Lembrando que a empresa deve estar devidamente cadastrada com o Regime de Lucro Real ou Lucro Presumido e obrigada ao Sped.

Save this PDF as:
 WORD  PNG  TXT  JPG

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Lembrando que a empresa deve estar devidamente cadastrada com o Regime de Lucro Real ou Lucro Presumido e obrigada ao Sped."

Transcrição

1 ATIVIDADE IMOBILÁRIA Como configurar no sistema? Lembrando que a empresa deve estar devidamente cadastrada com o Regime de Lucro Real ou Lucro Presumido e obrigada ao Sped. Para iniciar as configurações, vá ao Menu: Controle > Parâmetros > Guia: Geral > Sub-guia: Federal > Sub-guia: Geral, conforme ilustrado na imagem abaixo. Defina qual o regime que se encaixa a empresa que será cadastrada. Ainda na Guia: Federal > Sub-guia: PIS/CONFINS > Sub-guia: Apuração; marque as seguintes opções: Calcular PIS e COFINS conforme escrituração digital e também a opção - "Apuração com atividade Imobiliária, conforme exemplificado na imagem abaixo.

2 Fazendo esta configuração nos Parâmetros, será habilitada 2 novas opções dentro do Módulo Escrita Fiscal para que possa ser Configurado, o primeiro: Menu: Arquivos > Empreendimento Imobiliários, conforme demonstra a imagem abaixo:

3 Abrirá uma nova janela para que sejam inseridas as informações necessárias: Guia: Geral *Tipo, selecione a opção correspondente indicando o tipo de empreendimento; *Natureza, selecione a opção correspondente indicando a natureza do empreendimento. No campo: Dados: O campo Descrição resumida, somente estará habilitado quando no campo Tipo for selecionada uma opção diferente de 02 e 05. *Descrição resumida, informe uma descrição resumida referente ao empreendimento. *Data início, informe a data de início do empreendimento. *Data conclusão, será demonstrada a data de conclusão do empreendimento, informada no Menu: Movimentos > Empreendimentos Imobiliários opção Conclusão do Empreendimento. *Área total, informe a área total em m². Observação: Caso a área com direito a crédito for maior que a área total, o sistema emitirá a seguinte mensagem: Valor de área com direito a crédito não pode ser maior que o valor da área total! *Área com direito a crédito, informe a área com direito a crédito em m². Observação: O quadro Opções PIS e COFINS somente estará habilitado quando nos parâmetros da empresa no campo Regime estiver selecionado uma opção diferente de RET Regime Especial Trib..

4 *No campo: PIS e COFINS, selecione a opção: *Calcular crédito presumido do custo orçado, para que o crédito presumido seja calculado sobre os valores do custo orçado para todas as unidades imobiliárias vendidas com código de operação igual 03 Venda a vista de unidade em construção e 04 Venda a prazo de unidade em construção. *Não calcular PIS e COFINS para receitas de correção monetária, para que no cálculo das receitas de correção monetária não seja calculado os impostos PIS e COFINS. *Somar o valor do desconto na base de cálculo do PIS e da COFINS, para que o valor de desconto informado na baixa de parcela do contrato imobiliário seja somado na base de cálculo do PIS e da COFINS. Guia: Processos Selecione o campo Possui processo referenciado, para indicar que o empreendimento possui processo referenciado e informar os dados nos campos: *Identificação, informe o número de identificação do processo. *Origem, selecione a origem do processo. Observação: Os campos Seção Judiciária e Vara, somente estarão habilitados, quando no campo Origem estiver selecionada a opção 1- Justiça Federal. *No campo Seção Judiciária, informe a identificação da seção judiciária onde foi ajuizado processo judicial. *No campo Vara, informe a identificação da vara da seção judiciária onde foi ajuizado processo judicial. *No campo Natureza da Ação, selecione a opção desejada para indicar a Natureza da ação do processo.

5 *No campo Data da Sentença ou despacho, informe a data da sentença ou despacho, no formato DD/MM/AAAA. Observação: O campo Descrição do processo, somente estará habilitado, quando no campo Origem estiver selecionada a opção 1- Justiça Federal. *No campo Descrição do processo, informe a descrição do processo judicial. Guia: Unidades *Clique no botão Incluir, para incluir as unidades do empreendimento; *Na coluna Código, o sistema trará automaticamente um código sequencial, caso seja necessário você poderá alterar; *Na coluna Descrição resumida, informe uma descrição resumida sobre a unidade; *Na coluna Tamanho, informe o tamanho da unidade, informe o tamanho da unidade. Caso o tamanho informado para unidade não atingir o tamanho da área com direito a crédito informado na guia Geral, ao incluir outra unidade o sistema trará automaticamente a diferença; Observação: A soma do tamanho das unidades não poderá ser diferente da área com direito a crédito informado na guia Geral. Caso haja diferença o sistema emitirá a seguinte mensagem: A soma do tamanho das unidades não pode ser diferente da área com direito a crédito do empreendimento. *Clique no botão Excluir, para excluir a unidade que estiver selecionada.

6 Guia: Impostos Nesta guia você informará os impostos a serem debitados e creditados do empreendimento imobiliário. Débito *Clique no botão Incluir, para incluir os impostos que serão debitados. Observação: Não será possível incluir os impostos PIS e COFINS cumulativos e não cumulativos em um mesmo empreendimento. Ao incluir os impostos cumulativos e não cumulativos o sistema irá apresentar a seguinte mensagem: Não é permitido informar impostos cumulativos e não cumulativos em um mesmo empreendimento! *Na coluna Código, informe o código do imposto desejado. O sistema somente permitirá informar os impostos 04 - PIS, 05 COFINS, 06 Contribuição Social, 17 PIS(não cumulativo) e 19 COFINS(não cumulativo) definidos nos parâmetros. *Na coluna Tipo, será demonstrado o tipo do imposto. *Na coluna Sigla, será demonstrada a sigla do imposto. *Na coluna Nome resumido, será demonstrado o nome resumido do imposto. *Na coluna Percentual B.C., será informado automaticamente o percentual de 100%. *Na coluna Alíquota, será informado o percentual da alíquota do cadastro do imposto. *Clique no botão Excluir, para excluir o imposto que estiver selecionado.

7 Crédito: Observação: A guia Crédito somente estará habilitada quando nos parâmetros da empresa no campo Regime estiver selecionado uma opção diferente de RET Regime Especial Trib.. *Clique no botão Incluir, para incluir os impostos que serão creditados *Na coluna Código, informe o código do imposto desejado. O sistema somente permitirá informar os impostos 17 PIS(não cumulativo) e 19 COFINS(não cumulativo) definidos nos parâmetros. *Na coluna Tipo, será demonstrado o tipo do imposto. *Na coluna Sigla, será demonstrada a sigla do imposto. *Na coluna Nome resumido, será demontrado o nome resumido do imposto. *Na coluna Percentual B.C., será informado automaticamente o percentual de 100%. *Na coluna Alíquota, será informado o percentual da alíquota do cadastro do imposto. *Clique no botão Excluir, para excluir o imposto que estiver selecionado. Guia: Contabilidade

8 Custo Incorrido: *No campo Conta Débito, informe o código da conta débito. *No campo Conta Crédito, informe o código da conta crédito. *No campo Histórico Padrão, informe o código do histórico padrão. Custo Orçado: *No campo Conta Débito, informe o código da conta débito. *No campo Conta Crédito, informe o código da conta crédito. *No campo Histórico Padrão, informe o código do histórico padrão. Contratos de Vendas: *No quadro Receita, no campo: *Conta débito, informe o código da conta débito. *Conta crédito, informe o código da conta crédito. * Histórico padrão, informe o código do histórico padrão. *No quadro Atualização monetária, no campo: *Conta débito, informe o código da conta débito. *Conta crédito, informe o código da conta crédito. *Histórico padrão, informe o código do histórico padrão. Recebimento de Parcelas: *No quadro Receita, no campo: *Conta, informe o código da conta referente a receita gerada no recebimento das parcelas. *Histórico padrão, informe o código do histórico padrão. No quadro Juros, no campo: *Conta, informe o código da conta referente aos juros gerados no recebimento das parcelas. *Histórico padrão, informe o código do histórico padrão. *No quadro Multa, no campo: *Conta, informe o código da conta referente a multa gerada no recebimento das parcelas. *Histórico padrão, informe o código do histórico padrão.

