais

NANOMAX NANOTECNOLOGIA NO COMBATE AOS RADICAIS LIVRES

NANOMAX NANOTECNOLOGIA NO COMBATE AOS RADICAIS LIVRES NANOMAX NANOTECNOLOGIA NO COMBATE AOS RADICAIS LIVRES A pele é o maior órgão do corpo humano, e é responsável por cerca de 16% do peso corporal total. As principais funções da pele são proteger o corpo

Leia mais

18/10/2017 FORMULAÇÕES FOTOPROTETORAS EFEITOS DA RADIAÇÃO SOLAR ESPECTRO DA RADIAÇÃO SOLAR. Efeitos prejudiciais.

18/10/2017 FORMULAÇÕES FOTOPROTETORAS EFEITOS DA RADIAÇÃO SOLAR ESPECTRO DA RADIAÇÃO SOLAR. Efeitos prejudiciais. CURSO DE ESTÉTICA E COSMÉTICA DISICPLINA DE COSMETOLOGIA FORMULAÇÕES FOTOPROTETORAS Protetor Solar: qualquer preparação cosmética destinada a entrar em contato com a pele e lábios, com a PROTETOR SOLAR

Leia mais

SUCO VERDE CAS: N/A DCB: N/A DCI: N/A

SUCO VERDE CAS: N/A DCB: N/A DCI: N/A SUCO VERDE Nome científico: Camellia sinensis; Zinziber officinale; Olea europeae L. Sinonímia científica: N/A Nome popular: Chá Verde (Camellia sinensis); Gengibre (Zinziber officinale); Oliveira (Olea

Leia mais

MELSCREEN COFFEE EL DEO

MELSCREEN COFFEE EL DEO MELSCREEN COFFEE EL DEO DESCRIÇÃO Óleo desodorizado, extraído de grãos verdes de café (Coffea arabica) através de prensagem a frio. INCI Name: Coffea Arabica (Coffee) Seed Oil. INTRODUÇÃO À medida em que

Leia mais

Booster Termogênico Natural Rico em Bioativos e Fibras

Booster Termogênico Natural Rico em Bioativos e Fibras Booster Termogênico Natural Rico em Bioativos e Fibras Potente antioxidante Combate da gordura corporal Aumento da taxa metabólica Auxílio na absorção de glicose via intestinal em dietas hipercalóricas

Leia mais

2. COQUETEL DE FRUTAS VERMELHAS

2. COQUETEL DE FRUTAS VERMELHAS CARTA DE Drinks 1. DRINK DE MAÇÃ E CANELA 1 colher (café) de canela em pó (3g) 1 rama de canela para decorar 1 fatia fina de maçã vermelha com casca ralada (30g) Modo de Preparo: em uma taça, coloque a

Leia mais

Vitamina C pura enzimática extraída de fontes orientais

Vitamina C pura enzimática extraída de fontes orientais Vitamina C pura enzimática extraída de fontes orientais HO CH 2 OH O OH OH HO H OH H INCI Name: 2-O-alpha-D-glucopyranosyl-L-ascorbic acid O O OH O COMO OCORRE O PROCESSO DE OXIDAÇÃO DE ÁCIDO ASCÓRBICO?

Leia mais

Pharmácia Cantinho da Terra Avenida Rio Claro - São Paulo. Telefone: Cel: whatsapp:

Pharmácia Cantinho da Terra Avenida Rio Claro - São Paulo. Telefone: Cel: whatsapp: Pharmácia Cantinho da Terra Pharmácia Cantinho da Terra Pharmácia Cantinho da Terra WhatsApp Avenida 17 nº 559 entre ruas 4 e 5 - Bairro Saúde. Tel: 19 3522-3522 55 19 9 9779-4877 Contatos Eletrônicos:

Leia mais

Morosil (Bionap/Itália)

Morosil (Bionap/Itália) Morosil (Bionap/Itália) Morosil (Bionap/Itália) A alternativa natural do mediterrâneo no gerenciamento do peso Nome Científico: Citrus sinensis (L.) Osbeck A dieta mediterrânea é extremamente conhecida

Leia mais

Mantenha uma aparência jovem ingerindo alimentos que previnem as rugas

Mantenha uma aparência jovem ingerindo alimentos que previnem as rugas Mantenha uma aparência jovem ingerindo alimentos que previnem as rugas Mantenha uma aparência jovem ingerindo alimentos que previnem as rugas Eles contêm substâncias importantes para manter sua pele mais

Leia mais

Análise sensorial por eficácia clínica e percebida da redução de rugas e linhas de expressão (RFE-EM B-R0)

Análise sensorial por eficácia clínica e percebida da redução de rugas e linhas de expressão (RFE-EM B-R0) Análise sensorial por eficácia clínica e percebida da redução de rugas e linhas de expressão (RFE-EM115-15-B-R0) Objetivo do estudo: Diretor do estudo: Aspectos éticos: Participantes da pesquisa: Avaliar

Leia mais

CAFÉ VERDE. Gerenciamento de peso com 45% de Ácido Clorogênico. Informações Técnicas

CAFÉ VERDE. Gerenciamento de peso com 45% de Ácido Clorogênico. Informações Técnicas Informações Técnicas CAFÉ VERDE Gerenciamento de peso com 45% de Ácido Clorogênico NOME CIENTÍFICO: Coffea robusta L. PARTE UTILIZADA: grão verde FAMÍLIA: Rubiaceae INTRODUÇÃO O café contém centenas de

Leia mais

VOCÊ SABE O QUE É MELASMA?

