- CURSO CONGELAMENTO DE ALIMENTOS -

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "- CURSO CONGELAMENTO DE ALIMENTOS -"

Transcrição

1 - CURSO CONGELAMENTO DE ALIMENTOS - Copyright -Todos os direitos reservados. A reprodução não autorizada destes materiais, no todo ou em parte, constitui violação do direitos autorais. (Lei nº 9.610). - Nº 1 em Cursos On-Line - Copyright - Todos os direitos reservados.

2 TÉCNICAS DE CONGELAMENTO E DESCONGELAMENTO DE ALIMENTOS Tão importante quanto o congelamento dos alimentos é conhecer também os métodos corretos de descongelamento dos mesmos. Tanto o congelamento como o descongelamento de diferentes tipos de alimentos serão vistos com maiores detalhes nos passos seguintes do curso. REGRAS BÁSICAS DE CONGELAMENTO Todo alimento a ser congelado deve ser fresco, limpo e de boa qualidade. O congelamento deve ser providenciado logo após a compra dos produtos. Os alimentos que serão congelados prontos devem ser levemente temperados e cozidos apenas pelo tempo mínimo necessário, pois o congelamento tende a acentuar os temperos e amaciar os alimentos. Para evitar a perda de umidade dos alimentos, é essencial que os mesmos sejam embalados com material à prova d'água; durante o empacotamento, os alimentos já embalados devem permanecer no refrigerador até que todos possam ser colocados de uma só vez no freezer. Os alimentos só devem ser retirados do freezer imediatamente antes de sua utilização, podendo ser consumidos até 24 horas após o descongelamento (frutos do mar até 12 horas). Uma vez descongelado, o alimento não pode voltar ao freezer, exceto no caso de um produto cru que venha a ser transformado em prato pronto. O congelamento é o melhor método para preservar os alimentos em seu estado natural. Em muitos casos, após o descongelamento é até impossível adivinhar que o alimento esteve congelado. O congelamento paralisa a atividade dos micro organismos interrompendo os processos vitais, naturais ou de degeneração dos alimentos, e estes permanecem em estado de suspensão até o descongelamento. Algumas dicas para congelar alimentos Escolher sempre alimentos de primeira qualidade, pois o congelamento não melhora o estado, aparência e sabor do alimento, apenas mantém suas características. Congelar alimentos no período da safra a título de economia. Não cozinhar mais que o tempo necessário. Congelar tudo sempre absolutamente frio. Dar prioridade ao congelamento de alimentos mais perecíveis. Não recongelar nenhum tipo de alimento, pois perde sabor e qualidades nutritivas. O alimento pode ser recongelado se mudar de estado. Ex: Carne crua congelada se for assada, poderá sim ser congelada novamente. Colocar sempre rótulos ou etiquetas de identificação do alimento. Tipo de alimento, a data de congelamento e validade do mesmo. Empacotar e embrulhar os alimentos muito bem. É importante a retirada máxima do ar dos pacotes. Manter um caderno de anotações com a relação dos alimentos armazenados no freezer, contendo sua localização no freezer bem como seu vencimento.

3 REGRAS BÁSICAS DE DESCONGELAMENTO É muito importante o bom descongelamento para que se tenha um bom resultado na qualidade dos alimentos. O descongelamento pode ser feito na própria embalagem, na geladeira ou na temperatura ambiente. Abrir a embalagem somente depois de descongelado o produto. Alguns pratos prontos e os vegetais congelados em geral, podem ser levados diretamente ao forno ou fogão, sem maiores preocupações. A utilização de água diretamente sobre o alimento para apressar o descongelamento é prejudicial, pois a água retirará elementos essenciais do produto, causando sensíveis danos (haverá, por exemplo, a perda de proteínas). Porém se o mesmo estiver bem adicionado em embalagens hermeticamente fechadas poderá ser utilizado o processo de água sobre o produto. Obs.: Mas cuidar sempre, pois não são todos produtos que podem ser submetidos a este processo. O descongelamento é o processo que devolve aos alimentos seu estado anterior, devendo transcorrer conforme as modalidades abaixo, sem a utilização de água diretamente sobre os mesmos, como já foi mencionado anteriormente: a) Descongelamento na temperatura ambiente, apropriado para tortas, bolos, doces e frutas, que devem descongelar ainda embalados. b) Descongelamento no refrigerador, para alimentos cujo descongelamento deve ser lento, tais como carnes cruas e queijos. c) Descongelamento no forno ou fogão, indicado para todos os pratos prontos (assados, ensopados, molhos etc.). MATERIAIS E EMBALAGENS NECESSÁRIOS PARA O CONGELAMENTO Tipos de Embalagens: Potes plásticos devem ser de polietileno, maleáveis próprios para congelamentos. Sacos plásticos, transparentes, incolor, também de polietileno. As quentinhas, pratos em folhas de alumínio, próprias para comidas prontas podem ir direto ao forno. No caso dos vidros, de preferência os vidros temperado e de boca larga. O vidro comum pode quebrar. Existem alguns vidros ou copos do tipo de requeijão que são reforçados, nesses se pode então guardar em pequenas quantidades. Os líquidos como alguns molhos podem se expandir, neste caso é recomendado deixar uns dois centímetros abaixo da borda. Para vedá-lo, deve-se cobrir a boca do recipiente com papel alumínio juntamente com um elástico bem apertado. Para descongelar passar primeiro em água corrente. Exemplos de embalagens: Embalagens flexíveis: sacos plásticos de polietileno (atóxicos), Rolopac (folhas de plástico aderente), papel alumínio, fôrmas e bandejas de alumínio descartáveis, papel impermeabilizado (parafinado ou papel-manteiga). - Embalagens rígidas: recipientes rígidos (Tupperware ou outro tipo de plástico), pirex ou louça refratária, caixas ou bandejas de isopor, potes de vidro, forminhas de gelo. Abaixo estão citados alguns complementos necessários para melhorar o congelamento dos

4 alimentos: bombas para extrair ar (Extrai-ar), presilhas de arame recobertas com plástico, fitas autoadesivas, seladora, etiquetas auto-adesivas, fichas ou cadernos. A embalagem ideal é aquela que: Não permite que o alimento entre em contato com o ar frio e seco do freezer; Evita a passagem de aroma; Não se rasga facilmente; Resiste à gordura; Adere ao alimento antes do congelamento e se solta com facilidade do produto congelado. Para alimentos sólidos, recomenda-se o uso de: a) Sacos de Polietileno Incolor (atóxico), novos ou isentos de resíduos. Após a colocação dos alimentos, o ar é retirado com o auxílio de um canudo ou mini-bomba especial, fechando-se a abertura com arame plastificado. b) Folhas de Alumínio, duplas e bem pressionadas, com a face mais brilhante em contato com o alimento. c) Recipientes Plásticos com Tampa, fechados com fita-crepe caso não proporcionam vedação hermética. Se o alimento não chegar ao nível da tampa, introduzir folha de alumínio, papelmanteiga ou plástico no espaço vazio, para evitar a formação de cristais de gelo. d) Bandejas e pratos aluminizados (de alumínio), com tampa: agir de acordo com as instruções do item anterior; não havendo tampa, envolva a bandeja ou prato com alimento num saco plástico, extraia o ar e feche com arame plastificado. e) Plástico Aderente, vendido em rolos, bem pressionado sobre os alimentos para evitar bolhas de ar e vedado com fita-crepe. f) Potes e travessas tipo Pirex, que também são muito práticos para congelamento, só devem ser levados ao forno para descongelamento quando este estiver frio; caso contrário ocorrerá choque térmico (trinca). Para não ficar com os recipientes tipo pirex retidos no congelador, basta revesti-los previamente com plástico e desenformar os alimentos depois de congelados, levando-os novamente ao freezer devidamente acondicionados. Para alimentos líquidos, aconselha-se: Potes de vidro Recipientes plásticos Formas de gelo Obs.: Como os líquidos se expandem no processo de congelamento, é necessário deixar uma margem de cerca de dois centímetros da borda dos potes e recipientes. Nota: As embalagens devem ser etiquetadas, constando as datas de preparo e validade para consumo, o tipo do alimento ou seu número (caso se utilize um índice).