9 *No quadro Descontos, no campo: *Conta, informe o código da conta referente ao desconto gerado no recebimento das parcelas. *Histórico padrão, informe o código do histórico padrão. *No quadro Atualização monetária, no campo: *Conta, informe o código da conta referente a atualização monetária gerada no recebimento das parcelas. *Histórico padrão, informe o código do histórico padrão. Como dito anteriormente, seriam habilitadas 2 novas opções no Módulo: Escrita Fiscal, a segunda opção será em: Menu: Movimentos > Empreendimentos imobiliários, conforme demonstrado em imagem abaixo:

10 Guia: Geral Nessa guia, você poderá definir se no contrato haverá cálculo de correção monetária e juros, bem como a forma de cálculo. *No campo Código, o sistema trará automaticamente um código sequencial, caso seja necessário você poderá alterar. *No campo Número, informe o número do contrato. *No campo Cliente, informe o código do cliente correspondente. *No campo Data da operação, informe a data da operação de contrato de venda. *No campo Valor de venda, informe o valor de venda do empreendimento imobiliário. *No campo Operação, selecione a operação de venda. *No campo Empreendimento, informe o empreendimento imobiliário vendido. *No campo Informações complementares você poderá incluir informações complementares referentes ao lançamento de venda do empreendimento imobiliário. *No quadro Unidades, na coluna: *Clique no botão Incluir, para incluir as unidades do empreendimento. *Código, informe o código da unidade do empreendimento. *Descrição resumida, será preenchida automaticamente com a descrição da unidade que foi informada na coluna Código; *Valor da venda, será informado o valor total da venda. Se este valor for modificado ao incluir uma nova unidade o sistema trará a diferença até que atinja o valor total de venda.

11 *Clique no botão Excluir, para excluir a unidade selecionada. Guia: Atualizações Monetárias Nessa guia, você poderá definir se no contrato haverá cálculo de correção monetária e juros, bem como a forma de cálculo. Observação: A guia Atualizações monetárias somente estará habilitada quando no campo Operação da guia Geral, for selecionada uma opção diferente de 01 Venda a vista de unidade concluída ou 03 - Venda a vista de unidade em construção. *Selecione o quadro Calcular correção monetária, no campo: *Índice, selecione o índice correspondente; *Valor do contrato em índice, informado o valor do contrato em índice. *Selecione o quadro Calcular juros, no campo: *Forma de cálculo, informe a forma de cálculo correspondente; Observação: O campo Índice somente estará habilitado quando no campo Forma de cálculo estiver selecionada a opção Conforme índice. *Índice, selecione o índice correspondente; *Observação: O campo Taxa de juros somente estará habilitado quando no campo Forma de cálculo estiver selecionada a opção Juros fixo. *Taxa de juros, informe a taxa de juros correspondente. Guia: Parcelas Nessa guia, você poderá efetuar o lançamento das parcelas do contrato imobiliário. *No campo Quantidade de parcelas, informe a quantidade de parcelas a serem geradas, pelo qual será dividido o valor do contrato. *No campo Vencimento inicial, informe a data de vencimento inicial das parcelas, no formato DD/MM/AAAA. *Clique no botão Gerar Parcelas, para que o sistema gere as parcelas de acordo com o número de parcelas informadas, sendo o primeiro vencimento na data informada no campo Vencimento Inicial, e as próximas parcelas de 30 em 30 dias. *Os demais campos serão preenchidos automaticamente pelo sistema. *Clique no botão Gravar, para gravar as alterações realizadas.

12 Guia: Contabilidade Nessa guia, serão gerados os lançamentos contábeis dos contratos de vendas. Esses lançamentos serão gerados conforme configuração da guia Contabilidade/Contratos de Venda do cadastro de empreendimentos imobiliários, caso seja necessário o mesmo poderá ser alterado. *Clique no botão Incluir, para incluir um novo lançamento contábil. *Clique no botão Regerar, para regerar todos os lançamentos. *Clique no botão Rateio, para efetuar o rateio dos lançamentos conforme configurado na cadastro da conta. *Na coluna Debitar, informe a conta débito para o lançamento. *Na coluna Descrição, será informado a descrição da conta. *Na coluna Creditar, informe a conta crédito para o lançamento. *Na coluna Descrição, será informado a descrição da conta. *Na coluna Valor, informe o valor referente ao débito e ao crédito. *Na coluna Histórico, informe o código de um histórico de lançamento. *Clique no botão Excluir, para excluir algum lançamento. Custo Orçado: Nessa opção do sistema, você poderá efetuar os lançamentos de custo orçado do empreendimento imobiliário.

13 Guia: Geral *No campo Código, será informado automaticamente pelo sistema um código sequencial, caso seja necessário você poderá alterar. *No campo Empreendimento, informe o código do empreendimento, que será feito o lançamento de ajuste no custo orçado. *No campo Data, informe a data do lançamento de ajuste. *No campo Valor do custo total, informe o valor do custo total. *No campo Valor de exclusões, informe o valor de exclusão do custo orçado. *No campo Valor do custo aproveitável, será informado automaticamente o valor do custo aproveitável. *No campo Percentual de aproveitamento, o sistema irá trazer o percentual de 100%, caso seja necessário você poderá alterar. *No campo Valor base de crédito, será informado automaticamente o valor da base de crédito. Guia: Unidades *Clique no botão Incluir, para incluir as informações correspondente aos lançamentos orçados por unidade. *Na coluna Código, informe o código do empreendimento correspondente. *Na coluna Descrição resumida, será demonstrada a descrição resumida da unidade informada. *Na coluna Tamanho, será informado automaticamente o tamanho da unidade conforme o código selecionado no campo Código. *Na coluna Custo total, será informado automaticamente o custo total da unidade proporcional ao seu tamanho. *Na coluna Exclusões, será informado automaticamente o valor de exclusão da base de crédito da unidade conforme informado na guia Geral, proporcional ao tamanho. *As colunas Aproveitável, % de aproveitamento e Base de crédito serão preenchidas automaticamente pelo sistema. *Ao clicar no botão Ratear para todas unidades, o sistema listará todas as unidades informadas no cadastro do empreendimento e os valores de custo total, exclusões e base de crédito serão rateados proporcionalmente ao tamanho de cada unidade. *Clique no botão Excluir, caso queira excluir alguma unidade lançada. Guia: Contabilidade *Clique no botão Incluir, para incluir um novo lançamento contábil. *Clique no botão Excluir, para excluir algum lançamento.

14 *Clique no botão Regerar, para regerar todos os lançamentos. *Clique no botão Rateio, para efetuar o rateio dos lançamentos conforme configurado na cadastro da conta. *Na coluna Debitar, informe a conta de débito para o lançamento. *Na coluna Descrição, será demonstrada a descrição da conta. *Na coluna Creditar, informe a conta de crédito para o lançamento. *Na coluna Descrição, será demonstrada a descrição da conta. *Na coluna Valor, informe o valor referente ao débito e ao crédito. *Na coluna Histórico, informe o código de um histórico de lançamento. Custo Incorrido: Nessa opção do sistema, você poderá efetuar os lançamentos de custo incorrido do empreendimento imobiliário. Guia: Geral *No campo Código, será informado automaticamente pelo sistema um código sequencial, caso seja necessário você poderá alterar. *No campo Empreendimento, informe o código do empreendimento, que será feito o lançamento de ajuste no custo incorrido. *No campo Fornecedor, informe o código do fornecedor, que será feito o lançamento de custo incorrido. *No campo Documento, informe o documento do custo incorrido. *No campo Data, informe a data do lançamento de ajuste. *No campo Valor do custo total, informe o valor do custo total.