VOCÊ SABE O QUE É MELASMA? VOCÊ SABE O QUE É MELASMA? Você sabe o que é o melasma? Trata-se daquelas manchas amarronzadas que aparecem na pele, mais comumente no rosto, podendo ocorrer também no colo, braços e até nas costas. Escuras

Leia mais

ENVELHECIMENTO CUTÂNE0. Professora: Erika Liz

ENVELHECIMENTO CUTÂNE0. Professora: Erika Liz ENVELHECIMENTO CUTÂNE0 Professora: Erika Liz Introdução O envelhecimento é um processo biológico e dinâmico que ocorre desde o dia em que nascemos. Os tecidos gradualmente passam por mudanças de acordo

Leia mais

0,8 0,7. Transmissão 0,6 0,5 0,4

0,8 0,7. Transmissão 0,6 0,5 0,4 Transmissão Chromatinet As malhas ChromatiNet transforma a luz em produtividade através do manejo do seu espectro. Essas malhas fotoconversoras de luz propicia aos agricultores o aumento da atividade fotossintética,

Leia mais

ISO-SLIMCOMPLEX ANTICELULÍTICO E REDUTOR

ISO-SLIMCOMPLEX ANTICELULÍTICO E REDUTOR ISO-SLIMCOMPLEX ANTICELULÍTICO E REDUTOR Isoflavonas da soja para um corpo perfeito Iso-SlimComplex é um ingrediente tanto redutor quanto anticelulitico, a base de genisteína, ingrediente biologicamente

Leia mais

LITERATURA ISO-SLIMCOMPLEX 4 SUBSTANCIAS ATIVAS EM UM ÚNICO PRODUTO ANTICELULÍTICO

LITERATURA ISO-SLIMCOMPLEX 4 SUBSTANCIAS ATIVAS EM UM ÚNICO PRODUTO ANTICELULÍTICO ISO-SLIMCOMPLEX 4 SUBSTANCIAS ATIVAS EM UM ÚNICO PRODUTO ANTICELULÍTICO INCI name: Spirulina Platensis Extract (and) Soy Isoflavones (and) Caffeine (and) Carnitine (and) Polysorbate 80 (and) Phenoxyethanol

Leia mais

POWDEROIL VIT. AE CAS: N/A DCB: N/A DCI: N/A

POWDEROIL VIT. AE CAS: N/A DCB: N/A DCI: N/A POWDEROIL VIT. AE Nomes científicos: Elaeis guinnensis; Clycine max; Helianthus annuus L.; Betacaroteno e Tocoferol. Sinonímia cientifica: N/A Nome popular: Palma (Elaeis guinnensis), Soja (Clycine max),

Leia mais

Protocolo de Emergência Anti Envelhecimento Facial.

Protocolo de Emergência Anti Envelhecimento Facial. Protocolo de Emergência Anti Envelhecimento Facial www.lavertuan.com.br Protocolo de Emergência Anti Envelhecimento Facial Envelhecimento na Derme: Flacidez e rugas - Redução do número de fibroblastos

Leia mais

LITERATURA NANOMAX NANOTECNOLOGIA NO COMBATE AOS RADICAIS LIVRES

LITERATURA NANOMAX NANOTECNOLOGIA NO COMBATE AOS RADICAIS LIVRES Uso: Externo NANOMAX NANOTECNOLOGIA NO COMBATE AOS RADICAIS LIVRES Fator de Correção: Não se aplica Fator de Equivalência: Não se aplica INCI name: Lecithin (and) Ascorbyl Tetraisopalmitate (and) Caprylic

Leia mais

BULA PROFISSIONAL DE SAÚDE

BULA PROFISSIONAL DE SAÚDE BULA PROFISSIONAL DE SAÚDE Inthos Polypodium leucatomos MEDICAMENTO FITOTERÁPICO NOMENCLATURA BOTÂNICA OFICIAL: Polypodium leucatomos NOMENCLATURA POPULAR: Polypodium FAMÍLIA: Polypodiaceae PARTE DA PLANTA

Leia mais

01/10/2017 DESPIGMENTANTES DESPIGMENTANTES DESPIGMENTANTES DESPIGMENTANTES DESPIGMENTANTES DESPIGMENTANTES

01/10/2017 DESPIGMENTANTES DESPIGMENTANTES DESPIGMENTANTES DESPIGMENTANTES DESPIGMENTANTES DESPIGMENTANTES CURSO DE ESTÉTICA E COSMÉTICA DISICPLINA DE COSMETOLOGIA Hiperpigmentação: aumento da pigmentação da pele Desordens de pigmentação da pele: adquiridas, hereditárias ou tumores JÚLIA SCHERER SANTOS Desordens

Leia mais

Faculdade de São Lourenço - UNISEPE Cursos de extensão nas áreas de Estética e Cosmética

Faculdade de São Lourenço - UNISEPE Cursos de extensão nas áreas de Estética e Cosmética Faculdade de São Lourenço - UNISEPE Cursos de extensão nas áreas de Estética e Cosmética Orientações gerais: Público-alvo: Estudantes e profissionais da área de estética e cosmetologia, farmacêuticos e

Leia mais

O goji berry é o fruto da planta Lycium barbarum, originária das montanhas do Tibet. Ele

O goji berry é o fruto da planta Lycium barbarum, originária das montanhas do Tibet. Ele Goji berry ajuda a emagrecer e melhora o sistema imunológico O fruto ainda diminui as celulites, tem ação anticancerígena e previne doenças cardiovasculares Matéria publicada em 30 de Setembro de 2014

Leia mais

Chocolates em Dermatologia Redução na senescência celular, ativação de fibroblastos e proteção da pele frente radiação ultravioleta 1.

