CURSO DE DISTRIBUIÇÃO, COMERCIALIZAÇÃO E APLICAÇÃO DE PRODUTOS FITOFARMACÊUTICOS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "CURSO DE DISTRIBUIÇÃO, COMERCIALIZAÇÃO E APLICAÇÃO DE PRODUTOS FITOFARMACÊUTICOS"

Transcrição

1 CURSO DE DISTRIBUIÇÃO, COMERCIALIZAÇÃO E APLICAÇÃO DE PRODUTOS FITOFARMACÊUTICOS MÓDULO II.3 Segurança na utilização dos produtos fitofarmacêuticos Março 2015

2 1. Aspetos toxicológicos inerentes à manipulação e aplicação dos produtos fitofarmacêuticos 2. Símbolos toxicológicos e ecotoxicológicos 3. Informação e leitura do rótulo 4. Equipamento de proteção individual (EPI) 5. Relação entre o EPI e as diferentes características dos produtos fitofarmacêuticos 6. Alguns sintomas de intoxicação com produtos fitofarmacêuticos

3 1 Aspetos toxicológicos inerentes à manipulação e aplicação dos PF A classificação dos produtos é efectuada mediante o sistema europeu de classificação de perigosidade; Perigo característica de toxicidade intrínsecas das s.a..

4 Risco probabilidade dos efeitos ocorrerem face a uma determinada situação de exposição. Para aplicação de um mesmo PF tóxico o risco pode ser bastante diferente. Risco = Toxicidade x Exposição Toxicidade Depende das características toxicológicas dos produtos; é expressa nos rótulos (símbolos e precauções toxicológicas). NÃO é influenciada pelo aplicador. Exposição Forma de contacto com os produtos: Dermal, Inalação e Oral. É influenciada pelo aplicador.

5 Exposição a um PF É influenciada pelo aplicador e depende: Da cultura a tratar (densidade, altura,...); Das técnicas de aplicação; Do material de aplicação; Das condições de aplicação (meteorológicas, orográficas,...); Da utilização do equipamento de protecção (EPI s), adequado; Da manutenção e limpeza dos EPI s. Utilizar os PF com segurança é actuar sobre a exposição, evitando o contacto directo com os produtos

6 2. Símbolos toxicológicos e ecotoxicológicos 3 tipos de perigos principais: Perigo para o meio ambiente Perigo para a saúde (irritantes, nocivos, corrosivos, mutagénicos, tóxicos) Perigo físico ( inflamavéis, explosivos, comburentes, substâncias/ misturas auto-reactivas)

7 II.3 Segurança na utilização dos produtos fitofarmacêuticos

8 II.3 Segurança na utilização dos produtos fitofarmacêuticos

9 3. Informação do rótulo da embalagem de PF O rótulo é o documento oficial que contém toda a informação sobre o produto, sua utilização correcta e recomendações. É OBRIGATÓRIO ler o rótulo e seguir as suas instruções. A informação que consta nos rótulos não é igual para todos os produtos e é fundamental para seguir as boas práticas agrícolas.

10 Rótulo da embalagem de PF

11 Rótulo da embalagem de PF (continuação)

12 Rótulo da embalagem de PF (continuação)

13

14

15 II.3 Segurança na utilização dos produtos fitofarmacêuticos

16

17 O Regulamento (CE) n.º 1272/2008, de 16 de dezembro, relativo à classificação, rotulagem e embalagem de substâncias e misturas, é também conhecido por Regulamento CLP (Classification, Labelling and Packaging). Como qualquer regulamento, o CLP não necessita de transposição para o direito nacional, aplicando-se diretamente e de igual forma em todos os Estados-Membros. É executado, na ordem jurídica interna, pelo DL n.º 220/2012, de 10 de outubro.

18 ADVERTENCIA DE PERIGO - Frases H (Frases de Risco) descrevem a natureza dos perigos de uma substância ou mistura H302 - Nocivo por ingestão. H312 - Nocivo em contacto com a pele. H304 - Pode ser mortal por ingestão e penetração nas vias respiratórias. H300 + H310 - Mortal por ingestão ou contacto com a pele. H302 + H312 - Nocivo por ingestão ou contacto com a pele.

19 RECOMENDAÇÕES DE PRUDÊNCIA - FRASES P (Frases de segurança) que descrevem as medidas recomendadas para minimizar ou prevenir efeitos adversos P102 - Manter fora do alcance das crianças. P103 - Ler o rótulo antes da utilização. P270 - Não comer, beber ou fumar durante a utilização deste produto. P271 - Utilizar apenas ao ar livre ou em locais bem ventilados. P303 + P361 + P353 - SE ENTRAR EM CONTACTO COM A PELE (ou o cabelo): despir/retirar imediatamente toda a roupa contaminada. Enxaguar a pele com água/tomar um duche.

20

21 Ficha técnica

22 4. Equipamento de proteção individual (EPI) O equipamento de proteção deve estar aprovado para ser utilizado na actividade de protecção das plantas. Um par de calças ou luvas comuns não protegem convenientemente. Todo o equipamento deverá apresentar o símbolo CE. Leitura do rótulo para verificar se existe necessidade de EPI S específicos (Máscaras especiais, óculos )

23 Fatos de proteção individual Fatos de proteção contra prod. químicos: - Tipo 4 : Impermeável à pulverização - Tipo 6 : Protecção limitada contra salpicos Fatos homologados especificamente para tratamentos fitossanitários (ex. Resist Spills) Portugal editou recentemente a norma NP 463 e NP468, que permite a certificação de fatos para aplicação de PF Tipo 1 impermeável a gases Tipo 2 não impermeável a gases Tipo 3 impermeável a líquidos Tipo 4 impermeável à pulverização Tipo 5 proteção contra partículas Tipo 6 proteção limitada contra salpicaduras

24 Luvas de proteção As luvas de proteção devem satisfazer a norma EN 374 (Luvas de Protecção contra Químicos e Microorganismos). Luvas de nitrilo ou neoprene. As luvas deverão apresentar na embalagem os símbolos CE e um número que indica o tempo de penetração tempo necessário para que o líquido perfure completamente

25 Máscaras de proteção Existem basicamente 3 tipos de filtros: - mecânicos - químicos - combinados (mecânicos e químicos) Filtros mecânicos -Proteção contra pós e partículas, distinguem-se pela cor branca, letra P e número de acordo com o seu poder de retenção (de acordo com a norma EN 143 para filtros para pó): P1 poder de retenção normal para partículas sólidas; P2 alto poder de retenção para partículas sólidas e líquidas; P3 máximo poder de retenção para partículas sólidas e líquidas

26 Máscaras de proteção Filtros químicos - Protegem contra gases e vapores químicos, classificados por letra e cor e o número indica o poder de retenção (1, 2 ou 3).