15 *No campo Valor de exclusões, informe o valor de exclusão do custo incorrido. *No campo Valor base de crédito, será informado automaticamente o valor da base de crédito. Guia: Unidades *Clique no botão Incluir, para incluir as informações correspondentes aos lançamentos incorridos por unidade. *Na coluna Código, informe o código do empreendimento correspondente. *Na coluna Descrição resumida, será demonstrada a descrição resumida da unidade informada. *Na coluna Tamanho, será informado automaticamente o tamanho da unidade conforme o código selecionado no campo Código. *Na coluna Custo total, será informado automaticamente o custo total da unidade proporcional ao seu tamanho. *Na coluna Exclusões, será informado automaticamente o valor de exclusão da base de crédito da unidade conforme informado na guia Geral, proporcional ao tamanho. *A coluna Base de crédito, será preenchida automaticamente pelo sistema. *Ao clicar no botão Ratear para todas unidades, o sistema listará todas as unidades informadas no cadastro do empreendimento e os valores de custo total, exclusões e base de crédito serão rateados proporcionalmente ao tamanho de cada unidade *Clique no botão Excluir, caso queira excluir alguma unidade lançada. Guia: Contabilidade *Clique no botão Incluir, para incluir um novo lançamento contábil. *Clique no botão Excluir, para excluir algum lançamento. *Clique no botão Regerar, para regerar todos os lançamentos. *Clique no botão Rateio, para efetuar o rateio dos lançamentos conforme configurado na cadastro da conta. *Na coluna Debitar, informe a conta de débito para o lançamento. *Na coluna Descrição, será demonstrada a descrição da conta *Na coluna Creditar, informe a conta de crédito para o lançamento. *Na coluna Descrição, será demonstrada a descrição da conta. *Na coluna Valor, informe o valor referente ao débito e ao crédito. *Na coluna Histórico, informe o código de um histórico de lançamento.

16 Conclusão do Empreendimento: Nesta opção do sistema, você poderá informar os empreendimentos concluídos. *No campo Código, será informado automaticamente pelo sistema um código sequencial, caso seja necessário você poderá alterar. *No campo Empreendimento, informe o empreendimento que será concluído. *No campo Data da conclusão, informe a data da conclusão do empreendimento. *No campo Custo incorrido, será informado automaticamente pelo sistema o total do custo incorrido, para o empreendimento até a data da conclusão. *No campo Custo orçado, será informado automaticamente pelo sistema o total do custo orçado, para o empreendimento até a data da conclusão. *No campo Custo incorrido inferior ao orçado, será informado automaticamente pelo sistema a diferença dos campos Custo incorrido e Custo orçado, quando o custo incorrido for menor que o custo orçado do empreendimento. *No campo Diferença, será informado automaticamente pelo sistema quando o custo incorrido for menor que o custo orçado. *No campo Custo incorrido superior ao orçado, será informado automaticamente pelo sistema a diferença dos campos Custo incorrido e Custo orçado, quando o custo incorrido for maior que o custo orçado do empreendimento. *Clique no botão Gravar, para gravar a conclusão do empreendimento. *Clique no botão Listagem>>, para listar as conclusões do empreendimento.

Configuração de Acumuladores

Configuração de Acumuladores Configuração de Acumuladores Os acumuladores são cadastro usados pelo Módulo Domínio Sistemas Fiscal para permitir a totalização dos valores lançados nos movimentos de entradas, saídas, serviços, outras

Leia mais

1998-2011 Domínio Sistemas Ltda. Todos os direitos reservados.

1998-2011 Domínio Sistemas Ltda. Todos os direitos reservados. Saiba que este documento não poderá ser reproduzido, seja por meio eletrônico ou mecânico, sem a permissão expressa por escrito da Domínio Sistemas Ltda. Nesse caso, somente a Domínio Sistemas poderá ter

Leia mais

Fluxograma - Configuração EFD Contribuições (Lucro Presumido)

Fluxograma - Configuração EFD Contribuições (Lucro Presumido) Fluxograma - Configuração EFD Contribuições (Lucro Presumido) Parametrizar a empresa como Lucro Presumido. 1 - Regime de Competência Qual o Regime de apuração adotado? 2 - Regime de Caixa Qual será a forma

Leia mais

Gerar EFD Contribuições Lucro Presumido

Gerar EFD Contribuições Lucro Presumido Gerar EFD Contribuições Lucro Presumido 1º Acesse o menu Controle, opção Parâmetros, clique na guia Impostos, e certifique-se de que estão incluídos os impostos do regime 4- Pis e 5 Cofins. Na guia Federal,

Leia mais

Versão 8.2A-01. Versão Final da Apostila de Novidades

Versão 8.2A-01. Versão Final da Apostila de Novidades Versão 8.2A-01 Versão Final da Apostila de Novidades Saiba que este documento não poderá ser reproduzido, seja por meio eletrônico ou mecânico, sem a permissão expressa por escrito da Domínio Sistemas

Leia mais

FINANCEIRO Manual OPERACIONAL

FINANCEIRO Manual OPERACIONAL SISTEMA DE GESTÃO HDIAS HAMILTON DIAS (31) 8829.9195 8540.8872 www.hdias.com.br hamilton-dias@ig.com.br FINANCEIRO Manual OPERACIONAL Pagina 2 de 14 ÍNDICE Receitas e Despesas... 3 Como Acessar... 3 Como

Leia mais

NOVO MÓDULO PATRIMÔNIO

NOVO MÓDULO PATRIMÔNIO NOVO MÓDULO PATRIMÔNIO 1 PARÂMETROS 1.1 Aba Geral 1. No quadro Período, no campo: Observação: Após ser efetuado o cálculo de qualquer período, o campo Inicial, não poderá mais ser alterado. Inicial, informe

Leia mais

Manual de Integração - E-Fiscal X Telecont

Manual de Integração - E-Fiscal X Telecont Atualizado em Maio/2008 Pág 1/36 Para integrar os dados do sistema Efiscal com o sistema Telecont, efetue os procedimentos abaixo: CADASTRO DE EMPRESAS ABA BÁSICO Acesse menu Arquivos Empresas Usuárias

Leia mais

Versão 8.2C-03. Versão da Apostila de Novidades: 2

Versão 8.2C-03. Versão da Apostila de Novidades: 2 Versão 8.2C-03 Versão da Apostila de Novidades: 2 Saiba que este documento não poderá ser reproduzido, seja por meio eletrônico ou mecânico, sem a permissão expressa por escrito da Domínio Sistemas Ltda.

Leia mais

Guia rápido para configuração e geração do SPED Contábil

Guia rápido para configuração e geração do SPED Contábil Guia rápido para configuração e geração do SPED Contábil Acessar no módulo Domínio Contabilidade o menu controle/parâmetros e marcar a opção Gera informativo SPED. No campo Plano de contas referencial

Leia mais

Material de Apoio. SEB - Contas a Pagar. Versão Data Responsável Contato 1 05/12/2011 Paula Fidalgo paulaf@systemsadvisers.com

Material de Apoio. SEB - Contas a Pagar. Versão Data Responsável Contato 1 05/12/2011 Paula Fidalgo paulaf@systemsadvisers.com Material de Apoio SEB - Contas a Pagar Versão Data Responsável Contato 1 05/12/2011 Paula Fidalgo paulaf@systemsadvisers.com Conteúdo CONFIGURAÇÃO... 3 Cadastro de Fornecedores... 3 Métodos de Pagamento...