Chocolates em Dermatologia Redução na senescência celular, ativação de fibroblastos e proteção da pele frente radiação ultravioleta 1. Atualização em Terapêutica Dermatológica 1 Chocolates em Dermatologia Redução na senescência celular, ativação de fibroblastos e proteção da pele frente radiação ultravioleta 1. Chocolates com betacaroteno:

Leia mais

ÚV DEFENSE L BEL. Protetor solar FPS 50

ÚV DEFENSE L BEL. Protetor solar FPS 50 ÚV DEFENSE L BEL Protetor solar FPS 50 DEFINIÇÃO O filtro solar ou protetor solar é uma loção, spray ou produto tópico Ajuda a proteger a pele da radiação ultravioleta do sol, o que reduz as queimaduras

Leia mais

Unidade Estrela Musa. Diretora Vanessa Pilecco

Unidade Estrela Musa. Diretora Vanessa Pilecco Unidade Estrela Musa Diretora Vanessa Pilecco Bem Vindas! Promoções Promoções Promoções para Inícios Promoções para Inícios Produtos e tratamento completo para manchas Treinamento Como surgem as manchas

Leia mais

Criação da Ativos Dermatológicos. Estando disponível na Web, entendemos ser importante a divulgação!

Criação da Ativos Dermatológicos. Estando disponível na Web, entendemos ser importante a divulgação! Criação da Ativos Dermatológicos. Estando disponível na Web, entendemos ser importante a divulgação! Academia Snooker Clube Sorocaba - SP Paulo Dirceu Dias www.snookerclube.com.br paulodias@pdias.com.br

Leia mais

Alerta INFRAVERMELHO

Alerta INFRAVERMELHO A radiação infravermelha é indiretamente envolvida no fotoenvelhecimento da pele, pois induz a formação de ERO nas mitocôndrias das células da derme e dos tecidos adiposos subcutâneos. Focus Química apresenta

Leia mais

PERFIL FITOQUÍMICO DA POLPA LIOFILIZADA DA BABOSA (ALOE VERA)

PERFIL FITOQUÍMICO DA POLPA LIOFILIZADA DA BABOSA (ALOE VERA) PERFIL FITOQUÍMICO DA POLPA LIOFILIZADA DA BABOSA (ALOE VERA) Ana Beatriz Silva Carvalho Orientadora: Eveline Solon Barreira Cavalcanti Universidade estadual do Ceará- biatriz_ce@hotmail.com INTRODUÇÃO

Leia mais

Perda de gordura subcutânea, controle da glicose e colesterol no sangue e clareamento da pele

Perda de gordura subcutânea, controle da glicose e colesterol no sangue e clareamento da pele Perda de gordura subcutânea, controle da glicose e colesterol no sangue e clareamento da pele INTRODUÇÃO A história do chá (Camellia sinensis) e traços humanos voltam aos tempos antigos, à geração Shen

Leia mais

TKN HA Glowcomplex. Conteúdo 5 viais de 5 ml. Tratamentos Anti flacidez

TKN HA Glowcomplex. Conteúdo 5 viais de 5 ml. Tratamentos Anti flacidez Complexo restaurador iluminador. Ácido Hialurónico, Aminoácidos, Vitaminas, ADN sódico, DMAE, Silício Orgânico, Sales Minerais TKN HA Glowcomplex tem uma forte ação iluminadora e reafirmante, melhor o

Leia mais

GAMMA COMÉRCIO, IMPORTAÇÃO& EXPORTAÇÃO

GAMMA COMÉRCIO, IMPORTAÇÃO& EXPORTAÇÃO Todo mundo já ouviu dizer que cenoura faz bem para a vista. Isso porque ela é a principal fonte de betacaroteno, um precursor da vitamina A, cujos poderes antioxidantes são conhecidos desde a década de

Leia mais

WCPR Whitening Complex Poli Revitalizing

WCPR Whitening Complex Poli Revitalizing Esta fórmula foi desenvolvida para corrigir as mudanças da pele, tais como a hiperpigmentação e as manchas da idade. Previne o fotoenvelhecimento, melhora as marcas da acne e as cicatrizes e proporciona

Leia mais

Tratamentos para Manchas

Tratamentos para Manchas Tratamentos para Manchas Como surgem as manchas (Melasmas) O melasma é causado por vários fatores, com destaque para características genéticas, alterações hormonais, tais como gravidez, uso de anticoncepcionais,

Leia mais

Perda de gordura subcutânea, controle da glicose e colesterol no sangue e clareamento da pele

Perda de gordura subcutânea, controle da glicose e colesterol no sangue e clareamento da pele Perda de gordura subcutânea, controle da glicose e colesterol no sangue e clareamento da pele Introdução A história do chá (Camellia sinensis) e traços humanos voltam aos tempos antigos, à geração Shen

Leia mais

Galycyl INTRODUÇÃO. LITERATURA TÉCNICA Insumo Nutricosmético

Galycyl INTRODUÇÃO. LITERATURA TÉCNICA Insumo Nutricosmético Galycyl INTRODUÇÃO O envelhecimento cutâneo, dentre outros fatores, está relacionado a modificações no conteúdo lipídico. O envelhecimento cronológico envolve a deterioração progressiva da função de barreira

Leia mais

Protocolo de Revitalização 4D Revitalização Facial através de Ácidos.