27 Filtro combinado - Proteção simultânea contra gases e partículas, distinguem-se pela combinação de letras, números e cor. Como reconhecer a máscara que protege adequadamente A máscara deve ter as seguintes indicações: CE seguida de 4 algarismos; Por exemplo, o filtro A2P3 tem poder de retenção alto contra vapores orgânicos e poder de retenção máximo contra partículas sólidas e líquidas

28 Botas As botas devem ser de borracha resistente Chapéu O chapéu deve ser impermeável aos salpicos e ter abas largas, de forma a proteger uma maior superfície. Viseira A viseira deve ser: - Transparente; - Que não embacie. Óculos Os óculos a utilizar devem ser convenientemente fechados, protegendo assim os olhos de poeiras, líquidos ou aerossóis.

29 Manutenção e limpeza do equipamento de proteção individual (EPI) Lavagem das botas As botas de borracha devem ser lavadas com água corrente e ainda quando se tem as luvas calçadas. Lavagem das luvas As luvas também devem ser lavadas com água corrente e sem usar detergente. Deve evitar-se o contacto das mãos com a parte exterior das luvas.

30 Limpeza do fato de proteção Faz-se por lavagem à mão ou na máquina de lavar roupa e separadamente da lavagem de roupa de uso diário. A lavagem deverá respeitar as instruções do fabricante.

31 Limpeza da viseira, óculos e máscara Os óculos e viseira devem ser lavados com água corrente, podendo utilizar-se um detergente suave. A máscara deve ser limpa com um pano húmido. No caso de máscaras reutilizáveis com filtros incorporados, ter cuidado para nunca molhar os filtros.

32 5. Relação entre o EPI e as diferentes características dos PF Adequar o equipamento ao risco Os factores que influenciam na exposição do operador são: a altura das plantas e a distância entre linhas; o material de aplicação; a técnica de aplicação e o volume de calda aplicado; a duração da aplicação; o tipo de formulação do produto; a temperatura e a humidade relativa do ar; o EPI usado

33 II.3 Segurança na utilização dos produtos fitofarmacêuticos

34 II.3 Segurança na utilização dos produtos fitofarmacêuticos

35 II.3 Segurança na utilização dos produtos fitofarmacêuticos

36 6. Alguns sintomas de intoxicação com PF Factores que podem influenciar uma intoxicação: Toxicidade do produto Quantidade do produto Exposição Vias de contaminação: Absorção dermal Absorção por ingestão Absorção por inalação

37 Absorção por ingestão: Como pode acontecer? Ingestão acidental devido a armazenamento inadequado; Saqueta ou garrafa mal fechada e guardada junto a alimentos; Produto guardado numa embalagem que não é a original; Produto deixado ao alcance de crianças;

38 Absorção por ingestão (continuação): Como pode acontecer? Pequenas quantidades absorvidas pelo utilizador quando come ou fuma antes de lavar as mãos, ou quando desentope os bicos soprando-os; Gotículas da calda que chegam à boca.

39 Absorção por ingestão: COMO EVITAR? Guardar os produtos fitofarmacêuticos nas suas embalagens originais, em locais próprios, seguindo as regras para um armazenamento correcto deste tipo de produtos; Utilizar sempre o equipamento de proteção individual; Não comer, beber ou fumar durante a aplicação.

40 Absorção dérmica: Como pode acontecer? Gotas ou derrame de produto que entra em contacto directo com a pele, ou através da roupa; Escorrimento do produto durante a aplicação; Contacto com as partes tratadas das plantas; Uso de roupa ou utensílios contaminados.

41 Absorção dérmica: COMO EVITAR? Tratar apenas quando as condições meteorológicas são indicadas para o fazer; Utilizar sempre equipamento de proteção individual adequado e limpo.

42 Absorção por inalação: Como pode acontecer? Pequenas partículas de pó, gotículas da nuvem de pulverização, podem depositar-se na mucosa respiratória e acabar no pulmão; Substâncias activas na forma de gás ou vapor são rapidamente absorvidas na corrente sanguínea.

43 Absorção por inalação: COMO EVITAR? Utilizar sempre o equipamento de proteção individual adequado; Usar máscaras para pós ou gás sempre que for recomendado pelo rótulo do produto a utilizar.

44 6. Alguns sintomas de intoxicação com PF Se sentir, algum dos seguintes sintomas, quando está a manusear PF, deve parar: Geral: Extrema debilidade e fadiga; Pele: Irritação, ardor, suor excessivo, manchas; Olhos: Picadas, ardor, lágrimas, visão difícil ou nublada, pupilas contraídas ou dilatadas; Aparelho digestivo: Ardor na boca e na garganta, salivação abundante,. II.3 Segurança na utilização dos produtos fitofarmacêuticos náuseas, vómitos, dor abdominal, diarreia; Sistema nervoso: Dor de cabeça, enjoo, confusão e inquietação, contracções musculares, marcha cambaleante, fala balbuciante, ataques, inconsciência; Sistema respiratório: Tosse, dor e pressão no peito, dificuldade respiratória

45 SE TAL ACONTECER, ANALISE E CORRIJA O QUE NÃO ESTÁ A SER FEITO DE FORMA ADEQUADA Em caso de intoxicação, ligue Centro de Informação Antivenenos (CIAV) Caso se sinta doente procure ajuda médica: Se depois de estar em contacto com produtos fitofarmacêuticos sentir algum mal-estar, procure sempre um médico; Os sintomas de intoxicação por produtos fitofarmacêuticos podem manifestar-se algum tempo depois da exposição Mostre o rótulo do produto ao médico.

46 Medidas a tomar em caso de contaminação acidental: 1. Tire imediatamente toda a roupa contaminada; 2. Lave imediatamente e bem a zona afectada com água e sabão, mas sem esfregar demasiado para não danificar a pele; 3. No caso de contaminação dos olhos, lave-os bem com água abundante e limpa, pelo menos durante 10 minutos; 4. Vista roupa completamente limpa; 5. Se contaminar o interior das botas ou luvas, retire-as e não as use novamente. O interior das botas e luvas não se descontamina com a lavagem; 6. Não beba leite, álcool nem fume depois de uma contaminação acidental.

47 CONCLUSÃO A utilização segura dos PF é vista hoje pelos aplicadores como uma prática com vantagens competitivas e jamais como consumidora de recursos, tempo ou incómoda.

Risco = Toxicidade x Exposição

Risco = Toxicidade x Exposição Risco = Toxicidade x Exposição O risco reflete a probabilidade de alguém sofrer danos quando exposto a um perigo. No caso dos produtos fitofarmacêuticos a exposição expressa-se na forma de contacto com

Leia mais

O capítulo das Precaucões Toxicológicas, Ecotoxicológicas e Ambientais, faz referência ao EPI a utilizar.

