Formatos de arquivo. Fotografia Digital Prof. Rogério Simões

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Formatos de arquivo. Fotografia Digital Prof. Rogério Simões"

Transcrição

1 Formatos de arquivo Prof. Rogério Simões

2 Formatos de arquivo Formato de arquivo é a forma usada por determinada aplicação computacional para reconhecer os dados gerados por ela. Cada aplicativo tem um formato específico, padronizado ou não para que possa tratar as informações contidas no arquivo gerado.

3 JPEG Extensão: jpeg jpg (Joint Photographic Experts Group) É um método comum usado para comprimir imagens fotográficas. O grau de redução pode ser ajustado, o que permite a você escolher o tamanho de armazenamento e seu compromisso com a qualidade da imagem. Geralmente se obtém uma compressão com pouca perda perceptível na qualidade da imagem. Além de ser um método de compressão, é frequentemente considerado como um formato de arquivo. JPEG / Exif é o formato de imagem mais comum usado por câmeras digitais e outros dispositivos de captura de imagem.

4 Funcionamento (jpeg) O algoritmo de compactação JPEG funciona melhor em fotografias e pinturas de cenas realistas com variações suaves de tom e cor. Para uso na web, onde a largura de banda utilizada por uma imagem é importante, JPEG é muito popular. Não é adequado a arquivos que vão sofrer múltiplas edições, à medida que alguma qualidade de imagem geralmente se perde cada vez que a imagem é descompactada e recompactada especialmente se a imagem é cortada ou redimensionada, ou se os parâmetros de codificação são alterados.

5 Tipos de jpeg Podemos dividir os métodos de compressão JPEG em quatro grupos: Baseline / Sequencial Encoding: os componentes da imagem são compactados de forma sequencial da esquerda para a direita e de cima para baixo. Progressive Encoding: a imagem é compactada em um processo de múltiplas linhas de varredura. Esta forma é geralmente utilizada em arquivos que são transmitidos pela Internet, pois possibilita a visualização da imagem inteira, em menor resolução, enquanto o restante da imagem esta sendo enviada.

6 Tipos de jpeg Lossless: neste método não ocorre perda na qualidade da imagem. Existem duas variações: o original, que foi normalizado em 1992, e o novo método JPEG-LS, que deverá deixar obsoleto o formato JPEG lossless original. Hierarchical Encoding: outro formato utilizado na Internet. Neste formato a imagem é comprimida em múltiplas resoluções (vários tamanhos). Os elementos de imagem das resoluções já recebidas são utilizados na próxima resolução, diminuindo desta forma o tamanho do arquivo.

7 TIFF Extensão: tiff tif (Tagged Image File Format) É um formato de arquivo raster (popularmente chamado de bitmap, no Brasil) para imagens digitais criado pela Aldus para uso no processo de impressão PostScript, que agora é controlado pela Adobe. Transformou-se no formato padrão dos arquivos gráficos (32-bits) com elevada definição de cores. É usado extensamente em aplicações de manipulação de imagem tais como Photoshop, DTP e scanners e também muito utilizado para o intercâmbio de imagens entre as diversas plataformas (hardware: PC, Macintosh, software: Linux, Windows).

8 TIFF Usado extensivamente para gráficos tradicionais impressos. Compressões com e sem perdas de informação disponíveis (LZW, ZIP e JPEG) assim como outras opções, apesar de muitos programas não suportarem essas opções para além do padrão TIFF. É um arquivo que pode receber múltiplas edições sem sofrer perdas, portanto pode ser utilizado como arquivo de trabalho.

9 PSD Photoshop Document Extensão -.psd Arquivos PSD são arquivos gerados pelo Photoshop, os quais permitem que você salve camadas, seleções, paths e outras partes da imagem. Salvando o arquivo em PSD, você pode trabalhar com os layers posteriormente. Portanto é o tipo de arquivo mais recomendado para funcionar como arquivo de trabalho.

10 PNG Portable Network Graphics Extensão -.png é um formato de dados utilizado para imagens, que surgiu em 1996 como substituto para o formato GIF, devido ao fato deste último incluir algoritmos patenteados. Esse formato livre é recomendado pela W3C, suporta canal alfa, tem uma maior gama de profundidade de cores e alta compressão (regulável)

11 RAW Quando você fotografa alguma coisa em sua câmera digital, você sabe o que acontece lá dentro para que a luz atravessando a lente se transforme na foto que você depois vai subir para algum álbum na internet? Esse processo de captura da imagem é a primeira parte do entendimento do que é o formato de imagem RAW.

12 RAW O negativo da fotografia digital Não é a melhor comparação a ser feita, mas provavelmente ajuda a entender um pouco melhor essa história de formato RAW. O que acontece na câmera digital no exato momento da exposição é um processo físico envolvendo sensores fotossensíveis, que ao receberem luz irão gerar energia elétrica.

13 RAW O negativo da fotografia digital Não é a melhor comparação a ser feita, mas provavelmente ajuda a entender um pouco melhor essa história de formato RAW. O que acontece na câmera digital no exato momento da exposição é um processo físico envolvendo sensores fotossensíveis, que ao receberem luz irão gerar energia elétrica.

14 RAW Cada um dos milhões de pixels que compõem o sensor recebe quando o botão é pressionado uma quantidade de luz e a partir disso, gera um sinal que será enviado a um processador. Em frações de segundo, este processador interpreta os sinais enviados por cada pixel, e cria um mapa de todos os pontos. Esse mapa é a imagem obtida pelo sensor. Na maioria das câmeras, durante a interpretação dos dados enviados pelos pixels, o processador da câmera já aplica também diversos filtros e efeitos no mapa, gerando uma foto previamente tratada. Quando isso ocorre, o arquivo criado é normalmente salvo em formato JPEG.

15 RAW Mas, e o RAW, onde está? Ao invés de uma imagem JPEG que foi criada no processador da câmera, o arquivo RAW é um banco de dados enorme, contendo toda a informação captada pelos milhões de pixels do sensor da câmera, sem nenhuma alteração. Com isso, você pode aplicar todo o tratamento descrito ali em cima no seu computador, que é muito mais potente que o processador da câmera.