5 SOBRE O FREEZER E CONGELADORES Freezer: Antes de colocar o freezer em funcionamento devem-se seguir sempre as "instruções de instalação e ligação contidas no Manual de Instruções do Freezer. Uma das dicas importante é deixar o freezer ligado por 5 horas, totalmente vazio e com a porta fechada, antes de armazenar a primeira carga de alimentos. Ler o manual até o fim antes de preparar a primeira carga de alimentos. Quanto à limpeza, um freezer novo deve ser limpo com um pano úmido (umedecido em água morna). Depois de bem seco, deve ser ligado e permanecer vazio durante 12 horas. Um freezer já em uso deve receber uma limpeza de acordo com a necessidade. Armazenamento dos alimentos no freezer Desde a primeira carga de alimento a congelar, o armazenamento deve ser efetuado em lotes que não excedam 5% da capacidade do freezer e com intervalo de 12 a 24 horas entre um lote e outro. Um freezer de 280 litros, por exemplo, só deve receber 14 quilos de alimentos de cada vez. Os alimentos devem ir para o freezer já resfriado, sendo primeiramente colocados em contato com as placas frias, podendo ser empilhados depois de congelados. Ao recarregar o freezer, não encostar os alimentos frescos aos já congelados. Registrar por escrito o estoque de alimentos, anotando as retiradas, e utilizar cada compartimento para um determinado tipo de produto facilita o controle de estoque e o manuseio dos alimentos. Limpeza: Descongelamento e limpeza do freezer após o uso: Depois de descongelado, o freezer deve ser limpo com uma solução de água morna, vinagre e bicarbonato de sódio (três litros de água, uma xícara de vinagre e uma colher de sopa de bicarbonato). Secar bem. Aguardar uma hora depois de religado para colocar os pacotes de alimentos. Programar o descongelamento numa época em que o freezer não esteja totalmente abastecido. Congeladores Há dois tipos diferentes de congeladores: Os congeladores utilizados em frigoríficos cuja temperatura fica entre 35 e 40 graus negativos e os congeladores domésticos que possuem temperatura entre 18 e 23 graus negativos (Obs. Deve-se abri-lo estritamente o necessário, pois a temperatura ambiente contribui para a oscilação da temperatura interna do congelador, podendo haver prejuízo da boa conservação dos alimentos ali contidos). Os alimentos congelados normalmente têm uma tabela de período de conservação que leva em conta o fato de abrirmos o congelador algumas vezes para colocar ou retirar alimentos. Esta tarefa deve ser rápida não permitindo que a porta permaneça aberta sem necessidade. Em caso de falta de energia elétrica ou algum problema técnico que possa apresentar o congelador, os produtos armazenados não sofrerão qualquer dano dentro de um espaço de 12 horas consecutivas, desde que o mesmo não seja aberto neste período. Freezers e Congeladores domésticos: Freezers domésticos: A grande preocupação do congelamento é o medo de que o alimento, devido a mudanças de temperaturas bruscas, perca seus valores nutricionais bem como o sabor. Para que isso não aconteça e o alimento se mantenha intacto ele deve ser exposto a uma temperatura abaixo de 18ºC, constantemente. Essa temperatura é a média alcançada por freezers domésticos, horizontais ou verticais, porém o pequeno congelador que tem dentro da geladeira não consegue alcançar essa temperatura. Assim, ele só pode armazenar alimentos que precisam ser resfriados e não congelados. Variações de temperatura no freezer podem interferir na qualidade do alimento e acabar por

6 diminuir o tempo de validade. Por isso deve-se checar se a porta do freezer não possui nenhum desnível e respeitar o armazenamento limite do mesmo. Congelar um alimento significa retirar seu calor até atingir a temperatura desejada, o que depende do freezer utilizado e do alimento a ser congelado. Como já foi mencionado anteriormente, os freezers domésticos, seja ele horizontal ou vertical deve ter a capacidade de reduzir e manter a temperatura a -18ºC ou menos, já o congelador de geladeiras não tem essa capacidade, sendo que os alimentos comprados congelados são conservados somente por 48 horas, e não devem ser usados para o congelamento de produtos frescos. Também é importante que a embalagem seja adequada para um bom congelamento, ela deve ficar hermeticamente fechada, para impedir o mínimo da entrada de ar. Como o ar contido no interior do freezer é muito seco, o produto exposto ao seu contato algum tempo se desidrata e perde a cor, por isso é preciso que a embalagem seja impermeável ao ar e a umidade e também resistente, como por exemplo: os recipientes rígidos de plástico ou de alumínio, sacos de polietileno, filme plástico ou papel alumínio próprio para uso em freezers. Os pacotes devem ser fechados o mais hermeticamente possível, e quando se tratar de líquidos ou alimentos pastosos, como purês, deixar espaço para se expandir. É importante também que antes de congelar os produtos devem ser etiquetados o seu conteúdo, quantidade, bem como a data do congelamento e o prazo de validade. Utilizar um lápis de cera ou caneta à prova de água. Lembrar sempre que cada alimento tem seu tempo de duração. Em média no congelador duram de um a três meses, já no freezer duram muito mais. Congeladores domésticos: As baixas temperaturas de um congelador doméstico que são de - 18 C a - 23 C garantem a preservação absoluta de alimentos por um longo tempo sem alteração do sabor, cor, textura e o mais importante, o alimento não perde suas proteínas, vitaminas e sais minerais. Através de várias experiências realizadas em laboratório, observou-se que algumas vitaminas podem perder-se sob a ação de alguns agentes como o calor, a luz, o ar, a água, o meio alcalino ou o meio ácido. Verificouse que sob a ação do frio (-18 C) nenhuma vitamina se perde. No congelamento a temperatura dos alimentos cai rapidamente para - 5 C fazendo com que a água existente nos produtos congele-se em pequenos cristais que não danificam o alimento. Deve-se ressaltar o fato que o congelamento não melhora nem piora o alimento, apenas o mantém. Por isso é essencial congelar-se sempre produtos de primeira qualidade e cuidar para que a matéria-prima ou o alimento acabado que se vai congelar esteja em ótimas condições Atenção - Corte de Energia Se houver corte de energia, o freezer consegue manter a temperatura ainda por dois dias caso esteja cheio, caso não esteja, consegue manter somente por um dia, isto ocorre desde que a porta não seja aberta. Se houver poucos alimentos congelados, junte-os para que mantenham o frio. Se a temperatura passar de 4ºC positivos será preciso jogar fora todos os alimentos.