O capítulo das Precaucões Toxicológicas, Ecotoxicológicas e Ambientais, faz referência ao EPI a utilizar. O capítulo das Precaucões Toxicológicas, Ecotoxicológicas e Ambientais, faz referência ao EPI a utilizar. Risco = Toxicidade x Exposição O risco reflete a probabilidade de alguém sofrer danos quando exposto

Leia mais

PROTEÇÃO X RISCO DE EXPOSIÇÃO

PROTEÇÃO X RISCO DE EXPOSIÇÃO PROTEÇÃO X RISCO DE EXPOSIÇÃO BOAS PRÁTICAS AGRÍCOLAS Soluções para um Mundo em Crescimento ÍNDICE Contexto 01 Tipos de absorção 02 Tipos de exposição 03 Principais sintomas 05 Primeiros socorros 07 Fique

Leia mais

DISTRIBUIÇÃO, COMERCIALIZAÇÃO FITOFARMACÊUTICOS E APLICAÇÃO DE PRODUTOS. - BLOCO IV.2 - Acidentes com produtos fitofarmacêuticos -

DISTRIBUIÇÃO, COMERCIALIZAÇÃO FITOFARMACÊUTICOS E APLICAÇÃO DE PRODUTOS. - BLOCO IV.2 - Acidentes com produtos fitofarmacêuticos - DISTRIBUIÇÃO, COMERCIALIZAÇÃO E APLICAÇÃO DE PRODUTOS FITOFARMACÊUTICOS - BLOCO IV.2 - Acidentes com produtos fitofarmacêuticos - Formador: João Teixeira Prevenção de acidentes: A higiene pessoal é muito

Leia mais

Escolha do Equipamento de Proteção Individual (EPI) quando utiliza Produtos Fitofarmacêuticos

Escolha do Equipamento de Proteção Individual (EPI) quando utiliza Produtos Fitofarmacêuticos Escolha do Equipamento de Proteção Individual (EPI) quando utiliza Produtos Fitofarmacêuticos Registo dos Produtos Fitofarmacêuticos Os Produtos Fitofarmacêuticos (PF) são um dos setores de atividade mais

Leia mais

FICHA DE DADOS DE SEGURANÇA

FICHA DE DADOS DE SEGURANÇA FICHA DE DADOS DE SEGURANÇA BIOGEL 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Data de emissão: 13 / 03 / 08 Nome do produto: Uso do produto: BIOGEL Adubo NK Empresa responsável pela comercialização: Casa

Leia mais

Leca Mix ; (weber.floor light mix); (weber.ravoirage leger)

Leca Mix ; (weber.floor light mix); (weber.ravoirage leger) 1/6 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA: 1.1. Nome: Leca Mix (weber.floor light mix) 1.2. Aplicações: Enchimento de pisos térreos, pisos elevados, pisos técnicos e coberturas, em interior ou exterior.

Leia mais

Ibolimpa 1/7 REGISTO FICHA DE DADOS DE SEGURANÇA MOD.QAS.033. Revisão 01 Data Data da edição: Edição nº: 01

Ibolimpa 1/7 REGISTO FICHA DE DADOS DE SEGURANÇA MOD.QAS.033. Revisão 01 Data Data da edição: Edição nº: 01 1/7 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA: 1.1. Nome: 1.2. Aplicações: Limpeza de resíduos de cimento. 1.2. Entidade Responsável: 1.3. Telefone de Emergência: Saint-Gobain WEBER CIMENFIX Zona Industrial

Leia mais

weber.therm 408 1/6 REGISTO FICHA DE DADOS DE SEGURANÇA MOD.QAS.033 Revisão 01 Data Data da edição: Edição nº: 01

weber.therm 408 1/6 REGISTO FICHA DE DADOS DE SEGURANÇA MOD.QAS.033 Revisão 01 Data Data da edição: Edição nº: 01 1/6 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA: 1.1. Nome: 1.2. Aplicações: Este produto destina-se à colagem e revestimento de placas de poliestireno. 1.2. Entidade Responsável: 1.3. Telefone de Emergência:

Leia mais

FICHA DE SEGURANÇA. Cola e Veda Poliuretano Multiuso Macio/Duro

FICHA DE SEGURANÇA. Cola e Veda Poliuretano Multiuso Macio/Duro Página: 1 de 5 Xn : Nocivo Apresentamos os novos e correspondentes Pictogramas, segundo o novo Regulamento CRE (classificação, rotulagem e embalagem) (Regulamento (CE) n.º 1272/2008), obrigatório a partir

Leia mais

Os agrotóxicos podem ser classificados de acordo com a finalidade de uso. O quadro abaixo mostra exemplos das principais classes de uso:

Os agrotóxicos podem ser classificados de acordo com a finalidade de uso. O quadro abaixo mostra exemplos das principais classes de uso: Os agrotóxicos são produtos químicos destinados a controlar as pragas e as doenças que causam danos à produção agrícola. São também consideradas agrotóxicos as substâncias empregadas como desfolhantes,

Leia mais

A importância do uso de Equipamentos de Protecção Individual (EPI s).

A importância do uso de Equipamentos de Protecção Individual (EPI s). Workshop Prevenção e redução dos riscos associados à utilização de produtos fitofarmacêuticos A importância do uso de Equipamentos de Protecção Individual (EPI s). 29 de Junho de 2016 Maria Manuel Garrão

Leia mais

FICHA DE DADOS DE SEGURANÇA MOD.QAS.033 / 03

FICHA DE DADOS DE SEGURANÇA MOD.QAS.033 / 03 1/5 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA: 1.1. Nome: 1.2. Aplicações: Este produto destina-se à colagem placas isolantes. 1.2. Entidade Responsável: 1.3. Telefone de Emergência: Saint-Gobain Weber

Leia mais

Ficha de Informação de Segurança de Produtos Químicos NEUTROL

Ficha de Informação de Segurança de Produtos Químicos NEUTROL 1. Identificação do produto e da empresa Nome do produto: Nome da empresa: Otto Baumgart Ind. e Com. S/A Endereço: Rua Coronel Marcílio Franco, 1063 São Paulo S.P. Telefone da empresa: (11) 6901-5522 /

Leia mais

Este produto destina-se à colagem de cerâmica.