16 RAW

17 RAW Para que serve? O formato RAW permite que o fotógrafo, ao processar a imagem no seu computador, realize vários ajustes manuais no arquivo, ao contrário do JPEG feito na câmera, que é inteiro baseado em ajustes automáticos. Com isso, o controle do fotógrafo sobre o resultado final da fotografia é muito maior, garantindo o melhor resultado possível para cada captura. Claro que não é todo mundo que precisa fotografar em RAW. As imagens JPEG das câmeras atuais têm uma qualidade muito boa, e os acertos automáticos costumam dar bons resultados. Fotografar em RAW é indicado para quem precisa tratar suas fotos mais profundamente.

18 RAW CR2, NEF e outros Cada fabricante de câmera fotográfica usa um sensor diferente, certo? Assim, cada sensor monta as informações de sua captura de uma forma diferente e, portanto, cada fabricante tem um formato RAW diferente em seus equipamentos.

19 DNG Digital Negative Aqui existe uma confusão. O DNG (digital negative negativo digital) não é um formato de arquivo de verdade, e sim um encapsulamento. A Adobe criou esse padrão para facilitar o reconhecimento de formatos RAW antigos em aplicativos recém-lançados, desde que o arquivo anterior tenha sido convertido para o padrão DNG.

20 Tipos de câmeras Compacta Uma câmera compacta, também chamada câmera aponte-e-dispare (point-and-shoot), é uma câmera fotográfica desenvolvida para operação simples. Ela possui lente fixa com foco automático ou modos de foco e exposição pré-definidos. O fator primordial da opção de compra de uma compacta é a sua portabilidade, muito embora exista compactas com controles avançados é ótima qualidade de imagem, nunca uma compacta poderá substituir uma DSLR.

21 Tipos de câmeras Compacta

22 Tipos de câmeras Prosumer Prosumer é um termo originado do inglês que provém da junção de professional (profissional) + consumer (consumidor). Na área de tecnologia o termo é utilizado para qualificar produtos que apesar de serem vendidos para o consumidor final, são destinados a usuários avançados. Trata-se, portanto, de um segmento de clientes com foco em produtos de tecnologia de ponta cujos recursos são mais extensos que os disponibilizados ao restante do mercado de massa."

23 Tipos de câmeras Prosumer Dentre as características mais notáveis das câmeras digitais compactas voltadas para usuários prosumers - ou simplesmente câmeras digitais prosumers - está o sensor e as suas dimensões: ao invés de adotar as dimensões minimalista, tal como encontramos nas tradicionais compactas e na maioria das modelos ultra-zoom, as câmeras prosumers normalmente utiliza sensores maiores. Embora as diferenças dimensionais não sejam tão grandes assim, são suficientes para a produção de fotos com melhor qualidade geral (ainda que sejam câmeras compactas).

24 Tipos de câmeras Prosumer

25 Tipos de câmeras DSLR Digital Single Lens Reflex É uma câmera digital que usa um sistema mecânico de espelhos e um pentaprisma para direcionar a luz da lente para um visor óptico na parte traseira da câmera. DSLRs frequentemente ainda são preferidas pelos fotógrafos profissionais, pois permitem uma pré-visualização precisa do enquadramento em momento próximo da exposição e por permitirem ao usuário escolher uma variedade de objetivas intercambiáveis. A maioria das DSLRs também possuem uma função que permite pré-visualização precisa da profundidade de campo.

26 Tipos de câmeras DSLR Digital Single Lens Reflex Muitos profissionais também preferem DSLRs por seus sensores maiores em comparação com a maioria das digitais compactas. DSLRs possuem sensores que geralmente são de tamanho mais próximo dos tradicionais formatos de filme que muitos profissionais atuais começaram a utilizar. Estes sensores mais amplos permitem profundidades de campo e ângulos de imagem similares aos formatos de filme, bem como comparativamente um alto sinal à taxa de ruído. O termo DSLR geralmente se refere a câmeras que se assemelham às cameras de formato 35 mm, apesar de algumas câmeras de formato médio serem tecnicamente DSLRs.

27 Tipos de câmeras DSLR Digital Single Lens Reflex

28 Tipos de câmeras Back Digital É um dispositivo que se liga a parte traseira de uma câmera a um suporte que contem um sensor de imagem digital. Isso permite que as câmeras projetadas para usar filme tornem se câmeras digitais. São dispositivos caros que podem custar de a dólares.

29 Tipos de câmeras Back Digital

30 Balanço de brancos Muitas vezes fotografias tiradas no mesmo ambiente apresentam colorações diferentes, algumas ficam mais amareladas e outras, muitas vezes, com um tom mais azulado. Essas variações de cor são resultado do balanço de branco feito pela câmera. Ou seja, muitas vezes a lente não consegue traduzir corretamente o que é branco no ambiente e distorce as cores na fotografia. Cada um dos tipos de luzes diferentes que encontramos no nosso dia a dia produz um brilho com uma cor característica. Não apenas aquelas lâmpadas coloridas, que seriam os casos extremos, porém as lâmpadas comuns encontradas em todas as casas. Alguns tipos de fontes de luz produzem um brilho mais amarelado, outras possuem uma cor característica em tons de verde ou azul. Nós quase não percebemos isso, pois o nosso olho é capaz de, automaticamente, corrigir as diferentes tonalidades que encontramos por aí.

31 Balanço de brancos

32 Balanço de brancos Todas as fontes de luz possuem brilhos em tonalidades características. Por exemplo, a luz do sol (em um dia sem nuvens) possui uma coloração levemente amarelada. Uma luz fria, fluorescente, pode ter tons mais azuis e algumas lâmpadas incandescentes são bastante amareladas. Nesta imagem é possível apontar algumas situações: por volta de 5200K está a luz do sol, a iluminação dos flashs das câmeras é encontrada entre 5500K e 6000K. Luzes de tungstênio (incandescentes) estão entre 3000K e 3200K aproximadamente, e um dia nublado tem uma iluminação com a tonalidade em aproximadamente 7000K a 8000K.

33 Balanço de brancos

34 ISO Sensibilidade fotográfica, também conhecida como sensibilidade ISO é um termo utilizado para se referir à sensibilidade de superfícies fotossensíveis (sensíveis à luz) utilizadas na fotografia (filme fotográfico ou sensor de imagem). Por convenção, a fotografia digital usa a mesma escala de sensibilidade da fotografia tradicional, embora o sensor de imagem da câmera digital responda reagindo de modo diferente da película fotográfica.