Leia mais

Tutorial contas a pagar

Tutorial contas a pagar Tutorial contas a pagar Conteúdo 1. Cadastro de contas contábeis... 2 2. Cadastro de conta corrente... 4 3. Cadastro de fornecedores... 5 4. Efetuar lançamento de Contas à pagar... 6 5. Pesquisar Lançamento...

Leia mais

ABERTURA E ENCERRAMENTO DE EXERCÍCIO

ABERTURA E ENCERRAMENTO DE EXERCÍCIO Atualização: Novembro de 2012 Página: 1 SIA 7.5 - Sistema Integrado de Arrecadação ABERTURA E ENCERRAMENTO DE EXERCÍCIO FIORILLI SOC CIVIL LTDA.-SOFTWARE SIA 7.5 - Sistema Integrado de Arrecadação Atualização:

Leia mais

PARAMETRIZACAO MODULO ESCRITA FISCAL

PARAMETRIZACAO MODULO ESCRITA FISCAL PARAMETRIZACAO MODULO ESCRITA FISCAL Primeiro passo: importar impostos, para isso proceda da seguinte maneira: entre na empresa EXEMPLO, no menu Arquivos clique em Impostos, logo após, do lado direito

Leia mais

Como cadastrar um produto usando o Futura Server

Como cadastrar um produto usando o Futura Server Cadastro do Produto Como cadastrar um produto usando o Futura Server Aqui temos dicas importantes para cadastrar seu produto antes de realizar as suas movimentações. Com o Futura Server aberto, acesse

Leia mais

DFC - DEMOSNTRAÇÕES DE FLUXO DE CAIXA EMITIR DFC NO SISTEMA DOMÍNIO CONTÁBIL

DFC - DEMOSNTRAÇÕES DE FLUXO DE CAIXA EMITIR DFC NO SISTEMA DOMÍNIO CONTÁBIL DFC - DEMOSNTRAÇÕES DE FLUXO DE CAIXA A DFC tem como função demonstrar a variação do fluxo de caixa da empresa, evidenciando os valores das atividades operacionais, atividades de investimento, e atividades

Leia mais

EFD PIS/COFINS NOVIDADES G5 PHOENIX 1 CADASTRO DE ITENS. Foram acrescentados os seguintes campos no Cadastro de Itens:

EFD PIS/COFINS NOVIDADES G5 PHOENIX 1 CADASTRO DE ITENS. Foram acrescentados os seguintes campos no Cadastro de Itens: EFD PIS/COFINS NOVIDADES G5 PHOENIX 1 CADASTRO DE ITENS Foram acrescentados os seguintes campos no Cadastro de Itens: 1.1 Subtela Cod.Grupo Bebidas Frias. Teclando ctrl+enter neste campo o sistema abre

Leia mais

Apostila nº 32 Contas a Pagar e a Receber; Como localizar, Incluir, Alterar, Eliminar, Baixar, reabrir e imprimir

Apostila nº 32 Contas a Pagar e a Receber; Como localizar, Incluir, Alterar, Eliminar, Baixar, reabrir e imprimir Apostila nº 32 Contas a Pagar e a Receber; Como localizar, Incluir, Alterar, Eliminar, Baixar, reabrir e imprimir Sumário Contas á Receber...3 Como atualizar a pesquisa no contas á receber?...3 Como efetuar

Leia mais

LANÇAMENTO CONTÁBIL AUTOMÁTICO da contrapartida na inclusão de DOCUMENTOS PAGAR/RECEBER

LANÇAMENTO CONTÁBIL AUTOMÁTICO da contrapartida na inclusão de DOCUMENTOS PAGAR/RECEBER LANÇAMENTO CONTÁBIL AUTOMÁTICO da contrapartida na inclusão de DOCUMENTOS PAGAR/RECEBER Por Cristiane Sateles A partir da versão 3.2.0.1, encontra-se disponível no sistema a opção de configurar a contabilização

Leia mais

BETA CONTAS A RECEBER Sistema desenvolvido pela Peris Consultoria Empresarial www.perisconsultoria.blogspot.com. Instruções de uso:

BETA CONTAS A RECEBER Sistema desenvolvido pela Peris Consultoria Empresarial www.perisconsultoria.blogspot.com. Instruções de uso: BETA CONTAS A RECEBER Sistema desenvolvido pela Peris Consultoria Empresarial www.perisconsultoria.blogspot.com Instruções de uso: 1. Entendendo o Menu Principal O Beta Contas a Receber possui apenas um

Leia mais

Guia Prático. PGRural. Adendo Livro Caixa Avançado

Guia Prático. PGRural. Adendo Livro Caixa Avançado Guia Prático PGRural Adendo Livro Caixa Avançado Índice Sobre o PGRural... 3 Conceito... 3 Configurando a empresa... 4 Plano de contas... 5 Conta padrão para participante... 6 Forçar vínculo... 6 Tela

Leia mais

Módulo Domínio Atendimento - Versão 8.0A-06

Módulo Domínio Atendimento - Versão 8.0A-06 Módulo Domínio Atendimento - Versão 8.0A-06 Saiba que este documento não poderá ser reproduzido, seja por meio eletrônico ou mecânico, sem a permissão expressa por escrito da Domínio Sistemas Ltda. Nesse

Leia mais

Manual. EFD Contribuições

Manual. EFD Contribuições Treinamento Escrita Fiscal Material desenvolvido por: Saiba que este documento não poderá ser reproduzido, seja por meio eletrônico ou mecânico, sem a permissão expressa por escrito da Implantta Serviços

Leia mais

MANUAL SPED(EFD) PIS-COFINS

MANUAL SPED(EFD) PIS-COFINS MANUAL SPED(EFD) PIS-COFINS O que é SPED? É um arquivo de texto que detalha todas as movimentações fiscais da empresa em um determinado período, listando todas as operações de compra (Notas de compra)

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO WFISCAL SPED PIS COFINS. Lucro Presumido Regime de Competência Escrituração Consolidada por CFOP

MANUAL DO USUÁRIO WFISCAL SPED PIS COFINS. Lucro Presumido Regime de Competência Escrituração Consolidada por CFOP MANUAL DO USUÁRIO WFISCAL SPED PIS COFINS Lucro Presumido Regime de Competência Escrituração Consolidada por CFOP Página: 1 INTRODUÇÃO Este material traz as informações sobre as características do SPED

Leia mais

NOVO PROCESSO DE CENTRO DE CUSTO DO WINTHOR

NOVO PROCESSO DE CENTRO DE CUSTO DO WINTHOR NOVO PROCESSO DE CENTRO DE CUSTO DO WINTHOR Todos os direitos reservados. PC Sistemas 1.0 - Data: 28/08/2012 Página 1 de 47 Sumário Apresentação... 4 1. PROCEDIMENTOS INICIAIS... 5 1.1. Realizar Atualizações...

Leia mais

Para gerar o arquivo do SPED PIS/COFINS com sucesso são necessárias algumas parametrizações e lançamentos.

Para gerar o arquivo do SPED PIS/COFINS com sucesso são necessárias algumas parametrizações e lançamentos. Para gerar o arquivo do SPED PIS/COFINS com sucesso são necessárias algumas parametrizações e lançamentos. 1. No cadastro de empresas 1.1. Informar o regime de apuração dos impostos 1.1.1. LUCRO PRESUMIDO

Leia mais

1. Contabilização dos Lançamentos Fiscais

1. Contabilização dos Lançamentos Fiscais 1 2 1. Contabilização dos Lançamentos Fiscais 1.1. Cadastro de Códigos Contábeis Para que os lançamentos sejam integralizados é necessário o preenchimento do código contabil de integração. Siga as instruções

Leia mais

Manual Operacional Versão 2.2

Manual Operacional Versão 2.2 1 Manual Operacional Versão 2.2 2 SUMÁRIO 1) Assistente de configuração 4 2) Módulo Geral 9 2.1) Administradora 9 2.2) Empresa 9 2.3) Grupo de Empresa 12 2.4) Responsável 13 2.5) CEP 13 2.6) Configurações

Leia mais

Novas funcionalidades do Gerenciador Contábil

Novas funcionalidades do Gerenciador Contábil 1 Novas funcionalidades do Gerenciador Contábil Na versão 7.0.2.102, as seguintes opções foram implementadas no sistema: Integração das Contas a Pagar/Receber com a Contabilidade; Integração das Notas

Leia mais

MANUAL DECRETO 52.665/2008 - SP SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA.