7 Uso do Freezer Recapitulando algumas dicas que já foram mencionadas: A principal vantagem do congelamento é a economia de tempo; com apenas uma compra pode-se abastecer o freezer por períodos superiores a um mês. Lembrar que os alimentos devem ser sempre embalados para que não fiquem em contato direto com o ar frio e seco do freezer, evitando assim seu ressecamento. Embalar sempre os alimentos em pequenas porções para facilitar o descongelamento e evitar o desperdício, pois uma vez descongelados, os alimentos não devem ser congelados novamente. As refeições do dia a dia devem ser congeladas sempre depois de frias. Para embalar os alimentos pode-se usar: papel alumínio, travessas descartáveis de alumínio, sacos plásticos atóxicos brancos ou transparentes, filme de PVC auto-aderente, recipientes de plástico, travessas de louça refratária e formas de gelo. Para melhor controle do tempo de estocagem e identificação dos alimentos armazenados no freezer, colocar em cada embalagem uma etiqueta. Anotar nela o tipo de alimento, a data de congelamento, se o alimento já está pronto, semi-pronto ou ao natural, se há necessidade de se acrescentar algum outro ingrediente para finalizar o preparo (ex.: temperos, creme de leite...) Para melhorar a utilização de seu freezer, organizar os alimentos da seguinte maneira: - 1a Prateleira - Frutos do mar e legumes; - 2a Prateleira - Aves e carnes; - 3a Prateleira - Pratos prontos; - 4a Prateleira Pães e biscoito Não usar água para apressar o descongelamento. A utilização da água diretamente sobre os alimentos é prejudicial, pois além de retirar os nutrientes essenciais, a água causa sensíveis danos e altera o sabor dos alimentos. Alguns pratos e vegetais congelados em geral podem ser diretamente levados ao fogo ou ao forno, sem maiores preocupações (sempre em fogo brando e forno pré-aquecido). O descongelamento em temperatura ambiente é indicado para pães, bolos e docinhos, sempre embalados. Carnes cruas, laticínios e pratos prontos que levarem molhos cremosos devem ser descongelados na geladeira para voltarem ao seu estado natural sem perda de nutrientes ou de textura. O degelo do freezer deve ser feito sempre que a camada de gelo ultrapassar um centímetro de espessura. Toda vez que descongelar o freezer aproveitar para fazer uma limpeza interna, usando sempre produtos não abrasivos. Para uma limpeza mais detalhada em seu produto, recomendamos o degelo total, observando os seguintes passos: 1. Desligar o plugue da tomada; 2. Retirar os cestos e os alimentos de dentro do freezer. Para manter os alimentos congelados, coloque-os em um refrigerador ou em uma caixa térmica. Pode-se ainda, envolvê-los em folhas de papel alumínio; 3. Colocar um recipiente sob o dreno de degelo para coletar a água; 4. Para acelerar o processo de degelo, coloque um ventilador, ligado, direcionado para o interior do produto; 5. Após o completo degelo do freezer, limpar o interior do produto e os cestos utilizando um pano molhado em uma solução de água, vinagre e bicarbonato de sódio conforme mencionado acima; 6. Enxaguar cuidadosamente com um pano limpo e seco.

CONGELAMENTO DE ALIMENTOS

CONGELAMENTO DE ALIMENTOS CONGELAMENTO DE ALIMENTOS COMO CONGELAR ALIMENTOS DA MANEIRA CORRETA Os alimentos congelados industrializados são ricos em sódio, gorduras e colesterol. Se a ideia é apelar apara a praticidade, nós temos

Leia mais

- CURSO CONGELAMENTO DE ALIMENTOS -

- CURSO CONGELAMENTO DE ALIMENTOS - - CURSO CONGELAMENTO DE ALIMENTOS - Copyright -Todos os direitos reservados. A reprodução não autorizada destes materiais, no todo ou em parte, constitui violação do direitos autorais. (Lei nº 9.610).

Leia mais

COMO ORGANIZAR A SUA MARMITA. Assessoria de Assuntos Estudantis - Pró-Reitoria de Ensino. Assistência Estudantil. Campus Serra

COMO ORGANIZAR A SUA MARMITA. Assessoria de Assuntos Estudantis - Pró-Reitoria de Ensino. Assistência Estudantil. Campus Serra COMO ORGANIZAR A SUA MARMITA Assessoria de Assuntos Estudantis - Pró-Reitoria de Ensino Assistência Estudantil Campus Serra COMO ORGANIZAR A SUA MARMITA Escolha Escolha uma uma marmita marmita que que

Leia mais

Conservação dos Alimentos

Conservação dos Alimentos Conservação dos Alimentos Temperatura Local Adequado Higiene Data de validade Como conservar os alimentos Para que os alimentos sejam conservados da melhor maneira e não estraguem: Atenção- Temperatura

Leia mais

FARROUPILHA. talheres de aço inox, peças para servir, panelas e muito mais. bem-vindo ao nosso mundo.

FARROUPILHA. talheres de aço inox, peças para servir, panelas e muito mais. bem-vindo ao nosso mundo. FARROUPILHA talheres de aço inox, peças para servir, panelas e muito mais. bem-vindo ao nosso mundo. Para a Tramontina, fazer bem feito é fazer com carinho, valorizando o bem estar que as pessoas sentem

Leia mais

Bolo no pote (pão de ló) com creme diplomata e musseline

Bolo no pote (pão de ló) com creme diplomata e musseline Minhas Receitas Bolo no pote (pão de ló) com creme diplomata e musseline Ingredientes do Pão de Ló: 6 ovos (separar clara em neve) 360 g de açúcar refinado 250 ml de água filtrada 360 g de farinha de trigo

Leia mais

02/ REV.0 SOMENTE PARA USO DOMÉSTICO MANUAL DE INSTRUÇÕES

02/ REV.0 SOMENTE PARA USO DOMÉSTICO MANUAL DE INSTRUÇÕES 02/12 796-09-05 778007 REV.0 DESDE 1956 SOMENTE PARA USO DOMÉSTICO MANUAL DE INSTRUÇÕES ATENÇÃO Parabéns pela escolha de um produto Britânia. Para garantir o melhor desempenho de seu produto, ler atentamente

Leia mais

Armazenamento e Transporte de Medicamentos

Armazenamento e Transporte de Medicamentos Educação em Saúde VOL. 87 PUBLICAÇÃO AUTORIZADA Armazenamento e Transporte de Medicamentos Cuidados com medicamentos Este fôlder explica a forma correta de armazenar e transportar medicamentos, pois, se

Leia mais

Escorredor de Louças- Plurale

Escorredor de Louças- Plurale Escorredor de Louças- Plurale Basics Básicos Os básicos são os itens mais elementares para qualquer cozinha. Preparing and storing + Accessories Mixing Bowl Canisters Dish Rack Apron and Glove Napkin Holder

Leia mais

Congelamento de frutas, legumes e verduras preserva a qualidade dos alimentos e evita o desperdício

Congelamento de frutas, legumes e verduras preserva a qualidade dos alimentos e evita o desperdício Congelamento de frutas, legumes e verduras preserva a qualidade dos alimentos e evita o desperdício Enviado por DA REDAÇÃO 09-Jan-207 No verão, as frutas, legumes e verduras sofrem mais com as altas temperaturas,

Leia mais

RETAGUARDA Revisão.1 / 2015

RETAGUARDA Revisão.1 / 2015 RETAGUARDA Revisão.1 / 2015 RETAGUARDA Lista de Utensílios G/N 1/1 2 unidades (Alface) (20 cm de profundidade) c/ tampa Caixa Plástica 20 unidades (Baguete/Batata/Refeição/Salgados) (30 cm de profundidade)

Leia mais

Refrigerador BRM38/BRM39/BRM42

Refrigerador BRM38/BRM39/BRM42 GUIA RÁPIDO Comece por aqui Se você quer tirar o máximo proveito da tecnologia contida neste produto, leia o Guia Rápido por completo. Refrigerador BRM38/BRM39/BRM42 Frost Free Seu refrigerador usa o sistema

Leia mais

02/ REV 1 SOMENTE PARA USO DOMÉSTICO. Panquequeira. Manual de Instruções

02/ REV 1 SOMENTE PARA USO DOMÉSTICO. Panquequeira. Manual de Instruções 02/13 963-09-05 781955 REV 1 SOMENTE PARA USO DOMÉSTICO Panquequeira Manual de Instruções INTRODUÇÃO Parabéns pela escolha de mais um produto de nossa linha. Para garantir o melhor desempenho de seu produto,