35 EV Exposure Value Em fotografia, rotulou-se valor de exposição, ou EV, o resultado das combinações possíveis entre o par conjugado velocidade de obturação e abertura de diafragma que levam a uma mesma exposição. A escala em EV é decimal, com cada unidade correspondendo a um "ponto" fotográfico. O aumento de valor na escala EV significa uma exposição em dobro. O ponto de fixação do EV depende da sensibilidade ISO considerada. Geralmente, o EV está associado à sensibilidade ISO 100, em que o ponto 0 do EV corresponde a uma abertura f/ 1.0 à velocidade 1 s. A escala decimal do EV corresponde, aproximadamente, à percepção sensorial humana da luminosidade que é sensível ao dobramento do valor da intensidade luminosa.

36 EV Exposure Value Tempos de exposição, em segundos, para diferentes valores de exposição e números f

Câmeras digitais e suas funcionalidades: fotografia digital básica 3. com Flávio Demarchi

Câmeras digitais e suas funcionalidades: fotografia digital básica 3. com Flávio Demarchi Câmeras digitais e suas funcionalidades: fotografia digital básica 3 com Flávio Demarchi Bloco 01 A cor e os megapixels Bloco 02 Histograma e latitude de exposição Bloco 03 Os formatos de arquivo Bloco

Leia mais

Principais formatos de imagem

Principais formatos de imagem Principais formatos de imagem Formatos de imagem pixelizada Características Vantagens Desvantagens BMP Bitmap Nº máximo de cores: Até 16 milhões de cores (24 bit) Compressão: Não tem. Perda de aplicável.

Leia mais

Fotografia Digital. Conceitos básicos e aplicações práticas OBJETIVOS: Apresentar a Fotografia (imagem) Digital;

Fotografia Digital. Conceitos básicos e aplicações práticas OBJETIVOS: Apresentar a Fotografia (imagem) Digital; Fotografia Digital Conceitos básicos e aplicações práticas Alexandre Leão Junho - 2003 OBJETIVOS: Apresentar a Fotografia (imagem) Digital; Conhecer os modelos de câmeras digitais e outros dispositivos

Leia mais

Caracterização de vários tipos e imagens e formatos de imagens

Caracterização de vários tipos e imagens e formatos de imagens Caracterização de vários tipos e imagens e formatos de imagens Trabalho de: Vitor Vieira e Joaquim Vieira Formador: António Guimarães Extensões de ficheiros de imagem Nos primórdios, os computadores eram

Leia mais

Fotografia Digital. Escola de Belas Artes EBA UFMG Cursos de Extensão. Alexandre Cruz Leão.

Fotografia Digital. Escola de Belas Artes EBA UFMG Cursos de Extensão. Alexandre Cruz Leão. Fotografia Digital Escola de Belas Artes EBA UFMG Cursos de Extensão Alexandre Cruz Leão www.fotodearte.com.br/cursos/fotodigital e-mail: alexandre@fotodearte.com.br Junho 2016 Luiz Claudio Marigo 1950

Leia mais

Aula 04 Tipos de arquivos e Fireworks

Aula 04 Tipos de arquivos e Fireworks Aula 04 Tipos de arquivos e Fireworks Tipos de arquivos Algumas extensões de arquivo de imagem Extensões mais utilizadas Extensão Nome próprio Descrição.bmp Windows Bitmap Usado pelos programas Microsoft

Leia mais

Motivação Por que estudar?

Motivação Por que estudar? Aula 04 Imagens Diogo Pinheiro Fernandes Pedrosa Universidade Federal Rural do Semiárido Departamento de Ciências Exatas e Naturais Curso de Ciência da Computação Motivação Por que estudar? Imagens digitais

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE BLUMENAU

PREFEITURA MUNICIPAL DE BLUMENAU PREFEITURA MUNICIPAL DE BLUMENAU SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DIRETORIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA GERÊNCIA DE ENSINO FUNDAMENTAL COORDENAÇÃO DE INFORMÁTICA TUTORIAL/MANUAL BÁSICO SOBRE COMO UTILIZAR: v4.0.21.

Leia mais

Os computadores processam dados digitais ou discretos. Os dados são informação representada num sistema digital de símbolos.

Os computadores processam dados digitais ou discretos. Os dados são informação representada num sistema digital de símbolos. Os computadores processam dados digitais ou discretos. Os dados são informação representada num sistema digital de símbolos. Todas as formas de informação devem ser convertidas para a forma digital de

Leia mais

Fundamentos de Computação Gráfica. Editoração Eletrônica

Fundamentos de Computação Gráfica. Editoração Eletrônica Fundamentos de Computação Gráfica Editoração Eletrônica Editoração Eletrônica Também conhecido como Editoração Eletrônica ou simplesmente DTP, é a área da Computação Gráfica que cuida da criação de material

Leia mais

em arquivos bitmap: DPI: dots per inch medida de resolução para mídias impressas quantidade de pontos impressos por polegada quadrada

em arquivos bitmap: DPI: dots per inch medida de resolução para mídias impressas quantidade de pontos impressos por polegada quadrada ESCALA E UNIDADES DE MEDIDA em arquivos bitmap: DPI: dots per inch medida de resolução para mídias impressas quantidade de pontos impressos por polegada quadrada PPI: pixels per inch medida de resolução

Leia mais

Imagem digital Tipos de arquivos gráficos

Imagem digital Tipos de arquivos gráficos Tipos de arquivos gráficos! Os mais comuns do tipo raster ". TIF TIFF -Tagged Image File Format -é suportado por todos os aplicativos de edição de imagens. É usado em editoração. # éo maior em tamanho

Leia mais

Oficina de fotografia e tratamento de imagem. Facilitadora: Camila Silva Aula: 02

Oficina de fotografia e tratamento de imagem. Facilitadora: Camila Silva Aula: 02 Oficina de fotografia e tratamento de imagem Facilitadora: Camila Silva Aula: 02 Funções automatizadas A câmera fotográfica é hoje um objeto comum utilizado tanto por hobby quanto para trabalho. Isto faz

Leia mais

Aquisição e Tratamento de Imagem Estática (Mapa de Bits) Tecnologias da Informação e Comunicação

Aquisição e Tratamento de Imagem Estática (Mapa de Bits) Tecnologias da Informação e Comunicação Aquisição e Tratamento de Imagem Estática (Mapa de Bits) Tecnologias da Informação e Comunicação conteúdos tipos de imagem conceitos base cor em digital formatos de imagem imagem na web Tipos de imagens