Protocolo de Revitalização 4D Revitalização Facial através de Ácidos. Protocolo de Revitalização 4D Revitalização Facial através de Ácidos www.lavertuan.com.br Protocolo de Revitalização 4D Revitalização Facial através de Ácidos Os objetivos desse protocolo são: promover

Leia mais

Tratamento para Uniformizar a Pele

Tratamento para Uniformizar a Pele Tratamento para Uniformizar a Pele Como surgem as manchas As manchas e a coloração desigual ocorrem geralmente em função da exposição ao sol ou irritações associadas a acne (no caso de peles mais escuras).

Leia mais

Inthos BULA PACIENTE. Polypodium leucotomos MEDICAMENTO FITOTERÁPICO

Inthos BULA PACIENTE. Polypodium leucotomos MEDICAMENTO FITOTERÁPICO BULA PACIENTE Inthos Polypodium leucotomos MEDICAMENTO FITOTERÁPICO NOMENCLATURA BOTÂNICA OFICIAL: Polypodium leucotomos NOMENCLATURA POPULAR: Polypodium FAMÍLIA: Polypodiaceae PARTE DA PLANTA UTILIZADA:

Leia mais

FACULDADES PEQUENO PRÍNCIPE CURSO DE GRADUAÇÃO EM BIOMEDICINA. AVALIAÇÃO FARMACOLÓGICA DE POLISSACARÍDEOS DE Lycium barbarum

FACULDADES PEQUENO PRÍNCIPE CURSO DE GRADUAÇÃO EM BIOMEDICINA. AVALIAÇÃO FARMACOLÓGICA DE POLISSACARÍDEOS DE Lycium barbarum FACULDADES PEQUENO PRÍNCIPE CURSO DE GRADUAÇÃO EM BIOMEDICINA AVALIAÇÃO FARMACOLÓGICA DE POLISSACARÍDEOS DE Lycium barbarum CURITIBA 2015 GABRIEL SELONKE DOS SANTOS AVALIAÇÃO FARMACOLÓGICA DE POLISSACARÍDEOS

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE SAÚDE PÚBLICA Av. Dr. Arnaldo, CEP: São Paulo.

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE SAÚDE PÚBLICA Av. Dr. Arnaldo, CEP: São Paulo. UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE SAÚDE PÚBLICA Av. Dr. Arnaldo, 715 - CEP: 01246-904 - São Paulo. Curso de Nutrição- Disciplina: HNT-197 Composição de Alimentos Bebidas Quais os tipos de vinhos de

Leia mais

O envelhecimento é definido como a soma de mudanças que o organismo sofre com o decorrer do tempo, que podem ser perceptíveis e/ou silenciosas.

O envelhecimento é definido como a soma de mudanças que o organismo sofre com o decorrer do tempo, que podem ser perceptíveis e/ou silenciosas. O envelhecimento é definido como a soma de mudanças que o organismo sofre com o decorrer do tempo, que podem ser perceptíveis e/ou silenciosas. No ser humano a alteração de maior visibilidade é a que ocorre

Leia mais

ALLUVIA. Informações Técnicas. DENOMINAÇÃO QUÍMICA: Extrato de chá roxo (Purple tea extract) CAS NUMBER: ;

ALLUVIA. Informações Técnicas. DENOMINAÇÃO QUÍMICA: Extrato de chá roxo (Purple tea extract) CAS NUMBER: ; Informações Técnicas ALLUVIA Extrato derivado de uma nova variedade de Camellia sinesis para perda de peso, colesterol, controle da glicose no sangue e melhoramento da pele DENOMINAÇÃO QUÍMICA: Extrato

Leia mais

LPD S LIGHTENING. Ascorbil fosfato de sódio nanoencapsulado em sistema LPD s

LPD S LIGHTENING. Ascorbil fosfato de sódio nanoencapsulado em sistema LPD s LPD S LIGHTENING Ascorbil fosfato de sódio nanoencapsulado em sistema LPD s A aplicação tópica de substâncias, como a vitamina C, são fontes de fornecimento de antioxidantes para os tecidos, especialmente

Leia mais

BEBIDAS ESTIMULANTES. Produção e Composição de Alimentos HNT0205

BEBIDAS ESTIMULANTES. Produção e Composição de Alimentos HNT0205 BEBIDAS ESTIMULANTES Produção e Composição de Alimentos HNT0205 Falemos antes sobre Café e Chá Café Árvore do gênero Coffea Várias espécies conhecidas Coffea arabica e Coffea canephora: 74% e 26% do parque

Leia mais

Hyanify (Lipotec/Espanha)

Hyanify (Lipotec/Espanha) Hyanify (Lipotec/Espanha) Hyanify (Lipotec/Espanha) Ácido Hialurônico extra para a pele! INCI Name: Water, Propanediol, Disodium Phosphate, Xanthan Gum, Saccharide Isomerate (INCI proposed), Sodium Phosphat,

Leia mais

Dose 1000mg por dia, preferencialmente 1h antes do treino.