Leia mais

EMBALAGENS, CONSERVAÇÃO E VALIDADES DOS ALIMENTOS. Resolução a respeito de alimentos embalados: RDC Nº259/2002

EMBALAGENS, CONSERVAÇÃO E VALIDADES DOS ALIMENTOS. Resolução a respeito de alimentos embalados: RDC Nº259/2002 . Legislação Órgãos responsáveis: Rotulagem ANVISA Produtos Embalado Pesos e medidas dos produtos INMETRO Segurança ANVISA Segurança Alimentar Resolução a respeito de alimentos embalados: RDC Nº259/2002

Leia mais

Peso Bruto. Caixa com 10 pacotes de 1kg contendo aprox. 450 unid. 22g 10,5kg 10kg

Peso Bruto. Caixa com 10 pacotes de 1kg contendo aprox. 450 unid. 22g 10,5kg 10kg Bolinha Coquetel Bolinha de Bacalhau 6132 Bolinha de Camarão 6129 Bolinha de Carne 5685 contendo aprox. 450 unid. 22g 10,5kg 10kg 07898926725014 17898926725011 contendo aprox. 450 unid. 22g 10,5kg 10kg

Leia mais

PREVENÇÃO NA PREPARAÇÃO DE ALIMENTOS

PREVENÇÃO NA PREPARAÇÃO DE ALIMENTOS . Como sempre afirmamos em nosso treinamento entender o conceito de prevenção como algo que se aplica apenas ao mundo do trabalho é um grande erro que precisa ser corrigido na cabeça das pessoas. Prevenção

Leia mais

MANUAL DE INSTRUÇÕES com receitas

MANUAL DE INSTRUÇÕES com receitas 07/11 728-09-05 776043 REV.0 SOMENTE PARA USO DOMÉSTICO MANUAL DE INSTRUÇÕES com receitas INTRODUÇÃO Parabéns pela escolha do Mixer Black Britânia. Para garantir o melhor desempenho de seu produto, ler

Leia mais

1. Hambúrguer de aveia

1. Hambúrguer de aveia OFICINA CULINÁRIA OPÇÕES FIT PARA SEUS LANCHES E JANTAR RECEITAS PRÁTICAS E SAUDÁVEIS 1. Hambúrguer de aveia Ingredientes 500g de carne magra moída (patinho) 1 cenoura média ralada (pode ser com a casca)

Leia mais

Operação Estufa Quente. FDM/CPQ/QUALYCON Revisão: 1 /2015

Operação Estufa Quente. FDM/CPQ/QUALYCON Revisão: 1 /2015 Operação Estufa Quente FDM/CPQ/QUALYCON Revisão: 1 /2015 Dicas Operacionais v.1 Pão de Queijo e Salgados 1 2 3 Trabalhar com o forno pré aquecido com qualquer produto. Evite abrir durante o processo de

Leia mais

Refrigerador CRM54. Como funciona seu produto

Refrigerador CRM54. Como funciona seu produto Como funciona seu produto Comece por aqui. Se você quer tirar o máximo proveito da tecnologia contida neste produto, leia o Guia Rápido por completo. Refrigerador CRM54 Frost Free Seu refrigerador usa

Leia mais

Bolos decorados divertidos 2

Bolos decorados divertidos 2 Bolos decorados divertidos 2 com Ramon Serpa Massa básica de bolo tradicional Pode multiplicar a receita pela quantidade de massas que você precisa. 4 ovos 200 g de açúcar refinado 80 g de manteiga em

Leia mais

Bolo Saint Honoré. A receita é longa, mas não desanime! É possível fazer uma etapa por dia! I. Massa Folhada

Bolo Saint Honoré. A receita é longa, mas não desanime! É possível fazer uma etapa por dia! I. Massa Folhada Bolo Saint Honoré Essa é a minha versão para um clássico da gastronomia francesa, que se tornou conhecido em vários países, inclusive no Brasil, a Torta Saint Honoré, criada em homenagem a Santo Honório,

Leia mais

Forno convencional X Microondas

Forno convencional X Microondas Microondas 01 Forno convencional X Microondas No forno convencional, os alimentos são aquecidos por etapas: inicialmente a chama aquece as paredes e as grades do forno, transmitindo por indução o calor

Leia mais

INTRODUÇÃO MEDIDAS IMPORTANTES DE SEGURANÇA

INTRODUÇÃO MEDIDAS IMPORTANTES DE SEGURANÇA MANUAL DE INSTRUÇÕES INTRODUÇÃO Parabéns pela escolha de um aparelho da linha Philco. Para garantir o melhor desempenho de seu produto, ler atentamente as instruções a seguir. Recomenda-se não jogar fora

Leia mais

Boas Práticas para a Conservação dos Alimentos. Palestrante: Liza Ghassan Riachi CICLO DE PALESTRAS ALIMENTAÇÃO E SAÚDE

Boas Práticas para a Conservação dos Alimentos. Palestrante: Liza Ghassan Riachi CICLO DE PALESTRAS ALIMENTAÇÃO E SAÚDE Boas Práticas para a Conservação dos Alimentos Palestrante: Liza Ghassan Riachi CICLO DE PALESTRAS ALIMENTAÇÃO E SAÚDE Evitar contaminação e DTAs Qualidade do Alimento Proteção da Saúde Contaminação Física

Leia mais

HIGIENE E MANIPULAÇÃO DE ALIMENTOS

HIGIENE E MANIPULAÇÃO DE ALIMENTOS HIGIENE E MANIPULAÇÃO DE ALIMENTOS Você sabia que existem boas práticas para a produção de alimentos? Elas são definidas por meio de procedimentos capazes de garantir a qualidade higiênica e sanitária.

Leia mais

Imagens meramente Ilustrativas. Liquidificador Eletronic Liquidificador Eletronic Filter 10 Velocidades. Manual de Instruções Unificado

Imagens meramente Ilustrativas. Liquidificador Eletronic Liquidificador Eletronic Filter 10 Velocidades. Manual de Instruções Unificado Imagens meramente Ilustrativas Liquidificador Eletronic Liquidificador Eletronic Filter 10 Velocidades Manual de Instruções Unificado Introdução Parabéns pela escolha do Liquidificador Britânia. Para garantir

Leia mais

Bolo Bola de Futebol. Marcela Sanchez Bolos Artísticos Receitas e modos de preparo. Massa. Pão- de- ló de chocolate

Bolo Bola de Futebol. Marcela Sanchez Bolos Artísticos Receitas e modos de preparo. Massa. Pão- de- ló de chocolate Receitas e modos de preparo Bolo Bola de Futebol Massa Pão- de- ló de chocolate 6 ovos 2 xícaras (chá) de açúcar refinado 2 xícaras (chá) de farinha de trigo 1 xícara (chá) de chocolate em pó 1 colher

Leia mais

Operação Estufa Quente. FDM/CPQ/QUALYCON Revisão: 1 /2015

Operação Estufa Quente. FDM/CPQ/QUALYCON Revisão: 1 /2015 Operação Estufa Quente FDM/CPQ/QUALYCON Revisão: 1 /2015 Dicas Operacionais v.1 Pão de Queijo e Salgados 1 2 3 Trabalhar com o forno pré aquecido com qualquer produto. Evite abrir durante o processo de

Leia mais

Refrigerador CRM33. Como funciona seu produto

Refrigerador CRM33. Como funciona seu produto Como funciona seu produto Comece por aqui. Se você quer tirar o máximo proveito da tecnologia contida neste produto, leia o Guia Rápido por completo. Refrigerador CRM33 1 2 3 11 Frost Free Seu refrigerador

Leia mais

Liquidificador Due Sapore

Liquidificador Due Sapore Liquidificador Due Sapore INTRODUÇÃO Parabéns pela escolha do Liquidificador Britânia. Para garantir o melhor desempenho de seu produto, ler atentamente as instruções a seguir. Recomenda-se não jogar fora

Leia mais

A Original-Gebrauchsanleitung V1/0516

A Original-Gebrauchsanleitung V1/0516 6L A100268 Original-Gebrauchsanleitung V1/0516 P Especificações técnicas Nome Nº de ref.: A100268 Execução: Conjunto de panelas térmicas 6L Conjunto composto de: panela com tampa em vidro, recipiente térmico:

Leia mais

Manual de Instruções. Cafeteira 01/ / REV.0 SOMENTE PARA USO DOMÉSTICO ATENDIMENTO AO CONSUMIDOR Auto. Ligado.