Leia mais

OFICINA DE MULTIMÉDIA B

OFICINA DE MULTIMÉDIA B OFICINA DE MULTIMÉDIA B Ficheiros de imagem Índice Manipulação - procedimentos 3 Captura 4 Visualização 5 Processamento 6 Armazenamento/compressão 7 Arquivos de imagem 9 Profundidade de bit e de cor 11

Leia mais

Mapas e suas representações computacionais

Mapas e suas representações computacionais Mapas e suas representações computacionais Atributos não espaciais É qualquer informação descritiva relacionada a um único objeto ou um conjunto deles. Os SIGs armazenam estes dados em um Sistema de

Leia mais

TAMANHO E TAXA DE COMPRESSÃO DA IMAGEM

TAMANHO E TAXA DE COMPRESSÃO DA IMAGEM TAMANHO E TAXA DE COMPRESSÃO DA IMAGEM Texto de Caroline Lima de Souza, aluna da Focus Escola de Fotogafia Compressão de uma imagem digital Dentro de cada arquivo de imagem JPG, JPEG, PNG, GIF ou outra

Leia mais

Princípios sobre imagens digitais

Princípios sobre imagens digitais Princípios sobre imagens digitais Aula 1 LPV 5731 - ANÁLISE DE IMAGENS DE SEMENTES E PLÂNTULAS Programa de pós-graduação em Fitotecnia Francisco G Gomes-Junior Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz

Leia mais

TÓPICO EDIÇÃO BITMAP

TÓPICO EDIÇÃO BITMAP TÓPICO EDIÇÃO BITMAP CONCEITOS INICIAIS TIPOLOGIA DAS IMAGENS Aplicações Informáticas B 12º Ano Professores José Carlos Lima / Paulo Ferreira / Angélica Vieira / Helena Silva O que é uma imagem bitmap?

Leia mais

Formatos Imagem. Licenciatura em Engenharia Informática e de Computadores Computação Gráfica. Apontamentos CG Edward Angel, Sec. 8.

Formatos Imagem. Licenciatura em Engenharia Informática e de Computadores Computação Gráfica. Apontamentos CG Edward Angel, Sec. 8. Licenciatura em Engenharia Informática e de Computadores Computação Gráfica Formatos Imagem Apontamentos CG Edward Angel, Sec. 8.2 Siglas DIB: Device Independent Bitmap windows BMP: Windows Bitmap GIF:

Leia mais

ALGUNS CONCEITOS BÁSICOS

ALGUNS CONCEITOS BÁSICOS IMAGEM DIGITAL BITMAP ALGUNS CONCEITOS BÁSICOS 1 Tipos de imagem Existem várias formas de armazenar uma imagem num computador. Nesta secção abordam-se as imagens do tipo bitmap e as imagens do tipo vectorial.

Leia mais

Fotografia digital. Conceitos principais

Fotografia digital. Conceitos principais Fotografia digital Conceitos principais Comandos Principais mais comuns 1 alça 2 auto falante 3 raio de auto foco 4 Lâmpada ref olho vermelho 5 Lâmpada aviso timer 6 Visor 7 Flash 8 Anel 9 Botão destrava

Leia mais

Quais as diferenças entre pixels e vetores?

Quais as diferenças entre pixels e vetores? Quais as diferenças entre pixels e vetores? Conheça um pouco destes elementos utilizados para compor imagens presentes no cotidiano dos designers e usuários Em toda criação de imagem, o designer deve sempre

Leia mais

Imagem bitmap. Gráfico vetorial. gráficos vetoriais

Imagem bitmap. Gráfico vetorial. gráficos vetoriais Sobre imagens bitmap e gráficos vetoriais Os elementos gráficos de um computador podem ser divididos em duas categorias principais -- bitmap e vetor. Imagem bitmap Gráfico vetorial Imagens bitmap são ideais

Leia mais

Processamento de Imagem. Prof. MSc. André Yoshimi Kusumoto

Processamento de Imagem. Prof. MSc. André Yoshimi Kusumoto Processamento de Imagem Prof. MSc. André Yoshimi Kusumoto andrekusumoto.unip@gmail.com Definição Compressão de Imagem Formas de diminuir a área de armazenamento dos dados, reduzindo a quantidade de bits

Leia mais

As imagens. As imagens. Representação digital de imagens. As imagens Wilson de Pádua Paula Filho 1

As imagens. As imagens. Representação digital de imagens. As imagens Wilson de Pádua Paula Filho 1 As As As Dispositivos gráficos Resolução espacial de : pixel - unidade de imagem, usada para medir resolução gráfica; visão humana - cerca de 3000 x 3000 pixels; fotografia - até 8000 x 8000 pixels. 2001

Leia mais

Computação Gráfica. Prof. MSc André Y. Kusumoto

Computação Gráfica. Prof. MSc André Y. Kusumoto Computação Gráfica Prof. MSc André Y. Kusumoto andrekusumoto.unip@gmail.com Compressão de Imagem Definição Formas de diminuir a área de armazenamento dos dados, reduzindo a quantidade de bits para representar

Leia mais

2º ANO - FOTOGRAFIA. Rui Gonçalves

2º ANO - FOTOGRAFIA. Rui Gonçalves 2º ANO - FOTOGRAFIA Rui Gonçalves Artefactos da Imagem Blooming Aberração Cromática Jaggies JPEG Maze Moiré Ruído Indefinição dos bordos Artefactos da Imagem Blooming Os pixeis têm um limite para o número

Leia mais

Fotografia Digital. Escola de Belas Artes EBA UFMG Cursos de Extensão. Alexandre Cruz Leão.