Dose 1000mg por dia, preferencialmente 1h antes do treino. XPLOSE A prática de atividade física tem crescido a cada dia, objetivando uma melhor qualidade de vida e longevidade e, diante disso as pessoas estão cada vez mais em busca de soluções eficientes para

Leia mais

FOTOPROTEÇÃO NA PRÁTICA CLÍNICA

FOTOPROTEÇÃO NA PRÁTICA CLÍNICA FOTOPROTEÇÃO NA PRÁTICA CLÍNICA Natalia Cusano D Arrigo Carla Helfenstein Zanardo Marcus Vinicius Slawski Peres Maria Alice Gabay Peixoto UNITERMOS PROTETORES SOLARES/uso terapêutico; PROTETORES SOLARES/classificação;

Leia mais

Uniformizam e previnem a hiperpigmentação pós-inflamatória Azeloglicina e HydrOlive+

Uniformizam e previnem a hiperpigmentação pós-inflamatória Azeloglicina e HydrOlive+ Uniformizam e previnem a hiperpigmentação pós-inflamatória Azeloglicina e HydrOlive+ Ação seborreguladora, clareadora, antiinflamatória e antibacteriana Hipoalergênicos e não comedogênicos Ação antioxidante,

Leia mais

ECOFFEA DESCRIÇÃO. Extrato glicerinado de torta de café verde (Coffea arabica) orgânico. INCI NAME CAS EINECS (I)/ELINCS (L)

ECOFFEA DESCRIÇÃO. Extrato glicerinado de torta de café verde (Coffea arabica) orgânico. INCI NAME CAS EINECS (I)/ELINCS (L) 1 ECOFFEA DESCRIÇÃO Extrato glicerinado de torta de café verde (Coffea arabica) orgânico. INCI NAME CAS EINECS (I)/ELINCS (L) Water (EU: Aqua, JPN: Onsen-Sui) 7732-18-5 231-791-2 (I) Coffea Arabica (Coffee)

Leia mais

INCI name: Lactobacillus/Punica Granatum Fruit Ferment Extract. Ren ew ZymeÒ. Inovação em Renovação Celular & Regeneração Cutânea

INCI name: Lactobacillus/Punica Granatum Fruit Ferment Extract. Ren ew ZymeÒ. Inovação em Renovação Celular & Regeneração Cutânea INCI name: Lactobacillus/Punica Granatum Fruit Ferment Extract Ren ew Zyme Ren ew Zyme A Vital Especialidades sempre reinventando a ciência cosmética, traz uma tecnologia inovadora em peeling enzimático

Leia mais

Linha Botanical Effects. Diretora. Patrícia Lacerda

Linha Botanical Effects. Diretora. Patrícia Lacerda Linha Botanical Effects Diretora Patrícia Lacerda Radicais Livres São moléculas liberadas pelo metabolismo do corpo que podem causar doenças degenerativas de envelhecimento e morte celular. São produzidos

Leia mais

A ciência dos antioxidantes

A ciência dos antioxidantes CICLO ALIMENTAÇÃO E SAÚDE A ciência dos antioxidantes Doutoranda: Thaiza Serrano 1 O que são antioxidantes? Substância que retarda o aparecimento de alteração oxidativa no alimento (ANVISA). Substâncias

Leia mais

13 Alimentos para Controlar o Colesterol

13 Alimentos para Controlar o Colesterol Introdução Capitulo 1 Legumes Capítulo 2 Abacates Capítulo 3 Nozes e Amêndoas Capítulo 4 Peixes Capítulo 5 Grãos Integrais Capítulo 6 Frutas e Bagas Capítulo 7 Chocolate escuro e Cacau Capítulo 8 Alho

Leia mais

Combinação sinérgica entre Agrião e Genisteína.

Combinação sinérgica entre Agrião e Genisteína. Delentigo TM Combinação sinérgica entre Agrião e Genisteína. INCI (EU-Declaration/ PCPC- Delaration) Lepidium Sativum Sprout Extract (and) Lecithin (and) Soy Isoflavones (and) Polysorbate 80 (and)alcohol

Leia mais

AnaGain Nu Estimula o crescimento do cabelo e luta contra a perda capilar

AnaGain Nu Estimula o crescimento do cabelo e luta contra a perda capilar AnaGain Nu Estimula o crescimento do cabelo e luta contra a perda capilar Fatos Gerais Único extrato solúvel em água preparado a partir de brotos de ervilha Desenvolvimento de produto orientado para bioensaio

Leia mais

BIOSKINUP CONTOUR INCI

BIOSKINUP CONTOUR INCI BIOSKINUP CONTOUR INCI Name: Lilium candidum flower extract (and) Pthychopetalum olacoides extract (and) Pfaffia sp extract (and) Water (and) Butyleneglycol (and) PEG-40 hydrogenated castor oil Descrição:

Leia mais

SOLOS SOB VITICULTURA NO VALE DOS VINHEDOS (RS) E SUA RELAÇÃO COM O TEOR DE RESVERATROL EM VINHOS PEDRINHO SPIGOLON QUÍMICO -PUCRS

SOLOS SOB VITICULTURA NO VALE DOS VINHEDOS (RS) E SUA RELAÇÃO COM O TEOR DE RESVERATROL EM VINHOS PEDRINHO SPIGOLON QUÍMICO -PUCRS SOLOS SOB VITICULTURA NO VALE DOS VINHEDOS (RS) E SUA RELAÇÃO COM O TEOR DE RESVERATROL EM VINHOS PEDRINHO SPIGOLON QUÍMICO -PUCRS SOLOS SOB VITICULTURA NO VALE DOS VINHEDOS (RS) E SUA RELAÇÃO COM 0

Leia mais

Estudos.