Este produto destina-se à colagem de cerâmica. 1/6 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA: 1.1. Nome: 1.2. Aplicações: Cimento-Cola. Este produto destina-se à colagem de cerâmica. 1.2. Entidade Responsável: 1.3. Telefone de Emergência: Saint-Gobain

Leia mais

FICHA DE DADOS DE SEGURANÇA

FICHA DE DADOS DE SEGURANÇA Pág. 1 de 1. Designação de substância/preparação e empresa SYLLIT 400 SC - Fungicida Empresa: Agroquisa Agroquímicos, S.A. Rua dos Navegantes, 48-53 1200-732 LISBOA Tel: 213928300 Fax: 213901054 Telefones

Leia mais

FICHA DE SEGURANÇA 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA 2. COMPOSIÇÃO/INFORMAÇÃO DOS COMPONENTES 3. IDENTIFICAÇÃO DO PERIGO 4. PRIMEIROS SOCORROS

FICHA DE SEGURANÇA 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA 2. COMPOSIÇÃO/INFORMAÇÃO DOS COMPONENTES 3. IDENTIFICAÇÃO DO PERIGO 4. PRIMEIROS SOCORROS 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Nome químico ou composição: NY CLEAN Nº CAS: Não se aplica Utilização do produto: Detergente para limpeza de superfícies não porosas Fornecedor: João Paulo dos

Leia mais

FICHA DE DADOS DE SEGURANÇA POTATO PULP PELLET

FICHA DE DADOS DE SEGURANÇA POTATO PULP PELLET FICHA DE DADOS DE SEGURANÇA POTATO PULP PELLET SECÇÃO 1: identificação 1.1 Identificador do produto: Nome de produto: POTATO PULP PELLET Designação química: batateira, extracto N.º CAS: 90083-08-2 Denominação

Leia mais

FISPQ (Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos) ÓLEO PARA MÓVEIS Q BRILHO

FISPQ (Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos) ÓLEO PARA MÓVEIS Q BRILHO Página 1 de 5 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Nome do Produto: ÓLEO PARA MÓVEIS Q BRILHO Códigos internos: 12/200 ml: 7570 Aplicação: Proteger, dar brilho e revitalizar a madeira. Empresa: BOMBRIL

Leia mais

FICHA DE DADOS DE SEGURANÇA. : CHRYSO Dem PL. 1. Identificação do produto e da Sociedade/Empresa

FICHA DE DADOS DE SEGURANÇA. : CHRYSO Dem PL. 1. Identificação do produto e da Sociedade/Empresa Página: 1 nocivo Fabricante Camino de Yunclillos, S/N 45520 VILLALUENGA DE LA SAGRA TOLEDO ESPAÑA Centro informativo Anti-Venenos: Portugal 808 250 143 1. Identificação do produto e da Sociedade/Empresa

Leia mais

FICHA DE DADOS DE SEGURANÇA

FICHA DE DADOS DE SEGURANÇA Página:1 Data de compilação: 07/01/2009 Nº de Revisão: 2 Secção 1: Identificação da substância/mistura e da sociedade/empresa 1.1. Identificador do produto Nome do produto: 1.2. Utilizações identificadas

Leia mais

FICHA DE DADOS DE SEGURANÇA DE PRODUTOS

FICHA DE DADOS DE SEGURANÇA DE PRODUTOS Data de Edição: 15-01-2001 Revisão nº: 00 Data de Impressão: 28-05-2003 Página 1 de 6 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA: 1.1. Nome: Hidro-óleo Repelente 1.2. Entidade Responsável: 1.3. Telefone

Leia mais

FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DO PRODUTO QUÍMICO

FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DO PRODUTO QUÍMICO QUÍMICO I. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO. Nome comercial: Detergente Luna. Empresa: E.C Cassiolato Pinto Prod. Limpeza EPP. COMPOSIÇÃO: II. COMPOSIÇÃO E INFORMAÇÕES SOBRE OS INGREDIENTES. Dodecil benzeno sulfonato

Leia mais

FISPQ FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS DETERGENTE LAVA ROUPA LÍQUIDO LAR. Elaborado: Aurim R. Ribeiro Químico CRQ:

FISPQ FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS DETERGENTE LAVA ROUPA LÍQUIDO LAR. Elaborado: Aurim R. Ribeiro Químico CRQ: 1 - IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA: Nome: Detergente Lava Roupa Líquido LAR Verde e Azul Volume de 500 ml e 1000 ml Empresa: Nutrilar Indústria de Sabão e Óleo LTDA: Av. Presidente Tancredo Neves,

Leia mais

1-IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA

1-IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA 1-IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Nome: Dispersante Acrílico Sódico Código Interno: AQ 9921 Empresa: Águia Química Ltda Endereço: Rod. PR 151, Km 116 CEP: 84072-190 Bairro: Jardim Eldorado Cidade:

Leia mais

FICHA DE DADOS DE SEGURANÇA DE PRODUTOS

FICHA DE DADOS DE SEGURANÇA DE PRODUTOS Data de Edição: 20-03-2001 Revisão nº: 04 Data de Impressão: 25-05-2004 Página 1 de 5 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA: 1.1. Designação do Produto: Klinor Antimousse 1.2. Aplicações: Remoção de

Leia mais

Coaltar saponificado

Coaltar saponificado Ficha de Dados de Segurança Coaltar saponificado 1. Identificação da substância e da empresa 1.1 Identificação da substância ou do preparado Denominação: Coaltar saponificado Segundo Regulamento (CE) 1907/2006

Leia mais

FISPQ (Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos) Mon Bijou Amaciante de Roupas

FISPQ (Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos) Mon Bijou Amaciante de Roupas Página 1 de 5 1 - IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA: Nome: Códigos interno: Pureza: 4021 (500 ml) / 4022 (1L) / 19255 (2 L) / 19256 (5 L) Harmonia: 4023 (500 ml) / 4024 (1L) / 19257 (2 L) Magia: 4025

Leia mais

Aspartame Página 1 de 5 FISPQ nº: Ultima Revisão: 16/11/2006

Aspartame Página 1 de 5 FISPQ nº: Ultima Revisão: 16/11/2006 Aspartame Página 1 de 5 1. Identificação do Produto e da Empresa Nome do produto : Aspartame Código do produto : 001.002 Empresa Corpo de Bombeiros : 193 Polícia Militar : 190 : CCQM Coml. Catarin. Quím.

Leia mais

PROCEDIMENTO DE APLICAÇÃO DE PRODUTOS QUÍMICOS E DE AGENTES DE CONTROLO BIOLÓGICO SGF

PROCEDIMENTO DE APLICAÇÃO DE PRODUTOS QUÍMICOS E DE AGENTES DE CONTROLO BIOLÓGICO SGF PROCEDIMENTO DE APLICAÇÃO DE PRODUTOS QUÍMICOS E DE AGENTES DE CONTROLO BIOLÓGICO Químicos e de Agentes de Controlo Biológico Índice Código: _PR_07 Revisão: 02 ÍNDICE Índice... 2 1. Âmbito... 4 2. Referências...