Fotografia Digital. Escola de Belas Artes EBA UFMG Cursos de Extensão. Alexandre Cruz Leão. Fotografia Digital Escola de Belas Artes EBA UFMG Cursos de Extensão Alexandre Cruz Leão www.fotodearte.com.br/cursos/fotodigital e-mail: alexandre@fotodearte.com.br Junho 2017 Luiz Claudio Marigo 1950

Leia mais

Fundamentos II. Guillermo Cámara-Chávez

Fundamentos II. Guillermo Cámara-Chávez Fundamentos II Guillermo Cámara-Chávez Introdução Imagens digitais podem ser capturadas por uma variedade de sensores. O processamento dessas imagens possibilita diversas aplicações: transmissão de vídeo,

Leia mais

Linhas de Orientação de Media. GS1 Portugal

Linhas de Orientação de Media. GS1 Portugal GS1 Portugal Índice Introdução... 3 Especificações Gerais de Imagens... 4 1. Propriedades da imagem... 4 2. Cor e Qualidade... 5 3. Clipping Paths... 5 4. Fundo... 5 5. Borda... 5 6. Formato para o utilizador

Leia mais

Introdução à Fotografia Digital. Aula 5 Módulo I - Gerenciamento de Arquivos de Imagens

Introdução à Fotografia Digital. Aula 5 Módulo I - Gerenciamento de Arquivos de Imagens Introdução à Fotografia Digital Aula 5 Módulo I - Gerenciamento de Arquivos de Imagens Roteiro do Módulo I Considerações gerais; Atividades básicas no computador; Arquivos de imagens; Programas de computador;

Leia mais

Imagem digital. Unidade 3

Imagem digital. Unidade 3 Imagem digital Unidade 3 Objectivos Reconhecer o potencial comunicativo/ expressivo das imagens; Reconhecer as potencialidades narrativas de uma imagem; A criação de sentido nas associações de imagens

Leia mais

CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS CURSO DE ARTES VISUAIS. FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO UL

CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS CURSO DE ARTES VISUAIS.   FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO UL FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO UL CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS CURSO DE ARTES VISUAIS Professor Dr. Isaac A. Camargo AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM: www.artevisualensino.com.br

Leia mais

Manual de Identidade Corporativa. Glitz Design

Manual de Identidade Corporativa. Glitz Design Manual de Identidade Corporativa Glitz Design A nossa marca reflecte os nossos valores, os nossos produtos, a nossa forma de pensar e a nossa ética de trabalho. Ela engloba todas as qualidades tangíveis

Leia mais

Codecs de Imagem SMU

Codecs de Imagem SMU Codecs de Imagem SMU20909 2016-1 Tipos Sem perdas: PNG e TIFF. Com perdas: JPEG, JPEG 2000 e GIF. Sem perdas PNG Portable Network Graphics; 1996; O formato PNG foi projetado para substituir o formato mais

Leia mais

ferramentas da imagem digital

ferramentas da imagem digital ferramentas da imagem digital illustrator X photoshop aplicativo ilustração vetorial aplicativo imagem digital 02. 16 imagem vetorial X imagem de rastreio imagem vetorial traduz a imagem recorrendo a instrumentos

Leia mais

Tecnologias EOS 60D. EMBARGO: 26 th August, 2010, 06:00 (CEST)

Tecnologias EOS 60D. EMBARGO: 26 th August, 2010, 06:00 (CEST) Tecnologias EOS 60D EMBARGO: 26 th August, 2010, 06:00 (CEST) Canon CMOS sensor Desenhada pela Canon para se conjugar com os processadores DIGIC, a tecnologia CMOS integra circuitos avançados de redução

Leia mais

Protótipo de software para inserção e extração de mensagens em arquivo raster através de esteganografia

Protótipo de software para inserção e extração de mensagens em arquivo raster através de esteganografia Centro de Ciências Exatas e Naturais Departamento de Sistemas e Computação Bacharelado em Ciências da Computação Protótipo de software para inserção e extração de mensagens em arquivo raster através de

Leia mais

O que pode fazer com o Image Data Converter

O que pode fazer com o Image Data Converter O que pode fazer com o Image Data Converter Bem-vindo ao Image Data Converter Ver.1.5, o software de aplicação que lhe permite ver e fazer ajustes num ficheiro de formato RAW (SRF) ( ficheiro RAW neste

Leia mais

Utilização do Sistema Multimédia. 2. Formatos de ficheiros 2.1. Compressão 2.2. Formatos mais comuns 2.3 Captura de imagens. 2. Formatos de ficheiros

Utilização do Sistema Multimédia. 2. Formatos de ficheiros 2.1. Compressão 2.2. Formatos mais comuns 2.3 Captura de imagens. 2. Formatos de ficheiros Utilização do Sistema Multimédia 2.1. Compressão 2.2. Formatos mais comuns 2.3 Captura de imagens 2.1. Compressão Formatos com e sem compressão Técnicas de compressão (reduzem tamanho) de 2 tipos: Compressão

Leia mais

LINGUAGEM FOTOGRÁFICA INSTITUCIONAL

LINGUAGEM FOTOGRÁFICA INSTITUCIONAL LINGUAGEM FOTOGRÁFICA INSTITUCIONAL A fotografia institucional tem como função dar cobertura fotográfica especifica de instituições públicas ou privadas. A formação de um acervo das mais variadas modalidades

Leia mais

Fotografia digital. Aspectos técnicos

Fotografia digital. Aspectos técnicos Fotografia digital Aspectos técnicos Captura CCD (Charge Coupled Device) CMOS (Complementary Metal OxideSemiconductor) Conversão de luz em cargas elétricas Equilíbrio entre abertura do diafragma e velocidade

Leia mais

Representação da Informação Imagem e Vídeo

Representação da Informação Imagem e Vídeo Representação da Informação Imagem e Vídeo José Gustavo de Souza Paiva Gráficos Pixels Bitmaps Mídia Imagem 1 Mídia Imagem Cores O olho humano vê uma única cor quando três cores primárias são apresentadas

Leia mais

ESTE MATERIAL É PARTE INTEGRANTE MATERIAL O GLOSSÁRIO DE FOTOGRAFIA DA EDUK (WWW.EDUK.COM.BR) CONFORME A LEI Nº 9.610/98, É PROIBI- DA A REPRODUÇÃO

ESTE MATERIAL É PARTE INTEGRANTE MATERIAL O GLOSSÁRIO DE FOTOGRAFIA DA EDUK (WWW.EDUK.COM.BR) CONFORME A LEI Nº 9.610/98, É PROIBI- DA A REPRODUÇÃO ESTE MATERIAL É PARTE INTEGRANTE MATERIAL O GLOSSÁRIO DE FOTOGRAFIA DA EDUK (WWW.EDUK.COM.BR) CONFORME A LEI Nº 9.610/98, É PROIBI- DA Olá, internauta! Primeiramente, bem-vindo ao mundo da fotografia.