Manual de Instruções. Cafeteira 01/ / REV.0 SOMENTE PARA USO DOMÉSTICO ATENDIMENTO AO CONSUMIDOR Auto. Ligado. 01/08 327-05/00 072548 REV.0 Ligado Auto Lig/desl Prog Hora Min Cafeteira SOMENTE PARA USO DOMÉSTICO ATENDIMENTO AO CONSUMIDOR 0800-6458300 Manual de Instruções DICAS PARA UM CAFÉ MAIS SABOROSO Um aparelho

Leia mais

BANCO DE SANGUE PAULISTA PROCEDIMENTO OPERACIONAL. DESCONGELAMENTO DE HEMOCOMPONENTES Pagina 1 de 5

BANCO DE SANGUE PAULISTA PROCEDIMENTO OPERACIONAL. DESCONGELAMENTO DE HEMOCOMPONENTES Pagina 1 de 5 DESCONGELAMENTO DE HEMOCOMPONENTES Pagina 1 de 5 1. OBJETIVO Realizar o descongelamento dos hemocomponentes criopreservados, de forma a preservar os seus constituintes, garantindo assim eficácia e a qualidade

Leia mais

1-Biscoito De Banana Ingredientes: Modo de Preparo

1-Biscoito De Banana Ingredientes: Modo de Preparo 1-Biscoito De Banana O Biscoito de banana para cães é um petisco fácil de preparar e tem a vantagem de não conter nenhum ingrediente artificial, como corantes ou conservantes químicos que encontramos nos

Leia mais

FORNO SOLE MULTIFUNÇÕES DIGITAL 60 CM E MICRO-ONDAS SOLE 40 L BUILT-IN

FORNO SOLE MULTIFUNÇÕES DIGITAL 60 CM E MICRO-ONDAS SOLE 40 L BUILT-IN FORNO SOLE MULTIFUNÇÕES DIGITAL 60 CM E MICRO-ONDAS SOLE 40 L BUILT-IN FORNO: FM-DG-60-SL-2TNB MICRO-ONDAS: FMC-FR-40-SL-2TNB COMERCIAL Acabamento em aço inoxidável e vidro preto. Combinação de forno e

Leia mais

Freezer CHA22/CHA31/CHB42/CHB53. Como funciona seu produto

Freezer CHA22/CHA31/CHB42/CHB53. Como funciona seu produto Como funciona seu produto Comece por aqui. Se você quer tirar o imo proveito da tecnologia contida neste produto, leia o Guia Rápido por completo. Freezer CHA22/CHA31/CHB2/CHB53 1 2 Características Gerais

Leia mais

Ari Jr. Gabrielle Nayana. Grill Inox. Folheto de Instrução - User Manual Liberação do Arquivo PODERÁ SER UTILIZADO POR TERCEIROS

Ari Jr. Gabrielle Nayana. Grill Inox. Folheto de Instrução - User Manual Liberação do Arquivo PODERÁ SER UTILIZADO POR TERCEIROS N MODIFICAÇÃO VISTO REG. MDE. POR 0 Liberação do Arquivo - - - Ari Jr 12/13 1189-09-05 785523 REV.0 DESDE 1956 SOMENTE PARA USO DOMÉSTICO ESTE DESENHO É PROPRIEDADE EXCLUSIVA DA BRITÂNIA ELETRODOMÉSTICOS

Leia mais

Panelas lado a lado com suas tampas (Foto: Otavio Dias/Editora Globo)

Panelas lado a lado com suas tampas (Foto: Otavio Dias/Editora Globo) PERSONAL ORGANIZER Deixe nos armários apenas o que vai ser usado no dia a dia, como pratos e copos. Inclusive, o ideal é que esses itens fiquem na altura do rosto. Pratarias, taças de cristais e as louças

Leia mais

Manual de Instruções

Manual de Instruções Manual de Instruções Forno Elétrico 48L INTRODUÇÃO Parabéns pela escolha de um aparelho da linha Philco. Para garantir o melhor desempenho de seu produto, ler atentamente as instruções a seguir. Recomenda-se

Leia mais

Bacalhau. (Gadus morhua) O legítimo bacalhau. Características:

Bacalhau. (Gadus morhua) O legítimo bacalhau. Características: Bacalhau (Gadus morhua) O legítimo bacalhau. Características: Pratos sugeridos: Coloração: Cauda: É o legítimo Bacalhau da Noruega, com postas altas, claras e tão macias que derretem na boca. Ideal para

Leia mais

Aguardo sua visita no blog: Um grande abraço, Fabíola. Uma Pitada de Sabor

Aguardo sua visita no blog:   Um grande abraço, Fabíola. Uma Pitada de Sabor Este pequeno manual tem o propósito de facilitar sua vida através de dicas práticas para o congelamento dos alimentos. Os produtos congelados tem ganhado cada vez mais espaço na cozinha, não só pela praticidade

Leia mais

CONSERVAÇÃO DE ALIMENTOS CALOR/FRIO

CONSERVAÇÃO DE ALIMENTOS CALOR/FRIO CONSERVAÇÃO DE ALIMENTOS CALOR/FRIO PROPRIEDADES TÉRMICAS DOS ALIMENTOS CONSERVAÇÃO DE ALIMENTOS Objetivos Inibir ou retardar o desenvolvimento microbiano e enzimático. Proteger e destruir os microrganismos.

Leia mais

Gourmet. Sanduicheira Minigrill CE09(127V). CE10(220V)

Gourmet. Sanduicheira Minigrill CE09(127V). CE10(220V) Gourmet Sanduicheira Minigrill CE09(127V). CE10(220V) Parabéns, agora você possui uma SANDUICHEIRA MULTILASER GOURMET com alto desempenho, garantindo ótimos resultados no preparo de seus alimentos. RECOMENDAÇÕES

Leia mais

RECEITAS DO CHEF BIJÚ

RECEITAS DO CHEF BIJÚ CREME DE TRUTA FRESCA - 4 trutas inteiras - 1 cebola - 2 dentes de alho - 1 folha de louro - Salsinha - Sal a gosto - Pouco azeite e pouca pimenta - Manteiga a gosto - Creme de leite - 1 copo de vinho

Leia mais

Pizza Maker. Manual de Instruções NÃOPODERÁ SER UTILIZADO POR TERCEIROS SOMENTE PARA USO DOMÉSTICO DA BRITÂNIA ELETRODOMÉSTICOS LTDA.