Estudos. Estudos http://aformulabr.com.br/qrcode/sepicontrolafv01.pdf SEPICONTROL A5 Tratamento da acne por cinco vias DESCRIÇÃO Sepicontrol A5 é um dermoprotetor composto pelo exclusivo lipoaminoácido capriloil

Leia mais

Mobilee. (BIOIBERICA / Espanha)

Mobilee. (BIOIBERICA / Espanha) Mobilee (BIOIBERICA / Espanha) Mobilee (Bioibérica/Espanha) Viva o movimento. Nome científico: Hyaluronic acid (60-75%), Hydrolized proteins (especially collagen), Polysaccharides. A prática esportiva

Leia mais

Sobre a certificação dos produtos com FPS da Mary Kay:

Sobre a certificação dos produtos com FPS da Mary Kay: VERÃO Sobre a certificação dos produtos com FPS da Mary Kay: Ao abrir o site da Fundação Internacional do Câncer de Pele (skincancer): http://www.skincancer.org/products faça uma pesquisa por "sunscreen

Leia mais

CORDYCEPS. Telefone: (19) Estrada Vicente Bellini, 175 Piracicaba/SP - CEP:

CORDYCEPS. Telefone: (19) Estrada Vicente Bellini, 175 Piracicaba/SP - CEP: Nome científico: Cordyceps sinensis Sinonímia Científica: N/A Nome popular: Cordyceps, Chinese Caterpillar Fungus (inglês); Dong-Chong-Xia-Cao (chinês), Yartsa Gunbu (tibetano). Família: Clavicipitaceae.

Leia mais

TENS UP TENSOR IMEDIATO, RESULTADOS PROLONGADOS!

TENS UP TENSOR IMEDIATO, RESULTADOS PROLONGADOS! TENS UP TENSOR IMEDIATO, RESULTADOS PROLONGADOS! INCI name: CichoriumIntybus (Chicory) Root Oligosaccharides, Water, Glycerin, CaesalpiniaSpinosaGum. Propriedades Tens UP é um inovador ingrediente dermocosmético

Leia mais

Estímulo do crescimento capilar e combate as quedas

Estímulo do crescimento capilar e combate as quedas AnaGain TM Nutri Estímulo do crescimento capilar e combate as quedas INCI (EU-Declaration/ PCPC- Delaration) Pea shoot extract powder. 1. Indrodução Os nutricosméticos auxiliam de maneira geral a reestabelecer

Leia mais

VIABASE MATE TORRADO COM LIMÃO

VIABASE MATE TORRADO COM LIMÃO VIABASE MATE TORRADO COM LIMÃO Base para Chá Sabor Limão Introdução O Mate torrado com nome científico Ilex paraguariensis, pertence à família Aquifoliaceae, é nativa da América do Sul, que em combinação

Leia mais

LITERATURA JUVENILE IDEAL NO COMBATE A RUGAS, FUNDAMENTAL NO REJUVENESCIMENTO DE SUA PELE

LITERATURA JUVENILE IDEAL NO COMBATE A RUGAS, FUNDAMENTAL NO REJUVENESCIMENTO DE SUA PELE JUVENILE IDEAL NO COMBATE A RUGAS, FUNDAMENTAL NO REJUVENESCIMENTO DE SUA PELE INCI name: Alcohol, Punica Granatum Flower Extract, Sodium Ascorbyl Phosphate Uso: Externo Fator de Correção: Não se aplica

Leia mais

PEELING ORAL FOTOENVELHECIMENTO DA PELE EFÉLIDES HIPERCROMIAS 13/3/2014. Cloasma ou Melasma. Efélides ou Sardas

PEELING ORAL FOTOENVELHECIMENTO DA PELE EFÉLIDES HIPERCROMIAS 13/3/2014. Cloasma ou Melasma. Efélides ou Sardas FOTOENVELHECIMENTO DA PELE Mudanças do fotoenvelhecimento da pele incluem pigmentação irregular, rugas e perda de elasticidade. (Rendon et al., 2010) Profª Luisa Amábile Wolpe Simas DISCROMIAS HIPERCROMIAS

Leia mais

Activespheres Vitamina C. A maior concentração de vitamina C encapsulada disponível no mercado cosmético

Activespheres Vitamina C. A maior concentração de vitamina C encapsulada disponível no mercado cosmético Activespheres Vitamina C A maior concentração de vitamina C encapsulada disponível no mercado cosmético Activespheres Vitamina C A maior concentração de vitamina C encapsulada disponível no mercado cosmético