Leia mais

Ficha de Dados de Segurança Conforme o Regulamento (CE) Nº 1907/2006 (REACH)

Ficha de Dados de Segurança Conforme o Regulamento (CE) Nº 1907/2006 (REACH) Ficha de Dados de Segurança Conforme o Regulamento (CE) Nº 1907/2006 (REACH) 1.- Identificação da substância ou do preparado e da sociedade ou empresa Identificação da substância ou do preparado Identificação

Leia mais

FICHA DE DADOS DE SEGURANÇA R. (CE) nº 1272/2008 modificado Anexo II directiva (CE) MANNOSTAB

FICHA DE DADOS DE SEGURANÇA R. (CE) nº 1272/2008 modificado Anexo II directiva (CE) MANNOSTAB FICHA DE DADOS DE SEGURANÇA R. (CE) nº 1272/2008 modificado Anexo II directiva (CE) 1907-2006 MANNOSTAB Página: 1/2 Data: 12/05/2015 Ind. Rev.: 3 1. IDENTIFICAÇÃO 1.1 - Identificação da substância/preparação:

Leia mais

FICHA DE DADOS DE SEGURANÇA MOD.QAS.033 / 03

FICHA DE DADOS DE SEGURANÇA MOD.QAS.033 / 03 1/6 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA: 1.1. Nome: 1.2. Aplicações: Argamassa de reparação não estrutural de betão com fibras. 1.2. Entidade Responsável: 1.3. Telefone de Emergência: Saint-Gobain

Leia mais

Ficha de Dados de Segurança. Metronidazol. 1.2 Utilização da substância/preparação: Para utilizações de laboratório, análise, pesquisa e química fina.

Ficha de Dados de Segurança. Metronidazol. 1.2 Utilização da substância/preparação: Para utilizações de laboratório, análise, pesquisa e química fina. Ficha de Dados de Segurança Metronidazol 1. Identificação da substância e da empresa 1.1 Identificação da substância ou do preparado Denominação: Metronidazol Segundo Regulamento (CE) 1907/2006 1.2 Utilização

Leia mais

Ficha de Dados de Segurança Conforme o Regulamento (CE) Nº 1907/2006 (REACH)

Ficha de Dados de Segurança Conforme o Regulamento (CE) Nº 1907/2006 (REACH) Ficha de Dados de Segurança Conforme o Regulamento (CE) Nº 1907/2006 (REACH) 1.- Identificação da substância ou do preparado e da sociedade ou empresa Identificação da substância ou do preparado Identificação

Leia mais

Ficha de Dados de Segurança. Salicilato de Sódio

Ficha de Dados de Segurança. Salicilato de Sódio Ficha de Dados de Segurança Salicilato de Sódio 1. Identificação da substância e da empresa 1.1 Identificação da substância ou do preparado Denominação: Sódio Salicilato Segundo Regulamento (CE) 1907/2006

Leia mais

Ficha de Dados de Segurança Conforme o Regulamento (CE) Nº 1907/2006 (REACH)

Ficha de Dados de Segurança Conforme o Regulamento (CE) Nº 1907/2006 (REACH) Conforme o Regulamento (CE) Nº 1907/2006 (REACH) 1.- Identificação da substância ou do preparado e da sociedade ou empresa Identificação da substância ou do preparado Identificação da sociedade ou empresa:

Leia mais

Ficha de Dados de Segurança Conforme o Regulamento (CE) Nº 1907/2006 (REACH)

Ficha de Dados de Segurança Conforme o Regulamento (CE) Nº 1907/2006 (REACH) Conforme o Regulamento (CE) Nº 1907/2006 (REACH) ESCINA.FDS_PT.DOC 1.- Identificação da substância ou do preparado e da sociedade ou empresa Identificação da substância ou do preparado Identificação da

Leia mais

FICHA DE DADOS DE SEGURANÇA Anexo II directiva (CE) GECOLL GÉLATINE EXTRA Nº1

FICHA DE DADOS DE SEGURANÇA Anexo II directiva (CE) GECOLL GÉLATINE EXTRA Nº1 FICHA DE DADOS DE SEGURANÇA Anexo II directiva (CE) 1907-2006 GECOLL GÉLATINE EXTRA Nº1 Página: 1/2 Data: 13/05/2015 Ind. Rev.: 3 1. IDENTIFICAÇÃO 1.1 - Identificação da substância/preparação: GECOLL GÉLATINE

Leia mais

Saint-Gobain WEBER CIMENFIX Zona Industrial da Taboeira, Apartado 3016 Esgueira AVEIRO PORTUGAL Tel.:

Saint-Gobain WEBER CIMENFIX Zona Industrial da Taboeira, Apartado 3016 Esgueira AVEIRO PORTUGAL Tel.: 1/6 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA: 1.1. Nome: 1.2. Aplicações: Argamassa fluida para selagens de altas prestações. 1.2. Entidade Responsável: Saint-Gobain WEBER CIMENFIX Zona Industrial da Taboeira,

Leia mais

CLORIDRATO DE PROPRANOLOL

CLORIDRATO DE PROPRANOLOL FOLHA...: 1/5 1 Identificação do Produto e da Empresa: Nome do Produto: Nome da Empresa: Endereço: Av. Gupê, 10497 Telefone: 55 11 4772 4900 Cosmoquimica Indústria e Comércio EIRELI Fax: 55 11 4772 4955

Leia mais

Ficha de Informações de Segurança de Produto Químico Nome do produto: Óxido de Zinco Branco

Ficha de Informações de Segurança de Produto Químico Nome do produto: Óxido de Zinco Branco 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E EMPRESA 1.1 Identificação do produto: Nome do produto: ÓXIDO DE ZINCO BRANCO Nome comercial: ÓXIDO DE ZINCO FA Código interno de identificação do produto: A001 1.2 Identificador

Leia mais

Ficha Individual de Segurança de Produto Químico FISPQ NBR 14725

Ficha Individual de Segurança de Produto Químico FISPQ NBR 14725 Ficha Individual de Segurança de Produto Químico FISPQ NBR 14725 Produto Elaborado Revisado DETERGENTE ARCHOTE 15/10/2008 15/10/2008 1. Identificação do produto e da empresa Nome do produto: Detergente

Leia mais

FICHA DE SEGURANÇA. Espuma Poliuretano Manual

FICHA DE SEGURANÇA. Espuma Poliuretano Manual Página: 1 de 5 F+ : Extremamente Inflamável Xn : Nocivo Apresentamos os novos e correspondentes Pictogramas, segundo o novo Regulamento CRE (classificação, rotulagem e embalagem) (Regulamento (CE) n.º

Leia mais

Ficha de Dados de Segurança Conforme o Regulamento (CE) Nº 1907/2006 (REACH)

Ficha de Dados de Segurança Conforme o Regulamento (CE) Nº 1907/2006 (REACH) Conforme o Regulamento (CE) Nº 1907/2006 (REACH) ACIDO MONOCLOROACETICO_PT.DOC 1.- Identificação da substância ou do preparado e da sociedade ou empresa Identificação da substância ou do preparado Identificação

Leia mais

FICHA DE SEGURANÇA: Dipacxon D-500 LABORATÓRIOS CENAVISA, S. L. UNIVETE, S. A.