Pizza Maker. Manual de Instruções NÃOPODERÁ SER UTILIZADO POR TERCEIROS SOMENTE PARA USO DOMÉSTICO DA BRITÂNIA ELETRODOMÉSTICOS LTDA. Nº MODIFICAÇÃO POR 0 Liberação de Arquivo Ari Jr 15-07-2013 08/13 2010-09-05 784307 REV 0 ESTE DESENHO É PROPRIEDADE EXCLUSIVA DA BRITÂNIA ELETRODOMÉSTICOS LTDA. E NÃOPODERÁ SER UTILIZADO POR TERCEIROS

Leia mais

Manual de Instruções NÃOPODERÁ SER UTILIZADO POR TERCEIROS DA BRITÂNIA ELETRODOMÉSTICOS LTDA. E ESTE DESENHO É PROPRIEDADE EXCLUSIVA

Manual de Instruções NÃOPODERÁ SER UTILIZADO POR TERCEIROS DA BRITÂNIA ELETRODOMÉSTICOS LTDA. E ESTE DESENHO É PROPRIEDADE EXCLUSIVA Nº POR Liberação de Arquivo Ari Jr 07/13 1049-09-05 789947 REV 0 0 MODIFICAÇÃO ESTE DESENHO É PROPRIEDADE EXCLUSIVA DA BRITÂNIA ELETRODOMÉSTICOS LTDA. E NÃOPODERÁ SER UTILIZADO POR TERCEIROS SOMENTE PARA

Leia mais

10/ / REV.1 SOMENTE PARA USO DOMÉSTICO. MANUAL DE INSTRUÇÕES ATENDIMENTO AO CONSUMIDOR

10/ / REV.1 SOMENTE PARA USO DOMÉSTICO.  MANUAL DE INSTRUÇÕES ATENDIMENTO AO CONSUMIDOR 10/07 241-05/00 072407 REV.1 SOMENTE PARA USO DOMÉSTICO www.britania.com.br sac@britania.com.br ATENDIMENTO AO CONSUMIDOR MANUAL DE INSTRUÇÕES INTRODUÇÃO Parabéns pela escolha do Forno 12L Britânia. Para

Leia mais

09/ REV.0 Manual de Instruções Forno 48L

09/ REV.0 Manual de Instruções Forno 48L www.philco.com.br 09/14 1428-09-05 789463 REV.0 Manual de Instruções Forno 48L INTRODUÇÃO Parabéns pela escolha de um aparelho da linha Philco. Para garantir o melhor desempenho de seu produto, ler atentamente

Leia mais

Defumados - 4 passos e 11 dicas para uma produção de qualidade

Defumados - 4 passos e 11 dicas para uma produção de qualidade Defumados - 4 passos e 11 dicas para uma produção de qualidade Para alcançar o verdadeiro sucesso e permanecer no mercado dedefumados é preciso, antes de mais nada, estabelecer um padrão de excelência

Leia mais

Gourmet. Grill Inox CE11(127V). CE12(220V)

Gourmet. Grill Inox CE11(127V). CE12(220V) Gourmet Grill Inox CE11(127V). CE12(220V) Parabéns, agora você possui um GRILL INOX MULTILASER GOURMET com alta performance, garantindo ótimos resultados no preparo de seus alimentos. Antes da utilização

Leia mais

Treinamento: Produção de doces de leite e iogurte - cód. 535

Treinamento: Produção de doces de leite e iogurte - cód. 535 1. IOGURTE NATURAL 2 litros de leite fervido. 200 ml de iogurte natural. Ferver o leite. Resfriar o leite até 42-45 C. Adicionar o iogurte natural e misturar. Coloque a mistura em recipiente esterilizado,

Leia mais

Técnicas e práticas de congelamento. com Evelin Duarte

Técnicas e práticas de congelamento. com Evelin Duarte Técnicas e práticas de congelamento com Evelin Duarte 2 Olá, internauta! As práticas corretas de congelamento exercem um papel essencial na conservação e no consumo dos alimentos. Com técnicas fundamentais

Leia mais

PÓS-COLHEITA E AGROINDUTRIALIZAÇÃO DO CUPUAÇU

PÓS-COLHEITA E AGROINDUTRIALIZAÇÃO DO CUPUAÇU PÓS-COLHEITA E AGROINDUTRIALIZAÇÃO DO CUPUAÇU Pós-Colheita e Agroindustrialização do Cupuaçu Maria Fernanda Berlingieri Durigan O formato e o tamanho do fruto de cupuaçu podem variar muito quanto ao comprimento

Leia mais

MATÉRIAS PRIMAS NA ALIMENTAÇÃO. Prof. Ana Paula Lopes

MATÉRIAS PRIMAS NA ALIMENTAÇÃO. Prof. Ana Paula Lopes MATÉRIAS PRIMAS NA ALIMENTAÇÃO. Prof. Ana Paula Lopes Definição de Alimento De acordo com o Código Nacional de Saúde, Decreto-Lei 986/1969, alimento é toda substância ou mistura de substâncias, no estado

Leia mais

P R O F I S S I O N A I S

P R O F I S S I O N A I S SUPERCONGELADORES 2 C O Z I N H A S PROFISSIONAIS SUPERCONGELADORES SUPERCONGELADORES E RESFRIADORES RÁPIDOS A tecnologia de resfriamento utiliza as propriedades de conservação das baixas temperaturas

Leia mais

SUPER PRESS GRILL INSTRUÇÕES. Ari Jr. DATA. Diogo APROV. Nayana. Super Press Grill. Folheto de Instrução - User Manual 940-09-05. Liberação do Arquivo

SUPER PRESS GRILL INSTRUÇÕES. Ari Jr. DATA. Diogo APROV. Nayana. Super Press Grill. Folheto de Instrução - User Manual 940-09-05. Liberação do Arquivo N MODIFICAÇÃO POR 0 Liberação do Arquivo Ari Jr 10-12-2012 1 Inclusão da informação sobe uso doméstico (certificação) Ari Jr 14-02-2013 PODERÁ SER UTILIZADO POR TERCEIROS DA BRITÂNIA ELETRODOMÉSTICOS LTDA.

Leia mais

This page should not be printed.

This page should not be printed. Nº MODIFICAÇÃO POR DATA 0 Liberação de Arquivo Ari Jr 26-05-2014 1 Alteração do nome do aparelho Ari Jr 22-07-2014 This page should not be printed. This document is property of Britânia AND CAN NOT BE

Leia mais

Manual de Instruções Forno Elétrico 09/ REV.1 PFO32L

Manual de Instruções Forno Elétrico 09/ REV.1 PFO32L www.philco.com.br www.philco.com.br/faleconosco.aspx 09/13 1036-09-05 789889 REV.1 Manual de Instruções Forno Elétrico PFO32L INTRODUÇÃO Parabéns pela escolha de um aparelho da linha Philco. Para garantir

Leia mais

09/ / REV.0 SOMENTE PARA USO DOMÉSTICO. Manual de Instruções

09/ / REV.0 SOMENTE PARA USO DOMÉSTICO. Manual de Instruções 09/10 590-05/00 772067 REV.0 SOMENTE PARA USO DOMÉSTICO Manual de Instruções INTRODUÇÃO Parabéns pela escolha da Batedeira Power Chef. Para garantir o melhor desempenho de seu produto, ler atentamente

Leia mais

ESTE APARELHO DESTINA-SE EXCLUSIVAMENTE A USO DOMÉSTICO

ESTE APARELHO DESTINA-SE EXCLUSIVAMENTE A USO DOMÉSTICO MANUAL DE INSTRUÇÕES INTRODUÇÃO Parabéns pela escolha de mais um produto de nossa linha. Para garantir o melhor desempenho de seu produto, o usuário deve ler atentamente as instruções a seguir. Recomenda-se