Leia mais

2º ANO - FOTOGRAFIA. Rui Gonçalves

2º ANO - FOTOGRAFIA. Rui Gonçalves 2º ANO - FOTOGRAFIA Rui Gonçalves Características do sensor CCD - tamanho físico do CCD/CMOS e dos elementos sensores (pixeis) - CCD/CMOS a cores - performance do sensor Características da Imagem - tamanho

Leia mais

Como reduzir e comprimir imagens (e a história da Lena)

Como reduzir e comprimir imagens (e a história da Lena) Como reduzir e comprimir imagens (e a história da Lena) Date : 18 de Setembro de 2017 Um recente post de um membro do grupo do Facebook Pplware@Windows, pedindo dicas sobre a melhor forma de reduzir o

Leia mais

Configurações Avançadas de Funções

Configurações Avançadas de Funções Ligando a Câmera Uma mensagem de "Baixa Iluminação" aparecerá no monitor LCD, como um aviso para você ajustar um tipo de flash, pois a cena apresenta iluminação insuficiente para registrar uma fotografia

Leia mais

Thales Trigo. Formatos de arquivos digitais

Thales Trigo. Formatos de arquivos digitais Esse artigo sobre Formatos de Arquivos Digitais é parte da Tese de Doutoramento do autor apresentada para a obtenção do titulo de Doutor em Engenharia Elétrica pela Escola Politécnica da USP. Thales Trigo

Leia mais

PALESTRA - FOTOGRAFIA ARQUITETURA E DECORAÇÃO

PALESTRA - FOTOGRAFIA ARQUITETURA E DECORAÇÃO 1 EQUIPAMENTO ADEQUADO CÂMERAS: Tipos de câmera, sensores disponíveis, ergonomia 2 TAMANHO DO SENSOR O tamanho universal de um fotograma de filme para câmeras reflex ou SLR é de 35mm de largura. Este formato

Leia mais

Processamento de Imagens COS756 / COC603

Processamento de Imagens COS756 / COC603 Processamento de Imagens COS756 / COC603 aula 02 - câmeras digitais Antonio Oliveira Ricardo Marroquim 1 / 1 aula de hoje câmera digitais overview modelo de câmera capturando imagens ruído processamento...

Leia mais

Introdução: Entendendo a distância focal

Introdução: Entendendo a distância focal 21 DE MAIO DE 2017 INICIANTE Introdução: Entendendo a distância focal Apresentando DIANE BERKENFELD, MIKE CORRADO & LINDSAY SILVERMAN A distância focal, geralmente representada em milímetros (mm), é uma

Leia mais

Curso Básico de Fotografia Científica

Curso Básico de Fotografia Científica Curso Básico de Fotografia Científica INTRODUÇÃO -A palavra fotografia vem do Grego e significa escrever com a luz. -A luz é o elemento mais importante, aliada a outros elementos como: o assunto, a câmera,

Leia mais

Fotografia de alta faixa dinâmica (HDR)

Fotografia de alta faixa dinâmica (HDR) 10 DE JULHO DE 2017 AVANÇADO Fotografia de alta faixa dinâmica (HDR) D3S, AF-S NIKKOR 14-24 mm f/2.8g ED. f/22, ISO 200, prioridade de abertura, fotometria por matriz. Basicamente, existem duas razões

Leia mais

Já lá vai o tempo em que as câmaras digitais produziam fotos de baixa resolução,

Já lá vai o tempo em que as câmaras digitais produziam fotos de baixa resolução, Como optimizar rapidamente fotos digitais As fotos digitais ficam mais perfeitas com apenas 30 segundos de trabalho. Revelamos como obter resultados muito superiores com uma simples câmara compacta. Já

Leia mais

Fotografando fogos de artifício

Fotografando fogos de artifício 15 DE JUNHO DE 2017 INTERMEDIÁRIO Fotografando fogos de artifício Por LINDSAY SILVERMAN Apresentando LINDSAY SILVERMAN Lindsay Silverman O verão é a estação para ver e fotografar fogos de artifício. Todos

Leia mais

Fotografia. Curso de. Volume I. João Saidler

Fotografia. Curso de. Volume I. João Saidler Curso de Fotografia Volume I João Saidler Saidler, João. Curso de Fotografia - Volume I: 1º Edição. Capão da Canoa, Rio Grande do Sul: João Saidler Fotografia, 2018. Curso de Fotografia 1 Apresentação

Leia mais

INTRODUÇÃO À FOTOGRAFIA O Equipamento Fotográfico. PROFESSOR JORGE FELZ

INTRODUÇÃO À FOTOGRAFIA O Equipamento Fotográfico. PROFESSOR JORGE FELZ INTRODUÇÃO À FOTOGRAFIA O Equipamento Fotográfico PROFESSOR JORGE FELZ jorgefelz@gmail.com textos básicos TRIGO, Thales. equipamento fotográfico. São Paulo: Senac, 2006. LANGFORD, M. Fotografia básica.

Leia mais

TcpImagen V 2.1. Gestão e Transformação de Imagens

TcpImagen V 2.1. Gestão e Transformação de Imagens TcpImagen V 2.1 Gestão e Transformação de Imagens Esta aplicação permite realizar todo tipo de operações sobre imagens digitais, georreferenciadas ou não, em uma ampla variedade de formatos. Foi desenvolvida

Leia mais

Tratamento de Imagens

Tratamento de Imagens Sociedade dos Irmãos da Congregação de Santa Cruz Colégio Notre Dame de Campinas 2011 Tratamento de Imagens Danilo Cunha IMAGENS Formato de Arquivos Tipo de arquivo é uma forma padrão de armazenar

Leia mais

FOTOGRAFIA GERAL PARTE I

FOTOGRAFIA GERAL PARTE I PARTE I FOTOGRAFIA GERAL 23 O processo de captura da imagem pela fotografia surgiu no século XIX, quando Joseph Nicéphore Nièpce conseguiu capturar imagens utilizando uma caixa vedada à luz, com um orifício

Leia mais

NIKON SVC pixels. Grava para disquete 2 NIKON QV-1000C pixels. Grava para disquete Mp

NIKON SVC pixels. Grava para disquete 2 NIKON QV-1000C pixels. Grava para disquete Mp 1986 NIKON SVC 300 000 pixels Grava para disquete 2 1988 NIKON QV-1000C 380 000 pixels Grava para disquete 2 0.3 Mp 1991 KODAK DCS-100 1 300 000 pixels Grava para disquete 2 1.3 Mp 1991 Kodak DCS 200 1