MANUAL DECRETO 52.665/2008 - SP SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA. MANUAL DECRETO 52.665/2008 - SP SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA. Neste manual serão demonstradas as alterações efetuadas no Sistema E-Fiscal para atender ao decreto 52.665/2008 - SP. Foi inserida a opção Apuração

Leia mais

Manual de Geração da ECF Escrituração Contábil e Fiscal Contábil Phoenix

Manual de Geração da ECF Escrituração Contábil e Fiscal Contábil Phoenix Manual de Geração da ECF Escrituração Contábil e Fiscal Contábil Phoenix A seguir iremos demonstrar o processo para uma perfeita geração da ECF (Escrituração Contábil e Fiscal). Fique atento as telas e

Leia mais

SuperStore. Sistema para Automação de Óticas. MANUAL DO USUÁRIO (Módulo Financeiro)

SuperStore. Sistema para Automação de Óticas. MANUAL DO USUÁRIO (Módulo Financeiro) SuperStore Sistema para Automação de Óticas MANUAL DO USUÁRIO (Módulo Financeiro) Contato: (34) 9974-7848 http://www.superstoreudi.com.br superstoreudi@superstoreudi.com.br SUMÁRIO 1 LANÇAMENTO DE CONTAS

Leia mais

Treinamento Sistema Condominium Módulo II

Treinamento Sistema Condominium Módulo II CONDOMINIUM - Módulo II GERAÇÃO DE EMISSÕES RATEIO Neste módulo o aprendizado será a emissão dos boletos bancários. O sistema disponibiliza algumas maneiras para facilitar o seu dia-a-dia: Sequencia para

Leia mais

Passo a Passo do Orçamentos de Entrada no SIGLA Digital

Passo a Passo do Orçamentos de Entrada no SIGLA Digital Passo a Passo do Orçamentos de Entrada no SIGLA Digital Página 1 de 9 Este é um dos principais módulos do SIGLA Digital. Utilizado para dar entrada de produtos no estoque, essa ferramenta segue a seguinte

Leia mais

Manual do Sistema "Vida em Mão - Controle Financeiro Para PALM" Editorial Brazil Informatica

Manual do Sistema Vida em Mão - Controle Financeiro Para PALM Editorial Brazil Informatica Manual do Sistema "Vida em Mão - Controle Financeiro Para PALM" Editorial Brazil Informatica I Vida em Mãos - Controle Financeiro para PALM Conteúdo Part I Introdução 2 1 Fala Comigo -... Sistema de Atendimento

Leia mais

Módulos Extras/ Protocolos

Módulos Extras/ Protocolos Módulos Extras/ Protocolos Inclusão de Documentos de Entrada para Protocolar Nesta rotina podem ser digitados todos os documentos que entram no escritório, permitindo um maior controle de recebimentos/devoluções,

Leia mais

A configuração é um dos aspectos mais importante ao acessar o módulo pela primeira vez, pois é a base para o desempenho do sistema.

A configuração é um dos aspectos mais importante ao acessar o módulo pela primeira vez, pois é a base para o desempenho do sistema. Página1 Configurações A configuração é um dos aspectos mais importante ao acessar o módulo pela primeira vez, pois é a base para o desempenho do sistema. Como vimos o Plano de Contas dá a ideia inicial

Leia mais

Cadastros. Versão 2.0. Manual destinado à implantadores, técnicos do suporte e usuários finais

Cadastros. Versão 2.0. Manual destinado à implantadores, técnicos do suporte e usuários finais Cadastros Versão 2.0 Manual destinado à implantadores, técnicos do suporte e usuários finais Sumário Cadastro de Grupos de Usuário... 3 Cadastro de Usuários... 4 Cadastro de Clientes... 7 Cadastro de Empresas...

Leia mais

Versão 8.2C-07. Versão da Apostila de Novidades: 1

Versão 8.2C-07. Versão da Apostila de Novidades: 1 Versão 8.2C-07 Versão da Apostila de Novidades: 1 Saiba que este documento não poderá ser reproduzido, seja por meio eletrônico ou mecânico, sem a permissão expressa por escrito da Domínio Sistemas Ltda.

Leia mais

Novas Funções do módulo Financeiro

Novas Funções do módulo Financeiro Novas Funções do módulo Financeiro Contas a receber: Lançamentos de contas a receber. Contas a pagar: Lançamentos de contas a pagar. Conciliação Bancária: Permite controlar os saldos da Conta Banco como

Leia mais

APOSTILA PARA O CURSO WCOBRANÇA COBRANÇA FÁCIL ALTERDATA

APOSTILA PARA O CURSO WCOBRANÇA COBRANÇA FÁCIL ALTERDATA Visão Estar posicionada entre as maiores e melhores provedoras de solução de gestão empresarial do Brasil. Missão Desenvolvimento e fornecimento de soluções e serviços através de softwares para tornar

Leia mais

Manual Ilustrado Estoque Processos Gerais

Manual Ilustrado Estoque Processos Gerais Dezembro - 2014 Índice Título do documento 1. Objetivos... 3 2. Introdução... 3 3. Etiquetas de Estoque... 4 3.1 Configurando Parâmetros de Impressão... 4 3.2 Imprimindo Etiquetas de Estoque... 4 4. Etiquetas

Leia mais

Este Procedimento Operacional Padrão define as etapas necessárias de como fazer o Cadastro de Tributos no Sistema TOTVS RM. Índice

Este Procedimento Operacional Padrão define as etapas necessárias de como fazer o Cadastro de Tributos no Sistema TOTVS RM. Índice Este Procedimento Operacional Padrão define as etapas necessárias de como fazer o Cadastro de Tributos no Sistema TOTVS RM. Índice I. Acesso ao Cadastro... 2 II. Seleção de Filtros... 3 III. Cadastro...

Leia mais

CONTAS A PAGAR. Como efetuar o lançamento. Arquivo > Financeiro > Lancamentos > Contas a Pagar. Novo

CONTAS A PAGAR. Como efetuar o lançamento. Arquivo > Financeiro > Lancamentos > Contas a Pagar. Novo CONTAS A PAGAR Serão lançados nesse módulo os documentos relativos a despesas da empresa que ainda serão pagos. Ex: Notas Fiscais de Aquisição de Produtos/Serviços, Contas de Energia, Telefone, Água, Folha

Leia mais

TOTVS Gestão Hospitalar Manual Ilustrado Estoque Processos Gerais. 11.8x. março de 2015. Versão: 2.0

TOTVS Gestão Hospitalar Manual Ilustrado Estoque Processos Gerais. 11.8x. março de 2015. Versão: 2.0 TOTVS Gestão Hospitalar Manual Ilustrado Estoque Processos Gerais 11.8x março de 2015 Versão: 2.0 1 Sumário 1 Objetivos... 3 2 Introdução... 3 3 Etiquetas de Estoque... 4 3.1 Configurando Parâmetros de

Leia mais

E&L Nota Fiscal de Serviços Eletrônica. Manual do Ambiente do Prestador de Serviços do Município

E&L Nota Fiscal de Serviços Eletrônica. Manual do Ambiente do Prestador de Serviços do Município E&L Nota Fiscal de Serviços Eletrônica Manual do Ambiente do Prestador de Serviços do Município Após receber a confirmação de aceite do Credenciamento via e-mail já é possível efetuar o login no sistema

Leia mais

Versão 8.3A-04. Versão da Apostila de Novidades: 2

Versão 8.3A-04. Versão da Apostila de Novidades: 2 Versão 8.3A-04 Versão da Apostila de Novidades: 2 Saiba que este documento não poderá ser reproduzido, seja por meio eletrônico ou mecânico, sem a permissão expressa por escrito da Domínio Sistemas Ltda.