Leia mais

12/ REV. 1 SOMENTE PARA USO DOMÉSTICO. Manual de Instruções

12/ REV. 1 SOMENTE PARA USO DOMÉSTICO. Manual de Instruções 12/11 769-09-05 777238 REV. 1 SOMENTE PARA USO DOMÉSTICO Manual de Instruções INTRODUÇÃO Parabéns pela escolha de um produto Philco. Para garantir o melhor desempenho de seu produto, o usuário deve ler

Leia mais

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA Leite de Côco Desidratado

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA Leite de Côco Desidratado na 1 de 5 1. DESCRIÇÃO Leite de côco Desidratado é um ingrediente alimentício que contém o leite do côco e maltodextrina, sem uso de outros aditivos ou conservantes. As matérias primas foram selecionadas

Leia mais

Manual de Instruções. Mini Grill Modelos: (MA-11) (MA-750 MG-LA) (MA-750 MG-VD) (MA-750 MG-VR) (MA-750 MG-RS) (MA-750 MG-BR)

Manual de Instruções. Mini Grill Modelos: (MA-11) (MA-750 MG-LA) (MA-750 MG-VD) (MA-750 MG-VR) (MA-750 MG-RS) (MA-750 MG-BR) Modelos: (MA-11) (MA-750 MG-LA) (MA-750 MG-VD) (MA-750 MG-VR) (MA-750 MG-RS) (MA-750 MG-BR) Índice 1 - Introdução...4 2 - Recomendações de segurança...5 2.1 - Símbolos e advertências utilizados neste

Leia mais

Manual de Instruções EPV-859 MAXI GRILL

Manual de Instruções EPV-859 MAXI GRILL Manual de Instruções EPV-859 MAXI GRILL Antes de utilizar o aparelho, leia atentantamente este manual e guarde-o para consultas futuras. AVISOS IMPORTANTES: Leia todas as instruções contidas neste manual

Leia mais

PREPARANDO OS ALIMENTOS

PREPARANDO OS ALIMENTOS UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO UNIRIO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ALIMENTOS E NUTRIÇÃO PPGAN PREPARANDO OS ALIMENTOS CUIDADOS COM HIGIENIZAÇÃO E CONSERVAÇÃO Natália Boia Soares Nutricionista

Leia mais

SOMENTE PARA USO DOMÉSTICO

SOMENTE PARA USO DOMÉSTICO 11/13 1067-09-05 799949 REV.2 SOMENTE PARA USO DOMÉSTICO MANUAL DE INSTRUÇÕES CGB2 INTRODUÇÃO Parabéns pela escolha de mais um produto de nossa linha. Para garantir o melhor desempenho de seu produto,

Leia mais

COMO MONTAR E LUCRAR COM SUA FÁBRICA DE SORVETE

COMO MONTAR E LUCRAR COM SUA FÁBRICA DE SORVETE COMO MONTAR E LUCRAR COM SUA FÁBRICA DE SORVETE Sumário COMO MONTAR SUA FÁBRICA DE SORVETE... 2 EXEMPLOS DE COMO MONTAR SUA FÁBRICA... 11 COMO LUCRAR COM SUA FÁBRICA... 16 COMO FAZER PICOLÉ... 19 COMO

Leia mais

EPV-896 PANELA MULTIFUNÇÃO Manual de Instruções

EPV-896 PANELA MULTIFUNÇÃO Manual de Instruções EPV-896 PANELA MULTIFUNÇÃO Manual de Instruções Leia e siga todas as instruções deste manual e guarde-o para consultas futuras. INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA Antes de utilizar o aparelho leia atentamente este

Leia mais

Cozinha experimental de Soja RECEITAS

Cozinha experimental de Soja RECEITAS Cozinha experimental de Soja RECEITAS Curau de Milho Verde e Bebida de Soja Sorvete de Chocolate Arroz Doce com Bebida de Soja Bolo Saboroso Vitamina de Morango e de Banana Realização Apoio Curau de Milho

Leia mais

ANEXO I ESPECIFICAÇÃO DE GÊNEROS ALIMENTÍCIOS

ANEXO I ESPECIFICAÇÃO DE GÊNEROS ALIMENTÍCIOS ANEXO I ESPECIFICAÇÃO DE GÊNEROS ALIMENTÍCIOS Todas os alimentos deverão seguir o critério geral de: 1) Características microscópicas: Isento de substâncias estranhas de qualquer natureza. 2) Rotulagem:

Leia mais

MANUAL DE INSTRUÇÕES FORNO ELÉTRICO 36L

MANUAL DE INSTRUÇÕES FORNO ELÉTRICO 36L MANUAL DE INSTRUÇÕES FORNO ELÉTRICO 36L INTRODUÇÃO Parabéns pela escolha de mais um produto de nossa linha. Para garantir o melhor desempenho de seu produto, o usuário deve ler atentamente as instruções

Leia mais

FOGÃO FREESTANDING LUCE 90 CM

FOGÃO FREESTANDING LUCE 90 CM FOGÃO FREESTANDING LUCE 90 CM FFE-5Q-90-LC-2MRB COMERCIAL Largura de 90 cm. 90 cm Acabamento da mesa em aço inoxidável. Tipo de cocção: gás. Válvulas de segurança: caso a chama de algum queimador se apague,

Leia mais

Receitas. com margarina. Departamento de Alimentação e Assistência ao Aluno

Receitas. com margarina. Departamento de Alimentação e Assistência ao Aluno Receitas com margarina Departamento de Alimentação e Assistência ao Aluno SUGESTÕES DE RECEITAS PARA UTILIZAÇÃO DE MARGARINA SUMÁRIO RECEITAS DOCES... 2 1. * BICHO DE PÉ *...2 2. * BRIGADEIRO *...3 3.

Leia mais

SORVETEIRA ICE CREAM MAKER ICE 50 BC

SORVETEIRA ICE CREAM MAKER ICE 50 BC SORVETEIRA ICE CREAM MAKER ICE 50 BC Informações Importantes Quando estiver usando um aparelho elétrico, precauções básicas de segurança devem ser sempre seguidas incluindo o seguinte: 1. Leia todas as

Leia mais

CIÊNCIA DA COMIDA EM LATA As propriedades dos materiais e o uso responsável

CIÊNCIA DA COMIDA EM LATA As propriedades dos materiais e o uso responsável OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM: Saber como o alimento se deteriora; Compreender alguns dos processos de preservação de alimentos; Compreender as propriedades dos materiais utilizados para embalar alimentos;

Leia mais

Lista de Produtos **** ALIMENTOS / SACHETS **** Palito (GRANEL) Sachet Açúcar Barra (CX C/1000) Sachet Açucar União (CX C/400)

Lista de Produtos **** ALIMENTOS / SACHETS **** Palito (GRANEL) Sachet Açúcar Barra (CX C/1000) Sachet Açucar União (CX C/400) Lista de Produtos **** ALIMENTOS / SACHETS **** Palito (GRANEL) Sachet Açúcar Barra (CX C/1000) Sachet Açucar União (CX C/400) Sachet Adoçante Gold (CX C/1000) Sachet Adoçante Linea (CX C/1000) Sachet

Leia mais

RECEITAS 1º CICLO DE 2018 AGRUPAMENTO 3

RECEITAS 1º CICLO DE 2018 AGRUPAMENTO 3 RECEITAS 1º CICLO DE 2018 AGRUPAMENTO 3 1. Macarrão a Putanesca Ingredientes 3 cebolas picadas; 5 dentes de alho picados; ½ maço de cheiro verde picado; Manjericão a gosto; Pimentão verde picado a gosto;