Leia mais

Processamento de Imagem. A Imagem digital Professora Sheila Cáceres

Processamento de Imagem. A Imagem digital Professora Sheila Cáceres Processamento de Imagem A Imagem digital Professora Sheila Cáceres Visão Humana Processamento de Imagens 2 Semelhança entre o sistema visual humano e uma câmera fotográfica Várias semelhanças podem ser

Leia mais

PLANIFICAÇÃO A MÉDIO/LONGO PRAZO

PLANIFICAÇÃO A MÉDIO/LONGO PRAZO 2017/2018 1.º Período DISCIPLINA: Aplicações Informáticas B ANO: 12º CURSO: Ciências e Tecnologias/Socioeconómicas/Línguas e Humanidades Total de aulas Previstas: 36 Mês Setembro a Dezembro Unidades Temáticas

Leia mais

Bitmap X Vetorial OS DOIS PRINCIPAIS TIPOS DE ARQUIVOS NA COMPUTAÇÃO GRÁFICA

Bitmap X Vetorial OS DOIS PRINCIPAIS TIPOS DE ARQUIVOS NA COMPUTAÇÃO GRÁFICA Bitmap X Vetorial OS DOIS PRINCIPAIS TIPOS DE ARQUIVOS NA COMPUTAÇÃO GRÁFICA Bitmap X Vetorial > Existem dois tipos de arquivos fundamentais na computação gráfica: bitmap e vetorial. Alguns programas mais

Leia mais

Introdução ao Processamento de Imagens Digitais Aula 01

Introdução ao Processamento de Imagens Digitais Aula 01 Introdução ao Processamento de Imagens Digitais Aula 01 Douglas Farias Cordeiro Universidade Federal de Goiás 06 de julho de 2015 Mini-currículo Professor do curso Gestão da Informação Formação: Graduação

Leia mais

Sensibilizar os alunos para uma abordagem à imagem fotográfica, desde o aparecimento da fotografia até à actualidade.

Sensibilizar os alunos para uma abordagem à imagem fotográfica, desde o aparecimento da fotografia até à actualidade. FOTOGRAFIA [11801] GERAL Regime: Semestre: OBJETIVOS Sensibilizar os alunos para uma abordagem à imagem fotográfica, desde o aparecimento da fotografia até à actualidade. Conhecer e explorar as relações

Leia mais

Informática I. Aula Aula 22-12/11/2007 1

Informática I. Aula Aula 22-12/11/2007 1 Informática I Aula 22 http://www.ic.uff.br/~bianca/informatica1/ Aula 22-12/11/2007 1 Ementa Noções Básicas de Computação (Hardware, Software e Internet) HTML e Páginas Web Internet e a Web Javascript

Leia mais

Disciplina: Stream de Vídeo e Softwares Educacionais.

Disciplina: Stream de Vídeo e Softwares Educacionais. Curso: Licenciatura em Pedagogia Disciplina: Stream de Vídeo e Softwares Educacionais. Parte 3:Construção de um Personagem, Conceitos e Aplicações de Streams e Imagens e Confecção de Vídeos Prof. Wagner

Leia mais

APLICATIVOS GRÁFICOS (AULA 4)

APLICATIVOS GRÁFICOS (AULA 4) Prof. Breno Leonardo G. de M. Araújo brenod123@gmail.com http://blog.brenoleonardo.com.br APLICATIVOS GRÁFICOS (AULA 4) 1 Classificação da imagem Em relação à sua origem pode-se classificar uma imagem,

Leia mais

CURSO BÁSICO DE FOTOGRAFIA EXPANDIDA

CURSO BÁSICO DE FOTOGRAFIA EXPANDIDA 4ª aula Todos os direitos reservados a Fluxo - Escola de Fotografia Expandida CURSO BÁSICO DE FOTOGRAFIA EXPANDIDA al m ra r o F n = ll m Fu m l 0 5 m e iagona D A distância focal da objetiva considerada

Leia mais

ARTE DE FOTOGRAFAR - TÉCNICA E CRIATIVIDADE

ARTE DE FOTOGRAFAR - TÉCNICA E CRIATIVIDADE WORKSHOP ARTE DE FOTOGRAFAR - TÉCNICA E CRIATIVIDADE LNEC, 23 DE JANEIRO DE 2017 Rui Capitão 1 TÉCNICA Máquinas fotográficas Objetivas Modos de fotografia Prioridade à Abertura Prioridade à Velocidade

Leia mais

Bitmap X Vetorial OS DOIS PRINCIPAIS TIPOS DE ARQUIVOS NA COMPUTAÇÃO GRÁFICA

Bitmap X Vetorial OS DOIS PRINCIPAIS TIPOS DE ARQUIVOS NA COMPUTAÇÃO GRÁFICA OS DOIS PRINCIPAIS TIPOS DE ARQUIVOS NA COMPUTAÇÃO GRÁFICA Editores vetoriais são frequentemente contrastadas com editores de bitmap, e as suas capacidades se complementam. Eles são melhores para leiaute

Leia mais

Prinfor - A sua loja de confiança

Prinfor - A sua loja de confiança Produto Nome: Canon PowerShot D30 ( Azul ) Fabricante: Canon Preço: 275,03 Descrição Memória Tipos de Cartão de Memória SD, SDHC, SDXC Slots de memória 1 Monitores Display LCD Tamanho do ecrã na diagonal

Leia mais

Representação da Informação

Representação da Informação Conteúdo Representação da Informação Bit, Byte e múltiplos Conversão de Unidades Representação de Informação Representação de Símbolos/Texto Representação de Imagem Representação de Vídeo Bit BInary digit

Leia mais

Histograma Caroline Lima dos Santos, Aluna da Focus Escola de Fotografia

Histograma Caroline Lima dos Santos, Aluna da Focus Escola de Fotografia Histograma Caroline Lima dos Santos, Aluna da Focus Escola de Fotografia O Histograma é uma ajuda para a avaliação da foto, ele tem o papel de apresentar as informações reais contidas em determinada imagem,

Leia mais

Comunicado de imprensa

Comunicado de imprensa Comunicado de imprensa Melhorada a pensar em si Canon adiciona novos recursos à EOS 7D Lisboa, 28 de Junho de 2012 - A Canon acaba de melhorar a EOS 7D com um novo firmware v2, adicionando uma série de