Leia mais

Rateio de Despesas com Folha de Pgto v.1.0 Contabilidade DT / APC. Manual do Usuário. Versão 01.00

Rateio de Despesas com Folha de Pgto v.1.0 Contabilidade DT / APC. Manual do Usuário. Versão 01.00 Rateio de Despesas com Folha de Pgto v.1.0 Contabilidade Manual do Usuário Versão 01.00 DT / APC Histórico da Revisão DATA VERSÃO DESCRIÇÃO AUTOR 30/08/2007 01.01 Criação do Manual do Usuário Contabilidade

Leia mais

Índice 1.Auditoria Financeira...2 2.Parametrizações do Sistema...3 2.1.Cadastro da Empresa...3 2.1.1.Forma de controle das notas na Auditoria

Índice 1.Auditoria Financeira...2 2.Parametrizações do Sistema...3 2.1.Cadastro da Empresa...3 2.1.1.Forma de controle das notas na Auditoria Índice 1.Auditoria Financeira...2 2.Parametrizações do Sistema...3 2.1.Cadastro da Empresa...3 2.1.1.Forma de controle das notas na Auditoria Financeira...4 2.1.2.Formas de Registro do Pagamento e Recebimento

Leia mais

Treinamento Sistema Folha Union Módulo III

Treinamento Sistema Folha Union Módulo III FOLHA DE PAGAMENTO MÓDULO III - MOVIMENTOS Folha Union> Vale transporte> Cadastro de tarifas Valor - Insira o valor atual e a data de vigência. Cadastre ou altere os tipos de transportes utilizados de

Leia mais

AUDITORIA FINANCEIRA. No Gerenciador de Sistemas, em Empresas\ Cadastro de Empresas, é necessário parametrizar os dados para a Auditoria Financeira.

AUDITORIA FINANCEIRA. No Gerenciador de Sistemas, em Empresas\ Cadastro de Empresas, é necessário parametrizar os dados para a Auditoria Financeira. AUDITORIA FINANCEIRA Processo de uso da Auditoria Financeira CADASTRO DE EMPRESA PARÂMETROS No Gerenciador de Sistemas, em Empresas\ Cadastro de Empresas, é necessário parametrizar os dados para a Auditoria

Leia mais

Novidades Group Shopping

Novidades Group Shopping Novidades Group Shopping 1. Geração do Arquivo Disponível na nova versão do Group Shopping uma tela que permite preencher as informações requeridas na geração do arquivo a ser enviado à Receita Federal

Leia mais

Movimento. Financeiro. Bancário. Contas a Pagar. Lançamento de Contas a Pagar (simples) Contas a Receber. Lançamento de Contas a Receber (simples)

Movimento. Financeiro. Bancário. Contas a Pagar. Lançamento de Contas a Pagar (simples) Contas a Receber. Lançamento de Contas a Receber (simples) Movimento Financeiro Contas a Pagar Lançamento de Contas a Pagar (simples) Contas a Receber Lançamento de Contas a Receber (simples) Movimento de Caixa Fechamento Caixa Bancos Apropriações de Centros de

Leia mais

Manual do Usuário 5. EXECUTANDO OPERAÇÕES NO MENU IMPOSTO...2

Manual do Usuário 5. EXECUTANDO OPERAÇÕES NO MENU IMPOSTO...2 1 5. EXECUTANDO OPERAÇÕES NO MENU IMPOSTO...2 5.1 Digitações dos Sócios...2 5.1.1 Campo CPF...2 5.1.1.a Campo Saldo Anterior...3 5.1.1.b Campo Saldo...3 5.1.1.c Campo Isento...3 5.1.1.d Campo Tributado...3

Leia mais

PRACTICO LIVE! FINANCEIRO CONCILIAÇÃO BANCÁRIA

PRACTICO LIVE! FINANCEIRO CONCILIAÇÃO BANCÁRIA PRACTICO LIVE! FINANCEIRO CONCILIAÇÃO BANCÁRIA O que é? É um comparativo entre as movimentações existentes em uma conta bancária e as existentes no controle financeiro. Todos sabem, por exemplo, que existe

Leia mais

Domínio Registro. Teclas de atalho para ajudar na utilização do Sistema e cadastros em todos dos Módulos. Menu Controle

Domínio Registro. Teclas de atalho para ajudar na utilização do Sistema e cadastros em todos dos Módulos. Menu Controle Domínio Registro O Domínio Registro foi desenvolvido para gerenciar todos os processos referentes à abertura e fechamento de empresas, permite a confecção de contratos, alterações e distratos sociais,

Leia mais

LINX POSTOS AUTOSYSTEM

LINX POSTOS AUTOSYSTEM LINX POSTOS AUTOSYSTEM Manual Sumário 1 CONCEITO... 4 2 REQUISITOS... 4 3 CONFIGURAÇÕES... 4 3.1 Permissões de Acesso... 4 3.2 Plano de Contas... 5 3.2.1 Parcelado... 6 3.2.2 Parcelamento Notas a Prazo...

Leia mais

PROJETO SPED PIS/COFINS NOTA TÉCNICA PARA CONFIGURAÇÃO DA NATUREZAS DE OPERAÇÕES E PLANO DE CONTAS GERENCIAIS ÍNDICE 1. ALTERANDO NATUREZAS DE OPERAÇÕES... 1 1.1. Naturezas de Operações (compras)... 3

Leia mais

GUIA PRÁTICO EFD-CONTRIBUIÇÕES

GUIA PRÁTICO EFD-CONTRIBUIÇÕES GUIA PRÁTICO EFD-CONTRIBUIÇÕES Maio de 2012 O QUE É A EFD-Contribuições trata de arquivo digital instituído no Sistema Publico de Escrituração Digital SPED, a ser utilizado pelas pessoas jurídicas de direito

Leia mais

Escritório Virtual Administrativo

Escritório Virtual Administrativo 1 Treinamento Módulos Escritório Virtual Administrativo Sistema Office Instruções para configuração e utilização do módulo Escritório Virtual e módulo Administrativo do sistema Office 2 3 1. Escritório

Leia mais

www.gerenciadoreficaz.com.br

www.gerenciadoreficaz.com.br Fone: (62) 4141-8464 E-mail: regraconsultoria@hotmail.com www.gerenciadoreficaz.com.br Guia Prático do Usuário Manual de Instalação Gerenciador Eficaz 7 2 Manual do Usuário Gerenciador Eficaz 7 Instalando

Leia mais

Para gerar os dados de uma nota fiscal eletrônica.

Para gerar os dados de uma nota fiscal eletrônica. Para gerar os dados de uma nota fiscal eletrônica. Entre em: Cadastro Nota Fiscal Abrirá a tela a seguir. Na parte em branco clique com o botão direito do mouse, e depois em Importar Nota ou Chamada de

Leia mais

BOLETIM INFORMATIVO TÉCNICO Cordilheira Recursos Humanos Versão 2 PLANO DE ASSISTÊNCIA A SAÚDE

BOLETIM INFORMATIVO TÉCNICO Cordilheira Recursos Humanos Versão 2 PLANO DE ASSISTÊNCIA A SAÚDE BOLETIM INFORMATIVO TÉCNICO Cordilheira Recursos Humanos Versão 2 PLANO DE ASSISTÊNCIA A SAÚDE Criada a rotina de Plano de Assistência a Saúde. Esta rotina irá possibilitar gerar a DIRF com valores descontados

Leia mais

Controle de Estoque. Configuração e personalização do módulo

Controle de Estoque. Configuração e personalização do módulo Controle de Estoque O objetivo do módulo de Controle de Estoque á ajudar a controlar a quantidade de produtos no estoque da empresa, avisar sobre problemas com quantidades mínimas, lotes e validades vencendo.