Leia mais

10/ REV 0 SOMENTE PARA USO DOMÉSTICO. Manual de Instruções

10/ REV 0 SOMENTE PARA USO DOMÉSTICO. Manual de Instruções 10/12 912-09-05 780872 REV 0 SOMENTE PARA USO DOMÉSTICO Manual de Instruções INTRODUÇÃO Parabéns pela escolha do Hidromassageador Aqua Foot 2. Para garantir o melhor desempenho de seu produto, ler atentamente

Leia mais

05/ / REV1 SOMENTE PARA USO DOMÉSTICO. Manual de Instruções ATENDIMENTO AO CONSUMIDOR

05/ / REV1 SOMENTE PARA USO DOMÉSTICO.  Manual de Instruções ATENDIMENTO AO CONSUMIDOR 05/08 278-05/00 072449 REV1 SOMENTE PARA USO DOMÉSTICO www.britania.com.br sac@britania.com.br ATENDIMENTO AO CONSUMIDOR Manual de Instruções RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS Durante a operação, se a tampa (17)/moedor

Leia mais

BOLETIM TÉCNICO REVESTIMENTO ECOGRANITO

BOLETIM TÉCNICO REVESTIMENTO ECOGRANITO DESCRIÇÃO O ECOGRANITO é um revestimento revolucionário, patenteado, com aparência real do granito. É uma massa a base de resina acrílica aplicável diretamente na superfície, resistente ao intemperismo

Leia mais

12/ / REV.0. Cafeteira CP45. Manual de Instruções

12/ / REV.0. Cafeteira CP45. Manual de Instruções 12/09 522-05/00 770054 REV.0 SOMENTE PARA USO DOMÉSTICO Cafeteira CP45 Manual de Instruções INTRODUÇÃO Parabéns pela escolha da Cafeteira CP45. Para garantir o melhor desempenho de seu produto, ler atentamente

Leia mais

Gourmet. Cafeteira. 15 xícaras BE01(127V). BE02(220V) 30 xícaras BE03(127V). BE04(220V)

Gourmet. Cafeteira. 15 xícaras BE01(127V). BE02(220V) 30 xícaras BE03(127V). BE04(220V) Gourmet Cafeteira 15 xícaras BE01(127V). BE02(220V) 30 xícaras BE03(127V). BE04(220V) Parabéns, agora você possui uma CAFETEIRA MULTILASER GOURMET com alto desempenho, garantindo ótimos resultados no preparo

Leia mais

Boletim Técnico IG019

Boletim Técnico IG019 Recebimento, manuseio, abertura, revedação e armazenamento Inspeção de materiais recebidos No recebimento do transporte do espaçador flexível, deve-se verificar visualmente se há algum dano nos pacotes.

Leia mais

MANUAL DE SERVIÇO. Processador Fischer Cook Line Branca ATENÇÃO. Processador Fischer Cook Line V branco V branco

MANUAL DE SERVIÇO. Processador Fischer Cook Line Branca ATENÇÃO. Processador Fischer Cook Line V branco V branco Processador Fischer Cook Line Branca Processador Fischer Cook Line 15200-16607 - 127V branco 15200-16608 - 220V branco Rev. 00 MANUAL DE SERVIÇO ATENÇÃO EM CASO DE QUALQUER PROBLEMA OU DÚVIDA, CONTATE

Leia mais

SOMENTE PARA USO DOMÉSTICO

SOMENTE PARA USO DOMÉSTICO 03\13 993-09-05 782668 REV.0 SOMENTE PARA USO DOMÉSTICO Churrasqueira elétrica MANUAL DE INSTRUÇÕES INTRODUÇÃO Parabéns pela escolha de mais um produto de nossa linha. Para garantir o melhor desempenho

Leia mais

Manual de Instruções

Manual de Instruções Nº MODIFICAÇÃO VISTO REG. MDE. POR 0 Arquivo Liberado Ari Jr 07-06-2011 1 Alteração do nome do produto, retirado a letra W Kaue 29-07-2011 2 Retirado especificação na capa do manual referente a RECEITAS

Leia mais

S E Õ IÇ E F E R IT K L O O T

S E Õ IÇ E F E R IT K L O O T TOOLKIT REFEIÇÕES Organização do prato Descongelar todos os ingredientes dia antes da venda e manter refrigerados até o momento da venda. Armazenar em uma GN de / ATENÇÃO: Todos os ingredientes deverão

Leia mais

LOTE 01 V.TOTAL MARC A Nº GÊNERO PERECÍVEL E NÃO PERECÍVEIS UNID. TOTAL

LOTE 01 V.TOTAL MARC A Nº GÊNERO PERECÍVEL E NÃO PERECÍVEIS UNID. TOTAL LOTE 0 Nº GÊNERO PERECÍVEL E NÃO PERECÍVEIS UNID. TOTAL 9 MARC A V. UNIT. Charque bovino embalado à vácuo com composição nutricional e SIF, embalagem de 00g, acondicionados em caixa de papelão produtos

Leia mais

Panetone Trufado Como Fazer Panetone Trufado

Panetone Trufado Como Fazer Panetone Trufado Panetone Trufado Como Fazer Panetone Trufado Panetone Trufado Ingredientes 145 gramas de farinha de trigo (9 colheres de sopa cheias) para a esponja 25 gramas de fermento biológico (1 tablete pequeno)

Leia mais

FOGÃO FREESTANDING ARGENTA 120 CM

FOGÃO FREESTANDING ARGENTA 120 CM FOGÃO FREESTANDING ARGENTA 120 CM FFE-5Q-120-XX-2TGA COMERCIAL Largura de 120 cm. 120 cm QUEIMADORES Acabamento da mesa em aço inoxidável. 13 Tipo de cocção: gás. Válvulas de segurança: caso a chama de

Leia mais

Fís. Professor: Leo Gomes Monitor: Arthur Vieira. Fís

Fís. Professor: Leo Gomes Monitor: Arthur Vieira. Fís . Semana 19 Professor: Leo Gomes Monitor: Arthur Vieira Exercícios de calorimetria 19 jun EXERCÍCIOS DE AULA 1. (ENEM) Aquecedores solares usados em residências têm o objetivo de elevar a temperatura da

Leia mais

PANELA ELÉTRICA DE ARROZ

PANELA ELÉTRICA DE ARROZ EPV-891 PANELA ELÉTRICA DE ARROZ Manual de Instruções Leia e siga todas as instruções deste manual e guarde-o para consultas futuras. INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA Antes de utilizar o aparelho leia atentamente

Leia mais

Pequenos Almoços Saudáveis Para Uma Semana

Pequenos Almoços Saudáveis Para Uma Semana INDICE Sandes Ao Acordar 3 Maça 4 Melancia 5 Panquecas 6 Barra De Energia Matinal 8 Omolete 10 Muesli 11 SANDES AO ACORDAR Você vai querer acordar logo para comer este sanduíche no café da manhã. Ingredientes:

Leia mais

RECOMENDAÇÕES DE UTILIZAÇÃO

RECOMENDAÇÕES DE UTILIZAÇÃO RECOMENDAÇÕES DE UTILIZAÇÃO ARMAZENAMENTO Os rolos de películas vinilo Teckwrap devem ser guardados em posição vertical nas suas embalagens de origem até à sua utilização efetiva. Se o rolo for colocado

Leia mais

TECNOLOGIAS TRADICIONAIS DE INDUSTRIALIZAÇÃO DO PESCADO

TECNOLOGIAS TRADICIONAIS DE INDUSTRIALIZAÇÃO DO PESCADO INDUSTRIALIZAÇÃO DO PESCADO TECNOLOGIAS TRADICIONAIS DE INDUSTRIALIZAÇÃO DO PESCADO O valor agregado em produtos de pescado não deve necessariamente estar vinculado à elaboração de produtos sofisticados

Leia mais