Leia mais

REVINAGE DESCRIÇÃO. Extrato supercrítico apolar de Picão Preto (Bidens pilosa) O verdadeiro Retinoid like

REVINAGE DESCRIÇÃO. Extrato supercrítico apolar de Picão Preto (Bidens pilosa) O verdadeiro Retinoid like REVINAGE DESCRIÇÃO Extrato supercrítico apolar de Picão Preto (Bidens pilosa) O verdadeiro Retinoid like INCI NAME CAS BidensPilosa Extract 1118558-33-0 ---- EINECS (I)/ELINCS (L) Elaeis Guineensis (Palm)

Leia mais

Treinamento Online. obrigada pela presença. Bemvindas! Elisandra Uesato Diretora Futura Executiva de Vendas Ind

Treinamento Online. obrigada pela presença. Bemvindas! Elisandra Uesato Diretora Futura Executiva de Vendas Ind Treinamento Online obrigada pela presença Bemvindas! Elisandra Uesato Diretora Futura Executiva de Vendas Ind VERÃO Sobre a certificação dos produtos com FPS da Mary Kay: Ao abrir o site da Fundação Internacional

Leia mais

Actigym. O seu personal trainer secreto

Actigym. O seu personal trainer secreto Actigym O seu personal trainer secreto Potencializa os resultados da academia Promove redução das medidas do abdômen, braços e glúteos Define a silhueta Aumenta a tonicidade muscular, melhorando a firmeza

Leia mais

AZELOGLICINA. Anto-acne

AZELOGLICINA. Anto-acne AZELOGLICINA Anto-acne DESCRIÇÃO A Azeloglicina, o diglicinato de azeloil potássio, é um ativo cosmético, obtido através da condensação do ácido azeláico com a glicina. Essa modificação química proporciona

Leia mais

Protocolo de Clareamento de Manchas para Peles Sensíveis.

Protocolo de Clareamento de Manchas para Peles Sensíveis. Protocolo de Clareamento de Manchas para Peles Sensíveis www.lavertuan.com.br Protocolo de Clareamento de Manchas para Peles Sensíveis O tom difuso do rosto é uma característica das peles sensíveis, peles

Leia mais

NANOFACTOR C Sodium Ascorbyl Phosphate Decapeptide 4

NANOFACTOR C Sodium Ascorbyl Phosphate Decapeptide 4 NANOFACTOR C Sodium Ascorbyl Phosphate Decapeptide 4 A forma mais ESTÁVEL da VITAMINA C potencializada com FATOR DE CRESCIMENTO (PEPTÍDEO BIOIDÊNTICO ) NANOLIPOSSOMADO elevada ESTABILIDADE e BIODISPONIBILIDADE

Leia mais

LITERATURA IDEBENONA PÓ 100% POTENTE ATIVO ANTIOXIDANTE

LITERATURA IDEBENONA PÓ 100% POTENTE ATIVO ANTIOXIDANTE IDEBENONA PÓ 100% POTENTE ATIVO ANTIOXIDANTE Uso: Interno/ Externo PM: 338,44 Fator de Correção: Não se aplica FM: C19H30O5 Fator de Equivalência: Não se aplica Descrição Antioxidante de baixo peso molecular

Leia mais

Iris Iso. Isoflavonas tópicas de ação antiaging. INCI Name: Butylene glycol and Iris florentina root extract

Iris Iso. Isoflavonas tópicas de ação antiaging. INCI Name: Butylene glycol and Iris florentina root extract Iris Iso Isoflavonas tópicas de ação antiaging INCI Name: Butylene glycol and Iris florentina root extract O envelhecimento cutâneo resulta em diversas mudanças anatômicas e bioquímicas. A principal alteração

Leia mais

Chá preto: a bebida que ajuda a emagrecer e protege o coração Ela também tem leve ação antioxidante, melhora o humor e é benéfico para o cérebro

Chá preto: a bebida que ajuda a emagrecer e protege o coração Ela também tem leve ação antioxidante, melhora o humor e é benéfico para o cérebro Chá preto: a bebida que ajuda a emagrecer e protege o coração Ela também tem leve ação antioxidante, melhora o humor e é benéfico para o cérebro Matéria publicada em 21 de Março de 2014 O chá preto ajuda

Leia mais

LITERATURA CITROLUMINE 8 TM CLAREADOR NATURAL DE USO CONTÍNUO

LITERATURA CITROLUMINE 8 TM CLAREADOR NATURAL DE USO CONTÍNUO CITROLUMINE 8 TM CLAREADOR NATURAL DE USO CONTÍNUO INCI name: Glycerin, Water, Lecithin, Citrus Paradisi (Grapefruit) Fruit Extract, Citrus Aurantium Amara (Bitter Orange) Fruit Extract, Sodium Ascorbate,

Leia mais

Inaugurando Dezembro

Inaugurando Dezembro Inaugurando Dezembro Realize um Pedido Mínimo de 600 pts A cada 600 pontos nos quatro primeiros meses de consultora, o mês de cadastro + três, poderá adquirir os demais Kits de Sessão, não

Leia mais

Santé Terapêutica. Hidratação Profunda e Ação Anti-Aging: Os Poderes do Ácido Hialurônico Combinado