FICHA DE SEGURANÇA: Dipacxon D-500 LABORATÓRIOS CENAVISA, S. L. UNIVETE, S. A. FICHA DE SEGURANÇA: Dipacxon D-500 Identificação do fabricante: Identificação do distribuidor: LABORATÓRIOS CENAVISA, S. L. UNIVETE, S. A. Camí Pedra Estela s/n 43205 Reus Rua D. Jerónimo Osório, 5 - B

Leia mais

Ambiente, Segurança e Saúde do Trabalho Conselhos para Colaboradores e Parceiros da Securitas Portugal securitas.pt

Ambiente, Segurança e Saúde do Trabalho Conselhos para Colaboradores e Parceiros da Securitas Portugal securitas.pt Rotulagem de Substâncias Perigosas O Regulamento(CE) 1272/2008CLP(classificação, rotulagem e embalagem) harmoniza a legislação comunitária anterior com o GHS (Sistema Mundial Harmonizado de Classificação

Leia mais

FISPQ (Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos) NO AR ODORIZANTE DE AMBIENTES (PINK e LE LIS)

FISPQ (Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos) NO AR ODORIZANTE DE AMBIENTES (PINK e LE LIS) Página 1 de 6 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Nome do Produto: Códigos internos: Le Lis (12/300ml): 9025 Pink (12/300ml): 9026 Aplicação: Odorizar ambientes e tecidos. Empresa: BOMBRIL S/A TELEFONE

Leia mais

COLORART IND. e COMERCIO LTDA.

COLORART IND. e COMERCIO LTDA. Produto: ALL-LUB 1. Identificação do produto e da empresa Nome do produto: ALL LUB Nome da empresa: COLORART IND e COMERCIO LTDA. Endereço: Rua Solimoes 476 Diadema - SP Telefone: 11 4053-2988 Fax: 2.

Leia mais

Prevenção e redução dos riscos associados à utilização de produtos fitofarmacêuticos. VILA REAL 29 de junho 2016

Prevenção e redução dos riscos associados à utilização de produtos fitofarmacêuticos. VILA REAL 29 de junho 2016 Prevenção e redução dos riscos associados à utilização de produtos fitofarmacêuticos Importância dos Produtos Químicos Os produtos químicos são essenciais à vida: fazem parte da constituição do ser humano

Leia mais

FICHA DE DADOS DE SEGURANÇA DE PRODUTOS

FICHA DE DADOS DE SEGURANÇA DE PRODUTOS Data de Edição: 04-02-2005 Revisão nº: 00 Data de Impressão: 04-02-2005 Página 1 de 5 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA: 1.1. Designação do Produto: weber.col classic 1.2. Aplicações: Cimento-Cola.

Leia mais

FICHA DE DADOS DE SEGURANÇA DO PRODUTO

FICHA DE DADOS DE SEGURANÇA DO PRODUTO 1. Identificação da Preparação e da Empresa Identificação da Preparação Descrição e Campo de Aplicação Identificação da Empresa/Produtor Esta Ficha de Dados de Segurança (FSP) aplica-se a todos os produtos

Leia mais

Classificação, embalagem e rotulagem de produtos fitofarmacêuticos novo quadro legal

Classificação, embalagem e rotulagem de produtos fitofarmacêuticos novo quadro legal Classificação, embalagem e rotulagem de produtos fitofarmacêuticos novo quadro legal Francisca Almeida Lei 26/2013, de 11 Abril Regula as atividades de distribuição, venda e aplicação de produtos fitofarmacêuticos

Leia mais

Ficha de Dados de Segurança ACOFARMA

Ficha de Dados de Segurança ACOFARMA Conforme o Regulamento (CE) Nº 1907/2006 (REACH) 1.- Identificação da substância ou do preparado e da sociedade ou empresa Identificação da substância ou do preparado Identificação da sociedade ou empresa:

Leia mais

Ficha de Dados de Segurança. Reagente de Schiff

Ficha de Dados de Segurança. Reagente de Schiff Ficha de Dados de Segurança Reagente de Schiff 1. Identificação da substância e da empresa 1.1 Identificação da substância ou do preparado Denominação: Reagente de Schiff Segundo Regulamento (CE) 1907/2006

Leia mais

FICHA DE DADOS DE SEGURANÇA

FICHA DE DADOS DE SEGURANÇA FICHA DE DADOS DE SEGURANÇA 1 - IDENTIFICAÇÃO DA PREPARAÇÃO E DA EMPRESA 1.1 IDENTIFICAÇÃO DA PREPARAÇÃO: - DESOX 1.2 UTILIZAÇÃO DA PREPARAÇÃO: - Produto para remoção de ferrugem. 1.3 - IDENTIFICAÇÃO DO

Leia mais

Ficha de Dados de Segurança

Ficha de Dados de Segurança Conforme o Regulamento (CE) Nº 1907/2006 (REACH) 1.- Identificação da substância ou do preparado e da sociedade ou empresa Identificação da substância ou do preparado Identificação da sociedade ou empresa:

Leia mais

FISPQ (Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos) MON BIJOU CONCENTRADO (Clássico, Noite de Sonhos, Pôr-do-Sol e Dia de Frescor)

FISPQ (Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos) MON BIJOU CONCENTRADO (Clássico, Noite de Sonhos, Pôr-do-Sol e Dia de Frescor) Página 1 de 6 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Nome do Produto: Códigos internos: Clássico (12/500ml): 4060 Pôr-do-Sol (12/500ml): 4061 Noite de Sonhos (12/500ml): 4062 Dia de Frescor (12/500ml):

Leia mais

FISPQ (Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos) ECOBRIL LAVA LOUÇAS CONCENTRADO (Maracujá com Alecrim e Laranja com Gengibre)

FISPQ (Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos) ECOBRIL LAVA LOUÇAS CONCENTRADO (Maracujá com Alecrim e Laranja com Gengibre) Página 1 de 5 1 - IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Nome: Ecobril Lava Louças Concentrado Códigos internos: Maracujá e Alecrim frasco (24/500ml): 13003 Maracujá e Alecrim refil (24/500ml): 13004 Laranja