Leia mais

Rateio de Despesas com Folha de Pgto v.1.0 Recursos Humanos DT / APC. Manual do Usuário. Versão 01.00

Rateio de Despesas com Folha de Pgto v.1.0 Recursos Humanos DT / APC. Manual do Usuário. Versão 01.00 Rateio de Despesas com Folha de Pgto v.1.0 Recursos Humanos Manual do Usuário Versão 01.00 DT / APC Histórico da Revisão DATA VERSÃO DESCRIÇÃO AUTOR 29/08/2007 01.01 Criação do Manual do Usuário recursos

Leia mais

Versão 8.3A-03. Versão da Apostila de Novidades: 1

Versão 8.3A-03. Versão da Apostila de Novidades: 1 Versão 8.3A-03 Versão da Apostila de Novidades: 1 Saiba que este documento não poderá ser reproduzido, seja por meio eletrônico ou mecânico, sem a permissão expressa por escrito da Domínio Sistemas Ltda.

Leia mais

Gerenciamento de Projetos

Gerenciamento de Projetos Gerenciamento de Projetos O objetivo do módulo de Gerenciamento de Projetos é ajudar a empresa a gerenciar com mais eficiência os seus projetos. Controle dos prazos, das tarefas, dos eventos, da quantidade

Leia mais

Sistema de Protocolo. Manual do Usuário

Sistema de Protocolo. Manual do Usuário Sistema de Protocolo Manual do Usuário Atualizado em 05/06/2010 2 Apresentação Módulo Protocolo Está disponível de forma integrada com todos os órgãos para registrar e acompanhar, de modo atualizado e

Leia mais

CONTABILIDADE COM MÚLTIPLOS PLANOS DE CONTAS

CONTABILIDADE COM MÚLTIPLOS PLANOS DE CONTAS CONTABILIDADE COM MÚLTIPLOS PLANOS DE CONTAS As mudanças ocorridas com a publicação da lei 11.638/07 e alterações da lei 11.941/09 exigiram das empresas uma adequação em sua estrutura de balanços e demonstrações

Leia mais

MANUAL DO CVCONT/ SPED PIS COFINS. Recomendamos que este manual seja impresso para futuras consultas, devido à sua importância.

MANUAL DO CVCONT/ SPED PIS COFINS. Recomendamos que este manual seja impresso para futuras consultas, devido à sua importância. MANUAL DO CVCONT/ SPED PIS COFINS Recomendamos que este manual seja impresso para futuras consultas, devido à sua importância. 1. Configuração Primeiramente para que os sistemas estejam aptos para a geração

Leia mais

APOSTILA PROVISÃO E CONTABILIZAÇÃO

APOSTILA PROVISÃO E CONTABILIZAÇÃO APOSTILA PROVISÃO E CONTABILIZAÇÃO ANO 2004 1 ÍNDICE 1 - Provisão de 13º Salário e Férias Preparando a Provisão 1.1 Cadastro de Provisão de férias 1.2 Cadastro de provisão de 13º Salário 1.3 Relatório

Leia mais

1. Controle de exercício

1. Controle de exercício 1 1. Controle de exercício Para realizar lançamentos e emitir relatório o módulo Contabil obriga a criação de exercícios, que na verdade representam os anos de atividade da empresa. Confira algumas dicas

Leia mais

Prosol Informática Facilitando o seu dia-a-dia

Prosol Informática Facilitando o seu dia-a-dia Manual/ Apostila Sistema Pro Simples 15/07/2008 Orientador Paulo Sérgio de Almeida Gonçalves Currículo resumido do Orientador/Palestrante: Contador, Consultor, Administrador formado em Administração pela

Leia mais

LIBERAÇÃO DE ATUALIZAÇÃO CORDILHEIRA

LIBERAÇÃO DE ATUALIZAÇÃO CORDILHEIRA LIBERAÇÃO DE ATUALIZAÇÃO CORDILHEIRA (Orientamos aos clientes que utilizam banco de dados SQL, para efetuarem a atualização preferencialmente após o encerramento das atividades do dia, acessando o sistema

Leia mais

ECF ESCRITURAÇÃO CONTÁBIL FISCAL

ECF ESCRITURAÇÃO CONTÁBIL FISCAL ECF ESCRITURAÇÃO CONTÁBIL FISCAL Geração da ECF para empresas optantes pelo Lucro Presumido Informações importantes A Escrituração Contábil Fiscal é uma nova obrigação acessória, cuja primeira entrega

Leia mais

O que é um inventário?

O que é um inventário? Com a chegada do fim de ano e os encerramentos fiscais e contábeis, as empresas fazem o processo de inventário do seu estoque. O que é um inventário? Inventário basicamente é uma lista de bens e materiais

Leia mais

PROJECT Informática Ltda. Rua Giordano Bruno, 100 Bairro Rio Branco Porto Alegre-RS CEP 90420-150 Fone: (51) 3330-4444 Vendas: (51) 9701-2295

PROJECT Informática Ltda. Rua Giordano Bruno, 100 Bairro Rio Branco Porto Alegre-RS CEP 90420-150 Fone: (51) 3330-4444 Vendas: (51) 9701-2295 SPED FISCAL O SPED (Sistema Público de Escrituração Digital) FISCAL é um módulo opcional que está habilitado para funcionar com a versão 7 do Oryon. A licença é habilitada pelo número de série do cliente.

Leia mais

manual Sistema de Gestão Financeira

manual Sistema de Gestão Financeira manual Sistema de Gestão Financeira Conteúdo 1. Menu 5 2. Cadastro 6 2.1. Projetos 6 2.2. Código Contábil 7 2.2.1. Gerenciar Cód. Contábil 9 2.3. Centro de Custo 10 2.4. Cliente / Fornecedor 11 2.5. Contas

Leia mais

TUTORIAL COM OS PROCEDIMENTOS DE

TUTORIAL COM OS PROCEDIMENTOS DE TUTORIAL COM OS PROCEDIMENTOS DE GERAÇÃO DE BOLETOS CAIXA ECONÔMICA FEDERAL NO FINANCE Finance V10 New 2 Índice Como gerar Boleto Bancário pela Caixa Econômica... 3 Como efetuar a Conciliação por Extrato

Leia mais

MANUAL DE INSTALAÇÃO, CADASTROS E OPERAÇÃO DA XNFC-e

MANUAL DE INSTALAÇÃO, CADASTROS E OPERAÇÃO DA XNFC-e MANUAL DE INSTALAÇÃO, CADASTROS E OPERAÇÃO DA XNFC-e SUMÁRIO 1. INSTALAÇÃO 2. CADASTROS 2.1. CADASTRO DE USUÁRIO 2.2. CADASTRO DE MODALIDADE 2.3. CADASTRO DE PRODUTO 3. OPERAÇÃO 3.1. VENDA 3.2. CANCELAMENTO

Leia mais

Passo a Passo do Fluxo de Caixa no SIGLA Digital

Passo a Passo do Fluxo de Caixa no SIGLA Digital Página 1 de 9 Passo a Passo do Fluxo de Caixa no SIGLA Digital Este é um dos principais módulos do Sigla Digital. Ferramenta de controle financeiro das empresas cadastradas no Sigla Digital. Por essa ferramenta

Leia mais

MANUAL DE PROCEDIMENTO DA ROTINA DA RESCISÃO COMPLEMENTAR

MANUAL DE PROCEDIMENTO DA ROTINA DA RESCISÃO COMPLEMENTAR MANUAL DE PROCEDIMENTO DA ROTINA DA RESCISÃO COMPLEMENTAR INTRODUÇÃO Trata-se de um recurso exclusivo para atender a necessidade de cálculos complementares de verbas rescisórias decorrentes de reajustes