Santé Terapêutica. Hidratação Profunda e Ação Anti-Aging: Os Poderes do Ácido Hialurônico Combinado Santé Terapêutica Hidratação Profunda e Ação Anti-Aging: Os Poderes do Ácido Hialurônico Combinado O Ácido Hialurônico (AH) é um dos principais componentes da Matriz Extracelular, desempenhando importante

Leia mais

Symwhite. Composto Estrutura Declaração/Desvantagens. Despigmentantes Atuais

Symwhite. Composto Estrutura Declaração/Desvantagens. Despigmentantes Atuais A melanogênese, um processo de síntese da melanina, acontece nas organelas chamadas melanossomas. Os eventos iniciais são catalisados por uma enzima multifuncional, a tirosinase. Há outras proteínas reguladoras

Leia mais

LITERATURA MERATRIM REDUTOR DE MEDIDAS DIMINUÇÃO DAS MEDIDAS DE CINTURA E QUADRIL EM 2 SEMANAS!

LITERATURA MERATRIM REDUTOR DE MEDIDAS DIMINUÇÃO DAS MEDIDAS DE CINTURA E QUADRIL EM 2 SEMANAS! MERATRIM REDUTOR DE MEDIDAS DIMINUÇÃO DAS MEDIDAS DE CINTURA E QUADRIL EM 2 SEMANAS! A Organização Mundial de Saúde aponta a obesidade como um dos maiores problemas de saúde pública no mundo. Segundo dados

Leia mais

MYRAMAZE MYRAMAZE MYROTHAMNUS: PLANTA DA RESSURREIÇÃO

MYRAMAZE MYRAMAZE MYROTHAMNUS: PLANTA DA RESSURREIÇÃO Literatura MYRAMAZE MYRAMAZE INCI Name: Propanediol, Water, Myrothamnus Flabellifolia Extract, Ascorbic Acid, Citric Acid. MYRAMAZE é um ativo cosmético capaz de recuperar visivelmente peles estressadas

Leia mais

APAIXONE-SE POR MÓDULO 2

APAIXONE-SE POR MÓDULO 2 APAIXONE-SE POR MÓDULO 2 MELASMA O QUE É MELASMA? Mancha escura na pele causada por vários fatores, sendo eles: Exposição ao sol; Predisposição genética; Gravidez; Influências hormonais. É definida pelo

Leia mais

Como tirar o sabor amargo da berinjela - Em nosso bloco dica de saúdess, aprenda a tirar o amargo da berinjela e ão deixá-la escura. Confira!

Como tirar o sabor amargo da berinjela - Em nosso bloco dica de saúdess, aprenda a tirar o amargo da berinjela e ão deixá-la escura. Confira! - Em nosso bloco dica de saúdess, aprenda a tirar o amargo da berinjela e ão deixá-la escura. Confira! Muitas pessoas não comem (ou não comiam) a berinjela devido seu sabor amargo, e eu sou um exemplo,

Leia mais

LifeSkin. Pele Sempre Jovem, Firme e Hidratada. Peptídeo vegetal estimulador da bioengenharia cutânea.

LifeSkin. Pele Sempre Jovem, Firme e Hidratada. Peptídeo vegetal estimulador da bioengenharia cutânea. INCI Name: Hydrolyzed Rice Protein CAS number: 7349-73-7 Ò Peptídeo vegetal estimulador da bioengenharia cutânea. Pele Sempre Jovem, Firme e Hidratada. A pele tem se tornado um importante alvo de pesquisas

Leia mais

Abacateiro Pó. Identificação. Material Técnico. Fórmula Molecular: Não aplicável. Peso molecular: Não aplicável. DCB/ DCI: Não aplicável

Abacateiro Pó. Identificação. Material Técnico. Fórmula Molecular: Não aplicável. Peso molecular: Não aplicável. DCB/ DCI: Não aplicável Abacateiro Pó Material Técnico Identificação Fórmula Molecular: Peso molecular: DCB/ DCI: CAS: INCI: Sinonímia: Denominação botânica: Persea gratissima Gaertn Descrição/ especificação técnica: Pó fino

Leia mais

Constância nas vendas Como continuar a vender, e ainda mais, mesmo com todos os feriados de Rakell Aguiar Diretora Independente Mary Kay

Constância nas vendas Como continuar a vender, e ainda mais, mesmo com todos os feriados de Rakell Aguiar Diretora Independente Mary Kay Constância nas vendas Como continuar a vender, e ainda mais, mesmo com todos os feriados de 2017 Rakell Aguiar Diretora Independente Mary Kay A radiação UVA é a maior parte do espectro ultravioleta e possui

Leia mais

Curso de Dermocosmética

Curso de Dermocosmética Curso de Dermocosmética Módulo 3 - Fotoproteção Formador: Pedro Miranda Pedro.jmiranda@netcabo.pt Curso de Dermocosmética Módulo 3 - Fotoproteção 1ª Sessão Formador: Pedro Miranda Índice: 1. Introdução:...

Leia mais

ARYÁDINA MARA RIBEIRO DE SOUZA

ARYÁDINA MARA RIBEIRO DE SOUZA ARYÁDINA MARA RIBEIRO DE SOUZA ATIVIDADE DAS BACTERIOCINAS BOVICINA HC5 E NISINA SOBRE O CRESCIMENTO E A RESISTÊNCIA TÉRMICA DE Alicyclobacillus acidoterrestris EM SUCOS DE FRUTAS Dissertação apresentada

Leia mais