Leia mais

COLORART IND. e COMERCIO LTDA

COLORART IND. e COMERCIO LTDA Produto: Tinta 1. Identificação do produto e da empresa Nome do produto: COLORART Cores Diversas Nome da empresa: COLORART IND. e COMERCIO LTDA. Endereço: Rua Solimões, 471 Diadema - SP. Telefone: 1140532988

Leia mais

FICHA DE IDENTIFICAÇÃO E SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS

FICHA DE IDENTIFICAÇÃO E SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS 1 Identificação do Produto e da Empresa Nome do Produto: Empresa: Koube Indústria de Produtos Automotivos Ltda Endereço: Av dos Pinheirais, 1347 Araucária - PR CEP: 83705-575 Tel/Fax: (41) 3404 2306 E-mail:

Leia mais

Ficha de Dados de Segurança Conforme o Regulamento (CE) Nº 1907/2006 (REACH)

Ficha de Dados de Segurança Conforme o Regulamento (CE) Nº 1907/2006 (REACH) Conforme o Regulamento (CE) Nº 1907/2006 (REACH) PROGESTERONA.FDS_PT.DOC 1.- Identificação da substância ou do preparado e da sociedade ou empresa Identificação da substância ou do preparado Identificação

Leia mais

FICHA DE DADOS DE SEGURANÇA DE PRODUTOS

FICHA DE DADOS DE SEGURANÇA DE PRODUTOS Data de Edição: 24-01-2006 Revisão nº: 00 Data de Impressão: 24-01-2006 Página 1 de 6 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA: 1.1. Designação do Produto: weber.tec glass 1.2. Aplicações: Argamassa de

Leia mais

FISPQ (Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos)

FISPQ (Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos) Página 1 de 6 1 - IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA: Nome do produto: Código interno: 5042 Aplicação: secante abrilhantador de louças para máquinas de lavar louças Empresa: BOMBRIL S/A TELEFONE DE

Leia mais

FISPQ Ficha de Informação de Segurança de Produtos Químicos em acordo com a NBR :2009

FISPQ Ficha de Informação de Segurança de Produtos Químicos em acordo com a NBR :2009 Nome do Produto: OXYVERM Página 1 de 5 1. Identificação do Produto e da Empresa Nome do Produto: OXYVERM Nome da empresa: FARMABASE SAÚDE ANIMAL LTDA. Av. Emílio Marconato, 1000 Galpão A3 Chácara Primavera.

Leia mais

ALGUMAS SITUAÇÕES QUE PODEM PREJUDICAR A PULVERIZAÇÃO

ALGUMAS SITUAÇÕES QUE PODEM PREJUDICAR A PULVERIZAÇÃO Tópicos da aula Tecnologia de aplicação de herbicidas - 2 1 Agumas situações que podem prejudicar a pulverização de herbicidas 2 - Segurança na aplicação de herbicidas 3 Como vestir um EPI (filme) ALGUMAS

Leia mais

FISPQ (Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos) CRÉO CRYSTALLINO Elaborado: 01/12/2014 Revisão: 02 Página 1 de 5

FISPQ (Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos) CRÉO CRYSTALLINO Elaborado: 01/12/2014 Revisão: 02 Página 1 de 5 Página 1 de 5 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA: Nome: Códigos internos: 12007 (1L) Aplicação: Desinfetante para Uso Geral Empresa: BOMBRIL S/A. Marginal Direita da Via Anchieta, km14 - Rudge Ramos

Leia mais

FISPQ (Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos)

FISPQ (Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos) Página 1 de 6 1. DENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA: Nome: Códigos internos: Squeeze: 7181 Aplicação: Limpador de uso geral Empresa: BOMBRIL S/A. Marginal Direita da Via Anchieta, km14 - Rudge Ramos

Leia mais

FICHA DE DADOS DE SEGURANÇA R. (CE) nº 1272/2008 modificado Anexo II directiva (CE) LEVEDURAS ACTIFLORE E ZYMAFLORE

FICHA DE DADOS DE SEGURANÇA R. (CE) nº 1272/2008 modificado Anexo II directiva (CE) LEVEDURAS ACTIFLORE E ZYMAFLORE FICHA DE DADOS DE SEGURANÇA R. (CE) nº 1272/2008 modificado Anexo II directiva (CE) 1907-2006 LEVEDURAS ACTIFLORE E ZYMAFLORE Página: 1/3 Data: 28/05/2015 Ind. Rev.: 4 1. IDENTIFICAÇÃO 1.1 - Identificação

Leia mais

Carbonato de Sódio anidro

Carbonato de Sódio anidro Ficha de Dados de Segurança Carbonato de Sódio anidro 1. Identificação da substância e da empresa 1.1 Identificação da substância ou do preparado Denominação: Sódio Carbonato anidro Segundo Regulamento

Leia mais

Ficha de Dados de Segurança

Ficha de Dados de Segurança Ficha de Dados de Segurança Conforme o Regulamento (CE) Nº 1907/2006 (REACH) 1.- Identificação da substância ou do preparado e da sociedade ou empresa Identificação da substância ou do preparado Identificação

Leia mais

FISPQ - Ficha de Informação de Segurança de Produtos Químicos 2 COMPOSIÇÃO E INFORMAÇÕES SOBRE OS COMPONENTES

FISPQ - Ficha de Informação de Segurança de Produtos Químicos 2 COMPOSIÇÃO E INFORMAÇÕES SOBRE OS COMPONENTES 1 FISPQ - Ficha de Informação de Segurança de Produtos Químicos Nome do produto: Fixacor Página: 01/07 Data da última revisão: 01.02.2014 1 IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Nome : FIXACOR Código Interno

Leia mais

FISPQ (FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS.) DETERGENTE PINHO GEL MARANSO 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA:

FISPQ (FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS.) DETERGENTE PINHO GEL MARANSO 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA: 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA: 1.1 Nome Comercial: Detergente Pinho Gel Maranso 1.2 Código de Venda: 003 1.3 Nome do Fabricante: QOB MATERIAIS DOMISSANEANTES LTDA EPP Rua Ministro Joaquim Antunes,

Leia mais

Ficha de Dados de Segurança Conforme o Regulamento (CE) Nº 1907/2006 (REACH)

Ficha de Dados de Segurança Conforme o Regulamento (CE) Nº 1907/2006 (REACH) Ficha de Dados de Segurança Conforme o Regulamento (CE) Nº 1907/2006 (REACH) 1.- Identificação da substância ou do preparado e da sociedade ou empresa Identificação da substância ou do preparado Denominação:

Leia mais

FISPQ. Ficha de Informações de Segurança de Produto Químico ACELERADOR DE VULCANIZAÇÃO CBS-80 ACELERADOR DE VULCANIZAÇÃO CBS-80

FISPQ. Ficha de Informações de Segurança de Produto Químico ACELERADOR DE VULCANIZAÇÃO CBS-80 ACELERADOR DE VULCANIZAÇÃO CBS-80 Folha: 1 / 5 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Nome do Produto: Código Interno: Principais usos recomendados: Master de acelerador de borracha CBS-80 Indústria de borracha. CAS number: 95-33-0 Empresa:

Leia mais

FICHA DE DADOS DE SEGURANÇA ABRACARB

FICHA DE DADOS DE SEGURANÇA ABRACARB FICHA DE DADOS DE SEGURANÇA ABRACARB SECÇÃO 1: identificação 1.1 Identificador do produto: Nome de produto: ABRACARB Designação química: trigo, extracto N.º CAS: 84012-44-2 Denominação INCI: TRITICUM VULGARE

Leia mais

Ficha de Dados de Segurança Conforme o Regulamento (CE) Nº 1907/2006 (REACH)

Ficha de Dados de Segurança Conforme o Regulamento (CE) Nº 1907/2006 (REACH) Conforme o Regulamento (CE) Nº 1907/2006 (REACH) CICLOPIROXOLAMINA.FDS_PT.DOC 1.- Identificação da substância ou do preparado e da sociedade ou empresa Identificação da substância ou do preparado Identificação

Leia mais

FISPQ (FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS.) DETERGENTE DE USO GERAL MARANSO PRONTO USO 1-IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA:

FISPQ (FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS.) DETERGENTE DE USO GERAL MARANSO PRONTO USO 1-IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA: 1-IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA: 1.1 Nome Comercial: Detergente de Uso geral Pronto Uso Maranso versão Coco 1.2 Código de Venda: 001 1.3 Nome do Fabricante: QOB MATERIAIS DOMISSANEANTES LTDA EPP

Leia mais

2. Composição / Informação sobre os componentes

2. Composição / Informação sobre os componentes FICHAS DE SEGURANÇA segundo 91/155/CEE de acordo com o Regulamento para a Classificação, Embalagem e Rotulagem de Preparações Perigosas (DR I Série B de 18.12.1992) 1. Identificação da Preparação e da

Leia mais

FISPQ Ficha de Informações de Segurança de Produto Químico ACETATO DE MANGANÊS

FISPQ Ficha de Informações de Segurança de Produto Químico ACETATO DE MANGANÊS Página 1 de 6 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Nome do produto: Nome da Empresa/Fornecedor: Endereço: Resimapi Produtos Químicos Ltda Av. Osaka, 800 Arujá São Paulo Telefone da Empresa: (xx11)

Leia mais

FICHA DE SEGURANÇA. FISPQ No Página 1 de 4. Data da emissão: 05/04/2013 No. da revisão: Identificação do produto e da empresa

FICHA DE SEGURANÇA. FISPQ No Página 1 de 4. Data da emissão: 05/04/2013 No. da revisão: Identificação do produto e da empresa 4 Página 1 de 4 Data da emissão: 05/04/2013 No. da revisão: 06 1. Identificação do produto e da empresa Identificação da substância/preparação Referência do produto: Nome do produto: Identificação da sociedade/empresa

Leia mais

1. Identificação da substância e da empresa

1. Identificação da substância e da empresa Ficha de Dados de Segurança Ácido Acetilsalicílico 1. Identificação da substância e da empresa 1.1 Identificação da substância ou do preparado Denominação: Ácido Acetilsalicílico Segundo Regulamento (CE)

Leia mais

Ficha de Dados de Segurança Segundo Regulamento (CE) nº. 1907/2006

Ficha de Dados de Segurança Segundo Regulamento (CE) nº. 1907/2006 Página 1/5 1 Identificação da preparação e da empresa Área de aplicação do produto: Produto profissional para lavagem da roupa. Fabricante/Fornecedor: Diversey Portugal S.A. Departamento de Informações:

Leia mais

Produto: ZINCAGEM A FRIO

Produto: ZINCAGEM A FRIO 1. Identificação do produto e da empresa Produto: ZINCAGEM A FRIO Nome do produto: Zincagem a Frio Nome da empresa: COLORART Ind. e Com. Ltda. Endereço: Rua Solimões, 476 - Diadema, SP Telefone: 11 4053-2988

Leia mais

FICHA DE DADOS DE SEGURANÇA

FICHA DE DADOS DE SEGURANÇA FICHA DE DADOS DE SEGURANÇA (Em conformidade com o Regulamento (CE) n.º 1907/2006) 1. IDENTIFICAÇÃO DA PREPARAÇÃO E DA EMPRESA Produto: Absorventes de polipropileno para tratamento de derrames em forma

Leia mais

FISPQ (Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos)

FISPQ (Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos) Página 1 de 6 1 - IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA: Nome do produto: Códigos internos: Gatilho (12X500 ml): 07104 Refil (12X500 ml): 07105 Squeeze (12X500 ml): 07106 Aplicação: Limpa Vidros. Empresa:

Leia mais

FICHA DE DADOS DE SEGURANÇA

FICHA DE DADOS DE SEGURANÇA FICHA DE DADOS DE SEGURANÇA 1 - IDENTIFICAÇÃO DA PREPARAÇÃO E DA EMPRESA 1.1 IDENTIFICAÇÃO DA PREPARAÇÃO: - LUMINOX 1.2 UTILIZAÇÃO DA PREPARAÇÃO: - Produto de limpeza e recuperação de metais 1.3 - IDENTIFICAÇÃO

Leia mais

FISPQ (Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos)

FISPQ (Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos) Página 1 de 7 1 - IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA: Nome: Limpador Sanitário Pinho Bril Accept Códigos internos: 500ml Flor de Lilly 6010 Flor de Gardênia 6011 Flor de Lavanda 6012 Aplicação: Limpador

Leia mais

FISPQ (Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos)

FISPQ (Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos) Página 1 de 5 1 - IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA: Nome: Sabão de Coco em Pó Mon Bijou (500g) Códigos interno: 16002 Empresa: BOMBRIL S/A Telefone de Emergência: 0800 014 8110 2 - COMPOSIÇÃO E INFORMAÇÕES

Leia mais

FICHA DE INFORMAÇÃO DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS AMACIANTE AQUAFAST

FICHA DE INFORMAÇÃO DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS AMACIANTE AQUAFAST FICHA DE INFORMAÇÃO DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS AMACIANTE AQUAFAST 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA 1.1. Nome do produto: Amaciante Aquafast 1.2. Natureza Química: Amaciante de Roupas 1.3.

Leia mais