Leia mais

TC 506 Mídia. Manual do Usuário - versão 1.0

TC 506 Mídia. Manual do Usuário - versão 1.0 w TC 506 Mídia Manual do Usuário - versão 1.0 1 2 ÍNDICE 1 INTRODUÇÃO 4 2 CARACTERÍSTICAS GERAIS 5 3 INSTALAÇÃO 6 4 CONFIGURAÇÃO 7 4.1 Local 8 4.2 Armazenamento e mídia. 9 5 OPERAÇÃO 10 6 INFORMAÇÕES SOBRE

Leia mais

Apresentação do Projeto Gráfico

Apresentação do Projeto Gráfico Arte-final Arquivo feito no computador utilizando softwares específicos que permitem a produção de um fotolito para impressão gráfica. Programas Utilizados para a Produção de Arte-final. Dependendo das

Leia mais

Digital IXUS 80 IS: cores atractivas e imagens vivas

Digital IXUS 80 IS: cores atractivas e imagens vivas Digital IXUS 80 IS: cores atractivas e imagens vivas Para obter imagens em alta resolução destas e de outras imagens por favor visite www.canon-europe.com/press_centre Lisboa, 24 de Janeiro de 2008 - A

Leia mais

Dicas rápidas para fotografar retratos melhores

Dicas rápidas para fotografar retratos melhores 23 DE JULHO DE 2017 INTERMEDIÁRIO Dicas rápidas para fotografar retratos melhores Escolha da lente, configurações de exposição e modos de foco Apresentando GARY SMALL Gary Small D300 e lente AF-S NIKKOR

Leia mais

Manual de fotografia temporada de câmeras. com Armando Vernaglia Junior

Manual de fotografia temporada de câmeras. com Armando Vernaglia Junior Manual de fotografia temporada de câmeras com Armando Vernaglia Junior O que veremos Round 1: Apresentações Round 2: Embate ao vivo Round 3: Analisando imagens Round 4: Conclusões O que é uma câmera full

Leia mais

Fotografia Processo digital: materiais, impressão e acabamentos Prof. Dr. Isaac A. Camargo

Fotografia Processo digital: materiais, impressão e acabamentos Prof. Dr. Isaac A. Camargo Fotografia Processo digital: materiais, impressão e acabamentos Prof. Dr. Isaac A. Camargo a- Fotografia digital e suas características b- Processos e procedimentos técnicos de edição e acabamento A fotografia

Leia mais

Mensalidades 315,70 105,23 52,62 315,70 105,23 52,62 262,40 87,47 43,73 262,40 87,47 43,73 262,40 87,47 43,73 205,00 68,33 34,17

Mensalidades 315,70 105,23 52,62 315,70 105,23 52,62 262,40 87,47 43,73 262,40 87,47 43,73 262,40 87,47 43,73 205,00 68,33 34,17 Lista de Preços Canon Out 2012 PRODUTO CAMERAS COMPACTAS DIGITAIS Caracteristicas Preços c/iva DSC IXUS 510 HS WHT DSC IXUS 510 HS BLK DSC IXUS 500 HS BLK IXUS EPT 3 Meses 6 Meses 12 Meses 18 Meses 24

Leia mais

TÉCNICAS DE FOTOGRAFIA

TÉCNICAS DE FOTOGRAFIA TÉCNICAS DE FOTOGRAFIA Seja um Profissional com conhecimentos avançados essa apostila vai abordar as mais variadas técnicas de fotografia. Esta apostila trás os principais técnicas profissionais do mundo

Leia mais

Formatos de Áudio e Vídeo Digital Compactação de Vídeo

Formatos de Áudio e Vídeo Digital Compactação de Vídeo Redes Multimídia 2016.2 Formatos de Áudio e Vídeo Digital Compactação de Vídeo Curso Superior de Tecnologia em Sistemas para Internet Turma: TEC.SIS.4T Redes Multimídia Conteúdo Programático :: 1 a Unidade

Leia mais

Vivaldo Armelin Júnior. Foto Estudo - III Vivaldo Armelin Júnior - ArteEducar.com - São Paulo - Brasil 1

Vivaldo Armelin Júnior.   Foto Estudo - III Vivaldo Armelin Júnior - ArteEducar.com - São Paulo - Brasil 1 2016 Vivaldo Armelin Júnior www.arteeducar.com Foto Estudo - III 2016 - Vivaldo Armelin Júnior - ArteEducar.com - São Paulo - Brasil 1 Neste terceiro módulo o destaque fica para a água e respostas para

Leia mais

Leitora Digitalizadora Imagelink 2400 DV Plus Digital

Leitora Digitalizadora Imagelink 2400 DV Plus Digital Leitora Digitalizadora Imagelink 2400 DV Plus Digital Desenvolvido para aumentar a eficiência do trabalho do operador Projetada para uso empresarial, a leitora digitalizadora Imagelink 2400 DV Plus Digital

Leia mais

SREI. Sistema de Registro Eletrônico Imobiliário. Parte 2 Requisitos para software SREI B - Formato do representante digital

SREI. Sistema de Registro Eletrônico Imobiliário. Parte 2 Requisitos para software SREI B - Formato do representante digital SREI Sistema de Registro Eletrônico Imobiliário Parte 2 Requisitos para software SREI B - Formato do representante digital Título SREI Parte 2 B - Formato de representante digital. Versão Versão 1.4 release

Leia mais

3 Trabalhando com imagens digitais

3 Trabalhando com imagens digitais 3 Trabalhando com imagens digitais Neste capítulo, é apresentada a importância da utilização de imagens digitais em aplicações de computação gráfica. Se o objetivo destas aplicações for criar uma cena

Leia mais

Dicas básicas para fotos com

Dicas básicas para fotos com temas ilustrados pelo leitor Objetivas luminosas permitem desfocar o fundo e destacar o primeiro plano, como no retrato desta noiva Dicas básicas para fotos com objetivas luminosas Elas são perfeitas para

Leia mais

Prof. Fabiano Taguchi

Prof. Fabiano Taguchi Prof. Fabiano Taguchi fabianotaguchi@gmail.com http://fabianotaguchi.wordpress.com (66) 9953-7642 1 Efeito audível produzido por movimentos de corpos vibratórios propagando na forma de ondas. AUDIÇÃO é

Leia mais

Eduardo Justiniano (http://brazilnature.com/foto)

Eduardo Justiniano (http://brazilnature.com/foto) Ao observarmos uma folha de papel no sol, interpretamos a luz irradiada como se fosse branca; se levarmos este papel para um ambiente iluminado por uma lâmpada fluorescente, nossa percepção da cor do papel

Leia mais