Leia mais

Coordenação Geral de Tecnologia da Informação - CGTI. SIGED - Sistema de Gestão Eletrônica de Documentos MANUAL DO USUÁRIO Módulo de Arquivos

Coordenação Geral de Tecnologia da Informação - CGTI. SIGED - Sistema de Gestão Eletrônica de Documentos MANUAL DO USUÁRIO Módulo de Arquivos SIGED - Sistema de Gestão Eletrônica de Documentos MANUAL DO USUÁRIO Módulo de Arquivos O objetivo deste Manual é permitir a reunião de informações dispostas de forma sistematizada, criteriosa e segmentada

Leia mais

Passo a Passo do Cadastro Empresas no SIGLA Digital

Passo a Passo do Cadastro Empresas no SIGLA Digital Página 1 de 7 Passo a Passo do Cadastro Empresas no SIGLA Digital O cadastro de Empresas permite cadastrar quais empresas estarão configuradas para utilizar o SIGLA Digital. Caso necessário cadastrar uma

Leia mais

SPED Escrituração Contábil Fiscal (ECF)

SPED Escrituração Contábil Fiscal (ECF) SPED Escrituração Contábil Fiscal (ECF) Este tutorial destina-se a empresas de Regime Lucro Presumido. A exportação para o SPED Escrituração Contábil Fiscal (ECF) no Sistema LedWin, deverá ser feita da

Leia mais

PRINCIPAIS NOVIDADES VERSÃO 8.85/1.1.66

PRINCIPAIS NOVIDADES VERSÃO 8.85/1.1.66 PRINCIPAIS NOVIDADES VERSÃO 8.85/1.1.66 Sumário 1. Nota Fiscal Eletrônica São Paulo... 3 2. Motivo da baixa... 9 3. Contrato Endereço para cobrança... 12 4. Vistoria... 13 5. Contas a pagar Controle de

Leia mais

Versão 3.0 CARBON SYSTEM. Manual do Software Controla Tudo. Manual do Controla Tudo

Versão 3.0 CARBON SYSTEM. Manual do Software Controla Tudo. Manual do Controla Tudo Versão 3.0 CARBON SYSTEM Manual do Software Controla Tudo Manual do Controla Tudo SOFTWARE PARA CONTROLE DE PONTO VIA IMPRESSÃO DIGITAL OU DÍGITOS Manual do Controla Tudo Versão 3.0 Carbon System Rua Coronel

Leia mais

1998-2015 Domínio Sistemas Ltda. Todos os direitos reservados.

1998-2015 Domínio Sistemas Ltda. Todos os direitos reservados. Versão 8.1A-13 Saiba que este documento não poderá ser reproduzido, seja por meio eletrônico ou mecânico, sem a permissão expressa por escrito da Domínio Sistemas Ltda. Nesse caso, somente a Domínio Sistemas

Leia mais

1. NOVIDADES DO NÚMERO ÚNICO DE PROCESSO. 1.1 Resolução nº 65 do CNJ. 1.2 Conversão do Número do Processo. 1.3 Novos ícones

1. NOVIDADES DO NÚMERO ÚNICO DE PROCESSO. 1.1 Resolução nº 65 do CNJ. 1.2 Conversão do Número do Processo. 1.3 Novos ícones 1. NOVIDADES DO NÚMERO ÚNICO DE PROCESSO 1.1 Resolução nº 65 do CNJ 1.2 Conversão do Número do Processo 1.3 Novos ícones 1 Tela Antiga Tela Nova 2 2. NOVIDADES DA VISUALIZAÇÃO DAS FILAS DE TRABALHO 2.1

Leia mais

MANUAL DO SISTEMA. Versão 6.07

MANUAL DO SISTEMA. Versão 6.07 MANUAL DO SISTEMA Versão 6.07 Configurando o Módulo... 3 Contas... 3 Conta Caixa... 5 Aba Geral... 5 Aba Empresas... 8 Conta Banco... 9 Aba Geral... 9 Aba Conta Banco... 10 Aba Empresas... 12 Tipos de

Leia mais

Sistema de Livros Fiscais Imediata

Sistema de Livros Fiscais Imediata 1 Sistema de Livros Fiscais Imediata 2 Descritivo das Rotinas Operacionais do Sistema de Livros Fiscais para geração EFD PIS/Cofins SPED Contribuições Após a instalação do Sistema de Livros Fiscais, basta

Leia mais

AVISO. O conteúdo deste documento é de propriedade intelectual exclusiva da GVDASA Sistemas e está sujeito a alterações sem aviso prévio.

AVISO. O conteúdo deste documento é de propriedade intelectual exclusiva da GVDASA Sistemas e está sujeito a alterações sem aviso prévio. AVISO O conteúdo deste documento é de propriedade intelectual exclusiva da GVDASA Sistemas e está sujeito a alterações sem aviso prévio. Nenhuma parte desta publicação pode ser reproduzida nem transmitida

Leia mais

Treinamento de. Linx Pos

Treinamento de. Linx Pos Treinamento de caixa Linx Pos Será instalados no terminal da loja, o ícone, conforme imagem abaixo: Linx POS ÍNDICE Abertura de caixa e leitura X Lançamentos Cancelamento de itens Consulta preços no ato

Leia mais

Manual do Sistema de Almoxarifado P á g i n a 2. Manual do Sistema de Almoxarifado Módulo Requisição. Núcleo de Tecnologia da Informação

Manual do Sistema de Almoxarifado P á g i n a 2. Manual do Sistema de Almoxarifado Módulo Requisição. Núcleo de Tecnologia da Informação Divisão de Almoxarifado DIAX/CGM/PRAD Manual do Sistema de Almoxarifado Módulo Requisição Versão On-Line Núcleo de Tecnologia da Informação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul Manual do Sistema

Leia mais

FIATNET - EXPORTAÇÃO SPED PIS/COFINS NOTA TÉCNICA - CONFIGURAÇÕES NECESSÁRIAS

FIATNET - EXPORTAÇÃO SPED PIS/COFINS NOTA TÉCNICA - CONFIGURAÇÕES NECESSÁRIAS FIATNET - EXPORTAÇÃO SPED PIS/COFINS NOTA TÉCNICA - CONFIGURAÇÕES NECESSÁRIAS ATUALIZADA EM: 20/01/2012 ÍNDICE 1. CONFIGURAÇÃO NATUREZAS DE OPERAÇÕES... 1 1.1. Naturezas de Operações (COMPRAS)... 4 1.2.

Leia mais

Tópicos: Acessar o módulo Domínio Contabilidade:

Tópicos: Acessar o módulo Domínio Contabilidade: Tópicos: *acessar o modulo domínio contabilidade; *definir parâmetros *cadastrar plano de contas, históricos, entre outros *efetuar lançamentos contábeis *conciliação bancária e conciliação cliente/fornecedor

Leia mais

Esta alteração é feita de duas formas: Cadastro de pedido de compra e ajuste de estoque.

Esta alteração é feita de duas formas: Cadastro de pedido de compra e ajuste de estoque. 5. ALTERAÇÃO DO ESTOQUE ATUAL Não é possível alterar o estoque de um produto na tela Cadastro de Produto. Esta alteração é feita de duas formas: Cadastro de pedido de compra e ajuste de estoque. 5.1. Cadastro

Leia mais

Manual de Integração do Pátrio Windows / AC Contábil

Manual de Integração do Pátrio Windows / AC Contábil Manual de Integração do Pátrio Windows / AC Contábil O objetivo deste manual é orientar detalhadamente como realizar a integração do Pátrio Windows com o AC Contábil desde a configuração do banco de dados

Leia mais